Também conhecidos como Kasak ou tapetes caucasianos, são um tipo de tapete tecido no sul da região do Cáucaso. Kazak é uma pequena cidade no noroeste do Azerbaijão que controla as rotas para a Armênia e a Geórgia. Os tapetes cazaques, entretanto, não estão associados a uma tribo em particular, mas às áreas geográficas em que foram feitos, sendo tecidos principalmente pelo povo da Armênia e do Afeganistão. De padrão geométrico típico, tendem a ser de cor vermelha, dourada, marfim e azul. Os designs podem incluir animais, flores e medalhões, mas quase sempre são implementados com linhas retas.
Tapetes Kazak
Com raízes nas pessoas que habitavam as majestosas montanhas do Cáucaso desde o início da história, os tecelões tribais que ocuparam os acampamentos mais altos da região e pequenas aldeias alpinas criaram um poderoso tapete estilo conhecido como Kazak. À medida que as rotas comerciais se expandiam e se tornavam mais populosas, os tapetes cazaques chegaram à Europa, Ásia e, eventualmente, às Américas, de modo que nos anos 1800 e 1900 esses tapetes conquistaram a admiração de colecionadores e museus internacionalmente.
Kazak fica na República da Armênia, diretamente a noroeste do Lago Sewan. “Em termos de tecelagem, Kazak é provavelmente a área mais famosa do Cáucaso, pelo melhor dos tapetes produzidos lá ... combinando designs geométricos impressionantes com cores fabulosas derivadas de tinturas de alta qualidade. É possível atribuir algumas tecelagens desta área a aldeias específicas, mas quando uma peça não pode ser identificada com precisão, é conhecida simplesmente como Kazak ou por referência ao design ”(Middleton, Michael,“ Tapetes e Carpetes: Técnicas, Tradições e Designs. ”Mitchell Beazley, Londres, 1996, p. 52). A estética gerou uma surpreendente panóplia de padrões com nomes como Fachralo, Lori Pamback, Karachov, Bordjalou e Sewan Kazak.
Ao contrário de outros estilos de tapetes antigos, em muitos tapetes cazaques do século 19, grandes motivos arquetípicos dominam o campo com proporções majestosas que ampliam o efeito poderoso desses designs icônicos. Talvez porque tenham sido tecidos nas partes mais altas das imponentes Montanhas do Cáucaso, eles expressam um caráter particularmente cosmológico, explorando a interação íntima entre o céu e a terra. (veja "A cosmologia atemporal dos tapetes caucasianos do século 19")
Seus desenhos geométricos são, na verdade, símbolos, alguns encontrados em trabalhos de metal do período Paleolítico, que se combinam de inúmeras maneiras para um efeito profundo. Estrelas da Sabedoria, Rodas da Vida, Chifre de Carneiro, Água Corrente e muitos outros símbolos aparecem nesses tapetes. Enriquecido pela lã naturalmente lustrosa de pêlos longos das próprias ovelhas dos tecelões que foi tingido lentamente para a saturação completa, sustentando séculos de luz do sol, os tapetes Kazak de alta qualidade exibem campos de cores espetaculares do escarlate ao lápis-lazúli, do verde samambaia ao bastão dourado.
Os kazaks são os maiores tapetes tribais da região do Cáucaso, não apenas em sua escala visual, mas em suas dimensões reais, que às vezes podem ser encontradas em até 6 × 10. Por causa de sua infinita variedade de design e da expressão pessoal efusiva de seus criativos tecelões, eles há muito são cobiçados pelos amantes de tapetes tribais.
Fonte: Claremont rugs, consultado pela última vez em 25 de maio de 2020.
---
História dos tapetes Kazak
Esses lindos tapetes foram feitos originalmente no Cáucaso durante o século XIX. Agora, o povo hazara afegão no Paquistão continua a tecer essas obras de arte com nós feitos à mão. A nova geração de tecelões do Paquistão adotou as cores, os padrões e o acabamento dos tradicionais tecelões de tapetes cazaques do Cáucaso.
Desde os tempos antigos, os tapetes Kazak adicionaram luxo, prestígio, calor e conforto às casas. Originalmente tecidos com fios de prata e ouro, os tapetes Kazak eram, tradicionalmente, um símbolo de status do proprietário. Foram colocados em igrejas, palácios e nas casas palacianas dos super-ricos. Esses tapetes ultra luxuosos não eram usados apenas como revestimentos para pisos, frequentemente adornavam as paredes e até eram colocados no trono do rei ou a seus pés
Os tapetes Kazak são bem conhecidos por sua estética marcante, durabilidade e tons de cores tingidas naturalmente altamente saturadas, tendo muitos colecionadores por sua autenticidade robusta. Outros estilos incluem o Shirvan, Nahavand e Hamadan.
Durante as décadas de 1980 e 90, os refugiados afegãos fugiram do regime do Taleban e se estabeleceram no Paquistão. Este reassentamento reviveu uma tradição de tecelagem florescente dentro da região, que era liderada por motivos tradicionais Kazak / Caucasianos. No entanto, as cores e os designs evoluiriam à medida que novos materiais e recursos se tornassem disponíveis.
Tapetes Kazak Originais
Os tapetes kazak originais eram um tipo de tapete armênio tecido na região entre Tiflis e Erevan, que fica ao sul do Cáucaso. Os tecelões originais eram em sua maioria nômades turcos que chegaram na região no momento da grande migração para o oeste dos turcos na 11 ª século e mais tarde se instalaram aqui.
Os armênios estão entre as primeiras pessoas que começaram a tecer tapetes orientais no 5 º século aC. Esses tecelões tradicionais transmitiram sua habilidade de geração a geração.
Os tapetes cazaques não estão associados a nenhuma tribo em particular. Em vez disso, eles estão associados às áreas geográficas nas quais foram tecidos. Os tapetes Kazak eram geralmente feitos pelas mulheres das comunidades usando uma técnica de nós à mão que produzia a melhor qualidade. Os tapetes cazaques armênios são conhecidos por sua lã áspera e brilhante e padrões em grande escala, com numerosos medalhões em cores contrastantes.
Feito à mão
Como a maioria dos tapetes persas e orientais, os tapetes cazaques são feitos à mão. Os tapetes Kazak, em particular, são conhecidos por sua alta densidade de nós. A densidade do nó pode ser considerada como os megapixels em uma televisão: quanto maior o pixel, mais nítida será a imagem. O mesmo acontece com os tapetes. Você pode fornecer curvas mais nítidas e motivos mais distintos com uma densidade de nó mais alta.
Construção Kazak
Os tecelões Kazak não medem esforços para recriar a aparência envelhecida de peças originais. Eles fazem isso garantindo que a lã seja firmemente fiada antes de começarem a dar o nó, de modo que o acabamento seja denso enquanto permanece plano e fino, que é uma aparência que, de outra forma, só é alcançada por meio de um desgaste suave ao longo de vários anos. Complementam isso usando um efeito abrasivo suave durante a tecelagem e finalizando com uma lavagem especial no final do processo, resultando em um tapete com uma bela aparência de pelúcia e macia.
Uma ourela robusta normalmente atua como acabamento para os lados. Alguns tecelões terminam ambas as pontas com franjas felpudas, enquanto outros usam a franja apenas em uma ponta e terminam a outra ponta virando para trás e bainhando alguns centímetros da teia de trama de urdidura.
Características
Os tecelões de tapetes Kazak são fiéis à cor e ao design. Os designs originais eram predominantemente ousados e típicos, com grandes motivos e figuras geométricas sobre campos abrasivos de magníficos verdes ou vermelhos. A técnica de construção utilizada garantiu que os desenhos e cores fossem capazes de resistir a mais de meio século de desgaste e exposição. Espalhadas pelo campo estão figuras destacadas que incluíam quadrados multicoloridos, diamantes e círculos, cruzes, medalhões e representações desproporcionais de animais, pássaros, árvores e seres humanos.
As bordas são fortemente padronizadas com várias variações do padrão de gancho e um padrão de dente de serra recíproco que é freqüentemente visto em tecidos caucasianos. Embora o design dos tapetes Kazak se assemelhe aos tapetes norte-americanos do sudoeste dos Estados Unidos, a técnica de construção e as cores usadas variam consideravelmente, criando uma diferença distinta entre os dois.
Tradicionalmente, os tapetes kazak são fabricados por tecelões na região do Cáucaso, entre Tiflis e Erevan. Em algum momento dos anos 80 e 90, o Paquistão começou a produzir tapetes com designs inspirados e semelhantes aos tapetes kazak tradicionais do Cáucaso. Embora os tapetes fossem exportados pelo Paquistão, a maioria deles foram tecidos por tecelões refugiados afegãos que fugiram do regime opressor do Taleban e se estabeleceram na região de fronteira entre o Paquistão e o Nordeste do Afeganistão.
Para esses tecelões afegãos , o reassentamento provou ser uma bênção inesperada, pois agora eles tinham acesso a uma variedade maior de materiais e recursos melhores do que em sua terra natal. Eles também tinham acesso mais fácil aos mercados ocidentais, onde podiam vender seus produtos acabados. Todos esses fatores juntos resultaram em um renascimento de uma tradição florescente de tecelagem de tapetes na região.
Projeto
Os desenhos dos tapetes Kazak do Paquistão são baseados em desenhos tradicionais caucasianos e tecidos com fios de lã de qualidade superior. Todos os fios de lã usados são tingidos apenas com tintas vegetais naturais, como cochonilha e índigo, que aumentam sua aparência dramática e vibrante.
Cores
Os tecelões afegãos refugiados antes só tinham acesso a duas ou três cores de tintura, geralmente preto, branco, cinza ou vermelho profundo. No entanto, o acesso mais fácil a mais corantes, melhores ferramentas de mercado e diversos recursos acrescentaram versatilidade aos esforços anteriores de confecção de tapetes mais básicos.
Os recém-criados tapetes kazak do Paquistão começaram a ser conhecidos por seus azuis índigo profundo, azuis-petróleo em tons de joias, marfim e os clássicos vermelhos enferrujados, bem como por sua aparência calorosa e casual, o que mais uma vez atesta que eles são uma versão moderna dos tapetes caucasianos tradicionais.
Observação: Corantes vegetais naturais foram usados durante este período de tempo, mas no início de 2000 muitos tecelões mudaram para corantes sintéticos. Muitos motivos influenciaram essa mudança, mas os motivos mais comuns são o aumento da demanda, durabilidade e aquecimento global.
Motivos
Os tapetes Kazak apresentam padrões / motivos de design distintos com composição geométrica e características tribais. Os padrões comuns incluem medalhões, rosetas, polígonos em forma de gancho, diamantes e cruzes, bem como representações de animais, pássaros, árvores e humanos. Se você olhar atentamente para esses tapetes, notará que apenas linhas retas são usadas na representação dos padrões. Isso se deve exclusivamente à técnica de nós feitos à mão para criar os tapetes.
Além disso, os tecelões empregam um efeito abrasivo suave durante a tecelagem e, no final do processo, usam uma lavagem especial que dá ao tapete uma aparência maravilhosamente macia e suavemente envelhecida. A lã usada para produzir os tapetes Kazak é fiada à mão usando um fuso rebatível.
Quanto tempo leva?
Um único tapete 8x10 Kazak requer 9.216.000 nós ou 12.288 horas de trabalho (1.536 dias de 8 horas) para ser concluído por um tecelão. Absolutamente surpreendente!
Um tapete de 9 'x 12 ′ pode levar cerca de 9 a 10 meses para ser concluído por quatro a cinco tecelões de tapete experientes, trabalhando de cinco a seis horas todos os dias.
Embora certos métodos e elementos tenham evoluído, é seguro dizer que os tapetes Kazak resistiram ao teste do tempo. Os designs marcantes e os esquemas de cores ousados, combinados com sua durabilidade e qualidade tecida à mão, tornam os tapetes Kazak o complemento ideal para qualquer casa.
Referências: NW Rugs, publicado em 25 de agosto de 2016, e Catalina Rug, consultado pela última vez em 28 de agosto de 2020.
----
Tapetes de Cáucaso
Os tapetes caucasianos são provenientes das áreas sul, leste e norte da cadeia montanhosa do Cáucaso (Rússia, Armênia, Azerbaijão, etc.).
São de natureza simples, sendo que os modelos antigos apresentam uma qualidade superior aos modernos. A razão para isso é o material usado. Enquanto os tapetes nesta região eram anteriormente feitos de lã fiada à mão tratada com cores naturais, hoje a lã fiada industrial não é incomum.
Uma data decisiva na produção de tapetes caucasianos é o ano de 1925. Os tapetes produzidos antes desta data podem ser divididos em cinco grupos: Daguestão, Kazak, Karabach, Kuba e Shirvan. Os tapetes da área de Karabach costumam ter padrões mais finos e se assemelham aos tapetes persas. Além desses também existem os tapetes Gjandzja, Silé e Verni e outras variações menos conhecidas de tapetes caucasianos. Em seus padrões e linguagem formal relacionada, se assemelham aos tapetes persas.
As formas geométricas estão associadas a elementos lúdicos. Existem também padrões reduzidos do mundo animal. Enquanto os tapetes antigos do Cáucaso têm uma reputação muito boa, os tapetes modernos estão lentamente recuperando popularidade. Especialmente os tons de azul claro dos tapetes caucasianos estão sendo apreciados novamente.
Os tapetes caucasianos mais antigos são feitos com fios de lã fiados à mão, assim como teia, trama e pelo. As cores naturais são claras e fortes. A lã de boa qualidade e os nós turcos tornam os tapetes duráveis e têm uma boa reputação.
Nos tapetes mais novos, feitos a partir de 1925, a urdidura é de algodão, com cores sintéticas que são branqueadas e em menor número e padrões simplificados são usados. Os tapetes são bastante duráveis, mas menos interessantes do ponto de vista artístico.
Referências: Carpet Wiki e Carpet Encyclopedia, consultados pela última vez em 28 de maio de 2020.
Também conhecidos como Kasak ou tapetes caucasianos, são um tipo de tapete tecido no sul da região do Cáucaso. Kazak é uma pequena cidade no noroeste do Azerbaijão que controla as rotas para a Armênia e a Geórgia. Os tapetes cazaques, entretanto, não estão associados a uma tribo em particular, mas às áreas geográficas em que foram feitos, sendo tecidos principalmente pelo povo da Armênia e do Afeganistão. De padrão geométrico típico, tendem a ser de cor vermelha, dourada, marfim e azul. Os designs podem incluir animais, flores e medalhões, mas quase sempre são implementados com linhas retas.
Tapetes Kazak
Com raízes nas pessoas que habitavam as majestosas montanhas do Cáucaso desde o início da história, os tecelões tribais que ocuparam os acampamentos mais altos da região e pequenas aldeias alpinas criaram um poderoso tapete estilo conhecido como Kazak. À medida que as rotas comerciais se expandiam e se tornavam mais populosas, os tapetes cazaques chegaram à Europa, Ásia e, eventualmente, às Américas, de modo que nos anos 1800 e 1900 esses tapetes conquistaram a admiração de colecionadores e museus internacionalmente.
Kazak fica na República da Armênia, diretamente a noroeste do Lago Sewan. “Em termos de tecelagem, Kazak é provavelmente a área mais famosa do Cáucaso, pelo melhor dos tapetes produzidos lá ... combinando designs geométricos impressionantes com cores fabulosas derivadas de tinturas de alta qualidade. É possível atribuir algumas tecelagens desta área a aldeias específicas, mas quando uma peça não pode ser identificada com precisão, é conhecida simplesmente como Kazak ou por referência ao design ”(Middleton, Michael,“ Tapetes e Carpetes: Técnicas, Tradições e Designs. ”Mitchell Beazley, Londres, 1996, p. 52). A estética gerou uma surpreendente panóplia de padrões com nomes como Fachralo, Lori Pamback, Karachov, Bordjalou e Sewan Kazak.
Ao contrário de outros estilos de tapetes antigos, em muitos tapetes cazaques do século 19, grandes motivos arquetípicos dominam o campo com proporções majestosas que ampliam o efeito poderoso desses designs icônicos. Talvez porque tenham sido tecidos nas partes mais altas das imponentes Montanhas do Cáucaso, eles expressam um caráter particularmente cosmológico, explorando a interação íntima entre o céu e a terra. (veja "A cosmologia atemporal dos tapetes caucasianos do século 19")
Seus desenhos geométricos são, na verdade, símbolos, alguns encontrados em trabalhos de metal do período Paleolítico, que se combinam de inúmeras maneiras para um efeito profundo. Estrelas da Sabedoria, Rodas da Vida, Chifre de Carneiro, Água Corrente e muitos outros símbolos aparecem nesses tapetes. Enriquecido pela lã naturalmente lustrosa de pêlos longos das próprias ovelhas dos tecelões que foi tingido lentamente para a saturação completa, sustentando séculos de luz do sol, os tapetes Kazak de alta qualidade exibem campos de cores espetaculares do escarlate ao lápis-lazúli, do verde samambaia ao bastão dourado.
Os kazaks são os maiores tapetes tribais da região do Cáucaso, não apenas em sua escala visual, mas em suas dimensões reais, que às vezes podem ser encontradas em até 6 × 10. Por causa de sua infinita variedade de design e da expressão pessoal efusiva de seus criativos tecelões, eles há muito são cobiçados pelos amantes de tapetes tribais.
Fonte: Claremont rugs, consultado pela última vez em 25 de maio de 2020.
---
História dos tapetes Kazak
Esses lindos tapetes foram feitos originalmente no Cáucaso durante o século XIX. Agora, o povo hazara afegão no Paquistão continua a tecer essas obras de arte com nós feitos à mão. A nova geração de tecelões do Paquistão adotou as cores, os padrões e o acabamento dos tradicionais tecelões de tapetes cazaques do Cáucaso.
Desde os tempos antigos, os tapetes Kazak adicionaram luxo, prestígio, calor e conforto às casas. Originalmente tecidos com fios de prata e ouro, os tapetes Kazak eram, tradicionalmente, um símbolo de status do proprietário. Foram colocados em igrejas, palácios e nas casas palacianas dos super-ricos. Esses tapetes ultra luxuosos não eram usados apenas como revestimentos para pisos, frequentemente adornavam as paredes e até eram colocados no trono do rei ou a seus pés
Os tapetes Kazak são bem conhecidos por sua estética marcante, durabilidade e tons de cores tingidas naturalmente altamente saturadas, tendo muitos colecionadores por sua autenticidade robusta. Outros estilos incluem o Shirvan, Nahavand e Hamadan.
Durante as décadas de 1980 e 90, os refugiados afegãos fugiram do regime do Taleban e se estabeleceram no Paquistão. Este reassentamento reviveu uma tradição de tecelagem florescente dentro da região, que era liderada por motivos tradicionais Kazak / Caucasianos. No entanto, as cores e os designs evoluiriam à medida que novos materiais e recursos se tornassem disponíveis.
Tapetes Kazak Originais
Os tapetes kazak originais eram um tipo de tapete armênio tecido na região entre Tiflis e Erevan, que fica ao sul do Cáucaso. Os tecelões originais eram em sua maioria nômades turcos que chegaram na região no momento da grande migração para o oeste dos turcos na 11 ª século e mais tarde se instalaram aqui.
Os armênios estão entre as primeiras pessoas que começaram a tecer tapetes orientais no 5 º século aC. Esses tecelões tradicionais transmitiram sua habilidade de geração a geração.
Os tapetes cazaques não estão associados a nenhuma tribo em particular. Em vez disso, eles estão associados às áreas geográficas nas quais foram tecidos. Os tapetes Kazak eram geralmente feitos pelas mulheres das comunidades usando uma técnica de nós à mão que produzia a melhor qualidade. Os tapetes cazaques armênios são conhecidos por sua lã áspera e brilhante e padrões em grande escala, com numerosos medalhões em cores contrastantes.
Feito à mão
Como a maioria dos tapetes persas e orientais, os tapetes cazaques são feitos à mão. Os tapetes Kazak, em particular, são conhecidos por sua alta densidade de nós. A densidade do nó pode ser considerada como os megapixels em uma televisão: quanto maior o pixel, mais nítida será a imagem. O mesmo acontece com os tapetes. Você pode fornecer curvas mais nítidas e motivos mais distintos com uma densidade de nó mais alta.
Construção Kazak
Os tecelões Kazak não medem esforços para recriar a aparência envelhecida de peças originais. Eles fazem isso garantindo que a lã seja firmemente fiada antes de começarem a dar o nó, de modo que o acabamento seja denso enquanto permanece plano e fino, que é uma aparência que, de outra forma, só é alcançada por meio de um desgaste suave ao longo de vários anos. Complementam isso usando um efeito abrasivo suave durante a tecelagem e finalizando com uma lavagem especial no final do processo, resultando em um tapete com uma bela aparência de pelúcia e macia.
Uma ourela robusta normalmente atua como acabamento para os lados. Alguns tecelões terminam ambas as pontas com franjas felpudas, enquanto outros usam a franja apenas em uma ponta e terminam a outra ponta virando para trás e bainhando alguns centímetros da teia de trama de urdidura.
Características
Os tecelões de tapetes Kazak são fiéis à cor e ao design. Os designs originais eram predominantemente ousados e típicos, com grandes motivos e figuras geométricas sobre campos abrasivos de magníficos verdes ou vermelhos. A técnica de construção utilizada garantiu que os desenhos e cores fossem capazes de resistir a mais de meio século de desgaste e exposição. Espalhadas pelo campo estão figuras destacadas que incluíam quadrados multicoloridos, diamantes e círculos, cruzes, medalhões e representações desproporcionais de animais, pássaros, árvores e seres humanos.
As bordas são fortemente padronizadas com várias variações do padrão de gancho e um padrão de dente de serra recíproco que é freqüentemente visto em tecidos caucasianos. Embora o design dos tapetes Kazak se assemelhe aos tapetes norte-americanos do sudoeste dos Estados Unidos, a técnica de construção e as cores usadas variam consideravelmente, criando uma diferença distinta entre os dois.
Tradicionalmente, os tapetes kazak são fabricados por tecelões na região do Cáucaso, entre Tiflis e Erevan. Em algum momento dos anos 80 e 90, o Paquistão começou a produzir tapetes com designs inspirados e semelhantes aos tapetes kazak tradicionais do Cáucaso. Embora os tapetes fossem exportados pelo Paquistão, a maioria deles foram tecidos por tecelões refugiados afegãos que fugiram do regime opressor do Taleban e se estabeleceram na região de fronteira entre o Paquistão e o Nordeste do Afeganistão.
Para esses tecelões afegãos , o reassentamento provou ser uma bênção inesperada, pois agora eles tinham acesso a uma variedade maior de materiais e recursos melhores do que em sua terra natal. Eles também tinham acesso mais fácil aos mercados ocidentais, onde podiam vender seus produtos acabados. Todos esses fatores juntos resultaram em um renascimento de uma tradição florescente de tecelagem de tapetes na região.
Projeto
Os desenhos dos tapetes Kazak do Paquistão são baseados em desenhos tradicionais caucasianos e tecidos com fios de lã de qualidade superior. Todos os fios de lã usados são tingidos apenas com tintas vegetais naturais, como cochonilha e índigo, que aumentam sua aparência dramática e vibrante.
Cores
Os tecelões afegãos refugiados antes só tinham acesso a duas ou três cores de tintura, geralmente preto, branco, cinza ou vermelho profundo. No entanto, o acesso mais fácil a mais corantes, melhores ferramentas de mercado e diversos recursos acrescentaram versatilidade aos esforços anteriores de confecção de tapetes mais básicos.
Os recém-criados tapetes kazak do Paquistão começaram a ser conhecidos por seus azuis índigo profundo, azuis-petróleo em tons de joias, marfim e os clássicos vermelhos enferrujados, bem como por sua aparência calorosa e casual, o que mais uma vez atesta que eles são uma versão moderna dos tapetes caucasianos tradicionais.
Observação: Corantes vegetais naturais foram usados durante este período de tempo, mas no início de 2000 muitos tecelões mudaram para corantes sintéticos. Muitos motivos influenciaram essa mudança, mas os motivos mais comuns são o aumento da demanda, durabilidade e aquecimento global.
Motivos
Os tapetes Kazak apresentam padrões / motivos de design distintos com composição geométrica e características tribais. Os padrões comuns incluem medalhões, rosetas, polígonos em forma de gancho, diamantes e cruzes, bem como representações de animais, pássaros, árvores e humanos. Se você olhar atentamente para esses tapetes, notará que apenas linhas retas são usadas na representação dos padrões. Isso se deve exclusivamente à técnica de nós feitos à mão para criar os tapetes.
Além disso, os tecelões empregam um efeito abrasivo suave durante a tecelagem e, no final do processo, usam uma lavagem especial que dá ao tapete uma aparência maravilhosamente macia e suavemente envelhecida. A lã usada para produzir os tapetes Kazak é fiada à mão usando um fuso rebatível.
Quanto tempo leva?
Um único tapete 8x10 Kazak requer 9.216.000 nós ou 12.288 horas de trabalho (1.536 dias de 8 horas) para ser concluído por um tecelão. Absolutamente surpreendente!
Um tapete de 9 'x 12 ′ pode levar cerca de 9 a 10 meses para ser concluído por quatro a cinco tecelões de tapete experientes, trabalhando de cinco a seis horas todos os dias.
Embora certos métodos e elementos tenham evoluído, é seguro dizer que os tapetes Kazak resistiram ao teste do tempo. Os designs marcantes e os esquemas de cores ousados, combinados com sua durabilidade e qualidade tecida à mão, tornam os tapetes Kazak o complemento ideal para qualquer casa.
Referências: NW Rugs, publicado em 25 de agosto de 2016, e Catalina Rug, consultado pela última vez em 28 de agosto de 2020.
----
Tapetes de Cáucaso
Os tapetes caucasianos são provenientes das áreas sul, leste e norte da cadeia montanhosa do Cáucaso (Rússia, Armênia, Azerbaijão, etc.).
São de natureza simples, sendo que os modelos antigos apresentam uma qualidade superior aos modernos. A razão para isso é o material usado. Enquanto os tapetes nesta região eram anteriormente feitos de lã fiada à mão tratada com cores naturais, hoje a lã fiada industrial não é incomum.
Uma data decisiva na produção de tapetes caucasianos é o ano de 1925. Os tapetes produzidos antes desta data podem ser divididos em cinco grupos: Daguestão, Kazak, Karabach, Kuba e Shirvan. Os tapetes da área de Karabach costumam ter padrões mais finos e se assemelham aos tapetes persas. Além desses também existem os tapetes Gjandzja, Silé e Verni e outras variações menos conhecidas de tapetes caucasianos. Em seus padrões e linguagem formal relacionada, se assemelham aos tapetes persas.
As formas geométricas estão associadas a elementos lúdicos. Existem também padrões reduzidos do mundo animal. Enquanto os tapetes antigos do Cáucaso têm uma reputação muito boa, os tapetes modernos estão lentamente recuperando popularidade. Especialmente os tons de azul claro dos tapetes caucasianos estão sendo apreciados novamente.
Os tapetes caucasianos mais antigos são feitos com fios de lã fiados à mão, assim como teia, trama e pelo. As cores naturais são claras e fortes. A lã de boa qualidade e os nós turcos tornam os tapetes duráveis e têm uma boa reputação.
Nos tapetes mais novos, feitos a partir de 1925, a urdidura é de algodão, com cores sintéticas que são branqueadas e em menor número e padrões simplificados são usados. Os tapetes são bastante duráveis, mas menos interessantes do ponto de vista artístico.
Referências: Carpet Wiki e Carpet Encyclopedia, consultados pela última vez em 28 de maio de 2020.
Também conhecidos como Kasak ou tapetes caucasianos, são um tipo de tapete tecido no sul da região do Cáucaso. Kazak é uma pequena cidade no noroeste do Azerbaijão que controla as rotas para a Armênia e a Geórgia. Os tapetes cazaques, entretanto, não estão associados a uma tribo em particular, mas às áreas geográficas em que foram feitos, sendo tecidos principalmente pelo povo da Armênia e do Afeganistão. De padrão geométrico típico, tendem a ser de cor vermelha, dourada, marfim e azul. Os designs podem incluir animais, flores e medalhões, mas quase sempre são implementados com linhas retas.
Tapetes Kazak
Com raízes nas pessoas que habitavam as majestosas montanhas do Cáucaso desde o início da história, os tecelões tribais que ocuparam os acampamentos mais altos da região e pequenas aldeias alpinas criaram um poderoso tapete estilo conhecido como Kazak. À medida que as rotas comerciais se expandiam e se tornavam mais populosas, os tapetes cazaques chegaram à Europa, Ásia e, eventualmente, às Américas, de modo que nos anos 1800 e 1900 esses tapetes conquistaram a admiração de colecionadores e museus internacionalmente.
Kazak fica na República da Armênia, diretamente a noroeste do Lago Sewan. “Em termos de tecelagem, Kazak é provavelmente a área mais famosa do Cáucaso, pelo melhor dos tapetes produzidos lá ... combinando designs geométricos impressionantes com cores fabulosas derivadas de tinturas de alta qualidade. É possível atribuir algumas tecelagens desta área a aldeias específicas, mas quando uma peça não pode ser identificada com precisão, é conhecida simplesmente como Kazak ou por referência ao design ”(Middleton, Michael,“ Tapetes e Carpetes: Técnicas, Tradições e Designs. ”Mitchell Beazley, Londres, 1996, p. 52). A estética gerou uma surpreendente panóplia de padrões com nomes como Fachralo, Lori Pamback, Karachov, Bordjalou e Sewan Kazak.
Ao contrário de outros estilos de tapetes antigos, em muitos tapetes cazaques do século 19, grandes motivos arquetípicos dominam o campo com proporções majestosas que ampliam o efeito poderoso desses designs icônicos. Talvez porque tenham sido tecidos nas partes mais altas das imponentes Montanhas do Cáucaso, eles expressam um caráter particularmente cosmológico, explorando a interação íntima entre o céu e a terra. (veja "A cosmologia atemporal dos tapetes caucasianos do século 19")
Seus desenhos geométricos são, na verdade, símbolos, alguns encontrados em trabalhos de metal do período Paleolítico, que se combinam de inúmeras maneiras para um efeito profundo. Estrelas da Sabedoria, Rodas da Vida, Chifre de Carneiro, Água Corrente e muitos outros símbolos aparecem nesses tapetes. Enriquecido pela lã naturalmente lustrosa de pêlos longos das próprias ovelhas dos tecelões que foi tingido lentamente para a saturação completa, sustentando séculos de luz do sol, os tapetes Kazak de alta qualidade exibem campos de cores espetaculares do escarlate ao lápis-lazúli, do verde samambaia ao bastão dourado.
Os kazaks são os maiores tapetes tribais da região do Cáucaso, não apenas em sua escala visual, mas em suas dimensões reais, que às vezes podem ser encontradas em até 6 × 10. Por causa de sua infinita variedade de design e da expressão pessoal efusiva de seus criativos tecelões, eles há muito são cobiçados pelos amantes de tapetes tribais.
Fonte: Claremont rugs, consultado pela última vez em 25 de maio de 2020.
---
História dos tapetes Kazak
Esses lindos tapetes foram feitos originalmente no Cáucaso durante o século XIX. Agora, o povo hazara afegão no Paquistão continua a tecer essas obras de arte com nós feitos à mão. A nova geração de tecelões do Paquistão adotou as cores, os padrões e o acabamento dos tradicionais tecelões de tapetes cazaques do Cáucaso.
Desde os tempos antigos, os tapetes Kazak adicionaram luxo, prestígio, calor e conforto às casas. Originalmente tecidos com fios de prata e ouro, os tapetes Kazak eram, tradicionalmente, um símbolo de status do proprietário. Foram colocados em igrejas, palácios e nas casas palacianas dos super-ricos. Esses tapetes ultra luxuosos não eram usados apenas como revestimentos para pisos, frequentemente adornavam as paredes e até eram colocados no trono do rei ou a seus pés
Os tapetes Kazak são bem conhecidos por sua estética marcante, durabilidade e tons de cores tingidas naturalmente altamente saturadas, tendo muitos colecionadores por sua autenticidade robusta. Outros estilos incluem o Shirvan, Nahavand e Hamadan.
Durante as décadas de 1980 e 90, os refugiados afegãos fugiram do regime do Taleban e se estabeleceram no Paquistão. Este reassentamento reviveu uma tradição de tecelagem florescente dentro da região, que era liderada por motivos tradicionais Kazak / Caucasianos. No entanto, as cores e os designs evoluiriam à medida que novos materiais e recursos se tornassem disponíveis.
Tapetes Kazak Originais
Os tapetes kazak originais eram um tipo de tapete armênio tecido na região entre Tiflis e Erevan, que fica ao sul do Cáucaso. Os tecelões originais eram em sua maioria nômades turcos que chegaram na região no momento da grande migração para o oeste dos turcos na 11 ª século e mais tarde se instalaram aqui.
Os armênios estão entre as primeiras pessoas que começaram a tecer tapetes orientais no 5 º século aC. Esses tecelões tradicionais transmitiram sua habilidade de geração a geração.
Os tapetes cazaques não estão associados a nenhuma tribo em particular. Em vez disso, eles estão associados às áreas geográficas nas quais foram tecidos. Os tapetes Kazak eram geralmente feitos pelas mulheres das comunidades usando uma técnica de nós à mão que produzia a melhor qualidade. Os tapetes cazaques armênios são conhecidos por sua lã áspera e brilhante e padrões em grande escala, com numerosos medalhões em cores contrastantes.
Feito à mão
Como a maioria dos tapetes persas e orientais, os tapetes cazaques são feitos à mão. Os tapetes Kazak, em particular, são conhecidos por sua alta densidade de nós. A densidade do nó pode ser considerada como os megapixels em uma televisão: quanto maior o pixel, mais nítida será a imagem. O mesmo acontece com os tapetes. Você pode fornecer curvas mais nítidas e motivos mais distintos com uma densidade de nó mais alta.
Construção Kazak
Os tecelões Kazak não medem esforços para recriar a aparência envelhecida de peças originais. Eles fazem isso garantindo que a lã seja firmemente fiada antes de começarem a dar o nó, de modo que o acabamento seja denso enquanto permanece plano e fino, que é uma aparência que, de outra forma, só é alcançada por meio de um desgaste suave ao longo de vários anos. Complementam isso usando um efeito abrasivo suave durante a tecelagem e finalizando com uma lavagem especial no final do processo, resultando em um tapete com uma bela aparência de pelúcia e macia.
Uma ourela robusta normalmente atua como acabamento para os lados. Alguns tecelões terminam ambas as pontas com franjas felpudas, enquanto outros usam a franja apenas em uma ponta e terminam a outra ponta virando para trás e bainhando alguns centímetros da teia de trama de urdidura.
Características
Os tecelões de tapetes Kazak são fiéis à cor e ao design. Os designs originais eram predominantemente ousados e típicos, com grandes motivos e figuras geométricas sobre campos abrasivos de magníficos verdes ou vermelhos. A técnica de construção utilizada garantiu que os desenhos e cores fossem capazes de resistir a mais de meio século de desgaste e exposição. Espalhadas pelo campo estão figuras destacadas que incluíam quadrados multicoloridos, diamantes e círculos, cruzes, medalhões e representações desproporcionais de animais, pássaros, árvores e seres humanos.
As bordas são fortemente padronizadas com várias variações do padrão de gancho e um padrão de dente de serra recíproco que é freqüentemente visto em tecidos caucasianos. Embora o design dos tapetes Kazak se assemelhe aos tapetes norte-americanos do sudoeste dos Estados Unidos, a técnica de construção e as cores usadas variam consideravelmente, criando uma diferença distinta entre os dois.
Tradicionalmente, os tapetes kazak são fabricados por tecelões na região do Cáucaso, entre Tiflis e Erevan. Em algum momento dos anos 80 e 90, o Paquistão começou a produzir tapetes com designs inspirados e semelhantes aos tapetes kazak tradicionais do Cáucaso. Embora os tapetes fossem exportados pelo Paquistão, a maioria deles foram tecidos por tecelões refugiados afegãos que fugiram do regime opressor do Taleban e se estabeleceram na região de fronteira entre o Paquistão e o Nordeste do Afeganistão.
Para esses tecelões afegãos , o reassentamento provou ser uma bênção inesperada, pois agora eles tinham acesso a uma variedade maior de materiais e recursos melhores do que em sua terra natal. Eles também tinham acesso mais fácil aos mercados ocidentais, onde podiam vender seus produtos acabados. Todos esses fatores juntos resultaram em um renascimento de uma tradição florescente de tecelagem de tapetes na região.
Projeto
Os desenhos dos tapetes Kazak do Paquistão são baseados em desenhos tradicionais caucasianos e tecidos com fios de lã de qualidade superior. Todos os fios de lã usados são tingidos apenas com tintas vegetais naturais, como cochonilha e índigo, que aumentam sua aparência dramática e vibrante.
Cores
Os tecelões afegãos refugiados antes só tinham acesso a duas ou três cores de tintura, geralmente preto, branco, cinza ou vermelho profundo. No entanto, o acesso mais fácil a mais corantes, melhores ferramentas de mercado e diversos recursos acrescentaram versatilidade aos esforços anteriores de confecção de tapetes mais básicos.
Os recém-criados tapetes kazak do Paquistão começaram a ser conhecidos por seus azuis índigo profundo, azuis-petróleo em tons de joias, marfim e os clássicos vermelhos enferrujados, bem como por sua aparência calorosa e casual, o que mais uma vez atesta que eles são uma versão moderna dos tapetes caucasianos tradicionais.
Observação: Corantes vegetais naturais foram usados durante este período de tempo, mas no início de 2000 muitos tecelões mudaram para corantes sintéticos. Muitos motivos influenciaram essa mudança, mas os motivos mais comuns são o aumento da demanda, durabilidade e aquecimento global.
Motivos
Os tapetes Kazak apresentam padrões / motivos de design distintos com composição geométrica e características tribais. Os padrões comuns incluem medalhões, rosetas, polígonos em forma de gancho, diamantes e cruzes, bem como representações de animais, pássaros, árvores e humanos. Se você olhar atentamente para esses tapetes, notará que apenas linhas retas são usadas na representação dos padrões. Isso se deve exclusivamente à técnica de nós feitos à mão para criar os tapetes.
Além disso, os tecelões empregam um efeito abrasivo suave durante a tecelagem e, no final do processo, usam uma lavagem especial que dá ao tapete uma aparência maravilhosamente macia e suavemente envelhecida. A lã usada para produzir os tapetes Kazak é fiada à mão usando um fuso rebatível.
Quanto tempo leva?
Um único tapete 8x10 Kazak requer 9.216.000 nós ou 12.288 horas de trabalho (1.536 dias de 8 horas) para ser concluído por um tecelão. Absolutamente surpreendente!
Um tapete de 9 'x 12 ′ pode levar cerca de 9 a 10 meses para ser concluído por quatro a cinco tecelões de tapete experientes, trabalhando de cinco a seis horas todos os dias.
Embora certos métodos e elementos tenham evoluído, é seguro dizer que os tapetes Kazak resistiram ao teste do tempo. Os designs marcantes e os esquemas de cores ousados, combinados com sua durabilidade e qualidade tecida à mão, tornam os tapetes Kazak o complemento ideal para qualquer casa.
Referências: NW Rugs, publicado em 25 de agosto de 2016, e Catalina Rug, consultado pela última vez em 28 de agosto de 2020.
----
Tapetes de Cáucaso
Os tapetes caucasianos são provenientes das áreas sul, leste e norte da cadeia montanhosa do Cáucaso (Rússia, Armênia, Azerbaijão, etc.).
São de natureza simples, sendo que os modelos antigos apresentam uma qualidade superior aos modernos. A razão para isso é o material usado. Enquanto os tapetes nesta região eram anteriormente feitos de lã fiada à mão tratada com cores naturais, hoje a lã fiada industrial não é incomum.
Uma data decisiva na produção de tapetes caucasianos é o ano de 1925. Os tapetes produzidos antes desta data podem ser divididos em cinco grupos: Daguestão, Kazak, Karabach, Kuba e Shirvan. Os tapetes da área de Karabach costumam ter padrões mais finos e se assemelham aos tapetes persas. Além desses também existem os tapetes Gjandzja, Silé e Verni e outras variações menos conhecidas de tapetes caucasianos. Em seus padrões e linguagem formal relacionada, se assemelham aos tapetes persas.
As formas geométricas estão associadas a elementos lúdicos. Existem também padrões reduzidos do mundo animal. Enquanto os tapetes antigos do Cáucaso têm uma reputação muito boa, os tapetes modernos estão lentamente recuperando popularidade. Especialmente os tons de azul claro dos tapetes caucasianos estão sendo apreciados novamente.
Os tapetes caucasianos mais antigos são feitos com fios de lã fiados à mão, assim como teia, trama e pelo. As cores naturais são claras e fortes. A lã de boa qualidade e os nós turcos tornam os tapetes duráveis e têm uma boa reputação.
Nos tapetes mais novos, feitos a partir de 1925, a urdidura é de algodão, com cores sintéticas que são branqueadas e em menor número e padrões simplificados são usados. Os tapetes são bastante duráveis, mas menos interessantes do ponto de vista artístico.
Referências: Carpet Wiki e Carpet Encyclopedia, consultados pela última vez em 28 de maio de 2020.
Também conhecidos como Kasak ou tapetes caucasianos, são um tipo de tapete tecido no sul da região do Cáucaso. Kazak é uma pequena cidade no noroeste do Azerbaijão que controla as rotas para a Armênia e a Geórgia. Os tapetes cazaques, entretanto, não estão associados a uma tribo em particular, mas às áreas geográficas em que foram feitos, sendo tecidos principalmente pelo povo da Armênia e do Afeganistão. De padrão geométrico típico, tendem a ser de cor vermelha, dourada, marfim e azul. Os designs podem incluir animais, flores e medalhões, mas quase sempre são implementados com linhas retas.
Tapetes Kazak
Com raízes nas pessoas que habitavam as majestosas montanhas do Cáucaso desde o início da história, os tecelões tribais que ocuparam os acampamentos mais altos da região e pequenas aldeias alpinas criaram um poderoso tapete estilo conhecido como Kazak. À medida que as rotas comerciais se expandiam e se tornavam mais populosas, os tapetes cazaques chegaram à Europa, Ásia e, eventualmente, às Américas, de modo que nos anos 1800 e 1900 esses tapetes conquistaram a admiração de colecionadores e museus internacionalmente.
Kazak fica na República da Armênia, diretamente a noroeste do Lago Sewan. “Em termos de tecelagem, Kazak é provavelmente a área mais famosa do Cáucaso, pelo melhor dos tapetes produzidos lá ... combinando designs geométricos impressionantes com cores fabulosas derivadas de tinturas de alta qualidade. É possível atribuir algumas tecelagens desta área a aldeias específicas, mas quando uma peça não pode ser identificada com precisão, é conhecida simplesmente como Kazak ou por referência ao design ”(Middleton, Michael,“ Tapetes e Carpetes: Técnicas, Tradições e Designs. ”Mitchell Beazley, Londres, 1996, p. 52). A estética gerou uma surpreendente panóplia de padrões com nomes como Fachralo, Lori Pamback, Karachov, Bordjalou e Sewan Kazak.
Ao contrário de outros estilos de tapetes antigos, em muitos tapetes cazaques do século 19, grandes motivos arquetípicos dominam o campo com proporções majestosas que ampliam o efeito poderoso desses designs icônicos. Talvez porque tenham sido tecidos nas partes mais altas das imponentes Montanhas do Cáucaso, eles expressam um caráter particularmente cosmológico, explorando a interação íntima entre o céu e a terra. (veja "A cosmologia atemporal dos tapetes caucasianos do século 19")
Seus desenhos geométricos são, na verdade, símbolos, alguns encontrados em trabalhos de metal do período Paleolítico, que se combinam de inúmeras maneiras para um efeito profundo. Estrelas da Sabedoria, Rodas da Vida, Chifre de Carneiro, Água Corrente e muitos outros símbolos aparecem nesses tapetes. Enriquecido pela lã naturalmente lustrosa de pêlos longos das próprias ovelhas dos tecelões que foi tingido lentamente para a saturação completa, sustentando séculos de luz do sol, os tapetes Kazak de alta qualidade exibem campos de cores espetaculares do escarlate ao lápis-lazúli, do verde samambaia ao bastão dourado.
Os kazaks são os maiores tapetes tribais da região do Cáucaso, não apenas em sua escala visual, mas em suas dimensões reais, que às vezes podem ser encontradas em até 6 × 10. Por causa de sua infinita variedade de design e da expressão pessoal efusiva de seus criativos tecelões, eles há muito são cobiçados pelos amantes de tapetes tribais.
Fonte: Claremont rugs, consultado pela última vez em 25 de maio de 2020.
---
História dos tapetes Kazak
Esses lindos tapetes foram feitos originalmente no Cáucaso durante o século XIX. Agora, o povo hazara afegão no Paquistão continua a tecer essas obras de arte com nós feitos à mão. A nova geração de tecelões do Paquistão adotou as cores, os padrões e o acabamento dos tradicionais tecelões de tapetes cazaques do Cáucaso.
Desde os tempos antigos, os tapetes Kazak adicionaram luxo, prestígio, calor e conforto às casas. Originalmente tecidos com fios de prata e ouro, os tapetes Kazak eram, tradicionalmente, um símbolo de status do proprietário. Foram colocados em igrejas, palácios e nas casas palacianas dos super-ricos. Esses tapetes ultra luxuosos não eram usados apenas como revestimentos para pisos, frequentemente adornavam as paredes e até eram colocados no trono do rei ou a seus pés
Os tapetes Kazak são bem conhecidos por sua estética marcante, durabilidade e tons de cores tingidas naturalmente altamente saturadas, tendo muitos colecionadores por sua autenticidade robusta. Outros estilos incluem o Shirvan, Nahavand e Hamadan.
Durante as décadas de 1980 e 90, os refugiados afegãos fugiram do regime do Taleban e se estabeleceram no Paquistão. Este reassentamento reviveu uma tradição de tecelagem florescente dentro da região, que era liderada por motivos tradicionais Kazak / Caucasianos. No entanto, as cores e os designs evoluiriam à medida que novos materiais e recursos se tornassem disponíveis.
Tapetes Kazak Originais
Os tapetes kazak originais eram um tipo de tapete armênio tecido na região entre Tiflis e Erevan, que fica ao sul do Cáucaso. Os tecelões originais eram em sua maioria nômades turcos que chegaram na região no momento da grande migração para o oeste dos turcos na 11 ª século e mais tarde se instalaram aqui.
Os armênios estão entre as primeiras pessoas que começaram a tecer tapetes orientais no 5 º século aC. Esses tecelões tradicionais transmitiram sua habilidade de geração a geração.
Os tapetes cazaques não estão associados a nenhuma tribo em particular. Em vez disso, eles estão associados às áreas geográficas nas quais foram tecidos. Os tapetes Kazak eram geralmente feitos pelas mulheres das comunidades usando uma técnica de nós à mão que produzia a melhor qualidade. Os tapetes cazaques armênios são conhecidos por sua lã áspera e brilhante e padrões em grande escala, com numerosos medalhões em cores contrastantes.
Feito à mão
Como a maioria dos tapetes persas e orientais, os tapetes cazaques são feitos à mão. Os tapetes Kazak, em particular, são conhecidos por sua alta densidade de nós. A densidade do nó pode ser considerada como os megapixels em uma televisão: quanto maior o pixel, mais nítida será a imagem. O mesmo acontece com os tapetes. Você pode fornecer curvas mais nítidas e motivos mais distintos com uma densidade de nó mais alta.
Construção Kazak
Os tecelões Kazak não medem esforços para recriar a aparência envelhecida de peças originais. Eles fazem isso garantindo que a lã seja firmemente fiada antes de começarem a dar o nó, de modo que o acabamento seja denso enquanto permanece plano e fino, que é uma aparência que, de outra forma, só é alcançada por meio de um desgaste suave ao longo de vários anos. Complementam isso usando um efeito abrasivo suave durante a tecelagem e finalizando com uma lavagem especial no final do processo, resultando em um tapete com uma bela aparência de pelúcia e macia.
Uma ourela robusta normalmente atua como acabamento para os lados. Alguns tecelões terminam ambas as pontas com franjas felpudas, enquanto outros usam a franja apenas em uma ponta e terminam a outra ponta virando para trás e bainhando alguns centímetros da teia de trama de urdidura.
Características
Os tecelões de tapetes Kazak são fiéis à cor e ao design. Os designs originais eram predominantemente ousados e típicos, com grandes motivos e figuras geométricas sobre campos abrasivos de magníficos verdes ou vermelhos. A técnica de construção utilizada garantiu que os desenhos e cores fossem capazes de resistir a mais de meio século de desgaste e exposição. Espalhadas pelo campo estão figuras destacadas que incluíam quadrados multicoloridos, diamantes e círculos, cruzes, medalhões e representações desproporcionais de animais, pássaros, árvores e seres humanos.
As bordas são fortemente padronizadas com várias variações do padrão de gancho e um padrão de dente de serra recíproco que é freqüentemente visto em tecidos caucasianos. Embora o design dos tapetes Kazak se assemelhe aos tapetes norte-americanos do sudoeste dos Estados Unidos, a técnica de construção e as cores usadas variam consideravelmente, criando uma diferença distinta entre os dois.
Tradicionalmente, os tapetes kazak são fabricados por tecelões na região do Cáucaso, entre Tiflis e Erevan. Em algum momento dos anos 80 e 90, o Paquistão começou a produzir tapetes com designs inspirados e semelhantes aos tapetes kazak tradicionais do Cáucaso. Embora os tapetes fossem exportados pelo Paquistão, a maioria deles foram tecidos por tecelões refugiados afegãos que fugiram do regime opressor do Taleban e se estabeleceram na região de fronteira entre o Paquistão e o Nordeste do Afeganistão.
Para esses tecelões afegãos , o reassentamento provou ser uma bênção inesperada, pois agora eles tinham acesso a uma variedade maior de materiais e recursos melhores do que em sua terra natal. Eles também tinham acesso mais fácil aos mercados ocidentais, onde podiam vender seus produtos acabados. Todos esses fatores juntos resultaram em um renascimento de uma tradição florescente de tecelagem de tapetes na região.
Projeto
Os desenhos dos tapetes Kazak do Paquistão são baseados em desenhos tradicionais caucasianos e tecidos com fios de lã de qualidade superior. Todos os fios de lã usados são tingidos apenas com tintas vegetais naturais, como cochonilha e índigo, que aumentam sua aparência dramática e vibrante.
Cores
Os tecelões afegãos refugiados antes só tinham acesso a duas ou três cores de tintura, geralmente preto, branco, cinza ou vermelho profundo. No entanto, o acesso mais fácil a mais corantes, melhores ferramentas de mercado e diversos recursos acrescentaram versatilidade aos esforços anteriores de confecção de tapetes mais básicos.
Os recém-criados tapetes kazak do Paquistão começaram a ser conhecidos por seus azuis índigo profundo, azuis-petróleo em tons de joias, marfim e os clássicos vermelhos enferrujados, bem como por sua aparência calorosa e casual, o que mais uma vez atesta que eles são uma versão moderna dos tapetes caucasianos tradicionais.
Observação: Corantes vegetais naturais foram usados durante este período de tempo, mas no início de 2000 muitos tecelões mudaram para corantes sintéticos. Muitos motivos influenciaram essa mudança, mas os motivos mais comuns são o aumento da demanda, durabilidade e aquecimento global.
Motivos
Os tapetes Kazak apresentam padrões / motivos de design distintos com composição geométrica e características tribais. Os padrões comuns incluem medalhões, rosetas, polígonos em forma de gancho, diamantes e cruzes, bem como representações de animais, pássaros, árvores e humanos. Se você olhar atentamente para esses tapetes, notará que apenas linhas retas são usadas na representação dos padrões. Isso se deve exclusivamente à técnica de nós feitos à mão para criar os tapetes.
Além disso, os tecelões empregam um efeito abrasivo suave durante a tecelagem e, no final do processo, usam uma lavagem especial que dá ao tapete uma aparência maravilhosamente macia e suavemente envelhecida. A lã usada para produzir os tapetes Kazak é fiada à mão usando um fuso rebatível.
Quanto tempo leva?
Um único tapete 8x10 Kazak requer 9.216.000 nós ou 12.288 horas de trabalho (1.536 dias de 8 horas) para ser concluído por um tecelão. Absolutamente surpreendente!
Um tapete de 9 'x 12 ′ pode levar cerca de 9 a 10 meses para ser concluído por quatro a cinco tecelões de tapete experientes, trabalhando de cinco a seis horas todos os dias.
Embora certos métodos e elementos tenham evoluído, é seguro dizer que os tapetes Kazak resistiram ao teste do tempo. Os designs marcantes e os esquemas de cores ousados, combinados com sua durabilidade e qualidade tecida à mão, tornam os tapetes Kazak o complemento ideal para qualquer casa.
Referências: NW Rugs, publicado em 25 de agosto de 2016, e Catalina Rug, consultado pela última vez em 28 de agosto de 2020.
----
Tapetes de Cáucaso
Os tapetes caucasianos são provenientes das áreas sul, leste e norte da cadeia montanhosa do Cáucaso (Rússia, Armênia, Azerbaijão, etc.).
São de natureza simples, sendo que os modelos antigos apresentam uma qualidade superior aos modernos. A razão para isso é o material usado. Enquanto os tapetes nesta região eram anteriormente feitos de lã fiada à mão tratada com cores naturais, hoje a lã fiada industrial não é incomum.
Uma data decisiva na produção de tapetes caucasianos é o ano de 1925. Os tapetes produzidos antes desta data podem ser divididos em cinco grupos: Daguestão, Kazak, Karabach, Kuba e Shirvan. Os tapetes da área de Karabach costumam ter padrões mais finos e se assemelham aos tapetes persas. Além desses também existem os tapetes Gjandzja, Silé e Verni e outras variações menos conhecidas de tapetes caucasianos. Em seus padrões e linguagem formal relacionada, se assemelham aos tapetes persas.
As formas geométricas estão associadas a elementos lúdicos. Existem também padrões reduzidos do mundo animal. Enquanto os tapetes antigos do Cáucaso têm uma reputação muito boa, os tapetes modernos estão lentamente recuperando popularidade. Especialmente os tons de azul claro dos tapetes caucasianos estão sendo apreciados novamente.
Os tapetes caucasianos mais antigos são feitos com fios de lã fiados à mão, assim como teia, trama e pelo. As cores naturais são claras e fortes. A lã de boa qualidade e os nós turcos tornam os tapetes duráveis e têm uma boa reputação.
Nos tapetes mais novos, feitos a partir de 1925, a urdidura é de algodão, com cores sintéticas que são branqueadas e em menor número e padrões simplificados são usados. Os tapetes são bastante duráveis, mas menos interessantes do ponto de vista artístico.
Referências: Carpet Wiki e Carpet Encyclopedia, consultados pela última vez em 28 de maio de 2020.