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Maria Tomaselli

Maria Tomaselli Cirne Lima (Innsbruck, Áustria, 17 de março de 1941), mais conhecida como Maria Tomaselli ou apenas TO, é uma pintora, gravadora, desenhista, serígrafa e xilógrafa austro-brasileira, radicada no Brasil. Estudou desenho com Heinz Kühn (1908 - 1987), em 1962, e se formou em filosofia, em 1965. Mudou-se para Porto Alegre, Brasil, onde mais tarde estudou pintura com Iberê Camargo, escultura com Xico Stockinger, gravura com Eduardo Sued e Anna Letycia Quadros, e xilogravura com Danúbio Gonçalves. Em 1972, vai morar em São Paulo, onde faz um curso de serigrafia com Paulo Menten (1927), frequenta a Escola Brasil. No Brasil morou em São Paulo e Rio de Janeiro, onde cursou gravura em metal, em 1975, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ). Em Olinda, a partir de 1979, liga-se então à Oficina Guaianases de Gravura. Fundou, em 1980, o ateliê MAM de litografia com as artistas Anico (1948) e Marta Loguércio. Nessa década recebeu bolsas de estudo do Instituto Austríaco-Italiano, em Roma, e do Instituto Austríaco-Francês, em Paris. Tomaselli realizou diversas exposições em muitas cidades do Brasil e também em outros países, como Estados Unidos, México, Áustria, Alemanha, Suíça, Espanha, Porto Rico, entre outros. Foi premiada na 2ª Exposição Internacional de Gravura, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), no 29º Salão Paranaense, no Teatro Guaíra, com o prêmio aquisição em serigrafia; no 31º Salão Paranaense, com os Prêmios Copel e Diretoria de Assuntos Culturais; 34º Salão Paranaense, com o prêmio aquisição em gravura; 4º Salão de Artes Visuais, na UFRGS, com o Prêmio Aplub para o melhor pintor gaúcho; 2º Salão Carioca de Arte, na Funarte, com o 1º Prêmio de Gravura; 3ª Bienal de Desenho de Maldonado, em Maldonado - Uruguai, com o prêmio 50 Anos Carve; o Prêmio Sparkasse Innsbruck-Hall, na 18ª Bienal Gráfica da Áustria, e muitos outros.

Biografia – Itaú Cultural

Em sua cidade natal, estuda desenho com Heinz Kühn (1908 - 1987), em 1962, e se diploma em filosofia, em 1965. Muda-se para Porto Alegre em 1969 e, durante dois anos, estuda pintura com Iberê Camargo (1914-1994). Inicia a formação em artes gráficas em 1971, com aulas de xilogravura com Danúbio Gonçalves (1925), no Ateliê Livre da Prefeitura de Porto Alegre. Em 1972, vai morar em São Paulo, onde faz um curso de serigrafia com Paulo Menten (1927), frequenta a Escola Brasil e é premiada na 2ª Exposição Internacional de Gravura, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP). Muda-se para o Rio de Janeiro em 1975, onde inicia um curso de gravura em metal no Museu de Arte Modernade do Rio de Janeiro (MAM/RJ). Em Olinda, a partir de 1979, liga-se então à Oficina Guaianases de Gravura. Funda, em 1980, o ateliê MAM de litografia com as artistas Anico (1948) e Marta Loguércio. Nessa década recebe bolsas de estudo do Instituto Austríaco-Italiano, em Roma, e do Instituto Austríaco-Francês, em Paris.

Análise

No fim dos anos 1980 e início dos 1990, Maria Tomaselli realiza pinturas nas quais explora uma gama cromática variada e viva, utilizando aquarela e acrílica sobre algodão. Nesse período, porém, a maneira de usar a cor vai se transformando aos poucos. As cores ficam mais independentes do desenho, e os planos da pintura passam a ser cada vez mais definidos por manchas de cor e menos por linhas. No quadro Variações sobre uma Aquarela (1989), por exemplo, a composição é toda estruturada com linhas claramente traçadas, que subdividem o espaço em planos menores e conferem à pintura um desenho bem definido, quase geométrico. Essas linhas servem de limite para as cores empregadas, organizando sua distribuição no plano pictórico. Na tela No Espaço (1992), Maria Tomaselli abandona as cores como preenchimento e dilui as fronteiras entre elas. Ao mesmo tempo, sua paleta torna-se mais rebaixada e tende a um monocromatismo de tons mais suaves, como se coubesse às próprias cores encontrar uma convivência harmoniosa entre si, sem depender da intervenção da linha, que, apesar de presente, tem sua força compositiva diminuída em favor da fluidez na passagem de uma cor a outra. Com essas mudanças, as figuras antropomórficas das pinturas também se transformam, destacando-se menos e tornando-se mais homogêneas em relação ao fundo.

Acervos

  • Casa da Gravura de Curitiba - Paraná

  • Ministerium für Unterricht und Kunst - Viena (Áustria)

  • Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco - Olinda PE

  • Museu de Arte da Pampulha - MAP - Belo Horizonte MG

  • Museu de Maldonado - Uruguai

  • Museu Nacional de Belas Artes - MNBA - Rio de Janeiro RJ

  • Museus de Arte Contemporânea de São Paulo da Universidade de São Paulo - MAC/USP - São Paulo SP

Exposições Individuais

1967 - Porto Alegre RS - Individual, Galeria Vila Velha

1968 - Porto Alegre RS - Individual, Aliança Francesa

1970 - Rio de Janeiro RJ - Individual, Sala Goeldi

1972 - Porto Alegre RS - Individual, Galeria Oca

1973 - São Paulo SP - Individual, Galeria Guimar

1974 - Porto Alegre RS - Individual, Teatro Leopoldina

1975 - Rio de Janeiro RJ - Individual, MNBA

1976 - Curitiba PR - Individual, Fundação Cultural de Curitiba

1977 - Porto Alegre RS - Individual, Galeria do IAB

1978 - Innsbruck (Áustria) - Individual, Galeria Bloch

1979 - Porto Alegre RS - Individual, Galeria do Centro Comercial João Pessoa

1980 - Rio de Janeiro RJ - Individual, Galeria Saramenha

1981 - Olinda PE - Individual, Fundação Casa das Crianças de Olinda

1982 - Innsbruck (Áustria) - Individual, Galeria Bloch

1982 - Olinda PE - Individual, na Oficina Guaianases de Gravura

1982 - Viena (Áustria) - Individual, Galeria Elefant

1983 - Porto Alegre RS - Individual, Margs

1983 - Rio de Janeiro RJ - Individual, Galeria Saramenha

1984 - Landeck (Áustria) - Individual, Galeria Elefant

1984 - Rio de Janeiro RJ - Individual, Galeria Saramenha

1984 - São Paulo SP - Individual, Galeria Bonfiglioli

1984 - Viena (Áustria) - Individual, Galeria Elefant

1985 - Basiléia (Suíça) - Individual, na Galeria Vorstadt 78

1985 - Burg Hasegg, Hall (Áustria) - Individual, Galerie Elefant

1985 - Curitiba PR - Individual, Casa da Gravura da Fundação Cultural de Curitiba

1985 - Porto Alegre RS - Individual, Teatro São Pedro

1985 - Vitória ES - Individual, Galeria Arte Pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo - Galeria Santa Luzia

1986 - Landeck (Áustria) - Individual, lnstituto Austríaco Di Cultura Di Roma

1986 - Hall (Áustria) - Individual, Galerie Elefant

1987 - Burg Hasegg, Hall (Áustria) - Indvidiual, Galerie Elefant

1987 - Landeck (Áustria) - Individual, Galerie Elefant

1987 - Porto Alegre RS - Individual, Bolsa de Arte

1987 - Rio de Janeiro RJ - Individual, Galeria Saramenha

1987 - São Paulo SP - Individual, Galeria de Arte Paulo Figueiredo

1987 - Vitória ES - Individual, Galeria Arte Pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo, Galeria Santa Luzia

1988 - Kassel (Alemanha) - Individual, Galerie M,

1989 - Ocamaloca pintura ambiente, Bolsa de Arte, Vila 13 de Maio, Assembléia

1989 - Recife PE - Individual, Galeria Artespaço

1989 - Rio de Janeiro RJ - Individual, Galeria Saramenha

1989 - São Paulo SP - Individual, Galeria Montesanti

1989 - São Paulo SP - Ocamaloca, MAM/SP

1990 - Burg Hasegg, Hall (Áutria) - Individual, Galerle Elefant

1990 - Hannover (Alemanha) - Individual, Galerie Sandmann & Haak

1990 - Landeck (Áustria) - Individual, Galerie Elefant

1990 - Porto Alegre RS - Individual, Espaço Nakle & Tomaselli

1991 - Porto Alegre RS - Individual, Galeria Tina Zappoli

1991 - São Paulo SP - Individual, Galeria Montesanti Roesler

1992 - Porto Alegre RS - Individual, Galeria Tina Zappoli

1993 - Burg Hasegg, Hall (Áustria) - Individual, Galerie Elefant

1993 - Innsbruck (Áustria) - TO 93, Galerie Elefant

1993 - Kassel (Alemanha) - Individual, Christoph Spude

1993 - Landeck (Áustria) - Individual, Galeria Elefant

1993 - Miami (Estados Unidios) - Individual, Miami Villa Gallery

1993 - São Paulo SP - Individual, Galeria Nara Roesler

1993 - São Paulo SP - Individual, Galeria Nara Roesler

1995 - Burg Hasegg, Hall (Áustria) - Individual, Galerie Elefant

1995 - Porto Alegre RS - Um visitante do Jardim Papal, Bolsa de Arte

1996 - João Pessoa PB - Maria Tomaselli - Coleção Guaianases, MAC

1997 - Passo Fundo RS - Aquarelas, MAVRS

1997 - Porto Alegre RS - Individual, Bolsa de Arte

1997 - Porto Alegre RS - Para sentar metafísicamente, Bolsa de Arte

2000 - Porto Alegre RS - Individual, Bolsa de Arte

2002 - Porto Alegre RS - Hefaisto, Galeria Gestual

2003 - Santa Maria RS - Uma cabeça à procura do corpo, Galeria Cultural da Biblioteca da Unisinos.

2003 - Porto Alegre RS - Individual, Bolsa de Arte de Porto Alegre

2004 - Affenhausen (Áustria) - Exposição de litografias, Oficina Stecher&Stecher

2005 - Porto Alegre RS - 6 óleos em papel, Muffuletta

2010 - Porto Alegre RS - TO na Lona, Bolsa de Arte

Exposições Coletivas

1969 - Porto Alegre RS - Salão da Cidade de Porto Alegre

1970 - São Paulo SP - Pré-Bienal de São Paulo, na Fundação Bienal

1971 - Porto Alegre RS - Salão da Cidade de Porto Alegre

1972 - Curitiba PR - 29º Salão Paranaense, no Teatro Guaíra - prêmio aquisição em serigrafia

1972 - São Paulo SP - 2ª Exposição Internacional de Gravura, no MAM/SP

1972 - São Paulo SP - 4º Salão Paulista de Arte Contemporânea - prêmio revelação em desenho e gravura e prêmio viagem ao exterior

1972 - São Paulo SP - Bienal Nacional

1972 - São Paulo SP - Mostra de Arte Sesquicentenário da Independência e Brasil Plástica - 72, na Fundação Bienal

1973 - Curitiba PR - 30º Salão Paranaense, no Teatro Guaíra - Prêmio Fundepar em desenho

1973 - Rio de Janeiro RJ - 22º Salão Nacional de Arte Moderna

1973 - São Paulo SP - 12ª Bienal Internacional de São Paulo, na Fundação Bienal

1973 - São Paulo SP - 5º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP

1974 - Belo Horizonte MG - 6º Salão Nacional de Belo Horizonte - prêmio aquisição

1974 - Curitiba PR - 31º Salão Paranaense - Prêmios Copel e Diretoria de Assuntos Culturais

1974 - San Juan (Porto Rico) - 3ª Bienal de San Juan del Grabado Latinoamericano y del Caribe, no Instituto de Cultura Puertorriqueña

1974 - Santo André SP - 7º Salão de Arte Contemporânea de Santo André, no Paço Municipal

1974 - São Paulo SP - 6º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP

1975 - América Latina - Exposição Itinerante 28 Artistas del Brasil, organizada pelo Itamaraty

1975 - Brasília DF - Arte Gaúcha/74

1976 - Frankfurt (Alemanha) - Klosterpresse, Arte Negra

1976 - Rio de Janeiro RJ - 25º Salão Nacional de Arte Moderna

1976 - São Paulo SP - 8º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP

1976 - São Paulo SP - Bienal Nacional 76, na Fundação Bienal

1977 - Curitiba PR - 34º Salão Paranaense - prêmio aquisição em gravura

1977 - Madri (Espanha) - Arte Actual de Iberoamerica, organizada pelo Instituto de Cultura Hispânica

1977 - Porto Alegre RS - 4º Salão de Artes Visuais, na UFRGS - Prêmio Aplub para o melhor pintor gaúcho

1977 - San Francisco (Estados Unidos) - World Print Competition 77, no Museum of Modern Art

1977 - São Paulo SP - 9º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP

1978 - Curitiba PR - 1ª Mostra Anual de Gravura Cidade de Curitiba, no Centro de Criatividade

1978 - Rio de Janeiro RJ - 18ª Arte e Pensamento Ecológico, na Biblioteca Euclides da Cunha

1978 - Rio de Janeiro RJ - 1º Salão Nacional de Artes Plásticas, no MNBA

1978 - Rio de Janeiro RJ - 2º Salão Carioca de Arte, na Funarte. Galeria Rodrigo Melo Franco de Andrade - 1º Prêmio de Gravura

1978 - São Paulo SP - 1ª Bienal Latino-Americana de São Paulo, na Fundação Bienal

1979 - Buenos Aires (Argentina) - 1ª Trienal del Grabado latino-americano

1979 - Curitiba PR - 2ª Mostra Anual de Gravura Cidade de Curitiba, no Centro de Criatividade

1979 - Maldonado (Uruguai) - 3ª Bienal de Desenho de Maldonado - Prêmio 50 Anos Carve

1979 - Rio de Janeiro RJ - 2º Salão Nacional de Artes Plásticas, no MAM/RJ

1979 - San Juan (Porto Rico) - 4ª Bienal de San Juan del Grabado Latinoamericano y del Caribe, no Instituto de Cultura Puertorriqueña

1979 - São Paulo SP - 11º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP

1979 - Washington (Estados Unidos) - 7 Pintores Gaúchos, mostra itinerante organizada pelo Margs

1980 - Cidade do México (México) - 2ª Bienal Ibero-americana de Arte

1980 - Curitiba PR - 3ª Mostra Anual de Gravura Cidade de Curitiba, na Casa da Gravura Solar do Barão

1980 - Porto Alegre RS - Destaque do mês, no Margs

1980 - Rio de Janeiro RJ - Gil Vicente, Maria Tomaselli e Luciano Pinheiro, no Centro Cultural Candido Mendes

1980 - São Paulo SP - 12º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP

1981 - Rio de Janeiro RJ - 4º Salão Nacional de Artes Plásticas, no MAM/RJ

1981 - San Juan (Porto Rico) - 5ª Bienal de San Juan del Grabado Latinoamericano y del Caribe, no Instituto de Cultura Puertorriqueña

1982 - Brasília DF - Arte Gaúcha Hoje, na Galeria Oswaldo Goeldi

1982 - Innsbruck (Áustria) - 18ª Bienal Gráfica da Áustria - Prêmio Sparkasse Innsbruck-Hall

1982 - Porto Alegre RS - Arte Gaúcha Hoje, no Margs

1982 - Rio de Janeiro RJ - 5º Salão Nacional de Artes Plásticas, no MAM/RJ

1983 - Porto Alegre RS - Arte Livro Gaúcho: 1950/1983, no Margs

1983 - San Juan (Porto Rico) - 6ª Bienal de San Juan del Grabado Latinoamericano y del Caribe, no Instituto de Cultura Puertorriqueña

1983 - São Paulo SP - 14º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP - Prêmio Lojas Americanas

1984 - Havana (Cuba) - 1ª Bienal de Havana

1985 - Porto Alegre RS - Gravura no Rio Grande do Sul: atualidade, no Margs

1985 - Porto Alegre RS - Iberê Camargo: trajetória e encontros, no Margs

1985 - Rio de Janeiro RJ - 8º Salão Nacional de Artes Plásticas, no MAM/RJ

1985 - Rio de Janeiro RJ - Velha Mania: desenho brasileiro, na EAV/Parque Lage

1985 - São Paulo SP - 16º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP

1985 - São Paulo SP - Gravura no Rio Grande do Sul: atualidade, no MAC/USP

1986 - Brasília DF - Iberê Camargo: trajetória e encontros, no Teatro Nacional Cláudio Santoro

1986 - Curitiba PR - 7º Mostra da Gravura Cidade de Curitiba. Acervo do Museu Nacional da Gravura-Casa da Gravura, no Museu Guido Viaro

1986 - Porto Alegre RS - Caminhos do Desenho Brasileiro, no Margs

1986 - Rio de Janeiro RJ - 1ª Mostra Christian Dior de Arte Contemporânea: pintura, no Paço Imperial

1986 - Rio de Janeiro RJ - Gravura no Rio Grande do Sul: atualidade, no Solar Grandjean de Montigny

1986 - Rio de Janeiro RJ - Iberê Camargo: trajetória e encontros, no MAM/RJ

1986 - São Paulo SP - Iberê Camargo: trajetória e encontros, no Masp

1987 - São Paulo SP - 18º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP

1987 - São Paulo SP - O Ofício da Arte: pintura, no Sesc

1988 - São Paulo SP - 19º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP

1989 - São Paulo SP - 20º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP

1990 - Brasília DF - Prêmio Brasília de Artes Plásticas, no Museu de Arte de Brasília

1990 - Curitiba PR - 9ª Mostra da Gravura Cidade de Curitiba. Artistas Convidados: litografias, na Casa Romário Martins

1991 - Porto Alegre RS - Exposição Atelier Livre: 30 anos - alunos artistas, no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre

1991 - São Paulo SP - 21ª Bienal Internacional de São Paulo, na Fundação Bienal

1992 - Rio de Janeiro RJ - 1ª A Caminho de Niterói: Coleção João Sattamini, no Paço Imperial

1992 - Rio de Janeiro RJ - Eco Art, no MAM/RJ

1993 - Rio de Janeiro RJ - A Estrela Chorou Rosa: Pinturas, no MAM/RJ

1993 - Santos SP - 4ª Bienal Nacional de Santos, no Centro Cultural Patrícia Galvão

1993 - São Paulo SP - 23º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP

1994 - Juiz de Fora MG - America, na Universidade Federal de Juiz de Fora. Reitoria

1996 - Passo Fundo RS - Museu de Artes Visuais Ruth Schneider: exposição inaugural, no Museu de Artes Visuais Ruth Schneider

1996 - São Paulo SP - Esculturas e Relevo: Um Vulcão Rumo ao Classicismo, na Geleria Nara Roesler

1997 - São Paulo SP - Dimensões da arte Contemporânea, no MAC/USP

1998 - Porto Alegre RS - Olhar Intimista, no Museu do Trabalho

1998 - Rio de Janeiro RJ - Arte Gráfica Gaúcha, no MNBA

1998 - Rio de Janeiro RJ - Pensar Gráfico: a gravura da linguagem, no Paço Imperial

1999 - Porto Alegre RS - 2ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, no Espaço Margs, no Espaço Usina Gasômetro e no Espaço Armazém do Cais do Porto (antigo DEPREC)

1999 - Porto Alegre RS - Garagem de Arte: mostra inaugural, na Garagem de Arte

1999 - Rio de Janeiro RJ - Mostra Rio Gravura. Gravura Moderna Brasileira: acervo Museu Nacional de Belas Artes, no MNBA

1999 - Rio de Janeiro RJ - Mostra Rio Gravura. Porto Alegre Gravura, no IAB/RJ

1999 - Vitória ES - 1ª Mostra Internacional de Mini Gravura - Vitória 2000, no Museu de Arte do Espírito Santo

2000 - Bento Gonçalves RS - Coletiva de Gravura, na Universidade de Caxias do Sul

2000 - Canela RS - Coletiva de Gravura, na Universidade de Caxias do Sul

2000 - Caxias do Sul RS - Coletiva de Gravura, na Universidade de Caxias do Sul

2000 - Caxias do Sul RS - Coletiva de Gravura, na Universidade de Caxias do Sul . Centro de Convivência

2000 - Farroupilha RS - Coletiva de Gravura, na Universidade de Caxias do Sul

2000 - Guaporé RS - Coletiva de Gravura

2000 - Nova Prata RS - Coletiva de Gravura, na Universidade de Caxias do Sul

2000 - Vacaria RS - Coletiva de Gravura, na Universidade de Caxias do Sul

2000 - Veranópolis RS - Coletiva de Gravura, na Universidade de Caxias do Sul

2001 - Porto Alegre RS - Exposição em Homenagem aos 80 Anos de Nelson Jungbluth, no Museu do Trabalho

2001 - Rio de Janeiro RJ - Aquarela Brasileira, no Centro Cultural Light

2001 - Rio de Janeiro RJ - Trilhando a Gravura, no Museu da Chácara do Céu

2003 - Rio de Janeiro RJ - Projeto Brazilianart, na Almacén Galeria de Arte

Fonte: MARIA Tomaselli. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022. Acesso em: 23 de novembro de 2022. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7

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Biografia – Wikipédia

Maria Tomaselli Cirne Lima (Innsbruck, 1941) é uma pintora e gravadora austro-brasileira.

Estudou filosofia na terra natal. Veio para o Brasil em 1965, estabelecendo-se em Porto Alegre. Estudou pintura com Iberê Camargo, escultura com Xico Stockinger e gravura com Eduardo Sued, Danúbio Gonçalves e Anna Letycia Quadros.

Artista socialmente engajada, Maria Tomaselli incorpora questões filosóficas ao seu trabalho, questiona a arte e procura promover o intercâmbio de experiências e reflexões com outros artistas. Atuava também como cronista e colaboradora de cultura do Segundo Caderno do jornal Zero Hora até 2006.

Em 1978, participou da 1ª Bienal Latino-americana de São Paulo, na Fundação Bienal.

Participou de inúmeras exposições, coletivas e individuais, no Brasil, na Europa e América Latina. Em 1999, participou da II Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, como artista convidada.

É casada com Carlos Roberto Velho Cirne Lima.

Possui doutorado em Filosofia realizado na Áustria.

Em 2015, lançou o romance Kai, que conta histórias sobre a vida da autora, Maria Tomaselli e seu marido, Carlos Cirne Lima. Em 2019, ela lançou o livro Ela se Chama Azelene que explora temas como desigualdade social e sistema carcerário, demonstrando perplexidade frente a um contexto social desigual.

Em 2019, O cineasta Henrique de Freitas Lima realizou uma série de documentários que tinha como objetivo resgatar vida e obra de artistas gaúchos. O terceiro episódio foi dedicado a Maria Tomaselli.

Oca-Maloca

Entre 1988 e 1989, ela montou a instalação Oca-Maloca que atualmente pertence ao acervo do museu de Brasília.

Trata-se de uma instalação realizada com João Melquíades. (Pedreiro com habilidades de carpintaria que auxiliou a artista na realização da Oca-Maloca, considerado por ela seu co-autor)

Segundo Fernanda Werneck Côrtes,a realização da instalação foi iniciada em 1988, a partir da utilização de pedaços de madeira retirados de casas que estavam sendo demolidas à época, o que confere cores variadas ao exterior da obra. Com uma área de aproximadamente 10m², a instalação teve então o seu interior preenchido por trabalhos de diversos artistas.

Em 2010, foi realizado o projeto Restauro - O Retorno da Oca Maloca, no qual a artista restaurou e remontou a obra que discute a arte em si, o fazer coletivo e a estética urbana. Inicialmente será exposta em Brasília, depois em São Paulo e no Rio de Janeiro, apresentando as habitações, que nas palavras da própria artista, são o abrigo do corpo e do espírito. Ao final, a obra será devolvida ao MAB restaurada.

Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 23 de novembro de 2022.

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Oficina Guaianases de Gravura – Itaú Cultural

A Oficina Guaianases de Gravura é uma casa editorial dedicada à gravura artística, especialmente à litogravura. Surge da atividade informal de um grupo de artistas interessados em litografia que se reúne, desde 1974, em torno dos gravuristas João Câmara (1944) e Franklin Delano (1945-2010). Guaianases deve-se ao nome da rua onde se localiza a primeira sede, o ateliê de João Câmara, no bairro de Campo Grande, Recife. Em 1978, o grupo realiza a primeira exposição na cidade, na Galeria Abelardo Rodrigues, e recebe a adesão de novos integrantes. Em 1979, a Oficina Guaianases de Gravura é fundada oficialmente como sociedade sem fins lucrativos. No mesmo ano, passa a funcionar em Olinda em dois endereços, no Mercado da Ribeira, conforme contrato de comodato com a prefeitura de Olinda, e na rua do Amparo, também em comodato, mas com o governo do estado de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

A Oficina possui um programa editorial orientado para a coleções variadas: estampas populares sobre temas típicos locais; produtos gráficos, como postais, mapas turísticos e calendários; e portfólios representativos da indústria litográfica regional. Além da atividade de impressão, promove eventos, como leilões de arte e cursos de desenho, litografia, gravura em metal, conservação de obras etc. Dentre os participantes do grupo, destacam-se Gilvan Samico (1928-2013), Gil Vicente (1958), Tereza Costa Rêgo (1929) e Luciano Pinheiro (1946).

O coletivo adquire repercussão nacional e gravuristas de outros estados viajam até Olinda para frequentar a oficina. Os artistas adotam o hábito de guardar uma cópia de cada gravura produzida, o que origina uma grande coleção.

Em 1994, o grupo se desfaz devido a dificuldades administrativas. No ano seguinte, os ex-membros decidem doar o arquivo, com aproximadamente 2.200 documentos, e o acervo, com matrizes de trabalhos em papel e mais de duas mil litogravuras, à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A gestão do Laboratório Oficina Guaianases de Gravura (Logg) torna-se responsabilidade do Departamento de Teoria da Arte da universidade. Por meio de projeto financiado pela Petrobras Cultural, em 2005, grande parte desse material encontra-se digitalizada e disponível em um banco de dados on-line. A preservação e a difusão do acervo permitem reconstituir a memória coletiva deste período de Pernambuco e estimula a pesquisa sobre história da arte no país.

Em 2008, é realizada a exposição Oficina Guaianases e Laboratório OGG da Ufpe: Tradição e Experimentação, no Consulado Geral do Brasil em Nova York, com litogravuras produzidas entre 1975-1994. Em 2009, a UFPE organiza a mostra Oficina Guaianases de Gravura – Anos 70, cujo recorte, como o nome diz, apresenta as litogravuras produzidas na década de 1970.

A Oficina Guaianases de Gravura dinamiza a gravura em Pernambuco, tornando-se um polo cultural relevante para o estado. Agrega as funções de gráfica, galeria, escola de arte – promove cursos de formação e de aperfeiçoamento artístico – e ponto de encontro e interlocução de artistas. Até seu surgimento em 1974, a gravura em Pernambuco limita-se, quase que exclusivamente, às gravuras em matriz de metal de José de Barros, às xilogravuras de Gilvan Samico, J. Borges (1935) e José Claudio (1932) e litogravuras de João Câmara e Delano. Com a Oficina, a litogravura passa a ocupar lugar de destaque na criação artística.

Na década de 1970, os principais temas das litogravuras produzidas pela Oficina remetem à ditadura militar e à liberação sexual. Grande parte das obras desse período é figurativa, com predominância de figuras femininas.Tanto no aspecto temático quanto na qualidade dos artistas que a compõem, a produção da Oficina é heterogênea. Abrange desde gravuras com inspiração popular até produções abstratas de arte moderna. Nos anos 1980, a diversificação dos temas faz com que as gravuras aproximem-se mais da pintura. Segundo a jornalista Olívia Mindêlo, esse é um dos movimentos artísticos mais expressivos, duradouros e importantes de Pernambuco.

Fonte: OFICINA Guaianases de Gravura. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022. Acesso em: 23 de novembro de 2022. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7

Crédito fotográfico: Extra Classe, "Maria Tomaselli inaugura exposição na Galeria Ecarta", foto por Igor Sperotto, publicado em 17 de maio de 2022. Consultado pela última vez em 23 de novembro de 2022.

Maria Tomaselli Cirne Lima (Innsbruck, Áustria, 17 de março de 1941), mais conhecida como Maria Tomaselli ou apenas TO, é uma pintora, gravadora, desenhista, serígrafa e xilógrafa austro-brasileira, radicada no Brasil. Estudou desenho com Heinz Kühn (1908 - 1987), em 1962, e se formou em filosofia, em 1965. Mudou-se para Porto Alegre, Brasil, onde mais tarde estudou pintura com Iberê Camargo, escultura com Xico Stockinger, gravura com Eduardo Sued e Anna Letycia Quadros, e xilogravura com Danúbio Gonçalves. Em 1972, vai morar em São Paulo, onde faz um curso de serigrafia com Paulo Menten (1927), frequenta a Escola Brasil. No Brasil morou em São Paulo e Rio de Janeiro, onde cursou gravura em metal, em 1975, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ). Em Olinda, a partir de 1979, liga-se então à Oficina Guaianases de Gravura. Fundou, em 1980, o ateliê MAM de litografia com as artistas Anico (1948) e Marta Loguércio. Nessa década recebeu bolsas de estudo do Instituto Austríaco-Italiano, em Roma, e do Instituto Austríaco-Francês, em Paris. Tomaselli realizou diversas exposições em muitas cidades do Brasil e também em outros países, como Estados Unidos, México, Áustria, Alemanha, Suíça, Espanha, Porto Rico, entre outros. Foi premiada na 2ª Exposição Internacional de Gravura, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), no 29º Salão Paranaense, no Teatro Guaíra, com o prêmio aquisição em serigrafia; no 31º Salão Paranaense, com os Prêmios Copel e Diretoria de Assuntos Culturais; 34º Salão Paranaense, com o prêmio aquisição em gravura; 4º Salão de Artes Visuais, na UFRGS, com o Prêmio Aplub para o melhor pintor gaúcho; 2º Salão Carioca de Arte, na Funarte, com o 1º Prêmio de Gravura; 3ª Bienal de Desenho de Maldonado, em Maldonado - Uruguai, com o prêmio 50 Anos Carve; o Prêmio Sparkasse Innsbruck-Hall, na 18ª Bienal Gráfica da Áustria, e muitos outros.

Maria Tomaselli

Maria Tomaselli Cirne Lima (Innsbruck, Áustria, 17 de março de 1941), mais conhecida como Maria Tomaselli ou apenas TO, é uma pintora, gravadora, desenhista, serígrafa e xilógrafa austro-brasileira, radicada no Brasil. Estudou desenho com Heinz Kühn (1908 - 1987), em 1962, e se formou em filosofia, em 1965. Mudou-se para Porto Alegre, Brasil, onde mais tarde estudou pintura com Iberê Camargo, escultura com Xico Stockinger, gravura com Eduardo Sued e Anna Letycia Quadros, e xilogravura com Danúbio Gonçalves. Em 1972, vai morar em São Paulo, onde faz um curso de serigrafia com Paulo Menten (1927), frequenta a Escola Brasil. No Brasil morou em São Paulo e Rio de Janeiro, onde cursou gravura em metal, em 1975, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ). Em Olinda, a partir de 1979, liga-se então à Oficina Guaianases de Gravura. Fundou, em 1980, o ateliê MAM de litografia com as artistas Anico (1948) e Marta Loguércio. Nessa década recebeu bolsas de estudo do Instituto Austríaco-Italiano, em Roma, e do Instituto Austríaco-Francês, em Paris. Tomaselli realizou diversas exposições em muitas cidades do Brasil e também em outros países, como Estados Unidos, México, Áustria, Alemanha, Suíça, Espanha, Porto Rico, entre outros. Foi premiada na 2ª Exposição Internacional de Gravura, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), no 29º Salão Paranaense, no Teatro Guaíra, com o prêmio aquisição em serigrafia; no 31º Salão Paranaense, com os Prêmios Copel e Diretoria de Assuntos Culturais; 34º Salão Paranaense, com o prêmio aquisição em gravura; 4º Salão de Artes Visuais, na UFRGS, com o Prêmio Aplub para o melhor pintor gaúcho; 2º Salão Carioca de Arte, na Funarte, com o 1º Prêmio de Gravura; 3ª Bienal de Desenho de Maldonado, em Maldonado - Uruguai, com o prêmio 50 Anos Carve; o Prêmio Sparkasse Innsbruck-Hall, na 18ª Bienal Gráfica da Áustria, e muitos outros.

Videos

Entrevista com Maria Tomaselli | 2016

Livraria Cultura: Maria Tomaselli | 2010

Entrevista com Maria Tomaselli | 2020

In Loco: Maria Tomaselli | 2017

Estação Cultura: Maria Tomaselli | 2015

Personagens de POA: Maria Tomaselli | 2016

Biografia – Itaú Cultural

Em sua cidade natal, estuda desenho com Heinz Kühn (1908 - 1987), em 1962, e se diploma em filosofia, em 1965. Muda-se para Porto Alegre em 1969 e, durante dois anos, estuda pintura com Iberê Camargo (1914-1994). Inicia a formação em artes gráficas em 1971, com aulas de xilogravura com Danúbio Gonçalves (1925), no Ateliê Livre da Prefeitura de Porto Alegre. Em 1972, vai morar em São Paulo, onde faz um curso de serigrafia com Paulo Menten (1927), frequenta a Escola Brasil e é premiada na 2ª Exposição Internacional de Gravura, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP). Muda-se para o Rio de Janeiro em 1975, onde inicia um curso de gravura em metal no Museu de Arte Modernade do Rio de Janeiro (MAM/RJ). Em Olinda, a partir de 1979, liga-se então à Oficina Guaianases de Gravura. Funda, em 1980, o ateliê MAM de litografia com as artistas Anico (1948) e Marta Loguércio. Nessa década recebe bolsas de estudo do Instituto Austríaco-Italiano, em Roma, e do Instituto Austríaco-Francês, em Paris.

Análise

No fim dos anos 1980 e início dos 1990, Maria Tomaselli realiza pinturas nas quais explora uma gama cromática variada e viva, utilizando aquarela e acrílica sobre algodão. Nesse período, porém, a maneira de usar a cor vai se transformando aos poucos. As cores ficam mais independentes do desenho, e os planos da pintura passam a ser cada vez mais definidos por manchas de cor e menos por linhas. No quadro Variações sobre uma Aquarela (1989), por exemplo, a composição é toda estruturada com linhas claramente traçadas, que subdividem o espaço em planos menores e conferem à pintura um desenho bem definido, quase geométrico. Essas linhas servem de limite para as cores empregadas, organizando sua distribuição no plano pictórico. Na tela No Espaço (1992), Maria Tomaselli abandona as cores como preenchimento e dilui as fronteiras entre elas. Ao mesmo tempo, sua paleta torna-se mais rebaixada e tende a um monocromatismo de tons mais suaves, como se coubesse às próprias cores encontrar uma convivência harmoniosa entre si, sem depender da intervenção da linha, que, apesar de presente, tem sua força compositiva diminuída em favor da fluidez na passagem de uma cor a outra. Com essas mudanças, as figuras antropomórficas das pinturas também se transformam, destacando-se menos e tornando-se mais homogêneas em relação ao fundo.

Acervos

  • Casa da Gravura de Curitiba - Paraná

  • Ministerium für Unterricht und Kunst - Viena (Áustria)

  • Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco - Olinda PE

  • Museu de Arte da Pampulha - MAP - Belo Horizonte MG

  • Museu de Maldonado - Uruguai

  • Museu Nacional de Belas Artes - MNBA - Rio de Janeiro RJ

  • Museus de Arte Contemporânea de São Paulo da Universidade de São Paulo - MAC/USP - São Paulo SP

Exposições Individuais

1967 - Porto Alegre RS - Individual, Galeria Vila Velha

1968 - Porto Alegre RS - Individual, Aliança Francesa

1970 - Rio de Janeiro RJ - Individual, Sala Goeldi

1972 - Porto Alegre RS - Individual, Galeria Oca

1973 - São Paulo SP - Individual, Galeria Guimar

1974 - Porto Alegre RS - Individual, Teatro Leopoldina

1975 - Rio de Janeiro RJ - Individual, MNBA

1976 - Curitiba PR - Individual, Fundação Cultural de Curitiba

1977 - Porto Alegre RS - Individual, Galeria do IAB

1978 - Innsbruck (Áustria) - Individual, Galeria Bloch

1979 - Porto Alegre RS - Individual, Galeria do Centro Comercial João Pessoa

1980 - Rio de Janeiro RJ - Individual, Galeria Saramenha

1981 - Olinda PE - Individual, Fundação Casa das Crianças de Olinda

1982 - Innsbruck (Áustria) - Individual, Galeria Bloch

1982 - Olinda PE - Individual, na Oficina Guaianases de Gravura

1982 - Viena (Áustria) - Individual, Galeria Elefant

1983 - Porto Alegre RS - Individual, Margs

1983 - Rio de Janeiro RJ - Individual, Galeria Saramenha

1984 - Landeck (Áustria) - Individual, Galeria Elefant

1984 - Rio de Janeiro RJ - Individual, Galeria Saramenha

1984 - São Paulo SP - Individual, Galeria Bonfiglioli

1984 - Viena (Áustria) - Individual, Galeria Elefant

1985 - Basiléia (Suíça) - Individual, na Galeria Vorstadt 78

1985 - Burg Hasegg, Hall (Áustria) - Individual, Galerie Elefant

1985 - Curitiba PR - Individual, Casa da Gravura da Fundação Cultural de Curitiba

1985 - Porto Alegre RS - Individual, Teatro São Pedro

1985 - Vitória ES - Individual, Galeria Arte Pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo - Galeria Santa Luzia

1986 - Landeck (Áustria) - Individual, lnstituto Austríaco Di Cultura Di Roma

1986 - Hall (Áustria) - Individual, Galerie Elefant

1987 - Burg Hasegg, Hall (Áustria) - Indvidiual, Galerie Elefant

1987 - Landeck (Áustria) - Individual, Galerie Elefant

1987 - Porto Alegre RS - Individual, Bolsa de Arte

1987 - Rio de Janeiro RJ - Individual, Galeria Saramenha

1987 - São Paulo SP - Individual, Galeria de Arte Paulo Figueiredo

1987 - Vitória ES - Individual, Galeria Arte Pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo, Galeria Santa Luzia

1988 - Kassel (Alemanha) - Individual, Galerie M,

1989 - Ocamaloca pintura ambiente, Bolsa de Arte, Vila 13 de Maio, Assembléia

1989 - Recife PE - Individual, Galeria Artespaço

1989 - Rio de Janeiro RJ - Individual, Galeria Saramenha

1989 - São Paulo SP - Individual, Galeria Montesanti

1989 - São Paulo SP - Ocamaloca, MAM/SP

1990 - Burg Hasegg, Hall (Áutria) - Individual, Galerle Elefant

1990 - Hannover (Alemanha) - Individual, Galerie Sandmann & Haak

1990 - Landeck (Áustria) - Individual, Galerie Elefant

1990 - Porto Alegre RS - Individual, Espaço Nakle & Tomaselli

1991 - Porto Alegre RS - Individual, Galeria Tina Zappoli

1991 - São Paulo SP - Individual, Galeria Montesanti Roesler

1992 - Porto Alegre RS - Individual, Galeria Tina Zappoli

1993 - Burg Hasegg, Hall (Áustria) - Individual, Galerie Elefant

1993 - Innsbruck (Áustria) - TO 93, Galerie Elefant

1993 - Kassel (Alemanha) - Individual, Christoph Spude

1993 - Landeck (Áustria) - Individual, Galeria Elefant

1993 - Miami (Estados Unidios) - Individual, Miami Villa Gallery

1993 - São Paulo SP - Individual, Galeria Nara Roesler

1993 - São Paulo SP - Individual, Galeria Nara Roesler

1995 - Burg Hasegg, Hall (Áustria) - Individual, Galerie Elefant

1995 - Porto Alegre RS - Um visitante do Jardim Papal, Bolsa de Arte

1996 - João Pessoa PB - Maria Tomaselli - Coleção Guaianases, MAC

1997 - Passo Fundo RS - Aquarelas, MAVRS

1997 - Porto Alegre RS - Individual, Bolsa de Arte

1997 - Porto Alegre RS - Para sentar metafísicamente, Bolsa de Arte

2000 - Porto Alegre RS - Individual, Bolsa de Arte

2002 - Porto Alegre RS - Hefaisto, Galeria Gestual

2003 - Santa Maria RS - Uma cabeça à procura do corpo, Galeria Cultural da Biblioteca da Unisinos.

2003 - Porto Alegre RS - Individual, Bolsa de Arte de Porto Alegre

2004 - Affenhausen (Áustria) - Exposição de litografias, Oficina Stecher&Stecher

2005 - Porto Alegre RS - 6 óleos em papel, Muffuletta

2010 - Porto Alegre RS - TO na Lona, Bolsa de Arte

Exposições Coletivas

1969 - Porto Alegre RS - Salão da Cidade de Porto Alegre

1970 - São Paulo SP - Pré-Bienal de São Paulo, na Fundação Bienal

1971 - Porto Alegre RS - Salão da Cidade de Porto Alegre

1972 - Curitiba PR - 29º Salão Paranaense, no Teatro Guaíra - prêmio aquisição em serigrafia

1972 - São Paulo SP - 2ª Exposição Internacional de Gravura, no MAM/SP

1972 - São Paulo SP - 4º Salão Paulista de Arte Contemporânea - prêmio revelação em desenho e gravura e prêmio viagem ao exterior

1972 - São Paulo SP - Bienal Nacional

1972 - São Paulo SP - Mostra de Arte Sesquicentenário da Independência e Brasil Plástica - 72, na Fundação Bienal

1973 - Curitiba PR - 30º Salão Paranaense, no Teatro Guaíra - Prêmio Fundepar em desenho

1973 - Rio de Janeiro RJ - 22º Salão Nacional de Arte Moderna

1973 - São Paulo SP - 12ª Bienal Internacional de São Paulo, na Fundação Bienal

1973 - São Paulo SP - 5º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP

1974 - Belo Horizonte MG - 6º Salão Nacional de Belo Horizonte - prêmio aquisição

1974 - Curitiba PR - 31º Salão Paranaense - Prêmios Copel e Diretoria de Assuntos Culturais

1974 - San Juan (Porto Rico) - 3ª Bienal de San Juan del Grabado Latinoamericano y del Caribe, no Instituto de Cultura Puertorriqueña

1974 - Santo André SP - 7º Salão de Arte Contemporânea de Santo André, no Paço Municipal

1974 - São Paulo SP - 6º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP

1975 - América Latina - Exposição Itinerante 28 Artistas del Brasil, organizada pelo Itamaraty

1975 - Brasília DF - Arte Gaúcha/74

1976 - Frankfurt (Alemanha) - Klosterpresse, Arte Negra

1976 - Rio de Janeiro RJ - 25º Salão Nacional de Arte Moderna

1976 - São Paulo SP - 8º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP

1976 - São Paulo SP - Bienal Nacional 76, na Fundação Bienal

1977 - Curitiba PR - 34º Salão Paranaense - prêmio aquisição em gravura

1977 - Madri (Espanha) - Arte Actual de Iberoamerica, organizada pelo Instituto de Cultura Hispânica

1977 - Porto Alegre RS - 4º Salão de Artes Visuais, na UFRGS - Prêmio Aplub para o melhor pintor gaúcho

1977 - San Francisco (Estados Unidos) - World Print Competition 77, no Museum of Modern Art

1977 - São Paulo SP - 9º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP

1978 - Curitiba PR - 1ª Mostra Anual de Gravura Cidade de Curitiba, no Centro de Criatividade

1978 - Rio de Janeiro RJ - 18ª Arte e Pensamento Ecológico, na Biblioteca Euclides da Cunha

1978 - Rio de Janeiro RJ - 1º Salão Nacional de Artes Plásticas, no MNBA

1978 - Rio de Janeiro RJ - 2º Salão Carioca de Arte, na Funarte. Galeria Rodrigo Melo Franco de Andrade - 1º Prêmio de Gravura

1978 - São Paulo SP - 1ª Bienal Latino-Americana de São Paulo, na Fundação Bienal

1979 - Buenos Aires (Argentina) - 1ª Trienal del Grabado latino-americano

1979 - Curitiba PR - 2ª Mostra Anual de Gravura Cidade de Curitiba, no Centro de Criatividade

1979 - Maldonado (Uruguai) - 3ª Bienal de Desenho de Maldonado - Prêmio 50 Anos Carve

1979 - Rio de Janeiro RJ - 2º Salão Nacional de Artes Plásticas, no MAM/RJ

1979 - San Juan (Porto Rico) - 4ª Bienal de San Juan del Grabado Latinoamericano y del Caribe, no Instituto de Cultura Puertorriqueña

1979 - São Paulo SP - 11º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP

1979 - Washington (Estados Unidos) - 7 Pintores Gaúchos, mostra itinerante organizada pelo Margs

1980 - Cidade do México (México) - 2ª Bienal Ibero-americana de Arte

1980 - Curitiba PR - 3ª Mostra Anual de Gravura Cidade de Curitiba, na Casa da Gravura Solar do Barão

1980 - Porto Alegre RS - Destaque do mês, no Margs

1980 - Rio de Janeiro RJ - Gil Vicente, Maria Tomaselli e Luciano Pinheiro, no Centro Cultural Candido Mendes

1980 - São Paulo SP - 12º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP

1981 - Rio de Janeiro RJ - 4º Salão Nacional de Artes Plásticas, no MAM/RJ

1981 - San Juan (Porto Rico) - 5ª Bienal de San Juan del Grabado Latinoamericano y del Caribe, no Instituto de Cultura Puertorriqueña

1982 - Brasília DF - Arte Gaúcha Hoje, na Galeria Oswaldo Goeldi

1982 - Innsbruck (Áustria) - 18ª Bienal Gráfica da Áustria - Prêmio Sparkasse Innsbruck-Hall

1982 - Porto Alegre RS - Arte Gaúcha Hoje, no Margs

1982 - Rio de Janeiro RJ - 5º Salão Nacional de Artes Plásticas, no MAM/RJ

1983 - Porto Alegre RS - Arte Livro Gaúcho: 1950/1983, no Margs

1983 - San Juan (Porto Rico) - 6ª Bienal de San Juan del Grabado Latinoamericano y del Caribe, no Instituto de Cultura Puertorriqueña

1983 - São Paulo SP - 14º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP - Prêmio Lojas Americanas

1984 - Havana (Cuba) - 1ª Bienal de Havana

1985 - Porto Alegre RS - Gravura no Rio Grande do Sul: atualidade, no Margs

1985 - Porto Alegre RS - Iberê Camargo: trajetória e encontros, no Margs

1985 - Rio de Janeiro RJ - 8º Salão Nacional de Artes Plásticas, no MAM/RJ

1985 - Rio de Janeiro RJ - Velha Mania: desenho brasileiro, na EAV/Parque Lage

1985 - São Paulo SP - 16º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP

1985 - São Paulo SP - Gravura no Rio Grande do Sul: atualidade, no MAC/USP

1986 - Brasília DF - Iberê Camargo: trajetória e encontros, no Teatro Nacional Cláudio Santoro

1986 - Curitiba PR - 7º Mostra da Gravura Cidade de Curitiba. Acervo do Museu Nacional da Gravura-Casa da Gravura, no Museu Guido Viaro

1986 - Porto Alegre RS - Caminhos do Desenho Brasileiro, no Margs

1986 - Rio de Janeiro RJ - 1ª Mostra Christian Dior de Arte Contemporânea: pintura, no Paço Imperial

1986 - Rio de Janeiro RJ - Gravura no Rio Grande do Sul: atualidade, no Solar Grandjean de Montigny

1986 - Rio de Janeiro RJ - Iberê Camargo: trajetória e encontros, no MAM/RJ

1986 - São Paulo SP - Iberê Camargo: trajetória e encontros, no Masp

1987 - São Paulo SP - 18º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP

1987 - São Paulo SP - O Ofício da Arte: pintura, no Sesc

1988 - São Paulo SP - 19º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP

1989 - São Paulo SP - 20º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP

1990 - Brasília DF - Prêmio Brasília de Artes Plásticas, no Museu de Arte de Brasília

1990 - Curitiba PR - 9ª Mostra da Gravura Cidade de Curitiba. Artistas Convidados: litografias, na Casa Romário Martins

1991 - Porto Alegre RS - Exposição Atelier Livre: 30 anos - alunos artistas, no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre

1991 - São Paulo SP - 21ª Bienal Internacional de São Paulo, na Fundação Bienal

1992 - Rio de Janeiro RJ - 1ª A Caminho de Niterói: Coleção João Sattamini, no Paço Imperial

1992 - Rio de Janeiro RJ - Eco Art, no MAM/RJ

1993 - Rio de Janeiro RJ - A Estrela Chorou Rosa: Pinturas, no MAM/RJ

1993 - Santos SP - 4ª Bienal Nacional de Santos, no Centro Cultural Patrícia Galvão

1993 - São Paulo SP - 23º Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP

1994 - Juiz de Fora MG - America, na Universidade Federal de Juiz de Fora. Reitoria

1996 - Passo Fundo RS - Museu de Artes Visuais Ruth Schneider: exposição inaugural, no Museu de Artes Visuais Ruth Schneider

1996 - São Paulo SP - Esculturas e Relevo: Um Vulcão Rumo ao Classicismo, na Geleria Nara Roesler

1997 - São Paulo SP - Dimensões da arte Contemporânea, no MAC/USP

1998 - Porto Alegre RS - Olhar Intimista, no Museu do Trabalho

1998 - Rio de Janeiro RJ - Arte Gráfica Gaúcha, no MNBA

1998 - Rio de Janeiro RJ - Pensar Gráfico: a gravura da linguagem, no Paço Imperial

1999 - Porto Alegre RS - 2ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, no Espaço Margs, no Espaço Usina Gasômetro e no Espaço Armazém do Cais do Porto (antigo DEPREC)

1999 - Porto Alegre RS - Garagem de Arte: mostra inaugural, na Garagem de Arte

1999 - Rio de Janeiro RJ - Mostra Rio Gravura. Gravura Moderna Brasileira: acervo Museu Nacional de Belas Artes, no MNBA

1999 - Rio de Janeiro RJ - Mostra Rio Gravura. Porto Alegre Gravura, no IAB/RJ

1999 - Vitória ES - 1ª Mostra Internacional de Mini Gravura - Vitória 2000, no Museu de Arte do Espírito Santo

2000 - Bento Gonçalves RS - Coletiva de Gravura, na Universidade de Caxias do Sul

2000 - Canela RS - Coletiva de Gravura, na Universidade de Caxias do Sul

2000 - Caxias do Sul RS - Coletiva de Gravura, na Universidade de Caxias do Sul

2000 - Caxias do Sul RS - Coletiva de Gravura, na Universidade de Caxias do Sul . Centro de Convivência

2000 - Farroupilha RS - Coletiva de Gravura, na Universidade de Caxias do Sul

2000 - Guaporé RS - Coletiva de Gravura

2000 - Nova Prata RS - Coletiva de Gravura, na Universidade de Caxias do Sul

2000 - Vacaria RS - Coletiva de Gravura, na Universidade de Caxias do Sul

2000 - Veranópolis RS - Coletiva de Gravura, na Universidade de Caxias do Sul

2001 - Porto Alegre RS - Exposição em Homenagem aos 80 Anos de Nelson Jungbluth, no Museu do Trabalho

2001 - Rio de Janeiro RJ - Aquarela Brasileira, no Centro Cultural Light

2001 - Rio de Janeiro RJ - Trilhando a Gravura, no Museu da Chácara do Céu

2003 - Rio de Janeiro RJ - Projeto Brazilianart, na Almacén Galeria de Arte

Fonte: MARIA Tomaselli. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022. Acesso em: 23 de novembro de 2022. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7

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Biografia – Wikipédia

Maria Tomaselli Cirne Lima (Innsbruck, 1941) é uma pintora e gravadora austro-brasileira.

Estudou filosofia na terra natal. Veio para o Brasil em 1965, estabelecendo-se em Porto Alegre. Estudou pintura com Iberê Camargo, escultura com Xico Stockinger e gravura com Eduardo Sued, Danúbio Gonçalves e Anna Letycia Quadros.

Artista socialmente engajada, Maria Tomaselli incorpora questões filosóficas ao seu trabalho, questiona a arte e procura promover o intercâmbio de experiências e reflexões com outros artistas. Atuava também como cronista e colaboradora de cultura do Segundo Caderno do jornal Zero Hora até 2006.

Em 1978, participou da 1ª Bienal Latino-americana de São Paulo, na Fundação Bienal.

Participou de inúmeras exposições, coletivas e individuais, no Brasil, na Europa e América Latina. Em 1999, participou da II Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, como artista convidada.

É casada com Carlos Roberto Velho Cirne Lima.

Possui doutorado em Filosofia realizado na Áustria.

Em 2015, lançou o romance Kai, que conta histórias sobre a vida da autora, Maria Tomaselli e seu marido, Carlos Cirne Lima. Em 2019, ela lançou o livro Ela se Chama Azelene que explora temas como desigualdade social e sistema carcerário, demonstrando perplexidade frente a um contexto social desigual.

Em 2019, O cineasta Henrique de Freitas Lima realizou uma série de documentários que tinha como objetivo resgatar vida e obra de artistas gaúchos. O terceiro episódio foi dedicado a Maria Tomaselli.

Oca-Maloca

Entre 1988 e 1989, ela montou a instalação Oca-Maloca que atualmente pertence ao acervo do museu de Brasília.

Trata-se de uma instalação realizada com João Melquíades. (Pedreiro com habilidades de carpintaria que auxiliou a artista na realização da Oca-Maloca, considerado por ela seu co-autor)

Segundo Fernanda Werneck Côrtes,a realização da instalação foi iniciada em 1988, a partir da utilização de pedaços de madeira retirados de casas que estavam sendo demolidas à época, o que confere cores variadas ao exterior da obra. Com uma área de aproximadamente 10m², a instalação teve então o seu interior preenchido por trabalhos de diversos artistas.

Em 2010, foi realizado o projeto Restauro - O Retorno da Oca Maloca, no qual a artista restaurou e remontou a obra que discute a arte em si, o fazer coletivo e a estética urbana. Inicialmente será exposta em Brasília, depois em São Paulo e no Rio de Janeiro, apresentando as habitações, que nas palavras da própria artista, são o abrigo do corpo e do espírito. Ao final, a obra será devolvida ao MAB restaurada.

Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 23 de novembro de 2022.

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Oficina Guaianases de Gravura – Itaú Cultural

A Oficina Guaianases de Gravura é uma casa editorial dedicada à gravura artística, especialmente à litogravura. Surge da atividade informal de um grupo de artistas interessados em litografia que se reúne, desde 1974, em torno dos gravuristas João Câmara (1944) e Franklin Delano (1945-2010). Guaianases deve-se ao nome da rua onde se localiza a primeira sede, o ateliê de João Câmara, no bairro de Campo Grande, Recife. Em 1978, o grupo realiza a primeira exposição na cidade, na Galeria Abelardo Rodrigues, e recebe a adesão de novos integrantes. Em 1979, a Oficina Guaianases de Gravura é fundada oficialmente como sociedade sem fins lucrativos. No mesmo ano, passa a funcionar em Olinda em dois endereços, no Mercado da Ribeira, conforme contrato de comodato com a prefeitura de Olinda, e na rua do Amparo, também em comodato, mas com o governo do estado de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

A Oficina possui um programa editorial orientado para a coleções variadas: estampas populares sobre temas típicos locais; produtos gráficos, como postais, mapas turísticos e calendários; e portfólios representativos da indústria litográfica regional. Além da atividade de impressão, promove eventos, como leilões de arte e cursos de desenho, litografia, gravura em metal, conservação de obras etc. Dentre os participantes do grupo, destacam-se Gilvan Samico (1928-2013), Gil Vicente (1958), Tereza Costa Rêgo (1929) e Luciano Pinheiro (1946).

O coletivo adquire repercussão nacional e gravuristas de outros estados viajam até Olinda para frequentar a oficina. Os artistas adotam o hábito de guardar uma cópia de cada gravura produzida, o que origina uma grande coleção.

Em 1994, o grupo se desfaz devido a dificuldades administrativas. No ano seguinte, os ex-membros decidem doar o arquivo, com aproximadamente 2.200 documentos, e o acervo, com matrizes de trabalhos em papel e mais de duas mil litogravuras, à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A gestão do Laboratório Oficina Guaianases de Gravura (Logg) torna-se responsabilidade do Departamento de Teoria da Arte da universidade. Por meio de projeto financiado pela Petrobras Cultural, em 2005, grande parte desse material encontra-se digitalizada e disponível em um banco de dados on-line. A preservação e a difusão do acervo permitem reconstituir a memória coletiva deste período de Pernambuco e estimula a pesquisa sobre história da arte no país.

Em 2008, é realizada a exposição Oficina Guaianases e Laboratório OGG da Ufpe: Tradição e Experimentação, no Consulado Geral do Brasil em Nova York, com litogravuras produzidas entre 1975-1994. Em 2009, a UFPE organiza a mostra Oficina Guaianases de Gravura – Anos 70, cujo recorte, como o nome diz, apresenta as litogravuras produzidas na década de 1970.

A Oficina Guaianases de Gravura dinamiza a gravura em Pernambuco, tornando-se um polo cultural relevante para o estado. Agrega as funções de gráfica, galeria, escola de arte – promove cursos de formação e de aperfeiçoamento artístico – e ponto de encontro e interlocução de artistas. Até seu surgimento em 1974, a gravura em Pernambuco limita-se, quase que exclusivamente, às gravuras em matriz de metal de José de Barros, às xilogravuras de Gilvan Samico, J. Borges (1935) e José Claudio (1932) e litogravuras de João Câmara e Delano. Com a Oficina, a litogravura passa a ocupar lugar de destaque na criação artística.

Na década de 1970, os principais temas das litogravuras produzidas pela Oficina remetem à ditadura militar e à liberação sexual. Grande parte das obras desse período é figurativa, com predominância de figuras femininas.Tanto no aspecto temático quanto na qualidade dos artistas que a compõem, a produção da Oficina é heterogênea. Abrange desde gravuras com inspiração popular até produções abstratas de arte moderna. Nos anos 1980, a diversificação dos temas faz com que as gravuras aproximem-se mais da pintura. Segundo a jornalista Olívia Mindêlo, esse é um dos movimentos artísticos mais expressivos, duradouros e importantes de Pernambuco.

Fonte: OFICINA Guaianases de Gravura. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022. Acesso em: 23 de novembro de 2022. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7

Crédito fotográfico: Extra Classe, "Maria Tomaselli inaugura exposição na Galeria Ecarta", foto por Igor Sperotto, publicado em 17 de maio de 2022. Consultado pela última vez em 23 de novembro de 2022.

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