Citizen (Tóquio, Japão, 28 de maio de 1930) é uma relojoaria japonesa fundada por Yasaburo Nakajima. A marca tem presença global em 130 países e valor de mercado de U$$ 2.29 bilhões (2015), sendo propriedade de Citizen Holdings Co., Ltd., que também é controladora da Bulova, empresa americana de relógios.
História - Citizen oficial
Desde a sua fundação em 1930, a CITIZEN tem promovido uma mentalidade multi-cultural que incentiva a excelência e criatividade. Como um “cidadão” (Citizen) do mundo, entendemos ser nossa responsabilidade ajudar a cultivar uma cultura de mudança positiva e evolução contínua através de nosso trabalho. Levamos esta missão muito a sério e damos as mais calorosas boas-vindas ao que o futuro possa nos trazer.
Como uma verdadeira relojoaria de manufatura, a CITIZEN integra um processo de fabricação abrangente que estende-se desde a criação de componentes individuais de um relógio até a sua montagem final. É avisão de um artesão de relógios que busca nos limites da tecnologia, alavancar a experiência para explorar novas possibilidades.
Nossa história pioneira de 84 anos, inclui muitas inovações na fabricação de relógios como, os controlados a rádio e os de ajuste do tempo sincronizado com satélites. Outro marco tecnológico foi o desenvolvimento de uma tecnologia revolucionária de relógios movidos a luz, chamada Eco-Drive. A CITIZEN pioneira nesta tecnologia desde 1976, encontra-se bem a frente dos outros fabricantes de relógios. Utilizando a energia elétrica convertida a partir de praticamente qualquer fonte de luz, esta extraordinária inovação mudou para sempre a maneira de como os relógios poderiam ser energizados. A tecnologia Eco-Drive eliminou a necessidade de substituir as baterias, o que se tornou especialmente benéfico para aquelas regiões onde as baterias especiais não eram facilmente encontradas. Este avanço democratizou o prazer de se usar os relógios da CITIZEN, tornando a experiência ainda mais memorável para todos os cidadãos do mundo.
A CITIZEN continua imaginando o que o futuro trará, bem como, melhorando os progressos atuais. Todas estas atividades são baseadas em nosso princípio de que “Para cada um de nós aqui na CITIZEN, agora é a hora de começar a fazer o mundo melhor”. Estas são as visões que estão por trás de tudo e de nossa nova declaração de marca, “BETTER STARTS NOW”. Dando prosseguimento a nossas conquistas, vamos continuar a ampliar nossos limites para que no futuro, mais e mais clientes em todos os lugares possam usar relógios de qualidade superior.
Fonte: Site Oficial Citizen, consultado em 20 de fevereiro de 2020.
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Citizen - Mundo das marcas
No mundo da relojoaria, nem só os relógios suíços são sinônimos de precisão, inovação e qualidade. A japonesa CITIZEN também reina neste segmento com relógios extremamente fiáveis e duráveis, que utilizam as tecnologias mais avançadas do mundo. Com relógios para todos os estilos e momentos, desde os mais sociais, até os casuais, sua consagrada linha esportivos, sejam eles voltados para as atividades na água, ar ou terra, são objetos de desejo de pessoas que procuram qualidade e modernidade.
A história
A história da marca começou em 1924 quando a Shokosha Watch Research Institute, empresa fundada no ano de 1918 na cidade de Tóquio, produziu o primeiro relógio de bolso. Pouco depois, o prefeito da cidade de Tóquio, o senhor Shimpei Goto, nomeou o relógio de CITIZEN, com a esperança de que o produto, um item de luxo naquela época, se tornasse acessível a qualquer cidadão (em inglês “Citizen”) e pudesse ser vendido no mundo inteiro. Sob o comando do presidente Yosaburo Nakajima, no dia 28 de maio de 1930 (data oficial de sua fundação), a empresa foi organizada para facilitar a comercialização de seus produtos, passando a se chamar oficialmente CITIZEN WATCH COMPANY.
Desse momento em diante, a empresa se desenvolveu rapidamente, lançou seu primeiro relógio de pulso no ano seguinte e começou a exportar em 1936 para a China e alguns outros países asiáticos, tornado-se um ícone da indústria relojoeira mundial. Tudo ia muito bem até o início da Segunda Guerra Mundial, quando a CITIZEN, como outras empresas japonesas, foi severamente afetada. Com o término do conflito, a empresa precisou ser praticamente reconstruída. Na década de 1950 duas novidades foram introduzidas pela CITIZEN: o primeiro relógio anti-choque japonês e que impulsionou uma série de testes radicais para avaliar e melhorar o desempenho dos relógios da marca; e o primeiro relógio japonês resistente à água. Era a empresa liderando a inovação em seu país.
As exportações foram retomadas timidamente em 1958 para a China, e dois anos mais tarde, para o enorme e voraz mercado consumidor americano. Em meados da próxima década, em 1966, a CITIZEN lançou no mercado o X-8, primeiro relógio eletrônico japonês. Em 1969 estabeleceu sua subsidiária europeia na cidade alemã de Hamburgo, abrindo caminho para a conquista do mercado neste continente. As pesquisas e desenvolvimentos de novos produtos continuaram em 1971 quando a empresa criou a Divisão de Precisão Mecânica que, dois anos mais tarde, apresentou o relógio de quartzo.
Muitas inovações vieram com o decorrer dos anos seguintes, como por exemplo, em 1975 quando introduziu o relógio mais preciso do planeta; em 1976 com o lançamento do primeiro relógio solar; e dois anos mais tarde com o mais fino relógio do mundo. As novidades não pararam por aí. Entre os anos de 1983 e 1984, a CITIZEN se dedicou também a outras áreas, com a produção de termômetros eletrônicos e disquetes (que foram os primeiros a rodar pelos computadores do mundo). Apesar da diversificação de sua linha de produtos, a empresa nunca deixou de focar suas atenções para os relógios e, em 1986, iniciou sua participação na Basel Fair, na Suíça, a maior feira internacional de joalharia e relojoaria. Nesse mesmo ano, a CITIZEN se tornou a maior produtora de relógios de pulso (de movimento) no mundo. Pouco depois, a CITIZEN se tornaria a maior produtora de relógio do planeta.
A década de 1990 foi igualmente rica para a empresa que, além de produzir o primeiro relógio controlado por rádio multi-zona, lançou a menor e mais leve impressora do mundo (a PN60) e apresentou o modelo The Citizen que incluía uma garantia de 10 anos. A CITIZEN também investiu pesado em marketing e, no ano de 1993, passou a ser o relógio oficial do tradicional torneio de tênis US Open (responsável pelo placar e pela marcação do tempo), feito que perdura até os dias de hoje. A empresa iniciou ainda a comercialização daquele que é hoje um dos seus modelos mais vendidos, o relógio Eco-Drive, equipado com uma tecnologia capaz de converter luz em energia, protegendo o meio ambiente. O mecanismo utilizava qualquer tipo de luz, inclusive a produzida por lâmpadas fluorescentes, como fonte de energia luminosa para a célula solar do relógio. A virada do século trouxe várias novidades para a CITIZEN que apostou fortemente no design com a criação de novos modelos e linhas. A empresa continuou a impressionar o mundo relojoeiro com seus avanços tecnológicos, classe e bom gosto. No dia 10 de janeiro de 2008, a empresa japonesa comprou a tradicional Bulova por aproximadamente US$ 250 milhões, transformando-a em sua subsidiária.
As suas diferentes coleções (Aqualand, Calibre 2100, Calibre 8700, Chronograph, Eco-Drive, Minute Repeater, Nighthawk, Naútica, Professional Diver, Promaster, Aviator e Radio Control) – oferecem relógios que vão de €150 aos €900. Um dos principais orgulhos da marca CITIZEN é destacar-se como uma das líderes no desenvolvimento de tecnologia de ponta, que vai da tela de cristal líquido (LCD) mais fina do mundo ao primeiro relógio com reconhecimento de voz ou ao relógio de mergulho profissional com um sensor de profundidade eletrônico. Já no segmento de relógios femininos a marca japonesa é sinônimo de luxo e glamour, pois as peças além da qualidade são confeccionadas com materiais duradouros de alta resistência e brilho, como madrepérolas, cristais e vidros de safira. Por tudo isso, a marca japonesa encanta gerações e atrai a curiosidade dos admiradores de relógios mundo a fora.
A linha do tempo
1956
● Lançamento do PARASHOCK, primeiro relógio anti-choque japonês.
1958
● Lançamento do primeiro relógio japonês de pulso com alarme.
1959
● Lançamento do PARAWATER, primeiro relógio japonês resistente à água.
1960
● Lançamento do CITIZEN SHINE, um relógio desenvolvido para deficientes visuais que foi doado à Escola para Cegos de Nagoya.
1978
● Lançamento do EXCEED GOLD, primeiro relógio de quartzo do mundo cujo movimento tinha uma espessura mais fina do que 1mm.
1982
● Lançamento do PROFESSIONAL DIVER, um relógio resistente à água e até 1.300 metros de profundidade.
1983
● Lançamento do primeiro relógio com termômetro e a prova d’água, resistindo a profundidades de até 100 metros.
● Lançamento do primeiro termômetro eletrônico.
1985
● Lançamento do AQUALAND, primeiro relógio do mundo para mergulhadores com medidor de profundidade eletrônico.
1986
● Lançamento do ATTESA, um relógio produzido exclusivamente com titânio.
1989
● Lançamento do primeiro relógio profissional para a prática do alpinismo, com altímetro e barômetro integrados, direcionado para os adeptos de esportes radicais.
1991
● Lançamento do seu primeiro monitor digital de pressão sanguíneo, seguido por escovas de dente elétricas.
1994
● Lançamento do primeiro relógio com interface para PC.
1996
● Lançamento do ECO-DRIVE, relógio que através de fotocélulas sensíveis, captava energia solar reabastecendo a bateria para manter o relógio em funcionamento.
1997
● Lançamento do relógio Eco-Drive controlado por rádio.
1998
● Lançamento dos relógios PROMASTER ECO-DRIVE DUO (com capacidade de captar energia solar e com o movimento do pulso) e do ECO-DRIVE AQUALAND (primeiro relógio para mergulhadores do mundo que funciona com energia luminosa).
1999
● Lançamento do ECO-DRIVE THERMO, um relógio que funcionava através da diferença de temperatura da caixa do relógio e da temperatura ambiente.
2001
● Lançamento do NAVIHAWK, um relógio, que, dentre inúmeras funções, calcula o gasto de combustível e a velocidade de um barco.
● Lançamento do PERPETUAL CALLENDAR (calendário perpétuo), um relógio com avançada tecnologia e total proteção, feito para ser passado de pai para filho.
● Lançamento do CYBER AQUALAND, um super-relógio que guarda a memória digital do mergulho, alerta sobre limite de profundidade, marca a temperatura, entre outras funções sofisticadas. Os dados do mergulho podem ser transferidos para um microcomputador por meio de um cabo ou de infravermelho.
2003
● Lançamento do STILETTO, o relógio mais fino do mundo movido a luz na época. O relógio combinava tecnologia eco-drive com uma refinada, elegante e sofisticada caixa e bracelete com 4.4 mm de espessura.
2011
● Lançamento do ECO-DRIVE SATELITE WAVE-AIR, primeiro relógio do mundo que possui atualização de seu horário via satélite com cobertura mundial.
A evolução visual
Em 2004 a CITIZEN modernizou seu logotipo, que perdeu o símbolo do relógio vermelho (adotado em 1968) e ganhou uma tipografia de letra mais fina e moderna.
Os slogans
Better Starts Now. (2014)
Be Precise. Be Powerful. Be Unstoppable. (2012)
Beyond precision.
Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação: 28 de maio de 1930
● Fundador: Yosaburo Nakajima
● Sede mundial: Tóquio, Japão
● Proprietário da marca: Citizen Holdings Co., Ltd.
● Capital aberto: Sim
● Presidente: Toshio Tokura
● Faturamento: US$ 2.73 bilhões (2014)
● Lucro: US$ 146.4 milhões (2014)
● Valor de mercado: US$ 2.29 bilhões (outubro/2015)
● Presença global: 130 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 19.170
● Segmento: Relojoeiro e eletrônicos
● Principais produtos: Relógios e produtos eletrônicos
● Concorrentes diretos: Seiko, Casio, Tissot, Rado, Swatch e Timex
● Ícones: O relógio Eco-Drive
● Slogan: Better Starts Now.
● Website: www.citizenwatch-global.com
A marca no Brasil
A CITIZEN chegou ao Brasil em 1977, e apenas cinco anos depois instalou uma fábrica na Zona Franca de Manaus, no estado do Amazonas. No mesmo ano, lançou o relógio profissional de mergulho com capacidade para 1.300 metros. Mantendo o perfil de empresa líder em tecnologia, lançou em 1985 o relógio com sensor eletrônico de profundidade Aqualand; em 1991 apresentou o Analog Aqualand, primeiro relógio para mergulhadores do mundo com medidor de profundidade com sistema analógico; e, em 1995, ao se antecipar e lançar no mercado o relógio Eco-Drive, com um mecanismo que dispensa o uso de baterias, utilizando todas as fontes de luz para realimentar sua carga.
Na virada do milênio, a empresa lançou a linha Militar, caracterizada por relógios resistentes, com pulseira em aramina (material utilizado em coletes à prova de bala) ou titânio. Sempre preocupada com a renovação de sua linha de produtos, a CITIZEN lançou em 2006 o modelo comemorativo de 20 anos do Aqualand, com design ainda mais arrojado, tecnologia Eco-Drive e novas funções, como ajuste e medidor de profundidade automático. A mais recente novidade da marca para o mercado brasileiro, lançada em 2014, é um relógio equipado com sistema de comunicação via satélite, que se ajusta ao horário local, automaticamente. Atualmente a CITIZEN, controlada pelo Magnum Group no Brasil (responsável pela produção e distribuição), comercializa mais de 300 modelos de relógios em todo território brasileiro, que são distribuídos em mais de 600 pontos de venda.
A marca no mundo
A CITIZEN, maior produtora de relógios do mundo, fabrica mais de 300 milhões de unidades anualmente, cerca de 30% da produção mundial, tendo 17 fábricas e filiais em 23 países. Os produtos da marca japonesa, que incluem relógios, equipamentos e componentes eletrônicos como LED de celulares, câmeras, impressoras portáteis, equipamentos industriais e produtos médicos de extrema precisão (termômetro vibratório e aparelhos de pressão de pulso), são vendidos em mais de 130 países ao redor do mundo. Aproximadamente 50% das vendas totais da empresa (em 2014 foram mais de US$ 2.7 bilhões) provem de relógios e suas partes.
Você sabia?
● A CITIZEN tem como embaixadores globais a cantora Kelly Clarkson, o jogador de futebol americano Eli Manning, a tenista Victoria Azarenka e o piloto Matt Kenseth.
● Unindo forças com equipes especializadas em voo militar, a CITIZEN forma parcerias de muito sucesso com a Esquadrilha da Fumaça no Brasil e com a Blue Angels nos Estados Unidos, desenvolvendo coleções que levam o nome das equipes, com relógios especiais com réguas de conversão e informações extras complementares aos aviadores.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Fonte: Mundo das marcas, publicado em 20 de junho de 2006, última atualização em 28 de outubro de 2015.
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História - Wikipédia
A empresa foi fundada em 1930 por investidores japoneses e suíços . A empresa assumiu o Shokosha Watch Research Institute (fundado em 1918) e algumas instalações da fábrica de montagem foram inauguradas em Yokohama em 1912 pelo relojoeiro suíço Rodolphe Schmid.
A marca Citizen foi registrada pela primeira vez na Suíça por Schmid em 1918 para relógios vendidos no Japão. O desenvolvimento desta marca foi apoiado na década de 1920 pelo conde Gotō Shinpei, com a esperança de que os relógios pudessem se tornar acessíveis ao público em geral. O crescimento do Citizen até a Segunda Guerra Mundial contou com a transferência de tecnologia da Suíça.
Produtos
Cronometragem atômica
A Citizen lançou o primeiro relógio de ponto atômico multibanda do mundo em 1993 e permaneceu pioneiro nesse campo. Sincronizados com relógios atômicos, esses relógios têm precisão de um segundo em cem mil anos.
A linha Skyhawk AT possui cronometragem controlada por rádio. Os relógios podem sincronizar com relógios de rádio no Japão, América do Norte e Europa , selecionando automaticamente a frequência correta por local. Na verdade, o relógio rastreia dois fusos horários - a casa e o mundo -, mas é sincronizado com o fuso 'local'. Ao viajar, o usuário pode trocar as zonas de 'casa' e 'mundo', permitindo assim a recepção adequada do sinal de hora em um continente diferente, mantendo a outra hora. As configurações de dia, data e horário de verão são definidas automaticamente quando o relógio é sincronizado. Esses recursos são comparáveis à sincronização com relógios atômicos encontrados nos relógios Casio Wave Ceptor .
O Perpetual Chrono AT sincroniza com os relógios atômicos no Colorado ou na Alemanha, dependendo da intensidade e localização do sinal, e incorpora a tecnologia Eco-Drive, por isso não requer bateria.
Movimento UHF Bulova
Em 2010, a Miyota (Citizen Watch) do Japão introduziu um movimento recentemente desenvolvido (UHF 262 kHz) que usa um cristal de quartzo de três pinos para a linha Precisionist ou Accutron II, um novo tipo de relógio de quartzo com frequência ultra alta (262.144 kHz ), que é reivindicada com precisão de +/− 10 segundos por ano e possui uma segunda mão de varredura suave em vez de uma que salta a cada segundo.
Chronomaster
Com precisão de cinco segundos por ano, a linha Chronomaster é oficialmente o relógio de cristal de quartzo mais preciso de todos os tempos. Atualmente, eles são vendidos apenas no mercado doméstico japonês, mas podem ser obtidos internacionalmente se encomendados online.
Relógios contemporâneos
A Citizen também produz a linha de Relógios Independentes , com um design mais moderno e contemporâneo do que o selo Citizen tradicional. Dependendo do mercado, esses relógios podem ter as marcas "Secret", "Lighthouse", entre outras.
Fecho DCP
O fecho do empregador com um botão de pressão (DCP) é um fecho disponível para muitas bandas de pulseira de relógio Citizen. O fecho, como no Calibre 8700, também é usado com braceletes de couro como se fossem pulseiras de pulseira de metal; no entanto, quando o fecho é apertado, a pulseira parece ser uma pulseira de couro normal e um orifício para os olhos.
Eco-Drive
Os relógios Eco-Drive usam uma bateria recarregada por um painel solar escondido sob o mostrador do relógio. Nas raras e descontinuadas séries Eco-Drive Duo, a energia solar foi complementada por uma fonte de energia automática de quartzo . Um modelo anterior, chamado Citizen Vitality, usava os ponteiros do relógio para acionar um pequeno gerador elétrico, mas foi interrompido após reclamações de que o dispositivo poderia explodir e causar ferimentos no pulso. Havia também um modelo Eco-Drive Thermo que explorava os diferenciais de temperatura entre a temperatura da pele do usuário e a temperatura ambiente para recarregar a bateria. No entanto, o único sistema Eco-Drive descrito no site oficial do Citizen Watch é aquele que depende exclusivamente da luz para recarregar. Recursos semelhantes ao Eco-Drive foram desenvolvidos por outros fabricantes, comoCasio e Junghans . Todos os movimentos Citizen Eco-Drive são feitos no Japão, mas o estojo ou a pulseira também podem ser feitos na China.
Perguntas e Respostas SmileSolar
Perguntas e respostas O SmileSolar é uma linha de relógios movidos a energia solar, que não requerem troca de bateria. Eles são feitos de materiais reciclados e têm uma classificação resistente à água de 10 Bar. A linha de relógios também apoia as pessoas fazendo uma doação para cada relógio adquirido.
Outros produtos
A Citizen também fabrica calculadoras e pequenos organizadores eletrônicos. Alguns dispositivos que não são do relógio, como televisões de mão e impressoras de computador , foram comercializados com a marca Citizen.
Na década de 1980, vários jogos eletrônicos portáteis foram vendidos sob a marca Q&Q.
No início dos anos 90, a Citizen estabeleceu uma parceria com a Compaq Computer Corporation para construir notebooks no Japão para o mercado do Japão e Extremo Oriente a serem vendidos com o nome Compaq.
Em 10 de janeiro de 2008, a Citizen comprou a Bulova Watch Company por US $ 250 milhões, tornando o Citizen Group o maior relojoeiro do mundo.
Em 2016, a Citizen adquiriu o Swiss Frédérique Constant Group.
Fonte: Wikipédia, consultado pela última vez em 20 de fevereiro de 2020.
Citizen (Tóquio, Japão, 28 de maio de 1930) é uma relojoaria japonesa fundada por Yasaburo Nakajima. A marca tem presença global em 130 países e valor de mercado de U$$ 2.29 bilhões (2015), sendo propriedade de Citizen Holdings Co., Ltd., que também é controladora da Bulova, empresa americana de relógios.
História - Citizen oficial
Desde a sua fundação em 1930, a CITIZEN tem promovido uma mentalidade multi-cultural que incentiva a excelência e criatividade. Como um “cidadão” (Citizen) do mundo, entendemos ser nossa responsabilidade ajudar a cultivar uma cultura de mudança positiva e evolução contínua através de nosso trabalho. Levamos esta missão muito a sério e damos as mais calorosas boas-vindas ao que o futuro possa nos trazer.
Como uma verdadeira relojoaria de manufatura, a CITIZEN integra um processo de fabricação abrangente que estende-se desde a criação de componentes individuais de um relógio até a sua montagem final. É avisão de um artesão de relógios que busca nos limites da tecnologia, alavancar a experiência para explorar novas possibilidades.
Nossa história pioneira de 84 anos, inclui muitas inovações na fabricação de relógios como, os controlados a rádio e os de ajuste do tempo sincronizado com satélites. Outro marco tecnológico foi o desenvolvimento de uma tecnologia revolucionária de relógios movidos a luz, chamada Eco-Drive. A CITIZEN pioneira nesta tecnologia desde 1976, encontra-se bem a frente dos outros fabricantes de relógios. Utilizando a energia elétrica convertida a partir de praticamente qualquer fonte de luz, esta extraordinária inovação mudou para sempre a maneira de como os relógios poderiam ser energizados. A tecnologia Eco-Drive eliminou a necessidade de substituir as baterias, o que se tornou especialmente benéfico para aquelas regiões onde as baterias especiais não eram facilmente encontradas. Este avanço democratizou o prazer de se usar os relógios da CITIZEN, tornando a experiência ainda mais memorável para todos os cidadãos do mundo.
A CITIZEN continua imaginando o que o futuro trará, bem como, melhorando os progressos atuais. Todas estas atividades são baseadas em nosso princípio de que “Para cada um de nós aqui na CITIZEN, agora é a hora de começar a fazer o mundo melhor”. Estas são as visões que estão por trás de tudo e de nossa nova declaração de marca, “BETTER STARTS NOW”. Dando prosseguimento a nossas conquistas, vamos continuar a ampliar nossos limites para que no futuro, mais e mais clientes em todos os lugares possam usar relógios de qualidade superior.
Fonte: Site Oficial Citizen, consultado em 20 de fevereiro de 2020.
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Citizen - Mundo das marcas
No mundo da relojoaria, nem só os relógios suíços são sinônimos de precisão, inovação e qualidade. A japonesa CITIZEN também reina neste segmento com relógios extremamente fiáveis e duráveis, que utilizam as tecnologias mais avançadas do mundo. Com relógios para todos os estilos e momentos, desde os mais sociais, até os casuais, sua consagrada linha esportivos, sejam eles voltados para as atividades na água, ar ou terra, são objetos de desejo de pessoas que procuram qualidade e modernidade.
A história
A história da marca começou em 1924 quando a Shokosha Watch Research Institute, empresa fundada no ano de 1918 na cidade de Tóquio, produziu o primeiro relógio de bolso. Pouco depois, o prefeito da cidade de Tóquio, o senhor Shimpei Goto, nomeou o relógio de CITIZEN, com a esperança de que o produto, um item de luxo naquela época, se tornasse acessível a qualquer cidadão (em inglês “Citizen”) e pudesse ser vendido no mundo inteiro. Sob o comando do presidente Yosaburo Nakajima, no dia 28 de maio de 1930 (data oficial de sua fundação), a empresa foi organizada para facilitar a comercialização de seus produtos, passando a se chamar oficialmente CITIZEN WATCH COMPANY.
Desse momento em diante, a empresa se desenvolveu rapidamente, lançou seu primeiro relógio de pulso no ano seguinte e começou a exportar em 1936 para a China e alguns outros países asiáticos, tornado-se um ícone da indústria relojoeira mundial. Tudo ia muito bem até o início da Segunda Guerra Mundial, quando a CITIZEN, como outras empresas japonesas, foi severamente afetada. Com o término do conflito, a empresa precisou ser praticamente reconstruída. Na década de 1950 duas novidades foram introduzidas pela CITIZEN: o primeiro relógio anti-choque japonês e que impulsionou uma série de testes radicais para avaliar e melhorar o desempenho dos relógios da marca; e o primeiro relógio japonês resistente à água. Era a empresa liderando a inovação em seu país.
As exportações foram retomadas timidamente em 1958 para a China, e dois anos mais tarde, para o enorme e voraz mercado consumidor americano. Em meados da próxima década, em 1966, a CITIZEN lançou no mercado o X-8, primeiro relógio eletrônico japonês. Em 1969 estabeleceu sua subsidiária europeia na cidade alemã de Hamburgo, abrindo caminho para a conquista do mercado neste continente. As pesquisas e desenvolvimentos de novos produtos continuaram em 1971 quando a empresa criou a Divisão de Precisão Mecânica que, dois anos mais tarde, apresentou o relógio de quartzo.
Muitas inovações vieram com o decorrer dos anos seguintes, como por exemplo, em 1975 quando introduziu o relógio mais preciso do planeta; em 1976 com o lançamento do primeiro relógio solar; e dois anos mais tarde com o mais fino relógio do mundo. As novidades não pararam por aí. Entre os anos de 1983 e 1984, a CITIZEN se dedicou também a outras áreas, com a produção de termômetros eletrônicos e disquetes (que foram os primeiros a rodar pelos computadores do mundo). Apesar da diversificação de sua linha de produtos, a empresa nunca deixou de focar suas atenções para os relógios e, em 1986, iniciou sua participação na Basel Fair, na Suíça, a maior feira internacional de joalharia e relojoaria. Nesse mesmo ano, a CITIZEN se tornou a maior produtora de relógios de pulso (de movimento) no mundo. Pouco depois, a CITIZEN se tornaria a maior produtora de relógio do planeta.
A década de 1990 foi igualmente rica para a empresa que, além de produzir o primeiro relógio controlado por rádio multi-zona, lançou a menor e mais leve impressora do mundo (a PN60) e apresentou o modelo The Citizen que incluía uma garantia de 10 anos. A CITIZEN também investiu pesado em marketing e, no ano de 1993, passou a ser o relógio oficial do tradicional torneio de tênis US Open (responsável pelo placar e pela marcação do tempo), feito que perdura até os dias de hoje. A empresa iniciou ainda a comercialização daquele que é hoje um dos seus modelos mais vendidos, o relógio Eco-Drive, equipado com uma tecnologia capaz de converter luz em energia, protegendo o meio ambiente. O mecanismo utilizava qualquer tipo de luz, inclusive a produzida por lâmpadas fluorescentes, como fonte de energia luminosa para a célula solar do relógio. A virada do século trouxe várias novidades para a CITIZEN que apostou fortemente no design com a criação de novos modelos e linhas. A empresa continuou a impressionar o mundo relojoeiro com seus avanços tecnológicos, classe e bom gosto. No dia 10 de janeiro de 2008, a empresa japonesa comprou a tradicional Bulova por aproximadamente US$ 250 milhões, transformando-a em sua subsidiária.
As suas diferentes coleções (Aqualand, Calibre 2100, Calibre 8700, Chronograph, Eco-Drive, Minute Repeater, Nighthawk, Naútica, Professional Diver, Promaster, Aviator e Radio Control) – oferecem relógios que vão de €150 aos €900. Um dos principais orgulhos da marca CITIZEN é destacar-se como uma das líderes no desenvolvimento de tecnologia de ponta, que vai da tela de cristal líquido (LCD) mais fina do mundo ao primeiro relógio com reconhecimento de voz ou ao relógio de mergulho profissional com um sensor de profundidade eletrônico. Já no segmento de relógios femininos a marca japonesa é sinônimo de luxo e glamour, pois as peças além da qualidade são confeccionadas com materiais duradouros de alta resistência e brilho, como madrepérolas, cristais e vidros de safira. Por tudo isso, a marca japonesa encanta gerações e atrai a curiosidade dos admiradores de relógios mundo a fora.
A linha do tempo
1956
● Lançamento do PARASHOCK, primeiro relógio anti-choque japonês.
1958
● Lançamento do primeiro relógio japonês de pulso com alarme.
1959
● Lançamento do PARAWATER, primeiro relógio japonês resistente à água.
1960
● Lançamento do CITIZEN SHINE, um relógio desenvolvido para deficientes visuais que foi doado à Escola para Cegos de Nagoya.
1978
● Lançamento do EXCEED GOLD, primeiro relógio de quartzo do mundo cujo movimento tinha uma espessura mais fina do que 1mm.
1982
● Lançamento do PROFESSIONAL DIVER, um relógio resistente à água e até 1.300 metros de profundidade.
1983
● Lançamento do primeiro relógio com termômetro e a prova d’água, resistindo a profundidades de até 100 metros.
● Lançamento do primeiro termômetro eletrônico.
1985
● Lançamento do AQUALAND, primeiro relógio do mundo para mergulhadores com medidor de profundidade eletrônico.
1986
● Lançamento do ATTESA, um relógio produzido exclusivamente com titânio.
1989
● Lançamento do primeiro relógio profissional para a prática do alpinismo, com altímetro e barômetro integrados, direcionado para os adeptos de esportes radicais.
1991
● Lançamento do seu primeiro monitor digital de pressão sanguíneo, seguido por escovas de dente elétricas.
1994
● Lançamento do primeiro relógio com interface para PC.
1996
● Lançamento do ECO-DRIVE, relógio que através de fotocélulas sensíveis, captava energia solar reabastecendo a bateria para manter o relógio em funcionamento.
1997
● Lançamento do relógio Eco-Drive controlado por rádio.
1998
● Lançamento dos relógios PROMASTER ECO-DRIVE DUO (com capacidade de captar energia solar e com o movimento do pulso) e do ECO-DRIVE AQUALAND (primeiro relógio para mergulhadores do mundo que funciona com energia luminosa).
1999
● Lançamento do ECO-DRIVE THERMO, um relógio que funcionava através da diferença de temperatura da caixa do relógio e da temperatura ambiente.
2001
● Lançamento do NAVIHAWK, um relógio, que, dentre inúmeras funções, calcula o gasto de combustível e a velocidade de um barco.
● Lançamento do PERPETUAL CALLENDAR (calendário perpétuo), um relógio com avançada tecnologia e total proteção, feito para ser passado de pai para filho.
● Lançamento do CYBER AQUALAND, um super-relógio que guarda a memória digital do mergulho, alerta sobre limite de profundidade, marca a temperatura, entre outras funções sofisticadas. Os dados do mergulho podem ser transferidos para um microcomputador por meio de um cabo ou de infravermelho.
2003
● Lançamento do STILETTO, o relógio mais fino do mundo movido a luz na época. O relógio combinava tecnologia eco-drive com uma refinada, elegante e sofisticada caixa e bracelete com 4.4 mm de espessura.
2011
● Lançamento do ECO-DRIVE SATELITE WAVE-AIR, primeiro relógio do mundo que possui atualização de seu horário via satélite com cobertura mundial.
A evolução visual
Em 2004 a CITIZEN modernizou seu logotipo, que perdeu o símbolo do relógio vermelho (adotado em 1968) e ganhou uma tipografia de letra mais fina e moderna.
Os slogans
Better Starts Now. (2014)
Be Precise. Be Powerful. Be Unstoppable. (2012)
Beyond precision.
Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação: 28 de maio de 1930
● Fundador: Yosaburo Nakajima
● Sede mundial: Tóquio, Japão
● Proprietário da marca: Citizen Holdings Co., Ltd.
● Capital aberto: Sim
● Presidente: Toshio Tokura
● Faturamento: US$ 2.73 bilhões (2014)
● Lucro: US$ 146.4 milhões (2014)
● Valor de mercado: US$ 2.29 bilhões (outubro/2015)
● Presença global: 130 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 19.170
● Segmento: Relojoeiro e eletrônicos
● Principais produtos: Relógios e produtos eletrônicos
● Concorrentes diretos: Seiko, Casio, Tissot, Rado, Swatch e Timex
● Ícones: O relógio Eco-Drive
● Slogan: Better Starts Now.
● Website: www.citizenwatch-global.com
A marca no Brasil
A CITIZEN chegou ao Brasil em 1977, e apenas cinco anos depois instalou uma fábrica na Zona Franca de Manaus, no estado do Amazonas. No mesmo ano, lançou o relógio profissional de mergulho com capacidade para 1.300 metros. Mantendo o perfil de empresa líder em tecnologia, lançou em 1985 o relógio com sensor eletrônico de profundidade Aqualand; em 1991 apresentou o Analog Aqualand, primeiro relógio para mergulhadores do mundo com medidor de profundidade com sistema analógico; e, em 1995, ao se antecipar e lançar no mercado o relógio Eco-Drive, com um mecanismo que dispensa o uso de baterias, utilizando todas as fontes de luz para realimentar sua carga.
Na virada do milênio, a empresa lançou a linha Militar, caracterizada por relógios resistentes, com pulseira em aramina (material utilizado em coletes à prova de bala) ou titânio. Sempre preocupada com a renovação de sua linha de produtos, a CITIZEN lançou em 2006 o modelo comemorativo de 20 anos do Aqualand, com design ainda mais arrojado, tecnologia Eco-Drive e novas funções, como ajuste e medidor de profundidade automático. A mais recente novidade da marca para o mercado brasileiro, lançada em 2014, é um relógio equipado com sistema de comunicação via satélite, que se ajusta ao horário local, automaticamente. Atualmente a CITIZEN, controlada pelo Magnum Group no Brasil (responsável pela produção e distribuição), comercializa mais de 300 modelos de relógios em todo território brasileiro, que são distribuídos em mais de 600 pontos de venda.
A marca no mundo
A CITIZEN, maior produtora de relógios do mundo, fabrica mais de 300 milhões de unidades anualmente, cerca de 30% da produção mundial, tendo 17 fábricas e filiais em 23 países. Os produtos da marca japonesa, que incluem relógios, equipamentos e componentes eletrônicos como LED de celulares, câmeras, impressoras portáteis, equipamentos industriais e produtos médicos de extrema precisão (termômetro vibratório e aparelhos de pressão de pulso), são vendidos em mais de 130 países ao redor do mundo. Aproximadamente 50% das vendas totais da empresa (em 2014 foram mais de US$ 2.7 bilhões) provem de relógios e suas partes.
Você sabia?
● A CITIZEN tem como embaixadores globais a cantora Kelly Clarkson, o jogador de futebol americano Eli Manning, a tenista Victoria Azarenka e o piloto Matt Kenseth.
● Unindo forças com equipes especializadas em voo militar, a CITIZEN forma parcerias de muito sucesso com a Esquadrilha da Fumaça no Brasil e com a Blue Angels nos Estados Unidos, desenvolvendo coleções que levam o nome das equipes, com relógios especiais com réguas de conversão e informações extras complementares aos aviadores.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Fonte: Mundo das marcas, publicado em 20 de junho de 2006, última atualização em 28 de outubro de 2015.
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História - Wikipédia
A empresa foi fundada em 1930 por investidores japoneses e suíços . A empresa assumiu o Shokosha Watch Research Institute (fundado em 1918) e algumas instalações da fábrica de montagem foram inauguradas em Yokohama em 1912 pelo relojoeiro suíço Rodolphe Schmid.
A marca Citizen foi registrada pela primeira vez na Suíça por Schmid em 1918 para relógios vendidos no Japão. O desenvolvimento desta marca foi apoiado na década de 1920 pelo conde Gotō Shinpei, com a esperança de que os relógios pudessem se tornar acessíveis ao público em geral. O crescimento do Citizen até a Segunda Guerra Mundial contou com a transferência de tecnologia da Suíça.
Produtos
Cronometragem atômica
A Citizen lançou o primeiro relógio de ponto atômico multibanda do mundo em 1993 e permaneceu pioneiro nesse campo. Sincronizados com relógios atômicos, esses relógios têm precisão de um segundo em cem mil anos.
A linha Skyhawk AT possui cronometragem controlada por rádio. Os relógios podem sincronizar com relógios de rádio no Japão, América do Norte e Europa , selecionando automaticamente a frequência correta por local. Na verdade, o relógio rastreia dois fusos horários - a casa e o mundo -, mas é sincronizado com o fuso 'local'. Ao viajar, o usuário pode trocar as zonas de 'casa' e 'mundo', permitindo assim a recepção adequada do sinal de hora em um continente diferente, mantendo a outra hora. As configurações de dia, data e horário de verão são definidas automaticamente quando o relógio é sincronizado. Esses recursos são comparáveis à sincronização com relógios atômicos encontrados nos relógios Casio Wave Ceptor .
O Perpetual Chrono AT sincroniza com os relógios atômicos no Colorado ou na Alemanha, dependendo da intensidade e localização do sinal, e incorpora a tecnologia Eco-Drive, por isso não requer bateria.
Movimento UHF Bulova
Em 2010, a Miyota (Citizen Watch) do Japão introduziu um movimento recentemente desenvolvido (UHF 262 kHz) que usa um cristal de quartzo de três pinos para a linha Precisionist ou Accutron II, um novo tipo de relógio de quartzo com frequência ultra alta (262.144 kHz ), que é reivindicada com precisão de +/− 10 segundos por ano e possui uma segunda mão de varredura suave em vez de uma que salta a cada segundo.
Chronomaster
Com precisão de cinco segundos por ano, a linha Chronomaster é oficialmente o relógio de cristal de quartzo mais preciso de todos os tempos. Atualmente, eles são vendidos apenas no mercado doméstico japonês, mas podem ser obtidos internacionalmente se encomendados online.
Relógios contemporâneos
A Citizen também produz a linha de Relógios Independentes , com um design mais moderno e contemporâneo do que o selo Citizen tradicional. Dependendo do mercado, esses relógios podem ter as marcas "Secret", "Lighthouse", entre outras.
Fecho DCP
O fecho do empregador com um botão de pressão (DCP) é um fecho disponível para muitas bandas de pulseira de relógio Citizen. O fecho, como no Calibre 8700, também é usado com braceletes de couro como se fossem pulseiras de pulseira de metal; no entanto, quando o fecho é apertado, a pulseira parece ser uma pulseira de couro normal e um orifício para os olhos.
Eco-Drive
Os relógios Eco-Drive usam uma bateria recarregada por um painel solar escondido sob o mostrador do relógio. Nas raras e descontinuadas séries Eco-Drive Duo, a energia solar foi complementada por uma fonte de energia automática de quartzo . Um modelo anterior, chamado Citizen Vitality, usava os ponteiros do relógio para acionar um pequeno gerador elétrico, mas foi interrompido após reclamações de que o dispositivo poderia explodir e causar ferimentos no pulso. Havia também um modelo Eco-Drive Thermo que explorava os diferenciais de temperatura entre a temperatura da pele do usuário e a temperatura ambiente para recarregar a bateria. No entanto, o único sistema Eco-Drive descrito no site oficial do Citizen Watch é aquele que depende exclusivamente da luz para recarregar. Recursos semelhantes ao Eco-Drive foram desenvolvidos por outros fabricantes, comoCasio e Junghans . Todos os movimentos Citizen Eco-Drive são feitos no Japão, mas o estojo ou a pulseira também podem ser feitos na China.
Perguntas e Respostas SmileSolar
Perguntas e respostas O SmileSolar é uma linha de relógios movidos a energia solar, que não requerem troca de bateria. Eles são feitos de materiais reciclados e têm uma classificação resistente à água de 10 Bar. A linha de relógios também apoia as pessoas fazendo uma doação para cada relógio adquirido.
Outros produtos
A Citizen também fabrica calculadoras e pequenos organizadores eletrônicos. Alguns dispositivos que não são do relógio, como televisões de mão e impressoras de computador , foram comercializados com a marca Citizen.
Na década de 1980, vários jogos eletrônicos portáteis foram vendidos sob a marca Q&Q.
No início dos anos 90, a Citizen estabeleceu uma parceria com a Compaq Computer Corporation para construir notebooks no Japão para o mercado do Japão e Extremo Oriente a serem vendidos com o nome Compaq.
Em 10 de janeiro de 2008, a Citizen comprou a Bulova Watch Company por US $ 250 milhões, tornando o Citizen Group o maior relojoeiro do mundo.
Em 2016, a Citizen adquiriu o Swiss Frédérique Constant Group.
Fonte: Wikipédia, consultado pela última vez em 20 de fevereiro de 2020.
Citizen (Tóquio, Japão, 28 de maio de 1930) é uma relojoaria japonesa fundada por Yasaburo Nakajima. A marca tem presença global em 130 países e valor de mercado de U$$ 2.29 bilhões (2015), sendo propriedade de Citizen Holdings Co., Ltd., que também é controladora da Bulova, empresa americana de relógios.
História - Citizen oficial
Desde a sua fundação em 1930, a CITIZEN tem promovido uma mentalidade multi-cultural que incentiva a excelência e criatividade. Como um “cidadão” (Citizen) do mundo, entendemos ser nossa responsabilidade ajudar a cultivar uma cultura de mudança positiva e evolução contínua através de nosso trabalho. Levamos esta missão muito a sério e damos as mais calorosas boas-vindas ao que o futuro possa nos trazer.
Como uma verdadeira relojoaria de manufatura, a CITIZEN integra um processo de fabricação abrangente que estende-se desde a criação de componentes individuais de um relógio até a sua montagem final. É avisão de um artesão de relógios que busca nos limites da tecnologia, alavancar a experiência para explorar novas possibilidades.
Nossa história pioneira de 84 anos, inclui muitas inovações na fabricação de relógios como, os controlados a rádio e os de ajuste do tempo sincronizado com satélites. Outro marco tecnológico foi o desenvolvimento de uma tecnologia revolucionária de relógios movidos a luz, chamada Eco-Drive. A CITIZEN pioneira nesta tecnologia desde 1976, encontra-se bem a frente dos outros fabricantes de relógios. Utilizando a energia elétrica convertida a partir de praticamente qualquer fonte de luz, esta extraordinária inovação mudou para sempre a maneira de como os relógios poderiam ser energizados. A tecnologia Eco-Drive eliminou a necessidade de substituir as baterias, o que se tornou especialmente benéfico para aquelas regiões onde as baterias especiais não eram facilmente encontradas. Este avanço democratizou o prazer de se usar os relógios da CITIZEN, tornando a experiência ainda mais memorável para todos os cidadãos do mundo.
A CITIZEN continua imaginando o que o futuro trará, bem como, melhorando os progressos atuais. Todas estas atividades são baseadas em nosso princípio de que “Para cada um de nós aqui na CITIZEN, agora é a hora de começar a fazer o mundo melhor”. Estas são as visões que estão por trás de tudo e de nossa nova declaração de marca, “BETTER STARTS NOW”. Dando prosseguimento a nossas conquistas, vamos continuar a ampliar nossos limites para que no futuro, mais e mais clientes em todos os lugares possam usar relógios de qualidade superior.
Fonte: Site Oficial Citizen, consultado em 20 de fevereiro de 2020.
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Citizen - Mundo das marcas
No mundo da relojoaria, nem só os relógios suíços são sinônimos de precisão, inovação e qualidade. A japonesa CITIZEN também reina neste segmento com relógios extremamente fiáveis e duráveis, que utilizam as tecnologias mais avançadas do mundo. Com relógios para todos os estilos e momentos, desde os mais sociais, até os casuais, sua consagrada linha esportivos, sejam eles voltados para as atividades na água, ar ou terra, são objetos de desejo de pessoas que procuram qualidade e modernidade.
A história
A história da marca começou em 1924 quando a Shokosha Watch Research Institute, empresa fundada no ano de 1918 na cidade de Tóquio, produziu o primeiro relógio de bolso. Pouco depois, o prefeito da cidade de Tóquio, o senhor Shimpei Goto, nomeou o relógio de CITIZEN, com a esperança de que o produto, um item de luxo naquela época, se tornasse acessível a qualquer cidadão (em inglês “Citizen”) e pudesse ser vendido no mundo inteiro. Sob o comando do presidente Yosaburo Nakajima, no dia 28 de maio de 1930 (data oficial de sua fundação), a empresa foi organizada para facilitar a comercialização de seus produtos, passando a se chamar oficialmente CITIZEN WATCH COMPANY.
Desse momento em diante, a empresa se desenvolveu rapidamente, lançou seu primeiro relógio de pulso no ano seguinte e começou a exportar em 1936 para a China e alguns outros países asiáticos, tornado-se um ícone da indústria relojoeira mundial. Tudo ia muito bem até o início da Segunda Guerra Mundial, quando a CITIZEN, como outras empresas japonesas, foi severamente afetada. Com o término do conflito, a empresa precisou ser praticamente reconstruída. Na década de 1950 duas novidades foram introduzidas pela CITIZEN: o primeiro relógio anti-choque japonês e que impulsionou uma série de testes radicais para avaliar e melhorar o desempenho dos relógios da marca; e o primeiro relógio japonês resistente à água. Era a empresa liderando a inovação em seu país.
As exportações foram retomadas timidamente em 1958 para a China, e dois anos mais tarde, para o enorme e voraz mercado consumidor americano. Em meados da próxima década, em 1966, a CITIZEN lançou no mercado o X-8, primeiro relógio eletrônico japonês. Em 1969 estabeleceu sua subsidiária europeia na cidade alemã de Hamburgo, abrindo caminho para a conquista do mercado neste continente. As pesquisas e desenvolvimentos de novos produtos continuaram em 1971 quando a empresa criou a Divisão de Precisão Mecânica que, dois anos mais tarde, apresentou o relógio de quartzo.
Muitas inovações vieram com o decorrer dos anos seguintes, como por exemplo, em 1975 quando introduziu o relógio mais preciso do planeta; em 1976 com o lançamento do primeiro relógio solar; e dois anos mais tarde com o mais fino relógio do mundo. As novidades não pararam por aí. Entre os anos de 1983 e 1984, a CITIZEN se dedicou também a outras áreas, com a produção de termômetros eletrônicos e disquetes (que foram os primeiros a rodar pelos computadores do mundo). Apesar da diversificação de sua linha de produtos, a empresa nunca deixou de focar suas atenções para os relógios e, em 1986, iniciou sua participação na Basel Fair, na Suíça, a maior feira internacional de joalharia e relojoaria. Nesse mesmo ano, a CITIZEN se tornou a maior produtora de relógios de pulso (de movimento) no mundo. Pouco depois, a CITIZEN se tornaria a maior produtora de relógio do planeta.
A década de 1990 foi igualmente rica para a empresa que, além de produzir o primeiro relógio controlado por rádio multi-zona, lançou a menor e mais leve impressora do mundo (a PN60) e apresentou o modelo The Citizen que incluía uma garantia de 10 anos. A CITIZEN também investiu pesado em marketing e, no ano de 1993, passou a ser o relógio oficial do tradicional torneio de tênis US Open (responsável pelo placar e pela marcação do tempo), feito que perdura até os dias de hoje. A empresa iniciou ainda a comercialização daquele que é hoje um dos seus modelos mais vendidos, o relógio Eco-Drive, equipado com uma tecnologia capaz de converter luz em energia, protegendo o meio ambiente. O mecanismo utilizava qualquer tipo de luz, inclusive a produzida por lâmpadas fluorescentes, como fonte de energia luminosa para a célula solar do relógio. A virada do século trouxe várias novidades para a CITIZEN que apostou fortemente no design com a criação de novos modelos e linhas. A empresa continuou a impressionar o mundo relojoeiro com seus avanços tecnológicos, classe e bom gosto. No dia 10 de janeiro de 2008, a empresa japonesa comprou a tradicional Bulova por aproximadamente US$ 250 milhões, transformando-a em sua subsidiária.
As suas diferentes coleções (Aqualand, Calibre 2100, Calibre 8700, Chronograph, Eco-Drive, Minute Repeater, Nighthawk, Naútica, Professional Diver, Promaster, Aviator e Radio Control) – oferecem relógios que vão de €150 aos €900. Um dos principais orgulhos da marca CITIZEN é destacar-se como uma das líderes no desenvolvimento de tecnologia de ponta, que vai da tela de cristal líquido (LCD) mais fina do mundo ao primeiro relógio com reconhecimento de voz ou ao relógio de mergulho profissional com um sensor de profundidade eletrônico. Já no segmento de relógios femininos a marca japonesa é sinônimo de luxo e glamour, pois as peças além da qualidade são confeccionadas com materiais duradouros de alta resistência e brilho, como madrepérolas, cristais e vidros de safira. Por tudo isso, a marca japonesa encanta gerações e atrai a curiosidade dos admiradores de relógios mundo a fora.
A linha do tempo
1956
● Lançamento do PARASHOCK, primeiro relógio anti-choque japonês.
1958
● Lançamento do primeiro relógio japonês de pulso com alarme.
1959
● Lançamento do PARAWATER, primeiro relógio japonês resistente à água.
1960
● Lançamento do CITIZEN SHINE, um relógio desenvolvido para deficientes visuais que foi doado à Escola para Cegos de Nagoya.
1978
● Lançamento do EXCEED GOLD, primeiro relógio de quartzo do mundo cujo movimento tinha uma espessura mais fina do que 1mm.
1982
● Lançamento do PROFESSIONAL DIVER, um relógio resistente à água e até 1.300 metros de profundidade.
1983
● Lançamento do primeiro relógio com termômetro e a prova d’água, resistindo a profundidades de até 100 metros.
● Lançamento do primeiro termômetro eletrônico.
1985
● Lançamento do AQUALAND, primeiro relógio do mundo para mergulhadores com medidor de profundidade eletrônico.
1986
● Lançamento do ATTESA, um relógio produzido exclusivamente com titânio.
1989
● Lançamento do primeiro relógio profissional para a prática do alpinismo, com altímetro e barômetro integrados, direcionado para os adeptos de esportes radicais.
1991
● Lançamento do seu primeiro monitor digital de pressão sanguíneo, seguido por escovas de dente elétricas.
1994
● Lançamento do primeiro relógio com interface para PC.
1996
● Lançamento do ECO-DRIVE, relógio que através de fotocélulas sensíveis, captava energia solar reabastecendo a bateria para manter o relógio em funcionamento.
1997
● Lançamento do relógio Eco-Drive controlado por rádio.
1998
● Lançamento dos relógios PROMASTER ECO-DRIVE DUO (com capacidade de captar energia solar e com o movimento do pulso) e do ECO-DRIVE AQUALAND (primeiro relógio para mergulhadores do mundo que funciona com energia luminosa).
1999
● Lançamento do ECO-DRIVE THERMO, um relógio que funcionava através da diferença de temperatura da caixa do relógio e da temperatura ambiente.
2001
● Lançamento do NAVIHAWK, um relógio, que, dentre inúmeras funções, calcula o gasto de combustível e a velocidade de um barco.
● Lançamento do PERPETUAL CALLENDAR (calendário perpétuo), um relógio com avançada tecnologia e total proteção, feito para ser passado de pai para filho.
● Lançamento do CYBER AQUALAND, um super-relógio que guarda a memória digital do mergulho, alerta sobre limite de profundidade, marca a temperatura, entre outras funções sofisticadas. Os dados do mergulho podem ser transferidos para um microcomputador por meio de um cabo ou de infravermelho.
2003
● Lançamento do STILETTO, o relógio mais fino do mundo movido a luz na época. O relógio combinava tecnologia eco-drive com uma refinada, elegante e sofisticada caixa e bracelete com 4.4 mm de espessura.
2011
● Lançamento do ECO-DRIVE SATELITE WAVE-AIR, primeiro relógio do mundo que possui atualização de seu horário via satélite com cobertura mundial.
A evolução visual
Em 2004 a CITIZEN modernizou seu logotipo, que perdeu o símbolo do relógio vermelho (adotado em 1968) e ganhou uma tipografia de letra mais fina e moderna.
Os slogans
Better Starts Now. (2014)
Be Precise. Be Powerful. Be Unstoppable. (2012)
Beyond precision.
Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação: 28 de maio de 1930
● Fundador: Yosaburo Nakajima
● Sede mundial: Tóquio, Japão
● Proprietário da marca: Citizen Holdings Co., Ltd.
● Capital aberto: Sim
● Presidente: Toshio Tokura
● Faturamento: US$ 2.73 bilhões (2014)
● Lucro: US$ 146.4 milhões (2014)
● Valor de mercado: US$ 2.29 bilhões (outubro/2015)
● Presença global: 130 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 19.170
● Segmento: Relojoeiro e eletrônicos
● Principais produtos: Relógios e produtos eletrônicos
● Concorrentes diretos: Seiko, Casio, Tissot, Rado, Swatch e Timex
● Ícones: O relógio Eco-Drive
● Slogan: Better Starts Now.
● Website: www.citizenwatch-global.com
A marca no Brasil
A CITIZEN chegou ao Brasil em 1977, e apenas cinco anos depois instalou uma fábrica na Zona Franca de Manaus, no estado do Amazonas. No mesmo ano, lançou o relógio profissional de mergulho com capacidade para 1.300 metros. Mantendo o perfil de empresa líder em tecnologia, lançou em 1985 o relógio com sensor eletrônico de profundidade Aqualand; em 1991 apresentou o Analog Aqualand, primeiro relógio para mergulhadores do mundo com medidor de profundidade com sistema analógico; e, em 1995, ao se antecipar e lançar no mercado o relógio Eco-Drive, com um mecanismo que dispensa o uso de baterias, utilizando todas as fontes de luz para realimentar sua carga.
Na virada do milênio, a empresa lançou a linha Militar, caracterizada por relógios resistentes, com pulseira em aramina (material utilizado em coletes à prova de bala) ou titânio. Sempre preocupada com a renovação de sua linha de produtos, a CITIZEN lançou em 2006 o modelo comemorativo de 20 anos do Aqualand, com design ainda mais arrojado, tecnologia Eco-Drive e novas funções, como ajuste e medidor de profundidade automático. A mais recente novidade da marca para o mercado brasileiro, lançada em 2014, é um relógio equipado com sistema de comunicação via satélite, que se ajusta ao horário local, automaticamente. Atualmente a CITIZEN, controlada pelo Magnum Group no Brasil (responsável pela produção e distribuição), comercializa mais de 300 modelos de relógios em todo território brasileiro, que são distribuídos em mais de 600 pontos de venda.
A marca no mundo
A CITIZEN, maior produtora de relógios do mundo, fabrica mais de 300 milhões de unidades anualmente, cerca de 30% da produção mundial, tendo 17 fábricas e filiais em 23 países. Os produtos da marca japonesa, que incluem relógios, equipamentos e componentes eletrônicos como LED de celulares, câmeras, impressoras portáteis, equipamentos industriais e produtos médicos de extrema precisão (termômetro vibratório e aparelhos de pressão de pulso), são vendidos em mais de 130 países ao redor do mundo. Aproximadamente 50% das vendas totais da empresa (em 2014 foram mais de US$ 2.7 bilhões) provem de relógios e suas partes.
Você sabia?
● A CITIZEN tem como embaixadores globais a cantora Kelly Clarkson, o jogador de futebol americano Eli Manning, a tenista Victoria Azarenka e o piloto Matt Kenseth.
● Unindo forças com equipes especializadas em voo militar, a CITIZEN forma parcerias de muito sucesso com a Esquadrilha da Fumaça no Brasil e com a Blue Angels nos Estados Unidos, desenvolvendo coleções que levam o nome das equipes, com relógios especiais com réguas de conversão e informações extras complementares aos aviadores.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Fonte: Mundo das marcas, publicado em 20 de junho de 2006, última atualização em 28 de outubro de 2015.
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História - Wikipédia
A empresa foi fundada em 1930 por investidores japoneses e suíços . A empresa assumiu o Shokosha Watch Research Institute (fundado em 1918) e algumas instalações da fábrica de montagem foram inauguradas em Yokohama em 1912 pelo relojoeiro suíço Rodolphe Schmid.
A marca Citizen foi registrada pela primeira vez na Suíça por Schmid em 1918 para relógios vendidos no Japão. O desenvolvimento desta marca foi apoiado na década de 1920 pelo conde Gotō Shinpei, com a esperança de que os relógios pudessem se tornar acessíveis ao público em geral. O crescimento do Citizen até a Segunda Guerra Mundial contou com a transferência de tecnologia da Suíça.
Produtos
Cronometragem atômica
A Citizen lançou o primeiro relógio de ponto atômico multibanda do mundo em 1993 e permaneceu pioneiro nesse campo. Sincronizados com relógios atômicos, esses relógios têm precisão de um segundo em cem mil anos.
A linha Skyhawk AT possui cronometragem controlada por rádio. Os relógios podem sincronizar com relógios de rádio no Japão, América do Norte e Europa , selecionando automaticamente a frequência correta por local. Na verdade, o relógio rastreia dois fusos horários - a casa e o mundo -, mas é sincronizado com o fuso 'local'. Ao viajar, o usuário pode trocar as zonas de 'casa' e 'mundo', permitindo assim a recepção adequada do sinal de hora em um continente diferente, mantendo a outra hora. As configurações de dia, data e horário de verão são definidas automaticamente quando o relógio é sincronizado. Esses recursos são comparáveis à sincronização com relógios atômicos encontrados nos relógios Casio Wave Ceptor .
O Perpetual Chrono AT sincroniza com os relógios atômicos no Colorado ou na Alemanha, dependendo da intensidade e localização do sinal, e incorpora a tecnologia Eco-Drive, por isso não requer bateria.
Movimento UHF Bulova
Em 2010, a Miyota (Citizen Watch) do Japão introduziu um movimento recentemente desenvolvido (UHF 262 kHz) que usa um cristal de quartzo de três pinos para a linha Precisionist ou Accutron II, um novo tipo de relógio de quartzo com frequência ultra alta (262.144 kHz ), que é reivindicada com precisão de +/− 10 segundos por ano e possui uma segunda mão de varredura suave em vez de uma que salta a cada segundo.
Chronomaster
Com precisão de cinco segundos por ano, a linha Chronomaster é oficialmente o relógio de cristal de quartzo mais preciso de todos os tempos. Atualmente, eles são vendidos apenas no mercado doméstico japonês, mas podem ser obtidos internacionalmente se encomendados online.
Relógios contemporâneos
A Citizen também produz a linha de Relógios Independentes , com um design mais moderno e contemporâneo do que o selo Citizen tradicional. Dependendo do mercado, esses relógios podem ter as marcas "Secret", "Lighthouse", entre outras.
Fecho DCP
O fecho do empregador com um botão de pressão (DCP) é um fecho disponível para muitas bandas de pulseira de relógio Citizen. O fecho, como no Calibre 8700, também é usado com braceletes de couro como se fossem pulseiras de pulseira de metal; no entanto, quando o fecho é apertado, a pulseira parece ser uma pulseira de couro normal e um orifício para os olhos.
Eco-Drive
Os relógios Eco-Drive usam uma bateria recarregada por um painel solar escondido sob o mostrador do relógio. Nas raras e descontinuadas séries Eco-Drive Duo, a energia solar foi complementada por uma fonte de energia automática de quartzo . Um modelo anterior, chamado Citizen Vitality, usava os ponteiros do relógio para acionar um pequeno gerador elétrico, mas foi interrompido após reclamações de que o dispositivo poderia explodir e causar ferimentos no pulso. Havia também um modelo Eco-Drive Thermo que explorava os diferenciais de temperatura entre a temperatura da pele do usuário e a temperatura ambiente para recarregar a bateria. No entanto, o único sistema Eco-Drive descrito no site oficial do Citizen Watch é aquele que depende exclusivamente da luz para recarregar. Recursos semelhantes ao Eco-Drive foram desenvolvidos por outros fabricantes, comoCasio e Junghans . Todos os movimentos Citizen Eco-Drive são feitos no Japão, mas o estojo ou a pulseira também podem ser feitos na China.
Perguntas e Respostas SmileSolar
Perguntas e respostas O SmileSolar é uma linha de relógios movidos a energia solar, que não requerem troca de bateria. Eles são feitos de materiais reciclados e têm uma classificação resistente à água de 10 Bar. A linha de relógios também apoia as pessoas fazendo uma doação para cada relógio adquirido.
Outros produtos
A Citizen também fabrica calculadoras e pequenos organizadores eletrônicos. Alguns dispositivos que não são do relógio, como televisões de mão e impressoras de computador , foram comercializados com a marca Citizen.
Na década de 1980, vários jogos eletrônicos portáteis foram vendidos sob a marca Q&Q.
No início dos anos 90, a Citizen estabeleceu uma parceria com a Compaq Computer Corporation para construir notebooks no Japão para o mercado do Japão e Extremo Oriente a serem vendidos com o nome Compaq.
Em 10 de janeiro de 2008, a Citizen comprou a Bulova Watch Company por US $ 250 milhões, tornando o Citizen Group o maior relojoeiro do mundo.
Em 2016, a Citizen adquiriu o Swiss Frédérique Constant Group.
Fonte: Wikipédia, consultado pela última vez em 20 de fevereiro de 2020.
Citizen (Tóquio, Japão, 28 de maio de 1930) é uma relojoaria japonesa fundada por Yasaburo Nakajima. A marca tem presença global em 130 países e valor de mercado de U$$ 2.29 bilhões (2015), sendo propriedade de Citizen Holdings Co., Ltd., que também é controladora da Bulova, empresa americana de relógios.
História - Citizen oficial
Desde a sua fundação em 1930, a CITIZEN tem promovido uma mentalidade multi-cultural que incentiva a excelência e criatividade. Como um “cidadão” (Citizen) do mundo, entendemos ser nossa responsabilidade ajudar a cultivar uma cultura de mudança positiva e evolução contínua através de nosso trabalho. Levamos esta missão muito a sério e damos as mais calorosas boas-vindas ao que o futuro possa nos trazer.
Como uma verdadeira relojoaria de manufatura, a CITIZEN integra um processo de fabricação abrangente que estende-se desde a criação de componentes individuais de um relógio até a sua montagem final. É avisão de um artesão de relógios que busca nos limites da tecnologia, alavancar a experiência para explorar novas possibilidades.
Nossa história pioneira de 84 anos, inclui muitas inovações na fabricação de relógios como, os controlados a rádio e os de ajuste do tempo sincronizado com satélites. Outro marco tecnológico foi o desenvolvimento de uma tecnologia revolucionária de relógios movidos a luz, chamada Eco-Drive. A CITIZEN pioneira nesta tecnologia desde 1976, encontra-se bem a frente dos outros fabricantes de relógios. Utilizando a energia elétrica convertida a partir de praticamente qualquer fonte de luz, esta extraordinária inovação mudou para sempre a maneira de como os relógios poderiam ser energizados. A tecnologia Eco-Drive eliminou a necessidade de substituir as baterias, o que se tornou especialmente benéfico para aquelas regiões onde as baterias especiais não eram facilmente encontradas. Este avanço democratizou o prazer de se usar os relógios da CITIZEN, tornando a experiência ainda mais memorável para todos os cidadãos do mundo.
A CITIZEN continua imaginando o que o futuro trará, bem como, melhorando os progressos atuais. Todas estas atividades são baseadas em nosso princípio de que “Para cada um de nós aqui na CITIZEN, agora é a hora de começar a fazer o mundo melhor”. Estas são as visões que estão por trás de tudo e de nossa nova declaração de marca, “BETTER STARTS NOW”. Dando prosseguimento a nossas conquistas, vamos continuar a ampliar nossos limites para que no futuro, mais e mais clientes em todos os lugares possam usar relógios de qualidade superior.
Fonte: Site Oficial Citizen, consultado em 20 de fevereiro de 2020.
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Citizen - Mundo das marcas
No mundo da relojoaria, nem só os relógios suíços são sinônimos de precisão, inovação e qualidade. A japonesa CITIZEN também reina neste segmento com relógios extremamente fiáveis e duráveis, que utilizam as tecnologias mais avançadas do mundo. Com relógios para todos os estilos e momentos, desde os mais sociais, até os casuais, sua consagrada linha esportivos, sejam eles voltados para as atividades na água, ar ou terra, são objetos de desejo de pessoas que procuram qualidade e modernidade.
A história
A história da marca começou em 1924 quando a Shokosha Watch Research Institute, empresa fundada no ano de 1918 na cidade de Tóquio, produziu o primeiro relógio de bolso. Pouco depois, o prefeito da cidade de Tóquio, o senhor Shimpei Goto, nomeou o relógio de CITIZEN, com a esperança de que o produto, um item de luxo naquela época, se tornasse acessível a qualquer cidadão (em inglês “Citizen”) e pudesse ser vendido no mundo inteiro. Sob o comando do presidente Yosaburo Nakajima, no dia 28 de maio de 1930 (data oficial de sua fundação), a empresa foi organizada para facilitar a comercialização de seus produtos, passando a se chamar oficialmente CITIZEN WATCH COMPANY.
Desse momento em diante, a empresa se desenvolveu rapidamente, lançou seu primeiro relógio de pulso no ano seguinte e começou a exportar em 1936 para a China e alguns outros países asiáticos, tornado-se um ícone da indústria relojoeira mundial. Tudo ia muito bem até o início da Segunda Guerra Mundial, quando a CITIZEN, como outras empresas japonesas, foi severamente afetada. Com o término do conflito, a empresa precisou ser praticamente reconstruída. Na década de 1950 duas novidades foram introduzidas pela CITIZEN: o primeiro relógio anti-choque japonês e que impulsionou uma série de testes radicais para avaliar e melhorar o desempenho dos relógios da marca; e o primeiro relógio japonês resistente à água. Era a empresa liderando a inovação em seu país.
As exportações foram retomadas timidamente em 1958 para a China, e dois anos mais tarde, para o enorme e voraz mercado consumidor americano. Em meados da próxima década, em 1966, a CITIZEN lançou no mercado o X-8, primeiro relógio eletrônico japonês. Em 1969 estabeleceu sua subsidiária europeia na cidade alemã de Hamburgo, abrindo caminho para a conquista do mercado neste continente. As pesquisas e desenvolvimentos de novos produtos continuaram em 1971 quando a empresa criou a Divisão de Precisão Mecânica que, dois anos mais tarde, apresentou o relógio de quartzo.
Muitas inovações vieram com o decorrer dos anos seguintes, como por exemplo, em 1975 quando introduziu o relógio mais preciso do planeta; em 1976 com o lançamento do primeiro relógio solar; e dois anos mais tarde com o mais fino relógio do mundo. As novidades não pararam por aí. Entre os anos de 1983 e 1984, a CITIZEN se dedicou também a outras áreas, com a produção de termômetros eletrônicos e disquetes (que foram os primeiros a rodar pelos computadores do mundo). Apesar da diversificação de sua linha de produtos, a empresa nunca deixou de focar suas atenções para os relógios e, em 1986, iniciou sua participação na Basel Fair, na Suíça, a maior feira internacional de joalharia e relojoaria. Nesse mesmo ano, a CITIZEN se tornou a maior produtora de relógios de pulso (de movimento) no mundo. Pouco depois, a CITIZEN se tornaria a maior produtora de relógio do planeta.
A década de 1990 foi igualmente rica para a empresa que, além de produzir o primeiro relógio controlado por rádio multi-zona, lançou a menor e mais leve impressora do mundo (a PN60) e apresentou o modelo The Citizen que incluía uma garantia de 10 anos. A CITIZEN também investiu pesado em marketing e, no ano de 1993, passou a ser o relógio oficial do tradicional torneio de tênis US Open (responsável pelo placar e pela marcação do tempo), feito que perdura até os dias de hoje. A empresa iniciou ainda a comercialização daquele que é hoje um dos seus modelos mais vendidos, o relógio Eco-Drive, equipado com uma tecnologia capaz de converter luz em energia, protegendo o meio ambiente. O mecanismo utilizava qualquer tipo de luz, inclusive a produzida por lâmpadas fluorescentes, como fonte de energia luminosa para a célula solar do relógio. A virada do século trouxe várias novidades para a CITIZEN que apostou fortemente no design com a criação de novos modelos e linhas. A empresa continuou a impressionar o mundo relojoeiro com seus avanços tecnológicos, classe e bom gosto. No dia 10 de janeiro de 2008, a empresa japonesa comprou a tradicional Bulova por aproximadamente US$ 250 milhões, transformando-a em sua subsidiária.
As suas diferentes coleções (Aqualand, Calibre 2100, Calibre 8700, Chronograph, Eco-Drive, Minute Repeater, Nighthawk, Naútica, Professional Diver, Promaster, Aviator e Radio Control) – oferecem relógios que vão de €150 aos €900. Um dos principais orgulhos da marca CITIZEN é destacar-se como uma das líderes no desenvolvimento de tecnologia de ponta, que vai da tela de cristal líquido (LCD) mais fina do mundo ao primeiro relógio com reconhecimento de voz ou ao relógio de mergulho profissional com um sensor de profundidade eletrônico. Já no segmento de relógios femininos a marca japonesa é sinônimo de luxo e glamour, pois as peças além da qualidade são confeccionadas com materiais duradouros de alta resistência e brilho, como madrepérolas, cristais e vidros de safira. Por tudo isso, a marca japonesa encanta gerações e atrai a curiosidade dos admiradores de relógios mundo a fora.
A linha do tempo
1956
● Lançamento do PARASHOCK, primeiro relógio anti-choque japonês.
1958
● Lançamento do primeiro relógio japonês de pulso com alarme.
1959
● Lançamento do PARAWATER, primeiro relógio japonês resistente à água.
1960
● Lançamento do CITIZEN SHINE, um relógio desenvolvido para deficientes visuais que foi doado à Escola para Cegos de Nagoya.
1978
● Lançamento do EXCEED GOLD, primeiro relógio de quartzo do mundo cujo movimento tinha uma espessura mais fina do que 1mm.
1982
● Lançamento do PROFESSIONAL DIVER, um relógio resistente à água e até 1.300 metros de profundidade.
1983
● Lançamento do primeiro relógio com termômetro e a prova d’água, resistindo a profundidades de até 100 metros.
● Lançamento do primeiro termômetro eletrônico.
1985
● Lançamento do AQUALAND, primeiro relógio do mundo para mergulhadores com medidor de profundidade eletrônico.
1986
● Lançamento do ATTESA, um relógio produzido exclusivamente com titânio.
1989
● Lançamento do primeiro relógio profissional para a prática do alpinismo, com altímetro e barômetro integrados, direcionado para os adeptos de esportes radicais.
1991
● Lançamento do seu primeiro monitor digital de pressão sanguíneo, seguido por escovas de dente elétricas.
1994
● Lançamento do primeiro relógio com interface para PC.
1996
● Lançamento do ECO-DRIVE, relógio que através de fotocélulas sensíveis, captava energia solar reabastecendo a bateria para manter o relógio em funcionamento.
1997
● Lançamento do relógio Eco-Drive controlado por rádio.
1998
● Lançamento dos relógios PROMASTER ECO-DRIVE DUO (com capacidade de captar energia solar e com o movimento do pulso) e do ECO-DRIVE AQUALAND (primeiro relógio para mergulhadores do mundo que funciona com energia luminosa).
1999
● Lançamento do ECO-DRIVE THERMO, um relógio que funcionava através da diferença de temperatura da caixa do relógio e da temperatura ambiente.
2001
● Lançamento do NAVIHAWK, um relógio, que, dentre inúmeras funções, calcula o gasto de combustível e a velocidade de um barco.
● Lançamento do PERPETUAL CALLENDAR (calendário perpétuo), um relógio com avançada tecnologia e total proteção, feito para ser passado de pai para filho.
● Lançamento do CYBER AQUALAND, um super-relógio que guarda a memória digital do mergulho, alerta sobre limite de profundidade, marca a temperatura, entre outras funções sofisticadas. Os dados do mergulho podem ser transferidos para um microcomputador por meio de um cabo ou de infravermelho.
2003
● Lançamento do STILETTO, o relógio mais fino do mundo movido a luz na época. O relógio combinava tecnologia eco-drive com uma refinada, elegante e sofisticada caixa e bracelete com 4.4 mm de espessura.
2011
● Lançamento do ECO-DRIVE SATELITE WAVE-AIR, primeiro relógio do mundo que possui atualização de seu horário via satélite com cobertura mundial.
A evolução visual
Em 2004 a CITIZEN modernizou seu logotipo, que perdeu o símbolo do relógio vermelho (adotado em 1968) e ganhou uma tipografia de letra mais fina e moderna.
Os slogans
Better Starts Now. (2014)
Be Precise. Be Powerful. Be Unstoppable. (2012)
Beyond precision.
Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação: 28 de maio de 1930
● Fundador: Yosaburo Nakajima
● Sede mundial: Tóquio, Japão
● Proprietário da marca: Citizen Holdings Co., Ltd.
● Capital aberto: Sim
● Presidente: Toshio Tokura
● Faturamento: US$ 2.73 bilhões (2014)
● Lucro: US$ 146.4 milhões (2014)
● Valor de mercado: US$ 2.29 bilhões (outubro/2015)
● Presença global: 130 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 19.170
● Segmento: Relojoeiro e eletrônicos
● Principais produtos: Relógios e produtos eletrônicos
● Concorrentes diretos: Seiko, Casio, Tissot, Rado, Swatch e Timex
● Ícones: O relógio Eco-Drive
● Slogan: Better Starts Now.
● Website: www.citizenwatch-global.com
A marca no Brasil
A CITIZEN chegou ao Brasil em 1977, e apenas cinco anos depois instalou uma fábrica na Zona Franca de Manaus, no estado do Amazonas. No mesmo ano, lançou o relógio profissional de mergulho com capacidade para 1.300 metros. Mantendo o perfil de empresa líder em tecnologia, lançou em 1985 o relógio com sensor eletrônico de profundidade Aqualand; em 1991 apresentou o Analog Aqualand, primeiro relógio para mergulhadores do mundo com medidor de profundidade com sistema analógico; e, em 1995, ao se antecipar e lançar no mercado o relógio Eco-Drive, com um mecanismo que dispensa o uso de baterias, utilizando todas as fontes de luz para realimentar sua carga.
Na virada do milênio, a empresa lançou a linha Militar, caracterizada por relógios resistentes, com pulseira em aramina (material utilizado em coletes à prova de bala) ou titânio. Sempre preocupada com a renovação de sua linha de produtos, a CITIZEN lançou em 2006 o modelo comemorativo de 20 anos do Aqualand, com design ainda mais arrojado, tecnologia Eco-Drive e novas funções, como ajuste e medidor de profundidade automático. A mais recente novidade da marca para o mercado brasileiro, lançada em 2014, é um relógio equipado com sistema de comunicação via satélite, que se ajusta ao horário local, automaticamente. Atualmente a CITIZEN, controlada pelo Magnum Group no Brasil (responsável pela produção e distribuição), comercializa mais de 300 modelos de relógios em todo território brasileiro, que são distribuídos em mais de 600 pontos de venda.
A marca no mundo
A CITIZEN, maior produtora de relógios do mundo, fabrica mais de 300 milhões de unidades anualmente, cerca de 30% da produção mundial, tendo 17 fábricas e filiais em 23 países. Os produtos da marca japonesa, que incluem relógios, equipamentos e componentes eletrônicos como LED de celulares, câmeras, impressoras portáteis, equipamentos industriais e produtos médicos de extrema precisão (termômetro vibratório e aparelhos de pressão de pulso), são vendidos em mais de 130 países ao redor do mundo. Aproximadamente 50% das vendas totais da empresa (em 2014 foram mais de US$ 2.7 bilhões) provem de relógios e suas partes.
Você sabia?
● A CITIZEN tem como embaixadores globais a cantora Kelly Clarkson, o jogador de futebol americano Eli Manning, a tenista Victoria Azarenka e o piloto Matt Kenseth.
● Unindo forças com equipes especializadas em voo militar, a CITIZEN forma parcerias de muito sucesso com a Esquadrilha da Fumaça no Brasil e com a Blue Angels nos Estados Unidos, desenvolvendo coleções que levam o nome das equipes, com relógios especiais com réguas de conversão e informações extras complementares aos aviadores.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Fonte: Mundo das marcas, publicado em 20 de junho de 2006, última atualização em 28 de outubro de 2015.
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História - Wikipédia
A empresa foi fundada em 1930 por investidores japoneses e suíços . A empresa assumiu o Shokosha Watch Research Institute (fundado em 1918) e algumas instalações da fábrica de montagem foram inauguradas em Yokohama em 1912 pelo relojoeiro suíço Rodolphe Schmid.
A marca Citizen foi registrada pela primeira vez na Suíça por Schmid em 1918 para relógios vendidos no Japão. O desenvolvimento desta marca foi apoiado na década de 1920 pelo conde Gotō Shinpei, com a esperança de que os relógios pudessem se tornar acessíveis ao público em geral. O crescimento do Citizen até a Segunda Guerra Mundial contou com a transferência de tecnologia da Suíça.
Produtos
Cronometragem atômica
A Citizen lançou o primeiro relógio de ponto atômico multibanda do mundo em 1993 e permaneceu pioneiro nesse campo. Sincronizados com relógios atômicos, esses relógios têm precisão de um segundo em cem mil anos.
A linha Skyhawk AT possui cronometragem controlada por rádio. Os relógios podem sincronizar com relógios de rádio no Japão, América do Norte e Europa , selecionando automaticamente a frequência correta por local. Na verdade, o relógio rastreia dois fusos horários - a casa e o mundo -, mas é sincronizado com o fuso 'local'. Ao viajar, o usuário pode trocar as zonas de 'casa' e 'mundo', permitindo assim a recepção adequada do sinal de hora em um continente diferente, mantendo a outra hora. As configurações de dia, data e horário de verão são definidas automaticamente quando o relógio é sincronizado. Esses recursos são comparáveis à sincronização com relógios atômicos encontrados nos relógios Casio Wave Ceptor .
O Perpetual Chrono AT sincroniza com os relógios atômicos no Colorado ou na Alemanha, dependendo da intensidade e localização do sinal, e incorpora a tecnologia Eco-Drive, por isso não requer bateria.
Movimento UHF Bulova
Em 2010, a Miyota (Citizen Watch) do Japão introduziu um movimento recentemente desenvolvido (UHF 262 kHz) que usa um cristal de quartzo de três pinos para a linha Precisionist ou Accutron II, um novo tipo de relógio de quartzo com frequência ultra alta (262.144 kHz ), que é reivindicada com precisão de +/− 10 segundos por ano e possui uma segunda mão de varredura suave em vez de uma que salta a cada segundo.
Chronomaster
Com precisão de cinco segundos por ano, a linha Chronomaster é oficialmente o relógio de cristal de quartzo mais preciso de todos os tempos. Atualmente, eles são vendidos apenas no mercado doméstico japonês, mas podem ser obtidos internacionalmente se encomendados online.
Relógios contemporâneos
A Citizen também produz a linha de Relógios Independentes , com um design mais moderno e contemporâneo do que o selo Citizen tradicional. Dependendo do mercado, esses relógios podem ter as marcas "Secret", "Lighthouse", entre outras.
Fecho DCP
O fecho do empregador com um botão de pressão (DCP) é um fecho disponível para muitas bandas de pulseira de relógio Citizen. O fecho, como no Calibre 8700, também é usado com braceletes de couro como se fossem pulseiras de pulseira de metal; no entanto, quando o fecho é apertado, a pulseira parece ser uma pulseira de couro normal e um orifício para os olhos.
Eco-Drive
Os relógios Eco-Drive usam uma bateria recarregada por um painel solar escondido sob o mostrador do relógio. Nas raras e descontinuadas séries Eco-Drive Duo, a energia solar foi complementada por uma fonte de energia automática de quartzo . Um modelo anterior, chamado Citizen Vitality, usava os ponteiros do relógio para acionar um pequeno gerador elétrico, mas foi interrompido após reclamações de que o dispositivo poderia explodir e causar ferimentos no pulso. Havia também um modelo Eco-Drive Thermo que explorava os diferenciais de temperatura entre a temperatura da pele do usuário e a temperatura ambiente para recarregar a bateria. No entanto, o único sistema Eco-Drive descrito no site oficial do Citizen Watch é aquele que depende exclusivamente da luz para recarregar. Recursos semelhantes ao Eco-Drive foram desenvolvidos por outros fabricantes, comoCasio e Junghans . Todos os movimentos Citizen Eco-Drive são feitos no Japão, mas o estojo ou a pulseira também podem ser feitos na China.
Perguntas e Respostas SmileSolar
Perguntas e respostas O SmileSolar é uma linha de relógios movidos a energia solar, que não requerem troca de bateria. Eles são feitos de materiais reciclados e têm uma classificação resistente à água de 10 Bar. A linha de relógios também apoia as pessoas fazendo uma doação para cada relógio adquirido.
Outros produtos
A Citizen também fabrica calculadoras e pequenos organizadores eletrônicos. Alguns dispositivos que não são do relógio, como televisões de mão e impressoras de computador , foram comercializados com a marca Citizen.
Na década de 1980, vários jogos eletrônicos portáteis foram vendidos sob a marca Q&Q.
No início dos anos 90, a Citizen estabeleceu uma parceria com a Compaq Computer Corporation para construir notebooks no Japão para o mercado do Japão e Extremo Oriente a serem vendidos com o nome Compaq.
Em 10 de janeiro de 2008, a Citizen comprou a Bulova Watch Company por US $ 250 milhões, tornando o Citizen Group o maior relojoeiro do mundo.
Em 2016, a Citizen adquiriu o Swiss Frédérique Constant Group.
Fonte: Wikipédia, consultado pela última vez em 20 de fevereiro de 2020.