Daum (Nancy, França, 1878) é um estúdio de cristal fundado por Jean Daum. Seus filhos, Auguste Daum (1853–1909) e Antonin Daum (1864–1931), supervisionaram seu sucesso durante o início do período Art Nouveau.
História
A família Daum trabalhou no início da era Art Nouveau e criou uma das vidrárias mais proeminentes da França. Fundada no final do século XIX, a fama de Daum estava originalmente ligada à École de Nancy e à arte da pâte-de-cristal, um importante fator contribuinte em termos de sua reputação mundial.
Durante a Exposição Universal de 1900, Daum recebeu uma medalha de 'Grand Prix'. O vidro Daum tornou-se mais elaborado. A gravação ácida (por Jacques Grüber) era frequentemente combinada com escultura, esmalte e gravação em uma única peça de vidro para produzir obras-primas criativas de vidro. [citação necessária] As criações mais complicadas também apresentavam elementos de vidro aplicados, como alças e motivos ornamentais em formas naturalistas. Os irmãos Daum logo se tornaram uma grande força no movimento Art Nouveau, rivalizando seriamente com Gallé, tanto que quando Émile Gallé morreu em 1904 eles se tornaram os líderes no campo do vidro decorativo.
Em 1906, Daum reviveu a pâte de verre (pasta de vidro), um antigo método egípcio de fundição de vidro, desenvolvendo o método de modo que, na década de 1930, os painéis de janela de Daum usavam a pâte de verre para riqueza em vez de vidro com chumbo ou pintado. Hoje Daum ainda usa esse método para produzir suas peças.
Locais
Daum sempre esteve ligado à cidade de Nancy. Seus principais locais de fabricação estão no centro de Nancy e em uma vila próxima chamada Vannes-le-Châtel. Todas as peças ainda são feitas à mão por centenas de funcionários na região. Daum tem uma loja na Place Stanislas em Nancy e na Park Avenue, em Nova York.
Coleção do museu
Mais de 600 itens de vidro estão na Coleção Daum no Museu de Belas Artes de Nancy (Nancy Musée des Beaux-Arts), que documenta a história da fabricação de vidro da década de 1880 até a década de 1990.
Artistas notáveis
Desde o auge da era Art Nouveau, a DAUM tem trabalhado com centenas de artistas e designers para criar novas coleções. Entre eles estavam:
Arman
Hilton McConnico
Philippe Starck
Salvador Dalí
Cyril Phan, também conhecido como Kongo
Richard Texier
Emilio Robba
Philippe Druillet
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 22 de novembro de 2022.
---
A casa Daum | Daum
Desde 1878, Daum, lendário mestre vidreiro, mantém há mais de um século uma relação amorosa com os maiores artistas de seu tempo, oferecendo às suas obras uma segunda vida de cristal e cores. Da Escola de Nancy, da Art Nouveau às Artes Decorativas, de Majorelle a Dali, Arman e Hilton McConnico, Daum não perdeu nenhum dos encontros mágicos da criação artística e do know-how moderno, este casamento sempre renovado de arte e artesanato.
Poucas marcas terão trabalhado com tantos artistas: em quase 140 anos, mais de 350 assinaturas excepcionais constituem um patrimônio incomparável, uma coleção única.
Como traduzir essas obras em esculturas de cristal? Aí está todo o segredo de Daum, fabricante da exceção, oficina muito inteligente, laboratório de maravilhas, estilista de objetos inigualáveis.
Cronologia
1878
Criação da varredora Daum à Nancy por Jean Daum.
1891
Criação do primeiro departamento de arte ou dentro da fábrica por antonin Daum, filho de Jean.
Anos 1900
Grand Prix concedido a Daum na Exposição Universal de Paris. Criação da École de Nancy com Émile Galé.
Chegada de Amalric Walter e introdução da técnica do "patê de verre" em Daum (1904).
Os irmãos Daum vestem a luz com vidro e criam a primeira lâmpada em forma de cogumelo em 1910.
Anos 1920
Nova estética aparece sob a liderança de Paul Daum. As primeiras peças em estilo Art Déco são apresentadas com linhas retas e geométricas e novas cores são desenvolvidas.
Anos 1930
Crystal está integrado na fabricação de Daum. O primeiro pedido de serviços de jantar para o transatlântico da Normandia é feito.
Anos 1940
O vidro é permanentemente substituído por cristal. Um novo estilo de criação "formas lives" é lançado.
Anos 1960
Um novo know-how é introduzido com a técnica "pâte de cristal" e cera perdida. A cristaleira decide orientar suas criações em torno da arte e do design, colaborando com os maiores nomes de Salvador Dali a Roger Tallon e César.
Anos 1980 e 1990
A manufatura confirma sua marca no centro da arte e do design com suas colaborações icônicas com os designers Hilton McConnico, Christaphe Pillet e o artista Arman.
Anos 2000
Este período não é apenas marcado por longas colaborações com artistas como Jean-Phillipe Richard, não Daum divulga talento, mas também com muitos designers, como Jean-Marie Massaud e Christian Ghion através da exposição "12+1", ou mesmo artistas consagrados como Richard Texier ou Jérôme Mesnager. Daum recebe o selo EPV "Entreprise du Patrimoine Vivant" (2007).
Anos 2010
A manufatura segue escrevendo sua história no universo da arte e do design ao colaborar com artistas contemporâneos de universos variados como Villeglé (2011), Madeleine von der Knoop (2013), Kongo (2016), Laurence Bonnel (2017) e Kriki (2017) para citar alguns.
A exposição realizada no Museu Dali, "Daum Variation of Artists" (2015) homenageia esse casamento entre Daum e os artistas. A fabricante ultrapassou seus limites ao criar no universo da joalheria de design de interiores (2017), declinando assim o cristal em todas as suas formas.
2016
A Casa Daum aposta no seu futuro criando o Lovv Laboratoy com o CERFAV (laboratório de investigação em padrões ecológicos).
2018
Com 140 anos, a Daum continua a escrever história…
Fonte: A Casa Daum. Consultado pela última vez em 22 de novembro de 2022.
---
Know-how excepcional | Daum
A técnica da pasta de cristal é rara e muito antiga. Esta técnica remonta a 5000 anos a.C. (encontra-se nos túmulos dos faraós). Há muito esquecido, foi redescoberto por Daum em 1900 e retrabalhado em 1968. O processo é extremamente complicado de manusear. As peças obtidas por esta fusão de pedaços de cristal misturados em um molde têm um grão, um material e uma suavidade de contornos que não podem ser obtidos com o vidro soprado.
Especificidade em Daum, copiada mas nunca igualada, a pasta de cristal, um material precioso que dá ao objeto uma dimensão escultural, não parou de se desenvolver. A pasta de cristal tem a particularidade de adicionar translucidez às formas que reproduz. O brilho deste material, as intensidades de cor e as suas tonalidades sombreadas conferem-lhe toda a sua singularidade.
A pasta de cristal contém quase 30% de chumbo. O material nasce de um cristal especialmente feito em vasos. Vários fatores influenciam o resultado final da cor: a pesagem dos materiais, as proporções das misturas, as reações químicas de certos minerais e metais, o aumento da temperatura, bem como o resfriamento dos fornos.
Graças ao processo de fundição de cristal e moldagem por cera perdida desenvolvido pela Daum, a reprodução da peça original é perfeita e de acordo com os desejos do artista. Hoje, Daum é o único cristalizador no mundo que pode criar esse material excepcional tão perfeitamente. Substância em mudança, a pasta de cristal se curva a todos os caprichos da imaginação dos mestres de vidro há mais de um século. É graças ao domínio e à pesquisa constantes que nascem obras-primas mundialmente famosas.
Moldagem do modelo
A partir do esboço, o escultor moldará o primeiro modelo em argila. O volume, os detalhes, as expressões serão trabalhados até a perfeição. Uma vez terminada a escultura, é feita uma forma de elastómero negativo nela.
Derrete a cera
Dentro deste molde oco esvaziado da escultura original, a cera quente é escorrendo.
Reprodução em cera
Depois a cera arrefece e congela, o modelo é libertado da sua forma de elastômero.
Reprodução perfeita
O modelo de cera pode então ser cinzelado e retrabalhado à mão para obter uma reprodução perfeita, idêntica à original.
Técnica de cera perdida: o modelo de cera será então afogado em gesso refratário. Sob a ação do calor, a cera derreterá e fluirá do gesso por meio de uma evacuação previamente equipada.
Enchimento do molde com pedaços de cristal
Uma vez evacuada a cera, a parte oca do molde de gesso é cuidadosamente preenchida com pedaços de cristal de diferentes cores e tamanhos. Esses pedaços de cristal também são chamados de «o groisil».
Desmoldagem e acabamento da escultura
Uma vez arrefecido, o molde de gesso é delicadamente partido, revelando então a escultura em pasta de cristal. Ainda há operações de acabamento antes de controlar a qualidade do material e a distribuição de cores.
Acabamento e Assinatura
Após as operações de acabamento, ocorre o controle de qualidade e distribuição de cores. A peça está então pronta para receber o toque final: a assinatura Daum. O processo deve ser reiniciado para cada peça. Cada obra é única.
Peça final
Você pode admirar a excepcional mistura de cores, bem como os detalhes de esculturas finamente trabalhadas. Graças a este know-how único, a peça final Daum é notável.
Colaboração Artística
Da Escola de Nancy, da Art Nouveau às Artes Decorativas, de Majorelle a Dali, Arman e Hilton McConnico, Daum não perdeu nenhum encontro mágico de criação artística e know-how moderno, este casamento sempre renovado de arte e artesanato. Poucas marcas terão trabalhado com tantos artistas: em quase 140 anos, mais de 350 assinaturas excepcionais constituem um patrimônio incomparável, uma coleção única.
Fonte: Know-How Excepcional - Daum. Consultado pela última vez em 22 de novembro de 2022.
Crédito fotográfico: Logo Daum. Consultado pela última vez em 22 de novembro de 2022.
Daum (Nancy, França, 1878) é um estúdio de cristal fundado por Jean Daum. Seus filhos, Auguste Daum (1853–1909) e Antonin Daum (1864–1931), supervisionaram seu sucesso durante o início do período Art Nouveau.
História
A família Daum trabalhou no início da era Art Nouveau e criou uma das vidrárias mais proeminentes da França. Fundada no final do século XIX, a fama de Daum estava originalmente ligada à École de Nancy e à arte da pâte-de-cristal, um importante fator contribuinte em termos de sua reputação mundial.
Durante a Exposição Universal de 1900, Daum recebeu uma medalha de 'Grand Prix'. O vidro Daum tornou-se mais elaborado. A gravação ácida (por Jacques Grüber) era frequentemente combinada com escultura, esmalte e gravação em uma única peça de vidro para produzir obras-primas criativas de vidro. [citação necessária] As criações mais complicadas também apresentavam elementos de vidro aplicados, como alças e motivos ornamentais em formas naturalistas. Os irmãos Daum logo se tornaram uma grande força no movimento Art Nouveau, rivalizando seriamente com Gallé, tanto que quando Émile Gallé morreu em 1904 eles se tornaram os líderes no campo do vidro decorativo.
Em 1906, Daum reviveu a pâte de verre (pasta de vidro), um antigo método egípcio de fundição de vidro, desenvolvendo o método de modo que, na década de 1930, os painéis de janela de Daum usavam a pâte de verre para riqueza em vez de vidro com chumbo ou pintado. Hoje Daum ainda usa esse método para produzir suas peças.
Locais
Daum sempre esteve ligado à cidade de Nancy. Seus principais locais de fabricação estão no centro de Nancy e em uma vila próxima chamada Vannes-le-Châtel. Todas as peças ainda são feitas à mão por centenas de funcionários na região. Daum tem uma loja na Place Stanislas em Nancy e na Park Avenue, em Nova York.
Coleção do museu
Mais de 600 itens de vidro estão na Coleção Daum no Museu de Belas Artes de Nancy (Nancy Musée des Beaux-Arts), que documenta a história da fabricação de vidro da década de 1880 até a década de 1990.
Artistas notáveis
Desde o auge da era Art Nouveau, a DAUM tem trabalhado com centenas de artistas e designers para criar novas coleções. Entre eles estavam:
Arman
Hilton McConnico
Philippe Starck
Salvador Dalí
Cyril Phan, também conhecido como Kongo
Richard Texier
Emilio Robba
Philippe Druillet
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 22 de novembro de 2022.
---
A casa Daum | Daum
Desde 1878, Daum, lendário mestre vidreiro, mantém há mais de um século uma relação amorosa com os maiores artistas de seu tempo, oferecendo às suas obras uma segunda vida de cristal e cores. Da Escola de Nancy, da Art Nouveau às Artes Decorativas, de Majorelle a Dali, Arman e Hilton McConnico, Daum não perdeu nenhum dos encontros mágicos da criação artística e do know-how moderno, este casamento sempre renovado de arte e artesanato.
Poucas marcas terão trabalhado com tantos artistas: em quase 140 anos, mais de 350 assinaturas excepcionais constituem um patrimônio incomparável, uma coleção única.
Como traduzir essas obras em esculturas de cristal? Aí está todo o segredo de Daum, fabricante da exceção, oficina muito inteligente, laboratório de maravilhas, estilista de objetos inigualáveis.
Cronologia
1878
Criação da varredora Daum à Nancy por Jean Daum.
1891
Criação do primeiro departamento de arte ou dentro da fábrica por antonin Daum, filho de Jean.
Anos 1900
Grand Prix concedido a Daum na Exposição Universal de Paris. Criação da École de Nancy com Émile Galé.
Chegada de Amalric Walter e introdução da técnica do "patê de verre" em Daum (1904).
Os irmãos Daum vestem a luz com vidro e criam a primeira lâmpada em forma de cogumelo em 1910.
Anos 1920
Nova estética aparece sob a liderança de Paul Daum. As primeiras peças em estilo Art Déco são apresentadas com linhas retas e geométricas e novas cores são desenvolvidas.
Anos 1930
Crystal está integrado na fabricação de Daum. O primeiro pedido de serviços de jantar para o transatlântico da Normandia é feito.
Anos 1940
O vidro é permanentemente substituído por cristal. Um novo estilo de criação "formas lives" é lançado.
Anos 1960
Um novo know-how é introduzido com a técnica "pâte de cristal" e cera perdida. A cristaleira decide orientar suas criações em torno da arte e do design, colaborando com os maiores nomes de Salvador Dali a Roger Tallon e César.
Anos 1980 e 1990
A manufatura confirma sua marca no centro da arte e do design com suas colaborações icônicas com os designers Hilton McConnico, Christaphe Pillet e o artista Arman.
Anos 2000
Este período não é apenas marcado por longas colaborações com artistas como Jean-Phillipe Richard, não Daum divulga talento, mas também com muitos designers, como Jean-Marie Massaud e Christian Ghion através da exposição "12+1", ou mesmo artistas consagrados como Richard Texier ou Jérôme Mesnager. Daum recebe o selo EPV "Entreprise du Patrimoine Vivant" (2007).
Anos 2010
A manufatura segue escrevendo sua história no universo da arte e do design ao colaborar com artistas contemporâneos de universos variados como Villeglé (2011), Madeleine von der Knoop (2013), Kongo (2016), Laurence Bonnel (2017) e Kriki (2017) para citar alguns.
A exposição realizada no Museu Dali, "Daum Variation of Artists" (2015) homenageia esse casamento entre Daum e os artistas. A fabricante ultrapassou seus limites ao criar no universo da joalheria de design de interiores (2017), declinando assim o cristal em todas as suas formas.
2016
A Casa Daum aposta no seu futuro criando o Lovv Laboratoy com o CERFAV (laboratório de investigação em padrões ecológicos).
2018
Com 140 anos, a Daum continua a escrever história…
Fonte: A Casa Daum. Consultado pela última vez em 22 de novembro de 2022.
---
Know-how excepcional | Daum
A técnica da pasta de cristal é rara e muito antiga. Esta técnica remonta a 5000 anos a.C. (encontra-se nos túmulos dos faraós). Há muito esquecido, foi redescoberto por Daum em 1900 e retrabalhado em 1968. O processo é extremamente complicado de manusear. As peças obtidas por esta fusão de pedaços de cristal misturados em um molde têm um grão, um material e uma suavidade de contornos que não podem ser obtidos com o vidro soprado.
Especificidade em Daum, copiada mas nunca igualada, a pasta de cristal, um material precioso que dá ao objeto uma dimensão escultural, não parou de se desenvolver. A pasta de cristal tem a particularidade de adicionar translucidez às formas que reproduz. O brilho deste material, as intensidades de cor e as suas tonalidades sombreadas conferem-lhe toda a sua singularidade.
A pasta de cristal contém quase 30% de chumbo. O material nasce de um cristal especialmente feito em vasos. Vários fatores influenciam o resultado final da cor: a pesagem dos materiais, as proporções das misturas, as reações químicas de certos minerais e metais, o aumento da temperatura, bem como o resfriamento dos fornos.
Graças ao processo de fundição de cristal e moldagem por cera perdida desenvolvido pela Daum, a reprodução da peça original é perfeita e de acordo com os desejos do artista. Hoje, Daum é o único cristalizador no mundo que pode criar esse material excepcional tão perfeitamente. Substância em mudança, a pasta de cristal se curva a todos os caprichos da imaginação dos mestres de vidro há mais de um século. É graças ao domínio e à pesquisa constantes que nascem obras-primas mundialmente famosas.
Moldagem do modelo
A partir do esboço, o escultor moldará o primeiro modelo em argila. O volume, os detalhes, as expressões serão trabalhados até a perfeição. Uma vez terminada a escultura, é feita uma forma de elastómero negativo nela.
Derrete a cera
Dentro deste molde oco esvaziado da escultura original, a cera quente é escorrendo.
Reprodução em cera
Depois a cera arrefece e congela, o modelo é libertado da sua forma de elastômero.
Reprodução perfeita
O modelo de cera pode então ser cinzelado e retrabalhado à mão para obter uma reprodução perfeita, idêntica à original.
Técnica de cera perdida: o modelo de cera será então afogado em gesso refratário. Sob a ação do calor, a cera derreterá e fluirá do gesso por meio de uma evacuação previamente equipada.
Enchimento do molde com pedaços de cristal
Uma vez evacuada a cera, a parte oca do molde de gesso é cuidadosamente preenchida com pedaços de cristal de diferentes cores e tamanhos. Esses pedaços de cristal também são chamados de «o groisil».
Desmoldagem e acabamento da escultura
Uma vez arrefecido, o molde de gesso é delicadamente partido, revelando então a escultura em pasta de cristal. Ainda há operações de acabamento antes de controlar a qualidade do material e a distribuição de cores.
Acabamento e Assinatura
Após as operações de acabamento, ocorre o controle de qualidade e distribuição de cores. A peça está então pronta para receber o toque final: a assinatura Daum. O processo deve ser reiniciado para cada peça. Cada obra é única.
Peça final
Você pode admirar a excepcional mistura de cores, bem como os detalhes de esculturas finamente trabalhadas. Graças a este know-how único, a peça final Daum é notável.
Colaboração Artística
Da Escola de Nancy, da Art Nouveau às Artes Decorativas, de Majorelle a Dali, Arman e Hilton McConnico, Daum não perdeu nenhum encontro mágico de criação artística e know-how moderno, este casamento sempre renovado de arte e artesanato. Poucas marcas terão trabalhado com tantos artistas: em quase 140 anos, mais de 350 assinaturas excepcionais constituem um patrimônio incomparável, uma coleção única.
Fonte: Know-How Excepcional - Daum. Consultado pela última vez em 22 de novembro de 2022.
Crédito fotográfico: Logo Daum. Consultado pela última vez em 22 de novembro de 2022.
Daum (Nancy, França, 1878) é um estúdio de cristal fundado por Jean Daum. Seus filhos, Auguste Daum (1853–1909) e Antonin Daum (1864–1931), supervisionaram seu sucesso durante o início do período Art Nouveau.
História
A família Daum trabalhou no início da era Art Nouveau e criou uma das vidrárias mais proeminentes da França. Fundada no final do século XIX, a fama de Daum estava originalmente ligada à École de Nancy e à arte da pâte-de-cristal, um importante fator contribuinte em termos de sua reputação mundial.
Durante a Exposição Universal de 1900, Daum recebeu uma medalha de 'Grand Prix'. O vidro Daum tornou-se mais elaborado. A gravação ácida (por Jacques Grüber) era frequentemente combinada com escultura, esmalte e gravação em uma única peça de vidro para produzir obras-primas criativas de vidro. [citação necessária] As criações mais complicadas também apresentavam elementos de vidro aplicados, como alças e motivos ornamentais em formas naturalistas. Os irmãos Daum logo se tornaram uma grande força no movimento Art Nouveau, rivalizando seriamente com Gallé, tanto que quando Émile Gallé morreu em 1904 eles se tornaram os líderes no campo do vidro decorativo.
Em 1906, Daum reviveu a pâte de verre (pasta de vidro), um antigo método egípcio de fundição de vidro, desenvolvendo o método de modo que, na década de 1930, os painéis de janela de Daum usavam a pâte de verre para riqueza em vez de vidro com chumbo ou pintado. Hoje Daum ainda usa esse método para produzir suas peças.
Locais
Daum sempre esteve ligado à cidade de Nancy. Seus principais locais de fabricação estão no centro de Nancy e em uma vila próxima chamada Vannes-le-Châtel. Todas as peças ainda são feitas à mão por centenas de funcionários na região. Daum tem uma loja na Place Stanislas em Nancy e na Park Avenue, em Nova York.
Coleção do museu
Mais de 600 itens de vidro estão na Coleção Daum no Museu de Belas Artes de Nancy (Nancy Musée des Beaux-Arts), que documenta a história da fabricação de vidro da década de 1880 até a década de 1990.
Artistas notáveis
Desde o auge da era Art Nouveau, a DAUM tem trabalhado com centenas de artistas e designers para criar novas coleções. Entre eles estavam:
Arman
Hilton McConnico
Philippe Starck
Salvador Dalí
Cyril Phan, também conhecido como Kongo
Richard Texier
Emilio Robba
Philippe Druillet
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 22 de novembro de 2022.
---
A casa Daum | Daum
Desde 1878, Daum, lendário mestre vidreiro, mantém há mais de um século uma relação amorosa com os maiores artistas de seu tempo, oferecendo às suas obras uma segunda vida de cristal e cores. Da Escola de Nancy, da Art Nouveau às Artes Decorativas, de Majorelle a Dali, Arman e Hilton McConnico, Daum não perdeu nenhum dos encontros mágicos da criação artística e do know-how moderno, este casamento sempre renovado de arte e artesanato.
Poucas marcas terão trabalhado com tantos artistas: em quase 140 anos, mais de 350 assinaturas excepcionais constituem um patrimônio incomparável, uma coleção única.
Como traduzir essas obras em esculturas de cristal? Aí está todo o segredo de Daum, fabricante da exceção, oficina muito inteligente, laboratório de maravilhas, estilista de objetos inigualáveis.
Cronologia
1878
Criação da varredora Daum à Nancy por Jean Daum.
1891
Criação do primeiro departamento de arte ou dentro da fábrica por antonin Daum, filho de Jean.
Anos 1900
Grand Prix concedido a Daum na Exposição Universal de Paris. Criação da École de Nancy com Émile Galé.
Chegada de Amalric Walter e introdução da técnica do "patê de verre" em Daum (1904).
Os irmãos Daum vestem a luz com vidro e criam a primeira lâmpada em forma de cogumelo em 1910.
Anos 1920
Nova estética aparece sob a liderança de Paul Daum. As primeiras peças em estilo Art Déco são apresentadas com linhas retas e geométricas e novas cores são desenvolvidas.
Anos 1930
Crystal está integrado na fabricação de Daum. O primeiro pedido de serviços de jantar para o transatlântico da Normandia é feito.
Anos 1940
O vidro é permanentemente substituído por cristal. Um novo estilo de criação "formas lives" é lançado.
Anos 1960
Um novo know-how é introduzido com a técnica "pâte de cristal" e cera perdida. A cristaleira decide orientar suas criações em torno da arte e do design, colaborando com os maiores nomes de Salvador Dali a Roger Tallon e César.
Anos 1980 e 1990
A manufatura confirma sua marca no centro da arte e do design com suas colaborações icônicas com os designers Hilton McConnico, Christaphe Pillet e o artista Arman.
Anos 2000
Este período não é apenas marcado por longas colaborações com artistas como Jean-Phillipe Richard, não Daum divulga talento, mas também com muitos designers, como Jean-Marie Massaud e Christian Ghion através da exposição "12+1", ou mesmo artistas consagrados como Richard Texier ou Jérôme Mesnager. Daum recebe o selo EPV "Entreprise du Patrimoine Vivant" (2007).
Anos 2010
A manufatura segue escrevendo sua história no universo da arte e do design ao colaborar com artistas contemporâneos de universos variados como Villeglé (2011), Madeleine von der Knoop (2013), Kongo (2016), Laurence Bonnel (2017) e Kriki (2017) para citar alguns.
A exposição realizada no Museu Dali, "Daum Variation of Artists" (2015) homenageia esse casamento entre Daum e os artistas. A fabricante ultrapassou seus limites ao criar no universo da joalheria de design de interiores (2017), declinando assim o cristal em todas as suas formas.
2016
A Casa Daum aposta no seu futuro criando o Lovv Laboratoy com o CERFAV (laboratório de investigação em padrões ecológicos).
2018
Com 140 anos, a Daum continua a escrever história…
Fonte: A Casa Daum. Consultado pela última vez em 22 de novembro de 2022.
---
Know-how excepcional | Daum
A técnica da pasta de cristal é rara e muito antiga. Esta técnica remonta a 5000 anos a.C. (encontra-se nos túmulos dos faraós). Há muito esquecido, foi redescoberto por Daum em 1900 e retrabalhado em 1968. O processo é extremamente complicado de manusear. As peças obtidas por esta fusão de pedaços de cristal misturados em um molde têm um grão, um material e uma suavidade de contornos que não podem ser obtidos com o vidro soprado.
Especificidade em Daum, copiada mas nunca igualada, a pasta de cristal, um material precioso que dá ao objeto uma dimensão escultural, não parou de se desenvolver. A pasta de cristal tem a particularidade de adicionar translucidez às formas que reproduz. O brilho deste material, as intensidades de cor e as suas tonalidades sombreadas conferem-lhe toda a sua singularidade.
A pasta de cristal contém quase 30% de chumbo. O material nasce de um cristal especialmente feito em vasos. Vários fatores influenciam o resultado final da cor: a pesagem dos materiais, as proporções das misturas, as reações químicas de certos minerais e metais, o aumento da temperatura, bem como o resfriamento dos fornos.
Graças ao processo de fundição de cristal e moldagem por cera perdida desenvolvido pela Daum, a reprodução da peça original é perfeita e de acordo com os desejos do artista. Hoje, Daum é o único cristalizador no mundo que pode criar esse material excepcional tão perfeitamente. Substância em mudança, a pasta de cristal se curva a todos os caprichos da imaginação dos mestres de vidro há mais de um século. É graças ao domínio e à pesquisa constantes que nascem obras-primas mundialmente famosas.
Moldagem do modelo
A partir do esboço, o escultor moldará o primeiro modelo em argila. O volume, os detalhes, as expressões serão trabalhados até a perfeição. Uma vez terminada a escultura, é feita uma forma de elastómero negativo nela.
Derrete a cera
Dentro deste molde oco esvaziado da escultura original, a cera quente é escorrendo.
Reprodução em cera
Depois a cera arrefece e congela, o modelo é libertado da sua forma de elastômero.
Reprodução perfeita
O modelo de cera pode então ser cinzelado e retrabalhado à mão para obter uma reprodução perfeita, idêntica à original.
Técnica de cera perdida: o modelo de cera será então afogado em gesso refratário. Sob a ação do calor, a cera derreterá e fluirá do gesso por meio de uma evacuação previamente equipada.
Enchimento do molde com pedaços de cristal
Uma vez evacuada a cera, a parte oca do molde de gesso é cuidadosamente preenchida com pedaços de cristal de diferentes cores e tamanhos. Esses pedaços de cristal também são chamados de «o groisil».
Desmoldagem e acabamento da escultura
Uma vez arrefecido, o molde de gesso é delicadamente partido, revelando então a escultura em pasta de cristal. Ainda há operações de acabamento antes de controlar a qualidade do material e a distribuição de cores.
Acabamento e Assinatura
Após as operações de acabamento, ocorre o controle de qualidade e distribuição de cores. A peça está então pronta para receber o toque final: a assinatura Daum. O processo deve ser reiniciado para cada peça. Cada obra é única.
Peça final
Você pode admirar a excepcional mistura de cores, bem como os detalhes de esculturas finamente trabalhadas. Graças a este know-how único, a peça final Daum é notável.
Colaboração Artística
Da Escola de Nancy, da Art Nouveau às Artes Decorativas, de Majorelle a Dali, Arman e Hilton McConnico, Daum não perdeu nenhum encontro mágico de criação artística e know-how moderno, este casamento sempre renovado de arte e artesanato. Poucas marcas terão trabalhado com tantos artistas: em quase 140 anos, mais de 350 assinaturas excepcionais constituem um patrimônio incomparável, uma coleção única.
Fonte: Know-How Excepcional - Daum. Consultado pela última vez em 22 de novembro de 2022.
Crédito fotográfico: Logo Daum. Consultado pela última vez em 22 de novembro de 2022.
Daum (Nancy, França, 1878) é um estúdio de cristal fundado por Jean Daum. Seus filhos, Auguste Daum (1853–1909) e Antonin Daum (1864–1931), supervisionaram seu sucesso durante o início do período Art Nouveau.
História
A família Daum trabalhou no início da era Art Nouveau e criou uma das vidrárias mais proeminentes da França. Fundada no final do século XIX, a fama de Daum estava originalmente ligada à École de Nancy e à arte da pâte-de-cristal, um importante fator contribuinte em termos de sua reputação mundial.
Durante a Exposição Universal de 1900, Daum recebeu uma medalha de 'Grand Prix'. O vidro Daum tornou-se mais elaborado. A gravação ácida (por Jacques Grüber) era frequentemente combinada com escultura, esmalte e gravação em uma única peça de vidro para produzir obras-primas criativas de vidro. [citação necessária] As criações mais complicadas também apresentavam elementos de vidro aplicados, como alças e motivos ornamentais em formas naturalistas. Os irmãos Daum logo se tornaram uma grande força no movimento Art Nouveau, rivalizando seriamente com Gallé, tanto que quando Émile Gallé morreu em 1904 eles se tornaram os líderes no campo do vidro decorativo.
Em 1906, Daum reviveu a pâte de verre (pasta de vidro), um antigo método egípcio de fundição de vidro, desenvolvendo o método de modo que, na década de 1930, os painéis de janela de Daum usavam a pâte de verre para riqueza em vez de vidro com chumbo ou pintado. Hoje Daum ainda usa esse método para produzir suas peças.
Locais
Daum sempre esteve ligado à cidade de Nancy. Seus principais locais de fabricação estão no centro de Nancy e em uma vila próxima chamada Vannes-le-Châtel. Todas as peças ainda são feitas à mão por centenas de funcionários na região. Daum tem uma loja na Place Stanislas em Nancy e na Park Avenue, em Nova York.
Coleção do museu
Mais de 600 itens de vidro estão na Coleção Daum no Museu de Belas Artes de Nancy (Nancy Musée des Beaux-Arts), que documenta a história da fabricação de vidro da década de 1880 até a década de 1990.
Artistas notáveis
Desde o auge da era Art Nouveau, a DAUM tem trabalhado com centenas de artistas e designers para criar novas coleções. Entre eles estavam:
Arman
Hilton McConnico
Philippe Starck
Salvador Dalí
Cyril Phan, também conhecido como Kongo
Richard Texier
Emilio Robba
Philippe Druillet
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 22 de novembro de 2022.
---
A casa Daum | Daum
Desde 1878, Daum, lendário mestre vidreiro, mantém há mais de um século uma relação amorosa com os maiores artistas de seu tempo, oferecendo às suas obras uma segunda vida de cristal e cores. Da Escola de Nancy, da Art Nouveau às Artes Decorativas, de Majorelle a Dali, Arman e Hilton McConnico, Daum não perdeu nenhum dos encontros mágicos da criação artística e do know-how moderno, este casamento sempre renovado de arte e artesanato.
Poucas marcas terão trabalhado com tantos artistas: em quase 140 anos, mais de 350 assinaturas excepcionais constituem um patrimônio incomparável, uma coleção única.
Como traduzir essas obras em esculturas de cristal? Aí está todo o segredo de Daum, fabricante da exceção, oficina muito inteligente, laboratório de maravilhas, estilista de objetos inigualáveis.
Cronologia
1878
Criação da varredora Daum à Nancy por Jean Daum.
1891
Criação do primeiro departamento de arte ou dentro da fábrica por antonin Daum, filho de Jean.
Anos 1900
Grand Prix concedido a Daum na Exposição Universal de Paris. Criação da École de Nancy com Émile Galé.
Chegada de Amalric Walter e introdução da técnica do "patê de verre" em Daum (1904).
Os irmãos Daum vestem a luz com vidro e criam a primeira lâmpada em forma de cogumelo em 1910.
Anos 1920
Nova estética aparece sob a liderança de Paul Daum. As primeiras peças em estilo Art Déco são apresentadas com linhas retas e geométricas e novas cores são desenvolvidas.
Anos 1930
Crystal está integrado na fabricação de Daum. O primeiro pedido de serviços de jantar para o transatlântico da Normandia é feito.
Anos 1940
O vidro é permanentemente substituído por cristal. Um novo estilo de criação "formas lives" é lançado.
Anos 1960
Um novo know-how é introduzido com a técnica "pâte de cristal" e cera perdida. A cristaleira decide orientar suas criações em torno da arte e do design, colaborando com os maiores nomes de Salvador Dali a Roger Tallon e César.
Anos 1980 e 1990
A manufatura confirma sua marca no centro da arte e do design com suas colaborações icônicas com os designers Hilton McConnico, Christaphe Pillet e o artista Arman.
Anos 2000
Este período não é apenas marcado por longas colaborações com artistas como Jean-Phillipe Richard, não Daum divulga talento, mas também com muitos designers, como Jean-Marie Massaud e Christian Ghion através da exposição "12+1", ou mesmo artistas consagrados como Richard Texier ou Jérôme Mesnager. Daum recebe o selo EPV "Entreprise du Patrimoine Vivant" (2007).
Anos 2010
A manufatura segue escrevendo sua história no universo da arte e do design ao colaborar com artistas contemporâneos de universos variados como Villeglé (2011), Madeleine von der Knoop (2013), Kongo (2016), Laurence Bonnel (2017) e Kriki (2017) para citar alguns.
A exposição realizada no Museu Dali, "Daum Variation of Artists" (2015) homenageia esse casamento entre Daum e os artistas. A fabricante ultrapassou seus limites ao criar no universo da joalheria de design de interiores (2017), declinando assim o cristal em todas as suas formas.
2016
A Casa Daum aposta no seu futuro criando o Lovv Laboratoy com o CERFAV (laboratório de investigação em padrões ecológicos).
2018
Com 140 anos, a Daum continua a escrever história…
Fonte: A Casa Daum. Consultado pela última vez em 22 de novembro de 2022.
---
Know-how excepcional | Daum
A técnica da pasta de cristal é rara e muito antiga. Esta técnica remonta a 5000 anos a.C. (encontra-se nos túmulos dos faraós). Há muito esquecido, foi redescoberto por Daum em 1900 e retrabalhado em 1968. O processo é extremamente complicado de manusear. As peças obtidas por esta fusão de pedaços de cristal misturados em um molde têm um grão, um material e uma suavidade de contornos que não podem ser obtidos com o vidro soprado.
Especificidade em Daum, copiada mas nunca igualada, a pasta de cristal, um material precioso que dá ao objeto uma dimensão escultural, não parou de se desenvolver. A pasta de cristal tem a particularidade de adicionar translucidez às formas que reproduz. O brilho deste material, as intensidades de cor e as suas tonalidades sombreadas conferem-lhe toda a sua singularidade.
A pasta de cristal contém quase 30% de chumbo. O material nasce de um cristal especialmente feito em vasos. Vários fatores influenciam o resultado final da cor: a pesagem dos materiais, as proporções das misturas, as reações químicas de certos minerais e metais, o aumento da temperatura, bem como o resfriamento dos fornos.
Graças ao processo de fundição de cristal e moldagem por cera perdida desenvolvido pela Daum, a reprodução da peça original é perfeita e de acordo com os desejos do artista. Hoje, Daum é o único cristalizador no mundo que pode criar esse material excepcional tão perfeitamente. Substância em mudança, a pasta de cristal se curva a todos os caprichos da imaginação dos mestres de vidro há mais de um século. É graças ao domínio e à pesquisa constantes que nascem obras-primas mundialmente famosas.
Moldagem do modelo
A partir do esboço, o escultor moldará o primeiro modelo em argila. O volume, os detalhes, as expressões serão trabalhados até a perfeição. Uma vez terminada a escultura, é feita uma forma de elastómero negativo nela.
Derrete a cera
Dentro deste molde oco esvaziado da escultura original, a cera quente é escorrendo.
Reprodução em cera
Depois a cera arrefece e congela, o modelo é libertado da sua forma de elastômero.
Reprodução perfeita
O modelo de cera pode então ser cinzelado e retrabalhado à mão para obter uma reprodução perfeita, idêntica à original.
Técnica de cera perdida: o modelo de cera será então afogado em gesso refratário. Sob a ação do calor, a cera derreterá e fluirá do gesso por meio de uma evacuação previamente equipada.
Enchimento do molde com pedaços de cristal
Uma vez evacuada a cera, a parte oca do molde de gesso é cuidadosamente preenchida com pedaços de cristal de diferentes cores e tamanhos. Esses pedaços de cristal também são chamados de «o groisil».
Desmoldagem e acabamento da escultura
Uma vez arrefecido, o molde de gesso é delicadamente partido, revelando então a escultura em pasta de cristal. Ainda há operações de acabamento antes de controlar a qualidade do material e a distribuição de cores.
Acabamento e Assinatura
Após as operações de acabamento, ocorre o controle de qualidade e distribuição de cores. A peça está então pronta para receber o toque final: a assinatura Daum. O processo deve ser reiniciado para cada peça. Cada obra é única.
Peça final
Você pode admirar a excepcional mistura de cores, bem como os detalhes de esculturas finamente trabalhadas. Graças a este know-how único, a peça final Daum é notável.
Colaboração Artística
Da Escola de Nancy, da Art Nouveau às Artes Decorativas, de Majorelle a Dali, Arman e Hilton McConnico, Daum não perdeu nenhum encontro mágico de criação artística e know-how moderno, este casamento sempre renovado de arte e artesanato. Poucas marcas terão trabalhado com tantos artistas: em quase 140 anos, mais de 350 assinaturas excepcionais constituem um patrimônio incomparável, uma coleção única.
Fonte: Know-How Excepcional - Daum. Consultado pela última vez em 22 de novembro de 2022.
Crédito fotográfico: Logo Daum. Consultado pela última vez em 22 de novembro de 2022.