Gastão Worms (São Paulo, 20 de maio de 1905 — Rio de Janeiro, 1967) foi um pintor, escultor, desenhista, professor e caricaturista brasileiro. Suas obras contemplam a natureza-morta, paisagens, retratos e nus, que em sua grande maioria são representadas por tons mais quentes.
Biografia
Muito cedo, Gastão Worms toma lições de pintura e desenho com sua mãe, a pintora franco-brasileira Bertha Worms. Ainda criança, fez desenhos e caricaturas para as revistas Kosmos e O Pimpão.
Em 1922, recebeu menção honrosa com a tela Pobrezinha, na 28ª Exposição Geral de Belas Artes, no Rio de Janeiro, iniciando a carreira de pintor.
No ano seguinte, expõe com sua mãe em São Paulo. Produz caricaturas para o Diário da Noite, sob o pseudônimo de "Valverde". Em 1926, realiza sua primeira exposição individual, com 43 obras, sediada no Palácio dos Correios na capital paulista.
Em 1927, Gastão parte para a Europa, matriculando-se a seguir na Académie de la Grande Chaumière, em Paris. A partir de 1929, frequenta a Academia Julian, permanecendo na capital francesa até 1932, sob o auxílio do Pensionato Artístico do Estado de São Paulo.
De volta a São Paulo, colabora na decoração do baile carnavalesco da Sociedade Pró-Arte Moderna. Participa de diversas mostras coletivas, de várias edições do Salão Paulista de Belas Artes e leciona francês em escolas particulares da cidade.
Em 1941 foi um dos expositores do 1º Salão de Arte da Feira Nacional de Indústrias organizado pelo pintor Quirino da Silva e montado no recinto do Parque da Água Branca. Em 1943, transfere-se para o Rio de Janeiro. Participa da 1ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo, em 1951, e das duas primeiras edições do Salão Nacional de Arte Moderna, nos anos seguintes.
Comentário Crítico
A obra de Gastão Worms parece resistir a esforços de classificação mais decididos. Afastado de grupos, escolas e movimentos, o artista traça um percurso particular, equilibrando-se entre a tradição acadêmica - em que é formado, sobretudo devido ao ambiente familiar - e as conquistas da arte moderna, apreendidas no período europeu, assim como no ambiente artístico brasileiro dos anos 1930. O pintor não expôs com os artistas da Semana de Arte Moderna de 1922, embora sua obra mereça comentários favoráveis de críticos ligados ao modernismo, como Mário de Andrade (1893 - 1945) e Sérgio Milliet (1898 - 1966). Tampouco integra o Núcleo Bernardelli, embora participe de um de seus salões. De qualquer modo, nota-se uma afinidade de seus trabalhos com a pauta desse grupo e de outros atuantes no período (a Sociedade Pró-Arte Moderna - Spam, por exemplo), tributários das conquistas estéticas do modernismo, ainda que uma parte de seus integrantes se afine com o ideário do retorno à ordem. Sua obra fornece, assim, um acesso à heterogênea produção artística dos anos 1930 e 1940 no Brasil.
O cuidado com a composição, os traços amplos e a predileção pelas cores quentes (ainda que em alguns momentos volte-se para as pesquisas com o branco) se fazem presentes em naturezas-mortas (Peras, ca.1936), paisagens e retratos, gênero de sua preferência (Retrato de Sérgio Milliet, 1939, e Retrato de Carlos Scliar, 1940). Notória é a primazia da figura feminina em sua obra, perceptível em Moça na Sacada, s.d., Menina com Laço de Fita, déc.1930, Madalena, ca.1930, Moça Recostada, déc.1940, bem como no conjunto de nus que produz ao longo da vida. Na escultura, realiza bronzes e gessos de animais, além de uma Afrodite em tamanho natural, hoje no saguão do Condomínio Edifício Paissandu, em São Paulo.
Exposições
22/11/1922 - 23ª Exposição Geral de Belas Artes
1923 - 30ª Exposição Geral de Belas Artes
1926 - Individual de Gastão Worms
1926 - Individual de Gastão Worms
05/1928 - Salão de Belas Artes Muse Italiche
1929 - Salão de Outono
1932 - 10º Salon des Tuileries
1933 - Individual de Gastão Worms
10/01/1934 - Salão do Núcleo Bernadelli
25/01/1935 - 1º Salão Paulista de Belas Artes
25/01/1935 - 2º Salão Paulista de Belas Artes
14/12/1935 - 3º Salão Paulista de Belas Artes
1935 - Individual Gastão Worms
12/1936 - 4º Salão Paulista de Belas Artes
1937 - 5º Salão Paulista de Belas Artes
01/07/1942 - 7º Salão do Sindicato dos Artistas Plásticos
01/10/1944 - 50º Salão Nacional de Belas Artes
23/11/1944 - Exhibition of Modern Brazilian Paintings
28/12/1944 - Exhibition of Modern Brazilian Paintings
09/02/1945 - Exhibition of Modern Brazilian Paintings
17/03/1945 - Exhibition of Modern Brazilian Paintings
11/04/1945 - Exhibition of Modern Brazilian Paintings
29/05/1945 - Exhibition of Modern Brazilian Paintings
10/07/1945 - Exhibition of Modern Brazilian Paintings
1948 - Individual Gastão Worms
20/10/1951 - 1ª Bienal Internacional de São Paulo
1951 - Exposição de Naturezas Mortas
1952 - 1º Salão Nacional de Arte Moderna
2º Salão Nacional de Arte Moderna
19º Salão Paulista de Belas Artes
1959 - Exposição de Naturezas Mortas
12/1970 - Pinacoteca do Estado de São Paulo 1970
17/06/1976 - Os Salões: da Família Artística Paulista, de Maio e do Sindicato dos Artistas Plásticos de São Paulo
19/11/1984 - Tradição e Ruptura: síntese de arte e cultura brasileiras
1992 - O Olhar de Sérgio sobre a Arte Brasileira: desenhos e pinturas
1996 - Os Worms: Bertha e Gastão, pinturas e desenhos
24/04/2000 - Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento
13/01/2004 - Novas Aquisições: 1995 - 2003
23/10/2004 - Viva Cultura Viva do Povo Brasileiro
19/07/2007 - Individual de Gastão Worms
22/07/2014 - Ascendências/Descendências
Fontes
GASTÃO Worms. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: Itaú Cultural. Acesso em: 19 de novembro de 2021. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
Wikipédia, consultado pela última vez em 19 de novembro de 2021.
Gastão Worms (São Paulo, 20 de maio de 1905 — Rio de Janeiro, 1967) foi um pintor, escultor, desenhista, professor e caricaturista brasileiro. Suas obras contemplam a natureza-morta, paisagens, retratos e nus, que em sua grande maioria são representadas por tons mais quentes.
Biografia
Muito cedo, Gastão Worms toma lições de pintura e desenho com sua mãe, a pintora franco-brasileira Bertha Worms. Ainda criança, fez desenhos e caricaturas para as revistas Kosmos e O Pimpão.
Em 1922, recebeu menção honrosa com a tela Pobrezinha, na 28ª Exposição Geral de Belas Artes, no Rio de Janeiro, iniciando a carreira de pintor.
No ano seguinte, expõe com sua mãe em São Paulo. Produz caricaturas para o Diário da Noite, sob o pseudônimo de "Valverde". Em 1926, realiza sua primeira exposição individual, com 43 obras, sediada no Palácio dos Correios na capital paulista.
Em 1927, Gastão parte para a Europa, matriculando-se a seguir na Académie de la Grande Chaumière, em Paris. A partir de 1929, frequenta a Academia Julian, permanecendo na capital francesa até 1932, sob o auxílio do Pensionato Artístico do Estado de São Paulo.
De volta a São Paulo, colabora na decoração do baile carnavalesco da Sociedade Pró-Arte Moderna. Participa de diversas mostras coletivas, de várias edições do Salão Paulista de Belas Artes e leciona francês em escolas particulares da cidade.
Em 1941 foi um dos expositores do 1º Salão de Arte da Feira Nacional de Indústrias organizado pelo pintor Quirino da Silva e montado no recinto do Parque da Água Branca. Em 1943, transfere-se para o Rio de Janeiro. Participa da 1ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo, em 1951, e das duas primeiras edições do Salão Nacional de Arte Moderna, nos anos seguintes.
Comentário Crítico
A obra de Gastão Worms parece resistir a esforços de classificação mais decididos. Afastado de grupos, escolas e movimentos, o artista traça um percurso particular, equilibrando-se entre a tradição acadêmica - em que é formado, sobretudo devido ao ambiente familiar - e as conquistas da arte moderna, apreendidas no período europeu, assim como no ambiente artístico brasileiro dos anos 1930. O pintor não expôs com os artistas da Semana de Arte Moderna de 1922, embora sua obra mereça comentários favoráveis de críticos ligados ao modernismo, como Mário de Andrade (1893 - 1945) e Sérgio Milliet (1898 - 1966). Tampouco integra o Núcleo Bernardelli, embora participe de um de seus salões. De qualquer modo, nota-se uma afinidade de seus trabalhos com a pauta desse grupo e de outros atuantes no período (a Sociedade Pró-Arte Moderna - Spam, por exemplo), tributários das conquistas estéticas do modernismo, ainda que uma parte de seus integrantes se afine com o ideário do retorno à ordem. Sua obra fornece, assim, um acesso à heterogênea produção artística dos anos 1930 e 1940 no Brasil.
O cuidado com a composição, os traços amplos e a predileção pelas cores quentes (ainda que em alguns momentos volte-se para as pesquisas com o branco) se fazem presentes em naturezas-mortas (Peras, ca.1936), paisagens e retratos, gênero de sua preferência (Retrato de Sérgio Milliet, 1939, e Retrato de Carlos Scliar, 1940). Notória é a primazia da figura feminina em sua obra, perceptível em Moça na Sacada, s.d., Menina com Laço de Fita, déc.1930, Madalena, ca.1930, Moça Recostada, déc.1940, bem como no conjunto de nus que produz ao longo da vida. Na escultura, realiza bronzes e gessos de animais, além de uma Afrodite em tamanho natural, hoje no saguão do Condomínio Edifício Paissandu, em São Paulo.
Exposições
22/11/1922 - 23ª Exposição Geral de Belas Artes
1923 - 30ª Exposição Geral de Belas Artes
1926 - Individual de Gastão Worms
1926 - Individual de Gastão Worms
05/1928 - Salão de Belas Artes Muse Italiche
1929 - Salão de Outono
1932 - 10º Salon des Tuileries
1933 - Individual de Gastão Worms
10/01/1934 - Salão do Núcleo Bernadelli
25/01/1935 - 1º Salão Paulista de Belas Artes
25/01/1935 - 2º Salão Paulista de Belas Artes
14/12/1935 - 3º Salão Paulista de Belas Artes
1935 - Individual Gastão Worms
12/1936 - 4º Salão Paulista de Belas Artes
1937 - 5º Salão Paulista de Belas Artes
01/07/1942 - 7º Salão do Sindicato dos Artistas Plásticos
01/10/1944 - 50º Salão Nacional de Belas Artes
23/11/1944 - Exhibition of Modern Brazilian Paintings
28/12/1944 - Exhibition of Modern Brazilian Paintings
09/02/1945 - Exhibition of Modern Brazilian Paintings
17/03/1945 - Exhibition of Modern Brazilian Paintings
11/04/1945 - Exhibition of Modern Brazilian Paintings
29/05/1945 - Exhibition of Modern Brazilian Paintings
10/07/1945 - Exhibition of Modern Brazilian Paintings
1948 - Individual Gastão Worms
20/10/1951 - 1ª Bienal Internacional de São Paulo
1951 - Exposição de Naturezas Mortas
1952 - 1º Salão Nacional de Arte Moderna
2º Salão Nacional de Arte Moderna
19º Salão Paulista de Belas Artes
1959 - Exposição de Naturezas Mortas
12/1970 - Pinacoteca do Estado de São Paulo 1970
17/06/1976 - Os Salões: da Família Artística Paulista, de Maio e do Sindicato dos Artistas Plásticos de São Paulo
19/11/1984 - Tradição e Ruptura: síntese de arte e cultura brasileiras
1992 - O Olhar de Sérgio sobre a Arte Brasileira: desenhos e pinturas
1996 - Os Worms: Bertha e Gastão, pinturas e desenhos
24/04/2000 - Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento
13/01/2004 - Novas Aquisições: 1995 - 2003
23/10/2004 - Viva Cultura Viva do Povo Brasileiro
19/07/2007 - Individual de Gastão Worms
22/07/2014 - Ascendências/Descendências
Fontes
GASTÃO Worms. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: Itaú Cultural. Acesso em: 19 de novembro de 2021. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
Wikipédia, consultado pela última vez em 19 de novembro de 2021.
Gastão Worms (São Paulo, 20 de maio de 1905 — Rio de Janeiro, 1967) foi um pintor, escultor, desenhista, professor e caricaturista brasileiro. Suas obras contemplam a natureza-morta, paisagens, retratos e nus, que em sua grande maioria são representadas por tons mais quentes.
Biografia
Muito cedo, Gastão Worms toma lições de pintura e desenho com sua mãe, a pintora franco-brasileira Bertha Worms. Ainda criança, fez desenhos e caricaturas para as revistas Kosmos e O Pimpão.
Em 1922, recebeu menção honrosa com a tela Pobrezinha, na 28ª Exposição Geral de Belas Artes, no Rio de Janeiro, iniciando a carreira de pintor.
No ano seguinte, expõe com sua mãe em São Paulo. Produz caricaturas para o Diário da Noite, sob o pseudônimo de "Valverde". Em 1926, realiza sua primeira exposição individual, com 43 obras, sediada no Palácio dos Correios na capital paulista.
Em 1927, Gastão parte para a Europa, matriculando-se a seguir na Académie de la Grande Chaumière, em Paris. A partir de 1929, frequenta a Academia Julian, permanecendo na capital francesa até 1932, sob o auxílio do Pensionato Artístico do Estado de São Paulo.
De volta a São Paulo, colabora na decoração do baile carnavalesco da Sociedade Pró-Arte Moderna. Participa de diversas mostras coletivas, de várias edições do Salão Paulista de Belas Artes e leciona francês em escolas particulares da cidade.
Em 1941 foi um dos expositores do 1º Salão de Arte da Feira Nacional de Indústrias organizado pelo pintor Quirino da Silva e montado no recinto do Parque da Água Branca. Em 1943, transfere-se para o Rio de Janeiro. Participa da 1ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo, em 1951, e das duas primeiras edições do Salão Nacional de Arte Moderna, nos anos seguintes.
Comentário Crítico
A obra de Gastão Worms parece resistir a esforços de classificação mais decididos. Afastado de grupos, escolas e movimentos, o artista traça um percurso particular, equilibrando-se entre a tradição acadêmica - em que é formado, sobretudo devido ao ambiente familiar - e as conquistas da arte moderna, apreendidas no período europeu, assim como no ambiente artístico brasileiro dos anos 1930. O pintor não expôs com os artistas da Semana de Arte Moderna de 1922, embora sua obra mereça comentários favoráveis de críticos ligados ao modernismo, como Mário de Andrade (1893 - 1945) e Sérgio Milliet (1898 - 1966). Tampouco integra o Núcleo Bernardelli, embora participe de um de seus salões. De qualquer modo, nota-se uma afinidade de seus trabalhos com a pauta desse grupo e de outros atuantes no período (a Sociedade Pró-Arte Moderna - Spam, por exemplo), tributários das conquistas estéticas do modernismo, ainda que uma parte de seus integrantes se afine com o ideário do retorno à ordem. Sua obra fornece, assim, um acesso à heterogênea produção artística dos anos 1930 e 1940 no Brasil.
O cuidado com a composição, os traços amplos e a predileção pelas cores quentes (ainda que em alguns momentos volte-se para as pesquisas com o branco) se fazem presentes em naturezas-mortas (Peras, ca.1936), paisagens e retratos, gênero de sua preferência (Retrato de Sérgio Milliet, 1939, e Retrato de Carlos Scliar, 1940). Notória é a primazia da figura feminina em sua obra, perceptível em Moça na Sacada, s.d., Menina com Laço de Fita, déc.1930, Madalena, ca.1930, Moça Recostada, déc.1940, bem como no conjunto de nus que produz ao longo da vida. Na escultura, realiza bronzes e gessos de animais, além de uma Afrodite em tamanho natural, hoje no saguão do Condomínio Edifício Paissandu, em São Paulo.
Exposições
22/11/1922 - 23ª Exposição Geral de Belas Artes
1923 - 30ª Exposição Geral de Belas Artes
1926 - Individual de Gastão Worms
1926 - Individual de Gastão Worms
05/1928 - Salão de Belas Artes Muse Italiche
1929 - Salão de Outono
1932 - 10º Salon des Tuileries
1933 - Individual de Gastão Worms
10/01/1934 - Salão do Núcleo Bernadelli
25/01/1935 - 1º Salão Paulista de Belas Artes
25/01/1935 - 2º Salão Paulista de Belas Artes
14/12/1935 - 3º Salão Paulista de Belas Artes
1935 - Individual Gastão Worms
12/1936 - 4º Salão Paulista de Belas Artes
1937 - 5º Salão Paulista de Belas Artes
01/07/1942 - 7º Salão do Sindicato dos Artistas Plásticos
01/10/1944 - 50º Salão Nacional de Belas Artes
23/11/1944 - Exhibition of Modern Brazilian Paintings
28/12/1944 - Exhibition of Modern Brazilian Paintings
09/02/1945 - Exhibition of Modern Brazilian Paintings
17/03/1945 - Exhibition of Modern Brazilian Paintings
11/04/1945 - Exhibition of Modern Brazilian Paintings
29/05/1945 - Exhibition of Modern Brazilian Paintings
10/07/1945 - Exhibition of Modern Brazilian Paintings
1948 - Individual Gastão Worms
20/10/1951 - 1ª Bienal Internacional de São Paulo
1951 - Exposição de Naturezas Mortas
1952 - 1º Salão Nacional de Arte Moderna
2º Salão Nacional de Arte Moderna
19º Salão Paulista de Belas Artes
1959 - Exposição de Naturezas Mortas
12/1970 - Pinacoteca do Estado de São Paulo 1970
17/06/1976 - Os Salões: da Família Artística Paulista, de Maio e do Sindicato dos Artistas Plásticos de São Paulo
19/11/1984 - Tradição e Ruptura: síntese de arte e cultura brasileiras
1992 - O Olhar de Sérgio sobre a Arte Brasileira: desenhos e pinturas
1996 - Os Worms: Bertha e Gastão, pinturas e desenhos
24/04/2000 - Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento
13/01/2004 - Novas Aquisições: 1995 - 2003
23/10/2004 - Viva Cultura Viva do Povo Brasileiro
19/07/2007 - Individual de Gastão Worms
22/07/2014 - Ascendências/Descendências
Fontes
GASTÃO Worms. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: Itaú Cultural. Acesso em: 19 de novembro de 2021. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
Wikipédia, consultado pela última vez em 19 de novembro de 2021.
Gastão Worms (São Paulo, 20 de maio de 1905 — Rio de Janeiro, 1967) foi um pintor, escultor, desenhista, professor e caricaturista brasileiro. Suas obras contemplam a natureza-morta, paisagens, retratos e nus, que em sua grande maioria são representadas por tons mais quentes.
Biografia
Muito cedo, Gastão Worms toma lições de pintura e desenho com sua mãe, a pintora franco-brasileira Bertha Worms. Ainda criança, fez desenhos e caricaturas para as revistas Kosmos e O Pimpão.
Em 1922, recebeu menção honrosa com a tela Pobrezinha, na 28ª Exposição Geral de Belas Artes, no Rio de Janeiro, iniciando a carreira de pintor.
No ano seguinte, expõe com sua mãe em São Paulo. Produz caricaturas para o Diário da Noite, sob o pseudônimo de "Valverde". Em 1926, realiza sua primeira exposição individual, com 43 obras, sediada no Palácio dos Correios na capital paulista.
Em 1927, Gastão parte para a Europa, matriculando-se a seguir na Académie de la Grande Chaumière, em Paris. A partir de 1929, frequenta a Academia Julian, permanecendo na capital francesa até 1932, sob o auxílio do Pensionato Artístico do Estado de São Paulo.
De volta a São Paulo, colabora na decoração do baile carnavalesco da Sociedade Pró-Arte Moderna. Participa de diversas mostras coletivas, de várias edições do Salão Paulista de Belas Artes e leciona francês em escolas particulares da cidade.
Em 1941 foi um dos expositores do 1º Salão de Arte da Feira Nacional de Indústrias organizado pelo pintor Quirino da Silva e montado no recinto do Parque da Água Branca. Em 1943, transfere-se para o Rio de Janeiro. Participa da 1ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo, em 1951, e das duas primeiras edições do Salão Nacional de Arte Moderna, nos anos seguintes.
Comentário Crítico
A obra de Gastão Worms parece resistir a esforços de classificação mais decididos. Afastado de grupos, escolas e movimentos, o artista traça um percurso particular, equilibrando-se entre a tradição acadêmica - em que é formado, sobretudo devido ao ambiente familiar - e as conquistas da arte moderna, apreendidas no período europeu, assim como no ambiente artístico brasileiro dos anos 1930. O pintor não expôs com os artistas da Semana de Arte Moderna de 1922, embora sua obra mereça comentários favoráveis de críticos ligados ao modernismo, como Mário de Andrade (1893 - 1945) e Sérgio Milliet (1898 - 1966). Tampouco integra o Núcleo Bernardelli, embora participe de um de seus salões. De qualquer modo, nota-se uma afinidade de seus trabalhos com a pauta desse grupo e de outros atuantes no período (a Sociedade Pró-Arte Moderna - Spam, por exemplo), tributários das conquistas estéticas do modernismo, ainda que uma parte de seus integrantes se afine com o ideário do retorno à ordem. Sua obra fornece, assim, um acesso à heterogênea produção artística dos anos 1930 e 1940 no Brasil.
O cuidado com a composição, os traços amplos e a predileção pelas cores quentes (ainda que em alguns momentos volte-se para as pesquisas com o branco) se fazem presentes em naturezas-mortas (Peras, ca.1936), paisagens e retratos, gênero de sua preferência (Retrato de Sérgio Milliet, 1939, e Retrato de Carlos Scliar, 1940). Notória é a primazia da figura feminina em sua obra, perceptível em Moça na Sacada, s.d., Menina com Laço de Fita, déc.1930, Madalena, ca.1930, Moça Recostada, déc.1940, bem como no conjunto de nus que produz ao longo da vida. Na escultura, realiza bronzes e gessos de animais, além de uma Afrodite em tamanho natural, hoje no saguão do Condomínio Edifício Paissandu, em São Paulo.
Exposições
22/11/1922 - 23ª Exposição Geral de Belas Artes
1923 - 30ª Exposição Geral de Belas Artes
1926 - Individual de Gastão Worms
1926 - Individual de Gastão Worms
05/1928 - Salão de Belas Artes Muse Italiche
1929 - Salão de Outono
1932 - 10º Salon des Tuileries
1933 - Individual de Gastão Worms
10/01/1934 - Salão do Núcleo Bernadelli
25/01/1935 - 1º Salão Paulista de Belas Artes
25/01/1935 - 2º Salão Paulista de Belas Artes
14/12/1935 - 3º Salão Paulista de Belas Artes
1935 - Individual Gastão Worms
12/1936 - 4º Salão Paulista de Belas Artes
1937 - 5º Salão Paulista de Belas Artes
01/07/1942 - 7º Salão do Sindicato dos Artistas Plásticos
01/10/1944 - 50º Salão Nacional de Belas Artes
23/11/1944 - Exhibition of Modern Brazilian Paintings
28/12/1944 - Exhibition of Modern Brazilian Paintings
09/02/1945 - Exhibition of Modern Brazilian Paintings
17/03/1945 - Exhibition of Modern Brazilian Paintings
11/04/1945 - Exhibition of Modern Brazilian Paintings
29/05/1945 - Exhibition of Modern Brazilian Paintings
10/07/1945 - Exhibition of Modern Brazilian Paintings
1948 - Individual Gastão Worms
20/10/1951 - 1ª Bienal Internacional de São Paulo
1951 - Exposição de Naturezas Mortas
1952 - 1º Salão Nacional de Arte Moderna
2º Salão Nacional de Arte Moderna
19º Salão Paulista de Belas Artes
1959 - Exposição de Naturezas Mortas
12/1970 - Pinacoteca do Estado de São Paulo 1970
17/06/1976 - Os Salões: da Família Artística Paulista, de Maio e do Sindicato dos Artistas Plásticos de São Paulo
19/11/1984 - Tradição e Ruptura: síntese de arte e cultura brasileiras
1992 - O Olhar de Sérgio sobre a Arte Brasileira: desenhos e pinturas
1996 - Os Worms: Bertha e Gastão, pinturas e desenhos
24/04/2000 - Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento
13/01/2004 - Novas Aquisições: 1995 - 2003
23/10/2004 - Viva Cultura Viva do Povo Brasileiro
19/07/2007 - Individual de Gastão Worms
22/07/2014 - Ascendências/Descendências
Fontes
GASTÃO Worms. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: Itaú Cultural. Acesso em: 19 de novembro de 2021. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
Wikipédia, consultado pela última vez em 19 de novembro de 2021.