Jules-Fernand-Henri Léger (Argentan, França, 4 de fevereiro de 1881 — Gif-sur-Yvette, França, 17 de agosto de 1955), mais conhecido como Fernand Léger, foi um pintor, escultor, desenhista e professor francês. Destacou-se como pintor e desenhista cubista e foi autor de muitas litografias. Iniciou sua formação artística com a tentativa de ingressar na Escola de Belas Artes de Paris, para a qual foi recusado. Formou-se pela Academia Julian e École nationale supérieure des arts décoratifs. Em seus primeiros trabalhos, criou uma forma pessoal do cubismo, que mais tarde ficou conhecido como “tubismo“, que ele gradualmente modificou para um estilo mais figurativo e popular. Sua simplificação do tema moderno fez com que ele fosse considerado um precursor da pop art. A estética de seus trabalhos apresenta características do cubismo sintético: geometrização das formas, multiplicidade de planos e pontos de vista e uma paleta forte, com tons muito bem definidos. Léger foi um importante pintor cubista, influenciado por Pablo Picasso e Georges Braque. Exilado nos Estados Unidos no período da Segunda Guerra Mundial, foi professor na Universidade de Yale e no Mills College. Retornou para a França em 1945, onde criou os vitrais da Igreja do Sacré-Coeur d’Audincourt e um painel para o Palácio das Nações Unidas de Nova York. O trabalho de Léger exerceu uma importante influência na arte do século XX. Em 1954 criou a sua obra mais fascinante, intitulada como "A grande parada". Um ano após seu falecimento, foi homenageado com o prêmio da Bienal de São Paulo.
Biografia - Wikipédia
Nascido na Baixa-Normandia, iniciou a sua formação artística frustrada ao ingressar na Escola das Belas-Artes.
Em 1908, e na mesma cidade, instalou-se num edifício conhecido como "Ruche" (colmeia, em português), onde conviveu com outros artistas como Jacques Lipchitz, Robert Delaunay e até Marc Chagall, tendo-se tornado um dos melhores amigos deste último.
Entre 1909 e 1910, realizou a sua primeira grande obra Nus no bosque, uma pintura onde são notáveis as aspirações impressionistas.
A partir do de 1911, conheceu Pablo Picasso e Georges Braque, os quais lhe transmitiram influências cubistas, nas quais se aplicou e trabalhou durante a maior parte da sua carreira artística.
Em 1914, com o início da Primeira Grande Guerra, Léger foi recrutado para as trincheiras. Após esta etapa da sua vida, a sua pintura passou a representar a sua admiração pelos objectos mecânicos, tendo especial interesse pelos tanques de guerra.
A partir de 1920, predomina em sua obra a figura humana enquadrada por elementos industriais. Ainda na segunda década do século, numa nova fase da sua vida, produz e dirige o filme O ballet mecânico.
Devido à Segunda Grande Guerra, exilou-se nos Estados Unidos, onde foi professor na Universidade de Yale e no Mills College, tendo voltado para França em 1945.
De volta à sua terra natal, concebeu os vitrais da Igreja do Sacré-Coeur de Audincourt e um painel para o Palácio das Nações Unidas de Nova Iorque.
Em 1945 filiou-se ao Partido Comunista e a sua obra passa a focar o trabalhador e o proletariado.
Pintou em 1954 o seu mais conhecido quadro: A grande parada.
Em 1955, ano do seu falecimento, foi homenageado com o prémio da Bienal de São Paulo.
O trabalho de Léger exerceu uma influência importante no construtivismo soviético. Os modernos pôsteres comerciais, e outros tipos de arte aplicada, também se vieram influenciar por seus desenhos. Em seus últimos trabalhos, realizou uma separação entre a cor e o desenho, de tal maneira que suas figuras mantêm seus formulários robóticos definidos por linhas pretas.
Principais obras
O jardim da minha mãe, 1905
Retrato do tio de Léger, 1905
Nus no bosque, 1909-1910
Fruteiro na mesa, 1909
Estudo para três retratos, 1910-1911
A boda, 1910-1911
A Costureira, 1910
Fumadores, 1911
Mulher de azul, 1912
A escada, 1913
Contrate de formas, 1913
A escada, 1914
As casas nas árvores, 1914
O despertador, 1914
O 14 de Julho, 1914
Mulher de vermelho e verde, 1914
O emblema, avião destroçado, 1916
O soldado com cachimbo, 1916
A partida de cartas, 1917
O rebocador rosa, 1918
O circo, 1918
As hélices, 1918
Os discos, 1918
A cidade, 1919
O mecânico, 1920
A ponte do rebocador, 1920
O homem do cachimbo, 1920
Le grand déjeneur, 1921
A mulher e o menino, 1922
A criação do mundo, 1923
Vestido de mulher, 1923
O macaco, 1923
Ser pré-histórico. Coleóptero, 1923
Paisagem animada, 1924
Elemento mecânico, 1924
O balaustre, 1925
Rolamentos de esferas, 1926
Guitarra azul e copo, 1926
O acordeão, 1926
O baile, 1929
Os três músicos, 1930
A Gioconda com chaves, 1930
Composição com três figuras, 1932
Composição com guarda-chuvas, 1932
Composição com dois papagaios, 1935-1939
Adão e Eva, 1935-1939
A flor polícroma, 1936
O transporte das forças, 1937
Os nadadores, 1941-1942
Divers, 1942
O baile, 1942
Os acrobatas de cinzento, 1942-1944
Uma árvore na escada, 1943-1944
A grande Julie, 1945
Adeus Nova Iorque, 1946
O acrobata e o seu par, 1948
Os prazeres do ócio, 1948-1949
Mulheres com Vaso de Flores, 1949
A descoberta da terra, 1941
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 16 de dezembro de 2022.
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Biografia Extra
Fernand Léger foi um artista francês, além de pintor foi também escultor e cineasta. Em seus primeiros trabalhos, ele criou uma forma pessoal de cubismo que mais tarde ficou conhecido como “tubismo“, que ele gradualmente modificou para um estilo mais figurativo e popular. Seu tratamento audaciosamente simplificado do tema moderno fez com que ele fosse considerado um precursor da pop art.
Joseph Fernand Henri Léger nasceu no dia 4 de fevereiro de 1881 na cidade de Argentan, localizada na zona rural da Normandia, França. Como seu pai era negociante de gado, a família o criou para exercer um valioso ofício, que embora Léger não tenha sido incentivado a se tornar um artista, quando mostrou talento para o desenho, foi enviado para ser aprendiz de um arquiteto em Caen.
Em 1903, após terminar seu treinamento militar, estudou em Paris na Escola de Artes Decorativas e na Academia Julien. Durante seus estudos, ele ganhava a vida fazendo desenhos arquitetônicos e retocando fotografias. Em suas primeiras pinturas há influência do impressionismo, porém observando a exposição em 1907, em uma retrospectiva de Paul Cézanne realizada no Salão de Outono, mudou toda direção de sua arte.
Em 1909, mudou-se para Montparnasse e nesse período pintou suas primeiras obras cubistas. Foi nesse período que ele conheceu Georges Braque, Pablo Picasso e Henri Rousseau, mas seus amigos mais próximos eram os escritores Guillaume Apollinaire e Blaise Cendrars.
Em 1911, Léger expôs suas pinturas no Salão dos Independentes, sendo reconhecido como sendo um grande artista cubista. Ele continuou a expor até ser convocado em 1914, retornando após sofrer um ferimento na cabeça em 1916.
A experiência adquirida na guerra, alimentou o interesse do artista pela figura humana. Ele alegou que esqueceu a abstração por volta de 1912, declarou: “por causa da crueldade, variedade, humor e perfeição absoluta de certos homens ao meu redor, seu senso preciso de realidade utilitária e sua aplicação no meio do drama de vida ou morte estávamos… me deu vontade de pintar com toda sua cor e mobilidade.”
Em 1920, casou-se com Jeanne-Augustine Lohy e também conheceu Le Corbusier, com quem permaneceria amigo íntimo. Ele se alinhou de perto com o círculo em torno desse artista que estava interessado pelo futurismo. Seu estilo limpo e figurativo e o afastamento da abstração são evidentes em algumas de suas obras desse período.
A década de 1920 foi muito produtiva para Léger, ele se ramificou em outras modalidades artísticas. Ilustrou livros, fez cenários e figurinos para espetáculos de balé e teatro, e em 1924 realizou o filme Ballet Mechanique. Foi também no mesmo ano que fundou uma escola gratuita de arte moderna em Paris com Amédée Ozenfant.
As décadas de 1920 e 1930 refletiu seu interesse pela igualdade social nas suas obras; ele fazia parte do movimento que marcou as duas guerras. Léger iniciou várias séries de pinturas que foram chamadas de “ciclos”, que mostram diferentes grupos de homens em ação, como trabalhadores da construção civil, ciclistas e mergulhadores. Essas obras muitas vezes combinavam seu interesse em retratar tecnologia e maquinário com um foco crescente na forma humana.
Em 1931, Fernand Léger viajou para os Estados Unidos pela primeira vez e resolveu se instalar em Nova York para escapar da Segunda Guerra Mundial. Léger influenciou muitos pintores da Escola de Nova York e também ministrou uma série de palestras na Universidade de Yale.
Em 1945 Léger retornou à França e ingressou no Partido Comunista. Sua esposa morreu em 1950 e em 1952 ele se casou com Nadia Khodossevitch. O artista tornou-se cada vez mais interessado em arte pública e nos anos anteriores à sua morte, produziu mosaicos, vitrais e murais na Europa e na América do Sul.
Fernand Léger faleceu na França, no dia 17 de agosto de 1955, em sua casa em Gif-sur-Yvette
Obras comentadas
Nus na Floresta – Pintura que fez muito sucesso no Salão dos Independentes de 1911. Ela representa sua ruptura com o Impressionismo e sua aliança com o Cubismo, particularmente em sua paleta monocromática e sua quebra da forma em formas geométricas.
A Cidade – As cores desempenham um papel importante nessa pintura, que representa o caos da cidade. Elas esbarram à medida que volumes e formas planas recuam e avançam no espaço, parecendo se sobrepor como peças de uma colagem, dando ao espectador a impressão de estar em uma esquina movimentada e barulhenta.
Três Mulheres – Essa pintura é frequentemente vista como um exemplo clássico do que é conhecido como “retorno à ordem” que era típico de muitos artistas no início da década de 1920, quando eles se retiraram de alguns de seus experimentos mais ousados antes da I Guerra Mundial, apresentando em sua composição, forma, espaço e assunto. Embora o tema não seja contemporâneo, Léger não está abandonando seu interesse pelas pessoas comuns, mas respondendo a um interesse pela arte.
A Mona Lisa nas Chaves – Observamos nessa pintura, uma influência do surrealismo Os objetos retratados não têm suporte, mas simplesmente flutuam no espaço como nas obras de Joan Miro. Léger havia feito inúmeras pinturas que incluíam chaves no final da década de 1920, assim explica o artista sobre essa pintura: “Um dia, depois de desenhar um molho de chaves, me perguntei qual elemento estava mais afastado do molho de chaves e disse a mim mesmo: ‘ É o rosto humano. Saí para a rua e vi em uma vitrine o retrato de Mona Lisa… Nenhum contraste jamais foi mais nítido do que entre este molho de chaves e Mona Lisa.” Ele considerou essa “imagem arriscada” um sucesso e a guardou para si.
Fonte:Arte e artistas, "Fernand Léger", escrito por Roseli Paulino, publicado em 1 de fevereiro de 2022. Consultado pela última vez em 16 de fevereiro de 2022.
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Biografia resumida | Sua Pesquisa
- Léger nasceu numa família de camponeses e antes de completar dois anos seu pai faleceu.
- Depois de estudar durante a infância e juventude em escolas de sua cidade, uma delas religiosa, foi morar em Paris aos 19 anos.
- Em Paris trabalhou como desenhista na área de Arquitetura e estudou na Academia Julian (importante escola de arte de Paris).
- Prestou serviço militar entre 1902 e 1903.
- Em seguida foi estudar na Escola Nacional Superior de Artes Decorativas.
- Influenciado pelo Impressionismo, começou a pintar suas primeiras obras em 1905.
- Em 1907 entrou em contato com o Cubismo, ao conhecer as obras de Picasso e Georges Braque. Este contato marcou suas perspectivas artísticas para sempre, levando-o para o caminho do Cubismo.
- Em 1910, expôs suas obras na Galeria Kahnweiler, com Braque e Pablo Picasso.
- Sua primeira exposição artística individual ocorreu em 1912.
- Entre 1914 e 1917 (durante a Primeira Guerra Mundial) voltou a cumprir o serviço militar. A experiência da guerra o influenciou, principalmente, na valorização e uso das imagens de máquinas em suas obras.
- Em 1924, entrou nos caminhos do cinema, trabalhando na produção do filme "Balé Mecânico".
- Em 1935, fez uma exposição de suas obras no Instituto de Artes de Chicago.
- Viveu nos Estados Unidos entre 1940 e 1945, trabalhando como professor na Universidade de Yale.
- Entre 1945 e 1955, viveu na França, trabalhando na ilustração de livros, pinturas murais, elaboração de esculturas cerâmicas e arte em vidros.
- Em 1955, foi premiado na Bienal de São Paulo.
Principais características
- Preferência pelo uso de cores primárias, principalmente o preto e o branco.
- Valorização de formas cilíndricas.
- Elaboração de pinturas figurativas
- Pintura de grandes superfícies de cores uniformes.
Principais obras
- Fumantes (1912)
- Mulher em azul (1912)
- Modelo nu no estúdio (1913)
- O contrate das formas (1913)
- A mulher com armadura (1913)
- 14 de julho (1914)
- Composição (1918)
- O cruzamento da estrada de ferro (1919)
- Elementos mecânicos (1920)
- A mecânica (1920)
- Três mulheres (1921)
- Natureza morta com caneca de cerveja (1922)
- O acrobata e sua parceira (1948)
- O grande desfile (1954)
Fonte: Sua Pesquisa, Fernand Léger, publicado por Jefferson Evandro Machado Ramos. Consultado pela última vez em 16 de dezembro de 2022.
Crédito fotográfico: Quizizz, "Fernand Léger". Consultado pela última vez em 2 de março de 2022.
Jules-Fernand-Henri Léger (Argentan, França, 4 de fevereiro de 1881 — Gif-sur-Yvette, França, 17 de agosto de 1955), mais conhecido como Fernand Léger, foi um pintor, escultor, desenhista e professor francês. Destacou-se como pintor e desenhista cubista e foi autor de muitas litografias. Iniciou sua formação artística com a tentativa de ingressar na Escola de Belas Artes de Paris, para a qual foi recusado. Formou-se pela Academia Julian e École nationale supérieure des arts décoratifs. Em seus primeiros trabalhos, criou uma forma pessoal do cubismo, que mais tarde ficou conhecido como “tubismo“, que ele gradualmente modificou para um estilo mais figurativo e popular. Sua simplificação do tema moderno fez com que ele fosse considerado um precursor da pop art. A estética de seus trabalhos apresenta características do cubismo sintético: geometrização das formas, multiplicidade de planos e pontos de vista e uma paleta forte, com tons muito bem definidos. Léger foi um importante pintor cubista, influenciado por Pablo Picasso e Georges Braque. Exilado nos Estados Unidos no período da Segunda Guerra Mundial, foi professor na Universidade de Yale e no Mills College. Retornou para a França em 1945, onde criou os vitrais da Igreja do Sacré-Coeur d’Audincourt e um painel para o Palácio das Nações Unidas de Nova York. O trabalho de Léger exerceu uma importante influência na arte do século XX. Em 1954 criou a sua obra mais fascinante, intitulada como "A grande parada". Um ano após seu falecimento, foi homenageado com o prêmio da Bienal de São Paulo.
Biografia - Wikipédia
Nascido na Baixa-Normandia, iniciou a sua formação artística frustrada ao ingressar na Escola das Belas-Artes.
Em 1908, e na mesma cidade, instalou-se num edifício conhecido como "Ruche" (colmeia, em português), onde conviveu com outros artistas como Jacques Lipchitz, Robert Delaunay e até Marc Chagall, tendo-se tornado um dos melhores amigos deste último.
Entre 1909 e 1910, realizou a sua primeira grande obra Nus no bosque, uma pintura onde são notáveis as aspirações impressionistas.
A partir do de 1911, conheceu Pablo Picasso e Georges Braque, os quais lhe transmitiram influências cubistas, nas quais se aplicou e trabalhou durante a maior parte da sua carreira artística.
Em 1914, com o início da Primeira Grande Guerra, Léger foi recrutado para as trincheiras. Após esta etapa da sua vida, a sua pintura passou a representar a sua admiração pelos objectos mecânicos, tendo especial interesse pelos tanques de guerra.
A partir de 1920, predomina em sua obra a figura humana enquadrada por elementos industriais. Ainda na segunda década do século, numa nova fase da sua vida, produz e dirige o filme O ballet mecânico.
Devido à Segunda Grande Guerra, exilou-se nos Estados Unidos, onde foi professor na Universidade de Yale e no Mills College, tendo voltado para França em 1945.
De volta à sua terra natal, concebeu os vitrais da Igreja do Sacré-Coeur de Audincourt e um painel para o Palácio das Nações Unidas de Nova Iorque.
Em 1945 filiou-se ao Partido Comunista e a sua obra passa a focar o trabalhador e o proletariado.
Pintou em 1954 o seu mais conhecido quadro: A grande parada.
Em 1955, ano do seu falecimento, foi homenageado com o prémio da Bienal de São Paulo.
O trabalho de Léger exerceu uma influência importante no construtivismo soviético. Os modernos pôsteres comerciais, e outros tipos de arte aplicada, também se vieram influenciar por seus desenhos. Em seus últimos trabalhos, realizou uma separação entre a cor e o desenho, de tal maneira que suas figuras mantêm seus formulários robóticos definidos por linhas pretas.
Principais obras
O jardim da minha mãe, 1905
Retrato do tio de Léger, 1905
Nus no bosque, 1909-1910
Fruteiro na mesa, 1909
Estudo para três retratos, 1910-1911
A boda, 1910-1911
A Costureira, 1910
Fumadores, 1911
Mulher de azul, 1912
A escada, 1913
Contrate de formas, 1913
A escada, 1914
As casas nas árvores, 1914
O despertador, 1914
O 14 de Julho, 1914
Mulher de vermelho e verde, 1914
O emblema, avião destroçado, 1916
O soldado com cachimbo, 1916
A partida de cartas, 1917
O rebocador rosa, 1918
O circo, 1918
As hélices, 1918
Os discos, 1918
A cidade, 1919
O mecânico, 1920
A ponte do rebocador, 1920
O homem do cachimbo, 1920
Le grand déjeneur, 1921
A mulher e o menino, 1922
A criação do mundo, 1923
Vestido de mulher, 1923
O macaco, 1923
Ser pré-histórico. Coleóptero, 1923
Paisagem animada, 1924
Elemento mecânico, 1924
O balaustre, 1925
Rolamentos de esferas, 1926
Guitarra azul e copo, 1926
O acordeão, 1926
O baile, 1929
Os três músicos, 1930
A Gioconda com chaves, 1930
Composição com três figuras, 1932
Composição com guarda-chuvas, 1932
Composição com dois papagaios, 1935-1939
Adão e Eva, 1935-1939
A flor polícroma, 1936
O transporte das forças, 1937
Os nadadores, 1941-1942
Divers, 1942
O baile, 1942
Os acrobatas de cinzento, 1942-1944
Uma árvore na escada, 1943-1944
A grande Julie, 1945
Adeus Nova Iorque, 1946
O acrobata e o seu par, 1948
Os prazeres do ócio, 1948-1949
Mulheres com Vaso de Flores, 1949
A descoberta da terra, 1941
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 16 de dezembro de 2022.
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Biografia Extra
Fernand Léger foi um artista francês, além de pintor foi também escultor e cineasta. Em seus primeiros trabalhos, ele criou uma forma pessoal de cubismo que mais tarde ficou conhecido como “tubismo“, que ele gradualmente modificou para um estilo mais figurativo e popular. Seu tratamento audaciosamente simplificado do tema moderno fez com que ele fosse considerado um precursor da pop art.
Joseph Fernand Henri Léger nasceu no dia 4 de fevereiro de 1881 na cidade de Argentan, localizada na zona rural da Normandia, França. Como seu pai era negociante de gado, a família o criou para exercer um valioso ofício, que embora Léger não tenha sido incentivado a se tornar um artista, quando mostrou talento para o desenho, foi enviado para ser aprendiz de um arquiteto em Caen.
Em 1903, após terminar seu treinamento militar, estudou em Paris na Escola de Artes Decorativas e na Academia Julien. Durante seus estudos, ele ganhava a vida fazendo desenhos arquitetônicos e retocando fotografias. Em suas primeiras pinturas há influência do impressionismo, porém observando a exposição em 1907, em uma retrospectiva de Paul Cézanne realizada no Salão de Outono, mudou toda direção de sua arte.
Em 1909, mudou-se para Montparnasse e nesse período pintou suas primeiras obras cubistas. Foi nesse período que ele conheceu Georges Braque, Pablo Picasso e Henri Rousseau, mas seus amigos mais próximos eram os escritores Guillaume Apollinaire e Blaise Cendrars.
Em 1911, Léger expôs suas pinturas no Salão dos Independentes, sendo reconhecido como sendo um grande artista cubista. Ele continuou a expor até ser convocado em 1914, retornando após sofrer um ferimento na cabeça em 1916.
A experiência adquirida na guerra, alimentou o interesse do artista pela figura humana. Ele alegou que esqueceu a abstração por volta de 1912, declarou: “por causa da crueldade, variedade, humor e perfeição absoluta de certos homens ao meu redor, seu senso preciso de realidade utilitária e sua aplicação no meio do drama de vida ou morte estávamos… me deu vontade de pintar com toda sua cor e mobilidade.”
Em 1920, casou-se com Jeanne-Augustine Lohy e também conheceu Le Corbusier, com quem permaneceria amigo íntimo. Ele se alinhou de perto com o círculo em torno desse artista que estava interessado pelo futurismo. Seu estilo limpo e figurativo e o afastamento da abstração são evidentes em algumas de suas obras desse período.
A década de 1920 foi muito produtiva para Léger, ele se ramificou em outras modalidades artísticas. Ilustrou livros, fez cenários e figurinos para espetáculos de balé e teatro, e em 1924 realizou o filme Ballet Mechanique. Foi também no mesmo ano que fundou uma escola gratuita de arte moderna em Paris com Amédée Ozenfant.
As décadas de 1920 e 1930 refletiu seu interesse pela igualdade social nas suas obras; ele fazia parte do movimento que marcou as duas guerras. Léger iniciou várias séries de pinturas que foram chamadas de “ciclos”, que mostram diferentes grupos de homens em ação, como trabalhadores da construção civil, ciclistas e mergulhadores. Essas obras muitas vezes combinavam seu interesse em retratar tecnologia e maquinário com um foco crescente na forma humana.
Em 1931, Fernand Léger viajou para os Estados Unidos pela primeira vez e resolveu se instalar em Nova York para escapar da Segunda Guerra Mundial. Léger influenciou muitos pintores da Escola de Nova York e também ministrou uma série de palestras na Universidade de Yale.
Em 1945 Léger retornou à França e ingressou no Partido Comunista. Sua esposa morreu em 1950 e em 1952 ele se casou com Nadia Khodossevitch. O artista tornou-se cada vez mais interessado em arte pública e nos anos anteriores à sua morte, produziu mosaicos, vitrais e murais na Europa e na América do Sul.
Fernand Léger faleceu na França, no dia 17 de agosto de 1955, em sua casa em Gif-sur-Yvette
Obras comentadas
Nus na Floresta – Pintura que fez muito sucesso no Salão dos Independentes de 1911. Ela representa sua ruptura com o Impressionismo e sua aliança com o Cubismo, particularmente em sua paleta monocromática e sua quebra da forma em formas geométricas.
A Cidade – As cores desempenham um papel importante nessa pintura, que representa o caos da cidade. Elas esbarram à medida que volumes e formas planas recuam e avançam no espaço, parecendo se sobrepor como peças de uma colagem, dando ao espectador a impressão de estar em uma esquina movimentada e barulhenta.
Três Mulheres – Essa pintura é frequentemente vista como um exemplo clássico do que é conhecido como “retorno à ordem” que era típico de muitos artistas no início da década de 1920, quando eles se retiraram de alguns de seus experimentos mais ousados antes da I Guerra Mundial, apresentando em sua composição, forma, espaço e assunto. Embora o tema não seja contemporâneo, Léger não está abandonando seu interesse pelas pessoas comuns, mas respondendo a um interesse pela arte.
A Mona Lisa nas Chaves – Observamos nessa pintura, uma influência do surrealismo Os objetos retratados não têm suporte, mas simplesmente flutuam no espaço como nas obras de Joan Miro. Léger havia feito inúmeras pinturas que incluíam chaves no final da década de 1920, assim explica o artista sobre essa pintura: “Um dia, depois de desenhar um molho de chaves, me perguntei qual elemento estava mais afastado do molho de chaves e disse a mim mesmo: ‘ É o rosto humano. Saí para a rua e vi em uma vitrine o retrato de Mona Lisa… Nenhum contraste jamais foi mais nítido do que entre este molho de chaves e Mona Lisa.” Ele considerou essa “imagem arriscada” um sucesso e a guardou para si.
Fonte:Arte e artistas, "Fernand Léger", escrito por Roseli Paulino, publicado em 1 de fevereiro de 2022. Consultado pela última vez em 16 de fevereiro de 2022.
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Biografia resumida | Sua Pesquisa
- Léger nasceu numa família de camponeses e antes de completar dois anos seu pai faleceu.
- Depois de estudar durante a infância e juventude em escolas de sua cidade, uma delas religiosa, foi morar em Paris aos 19 anos.
- Em Paris trabalhou como desenhista na área de Arquitetura e estudou na Academia Julian (importante escola de arte de Paris).
- Prestou serviço militar entre 1902 e 1903.
- Em seguida foi estudar na Escola Nacional Superior de Artes Decorativas.
- Influenciado pelo Impressionismo, começou a pintar suas primeiras obras em 1905.
- Em 1907 entrou em contato com o Cubismo, ao conhecer as obras de Picasso e Georges Braque. Este contato marcou suas perspectivas artísticas para sempre, levando-o para o caminho do Cubismo.
- Em 1910, expôs suas obras na Galeria Kahnweiler, com Braque e Pablo Picasso.
- Sua primeira exposição artística individual ocorreu em 1912.
- Entre 1914 e 1917 (durante a Primeira Guerra Mundial) voltou a cumprir o serviço militar. A experiência da guerra o influenciou, principalmente, na valorização e uso das imagens de máquinas em suas obras.
- Em 1924, entrou nos caminhos do cinema, trabalhando na produção do filme "Balé Mecânico".
- Em 1935, fez uma exposição de suas obras no Instituto de Artes de Chicago.
- Viveu nos Estados Unidos entre 1940 e 1945, trabalhando como professor na Universidade de Yale.
- Entre 1945 e 1955, viveu na França, trabalhando na ilustração de livros, pinturas murais, elaboração de esculturas cerâmicas e arte em vidros.
- Em 1955, foi premiado na Bienal de São Paulo.
Principais características
- Preferência pelo uso de cores primárias, principalmente o preto e o branco.
- Valorização de formas cilíndricas.
- Elaboração de pinturas figurativas
- Pintura de grandes superfícies de cores uniformes.
Principais obras
- Fumantes (1912)
- Mulher em azul (1912)
- Modelo nu no estúdio (1913)
- O contrate das formas (1913)
- A mulher com armadura (1913)
- 14 de julho (1914)
- Composição (1918)
- O cruzamento da estrada de ferro (1919)
- Elementos mecânicos (1920)
- A mecânica (1920)
- Três mulheres (1921)
- Natureza morta com caneca de cerveja (1922)
- O acrobata e sua parceira (1948)
- O grande desfile (1954)
Fonte: Sua Pesquisa, Fernand Léger, publicado por Jefferson Evandro Machado Ramos. Consultado pela última vez em 16 de dezembro de 2022.
Crédito fotográfico: Quizizz, "Fernand Léger". Consultado pela última vez em 2 de março de 2022.
3 artistas relacionados
Jules-Fernand-Henri Léger (Argentan, França, 4 de fevereiro de 1881 — Gif-sur-Yvette, França, 17 de agosto de 1955), mais conhecido como Fernand Léger, foi um pintor, escultor, desenhista e professor francês. Destacou-se como pintor e desenhista cubista e foi autor de muitas litografias. Iniciou sua formação artística com a tentativa de ingressar na Escola de Belas Artes de Paris, para a qual foi recusado. Formou-se pela Academia Julian e École nationale supérieure des arts décoratifs. Em seus primeiros trabalhos, criou uma forma pessoal do cubismo, que mais tarde ficou conhecido como “tubismo“, que ele gradualmente modificou para um estilo mais figurativo e popular. Sua simplificação do tema moderno fez com que ele fosse considerado um precursor da pop art. A estética de seus trabalhos apresenta características do cubismo sintético: geometrização das formas, multiplicidade de planos e pontos de vista e uma paleta forte, com tons muito bem definidos. Léger foi um importante pintor cubista, influenciado por Pablo Picasso e Georges Braque. Exilado nos Estados Unidos no período da Segunda Guerra Mundial, foi professor na Universidade de Yale e no Mills College. Retornou para a França em 1945, onde criou os vitrais da Igreja do Sacré-Coeur d’Audincourt e um painel para o Palácio das Nações Unidas de Nova York. O trabalho de Léger exerceu uma importante influência na arte do século XX. Em 1954 criou a sua obra mais fascinante, intitulada como "A grande parada". Um ano após seu falecimento, foi homenageado com o prêmio da Bienal de São Paulo.
Biografia - Wikipédia
Nascido na Baixa-Normandia, iniciou a sua formação artística frustrada ao ingressar na Escola das Belas-Artes.
Em 1908, e na mesma cidade, instalou-se num edifício conhecido como "Ruche" (colmeia, em português), onde conviveu com outros artistas como Jacques Lipchitz, Robert Delaunay e até Marc Chagall, tendo-se tornado um dos melhores amigos deste último.
Entre 1909 e 1910, realizou a sua primeira grande obra Nus no bosque, uma pintura onde são notáveis as aspirações impressionistas.
A partir do de 1911, conheceu Pablo Picasso e Georges Braque, os quais lhe transmitiram influências cubistas, nas quais se aplicou e trabalhou durante a maior parte da sua carreira artística.
Em 1914, com o início da Primeira Grande Guerra, Léger foi recrutado para as trincheiras. Após esta etapa da sua vida, a sua pintura passou a representar a sua admiração pelos objectos mecânicos, tendo especial interesse pelos tanques de guerra.
A partir de 1920, predomina em sua obra a figura humana enquadrada por elementos industriais. Ainda na segunda década do século, numa nova fase da sua vida, produz e dirige o filme O ballet mecânico.
Devido à Segunda Grande Guerra, exilou-se nos Estados Unidos, onde foi professor na Universidade de Yale e no Mills College, tendo voltado para França em 1945.
De volta à sua terra natal, concebeu os vitrais da Igreja do Sacré-Coeur de Audincourt e um painel para o Palácio das Nações Unidas de Nova Iorque.
Em 1945 filiou-se ao Partido Comunista e a sua obra passa a focar o trabalhador e o proletariado.
Pintou em 1954 o seu mais conhecido quadro: A grande parada.
Em 1955, ano do seu falecimento, foi homenageado com o prémio da Bienal de São Paulo.
O trabalho de Léger exerceu uma influência importante no construtivismo soviético. Os modernos pôsteres comerciais, e outros tipos de arte aplicada, também se vieram influenciar por seus desenhos. Em seus últimos trabalhos, realizou uma separação entre a cor e o desenho, de tal maneira que suas figuras mantêm seus formulários robóticos definidos por linhas pretas.
Principais obras
O jardim da minha mãe, 1905
Retrato do tio de Léger, 1905
Nus no bosque, 1909-1910
Fruteiro na mesa, 1909
Estudo para três retratos, 1910-1911
A boda, 1910-1911
A Costureira, 1910
Fumadores, 1911
Mulher de azul, 1912
A escada, 1913
Contrate de formas, 1913
A escada, 1914
As casas nas árvores, 1914
O despertador, 1914
O 14 de Julho, 1914
Mulher de vermelho e verde, 1914
O emblema, avião destroçado, 1916
O soldado com cachimbo, 1916
A partida de cartas, 1917
O rebocador rosa, 1918
O circo, 1918
As hélices, 1918
Os discos, 1918
A cidade, 1919
O mecânico, 1920
A ponte do rebocador, 1920
O homem do cachimbo, 1920
Le grand déjeneur, 1921
A mulher e o menino, 1922
A criação do mundo, 1923
Vestido de mulher, 1923
O macaco, 1923
Ser pré-histórico. Coleóptero, 1923
Paisagem animada, 1924
Elemento mecânico, 1924
O balaustre, 1925
Rolamentos de esferas, 1926
Guitarra azul e copo, 1926
O acordeão, 1926
O baile, 1929
Os três músicos, 1930
A Gioconda com chaves, 1930
Composição com três figuras, 1932
Composição com guarda-chuvas, 1932
Composição com dois papagaios, 1935-1939
Adão e Eva, 1935-1939
A flor polícroma, 1936
O transporte das forças, 1937
Os nadadores, 1941-1942
Divers, 1942
O baile, 1942
Os acrobatas de cinzento, 1942-1944
Uma árvore na escada, 1943-1944
A grande Julie, 1945
Adeus Nova Iorque, 1946
O acrobata e o seu par, 1948
Os prazeres do ócio, 1948-1949
Mulheres com Vaso de Flores, 1949
A descoberta da terra, 1941
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 16 de dezembro de 2022.
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Biografia Extra
Fernand Léger foi um artista francês, além de pintor foi também escultor e cineasta. Em seus primeiros trabalhos, ele criou uma forma pessoal de cubismo que mais tarde ficou conhecido como “tubismo“, que ele gradualmente modificou para um estilo mais figurativo e popular. Seu tratamento audaciosamente simplificado do tema moderno fez com que ele fosse considerado um precursor da pop art.
Joseph Fernand Henri Léger nasceu no dia 4 de fevereiro de 1881 na cidade de Argentan, localizada na zona rural da Normandia, França. Como seu pai era negociante de gado, a família o criou para exercer um valioso ofício, que embora Léger não tenha sido incentivado a se tornar um artista, quando mostrou talento para o desenho, foi enviado para ser aprendiz de um arquiteto em Caen.
Em 1903, após terminar seu treinamento militar, estudou em Paris na Escola de Artes Decorativas e na Academia Julien. Durante seus estudos, ele ganhava a vida fazendo desenhos arquitetônicos e retocando fotografias. Em suas primeiras pinturas há influência do impressionismo, porém observando a exposição em 1907, em uma retrospectiva de Paul Cézanne realizada no Salão de Outono, mudou toda direção de sua arte.
Em 1909, mudou-se para Montparnasse e nesse período pintou suas primeiras obras cubistas. Foi nesse período que ele conheceu Georges Braque, Pablo Picasso e Henri Rousseau, mas seus amigos mais próximos eram os escritores Guillaume Apollinaire e Blaise Cendrars.
Em 1911, Léger expôs suas pinturas no Salão dos Independentes, sendo reconhecido como sendo um grande artista cubista. Ele continuou a expor até ser convocado em 1914, retornando após sofrer um ferimento na cabeça em 1916.
A experiência adquirida na guerra, alimentou o interesse do artista pela figura humana. Ele alegou que esqueceu a abstração por volta de 1912, declarou: “por causa da crueldade, variedade, humor e perfeição absoluta de certos homens ao meu redor, seu senso preciso de realidade utilitária e sua aplicação no meio do drama de vida ou morte estávamos… me deu vontade de pintar com toda sua cor e mobilidade.”
Em 1920, casou-se com Jeanne-Augustine Lohy e também conheceu Le Corbusier, com quem permaneceria amigo íntimo. Ele se alinhou de perto com o círculo em torno desse artista que estava interessado pelo futurismo. Seu estilo limpo e figurativo e o afastamento da abstração são evidentes em algumas de suas obras desse período.
A década de 1920 foi muito produtiva para Léger, ele se ramificou em outras modalidades artísticas. Ilustrou livros, fez cenários e figurinos para espetáculos de balé e teatro, e em 1924 realizou o filme Ballet Mechanique. Foi também no mesmo ano que fundou uma escola gratuita de arte moderna em Paris com Amédée Ozenfant.
As décadas de 1920 e 1930 refletiu seu interesse pela igualdade social nas suas obras; ele fazia parte do movimento que marcou as duas guerras. Léger iniciou várias séries de pinturas que foram chamadas de “ciclos”, que mostram diferentes grupos de homens em ação, como trabalhadores da construção civil, ciclistas e mergulhadores. Essas obras muitas vezes combinavam seu interesse em retratar tecnologia e maquinário com um foco crescente na forma humana.
Em 1931, Fernand Léger viajou para os Estados Unidos pela primeira vez e resolveu se instalar em Nova York para escapar da Segunda Guerra Mundial. Léger influenciou muitos pintores da Escola de Nova York e também ministrou uma série de palestras na Universidade de Yale.
Em 1945 Léger retornou à França e ingressou no Partido Comunista. Sua esposa morreu em 1950 e em 1952 ele se casou com Nadia Khodossevitch. O artista tornou-se cada vez mais interessado em arte pública e nos anos anteriores à sua morte, produziu mosaicos, vitrais e murais na Europa e na América do Sul.
Fernand Léger faleceu na França, no dia 17 de agosto de 1955, em sua casa em Gif-sur-Yvette
Obras comentadas
Nus na Floresta – Pintura que fez muito sucesso no Salão dos Independentes de 1911. Ela representa sua ruptura com o Impressionismo e sua aliança com o Cubismo, particularmente em sua paleta monocromática e sua quebra da forma em formas geométricas.
A Cidade – As cores desempenham um papel importante nessa pintura, que representa o caos da cidade. Elas esbarram à medida que volumes e formas planas recuam e avançam no espaço, parecendo se sobrepor como peças de uma colagem, dando ao espectador a impressão de estar em uma esquina movimentada e barulhenta.
Três Mulheres – Essa pintura é frequentemente vista como um exemplo clássico do que é conhecido como “retorno à ordem” que era típico de muitos artistas no início da década de 1920, quando eles se retiraram de alguns de seus experimentos mais ousados antes da I Guerra Mundial, apresentando em sua composição, forma, espaço e assunto. Embora o tema não seja contemporâneo, Léger não está abandonando seu interesse pelas pessoas comuns, mas respondendo a um interesse pela arte.
A Mona Lisa nas Chaves – Observamos nessa pintura, uma influência do surrealismo Os objetos retratados não têm suporte, mas simplesmente flutuam no espaço como nas obras de Joan Miro. Léger havia feito inúmeras pinturas que incluíam chaves no final da década de 1920, assim explica o artista sobre essa pintura: “Um dia, depois de desenhar um molho de chaves, me perguntei qual elemento estava mais afastado do molho de chaves e disse a mim mesmo: ‘ É o rosto humano. Saí para a rua e vi em uma vitrine o retrato de Mona Lisa… Nenhum contraste jamais foi mais nítido do que entre este molho de chaves e Mona Lisa.” Ele considerou essa “imagem arriscada” um sucesso e a guardou para si.
Fonte:Arte e artistas, "Fernand Léger", escrito por Roseli Paulino, publicado em 1 de fevereiro de 2022. Consultado pela última vez em 16 de fevereiro de 2022.
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Biografia resumida | Sua Pesquisa
- Léger nasceu numa família de camponeses e antes de completar dois anos seu pai faleceu.
- Depois de estudar durante a infância e juventude em escolas de sua cidade, uma delas religiosa, foi morar em Paris aos 19 anos.
- Em Paris trabalhou como desenhista na área de Arquitetura e estudou na Academia Julian (importante escola de arte de Paris).
- Prestou serviço militar entre 1902 e 1903.
- Em seguida foi estudar na Escola Nacional Superior de Artes Decorativas.
- Influenciado pelo Impressionismo, começou a pintar suas primeiras obras em 1905.
- Em 1907 entrou em contato com o Cubismo, ao conhecer as obras de Picasso e Georges Braque. Este contato marcou suas perspectivas artísticas para sempre, levando-o para o caminho do Cubismo.
- Em 1910, expôs suas obras na Galeria Kahnweiler, com Braque e Pablo Picasso.
- Sua primeira exposição artística individual ocorreu em 1912.
- Entre 1914 e 1917 (durante a Primeira Guerra Mundial) voltou a cumprir o serviço militar. A experiência da guerra o influenciou, principalmente, na valorização e uso das imagens de máquinas em suas obras.
- Em 1924, entrou nos caminhos do cinema, trabalhando na produção do filme "Balé Mecânico".
- Em 1935, fez uma exposição de suas obras no Instituto de Artes de Chicago.
- Viveu nos Estados Unidos entre 1940 e 1945, trabalhando como professor na Universidade de Yale.
- Entre 1945 e 1955, viveu na França, trabalhando na ilustração de livros, pinturas murais, elaboração de esculturas cerâmicas e arte em vidros.
- Em 1955, foi premiado na Bienal de São Paulo.
Principais características
- Preferência pelo uso de cores primárias, principalmente o preto e o branco.
- Valorização de formas cilíndricas.
- Elaboração de pinturas figurativas
- Pintura de grandes superfícies de cores uniformes.
Principais obras
- Fumantes (1912)
- Mulher em azul (1912)
- Modelo nu no estúdio (1913)
- O contrate das formas (1913)
- A mulher com armadura (1913)
- 14 de julho (1914)
- Composição (1918)
- O cruzamento da estrada de ferro (1919)
- Elementos mecânicos (1920)
- A mecânica (1920)
- Três mulheres (1921)
- Natureza morta com caneca de cerveja (1922)
- O acrobata e sua parceira (1948)
- O grande desfile (1954)
Fonte: Sua Pesquisa, Fernand Léger, publicado por Jefferson Evandro Machado Ramos. Consultado pela última vez em 16 de dezembro de 2022.
Crédito fotográfico: Quizizz, "Fernand Léger". Consultado pela última vez em 2 de março de 2022.
Jules-Fernand-Henri Léger (Argentan, França, 4 de fevereiro de 1881 — Gif-sur-Yvette, França, 17 de agosto de 1955), mais conhecido como Fernand Léger, foi um pintor, escultor, desenhista e professor francês. Destacou-se como pintor e desenhista cubista e foi autor de muitas litografias. Iniciou sua formação artística com a tentativa de ingressar na Escola de Belas Artes de Paris, para a qual foi recusado. Formou-se pela Academia Julian e École nationale supérieure des arts décoratifs. Em seus primeiros trabalhos, criou uma forma pessoal do cubismo, que mais tarde ficou conhecido como “tubismo“, que ele gradualmente modificou para um estilo mais figurativo e popular. Sua simplificação do tema moderno fez com que ele fosse considerado um precursor da pop art. A estética de seus trabalhos apresenta características do cubismo sintético: geometrização das formas, multiplicidade de planos e pontos de vista e uma paleta forte, com tons muito bem definidos. Léger foi um importante pintor cubista, influenciado por Pablo Picasso e Georges Braque. Exilado nos Estados Unidos no período da Segunda Guerra Mundial, foi professor na Universidade de Yale e no Mills College. Retornou para a França em 1945, onde criou os vitrais da Igreja do Sacré-Coeur d’Audincourt e um painel para o Palácio das Nações Unidas de Nova York. O trabalho de Léger exerceu uma importante influência na arte do século XX. Em 1954 criou a sua obra mais fascinante, intitulada como "A grande parada". Um ano após seu falecimento, foi homenageado com o prêmio da Bienal de São Paulo.
Biografia - Wikipédia
Nascido na Baixa-Normandia, iniciou a sua formação artística frustrada ao ingressar na Escola das Belas-Artes.
Em 1908, e na mesma cidade, instalou-se num edifício conhecido como "Ruche" (colmeia, em português), onde conviveu com outros artistas como Jacques Lipchitz, Robert Delaunay e até Marc Chagall, tendo-se tornado um dos melhores amigos deste último.
Entre 1909 e 1910, realizou a sua primeira grande obra Nus no bosque, uma pintura onde são notáveis as aspirações impressionistas.
A partir do de 1911, conheceu Pablo Picasso e Georges Braque, os quais lhe transmitiram influências cubistas, nas quais se aplicou e trabalhou durante a maior parte da sua carreira artística.
Em 1914, com o início da Primeira Grande Guerra, Léger foi recrutado para as trincheiras. Após esta etapa da sua vida, a sua pintura passou a representar a sua admiração pelos objectos mecânicos, tendo especial interesse pelos tanques de guerra.
A partir de 1920, predomina em sua obra a figura humana enquadrada por elementos industriais. Ainda na segunda década do século, numa nova fase da sua vida, produz e dirige o filme O ballet mecânico.
Devido à Segunda Grande Guerra, exilou-se nos Estados Unidos, onde foi professor na Universidade de Yale e no Mills College, tendo voltado para França em 1945.
De volta à sua terra natal, concebeu os vitrais da Igreja do Sacré-Coeur de Audincourt e um painel para o Palácio das Nações Unidas de Nova Iorque.
Em 1945 filiou-se ao Partido Comunista e a sua obra passa a focar o trabalhador e o proletariado.
Pintou em 1954 o seu mais conhecido quadro: A grande parada.
Em 1955, ano do seu falecimento, foi homenageado com o prémio da Bienal de São Paulo.
O trabalho de Léger exerceu uma influência importante no construtivismo soviético. Os modernos pôsteres comerciais, e outros tipos de arte aplicada, também se vieram influenciar por seus desenhos. Em seus últimos trabalhos, realizou uma separação entre a cor e o desenho, de tal maneira que suas figuras mantêm seus formulários robóticos definidos por linhas pretas.
Principais obras
O jardim da minha mãe, 1905
Retrato do tio de Léger, 1905
Nus no bosque, 1909-1910
Fruteiro na mesa, 1909
Estudo para três retratos, 1910-1911
A boda, 1910-1911
A Costureira, 1910
Fumadores, 1911
Mulher de azul, 1912
A escada, 1913
Contrate de formas, 1913
A escada, 1914
As casas nas árvores, 1914
O despertador, 1914
O 14 de Julho, 1914
Mulher de vermelho e verde, 1914
O emblema, avião destroçado, 1916
O soldado com cachimbo, 1916
A partida de cartas, 1917
O rebocador rosa, 1918
O circo, 1918
As hélices, 1918
Os discos, 1918
A cidade, 1919
O mecânico, 1920
A ponte do rebocador, 1920
O homem do cachimbo, 1920
Le grand déjeneur, 1921
A mulher e o menino, 1922
A criação do mundo, 1923
Vestido de mulher, 1923
O macaco, 1923
Ser pré-histórico. Coleóptero, 1923
Paisagem animada, 1924
Elemento mecânico, 1924
O balaustre, 1925
Rolamentos de esferas, 1926
Guitarra azul e copo, 1926
O acordeão, 1926
O baile, 1929
Os três músicos, 1930
A Gioconda com chaves, 1930
Composição com três figuras, 1932
Composição com guarda-chuvas, 1932
Composição com dois papagaios, 1935-1939
Adão e Eva, 1935-1939
A flor polícroma, 1936
O transporte das forças, 1937
Os nadadores, 1941-1942
Divers, 1942
O baile, 1942
Os acrobatas de cinzento, 1942-1944
Uma árvore na escada, 1943-1944
A grande Julie, 1945
Adeus Nova Iorque, 1946
O acrobata e o seu par, 1948
Os prazeres do ócio, 1948-1949
Mulheres com Vaso de Flores, 1949
A descoberta da terra, 1941
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 16 de dezembro de 2022.
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Biografia Extra
Fernand Léger foi um artista francês, além de pintor foi também escultor e cineasta. Em seus primeiros trabalhos, ele criou uma forma pessoal de cubismo que mais tarde ficou conhecido como “tubismo“, que ele gradualmente modificou para um estilo mais figurativo e popular. Seu tratamento audaciosamente simplificado do tema moderno fez com que ele fosse considerado um precursor da pop art.
Joseph Fernand Henri Léger nasceu no dia 4 de fevereiro de 1881 na cidade de Argentan, localizada na zona rural da Normandia, França. Como seu pai era negociante de gado, a família o criou para exercer um valioso ofício, que embora Léger não tenha sido incentivado a se tornar um artista, quando mostrou talento para o desenho, foi enviado para ser aprendiz de um arquiteto em Caen.
Em 1903, após terminar seu treinamento militar, estudou em Paris na Escola de Artes Decorativas e na Academia Julien. Durante seus estudos, ele ganhava a vida fazendo desenhos arquitetônicos e retocando fotografias. Em suas primeiras pinturas há influência do impressionismo, porém observando a exposição em 1907, em uma retrospectiva de Paul Cézanne realizada no Salão de Outono, mudou toda direção de sua arte.
Em 1909, mudou-se para Montparnasse e nesse período pintou suas primeiras obras cubistas. Foi nesse período que ele conheceu Georges Braque, Pablo Picasso e Henri Rousseau, mas seus amigos mais próximos eram os escritores Guillaume Apollinaire e Blaise Cendrars.
Em 1911, Léger expôs suas pinturas no Salão dos Independentes, sendo reconhecido como sendo um grande artista cubista. Ele continuou a expor até ser convocado em 1914, retornando após sofrer um ferimento na cabeça em 1916.
A experiência adquirida na guerra, alimentou o interesse do artista pela figura humana. Ele alegou que esqueceu a abstração por volta de 1912, declarou: “por causa da crueldade, variedade, humor e perfeição absoluta de certos homens ao meu redor, seu senso preciso de realidade utilitária e sua aplicação no meio do drama de vida ou morte estávamos… me deu vontade de pintar com toda sua cor e mobilidade.”
Em 1920, casou-se com Jeanne-Augustine Lohy e também conheceu Le Corbusier, com quem permaneceria amigo íntimo. Ele se alinhou de perto com o círculo em torno desse artista que estava interessado pelo futurismo. Seu estilo limpo e figurativo e o afastamento da abstração são evidentes em algumas de suas obras desse período.
A década de 1920 foi muito produtiva para Léger, ele se ramificou em outras modalidades artísticas. Ilustrou livros, fez cenários e figurinos para espetáculos de balé e teatro, e em 1924 realizou o filme Ballet Mechanique. Foi também no mesmo ano que fundou uma escola gratuita de arte moderna em Paris com Amédée Ozenfant.
As décadas de 1920 e 1930 refletiu seu interesse pela igualdade social nas suas obras; ele fazia parte do movimento que marcou as duas guerras. Léger iniciou várias séries de pinturas que foram chamadas de “ciclos”, que mostram diferentes grupos de homens em ação, como trabalhadores da construção civil, ciclistas e mergulhadores. Essas obras muitas vezes combinavam seu interesse em retratar tecnologia e maquinário com um foco crescente na forma humana.
Em 1931, Fernand Léger viajou para os Estados Unidos pela primeira vez e resolveu se instalar em Nova York para escapar da Segunda Guerra Mundial. Léger influenciou muitos pintores da Escola de Nova York e também ministrou uma série de palestras na Universidade de Yale.
Em 1945 Léger retornou à França e ingressou no Partido Comunista. Sua esposa morreu em 1950 e em 1952 ele se casou com Nadia Khodossevitch. O artista tornou-se cada vez mais interessado em arte pública e nos anos anteriores à sua morte, produziu mosaicos, vitrais e murais na Europa e na América do Sul.
Fernand Léger faleceu na França, no dia 17 de agosto de 1955, em sua casa em Gif-sur-Yvette
Obras comentadas
Nus na Floresta – Pintura que fez muito sucesso no Salão dos Independentes de 1911. Ela representa sua ruptura com o Impressionismo e sua aliança com o Cubismo, particularmente em sua paleta monocromática e sua quebra da forma em formas geométricas.
A Cidade – As cores desempenham um papel importante nessa pintura, que representa o caos da cidade. Elas esbarram à medida que volumes e formas planas recuam e avançam no espaço, parecendo se sobrepor como peças de uma colagem, dando ao espectador a impressão de estar em uma esquina movimentada e barulhenta.
Três Mulheres – Essa pintura é frequentemente vista como um exemplo clássico do que é conhecido como “retorno à ordem” que era típico de muitos artistas no início da década de 1920, quando eles se retiraram de alguns de seus experimentos mais ousados antes da I Guerra Mundial, apresentando em sua composição, forma, espaço e assunto. Embora o tema não seja contemporâneo, Léger não está abandonando seu interesse pelas pessoas comuns, mas respondendo a um interesse pela arte.
A Mona Lisa nas Chaves – Observamos nessa pintura, uma influência do surrealismo Os objetos retratados não têm suporte, mas simplesmente flutuam no espaço como nas obras de Joan Miro. Léger havia feito inúmeras pinturas que incluíam chaves no final da década de 1920, assim explica o artista sobre essa pintura: “Um dia, depois de desenhar um molho de chaves, me perguntei qual elemento estava mais afastado do molho de chaves e disse a mim mesmo: ‘ É o rosto humano. Saí para a rua e vi em uma vitrine o retrato de Mona Lisa… Nenhum contraste jamais foi mais nítido do que entre este molho de chaves e Mona Lisa.” Ele considerou essa “imagem arriscada” um sucesso e a guardou para si.
Fonte:Arte e artistas, "Fernand Léger", escrito por Roseli Paulino, publicado em 1 de fevereiro de 2022. Consultado pela última vez em 16 de fevereiro de 2022.
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Biografia resumida | Sua Pesquisa
- Léger nasceu numa família de camponeses e antes de completar dois anos seu pai faleceu.
- Depois de estudar durante a infância e juventude em escolas de sua cidade, uma delas religiosa, foi morar em Paris aos 19 anos.
- Em Paris trabalhou como desenhista na área de Arquitetura e estudou na Academia Julian (importante escola de arte de Paris).
- Prestou serviço militar entre 1902 e 1903.
- Em seguida foi estudar na Escola Nacional Superior de Artes Decorativas.
- Influenciado pelo Impressionismo, começou a pintar suas primeiras obras em 1905.
- Em 1907 entrou em contato com o Cubismo, ao conhecer as obras de Picasso e Georges Braque. Este contato marcou suas perspectivas artísticas para sempre, levando-o para o caminho do Cubismo.
- Em 1910, expôs suas obras na Galeria Kahnweiler, com Braque e Pablo Picasso.
- Sua primeira exposição artística individual ocorreu em 1912.
- Entre 1914 e 1917 (durante a Primeira Guerra Mundial) voltou a cumprir o serviço militar. A experiência da guerra o influenciou, principalmente, na valorização e uso das imagens de máquinas em suas obras.
- Em 1924, entrou nos caminhos do cinema, trabalhando na produção do filme "Balé Mecânico".
- Em 1935, fez uma exposição de suas obras no Instituto de Artes de Chicago.
- Viveu nos Estados Unidos entre 1940 e 1945, trabalhando como professor na Universidade de Yale.
- Entre 1945 e 1955, viveu na França, trabalhando na ilustração de livros, pinturas murais, elaboração de esculturas cerâmicas e arte em vidros.
- Em 1955, foi premiado na Bienal de São Paulo.
Principais características
- Preferência pelo uso de cores primárias, principalmente o preto e o branco.
- Valorização de formas cilíndricas.
- Elaboração de pinturas figurativas
- Pintura de grandes superfícies de cores uniformes.
Principais obras
- Fumantes (1912)
- Mulher em azul (1912)
- Modelo nu no estúdio (1913)
- O contrate das formas (1913)
- A mulher com armadura (1913)
- 14 de julho (1914)
- Composição (1918)
- O cruzamento da estrada de ferro (1919)
- Elementos mecânicos (1920)
- A mecânica (1920)
- Três mulheres (1921)
- Natureza morta com caneca de cerveja (1922)
- O acrobata e sua parceira (1948)
- O grande desfile (1954)
Fonte: Sua Pesquisa, Fernand Léger, publicado por Jefferson Evandro Machado Ramos. Consultado pela última vez em 16 de dezembro de 2022.
Crédito fotográfico: Quizizz, "Fernand Léger". Consultado pela última vez em 2 de março de 2022.