Botero conversa com os clássicos sem deixar de lado seu estilo singular. Em suas obras, a forma se concentra nos volumes - seja na pintura ou na escultura.
Tem influência dos mestres renascentistas, principalmente da Escola de Veneza. Ficou conhecido com a releitura de O Casal Arnolfini, famosa obra de Jan van Eyck. Depois emprestaria as linhas arredondadas também à Monalisa de Da Vinci. Encontrou nestas referências uma nova maneira de enxergar a forma no espaço, como se fosse esta um monumento.
Outra característica marcante é o uso das cores, tratadas de modo simples e direto. Botero aprendeu com os pintores florentinos a usar a luz clara, matinal, de modo a dispensar sombras. Não se vale, portanto, de contrastes dramáticos pela variação de matizes. Tampouco tende à comédia. Ao invés disso, busca em suas figuras um peso específico, uma gravidade própria que afirme sua beleza.
Botero conversa com os clássicos sem deixar de lado seu estilo singular. Em suas obras, a forma se concentra nos volumes - seja na pintura ou na escultura.
Tem influência dos mestres renascentistas, principalmente da Escola de Veneza. Ficou conhecido com a releitura de O Casal Arnolfini, famosa obra de Jan van Eyck. Depois emprestaria as linhas arredondadas também à Monalisa de Da Vinci. Encontrou nestas referências uma nova maneira de enxergar a forma no espaço, como se fosse esta um monumento.
Outra característica marcante é o uso das cores, tratadas de modo simples e direto. Botero aprendeu com os pintores florentinos a usar a luz clara, matinal, de modo a dispensar sombras. Não se vale, portanto, de contrastes dramáticos pela variação de matizes. Tampouco tende à comédia. Ao invés disso, busca em suas figuras um peso específico, uma gravidade própria que afirme sua beleza.
Botero conversa com os clássicos sem deixar de lado seu estilo singular. Em suas obras, a forma se concentra nos volumes - seja na pintura ou na escultura.
Tem influência dos mestres renascentistas, principalmente da Escola de Veneza. Ficou conhecido com a releitura de O Casal Arnolfini, famosa obra de Jan van Eyck. Depois emprestaria as linhas arredondadas também à Monalisa de Da Vinci. Encontrou nestas referências uma nova maneira de enxergar a forma no espaço, como se fosse esta um monumento.
Outra característica marcante é o uso das cores, tratadas de modo simples e direto. Botero aprendeu com os pintores florentinos a usar a luz clara, matinal, de modo a dispensar sombras. Não se vale, portanto, de contrastes dramáticos pela variação de matizes. Tampouco tende à comédia. Ao invés disso, busca em suas figuras um peso específico, uma gravidade própria que afirme sua beleza.
Botero conversa com os clássicos sem deixar de lado seu estilo singular. Em suas obras, a forma se concentra nos volumes - seja na pintura ou na escultura.
Tem influência dos mestres renascentistas, principalmente da Escola de Veneza. Ficou conhecido com a releitura de O Casal Arnolfini, famosa obra de Jan van Eyck. Depois emprestaria as linhas arredondadas também à Monalisa de Da Vinci. Encontrou nestas referências uma nova maneira de enxergar a forma no espaço, como se fosse esta um monumento.
Outra característica marcante é o uso das cores, tratadas de modo simples e direto. Botero aprendeu com os pintores florentinos a usar a luz clara, matinal, de modo a dispensar sombras. Não se vale, portanto, de contrastes dramáticos pela variação de matizes. Tampouco tende à comédia. Ao invés disso, busca em suas figuras um peso específico, uma gravidade própria que afirme sua beleza.