A SPAL Porcelanas (Portugal, 1965) é uma marca de porcelanas portuguesa. A marca é especializada na fabricação de cerâmica e porcelana de alta qualidade para profissionais da mesa e hotelaria, bem como para amantes de produtos cerâmicos refinados. Reconhecida por sua inovação, design e qualidade, a empresa gerencia todo o processo de produção, desde o design inicial até a comercialização dos produtos acabados. Suas coleções, como Waves, Spazio, Seamless, Rhythm e Glee Black, são conhecidas por seu design refinado e linhas limpas, oferecendo peças elegantes e eficientes, como pratos, xícaras e pires. A SPAL Porcelanas mantém seu compromisso com a excelência ao longo dos anos, sendo reconhecida internacionalmente e distribuída em vários países ao redor do mundo.
Biografia Spal – Arremate Arte
A SPAL Porcelanas é uma marca portuguesa fundada em 1965, dedicada à produção de produtos de cerâmica e porcelana de alta qualidade para profissionais da mesa e da hotelaria, bem como para apreciadores de cerâmica de qualidade.
Com sede em Portugal, a marca é conhecida por sua inovação, design e qualidade, que são as três palavras-chave que definem sua cultura empresarial.
A empresa é responsável por todo o processo de produção de seus produtos, desde o primeiro esboço, passando pelas fases de fabricação até a comercialização de seus produtos. Essa abordagem abrangente permite que a SPAL gerencie todas as fases desde o simples desenho até o produto acabado.
Os produtos de porcelana Spal são conhecidos por sua elegância, simplicidade e graciosidade, que permitem realçar a cozinha gourmet de grandes hotéis ou restaurantes de chefs. Suas peças de porcelana branca, como pratos, chávenas e pratos de apresentação, destacam-se por seu design limpo e eficiente.
A marca tem várias coleções, incluindo as Waves, Spazio, Seamless, Rhythm e Glee Black, que apresentam peças com design refinado e linhas finas e limpas. Cada peça das coleções Spal, como xícaras de café, chávenas, pires e pratos de porcelana, é produzida com técnica e experiência únicas, conferindo valor acrescentado ao quotidiano de cada um dos seus clientes, sejam eles profissionais ou particulares.
A SPAL Porcelanas é reconhecida internacionalmente como uma marca de alta qualidade, tendo recebido vários prêmios ao longo dos anos. A marca tem distribuição em vários países, incluindo Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Estados Unidos, Canadá, México, Brasil, Japão, entre outros.
Ao longo dos anos, a Spal Porcelanas tem se mantido fiel à sua visão de produzir produtos de alta qualidade, inovadores e elegantes para profissionais da mesa e da hotelaria, bem como para apreciadores de cerâmica de qualidade. A marca continua a ser uma referência no mundo da cerâmica e porcelana de alta qualidade.
Biografia Spal – Arremate Arte
A SPAL Porcelanas é uma marca portuguesa fundada em 1965, dedicada à produção de produtos de cerâmica e porcelana de alta qualidade para profissionais da mesa e da hotelaria, bem como para apreciadores de cerâmica de qualidade.
Com sede em Portugal, a marca é conhecida por sua inovação, design e qualidade, que são as três palavras-chave que definem sua cultura empresarial.
A empresa é responsável por todo o processo de produção de seus produtos, desde o primeiro esboço, passando pelas fases de fabricação até a comercialização de seus produtos. Essa abordagem abrangente permite que a SPAL gerencie todas as fases desde o simples desenho até o produto acabado.
Os produtos de porcelana Spal são conhecidos por sua elegância, simplicidade e graciosidade, que permitem realçar a cozinha gourmet de grandes hotéis ou restaurantes de chefs. Suas peças de porcelana branca, como pratos, chávenas e pratos de apresentação, destacam-se por seu design limpo e eficiente.
A marca tem várias coleções, incluindo as Waves, Spazio, Seamless, Rhythm e Glee Black, que apresentam peças com design refinado e linhas finas e limpas. Cada peça das coleções Spal, como xícaras de café, chávenas, pires e pratos de porcelana, é produzida com técnica e experiência únicas, conferindo valor acrescentado ao quotidiano de cada um dos seus clientes, sejam eles profissionais ou particulares.
A SPAL Porcelanas é reconhecida internacionalmente como uma marca de alta qualidade, tendo recebido vários prêmios ao longo dos anos. A marca tem distribuição em vários países, incluindo Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Estados Unidos, Canadá, México, Brasil, Japão, entre outros.
Ao longo dos anos, a Spal Porcelanas tem se mantido fiel à sua visão de produzir produtos de alta qualidade, inovadores e elegantes para profissionais da mesa e da hotelaria, bem como para apreciadores de cerâmica de qualidade. A marca continua a ser uma referência no mundo da cerâmica e porcelana de alta qualidade.
Biografia Spal – Spal
A história da SPAL é marcada por uma consistência muito grande em torno dos valores da sua marca. Desde a sua fundação, a SPAL promove o design, a inovação e a qualidade como parte integrante da cultura empresarial.
Começou por ser a primeira empresa do setor cerâmico a lançar um concurso de design (1970) e desde então, mantém as parcerias com as escolas de design e de engenharia de materiais. Através do seu departamento interno de design - o SPAL Studio - promove não só a criatividade mas também a investigação e desenvolvimento (I&D) que têm conduzido à inovação.
Do seu percurso faz ainda parte a colocação no mercado de colecções dos mais conceituados designers internacionais como Stefanie Hering, David Queensberry, Martin Hunt, estúdio dinamarquês Seidenfaden Design Copenhagen, entre outros.
Fiel à visão de criar peças com design marcante que acrescentem valor à vivência diária de cada consumidor, a SPAL tem, ao longo dos anos, sido distinguida com vários prémios como o prestigiante Design Plus Award.
Linha do tempo
1965
Desde a sua fundação, em 1965, que a Spal desenha, produz e comercializa porcelanas para uso doméstico e para hotelaria. Um verdadeiro exemplo de uma "One-Stop-Shop".
O grupo SPAL é composto pela Spal Porcelanas SA, pela Spal SL, distribuidora em Espanha e pela Sodecal, produtora exclusivamente de decalques.
A Spal foi a primeira empresa indústria de cerâmica a promover um concurso de design em 1970, apenas 5 anos após sua fundação — o vencedor deste concurso foi o arquiteto e designer Daciano da Costa.
Em paralelo com as criações internas do seu gabinete de design, Spal Studio, recorre frequentemente a criadores internacionais como Stephanie Hering, Gerald Gulotta, Carl Gustaf Jahnsson, Queensburry Hunt, Mary Lou Goertzen, Marguerite, Walfridsson, Jack Prince, António Mira, Rezzan Unver, Lauren Horwitz, Rosaria Rattin, entre muitos outros.
No plano nacional estabeleceu parcerias com conceituados artistas, de diferentes áreas como Daciano da Costa, Álvaro Siza Vieira, João Vaz de Carvalho, São José Lapa, Fátima Lopes, Filipe La Féria, etc.
Recebeu vários prêmios nacionais e internacionais, sendo distinguida em 1982 pelo ICEP — instituto de comércio externo, como uma das melhores empresas exportadoras de Portugal;
Em 1994 inaugurou a sua primeira loja, localizada em Lisboa.
Evidenciando a sua forte vocação empreendedora, a SPAL tem um amplo histórico de colaboração com algumas das mais prestigiadas marcas internacionais: Crate and Barrel, Debenhams, Ralph Lauren, Anthropologie, MStyle, MiKasa, IllyCaffe, El corte Inglés, Rosendhal, Eddie Bauer, Hudson Bay Company, Devine Corporation, Woolworths, entre outros.
A SPAL é uma marca que mais participa das edições do projeto Remade in Portugal, uma iniciativa que estimula o ecodesign.
Na visita oficial dos reis da Suécia ao nosso país, realizada em Maio de 2008, foi selecionada a peça Restart, uma criação SPAL para o projeto REMADE, como oferta institucional.
Na Expo Saragoça 2008, a peça RESTART foi novamente selecionada para presentear as autoridades espanholas.
Ainda no âmbito do projeto REMADE em Portugal, a SPAL tem percorrido as mais prestigiadas exposições internacionais de design, nomeadamente a Galerie Oxygen Concept Art, em Milão.
Em 2009 a SPAL foi distinguida com uma Menção Honrosa no Prêmio Sena da Silva, prêmio atribuído pela Centro Português de Design, que distinguiu o trabalho realizado para a SPAL, pela Designer Alda Tomás.
A SPAL foi distinguida com o prestigiante Design Plus Award no ano de 2009 - concurso internacional Promovido anualmente pela Messi Frankfurt e atribuído durante a feira ambiente, que tem distinguido ao longo dos anos as mais respeitadas Marcas Na área do Design ponto este prêmio valoriza acima de tudo, o design entre "inteligente, que combina funcionalidade com apelo comercial.
Em 2009 SPAL deu início a sua parceria com as sete maravilhas neste âmbito desenvolveu integralmente os troféus de finalista e vencedor da eleição sete maravilhas de origem Portuguesa no mundo, atribuído a 10 de junho de 2009.
O ano de 2010 assinalou uma importante transição na história da empresa com aquisição Tendo igualmente Road em ações mais SGPS, detentora do capital do grupo principal porcelanas, pelo grupo Cup&Saucer.
Em 2010, o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) selecionou várias peças de SPAL para integrarem o portfólio do projeto "Destination: Portugal".
A SPAL fez parte da exposição "Design para um Mundo Melhor" patente no Pavilhão de Portugal da EXPO Shanghai 2010.
A Spawn renovou o seu patrocínio às 7 Maravilhas, através do desenvolvimento dos Troféus atribuídos na eleição das sete maravilhas naturais de Portugal a 11 de setembro, nos Açores, palco do maior espetáculo de 2010 em torno da divulgação e preservação da natureza.
SPAL integrou a bienal cultural dedicada ao design, arquitetura e criatividade contemporânea, Experimenta Design, inaugurada a 16 de junho de 2011 com a exposição
"sobre o design gráfico e o design de produto português nos últimos 10 anos".
Em 2011 e pelo terceiro ano consecutivo, desenvolveu os troféus de mais uma eleição: 7 Maravilhas — a eleição 7 Maravilhas da Gastronomia. Tendo igualmente desenvolvido uma linha de complementos de mesa associados a esta temática.
Em 2011 a SPAL reforçou a sua presença no mercado norte-americano através da introdução de duas coleções numa das mais conceituadas e inovadoras cadeias de lojas norte-americanas: Anthropologie, detentora de uma visão única e inspiradora, com mais de 40 pontos de venda nos Estados Unidos e Canadá, tendo iniciado recentemente a sua introdução na Europa, com 3 lojas nos mais prestigiantes locais de Londres.
Em 2012, a parceria 7 Maravilhas renovou-se em mais uma eleição das 7 Maravilhas Praias de Portugal, com o desenvolvimento dos troféus de finalistas e vencedores nesta eleição.
Em 2012, a SPAL retomou uma das principais tradições da marca, patrocinando o concurso de design promovido pela AIP, HOME SWEET HOME, integrado na Lisboa Design Show.
No plano da hotelaria e restauração, podemos encontrar produtos Spawn em ícones de design onde os mais prestigiados chefes desenvolvem o seu trabalho. São exemplos o Fontana Park Hotel, vencedor de da European Design Awards, Internacional Design Hotel, ou pbc em Lisboa, as Furnas do Guincho, a cadeia de restaurantes Oliver, entre outros.
No segmento de hotelaria figura ainda o Longevity Wellness Resort, Areias do Seixo, Leite Resort em Vila Moura, Grupo Lágrimas, Hotel Sheraton do Porto, H2OTEL em Unhais da Serra, Hotel das Penhas Douradas, a cadeia Pestana, Vila Galé, Dom Pedro, Tivoli, e Porto Bay, o Atlantis Hotel nas Bahamas, o New Mauritius Hotel, o Plaza Athénée em Paris, e ainda a cadeia de hotéis e resorts RIU.
Em 2013 a SPAL renova o seu patrocínio ao Concurso de Design Home Sweet Home, promovido em parceria com a AIP Associação Industrial Portuguesa.
Designers
Desde 1965, a SPAL desenha, fabrica e distribui louças de porcelana para uso doméstico e profissional.
Desde o seu início, o design tem sido uma grande aposta da empresa, não só através do seu departamento de design interno - estúdio SPAL - mas também em cooperação com alguns dos principais designers mundiais, como Stefanie Hering, David Queensberry e Martin Hunt.
Daciano da Costa
A SPAL foi a primeira empresa de cerâmica a criar um concurso de design em Portugal. O primeiro prêmio foi atribuído ao arquiteto e designer Daciano da Costa.
Jackie Prince
Desenhei uma das coleções mais vendidas da SPAL: Pearl, nas versões Preto e Branco.
Mary Lou Goertezen
Designer americano, desenvolvedor de diversos padrões para SPAL, como Pointsettia e Daffodil. Conhecida por seus belos florais e pinturas em aquarela.
Gerald Gullota
Designer americano conhecido pela simplicidade e elegância dos seus designs, desenvolveu a coleção Lisboa para a SPAL. Os projetos de Gerald Gullota são exibidos em alguns dos museus mais renomados, como o Brooklyn Museum of Art e o Victoria and Albert Museum, em Londres.
Rosaria Rattin
Com um estilo único, Rosaria Rattin desenvolveu a coleção Disegno para a SPAL, com cores suaves e vibrantes.
Carl Gustaf Jansson
Designer sueco, desenvolveu designs interessantes para a SPAL e também para outras marcas mundialmente conhecidas.
Queensberry Hunt
A colaboração destes designers com a SPAL tem mais de 15 anos e traduz-se no desenvolvimento de quatro coleções"Roulette, Solid, Scoop e Muse.
Álvaro Siza Vieira
Em 1998 a SPAL apresentou a coleção MARE, uma criação de Álvaro Siza Vieira, o mais premiado arquiteto contemporâneo português. Desde a América à Ásia, as suas obras encontram-se um pouco por todo o mundo.
Alice Guerra
Integrou o SPAL Studio, deixando no portfólio da marca alguns best-sellers como Fall. Com um estilo versátil contemporâneo, desenvolveu criações de apurado sentido comercial.
Stefanie Hering
Designer alemã, desenvolveu várias coleções para a SPAL, como 303, Globe e Suite. Com um estilo único e diferenciador, o seu trabalho é marcado por linhas depuradas e minimais. Stephanie Hering conta com vários prêmios internacionais e suas criações podem ser vistas em vários museus espalhados pelo mundo.
Paulo Eusébio
Integrou o SPAL Studio em 2002 onde, com sólidos conhecimentos na componente gráfica, desenvolve projetos feitos à medida para clientes que pretendem personalizar suas peças. Posteriormente, assumiu toda a responsabilidade de fotografia da marca.
Alda Tomás
Integrou o grupo SPAL Studio tendo finalizado o ano de 2009 com uma importante distinção - o trabalho realizado para a SPAL, foi reconhecido como Centro Português de Design com uma Menção Honrosa no Prêmio Sena da Silva. Ainda em conjunto com a SPAL, é a designer que mais tem participações registradas no projeto Remade in Portugal.
Diana Borges
Com uma passagem de quatro anos pela SPAL, recebeu em 2010 o prestigiante Design Plus na Feira Ambiente em Frankfurt, com a linha de mesa Blue Rain.
Marco Correia
Licenciado em Design e Comunicação, FBAUL, 1998. Especializou-se em ilustração científica. Na SPAL desenvolveu competências e projetos na sua área de core, a ilustração.
Rita Henriques
O design faz parte do seu ser e a expressão pelo design gráfico tornou-se a sua segunda língua. Formada pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa, teve na SPAL o seu primeiro contato com a porcelana desenvolvendo propostas criativas dentro do universo gráico do design.
Mónica Santos
Licenciada em Design de produto pela ESAD, integrou o SPAL Studio onde consolidou as suas competências. O carisma das suas criações já lhe proporcionou reconhecimentos dentro da sua área de especialização.
Daniel Pera
Com especialização em design de produto e gráfico, assume na SPAL a Direção Criativa do SPAL Studio.
Imprensa
iPorcelain
A empresa portuguesa SPAL, lançou um clocking station compatível com diferentes equipamentos de som, entre os quais estão os da Apple. O iPorcelain é um projeto do estúdio interno da empresa, o SPAL Studio, que concentra o seu esforço criativo no desenvolvimento e investigação de novos produtos capazes de incorporar os valores da marca: inovação e design. Este projeto reforça o cariz inovador e a aposta no design em Portugal, referente ao seu setor de atividade, em 1970.
— Marketeer, Fevereiro de 2013.
3º Torneio da Ordem de Mérito 2013
O Santo Estevão Golf realizou, no dia 14 de abril, o terceiro torneio da ordem de mérito 2013. A prova contou com 68 participantes de 19 clubes de golfe. A combinação de um field de competitivo, bom tempo, campo em boas condições, resultou em excelentes resultados. Em net, a prova foi ganha por Emanuel Guilherme, com 43 pontos. Em 2º lugar ficou Walter Carvalho, também com 43 pontos. Ambos os jogadores do Clube de golfe de V.N de Santo Estevão. Um terceiro lugar foi para Rui Portfírio, do clube de golfe do exército, com 41 pontos, o primeiro classificado foi o jogador da Aroeira, Manuel Dias Leonardo, com 28 pontos. Em 2º lugar ficou jovem do campo real, Martim Batista, com 27 pontos. Em 3º lugar ficou o jogador da Quinta do Perú, João Vieira Pereira, com 27 pontos os prêmios especiais Drive mais longo e Bola mais perto foram danos por Pedro Batista e Stefan Pedroso, respectivamente. Todos esses jogadores receberam Magníficos prêmios do sol ponto no final houve ainda lugar a um sorteio de vinhos Quintal do casal Branco.
— Nota de Abril de 2013.
Spal apresenta uma riqueza de novos designs
Ao longo de quase 50 anos o SPAL Studio tem vindo a desenvolver designs novos e inovadores, com o claro propósito de tornar cada dia mais “fresco”. Fiel à sua visão de criar peças de design notável, acrescentando valor ao quotidiano dos consumidores em todo o mundo, a SPAL tem sido ao longo dos anos distinguida com vários prémios de prestígio, como o Design Plus Award. Para a coleção 2013 há uma forte mistura de influências, estilosas sob a abordagem contemporânea da banda. Na foto está 'Laura' – uma coleção solta e sofisticada em uma paleta de cores frescas.
– Ambiente Product News
Eco Design SPAL
O Remade in Portugal é um projecto que procura incentivar à criação e desenvolvimento de produtos cuja composição integre uma percentagem de, pelo menos, 50 % de matéria proveniente de processos de reciclagem. Esta reciclagem divide-se em 2 campos: pré e pósconsumo.
Por pré-consumo entende-se a reciclagem dos desperdícios da produção industrial que, normalmente, é assumida pela própria indústria; por pós consumo entende-se a reciclagem das embalagens, resíduos e desperdícios domésticos que se recolhem dos ecopontos.
Este projecto materializa-se em exposições periódicas que ocorrem tanto em território nacional como a um nível internacional com o objectivo de difundir a cultura do eco-design e do desenvolvimento sustentável.
A SPAL é a marca que mais participações regista neste projecto, estando presente nas diferentes edições, desde 2007.
SPAL Studio
A criação do SPAL Studio nasceu da necessidade da SPAL de uniformizar e universalizar não só o produto mas também a comunicação da marca e do produto da mesma. Neste momento, o conceito do “SPAL Studio” cresce e começa a formar um universo em seu redor que abarca, ou pretende abarcar, a responsabilidade de reposicionar, reestruturar e dinamizar o departamento de desenvolvimento de produto (DDP) e, consequentemente e intencionalmente a marca e o produto SPAL no mercado. É sobre este manifesto, a que este projecto se propõe, que se pretende recriar o departamento e imprimir uma linguagem dinâmica, envolvente e inspiradora, seja na comunicação externa do departamento como na própria estrutura interna do mesmo. Novos objectivos serão traçados e novas metas serão alcançadas, novos processos e novas metodologias serão implementadas, bem como novos projectos serão abraçados, uma nova linguagem será absorvida e um novo conceito será transmitido, uma nova imagem será idealizada e uma nova e renovada abordagem chegará ao consumidor em geral.
O SPAL Studio será mais que um departamento de desenvolvimento, será um espaço de criação, de inovação, de exploração e experimentação, de comunicação e, principalmente, de dinamização!
Sustentabilidade SPAL
A SPAL entende que a sua política da Qualidade, Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho (SST), constitui uma ferramenta de gestão essencial ao cumprimento dos requisitos dos seus stakeholders (Partes Interessadas), nomeadamente nas questões da Proteção Ambiental e condições de SST. Por esse motivo promove o desenvolvimento das diferentes vertentes empresariais numa óptica de sustentabilidade, assente nos princípios de criação de valor, flexibilidade e responsabilidade social.
Estabelece, assim as seguintes orientações estratégicas para a organização:
bullet Crescimento do negócio suportado por serviços de qualidade, partilhados pelo conjunto de Fornecedores que elegeu, que promovam a satisfação dos seus Clientes, motivação e segurança dos seus Colaboradores e Proteção Ambiental;
bullet Melhoria contínua do desempenho da organização e monitorização dos seus processos face aos objetivos estabelecidos;
bullet Cumprimento das obrigações de conformidade subscritas pela organização, tendo em conta a perspetiva do ciclo de vida do produto.
Assim sendo a SPAL pretende assegurar o crescimento da empresa, numa lógica de sustentabilidade, em equilíbrio com a sua envolvente ambiental e social, considerando as necessidades e expectativas dos diferentes stakeholders.
Fonte: SPAL Porcelanas. Consultado pela última vez em 10 de maio de 2024.
Crédito fotográfico: Imagem extraída do Facebook. Consultado pela última vez em 10 de maio de 2024.
A SPAL Porcelanas (Portugal, 1965) é uma marca de porcelanas portuguesa. A marca é especializada na fabricação de cerâmica e porcelana de alta qualidade para profissionais da mesa e hotelaria, bem como para amantes de produtos cerâmicos refinados. Reconhecida por sua inovação, design e qualidade, a empresa gerencia todo o processo de produção, desde o design inicial até a comercialização dos produtos acabados. Suas coleções, como Waves, Spazio, Seamless, Rhythm e Glee Black, são conhecidas por seu design refinado e linhas limpas, oferecendo peças elegantes e eficientes, como pratos, xícaras e pires. A SPAL Porcelanas mantém seu compromisso com a excelência ao longo dos anos, sendo reconhecida internacionalmente e distribuída em vários países ao redor do mundo.
Biografia Spal – Arremate Arte
A SPAL Porcelanas é uma marca portuguesa fundada em 1965, dedicada à produção de produtos de cerâmica e porcelana de alta qualidade para profissionais da mesa e da hotelaria, bem como para apreciadores de cerâmica de qualidade.
Com sede em Portugal, a marca é conhecida por sua inovação, design e qualidade, que são as três palavras-chave que definem sua cultura empresarial.
A empresa é responsável por todo o processo de produção de seus produtos, desde o primeiro esboço, passando pelas fases de fabricação até a comercialização de seus produtos. Essa abordagem abrangente permite que a SPAL gerencie todas as fases desde o simples desenho até o produto acabado.
Os produtos de porcelana Spal são conhecidos por sua elegância, simplicidade e graciosidade, que permitem realçar a cozinha gourmet de grandes hotéis ou restaurantes de chefs. Suas peças de porcelana branca, como pratos, chávenas e pratos de apresentação, destacam-se por seu design limpo e eficiente.
A marca tem várias coleções, incluindo as Waves, Spazio, Seamless, Rhythm e Glee Black, que apresentam peças com design refinado e linhas finas e limpas. Cada peça das coleções Spal, como xícaras de café, chávenas, pires e pratos de porcelana, é produzida com técnica e experiência únicas, conferindo valor acrescentado ao quotidiano de cada um dos seus clientes, sejam eles profissionais ou particulares.
A SPAL Porcelanas é reconhecida internacionalmente como uma marca de alta qualidade, tendo recebido vários prêmios ao longo dos anos. A marca tem distribuição em vários países, incluindo Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Estados Unidos, Canadá, México, Brasil, Japão, entre outros.
Ao longo dos anos, a Spal Porcelanas tem se mantido fiel à sua visão de produzir produtos de alta qualidade, inovadores e elegantes para profissionais da mesa e da hotelaria, bem como para apreciadores de cerâmica de qualidade. A marca continua a ser uma referência no mundo da cerâmica e porcelana de alta qualidade.
Biografia Spal – Arremate Arte
A SPAL Porcelanas é uma marca portuguesa fundada em 1965, dedicada à produção de produtos de cerâmica e porcelana de alta qualidade para profissionais da mesa e da hotelaria, bem como para apreciadores de cerâmica de qualidade.
Com sede em Portugal, a marca é conhecida por sua inovação, design e qualidade, que são as três palavras-chave que definem sua cultura empresarial.
A empresa é responsável por todo o processo de produção de seus produtos, desde o primeiro esboço, passando pelas fases de fabricação até a comercialização de seus produtos. Essa abordagem abrangente permite que a SPAL gerencie todas as fases desde o simples desenho até o produto acabado.
Os produtos de porcelana Spal são conhecidos por sua elegância, simplicidade e graciosidade, que permitem realçar a cozinha gourmet de grandes hotéis ou restaurantes de chefs. Suas peças de porcelana branca, como pratos, chávenas e pratos de apresentação, destacam-se por seu design limpo e eficiente.
A marca tem várias coleções, incluindo as Waves, Spazio, Seamless, Rhythm e Glee Black, que apresentam peças com design refinado e linhas finas e limpas. Cada peça das coleções Spal, como xícaras de café, chávenas, pires e pratos de porcelana, é produzida com técnica e experiência únicas, conferindo valor acrescentado ao quotidiano de cada um dos seus clientes, sejam eles profissionais ou particulares.
A SPAL Porcelanas é reconhecida internacionalmente como uma marca de alta qualidade, tendo recebido vários prêmios ao longo dos anos. A marca tem distribuição em vários países, incluindo Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Estados Unidos, Canadá, México, Brasil, Japão, entre outros.
Ao longo dos anos, a Spal Porcelanas tem se mantido fiel à sua visão de produzir produtos de alta qualidade, inovadores e elegantes para profissionais da mesa e da hotelaria, bem como para apreciadores de cerâmica de qualidade. A marca continua a ser uma referência no mundo da cerâmica e porcelana de alta qualidade.
Biografia Spal – Spal
A história da SPAL é marcada por uma consistência muito grande em torno dos valores da sua marca. Desde a sua fundação, a SPAL promove o design, a inovação e a qualidade como parte integrante da cultura empresarial.
Começou por ser a primeira empresa do setor cerâmico a lançar um concurso de design (1970) e desde então, mantém as parcerias com as escolas de design e de engenharia de materiais. Através do seu departamento interno de design - o SPAL Studio - promove não só a criatividade mas também a investigação e desenvolvimento (I&D) que têm conduzido à inovação.
Do seu percurso faz ainda parte a colocação no mercado de colecções dos mais conceituados designers internacionais como Stefanie Hering, David Queensberry, Martin Hunt, estúdio dinamarquês Seidenfaden Design Copenhagen, entre outros.
Fiel à visão de criar peças com design marcante que acrescentem valor à vivência diária de cada consumidor, a SPAL tem, ao longo dos anos, sido distinguida com vários prémios como o prestigiante Design Plus Award.
Linha do tempo
1965
Desde a sua fundação, em 1965, que a Spal desenha, produz e comercializa porcelanas para uso doméstico e para hotelaria. Um verdadeiro exemplo de uma "One-Stop-Shop".
O grupo SPAL é composto pela Spal Porcelanas SA, pela Spal SL, distribuidora em Espanha e pela Sodecal, produtora exclusivamente de decalques.
A Spal foi a primeira empresa indústria de cerâmica a promover um concurso de design em 1970, apenas 5 anos após sua fundação — o vencedor deste concurso foi o arquiteto e designer Daciano da Costa.
Em paralelo com as criações internas do seu gabinete de design, Spal Studio, recorre frequentemente a criadores internacionais como Stephanie Hering, Gerald Gulotta, Carl Gustaf Jahnsson, Queensburry Hunt, Mary Lou Goertzen, Marguerite, Walfridsson, Jack Prince, António Mira, Rezzan Unver, Lauren Horwitz, Rosaria Rattin, entre muitos outros.
No plano nacional estabeleceu parcerias com conceituados artistas, de diferentes áreas como Daciano da Costa, Álvaro Siza Vieira, João Vaz de Carvalho, São José Lapa, Fátima Lopes, Filipe La Féria, etc.
Recebeu vários prêmios nacionais e internacionais, sendo distinguida em 1982 pelo ICEP — instituto de comércio externo, como uma das melhores empresas exportadoras de Portugal;
Em 1994 inaugurou a sua primeira loja, localizada em Lisboa.
Evidenciando a sua forte vocação empreendedora, a SPAL tem um amplo histórico de colaboração com algumas das mais prestigiadas marcas internacionais: Crate and Barrel, Debenhams, Ralph Lauren, Anthropologie, MStyle, MiKasa, IllyCaffe, El corte Inglés, Rosendhal, Eddie Bauer, Hudson Bay Company, Devine Corporation, Woolworths, entre outros.
A SPAL é uma marca que mais participa das edições do projeto Remade in Portugal, uma iniciativa que estimula o ecodesign.
Na visita oficial dos reis da Suécia ao nosso país, realizada em Maio de 2008, foi selecionada a peça Restart, uma criação SPAL para o projeto REMADE, como oferta institucional.
Na Expo Saragoça 2008, a peça RESTART foi novamente selecionada para presentear as autoridades espanholas.
Ainda no âmbito do projeto REMADE em Portugal, a SPAL tem percorrido as mais prestigiadas exposições internacionais de design, nomeadamente a Galerie Oxygen Concept Art, em Milão.
Em 2009 a SPAL foi distinguida com uma Menção Honrosa no Prêmio Sena da Silva, prêmio atribuído pela Centro Português de Design, que distinguiu o trabalho realizado para a SPAL, pela Designer Alda Tomás.
A SPAL foi distinguida com o prestigiante Design Plus Award no ano de 2009 - concurso internacional Promovido anualmente pela Messi Frankfurt e atribuído durante a feira ambiente, que tem distinguido ao longo dos anos as mais respeitadas Marcas Na área do Design ponto este prêmio valoriza acima de tudo, o design entre "inteligente, que combina funcionalidade com apelo comercial.
Em 2009 SPAL deu início a sua parceria com as sete maravilhas neste âmbito desenvolveu integralmente os troféus de finalista e vencedor da eleição sete maravilhas de origem Portuguesa no mundo, atribuído a 10 de junho de 2009.
O ano de 2010 assinalou uma importante transição na história da empresa com aquisição Tendo igualmente Road em ações mais SGPS, detentora do capital do grupo principal porcelanas, pelo grupo Cup&Saucer.
Em 2010, o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) selecionou várias peças de SPAL para integrarem o portfólio do projeto "Destination: Portugal".
A SPAL fez parte da exposição "Design para um Mundo Melhor" patente no Pavilhão de Portugal da EXPO Shanghai 2010.
A Spawn renovou o seu patrocínio às 7 Maravilhas, através do desenvolvimento dos Troféus atribuídos na eleição das sete maravilhas naturais de Portugal a 11 de setembro, nos Açores, palco do maior espetáculo de 2010 em torno da divulgação e preservação da natureza.
SPAL integrou a bienal cultural dedicada ao design, arquitetura e criatividade contemporânea, Experimenta Design, inaugurada a 16 de junho de 2011 com a exposição
"sobre o design gráfico e o design de produto português nos últimos 10 anos".
Em 2011 e pelo terceiro ano consecutivo, desenvolveu os troféus de mais uma eleição: 7 Maravilhas — a eleição 7 Maravilhas da Gastronomia. Tendo igualmente desenvolvido uma linha de complementos de mesa associados a esta temática.
Em 2011 a SPAL reforçou a sua presença no mercado norte-americano através da introdução de duas coleções numa das mais conceituadas e inovadoras cadeias de lojas norte-americanas: Anthropologie, detentora de uma visão única e inspiradora, com mais de 40 pontos de venda nos Estados Unidos e Canadá, tendo iniciado recentemente a sua introdução na Europa, com 3 lojas nos mais prestigiantes locais de Londres.
Em 2012, a parceria 7 Maravilhas renovou-se em mais uma eleição das 7 Maravilhas Praias de Portugal, com o desenvolvimento dos troféus de finalistas e vencedores nesta eleição.
Em 2012, a SPAL retomou uma das principais tradições da marca, patrocinando o concurso de design promovido pela AIP, HOME SWEET HOME, integrado na Lisboa Design Show.
No plano da hotelaria e restauração, podemos encontrar produtos Spawn em ícones de design onde os mais prestigiados chefes desenvolvem o seu trabalho. São exemplos o Fontana Park Hotel, vencedor de da European Design Awards, Internacional Design Hotel, ou pbc em Lisboa, as Furnas do Guincho, a cadeia de restaurantes Oliver, entre outros.
No segmento de hotelaria figura ainda o Longevity Wellness Resort, Areias do Seixo, Leite Resort em Vila Moura, Grupo Lágrimas, Hotel Sheraton do Porto, H2OTEL em Unhais da Serra, Hotel das Penhas Douradas, a cadeia Pestana, Vila Galé, Dom Pedro, Tivoli, e Porto Bay, o Atlantis Hotel nas Bahamas, o New Mauritius Hotel, o Plaza Athénée em Paris, e ainda a cadeia de hotéis e resorts RIU.
Em 2013 a SPAL renova o seu patrocínio ao Concurso de Design Home Sweet Home, promovido em parceria com a AIP Associação Industrial Portuguesa.
Designers
Desde 1965, a SPAL desenha, fabrica e distribui louças de porcelana para uso doméstico e profissional.
Desde o seu início, o design tem sido uma grande aposta da empresa, não só através do seu departamento de design interno - estúdio SPAL - mas também em cooperação com alguns dos principais designers mundiais, como Stefanie Hering, David Queensberry e Martin Hunt.
Daciano da Costa
A SPAL foi a primeira empresa de cerâmica a criar um concurso de design em Portugal. O primeiro prêmio foi atribuído ao arquiteto e designer Daciano da Costa.
Jackie Prince
Desenhei uma das coleções mais vendidas da SPAL: Pearl, nas versões Preto e Branco.
Mary Lou Goertezen
Designer americano, desenvolvedor de diversos padrões para SPAL, como Pointsettia e Daffodil. Conhecida por seus belos florais e pinturas em aquarela.
Gerald Gullota
Designer americano conhecido pela simplicidade e elegância dos seus designs, desenvolveu a coleção Lisboa para a SPAL. Os projetos de Gerald Gullota são exibidos em alguns dos museus mais renomados, como o Brooklyn Museum of Art e o Victoria and Albert Museum, em Londres.
Rosaria Rattin
Com um estilo único, Rosaria Rattin desenvolveu a coleção Disegno para a SPAL, com cores suaves e vibrantes.
Carl Gustaf Jansson
Designer sueco, desenvolveu designs interessantes para a SPAL e também para outras marcas mundialmente conhecidas.
Queensberry Hunt
A colaboração destes designers com a SPAL tem mais de 15 anos e traduz-se no desenvolvimento de quatro coleções"Roulette, Solid, Scoop e Muse.
Álvaro Siza Vieira
Em 1998 a SPAL apresentou a coleção MARE, uma criação de Álvaro Siza Vieira, o mais premiado arquiteto contemporâneo português. Desde a América à Ásia, as suas obras encontram-se um pouco por todo o mundo.
Alice Guerra
Integrou o SPAL Studio, deixando no portfólio da marca alguns best-sellers como Fall. Com um estilo versátil contemporâneo, desenvolveu criações de apurado sentido comercial.
Stefanie Hering
Designer alemã, desenvolveu várias coleções para a SPAL, como 303, Globe e Suite. Com um estilo único e diferenciador, o seu trabalho é marcado por linhas depuradas e minimais. Stephanie Hering conta com vários prêmios internacionais e suas criações podem ser vistas em vários museus espalhados pelo mundo.
Paulo Eusébio
Integrou o SPAL Studio em 2002 onde, com sólidos conhecimentos na componente gráfica, desenvolve projetos feitos à medida para clientes que pretendem personalizar suas peças. Posteriormente, assumiu toda a responsabilidade de fotografia da marca.
Alda Tomás
Integrou o grupo SPAL Studio tendo finalizado o ano de 2009 com uma importante distinção - o trabalho realizado para a SPAL, foi reconhecido como Centro Português de Design com uma Menção Honrosa no Prêmio Sena da Silva. Ainda em conjunto com a SPAL, é a designer que mais tem participações registradas no projeto Remade in Portugal.
Diana Borges
Com uma passagem de quatro anos pela SPAL, recebeu em 2010 o prestigiante Design Plus na Feira Ambiente em Frankfurt, com a linha de mesa Blue Rain.
Marco Correia
Licenciado em Design e Comunicação, FBAUL, 1998. Especializou-se em ilustração científica. Na SPAL desenvolveu competências e projetos na sua área de core, a ilustração.
Rita Henriques
O design faz parte do seu ser e a expressão pelo design gráfico tornou-se a sua segunda língua. Formada pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa, teve na SPAL o seu primeiro contato com a porcelana desenvolvendo propostas criativas dentro do universo gráico do design.
Mónica Santos
Licenciada em Design de produto pela ESAD, integrou o SPAL Studio onde consolidou as suas competências. O carisma das suas criações já lhe proporcionou reconhecimentos dentro da sua área de especialização.
Daniel Pera
Com especialização em design de produto e gráfico, assume na SPAL a Direção Criativa do SPAL Studio.
Imprensa
iPorcelain
A empresa portuguesa SPAL, lançou um clocking station compatível com diferentes equipamentos de som, entre os quais estão os da Apple. O iPorcelain é um projeto do estúdio interno da empresa, o SPAL Studio, que concentra o seu esforço criativo no desenvolvimento e investigação de novos produtos capazes de incorporar os valores da marca: inovação e design. Este projeto reforça o cariz inovador e a aposta no design em Portugal, referente ao seu setor de atividade, em 1970.
— Marketeer, Fevereiro de 2013.
3º Torneio da Ordem de Mérito 2013
O Santo Estevão Golf realizou, no dia 14 de abril, o terceiro torneio da ordem de mérito 2013. A prova contou com 68 participantes de 19 clubes de golfe. A combinação de um field de competitivo, bom tempo, campo em boas condições, resultou em excelentes resultados. Em net, a prova foi ganha por Emanuel Guilherme, com 43 pontos. Em 2º lugar ficou Walter Carvalho, também com 43 pontos. Ambos os jogadores do Clube de golfe de V.N de Santo Estevão. Um terceiro lugar foi para Rui Portfírio, do clube de golfe do exército, com 41 pontos, o primeiro classificado foi o jogador da Aroeira, Manuel Dias Leonardo, com 28 pontos. Em 2º lugar ficou jovem do campo real, Martim Batista, com 27 pontos. Em 3º lugar ficou o jogador da Quinta do Perú, João Vieira Pereira, com 27 pontos os prêmios especiais Drive mais longo e Bola mais perto foram danos por Pedro Batista e Stefan Pedroso, respectivamente. Todos esses jogadores receberam Magníficos prêmios do sol ponto no final houve ainda lugar a um sorteio de vinhos Quintal do casal Branco.
— Nota de Abril de 2013.
Spal apresenta uma riqueza de novos designs
Ao longo de quase 50 anos o SPAL Studio tem vindo a desenvolver designs novos e inovadores, com o claro propósito de tornar cada dia mais “fresco”. Fiel à sua visão de criar peças de design notável, acrescentando valor ao quotidiano dos consumidores em todo o mundo, a SPAL tem sido ao longo dos anos distinguida com vários prémios de prestígio, como o Design Plus Award. Para a coleção 2013 há uma forte mistura de influências, estilosas sob a abordagem contemporânea da banda. Na foto está 'Laura' – uma coleção solta e sofisticada em uma paleta de cores frescas.
– Ambiente Product News
Eco Design SPAL
O Remade in Portugal é um projecto que procura incentivar à criação e desenvolvimento de produtos cuja composição integre uma percentagem de, pelo menos, 50 % de matéria proveniente de processos de reciclagem. Esta reciclagem divide-se em 2 campos: pré e pósconsumo.
Por pré-consumo entende-se a reciclagem dos desperdícios da produção industrial que, normalmente, é assumida pela própria indústria; por pós consumo entende-se a reciclagem das embalagens, resíduos e desperdícios domésticos que se recolhem dos ecopontos.
Este projecto materializa-se em exposições periódicas que ocorrem tanto em território nacional como a um nível internacional com o objectivo de difundir a cultura do eco-design e do desenvolvimento sustentável.
A SPAL é a marca que mais participações regista neste projecto, estando presente nas diferentes edições, desde 2007.
SPAL Studio
A criação do SPAL Studio nasceu da necessidade da SPAL de uniformizar e universalizar não só o produto mas também a comunicação da marca e do produto da mesma. Neste momento, o conceito do “SPAL Studio” cresce e começa a formar um universo em seu redor que abarca, ou pretende abarcar, a responsabilidade de reposicionar, reestruturar e dinamizar o departamento de desenvolvimento de produto (DDP) e, consequentemente e intencionalmente a marca e o produto SPAL no mercado. É sobre este manifesto, a que este projecto se propõe, que se pretende recriar o departamento e imprimir uma linguagem dinâmica, envolvente e inspiradora, seja na comunicação externa do departamento como na própria estrutura interna do mesmo. Novos objectivos serão traçados e novas metas serão alcançadas, novos processos e novas metodologias serão implementadas, bem como novos projectos serão abraçados, uma nova linguagem será absorvida e um novo conceito será transmitido, uma nova imagem será idealizada e uma nova e renovada abordagem chegará ao consumidor em geral.
O SPAL Studio será mais que um departamento de desenvolvimento, será um espaço de criação, de inovação, de exploração e experimentação, de comunicação e, principalmente, de dinamização!
Sustentabilidade SPAL
A SPAL entende que a sua política da Qualidade, Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho (SST), constitui uma ferramenta de gestão essencial ao cumprimento dos requisitos dos seus stakeholders (Partes Interessadas), nomeadamente nas questões da Proteção Ambiental e condições de SST. Por esse motivo promove o desenvolvimento das diferentes vertentes empresariais numa óptica de sustentabilidade, assente nos princípios de criação de valor, flexibilidade e responsabilidade social.
Estabelece, assim as seguintes orientações estratégicas para a organização:
bullet Crescimento do negócio suportado por serviços de qualidade, partilhados pelo conjunto de Fornecedores que elegeu, que promovam a satisfação dos seus Clientes, motivação e segurança dos seus Colaboradores e Proteção Ambiental;
bullet Melhoria contínua do desempenho da organização e monitorização dos seus processos face aos objetivos estabelecidos;
bullet Cumprimento das obrigações de conformidade subscritas pela organização, tendo em conta a perspetiva do ciclo de vida do produto.
Assim sendo a SPAL pretende assegurar o crescimento da empresa, numa lógica de sustentabilidade, em equilíbrio com a sua envolvente ambiental e social, considerando as necessidades e expectativas dos diferentes stakeholders.
Fonte: SPAL Porcelanas. Consultado pela última vez em 10 de maio de 2024.
Crédito fotográfico: Imagem extraída do Facebook. Consultado pela última vez em 10 de maio de 2024.
A SPAL Porcelanas (Portugal, 1965) é uma marca de porcelanas portuguesa. A marca é especializada na fabricação de cerâmica e porcelana de alta qualidade para profissionais da mesa e hotelaria, bem como para amantes de produtos cerâmicos refinados. Reconhecida por sua inovação, design e qualidade, a empresa gerencia todo o processo de produção, desde o design inicial até a comercialização dos produtos acabados. Suas coleções, como Waves, Spazio, Seamless, Rhythm e Glee Black, são conhecidas por seu design refinado e linhas limpas, oferecendo peças elegantes e eficientes, como pratos, xícaras e pires. A SPAL Porcelanas mantém seu compromisso com a excelência ao longo dos anos, sendo reconhecida internacionalmente e distribuída em vários países ao redor do mundo.
Biografia Spal – Arremate Arte
A SPAL Porcelanas é uma marca portuguesa fundada em 1965, dedicada à produção de produtos de cerâmica e porcelana de alta qualidade para profissionais da mesa e da hotelaria, bem como para apreciadores de cerâmica de qualidade.
Com sede em Portugal, a marca é conhecida por sua inovação, design e qualidade, que são as três palavras-chave que definem sua cultura empresarial.
A empresa é responsável por todo o processo de produção de seus produtos, desde o primeiro esboço, passando pelas fases de fabricação até a comercialização de seus produtos. Essa abordagem abrangente permite que a SPAL gerencie todas as fases desde o simples desenho até o produto acabado.
Os produtos de porcelana Spal são conhecidos por sua elegância, simplicidade e graciosidade, que permitem realçar a cozinha gourmet de grandes hotéis ou restaurantes de chefs. Suas peças de porcelana branca, como pratos, chávenas e pratos de apresentação, destacam-se por seu design limpo e eficiente.
A marca tem várias coleções, incluindo as Waves, Spazio, Seamless, Rhythm e Glee Black, que apresentam peças com design refinado e linhas finas e limpas. Cada peça das coleções Spal, como xícaras de café, chávenas, pires e pratos de porcelana, é produzida com técnica e experiência únicas, conferindo valor acrescentado ao quotidiano de cada um dos seus clientes, sejam eles profissionais ou particulares.
A SPAL Porcelanas é reconhecida internacionalmente como uma marca de alta qualidade, tendo recebido vários prêmios ao longo dos anos. A marca tem distribuição em vários países, incluindo Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Estados Unidos, Canadá, México, Brasil, Japão, entre outros.
Ao longo dos anos, a Spal Porcelanas tem se mantido fiel à sua visão de produzir produtos de alta qualidade, inovadores e elegantes para profissionais da mesa e da hotelaria, bem como para apreciadores de cerâmica de qualidade. A marca continua a ser uma referência no mundo da cerâmica e porcelana de alta qualidade.
Biografia Spal – Arremate Arte
A SPAL Porcelanas é uma marca portuguesa fundada em 1965, dedicada à produção de produtos de cerâmica e porcelana de alta qualidade para profissionais da mesa e da hotelaria, bem como para apreciadores de cerâmica de qualidade.
Com sede em Portugal, a marca é conhecida por sua inovação, design e qualidade, que são as três palavras-chave que definem sua cultura empresarial.
A empresa é responsável por todo o processo de produção de seus produtos, desde o primeiro esboço, passando pelas fases de fabricação até a comercialização de seus produtos. Essa abordagem abrangente permite que a SPAL gerencie todas as fases desde o simples desenho até o produto acabado.
Os produtos de porcelana Spal são conhecidos por sua elegância, simplicidade e graciosidade, que permitem realçar a cozinha gourmet de grandes hotéis ou restaurantes de chefs. Suas peças de porcelana branca, como pratos, chávenas e pratos de apresentação, destacam-se por seu design limpo e eficiente.
A marca tem várias coleções, incluindo as Waves, Spazio, Seamless, Rhythm e Glee Black, que apresentam peças com design refinado e linhas finas e limpas. Cada peça das coleções Spal, como xícaras de café, chávenas, pires e pratos de porcelana, é produzida com técnica e experiência únicas, conferindo valor acrescentado ao quotidiano de cada um dos seus clientes, sejam eles profissionais ou particulares.
A SPAL Porcelanas é reconhecida internacionalmente como uma marca de alta qualidade, tendo recebido vários prêmios ao longo dos anos. A marca tem distribuição em vários países, incluindo Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Estados Unidos, Canadá, México, Brasil, Japão, entre outros.
Ao longo dos anos, a Spal Porcelanas tem se mantido fiel à sua visão de produzir produtos de alta qualidade, inovadores e elegantes para profissionais da mesa e da hotelaria, bem como para apreciadores de cerâmica de qualidade. A marca continua a ser uma referência no mundo da cerâmica e porcelana de alta qualidade.
Biografia Spal – Spal
A história da SPAL é marcada por uma consistência muito grande em torno dos valores da sua marca. Desde a sua fundação, a SPAL promove o design, a inovação e a qualidade como parte integrante da cultura empresarial.
Começou por ser a primeira empresa do setor cerâmico a lançar um concurso de design (1970) e desde então, mantém as parcerias com as escolas de design e de engenharia de materiais. Através do seu departamento interno de design - o SPAL Studio - promove não só a criatividade mas também a investigação e desenvolvimento (I&D) que têm conduzido à inovação.
Do seu percurso faz ainda parte a colocação no mercado de colecções dos mais conceituados designers internacionais como Stefanie Hering, David Queensberry, Martin Hunt, estúdio dinamarquês Seidenfaden Design Copenhagen, entre outros.
Fiel à visão de criar peças com design marcante que acrescentem valor à vivência diária de cada consumidor, a SPAL tem, ao longo dos anos, sido distinguida com vários prémios como o prestigiante Design Plus Award.
Linha do tempo
1965
Desde a sua fundação, em 1965, que a Spal desenha, produz e comercializa porcelanas para uso doméstico e para hotelaria. Um verdadeiro exemplo de uma "One-Stop-Shop".
O grupo SPAL é composto pela Spal Porcelanas SA, pela Spal SL, distribuidora em Espanha e pela Sodecal, produtora exclusivamente de decalques.
A Spal foi a primeira empresa indústria de cerâmica a promover um concurso de design em 1970, apenas 5 anos após sua fundação — o vencedor deste concurso foi o arquiteto e designer Daciano da Costa.
Em paralelo com as criações internas do seu gabinete de design, Spal Studio, recorre frequentemente a criadores internacionais como Stephanie Hering, Gerald Gulotta, Carl Gustaf Jahnsson, Queensburry Hunt, Mary Lou Goertzen, Marguerite, Walfridsson, Jack Prince, António Mira, Rezzan Unver, Lauren Horwitz, Rosaria Rattin, entre muitos outros.
No plano nacional estabeleceu parcerias com conceituados artistas, de diferentes áreas como Daciano da Costa, Álvaro Siza Vieira, João Vaz de Carvalho, São José Lapa, Fátima Lopes, Filipe La Féria, etc.
Recebeu vários prêmios nacionais e internacionais, sendo distinguida em 1982 pelo ICEP — instituto de comércio externo, como uma das melhores empresas exportadoras de Portugal;
Em 1994 inaugurou a sua primeira loja, localizada em Lisboa.
Evidenciando a sua forte vocação empreendedora, a SPAL tem um amplo histórico de colaboração com algumas das mais prestigiadas marcas internacionais: Crate and Barrel, Debenhams, Ralph Lauren, Anthropologie, MStyle, MiKasa, IllyCaffe, El corte Inglés, Rosendhal, Eddie Bauer, Hudson Bay Company, Devine Corporation, Woolworths, entre outros.
A SPAL é uma marca que mais participa das edições do projeto Remade in Portugal, uma iniciativa que estimula o ecodesign.
Na visita oficial dos reis da Suécia ao nosso país, realizada em Maio de 2008, foi selecionada a peça Restart, uma criação SPAL para o projeto REMADE, como oferta institucional.
Na Expo Saragoça 2008, a peça RESTART foi novamente selecionada para presentear as autoridades espanholas.
Ainda no âmbito do projeto REMADE em Portugal, a SPAL tem percorrido as mais prestigiadas exposições internacionais de design, nomeadamente a Galerie Oxygen Concept Art, em Milão.
Em 2009 a SPAL foi distinguida com uma Menção Honrosa no Prêmio Sena da Silva, prêmio atribuído pela Centro Português de Design, que distinguiu o trabalho realizado para a SPAL, pela Designer Alda Tomás.
A SPAL foi distinguida com o prestigiante Design Plus Award no ano de 2009 - concurso internacional Promovido anualmente pela Messi Frankfurt e atribuído durante a feira ambiente, que tem distinguido ao longo dos anos as mais respeitadas Marcas Na área do Design ponto este prêmio valoriza acima de tudo, o design entre "inteligente, que combina funcionalidade com apelo comercial.
Em 2009 SPAL deu início a sua parceria com as sete maravilhas neste âmbito desenvolveu integralmente os troféus de finalista e vencedor da eleição sete maravilhas de origem Portuguesa no mundo, atribuído a 10 de junho de 2009.
O ano de 2010 assinalou uma importante transição na história da empresa com aquisição Tendo igualmente Road em ações mais SGPS, detentora do capital do grupo principal porcelanas, pelo grupo Cup&Saucer.
Em 2010, o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) selecionou várias peças de SPAL para integrarem o portfólio do projeto "Destination: Portugal".
A SPAL fez parte da exposição "Design para um Mundo Melhor" patente no Pavilhão de Portugal da EXPO Shanghai 2010.
A Spawn renovou o seu patrocínio às 7 Maravilhas, através do desenvolvimento dos Troféus atribuídos na eleição das sete maravilhas naturais de Portugal a 11 de setembro, nos Açores, palco do maior espetáculo de 2010 em torno da divulgação e preservação da natureza.
SPAL integrou a bienal cultural dedicada ao design, arquitetura e criatividade contemporânea, Experimenta Design, inaugurada a 16 de junho de 2011 com a exposição
"sobre o design gráfico e o design de produto português nos últimos 10 anos".
Em 2011 e pelo terceiro ano consecutivo, desenvolveu os troféus de mais uma eleição: 7 Maravilhas — a eleição 7 Maravilhas da Gastronomia. Tendo igualmente desenvolvido uma linha de complementos de mesa associados a esta temática.
Em 2011 a SPAL reforçou a sua presença no mercado norte-americano através da introdução de duas coleções numa das mais conceituadas e inovadoras cadeias de lojas norte-americanas: Anthropologie, detentora de uma visão única e inspiradora, com mais de 40 pontos de venda nos Estados Unidos e Canadá, tendo iniciado recentemente a sua introdução na Europa, com 3 lojas nos mais prestigiantes locais de Londres.
Em 2012, a parceria 7 Maravilhas renovou-se em mais uma eleição das 7 Maravilhas Praias de Portugal, com o desenvolvimento dos troféus de finalistas e vencedores nesta eleição.
Em 2012, a SPAL retomou uma das principais tradições da marca, patrocinando o concurso de design promovido pela AIP, HOME SWEET HOME, integrado na Lisboa Design Show.
No plano da hotelaria e restauração, podemos encontrar produtos Spawn em ícones de design onde os mais prestigiados chefes desenvolvem o seu trabalho. São exemplos o Fontana Park Hotel, vencedor de da European Design Awards, Internacional Design Hotel, ou pbc em Lisboa, as Furnas do Guincho, a cadeia de restaurantes Oliver, entre outros.
No segmento de hotelaria figura ainda o Longevity Wellness Resort, Areias do Seixo, Leite Resort em Vila Moura, Grupo Lágrimas, Hotel Sheraton do Porto, H2OTEL em Unhais da Serra, Hotel das Penhas Douradas, a cadeia Pestana, Vila Galé, Dom Pedro, Tivoli, e Porto Bay, o Atlantis Hotel nas Bahamas, o New Mauritius Hotel, o Plaza Athénée em Paris, e ainda a cadeia de hotéis e resorts RIU.
Em 2013 a SPAL renova o seu patrocínio ao Concurso de Design Home Sweet Home, promovido em parceria com a AIP Associação Industrial Portuguesa.
Designers
Desde 1965, a SPAL desenha, fabrica e distribui louças de porcelana para uso doméstico e profissional.
Desde o seu início, o design tem sido uma grande aposta da empresa, não só através do seu departamento de design interno - estúdio SPAL - mas também em cooperação com alguns dos principais designers mundiais, como Stefanie Hering, David Queensberry e Martin Hunt.
Daciano da Costa
A SPAL foi a primeira empresa de cerâmica a criar um concurso de design em Portugal. O primeiro prêmio foi atribuído ao arquiteto e designer Daciano da Costa.
Jackie Prince
Desenhei uma das coleções mais vendidas da SPAL: Pearl, nas versões Preto e Branco.
Mary Lou Goertezen
Designer americano, desenvolvedor de diversos padrões para SPAL, como Pointsettia e Daffodil. Conhecida por seus belos florais e pinturas em aquarela.
Gerald Gullota
Designer americano conhecido pela simplicidade e elegância dos seus designs, desenvolveu a coleção Lisboa para a SPAL. Os projetos de Gerald Gullota são exibidos em alguns dos museus mais renomados, como o Brooklyn Museum of Art e o Victoria and Albert Museum, em Londres.
Rosaria Rattin
Com um estilo único, Rosaria Rattin desenvolveu a coleção Disegno para a SPAL, com cores suaves e vibrantes.
Carl Gustaf Jansson
Designer sueco, desenvolveu designs interessantes para a SPAL e também para outras marcas mundialmente conhecidas.
Queensberry Hunt
A colaboração destes designers com a SPAL tem mais de 15 anos e traduz-se no desenvolvimento de quatro coleções"Roulette, Solid, Scoop e Muse.
Álvaro Siza Vieira
Em 1998 a SPAL apresentou a coleção MARE, uma criação de Álvaro Siza Vieira, o mais premiado arquiteto contemporâneo português. Desde a América à Ásia, as suas obras encontram-se um pouco por todo o mundo.
Alice Guerra
Integrou o SPAL Studio, deixando no portfólio da marca alguns best-sellers como Fall. Com um estilo versátil contemporâneo, desenvolveu criações de apurado sentido comercial.
Stefanie Hering
Designer alemã, desenvolveu várias coleções para a SPAL, como 303, Globe e Suite. Com um estilo único e diferenciador, o seu trabalho é marcado por linhas depuradas e minimais. Stephanie Hering conta com vários prêmios internacionais e suas criações podem ser vistas em vários museus espalhados pelo mundo.
Paulo Eusébio
Integrou o SPAL Studio em 2002 onde, com sólidos conhecimentos na componente gráfica, desenvolve projetos feitos à medida para clientes que pretendem personalizar suas peças. Posteriormente, assumiu toda a responsabilidade de fotografia da marca.
Alda Tomás
Integrou o grupo SPAL Studio tendo finalizado o ano de 2009 com uma importante distinção - o trabalho realizado para a SPAL, foi reconhecido como Centro Português de Design com uma Menção Honrosa no Prêmio Sena da Silva. Ainda em conjunto com a SPAL, é a designer que mais tem participações registradas no projeto Remade in Portugal.
Diana Borges
Com uma passagem de quatro anos pela SPAL, recebeu em 2010 o prestigiante Design Plus na Feira Ambiente em Frankfurt, com a linha de mesa Blue Rain.
Marco Correia
Licenciado em Design e Comunicação, FBAUL, 1998. Especializou-se em ilustração científica. Na SPAL desenvolveu competências e projetos na sua área de core, a ilustração.
Rita Henriques
O design faz parte do seu ser e a expressão pelo design gráfico tornou-se a sua segunda língua. Formada pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa, teve na SPAL o seu primeiro contato com a porcelana desenvolvendo propostas criativas dentro do universo gráico do design.
Mónica Santos
Licenciada em Design de produto pela ESAD, integrou o SPAL Studio onde consolidou as suas competências. O carisma das suas criações já lhe proporcionou reconhecimentos dentro da sua área de especialização.
Daniel Pera
Com especialização em design de produto e gráfico, assume na SPAL a Direção Criativa do SPAL Studio.
Imprensa
iPorcelain
A empresa portuguesa SPAL, lançou um clocking station compatível com diferentes equipamentos de som, entre os quais estão os da Apple. O iPorcelain é um projeto do estúdio interno da empresa, o SPAL Studio, que concentra o seu esforço criativo no desenvolvimento e investigação de novos produtos capazes de incorporar os valores da marca: inovação e design. Este projeto reforça o cariz inovador e a aposta no design em Portugal, referente ao seu setor de atividade, em 1970.
— Marketeer, Fevereiro de 2013.
3º Torneio da Ordem de Mérito 2013
O Santo Estevão Golf realizou, no dia 14 de abril, o terceiro torneio da ordem de mérito 2013. A prova contou com 68 participantes de 19 clubes de golfe. A combinação de um field de competitivo, bom tempo, campo em boas condições, resultou em excelentes resultados. Em net, a prova foi ganha por Emanuel Guilherme, com 43 pontos. Em 2º lugar ficou Walter Carvalho, também com 43 pontos. Ambos os jogadores do Clube de golfe de V.N de Santo Estevão. Um terceiro lugar foi para Rui Portfírio, do clube de golfe do exército, com 41 pontos, o primeiro classificado foi o jogador da Aroeira, Manuel Dias Leonardo, com 28 pontos. Em 2º lugar ficou jovem do campo real, Martim Batista, com 27 pontos. Em 3º lugar ficou o jogador da Quinta do Perú, João Vieira Pereira, com 27 pontos os prêmios especiais Drive mais longo e Bola mais perto foram danos por Pedro Batista e Stefan Pedroso, respectivamente. Todos esses jogadores receberam Magníficos prêmios do sol ponto no final houve ainda lugar a um sorteio de vinhos Quintal do casal Branco.
— Nota de Abril de 2013.
Spal apresenta uma riqueza de novos designs
Ao longo de quase 50 anos o SPAL Studio tem vindo a desenvolver designs novos e inovadores, com o claro propósito de tornar cada dia mais “fresco”. Fiel à sua visão de criar peças de design notável, acrescentando valor ao quotidiano dos consumidores em todo o mundo, a SPAL tem sido ao longo dos anos distinguida com vários prémios de prestígio, como o Design Plus Award. Para a coleção 2013 há uma forte mistura de influências, estilosas sob a abordagem contemporânea da banda. Na foto está 'Laura' – uma coleção solta e sofisticada em uma paleta de cores frescas.
– Ambiente Product News
Eco Design SPAL
O Remade in Portugal é um projecto que procura incentivar à criação e desenvolvimento de produtos cuja composição integre uma percentagem de, pelo menos, 50 % de matéria proveniente de processos de reciclagem. Esta reciclagem divide-se em 2 campos: pré e pósconsumo.
Por pré-consumo entende-se a reciclagem dos desperdícios da produção industrial que, normalmente, é assumida pela própria indústria; por pós consumo entende-se a reciclagem das embalagens, resíduos e desperdícios domésticos que se recolhem dos ecopontos.
Este projecto materializa-se em exposições periódicas que ocorrem tanto em território nacional como a um nível internacional com o objectivo de difundir a cultura do eco-design e do desenvolvimento sustentável.
A SPAL é a marca que mais participações regista neste projecto, estando presente nas diferentes edições, desde 2007.
SPAL Studio
A criação do SPAL Studio nasceu da necessidade da SPAL de uniformizar e universalizar não só o produto mas também a comunicação da marca e do produto da mesma. Neste momento, o conceito do “SPAL Studio” cresce e começa a formar um universo em seu redor que abarca, ou pretende abarcar, a responsabilidade de reposicionar, reestruturar e dinamizar o departamento de desenvolvimento de produto (DDP) e, consequentemente e intencionalmente a marca e o produto SPAL no mercado. É sobre este manifesto, a que este projecto se propõe, que se pretende recriar o departamento e imprimir uma linguagem dinâmica, envolvente e inspiradora, seja na comunicação externa do departamento como na própria estrutura interna do mesmo. Novos objectivos serão traçados e novas metas serão alcançadas, novos processos e novas metodologias serão implementadas, bem como novos projectos serão abraçados, uma nova linguagem será absorvida e um novo conceito será transmitido, uma nova imagem será idealizada e uma nova e renovada abordagem chegará ao consumidor em geral.
O SPAL Studio será mais que um departamento de desenvolvimento, será um espaço de criação, de inovação, de exploração e experimentação, de comunicação e, principalmente, de dinamização!
Sustentabilidade SPAL
A SPAL entende que a sua política da Qualidade, Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho (SST), constitui uma ferramenta de gestão essencial ao cumprimento dos requisitos dos seus stakeholders (Partes Interessadas), nomeadamente nas questões da Proteção Ambiental e condições de SST. Por esse motivo promove o desenvolvimento das diferentes vertentes empresariais numa óptica de sustentabilidade, assente nos princípios de criação de valor, flexibilidade e responsabilidade social.
Estabelece, assim as seguintes orientações estratégicas para a organização:
bullet Crescimento do negócio suportado por serviços de qualidade, partilhados pelo conjunto de Fornecedores que elegeu, que promovam a satisfação dos seus Clientes, motivação e segurança dos seus Colaboradores e Proteção Ambiental;
bullet Melhoria contínua do desempenho da organização e monitorização dos seus processos face aos objetivos estabelecidos;
bullet Cumprimento das obrigações de conformidade subscritas pela organização, tendo em conta a perspetiva do ciclo de vida do produto.
Assim sendo a SPAL pretende assegurar o crescimento da empresa, numa lógica de sustentabilidade, em equilíbrio com a sua envolvente ambiental e social, considerando as necessidades e expectativas dos diferentes stakeholders.
Fonte: SPAL Porcelanas. Consultado pela última vez em 10 de maio de 2024.
Crédito fotográfico: Imagem extraída do Facebook. Consultado pela última vez em 10 de maio de 2024.
A SPAL Porcelanas (Portugal, 1965) é uma marca de porcelanas portuguesa. A marca é especializada na fabricação de cerâmica e porcelana de alta qualidade para profissionais da mesa e hotelaria, bem como para amantes de produtos cerâmicos refinados. Reconhecida por sua inovação, design e qualidade, a empresa gerencia todo o processo de produção, desde o design inicial até a comercialização dos produtos acabados. Suas coleções, como Waves, Spazio, Seamless, Rhythm e Glee Black, são conhecidas por seu design refinado e linhas limpas, oferecendo peças elegantes e eficientes, como pratos, xícaras e pires. A SPAL Porcelanas mantém seu compromisso com a excelência ao longo dos anos, sendo reconhecida internacionalmente e distribuída em vários países ao redor do mundo.
Biografia Spal – Arremate Arte
A SPAL Porcelanas é uma marca portuguesa fundada em 1965, dedicada à produção de produtos de cerâmica e porcelana de alta qualidade para profissionais da mesa e da hotelaria, bem como para apreciadores de cerâmica de qualidade.
Com sede em Portugal, a marca é conhecida por sua inovação, design e qualidade, que são as três palavras-chave que definem sua cultura empresarial.
A empresa é responsável por todo o processo de produção de seus produtos, desde o primeiro esboço, passando pelas fases de fabricação até a comercialização de seus produtos. Essa abordagem abrangente permite que a SPAL gerencie todas as fases desde o simples desenho até o produto acabado.
Os produtos de porcelana Spal são conhecidos por sua elegância, simplicidade e graciosidade, que permitem realçar a cozinha gourmet de grandes hotéis ou restaurantes de chefs. Suas peças de porcelana branca, como pratos, chávenas e pratos de apresentação, destacam-se por seu design limpo e eficiente.
A marca tem várias coleções, incluindo as Waves, Spazio, Seamless, Rhythm e Glee Black, que apresentam peças com design refinado e linhas finas e limpas. Cada peça das coleções Spal, como xícaras de café, chávenas, pires e pratos de porcelana, é produzida com técnica e experiência únicas, conferindo valor acrescentado ao quotidiano de cada um dos seus clientes, sejam eles profissionais ou particulares.
A SPAL Porcelanas é reconhecida internacionalmente como uma marca de alta qualidade, tendo recebido vários prêmios ao longo dos anos. A marca tem distribuição em vários países, incluindo Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Estados Unidos, Canadá, México, Brasil, Japão, entre outros.
Ao longo dos anos, a Spal Porcelanas tem se mantido fiel à sua visão de produzir produtos de alta qualidade, inovadores e elegantes para profissionais da mesa e da hotelaria, bem como para apreciadores de cerâmica de qualidade. A marca continua a ser uma referência no mundo da cerâmica e porcelana de alta qualidade.
Biografia Spal – Arremate Arte
A SPAL Porcelanas é uma marca portuguesa fundada em 1965, dedicada à produção de produtos de cerâmica e porcelana de alta qualidade para profissionais da mesa e da hotelaria, bem como para apreciadores de cerâmica de qualidade.
Com sede em Portugal, a marca é conhecida por sua inovação, design e qualidade, que são as três palavras-chave que definem sua cultura empresarial.
A empresa é responsável por todo o processo de produção de seus produtos, desde o primeiro esboço, passando pelas fases de fabricação até a comercialização de seus produtos. Essa abordagem abrangente permite que a SPAL gerencie todas as fases desde o simples desenho até o produto acabado.
Os produtos de porcelana Spal são conhecidos por sua elegância, simplicidade e graciosidade, que permitem realçar a cozinha gourmet de grandes hotéis ou restaurantes de chefs. Suas peças de porcelana branca, como pratos, chávenas e pratos de apresentação, destacam-se por seu design limpo e eficiente.
A marca tem várias coleções, incluindo as Waves, Spazio, Seamless, Rhythm e Glee Black, que apresentam peças com design refinado e linhas finas e limpas. Cada peça das coleções Spal, como xícaras de café, chávenas, pires e pratos de porcelana, é produzida com técnica e experiência únicas, conferindo valor acrescentado ao quotidiano de cada um dos seus clientes, sejam eles profissionais ou particulares.
A SPAL Porcelanas é reconhecida internacionalmente como uma marca de alta qualidade, tendo recebido vários prêmios ao longo dos anos. A marca tem distribuição em vários países, incluindo Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Estados Unidos, Canadá, México, Brasil, Japão, entre outros.
Ao longo dos anos, a Spal Porcelanas tem se mantido fiel à sua visão de produzir produtos de alta qualidade, inovadores e elegantes para profissionais da mesa e da hotelaria, bem como para apreciadores de cerâmica de qualidade. A marca continua a ser uma referência no mundo da cerâmica e porcelana de alta qualidade.
Biografia Spal – Spal
A história da SPAL é marcada por uma consistência muito grande em torno dos valores da sua marca. Desde a sua fundação, a SPAL promove o design, a inovação e a qualidade como parte integrante da cultura empresarial.
Começou por ser a primeira empresa do setor cerâmico a lançar um concurso de design (1970) e desde então, mantém as parcerias com as escolas de design e de engenharia de materiais. Através do seu departamento interno de design - o SPAL Studio - promove não só a criatividade mas também a investigação e desenvolvimento (I&D) que têm conduzido à inovação.
Do seu percurso faz ainda parte a colocação no mercado de colecções dos mais conceituados designers internacionais como Stefanie Hering, David Queensberry, Martin Hunt, estúdio dinamarquês Seidenfaden Design Copenhagen, entre outros.
Fiel à visão de criar peças com design marcante que acrescentem valor à vivência diária de cada consumidor, a SPAL tem, ao longo dos anos, sido distinguida com vários prémios como o prestigiante Design Plus Award.
Linha do tempo
1965
Desde a sua fundação, em 1965, que a Spal desenha, produz e comercializa porcelanas para uso doméstico e para hotelaria. Um verdadeiro exemplo de uma "One-Stop-Shop".
O grupo SPAL é composto pela Spal Porcelanas SA, pela Spal SL, distribuidora em Espanha e pela Sodecal, produtora exclusivamente de decalques.
A Spal foi a primeira empresa indústria de cerâmica a promover um concurso de design em 1970, apenas 5 anos após sua fundação — o vencedor deste concurso foi o arquiteto e designer Daciano da Costa.
Em paralelo com as criações internas do seu gabinete de design, Spal Studio, recorre frequentemente a criadores internacionais como Stephanie Hering, Gerald Gulotta, Carl Gustaf Jahnsson, Queensburry Hunt, Mary Lou Goertzen, Marguerite, Walfridsson, Jack Prince, António Mira, Rezzan Unver, Lauren Horwitz, Rosaria Rattin, entre muitos outros.
No plano nacional estabeleceu parcerias com conceituados artistas, de diferentes áreas como Daciano da Costa, Álvaro Siza Vieira, João Vaz de Carvalho, São José Lapa, Fátima Lopes, Filipe La Féria, etc.
Recebeu vários prêmios nacionais e internacionais, sendo distinguida em 1982 pelo ICEP — instituto de comércio externo, como uma das melhores empresas exportadoras de Portugal;
Em 1994 inaugurou a sua primeira loja, localizada em Lisboa.
Evidenciando a sua forte vocação empreendedora, a SPAL tem um amplo histórico de colaboração com algumas das mais prestigiadas marcas internacionais: Crate and Barrel, Debenhams, Ralph Lauren, Anthropologie, MStyle, MiKasa, IllyCaffe, El corte Inglés, Rosendhal, Eddie Bauer, Hudson Bay Company, Devine Corporation, Woolworths, entre outros.
A SPAL é uma marca que mais participa das edições do projeto Remade in Portugal, uma iniciativa que estimula o ecodesign.
Na visita oficial dos reis da Suécia ao nosso país, realizada em Maio de 2008, foi selecionada a peça Restart, uma criação SPAL para o projeto REMADE, como oferta institucional.
Na Expo Saragoça 2008, a peça RESTART foi novamente selecionada para presentear as autoridades espanholas.
Ainda no âmbito do projeto REMADE em Portugal, a SPAL tem percorrido as mais prestigiadas exposições internacionais de design, nomeadamente a Galerie Oxygen Concept Art, em Milão.
Em 2009 a SPAL foi distinguida com uma Menção Honrosa no Prêmio Sena da Silva, prêmio atribuído pela Centro Português de Design, que distinguiu o trabalho realizado para a SPAL, pela Designer Alda Tomás.
A SPAL foi distinguida com o prestigiante Design Plus Award no ano de 2009 - concurso internacional Promovido anualmente pela Messi Frankfurt e atribuído durante a feira ambiente, que tem distinguido ao longo dos anos as mais respeitadas Marcas Na área do Design ponto este prêmio valoriza acima de tudo, o design entre "inteligente, que combina funcionalidade com apelo comercial.
Em 2009 SPAL deu início a sua parceria com as sete maravilhas neste âmbito desenvolveu integralmente os troféus de finalista e vencedor da eleição sete maravilhas de origem Portuguesa no mundo, atribuído a 10 de junho de 2009.
O ano de 2010 assinalou uma importante transição na história da empresa com aquisição Tendo igualmente Road em ações mais SGPS, detentora do capital do grupo principal porcelanas, pelo grupo Cup&Saucer.
Em 2010, o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) selecionou várias peças de SPAL para integrarem o portfólio do projeto "Destination: Portugal".
A SPAL fez parte da exposição "Design para um Mundo Melhor" patente no Pavilhão de Portugal da EXPO Shanghai 2010.
A Spawn renovou o seu patrocínio às 7 Maravilhas, através do desenvolvimento dos Troféus atribuídos na eleição das sete maravilhas naturais de Portugal a 11 de setembro, nos Açores, palco do maior espetáculo de 2010 em torno da divulgação e preservação da natureza.
SPAL integrou a bienal cultural dedicada ao design, arquitetura e criatividade contemporânea, Experimenta Design, inaugurada a 16 de junho de 2011 com a exposição
"sobre o design gráfico e o design de produto português nos últimos 10 anos".
Em 2011 e pelo terceiro ano consecutivo, desenvolveu os troféus de mais uma eleição: 7 Maravilhas — a eleição 7 Maravilhas da Gastronomia. Tendo igualmente desenvolvido uma linha de complementos de mesa associados a esta temática.
Em 2011 a SPAL reforçou a sua presença no mercado norte-americano através da introdução de duas coleções numa das mais conceituadas e inovadoras cadeias de lojas norte-americanas: Anthropologie, detentora de uma visão única e inspiradora, com mais de 40 pontos de venda nos Estados Unidos e Canadá, tendo iniciado recentemente a sua introdução na Europa, com 3 lojas nos mais prestigiantes locais de Londres.
Em 2012, a parceria 7 Maravilhas renovou-se em mais uma eleição das 7 Maravilhas Praias de Portugal, com o desenvolvimento dos troféus de finalistas e vencedores nesta eleição.
Em 2012, a SPAL retomou uma das principais tradições da marca, patrocinando o concurso de design promovido pela AIP, HOME SWEET HOME, integrado na Lisboa Design Show.
No plano da hotelaria e restauração, podemos encontrar produtos Spawn em ícones de design onde os mais prestigiados chefes desenvolvem o seu trabalho. São exemplos o Fontana Park Hotel, vencedor de da European Design Awards, Internacional Design Hotel, ou pbc em Lisboa, as Furnas do Guincho, a cadeia de restaurantes Oliver, entre outros.
No segmento de hotelaria figura ainda o Longevity Wellness Resort, Areias do Seixo, Leite Resort em Vila Moura, Grupo Lágrimas, Hotel Sheraton do Porto, H2OTEL em Unhais da Serra, Hotel das Penhas Douradas, a cadeia Pestana, Vila Galé, Dom Pedro, Tivoli, e Porto Bay, o Atlantis Hotel nas Bahamas, o New Mauritius Hotel, o Plaza Athénée em Paris, e ainda a cadeia de hotéis e resorts RIU.
Em 2013 a SPAL renova o seu patrocínio ao Concurso de Design Home Sweet Home, promovido em parceria com a AIP Associação Industrial Portuguesa.
Designers
Desde 1965, a SPAL desenha, fabrica e distribui louças de porcelana para uso doméstico e profissional.
Desde o seu início, o design tem sido uma grande aposta da empresa, não só através do seu departamento de design interno - estúdio SPAL - mas também em cooperação com alguns dos principais designers mundiais, como Stefanie Hering, David Queensberry e Martin Hunt.
Daciano da Costa
A SPAL foi a primeira empresa de cerâmica a criar um concurso de design em Portugal. O primeiro prêmio foi atribuído ao arquiteto e designer Daciano da Costa.
Jackie Prince
Desenhei uma das coleções mais vendidas da SPAL: Pearl, nas versões Preto e Branco.
Mary Lou Goertezen
Designer americano, desenvolvedor de diversos padrões para SPAL, como Pointsettia e Daffodil. Conhecida por seus belos florais e pinturas em aquarela.
Gerald Gullota
Designer americano conhecido pela simplicidade e elegância dos seus designs, desenvolveu a coleção Lisboa para a SPAL. Os projetos de Gerald Gullota são exibidos em alguns dos museus mais renomados, como o Brooklyn Museum of Art e o Victoria and Albert Museum, em Londres.
Rosaria Rattin
Com um estilo único, Rosaria Rattin desenvolveu a coleção Disegno para a SPAL, com cores suaves e vibrantes.
Carl Gustaf Jansson
Designer sueco, desenvolveu designs interessantes para a SPAL e também para outras marcas mundialmente conhecidas.
Queensberry Hunt
A colaboração destes designers com a SPAL tem mais de 15 anos e traduz-se no desenvolvimento de quatro coleções"Roulette, Solid, Scoop e Muse.
Álvaro Siza Vieira
Em 1998 a SPAL apresentou a coleção MARE, uma criação de Álvaro Siza Vieira, o mais premiado arquiteto contemporâneo português. Desde a América à Ásia, as suas obras encontram-se um pouco por todo o mundo.
Alice Guerra
Integrou o SPAL Studio, deixando no portfólio da marca alguns best-sellers como Fall. Com um estilo versátil contemporâneo, desenvolveu criações de apurado sentido comercial.
Stefanie Hering
Designer alemã, desenvolveu várias coleções para a SPAL, como 303, Globe e Suite. Com um estilo único e diferenciador, o seu trabalho é marcado por linhas depuradas e minimais. Stephanie Hering conta com vários prêmios internacionais e suas criações podem ser vistas em vários museus espalhados pelo mundo.
Paulo Eusébio
Integrou o SPAL Studio em 2002 onde, com sólidos conhecimentos na componente gráfica, desenvolve projetos feitos à medida para clientes que pretendem personalizar suas peças. Posteriormente, assumiu toda a responsabilidade de fotografia da marca.
Alda Tomás
Integrou o grupo SPAL Studio tendo finalizado o ano de 2009 com uma importante distinção - o trabalho realizado para a SPAL, foi reconhecido como Centro Português de Design com uma Menção Honrosa no Prêmio Sena da Silva. Ainda em conjunto com a SPAL, é a designer que mais tem participações registradas no projeto Remade in Portugal.
Diana Borges
Com uma passagem de quatro anos pela SPAL, recebeu em 2010 o prestigiante Design Plus na Feira Ambiente em Frankfurt, com a linha de mesa Blue Rain.
Marco Correia
Licenciado em Design e Comunicação, FBAUL, 1998. Especializou-se em ilustração científica. Na SPAL desenvolveu competências e projetos na sua área de core, a ilustração.
Rita Henriques
O design faz parte do seu ser e a expressão pelo design gráfico tornou-se a sua segunda língua. Formada pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa, teve na SPAL o seu primeiro contato com a porcelana desenvolvendo propostas criativas dentro do universo gráico do design.
Mónica Santos
Licenciada em Design de produto pela ESAD, integrou o SPAL Studio onde consolidou as suas competências. O carisma das suas criações já lhe proporcionou reconhecimentos dentro da sua área de especialização.
Daniel Pera
Com especialização em design de produto e gráfico, assume na SPAL a Direção Criativa do SPAL Studio.
Imprensa
iPorcelain
A empresa portuguesa SPAL, lançou um clocking station compatível com diferentes equipamentos de som, entre os quais estão os da Apple. O iPorcelain é um projeto do estúdio interno da empresa, o SPAL Studio, que concentra o seu esforço criativo no desenvolvimento e investigação de novos produtos capazes de incorporar os valores da marca: inovação e design. Este projeto reforça o cariz inovador e a aposta no design em Portugal, referente ao seu setor de atividade, em 1970.
— Marketeer, Fevereiro de 2013.
3º Torneio da Ordem de Mérito 2013
O Santo Estevão Golf realizou, no dia 14 de abril, o terceiro torneio da ordem de mérito 2013. A prova contou com 68 participantes de 19 clubes de golfe. A combinação de um field de competitivo, bom tempo, campo em boas condições, resultou em excelentes resultados. Em net, a prova foi ganha por Emanuel Guilherme, com 43 pontos. Em 2º lugar ficou Walter Carvalho, também com 43 pontos. Ambos os jogadores do Clube de golfe de V.N de Santo Estevão. Um terceiro lugar foi para Rui Portfírio, do clube de golfe do exército, com 41 pontos, o primeiro classificado foi o jogador da Aroeira, Manuel Dias Leonardo, com 28 pontos. Em 2º lugar ficou jovem do campo real, Martim Batista, com 27 pontos. Em 3º lugar ficou o jogador da Quinta do Perú, João Vieira Pereira, com 27 pontos os prêmios especiais Drive mais longo e Bola mais perto foram danos por Pedro Batista e Stefan Pedroso, respectivamente. Todos esses jogadores receberam Magníficos prêmios do sol ponto no final houve ainda lugar a um sorteio de vinhos Quintal do casal Branco.
— Nota de Abril de 2013.
Spal apresenta uma riqueza de novos designs
Ao longo de quase 50 anos o SPAL Studio tem vindo a desenvolver designs novos e inovadores, com o claro propósito de tornar cada dia mais “fresco”. Fiel à sua visão de criar peças de design notável, acrescentando valor ao quotidiano dos consumidores em todo o mundo, a SPAL tem sido ao longo dos anos distinguida com vários prémios de prestígio, como o Design Plus Award. Para a coleção 2013 há uma forte mistura de influências, estilosas sob a abordagem contemporânea da banda. Na foto está 'Laura' – uma coleção solta e sofisticada em uma paleta de cores frescas.
– Ambiente Product News
Eco Design SPAL
O Remade in Portugal é um projecto que procura incentivar à criação e desenvolvimento de produtos cuja composição integre uma percentagem de, pelo menos, 50 % de matéria proveniente de processos de reciclagem. Esta reciclagem divide-se em 2 campos: pré e pósconsumo.
Por pré-consumo entende-se a reciclagem dos desperdícios da produção industrial que, normalmente, é assumida pela própria indústria; por pós consumo entende-se a reciclagem das embalagens, resíduos e desperdícios domésticos que se recolhem dos ecopontos.
Este projecto materializa-se em exposições periódicas que ocorrem tanto em território nacional como a um nível internacional com o objectivo de difundir a cultura do eco-design e do desenvolvimento sustentável.
A SPAL é a marca que mais participações regista neste projecto, estando presente nas diferentes edições, desde 2007.
SPAL Studio
A criação do SPAL Studio nasceu da necessidade da SPAL de uniformizar e universalizar não só o produto mas também a comunicação da marca e do produto da mesma. Neste momento, o conceito do “SPAL Studio” cresce e começa a formar um universo em seu redor que abarca, ou pretende abarcar, a responsabilidade de reposicionar, reestruturar e dinamizar o departamento de desenvolvimento de produto (DDP) e, consequentemente e intencionalmente a marca e o produto SPAL no mercado. É sobre este manifesto, a que este projecto se propõe, que se pretende recriar o departamento e imprimir uma linguagem dinâmica, envolvente e inspiradora, seja na comunicação externa do departamento como na própria estrutura interna do mesmo. Novos objectivos serão traçados e novas metas serão alcançadas, novos processos e novas metodologias serão implementadas, bem como novos projectos serão abraçados, uma nova linguagem será absorvida e um novo conceito será transmitido, uma nova imagem será idealizada e uma nova e renovada abordagem chegará ao consumidor em geral.
O SPAL Studio será mais que um departamento de desenvolvimento, será um espaço de criação, de inovação, de exploração e experimentação, de comunicação e, principalmente, de dinamização!
Sustentabilidade SPAL
A SPAL entende que a sua política da Qualidade, Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho (SST), constitui uma ferramenta de gestão essencial ao cumprimento dos requisitos dos seus stakeholders (Partes Interessadas), nomeadamente nas questões da Proteção Ambiental e condições de SST. Por esse motivo promove o desenvolvimento das diferentes vertentes empresariais numa óptica de sustentabilidade, assente nos princípios de criação de valor, flexibilidade e responsabilidade social.
Estabelece, assim as seguintes orientações estratégicas para a organização:
bullet Crescimento do negócio suportado por serviços de qualidade, partilhados pelo conjunto de Fornecedores que elegeu, que promovam a satisfação dos seus Clientes, motivação e segurança dos seus Colaboradores e Proteção Ambiental;
bullet Melhoria contínua do desempenho da organização e monitorização dos seus processos face aos objetivos estabelecidos;
bullet Cumprimento das obrigações de conformidade subscritas pela organização, tendo em conta a perspetiva do ciclo de vida do produto.
Assim sendo a SPAL pretende assegurar o crescimento da empresa, numa lógica de sustentabilidade, em equilíbrio com a sua envolvente ambiental e social, considerando as necessidades e expectativas dos diferentes stakeholders.
Fonte: SPAL Porcelanas. Consultado pela última vez em 10 de maio de 2024.
Crédito fotográfico: Imagem extraída do Facebook. Consultado pela última vez em 10 de maio de 2024.