Cadastre-se e tenha a melhor experiência em leilões 🎉🥳

Vladimir Kagan

Vladimir Kagan (Worms, Alemanha, 29 de agosto de 1927 — Nova Iorque, Estados Unidos, 7 de abril de 2016), também conhecido como VK, foi um designer de móveis americano. Kangan é considerado um dos designers de mobiliário mais importantes do século 20. Seus móveis tornaram-se ícones da modernidade, tornando-se objetos de luxo obrigatória para todos os estilistas. As criações de Kagan eram inspiradas em antiguidades, natureza e até Bauhaus, enfatizando sempre muito conforto, funcionalidade e modernidade. Seus sofás, cadeiras e mesas assimétricas e repletos de curvas, desafiaram os padrões comportados da época e logo conquistaram admiradores célebres, como Marilyn Monroe, Gary Cooper, Frank Sinatra, Andy Warhol e o violinista Isaac Stern. Sempre influenciado pelas tendências da arquitetura, Kagan passou as décadas seguintes cumprindo encomendas de companhias como General Electric, Disney e General Motors. Os móveis de Kagan estão em coleções particulares em todo o mundo. Seus projetos premiados foram publicados em livros e revistas internacionais e estão nas coleções permanentes do V&A London, do Vitra Design Museum e do Die Neue Samlung na Alemanha, bem como nos museus mais importantes dos Estados Unidos.

Biografia — Wikipédia

Vladimir foi introduzido no Hall da Fama do Designer de Interiores em 2009, 62 anos depois de começar a projetar e produzir móveis.

Seu mobiliário moderno de meados do século com "características sinuosas de moldura de madeira" tem um toque moderno. Seu estilo, inspirado em tudo, desde antiguidades e natureza até a Bauhaus , enfatiza conforto e funcionalidade.

Ele foi casado com a designer de bordados Erica Wilson (1928-2011). Juntos tiveram três filhos.

Infância e educação

Vladimir Kagan nasceu em 29 de agosto de 1927, em Worms, Alemanha, Filho de um marceneiro judeu russo , a infância de Vladimir Kagan foi interrompida pela ascensão dos nazistas. Ele emigrou para os Estados Unidos em 1938. Seu foco inicial era pintura e escultura, mas nos anos seguintes ele se tornou avidamente atraído pela arquitetura e design. Formou-se na Escola de Arte Industrial em 1946, onde se formou em arquitetura e depois estudou arquitetura na Universidade de Columbia .

Em 1947 juntou-se a seu pai Illi Kagan, um mestre marceneiro para trabalhar em sua marcenaria e aprender a fazer móveis desde o início. Em uma entrevista ele lembra de seu pai dizendo: "Meça três vezes e corte uma vez; eu seria da escola de cortar três vezes e nunca medir".

Ele abriu sua primeira loja pessoal em Nova York em 1949. Em 1950, a parceria Kagan-Dreyfus começou com um showroom/loja na 125 East 57th Street em Nova York . Seus primeiros trabalhos incluíram móveis para o Delegate's Cocktail Lounge nas Nações Unidas e móveis para a " Monsanto House of the Future " na Disneylândia.

Em abril de 2016, Kagan morreu devido a um ataque cardíaco.

Kagan desenvolveu uma reputação que lhe rendeu inúmeros projetos de design, bem como uma clientela de celebridades. Alguns de seus primeiros clientes incluíram Marilyn Monroe, Lily Pons, Xavier Cugat e Gary Cooper; e empresas como Walt Disney, Elétrica geral, Motores Gerais, Seguro Prudencial, Monsanto e Aeronave Fairchild.

Ensino

Vladimir Kagan atuou como presidente da comissão consultiva da High School of Art and Design em Nova York. Membro de vários comitês da Architectural League of New York . Serviu no corpo docente da Parsons The New School for Design e lecionou extensivamente sobre a história do design moderno em móveis e arquitetura. Em 2001 recebeu um doutor honorário em Arte e Design da Kendall College of Art and Design . Recebeu um doutorado honorário da New York School of Interior design em 2009. Lecionou na Universidade de Yale em 2010. Lecionou na Universidade de Filadélfia em 2014.

Design de interiores e produtos

Vladimir Kagan cria seus projetos com estofados, ferro forjado, alumínio fundido e principalmente madeira esculpida organicamente em obras que se tornaram marcas de sua carreira. Kagan apresenta sua primeira coleção de móveis de assinatura chamada 'Tri-simétrico' em 1949. Em 1958 Kagan projeta "Capricórnio", uma coleção de ferro para ambientes internos e externos através da W&J Sloan. Após a dissolução da parceria com a Dreyfus em 1960, Kagan continuou explorando novas formas e materiais. Em 1964, Kagan redesenha a Monsanto House of the Future na Disneyland, na Califórnia. Em 1970 é apresentada a primeira coleção Omnibus. Sua empresa continuou a funcionar sob o novo nome Vladimir Kagan Designs. Em 19 de maio de 1972, um incêndio destruiu toda a fábrica de Kagan em Nova York.Newark, Nova Jersey . Em 1975, Kagan projeta o escritório do vice-presidente sênior da Warner Communications. Em 1987, ele fecha a fábrica e o showroom e inicia sua nova empresa de consultoria: The Vladimir Kagan Design Group. Em 1997 Gucci usa sua coleção Omnibus para todas as suas 360 lojas ao redor do mundo. Em 2001, Kagan projeta uma taça de martini Bombay Sapphire . Em 2002 ele projeta o lobby do Standard Hotel Downtown em Los Angeles.

Prêmios e reconhecimento internacional

1949 – A cadeira de ferro forjado de Kagan é selecionada para o Museum of Modern Art Good Design Award

1990 – Kagan é eleito presidente do capítulo de Nova York da ASID

2000 – Kagan recebe o Pinnacle Award da American Society of Furniture Designers

2001 – Kagan recebe o Lifetime Achievement Award da American Society of Furniture Designers

2002 – Kagan recebe o Lifetime Achievement Award , do Brooklyn Museum of art.

2004 – Kagan é indicado para o Lifetime Achievement Award e um Environmental Design Award dos Programas de Prêmios de Design dos Museus Nacionais de Design Cooper-Hewitt da Smithsonian Institution .

2007 – Kagan recebe o Product Design Award da American Society of Interior Designers

2011 – Kagan recebe o Prêmio Artista Visionário do Museu de Artes e Design

Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 31 de março de 2022.

---

Vladimir Kagan

Nasceu em agosto de 1927, na cidade de Worms, na Alemanha, filho de um marceneiro russo. Sua infância foi interrompida pela ascensão dos nazistas. Ele migrou para os Estados Unidos em 1938. Seu foco inicial era pintura e escultura, porém nos anos seguintes tornou-se ansiosamente atraído por arquitetura e design. Formou-se pela Escola de Arte industrial em 1946, onde foi arquiteto maior e, em seguida, passou a estudar arquitetura na Universidade de Columbia.

Em 1947, juntou-se a seu pai Illi Kagan, um marceneiro mestre para trabalhar em sua loja de madeira e aprender fabricação de móveis a partir do zero. Ele abriu sua primeira loja de pessoal em Nova York em 1949. No ano seguinte a parceria Kagan-Dreyfus começou com uma sala de exposição / loja na 125 East 57th Street, em Nova Iorque . Seus primeiros trabalhos incluíram móveis para Cocktail Lounge do delegado na ONU e móveis para a Monsanto Casa do Futuro.

Foi um designer de mobiliário americano, introduziu no Designer de Interior do salão da fama em 2009, 62 anos depois que ele começou a projetar e produzir mobiliário.

Sua moderna Midcentury mobiliário com sinuosas características de quadro de madeira tendo um toque moderno. Seu estilo, inspirado por tudo, de antiguidades e natureza à Bauhaus, enfatiza o conforto e funcionalidade.

Kagan desenvolveu uma reputação que lhe rendeu inúmeros projetos de design, bem como uma clientela de celebridades. Alguns de seus primeiros clientes incluem: Marilyn Monroe, Lily Pons, Xavier Cugat, Gary Cooper e empresas como: Walt Disney, Elétrica geral, General Motors, Prudential Insurance, Monsanto, Fairchild Aircraft.

Kagan, foi presidente da comissão Consultivo da Escola Superior de Arte e Design , em Nova York. Membro de várias comissões para o Architectural League de Nova York. Lecionou extensivamente sobre a história do design moderno em mobiliário e arquitetura na faculdade da Parsons The New School for Design.

Em abril de 2016, Palm Beach, Flórida, Estados Unidos, faleceu devido a um ataque cardíaco.

Cronologia

1949 - Com a Cadeira de ferro forjado é selecionado para o Museu de Arte Moderna Good Design Award

2000 - Recebe o Prémio Pinnacle da Sociedade Americana de Designers de móveis

2001 - Recebe o Lifetime Achievement Award da Sociedade Americana de Designers de móveis.

2003 - Recebe o Lifetime Achievement Award do Brooklyn Museum of Art.

2004 - Kagan é nomeada para o Lifetime Achievement Award e um Prêmio de Design Ambiental da Instituição Smithsonian Cooper-Hewitt Design Awards Programas Nacionais 's nacionais da Projeto Museus.

2007 - Recebe o Product Design Award da Sociedade Americana de Designers de Interiores.

2009 - Recebeu doutorado honorário do projeto de New York School of Interior.

2010 - Lecionou na universidade de Yale em Connecticut.

2011 - Recebe o Prêmio Visionary Artista do Museu de Artes e Design.

2014 - Lecionou na Universidade da Filadélfia.

Fonte: Bonamaison, "Vladimir Kagan". Consultado pela última vez em 1 de abril de 2022.

---

Vladimir Kagan, designer cujos móveis evocavam sensualidade, morre aos 88 anos - NY Times

No escritório do hoteleiro André Balazs em Lower Manhattan, em frente à sua mesa Charlotte Perriand de aparência industrial, está uma cadeira Vladimir Kagan. Estofado em couro verde, ele tem sido usado para todos os fins usuais, desde fazer chamadas telefônicas até enviar e-mails.

No entanto, o Sr. Balazs não fala sobre isso como se fosse uma cadeira qualquer. Ele se refere às suas “pernas sensualmente curvadas” e como sentar nela é como “ser envolvido por uma ninfa”.

"Tente não me fazer parecer sujo", disse ele. “Mas acho que com bons móveis, se em algum momento não faz você querer fazer amor com eles, está faltando alguma coisa.”

Ele não está sozinho nessa resposta. Sempre que as pessoas falam sobre o trabalho de Kagan, um dos designers mais bem-sucedidos do século 20, que morreu aos 88 anos na quinta-feira em Palm Beach, na Flórida, quase invariavelmente voltam à ideia de sensualidade.

Tudo em seus giros e swoops e detalhes exagerados é um convite para experimentar o tato de seus móveis e apreciá-los plenamente. “Uma curva sedutora” foi como Margaret Russell, editora-chefe da Architectural Digest, descreveu a assinatura de design de Kagan em uma entrevista.

Suas poltronas reclináveis têm uma dívida clara com designers escandinavos como Finn Juhl e Hans Wegner. A reviravolta de Kagan foi fundir sua estética com as formas biomórficas de Isamu Noguchi, esticando as pernas de madeira nas costas quase como chiclete, dando-lhes uma vibração excêntrica de Edward Mãos de Tesoura.

Seu sofá serpentino, talvez a mais conhecida de todas as criações de Kagan, é um swoosh curvilíneo sem braços (muitas vezes estofado em veludo) – o que poderia ser encontrado se os Jetsons decidissem se mudar de Orbit City para Trousdale Estates em Beverly Colinas.

"Acho que ele era maravilhosamente sexual", disse em entrevista o designer Tom Ford, um grande cliente de Kagan. “Ele emitia esse tipo de energia mesmo em seus últimos anos.”

Wendy Goodman, editora de design da revista New York, disse que Kagan “entendeu que o modernismo não precisa ser austero”.

Ele foi até mesmo selecionado para criar móveis para a Monsanto House of the Future na Disneyland, um bloco gigante de fibra de vidro branca, que de 1957 a 1967 ofereceu aos visitantes um vislumbre de como a vida poderia ser um dia, completa com fornos de microondas e janelas de teto, do tipo que se tornaram um dos pilares da arquitetura contemporânea.

Sr. Kagan não era precioso sobre o trabalho que assumiu. Seu pai era escultor e marceneiro cujo lema era “medir tudo três vezes e cortar uma vez”; O Sr. Kagan gostava de brincar que não media nada e cortava as coisas várias vezes.

Em vez de ser torturado pelo processo criativo, Kagan se divertiu com isso, recusando-se ao longo de muitos altos, baixos, experiências de quase morte e perdas trágicas a ser deixado de lado por quase tudo.

O Sr. Kagan nasceu em 29 de agosto de 1927, em Worms, uma pequena cidade na região da Renânia, na Alemanha, e cresceu em uma família judia durante a ascensão do nazismo.

Em 1937, sua mãe, Hildegard, emigrou com ele e sua irmã para a França, depois os levou de navio a vapor para Nova York, onde seu pai, Illi, já havia se mudado.

Após o colegial, o jovem Kagan teve aulas de arquitetura na Universidade de Columbia e, sem se formar, foi trabalhar na marcenaria de seu pai na 57th Street. Ele acabou se lançando por conta própria, projetando móveis glamourosamente exagerados e vendendo peças para estrelas como Marilyn Monroe, Lily Pons e Gary Cooper.

Hoje, Brad Pitt, Demi Moore, Uma Thurman e Tom Cruise estão entre os donos das peças Kagan.

O Sr. Kagan tinha a habilidade de se transformar com o tempo. Quando suas cadeiras giratórias de bronze saíram de moda no final dos anos 1950, ele passou a projetar com alumínio. Como o alumínio saiu de moda no final dos anos 60, ele começou a trabalhar com Lucite e plexiglass.

Esse abraço do momento nem sempre foi bem recebido no mundo do design, onde houve algum debate sobre se ele era um verdadeiro mestre ou um grande intérprete.

“A longevidade de sua carreira é quase incomparável”, disse Richard Wright, da Wright, a proeminente casa de leilões de design moderno. “Wegner era um designer que pensava profundamente sobre a forma humana. Kagan era diferente. Ele era mais como um designer de moda.”

Ele também foi uma espécie de protótipo para os designers mais jovens de hoje, entre eles Philippe Starck, Karim Rashid e Christian Liaigre, que estão na interseção da decoração da casa e da marca, antecipando tendências e encontrando maneiras inteligentes de remixá-las.

O apartamento da Park Avenue onde Kagan morava com sua esposa, Erica Wilson - uma rainha do bordado cujo programa de televisão pública pressagiava a era de Martha Stewart de melhorias domésticas do tipo "faça você mesmo" - era um monumento selvagem e peculiar à sua carreira, completo com aparentemente todos os móveis importantes em que ele colocou sua marca.

O quarto estava forrado de verde aipo, o vestíbulo em vermelho e azul brilhante. Na sala de estar, uma gigantesca gravura caleidoscópica de Frank Stella estava encostada em uma parede verde-floresta perto de uma gaiola de pássaros de malha de arame e ferro fundido que, durante grande parte da década de 1970, abrigou mais de duas dúzias de canários e tentilhões.

A regra principal da casa era “não pular nos móveis”, disse a filha de Kagan, Vanessa Diserio, que confirmou sua morte, de ataque cardíaco.

Ele também deixa outra filha, Jessica Kagan Cushman, designer de joias, e um filho, Illya Kagan, artista. A Sra. Wilson morreu em 2011.

O perfil de Kagan recuou na década de 1980. Sua assinatura saiu de moda e um incêndio destruiu sua oficina.

Mas ele fez um tremendo retorno nas últimas duas décadas. Ford, que foi diretor de design da Gucci de 1994 a 2004, selecionou o sofá omnibus de Kagan para ir a todas as lojas Gucci, e Balazs começou a instalar móveis Kagan em seu império Standard Hotel.

O ressurgimento de Kagan mal foi retardado quando ele desenvolveu estenose espinhal, exigindo que ele andasse com duas bengalas. Em 2006, ele publicou um livro de mesa de café, “Vladimir Kagan: A Lifetime of Avant Garde Design”, com prefácio de Ford e um prefácio na edição atualizada lançada no ano passado pela arquiteta Zaha Hadid, que faleceu em 31 de março. Ele manteve um blog em seu site. Ele lecionou em faculdades, recebeu diplomas honorários e foi ver praticamente todas as grandes exposições nos museus de arte Metropolitan e Whitney e no Museu de Arte Moderna.

"Ele era o homem que não conseguia dizer não”, disse Russell.

De fato, no dia em que morreu, Kagan estava em Palm Beach para participar de um coquetel que seu negociante, Ralph Pucci, estava organizando para celebrar a última cadeira de Kagan, a Gabriella. Na época, o Sr. Kagan também estava terminando outro sofá em forma de nuvem que ele chamava, com sua autoconfiança característica, de sua obra-prima.

Correção: 15 de abril de 2016

Um obituário na quarta-feira sobre o designer de móveis Vladimir Kagan, usando informações de um membro da família, se referiu incorretamente a uma fotografia de um menino judeu na Alemanha vestindo um casaco com uma estrela de Davi. A foto não é do Sr. Kagan; a identidade do menino não foi determinada. E o obituário se referia incorretamente em algumas cópias a Illya Kagan, uma das sobreviventes de Kagan. Illya é filho de Vladimir, não seu irmão.

Uma versão deste artigo foi impressa em 13 de abril de 2016, Seção A, Página 23 da edição de Nova York com a manchete: Vladimir Kagan, 88, morre; Seus móveis evocavam a sensualidade.

Fonte: NY Times, "Lendário designer de móveis Vladimir Kagan morto aos 88 anos", publicado por Jacob Bernstein em 12 de abril de 2016. Consultado pela última vez em 4 e abril de 2022.

Crédito fotográfico: Interior Design, "Vladimir Kagan esteemed furniture designer dies at 88". Consultado pela última vez em 31 de março de 2022.

Vladimir Kagan (Worms, Alemanha, 29 de agosto de 1927 — Nova Iorque, Estados Unidos, 7 de abril de 2016), também conhecido como VK, foi um designer de móveis americano. Kangan é considerado um dos designers de mobiliário mais importantes do século 20. Seus móveis tornaram-se ícones da modernidade, tornando-se objetos de luxo obrigatória para todos os estilistas. As criações de Kagan eram inspiradas em antiguidades, natureza e até Bauhaus, enfatizando sempre muito conforto, funcionalidade e modernidade. Seus sofás, cadeiras e mesas assimétricas e repletos de curvas, desafiaram os padrões comportados da época e logo conquistaram admiradores célebres, como Marilyn Monroe, Gary Cooper, Frank Sinatra, Andy Warhol e o violinista Isaac Stern. Sempre influenciado pelas tendências da arquitetura, Kagan passou as décadas seguintes cumprindo encomendas de companhias como General Electric, Disney e General Motors. Os móveis de Kagan estão em coleções particulares em todo o mundo. Seus projetos premiados foram publicados em livros e revistas internacionais e estão nas coleções permanentes do V&A London, do Vitra Design Museum e do Die Neue Samlung na Alemanha, bem como nos museus mais importantes dos Estados Unidos.

Vladimir Kagan

Vladimir Kagan (Worms, Alemanha, 29 de agosto de 1927 — Nova Iorque, Estados Unidos, 7 de abril de 2016), também conhecido como VK, foi um designer de móveis americano. Kangan é considerado um dos designers de mobiliário mais importantes do século 20. Seus móveis tornaram-se ícones da modernidade, tornando-se objetos de luxo obrigatória para todos os estilistas. As criações de Kagan eram inspiradas em antiguidades, natureza e até Bauhaus, enfatizando sempre muito conforto, funcionalidade e modernidade. Seus sofás, cadeiras e mesas assimétricas e repletos de curvas, desafiaram os padrões comportados da época e logo conquistaram admiradores célebres, como Marilyn Monroe, Gary Cooper, Frank Sinatra, Andy Warhol e o violinista Isaac Stern. Sempre influenciado pelas tendências da arquitetura, Kagan passou as décadas seguintes cumprindo encomendas de companhias como General Electric, Disney e General Motors. Os móveis de Kagan estão em coleções particulares em todo o mundo. Seus projetos premiados foram publicados em livros e revistas internacionais e estão nas coleções permanentes do V&A London, do Vitra Design Museum e do Die Neue Samlung na Alemanha, bem como nos museus mais importantes dos Estados Unidos.

Videos

Design de móveis | 2017

Annecy | 2017

Poltrona - Chair & Cia | 2012

Conversa com Todd Merril | 2021

Hall da fama americano | 2017

Homenagem Estrelas do Design | 2020

Vladimir Kagan & Amy Lau | 2016

Biografia — Wikipédia

Vladimir foi introduzido no Hall da Fama do Designer de Interiores em 2009, 62 anos depois de começar a projetar e produzir móveis.

Seu mobiliário moderno de meados do século com "características sinuosas de moldura de madeira" tem um toque moderno. Seu estilo, inspirado em tudo, desde antiguidades e natureza até a Bauhaus , enfatiza conforto e funcionalidade.

Ele foi casado com a designer de bordados Erica Wilson (1928-2011). Juntos tiveram três filhos.

Infância e educação

Vladimir Kagan nasceu em 29 de agosto de 1927, em Worms, Alemanha, Filho de um marceneiro judeu russo , a infância de Vladimir Kagan foi interrompida pela ascensão dos nazistas. Ele emigrou para os Estados Unidos em 1938. Seu foco inicial era pintura e escultura, mas nos anos seguintes ele se tornou avidamente atraído pela arquitetura e design. Formou-se na Escola de Arte Industrial em 1946, onde se formou em arquitetura e depois estudou arquitetura na Universidade de Columbia .

Em 1947 juntou-se a seu pai Illi Kagan, um mestre marceneiro para trabalhar em sua marcenaria e aprender a fazer móveis desde o início. Em uma entrevista ele lembra de seu pai dizendo: "Meça três vezes e corte uma vez; eu seria da escola de cortar três vezes e nunca medir".

Ele abriu sua primeira loja pessoal em Nova York em 1949. Em 1950, a parceria Kagan-Dreyfus começou com um showroom/loja na 125 East 57th Street em Nova York . Seus primeiros trabalhos incluíram móveis para o Delegate's Cocktail Lounge nas Nações Unidas e móveis para a " Monsanto House of the Future " na Disneylândia.

Em abril de 2016, Kagan morreu devido a um ataque cardíaco.

Kagan desenvolveu uma reputação que lhe rendeu inúmeros projetos de design, bem como uma clientela de celebridades. Alguns de seus primeiros clientes incluíram Marilyn Monroe, Lily Pons, Xavier Cugat e Gary Cooper; e empresas como Walt Disney, Elétrica geral, Motores Gerais, Seguro Prudencial, Monsanto e Aeronave Fairchild.

Ensino

Vladimir Kagan atuou como presidente da comissão consultiva da High School of Art and Design em Nova York. Membro de vários comitês da Architectural League of New York . Serviu no corpo docente da Parsons The New School for Design e lecionou extensivamente sobre a história do design moderno em móveis e arquitetura. Em 2001 recebeu um doutor honorário em Arte e Design da Kendall College of Art and Design . Recebeu um doutorado honorário da New York School of Interior design em 2009. Lecionou na Universidade de Yale em 2010. Lecionou na Universidade de Filadélfia em 2014.

Design de interiores e produtos

Vladimir Kagan cria seus projetos com estofados, ferro forjado, alumínio fundido e principalmente madeira esculpida organicamente em obras que se tornaram marcas de sua carreira. Kagan apresenta sua primeira coleção de móveis de assinatura chamada 'Tri-simétrico' em 1949. Em 1958 Kagan projeta "Capricórnio", uma coleção de ferro para ambientes internos e externos através da W&J Sloan. Após a dissolução da parceria com a Dreyfus em 1960, Kagan continuou explorando novas formas e materiais. Em 1964, Kagan redesenha a Monsanto House of the Future na Disneyland, na Califórnia. Em 1970 é apresentada a primeira coleção Omnibus. Sua empresa continuou a funcionar sob o novo nome Vladimir Kagan Designs. Em 19 de maio de 1972, um incêndio destruiu toda a fábrica de Kagan em Nova York.Newark, Nova Jersey . Em 1975, Kagan projeta o escritório do vice-presidente sênior da Warner Communications. Em 1987, ele fecha a fábrica e o showroom e inicia sua nova empresa de consultoria: The Vladimir Kagan Design Group. Em 1997 Gucci usa sua coleção Omnibus para todas as suas 360 lojas ao redor do mundo. Em 2001, Kagan projeta uma taça de martini Bombay Sapphire . Em 2002 ele projeta o lobby do Standard Hotel Downtown em Los Angeles.

Prêmios e reconhecimento internacional

1949 – A cadeira de ferro forjado de Kagan é selecionada para o Museum of Modern Art Good Design Award

1990 – Kagan é eleito presidente do capítulo de Nova York da ASID

2000 – Kagan recebe o Pinnacle Award da American Society of Furniture Designers

2001 – Kagan recebe o Lifetime Achievement Award da American Society of Furniture Designers

2002 – Kagan recebe o Lifetime Achievement Award , do Brooklyn Museum of art.

2004 – Kagan é indicado para o Lifetime Achievement Award e um Environmental Design Award dos Programas de Prêmios de Design dos Museus Nacionais de Design Cooper-Hewitt da Smithsonian Institution .

2007 – Kagan recebe o Product Design Award da American Society of Interior Designers

2011 – Kagan recebe o Prêmio Artista Visionário do Museu de Artes e Design

Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 31 de março de 2022.

---

Vladimir Kagan

Nasceu em agosto de 1927, na cidade de Worms, na Alemanha, filho de um marceneiro russo. Sua infância foi interrompida pela ascensão dos nazistas. Ele migrou para os Estados Unidos em 1938. Seu foco inicial era pintura e escultura, porém nos anos seguintes tornou-se ansiosamente atraído por arquitetura e design. Formou-se pela Escola de Arte industrial em 1946, onde foi arquiteto maior e, em seguida, passou a estudar arquitetura na Universidade de Columbia.

Em 1947, juntou-se a seu pai Illi Kagan, um marceneiro mestre para trabalhar em sua loja de madeira e aprender fabricação de móveis a partir do zero. Ele abriu sua primeira loja de pessoal em Nova York em 1949. No ano seguinte a parceria Kagan-Dreyfus começou com uma sala de exposição / loja na 125 East 57th Street, em Nova Iorque . Seus primeiros trabalhos incluíram móveis para Cocktail Lounge do delegado na ONU e móveis para a Monsanto Casa do Futuro.

Foi um designer de mobiliário americano, introduziu no Designer de Interior do salão da fama em 2009, 62 anos depois que ele começou a projetar e produzir mobiliário.

Sua moderna Midcentury mobiliário com sinuosas características de quadro de madeira tendo um toque moderno. Seu estilo, inspirado por tudo, de antiguidades e natureza à Bauhaus, enfatiza o conforto e funcionalidade.

Kagan desenvolveu uma reputação que lhe rendeu inúmeros projetos de design, bem como uma clientela de celebridades. Alguns de seus primeiros clientes incluem: Marilyn Monroe, Lily Pons, Xavier Cugat, Gary Cooper e empresas como: Walt Disney, Elétrica geral, General Motors, Prudential Insurance, Monsanto, Fairchild Aircraft.

Kagan, foi presidente da comissão Consultivo da Escola Superior de Arte e Design , em Nova York. Membro de várias comissões para o Architectural League de Nova York. Lecionou extensivamente sobre a história do design moderno em mobiliário e arquitetura na faculdade da Parsons The New School for Design.

Em abril de 2016, Palm Beach, Flórida, Estados Unidos, faleceu devido a um ataque cardíaco.

Cronologia

1949 - Com a Cadeira de ferro forjado é selecionado para o Museu de Arte Moderna Good Design Award

2000 - Recebe o Prémio Pinnacle da Sociedade Americana de Designers de móveis

2001 - Recebe o Lifetime Achievement Award da Sociedade Americana de Designers de móveis.

2003 - Recebe o Lifetime Achievement Award do Brooklyn Museum of Art.

2004 - Kagan é nomeada para o Lifetime Achievement Award e um Prêmio de Design Ambiental da Instituição Smithsonian Cooper-Hewitt Design Awards Programas Nacionais 's nacionais da Projeto Museus.

2007 - Recebe o Product Design Award da Sociedade Americana de Designers de Interiores.

2009 - Recebeu doutorado honorário do projeto de New York School of Interior.

2010 - Lecionou na universidade de Yale em Connecticut.

2011 - Recebe o Prêmio Visionary Artista do Museu de Artes e Design.

2014 - Lecionou na Universidade da Filadélfia.

Fonte: Bonamaison, "Vladimir Kagan". Consultado pela última vez em 1 de abril de 2022.

---

Vladimir Kagan, designer cujos móveis evocavam sensualidade, morre aos 88 anos - NY Times

No escritório do hoteleiro André Balazs em Lower Manhattan, em frente à sua mesa Charlotte Perriand de aparência industrial, está uma cadeira Vladimir Kagan. Estofado em couro verde, ele tem sido usado para todos os fins usuais, desde fazer chamadas telefônicas até enviar e-mails.

No entanto, o Sr. Balazs não fala sobre isso como se fosse uma cadeira qualquer. Ele se refere às suas “pernas sensualmente curvadas” e como sentar nela é como “ser envolvido por uma ninfa”.

"Tente não me fazer parecer sujo", disse ele. “Mas acho que com bons móveis, se em algum momento não faz você querer fazer amor com eles, está faltando alguma coisa.”

Ele não está sozinho nessa resposta. Sempre que as pessoas falam sobre o trabalho de Kagan, um dos designers mais bem-sucedidos do século 20, que morreu aos 88 anos na quinta-feira em Palm Beach, na Flórida, quase invariavelmente voltam à ideia de sensualidade.

Tudo em seus giros e swoops e detalhes exagerados é um convite para experimentar o tato de seus móveis e apreciá-los plenamente. “Uma curva sedutora” foi como Margaret Russell, editora-chefe da Architectural Digest, descreveu a assinatura de design de Kagan em uma entrevista.

Suas poltronas reclináveis têm uma dívida clara com designers escandinavos como Finn Juhl e Hans Wegner. A reviravolta de Kagan foi fundir sua estética com as formas biomórficas de Isamu Noguchi, esticando as pernas de madeira nas costas quase como chiclete, dando-lhes uma vibração excêntrica de Edward Mãos de Tesoura.

Seu sofá serpentino, talvez a mais conhecida de todas as criações de Kagan, é um swoosh curvilíneo sem braços (muitas vezes estofado em veludo) – o que poderia ser encontrado se os Jetsons decidissem se mudar de Orbit City para Trousdale Estates em Beverly Colinas.

"Acho que ele era maravilhosamente sexual", disse em entrevista o designer Tom Ford, um grande cliente de Kagan. “Ele emitia esse tipo de energia mesmo em seus últimos anos.”

Wendy Goodman, editora de design da revista New York, disse que Kagan “entendeu que o modernismo não precisa ser austero”.

Ele foi até mesmo selecionado para criar móveis para a Monsanto House of the Future na Disneyland, um bloco gigante de fibra de vidro branca, que de 1957 a 1967 ofereceu aos visitantes um vislumbre de como a vida poderia ser um dia, completa com fornos de microondas e janelas de teto, do tipo que se tornaram um dos pilares da arquitetura contemporânea.

Sr. Kagan não era precioso sobre o trabalho que assumiu. Seu pai era escultor e marceneiro cujo lema era “medir tudo três vezes e cortar uma vez”; O Sr. Kagan gostava de brincar que não media nada e cortava as coisas várias vezes.

Em vez de ser torturado pelo processo criativo, Kagan se divertiu com isso, recusando-se ao longo de muitos altos, baixos, experiências de quase morte e perdas trágicas a ser deixado de lado por quase tudo.

O Sr. Kagan nasceu em 29 de agosto de 1927, em Worms, uma pequena cidade na região da Renânia, na Alemanha, e cresceu em uma família judia durante a ascensão do nazismo.

Em 1937, sua mãe, Hildegard, emigrou com ele e sua irmã para a França, depois os levou de navio a vapor para Nova York, onde seu pai, Illi, já havia se mudado.

Após o colegial, o jovem Kagan teve aulas de arquitetura na Universidade de Columbia e, sem se formar, foi trabalhar na marcenaria de seu pai na 57th Street. Ele acabou se lançando por conta própria, projetando móveis glamourosamente exagerados e vendendo peças para estrelas como Marilyn Monroe, Lily Pons e Gary Cooper.

Hoje, Brad Pitt, Demi Moore, Uma Thurman e Tom Cruise estão entre os donos das peças Kagan.

O Sr. Kagan tinha a habilidade de se transformar com o tempo. Quando suas cadeiras giratórias de bronze saíram de moda no final dos anos 1950, ele passou a projetar com alumínio. Como o alumínio saiu de moda no final dos anos 60, ele começou a trabalhar com Lucite e plexiglass.

Esse abraço do momento nem sempre foi bem recebido no mundo do design, onde houve algum debate sobre se ele era um verdadeiro mestre ou um grande intérprete.

“A longevidade de sua carreira é quase incomparável”, disse Richard Wright, da Wright, a proeminente casa de leilões de design moderno. “Wegner era um designer que pensava profundamente sobre a forma humana. Kagan era diferente. Ele era mais como um designer de moda.”

Ele também foi uma espécie de protótipo para os designers mais jovens de hoje, entre eles Philippe Starck, Karim Rashid e Christian Liaigre, que estão na interseção da decoração da casa e da marca, antecipando tendências e encontrando maneiras inteligentes de remixá-las.

O apartamento da Park Avenue onde Kagan morava com sua esposa, Erica Wilson - uma rainha do bordado cujo programa de televisão pública pressagiava a era de Martha Stewart de melhorias domésticas do tipo "faça você mesmo" - era um monumento selvagem e peculiar à sua carreira, completo com aparentemente todos os móveis importantes em que ele colocou sua marca.

O quarto estava forrado de verde aipo, o vestíbulo em vermelho e azul brilhante. Na sala de estar, uma gigantesca gravura caleidoscópica de Frank Stella estava encostada em uma parede verde-floresta perto de uma gaiola de pássaros de malha de arame e ferro fundido que, durante grande parte da década de 1970, abrigou mais de duas dúzias de canários e tentilhões.

A regra principal da casa era “não pular nos móveis”, disse a filha de Kagan, Vanessa Diserio, que confirmou sua morte, de ataque cardíaco.

Ele também deixa outra filha, Jessica Kagan Cushman, designer de joias, e um filho, Illya Kagan, artista. A Sra. Wilson morreu em 2011.

O perfil de Kagan recuou na década de 1980. Sua assinatura saiu de moda e um incêndio destruiu sua oficina.

Mas ele fez um tremendo retorno nas últimas duas décadas. Ford, que foi diretor de design da Gucci de 1994 a 2004, selecionou o sofá omnibus de Kagan para ir a todas as lojas Gucci, e Balazs começou a instalar móveis Kagan em seu império Standard Hotel.

O ressurgimento de Kagan mal foi retardado quando ele desenvolveu estenose espinhal, exigindo que ele andasse com duas bengalas. Em 2006, ele publicou um livro de mesa de café, “Vladimir Kagan: A Lifetime of Avant Garde Design”, com prefácio de Ford e um prefácio na edição atualizada lançada no ano passado pela arquiteta Zaha Hadid, que faleceu em 31 de março. Ele manteve um blog em seu site. Ele lecionou em faculdades, recebeu diplomas honorários e foi ver praticamente todas as grandes exposições nos museus de arte Metropolitan e Whitney e no Museu de Arte Moderna.

"Ele era o homem que não conseguia dizer não”, disse Russell.

De fato, no dia em que morreu, Kagan estava em Palm Beach para participar de um coquetel que seu negociante, Ralph Pucci, estava organizando para celebrar a última cadeira de Kagan, a Gabriella. Na época, o Sr. Kagan também estava terminando outro sofá em forma de nuvem que ele chamava, com sua autoconfiança característica, de sua obra-prima.

Correção: 15 de abril de 2016

Um obituário na quarta-feira sobre o designer de móveis Vladimir Kagan, usando informações de um membro da família, se referiu incorretamente a uma fotografia de um menino judeu na Alemanha vestindo um casaco com uma estrela de Davi. A foto não é do Sr. Kagan; a identidade do menino não foi determinada. E o obituário se referia incorretamente em algumas cópias a Illya Kagan, uma das sobreviventes de Kagan. Illya é filho de Vladimir, não seu irmão.

Uma versão deste artigo foi impressa em 13 de abril de 2016, Seção A, Página 23 da edição de Nova York com a manchete: Vladimir Kagan, 88, morre; Seus móveis evocavam a sensualidade.

Fonte: NY Times, "Lendário designer de móveis Vladimir Kagan morto aos 88 anos", publicado por Jacob Bernstein em 12 de abril de 2016. Consultado pela última vez em 4 e abril de 2022.

Crédito fotográfico: Interior Design, "Vladimir Kagan esteemed furniture designer dies at 88". Consultado pela última vez em 31 de março de 2022.

Arremate Arte
Feito com no Rio de Janeiro

Olá, boa noite!

Prepare-se para a melhor experiência em leilões, estamos chegando! 🎉 Por conta da pandemia que estamos enfrentando (Covid-19), optamos por adiar o lançamento oficial para 2023, mas, não resistimos e já liberamos uma prévia! Qualquer dúvida ou sugestão, fale conosco em ola@arrematearte.com.br, seu feedback é muito importante. Caso queira receber nossas novidades, registre-se abaixo. Obrigado e bons lances! ✌️