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Michael Kors

Michael Kors (Nova York, Estados Unidos, 1981), também conhecida como MK, é uma grife americana de roupas, bolsas, sapatos e acessórios de estilo esportivo luxuoso. Fundada pelo designer americano Michael Kors, a marca está presente em mais de 3.700 pontos de venda das principais lojas de departamento e multimarca ao redor do mundo, além de possuir mais de 500 lojas próprias (sendo algumas em formato de outlet) espalhadas em 58 países diferentes. O estilista recebeu seu primeiro prêmio por inovação e originalidade na moda americana, o DuPont American Original Award, no ano de 1983. O segredo do sucesso de Michael Kors se dá por suas combinações de peças simples com detalhes luxuosos, com design singular e atemporal.

Biografia – Mundo das Marcas

A história

Karl Anderson, Jr., mais conhecido como Michael Kors e filho de uma ex-modelo, nasceu no dia 9 de agosto de 1959, em Long Island, subúrbio da cidade de Nova York. O talento do estilista para atrair holofotes se manifestou logo na infância, quando o então ator mirim vivia entre constantes viagens rumo ao centro da cidade para participar de testes de comerciais. Depois, estudou design de moda na Fashion Institute of Technology, badalada e conceituada instituição nova-iorquina e, com apenas 19 anos, já criava coleções para a histórica butique Lothar’s, ponto de encontro de fashionistas na Manhattan dos anos de 1970. Não demorou muito para atrair a atenção das revistas de moda e, daí para o lançamento de sua marca própria, em 1981 e com a ajuda de seu sócio John Orchulli, foi uma consequência rápida.

A primeira coleção de roupas femininas MICHAEL KORS, que traduzia a mistura entre a sofisticação e a sensibilidade modernista, foi parar direto nas luxuosas araras e prateleiras das lojas de departamento mais conceituadas da cidade, como por exemplo, Bloomingdale’s, Bergdorf Goodman, Lord & Taylor, Neiman Marcus e Saks Fifth Avenue. O estilo de MK, como ele ficaria conhecido, foi influenciado, principalmente, pelo estilista Roy Halston, ícone da moda americana nos anos de 1960 e 1970, que chegou a vestir ícones como Liza Minelli e Elizabeth Taylor, além da bela Jacqueline Kennedy. Sua combinação de luxo e sofisticação com a simplicidade de uma camiseta deu novo sentido ao termo “sportswear” e era dedicada a mulheres de qualquer idade e qualquer nacionalidade, que fossem ligadas em moda, mas longe de consideradas “fashion victims” (termo criado para descrever pessoas que compram qualquer peça que apareça nas páginas de revistas especializadas, sem nenhum discernimento).

Seu segredo era mesclar peças simples e esportivas com detalhes luxuosos e muito brilho, especialmente combinando camisetas básicas com pérolas e saias clássicas até os joelhos, jeans com estolas de pele ou mesmo vestidos de jérsei com pesadas jaquetas de esqui. O sucesso nos primeiros anos foi enorme. Em 1983 recebeu seu primeiro prêmio por originalidade na moda americana, o DuPont American Original Award, e desde então, o “mais velho jovem estilista de Nova Iorque”, como ele mesmo costuma se intitular, já foi nomeado para um sem número de premiações de talento e reconhecimento. Já em 1984 suas coleções estrearam nas passarelas. E no final desta década, a marca expandiu sua linha de produtos com o lançamento de sua primeira coleção de calçados femininos. No início da década seguinte, como forma de conquistar outro público alvo, a marca lançou a KORS LIGHT, uma linha de roupas mais acessíveis que a original. Outro evento importante ocorrido nesta época foi a primeira campanha da marca protagonizada por Christy Turlington e fotografada por Steven Meisel. Kors foi nomeado diretor criativo da maison francesa Celine em 1997, na qual permaneceu por seis anos, e foi apontado como o principal responsável por reinventar e trazer a marca de volta aos holofotes do mundo da moda.

Com coleções disponíveis nas maiores lojas de departamentos nos Estados Unidos, sua primeira loja própria foi inaugurada somente em 2000, no número 974 da Madison Avenue, em pleno coração de Nova York. Nos anos seguintes, a marca ganhou mais quatro endereços exclusivos: na Rodeo Drive, reduto do luxo mais famoso em Los Angeles, na costa oeste americana; em Manhasset, próximo a Long Island; em Tóquio, no Japão; e em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Ainda neste período, ampliou sua linha de atuação ao lançar acessórios femininos como bolsas, sapatos e óculos de sol; as primeiras fragrâncias; uma completa linha de relógios, que se tornou um verdadeiro sucesso de vendas; além de sua coleção de roupas masculinas. A partir de 2004, o estilista criou duas novas linhas: MICHAEL Michael Kors, introduzida simultaneamente em aproximadamente 350 pontos de venda espalhados pelos Estados Unidos, que incluía também acessórios de couro e alfaiataria masculina; e a KORS, composta por versões fiéis em tecidos alternativos e, portanto, de menor valor, das peças mais luxuosas de sua própria coleção, como casacos com aplicações de pele e vestidos elaborados. E foi justamente a partir deste momento quando Kors começou a aparecer como jurado do popular programa de TV Project Runway, que a marca realmente decolou. Um ano antes, ele se associou a John Idol, antigo executivo da Ralph Lauren, para expandir a marca para as massas, criando assim um “luxo populista”.

Desde então, os negócios da marca MICHAEL KORS vêm se expandindo mundialmente em uma velocidade vertiginosa. O resultado: além de lançar oficialmente sua aclamada coleção de relógios no Brasil em 2008, a marca inaugurou em 2010 sua maior loja âncora em plena cidade de Paris, na chique e sofisticada Rue St. Honoré. O estilista Michael Kors, que invariavelmente veste camiseta preta com blazer da mesma cor, detém atualmente 2% das ações da empresa. O restante, que já pertenceu ao conglomerado de luxo LVMH, foi comprado em 2003 pela Sportswear Holdings, empresa comandada pelos investidores Silas Chou e Lawrence Stroll, que após a abertura de capital na Bolsa de Valores, em 2011, ganharam muitos sócios investidores. E o sucesso da marca foi tanto nos anos seguintes, que hoje em dia é difícil caminhar pelas ruas de uma grande cidade como Nova York ou andar pelo metrô sem avistar inúmeras bolsas ou os grandes e chamativos relógios da marca, que une o glamour europeu com a praticidade americana. E não por acaso, Michael Kors Michael entrou para a restrita lista dos bilionários do mundo da moda.

A linha do tempo

1985

● Lançamento de uma linha de roupas de cashmere.

1989

● Lançamento da primeira coleção de calçados da marca.

1992

● Lançamento de algumas poucas peças para o público masculino.

2000

● Lançamento do perfume feminino MICHAEL KORS, que se tornou um fenômeno de vendas.

2001

● Lançamento do primeiro perfume masculino da marca.

● Lançamento de uma linha de acessórios femininos, composta por bolsas, além da primeira linha de óculos de sol.

2002

● Lançamento de sua primeira coleção completa voltada para o público masculino.

● Inauguração de lojas em Londres e Tóquio.

2003

● Lançamento do perfume feminino MICHAEL SHEER.

2004

● Lançamento da linha MICHAEL MICHAEL KORS, que incluía moda praia e acessórios, como malas e pequenos artigos de couro, cintos e calçados, além de óculos e relógios, tanto para homem como para mulher.

● Lançamento da linha KORS, composta por peças mais acessíveis em termos de preço.

● Lançamento da primeira coleção de relógios da marca.

2005

● Lançamento do perfume ISLAND MICHAEL KORS.

● Lançamento da linha praia e da linha infantil.

2006

● Inauguração da primeira loja especializada em acessórios da marca. Atualmente existem mais de 60 unidades da MICHAEL KORS especializadas em acessórios.

2009

● Lançamento da linha de perfume VERY HOLLYWOOD MICHAEL KORS. Além disso, em colaboração com a Estée Lauder, foi lançada uma coleção de maquiagens para complementar o novo perfume. Em sua primeira experiência com cosméticos, o estilista deu preferência a tons marcantes, mas cheios de transparências. A coleção era composta por 19 itens distribuídos em duas famílias de cores: Bel Air Beige e Pink Rodeo. Cada uma contava com duas cores de batom FPS 15, dois tons de lip gloss, um blush, um duo de sombra, um lápis de olho e um esmalte.

2010

● Inauguração de uma loja âncora na cidade de Munique na Alemanha.

2012

● Inauguração da primeira loja na cidade de Madri.

2013

● Lançamento de uma trilogia de perfumes (Sporty Citrus, Sexy Amber e Glam Jasmine). As três novas fragrâncias são parte de uma nova coleção de beleza que inclui uma linha de maquiagem, cosméticos para corpo e outra linha para o sol.

O queridinho das celebridades

Fora de seu ateliê, Michael Kors sempre viveu às voltas com organizações de eventos de caridade e compromissos sociais ao lado das pessoas que prestigiam seu trabalho e, portanto, sempre foi figura constante na mídia internacional. A lista de fãs e clientes célebres do estilista é longa e inclui beldades como Jennifer Lopez, Angelina Jolie, Cameron Diaz, Sharon Stone, Madonna, Gwyneth Paltrow, Sandra Bullock, Barbara Streisand e Liv Tyler. Em 1999, a atriz René Russo, outra cliente devota de Michael Kors, desfilou um figurino exclusivo do estilista em “Thomas Crown - a arte do crime”, refilmagem de um clássico homônimo de 1968 dirigido por John McTiernan. Já em 2009, o estilista queridinho dos ricos e famosos, ganhou mais uma admiradora de peso: a primeira-dama Michelle Obama, que escolheu um modelo do estilista (um charmoso tubinho preto) para sua primeira foto oficial ao lado do marido presidente, e continua usando roupas e criações de Michael Kors em seu cotidiano. Apesar dessa constelação de clientes famosas, a maior parte das criações do estilista está ao alcance de muito mais mulheres do que se imagina. Isso porque seus preços em nada lembram os de outras grifes internacionais de luxo, que ficam sempre na casa dos milhares de dólares.

A identidade visual

O logotipo da marca pode ser aplicado de várias formas (como mostra a imagem abaixo), incluindo as tradicionais iniciais MK (dentro de um círculo), que invariavelmente aparecem em muitos produtos, especialmente em suas bolsas.

Dados corporativos

● Origem: Estados Unidos

● Fundação: 1981

● Fundador: Michael Kors

● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos

● Proprietário da marca: Michael Kors Holdings Limited

● Capital aberto: Sim (2011)

● Chairman & CEO: John Idol

● Diretor criativo: Michael Kors

● Faturamento: US$ 3.31 bilhões (2013/2014)

● Lucro: US$ 661.5 milhões (2013/2014)

● Valor de mercado: US$ 12.7 bilhões (abril/2015)

● Lojas: 500

● Presença global: 60 países

● Presença no Brasil: Sim

● Funcionários: 9.100

● Segmento: Moda

● Principais produtos: Roupas, acessórios, bolsas, perfumes e relógios

● Concorrentes diretos: Kate Spade, Coach, Tory Burch, Donna Karan e Calvin Klein

● Ícones: As bolsas e os relógios

● Website: www.michaelkors.com

A marca no mundo

Atualmente os produtos da marca, que englobam desde roupas, bolsas, sapatos até acessórios, perfumes, relógios e óculos, são comercializados em mais de 3.700 pontos de venda de lojas de departamento e multimarcas do mundo e através de aproximadamente 500 lojas próprias, entre as quais algumas delas no formato de outlet. Boa parte de suas lojas próprias está localizada nos Estados Unidos, tendo também unidades no Canadá, Inglaterra, Alemanha, Itália, Coréia do Sul, Emirados Árabes Unidos, França, Japão, entre outros. No Brasil são 4 lojas da marca, cuja primeira unidade foi inaugurada em 2013 na cidade do Rio de Janeiro.

Você sabia?

Uma curiosidade sobre Michael Kors, também conhecido por seu cargo de jurado do reality show Project Runway até 2012, é o fato do estilista não saber costurar. Ele apenas concebe e desenha suas criações.

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Fonte: Mundo das Marcas. Publicado em 27 de outubro de 2010. Atualizado pela última vez em 14 de abril de 2015. Consultado pela última vez em 8 de julho de 2022.

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Sobre a Michael Kors

Michael Kors é um designer premiado e renomado mundialmente de acessórios e roupas de luxo. Fundou sua empresa em 1981, atualmente produz uma gama de produtos sob as marcas Michael Kors Collection, MICHAEL Michael Kors e Michael Kors Men. Esses produtos incluem acessórios, calçados, relógios, joias, roupas, óculos e uma linha completa de fragrâncias.

As lojas Michael Kors são operadas, diretamente ou por meio de parceiros franqueados, em algumas das cidades mais prestigiadas do mundo, incluindo Nova York, Beverly Hills, Chicago, Londres, Milão, Paris, Munique, Istambul, Dubai, Seul, Tóquio, Hong Kong, Xangai, Rio de Janeiro e São Paulo. A empresa se orgulha de contratar e reter talentos diversos e fornecer um ambiente de trabalho inclusivo para todos, ao mesmo tempo em que celebra eventos e culturas globais que refletem a diversidade, as experiências e as perspectivas das pessoas ao redor do mundo.

Por trás deste império crescente está um designer singular com um senso inato de glamour e um olho infalível para o chique atemporal. Michael Kors ganhou diversos prêmios na indústria da moda, foi homenageado por sua filantropia e conquistou o respeito e o afeto de milhões. Totalmente dedicado a uma visão de estilo que é tão sofisticada quanto liberal, tão icônica quanto moderna, ele criou um estilo de vida de luxo duradouro com alcance global.

“Eu crio para mulheres e homens que precisam de roupas e acessórios que possam acompanhar seu ritmo acelerado e fazer com que se sintam no seu melhor”

História de Michael Kors

O designer Michael Kors foi criado em Merrick, Long Island, uma cidade próxima de Nova York. Seu olho afiado para a moda ficou evidente desde jovem: aos cinco, ele aconselhou sua mãe, Joan, a cortar os laços de seu vestido de noiva para seu segundo casamento. Ela removeu os laços.

Kors se graduou no Ensino Médio em 1977 e frequentou o Instituto de Tecnologia, na cidade de Nova York. Ele também aceitou um trabalho na Lothar's, boutique que ditava tendências, localizada na Rua West 57th, onde seus talentos foram notados por Dawn Mello, então vice presidente executivo da Bergdirf Goodman. Mello encorajou Kors a contactar ele caso algum dia desenhasse uma coleção. Kors fez exatamente isso e em 1981 lançou oficialmente sua própria linha. Seu primeiro desfile ocorreu em 1984 colocando Iman na passarela em uma peça de gola alta e flanelas cinza.

Kors teve sucesso desde o início, com um design sportswear chique, luxuoso que era tanto charmoso quanto despojado. Ele construiu sua reputação como um designer que entende como as mulheres vivem e como elas querem se sentir em suas roupas - confiantes e à vontade. Por combinar pragmatismo com um senso chique infalível, o olhar único de Kors sobre “all-American sportwear” eventualmente se tornaria global.

"As pessoas pensam em sportswear como algo unicamente americano mas, mulheres de todo o mundo amam brincar com diferentes combinações porque elas podem dar seu próprio toque nelas", disse Kors. "O pensamento criativo por trás do sportswear é o mesmo, não importa aonde você está - é tudo sobre ótimas peças que mulheres podem vestir todos os dias".

De 1997 a 2004, enquanto continuava a construir seu próprio negócio, Michael Kors também atuou como diretor criativo da Céline, a renomada marca de luxo francesa. A nomeação foi notável - poucos designers americanos chefiaram marcas francesas - e seu impacto foi significativo. Kors é amplamente creditado por restaurar o brilho da marca, restabelecendo-a como uma grande casa de moda europeia. Nesse mesmo período, lançou Michael Kors Mens (2002) e MICHAEL Michael Kors (2004).

Apesar das demandas de administrar uma marca de moda global, Kors sempre se concentrou em retribuir. Por mais de 25 anos, ele tem apoiado apaixonadamente o God’s Love We Deliver, uma organização sem fins lucrativos que cozinha e entrega refeições nutritivas para pessoas que vivem com doenças graves na cidade de Nova York e arredores. Em 2013, Michael Kors lançou o “Watch Hunger Stop”, em parceria com o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA) para ajudar a combater a fome no mundo. Até o momento, Michael Kors ajudou o PMA a entregar mais de 17 milhões de refeições para crianças famintas. Em 2015, o designer foi nomeado Embaixador Global contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas.

MICHAEL Michael Kors é uma coleção descolada com uma forte identidade fashion, apresentando um mix atual de tendências, cores, tecidos, estampas e silhuetas que estão sempre na moda, tem um toque esportivo, mas uma atitude urbana, evocando um estilo de vida Jet Setter. Oferece uma peça para cada ocasião, luxo acessível com um toque de glamour moderno e com um elemento de conforto.

Fonte: Sobre a Michael Kors. Consultado pela última vez em 11 de julho de 2022.

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Conheça a incrível trajetória de Michael Kors

A Michael Kors é uma marca americana criada em 1981 que vem crescendo e aparecendo cada vez mais dentre as grandes maisons nos últimos anos. Ela leva o mesmo nome do estilista criador e combina perfeitamente a sofisticação com a casualidade, compondo com maestria o estilo esportivo luxuoso, com acessibilidade aos consumidores.

Gif de Karlie Kloss com logo de Michael Kors.

A marca vem se expandindo e se tornando a queridinha de muitas celebridades, modelos e claro, de muitas brasileiras, que visitam religiosamente suas lojas no Brasil e no exterior.

Confiram abaixo mais sobre a trajetória do estilista:

O começo de tudo

Nascido no dia 09 de agosto de 1959, Karl Anderson Jr, mais conhecido como Michael Kors Filho, o designer é filho de uma ex-modelo e nasceu na cidade de Long Island, um subúrbio da populosa cidade de Nova York.

Os holofotes se viraram para ele quando ainda era menino, após fazer longas viagens com a mãe até a capital e fazer testes de comerciais e ator mirim. Posteriormente, ele estudou moda na Fashion Institute of Technology, uma das instituições mais tradicionais e respeitadas nesse ramo em Nova York.

Michael entrou na instituição muito jovem, com apenas 19 anos de idade e já criava coleções para a histórica Butique Lothar’s, que fora um ponto de encontro de fashionistas em Manhattan na década de 70.

Michael Kors começou a criar coleções para a lendária Butique Lothar’s com apenas 19 anos, atraindo a atenção de diversas revistas.

Michael Kors começou a criar coleções para a lendária Butique Lothar’s com apenas 19 anos, atraindo a atenção de diversas revistas.

Não demorou muito para que Michael atraísse a atenção de jornais e revistas de moda da época, resolvendo mergulhar de cabeça e criar a sua própria marca em 1981. Para que isso fosse possível, Michael contou com a importante ajuda de seu sócio, John Orchulli.

Primeira coleção no mercado

A primeira coleção de roupas femininas Michael Kors veio para causar um verdadeiro efeito na alta sociedade da cidade. Ela conseguia traduzir uma mistura perfeita entre a sensibilidade modernista e a sofisticação.

Em pouco tempo a coleção já estava disponível nas araras das lojas de departamento mais conceituadas da cidade, como Lord& Taylor, Bloomingdale’s, Neiman Marcus, Bergdorf Goodman e Saks Fifth Avenue.

O estilo traduzido em suas peças, que o tornaria famoso e renomado, veio através da inspiração no estilista Roy Halston, um verdadeiro ícone da moda americana na década de 60 e 70, que vestiu Elizabeth Taylor, Liza Minelli e a icônica primeira dama americana Jacqueline Kennedy.

Michael conseguia combinar, perfeitamente, o luxo e a sofisticação, sem deixar de lado o conforto e a simplicidade. Nascendo assim um novo sentido para o termo sportswear.

Dedicou o sportswear para mulheres de qualquer idade e nacionalidade, que, embora envolvidas no ambiente de moda, estavam longe de ser consideradas Fashion Victims (termo que fora criado para pessoas que compram artigos de vestuário que apareçam em destaque na revista, sem que a mesma tenha discernimento sobre o que gosta de usar ou não; elas compram porque precisam estar na moda).

O segredo de suas coleções

O segredo do sucesso de Michael Kors é a mistura de peças aparentemente simples e esportivas, mas com o uso de detalhes bastante luxuosos e brilhos.

Dá-se destaque especial para a combinação de camisetas básicas com pérolas e as saias de comprimento até os joelhos, clássicas da marca. Também devemos citar os vestidos jérsei que vieram com pesadas jaquetas de esqui e o jeans que tinham estolas de pele.

No ano de 1983, MK recebeu seu primeiro prêmio por inovação e originalidade na moda americana, o DuPont American Original Award e, desde então, o “mais velho jovem estilista de Nova Iorque”, título que ele mesmo gostava de expor para todos.

O segredo do sucesso de Michael Kors se dá por suas combinações de peças simples com detalhes luxuosos.

O segredo do sucesso de Michael Kors se dá por suas combinações de peças simples com detalhes luxuosos.

Foi no ano de 1984 que as coleções da marca começaram a ser desfiladas nas passarelas da semana de moda, ganhando maior reconhecimento no mercado de moda. No final desta década, a marca resolveu expandir um pouco a sua linha de criações, passando a lançar no mercado sua primeira linha de calçados femininos.

No início da década de 90, como forma de expandir seus consumidores, a marca resolveu investir numa nova linha: a Kors Light, que possuía um preço mais acessível que a marca principal. Outro acontecimento importante que aconteceu na mesma época, foi a primeira campanha da marca sendo protagonizada por Christy Turlington e fotografada por Steven Meisel.

Em 1997, foi nomeado como diretor criativo da maison francesa Celine, posto que assumiu por seis anos e foi considerado um dos principais responsáveis por reinventar a marca e trazê-la de volta aos holofotes da moda mundial.

Primeira loja Michael Kors

Como a marca já tinha suas coleções espalhadas nas principais lojas de departamento dos Estados Unidos, o estilista sentiu que era hora de abrir sua loja própria. Então, no ano 2000, a primeira loja Michael Kors foi inaugurada no número 974 da Madison Avenue, coração de Nova York.

Nos anos que se passaram, a marca também ganhou mais quatro endereços: na Rodeo Drive (um dos redutos mais luxuosos de Los Angeles), Manhasset (próximo da Long Island), Tóquio, no Japão e em Dubai, nos Emirados Árabes.

Também foi nesse período de expansão, que a marca resolveu mergulhar de vez no universo feminino, expandindo seus produtos ao lançar uma linha de óculos de sol, bolsas, fragrâncias e relógios, segmentos que se tornaram um dos principais carros chefes em vendas da marca.

A partir de 2004, lançou duas novas linhas: a MICHAEL Michael Kors, introduzida simultaneamente em aproximadamente 350 pontos de venda espalhados pelos Estados Unidos, incluindo também acessórios de couro e alfaiataria masculina, e a Kors, que vinha com versões fiéis aos originais, mas em tecidos alternativos, portanto tendo um valor mais acessível das peças mais luxuosas de sua própria coleção, como casacos com aplicações de pele e vestidos elaborados.

A marca ganhou grande destaque quando Michael passou a ser jurado do programa Project Runaway ao lado da ex-modelo Heidi Klum e da editora chefe da revista Elle americana, Nina Garcia.

Um ano antes, ele se uniu ao John Idol, antigo executivo da Ralph Lauren, para expandirem a marca para o público em massa, criando o “luxo populista”.

Michael Kors no Brasil

A primeira loja Michael Kors LifeStyle no Brasil foi inaugurada em 2013 no Shopping Village Mall, localizado no Rio de Janeiro. O projeto foi assinado pelo time de designers de interiores in-house e refletia a mesma estética das demais lojas da marca ao redor do mundo. Antes da inauguração, o estilista contou em uma entrevista:

“O Brasil é o lugar onde pude conhecer as pessoas mais bonitas, chiques e divertidas. Eles têm um estilo de vida glamoroso sem muito esforço, e isso não poderia estar mais alinhado com o meu design e filosofia. Estou muito ansioso para ter a primeira loja aqui.”

Nos anos seguintes, a marca abriu inúmeras novas lojas no Brasil (desta vez da marca principal) e, atualmente, conta com 4 lojas próprias localizadas em Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e uma no Catarina Fashion Outlet em São Roque.

Queridinho das Celebridades e Realeza

Fora de seus ateliês, Michael Kors sempre esteve rodeado de celebridades. Seja em eventos sociais, premiações da moda ou de caridade, o estilista é próximo de muitas atrizes e fashionistas que se tornaram clientes fiéis da marca.

Além dos tapetes vermelhos, seus vestidos também foram usados pela Duquesa de Cambridge e pela Rainha Letizia da Espanha, e também pela ex-primeira dama americana Michelle Obama, que escolheu um design de Michael Kors para sua primeira foto oficial em 2009 e usou a marca em diversas outras ocasiões.

Michael Kors no Mundo

Atualmente, a marca está presente em mais de 3.700 pontos de venda das principais lojas de departamento e multimarca ao redor do mundo, além de possuir mais de 500 lojas próprias (sendo algumas em formato de outlet) espalhadas em 58 países diferentes.

Você sabia?

Uma das principais curiosidades sobre Michael Kors é que o mesmo não sabe costurar! O estilista apenas concebe os modelos e os desenha, passando para a sua produção posteriormente.

Com sua capacidade de combinar conforto e praticidade com elegância e sofisticação, o americano conquistou uma legião de consumidores fiéis ao redor do globo.

Fonte: Etiqueta Única, "Conheça a incrível trajetória de Michael Kors". Consultado pela última vez em 8 de julho de 2022.

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Michael Kors quer se tornar grupo global de luxo com compra da Versace – Época Negócios

A Michael Kors vai acrescentar um item glamouroso ao guarda-roupa da empresa: a fabricante de bolsas está perto de comprar a grife Gianni Versace, em um acordo que avalia a icônica marca italiana em US$ 2 bilhões.

O possível negócio se encaixa bem na estratégia de crescimento de longo prazo que a companhia apresentou. A Michael Kors quer se transformar em um conglomerado de marcas de luxo, uma missão que começou seriamente no ano passado, quando ela comprou a fabricante de sapatos de luxo Jimmy Choo por US$ 1,2 bilhão.

Parece que a integração está indo bem, até agora. Na verdade, no último trimestre, a Michael Kors elevou sua orientação para os lucros do ano com base no desempenho mais forte do que o esperado tanto em sua marca homônima quanto na Jimmy Choo.

Sua gestão hábil serviu como uma espécie de propaganda para marcas como a Versace, mostrando a elas que se juntar à empresa poderia dar a elas um final feliz.

Investidores com o pé atrás

Os investidores, por outro lado, aparentemente não estão animados com o acordo, o que fez com que as ações da Michael Kors caíssem mais de 7% nesta segunda-feira (24). Essa inquietude é, talvez, compreensível, dada a dívida e o risco que a empresa assumiu, há apenas cerca de um ano, para comprar a Jimmy Choo.

Mas eles deviam ter em mente que uma aquisição da Versace poderia bater algumas metas-chave. Ela dará à Kors mais exposição ao mercado europeu, uma importante diversificação para uma empresa que ainda depende fortemente dos EUA.

O negócio permitirá brigar com a Tapestry Inc., dona das marcas Coach e Kate Spade e que também está tentando se transformar em uma “casa de marcas”. Segundo relatos, a Tapestry teria tentado analisado comprar a Versace, então poderia ser uma sólida demonstração de que a Kors pode conter múltiplos pretendentes por um ativo valioso — se ela fechar um acordo.

Uma compra também seria um grande teste para a gestão. Afinal, a Versace é significativamente maior do que a Jimmy Choo, que tinha cerca de US$ 470 milhões em receita anual na época da aquisição. Já a grife italiana, segundo cifras apresentadas pela empresa à Bloomberg, registrou € 686 milhões (US$ 809 milhões) de receita em 2017.

Família Versace no comando

E, enquanto a fabricante de sapatos é uma marca importante, seu toque de classe e influência no mundo da moda não são, nem de longe, tão fortes e com tanta história quanto os da Versace. A marca ganhou seu prestígio como um negócio de família, com Santo Versace como diretor e Donatella Versace na chefia criativa.

Segundo a Bloomberg News, a família vai “continuar a ter um controle sob qualquer acordo”, o que faz sentido. Seria crítico para a Kors gerenciar aquela relação delicada devidamente.

Precisaremos de mais detalhes para determinar exatamente o quanto esse acordo poderá transformar as duas empresas. O que podemos dizer é: se a Kors for se tornar uma verdadeira potência global do luxo, ela precisará continuar abocanhando peixes maiores. Acrescentar a Versace a seu portfólio com certeza se cumpriria essa tarefa.

Fonte: Época Negócios, "Michael Kors quer se tornar grupo global de luxo com compra da Versace", publicado em 24 de setembro de 2018, consultado pela última vez em 8 de julho de 2022.

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Michael Kors e Jimmy Choo anunciam que não irão mais usar peles – Época Negócios

Na última sexta-feira, 15, foi anunciado que a marca Michael Kors iria deixar de usar pele de animais em sua produção. A declaração veio como uma surpresa para a indústria, afinal, a pele fazia parte da identidade da grife. Na coleção da última temporada, de 67 looks apresentados na Semana de Moda de Nova York, 12 tinham pele. O posicionamento também vale para a Jimmy Choo, já que a marca de luxo foi comprada no começo do ano pela holding da Michael Kors.

'Graças aos avanços tecnológicos na fabricação, agora temos a habilidade para criar uma estética de luxo usando pele que não seja animal", disse o designer Michael Kors em uma declaração para imprensa. "Iremos mostrar esta nova técnica em nossa próxima passarela, em fevereiro". A iniciativa veio após um encontro com a ONG PETA, que inclusive já fez diversos protestos na passarela da grife.

A Michael Kors e a Jimmy Choo fazem parte de uma lista crescente de marcas que têm se posicionado contra o uso de peles em suas roupas. Gucci, Hugo Boss, Armani e a YOOX, do e-commerce Net-A-Porter, também anunciaram que não usarão mais o material. O movimento entra na discussão sobre sustentabilidade que permeia a indústria da moda desde o começo deste ano e mostra que é possível redefinir o que é visto como alto luxo.

Fonte: Época Negócios, "Michael Kors e Jimmy Choo anunciam que não irão mais usar peles", publicado em 18 de dezembro de 2017, consultado pela última vez em 8 de julho de 2022.

Crédito fotográfico: Logo Michael Kors. Consultado pela última vez em 8 de julho de 2022.

Michael Kors (Nova York, Estados Unidos, 1981), também conhecida como MK, é uma grife americana de roupas, bolsas, sapatos e acessórios de estilo esportivo luxuoso. Fundada pelo designer americano Michael Kors, a marca está presente em mais de 3.700 pontos de venda das principais lojas de departamento e multimarca ao redor do mundo, além de possuir mais de 500 lojas próprias (sendo algumas em formato de outlet) espalhadas em 58 países diferentes. O estilista recebeu seu primeiro prêmio por inovação e originalidade na moda americana, o DuPont American Original Award, no ano de 1983. O segredo do sucesso de Michael Kors se dá por suas combinações de peças simples com detalhes luxuosos, com design singular e atemporal.

Michael Kors

Michael Kors (Nova York, Estados Unidos, 1981), também conhecida como MK, é uma grife americana de roupas, bolsas, sapatos e acessórios de estilo esportivo luxuoso. Fundada pelo designer americano Michael Kors, a marca está presente em mais de 3.700 pontos de venda das principais lojas de departamento e multimarca ao redor do mundo, além de possuir mais de 500 lojas próprias (sendo algumas em formato de outlet) espalhadas em 58 países diferentes. O estilista recebeu seu primeiro prêmio por inovação e originalidade na moda americana, o DuPont American Original Award, no ano de 1983. O segredo do sucesso de Michael Kors se dá por suas combinações de peças simples com detalhes luxuosos, com design singular e atemporal.

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A história

Karl Anderson, Jr., mais conhecido como Michael Kors e filho de uma ex-modelo, nasceu no dia 9 de agosto de 1959, em Long Island, subúrbio da cidade de Nova York. O talento do estilista para atrair holofotes se manifestou logo na infância, quando o então ator mirim vivia entre constantes viagens rumo ao centro da cidade para participar de testes de comerciais. Depois, estudou design de moda na Fashion Institute of Technology, badalada e conceituada instituição nova-iorquina e, com apenas 19 anos, já criava coleções para a histórica butique Lothar’s, ponto de encontro de fashionistas na Manhattan dos anos de 1970. Não demorou muito para atrair a atenção das revistas de moda e, daí para o lançamento de sua marca própria, em 1981 e com a ajuda de seu sócio John Orchulli, foi uma consequência rápida.

A primeira coleção de roupas femininas MICHAEL KORS, que traduzia a mistura entre a sofisticação e a sensibilidade modernista, foi parar direto nas luxuosas araras e prateleiras das lojas de departamento mais conceituadas da cidade, como por exemplo, Bloomingdale’s, Bergdorf Goodman, Lord & Taylor, Neiman Marcus e Saks Fifth Avenue. O estilo de MK, como ele ficaria conhecido, foi influenciado, principalmente, pelo estilista Roy Halston, ícone da moda americana nos anos de 1960 e 1970, que chegou a vestir ícones como Liza Minelli e Elizabeth Taylor, além da bela Jacqueline Kennedy. Sua combinação de luxo e sofisticação com a simplicidade de uma camiseta deu novo sentido ao termo “sportswear” e era dedicada a mulheres de qualquer idade e qualquer nacionalidade, que fossem ligadas em moda, mas longe de consideradas “fashion victims” (termo criado para descrever pessoas que compram qualquer peça que apareça nas páginas de revistas especializadas, sem nenhum discernimento).

Seu segredo era mesclar peças simples e esportivas com detalhes luxuosos e muito brilho, especialmente combinando camisetas básicas com pérolas e saias clássicas até os joelhos, jeans com estolas de pele ou mesmo vestidos de jérsei com pesadas jaquetas de esqui. O sucesso nos primeiros anos foi enorme. Em 1983 recebeu seu primeiro prêmio por originalidade na moda americana, o DuPont American Original Award, e desde então, o “mais velho jovem estilista de Nova Iorque”, como ele mesmo costuma se intitular, já foi nomeado para um sem número de premiações de talento e reconhecimento. Já em 1984 suas coleções estrearam nas passarelas. E no final desta década, a marca expandiu sua linha de produtos com o lançamento de sua primeira coleção de calçados femininos. No início da década seguinte, como forma de conquistar outro público alvo, a marca lançou a KORS LIGHT, uma linha de roupas mais acessíveis que a original. Outro evento importante ocorrido nesta época foi a primeira campanha da marca protagonizada por Christy Turlington e fotografada por Steven Meisel. Kors foi nomeado diretor criativo da maison francesa Celine em 1997, na qual permaneceu por seis anos, e foi apontado como o principal responsável por reinventar e trazer a marca de volta aos holofotes do mundo da moda.

Com coleções disponíveis nas maiores lojas de departamentos nos Estados Unidos, sua primeira loja própria foi inaugurada somente em 2000, no número 974 da Madison Avenue, em pleno coração de Nova York. Nos anos seguintes, a marca ganhou mais quatro endereços exclusivos: na Rodeo Drive, reduto do luxo mais famoso em Los Angeles, na costa oeste americana; em Manhasset, próximo a Long Island; em Tóquio, no Japão; e em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Ainda neste período, ampliou sua linha de atuação ao lançar acessórios femininos como bolsas, sapatos e óculos de sol; as primeiras fragrâncias; uma completa linha de relógios, que se tornou um verdadeiro sucesso de vendas; além de sua coleção de roupas masculinas. A partir de 2004, o estilista criou duas novas linhas: MICHAEL Michael Kors, introduzida simultaneamente em aproximadamente 350 pontos de venda espalhados pelos Estados Unidos, que incluía também acessórios de couro e alfaiataria masculina; e a KORS, composta por versões fiéis em tecidos alternativos e, portanto, de menor valor, das peças mais luxuosas de sua própria coleção, como casacos com aplicações de pele e vestidos elaborados. E foi justamente a partir deste momento quando Kors começou a aparecer como jurado do popular programa de TV Project Runway, que a marca realmente decolou. Um ano antes, ele se associou a John Idol, antigo executivo da Ralph Lauren, para expandir a marca para as massas, criando assim um “luxo populista”.

Desde então, os negócios da marca MICHAEL KORS vêm se expandindo mundialmente em uma velocidade vertiginosa. O resultado: além de lançar oficialmente sua aclamada coleção de relógios no Brasil em 2008, a marca inaugurou em 2010 sua maior loja âncora em plena cidade de Paris, na chique e sofisticada Rue St. Honoré. O estilista Michael Kors, que invariavelmente veste camiseta preta com blazer da mesma cor, detém atualmente 2% das ações da empresa. O restante, que já pertenceu ao conglomerado de luxo LVMH, foi comprado em 2003 pela Sportswear Holdings, empresa comandada pelos investidores Silas Chou e Lawrence Stroll, que após a abertura de capital na Bolsa de Valores, em 2011, ganharam muitos sócios investidores. E o sucesso da marca foi tanto nos anos seguintes, que hoje em dia é difícil caminhar pelas ruas de uma grande cidade como Nova York ou andar pelo metrô sem avistar inúmeras bolsas ou os grandes e chamativos relógios da marca, que une o glamour europeu com a praticidade americana. E não por acaso, Michael Kors Michael entrou para a restrita lista dos bilionários do mundo da moda.

A linha do tempo

1985

● Lançamento de uma linha de roupas de cashmere.

1989

● Lançamento da primeira coleção de calçados da marca.

1992

● Lançamento de algumas poucas peças para o público masculino.

2000

● Lançamento do perfume feminino MICHAEL KORS, que se tornou um fenômeno de vendas.

2001

● Lançamento do primeiro perfume masculino da marca.

● Lançamento de uma linha de acessórios femininos, composta por bolsas, além da primeira linha de óculos de sol.

2002

● Lançamento de sua primeira coleção completa voltada para o público masculino.

● Inauguração de lojas em Londres e Tóquio.

2003

● Lançamento do perfume feminino MICHAEL SHEER.

2004

● Lançamento da linha MICHAEL MICHAEL KORS, que incluía moda praia e acessórios, como malas e pequenos artigos de couro, cintos e calçados, além de óculos e relógios, tanto para homem como para mulher.

● Lançamento da linha KORS, composta por peças mais acessíveis em termos de preço.

● Lançamento da primeira coleção de relógios da marca.

2005

● Lançamento do perfume ISLAND MICHAEL KORS.

● Lançamento da linha praia e da linha infantil.

2006

● Inauguração da primeira loja especializada em acessórios da marca. Atualmente existem mais de 60 unidades da MICHAEL KORS especializadas em acessórios.

2009

● Lançamento da linha de perfume VERY HOLLYWOOD MICHAEL KORS. Além disso, em colaboração com a Estée Lauder, foi lançada uma coleção de maquiagens para complementar o novo perfume. Em sua primeira experiência com cosméticos, o estilista deu preferência a tons marcantes, mas cheios de transparências. A coleção era composta por 19 itens distribuídos em duas famílias de cores: Bel Air Beige e Pink Rodeo. Cada uma contava com duas cores de batom FPS 15, dois tons de lip gloss, um blush, um duo de sombra, um lápis de olho e um esmalte.

2010

● Inauguração de uma loja âncora na cidade de Munique na Alemanha.

2012

● Inauguração da primeira loja na cidade de Madri.

2013

● Lançamento de uma trilogia de perfumes (Sporty Citrus, Sexy Amber e Glam Jasmine). As três novas fragrâncias são parte de uma nova coleção de beleza que inclui uma linha de maquiagem, cosméticos para corpo e outra linha para o sol.

O queridinho das celebridades

Fora de seu ateliê, Michael Kors sempre viveu às voltas com organizações de eventos de caridade e compromissos sociais ao lado das pessoas que prestigiam seu trabalho e, portanto, sempre foi figura constante na mídia internacional. A lista de fãs e clientes célebres do estilista é longa e inclui beldades como Jennifer Lopez, Angelina Jolie, Cameron Diaz, Sharon Stone, Madonna, Gwyneth Paltrow, Sandra Bullock, Barbara Streisand e Liv Tyler. Em 1999, a atriz René Russo, outra cliente devota de Michael Kors, desfilou um figurino exclusivo do estilista em “Thomas Crown - a arte do crime”, refilmagem de um clássico homônimo de 1968 dirigido por John McTiernan. Já em 2009, o estilista queridinho dos ricos e famosos, ganhou mais uma admiradora de peso: a primeira-dama Michelle Obama, que escolheu um modelo do estilista (um charmoso tubinho preto) para sua primeira foto oficial ao lado do marido presidente, e continua usando roupas e criações de Michael Kors em seu cotidiano. Apesar dessa constelação de clientes famosas, a maior parte das criações do estilista está ao alcance de muito mais mulheres do que se imagina. Isso porque seus preços em nada lembram os de outras grifes internacionais de luxo, que ficam sempre na casa dos milhares de dólares.

A identidade visual

O logotipo da marca pode ser aplicado de várias formas (como mostra a imagem abaixo), incluindo as tradicionais iniciais MK (dentro de um círculo), que invariavelmente aparecem em muitos produtos, especialmente em suas bolsas.

Dados corporativos

● Origem: Estados Unidos

● Fundação: 1981

● Fundador: Michael Kors

● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos

● Proprietário da marca: Michael Kors Holdings Limited

● Capital aberto: Sim (2011)

● Chairman & CEO: John Idol

● Diretor criativo: Michael Kors

● Faturamento: US$ 3.31 bilhões (2013/2014)

● Lucro: US$ 661.5 milhões (2013/2014)

● Valor de mercado: US$ 12.7 bilhões (abril/2015)

● Lojas: 500

● Presença global: 60 países

● Presença no Brasil: Sim

● Funcionários: 9.100

● Segmento: Moda

● Principais produtos: Roupas, acessórios, bolsas, perfumes e relógios

● Concorrentes diretos: Kate Spade, Coach, Tory Burch, Donna Karan e Calvin Klein

● Ícones: As bolsas e os relógios

● Website: www.michaelkors.com

A marca no mundo

Atualmente os produtos da marca, que englobam desde roupas, bolsas, sapatos até acessórios, perfumes, relógios e óculos, são comercializados em mais de 3.700 pontos de venda de lojas de departamento e multimarcas do mundo e através de aproximadamente 500 lojas próprias, entre as quais algumas delas no formato de outlet. Boa parte de suas lojas próprias está localizada nos Estados Unidos, tendo também unidades no Canadá, Inglaterra, Alemanha, Itália, Coréia do Sul, Emirados Árabes Unidos, França, Japão, entre outros. No Brasil são 4 lojas da marca, cuja primeira unidade foi inaugurada em 2013 na cidade do Rio de Janeiro.

Você sabia?

Uma curiosidade sobre Michael Kors, também conhecido por seu cargo de jurado do reality show Project Runway até 2012, é o fato do estilista não saber costurar. Ele apenas concebe e desenha suas criações.

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Fonte: Mundo das Marcas. Publicado em 27 de outubro de 2010. Atualizado pela última vez em 14 de abril de 2015. Consultado pela última vez em 8 de julho de 2022.

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Sobre a Michael Kors

Michael Kors é um designer premiado e renomado mundialmente de acessórios e roupas de luxo. Fundou sua empresa em 1981, atualmente produz uma gama de produtos sob as marcas Michael Kors Collection, MICHAEL Michael Kors e Michael Kors Men. Esses produtos incluem acessórios, calçados, relógios, joias, roupas, óculos e uma linha completa de fragrâncias.

As lojas Michael Kors são operadas, diretamente ou por meio de parceiros franqueados, em algumas das cidades mais prestigiadas do mundo, incluindo Nova York, Beverly Hills, Chicago, Londres, Milão, Paris, Munique, Istambul, Dubai, Seul, Tóquio, Hong Kong, Xangai, Rio de Janeiro e São Paulo. A empresa se orgulha de contratar e reter talentos diversos e fornecer um ambiente de trabalho inclusivo para todos, ao mesmo tempo em que celebra eventos e culturas globais que refletem a diversidade, as experiências e as perspectivas das pessoas ao redor do mundo.

Por trás deste império crescente está um designer singular com um senso inato de glamour e um olho infalível para o chique atemporal. Michael Kors ganhou diversos prêmios na indústria da moda, foi homenageado por sua filantropia e conquistou o respeito e o afeto de milhões. Totalmente dedicado a uma visão de estilo que é tão sofisticada quanto liberal, tão icônica quanto moderna, ele criou um estilo de vida de luxo duradouro com alcance global.

“Eu crio para mulheres e homens que precisam de roupas e acessórios que possam acompanhar seu ritmo acelerado e fazer com que se sintam no seu melhor”

História de Michael Kors

O designer Michael Kors foi criado em Merrick, Long Island, uma cidade próxima de Nova York. Seu olho afiado para a moda ficou evidente desde jovem: aos cinco, ele aconselhou sua mãe, Joan, a cortar os laços de seu vestido de noiva para seu segundo casamento. Ela removeu os laços.

Kors se graduou no Ensino Médio em 1977 e frequentou o Instituto de Tecnologia, na cidade de Nova York. Ele também aceitou um trabalho na Lothar's, boutique que ditava tendências, localizada na Rua West 57th, onde seus talentos foram notados por Dawn Mello, então vice presidente executivo da Bergdirf Goodman. Mello encorajou Kors a contactar ele caso algum dia desenhasse uma coleção. Kors fez exatamente isso e em 1981 lançou oficialmente sua própria linha. Seu primeiro desfile ocorreu em 1984 colocando Iman na passarela em uma peça de gola alta e flanelas cinza.

Kors teve sucesso desde o início, com um design sportswear chique, luxuoso que era tanto charmoso quanto despojado. Ele construiu sua reputação como um designer que entende como as mulheres vivem e como elas querem se sentir em suas roupas - confiantes e à vontade. Por combinar pragmatismo com um senso chique infalível, o olhar único de Kors sobre “all-American sportwear” eventualmente se tornaria global.

"As pessoas pensam em sportswear como algo unicamente americano mas, mulheres de todo o mundo amam brincar com diferentes combinações porque elas podem dar seu próprio toque nelas", disse Kors. "O pensamento criativo por trás do sportswear é o mesmo, não importa aonde você está - é tudo sobre ótimas peças que mulheres podem vestir todos os dias".

De 1997 a 2004, enquanto continuava a construir seu próprio negócio, Michael Kors também atuou como diretor criativo da Céline, a renomada marca de luxo francesa. A nomeação foi notável - poucos designers americanos chefiaram marcas francesas - e seu impacto foi significativo. Kors é amplamente creditado por restaurar o brilho da marca, restabelecendo-a como uma grande casa de moda europeia. Nesse mesmo período, lançou Michael Kors Mens (2002) e MICHAEL Michael Kors (2004).

Apesar das demandas de administrar uma marca de moda global, Kors sempre se concentrou em retribuir. Por mais de 25 anos, ele tem apoiado apaixonadamente o God’s Love We Deliver, uma organização sem fins lucrativos que cozinha e entrega refeições nutritivas para pessoas que vivem com doenças graves na cidade de Nova York e arredores. Em 2013, Michael Kors lançou o “Watch Hunger Stop”, em parceria com o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA) para ajudar a combater a fome no mundo. Até o momento, Michael Kors ajudou o PMA a entregar mais de 17 milhões de refeições para crianças famintas. Em 2015, o designer foi nomeado Embaixador Global contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas.

MICHAEL Michael Kors é uma coleção descolada com uma forte identidade fashion, apresentando um mix atual de tendências, cores, tecidos, estampas e silhuetas que estão sempre na moda, tem um toque esportivo, mas uma atitude urbana, evocando um estilo de vida Jet Setter. Oferece uma peça para cada ocasião, luxo acessível com um toque de glamour moderno e com um elemento de conforto.

Fonte: Sobre a Michael Kors. Consultado pela última vez em 11 de julho de 2022.

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Conheça a incrível trajetória de Michael Kors

A Michael Kors é uma marca americana criada em 1981 que vem crescendo e aparecendo cada vez mais dentre as grandes maisons nos últimos anos. Ela leva o mesmo nome do estilista criador e combina perfeitamente a sofisticação com a casualidade, compondo com maestria o estilo esportivo luxuoso, com acessibilidade aos consumidores.

Gif de Karlie Kloss com logo de Michael Kors.

A marca vem se expandindo e se tornando a queridinha de muitas celebridades, modelos e claro, de muitas brasileiras, que visitam religiosamente suas lojas no Brasil e no exterior.

Confiram abaixo mais sobre a trajetória do estilista:

O começo de tudo

Nascido no dia 09 de agosto de 1959, Karl Anderson Jr, mais conhecido como Michael Kors Filho, o designer é filho de uma ex-modelo e nasceu na cidade de Long Island, um subúrbio da populosa cidade de Nova York.

Os holofotes se viraram para ele quando ainda era menino, após fazer longas viagens com a mãe até a capital e fazer testes de comerciais e ator mirim. Posteriormente, ele estudou moda na Fashion Institute of Technology, uma das instituições mais tradicionais e respeitadas nesse ramo em Nova York.

Michael entrou na instituição muito jovem, com apenas 19 anos de idade e já criava coleções para a histórica Butique Lothar’s, que fora um ponto de encontro de fashionistas em Manhattan na década de 70.

Michael Kors começou a criar coleções para a lendária Butique Lothar’s com apenas 19 anos, atraindo a atenção de diversas revistas.

Michael Kors começou a criar coleções para a lendária Butique Lothar’s com apenas 19 anos, atraindo a atenção de diversas revistas.

Não demorou muito para que Michael atraísse a atenção de jornais e revistas de moda da época, resolvendo mergulhar de cabeça e criar a sua própria marca em 1981. Para que isso fosse possível, Michael contou com a importante ajuda de seu sócio, John Orchulli.

Primeira coleção no mercado

A primeira coleção de roupas femininas Michael Kors veio para causar um verdadeiro efeito na alta sociedade da cidade. Ela conseguia traduzir uma mistura perfeita entre a sensibilidade modernista e a sofisticação.

Em pouco tempo a coleção já estava disponível nas araras das lojas de departamento mais conceituadas da cidade, como Lord& Taylor, Bloomingdale’s, Neiman Marcus, Bergdorf Goodman e Saks Fifth Avenue.

O estilo traduzido em suas peças, que o tornaria famoso e renomado, veio através da inspiração no estilista Roy Halston, um verdadeiro ícone da moda americana na década de 60 e 70, que vestiu Elizabeth Taylor, Liza Minelli e a icônica primeira dama americana Jacqueline Kennedy.

Michael conseguia combinar, perfeitamente, o luxo e a sofisticação, sem deixar de lado o conforto e a simplicidade. Nascendo assim um novo sentido para o termo sportswear.

Dedicou o sportswear para mulheres de qualquer idade e nacionalidade, que, embora envolvidas no ambiente de moda, estavam longe de ser consideradas Fashion Victims (termo que fora criado para pessoas que compram artigos de vestuário que apareçam em destaque na revista, sem que a mesma tenha discernimento sobre o que gosta de usar ou não; elas compram porque precisam estar na moda).

O segredo de suas coleções

O segredo do sucesso de Michael Kors é a mistura de peças aparentemente simples e esportivas, mas com o uso de detalhes bastante luxuosos e brilhos.

Dá-se destaque especial para a combinação de camisetas básicas com pérolas e as saias de comprimento até os joelhos, clássicas da marca. Também devemos citar os vestidos jérsei que vieram com pesadas jaquetas de esqui e o jeans que tinham estolas de pele.

No ano de 1983, MK recebeu seu primeiro prêmio por inovação e originalidade na moda americana, o DuPont American Original Award e, desde então, o “mais velho jovem estilista de Nova Iorque”, título que ele mesmo gostava de expor para todos.

O segredo do sucesso de Michael Kors se dá por suas combinações de peças simples com detalhes luxuosos.

O segredo do sucesso de Michael Kors se dá por suas combinações de peças simples com detalhes luxuosos.

Foi no ano de 1984 que as coleções da marca começaram a ser desfiladas nas passarelas da semana de moda, ganhando maior reconhecimento no mercado de moda. No final desta década, a marca resolveu expandir um pouco a sua linha de criações, passando a lançar no mercado sua primeira linha de calçados femininos.

No início da década de 90, como forma de expandir seus consumidores, a marca resolveu investir numa nova linha: a Kors Light, que possuía um preço mais acessível que a marca principal. Outro acontecimento importante que aconteceu na mesma época, foi a primeira campanha da marca sendo protagonizada por Christy Turlington e fotografada por Steven Meisel.

Em 1997, foi nomeado como diretor criativo da maison francesa Celine, posto que assumiu por seis anos e foi considerado um dos principais responsáveis por reinventar a marca e trazê-la de volta aos holofotes da moda mundial.

Primeira loja Michael Kors

Como a marca já tinha suas coleções espalhadas nas principais lojas de departamento dos Estados Unidos, o estilista sentiu que era hora de abrir sua loja própria. Então, no ano 2000, a primeira loja Michael Kors foi inaugurada no número 974 da Madison Avenue, coração de Nova York.

Nos anos que se passaram, a marca também ganhou mais quatro endereços: na Rodeo Drive (um dos redutos mais luxuosos de Los Angeles), Manhasset (próximo da Long Island), Tóquio, no Japão e em Dubai, nos Emirados Árabes.

Também foi nesse período de expansão, que a marca resolveu mergulhar de vez no universo feminino, expandindo seus produtos ao lançar uma linha de óculos de sol, bolsas, fragrâncias e relógios, segmentos que se tornaram um dos principais carros chefes em vendas da marca.

A partir de 2004, lançou duas novas linhas: a MICHAEL Michael Kors, introduzida simultaneamente em aproximadamente 350 pontos de venda espalhados pelos Estados Unidos, incluindo também acessórios de couro e alfaiataria masculina, e a Kors, que vinha com versões fiéis aos originais, mas em tecidos alternativos, portanto tendo um valor mais acessível das peças mais luxuosas de sua própria coleção, como casacos com aplicações de pele e vestidos elaborados.

A marca ganhou grande destaque quando Michael passou a ser jurado do programa Project Runaway ao lado da ex-modelo Heidi Klum e da editora chefe da revista Elle americana, Nina Garcia.

Um ano antes, ele se uniu ao John Idol, antigo executivo da Ralph Lauren, para expandirem a marca para o público em massa, criando o “luxo populista”.

Michael Kors no Brasil

A primeira loja Michael Kors LifeStyle no Brasil foi inaugurada em 2013 no Shopping Village Mall, localizado no Rio de Janeiro. O projeto foi assinado pelo time de designers de interiores in-house e refletia a mesma estética das demais lojas da marca ao redor do mundo. Antes da inauguração, o estilista contou em uma entrevista:

“O Brasil é o lugar onde pude conhecer as pessoas mais bonitas, chiques e divertidas. Eles têm um estilo de vida glamoroso sem muito esforço, e isso não poderia estar mais alinhado com o meu design e filosofia. Estou muito ansioso para ter a primeira loja aqui.”

Nos anos seguintes, a marca abriu inúmeras novas lojas no Brasil (desta vez da marca principal) e, atualmente, conta com 4 lojas próprias localizadas em Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e uma no Catarina Fashion Outlet em São Roque.

Queridinho das Celebridades e Realeza

Fora de seus ateliês, Michael Kors sempre esteve rodeado de celebridades. Seja em eventos sociais, premiações da moda ou de caridade, o estilista é próximo de muitas atrizes e fashionistas que se tornaram clientes fiéis da marca.

Além dos tapetes vermelhos, seus vestidos também foram usados pela Duquesa de Cambridge e pela Rainha Letizia da Espanha, e também pela ex-primeira dama americana Michelle Obama, que escolheu um design de Michael Kors para sua primeira foto oficial em 2009 e usou a marca em diversas outras ocasiões.

Michael Kors no Mundo

Atualmente, a marca está presente em mais de 3.700 pontos de venda das principais lojas de departamento e multimarca ao redor do mundo, além de possuir mais de 500 lojas próprias (sendo algumas em formato de outlet) espalhadas em 58 países diferentes.

Você sabia?

Uma das principais curiosidades sobre Michael Kors é que o mesmo não sabe costurar! O estilista apenas concebe os modelos e os desenha, passando para a sua produção posteriormente.

Com sua capacidade de combinar conforto e praticidade com elegância e sofisticação, o americano conquistou uma legião de consumidores fiéis ao redor do globo.

Fonte: Etiqueta Única, "Conheça a incrível trajetória de Michael Kors". Consultado pela última vez em 8 de julho de 2022.

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Michael Kors quer se tornar grupo global de luxo com compra da Versace – Época Negócios

A Michael Kors vai acrescentar um item glamouroso ao guarda-roupa da empresa: a fabricante de bolsas está perto de comprar a grife Gianni Versace, em um acordo que avalia a icônica marca italiana em US$ 2 bilhões.

O possível negócio se encaixa bem na estratégia de crescimento de longo prazo que a companhia apresentou. A Michael Kors quer se transformar em um conglomerado de marcas de luxo, uma missão que começou seriamente no ano passado, quando ela comprou a fabricante de sapatos de luxo Jimmy Choo por US$ 1,2 bilhão.

Parece que a integração está indo bem, até agora. Na verdade, no último trimestre, a Michael Kors elevou sua orientação para os lucros do ano com base no desempenho mais forte do que o esperado tanto em sua marca homônima quanto na Jimmy Choo.

Sua gestão hábil serviu como uma espécie de propaganda para marcas como a Versace, mostrando a elas que se juntar à empresa poderia dar a elas um final feliz.

Investidores com o pé atrás

Os investidores, por outro lado, aparentemente não estão animados com o acordo, o que fez com que as ações da Michael Kors caíssem mais de 7% nesta segunda-feira (24). Essa inquietude é, talvez, compreensível, dada a dívida e o risco que a empresa assumiu, há apenas cerca de um ano, para comprar a Jimmy Choo.

Mas eles deviam ter em mente que uma aquisição da Versace poderia bater algumas metas-chave. Ela dará à Kors mais exposição ao mercado europeu, uma importante diversificação para uma empresa que ainda depende fortemente dos EUA.

O negócio permitirá brigar com a Tapestry Inc., dona das marcas Coach e Kate Spade e que também está tentando se transformar em uma “casa de marcas”. Segundo relatos, a Tapestry teria tentado analisado comprar a Versace, então poderia ser uma sólida demonstração de que a Kors pode conter múltiplos pretendentes por um ativo valioso — se ela fechar um acordo.

Uma compra também seria um grande teste para a gestão. Afinal, a Versace é significativamente maior do que a Jimmy Choo, que tinha cerca de US$ 470 milhões em receita anual na época da aquisição. Já a grife italiana, segundo cifras apresentadas pela empresa à Bloomberg, registrou € 686 milhões (US$ 809 milhões) de receita em 2017.

Família Versace no comando

E, enquanto a fabricante de sapatos é uma marca importante, seu toque de classe e influência no mundo da moda não são, nem de longe, tão fortes e com tanta história quanto os da Versace. A marca ganhou seu prestígio como um negócio de família, com Santo Versace como diretor e Donatella Versace na chefia criativa.

Segundo a Bloomberg News, a família vai “continuar a ter um controle sob qualquer acordo”, o que faz sentido. Seria crítico para a Kors gerenciar aquela relação delicada devidamente.

Precisaremos de mais detalhes para determinar exatamente o quanto esse acordo poderá transformar as duas empresas. O que podemos dizer é: se a Kors for se tornar uma verdadeira potência global do luxo, ela precisará continuar abocanhando peixes maiores. Acrescentar a Versace a seu portfólio com certeza se cumpriria essa tarefa.

Fonte: Época Negócios, "Michael Kors quer se tornar grupo global de luxo com compra da Versace", publicado em 24 de setembro de 2018, consultado pela última vez em 8 de julho de 2022.

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Michael Kors e Jimmy Choo anunciam que não irão mais usar peles – Época Negócios

Na última sexta-feira, 15, foi anunciado que a marca Michael Kors iria deixar de usar pele de animais em sua produção. A declaração veio como uma surpresa para a indústria, afinal, a pele fazia parte da identidade da grife. Na coleção da última temporada, de 67 looks apresentados na Semana de Moda de Nova York, 12 tinham pele. O posicionamento também vale para a Jimmy Choo, já que a marca de luxo foi comprada no começo do ano pela holding da Michael Kors.

'Graças aos avanços tecnológicos na fabricação, agora temos a habilidade para criar uma estética de luxo usando pele que não seja animal", disse o designer Michael Kors em uma declaração para imprensa. "Iremos mostrar esta nova técnica em nossa próxima passarela, em fevereiro". A iniciativa veio após um encontro com a ONG PETA, que inclusive já fez diversos protestos na passarela da grife.

A Michael Kors e a Jimmy Choo fazem parte de uma lista crescente de marcas que têm se posicionado contra o uso de peles em suas roupas. Gucci, Hugo Boss, Armani e a YOOX, do e-commerce Net-A-Porter, também anunciaram que não usarão mais o material. O movimento entra na discussão sobre sustentabilidade que permeia a indústria da moda desde o começo deste ano e mostra que é possível redefinir o que é visto como alto luxo.

Fonte: Época Negócios, "Michael Kors e Jimmy Choo anunciam que não irão mais usar peles", publicado em 18 de dezembro de 2017, consultado pela última vez em 8 de julho de 2022.

Crédito fotográfico: Logo Michael Kors. Consultado pela última vez em 8 de julho de 2022.

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