A Mdina Glass (Malta, 1968) são fabricantes de vidro pioneiros em Malta, fundada pelo britânico Michael Harris. São mais de 40 anos de inovação contínua e uma bela variedade de produtos. Seus produtos possuem desgin oníricos e artesanais com grande variedade, abrangendo desde castiçais, relógios e porta-retratos até pratos decorativos, tigelas, azulejos e luminárias suspensas. A Mdina Glass produziu vidro de forma artesanal, muitas vezes em cores inspiradas no mar, areia, terra e céu, que se mostrou muito popular entre os turistas em Malta. A empresa ainda está ativa hoje, e agora é administrada por Joseph Said, que era o aprendiz mais habilidoso de Michael.
Biografia - Wikipédia
A Mdina Glass é uma fabricante de artigos de vidro, com sede em Malta. Foi fundada em 1968 por Michael Harris, professor de design de vidro industrial no Royal College of Art.
Atraídos por vários incentivos governamentais oferecidos pela recém-independente Malta, Eric Dobson e Michael Harris (colegas do Royal College of Art) se aventuraram na ilha mediterrânea do Reino Unido com o objetivo de abrir o primeiro fabricante de vidro de Malta.
A empresa, Maltese Glass Industries (que logo mudou para Mdina Glass), tornou-se uma empresa de fabricação de vidro ativa em 1968. A Mdina Glass foi um sucesso instantâneo e logo a empresa começou a contratar estagiários locais para aprender o ofício. Um desses estagiários foi Joseph Said, que rapidamente impressionou Harris e Dobson com suas habilidades naturais na fabricação de vidro.
Em 1971, dois maestros italianos, a equipe de pai e filho de Vincente e Ettore Boffo se juntaram à Mdina Glass para introduzir as técnicas italianas de fabricação de vidro. Após a independência do Reino Unido em 1964, o governo maltêsofereceu incentivos para trabalhadores qualificados e empresários de fora da ilha, a fim de construir os setores industrial e comercial da economia. Isso incluiu uma isenção fiscal de 10 anos.
Por motivos pessoais, Harris deixou a Mdina Glass em 1973, deixando Eric Dobson sozinho no comando e, em 1975, o promissor estagiário Joseph Said subiu na hierarquia para se tornar o Gerente de Produção da empresa, atuando como catalisador de uma série de mudanças, revolucionando a forma como a empresa operava e o que produzia.
No final de 1967, Harris e Eric Dobson, outro conferencista da RCA, importaram equipamentos de fabricação de vidro para Malta e fundaram a Maltese Glass Industries.
Em 1985, Eric Dobson optou por abrir mão do controle da Mdina Glass e retornar ao Reino Unido. A empresa não estava indo tão bem quanto nos anos anteriores. Joseph Said assumiu e, sob seu controle, a empresa passou por algumas mudanças rápidas para remediar a situação comercial em tempos desafiadores.
A influência de Said ficou evidente em 1987, quando Mdina Glass ganhou o Prêmio Internacional de Tradição e Prestígio em Bruxelas. Dois anos depois, Mdina Glass apresentou uma escultura de vidro ao primeiro-ministro maltês para comemorar a cúpula Bush-Gorbechev Malta.
Em 1992, a empresa ganhou o Prêmio Malta Achievement in Industry. Outras mudanças significativas nas técnicas de fabricação de vidro, processos de produção e gama de produtos marcaram a década de 1990. As matérias-primas básicas foram trocadas por outras de qualidade muito superior.
Em 1990, a Mdina Glass introduziu técnicas de trabalho com lâmpadas em Malta e, em 1995, seus artesãos também estavam aprimorando suas habilidades na aplicação das técnicas de fusão recém-introduzidas a toda uma nova gama de produtos.
Harris treinou vários cidadãos malteses como fabricantes de vidro, empregando cerca de 15 pessoas quando a empresa se estabeleceu. Seu primeiro aprendiz, Joseph Said, assumiu a Mdina Glass (como ficou conhecida) depois que Harris saiu em 1973.
Os filhos de Joseph Said, Olivia, Nevise, Pamela e Alan, agora fazem parte integrante da empresa, que emprega cerca de 50 pessoas, entre fabricantes de vidro, vendedores nos vários pontos de venda e administração. Olivia Said agora ocupa o cargo de Gerente de Produção e Design de Produto e mostrou sua paixão pelo ofício expandindo ainda mais a gama da empresa.
Em 2012, a Mdina Glass foi convidada a participar de uma exposição na Harrods, em Londres, intitulada 'This Is Malta'. A Mdina Glass também ganhou o National Artisan Award por dois anos consecutivos.
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 5 de agosto de 2022.
---
Quem foi Michael Harris?
Michael Harris (1933-1994), foi um vidraceiro inglês.
Com sua esposa Elizabeth, ele montou a Mdina Glass na ilha de Malta em 1968. Eles deixaram Malta em 1972 e fundaram seu Isle of Wight Studio. Em 1989, eles fundaram a Gozo Glass em Gozo , uma ilha perto de Malta, uma empresa ainda em operação.
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 5 de agosto de 2022.
—
Nossa história – Mdina Glass
Os fornos da Mdina Glass foram acionados pela primeira vez em 1968, com a produção começando em junho daquele ano. Dois britânicos, Eric Dobson e Michael Harris, mudaram-se para Malta para realizar o sonho de estabelecer uma empresa de fabricação de vidro e, ao fazê-lo, formaram o primeiro produtor de vidro artesanal nas ilhas.
A oficina, instalada até hoje em um antigo hangar da RAF, logo se tornou um destino popular para os visitantes que desejam ver o artesanato na prática… e continua assim até agora com ônibus lotados e ônibus de turismo abertos parando regularmente ao longo do ano.
Harris logo se juntou no chão da oficina por fabricantes de vidro experientes, como pai e filho, Vicente e Ettore Boffo, bem como estagiários locais. Um desses estagiários para ingressar alguns meses após o início da Mdina Glass foi Joseph Said, que progrediu rapidamente, tornando-se o primeiro gerente de produção maltês da empresa em 1975.
Embora Harris tenha deixado Malta em 1972, para iniciar seu próprio estúdio, Dobson permaneceu no comando até 1985. Durante o mandato de Dobson, o pessoal de fabricação de vidro e a gama de produtos cresceram e as instalações de produção aumentaram para atender às demandas de produção. Com um mercado interno pequeno, o desenvolvimento do setor de turismo - e as exportações comerciais - foram cruciais para o sucesso da Mdina Glass.
Quando Dobson finalmente decidiu abrir mão do controle da empresa, Joseph Said assumiu a propriedade e revigorou a Mdina Glass. Ele introduziu novas técnicas para expandir o portfólio e investiu em melhores instalações de produção e área de varejo, bem como materiais para fabricação de vidro bruto.
A partir do final dos anos 90, a Mdina Glass tornou-se um verdadeiro negócio de família, pois os quatro filhos de Said (Nevise, Olivia, Pamela e Alan) se juntaram em vários papéis.
O início do novo milênio viu uma mudança dramática na direção da empresa de fabricação de vidro, à medida que o desenvolvimento de produtos se expandiu para atrair o mercado de decoração local e internacional, enquanto ainda atraente para o setor de turismo. Esse movimento inspiraria a expansão dos artigos de vidro para incluir muitos itens funcionais, incluindo acessórios de mesa e cozinha, iluminação, castiçais perfumados e lanternas.
A Mdina Glass também começou a abrir seus próprios pontos de venda a partir do início dos anos 2000 em locais privilegiados, populares entre os compradores e turistas malteses.
Vários convidados ilustres foram recebidos nas instalações de fabricação de vidro, incluindo a princesa Anne, Jimmy Carter, proeminentes políticos malteses e primeiros-ministros e a duquesa da Cornualha.
A história da Mdina Glass é abordada no livro 'Legacy'.
Fonte: Mdina Glass, "Nossa história". Consultado pela última vez em 5 de agosto de 2022.
---
Uma tradição familiar
A Mdina Glass é uma empresa familiar construída em torno do conceito de que todos os seus colaboradores têm um importante contributo a dar para o sucesso da empresa.
Joseph Said ingressou na empresa logo após sua criação em 1968 como um dos primeiros fabricantes de vidro estagiários locais. Said ficou imediatamente encantado com o ofício da fabricação de vidro e progrediu rapidamente. Said logo se tornou muito influente em termos de design dos produtos da Mdina Glass, assumindo o papel de Gerente de Produção em 1975 (tornando-se o primeiro gerente de produção maltês da empresa).
Said assumiu a propriedade da Mdina Glass em 1985, quando Eric Dobson, cofundador e proprietário, decidiu vender a empresa e retornar ao Reino Unido. Essa mudança viu um grande ponto de virada nas fortunas da Mdina Glass. Nos anos seguintes, Said investiu pesadamente no espaço de varejo, instalações de fabricação de vidro, fabricantes de vidro e matérias-primas. ele também introduziu novas linhas de produtos para atualizar o portfólio de vidraria da empresa para atrair os novos gostos dos consumidores.
Ao longo dos anos, Joseph transmitiu seu entusiasmo tanto pela empresa quanto pelos aspectos artísticos do negócio para suas filhas Nevise, Olivia e Pamela, bem como para seu filho Alan.
Nevise, a filha mais velha de Joseph, ingressou na empresa em 1995 depois de estudar Contabilidade e Negócios. A Nevise agora gerencia vendas, pedidos corporativos e exportações comerciais.
Pamela estudou Gestão de Negócios e Varejo e ingressou na Nevise na Mdina Glass em 1998. As responsabilidades de Pamela incluem a gestão das lojas e funcionários da Mdina Glass, bem como a gestão das lojas Ta' Qali.
Embora Olivia tenha se juntado formalmente à empresa em 2000, ela começou a se interessar pela fabricação de vidro aos sete anos de idade. Olivia estudou Administração e Economia na Universidade, graduando-se em 2000. Ela agora supervisiona a produção e o design de produtos e tem sido fundamental para a expansão de produtos inovadores desde a virada do milênio.
O filho de Joseph Said, Alan, foi o último de seus filhos a ingressar na empresa. Desde 2006, Alan trabalha na produção através de sopro de vidro, fusão e gravura. Ele agora administra a movimentada loja de Mdina.
A equipe de gestão da empresa é ainda complementada por Fiona Azzopardi, secretária da empresa, e Mark Warner, gerente de marketing.
O quadro de funcionários da empresa inclui os assistentes de loja que cuidam de todos os pontos de venda da Mdina Glass, bem como o pessoal da loja e o motorista de entrega que garantem que os pedidos on-line sejam entregues ou enviados prontamente e que os pontos de venda da própria empresa estejam bem abastecidos com produtos da Mdina Glass.
Fonte: Mdina Glass, "Uma tradição familiar". Consultado pela última vez em 5 de agosto de 2022.
---
O que nós fazemos – Mdina Glass
A Mdina Glass foi criada em 1968 como a primeira empresa de fabricação de vidro de Malta usando uma mistura de técnicas tradicionais de sopro de vidro e aquelas dos florescentes movimentos de vidro de estúdio do início a meados dos anos 60.
Durante décadas, a Mdina Glass foi conhecida principalmente por produzir pequenos vasos, tigelas e pesos de papel que atraíam os turistas que visitavam as ilhas e os clientes comerciais de exportação.
Foi no início dos anos 2000 que a identidade moderna da Mdina Glass tomou forma sob a orientação da família Said. Essa mudança para o mercado de decoração para casa fez com que a equipe de produção embarcasse em longos períodos de desenvolvimento à medida que novos materiais e técnicas eram empregados. Os resultados levaram à invenção contínua. Vasos e tigelas maiores, mais coloridos e expressivos logo deram origem a troféus sob medida, produtos de iluminação, lanternas, utensílios de mesa e cozinha, dispensadores de sabonete, castiçais perfumados, esculturas, instalações, projetos de design personalizados e muito mais.
Desde que Joseph Said assumiu a direção da Mdina Glass em 1985, a empresa adicionou técnicas de lampwork e fusão às suas técnicas de produção e as complementou com gravura em vidro. Essas técnicas nunca estiveram disponíveis em Malta antes de serem introduzidas na Mdina Glass e permitiram uma maior variedade de produtos para o portfólio, desde figurinhas e objetos intrincados até pratos, pratos, relógios, placas comemorativas e nomes de casas. Lampwork e fusão também são métodos ideais para a produção de pedidos únicos ou personalizados em pequenas quantidades.
Fonte: Mdina Glass, "O que nós fazemos". Consultado pela última vez em 5 de agosto de 2022.
---
Vidro Mdina – A Enciclopédia de Vidro
O vidro Mdina vem de Malta no Mediterrâneo. É facilmente reconhecido tanto pelas suas cores distintas como pela assinatura Mdina e etiquetas em papel. O vaso da esquerda é achatado de um lado e do outro lado sobe para uma nervura lisa que vai de cima para baixo do vaso, quase como uma lombada. Possui a assinatura Mdina em script na base, como tantos outros itens Mdina.
O pequeno cavalo marinho é muito típico de Mdina, e deve ter sido feito aos milhares. A parte superior é de vidro transparente e a base do peso de papel é de cor turquesa com listras douradas e marrons. A coloração é semelhante às cores encontradas em cenas marinhas e é muito típica da vidraria de Mdina. A empresa fez vários projetos de vasos e garrafas mais comumente em dois esquemas de cores, turquesa com listras âmbar e vidro marrom com listras verdes e amarelas.
A empresa foi criada por Michael Harris e Eric Dobson em 1967/8. Michael Harris nasceu em 1933 em Derbyshire e iniciou a sua formação na Leeds College of Art, depois Luton College of Art, Stourbridge College of Technology and Art, e no Royal College of Art em Londres, onde se especializou em Industrial Glass Design. Depois de dois anos no exército (serviço nacional), Michael se casou com Elizabeth, retornou ao Royal College of Art e se formou com honras de primeira classe. Ele foi convidado a voltar ao Royal College como Tutor em Vidro Industrial e enquanto lá trabalhou com algumas pessoas maravilhosas, incluindo Ronald Stennett-Willson (Kings Lynn e Wedgwood Glass), Bill Heaton (Whitefriars), Geoffrey Baxter (Whitefriars) e Sam Herman (pioneiro do vidro de estúdio dos Estados Unidos). Michael tornou-se o pioneiro do movimento de vidro de estúdio no Reino Unido e, juntamente com Eric Dobson, montou o pequeno estúdio de vidro de arte Mdina em 1967 na Ilha de Malta, no Mediterrâneo. Isso foi parcialmente financiado e muito encorajado pelo governo maltês, no entendimento de que Michael e Eric treinariam a população local nas habilidades de trabalhar com vidro quente.
A Mdina Glass foi um grande sucesso por muitos anos e deu origem a uma significativa indústria de artesanato em vidro na Ilha de Malta. O excelente pequeno livro de Mark Hill "Michael Harris: Mdina Glass & Isle of Wight Studio Glass" dá mais detalhes da carreira de Michael e do belo vidro que ele projetou.
Eventualmente, o governo mudou, as atitudes em Malta mudaram e Michael deixou Malta em 1972 com sua família. Eles estabeleceram a Ilha de Wight Glass no Reino Unido. Eric Dobson continuou até o início dos anos 1980 trabalhando com os artistas de vidro locais que ele e Michael haviam treinado. Eventualmente, a Mdina Glass foi adquirida por Joseph Said, um vidraceiro maltês que havia treinado em Mdina. Houve várias outras fábricas de vidro operando em Malta, todas produzindo vidro que carrega as marcas registradas dos designs de Michael Harris. A Gozo Glass, da Ilha de Gozo, foi fundada por Michael Harris em 1989; A Phoenician Glass foi fundada em Malta por Leonard Mulligan, que mais tarde foi sócio da Gozo Glass; O vidro Mtarfa e o vidro Valletta são duas outras vidrarias maltesas. Todas as vidrarias maltesas identificaram seus vidros com rótulos ou assinaturas gravadas.
Fonte: Enciclopédia do Vidro, "Mdina Glass". Consultado pela última vez em 5 de agosto de 2022.
Crédito fotográfico: Logo Mdina Glass. Consultado pela última vez em 5 de agosto de 2022.
A Mdina Glass (Malta, 1968) são fabricantes de vidro pioneiros em Malta, fundada pelo britânico Michael Harris. São mais de 40 anos de inovação contínua e uma bela variedade de produtos. Seus produtos possuem desgin oníricos e artesanais com grande variedade, abrangendo desde castiçais, relógios e porta-retratos até pratos decorativos, tigelas, azulejos e luminárias suspensas. A Mdina Glass produziu vidro de forma artesanal, muitas vezes em cores inspiradas no mar, areia, terra e céu, que se mostrou muito popular entre os turistas em Malta. A empresa ainda está ativa hoje, e agora é administrada por Joseph Said, que era o aprendiz mais habilidoso de Michael.
Biografia - Wikipédia
A Mdina Glass é uma fabricante de artigos de vidro, com sede em Malta. Foi fundada em 1968 por Michael Harris, professor de design de vidro industrial no Royal College of Art.
Atraídos por vários incentivos governamentais oferecidos pela recém-independente Malta, Eric Dobson e Michael Harris (colegas do Royal College of Art) se aventuraram na ilha mediterrânea do Reino Unido com o objetivo de abrir o primeiro fabricante de vidro de Malta.
A empresa, Maltese Glass Industries (que logo mudou para Mdina Glass), tornou-se uma empresa de fabricação de vidro ativa em 1968. A Mdina Glass foi um sucesso instantâneo e logo a empresa começou a contratar estagiários locais para aprender o ofício. Um desses estagiários foi Joseph Said, que rapidamente impressionou Harris e Dobson com suas habilidades naturais na fabricação de vidro.
Em 1971, dois maestros italianos, a equipe de pai e filho de Vincente e Ettore Boffo se juntaram à Mdina Glass para introduzir as técnicas italianas de fabricação de vidro. Após a independência do Reino Unido em 1964, o governo maltêsofereceu incentivos para trabalhadores qualificados e empresários de fora da ilha, a fim de construir os setores industrial e comercial da economia. Isso incluiu uma isenção fiscal de 10 anos.
Por motivos pessoais, Harris deixou a Mdina Glass em 1973, deixando Eric Dobson sozinho no comando e, em 1975, o promissor estagiário Joseph Said subiu na hierarquia para se tornar o Gerente de Produção da empresa, atuando como catalisador de uma série de mudanças, revolucionando a forma como a empresa operava e o que produzia.
No final de 1967, Harris e Eric Dobson, outro conferencista da RCA, importaram equipamentos de fabricação de vidro para Malta e fundaram a Maltese Glass Industries.
Em 1985, Eric Dobson optou por abrir mão do controle da Mdina Glass e retornar ao Reino Unido. A empresa não estava indo tão bem quanto nos anos anteriores. Joseph Said assumiu e, sob seu controle, a empresa passou por algumas mudanças rápidas para remediar a situação comercial em tempos desafiadores.
A influência de Said ficou evidente em 1987, quando Mdina Glass ganhou o Prêmio Internacional de Tradição e Prestígio em Bruxelas. Dois anos depois, Mdina Glass apresentou uma escultura de vidro ao primeiro-ministro maltês para comemorar a cúpula Bush-Gorbechev Malta.
Em 1992, a empresa ganhou o Prêmio Malta Achievement in Industry. Outras mudanças significativas nas técnicas de fabricação de vidro, processos de produção e gama de produtos marcaram a década de 1990. As matérias-primas básicas foram trocadas por outras de qualidade muito superior.
Em 1990, a Mdina Glass introduziu técnicas de trabalho com lâmpadas em Malta e, em 1995, seus artesãos também estavam aprimorando suas habilidades na aplicação das técnicas de fusão recém-introduzidas a toda uma nova gama de produtos.
Harris treinou vários cidadãos malteses como fabricantes de vidro, empregando cerca de 15 pessoas quando a empresa se estabeleceu. Seu primeiro aprendiz, Joseph Said, assumiu a Mdina Glass (como ficou conhecida) depois que Harris saiu em 1973.
Os filhos de Joseph Said, Olivia, Nevise, Pamela e Alan, agora fazem parte integrante da empresa, que emprega cerca de 50 pessoas, entre fabricantes de vidro, vendedores nos vários pontos de venda e administração. Olivia Said agora ocupa o cargo de Gerente de Produção e Design de Produto e mostrou sua paixão pelo ofício expandindo ainda mais a gama da empresa.
Em 2012, a Mdina Glass foi convidada a participar de uma exposição na Harrods, em Londres, intitulada 'This Is Malta'. A Mdina Glass também ganhou o National Artisan Award por dois anos consecutivos.
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 5 de agosto de 2022.
---
Quem foi Michael Harris?
Michael Harris (1933-1994), foi um vidraceiro inglês.
Com sua esposa Elizabeth, ele montou a Mdina Glass na ilha de Malta em 1968. Eles deixaram Malta em 1972 e fundaram seu Isle of Wight Studio. Em 1989, eles fundaram a Gozo Glass em Gozo , uma ilha perto de Malta, uma empresa ainda em operação.
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 5 de agosto de 2022.
—
Nossa história – Mdina Glass
Os fornos da Mdina Glass foram acionados pela primeira vez em 1968, com a produção começando em junho daquele ano. Dois britânicos, Eric Dobson e Michael Harris, mudaram-se para Malta para realizar o sonho de estabelecer uma empresa de fabricação de vidro e, ao fazê-lo, formaram o primeiro produtor de vidro artesanal nas ilhas.
A oficina, instalada até hoje em um antigo hangar da RAF, logo se tornou um destino popular para os visitantes que desejam ver o artesanato na prática… e continua assim até agora com ônibus lotados e ônibus de turismo abertos parando regularmente ao longo do ano.
Harris logo se juntou no chão da oficina por fabricantes de vidro experientes, como pai e filho, Vicente e Ettore Boffo, bem como estagiários locais. Um desses estagiários para ingressar alguns meses após o início da Mdina Glass foi Joseph Said, que progrediu rapidamente, tornando-se o primeiro gerente de produção maltês da empresa em 1975.
Embora Harris tenha deixado Malta em 1972, para iniciar seu próprio estúdio, Dobson permaneceu no comando até 1985. Durante o mandato de Dobson, o pessoal de fabricação de vidro e a gama de produtos cresceram e as instalações de produção aumentaram para atender às demandas de produção. Com um mercado interno pequeno, o desenvolvimento do setor de turismo - e as exportações comerciais - foram cruciais para o sucesso da Mdina Glass.
Quando Dobson finalmente decidiu abrir mão do controle da empresa, Joseph Said assumiu a propriedade e revigorou a Mdina Glass. Ele introduziu novas técnicas para expandir o portfólio e investiu em melhores instalações de produção e área de varejo, bem como materiais para fabricação de vidro bruto.
A partir do final dos anos 90, a Mdina Glass tornou-se um verdadeiro negócio de família, pois os quatro filhos de Said (Nevise, Olivia, Pamela e Alan) se juntaram em vários papéis.
O início do novo milênio viu uma mudança dramática na direção da empresa de fabricação de vidro, à medida que o desenvolvimento de produtos se expandiu para atrair o mercado de decoração local e internacional, enquanto ainda atraente para o setor de turismo. Esse movimento inspiraria a expansão dos artigos de vidro para incluir muitos itens funcionais, incluindo acessórios de mesa e cozinha, iluminação, castiçais perfumados e lanternas.
A Mdina Glass também começou a abrir seus próprios pontos de venda a partir do início dos anos 2000 em locais privilegiados, populares entre os compradores e turistas malteses.
Vários convidados ilustres foram recebidos nas instalações de fabricação de vidro, incluindo a princesa Anne, Jimmy Carter, proeminentes políticos malteses e primeiros-ministros e a duquesa da Cornualha.
A história da Mdina Glass é abordada no livro 'Legacy'.
Fonte: Mdina Glass, "Nossa história". Consultado pela última vez em 5 de agosto de 2022.
---
Uma tradição familiar
A Mdina Glass é uma empresa familiar construída em torno do conceito de que todos os seus colaboradores têm um importante contributo a dar para o sucesso da empresa.
Joseph Said ingressou na empresa logo após sua criação em 1968 como um dos primeiros fabricantes de vidro estagiários locais. Said ficou imediatamente encantado com o ofício da fabricação de vidro e progrediu rapidamente. Said logo se tornou muito influente em termos de design dos produtos da Mdina Glass, assumindo o papel de Gerente de Produção em 1975 (tornando-se o primeiro gerente de produção maltês da empresa).
Said assumiu a propriedade da Mdina Glass em 1985, quando Eric Dobson, cofundador e proprietário, decidiu vender a empresa e retornar ao Reino Unido. Essa mudança viu um grande ponto de virada nas fortunas da Mdina Glass. Nos anos seguintes, Said investiu pesadamente no espaço de varejo, instalações de fabricação de vidro, fabricantes de vidro e matérias-primas. ele também introduziu novas linhas de produtos para atualizar o portfólio de vidraria da empresa para atrair os novos gostos dos consumidores.
Ao longo dos anos, Joseph transmitiu seu entusiasmo tanto pela empresa quanto pelos aspectos artísticos do negócio para suas filhas Nevise, Olivia e Pamela, bem como para seu filho Alan.
Nevise, a filha mais velha de Joseph, ingressou na empresa em 1995 depois de estudar Contabilidade e Negócios. A Nevise agora gerencia vendas, pedidos corporativos e exportações comerciais.
Pamela estudou Gestão de Negócios e Varejo e ingressou na Nevise na Mdina Glass em 1998. As responsabilidades de Pamela incluem a gestão das lojas e funcionários da Mdina Glass, bem como a gestão das lojas Ta' Qali.
Embora Olivia tenha se juntado formalmente à empresa em 2000, ela começou a se interessar pela fabricação de vidro aos sete anos de idade. Olivia estudou Administração e Economia na Universidade, graduando-se em 2000. Ela agora supervisiona a produção e o design de produtos e tem sido fundamental para a expansão de produtos inovadores desde a virada do milênio.
O filho de Joseph Said, Alan, foi o último de seus filhos a ingressar na empresa. Desde 2006, Alan trabalha na produção através de sopro de vidro, fusão e gravura. Ele agora administra a movimentada loja de Mdina.
A equipe de gestão da empresa é ainda complementada por Fiona Azzopardi, secretária da empresa, e Mark Warner, gerente de marketing.
O quadro de funcionários da empresa inclui os assistentes de loja que cuidam de todos os pontos de venda da Mdina Glass, bem como o pessoal da loja e o motorista de entrega que garantem que os pedidos on-line sejam entregues ou enviados prontamente e que os pontos de venda da própria empresa estejam bem abastecidos com produtos da Mdina Glass.
Fonte: Mdina Glass, "Uma tradição familiar". Consultado pela última vez em 5 de agosto de 2022.
---
O que nós fazemos – Mdina Glass
A Mdina Glass foi criada em 1968 como a primeira empresa de fabricação de vidro de Malta usando uma mistura de técnicas tradicionais de sopro de vidro e aquelas dos florescentes movimentos de vidro de estúdio do início a meados dos anos 60.
Durante décadas, a Mdina Glass foi conhecida principalmente por produzir pequenos vasos, tigelas e pesos de papel que atraíam os turistas que visitavam as ilhas e os clientes comerciais de exportação.
Foi no início dos anos 2000 que a identidade moderna da Mdina Glass tomou forma sob a orientação da família Said. Essa mudança para o mercado de decoração para casa fez com que a equipe de produção embarcasse em longos períodos de desenvolvimento à medida que novos materiais e técnicas eram empregados. Os resultados levaram à invenção contínua. Vasos e tigelas maiores, mais coloridos e expressivos logo deram origem a troféus sob medida, produtos de iluminação, lanternas, utensílios de mesa e cozinha, dispensadores de sabonete, castiçais perfumados, esculturas, instalações, projetos de design personalizados e muito mais.
Desde que Joseph Said assumiu a direção da Mdina Glass em 1985, a empresa adicionou técnicas de lampwork e fusão às suas técnicas de produção e as complementou com gravura em vidro. Essas técnicas nunca estiveram disponíveis em Malta antes de serem introduzidas na Mdina Glass e permitiram uma maior variedade de produtos para o portfólio, desde figurinhas e objetos intrincados até pratos, pratos, relógios, placas comemorativas e nomes de casas. Lampwork e fusão também são métodos ideais para a produção de pedidos únicos ou personalizados em pequenas quantidades.
Fonte: Mdina Glass, "O que nós fazemos". Consultado pela última vez em 5 de agosto de 2022.
---
Vidro Mdina – A Enciclopédia de Vidro
O vidro Mdina vem de Malta no Mediterrâneo. É facilmente reconhecido tanto pelas suas cores distintas como pela assinatura Mdina e etiquetas em papel. O vaso da esquerda é achatado de um lado e do outro lado sobe para uma nervura lisa que vai de cima para baixo do vaso, quase como uma lombada. Possui a assinatura Mdina em script na base, como tantos outros itens Mdina.
O pequeno cavalo marinho é muito típico de Mdina, e deve ter sido feito aos milhares. A parte superior é de vidro transparente e a base do peso de papel é de cor turquesa com listras douradas e marrons. A coloração é semelhante às cores encontradas em cenas marinhas e é muito típica da vidraria de Mdina. A empresa fez vários projetos de vasos e garrafas mais comumente em dois esquemas de cores, turquesa com listras âmbar e vidro marrom com listras verdes e amarelas.
A empresa foi criada por Michael Harris e Eric Dobson em 1967/8. Michael Harris nasceu em 1933 em Derbyshire e iniciou a sua formação na Leeds College of Art, depois Luton College of Art, Stourbridge College of Technology and Art, e no Royal College of Art em Londres, onde se especializou em Industrial Glass Design. Depois de dois anos no exército (serviço nacional), Michael se casou com Elizabeth, retornou ao Royal College of Art e se formou com honras de primeira classe. Ele foi convidado a voltar ao Royal College como Tutor em Vidro Industrial e enquanto lá trabalhou com algumas pessoas maravilhosas, incluindo Ronald Stennett-Willson (Kings Lynn e Wedgwood Glass), Bill Heaton (Whitefriars), Geoffrey Baxter (Whitefriars) e Sam Herman (pioneiro do vidro de estúdio dos Estados Unidos). Michael tornou-se o pioneiro do movimento de vidro de estúdio no Reino Unido e, juntamente com Eric Dobson, montou o pequeno estúdio de vidro de arte Mdina em 1967 na Ilha de Malta, no Mediterrâneo. Isso foi parcialmente financiado e muito encorajado pelo governo maltês, no entendimento de que Michael e Eric treinariam a população local nas habilidades de trabalhar com vidro quente.
A Mdina Glass foi um grande sucesso por muitos anos e deu origem a uma significativa indústria de artesanato em vidro na Ilha de Malta. O excelente pequeno livro de Mark Hill "Michael Harris: Mdina Glass & Isle of Wight Studio Glass" dá mais detalhes da carreira de Michael e do belo vidro que ele projetou.
Eventualmente, o governo mudou, as atitudes em Malta mudaram e Michael deixou Malta em 1972 com sua família. Eles estabeleceram a Ilha de Wight Glass no Reino Unido. Eric Dobson continuou até o início dos anos 1980 trabalhando com os artistas de vidro locais que ele e Michael haviam treinado. Eventualmente, a Mdina Glass foi adquirida por Joseph Said, um vidraceiro maltês que havia treinado em Mdina. Houve várias outras fábricas de vidro operando em Malta, todas produzindo vidro que carrega as marcas registradas dos designs de Michael Harris. A Gozo Glass, da Ilha de Gozo, foi fundada por Michael Harris em 1989; A Phoenician Glass foi fundada em Malta por Leonard Mulligan, que mais tarde foi sócio da Gozo Glass; O vidro Mtarfa e o vidro Valletta são duas outras vidrarias maltesas. Todas as vidrarias maltesas identificaram seus vidros com rótulos ou assinaturas gravadas.
Fonte: Enciclopédia do Vidro, "Mdina Glass". Consultado pela última vez em 5 de agosto de 2022.
Crédito fotográfico: Logo Mdina Glass. Consultado pela última vez em 5 de agosto de 2022.
A Mdina Glass (Malta, 1968) são fabricantes de vidro pioneiros em Malta, fundada pelo britânico Michael Harris. São mais de 40 anos de inovação contínua e uma bela variedade de produtos. Seus produtos possuem desgin oníricos e artesanais com grande variedade, abrangendo desde castiçais, relógios e porta-retratos até pratos decorativos, tigelas, azulejos e luminárias suspensas. A Mdina Glass produziu vidro de forma artesanal, muitas vezes em cores inspiradas no mar, areia, terra e céu, que se mostrou muito popular entre os turistas em Malta. A empresa ainda está ativa hoje, e agora é administrada por Joseph Said, que era o aprendiz mais habilidoso de Michael.
Biografia - Wikipédia
A Mdina Glass é uma fabricante de artigos de vidro, com sede em Malta. Foi fundada em 1968 por Michael Harris, professor de design de vidro industrial no Royal College of Art.
Atraídos por vários incentivos governamentais oferecidos pela recém-independente Malta, Eric Dobson e Michael Harris (colegas do Royal College of Art) se aventuraram na ilha mediterrânea do Reino Unido com o objetivo de abrir o primeiro fabricante de vidro de Malta.
A empresa, Maltese Glass Industries (que logo mudou para Mdina Glass), tornou-se uma empresa de fabricação de vidro ativa em 1968. A Mdina Glass foi um sucesso instantâneo e logo a empresa começou a contratar estagiários locais para aprender o ofício. Um desses estagiários foi Joseph Said, que rapidamente impressionou Harris e Dobson com suas habilidades naturais na fabricação de vidro.
Em 1971, dois maestros italianos, a equipe de pai e filho de Vincente e Ettore Boffo se juntaram à Mdina Glass para introduzir as técnicas italianas de fabricação de vidro. Após a independência do Reino Unido em 1964, o governo maltêsofereceu incentivos para trabalhadores qualificados e empresários de fora da ilha, a fim de construir os setores industrial e comercial da economia. Isso incluiu uma isenção fiscal de 10 anos.
Por motivos pessoais, Harris deixou a Mdina Glass em 1973, deixando Eric Dobson sozinho no comando e, em 1975, o promissor estagiário Joseph Said subiu na hierarquia para se tornar o Gerente de Produção da empresa, atuando como catalisador de uma série de mudanças, revolucionando a forma como a empresa operava e o que produzia.
No final de 1967, Harris e Eric Dobson, outro conferencista da RCA, importaram equipamentos de fabricação de vidro para Malta e fundaram a Maltese Glass Industries.
Em 1985, Eric Dobson optou por abrir mão do controle da Mdina Glass e retornar ao Reino Unido. A empresa não estava indo tão bem quanto nos anos anteriores. Joseph Said assumiu e, sob seu controle, a empresa passou por algumas mudanças rápidas para remediar a situação comercial em tempos desafiadores.
A influência de Said ficou evidente em 1987, quando Mdina Glass ganhou o Prêmio Internacional de Tradição e Prestígio em Bruxelas. Dois anos depois, Mdina Glass apresentou uma escultura de vidro ao primeiro-ministro maltês para comemorar a cúpula Bush-Gorbechev Malta.
Em 1992, a empresa ganhou o Prêmio Malta Achievement in Industry. Outras mudanças significativas nas técnicas de fabricação de vidro, processos de produção e gama de produtos marcaram a década de 1990. As matérias-primas básicas foram trocadas por outras de qualidade muito superior.
Em 1990, a Mdina Glass introduziu técnicas de trabalho com lâmpadas em Malta e, em 1995, seus artesãos também estavam aprimorando suas habilidades na aplicação das técnicas de fusão recém-introduzidas a toda uma nova gama de produtos.
Harris treinou vários cidadãos malteses como fabricantes de vidro, empregando cerca de 15 pessoas quando a empresa se estabeleceu. Seu primeiro aprendiz, Joseph Said, assumiu a Mdina Glass (como ficou conhecida) depois que Harris saiu em 1973.
Os filhos de Joseph Said, Olivia, Nevise, Pamela e Alan, agora fazem parte integrante da empresa, que emprega cerca de 50 pessoas, entre fabricantes de vidro, vendedores nos vários pontos de venda e administração. Olivia Said agora ocupa o cargo de Gerente de Produção e Design de Produto e mostrou sua paixão pelo ofício expandindo ainda mais a gama da empresa.
Em 2012, a Mdina Glass foi convidada a participar de uma exposição na Harrods, em Londres, intitulada 'This Is Malta'. A Mdina Glass também ganhou o National Artisan Award por dois anos consecutivos.
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 5 de agosto de 2022.
---
Quem foi Michael Harris?
Michael Harris (1933-1994), foi um vidraceiro inglês.
Com sua esposa Elizabeth, ele montou a Mdina Glass na ilha de Malta em 1968. Eles deixaram Malta em 1972 e fundaram seu Isle of Wight Studio. Em 1989, eles fundaram a Gozo Glass em Gozo , uma ilha perto de Malta, uma empresa ainda em operação.
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 5 de agosto de 2022.
—
Nossa história – Mdina Glass
Os fornos da Mdina Glass foram acionados pela primeira vez em 1968, com a produção começando em junho daquele ano. Dois britânicos, Eric Dobson e Michael Harris, mudaram-se para Malta para realizar o sonho de estabelecer uma empresa de fabricação de vidro e, ao fazê-lo, formaram o primeiro produtor de vidro artesanal nas ilhas.
A oficina, instalada até hoje em um antigo hangar da RAF, logo se tornou um destino popular para os visitantes que desejam ver o artesanato na prática… e continua assim até agora com ônibus lotados e ônibus de turismo abertos parando regularmente ao longo do ano.
Harris logo se juntou no chão da oficina por fabricantes de vidro experientes, como pai e filho, Vicente e Ettore Boffo, bem como estagiários locais. Um desses estagiários para ingressar alguns meses após o início da Mdina Glass foi Joseph Said, que progrediu rapidamente, tornando-se o primeiro gerente de produção maltês da empresa em 1975.
Embora Harris tenha deixado Malta em 1972, para iniciar seu próprio estúdio, Dobson permaneceu no comando até 1985. Durante o mandato de Dobson, o pessoal de fabricação de vidro e a gama de produtos cresceram e as instalações de produção aumentaram para atender às demandas de produção. Com um mercado interno pequeno, o desenvolvimento do setor de turismo - e as exportações comerciais - foram cruciais para o sucesso da Mdina Glass.
Quando Dobson finalmente decidiu abrir mão do controle da empresa, Joseph Said assumiu a propriedade e revigorou a Mdina Glass. Ele introduziu novas técnicas para expandir o portfólio e investiu em melhores instalações de produção e área de varejo, bem como materiais para fabricação de vidro bruto.
A partir do final dos anos 90, a Mdina Glass tornou-se um verdadeiro negócio de família, pois os quatro filhos de Said (Nevise, Olivia, Pamela e Alan) se juntaram em vários papéis.
O início do novo milênio viu uma mudança dramática na direção da empresa de fabricação de vidro, à medida que o desenvolvimento de produtos se expandiu para atrair o mercado de decoração local e internacional, enquanto ainda atraente para o setor de turismo. Esse movimento inspiraria a expansão dos artigos de vidro para incluir muitos itens funcionais, incluindo acessórios de mesa e cozinha, iluminação, castiçais perfumados e lanternas.
A Mdina Glass também começou a abrir seus próprios pontos de venda a partir do início dos anos 2000 em locais privilegiados, populares entre os compradores e turistas malteses.
Vários convidados ilustres foram recebidos nas instalações de fabricação de vidro, incluindo a princesa Anne, Jimmy Carter, proeminentes políticos malteses e primeiros-ministros e a duquesa da Cornualha.
A história da Mdina Glass é abordada no livro 'Legacy'.
Fonte: Mdina Glass, "Nossa história". Consultado pela última vez em 5 de agosto de 2022.
---
Uma tradição familiar
A Mdina Glass é uma empresa familiar construída em torno do conceito de que todos os seus colaboradores têm um importante contributo a dar para o sucesso da empresa.
Joseph Said ingressou na empresa logo após sua criação em 1968 como um dos primeiros fabricantes de vidro estagiários locais. Said ficou imediatamente encantado com o ofício da fabricação de vidro e progrediu rapidamente. Said logo se tornou muito influente em termos de design dos produtos da Mdina Glass, assumindo o papel de Gerente de Produção em 1975 (tornando-se o primeiro gerente de produção maltês da empresa).
Said assumiu a propriedade da Mdina Glass em 1985, quando Eric Dobson, cofundador e proprietário, decidiu vender a empresa e retornar ao Reino Unido. Essa mudança viu um grande ponto de virada nas fortunas da Mdina Glass. Nos anos seguintes, Said investiu pesadamente no espaço de varejo, instalações de fabricação de vidro, fabricantes de vidro e matérias-primas. ele também introduziu novas linhas de produtos para atualizar o portfólio de vidraria da empresa para atrair os novos gostos dos consumidores.
Ao longo dos anos, Joseph transmitiu seu entusiasmo tanto pela empresa quanto pelos aspectos artísticos do negócio para suas filhas Nevise, Olivia e Pamela, bem como para seu filho Alan.
Nevise, a filha mais velha de Joseph, ingressou na empresa em 1995 depois de estudar Contabilidade e Negócios. A Nevise agora gerencia vendas, pedidos corporativos e exportações comerciais.
Pamela estudou Gestão de Negócios e Varejo e ingressou na Nevise na Mdina Glass em 1998. As responsabilidades de Pamela incluem a gestão das lojas e funcionários da Mdina Glass, bem como a gestão das lojas Ta' Qali.
Embora Olivia tenha se juntado formalmente à empresa em 2000, ela começou a se interessar pela fabricação de vidro aos sete anos de idade. Olivia estudou Administração e Economia na Universidade, graduando-se em 2000. Ela agora supervisiona a produção e o design de produtos e tem sido fundamental para a expansão de produtos inovadores desde a virada do milênio.
O filho de Joseph Said, Alan, foi o último de seus filhos a ingressar na empresa. Desde 2006, Alan trabalha na produção através de sopro de vidro, fusão e gravura. Ele agora administra a movimentada loja de Mdina.
A equipe de gestão da empresa é ainda complementada por Fiona Azzopardi, secretária da empresa, e Mark Warner, gerente de marketing.
O quadro de funcionários da empresa inclui os assistentes de loja que cuidam de todos os pontos de venda da Mdina Glass, bem como o pessoal da loja e o motorista de entrega que garantem que os pedidos on-line sejam entregues ou enviados prontamente e que os pontos de venda da própria empresa estejam bem abastecidos com produtos da Mdina Glass.
Fonte: Mdina Glass, "Uma tradição familiar". Consultado pela última vez em 5 de agosto de 2022.
---
O que nós fazemos – Mdina Glass
A Mdina Glass foi criada em 1968 como a primeira empresa de fabricação de vidro de Malta usando uma mistura de técnicas tradicionais de sopro de vidro e aquelas dos florescentes movimentos de vidro de estúdio do início a meados dos anos 60.
Durante décadas, a Mdina Glass foi conhecida principalmente por produzir pequenos vasos, tigelas e pesos de papel que atraíam os turistas que visitavam as ilhas e os clientes comerciais de exportação.
Foi no início dos anos 2000 que a identidade moderna da Mdina Glass tomou forma sob a orientação da família Said. Essa mudança para o mercado de decoração para casa fez com que a equipe de produção embarcasse em longos períodos de desenvolvimento à medida que novos materiais e técnicas eram empregados. Os resultados levaram à invenção contínua. Vasos e tigelas maiores, mais coloridos e expressivos logo deram origem a troféus sob medida, produtos de iluminação, lanternas, utensílios de mesa e cozinha, dispensadores de sabonete, castiçais perfumados, esculturas, instalações, projetos de design personalizados e muito mais.
Desde que Joseph Said assumiu a direção da Mdina Glass em 1985, a empresa adicionou técnicas de lampwork e fusão às suas técnicas de produção e as complementou com gravura em vidro. Essas técnicas nunca estiveram disponíveis em Malta antes de serem introduzidas na Mdina Glass e permitiram uma maior variedade de produtos para o portfólio, desde figurinhas e objetos intrincados até pratos, pratos, relógios, placas comemorativas e nomes de casas. Lampwork e fusão também são métodos ideais para a produção de pedidos únicos ou personalizados em pequenas quantidades.
Fonte: Mdina Glass, "O que nós fazemos". Consultado pela última vez em 5 de agosto de 2022.
---
Vidro Mdina – A Enciclopédia de Vidro
O vidro Mdina vem de Malta no Mediterrâneo. É facilmente reconhecido tanto pelas suas cores distintas como pela assinatura Mdina e etiquetas em papel. O vaso da esquerda é achatado de um lado e do outro lado sobe para uma nervura lisa que vai de cima para baixo do vaso, quase como uma lombada. Possui a assinatura Mdina em script na base, como tantos outros itens Mdina.
O pequeno cavalo marinho é muito típico de Mdina, e deve ter sido feito aos milhares. A parte superior é de vidro transparente e a base do peso de papel é de cor turquesa com listras douradas e marrons. A coloração é semelhante às cores encontradas em cenas marinhas e é muito típica da vidraria de Mdina. A empresa fez vários projetos de vasos e garrafas mais comumente em dois esquemas de cores, turquesa com listras âmbar e vidro marrom com listras verdes e amarelas.
A empresa foi criada por Michael Harris e Eric Dobson em 1967/8. Michael Harris nasceu em 1933 em Derbyshire e iniciou a sua formação na Leeds College of Art, depois Luton College of Art, Stourbridge College of Technology and Art, e no Royal College of Art em Londres, onde se especializou em Industrial Glass Design. Depois de dois anos no exército (serviço nacional), Michael se casou com Elizabeth, retornou ao Royal College of Art e se formou com honras de primeira classe. Ele foi convidado a voltar ao Royal College como Tutor em Vidro Industrial e enquanto lá trabalhou com algumas pessoas maravilhosas, incluindo Ronald Stennett-Willson (Kings Lynn e Wedgwood Glass), Bill Heaton (Whitefriars), Geoffrey Baxter (Whitefriars) e Sam Herman (pioneiro do vidro de estúdio dos Estados Unidos). Michael tornou-se o pioneiro do movimento de vidro de estúdio no Reino Unido e, juntamente com Eric Dobson, montou o pequeno estúdio de vidro de arte Mdina em 1967 na Ilha de Malta, no Mediterrâneo. Isso foi parcialmente financiado e muito encorajado pelo governo maltês, no entendimento de que Michael e Eric treinariam a população local nas habilidades de trabalhar com vidro quente.
A Mdina Glass foi um grande sucesso por muitos anos e deu origem a uma significativa indústria de artesanato em vidro na Ilha de Malta. O excelente pequeno livro de Mark Hill "Michael Harris: Mdina Glass & Isle of Wight Studio Glass" dá mais detalhes da carreira de Michael e do belo vidro que ele projetou.
Eventualmente, o governo mudou, as atitudes em Malta mudaram e Michael deixou Malta em 1972 com sua família. Eles estabeleceram a Ilha de Wight Glass no Reino Unido. Eric Dobson continuou até o início dos anos 1980 trabalhando com os artistas de vidro locais que ele e Michael haviam treinado. Eventualmente, a Mdina Glass foi adquirida por Joseph Said, um vidraceiro maltês que havia treinado em Mdina. Houve várias outras fábricas de vidro operando em Malta, todas produzindo vidro que carrega as marcas registradas dos designs de Michael Harris. A Gozo Glass, da Ilha de Gozo, foi fundada por Michael Harris em 1989; A Phoenician Glass foi fundada em Malta por Leonard Mulligan, que mais tarde foi sócio da Gozo Glass; O vidro Mtarfa e o vidro Valletta são duas outras vidrarias maltesas. Todas as vidrarias maltesas identificaram seus vidros com rótulos ou assinaturas gravadas.
Fonte: Enciclopédia do Vidro, "Mdina Glass". Consultado pela última vez em 5 de agosto de 2022.
Crédito fotográfico: Logo Mdina Glass. Consultado pela última vez em 5 de agosto de 2022.
A Mdina Glass (Malta, 1968) são fabricantes de vidro pioneiros em Malta, fundada pelo britânico Michael Harris. São mais de 40 anos de inovação contínua e uma bela variedade de produtos. Seus produtos possuem desgin oníricos e artesanais com grande variedade, abrangendo desde castiçais, relógios e porta-retratos até pratos decorativos, tigelas, azulejos e luminárias suspensas. A Mdina Glass produziu vidro de forma artesanal, muitas vezes em cores inspiradas no mar, areia, terra e céu, que se mostrou muito popular entre os turistas em Malta. A empresa ainda está ativa hoje, e agora é administrada por Joseph Said, que era o aprendiz mais habilidoso de Michael.
Biografia - Wikipédia
A Mdina Glass é uma fabricante de artigos de vidro, com sede em Malta. Foi fundada em 1968 por Michael Harris, professor de design de vidro industrial no Royal College of Art.
Atraídos por vários incentivos governamentais oferecidos pela recém-independente Malta, Eric Dobson e Michael Harris (colegas do Royal College of Art) se aventuraram na ilha mediterrânea do Reino Unido com o objetivo de abrir o primeiro fabricante de vidro de Malta.
A empresa, Maltese Glass Industries (que logo mudou para Mdina Glass), tornou-se uma empresa de fabricação de vidro ativa em 1968. A Mdina Glass foi um sucesso instantâneo e logo a empresa começou a contratar estagiários locais para aprender o ofício. Um desses estagiários foi Joseph Said, que rapidamente impressionou Harris e Dobson com suas habilidades naturais na fabricação de vidro.
Em 1971, dois maestros italianos, a equipe de pai e filho de Vincente e Ettore Boffo se juntaram à Mdina Glass para introduzir as técnicas italianas de fabricação de vidro. Após a independência do Reino Unido em 1964, o governo maltêsofereceu incentivos para trabalhadores qualificados e empresários de fora da ilha, a fim de construir os setores industrial e comercial da economia. Isso incluiu uma isenção fiscal de 10 anos.
Por motivos pessoais, Harris deixou a Mdina Glass em 1973, deixando Eric Dobson sozinho no comando e, em 1975, o promissor estagiário Joseph Said subiu na hierarquia para se tornar o Gerente de Produção da empresa, atuando como catalisador de uma série de mudanças, revolucionando a forma como a empresa operava e o que produzia.
No final de 1967, Harris e Eric Dobson, outro conferencista da RCA, importaram equipamentos de fabricação de vidro para Malta e fundaram a Maltese Glass Industries.
Em 1985, Eric Dobson optou por abrir mão do controle da Mdina Glass e retornar ao Reino Unido. A empresa não estava indo tão bem quanto nos anos anteriores. Joseph Said assumiu e, sob seu controle, a empresa passou por algumas mudanças rápidas para remediar a situação comercial em tempos desafiadores.
A influência de Said ficou evidente em 1987, quando Mdina Glass ganhou o Prêmio Internacional de Tradição e Prestígio em Bruxelas. Dois anos depois, Mdina Glass apresentou uma escultura de vidro ao primeiro-ministro maltês para comemorar a cúpula Bush-Gorbechev Malta.
Em 1992, a empresa ganhou o Prêmio Malta Achievement in Industry. Outras mudanças significativas nas técnicas de fabricação de vidro, processos de produção e gama de produtos marcaram a década de 1990. As matérias-primas básicas foram trocadas por outras de qualidade muito superior.
Em 1990, a Mdina Glass introduziu técnicas de trabalho com lâmpadas em Malta e, em 1995, seus artesãos também estavam aprimorando suas habilidades na aplicação das técnicas de fusão recém-introduzidas a toda uma nova gama de produtos.
Harris treinou vários cidadãos malteses como fabricantes de vidro, empregando cerca de 15 pessoas quando a empresa se estabeleceu. Seu primeiro aprendiz, Joseph Said, assumiu a Mdina Glass (como ficou conhecida) depois que Harris saiu em 1973.
Os filhos de Joseph Said, Olivia, Nevise, Pamela e Alan, agora fazem parte integrante da empresa, que emprega cerca de 50 pessoas, entre fabricantes de vidro, vendedores nos vários pontos de venda e administração. Olivia Said agora ocupa o cargo de Gerente de Produção e Design de Produto e mostrou sua paixão pelo ofício expandindo ainda mais a gama da empresa.
Em 2012, a Mdina Glass foi convidada a participar de uma exposição na Harrods, em Londres, intitulada 'This Is Malta'. A Mdina Glass também ganhou o National Artisan Award por dois anos consecutivos.
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 5 de agosto de 2022.
---
Quem foi Michael Harris?
Michael Harris (1933-1994), foi um vidraceiro inglês.
Com sua esposa Elizabeth, ele montou a Mdina Glass na ilha de Malta em 1968. Eles deixaram Malta em 1972 e fundaram seu Isle of Wight Studio. Em 1989, eles fundaram a Gozo Glass em Gozo , uma ilha perto de Malta, uma empresa ainda em operação.
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 5 de agosto de 2022.
—
Nossa história – Mdina Glass
Os fornos da Mdina Glass foram acionados pela primeira vez em 1968, com a produção começando em junho daquele ano. Dois britânicos, Eric Dobson e Michael Harris, mudaram-se para Malta para realizar o sonho de estabelecer uma empresa de fabricação de vidro e, ao fazê-lo, formaram o primeiro produtor de vidro artesanal nas ilhas.
A oficina, instalada até hoje em um antigo hangar da RAF, logo se tornou um destino popular para os visitantes que desejam ver o artesanato na prática… e continua assim até agora com ônibus lotados e ônibus de turismo abertos parando regularmente ao longo do ano.
Harris logo se juntou no chão da oficina por fabricantes de vidro experientes, como pai e filho, Vicente e Ettore Boffo, bem como estagiários locais. Um desses estagiários para ingressar alguns meses após o início da Mdina Glass foi Joseph Said, que progrediu rapidamente, tornando-se o primeiro gerente de produção maltês da empresa em 1975.
Embora Harris tenha deixado Malta em 1972, para iniciar seu próprio estúdio, Dobson permaneceu no comando até 1985. Durante o mandato de Dobson, o pessoal de fabricação de vidro e a gama de produtos cresceram e as instalações de produção aumentaram para atender às demandas de produção. Com um mercado interno pequeno, o desenvolvimento do setor de turismo - e as exportações comerciais - foram cruciais para o sucesso da Mdina Glass.
Quando Dobson finalmente decidiu abrir mão do controle da empresa, Joseph Said assumiu a propriedade e revigorou a Mdina Glass. Ele introduziu novas técnicas para expandir o portfólio e investiu em melhores instalações de produção e área de varejo, bem como materiais para fabricação de vidro bruto.
A partir do final dos anos 90, a Mdina Glass tornou-se um verdadeiro negócio de família, pois os quatro filhos de Said (Nevise, Olivia, Pamela e Alan) se juntaram em vários papéis.
O início do novo milênio viu uma mudança dramática na direção da empresa de fabricação de vidro, à medida que o desenvolvimento de produtos se expandiu para atrair o mercado de decoração local e internacional, enquanto ainda atraente para o setor de turismo. Esse movimento inspiraria a expansão dos artigos de vidro para incluir muitos itens funcionais, incluindo acessórios de mesa e cozinha, iluminação, castiçais perfumados e lanternas.
A Mdina Glass também começou a abrir seus próprios pontos de venda a partir do início dos anos 2000 em locais privilegiados, populares entre os compradores e turistas malteses.
Vários convidados ilustres foram recebidos nas instalações de fabricação de vidro, incluindo a princesa Anne, Jimmy Carter, proeminentes políticos malteses e primeiros-ministros e a duquesa da Cornualha.
A história da Mdina Glass é abordada no livro 'Legacy'.
Fonte: Mdina Glass, "Nossa história". Consultado pela última vez em 5 de agosto de 2022.
---
Uma tradição familiar
A Mdina Glass é uma empresa familiar construída em torno do conceito de que todos os seus colaboradores têm um importante contributo a dar para o sucesso da empresa.
Joseph Said ingressou na empresa logo após sua criação em 1968 como um dos primeiros fabricantes de vidro estagiários locais. Said ficou imediatamente encantado com o ofício da fabricação de vidro e progrediu rapidamente. Said logo se tornou muito influente em termos de design dos produtos da Mdina Glass, assumindo o papel de Gerente de Produção em 1975 (tornando-se o primeiro gerente de produção maltês da empresa).
Said assumiu a propriedade da Mdina Glass em 1985, quando Eric Dobson, cofundador e proprietário, decidiu vender a empresa e retornar ao Reino Unido. Essa mudança viu um grande ponto de virada nas fortunas da Mdina Glass. Nos anos seguintes, Said investiu pesadamente no espaço de varejo, instalações de fabricação de vidro, fabricantes de vidro e matérias-primas. ele também introduziu novas linhas de produtos para atualizar o portfólio de vidraria da empresa para atrair os novos gostos dos consumidores.
Ao longo dos anos, Joseph transmitiu seu entusiasmo tanto pela empresa quanto pelos aspectos artísticos do negócio para suas filhas Nevise, Olivia e Pamela, bem como para seu filho Alan.
Nevise, a filha mais velha de Joseph, ingressou na empresa em 1995 depois de estudar Contabilidade e Negócios. A Nevise agora gerencia vendas, pedidos corporativos e exportações comerciais.
Pamela estudou Gestão de Negócios e Varejo e ingressou na Nevise na Mdina Glass em 1998. As responsabilidades de Pamela incluem a gestão das lojas e funcionários da Mdina Glass, bem como a gestão das lojas Ta' Qali.
Embora Olivia tenha se juntado formalmente à empresa em 2000, ela começou a se interessar pela fabricação de vidro aos sete anos de idade. Olivia estudou Administração e Economia na Universidade, graduando-se em 2000. Ela agora supervisiona a produção e o design de produtos e tem sido fundamental para a expansão de produtos inovadores desde a virada do milênio.
O filho de Joseph Said, Alan, foi o último de seus filhos a ingressar na empresa. Desde 2006, Alan trabalha na produção através de sopro de vidro, fusão e gravura. Ele agora administra a movimentada loja de Mdina.
A equipe de gestão da empresa é ainda complementada por Fiona Azzopardi, secretária da empresa, e Mark Warner, gerente de marketing.
O quadro de funcionários da empresa inclui os assistentes de loja que cuidam de todos os pontos de venda da Mdina Glass, bem como o pessoal da loja e o motorista de entrega que garantem que os pedidos on-line sejam entregues ou enviados prontamente e que os pontos de venda da própria empresa estejam bem abastecidos com produtos da Mdina Glass.
Fonte: Mdina Glass, "Uma tradição familiar". Consultado pela última vez em 5 de agosto de 2022.
---
O que nós fazemos – Mdina Glass
A Mdina Glass foi criada em 1968 como a primeira empresa de fabricação de vidro de Malta usando uma mistura de técnicas tradicionais de sopro de vidro e aquelas dos florescentes movimentos de vidro de estúdio do início a meados dos anos 60.
Durante décadas, a Mdina Glass foi conhecida principalmente por produzir pequenos vasos, tigelas e pesos de papel que atraíam os turistas que visitavam as ilhas e os clientes comerciais de exportação.
Foi no início dos anos 2000 que a identidade moderna da Mdina Glass tomou forma sob a orientação da família Said. Essa mudança para o mercado de decoração para casa fez com que a equipe de produção embarcasse em longos períodos de desenvolvimento à medida que novos materiais e técnicas eram empregados. Os resultados levaram à invenção contínua. Vasos e tigelas maiores, mais coloridos e expressivos logo deram origem a troféus sob medida, produtos de iluminação, lanternas, utensílios de mesa e cozinha, dispensadores de sabonete, castiçais perfumados, esculturas, instalações, projetos de design personalizados e muito mais.
Desde que Joseph Said assumiu a direção da Mdina Glass em 1985, a empresa adicionou técnicas de lampwork e fusão às suas técnicas de produção e as complementou com gravura em vidro. Essas técnicas nunca estiveram disponíveis em Malta antes de serem introduzidas na Mdina Glass e permitiram uma maior variedade de produtos para o portfólio, desde figurinhas e objetos intrincados até pratos, pratos, relógios, placas comemorativas e nomes de casas. Lampwork e fusão também são métodos ideais para a produção de pedidos únicos ou personalizados em pequenas quantidades.
Fonte: Mdina Glass, "O que nós fazemos". Consultado pela última vez em 5 de agosto de 2022.
---
Vidro Mdina – A Enciclopédia de Vidro
O vidro Mdina vem de Malta no Mediterrâneo. É facilmente reconhecido tanto pelas suas cores distintas como pela assinatura Mdina e etiquetas em papel. O vaso da esquerda é achatado de um lado e do outro lado sobe para uma nervura lisa que vai de cima para baixo do vaso, quase como uma lombada. Possui a assinatura Mdina em script na base, como tantos outros itens Mdina.
O pequeno cavalo marinho é muito típico de Mdina, e deve ter sido feito aos milhares. A parte superior é de vidro transparente e a base do peso de papel é de cor turquesa com listras douradas e marrons. A coloração é semelhante às cores encontradas em cenas marinhas e é muito típica da vidraria de Mdina. A empresa fez vários projetos de vasos e garrafas mais comumente em dois esquemas de cores, turquesa com listras âmbar e vidro marrom com listras verdes e amarelas.
A empresa foi criada por Michael Harris e Eric Dobson em 1967/8. Michael Harris nasceu em 1933 em Derbyshire e iniciou a sua formação na Leeds College of Art, depois Luton College of Art, Stourbridge College of Technology and Art, e no Royal College of Art em Londres, onde se especializou em Industrial Glass Design. Depois de dois anos no exército (serviço nacional), Michael se casou com Elizabeth, retornou ao Royal College of Art e se formou com honras de primeira classe. Ele foi convidado a voltar ao Royal College como Tutor em Vidro Industrial e enquanto lá trabalhou com algumas pessoas maravilhosas, incluindo Ronald Stennett-Willson (Kings Lynn e Wedgwood Glass), Bill Heaton (Whitefriars), Geoffrey Baxter (Whitefriars) e Sam Herman (pioneiro do vidro de estúdio dos Estados Unidos). Michael tornou-se o pioneiro do movimento de vidro de estúdio no Reino Unido e, juntamente com Eric Dobson, montou o pequeno estúdio de vidro de arte Mdina em 1967 na Ilha de Malta, no Mediterrâneo. Isso foi parcialmente financiado e muito encorajado pelo governo maltês, no entendimento de que Michael e Eric treinariam a população local nas habilidades de trabalhar com vidro quente.
A Mdina Glass foi um grande sucesso por muitos anos e deu origem a uma significativa indústria de artesanato em vidro na Ilha de Malta. O excelente pequeno livro de Mark Hill "Michael Harris: Mdina Glass & Isle of Wight Studio Glass" dá mais detalhes da carreira de Michael e do belo vidro que ele projetou.
Eventualmente, o governo mudou, as atitudes em Malta mudaram e Michael deixou Malta em 1972 com sua família. Eles estabeleceram a Ilha de Wight Glass no Reino Unido. Eric Dobson continuou até o início dos anos 1980 trabalhando com os artistas de vidro locais que ele e Michael haviam treinado. Eventualmente, a Mdina Glass foi adquirida por Joseph Said, um vidraceiro maltês que havia treinado em Mdina. Houve várias outras fábricas de vidro operando em Malta, todas produzindo vidro que carrega as marcas registradas dos designs de Michael Harris. A Gozo Glass, da Ilha de Gozo, foi fundada por Michael Harris em 1989; A Phoenician Glass foi fundada em Malta por Leonard Mulligan, que mais tarde foi sócio da Gozo Glass; O vidro Mtarfa e o vidro Valletta são duas outras vidrarias maltesas. Todas as vidrarias maltesas identificaram seus vidros com rótulos ou assinaturas gravadas.
Fonte: Enciclopédia do Vidro, "Mdina Glass". Consultado pela última vez em 5 de agosto de 2022.
Crédito fotográfico: Logo Mdina Glass. Consultado pela última vez em 5 de agosto de 2022.