Ulysse Nardin SA (Le Locle, Suíça, 1846) é uma relojoaria de luxo suíça. Fundada por Ulysse Nardin (1823–1876), um respeitado relojoeiro, a marca é muito conhecida entre as melhores marcas de relógios do mundo. Pioneira em criar relógios inspirados no mar, com recursos inovadores, a Ulysse Nardin desenvolve seus próprios cronômetros marítimos para navegação, junto com complexos relógios de bolso. Exploradora e com uma inventividade indomável, a marca sempre apresenta novas ideias todos os dias e projeta relógios de altíssima precisão. Hoje a Ulysse Nardin possui 4.300 premiações, sem contar diversas grandes descobertas e inovações na alta relojoaria, como o primeiro relógio de pulso com repetição de minutos e o primeiro relógio tourbillon com repetição de minutos. A marca foi nomeada pelo Guinness Book of Records em 1989 como o relógio mais funcional do mundo (com 21 funções distintas).
Biografia Oficial
Ulysse Nardin é a Manufatura Pioneira inspirada no mar e que oferece relógios inovadores para espíritos livres.
Em 1846 em Le Locle
Ulysse funda sua empresa de nome. O momento é de ousada exploração oceânica e comércio internacional. Ulysse Nardin se propõe a desenvolver seus próprios cronômetros marítimos para navegação, junto com complexos relógios de bolso.
Com uma inventividade indomável, ele sempre apresenta novas ideias todos os dias e projeta relógios de altíssima precisão. Com seu espírito de determinação e audácia, Ulysse Nardin escreveu alguns dos melhores capítulos da história da Alta Relojoaria, criando todas as oportunidades trazidas pela existência, explorando e expandindo cada vez mais os limites da imaginação dos relojoeiros e tendo em mente que explorar é parar por nada até atingir um senso elevado de compreensão.
Desde seu desejo original de exploração até a criação de seu primeiro cronômetro marítimo, às agora onipresentes inspirações náuticas de suas criações contemporâneas, a Maison sempre manteve um relacionamento destemido com o mundo em geral e seus oceanos.
Nosso Ulisses
Exploradores ousados do mundo contam como o Ulisses de nosso tempo. O mergulhador livre Fred Buyle, o snowboarder, o fotógrafo Sebastian Copeland e o marinheiro Mathieu Crepel tornaram-se Amigos de Ulysse Nardin.
Rolf W Schnyder
Uma força motriz por trás da marca por quase 30 anos, Rolf W. Schnyder era um empresário astuto e um defensor apaixonado da relojoaria suíça. Além de seus muitos anos de experiência na indústria, foi sua visão e determinação que impulsionaram Ulysse Nardin para o século XXI. Rolf Schnyder, um dos luminares da Alta Relojoaria, proprietário e presidente da Ulysse Nardin por quase 30 anos, faleceu em abril de 2011.
Patrick Pruniaux
Entusiasta de relógios desde a adolescência, Patrick começou sua carreira na Diageo em Londres – mudando-se para a África e depois para Chicago. Ele ingressou na LVMH em Miami em 2000 e se tornou Diretor Regional de Vendas para o negócio de Vinhos e Bebidas Espirituosas para a América Latina.
Em 2014, Patrick foi contratado pela Apple, em Cupertino, para preparar o lançamento do Apple Watch como membro da equipe de Projetos Especiais.
Herança
A Alta Relojoaria é uma aventura eterna. Uma expedição na qual embarcam especialistas relojoeiros de todo o mundo em busca da perfeição relojoeira.
Um mundo cheio não de respostas, mas de perguntas. Nós indagamos, interrogamos, nos desafiamos. Não existe um caminho estabelecido para se tornar um pioneiro. Não há balizas, sem sinais, sem pontos de passagem. Existe apenas atitude. Uma atitude que Ulysse Nardin incorpora melhor do que qualquer outro relojoeiro. Uma atitude que levou a Casa, em 1846, a projetar o primeiro cronômetro marítimo. É apenas tentando o impossível que se pode alcançar o impossível.
Nosso século 21 - aventura
2004
Após o lançamento no ano anterior, o Sonata, um incrível relógio multifuncional mecânico e musical, ganhou o Prêmio Inovação 2004.
2005
Lançamento do Freak 28'800 V/h Diamond Heart, com seu novo escapamento patenteado Dual Ulysse feito de diamantes por meio de um processo inovador. Este ano também vê o lançamento do Royal Blue Tourbillon.
2006
Lançamento do UN-160, o primeiro calibre básico de corda automática inteiramente concebido e fabricado internamente. Para consolidar esta tradição de inovação, a Ulysse Nardin comemora com uma memorável exposição da Alta Relojoaria no Kremlin, History in Time.
2007
Lançamento doFreak DIAMonSIL: um novo Dual Ulysse Escapement patenteado feito com uma combinação de ponta de diamante e silício. A invenção continua com Innovision - a visão de futuro de Ulysse Nardin - 10 inovações técnicas reunidas em um relógio conceitual.
2011
A morte de Rolf Scnyder, proprietário e presidente, marca outra virada para a empresa. Com sua liderança visionária baseada no incentivo a técnicas clássicas na relojoaria mecânica, Schnyder teve um impacto profundo na Ulysse Nardin e na indústria relojoeira suíça.
2012
A nova inovação vem com o lançamento do Marine Chronometer Manufacture com seu calibre UN-118 desenvolvido e concebido internamente. E para dar mais um passo em direção à independência, a Ulysse Nardin adquire sucessivamente o artesão esmaltador suíço Donzé Cadrans SA e um novo movimento de cronógrafo manufaturado a ser lançado em uma coleção futura.
2013
O lançamento sem precedentes de cinco novos calibres internos, totalmente desenvolvidos e concebidos pela Ulysse Nardin, destaca o compromisso com movimentos fabricados de forma independente. Integrando a tecnologia e silício, cada um tem suas próprias características.
2014
Ulysse Nardin junta-se ao Grupo Kering. Continua o caminho da inovação na relojoaria com o lançamento do 6º movimento desenvolvido e fabricado internamento em doze meses: o UN-334 para a Manufatura de Hora Dupla com fuso horário rápido e configurações de data.
2015
A Ulysse Nardin lançou um novo tipo de amortecedor, chamado UlyChoc, que foi projetado, desenvolvido e produzido inteiramente internamente na manufatura da Ulysse Nardin em Le Locle, na Suíça. Um sistema clássico é composto por cinco microelementos: o bloco, o engaste, a joia, o contrapivô e a mola. Com a simplificação em mente e um foco especial na eficiência, a Ulysse Nardin substituiu três dessas funções por um único componente de peça única feita de silício, uma inovação genuína no mundo que é suspeita de um pedido de patente. Esta solução evita forças de jogo de fricção, permitindo que a mira de equilíbrio seja perfeitamente recentralizada em caso de impacto.
2016
Este ano marca não apenas um marco na história da Ulysse Nardin: o 170º aniversário da fundação da Ulysse Nardin em 1846, o 15º aniversário do lançamento do nosso icônico Freak e o primeiro na indústria relojoeira com o lançamento do material Silicium, mas também o 20º Aniversário do icônico modelo Marine Chronometer, apresentado pela primeira vez em 1996. Na típica filosofia Ulysse Nardin de “Timekeeping Simplicity”, dois lançamentos foram anunciados: o Marine Chronograph Annual Calendar com o novo calibre UN-153 com um fácil ajuste para frente e para trás e o Marine Tourbillon Grand Deck evocando a idade de ouro do iatismo, uma lança puxada por nanofios superfortes que incorpora um majestoso turbilhão.
2017
Continuando a ultrapassar os limites na Alta Relojoaria, a partir de janeiro de 2017, a Ulysse Nardin oferecerá uma garantia de 5 anos em seus relógios mecânicos.
2018
O Freak não é mais um relógio único. É uma coleção inteira! Após o lançamento do Freak vision no SIHH 2018 e o novo Freak vision Coray Bay, quatro novos relógios Freak Out, cada um armado com o calibre interno de corda manual UN-205, agora se juntam à coleção mais independente da Alta Relojoaria. Todas as esquisitices do Freak Out que mudam o jogo estão no lugar: sem coroa, mostrador ou ponteiros, um turbilhão de “carrossel voador” (o movimento baguete gira em seu próprio eixo) e tecnologia de silício superleve.
2019
Ulysse Nardin introduz o fator X na relojoaria com o lançamento do Freak X e do Skeleton X. O Freak X, o primo mais novo de seus "antecedentes Freak", destaca-se como o ponto de entrada na coleção Freak. Embora muitos dos mesmos elementos estéticos e funcionais estejam presentes, ele avança para um território desconhecido. O Skeleton X, um novo movimento de Manufatura que expõe sua audaciosa tecnologia em uma exposição requintada da técnica mais desafiadora da alta relojoaria. Beleza interior revelada, não escondida: esta maravilha aberta leva a esqueletização ao nível X.
2020
Sobrecarregado com o clássico savoir faire Ulysse Nardin, o Blast Tourbillon é um avatar de seu tempo, uma poderosa força da natureza. Esta maravilha tecnológica feita com linhas masculinas duras como pedra acendeu uma chama que enviará ondas de choque sísmicas através do mundo da relojoaria até o seu núcleo. A arquitetura complexa e geométrica dos chifres em mosaico - reminiscentes de aeronaves furtivas - cria uma obra-prima vigorosa, vigorosa e imponente. Com sua planta compacta e arrojada, onipresente “X-Factor” e design furtivo, o novo Blast Tourbillon – um modelo aberto, musculoso e robusto – o levará à estratosfera. O Blast Tourbillon está conquistando sua mente, jogando com a transparência de seu novo e poderoso turbilhão automático de silício aninhado em uma gaiola arrojada em forma de X, que bate por dentro a uma frequência de 2,5 Hz.
Experiência Adquirida
1911
Paul-David Nardin registra sua terceira patente suíça (nº 54714) para um mecanismo de controle aperfeiçoado da roda cronográfica para eliminar saltos quase imperceptíveis.
1916
Ulysse Nardin produz um novo movimento menor de 13", perfeito para relógios de bolso ou de pulso.
1935
Ulysse Nardin apresenta um novo cronógrafo de bolso de fração de segundo de 24" medindo décimos de segundo. Útil para cronometrar eventos esportivos competitivos, vários prêmios e medalhas de ouro atestam seu sucesso.
1975
O Observatório de Neuchâtel lança sua última publicação oficial sobre o desempenho do cronômetro de 1846 a 1975. De acordo com este relatório, a Ulysse Nardin obteve 747 Primeiros Prêmios por seus relógios de convés, cronômetros de bolso e relógios de pulso, 14 Grandes Prêmios, a Medalha do Prêmio e a Medalha do Progresso, 10 Medalhas de Ouro , 2 Prix d'Honneur e 2 Medalhas de Prata em Exposições Internacionais.
1983
Um grupo sob a liderança inspiradora de Rolf W. Schnyder assume a empresa, inaugurando uma nova era emocionante na história da empresa.
1985
Lançamento do relógio Astrolabium Galileo Galilei, que marcou o início da extraordinária parceria entre o proprietário Rolf W. Schnyder e o visionário relojoeiro Ludwig Oechslin.
Este instrumento altamente complexo deu à Ulysse Nardin a entrada no Guinness Book of Records em fevereiro de 1989.
1989
Primeiro relógio de pulso com repetição de minutos a integrar um Jaquemart, o San Marco teve edições limitadas em ouro e em platina.
1992
Após o Ulysse Nardin Astrolabium Galileo Galilei em 1985, e o Planetarium Copernicus em 1988, a premiada série Trilogy of Time é magnificamente completada pelo Tellurium Johannes Kepler, uma homenagem ao astrônomo alemão.
1996
A empresa celebra seu 150º aniversário na Alta Relojoaria com dois relógios memoráveis: o relógio de pulso Marine Chronometer 1846 e o revolucionário Perpetual Ludwig, batizado em homenagem ao seu criador, Dr. Ludwig Oechslin.
1999
Após uma prévia do GMT± patenteado na Baselworld em 1994, Ulysse Nardin marca o início do novo milênio com o lançamento do GMT± Perpetual: integrando duas complicações exclusivas Ulysse Nardin em um relógio inovador. De fato, ganha o Prêmio de Inovação do Ano 200 no ano seguinte.
2001
Lançamento do Freak. O revolucionário carrossel de turbilhão de 7 dias é uma novidade na relojoaria. Sem caixa, coroa ou ponteiros verdadeiros, seu movimento gira sobre si mesmo para indicar o tempo. No ano seguinte, seu impacto é reconhecido pelo Prêmio Inovação 2002, Relógio do Ano. Em sua ilustre história, a Ulysse Nardin conquistou mais de 4.300 prêmios, 18 deles medalhas de ouro internacionais, e registrou o maior número de patentes de relojoaria mecânica.
A Trilogia do Tempo
Lançamento do relógio Astrolabium Galileo Galilei, que marcou o início da extraordinária parceria entre o proprietário Rolf W. Schnyder e o visionário relojoeiro Ludwig Oechslin. Este instrumento altamente complexo deu à Ulysse Nardin a entrada no Guinness Book of Records em fevereiro de 1989.
Após o Ulysse Nardin Astrolabium Galileo Galilei em 1985, e o Planetarium Copernicus em 1988, a premiada série Trilogy of Time é magnificamente completada pelo Tellurium Johannes Kepler, uma homenagem ao astrônomo alemão.
Nossa herança - século 19
1846
Depois de aprender com os principais relojoeiros suíços da época, o visionário Ulysse Nardin parte para a fabricação de cronômetros marítimos de precisão. O início de uma viagem para a inovação que continua até hoje.
1860
Ulysse adquire um regulador astronômico de alta precisão (construído pelo "pai da relojoaria suíça" Jacques-Frédéric Houriet) para calibrar seus cronômetros de bolso. Repetidores de minutos, relógios altamente complicados e cronômetros de bolso carregam a reputação do relojoeiro Le Locle em todo o mundo.
1865
A empresa mudou-se para as suas instalações na rue Jardin, onde ainda hoje fabrica relógios de precisão.
1876
A morte prematura de Ulysse Nardin aos 53 anos precipita seu filho ao comando da empresa. Dois anos depois, Paul-David Nardin ganha uma medalha de ouro na Exposição Universal de Paris por seus cronômetros de bolso e marítimos.
1900
Na virada do século, Paul-David Nardin havia feito nove cronômetros de bolso equipados com escapamentos de turbilhão para melhorar a precisão.
Know-how
Ulysse Nardin embarcou em uma odisséia, para ultrapassar os limites do tempo, para reinventar as regras do que pode e do que não pode ser feito.
Cada nova conquista confirma a manufatura como um aventureiro ousado no mundo da alta relojoaria, mas enquanto cada conquista tecnológica continua sendo uma fonte de orgulho e admiração, a Maison sabe que a experiência é a magnitude do nosso mundo.
Esmalte
Uma técnica decorativa esquecida e dominada apenas por um punhado de artesãos; o esmalte é usado apenas em relógios excepcionais.
Tecnologia de silício
Desde o início dos anos 2000, o silício tornou-se o material mais promissor na relojoaria. Afiliada da Ulysse Nardin e da Mimotec, a Sigatec é especializada em componentes micromecânicos de silício e cria peças sob medida com precisão micrométrica.
«Grande Feu» esmalte
Geralmente branco, bege ou opaco, o mostrador esmaltado "Grande Fogo" se espalhou amplamente desde o século XVII. O termo "Email ou Esmalte" é reservado para produtos vitrificáveis resultantes da fusão, vitrificação ou sinterização de uma substância feita de materiais minerais fundidos a uma temperatura de pelo menos 500°C.
«Guilloché e Flinqué» esmalte
Chama-se "Guilloché" quando a decoração é feita em tornos Guilloché. Os custos são bastante altos e, portanto, reservados para um mostrador geralmente feito de metais preciosos como ouro ou prata.
« Champlevé » esmalte
Os artesãos bizantinos retomaram e aperfeiçoaram uma técnica utilizada pelos romanos, o gravador cria cavidades de bolsos tridimensionais em uma base de metal dourado e o esmaltador deposita uma pasta ou fluxo de vidro. Esta técnica é chamada de “Champlevé”. A maioria dos esmaltes bizantinos conhecidos hoje datam do século IX ao XII.
« Cloisoné » esmalte
Renascimento de uma técnica muito antiga, muito anterior à Idade Média e amplamente utilizada durante o Império Bizantino e no Ocidente já no século IV, este método consiste em criar compartimentos ou caixas com fio de ouro para depositar o esmalte com a máxima precisão.
Complexidade, detalhes finos, decorações realistas e um efeito de conjunto mágico explicam em particular o desejo intenso e ancestral dos colecionadores de possuir relógios esmaltados.
Fonte: Ulysse Nardin. Consultado pela última vez em 6 de fevereiro de 2023.
---
Biografia – Wikipédia
A empresa tornou-se conhecida por fabricar cronômetros marítimos altamente precisos e complicados relógios usados por mais de 50 das marinhas do mundo desde o final do século 19 até 1950. De acordo com o último relatório oficial do Observatório de Neuchâtel na Suíça, Ulysse Nardin ganhou vários prêmios e honras por seus cronômetros marítimos de 1846 a 1975, incluindo 4.324 certificados, 2.411 prêmios especiais e 18 medalhas de ouro em exposições internacionais .
A empresa foi adquirida e revigorada em 1983 por Rolf W. Schnyder, que a transformou em um negócio lucrativo. Desde 2014, é uma subsidiária do grupo de luxo francês Kering . A Ulysse Nardin opera no mesmo edifício com sede em Le Locle, na Suíça, desde 1865.
A empresa hoje projeta e fabrica relógios de luxo, relógios duplos e cronômetros marítimos, e vende seus produtos por meio de uma rede de distribuidores e várias butiques em todo o mundo.
História
História Antiga
Ulysse Nardin nasceu em 1823 em Le Locle, Suíça. Durante os longos e nevados invernos, os habitantes costumavam produzir instrumentos de cronometragem para sobreviver, já que não podiam viver apenas da agricultura. Ulysse Nardin treinou pela primeira vez como aprendiz de relojoeiro com seu pai, Léonard-Frédéric Nardin, e aperfeiçoou suas habilidades sob a tutela de Frédéric-William Dubois e Louis JeanRichard-dit-Bressel, dois mestres relojoeiros que eram especialistas em relógios de precisão e cuja fama se estendeu além das montanhas de Neuchâtel , na Suíça.
Em 1846, aos 23 anos, Ulysse Nardin fundou a sua própria empresa em Le Locle , onde ainda hoje se encontra a sua sede. Apesar de Ulysse Nardin ter crescido nas montanhas do Jura, ele era fascinado pelo mar e produziu instrumentos náuticos de cronometragem. Sua empresa se tornou uma das primeiras a fabricar cronômetros marítimos e instrumentos marítimos de alta precisão para navios comerciais e marinhas em todo o mundo. Seus cronômetros de bolso e marítimos tornaram-se produtos de referência nos âmbitos civil, militar e científico.
Ulysse Nardin adquiriu um regulador astronômico de alta precisão, construído por Jacques-Frederic Houriet em 1768, para classificar seus cronômetros de bolso. Está agora em um museu em Le Locle. Repetidores de minutos, relógios complicados e cronômetros de bolso carregavam a reputação da empresa.
Naquela época, horologistas famosos eram franceses e ingleses. Ulysse Nardin foi a Londres desafiar os melhores fabricantes de cronômetros de bolso. Na Exposição Internacional de Londres de 1862 , Ulysse Nardin recebeu a Medalha do Prêmio na categoria de "relógios complicados e cronômetros de bolso". O prêmio foi a maior distinção para relojoaria no Reino Unido . Em 1867, Ulysse Nardin obteve a primeira série de certificados do Observatório de Neuchâtel para seus cronômetros marítimos. Em 1876, Ulysse Nardin morreu aos 53 anos, e seu filho Paul-David Nardin o sucedeu como chefe da empresa.que continuou a se expandir. Em 1889, Ulysse Nardin ganhou uma medalha de ouro na Exposição Universal de Paris, recebeu duas patentes suíças em 1890, ganhou o Primeiro Prêmio na Exposição Universal de Chicago em 1893 e muito mais.
Em 1902, a empresa começou a fornecer cronômetros marítimos para a Marinha dos Estados Unidos. A marca vencia regularmente as competições do Washington Naval Observatory e tornou-se o fornecedor oficial dos torpedeiros da Marinha dos EUA. Desde então, a empresa forneceu relógios para as marinhas dos Estados Unidos , Reino Unido , Rússia e Japão . Desde a década de 1870, mais de 50 marinhas e companhias marítimas internacionais foram equipadas com cronômetros marítimos Ulysse Nardin.
Em 1975, o Observatório de Neuchâtel publicou a última edição oficial sobre o desempenho dos cronômetros de 1846 a 1975. Segundo este relatório, Ulysse Nardin recebeu 4.324 certificados de desempenho para cronômetros marítimos mecânicos de 4.504 apresentados (95%).
Desenvolvimento recente
Devido à crise do quartzo , Ulysse Nardin enfrentou desafios significativos no final dos anos 1970 e início dos anos 1980. Em 1983, a empresa foi adquirida pelo empresário Rolf Schnyder que, em conjunto com relojoeiros como Ludwig Oechslin , reviveu a marca . Rolf Schnyder atuou como seu principal executivo e transformou a empresa em um negócio saudável. Schnyder e Oechslin teriam como objetivo produzir relógios complicados usando materiais modernos e técnicas de fabricação. Ulysse Nardin introduziu várias inovações.Em 1996, a Ulysse Nardin lançou seu primeiro relógio de pulso cronômetro marinho "Marine Chronometer 1846" e o primeiro calendário perpétuo "Perpetual Ludwig". Estes relógios foram desenhados por Ludwig Oechslin para o 150º aniversário da marca.
Após a morte repentina de Schnyder em 2011, Chai Schnyder, sua esposa, assumiu a empresa até que foi adquirida pelo grupo Kering em 2014.
Em 2011, a Ulysse Nardin adquiriu uma oficina suíça de esmaltes, a Donzé Cadrans, que deu à marca a oportunidade de usar esmalte nos mostradores de seus relógios. Em 2012, a Ulysse Nardin lançou seu primeiro calibre automático, totalmente concebido e fabricado internamente: o UN-118. Um ano depois, a Ulysse Nardin lançou cinco novos calibres internos (UN-690, UN-310, UN-170, UN-150 e UN-205).
Em 2014, a Ulysse Nardin foi adquirida pelo grupo de luxo francês Kering , que passou a deter 100% da marca de relógios. Em 2017, a empresa nomeou Patrick Pruniaux, ex-executivo da Apple , como seu novo CEO. Em 2019, a Ulysse Nardin lançou três novos calibres (UN-230, UN-371 e UN-631).
A empresa ainda ocupa sua sede original em Le Locle , um dos principais centros de produção de relógios no noroeste da Suíça e possui três fábricas em: La Chaux-de-Fonds (local de P&D e produção de movimentos), Le Locle (local de Donzé Cadrans, que pertence à Ulysse Nardin, mas também produz mostradores de esmalte para outras empresas) e Sion (local da Sigatec, que produz componentes micromecânicos em silício).
Embora os cronômetros de pulso marítimos ainda sejam uma especialidade da marca, ela produz relógios complexos de luxo com alta sofisticação para homens e mulheres.
A empresa vende seus produtos por meio de uma rede de distribuidores e diversas butiques ao redor do mundo, bem como por meio de varejistas na Europa , América , Oriente Médio , Ásia , África , Austrália , China e Rússia .
Ulysse Nardin faz parte do círculo exclusivo da relojoaria suíça, a Fondation de la Haute Horlogerie.
Fabricação de relógios
A empresa possui um sistema integrado de produção. A maior parte do trabalho é feito internamente, desde a concepção, design, desenvolvimento e elaboração até a produção. A marca produz seus próprios componentes, movimentos e calibres de alta precisão. Desde a aquisição da Donzé Cadrans, Ulysse Nardin cria seus próprios mostradores de esmalte. As peças são aquecidas a uma temperatura elevada (1500 °F ou 850 °C) repetidamente, várias vezes, à medida que camadas de cor são adicionadas. Isso requer horas de trabalho.
Engenheiros, técnicos de desenho, designers técnicos e de calibre desenvolvem novas tecnologias e movimentos de design. Eles produzem protótipos e ferramentas para as oficinas. Os torneiros de perfis ou montadores especializados supervisionam a produção das peças necessárias para o eixo de equilíbrio, parafusos, pinos e outras peças diminutas. Os decoradores gravam placas e pontes com padrões distintos. Relojoeiros experientes montam os componentes acabados, trabalhando nos movimentos dos calibres internos. Uma outra equipa de relojoeiros, especializada em relojoarias altamente complicadas, trabalha nos conjuntos de movimentos e caixas de mecanismos complexos (repetidor de minutos, marcador de horas, turbilhão...) e relojoaria astronômica.Em 2020, a empresa desenvolveu um modelo feito com resíduos plásticos do oceano.
Especialistas em controle de qualidade verificam tudo: estética, funções do relógio, impermeabilização, etc. Alguns relógios têm um movimento de cronômetro certificado para precisão pelo Contrôle Officiel Suisse des Chronomètres, a agência oficial de testes suíça. A Ulysse Nardin também possui sua própria certificação de qualidade, o Ulysse Nardin Certificate, com padrões de qualidade superiores ao COSC.
Freak
Ulysse Nardin introduziu os relógios de pulso Freak em 2001. O primeiro relógio desta coleção foi o relógio Freak "Laboratório no pulso". O modelo contém um revolucionário carrossel- turbilhão de 7 dias e não possui mostrador, coroa ou ponteiros (verdadeiros). O movimento contém componentes de escape de silício e giraria sobre si mesmo para indicar o tempo. O modelo de relógio foi nomeado "Relógio do Ano" na categoria de inovação em 2002. Esse uso de peças de silício em um movimento mecânico foi o primeiro da indústria. Em 2005, a marca lançou o relógio "Freak Diamond Heart", apresentando um escape patenteado feito de diamantes sintéticos. Em 2007, a empresa apresentou um novo material, o Diamonsil,que combina silício e diamantes sintéticos. Elimina o atrito e elimina a necessidade de lubrificação do escapamento. A marca também lançou o relógio "Freak Diamonsil", utilizando esta nanotecnologia para o escape. No mesmo ano, a marca lançou o relógio "Innovision 1", com 10 inovações.
Em 2017, a marca apresentou dez novidades, reunidas num novo relógio Freak, denominado "Innovision 2". Um ano depois, a empresa lançou o "Freak Vision" com três patentes do "Innovision 2": sistema de enrolamento "Grinder", escapamento de potência constante e roda de balanço em silício com micropaletes.
O atual modelo Freak inclui duas séries: Freak Out e Freak Vision (lançado em 2017).
Trilogia do tempo
O primeiro grande avanço da empresa após a crise do quartzo foi o lançamento da "Trilogia do Tempo". Esta coleção incorporou três peças astronômicas diferentes a partir de 1985 com o lançamento do Astrolábio Galileo Galilei, em homenagem ao astrônomo italiano Galileo Galilei. O Astrolábio exibe a hora local e solar, as órbitas e eclipses do sol e da lua e as posições de várias estrelas principais. Foi nomeado pelo Guinness Book of Records em 1989 como o relógio mais funcional do mundo (com 21 funções distintas).
Dr. Oechslin então seguiu o Astrolabium com dois outros relógios astronômicos: em 1988 o Planetarium Copernicus (em homenagem aos teatros de observação de estrelas chamados planetários e do astrônomo Copérnico ) e em 1992 o Tellurium Johannes Kepler (em homenagem ao latim ' Tellus ' que significa Terra, um telúrico e astrônomo Johannes Kepler). O mostrador Cloisonné do Telúrio leva cinquenta e quatro processos, doze operações de cozimento e mais de cinquenta horas de trabalho de um artesão habilidoso para transformar um rascunho em um pequeno disco de metal em uma obra de arte única - todo e qualquer Telúrio é único.
Patronos e proprietários notáveis
Atletas
Randy Johnson, ex -jogador de beisebol americano
Michael Jordan, jogador de basquete americano
Mohammed Salah, jogador de futebol egípcio, jogando agora no FC Liverpool
Tony Parker, jogador de basquete francês
Yuvraj Singh, ex-jogador de críquete
Celebridades
Larry King, apresentador de TV americano
Eva Longoria, atriz americana
John Wayne, ator americano
Andy Warhol, artista americano
Henry Fonda, ator americano
MAKE LaRock, produtor musical americano
Empresários
Jeff Bezos, fundador, presidente e CEO da Amazon
Patrocínio
A cada dois anos, a marca participa do Only Watch, leilão beneficente realizado sob o patrocínio do príncipe Albert II, no qual empresas relojoeiras criam relógios para arrecadar fundos para pesquisas sobre doenças neuromusculares. Em 2015, para a sexta edição do Leilão Solidário Only Watch, a marca lançou o relógio “Only Watch Stranger”, equipado com caixa de música. Na hora, o relógio toca “We are the Champions” do Queen graças aos direitos autorais concedidos a Ulysse Nardin por sua participação na associação beneficente. Introduzido pela primeira vez em 2013, o Stranger recebeu o nome da música de 1966 de Frank Sinatra, “Strangers in the Night”, que o relógio reproduzia por meio de um mecanismo de caixa musical.
Desde 2017, a Ulysse Nardin é a patrocinadora oficial da equipe sueca Artemis Racing na corrida da America's Cup . A marca também é patrocinadora oficial do Monaco Yacht Show e do Miami Yacht Show.
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 6 de fevereiro de 2023.
---
Ulysse Nardin | ZECODEX
Ulysse Nardin, nascido em 1823 em Le Locle, Suíça, era um excelente relojoeiro que tinha sido treinado pelo seu pai, Leonard-Frederic Nardin e que mais tarde aperfeiçoou as suas habilidades com dois mestres relojoeiros, Frederic William Dubois e Louis JeanRichard-dit-Bressel. A empresa Ulysse Nardin, foi fundada em 1846 e permaneceu sob o controle de Ulysse até ao seu falecimento em 1876, quando o seu filho com apenas 21 anos de idade, Paul-David Nardin assumiu o controle da mesma.
Desde a fundação da empresa, a Ulysse Nardin foi conhecida pela sua alta qualidade e alta precisão, tanto que eles tornaram-se conhecidos mundialmente pelos seus cronômetros marítimos, os relógios mecânicos mais precisos já feitos, conseguindo uma precisão de cerca de um décimo de um segundo por dia.
Em exposições realizadas em diversos locais, tais como Paris, Londres, Tóquio ou Buenos Aires, a manufatura Ulysse Nardin recebeu um total de: 14 Grands Prix, Prize Medal, na Exposição Internacional de Londres, Progress Medal, 10 Medalhas de Ouro, 2 Prix d’Honneur , bem como 2 Medalhas de Prata.
Até 1967, um segundo foi definido através da rotação da terra, e, por isso, os relógios cronômetro competitivos foram calibrados e certificados num observatório astronômico. O Observatoire Cantonal de Neuchâtel foi o principal observatório suíço onde tais certificações foram feitas, e em 1975, quando a precisão dos relógios mecânicos se tornou irrelevante com o advento dos relógios de quartzo, ele lançou uma publicação sobre o desempenho dos cronômetros entre 1846 e 1975. De 4.504 certificados emitidos neste período, 4324 foram para a marca Ulysse Nardin.
Em 1983 a Ulysse Nardin foi comprada por um grupo liderado por Rolf W. Schnyder, seu atual presidente. Sr. Schnyder trouxe Dr. Ludwig Oechslin, cientista, inventor, historiador e um extraordinário relojoeiro, com quem eles decidiram projetar e desenvolver relógios complicados que nunca antes tinham existido. O primeiro exemplo disso foi o Astrolabium, introduzido em 1985, parte da Trilogia do Tempo, juntamente com o Planetarium Copernicus em 1988 e o Tellurium Johannes Kepler em 1992.
A marca Ulysse Nardin, com o Astrolabium, entrou no Livro Guinness dos Recordes em 1989 como o relógio de pulso mais complicado de todos os tempos, com 21 complicações, indica a posição do sol, a lua e as estrelas no céu a qualquer hora, visto da Terra, como bem como o nascer e o pôr do sol, amanhecer e entardecer, fases da lua, nascer e pôr da lua, eclipses do sol e da lua, o mês e o dia da semana.
Desde o seu nascimento, a Ulysse Nardin tem estado na vanguarda do desenvolvimento na técnica de relojoaria pela mão de Ludwig Oechslin, a Ulysse Nardin criou o relógio mais complicado na história, o Astrolabium, bem como toda uma série de modelos que cobrem a extensão da experiência relojoeira, como repetidores minutos com autómatos, turbilhões, assim como o primeiro calendário perpétuo na história com ajuste bi-direcional de todos displays.
A Ulysse Nardin é uma das poucas empresas que se manteve em produção contínua por mais de 165 anos. A manufatura tem fabricado as suas peças para todo o mundo sempre no mesmo edifício em Le Locle, Suíça desde 1865. Historicamente, a empresa é mais conhecida pelo fabrico de cronômetros marítimos altamente precisos, durante mais de cinquenta anos para metade das frotas marinhas mundiais.
Fonte: Zecodex, "A história de Ulysse Nardin". Consultado pela última vez em 6 de fevereiro de 2023.
---
Kering Group SA
Com sede em Paris, a Kering Group tem seu foco principal no varejo e moda. O antigo nome PPR foi alterado em 2013 e a empresa de capital aberto começou a se chamar Kering Group. No ano passado, o balanço anunciado mostrou que as receitas totais foram de 9,75 bilhões de euros (US$ 12,6 bilhões). Desse total, 6,47 bilhões de euros (US$ 8,37 bilhões dólares) são os resultados da divisão de luxo e a Gucci é a responsável por mais de metade desta receita. A Kering vem construindo ao logo dos anos os negócios no ramo relojoeiro e, em 2012, deu grande passo para isso, comprando o Sowind Group, que detinha marcas como Girard-Perregaux e Jeanrichard. Além das reconhecidas relojoarias o Sowind também faz movimentos mecânicos suíços e esta tecnologia já foi incorporada nos relógios Gucci desde o ano passado. Outra aquisição importante foi em julho de 2014, quando Kering comprou a Ulysse Nardin. Com todas estas aquisições, a Kering fechou o ano de 2013 com 35 mil funcionários.
Fonte: Exame. Consultado pela última vez em 6 de fevereiro de 2023.
Crédito fotográfico: Logo da Ulysse Nardin. Consultado pela última vez em 6 de fevereiro de 2023.
Ulysse Nardin SA (Le Locle, Suíça, 1846) é uma relojoaria de luxo suíça. Fundada por Ulysse Nardin (1823–1876), um respeitado relojoeiro, a marca é muito conhecida entre as melhores marcas de relógios do mundo. Pioneira em criar relógios inspirados no mar, com recursos inovadores, a Ulysse Nardin desenvolve seus próprios cronômetros marítimos para navegação, junto com complexos relógios de bolso. Exploradora e com uma inventividade indomável, a marca sempre apresenta novas ideias todos os dias e projeta relógios de altíssima precisão. Hoje a Ulysse Nardin possui 4.300 premiações, sem contar diversas grandes descobertas e inovações na alta relojoaria, como o primeiro relógio de pulso com repetição de minutos e o primeiro relógio tourbillon com repetição de minutos. A marca foi nomeada pelo Guinness Book of Records em 1989 como o relógio mais funcional do mundo (com 21 funções distintas).
Biografia Oficial
Ulysse Nardin é a Manufatura Pioneira inspirada no mar e que oferece relógios inovadores para espíritos livres.
Em 1846 em Le Locle
Ulysse funda sua empresa de nome. O momento é de ousada exploração oceânica e comércio internacional. Ulysse Nardin se propõe a desenvolver seus próprios cronômetros marítimos para navegação, junto com complexos relógios de bolso.
Com uma inventividade indomável, ele sempre apresenta novas ideias todos os dias e projeta relógios de altíssima precisão. Com seu espírito de determinação e audácia, Ulysse Nardin escreveu alguns dos melhores capítulos da história da Alta Relojoaria, criando todas as oportunidades trazidas pela existência, explorando e expandindo cada vez mais os limites da imaginação dos relojoeiros e tendo em mente que explorar é parar por nada até atingir um senso elevado de compreensão.
Desde seu desejo original de exploração até a criação de seu primeiro cronômetro marítimo, às agora onipresentes inspirações náuticas de suas criações contemporâneas, a Maison sempre manteve um relacionamento destemido com o mundo em geral e seus oceanos.
Nosso Ulisses
Exploradores ousados do mundo contam como o Ulisses de nosso tempo. O mergulhador livre Fred Buyle, o snowboarder, o fotógrafo Sebastian Copeland e o marinheiro Mathieu Crepel tornaram-se Amigos de Ulysse Nardin.
Rolf W Schnyder
Uma força motriz por trás da marca por quase 30 anos, Rolf W. Schnyder era um empresário astuto e um defensor apaixonado da relojoaria suíça. Além de seus muitos anos de experiência na indústria, foi sua visão e determinação que impulsionaram Ulysse Nardin para o século XXI. Rolf Schnyder, um dos luminares da Alta Relojoaria, proprietário e presidente da Ulysse Nardin por quase 30 anos, faleceu em abril de 2011.
Patrick Pruniaux
Entusiasta de relógios desde a adolescência, Patrick começou sua carreira na Diageo em Londres – mudando-se para a África e depois para Chicago. Ele ingressou na LVMH em Miami em 2000 e se tornou Diretor Regional de Vendas para o negócio de Vinhos e Bebidas Espirituosas para a América Latina.
Em 2014, Patrick foi contratado pela Apple, em Cupertino, para preparar o lançamento do Apple Watch como membro da equipe de Projetos Especiais.
Herança
A Alta Relojoaria é uma aventura eterna. Uma expedição na qual embarcam especialistas relojoeiros de todo o mundo em busca da perfeição relojoeira.
Um mundo cheio não de respostas, mas de perguntas. Nós indagamos, interrogamos, nos desafiamos. Não existe um caminho estabelecido para se tornar um pioneiro. Não há balizas, sem sinais, sem pontos de passagem. Existe apenas atitude. Uma atitude que Ulysse Nardin incorpora melhor do que qualquer outro relojoeiro. Uma atitude que levou a Casa, em 1846, a projetar o primeiro cronômetro marítimo. É apenas tentando o impossível que se pode alcançar o impossível.
Nosso século 21 - aventura
2004
Após o lançamento no ano anterior, o Sonata, um incrível relógio multifuncional mecânico e musical, ganhou o Prêmio Inovação 2004.
2005
Lançamento do Freak 28'800 V/h Diamond Heart, com seu novo escapamento patenteado Dual Ulysse feito de diamantes por meio de um processo inovador. Este ano também vê o lançamento do Royal Blue Tourbillon.
2006
Lançamento do UN-160, o primeiro calibre básico de corda automática inteiramente concebido e fabricado internamente. Para consolidar esta tradição de inovação, a Ulysse Nardin comemora com uma memorável exposição da Alta Relojoaria no Kremlin, History in Time.
2007
Lançamento doFreak DIAMonSIL: um novo Dual Ulysse Escapement patenteado feito com uma combinação de ponta de diamante e silício. A invenção continua com Innovision - a visão de futuro de Ulysse Nardin - 10 inovações técnicas reunidas em um relógio conceitual.
2011
A morte de Rolf Scnyder, proprietário e presidente, marca outra virada para a empresa. Com sua liderança visionária baseada no incentivo a técnicas clássicas na relojoaria mecânica, Schnyder teve um impacto profundo na Ulysse Nardin e na indústria relojoeira suíça.
2012
A nova inovação vem com o lançamento do Marine Chronometer Manufacture com seu calibre UN-118 desenvolvido e concebido internamente. E para dar mais um passo em direção à independência, a Ulysse Nardin adquire sucessivamente o artesão esmaltador suíço Donzé Cadrans SA e um novo movimento de cronógrafo manufaturado a ser lançado em uma coleção futura.
2013
O lançamento sem precedentes de cinco novos calibres internos, totalmente desenvolvidos e concebidos pela Ulysse Nardin, destaca o compromisso com movimentos fabricados de forma independente. Integrando a tecnologia e silício, cada um tem suas próprias características.
2014
Ulysse Nardin junta-se ao Grupo Kering. Continua o caminho da inovação na relojoaria com o lançamento do 6º movimento desenvolvido e fabricado internamento em doze meses: o UN-334 para a Manufatura de Hora Dupla com fuso horário rápido e configurações de data.
2015
A Ulysse Nardin lançou um novo tipo de amortecedor, chamado UlyChoc, que foi projetado, desenvolvido e produzido inteiramente internamente na manufatura da Ulysse Nardin em Le Locle, na Suíça. Um sistema clássico é composto por cinco microelementos: o bloco, o engaste, a joia, o contrapivô e a mola. Com a simplificação em mente e um foco especial na eficiência, a Ulysse Nardin substituiu três dessas funções por um único componente de peça única feita de silício, uma inovação genuína no mundo que é suspeita de um pedido de patente. Esta solução evita forças de jogo de fricção, permitindo que a mira de equilíbrio seja perfeitamente recentralizada em caso de impacto.
2016
Este ano marca não apenas um marco na história da Ulysse Nardin: o 170º aniversário da fundação da Ulysse Nardin em 1846, o 15º aniversário do lançamento do nosso icônico Freak e o primeiro na indústria relojoeira com o lançamento do material Silicium, mas também o 20º Aniversário do icônico modelo Marine Chronometer, apresentado pela primeira vez em 1996. Na típica filosofia Ulysse Nardin de “Timekeeping Simplicity”, dois lançamentos foram anunciados: o Marine Chronograph Annual Calendar com o novo calibre UN-153 com um fácil ajuste para frente e para trás e o Marine Tourbillon Grand Deck evocando a idade de ouro do iatismo, uma lança puxada por nanofios superfortes que incorpora um majestoso turbilhão.
2017
Continuando a ultrapassar os limites na Alta Relojoaria, a partir de janeiro de 2017, a Ulysse Nardin oferecerá uma garantia de 5 anos em seus relógios mecânicos.
2018
O Freak não é mais um relógio único. É uma coleção inteira! Após o lançamento do Freak vision no SIHH 2018 e o novo Freak vision Coray Bay, quatro novos relógios Freak Out, cada um armado com o calibre interno de corda manual UN-205, agora se juntam à coleção mais independente da Alta Relojoaria. Todas as esquisitices do Freak Out que mudam o jogo estão no lugar: sem coroa, mostrador ou ponteiros, um turbilhão de “carrossel voador” (o movimento baguete gira em seu próprio eixo) e tecnologia de silício superleve.
2019
Ulysse Nardin introduz o fator X na relojoaria com o lançamento do Freak X e do Skeleton X. O Freak X, o primo mais novo de seus "antecedentes Freak", destaca-se como o ponto de entrada na coleção Freak. Embora muitos dos mesmos elementos estéticos e funcionais estejam presentes, ele avança para um território desconhecido. O Skeleton X, um novo movimento de Manufatura que expõe sua audaciosa tecnologia em uma exposição requintada da técnica mais desafiadora da alta relojoaria. Beleza interior revelada, não escondida: esta maravilha aberta leva a esqueletização ao nível X.
2020
Sobrecarregado com o clássico savoir faire Ulysse Nardin, o Blast Tourbillon é um avatar de seu tempo, uma poderosa força da natureza. Esta maravilha tecnológica feita com linhas masculinas duras como pedra acendeu uma chama que enviará ondas de choque sísmicas através do mundo da relojoaria até o seu núcleo. A arquitetura complexa e geométrica dos chifres em mosaico - reminiscentes de aeronaves furtivas - cria uma obra-prima vigorosa, vigorosa e imponente. Com sua planta compacta e arrojada, onipresente “X-Factor” e design furtivo, o novo Blast Tourbillon – um modelo aberto, musculoso e robusto – o levará à estratosfera. O Blast Tourbillon está conquistando sua mente, jogando com a transparência de seu novo e poderoso turbilhão automático de silício aninhado em uma gaiola arrojada em forma de X, que bate por dentro a uma frequência de 2,5 Hz.
Experiência Adquirida
1911
Paul-David Nardin registra sua terceira patente suíça (nº 54714) para um mecanismo de controle aperfeiçoado da roda cronográfica para eliminar saltos quase imperceptíveis.
1916
Ulysse Nardin produz um novo movimento menor de 13", perfeito para relógios de bolso ou de pulso.
1935
Ulysse Nardin apresenta um novo cronógrafo de bolso de fração de segundo de 24" medindo décimos de segundo. Útil para cronometrar eventos esportivos competitivos, vários prêmios e medalhas de ouro atestam seu sucesso.
1975
O Observatório de Neuchâtel lança sua última publicação oficial sobre o desempenho do cronômetro de 1846 a 1975. De acordo com este relatório, a Ulysse Nardin obteve 747 Primeiros Prêmios por seus relógios de convés, cronômetros de bolso e relógios de pulso, 14 Grandes Prêmios, a Medalha do Prêmio e a Medalha do Progresso, 10 Medalhas de Ouro , 2 Prix d'Honneur e 2 Medalhas de Prata em Exposições Internacionais.
1983
Um grupo sob a liderança inspiradora de Rolf W. Schnyder assume a empresa, inaugurando uma nova era emocionante na história da empresa.
1985
Lançamento do relógio Astrolabium Galileo Galilei, que marcou o início da extraordinária parceria entre o proprietário Rolf W. Schnyder e o visionário relojoeiro Ludwig Oechslin.
Este instrumento altamente complexo deu à Ulysse Nardin a entrada no Guinness Book of Records em fevereiro de 1989.
1989
Primeiro relógio de pulso com repetição de minutos a integrar um Jaquemart, o San Marco teve edições limitadas em ouro e em platina.
1992
Após o Ulysse Nardin Astrolabium Galileo Galilei em 1985, e o Planetarium Copernicus em 1988, a premiada série Trilogy of Time é magnificamente completada pelo Tellurium Johannes Kepler, uma homenagem ao astrônomo alemão.
1996
A empresa celebra seu 150º aniversário na Alta Relojoaria com dois relógios memoráveis: o relógio de pulso Marine Chronometer 1846 e o revolucionário Perpetual Ludwig, batizado em homenagem ao seu criador, Dr. Ludwig Oechslin.
1999
Após uma prévia do GMT± patenteado na Baselworld em 1994, Ulysse Nardin marca o início do novo milênio com o lançamento do GMT± Perpetual: integrando duas complicações exclusivas Ulysse Nardin em um relógio inovador. De fato, ganha o Prêmio de Inovação do Ano 200 no ano seguinte.
2001
Lançamento do Freak. O revolucionário carrossel de turbilhão de 7 dias é uma novidade na relojoaria. Sem caixa, coroa ou ponteiros verdadeiros, seu movimento gira sobre si mesmo para indicar o tempo. No ano seguinte, seu impacto é reconhecido pelo Prêmio Inovação 2002, Relógio do Ano. Em sua ilustre história, a Ulysse Nardin conquistou mais de 4.300 prêmios, 18 deles medalhas de ouro internacionais, e registrou o maior número de patentes de relojoaria mecânica.
A Trilogia do Tempo
Lançamento do relógio Astrolabium Galileo Galilei, que marcou o início da extraordinária parceria entre o proprietário Rolf W. Schnyder e o visionário relojoeiro Ludwig Oechslin. Este instrumento altamente complexo deu à Ulysse Nardin a entrada no Guinness Book of Records em fevereiro de 1989.
Após o Ulysse Nardin Astrolabium Galileo Galilei em 1985, e o Planetarium Copernicus em 1988, a premiada série Trilogy of Time é magnificamente completada pelo Tellurium Johannes Kepler, uma homenagem ao astrônomo alemão.
Nossa herança - século 19
1846
Depois de aprender com os principais relojoeiros suíços da época, o visionário Ulysse Nardin parte para a fabricação de cronômetros marítimos de precisão. O início de uma viagem para a inovação que continua até hoje.
1860
Ulysse adquire um regulador astronômico de alta precisão (construído pelo "pai da relojoaria suíça" Jacques-Frédéric Houriet) para calibrar seus cronômetros de bolso. Repetidores de minutos, relógios altamente complicados e cronômetros de bolso carregam a reputação do relojoeiro Le Locle em todo o mundo.
1865
A empresa mudou-se para as suas instalações na rue Jardin, onde ainda hoje fabrica relógios de precisão.
1876
A morte prematura de Ulysse Nardin aos 53 anos precipita seu filho ao comando da empresa. Dois anos depois, Paul-David Nardin ganha uma medalha de ouro na Exposição Universal de Paris por seus cronômetros de bolso e marítimos.
1900
Na virada do século, Paul-David Nardin havia feito nove cronômetros de bolso equipados com escapamentos de turbilhão para melhorar a precisão.
Know-how
Ulysse Nardin embarcou em uma odisséia, para ultrapassar os limites do tempo, para reinventar as regras do que pode e do que não pode ser feito.
Cada nova conquista confirma a manufatura como um aventureiro ousado no mundo da alta relojoaria, mas enquanto cada conquista tecnológica continua sendo uma fonte de orgulho e admiração, a Maison sabe que a experiência é a magnitude do nosso mundo.
Esmalte
Uma técnica decorativa esquecida e dominada apenas por um punhado de artesãos; o esmalte é usado apenas em relógios excepcionais.
Tecnologia de silício
Desde o início dos anos 2000, o silício tornou-se o material mais promissor na relojoaria. Afiliada da Ulysse Nardin e da Mimotec, a Sigatec é especializada em componentes micromecânicos de silício e cria peças sob medida com precisão micrométrica.
«Grande Feu» esmalte
Geralmente branco, bege ou opaco, o mostrador esmaltado "Grande Fogo" se espalhou amplamente desde o século XVII. O termo "Email ou Esmalte" é reservado para produtos vitrificáveis resultantes da fusão, vitrificação ou sinterização de uma substância feita de materiais minerais fundidos a uma temperatura de pelo menos 500°C.
«Guilloché e Flinqué» esmalte
Chama-se "Guilloché" quando a decoração é feita em tornos Guilloché. Os custos são bastante altos e, portanto, reservados para um mostrador geralmente feito de metais preciosos como ouro ou prata.
« Champlevé » esmalte
Os artesãos bizantinos retomaram e aperfeiçoaram uma técnica utilizada pelos romanos, o gravador cria cavidades de bolsos tridimensionais em uma base de metal dourado e o esmaltador deposita uma pasta ou fluxo de vidro. Esta técnica é chamada de “Champlevé”. A maioria dos esmaltes bizantinos conhecidos hoje datam do século IX ao XII.
« Cloisoné » esmalte
Renascimento de uma técnica muito antiga, muito anterior à Idade Média e amplamente utilizada durante o Império Bizantino e no Ocidente já no século IV, este método consiste em criar compartimentos ou caixas com fio de ouro para depositar o esmalte com a máxima precisão.
Complexidade, detalhes finos, decorações realistas e um efeito de conjunto mágico explicam em particular o desejo intenso e ancestral dos colecionadores de possuir relógios esmaltados.
Fonte: Ulysse Nardin. Consultado pela última vez em 6 de fevereiro de 2023.
---
Biografia – Wikipédia
A empresa tornou-se conhecida por fabricar cronômetros marítimos altamente precisos e complicados relógios usados por mais de 50 das marinhas do mundo desde o final do século 19 até 1950. De acordo com o último relatório oficial do Observatório de Neuchâtel na Suíça, Ulysse Nardin ganhou vários prêmios e honras por seus cronômetros marítimos de 1846 a 1975, incluindo 4.324 certificados, 2.411 prêmios especiais e 18 medalhas de ouro em exposições internacionais .
A empresa foi adquirida e revigorada em 1983 por Rolf W. Schnyder, que a transformou em um negócio lucrativo. Desde 2014, é uma subsidiária do grupo de luxo francês Kering . A Ulysse Nardin opera no mesmo edifício com sede em Le Locle, na Suíça, desde 1865.
A empresa hoje projeta e fabrica relógios de luxo, relógios duplos e cronômetros marítimos, e vende seus produtos por meio de uma rede de distribuidores e várias butiques em todo o mundo.
História
História Antiga
Ulysse Nardin nasceu em 1823 em Le Locle, Suíça. Durante os longos e nevados invernos, os habitantes costumavam produzir instrumentos de cronometragem para sobreviver, já que não podiam viver apenas da agricultura. Ulysse Nardin treinou pela primeira vez como aprendiz de relojoeiro com seu pai, Léonard-Frédéric Nardin, e aperfeiçoou suas habilidades sob a tutela de Frédéric-William Dubois e Louis JeanRichard-dit-Bressel, dois mestres relojoeiros que eram especialistas em relógios de precisão e cuja fama se estendeu além das montanhas de Neuchâtel , na Suíça.
Em 1846, aos 23 anos, Ulysse Nardin fundou a sua própria empresa em Le Locle , onde ainda hoje se encontra a sua sede. Apesar de Ulysse Nardin ter crescido nas montanhas do Jura, ele era fascinado pelo mar e produziu instrumentos náuticos de cronometragem. Sua empresa se tornou uma das primeiras a fabricar cronômetros marítimos e instrumentos marítimos de alta precisão para navios comerciais e marinhas em todo o mundo. Seus cronômetros de bolso e marítimos tornaram-se produtos de referência nos âmbitos civil, militar e científico.
Ulysse Nardin adquiriu um regulador astronômico de alta precisão, construído por Jacques-Frederic Houriet em 1768, para classificar seus cronômetros de bolso. Está agora em um museu em Le Locle. Repetidores de minutos, relógios complicados e cronômetros de bolso carregavam a reputação da empresa.
Naquela época, horologistas famosos eram franceses e ingleses. Ulysse Nardin foi a Londres desafiar os melhores fabricantes de cronômetros de bolso. Na Exposição Internacional de Londres de 1862 , Ulysse Nardin recebeu a Medalha do Prêmio na categoria de "relógios complicados e cronômetros de bolso". O prêmio foi a maior distinção para relojoaria no Reino Unido . Em 1867, Ulysse Nardin obteve a primeira série de certificados do Observatório de Neuchâtel para seus cronômetros marítimos. Em 1876, Ulysse Nardin morreu aos 53 anos, e seu filho Paul-David Nardin o sucedeu como chefe da empresa.que continuou a se expandir. Em 1889, Ulysse Nardin ganhou uma medalha de ouro na Exposição Universal de Paris, recebeu duas patentes suíças em 1890, ganhou o Primeiro Prêmio na Exposição Universal de Chicago em 1893 e muito mais.
Em 1902, a empresa começou a fornecer cronômetros marítimos para a Marinha dos Estados Unidos. A marca vencia regularmente as competições do Washington Naval Observatory e tornou-se o fornecedor oficial dos torpedeiros da Marinha dos EUA. Desde então, a empresa forneceu relógios para as marinhas dos Estados Unidos , Reino Unido , Rússia e Japão . Desde a década de 1870, mais de 50 marinhas e companhias marítimas internacionais foram equipadas com cronômetros marítimos Ulysse Nardin.
Em 1975, o Observatório de Neuchâtel publicou a última edição oficial sobre o desempenho dos cronômetros de 1846 a 1975. Segundo este relatório, Ulysse Nardin recebeu 4.324 certificados de desempenho para cronômetros marítimos mecânicos de 4.504 apresentados (95%).
Desenvolvimento recente
Devido à crise do quartzo , Ulysse Nardin enfrentou desafios significativos no final dos anos 1970 e início dos anos 1980. Em 1983, a empresa foi adquirida pelo empresário Rolf Schnyder que, em conjunto com relojoeiros como Ludwig Oechslin , reviveu a marca . Rolf Schnyder atuou como seu principal executivo e transformou a empresa em um negócio saudável. Schnyder e Oechslin teriam como objetivo produzir relógios complicados usando materiais modernos e técnicas de fabricação. Ulysse Nardin introduziu várias inovações.Em 1996, a Ulysse Nardin lançou seu primeiro relógio de pulso cronômetro marinho "Marine Chronometer 1846" e o primeiro calendário perpétuo "Perpetual Ludwig". Estes relógios foram desenhados por Ludwig Oechslin para o 150º aniversário da marca.
Após a morte repentina de Schnyder em 2011, Chai Schnyder, sua esposa, assumiu a empresa até que foi adquirida pelo grupo Kering em 2014.
Em 2011, a Ulysse Nardin adquiriu uma oficina suíça de esmaltes, a Donzé Cadrans, que deu à marca a oportunidade de usar esmalte nos mostradores de seus relógios. Em 2012, a Ulysse Nardin lançou seu primeiro calibre automático, totalmente concebido e fabricado internamente: o UN-118. Um ano depois, a Ulysse Nardin lançou cinco novos calibres internos (UN-690, UN-310, UN-170, UN-150 e UN-205).
Em 2014, a Ulysse Nardin foi adquirida pelo grupo de luxo francês Kering , que passou a deter 100% da marca de relógios. Em 2017, a empresa nomeou Patrick Pruniaux, ex-executivo da Apple , como seu novo CEO. Em 2019, a Ulysse Nardin lançou três novos calibres (UN-230, UN-371 e UN-631).
A empresa ainda ocupa sua sede original em Le Locle , um dos principais centros de produção de relógios no noroeste da Suíça e possui três fábricas em: La Chaux-de-Fonds (local de P&D e produção de movimentos), Le Locle (local de Donzé Cadrans, que pertence à Ulysse Nardin, mas também produz mostradores de esmalte para outras empresas) e Sion (local da Sigatec, que produz componentes micromecânicos em silício).
Embora os cronômetros de pulso marítimos ainda sejam uma especialidade da marca, ela produz relógios complexos de luxo com alta sofisticação para homens e mulheres.
A empresa vende seus produtos por meio de uma rede de distribuidores e diversas butiques ao redor do mundo, bem como por meio de varejistas na Europa , América , Oriente Médio , Ásia , África , Austrália , China e Rússia .
Ulysse Nardin faz parte do círculo exclusivo da relojoaria suíça, a Fondation de la Haute Horlogerie.
Fabricação de relógios
A empresa possui um sistema integrado de produção. A maior parte do trabalho é feito internamente, desde a concepção, design, desenvolvimento e elaboração até a produção. A marca produz seus próprios componentes, movimentos e calibres de alta precisão. Desde a aquisição da Donzé Cadrans, Ulysse Nardin cria seus próprios mostradores de esmalte. As peças são aquecidas a uma temperatura elevada (1500 °F ou 850 °C) repetidamente, várias vezes, à medida que camadas de cor são adicionadas. Isso requer horas de trabalho.
Engenheiros, técnicos de desenho, designers técnicos e de calibre desenvolvem novas tecnologias e movimentos de design. Eles produzem protótipos e ferramentas para as oficinas. Os torneiros de perfis ou montadores especializados supervisionam a produção das peças necessárias para o eixo de equilíbrio, parafusos, pinos e outras peças diminutas. Os decoradores gravam placas e pontes com padrões distintos. Relojoeiros experientes montam os componentes acabados, trabalhando nos movimentos dos calibres internos. Uma outra equipa de relojoeiros, especializada em relojoarias altamente complicadas, trabalha nos conjuntos de movimentos e caixas de mecanismos complexos (repetidor de minutos, marcador de horas, turbilhão...) e relojoaria astronômica.Em 2020, a empresa desenvolveu um modelo feito com resíduos plásticos do oceano.
Especialistas em controle de qualidade verificam tudo: estética, funções do relógio, impermeabilização, etc. Alguns relógios têm um movimento de cronômetro certificado para precisão pelo Contrôle Officiel Suisse des Chronomètres, a agência oficial de testes suíça. A Ulysse Nardin também possui sua própria certificação de qualidade, o Ulysse Nardin Certificate, com padrões de qualidade superiores ao COSC.
Freak
Ulysse Nardin introduziu os relógios de pulso Freak em 2001. O primeiro relógio desta coleção foi o relógio Freak "Laboratório no pulso". O modelo contém um revolucionário carrossel- turbilhão de 7 dias e não possui mostrador, coroa ou ponteiros (verdadeiros). O movimento contém componentes de escape de silício e giraria sobre si mesmo para indicar o tempo. O modelo de relógio foi nomeado "Relógio do Ano" na categoria de inovação em 2002. Esse uso de peças de silício em um movimento mecânico foi o primeiro da indústria. Em 2005, a marca lançou o relógio "Freak Diamond Heart", apresentando um escape patenteado feito de diamantes sintéticos. Em 2007, a empresa apresentou um novo material, o Diamonsil,que combina silício e diamantes sintéticos. Elimina o atrito e elimina a necessidade de lubrificação do escapamento. A marca também lançou o relógio "Freak Diamonsil", utilizando esta nanotecnologia para o escape. No mesmo ano, a marca lançou o relógio "Innovision 1", com 10 inovações.
Em 2017, a marca apresentou dez novidades, reunidas num novo relógio Freak, denominado "Innovision 2". Um ano depois, a empresa lançou o "Freak Vision" com três patentes do "Innovision 2": sistema de enrolamento "Grinder", escapamento de potência constante e roda de balanço em silício com micropaletes.
O atual modelo Freak inclui duas séries: Freak Out e Freak Vision (lançado em 2017).
Trilogia do tempo
O primeiro grande avanço da empresa após a crise do quartzo foi o lançamento da "Trilogia do Tempo". Esta coleção incorporou três peças astronômicas diferentes a partir de 1985 com o lançamento do Astrolábio Galileo Galilei, em homenagem ao astrônomo italiano Galileo Galilei. O Astrolábio exibe a hora local e solar, as órbitas e eclipses do sol e da lua e as posições de várias estrelas principais. Foi nomeado pelo Guinness Book of Records em 1989 como o relógio mais funcional do mundo (com 21 funções distintas).
Dr. Oechslin então seguiu o Astrolabium com dois outros relógios astronômicos: em 1988 o Planetarium Copernicus (em homenagem aos teatros de observação de estrelas chamados planetários e do astrônomo Copérnico ) e em 1992 o Tellurium Johannes Kepler (em homenagem ao latim ' Tellus ' que significa Terra, um telúrico e astrônomo Johannes Kepler). O mostrador Cloisonné do Telúrio leva cinquenta e quatro processos, doze operações de cozimento e mais de cinquenta horas de trabalho de um artesão habilidoso para transformar um rascunho em um pequeno disco de metal em uma obra de arte única - todo e qualquer Telúrio é único.
Patronos e proprietários notáveis
Atletas
Randy Johnson, ex -jogador de beisebol americano
Michael Jordan, jogador de basquete americano
Mohammed Salah, jogador de futebol egípcio, jogando agora no FC Liverpool
Tony Parker, jogador de basquete francês
Yuvraj Singh, ex-jogador de críquete
Celebridades
Larry King, apresentador de TV americano
Eva Longoria, atriz americana
John Wayne, ator americano
Andy Warhol, artista americano
Henry Fonda, ator americano
MAKE LaRock, produtor musical americano
Empresários
Jeff Bezos, fundador, presidente e CEO da Amazon
Patrocínio
A cada dois anos, a marca participa do Only Watch, leilão beneficente realizado sob o patrocínio do príncipe Albert II, no qual empresas relojoeiras criam relógios para arrecadar fundos para pesquisas sobre doenças neuromusculares. Em 2015, para a sexta edição do Leilão Solidário Only Watch, a marca lançou o relógio “Only Watch Stranger”, equipado com caixa de música. Na hora, o relógio toca “We are the Champions” do Queen graças aos direitos autorais concedidos a Ulysse Nardin por sua participação na associação beneficente. Introduzido pela primeira vez em 2013, o Stranger recebeu o nome da música de 1966 de Frank Sinatra, “Strangers in the Night”, que o relógio reproduzia por meio de um mecanismo de caixa musical.
Desde 2017, a Ulysse Nardin é a patrocinadora oficial da equipe sueca Artemis Racing na corrida da America's Cup . A marca também é patrocinadora oficial do Monaco Yacht Show e do Miami Yacht Show.
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 6 de fevereiro de 2023.
---
Ulysse Nardin | ZECODEX
Ulysse Nardin, nascido em 1823 em Le Locle, Suíça, era um excelente relojoeiro que tinha sido treinado pelo seu pai, Leonard-Frederic Nardin e que mais tarde aperfeiçoou as suas habilidades com dois mestres relojoeiros, Frederic William Dubois e Louis JeanRichard-dit-Bressel. A empresa Ulysse Nardin, foi fundada em 1846 e permaneceu sob o controle de Ulysse até ao seu falecimento em 1876, quando o seu filho com apenas 21 anos de idade, Paul-David Nardin assumiu o controle da mesma.
Desde a fundação da empresa, a Ulysse Nardin foi conhecida pela sua alta qualidade e alta precisão, tanto que eles tornaram-se conhecidos mundialmente pelos seus cronômetros marítimos, os relógios mecânicos mais precisos já feitos, conseguindo uma precisão de cerca de um décimo de um segundo por dia.
Em exposições realizadas em diversos locais, tais como Paris, Londres, Tóquio ou Buenos Aires, a manufatura Ulysse Nardin recebeu um total de: 14 Grands Prix, Prize Medal, na Exposição Internacional de Londres, Progress Medal, 10 Medalhas de Ouro, 2 Prix d’Honneur , bem como 2 Medalhas de Prata.
Até 1967, um segundo foi definido através da rotação da terra, e, por isso, os relógios cronômetro competitivos foram calibrados e certificados num observatório astronômico. O Observatoire Cantonal de Neuchâtel foi o principal observatório suíço onde tais certificações foram feitas, e em 1975, quando a precisão dos relógios mecânicos se tornou irrelevante com o advento dos relógios de quartzo, ele lançou uma publicação sobre o desempenho dos cronômetros entre 1846 e 1975. De 4.504 certificados emitidos neste período, 4324 foram para a marca Ulysse Nardin.
Em 1983 a Ulysse Nardin foi comprada por um grupo liderado por Rolf W. Schnyder, seu atual presidente. Sr. Schnyder trouxe Dr. Ludwig Oechslin, cientista, inventor, historiador e um extraordinário relojoeiro, com quem eles decidiram projetar e desenvolver relógios complicados que nunca antes tinham existido. O primeiro exemplo disso foi o Astrolabium, introduzido em 1985, parte da Trilogia do Tempo, juntamente com o Planetarium Copernicus em 1988 e o Tellurium Johannes Kepler em 1992.
A marca Ulysse Nardin, com o Astrolabium, entrou no Livro Guinness dos Recordes em 1989 como o relógio de pulso mais complicado de todos os tempos, com 21 complicações, indica a posição do sol, a lua e as estrelas no céu a qualquer hora, visto da Terra, como bem como o nascer e o pôr do sol, amanhecer e entardecer, fases da lua, nascer e pôr da lua, eclipses do sol e da lua, o mês e o dia da semana.
Desde o seu nascimento, a Ulysse Nardin tem estado na vanguarda do desenvolvimento na técnica de relojoaria pela mão de Ludwig Oechslin, a Ulysse Nardin criou o relógio mais complicado na história, o Astrolabium, bem como toda uma série de modelos que cobrem a extensão da experiência relojoeira, como repetidores minutos com autómatos, turbilhões, assim como o primeiro calendário perpétuo na história com ajuste bi-direcional de todos displays.
A Ulysse Nardin é uma das poucas empresas que se manteve em produção contínua por mais de 165 anos. A manufatura tem fabricado as suas peças para todo o mundo sempre no mesmo edifício em Le Locle, Suíça desde 1865. Historicamente, a empresa é mais conhecida pelo fabrico de cronômetros marítimos altamente precisos, durante mais de cinquenta anos para metade das frotas marinhas mundiais.
Fonte: Zecodex, "A história de Ulysse Nardin". Consultado pela última vez em 6 de fevereiro de 2023.
---
Kering Group SA
Com sede em Paris, a Kering Group tem seu foco principal no varejo e moda. O antigo nome PPR foi alterado em 2013 e a empresa de capital aberto começou a se chamar Kering Group. No ano passado, o balanço anunciado mostrou que as receitas totais foram de 9,75 bilhões de euros (US$ 12,6 bilhões). Desse total, 6,47 bilhões de euros (US$ 8,37 bilhões dólares) são os resultados da divisão de luxo e a Gucci é a responsável por mais de metade desta receita. A Kering vem construindo ao logo dos anos os negócios no ramo relojoeiro e, em 2012, deu grande passo para isso, comprando o Sowind Group, que detinha marcas como Girard-Perregaux e Jeanrichard. Além das reconhecidas relojoarias o Sowind também faz movimentos mecânicos suíços e esta tecnologia já foi incorporada nos relógios Gucci desde o ano passado. Outra aquisição importante foi em julho de 2014, quando Kering comprou a Ulysse Nardin. Com todas estas aquisições, a Kering fechou o ano de 2013 com 35 mil funcionários.
Fonte: Exame. Consultado pela última vez em 6 de fevereiro de 2023.
Crédito fotográfico: Logo da Ulysse Nardin. Consultado pela última vez em 6 de fevereiro de 2023.
2 artistas relacionados
Ulysse Nardin SA (Le Locle, Suíça, 1846) é uma relojoaria de luxo suíça. Fundada por Ulysse Nardin (1823–1876), um respeitado relojoeiro, a marca é muito conhecida entre as melhores marcas de relógios do mundo. Pioneira em criar relógios inspirados no mar, com recursos inovadores, a Ulysse Nardin desenvolve seus próprios cronômetros marítimos para navegação, junto com complexos relógios de bolso. Exploradora e com uma inventividade indomável, a marca sempre apresenta novas ideias todos os dias e projeta relógios de altíssima precisão. Hoje a Ulysse Nardin possui 4.300 premiações, sem contar diversas grandes descobertas e inovações na alta relojoaria, como o primeiro relógio de pulso com repetição de minutos e o primeiro relógio tourbillon com repetição de minutos. A marca foi nomeada pelo Guinness Book of Records em 1989 como o relógio mais funcional do mundo (com 21 funções distintas).
Biografia Oficial
Ulysse Nardin é a Manufatura Pioneira inspirada no mar e que oferece relógios inovadores para espíritos livres.
Em 1846 em Le Locle
Ulysse funda sua empresa de nome. O momento é de ousada exploração oceânica e comércio internacional. Ulysse Nardin se propõe a desenvolver seus próprios cronômetros marítimos para navegação, junto com complexos relógios de bolso.
Com uma inventividade indomável, ele sempre apresenta novas ideias todos os dias e projeta relógios de altíssima precisão. Com seu espírito de determinação e audácia, Ulysse Nardin escreveu alguns dos melhores capítulos da história da Alta Relojoaria, criando todas as oportunidades trazidas pela existência, explorando e expandindo cada vez mais os limites da imaginação dos relojoeiros e tendo em mente que explorar é parar por nada até atingir um senso elevado de compreensão.
Desde seu desejo original de exploração até a criação de seu primeiro cronômetro marítimo, às agora onipresentes inspirações náuticas de suas criações contemporâneas, a Maison sempre manteve um relacionamento destemido com o mundo em geral e seus oceanos.
Nosso Ulisses
Exploradores ousados do mundo contam como o Ulisses de nosso tempo. O mergulhador livre Fred Buyle, o snowboarder, o fotógrafo Sebastian Copeland e o marinheiro Mathieu Crepel tornaram-se Amigos de Ulysse Nardin.
Rolf W Schnyder
Uma força motriz por trás da marca por quase 30 anos, Rolf W. Schnyder era um empresário astuto e um defensor apaixonado da relojoaria suíça. Além de seus muitos anos de experiência na indústria, foi sua visão e determinação que impulsionaram Ulysse Nardin para o século XXI. Rolf Schnyder, um dos luminares da Alta Relojoaria, proprietário e presidente da Ulysse Nardin por quase 30 anos, faleceu em abril de 2011.
Patrick Pruniaux
Entusiasta de relógios desde a adolescência, Patrick começou sua carreira na Diageo em Londres – mudando-se para a África e depois para Chicago. Ele ingressou na LVMH em Miami em 2000 e se tornou Diretor Regional de Vendas para o negócio de Vinhos e Bebidas Espirituosas para a América Latina.
Em 2014, Patrick foi contratado pela Apple, em Cupertino, para preparar o lançamento do Apple Watch como membro da equipe de Projetos Especiais.
Herança
A Alta Relojoaria é uma aventura eterna. Uma expedição na qual embarcam especialistas relojoeiros de todo o mundo em busca da perfeição relojoeira.
Um mundo cheio não de respostas, mas de perguntas. Nós indagamos, interrogamos, nos desafiamos. Não existe um caminho estabelecido para se tornar um pioneiro. Não há balizas, sem sinais, sem pontos de passagem. Existe apenas atitude. Uma atitude que Ulysse Nardin incorpora melhor do que qualquer outro relojoeiro. Uma atitude que levou a Casa, em 1846, a projetar o primeiro cronômetro marítimo. É apenas tentando o impossível que se pode alcançar o impossível.
Nosso século 21 - aventura
2004
Após o lançamento no ano anterior, o Sonata, um incrível relógio multifuncional mecânico e musical, ganhou o Prêmio Inovação 2004.
2005
Lançamento do Freak 28'800 V/h Diamond Heart, com seu novo escapamento patenteado Dual Ulysse feito de diamantes por meio de um processo inovador. Este ano também vê o lançamento do Royal Blue Tourbillon.
2006
Lançamento do UN-160, o primeiro calibre básico de corda automática inteiramente concebido e fabricado internamente. Para consolidar esta tradição de inovação, a Ulysse Nardin comemora com uma memorável exposição da Alta Relojoaria no Kremlin, History in Time.
2007
Lançamento doFreak DIAMonSIL: um novo Dual Ulysse Escapement patenteado feito com uma combinação de ponta de diamante e silício. A invenção continua com Innovision - a visão de futuro de Ulysse Nardin - 10 inovações técnicas reunidas em um relógio conceitual.
2011
A morte de Rolf Scnyder, proprietário e presidente, marca outra virada para a empresa. Com sua liderança visionária baseada no incentivo a técnicas clássicas na relojoaria mecânica, Schnyder teve um impacto profundo na Ulysse Nardin e na indústria relojoeira suíça.
2012
A nova inovação vem com o lançamento do Marine Chronometer Manufacture com seu calibre UN-118 desenvolvido e concebido internamente. E para dar mais um passo em direção à independência, a Ulysse Nardin adquire sucessivamente o artesão esmaltador suíço Donzé Cadrans SA e um novo movimento de cronógrafo manufaturado a ser lançado em uma coleção futura.
2013
O lançamento sem precedentes de cinco novos calibres internos, totalmente desenvolvidos e concebidos pela Ulysse Nardin, destaca o compromisso com movimentos fabricados de forma independente. Integrando a tecnologia e silício, cada um tem suas próprias características.
2014
Ulysse Nardin junta-se ao Grupo Kering. Continua o caminho da inovação na relojoaria com o lançamento do 6º movimento desenvolvido e fabricado internamento em doze meses: o UN-334 para a Manufatura de Hora Dupla com fuso horário rápido e configurações de data.
2015
A Ulysse Nardin lançou um novo tipo de amortecedor, chamado UlyChoc, que foi projetado, desenvolvido e produzido inteiramente internamente na manufatura da Ulysse Nardin em Le Locle, na Suíça. Um sistema clássico é composto por cinco microelementos: o bloco, o engaste, a joia, o contrapivô e a mola. Com a simplificação em mente e um foco especial na eficiência, a Ulysse Nardin substituiu três dessas funções por um único componente de peça única feita de silício, uma inovação genuína no mundo que é suspeita de um pedido de patente. Esta solução evita forças de jogo de fricção, permitindo que a mira de equilíbrio seja perfeitamente recentralizada em caso de impacto.
2016
Este ano marca não apenas um marco na história da Ulysse Nardin: o 170º aniversário da fundação da Ulysse Nardin em 1846, o 15º aniversário do lançamento do nosso icônico Freak e o primeiro na indústria relojoeira com o lançamento do material Silicium, mas também o 20º Aniversário do icônico modelo Marine Chronometer, apresentado pela primeira vez em 1996. Na típica filosofia Ulysse Nardin de “Timekeeping Simplicity”, dois lançamentos foram anunciados: o Marine Chronograph Annual Calendar com o novo calibre UN-153 com um fácil ajuste para frente e para trás e o Marine Tourbillon Grand Deck evocando a idade de ouro do iatismo, uma lança puxada por nanofios superfortes que incorpora um majestoso turbilhão.
2017
Continuando a ultrapassar os limites na Alta Relojoaria, a partir de janeiro de 2017, a Ulysse Nardin oferecerá uma garantia de 5 anos em seus relógios mecânicos.
2018
O Freak não é mais um relógio único. É uma coleção inteira! Após o lançamento do Freak vision no SIHH 2018 e o novo Freak vision Coray Bay, quatro novos relógios Freak Out, cada um armado com o calibre interno de corda manual UN-205, agora se juntam à coleção mais independente da Alta Relojoaria. Todas as esquisitices do Freak Out que mudam o jogo estão no lugar: sem coroa, mostrador ou ponteiros, um turbilhão de “carrossel voador” (o movimento baguete gira em seu próprio eixo) e tecnologia de silício superleve.
2019
Ulysse Nardin introduz o fator X na relojoaria com o lançamento do Freak X e do Skeleton X. O Freak X, o primo mais novo de seus "antecedentes Freak", destaca-se como o ponto de entrada na coleção Freak. Embora muitos dos mesmos elementos estéticos e funcionais estejam presentes, ele avança para um território desconhecido. O Skeleton X, um novo movimento de Manufatura que expõe sua audaciosa tecnologia em uma exposição requintada da técnica mais desafiadora da alta relojoaria. Beleza interior revelada, não escondida: esta maravilha aberta leva a esqueletização ao nível X.
2020
Sobrecarregado com o clássico savoir faire Ulysse Nardin, o Blast Tourbillon é um avatar de seu tempo, uma poderosa força da natureza. Esta maravilha tecnológica feita com linhas masculinas duras como pedra acendeu uma chama que enviará ondas de choque sísmicas através do mundo da relojoaria até o seu núcleo. A arquitetura complexa e geométrica dos chifres em mosaico - reminiscentes de aeronaves furtivas - cria uma obra-prima vigorosa, vigorosa e imponente. Com sua planta compacta e arrojada, onipresente “X-Factor” e design furtivo, o novo Blast Tourbillon – um modelo aberto, musculoso e robusto – o levará à estratosfera. O Blast Tourbillon está conquistando sua mente, jogando com a transparência de seu novo e poderoso turbilhão automático de silício aninhado em uma gaiola arrojada em forma de X, que bate por dentro a uma frequência de 2,5 Hz.
Experiência Adquirida
1911
Paul-David Nardin registra sua terceira patente suíça (nº 54714) para um mecanismo de controle aperfeiçoado da roda cronográfica para eliminar saltos quase imperceptíveis.
1916
Ulysse Nardin produz um novo movimento menor de 13", perfeito para relógios de bolso ou de pulso.
1935
Ulysse Nardin apresenta um novo cronógrafo de bolso de fração de segundo de 24" medindo décimos de segundo. Útil para cronometrar eventos esportivos competitivos, vários prêmios e medalhas de ouro atestam seu sucesso.
1975
O Observatório de Neuchâtel lança sua última publicação oficial sobre o desempenho do cronômetro de 1846 a 1975. De acordo com este relatório, a Ulysse Nardin obteve 747 Primeiros Prêmios por seus relógios de convés, cronômetros de bolso e relógios de pulso, 14 Grandes Prêmios, a Medalha do Prêmio e a Medalha do Progresso, 10 Medalhas de Ouro , 2 Prix d'Honneur e 2 Medalhas de Prata em Exposições Internacionais.
1983
Um grupo sob a liderança inspiradora de Rolf W. Schnyder assume a empresa, inaugurando uma nova era emocionante na história da empresa.
1985
Lançamento do relógio Astrolabium Galileo Galilei, que marcou o início da extraordinária parceria entre o proprietário Rolf W. Schnyder e o visionário relojoeiro Ludwig Oechslin.
Este instrumento altamente complexo deu à Ulysse Nardin a entrada no Guinness Book of Records em fevereiro de 1989.
1989
Primeiro relógio de pulso com repetição de minutos a integrar um Jaquemart, o San Marco teve edições limitadas em ouro e em platina.
1992
Após o Ulysse Nardin Astrolabium Galileo Galilei em 1985, e o Planetarium Copernicus em 1988, a premiada série Trilogy of Time é magnificamente completada pelo Tellurium Johannes Kepler, uma homenagem ao astrônomo alemão.
1996
A empresa celebra seu 150º aniversário na Alta Relojoaria com dois relógios memoráveis: o relógio de pulso Marine Chronometer 1846 e o revolucionário Perpetual Ludwig, batizado em homenagem ao seu criador, Dr. Ludwig Oechslin.
1999
Após uma prévia do GMT± patenteado na Baselworld em 1994, Ulysse Nardin marca o início do novo milênio com o lançamento do GMT± Perpetual: integrando duas complicações exclusivas Ulysse Nardin em um relógio inovador. De fato, ganha o Prêmio de Inovação do Ano 200 no ano seguinte.
2001
Lançamento do Freak. O revolucionário carrossel de turbilhão de 7 dias é uma novidade na relojoaria. Sem caixa, coroa ou ponteiros verdadeiros, seu movimento gira sobre si mesmo para indicar o tempo. No ano seguinte, seu impacto é reconhecido pelo Prêmio Inovação 2002, Relógio do Ano. Em sua ilustre história, a Ulysse Nardin conquistou mais de 4.300 prêmios, 18 deles medalhas de ouro internacionais, e registrou o maior número de patentes de relojoaria mecânica.
A Trilogia do Tempo
Lançamento do relógio Astrolabium Galileo Galilei, que marcou o início da extraordinária parceria entre o proprietário Rolf W. Schnyder e o visionário relojoeiro Ludwig Oechslin. Este instrumento altamente complexo deu à Ulysse Nardin a entrada no Guinness Book of Records em fevereiro de 1989.
Após o Ulysse Nardin Astrolabium Galileo Galilei em 1985, e o Planetarium Copernicus em 1988, a premiada série Trilogy of Time é magnificamente completada pelo Tellurium Johannes Kepler, uma homenagem ao astrônomo alemão.
Nossa herança - século 19
1846
Depois de aprender com os principais relojoeiros suíços da época, o visionário Ulysse Nardin parte para a fabricação de cronômetros marítimos de precisão. O início de uma viagem para a inovação que continua até hoje.
1860
Ulysse adquire um regulador astronômico de alta precisão (construído pelo "pai da relojoaria suíça" Jacques-Frédéric Houriet) para calibrar seus cronômetros de bolso. Repetidores de minutos, relógios altamente complicados e cronômetros de bolso carregam a reputação do relojoeiro Le Locle em todo o mundo.
1865
A empresa mudou-se para as suas instalações na rue Jardin, onde ainda hoje fabrica relógios de precisão.
1876
A morte prematura de Ulysse Nardin aos 53 anos precipita seu filho ao comando da empresa. Dois anos depois, Paul-David Nardin ganha uma medalha de ouro na Exposição Universal de Paris por seus cronômetros de bolso e marítimos.
1900
Na virada do século, Paul-David Nardin havia feito nove cronômetros de bolso equipados com escapamentos de turbilhão para melhorar a precisão.
Know-how
Ulysse Nardin embarcou em uma odisséia, para ultrapassar os limites do tempo, para reinventar as regras do que pode e do que não pode ser feito.
Cada nova conquista confirma a manufatura como um aventureiro ousado no mundo da alta relojoaria, mas enquanto cada conquista tecnológica continua sendo uma fonte de orgulho e admiração, a Maison sabe que a experiência é a magnitude do nosso mundo.
Esmalte
Uma técnica decorativa esquecida e dominada apenas por um punhado de artesãos; o esmalte é usado apenas em relógios excepcionais.
Tecnologia de silício
Desde o início dos anos 2000, o silício tornou-se o material mais promissor na relojoaria. Afiliada da Ulysse Nardin e da Mimotec, a Sigatec é especializada em componentes micromecânicos de silício e cria peças sob medida com precisão micrométrica.
«Grande Feu» esmalte
Geralmente branco, bege ou opaco, o mostrador esmaltado "Grande Fogo" se espalhou amplamente desde o século XVII. O termo "Email ou Esmalte" é reservado para produtos vitrificáveis resultantes da fusão, vitrificação ou sinterização de uma substância feita de materiais minerais fundidos a uma temperatura de pelo menos 500°C.
«Guilloché e Flinqué» esmalte
Chama-se "Guilloché" quando a decoração é feita em tornos Guilloché. Os custos são bastante altos e, portanto, reservados para um mostrador geralmente feito de metais preciosos como ouro ou prata.
« Champlevé » esmalte
Os artesãos bizantinos retomaram e aperfeiçoaram uma técnica utilizada pelos romanos, o gravador cria cavidades de bolsos tridimensionais em uma base de metal dourado e o esmaltador deposita uma pasta ou fluxo de vidro. Esta técnica é chamada de “Champlevé”. A maioria dos esmaltes bizantinos conhecidos hoje datam do século IX ao XII.
« Cloisoné » esmalte
Renascimento de uma técnica muito antiga, muito anterior à Idade Média e amplamente utilizada durante o Império Bizantino e no Ocidente já no século IV, este método consiste em criar compartimentos ou caixas com fio de ouro para depositar o esmalte com a máxima precisão.
Complexidade, detalhes finos, decorações realistas e um efeito de conjunto mágico explicam em particular o desejo intenso e ancestral dos colecionadores de possuir relógios esmaltados.
Fonte: Ulysse Nardin. Consultado pela última vez em 6 de fevereiro de 2023.
---
Biografia – Wikipédia
A empresa tornou-se conhecida por fabricar cronômetros marítimos altamente precisos e complicados relógios usados por mais de 50 das marinhas do mundo desde o final do século 19 até 1950. De acordo com o último relatório oficial do Observatório de Neuchâtel na Suíça, Ulysse Nardin ganhou vários prêmios e honras por seus cronômetros marítimos de 1846 a 1975, incluindo 4.324 certificados, 2.411 prêmios especiais e 18 medalhas de ouro em exposições internacionais .
A empresa foi adquirida e revigorada em 1983 por Rolf W. Schnyder, que a transformou em um negócio lucrativo. Desde 2014, é uma subsidiária do grupo de luxo francês Kering . A Ulysse Nardin opera no mesmo edifício com sede em Le Locle, na Suíça, desde 1865.
A empresa hoje projeta e fabrica relógios de luxo, relógios duplos e cronômetros marítimos, e vende seus produtos por meio de uma rede de distribuidores e várias butiques em todo o mundo.
História
História Antiga
Ulysse Nardin nasceu em 1823 em Le Locle, Suíça. Durante os longos e nevados invernos, os habitantes costumavam produzir instrumentos de cronometragem para sobreviver, já que não podiam viver apenas da agricultura. Ulysse Nardin treinou pela primeira vez como aprendiz de relojoeiro com seu pai, Léonard-Frédéric Nardin, e aperfeiçoou suas habilidades sob a tutela de Frédéric-William Dubois e Louis JeanRichard-dit-Bressel, dois mestres relojoeiros que eram especialistas em relógios de precisão e cuja fama se estendeu além das montanhas de Neuchâtel , na Suíça.
Em 1846, aos 23 anos, Ulysse Nardin fundou a sua própria empresa em Le Locle , onde ainda hoje se encontra a sua sede. Apesar de Ulysse Nardin ter crescido nas montanhas do Jura, ele era fascinado pelo mar e produziu instrumentos náuticos de cronometragem. Sua empresa se tornou uma das primeiras a fabricar cronômetros marítimos e instrumentos marítimos de alta precisão para navios comerciais e marinhas em todo o mundo. Seus cronômetros de bolso e marítimos tornaram-se produtos de referência nos âmbitos civil, militar e científico.
Ulysse Nardin adquiriu um regulador astronômico de alta precisão, construído por Jacques-Frederic Houriet em 1768, para classificar seus cronômetros de bolso. Está agora em um museu em Le Locle. Repetidores de minutos, relógios complicados e cronômetros de bolso carregavam a reputação da empresa.
Naquela época, horologistas famosos eram franceses e ingleses. Ulysse Nardin foi a Londres desafiar os melhores fabricantes de cronômetros de bolso. Na Exposição Internacional de Londres de 1862 , Ulysse Nardin recebeu a Medalha do Prêmio na categoria de "relógios complicados e cronômetros de bolso". O prêmio foi a maior distinção para relojoaria no Reino Unido . Em 1867, Ulysse Nardin obteve a primeira série de certificados do Observatório de Neuchâtel para seus cronômetros marítimos. Em 1876, Ulysse Nardin morreu aos 53 anos, e seu filho Paul-David Nardin o sucedeu como chefe da empresa.que continuou a se expandir. Em 1889, Ulysse Nardin ganhou uma medalha de ouro na Exposição Universal de Paris, recebeu duas patentes suíças em 1890, ganhou o Primeiro Prêmio na Exposição Universal de Chicago em 1893 e muito mais.
Em 1902, a empresa começou a fornecer cronômetros marítimos para a Marinha dos Estados Unidos. A marca vencia regularmente as competições do Washington Naval Observatory e tornou-se o fornecedor oficial dos torpedeiros da Marinha dos EUA. Desde então, a empresa forneceu relógios para as marinhas dos Estados Unidos , Reino Unido , Rússia e Japão . Desde a década de 1870, mais de 50 marinhas e companhias marítimas internacionais foram equipadas com cronômetros marítimos Ulysse Nardin.
Em 1975, o Observatório de Neuchâtel publicou a última edição oficial sobre o desempenho dos cronômetros de 1846 a 1975. Segundo este relatório, Ulysse Nardin recebeu 4.324 certificados de desempenho para cronômetros marítimos mecânicos de 4.504 apresentados (95%).
Desenvolvimento recente
Devido à crise do quartzo , Ulysse Nardin enfrentou desafios significativos no final dos anos 1970 e início dos anos 1980. Em 1983, a empresa foi adquirida pelo empresário Rolf Schnyder que, em conjunto com relojoeiros como Ludwig Oechslin , reviveu a marca . Rolf Schnyder atuou como seu principal executivo e transformou a empresa em um negócio saudável. Schnyder e Oechslin teriam como objetivo produzir relógios complicados usando materiais modernos e técnicas de fabricação. Ulysse Nardin introduziu várias inovações.Em 1996, a Ulysse Nardin lançou seu primeiro relógio de pulso cronômetro marinho "Marine Chronometer 1846" e o primeiro calendário perpétuo "Perpetual Ludwig". Estes relógios foram desenhados por Ludwig Oechslin para o 150º aniversário da marca.
Após a morte repentina de Schnyder em 2011, Chai Schnyder, sua esposa, assumiu a empresa até que foi adquirida pelo grupo Kering em 2014.
Em 2011, a Ulysse Nardin adquiriu uma oficina suíça de esmaltes, a Donzé Cadrans, que deu à marca a oportunidade de usar esmalte nos mostradores de seus relógios. Em 2012, a Ulysse Nardin lançou seu primeiro calibre automático, totalmente concebido e fabricado internamente: o UN-118. Um ano depois, a Ulysse Nardin lançou cinco novos calibres internos (UN-690, UN-310, UN-170, UN-150 e UN-205).
Em 2014, a Ulysse Nardin foi adquirida pelo grupo de luxo francês Kering , que passou a deter 100% da marca de relógios. Em 2017, a empresa nomeou Patrick Pruniaux, ex-executivo da Apple , como seu novo CEO. Em 2019, a Ulysse Nardin lançou três novos calibres (UN-230, UN-371 e UN-631).
A empresa ainda ocupa sua sede original em Le Locle , um dos principais centros de produção de relógios no noroeste da Suíça e possui três fábricas em: La Chaux-de-Fonds (local de P&D e produção de movimentos), Le Locle (local de Donzé Cadrans, que pertence à Ulysse Nardin, mas também produz mostradores de esmalte para outras empresas) e Sion (local da Sigatec, que produz componentes micromecânicos em silício).
Embora os cronômetros de pulso marítimos ainda sejam uma especialidade da marca, ela produz relógios complexos de luxo com alta sofisticação para homens e mulheres.
A empresa vende seus produtos por meio de uma rede de distribuidores e diversas butiques ao redor do mundo, bem como por meio de varejistas na Europa , América , Oriente Médio , Ásia , África , Austrália , China e Rússia .
Ulysse Nardin faz parte do círculo exclusivo da relojoaria suíça, a Fondation de la Haute Horlogerie.
Fabricação de relógios
A empresa possui um sistema integrado de produção. A maior parte do trabalho é feito internamente, desde a concepção, design, desenvolvimento e elaboração até a produção. A marca produz seus próprios componentes, movimentos e calibres de alta precisão. Desde a aquisição da Donzé Cadrans, Ulysse Nardin cria seus próprios mostradores de esmalte. As peças são aquecidas a uma temperatura elevada (1500 °F ou 850 °C) repetidamente, várias vezes, à medida que camadas de cor são adicionadas. Isso requer horas de trabalho.
Engenheiros, técnicos de desenho, designers técnicos e de calibre desenvolvem novas tecnologias e movimentos de design. Eles produzem protótipos e ferramentas para as oficinas. Os torneiros de perfis ou montadores especializados supervisionam a produção das peças necessárias para o eixo de equilíbrio, parafusos, pinos e outras peças diminutas. Os decoradores gravam placas e pontes com padrões distintos. Relojoeiros experientes montam os componentes acabados, trabalhando nos movimentos dos calibres internos. Uma outra equipa de relojoeiros, especializada em relojoarias altamente complicadas, trabalha nos conjuntos de movimentos e caixas de mecanismos complexos (repetidor de minutos, marcador de horas, turbilhão...) e relojoaria astronômica.Em 2020, a empresa desenvolveu um modelo feito com resíduos plásticos do oceano.
Especialistas em controle de qualidade verificam tudo: estética, funções do relógio, impermeabilização, etc. Alguns relógios têm um movimento de cronômetro certificado para precisão pelo Contrôle Officiel Suisse des Chronomètres, a agência oficial de testes suíça. A Ulysse Nardin também possui sua própria certificação de qualidade, o Ulysse Nardin Certificate, com padrões de qualidade superiores ao COSC.
Freak
Ulysse Nardin introduziu os relógios de pulso Freak em 2001. O primeiro relógio desta coleção foi o relógio Freak "Laboratório no pulso". O modelo contém um revolucionário carrossel- turbilhão de 7 dias e não possui mostrador, coroa ou ponteiros (verdadeiros). O movimento contém componentes de escape de silício e giraria sobre si mesmo para indicar o tempo. O modelo de relógio foi nomeado "Relógio do Ano" na categoria de inovação em 2002. Esse uso de peças de silício em um movimento mecânico foi o primeiro da indústria. Em 2005, a marca lançou o relógio "Freak Diamond Heart", apresentando um escape patenteado feito de diamantes sintéticos. Em 2007, a empresa apresentou um novo material, o Diamonsil,que combina silício e diamantes sintéticos. Elimina o atrito e elimina a necessidade de lubrificação do escapamento. A marca também lançou o relógio "Freak Diamonsil", utilizando esta nanotecnologia para o escape. No mesmo ano, a marca lançou o relógio "Innovision 1", com 10 inovações.
Em 2017, a marca apresentou dez novidades, reunidas num novo relógio Freak, denominado "Innovision 2". Um ano depois, a empresa lançou o "Freak Vision" com três patentes do "Innovision 2": sistema de enrolamento "Grinder", escapamento de potência constante e roda de balanço em silício com micropaletes.
O atual modelo Freak inclui duas séries: Freak Out e Freak Vision (lançado em 2017).
Trilogia do tempo
O primeiro grande avanço da empresa após a crise do quartzo foi o lançamento da "Trilogia do Tempo". Esta coleção incorporou três peças astronômicas diferentes a partir de 1985 com o lançamento do Astrolábio Galileo Galilei, em homenagem ao astrônomo italiano Galileo Galilei. O Astrolábio exibe a hora local e solar, as órbitas e eclipses do sol e da lua e as posições de várias estrelas principais. Foi nomeado pelo Guinness Book of Records em 1989 como o relógio mais funcional do mundo (com 21 funções distintas).
Dr. Oechslin então seguiu o Astrolabium com dois outros relógios astronômicos: em 1988 o Planetarium Copernicus (em homenagem aos teatros de observação de estrelas chamados planetários e do astrônomo Copérnico ) e em 1992 o Tellurium Johannes Kepler (em homenagem ao latim ' Tellus ' que significa Terra, um telúrico e astrônomo Johannes Kepler). O mostrador Cloisonné do Telúrio leva cinquenta e quatro processos, doze operações de cozimento e mais de cinquenta horas de trabalho de um artesão habilidoso para transformar um rascunho em um pequeno disco de metal em uma obra de arte única - todo e qualquer Telúrio é único.
Patronos e proprietários notáveis
Atletas
Randy Johnson, ex -jogador de beisebol americano
Michael Jordan, jogador de basquete americano
Mohammed Salah, jogador de futebol egípcio, jogando agora no FC Liverpool
Tony Parker, jogador de basquete francês
Yuvraj Singh, ex-jogador de críquete
Celebridades
Larry King, apresentador de TV americano
Eva Longoria, atriz americana
John Wayne, ator americano
Andy Warhol, artista americano
Henry Fonda, ator americano
MAKE LaRock, produtor musical americano
Empresários
Jeff Bezos, fundador, presidente e CEO da Amazon
Patrocínio
A cada dois anos, a marca participa do Only Watch, leilão beneficente realizado sob o patrocínio do príncipe Albert II, no qual empresas relojoeiras criam relógios para arrecadar fundos para pesquisas sobre doenças neuromusculares. Em 2015, para a sexta edição do Leilão Solidário Only Watch, a marca lançou o relógio “Only Watch Stranger”, equipado com caixa de música. Na hora, o relógio toca “We are the Champions” do Queen graças aos direitos autorais concedidos a Ulysse Nardin por sua participação na associação beneficente. Introduzido pela primeira vez em 2013, o Stranger recebeu o nome da música de 1966 de Frank Sinatra, “Strangers in the Night”, que o relógio reproduzia por meio de um mecanismo de caixa musical.
Desde 2017, a Ulysse Nardin é a patrocinadora oficial da equipe sueca Artemis Racing na corrida da America's Cup . A marca também é patrocinadora oficial do Monaco Yacht Show e do Miami Yacht Show.
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 6 de fevereiro de 2023.
---
Ulysse Nardin | ZECODEX
Ulysse Nardin, nascido em 1823 em Le Locle, Suíça, era um excelente relojoeiro que tinha sido treinado pelo seu pai, Leonard-Frederic Nardin e que mais tarde aperfeiçoou as suas habilidades com dois mestres relojoeiros, Frederic William Dubois e Louis JeanRichard-dit-Bressel. A empresa Ulysse Nardin, foi fundada em 1846 e permaneceu sob o controle de Ulysse até ao seu falecimento em 1876, quando o seu filho com apenas 21 anos de idade, Paul-David Nardin assumiu o controle da mesma.
Desde a fundação da empresa, a Ulysse Nardin foi conhecida pela sua alta qualidade e alta precisão, tanto que eles tornaram-se conhecidos mundialmente pelos seus cronômetros marítimos, os relógios mecânicos mais precisos já feitos, conseguindo uma precisão de cerca de um décimo de um segundo por dia.
Em exposições realizadas em diversos locais, tais como Paris, Londres, Tóquio ou Buenos Aires, a manufatura Ulysse Nardin recebeu um total de: 14 Grands Prix, Prize Medal, na Exposição Internacional de Londres, Progress Medal, 10 Medalhas de Ouro, 2 Prix d’Honneur , bem como 2 Medalhas de Prata.
Até 1967, um segundo foi definido através da rotação da terra, e, por isso, os relógios cronômetro competitivos foram calibrados e certificados num observatório astronômico. O Observatoire Cantonal de Neuchâtel foi o principal observatório suíço onde tais certificações foram feitas, e em 1975, quando a precisão dos relógios mecânicos se tornou irrelevante com o advento dos relógios de quartzo, ele lançou uma publicação sobre o desempenho dos cronômetros entre 1846 e 1975. De 4.504 certificados emitidos neste período, 4324 foram para a marca Ulysse Nardin.
Em 1983 a Ulysse Nardin foi comprada por um grupo liderado por Rolf W. Schnyder, seu atual presidente. Sr. Schnyder trouxe Dr. Ludwig Oechslin, cientista, inventor, historiador e um extraordinário relojoeiro, com quem eles decidiram projetar e desenvolver relógios complicados que nunca antes tinham existido. O primeiro exemplo disso foi o Astrolabium, introduzido em 1985, parte da Trilogia do Tempo, juntamente com o Planetarium Copernicus em 1988 e o Tellurium Johannes Kepler em 1992.
A marca Ulysse Nardin, com o Astrolabium, entrou no Livro Guinness dos Recordes em 1989 como o relógio de pulso mais complicado de todos os tempos, com 21 complicações, indica a posição do sol, a lua e as estrelas no céu a qualquer hora, visto da Terra, como bem como o nascer e o pôr do sol, amanhecer e entardecer, fases da lua, nascer e pôr da lua, eclipses do sol e da lua, o mês e o dia da semana.
Desde o seu nascimento, a Ulysse Nardin tem estado na vanguarda do desenvolvimento na técnica de relojoaria pela mão de Ludwig Oechslin, a Ulysse Nardin criou o relógio mais complicado na história, o Astrolabium, bem como toda uma série de modelos que cobrem a extensão da experiência relojoeira, como repetidores minutos com autómatos, turbilhões, assim como o primeiro calendário perpétuo na história com ajuste bi-direcional de todos displays.
A Ulysse Nardin é uma das poucas empresas que se manteve em produção contínua por mais de 165 anos. A manufatura tem fabricado as suas peças para todo o mundo sempre no mesmo edifício em Le Locle, Suíça desde 1865. Historicamente, a empresa é mais conhecida pelo fabrico de cronômetros marítimos altamente precisos, durante mais de cinquenta anos para metade das frotas marinhas mundiais.
Fonte: Zecodex, "A história de Ulysse Nardin". Consultado pela última vez em 6 de fevereiro de 2023.
---
Kering Group SA
Com sede em Paris, a Kering Group tem seu foco principal no varejo e moda. O antigo nome PPR foi alterado em 2013 e a empresa de capital aberto começou a se chamar Kering Group. No ano passado, o balanço anunciado mostrou que as receitas totais foram de 9,75 bilhões de euros (US$ 12,6 bilhões). Desse total, 6,47 bilhões de euros (US$ 8,37 bilhões dólares) são os resultados da divisão de luxo e a Gucci é a responsável por mais de metade desta receita. A Kering vem construindo ao logo dos anos os negócios no ramo relojoeiro e, em 2012, deu grande passo para isso, comprando o Sowind Group, que detinha marcas como Girard-Perregaux e Jeanrichard. Além das reconhecidas relojoarias o Sowind também faz movimentos mecânicos suíços e esta tecnologia já foi incorporada nos relógios Gucci desde o ano passado. Outra aquisição importante foi em julho de 2014, quando Kering comprou a Ulysse Nardin. Com todas estas aquisições, a Kering fechou o ano de 2013 com 35 mil funcionários.
Fonte: Exame. Consultado pela última vez em 6 de fevereiro de 2023.
Crédito fotográfico: Logo da Ulysse Nardin. Consultado pela última vez em 6 de fevereiro de 2023.
Ulysse Nardin SA (Le Locle, Suíça, 1846) é uma relojoaria de luxo suíça. Fundada por Ulysse Nardin (1823–1876), um respeitado relojoeiro, a marca é muito conhecida entre as melhores marcas de relógios do mundo. Pioneira em criar relógios inspirados no mar, com recursos inovadores, a Ulysse Nardin desenvolve seus próprios cronômetros marítimos para navegação, junto com complexos relógios de bolso. Exploradora e com uma inventividade indomável, a marca sempre apresenta novas ideias todos os dias e projeta relógios de altíssima precisão. Hoje a Ulysse Nardin possui 4.300 premiações, sem contar diversas grandes descobertas e inovações na alta relojoaria, como o primeiro relógio de pulso com repetição de minutos e o primeiro relógio tourbillon com repetição de minutos. A marca foi nomeada pelo Guinness Book of Records em 1989 como o relógio mais funcional do mundo (com 21 funções distintas).
Biografia Oficial
Ulysse Nardin é a Manufatura Pioneira inspirada no mar e que oferece relógios inovadores para espíritos livres.
Em 1846 em Le Locle
Ulysse funda sua empresa de nome. O momento é de ousada exploração oceânica e comércio internacional. Ulysse Nardin se propõe a desenvolver seus próprios cronômetros marítimos para navegação, junto com complexos relógios de bolso.
Com uma inventividade indomável, ele sempre apresenta novas ideias todos os dias e projeta relógios de altíssima precisão. Com seu espírito de determinação e audácia, Ulysse Nardin escreveu alguns dos melhores capítulos da história da Alta Relojoaria, criando todas as oportunidades trazidas pela existência, explorando e expandindo cada vez mais os limites da imaginação dos relojoeiros e tendo em mente que explorar é parar por nada até atingir um senso elevado de compreensão.
Desde seu desejo original de exploração até a criação de seu primeiro cronômetro marítimo, às agora onipresentes inspirações náuticas de suas criações contemporâneas, a Maison sempre manteve um relacionamento destemido com o mundo em geral e seus oceanos.
Nosso Ulisses
Exploradores ousados do mundo contam como o Ulisses de nosso tempo. O mergulhador livre Fred Buyle, o snowboarder, o fotógrafo Sebastian Copeland e o marinheiro Mathieu Crepel tornaram-se Amigos de Ulysse Nardin.
Rolf W Schnyder
Uma força motriz por trás da marca por quase 30 anos, Rolf W. Schnyder era um empresário astuto e um defensor apaixonado da relojoaria suíça. Além de seus muitos anos de experiência na indústria, foi sua visão e determinação que impulsionaram Ulysse Nardin para o século XXI. Rolf Schnyder, um dos luminares da Alta Relojoaria, proprietário e presidente da Ulysse Nardin por quase 30 anos, faleceu em abril de 2011.
Patrick Pruniaux
Entusiasta de relógios desde a adolescência, Patrick começou sua carreira na Diageo em Londres – mudando-se para a África e depois para Chicago. Ele ingressou na LVMH em Miami em 2000 e se tornou Diretor Regional de Vendas para o negócio de Vinhos e Bebidas Espirituosas para a América Latina.
Em 2014, Patrick foi contratado pela Apple, em Cupertino, para preparar o lançamento do Apple Watch como membro da equipe de Projetos Especiais.
Herança
A Alta Relojoaria é uma aventura eterna. Uma expedição na qual embarcam especialistas relojoeiros de todo o mundo em busca da perfeição relojoeira.
Um mundo cheio não de respostas, mas de perguntas. Nós indagamos, interrogamos, nos desafiamos. Não existe um caminho estabelecido para se tornar um pioneiro. Não há balizas, sem sinais, sem pontos de passagem. Existe apenas atitude. Uma atitude que Ulysse Nardin incorpora melhor do que qualquer outro relojoeiro. Uma atitude que levou a Casa, em 1846, a projetar o primeiro cronômetro marítimo. É apenas tentando o impossível que se pode alcançar o impossível.
Nosso século 21 - aventura
2004
Após o lançamento no ano anterior, o Sonata, um incrível relógio multifuncional mecânico e musical, ganhou o Prêmio Inovação 2004.
2005
Lançamento do Freak 28'800 V/h Diamond Heart, com seu novo escapamento patenteado Dual Ulysse feito de diamantes por meio de um processo inovador. Este ano também vê o lançamento do Royal Blue Tourbillon.
2006
Lançamento do UN-160, o primeiro calibre básico de corda automática inteiramente concebido e fabricado internamente. Para consolidar esta tradição de inovação, a Ulysse Nardin comemora com uma memorável exposição da Alta Relojoaria no Kremlin, History in Time.
2007
Lançamento doFreak DIAMonSIL: um novo Dual Ulysse Escapement patenteado feito com uma combinação de ponta de diamante e silício. A invenção continua com Innovision - a visão de futuro de Ulysse Nardin - 10 inovações técnicas reunidas em um relógio conceitual.
2011
A morte de Rolf Scnyder, proprietário e presidente, marca outra virada para a empresa. Com sua liderança visionária baseada no incentivo a técnicas clássicas na relojoaria mecânica, Schnyder teve um impacto profundo na Ulysse Nardin e na indústria relojoeira suíça.
2012
A nova inovação vem com o lançamento do Marine Chronometer Manufacture com seu calibre UN-118 desenvolvido e concebido internamente. E para dar mais um passo em direção à independência, a Ulysse Nardin adquire sucessivamente o artesão esmaltador suíço Donzé Cadrans SA e um novo movimento de cronógrafo manufaturado a ser lançado em uma coleção futura.
2013
O lançamento sem precedentes de cinco novos calibres internos, totalmente desenvolvidos e concebidos pela Ulysse Nardin, destaca o compromisso com movimentos fabricados de forma independente. Integrando a tecnologia e silício, cada um tem suas próprias características.
2014
Ulysse Nardin junta-se ao Grupo Kering. Continua o caminho da inovação na relojoaria com o lançamento do 6º movimento desenvolvido e fabricado internamento em doze meses: o UN-334 para a Manufatura de Hora Dupla com fuso horário rápido e configurações de data.
2015
A Ulysse Nardin lançou um novo tipo de amortecedor, chamado UlyChoc, que foi projetado, desenvolvido e produzido inteiramente internamente na manufatura da Ulysse Nardin em Le Locle, na Suíça. Um sistema clássico é composto por cinco microelementos: o bloco, o engaste, a joia, o contrapivô e a mola. Com a simplificação em mente e um foco especial na eficiência, a Ulysse Nardin substituiu três dessas funções por um único componente de peça única feita de silício, uma inovação genuína no mundo que é suspeita de um pedido de patente. Esta solução evita forças de jogo de fricção, permitindo que a mira de equilíbrio seja perfeitamente recentralizada em caso de impacto.
2016
Este ano marca não apenas um marco na história da Ulysse Nardin: o 170º aniversário da fundação da Ulysse Nardin em 1846, o 15º aniversário do lançamento do nosso icônico Freak e o primeiro na indústria relojoeira com o lançamento do material Silicium, mas também o 20º Aniversário do icônico modelo Marine Chronometer, apresentado pela primeira vez em 1996. Na típica filosofia Ulysse Nardin de “Timekeeping Simplicity”, dois lançamentos foram anunciados: o Marine Chronograph Annual Calendar com o novo calibre UN-153 com um fácil ajuste para frente e para trás e o Marine Tourbillon Grand Deck evocando a idade de ouro do iatismo, uma lança puxada por nanofios superfortes que incorpora um majestoso turbilhão.
2017
Continuando a ultrapassar os limites na Alta Relojoaria, a partir de janeiro de 2017, a Ulysse Nardin oferecerá uma garantia de 5 anos em seus relógios mecânicos.
2018
O Freak não é mais um relógio único. É uma coleção inteira! Após o lançamento do Freak vision no SIHH 2018 e o novo Freak vision Coray Bay, quatro novos relógios Freak Out, cada um armado com o calibre interno de corda manual UN-205, agora se juntam à coleção mais independente da Alta Relojoaria. Todas as esquisitices do Freak Out que mudam o jogo estão no lugar: sem coroa, mostrador ou ponteiros, um turbilhão de “carrossel voador” (o movimento baguete gira em seu próprio eixo) e tecnologia de silício superleve.
2019
Ulysse Nardin introduz o fator X na relojoaria com o lançamento do Freak X e do Skeleton X. O Freak X, o primo mais novo de seus "antecedentes Freak", destaca-se como o ponto de entrada na coleção Freak. Embora muitos dos mesmos elementos estéticos e funcionais estejam presentes, ele avança para um território desconhecido. O Skeleton X, um novo movimento de Manufatura que expõe sua audaciosa tecnologia em uma exposição requintada da técnica mais desafiadora da alta relojoaria. Beleza interior revelada, não escondida: esta maravilha aberta leva a esqueletização ao nível X.
2020
Sobrecarregado com o clássico savoir faire Ulysse Nardin, o Blast Tourbillon é um avatar de seu tempo, uma poderosa força da natureza. Esta maravilha tecnológica feita com linhas masculinas duras como pedra acendeu uma chama que enviará ondas de choque sísmicas através do mundo da relojoaria até o seu núcleo. A arquitetura complexa e geométrica dos chifres em mosaico - reminiscentes de aeronaves furtivas - cria uma obra-prima vigorosa, vigorosa e imponente. Com sua planta compacta e arrojada, onipresente “X-Factor” e design furtivo, o novo Blast Tourbillon – um modelo aberto, musculoso e robusto – o levará à estratosfera. O Blast Tourbillon está conquistando sua mente, jogando com a transparência de seu novo e poderoso turbilhão automático de silício aninhado em uma gaiola arrojada em forma de X, que bate por dentro a uma frequência de 2,5 Hz.
Experiência Adquirida
1911
Paul-David Nardin registra sua terceira patente suíça (nº 54714) para um mecanismo de controle aperfeiçoado da roda cronográfica para eliminar saltos quase imperceptíveis.
1916
Ulysse Nardin produz um novo movimento menor de 13", perfeito para relógios de bolso ou de pulso.
1935
Ulysse Nardin apresenta um novo cronógrafo de bolso de fração de segundo de 24" medindo décimos de segundo. Útil para cronometrar eventos esportivos competitivos, vários prêmios e medalhas de ouro atestam seu sucesso.
1975
O Observatório de Neuchâtel lança sua última publicação oficial sobre o desempenho do cronômetro de 1846 a 1975. De acordo com este relatório, a Ulysse Nardin obteve 747 Primeiros Prêmios por seus relógios de convés, cronômetros de bolso e relógios de pulso, 14 Grandes Prêmios, a Medalha do Prêmio e a Medalha do Progresso, 10 Medalhas de Ouro , 2 Prix d'Honneur e 2 Medalhas de Prata em Exposições Internacionais.
1983
Um grupo sob a liderança inspiradora de Rolf W. Schnyder assume a empresa, inaugurando uma nova era emocionante na história da empresa.
1985
Lançamento do relógio Astrolabium Galileo Galilei, que marcou o início da extraordinária parceria entre o proprietário Rolf W. Schnyder e o visionário relojoeiro Ludwig Oechslin.
Este instrumento altamente complexo deu à Ulysse Nardin a entrada no Guinness Book of Records em fevereiro de 1989.
1989
Primeiro relógio de pulso com repetição de minutos a integrar um Jaquemart, o San Marco teve edições limitadas em ouro e em platina.
1992
Após o Ulysse Nardin Astrolabium Galileo Galilei em 1985, e o Planetarium Copernicus em 1988, a premiada série Trilogy of Time é magnificamente completada pelo Tellurium Johannes Kepler, uma homenagem ao astrônomo alemão.
1996
A empresa celebra seu 150º aniversário na Alta Relojoaria com dois relógios memoráveis: o relógio de pulso Marine Chronometer 1846 e o revolucionário Perpetual Ludwig, batizado em homenagem ao seu criador, Dr. Ludwig Oechslin.
1999
Após uma prévia do GMT± patenteado na Baselworld em 1994, Ulysse Nardin marca o início do novo milênio com o lançamento do GMT± Perpetual: integrando duas complicações exclusivas Ulysse Nardin em um relógio inovador. De fato, ganha o Prêmio de Inovação do Ano 200 no ano seguinte.
2001
Lançamento do Freak. O revolucionário carrossel de turbilhão de 7 dias é uma novidade na relojoaria. Sem caixa, coroa ou ponteiros verdadeiros, seu movimento gira sobre si mesmo para indicar o tempo. No ano seguinte, seu impacto é reconhecido pelo Prêmio Inovação 2002, Relógio do Ano. Em sua ilustre história, a Ulysse Nardin conquistou mais de 4.300 prêmios, 18 deles medalhas de ouro internacionais, e registrou o maior número de patentes de relojoaria mecânica.
A Trilogia do Tempo
Lançamento do relógio Astrolabium Galileo Galilei, que marcou o início da extraordinária parceria entre o proprietário Rolf W. Schnyder e o visionário relojoeiro Ludwig Oechslin. Este instrumento altamente complexo deu à Ulysse Nardin a entrada no Guinness Book of Records em fevereiro de 1989.
Após o Ulysse Nardin Astrolabium Galileo Galilei em 1985, e o Planetarium Copernicus em 1988, a premiada série Trilogy of Time é magnificamente completada pelo Tellurium Johannes Kepler, uma homenagem ao astrônomo alemão.
Nossa herança - século 19
1846
Depois de aprender com os principais relojoeiros suíços da época, o visionário Ulysse Nardin parte para a fabricação de cronômetros marítimos de precisão. O início de uma viagem para a inovação que continua até hoje.
1860
Ulysse adquire um regulador astronômico de alta precisão (construído pelo "pai da relojoaria suíça" Jacques-Frédéric Houriet) para calibrar seus cronômetros de bolso. Repetidores de minutos, relógios altamente complicados e cronômetros de bolso carregam a reputação do relojoeiro Le Locle em todo o mundo.
1865
A empresa mudou-se para as suas instalações na rue Jardin, onde ainda hoje fabrica relógios de precisão.
1876
A morte prematura de Ulysse Nardin aos 53 anos precipita seu filho ao comando da empresa. Dois anos depois, Paul-David Nardin ganha uma medalha de ouro na Exposição Universal de Paris por seus cronômetros de bolso e marítimos.
1900
Na virada do século, Paul-David Nardin havia feito nove cronômetros de bolso equipados com escapamentos de turbilhão para melhorar a precisão.
Know-how
Ulysse Nardin embarcou em uma odisséia, para ultrapassar os limites do tempo, para reinventar as regras do que pode e do que não pode ser feito.
Cada nova conquista confirma a manufatura como um aventureiro ousado no mundo da alta relojoaria, mas enquanto cada conquista tecnológica continua sendo uma fonte de orgulho e admiração, a Maison sabe que a experiência é a magnitude do nosso mundo.
Esmalte
Uma técnica decorativa esquecida e dominada apenas por um punhado de artesãos; o esmalte é usado apenas em relógios excepcionais.
Tecnologia de silício
Desde o início dos anos 2000, o silício tornou-se o material mais promissor na relojoaria. Afiliada da Ulysse Nardin e da Mimotec, a Sigatec é especializada em componentes micromecânicos de silício e cria peças sob medida com precisão micrométrica.
«Grande Feu» esmalte
Geralmente branco, bege ou opaco, o mostrador esmaltado "Grande Fogo" se espalhou amplamente desde o século XVII. O termo "Email ou Esmalte" é reservado para produtos vitrificáveis resultantes da fusão, vitrificação ou sinterização de uma substância feita de materiais minerais fundidos a uma temperatura de pelo menos 500°C.
«Guilloché e Flinqué» esmalte
Chama-se "Guilloché" quando a decoração é feita em tornos Guilloché. Os custos são bastante altos e, portanto, reservados para um mostrador geralmente feito de metais preciosos como ouro ou prata.
« Champlevé » esmalte
Os artesãos bizantinos retomaram e aperfeiçoaram uma técnica utilizada pelos romanos, o gravador cria cavidades de bolsos tridimensionais em uma base de metal dourado e o esmaltador deposita uma pasta ou fluxo de vidro. Esta técnica é chamada de “Champlevé”. A maioria dos esmaltes bizantinos conhecidos hoje datam do século IX ao XII.
« Cloisoné » esmalte
Renascimento de uma técnica muito antiga, muito anterior à Idade Média e amplamente utilizada durante o Império Bizantino e no Ocidente já no século IV, este método consiste em criar compartimentos ou caixas com fio de ouro para depositar o esmalte com a máxima precisão.
Complexidade, detalhes finos, decorações realistas e um efeito de conjunto mágico explicam em particular o desejo intenso e ancestral dos colecionadores de possuir relógios esmaltados.
Fonte: Ulysse Nardin. Consultado pela última vez em 6 de fevereiro de 2023.
---
Biografia – Wikipédia
A empresa tornou-se conhecida por fabricar cronômetros marítimos altamente precisos e complicados relógios usados por mais de 50 das marinhas do mundo desde o final do século 19 até 1950. De acordo com o último relatório oficial do Observatório de Neuchâtel na Suíça, Ulysse Nardin ganhou vários prêmios e honras por seus cronômetros marítimos de 1846 a 1975, incluindo 4.324 certificados, 2.411 prêmios especiais e 18 medalhas de ouro em exposições internacionais .
A empresa foi adquirida e revigorada em 1983 por Rolf W. Schnyder, que a transformou em um negócio lucrativo. Desde 2014, é uma subsidiária do grupo de luxo francês Kering . A Ulysse Nardin opera no mesmo edifício com sede em Le Locle, na Suíça, desde 1865.
A empresa hoje projeta e fabrica relógios de luxo, relógios duplos e cronômetros marítimos, e vende seus produtos por meio de uma rede de distribuidores e várias butiques em todo o mundo.
História
História Antiga
Ulysse Nardin nasceu em 1823 em Le Locle, Suíça. Durante os longos e nevados invernos, os habitantes costumavam produzir instrumentos de cronometragem para sobreviver, já que não podiam viver apenas da agricultura. Ulysse Nardin treinou pela primeira vez como aprendiz de relojoeiro com seu pai, Léonard-Frédéric Nardin, e aperfeiçoou suas habilidades sob a tutela de Frédéric-William Dubois e Louis JeanRichard-dit-Bressel, dois mestres relojoeiros que eram especialistas em relógios de precisão e cuja fama se estendeu além das montanhas de Neuchâtel , na Suíça.
Em 1846, aos 23 anos, Ulysse Nardin fundou a sua própria empresa em Le Locle , onde ainda hoje se encontra a sua sede. Apesar de Ulysse Nardin ter crescido nas montanhas do Jura, ele era fascinado pelo mar e produziu instrumentos náuticos de cronometragem. Sua empresa se tornou uma das primeiras a fabricar cronômetros marítimos e instrumentos marítimos de alta precisão para navios comerciais e marinhas em todo o mundo. Seus cronômetros de bolso e marítimos tornaram-se produtos de referência nos âmbitos civil, militar e científico.
Ulysse Nardin adquiriu um regulador astronômico de alta precisão, construído por Jacques-Frederic Houriet em 1768, para classificar seus cronômetros de bolso. Está agora em um museu em Le Locle. Repetidores de minutos, relógios complicados e cronômetros de bolso carregavam a reputação da empresa.
Naquela época, horologistas famosos eram franceses e ingleses. Ulysse Nardin foi a Londres desafiar os melhores fabricantes de cronômetros de bolso. Na Exposição Internacional de Londres de 1862 , Ulysse Nardin recebeu a Medalha do Prêmio na categoria de "relógios complicados e cronômetros de bolso". O prêmio foi a maior distinção para relojoaria no Reino Unido . Em 1867, Ulysse Nardin obteve a primeira série de certificados do Observatório de Neuchâtel para seus cronômetros marítimos. Em 1876, Ulysse Nardin morreu aos 53 anos, e seu filho Paul-David Nardin o sucedeu como chefe da empresa.que continuou a se expandir. Em 1889, Ulysse Nardin ganhou uma medalha de ouro na Exposição Universal de Paris, recebeu duas patentes suíças em 1890, ganhou o Primeiro Prêmio na Exposição Universal de Chicago em 1893 e muito mais.
Em 1902, a empresa começou a fornecer cronômetros marítimos para a Marinha dos Estados Unidos. A marca vencia regularmente as competições do Washington Naval Observatory e tornou-se o fornecedor oficial dos torpedeiros da Marinha dos EUA. Desde então, a empresa forneceu relógios para as marinhas dos Estados Unidos , Reino Unido , Rússia e Japão . Desde a década de 1870, mais de 50 marinhas e companhias marítimas internacionais foram equipadas com cronômetros marítimos Ulysse Nardin.
Em 1975, o Observatório de Neuchâtel publicou a última edição oficial sobre o desempenho dos cronômetros de 1846 a 1975. Segundo este relatório, Ulysse Nardin recebeu 4.324 certificados de desempenho para cronômetros marítimos mecânicos de 4.504 apresentados (95%).
Desenvolvimento recente
Devido à crise do quartzo , Ulysse Nardin enfrentou desafios significativos no final dos anos 1970 e início dos anos 1980. Em 1983, a empresa foi adquirida pelo empresário Rolf Schnyder que, em conjunto com relojoeiros como Ludwig Oechslin , reviveu a marca . Rolf Schnyder atuou como seu principal executivo e transformou a empresa em um negócio saudável. Schnyder e Oechslin teriam como objetivo produzir relógios complicados usando materiais modernos e técnicas de fabricação. Ulysse Nardin introduziu várias inovações.Em 1996, a Ulysse Nardin lançou seu primeiro relógio de pulso cronômetro marinho "Marine Chronometer 1846" e o primeiro calendário perpétuo "Perpetual Ludwig". Estes relógios foram desenhados por Ludwig Oechslin para o 150º aniversário da marca.
Após a morte repentina de Schnyder em 2011, Chai Schnyder, sua esposa, assumiu a empresa até que foi adquirida pelo grupo Kering em 2014.
Em 2011, a Ulysse Nardin adquiriu uma oficina suíça de esmaltes, a Donzé Cadrans, que deu à marca a oportunidade de usar esmalte nos mostradores de seus relógios. Em 2012, a Ulysse Nardin lançou seu primeiro calibre automático, totalmente concebido e fabricado internamente: o UN-118. Um ano depois, a Ulysse Nardin lançou cinco novos calibres internos (UN-690, UN-310, UN-170, UN-150 e UN-205).
Em 2014, a Ulysse Nardin foi adquirida pelo grupo de luxo francês Kering , que passou a deter 100% da marca de relógios. Em 2017, a empresa nomeou Patrick Pruniaux, ex-executivo da Apple , como seu novo CEO. Em 2019, a Ulysse Nardin lançou três novos calibres (UN-230, UN-371 e UN-631).
A empresa ainda ocupa sua sede original em Le Locle , um dos principais centros de produção de relógios no noroeste da Suíça e possui três fábricas em: La Chaux-de-Fonds (local de P&D e produção de movimentos), Le Locle (local de Donzé Cadrans, que pertence à Ulysse Nardin, mas também produz mostradores de esmalte para outras empresas) e Sion (local da Sigatec, que produz componentes micromecânicos em silício).
Embora os cronômetros de pulso marítimos ainda sejam uma especialidade da marca, ela produz relógios complexos de luxo com alta sofisticação para homens e mulheres.
A empresa vende seus produtos por meio de uma rede de distribuidores e diversas butiques ao redor do mundo, bem como por meio de varejistas na Europa , América , Oriente Médio , Ásia , África , Austrália , China e Rússia .
Ulysse Nardin faz parte do círculo exclusivo da relojoaria suíça, a Fondation de la Haute Horlogerie.
Fabricação de relógios
A empresa possui um sistema integrado de produção. A maior parte do trabalho é feito internamente, desde a concepção, design, desenvolvimento e elaboração até a produção. A marca produz seus próprios componentes, movimentos e calibres de alta precisão. Desde a aquisição da Donzé Cadrans, Ulysse Nardin cria seus próprios mostradores de esmalte. As peças são aquecidas a uma temperatura elevada (1500 °F ou 850 °C) repetidamente, várias vezes, à medida que camadas de cor são adicionadas. Isso requer horas de trabalho.
Engenheiros, técnicos de desenho, designers técnicos e de calibre desenvolvem novas tecnologias e movimentos de design. Eles produzem protótipos e ferramentas para as oficinas. Os torneiros de perfis ou montadores especializados supervisionam a produção das peças necessárias para o eixo de equilíbrio, parafusos, pinos e outras peças diminutas. Os decoradores gravam placas e pontes com padrões distintos. Relojoeiros experientes montam os componentes acabados, trabalhando nos movimentos dos calibres internos. Uma outra equipa de relojoeiros, especializada em relojoarias altamente complicadas, trabalha nos conjuntos de movimentos e caixas de mecanismos complexos (repetidor de minutos, marcador de horas, turbilhão...) e relojoaria astronômica.Em 2020, a empresa desenvolveu um modelo feito com resíduos plásticos do oceano.
Especialistas em controle de qualidade verificam tudo: estética, funções do relógio, impermeabilização, etc. Alguns relógios têm um movimento de cronômetro certificado para precisão pelo Contrôle Officiel Suisse des Chronomètres, a agência oficial de testes suíça. A Ulysse Nardin também possui sua própria certificação de qualidade, o Ulysse Nardin Certificate, com padrões de qualidade superiores ao COSC.
Freak
Ulysse Nardin introduziu os relógios de pulso Freak em 2001. O primeiro relógio desta coleção foi o relógio Freak "Laboratório no pulso". O modelo contém um revolucionário carrossel- turbilhão de 7 dias e não possui mostrador, coroa ou ponteiros (verdadeiros). O movimento contém componentes de escape de silício e giraria sobre si mesmo para indicar o tempo. O modelo de relógio foi nomeado "Relógio do Ano" na categoria de inovação em 2002. Esse uso de peças de silício em um movimento mecânico foi o primeiro da indústria. Em 2005, a marca lançou o relógio "Freak Diamond Heart", apresentando um escape patenteado feito de diamantes sintéticos. Em 2007, a empresa apresentou um novo material, o Diamonsil,que combina silício e diamantes sintéticos. Elimina o atrito e elimina a necessidade de lubrificação do escapamento. A marca também lançou o relógio "Freak Diamonsil", utilizando esta nanotecnologia para o escape. No mesmo ano, a marca lançou o relógio "Innovision 1", com 10 inovações.
Em 2017, a marca apresentou dez novidades, reunidas num novo relógio Freak, denominado "Innovision 2". Um ano depois, a empresa lançou o "Freak Vision" com três patentes do "Innovision 2": sistema de enrolamento "Grinder", escapamento de potência constante e roda de balanço em silício com micropaletes.
O atual modelo Freak inclui duas séries: Freak Out e Freak Vision (lançado em 2017).
Trilogia do tempo
O primeiro grande avanço da empresa após a crise do quartzo foi o lançamento da "Trilogia do Tempo". Esta coleção incorporou três peças astronômicas diferentes a partir de 1985 com o lançamento do Astrolábio Galileo Galilei, em homenagem ao astrônomo italiano Galileo Galilei. O Astrolábio exibe a hora local e solar, as órbitas e eclipses do sol e da lua e as posições de várias estrelas principais. Foi nomeado pelo Guinness Book of Records em 1989 como o relógio mais funcional do mundo (com 21 funções distintas).
Dr. Oechslin então seguiu o Astrolabium com dois outros relógios astronômicos: em 1988 o Planetarium Copernicus (em homenagem aos teatros de observação de estrelas chamados planetários e do astrônomo Copérnico ) e em 1992 o Tellurium Johannes Kepler (em homenagem ao latim ' Tellus ' que significa Terra, um telúrico e astrônomo Johannes Kepler). O mostrador Cloisonné do Telúrio leva cinquenta e quatro processos, doze operações de cozimento e mais de cinquenta horas de trabalho de um artesão habilidoso para transformar um rascunho em um pequeno disco de metal em uma obra de arte única - todo e qualquer Telúrio é único.
Patronos e proprietários notáveis
Atletas
Randy Johnson, ex -jogador de beisebol americano
Michael Jordan, jogador de basquete americano
Mohammed Salah, jogador de futebol egípcio, jogando agora no FC Liverpool
Tony Parker, jogador de basquete francês
Yuvraj Singh, ex-jogador de críquete
Celebridades
Larry King, apresentador de TV americano
Eva Longoria, atriz americana
John Wayne, ator americano
Andy Warhol, artista americano
Henry Fonda, ator americano
MAKE LaRock, produtor musical americano
Empresários
Jeff Bezos, fundador, presidente e CEO da Amazon
Patrocínio
A cada dois anos, a marca participa do Only Watch, leilão beneficente realizado sob o patrocínio do príncipe Albert II, no qual empresas relojoeiras criam relógios para arrecadar fundos para pesquisas sobre doenças neuromusculares. Em 2015, para a sexta edição do Leilão Solidário Only Watch, a marca lançou o relógio “Only Watch Stranger”, equipado com caixa de música. Na hora, o relógio toca “We are the Champions” do Queen graças aos direitos autorais concedidos a Ulysse Nardin por sua participação na associação beneficente. Introduzido pela primeira vez em 2013, o Stranger recebeu o nome da música de 1966 de Frank Sinatra, “Strangers in the Night”, que o relógio reproduzia por meio de um mecanismo de caixa musical.
Desde 2017, a Ulysse Nardin é a patrocinadora oficial da equipe sueca Artemis Racing na corrida da America's Cup . A marca também é patrocinadora oficial do Monaco Yacht Show e do Miami Yacht Show.
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 6 de fevereiro de 2023.
---
Ulysse Nardin | ZECODEX
Ulysse Nardin, nascido em 1823 em Le Locle, Suíça, era um excelente relojoeiro que tinha sido treinado pelo seu pai, Leonard-Frederic Nardin e que mais tarde aperfeiçoou as suas habilidades com dois mestres relojoeiros, Frederic William Dubois e Louis JeanRichard-dit-Bressel. A empresa Ulysse Nardin, foi fundada em 1846 e permaneceu sob o controle de Ulysse até ao seu falecimento em 1876, quando o seu filho com apenas 21 anos de idade, Paul-David Nardin assumiu o controle da mesma.
Desde a fundação da empresa, a Ulysse Nardin foi conhecida pela sua alta qualidade e alta precisão, tanto que eles tornaram-se conhecidos mundialmente pelos seus cronômetros marítimos, os relógios mecânicos mais precisos já feitos, conseguindo uma precisão de cerca de um décimo de um segundo por dia.
Em exposições realizadas em diversos locais, tais como Paris, Londres, Tóquio ou Buenos Aires, a manufatura Ulysse Nardin recebeu um total de: 14 Grands Prix, Prize Medal, na Exposição Internacional de Londres, Progress Medal, 10 Medalhas de Ouro, 2 Prix d’Honneur , bem como 2 Medalhas de Prata.
Até 1967, um segundo foi definido através da rotação da terra, e, por isso, os relógios cronômetro competitivos foram calibrados e certificados num observatório astronômico. O Observatoire Cantonal de Neuchâtel foi o principal observatório suíço onde tais certificações foram feitas, e em 1975, quando a precisão dos relógios mecânicos se tornou irrelevante com o advento dos relógios de quartzo, ele lançou uma publicação sobre o desempenho dos cronômetros entre 1846 e 1975. De 4.504 certificados emitidos neste período, 4324 foram para a marca Ulysse Nardin.
Em 1983 a Ulysse Nardin foi comprada por um grupo liderado por Rolf W. Schnyder, seu atual presidente. Sr. Schnyder trouxe Dr. Ludwig Oechslin, cientista, inventor, historiador e um extraordinário relojoeiro, com quem eles decidiram projetar e desenvolver relógios complicados que nunca antes tinham existido. O primeiro exemplo disso foi o Astrolabium, introduzido em 1985, parte da Trilogia do Tempo, juntamente com o Planetarium Copernicus em 1988 e o Tellurium Johannes Kepler em 1992.
A marca Ulysse Nardin, com o Astrolabium, entrou no Livro Guinness dos Recordes em 1989 como o relógio de pulso mais complicado de todos os tempos, com 21 complicações, indica a posição do sol, a lua e as estrelas no céu a qualquer hora, visto da Terra, como bem como o nascer e o pôr do sol, amanhecer e entardecer, fases da lua, nascer e pôr da lua, eclipses do sol e da lua, o mês e o dia da semana.
Desde o seu nascimento, a Ulysse Nardin tem estado na vanguarda do desenvolvimento na técnica de relojoaria pela mão de Ludwig Oechslin, a Ulysse Nardin criou o relógio mais complicado na história, o Astrolabium, bem como toda uma série de modelos que cobrem a extensão da experiência relojoeira, como repetidores minutos com autómatos, turbilhões, assim como o primeiro calendário perpétuo na história com ajuste bi-direcional de todos displays.
A Ulysse Nardin é uma das poucas empresas que se manteve em produção contínua por mais de 165 anos. A manufatura tem fabricado as suas peças para todo o mundo sempre no mesmo edifício em Le Locle, Suíça desde 1865. Historicamente, a empresa é mais conhecida pelo fabrico de cronômetros marítimos altamente precisos, durante mais de cinquenta anos para metade das frotas marinhas mundiais.
Fonte: Zecodex, "A história de Ulysse Nardin". Consultado pela última vez em 6 de fevereiro de 2023.
---
Kering Group SA
Com sede em Paris, a Kering Group tem seu foco principal no varejo e moda. O antigo nome PPR foi alterado em 2013 e a empresa de capital aberto começou a se chamar Kering Group. No ano passado, o balanço anunciado mostrou que as receitas totais foram de 9,75 bilhões de euros (US$ 12,6 bilhões). Desse total, 6,47 bilhões de euros (US$ 8,37 bilhões dólares) são os resultados da divisão de luxo e a Gucci é a responsável por mais de metade desta receita. A Kering vem construindo ao logo dos anos os negócios no ramo relojoeiro e, em 2012, deu grande passo para isso, comprando o Sowind Group, que detinha marcas como Girard-Perregaux e Jeanrichard. Além das reconhecidas relojoarias o Sowind também faz movimentos mecânicos suíços e esta tecnologia já foi incorporada nos relógios Gucci desde o ano passado. Outra aquisição importante foi em julho de 2014, quando Kering comprou a Ulysse Nardin. Com todas estas aquisições, a Kering fechou o ano de 2013 com 35 mil funcionários.
Fonte: Exame. Consultado pela última vez em 6 de fevereiro de 2023.
Crédito fotográfico: Logo da Ulysse Nardin. Consultado pela última vez em 6 de fevereiro de 2023.