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Miguel Berrocal

Miguel Ortiz Berrocal (Villanueva de Algaidas, Málaga, Espanha, 28 de setembro de 1933 — Antequera, Málaga, Espanha, 31 de maio de 2006), conhecido como Miguel Berrocal, foi designer de móveis e premiado escultor figurativo e abstrato espanhol, reconhecido pelas suas esculturas quebra-cabeça.

Biografia

(Villanueva de Algaidas, Málaga, 1933 - Antequera, 2006) Escultor espanhol. Filho primogênito de um médico rural, no final da guerra civil, seu pai decidiu mandá-lo para estudar em Madri.

Quando ele tinha sete anos, mudou-se para a capital da Espanha e ingressou na escola Ramiro de Maeztu. Depois de terminar o colegial, seu pai queria que ele estudasse Medicina, mas ele conseguiu se matricular em Arquitetura, embora não em Belas Artes, como desejava.

Na Universidade, ele conheceu artistas como Chillida que, sendo mais velho que ele, o marcaram decisivamente. Depois de suspender o desenho, ele decidiu ir para o exterior. Quem foi embaixador da Espanha na Itália, Ponce de León, ajudou-o a se estabelecer em Roma, onde trabalhou como aquarelista, desenhista e assistente de uma equipe de arquitetos da qual, com o tempo, tornou-se sócio.

Ele voltou à Espanha para prestar serviço militar e, uma vez terminado, obteve uma bolsa para viajar para Paris, onde entrou em contato com Picasso. Depois de pouco tempo, ele retornou à Itália e começou no mundo do design, principalmente móveis e escultura. Ele dedicou apenas o seu tempo livre a essa última tarefa, enquanto continuava a trabalhar no design de móveis até que seu estúdio de arquitetura ganhou um concurso para a construção da Câmara de Comércio de Carrara e foi contratado para fazer as grades das varandas.

Com o sucesso alcançado com este trabalho, ele foi para Paris em 1957 e estabeleceu contato com Le Corbusier. A partir desse momento, sua ruptura definitiva com a arquitetura ocorreu e ele começou a se dedicar exclusivamente à escultura. A comissão de fazer uma grande obra, projetada por peças de acordo com seu tamanho, fez com que ele visse que cada uma delas tinha vida própria. Essa experiência supôs a invenção dos "múltiplos".

A data histórica do nascimento da escultura multiplicada é a indicada por sua obra María de la O , apresentada na Bienal de Veneza de 1964 e que, dois anos depois, ganhou o prêmio de escultura na Bienal de Paris. Algumas de suas esculturas transformáveis ​​(como a metamorfose do cavalo ) podem adquirir formas e significados muito diversos através do sistema de peças de montagem e desengate.

Em 1984, sua primeira exposição antológica foi realizada na Espanha, realizada no Palácio de Velázquez, em Retiro. Nele, ele reuniu 176 esculturas agrupadas em cinco seções, de acordo com o tema: primeiros trabalhos, torsos, figuras femininas, figuras e cabeças reclináveis, animais e personagens. Sua maior escultura foi o monumento a Picasso, com quase 7 metros de altura, erguido em Málaga em 1976.

Além das obras mencionadas, ele também é o autor do busto de Goya, com o qual foi premiado com o melhor do cinema espanhol desde 1987, e a estatueta alegórica do prêmio Enrique Casas pela Paz. Em janeiro de 1990, começou a trabalhar no cenário e nos figurinos da ópera Carmen , cuja apresentação ocorreu no verão daquele ano.

Em março de 1992, ele apresentou em Verona dois importantes trabalhos para a Exposição Universal de Sevilha: o torso de uma atleta olímpica e uma figura feminina multiforme, criada para o pavilhão do Comitê Olímpico Internacional e para o auditório da Cartuxa, respectivamente; o torso, chamado Citius altius fortius , é considerado o culminar de uma investigação realizada pelo artista há anos; a figura feminina chamada Dona Elvira é uma escultura multiforme cujo antecedente é a Odalisca de 1963, uma simples obra de conceito, e no monumento acima mencionado a Picasso em Málaga.

Em 1993, a Medalha de Ouro desta região foi concedida pelo Conselho de Governo da Junta de Andaluzia. Casado desde 1975 com Cristina Sajonia Coburgo e Gotha de Braganza, ele tem dois filhos e vive no Palazzio Rizzardi, localizado em Negrar, a poucos quilômetros de Verona, Itália.

Fonte: Biografias y Vidas, a enciclopédia biográfica online (Barcelona - Espanha) por Ruiza, M., Fernández, T. e Tamaro, E. (2004). Biografia de Miguel Ortiz Berrocal, consultado pela última vez em 23 de maio de 2020.

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Biografia Wikipédia

Ele é mais conhecido por suas esculturas de quebra-cabeças , que podem ser desmontadas em muitas peças abstratas. Essas obras também são conhecidas pelas obras de arte em miniatura e jóias incorporadas ou ocultadas nelas, e pelo fato de que algumas das esculturas podem ser remontadas ou reconfiguradas em diferentes arranjos. As esculturas de Berrocal abrangem uma ampla variedade de tamanhos físicos, de obras públicas monumentais ao ar livre a intrincadas esculturas de quebra-cabeças pequenas o suficiente para serem usadas como pingentes, pulseiras ou outros ornamentos corporais.

De 1967 a 2004, Berrocal trabalhou em Verona, Itália , e nas proximidades de Negrar , onde trabalhou em estreita colaboração com fundições esculturais para produzir sua arte. Seu trabalho foi exibido amplamente em toda a Europa e também na América do Norte e do Sul e no Japão. Em 2004, ele retornou à sua terra natal na Espanha, permanecendo artisticamente ativo até sua morte repentina em 2006. A Fundação Escultor Berrocal (Fundação Berrocal Sculpture) continua a preservar e promover suas obras de arte e legado, a partir de sua sede em Villanueva de Algaigas, na cidade natal. Espanha.

Educação

Desde muito cedo, Berrocal demonstrou talento para arte e pesquisa. Ele produziu seus próprios brinquedos com material reciclado, desenho e pintura com cores de seu próprio design. Ele completou sua educação em Madri. Uma experiência importante foi sua primeira visita ao meseum de arte do Prado , que ele revisitava frequentemente. Frequentou a Academia de Belas Artes de San Fernando , a Escola de Artes Gráficas e aulas noturnas na Escola de Artes e Oficios, onde fez amizade com seu tutor, o escultor Ángel Ferrant. Ele se matriculou na Faculdade de Ciências Exatas para se preparar para o vestibular para estudos de arquitetura. Ele era fascinado pela geometria analítica , e isso mais tarde se manifestou no estilo de suas obras.

Começos artísticos

Em 1952, a primeira exposição de Berrocal ocorreu em Madri, na Galería Xagra. Ele mostrou desenhos de pessoas e paisagens de Algaidas e Madrid. Estes foram assinados com seu sobrenome paterno, "Ortiz". Ele recebeu uma bolsa para estudar na Itália . Berrocal só conhecia Roma através de seus estudos clássicos. Depois de visitar os locais da civilização romana, ele viveu em Roma por vários meses. Lá, pela primeira vez, ele encontrou uma exposição da obra de Picasso em uma grande exposição na Galleria Nazionale d'Arte Moderna . Exposições do trabalho de Picasso eram proibidas na Espanha na época.

Em 1954, ele retornou à Espanha para prestar serviço militar. Ele retornou à Faculdade de Ciências Exatas e a suas aulas de desenho e escultura. Ele encontrou seu amigo Ferrant, que o encorajou em seu trabalho. Ele foi convidado a participar da XXVII Bienal de Veneza , onde exibiu seus desenhos no Pavilhão da Espanha, ainda assinado com "Ortiz".

A concessão de uma bolsa, pelo Institut Français, em Madri, permitiu a Berrocal viajar para Paris em 1955. Mergulhando na atmosfera estimulante que a cidade lhe oferecia, ele continuou seu trabalho como pintor. Viu frequentemente os escultores Cárdenas e Giacometti e muitos outros. Ele voltou a Roma, onde conheceu Afro, Burri , Guerrini e outros artistas. Trabalhou para vários arquitetos estabelecidos e, com um grupo de jovens companheiros, preparou uma entrada para um projeto para a construção da Câmara de Comércio em Carrara. Para a ornamentação da fachada, Berrocal, 22 anos, inventou uma solução para as balaustradas. Seu trabalho foi baseado em oito módulos com os quais ele obteve uma série de permutações e combinações que excederam em muito a exigência de diferenciar cada uma das balaustradas do edifício.

Em 1957, ele exibiu suas primeiras esculturas, em ferro forjado, na Galleria La Medusa, em Roma. As obras que ele produziu durante o verão, no estúdio que ele alugou em Mougins, na Côte d'Azur, concluíram seu ciclo de atividades como pintor. Nesse momento, ele conseguiu ser recebido por Picasso no La Californie. Ele retornou a Roma e a partir de então concentrou-se na escultura. Os trabalhos feitos nesse período incluíram La Boîte découpée , Sarcophage e Grand Torse . Esses trabalhos marcam a transição da análise do problema do espaço preenchido e vazio, e da multiplicidade de posições de uma única escultura, para o problema da combinação possibilidade de diferentes volumes.

Depois de tomar a decisão de se dedicar exclusivamente à escultura, Berrocal teve uma casa/estúdio, projetado por Le Corbusier, construído em Crespières, perto de Paris. Ele teve uma importante primeira exposição escultórica na Galleria Apollinaire, em Milão, pela qual assinou definitivamente seu trabalho como "Berrocal". Bruno Lorenzelli, um conhecido diretor de uma galeria de arte em Bergamo , tornou-se seu primeiro revendedor. Os trabalhos produzidos neste período incluíram Torso Benamejí e Torso Her , primeiramente feitos em gesso e madeira e depois fundidos em bronze e alumínio, respectivamente.

1962 foi um ano cheio de eventos e decisões importantes. Suas exposições incluíram exposições com Ipoustéguy e Müller em Nova York na Galeria Albert Loeb. Loeb passou a atuar como seu revendedor nos Estados Unidos. Sua importante primeira exposição individual em Paris foi na Galerie Kriegel. Kriegel tornou-se um amigo muito próximo e atuou como seu revendedor na França por muitos anos. Ao longo de sua vida, Berrocal foi conhecido por suas tentativas deliberadas de retratar variedade em suas esculturas, muitas vezes submetendo peças individuais a diferentes exposições.

Procure uma fundição

A caminho da Bienal de Veneza, ele parou em Verona por causa de sua busca por fundições. Aqui ele encontrou uma pequena fundição disposta a lançar suas esculturas. Juntos, eles fizeram de Verona e suas fundições um dos mais importantes centros de arte contemporânea da Europa. Além de seu próprio trabalho, Berrocal trouxe os escultores mais conhecidos da época para Verona, incluindo: Miró, Dalí, Magritte , De Chirico , Lalanne, Lam, Matta, Duchamp-Villon , Ipoustéguy, César, Étienne Martin, Peñalba e muitos outros.

Sua exploração escultural o levou a experimentar novas técnicas e materiais. Graças à sua formação científica, ele aplicou tecnologias usadas apenas nos setores mais avançados da indústria à sua arte. Ele começou a experimentar este ano, tornando 200 cópias da escultura Maria de la O .

Em 1964, Berrocal expôs como escultor no Pavilhão Espanhol na XXXII Bienal de Veneza, onde o colecionador belga Baron Lambert adquiriu a Mercedes para sua coleção. Jules Engel fez o filme Torch e Torso , o primeiro em uma ampla gama de filmes sobre Berrocal e sua obra, que foi apresentado no Museu de Arte Moderna em Nova Iorque e recebeu inúmeros prêmios. Outros filmes e vídeos foram produzidos nas edições européia, americana e japonesa. Durante sua estada em Nova York, no estúdio de Lipchitz, ele aprendeu sobre o processo Shaw , um sistema de cera perdida para fundição em porcelana. Apesar de consideráveis ​​dificuldades, após alguns anos, ele conseguiu importar esta técnica para a Itália e aplicá-la. Ele revolucionou o mundo da fundição artística porque permitiu a fundição porcera perdidaem bronze, reduzindo significativamente os custos e os tempos de fundição, garantindo alta qualidade e fidelidade ao original. Ele ensinou Técnica de Materiais na Hochschule für bildende Künste emHamburgo. Ele escolheu Thomas como seu revendedor na Alemanha e teve sua primeira exposição em Munique.

A necessidade de encontrar melhores fundições obrigava-o a viajar toda semana entre Paris e Verona; ele decidiu se estabelecer definitivamente na última cidade em 1967. Depois de um tempo lá, mudou-se para Negrar , onde viveria até 2004. Sua escultura tornou-se cada vez mais complexa. A busca por uma "quarta dimensão" tornou-se evidente em Adamo Secundus e David , pequenos trabalhos com complexas possibilidades de desmontagem. As esculturas desse período foram tão bem-sucedidas que nos Estados Unidos adquiriram o status de "peças de conversa".

Em 1968, Berrocal foi nomeado Chevalier de l'Ordre des Arts et des Lettres pelo ministro da Cultura francês, André Malraux. A televisão alemã fez um documentário sobre Negrar. Expôs no Palais des Beaux-Arts em Bruxelas, onde conheceu o artista Henry Moore e o barão Lambert, o primeiro do considerável número de seus dedicados colecionadores e amigos belgas. O coronel Marcel Stal tornou-se seu revendedor. Ele apresentou uma exposição no Badischer Kunstverein em Karlsruhe.

A bem sucedida série de exposições em galerias particulares iniciadas em 1968 continuou em: Frankfurt, Genebra, Paris, Nova York, Milão e Hanôver, entre outras. Este ano ele finalmente produziu Romeo e Giulietta , usando a técnica de fundição por injeção , que pela primeira vez lhe permitiu fazer 2000 cópias de uma escultura. Ele usou técnicas semelhantes para fazer Golias, que consistia em 80 peças e Richelieu, que tinha 61. Ele trabalhou no livro / objeto Petite Rapsodie de la main , com texto de Loys Masson. Trabalhos importantes produzidos durante esse período são Sainte Agathe II , Cleopatra e Alfa e Romeo, um trabalho estudado especificamente como ilustração para Petite Rapsodie de la main . Mini David iniciou a série de cinco mini-esculturas produzidas em quantidades de 10.000 cópias, usando a técnica de injeção automática, um procedimento até agora usado exclusivamente na fabricação industrial. A Galería Iolas-Velasco, em Madri, apresentou suas esculturas na Espanha pela primeira vez. Vários revendedores conhecidos criaram a Multicetera, uma empresa para a distribuição de suas mini-esculturas. Ele recebeu a medalha de ouro da Presidência da República Italiana por "Metal como pura expressão de arte" na V Bienal do Metallo, em Gubbio.

1970

Em 1971, Berrocal conheceu Maria Cristina Blais, de Saxe-Coburg e Gotha Braganza, filha da famosa pretendente do trono português Maria Pia, de Bragança . Casaram-se alguns anos depois e tiveram dois filhos, ambos nascidos em Verona , Carlos Miguel Berrocal de Saxe-Coburg em 1976 e Beltrán José Berrocal de Saxe-Coburg nascido em 1978.

Em 1972, a cidade de Málaga deu-lhe uma comissão por um grande monumento como uma homenagem a Picasso. Em 1976, Monumento a Picasso foi exibido no ponto de Rond dos Champs Élysées em Paris antes de sua colocação final em Málaga.

Em 1973, Berrocal representou a Espanha na XXII Bienal de São Paulo e recebeu o Grande Prêmio de Honra. Ele visitou o Brasil, Peru e Venezuela e expôs em Caracas. Com base na experiência do Monumento a Picasso, empreendeu uma nova série de obras monumentais, incluindo Richelieu Big , Almudena , tremens Dalirium e Torso C . Também foram produzidas neste período as edições de Il Cofanetto , uma homenagem a Romeu e Julieta e a cidade de Verona, e Paloma Box , uma homenagem a Paloma Picasso. Paloma Picasso viveu alguns meses na Villa Rizzardi, a casa de Berrocal, e trabalhou com suas próprias jóias na oficina de Berrocal.

Voltou à pintura e fez uma série de guaches e numerosas variações de pintura sobre temas recorrentes em suas esculturas: torsos, figuras femininas, nus reclináveis, cabeças e naturezas-mortas. Durante uma viagem pelas Ardenas belgas, ele encontrou um grupo de bigornas antigas , que comprou que, em 1982, deram origem à série Desperta Ferro , Almogávares , e as não concluídas Las Mujeres pasadas por la piedra . Com o arquiteto espanhol Ricardo Bofill, ele estudou um projeto para uma obra escultórica de um quilômetro de comprimento, na fronteira entre França e Espanha, e também um projeto para o trou des Halles (apelido de Les Hallesem Paris). Nenhum desses projetos arquitetônicos ambiciosos foi realizado. Ele deu uma palestra na École d'Art de Luminy, em Marselha.

Os trabalhos produzidos neste período incluíram La Maja , Manolete e Metamorehorses . Seu trabalho Torero foi incluído na exposição didática Les mains concern , organizada no Centre Georges Pompidou e destinada a cegos. Foi tocado por milhares de pessoas. Berrocal visitou os Estados Unidos. Espace Berrocal foi inaugurado no Centre Artcurial em Paris.

Em 1979, o circuito de museus, galerias e colecionadores funcionou ativamente, e o uso de fundição para a produção de esculturas passou a ser muito importante. Berrocal recusou um número crescente de convites para se concentrar em seu trabalho, que se tornou mais variado. Os trabalhos produzidos nesse período incluíram Caballo Casinaide e Omaggio ad Arcimboldo .

1980

Em 1980, houve outras exposições em Caracas e no Palazzo delle Prigioni Vecchie, em Veneza. Berrocal foi o único artista convidado para o I Simpósio na Escultura em Bruxelas, onde participou de um seminário sobre escultura multiplicada com estudantes da Universidade de Louvain. Ele completou Astronauta , uma homenagem a Jules Verne , composta por 21 diferentes peças de joalheria.

Em 1981, Berrocal voltou à cor: ele pintou uma série de guaches e serigrafias e fez duas grandes tapeçarias de retalhos para a Vogue International . Ele realizou uma exposição de seu trabalho em Nova York, que ele visitou. Seu retrato de Andy Warhol data dessa viagem. No centenário do nascimento de Picasso, ele fez uma medalha e uma placa para o local de nascimento do artista, que agora se tornara um museu. Ele fez Hoplita , que continha o famoso cubo de Rubik , em homenagem ao matemático húngaro. Ele realizou várias exposições na Europa.

Sua primeira exposição no Kuwait ocorreu em 1982. Produziu a série Desperta Ferro , dez peças sobre um tema que antecipava os Almogávares , e completou o Neon - uma escultura com circuitos de neon controlados por computador, que deu vida a inúmeras possibilidades combinatórias de figuras equestres . Ele empreendeu sua primeira colaboração com o arquiteto Núñez Yanowski, para o design da Place Picasso em Marne-la-Vallée, Paris. Isso levou à criação de Sarabande pour Picasso . Ele visitou Nova York, onde conheceu o prefeito da cidade, Ed Koch , que demonstrou grande interesse pelas possibilidades da escultura de Berrocal em um contexto urbano.

Em 1984, o Ministério da Cultura da Espanha organizou uma grande exposição para ele no Palácio de Velázquez, em Madri. Um catálogo histórico-crítico exaustivo foi publicado para acompanhar a exposição, com textos críticos de Julián Gállego e Franco Passoni. Depois de Madri, a exposição foi apresentada no Palau Meca, em Barcelona, ​​e no Le Botanique, em Bruxelas, durante a Europalia. Em 1984, os cidadãos de Algaidas fundaram a Associação Amigos de Berrocal, para criar um centro de documentação e um museu dedicado a ele; e, após uma ausência de 25 anos, Berrocal retornou à cidade de seu nascimento.

1986 foi um período caracterizado pela instalação de vários monumentos urbanos: Sarabande pour Picasso em Paris, Fuente del Limonar , um projeto para um jardim com uma fonte em Málaga e Torso Es para o Olympic Sculpture Park em Seul. Uma monografia substancial foi publicada em francês pela Éditions de la Différence em Paris, com um ensaio crítico de Jean-Louis Ferrier. Ele fez sua primeira exposição no museu em Villanueva de Algaidas, em conjunto com o prêmio de status de Filho Favorito em sua cidade natal. Ele desenhou os cenários e figurinos para a Carmen de Bizet na Arena de Verona.

1990

Em 1991, Berrocal recebeu uma comissão para produzir três obras monumentais para as celebrações espanholas de 1992. As celebrações de 1992 foram a Exposição Universal de Sevilha, as Olimpíadas de Barcelona e a nomeação de Madri como Capital Cultural da Europa. Como resultado, ele produziu Doña Elvira , uma escultura de 6 metros de altura (20 pés) destinada ao Auditório da Ilha da Cartuja, em Sevilha; Manolona , uma escultura de 14 metros de altura (46 pés) erguida no Parque Juan Carlos I, em Madri; e Citius, Altius, Fortius , um torso 4 metros de altura, apresentado na Exposição Universal de Sevilha, antes de ser transferido para sua sede definitiva na entrada para o Museu Olímpico em Lausanneem 1993. Foi nomeado embaixador da boa vontade da UNESCO . Em resposta às dificuldades técnicas encontradas ao fazer suas esculturas monumentais, Berrocal realizou pesquisas sobre novos materiais e técnicas, sem hesitar em recorrer aos setores industriais mais especializados para aprender tecnologias de vanguarda. Por exemplo, os três trabalhos monumentais produzidos neste período foram feitos usando Kevlar e fibra de carbono . A aplicação de tecnologias nunca antes utilizadas para fins artísticos como a escultura é significativa em termos da simbiose profunda entre arte, ciência e tecnologia que sempre acompanhou a pesquisa escultural de Berrocal.

Em julho de 1994, o artista introduziu o monumento Torso de Luces em Sevilha. Isso foi feito para a empresa Sevillana de Electricidad celebrar seu centenário. No outono, houve uma retrospectiva de múltiplos no centro cultural Cankarjev Dom, em Liubliana.

Em 1995, Berrocal introduziu a Fuente de la Paz em Ibiza. A exposição Berrocal: Sculture e Disegni foi realizada no Museu de Arte Moderna e Contemporânea, Palazzo Forti, em Verona.

De junho a setembro de 1996, Berrocal expôs na Barchessa Rambaldi, Bardolino. Ele instalou três grandes esculturas monumentais, Pepita em Bordeaux, Alcudia no campus da Universidade Politécnica de Valência e Marcelisa no parque de esculturas Marselisborg na Dinamarca.

Entre 1997 e 1998 Berrocal participou nas seguintes exposições: VI Bienal di Scultura em Monte Carlo Veneza, Piccole escultura, grandi Scultori no Museu Olímpico em Lausanne , e Berrocal, Forme et Mouvement , catalogados por Pierre Restany e Robert C. Morgan.

Em 1999, ele apareceu na feira de arte ARCO em Madri. Ao mesmo tempo, houve uma grande exposição individual no Centro Cultural Conde Duque, em Madri, que depois viajou para Oviedo, onde foi vista no Teatro Campoamor, de 15 de outubro a 8 de dezembro, e depois para Málaga, onde foi mostrado nas salas de exposições da Unicaja. Berrocal ilustrou o livro de Emilio Prado O Mistério da Água para a Câmara Municipal de Madri. Em setembro, participou da exposição internacional de esculturas e instalações OPEN'999 no Lido em Veneza, com El Diestro, um trabalho de 3 metros de altura. Em outubro, ele apresentou uma exposição individual na Galerie Artcurial, em Paris. Em dezembro, ele fez uma grande exposição individual na Galleria Ghelfi, em Verona.

2000

Em 2000, a Berrocal participou da Miami Art Fair , a ARCO Art Fair em Madri, a colocação da pedra fundamental do Museo Berrocal em Villanueva de Algaidas, uma exposição individual em Málaga e outra na Fondation Veranneman, na Bélgica. Ele deu palestras na Espanha na Universidade do País Basco, na Faculdade de Belas Artes de Bilbao e na Conferência sobre Ensino e Aprendizagem de Matemática, Thales, em San Fernando.

Participou de exposições coletivas em Hamburgo e Como e em várias exposições coletivas e internacionais, como: Feira Internacional de Arte Contemporânea ( ARCO ), em colaboração com o Conselho Provincial de Málaga; a exposição Golden Imagination: Artists, Silver e Goldsmiths na segunda metade do século XX da Itália , em Ancona; a exposição monográfica, Return to Classicism: The Fusion of Art and Science na Galeria da Prefeitura na vila de seu nascimento, Villanueva de Algaidas; o 36º Abitare el Tempo a Verona ; e, por fim, uma extensa retrospectiva pessoal no Spazio Creativo Cardin, em Veneza.

Em 2002, participou da exposição coletiva Scultori a Verona 1900–2000 , no Palazzo Forti em Verona e na Mostra Internazionale di Arte Contemporanea em Vicenza. Na primavera, ele participou de uma exposição itinerante com o nome Ecume: Autour de la monnaie unique , que tomou o design do euro como motivo e foi organizado pelo governo francês. A Swinger Art Gallery apresentou a exposição Berrocal Scultorea. Naquele verão, ele preparou outra extensa exposição no Instituto Valencià d ́Art Modern (IVAM), que incluía desenhos e escultura. Durante essa retrospectiva, uma importante monografia foi publicada. O livro foi ilustrado com fotografias de Roberto Bigano e incluía textos de alta solidez intelectual.

Em 2003, a retrospectiva em Valência continuou na primavera, neste caso em Málaga, no "Palácio Episcopal". Foi organizado pela Unicaja Benefit Society. Várias esculturas grandes foram apresentadas, como a Richelieu Big , de madeira , com dois metros de altura e capacidade para 61 peças. Várias exposições monográficas e coletivas mostraram a presença da Berrocal na Europa. Isso incluiu sua participação em Milão por ocasião da Feira de Móveis, bem como na Bélgica, Veneza, Frankfurt e Roma. Uma coleção de jóias foi apresentada no Château de Seneffe, na Bélgica, com o título Être ou ne pas être: Peintres ou Sculpteurs? Les bijoux des plus grands . Recebeu uma resposta positiva da crítica e do público.

Durante 2004, ele mostrou vários trabalhos na Feira Internacional de Arte Contemporânea ( ARCO ), em Madri. Ele também esteve na exposição Forme Animali - Warning Colors que unificou arte e ciência. Foi organizado pela Universidade de Áquila na Abadia de Santa Maria di Collemaggio. Ele também participou do Milan MIART. Em junho, participou da exposição coletiva Objetos do Desejo, Objetos do Artista na Galeria Elvira Conzales, em Madri. Em junho e agosto, uma exposição ao ar livre de esculturas monumentais, realizada na magnífica paisagem mediterrânea de Cap Roig na Costa Brava , contou com a presença de mais de 150.000 pessoas. Nesse show o trabalho Melillafoi apresentado pela primeira vez. A peça seria colocada permanentemente na Plaza de las Cuatro Culturas, na cidade de Melilla.

Regresso a Espanha

No final de 2004, a Berrocal decidiu se mudar para a Andaluzia permanentemente. Ele estabeleceu uma casa em seu local de nascimento, Villanueva de Algaidas, na província de Málaga. Lá, ele administrou a construção de seu novo estúdio, um imenso armazém entre oliveiras , para manter as obras que seu apetite insaciável por conhecimento, fantasia e curiosidade versátil o levou a acumular durante mais de 50 anos fazendo arte.

Em 2005, ele escreveu e editou suas memórias e preparou duas outras publicações: um catálogo geral de suas esculturas e um catálogo separado de suas obras de pintura, desenho e gráfico.

Juntamente com outros dez escultores de diferentes nacionalidades, ele participou do simpósio Creator Vesevo, organizado pela cidade de Herculano , perto de Nápoles. Naquele outono, um torso poderoso e monumental feito de pedra vulcânica foi colocado ao lado do Monte Vesúvio . Berrocal começou a mudar seus bens materiais de Villa Rizzardi de Negrar, em Valpolicella (Itália), onde viveu e trabalhou por quarenta anos, para sua nova residência na Espanha.

Em fevereiro de 2006, ele terminou o Nude Grande Inclinado , feito de Kevlar branco, que agora se projeta como uma nuvem branca sobre a paisagem do Lago Como . Naquele ano, ele terminou de escrever suas memórias, mas continuou a trabalhar com entusiasmo em desenhos e esboços de várias obras novas a serem construídas em seu estúdio.

Miguel Berrocal morreu em 31 de maio em Antequera.

Princípios da arte de Berrocal

O jovem Berrocal, inspirado pelas grandes forças criativas da primeira metade do século XX, buscou seu próprio caminho artístico e se perguntou: "Como despertar as pessoas para a escultura? ". Essa questão promoveu uma filosofia artística pessoal e uma linguagem estética que podem ser melhor compreendidas através de sete pontos principais:

  • A ciência como inspiração - Usando sua formação acadêmica em ciências puras e arquitetura, Berrocal criou peças baseadas em princípios derivados da matemática, da física ou de outras maravilhas da ciência. Representam a busca da beleza através da linguagem universal e o fascínio da exploração e de todos os princípios invisíveis que sustentam a realidade.

  • Espaço vazio - Ao ultrapassar os padrões da escultura tradicional, Berrocal procurou por espaços inexplorados, penetrando nos volumes dentro das formas, indo além da "superfície" da escultura: uma "escultura" dentro da escultura. "O espaço vazio está vivo como espaço total. Olhe para ele!" (Berrocal)

  • Desmontagem - O processo de pesquisar as formas dentro dos volumes fornece uma chave importante para a interpretação das obras de Berrocal, o fato de que as esculturas podem ser desmontadas: as esculturas são compostas de elementos que o espectador deve montar e desmontar para entender seu espaço invisível interior.

  • Estética interativa - A conseqüência da possibilidade de desmontagem é que a escultura é projetada para ser tocada, experimentada, "observada com as mãos". É uma apropriação estética através do uso, um processo que é mais semelhante a desenhar uma imagem do que apenas olhar para ela: quando você desenha, possui essa imagem mais profundamente.

  • Técnicas - Como conseqüência da desmontagem e de seu interesse pelas ciências e artes aplicadas, as técnicas e tecnologias necessárias para desenvolver suas complexas esculturas tornaram-se muito importantes para Berrocal. O artista inventou muitas técnicas e processos, tanto intelectuais quanto orientados ao design, bem como para prototipagem e construção de materiais, a fim de transformar suas idéias em realidade.

  • Múltiplos - A crescente complexidade das esculturas de Berrocal e a precisão necessária para realizá-las fizeram com que o artista as produzisse não apenas como peças únicas, mas também em muitos exemplares assinados e numerados. Berrocal, inventando o conceito de múltiplos na escultura, procurou estender o alcance da arte escultural a todos, assim como os pintores podiam fazer através das técnicas de reprodução das artes gráficas.

  • Projeto - Devido à sua complexidade, todas as esculturas de Berrocal são baseadas em uma enorme quantidade de documentos e materiais - o projeto - que são fundamentais para entender a singularidade de seu processo criativo e sua personalidade poliedrica. Cada projeto foi elaborado durante vários anos e gerou milhares de documentos que destacavam uma simbiose profunda de arte, ciência e tecnologia. Todo o projeto é a autêntica obra de arte de Berrocal. Pierre Restany disse: "esse material preliminar, o estudo, é a própria essência e estrutura do trabalho".

Fundação Escultor Berrocal

Para proteger e aprimorar o vasto legado criativo de Berrocal, a Fundação Escultor Berrocal (Fundação Berrocal Sculpture) foi fundada em 22 de novembro de 2007 em Madri pelos herdeiros de Miguel Berrocal, cumprindo sua vontade expressa e culminando nos projetos que o artista iniciou durante a vida dele. Os objetivos da instituição são a preservação, a pesquisa e a divulgação da obra de Miguel Berrocal, bem como as contribuições para o avanço da escultura em todas as suas formas, e para o desenvolvimento e progresso da cultura e das artes. A fundação está sediada no Estudio-Taller Berrocal, o último estúdio e oficina do artista, em sua cidade natal, Villanueva de Algaidas, na província de Málaga, Espanha.

Os sete programas permanentes a seguir foram criados:

  • Gerenciamento de coleções - gerenciamento de coleções de arte, privadas, institucionais ou corporativas, que incluem obras de Miguel Berrocal. O objetivo é organizar exposições temporais ou permanentes de suas obras, bem como de outros artistas que tenham conexão com Berrocal.

  • Publicações - editando e co-editando publicações relacionadas ao trabalho e comitiva de Miguel Berrocal

  • Conservação - inventário, logística, catalogação e conservação das obras de Miguel Berrocal

  • Centro de arquivos e documentação Berrocal - inventário, catalogação e conservação dos arquivos de Miguel Berrocal, com a possibilidade de criar uma biblioteca

  • Produção artística - produção contínua das edições limitadas da Berrocal

  • Estudio-Taller Berrocal (ateliê e oficina da Berrocal) - conservação e exibição da oficina da Berrocal em Villanueva de Algaidas (Málaga, Espanha), bem como a criação de atividades como oficinas educacionais para animá-lo

  • Museu Berrocal - promovendo e coordenando iniciativas para a criação de um Museu Berrocal em Villanueva de Algaidas.

  • Universo Criativo Berrocal

O Berrocal Creative Universe é um local de exposição de 3 lugares em torno do trabalho do escultor. Inaugurado em 2013, o Museu exibe pinturas e obras gráficas. O Studio-Workshop permite aos visitantes "descobrir os esforços criativos incrivelmente complexos, bem como o processo técnico necessário para criar protótipos e produzir trabalhos desmontáveis ​​[de Berrocal]". O House-Museum oferece aos visitantes um senso da personalidade de Berrocal e exibe obras de seus muitos amigos artistas.

Museu

O prédio do Museu Berrocal, ainda em desenvolvimento, abriga em sua primeira ala aberta ao público o Centro de Interpretação da Água e Arte Contemporânea. Através de uma exposição dedicada às fontes monumentais do artista. propõe uma abordagem diferente às obras de Berrocal, procurando entender como a mente de um artista usa a poesia e a complexidade do elemento líquido de diferentes maneiras. Outra característica desta exposição são as obras gráficas menos conhecidas do escultor, uma pequena seleção representativa que mostra a forte relação do artista com sua terra natal, com as paisagens de Villanueva de Algaidas: o jovem artista começou como pintor, vagando por os campos, afiando sua paixão e trabalho, pesquisando sua inspiração entre as colinas de oliveiras, nos rostos das pessoas,

Oficina de estúdio

Os visitantes podem ver uma seleção das esculturas de Berrocal, especialmente do primeiro período; sua oficina mecânica, onde os protótipos foram criados e as esculturas foram finalizadas; assim como seu estúdio pessoal, revelando o processo de pesquisa, estudo, cálculos e desenhos que mantinham o artista ocupado enquanto concebia as esculturas. O estúdio também contém a biblioteca pessoal de Berrrocal, com mais de 5000 livros e uma coleção de suas edições limitadas.

Representante obras

  • Opus 8 Balaustradas 1955-57 Roma

  • Opus 28 La Boîte découpée 1959 Roma

  • Opus 30 Escultura 1958 Roma

  • Opus 31 Grand Torse 1959 Roma

  • Opus 32 Le bijou 1960 Roma

  • Opus 38 Torso dela Crespières de 1961

  • Opus 43 Pajaro como Leon 1961 Crespières

  • Opus 45 Mujer 1961 Crespières

  • Opus 50 Via Appia 1961 Crespières

  • Opus 55 Les amants 1961 Crespières

  • Opus 60 Mercedes 1962 Crespières

  • Opus 83 La femme prisonniere 1963 Crespières

  • Opus 92 Maria da O 1962-64 Crespières

  • Opus 101 Romeo e Giulietta 1966-67 Crespières-Verona

  • Opus 107 Mini David 1967 Negrar

  • Opus 114 Golias 1968-72 Negrar

  • Opus 115 Richelieu 1968-73 Negrar

  • Opus 117 La menina II 1972 Negrar

  • Opus 123 Il cofanetto 1969-75 Negrar

  • Opus 129 Monumento a Picasso 1972-74 Negrar

  • Opus 130 Almudena 1974 Negrar

  • Opus 166 Cavalos-cavaleiros 1976-79 Negrar

  • Opus 167 Omaggio ad Arcimboldo 1976-79 Negrar

  • Opus 250-259 Almagovar I - X 1981-83 Negrar

  • Opus 397 Manolona 1991-92 Madrid

  • Opus 444 Adriano Big 1994 Negrar

Exposições individuais selecionadas

  • 2016 O interior das coisas: a arte de Miguel Berrocal , no Museu de Matemática da cidade de Nova York

  • 2009 Berrocal, Guerreros e Toreros , Plaza Nueva, Sevilha. Organizado pela Fundación Escultor Berrocal em colaboração com a Fundación Unicaja

  • 2008 Berrocal, Guerreros e Toreros , Plaza de la Constitución, Málaga. Organizado pela Fundación Escultor Berrocal em colaboração com a Fundación Unicaja

  • 2006 Miguel Berrocal, Ferri e bronzi 1955/65, Lorenzelli Arte, Milan

  • 2005 Berrocal un malagueño universal , Centro de Exposições, Benalmádena, Málaga

  • 2005 Venice Design Art Gallery, Veneza

  • 2004 Berrocal em Cap Roig, esculturas de grande formato , Jardim Botânico da Caixa de Girona, Calella de Palafrugell, Girona

  • 2004 Berrocal , Galeria Barcelona, ​​Barcelona

  • 2003 Berrocal , Episcopal da Sala del Palacio, Málaga

  • 2003 Miguel Berrocal , A Galeria, Frankfurt am Main

  • 2003 Galeria de Arte Piretti, Knokke

  • 2002 Berrocal , IVAM, Instituto de Arte Moderna, Valência

  • 2000 Sala de Unicaja, Palácio Italcable, Málaga

  • 2000 Miguel Berrocal, Sculpturen - juwelen - tekeningen , Fundação Veranneman, Kruishoutem

  • 1999 Centro de Arte Moderna Cidade de Oviedo, Oviedo

  • 1999 Centro Cultural del Conde Duque, Madri

  • 1998 Berrocal Forme et Mouvement , Museu Olímpico , Lausanne

  • 1995 Berrocal Sculture and Disegni 1958-1995 , Galeria de Arte Moderna Palazzo Forti, Verona

  • 1994 Multiple Opus 1962-1993, Galerija Cankarjev Dom, Liubliana

  • 1993 Interkolumnie , Museion - Museu de Arte Moderna, Bolzano

  • 1991 Berrocal , Galeria de Arte Moderna Reflex, Amsterdã

  • 1990 Almogávares , Galeria Guy Pieters, Saint-Martens-Latem

  • 1985 Berrocal 1955-1985 , Le Botanique, Bruxelas

  • 1984 Antologica Berrocal (1955–1984) , Palácio de Velázquez, Parque del Retiro, Madri. Organizado por Ministerio de Cultura

  • 1984 Almogávares - Desperta Ferro , Galerie Isy Brachot, Bruxelas

  • 1984 Berrocal, Vingt e esculturas editadas 1964-1984 , Artcurial, Paris; 1982 Galeria Gekkoso, Tóquio

  • 1981 Berrocal, esculturas , Galeria Arnold Katzen, Nova York

  • 1980 Berrocal , Circuito Artístico Palazzo delle Prigioni Vecchie, Veneza

  • 1979 - Esculturas múltiplas Berrocal , The Art Contact Gallery 2, Coconut Grove, Flórida

  • 1979 Miguel Berrocal. Obra gráfica e esculturas , Museo Carrillo Gil, Cidade do México

  • 1979 Berrocal: à moda das construções intérieures , Artcurial, Paris

  • 1979 Berrocal, esculturas e múltiplos , Musée de l'Athénée, Geneva

  • 1977 Berrocal , Galería Rubbers, Buenos Aires

  • 1977 Berrocal, nuevas esculturas múltiplos , Galería Sen, Madri

  • 1976 Artcurial, Paris

  • 1976 Indianapolis Museum, Indianápolis

  • 1973 Bienal de São Paulo , Pabellón Español, Exposição monográfica, São Paulo

  • 1972 Palazzo delle Prigioni Vecchie, Veneza

  • 1972 Espace Pierre Cardin, Paris

  • 1972 Esculturas na Argentina , Cartier, Munique

  • Museu Ulmer 1970, Ulm

  • 1968 Palais des Beaux-Arts, Bruxelas

  • 1968 - Galerie Krugier, Genebra

  • 1965 Galerie Thomas, Munique

  • 1963 Galerie Ziegler, Zurique

  • 1962 Três escultores, Berrocal, Ipoustéguy, Müller , Galeria Albert Loeb, Nova York

  • 1962 Galerie Kriegel, Paris

  • 1960 Galleria Apollinaire, Milão

  • 1958 Galleria La Medusa, Roma

  • 1952 Galería Xagra, Madri

Literatura selecionada

  • Fokus Figur Focus 2009 Figura 30 Jahre. 30 anos de Die Galerie , Die Galerie, Frankfurt am Main, 2009.

  • Berrocal Guerreros y Toreros 2009 , Fundação Escultor Berrocal, Málaga, 2009 (catálogo de exposições)

  • 2008 Jean-Noël Schifano, Fotografias d'Alain Volut, Criador Vesevo, Edições Gallimard Loisirs, Paris, 2008. O livro é dedicado ao museu ao ar livre Criador Vesevo, inaugurado em 2005 no parque nacional do Monte Vesúvio, no sul da Itália. e suas esculturas. As dez esculturas do mesmo número de artistas foram formadas a partir de basalto que uma vez voou como lava da cratera do vulcão.

  • 2008 Carolin Cros, a arte do céu, Commandes publiques en France 1983–2007 , Flammarion, Paris, 2008. Caroline Cros, inspetora de criação artística e professora da École du Louvre, e Laurent Le Bon, conservadora do Centre Pompidou , tinha sido encarregado de executar as instruções públicas como membros da Delegação de Artes Plásticas.

  • 2008 Fundação Escultor Berrocal, Berrocal Casa Fuerte Bezmiliana, Área de Cultura, Ayuntamiento do Rincón de Victoria, Málaga, 2008 (catálogo da exposição)

  • 2008 Berrocal Guerreros y Toreros , Fundação Escultor Berrocal, Málaga, 2008 (catálogo de exposições). Primeira publicação da Fundación Escultor Berrocal.

  • 2008 Alain Monvoisin, Dicionário Internacional de Escultura Moderna e Contemporânea , Editions du Regard, Paris, 2008

  • 2007 Tony Shafrazi, Carter Ratcliff, Robert Rosenblum, Andy Warhol Portraits , Phaidon, 2007. Uma visão abrangente dos retratos icônicos de Warhol de figuras públicas do final do século XX.

  • 2007 Zivile Slektaviciute, Robert Pardo, Robert C. Morgan (Introdução), Luigi Sansone (Introdução), Open Studios , Artefact Pardo Publications, 2007.

  • 2006 Miguel Berrocal, Ferri e bronzi 1955/65 , Lorenzelli Arte, Milano, 2006. (catálogo da exposição)

  • 2005 Berrocal, um clássico da modernidade , Ibercaja, Zaragoza, 2005.

  • 2004 Berrocal , Barcelona Inparce, Barcelona, ​​2004.

  • 2004 Jean-Luc Chalumeau, Claude Mollard, Artista Quand lesentent à universidade , Campus Euro (pe) art. Primeira exposição itinerante de arte contemporânea nas universidades, Scéren, 2004.

  • 2004 Mercedes, "La rivista delle idee in motion", número 3, Hemels Italia Srl, Firenze, 2004. (revista)

  • 2003 Être ou ne pas ètre ... Peintres ou sculptpteurs? Les bijoux des plus grands , também conhecido como Domaine de Seneffe - Museu da Residência da Comunidade Francesa, 2003.

  • 2003 Jacon Baal-Teshuva, Faces do mundo da arte , Centro Nacional de Fotografia da Federação Russa, São Petersburgo, 2003

  • 2003 Le Ali , Revista de bordo da Air Dolomiti, março de 2003, Air Dolomiti, Gorizia, 2003 (revista) Artigo: Alberto Fiz, "Sulle Orme di Michelangelo, Nos passos de Michelangelo", Artisti stranieri che hanno scelto l'Italia come patria elettiva, artistas estrangeiros que escolheram a Itália como lar adotivo

  • 2002 Berrocal, Instituto IVAM Valencià d'Art Modern, Valência, 2002. 100 fotografias coloridas de página inteira de Roberto Bigano, ensaio teórico de Kosme de Barañano e da historiadora de arte Lola Jiménez Blanco, juntamente com contribuições literárias de escritores e poetas espanhóis José Antonio Muñoz Rojas, Ángela Vallvey e Valentí Puig

  • 2002 Arte, Mensile di Arte, Cultura, Informação, Número 349, Editoriale Giorgio Mondadori SpA, Milão, 2002 (revista) Artigo: Beba Marsano, Berrocal e a escultura como alquimia. O clássico, o barocco, a ciência.

  • 2001 Esculturas da UPV, Esculturas do campus da Universidade Politécnica de Valência, Universidade Politécnica de Valência, Valência, 2001

  • 2001 Quién e Qué, Analises das Artes Plásticas no símbolo XXI, Ano 2000, Edita Arte e Patrimônio, SA, Madri, 2001

  • 2000 Berrocal, Sala Unicaja "Italcable", 2000 (catálogo da exposição)

  • 2000 Hans Fonk, Objeto, Vivendo no Estilo NO. 17, Hans Fonk Publications bv., Leimuiden, 2000 (magazine)

  • 1999 Miguel Berrocal Sculture e Opere su Carta , Giorgio Ghelfi Editore, Verona, 1999 (catálogo da exposição)

  • 1999 Berrocal, Centro Cultural del Conde Duque, Madri, 1999 (catálogo de exposições)

  • 1999 Berrocal, Centro de Arte Moderna "Ciudad de Oviedo", 1999 (catálogo de exposições)

  • 1998 Berrocal Forme et Mouvement, Museu Olímpico , Lausanne , 1998 (catálogo de exposições)

  • 1997 Franco Farina, L'anima e le forme, scultori in fonderia , Editrice Compositori, Bolonha, 1997 (catálogo da exposição)

  • 1996 Miguel Berrocal Sculptures - Multiple , The Galerie Gesellschaft for Kunsthandel mbH, Offenbach am Main, 1996

  • 1996 Miguel Berrocal Skulpturen - Multiples , The Galerie Gesellschaft for Kunsthandel mbH, Offenbach am Main, 1996

  • 1995 Berrocal, Scultura e Design 1958-1995 , Galeria de Arte Moderna e Contemporânea do Palazzo Forti, Verona, 1995 (catálogo da exposição)

  • 1994 Instituto Andaluz de Avaliação Educativa e Formação Profissional, Berrocal Escultura em Aula, Junta de Andaluzia, Associação de Educação e Ciência, Sevilha, 1994

  • 1994 B. de York, assinaturas de artistas de bronze e artistas do século XIX, índice de 2500 nomes com referências bibliográficas, Editions Collections Livres, Bruxelles, 1994.

  • 1992 Suite Olympic Centennial 50 Grand Peintres 50 Grandes Pintores, Comitê Olímpico Internacional , Lausanne , 1992.

  • 1992 Parque Juan Carlos I, Projeto e Obra 1990-1992, Ayuntamiento de Madrid, Empresa Municipal "Campo de las Naciones", Madri, 1992.

  • 1989 Jean-Louis Ferrier, Berrocal , Edições de La Différence, Paris, 1989.

  • 1989 Philippe Sollers, Les Ambassadeurs , 406 fotografias de André Morain, Edições da Diferença, Paris, 1989.

  • 1987 Miguel Berrocal Skulpturen , The Galerie Gesellschaft for Kunsthandel mbH, Offenbach am Main, 1987. Edição de Erwin Treu, Edição de Klaus-Hartmut Olbricht, Enrico Bellati, Vittorio Sgarbi, Ulrich Willmes.

  • 1986 Spagna 75 anos de protagonistas na arte, Electa, Milano, 1986.

  • 1984 Antologica Berrocal (1955–1984) , Ediciones El Viso, Madri, 1984. Publicado por ocasião da exposição antológica Antologica Berrocal 1955-1984, organizada pelo Ministério da Cultura espanhol no Palácio de Velázquez, Parque del Retiro, Madri, Espanha de outubro a dezembro de 1984. Este catálogo monográfico contendo mais de 5000 reproduções foi desenhado diretamente pelo escultor e é o catálogo raisonné de todas as esculturas produzidas pelo artista até 1984.

  • 1982 VIVIR HOY®, "Revista Venezolana e Internacional de Decoração, Arquitetura e Cultura", Editorial Lei & Zanelli CA, Caracas, 1982 (revista) Fotografias de Walter Ponchia, Artigo: Berrocal y su maquina para vivir.

  • 1978 Martin Gardner, "Jogos Matemáticos: A escultura de Miguel Berrocal pode ser desmontada como um quebra-cabeça mecânico interligado", Scientific American , janeiro de 1978

  • 1973 Giuseppe Marchiori, La sculpture de Berrocal , La Conaissance, Bruxelles, 1973.

  • 1971 Gert von der Osten, Horst Keller, "Kunst der sechziger Jahre Sammlung Ludwig" no Museu Wallraf-Richartz Köln, 1971, 5. erweiterte Auflage, Art of the Sixties, 5ª edição revisada, Köln, 1971 (catálogo de exposições) 1970 Orangerie Multiples , Köln, 1970 Apresenta sua primeira série de múltiplos mini-escultura de Berrocal

  • 1969 Katalog 5 Austellungsjahr 1969, Miguel Berrocal, Kestner-Gesellshaft, Hannover, 1969 (catálogo da exposição)

  • 1969 Gert von der Osten, Horst Keller, Kunst der sechziger Jahre. im Wallraf-Richartz Museum Köln. 2. erweiterte Auflage, Art of the Sixties, 2ª edição revisada, Köln, 1969.

  • 1969 Claude Pélieu, doente. Miguel Berrocal, membro do Bouche d'ombre em bronze de uma peça , Edição Le Soleil Noir, Paris, 1969 1968 Enciclopédia Universal Ilustrada Europeo-Americana, Suplemento Anual, 1963–1964, Espasa-Calpe, SA, Madri, 1968

  • 1958 Leonardo Sinisgalli, Civiltà delle Macchine, maio-agosto de 1958, Roma (revista).

Fonte: Wikipédia, consultado pela última vez em 20 de maio de 2020.

Crédito Fotográfico: Algaydas

Miguel Ortiz Berrocal (Villanueva de Algaidas, Málaga, Espanha, 28 de setembro de 1933 — Antequera, Málaga, Espanha, 31 de maio de 2006), conhecido como Miguel Berrocal, foi designer de móveis e premiado escultor figurativo e abstrato espanhol, reconhecido pelas suas esculturas quebra-cabeça.

Miguel Berrocal

Miguel Ortiz Berrocal (Villanueva de Algaidas, Málaga, Espanha, 28 de setembro de 1933 — Antequera, Málaga, Espanha, 31 de maio de 2006), conhecido como Miguel Berrocal, foi designer de móveis e premiado escultor figurativo e abstrato espanhol, reconhecido pelas suas esculturas quebra-cabeça.

Videos

A alma da escultura

"Romeo & Juliet"

Edith Baker - Esculturas quebra-cabeça

Biografia

(Villanueva de Algaidas, Málaga, 1933 - Antequera, 2006) Escultor espanhol. Filho primogênito de um médico rural, no final da guerra civil, seu pai decidiu mandá-lo para estudar em Madri.

Quando ele tinha sete anos, mudou-se para a capital da Espanha e ingressou na escola Ramiro de Maeztu. Depois de terminar o colegial, seu pai queria que ele estudasse Medicina, mas ele conseguiu se matricular em Arquitetura, embora não em Belas Artes, como desejava.

Na Universidade, ele conheceu artistas como Chillida que, sendo mais velho que ele, o marcaram decisivamente. Depois de suspender o desenho, ele decidiu ir para o exterior. Quem foi embaixador da Espanha na Itália, Ponce de León, ajudou-o a se estabelecer em Roma, onde trabalhou como aquarelista, desenhista e assistente de uma equipe de arquitetos da qual, com o tempo, tornou-se sócio.

Ele voltou à Espanha para prestar serviço militar e, uma vez terminado, obteve uma bolsa para viajar para Paris, onde entrou em contato com Picasso. Depois de pouco tempo, ele retornou à Itália e começou no mundo do design, principalmente móveis e escultura. Ele dedicou apenas o seu tempo livre a essa última tarefa, enquanto continuava a trabalhar no design de móveis até que seu estúdio de arquitetura ganhou um concurso para a construção da Câmara de Comércio de Carrara e foi contratado para fazer as grades das varandas.

Com o sucesso alcançado com este trabalho, ele foi para Paris em 1957 e estabeleceu contato com Le Corbusier. A partir desse momento, sua ruptura definitiva com a arquitetura ocorreu e ele começou a se dedicar exclusivamente à escultura. A comissão de fazer uma grande obra, projetada por peças de acordo com seu tamanho, fez com que ele visse que cada uma delas tinha vida própria. Essa experiência supôs a invenção dos "múltiplos".

A data histórica do nascimento da escultura multiplicada é a indicada por sua obra María de la O , apresentada na Bienal de Veneza de 1964 e que, dois anos depois, ganhou o prêmio de escultura na Bienal de Paris. Algumas de suas esculturas transformáveis ​​(como a metamorfose do cavalo ) podem adquirir formas e significados muito diversos através do sistema de peças de montagem e desengate.

Em 1984, sua primeira exposição antológica foi realizada na Espanha, realizada no Palácio de Velázquez, em Retiro. Nele, ele reuniu 176 esculturas agrupadas em cinco seções, de acordo com o tema: primeiros trabalhos, torsos, figuras femininas, figuras e cabeças reclináveis, animais e personagens. Sua maior escultura foi o monumento a Picasso, com quase 7 metros de altura, erguido em Málaga em 1976.

Além das obras mencionadas, ele também é o autor do busto de Goya, com o qual foi premiado com o melhor do cinema espanhol desde 1987, e a estatueta alegórica do prêmio Enrique Casas pela Paz. Em janeiro de 1990, começou a trabalhar no cenário e nos figurinos da ópera Carmen , cuja apresentação ocorreu no verão daquele ano.

Em março de 1992, ele apresentou em Verona dois importantes trabalhos para a Exposição Universal de Sevilha: o torso de uma atleta olímpica e uma figura feminina multiforme, criada para o pavilhão do Comitê Olímpico Internacional e para o auditório da Cartuxa, respectivamente; o torso, chamado Citius altius fortius , é considerado o culminar de uma investigação realizada pelo artista há anos; a figura feminina chamada Dona Elvira é uma escultura multiforme cujo antecedente é a Odalisca de 1963, uma simples obra de conceito, e no monumento acima mencionado a Picasso em Málaga.

Em 1993, a Medalha de Ouro desta região foi concedida pelo Conselho de Governo da Junta de Andaluzia. Casado desde 1975 com Cristina Sajonia Coburgo e Gotha de Braganza, ele tem dois filhos e vive no Palazzio Rizzardi, localizado em Negrar, a poucos quilômetros de Verona, Itália.

Fonte: Biografias y Vidas, a enciclopédia biográfica online (Barcelona - Espanha) por Ruiza, M., Fernández, T. e Tamaro, E. (2004). Biografia de Miguel Ortiz Berrocal, consultado pela última vez em 23 de maio de 2020.

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Biografia Wikipédia

Ele é mais conhecido por suas esculturas de quebra-cabeças , que podem ser desmontadas em muitas peças abstratas. Essas obras também são conhecidas pelas obras de arte em miniatura e jóias incorporadas ou ocultadas nelas, e pelo fato de que algumas das esculturas podem ser remontadas ou reconfiguradas em diferentes arranjos. As esculturas de Berrocal abrangem uma ampla variedade de tamanhos físicos, de obras públicas monumentais ao ar livre a intrincadas esculturas de quebra-cabeças pequenas o suficiente para serem usadas como pingentes, pulseiras ou outros ornamentos corporais.

De 1967 a 2004, Berrocal trabalhou em Verona, Itália , e nas proximidades de Negrar , onde trabalhou em estreita colaboração com fundições esculturais para produzir sua arte. Seu trabalho foi exibido amplamente em toda a Europa e também na América do Norte e do Sul e no Japão. Em 2004, ele retornou à sua terra natal na Espanha, permanecendo artisticamente ativo até sua morte repentina em 2006. A Fundação Escultor Berrocal (Fundação Berrocal Sculpture) continua a preservar e promover suas obras de arte e legado, a partir de sua sede em Villanueva de Algaigas, na cidade natal. Espanha.

Educação

Desde muito cedo, Berrocal demonstrou talento para arte e pesquisa. Ele produziu seus próprios brinquedos com material reciclado, desenho e pintura com cores de seu próprio design. Ele completou sua educação em Madri. Uma experiência importante foi sua primeira visita ao meseum de arte do Prado , que ele revisitava frequentemente. Frequentou a Academia de Belas Artes de San Fernando , a Escola de Artes Gráficas e aulas noturnas na Escola de Artes e Oficios, onde fez amizade com seu tutor, o escultor Ángel Ferrant. Ele se matriculou na Faculdade de Ciências Exatas para se preparar para o vestibular para estudos de arquitetura. Ele era fascinado pela geometria analítica , e isso mais tarde se manifestou no estilo de suas obras.

Começos artísticos

Em 1952, a primeira exposição de Berrocal ocorreu em Madri, na Galería Xagra. Ele mostrou desenhos de pessoas e paisagens de Algaidas e Madrid. Estes foram assinados com seu sobrenome paterno, "Ortiz". Ele recebeu uma bolsa para estudar na Itália . Berrocal só conhecia Roma através de seus estudos clássicos. Depois de visitar os locais da civilização romana, ele viveu em Roma por vários meses. Lá, pela primeira vez, ele encontrou uma exposição da obra de Picasso em uma grande exposição na Galleria Nazionale d'Arte Moderna . Exposições do trabalho de Picasso eram proibidas na Espanha na época.

Em 1954, ele retornou à Espanha para prestar serviço militar. Ele retornou à Faculdade de Ciências Exatas e a suas aulas de desenho e escultura. Ele encontrou seu amigo Ferrant, que o encorajou em seu trabalho. Ele foi convidado a participar da XXVII Bienal de Veneza , onde exibiu seus desenhos no Pavilhão da Espanha, ainda assinado com "Ortiz".

A concessão de uma bolsa, pelo Institut Français, em Madri, permitiu a Berrocal viajar para Paris em 1955. Mergulhando na atmosfera estimulante que a cidade lhe oferecia, ele continuou seu trabalho como pintor. Viu frequentemente os escultores Cárdenas e Giacometti e muitos outros. Ele voltou a Roma, onde conheceu Afro, Burri , Guerrini e outros artistas. Trabalhou para vários arquitetos estabelecidos e, com um grupo de jovens companheiros, preparou uma entrada para um projeto para a construção da Câmara de Comércio em Carrara. Para a ornamentação da fachada, Berrocal, 22 anos, inventou uma solução para as balaustradas. Seu trabalho foi baseado em oito módulos com os quais ele obteve uma série de permutações e combinações que excederam em muito a exigência de diferenciar cada uma das balaustradas do edifício.

Em 1957, ele exibiu suas primeiras esculturas, em ferro forjado, na Galleria La Medusa, em Roma. As obras que ele produziu durante o verão, no estúdio que ele alugou em Mougins, na Côte d'Azur, concluíram seu ciclo de atividades como pintor. Nesse momento, ele conseguiu ser recebido por Picasso no La Californie. Ele retornou a Roma e a partir de então concentrou-se na escultura. Os trabalhos feitos nesse período incluíram La Boîte découpée , Sarcophage e Grand Torse . Esses trabalhos marcam a transição da análise do problema do espaço preenchido e vazio, e da multiplicidade de posições de uma única escultura, para o problema da combinação possibilidade de diferentes volumes.

Depois de tomar a decisão de se dedicar exclusivamente à escultura, Berrocal teve uma casa/estúdio, projetado por Le Corbusier, construído em Crespières, perto de Paris. Ele teve uma importante primeira exposição escultórica na Galleria Apollinaire, em Milão, pela qual assinou definitivamente seu trabalho como "Berrocal". Bruno Lorenzelli, um conhecido diretor de uma galeria de arte em Bergamo , tornou-se seu primeiro revendedor. Os trabalhos produzidos neste período incluíram Torso Benamejí e Torso Her , primeiramente feitos em gesso e madeira e depois fundidos em bronze e alumínio, respectivamente.

1962 foi um ano cheio de eventos e decisões importantes. Suas exposições incluíram exposições com Ipoustéguy e Müller em Nova York na Galeria Albert Loeb. Loeb passou a atuar como seu revendedor nos Estados Unidos. Sua importante primeira exposição individual em Paris foi na Galerie Kriegel. Kriegel tornou-se um amigo muito próximo e atuou como seu revendedor na França por muitos anos. Ao longo de sua vida, Berrocal foi conhecido por suas tentativas deliberadas de retratar variedade em suas esculturas, muitas vezes submetendo peças individuais a diferentes exposições.

Procure uma fundição

A caminho da Bienal de Veneza, ele parou em Verona por causa de sua busca por fundições. Aqui ele encontrou uma pequena fundição disposta a lançar suas esculturas. Juntos, eles fizeram de Verona e suas fundições um dos mais importantes centros de arte contemporânea da Europa. Além de seu próprio trabalho, Berrocal trouxe os escultores mais conhecidos da época para Verona, incluindo: Miró, Dalí, Magritte , De Chirico , Lalanne, Lam, Matta, Duchamp-Villon , Ipoustéguy, César, Étienne Martin, Peñalba e muitos outros.

Sua exploração escultural o levou a experimentar novas técnicas e materiais. Graças à sua formação científica, ele aplicou tecnologias usadas apenas nos setores mais avançados da indústria à sua arte. Ele começou a experimentar este ano, tornando 200 cópias da escultura Maria de la O .

Em 1964, Berrocal expôs como escultor no Pavilhão Espanhol na XXXII Bienal de Veneza, onde o colecionador belga Baron Lambert adquiriu a Mercedes para sua coleção. Jules Engel fez o filme Torch e Torso , o primeiro em uma ampla gama de filmes sobre Berrocal e sua obra, que foi apresentado no Museu de Arte Moderna em Nova Iorque e recebeu inúmeros prêmios. Outros filmes e vídeos foram produzidos nas edições européia, americana e japonesa. Durante sua estada em Nova York, no estúdio de Lipchitz, ele aprendeu sobre o processo Shaw , um sistema de cera perdida para fundição em porcelana. Apesar de consideráveis ​​dificuldades, após alguns anos, ele conseguiu importar esta técnica para a Itália e aplicá-la. Ele revolucionou o mundo da fundição artística porque permitiu a fundição porcera perdidaem bronze, reduzindo significativamente os custos e os tempos de fundição, garantindo alta qualidade e fidelidade ao original. Ele ensinou Técnica de Materiais na Hochschule für bildende Künste emHamburgo. Ele escolheu Thomas como seu revendedor na Alemanha e teve sua primeira exposição em Munique.

A necessidade de encontrar melhores fundições obrigava-o a viajar toda semana entre Paris e Verona; ele decidiu se estabelecer definitivamente na última cidade em 1967. Depois de um tempo lá, mudou-se para Negrar , onde viveria até 2004. Sua escultura tornou-se cada vez mais complexa. A busca por uma "quarta dimensão" tornou-se evidente em Adamo Secundus e David , pequenos trabalhos com complexas possibilidades de desmontagem. As esculturas desse período foram tão bem-sucedidas que nos Estados Unidos adquiriram o status de "peças de conversa".

Em 1968, Berrocal foi nomeado Chevalier de l'Ordre des Arts et des Lettres pelo ministro da Cultura francês, André Malraux. A televisão alemã fez um documentário sobre Negrar. Expôs no Palais des Beaux-Arts em Bruxelas, onde conheceu o artista Henry Moore e o barão Lambert, o primeiro do considerável número de seus dedicados colecionadores e amigos belgas. O coronel Marcel Stal tornou-se seu revendedor. Ele apresentou uma exposição no Badischer Kunstverein em Karlsruhe.

A bem sucedida série de exposições em galerias particulares iniciadas em 1968 continuou em: Frankfurt, Genebra, Paris, Nova York, Milão e Hanôver, entre outras. Este ano ele finalmente produziu Romeo e Giulietta , usando a técnica de fundição por injeção , que pela primeira vez lhe permitiu fazer 2000 cópias de uma escultura. Ele usou técnicas semelhantes para fazer Golias, que consistia em 80 peças e Richelieu, que tinha 61. Ele trabalhou no livro / objeto Petite Rapsodie de la main , com texto de Loys Masson. Trabalhos importantes produzidos durante esse período são Sainte Agathe II , Cleopatra e Alfa e Romeo, um trabalho estudado especificamente como ilustração para Petite Rapsodie de la main . Mini David iniciou a série de cinco mini-esculturas produzidas em quantidades de 10.000 cópias, usando a técnica de injeção automática, um procedimento até agora usado exclusivamente na fabricação industrial. A Galería Iolas-Velasco, em Madri, apresentou suas esculturas na Espanha pela primeira vez. Vários revendedores conhecidos criaram a Multicetera, uma empresa para a distribuição de suas mini-esculturas. Ele recebeu a medalha de ouro da Presidência da República Italiana por "Metal como pura expressão de arte" na V Bienal do Metallo, em Gubbio.

1970

Em 1971, Berrocal conheceu Maria Cristina Blais, de Saxe-Coburg e Gotha Braganza, filha da famosa pretendente do trono português Maria Pia, de Bragança . Casaram-se alguns anos depois e tiveram dois filhos, ambos nascidos em Verona , Carlos Miguel Berrocal de Saxe-Coburg em 1976 e Beltrán José Berrocal de Saxe-Coburg nascido em 1978.

Em 1972, a cidade de Málaga deu-lhe uma comissão por um grande monumento como uma homenagem a Picasso. Em 1976, Monumento a Picasso foi exibido no ponto de Rond dos Champs Élysées em Paris antes de sua colocação final em Málaga.

Em 1973, Berrocal representou a Espanha na XXII Bienal de São Paulo e recebeu o Grande Prêmio de Honra. Ele visitou o Brasil, Peru e Venezuela e expôs em Caracas. Com base na experiência do Monumento a Picasso, empreendeu uma nova série de obras monumentais, incluindo Richelieu Big , Almudena , tremens Dalirium e Torso C . Também foram produzidas neste período as edições de Il Cofanetto , uma homenagem a Romeu e Julieta e a cidade de Verona, e Paloma Box , uma homenagem a Paloma Picasso. Paloma Picasso viveu alguns meses na Villa Rizzardi, a casa de Berrocal, e trabalhou com suas próprias jóias na oficina de Berrocal.

Voltou à pintura e fez uma série de guaches e numerosas variações de pintura sobre temas recorrentes em suas esculturas: torsos, figuras femininas, nus reclináveis, cabeças e naturezas-mortas. Durante uma viagem pelas Ardenas belgas, ele encontrou um grupo de bigornas antigas , que comprou que, em 1982, deram origem à série Desperta Ferro , Almogávares , e as não concluídas Las Mujeres pasadas por la piedra . Com o arquiteto espanhol Ricardo Bofill, ele estudou um projeto para uma obra escultórica de um quilômetro de comprimento, na fronteira entre França e Espanha, e também um projeto para o trou des Halles (apelido de Les Hallesem Paris). Nenhum desses projetos arquitetônicos ambiciosos foi realizado. Ele deu uma palestra na École d'Art de Luminy, em Marselha.

Os trabalhos produzidos neste período incluíram La Maja , Manolete e Metamorehorses . Seu trabalho Torero foi incluído na exposição didática Les mains concern , organizada no Centre Georges Pompidou e destinada a cegos. Foi tocado por milhares de pessoas. Berrocal visitou os Estados Unidos. Espace Berrocal foi inaugurado no Centre Artcurial em Paris.

Em 1979, o circuito de museus, galerias e colecionadores funcionou ativamente, e o uso de fundição para a produção de esculturas passou a ser muito importante. Berrocal recusou um número crescente de convites para se concentrar em seu trabalho, que se tornou mais variado. Os trabalhos produzidos nesse período incluíram Caballo Casinaide e Omaggio ad Arcimboldo .

1980

Em 1980, houve outras exposições em Caracas e no Palazzo delle Prigioni Vecchie, em Veneza. Berrocal foi o único artista convidado para o I Simpósio na Escultura em Bruxelas, onde participou de um seminário sobre escultura multiplicada com estudantes da Universidade de Louvain. Ele completou Astronauta , uma homenagem a Jules Verne , composta por 21 diferentes peças de joalheria.

Em 1981, Berrocal voltou à cor: ele pintou uma série de guaches e serigrafias e fez duas grandes tapeçarias de retalhos para a Vogue International . Ele realizou uma exposição de seu trabalho em Nova York, que ele visitou. Seu retrato de Andy Warhol data dessa viagem. No centenário do nascimento de Picasso, ele fez uma medalha e uma placa para o local de nascimento do artista, que agora se tornara um museu. Ele fez Hoplita , que continha o famoso cubo de Rubik , em homenagem ao matemático húngaro. Ele realizou várias exposições na Europa.

Sua primeira exposição no Kuwait ocorreu em 1982. Produziu a série Desperta Ferro , dez peças sobre um tema que antecipava os Almogávares , e completou o Neon - uma escultura com circuitos de neon controlados por computador, que deu vida a inúmeras possibilidades combinatórias de figuras equestres . Ele empreendeu sua primeira colaboração com o arquiteto Núñez Yanowski, para o design da Place Picasso em Marne-la-Vallée, Paris. Isso levou à criação de Sarabande pour Picasso . Ele visitou Nova York, onde conheceu o prefeito da cidade, Ed Koch , que demonstrou grande interesse pelas possibilidades da escultura de Berrocal em um contexto urbano.

Em 1984, o Ministério da Cultura da Espanha organizou uma grande exposição para ele no Palácio de Velázquez, em Madri. Um catálogo histórico-crítico exaustivo foi publicado para acompanhar a exposição, com textos críticos de Julián Gállego e Franco Passoni. Depois de Madri, a exposição foi apresentada no Palau Meca, em Barcelona, ​​e no Le Botanique, em Bruxelas, durante a Europalia. Em 1984, os cidadãos de Algaidas fundaram a Associação Amigos de Berrocal, para criar um centro de documentação e um museu dedicado a ele; e, após uma ausência de 25 anos, Berrocal retornou à cidade de seu nascimento.

1986 foi um período caracterizado pela instalação de vários monumentos urbanos: Sarabande pour Picasso em Paris, Fuente del Limonar , um projeto para um jardim com uma fonte em Málaga e Torso Es para o Olympic Sculpture Park em Seul. Uma monografia substancial foi publicada em francês pela Éditions de la Différence em Paris, com um ensaio crítico de Jean-Louis Ferrier. Ele fez sua primeira exposição no museu em Villanueva de Algaidas, em conjunto com o prêmio de status de Filho Favorito em sua cidade natal. Ele desenhou os cenários e figurinos para a Carmen de Bizet na Arena de Verona.

1990

Em 1991, Berrocal recebeu uma comissão para produzir três obras monumentais para as celebrações espanholas de 1992. As celebrações de 1992 foram a Exposição Universal de Sevilha, as Olimpíadas de Barcelona e a nomeação de Madri como Capital Cultural da Europa. Como resultado, ele produziu Doña Elvira , uma escultura de 6 metros de altura (20 pés) destinada ao Auditório da Ilha da Cartuja, em Sevilha; Manolona , uma escultura de 14 metros de altura (46 pés) erguida no Parque Juan Carlos I, em Madri; e Citius, Altius, Fortius , um torso 4 metros de altura, apresentado na Exposição Universal de Sevilha, antes de ser transferido para sua sede definitiva na entrada para o Museu Olímpico em Lausanneem 1993. Foi nomeado embaixador da boa vontade da UNESCO . Em resposta às dificuldades técnicas encontradas ao fazer suas esculturas monumentais, Berrocal realizou pesquisas sobre novos materiais e técnicas, sem hesitar em recorrer aos setores industriais mais especializados para aprender tecnologias de vanguarda. Por exemplo, os três trabalhos monumentais produzidos neste período foram feitos usando Kevlar e fibra de carbono . A aplicação de tecnologias nunca antes utilizadas para fins artísticos como a escultura é significativa em termos da simbiose profunda entre arte, ciência e tecnologia que sempre acompanhou a pesquisa escultural de Berrocal.

Em julho de 1994, o artista introduziu o monumento Torso de Luces em Sevilha. Isso foi feito para a empresa Sevillana de Electricidad celebrar seu centenário. No outono, houve uma retrospectiva de múltiplos no centro cultural Cankarjev Dom, em Liubliana.

Em 1995, Berrocal introduziu a Fuente de la Paz em Ibiza. A exposição Berrocal: Sculture e Disegni foi realizada no Museu de Arte Moderna e Contemporânea, Palazzo Forti, em Verona.

De junho a setembro de 1996, Berrocal expôs na Barchessa Rambaldi, Bardolino. Ele instalou três grandes esculturas monumentais, Pepita em Bordeaux, Alcudia no campus da Universidade Politécnica de Valência e Marcelisa no parque de esculturas Marselisborg na Dinamarca.

Entre 1997 e 1998 Berrocal participou nas seguintes exposições: VI Bienal di Scultura em Monte Carlo Veneza, Piccole escultura, grandi Scultori no Museu Olímpico em Lausanne , e Berrocal, Forme et Mouvement , catalogados por Pierre Restany e Robert C. Morgan.

Em 1999, ele apareceu na feira de arte ARCO em Madri. Ao mesmo tempo, houve uma grande exposição individual no Centro Cultural Conde Duque, em Madri, que depois viajou para Oviedo, onde foi vista no Teatro Campoamor, de 15 de outubro a 8 de dezembro, e depois para Málaga, onde foi mostrado nas salas de exposições da Unicaja. Berrocal ilustrou o livro de Emilio Prado O Mistério da Água para a Câmara Municipal de Madri. Em setembro, participou da exposição internacional de esculturas e instalações OPEN'999 no Lido em Veneza, com El Diestro, um trabalho de 3 metros de altura. Em outubro, ele apresentou uma exposição individual na Galerie Artcurial, em Paris. Em dezembro, ele fez uma grande exposição individual na Galleria Ghelfi, em Verona.

2000

Em 2000, a Berrocal participou da Miami Art Fair , a ARCO Art Fair em Madri, a colocação da pedra fundamental do Museo Berrocal em Villanueva de Algaidas, uma exposição individual em Málaga e outra na Fondation Veranneman, na Bélgica. Ele deu palestras na Espanha na Universidade do País Basco, na Faculdade de Belas Artes de Bilbao e na Conferência sobre Ensino e Aprendizagem de Matemática, Thales, em San Fernando.

Participou de exposições coletivas em Hamburgo e Como e em várias exposições coletivas e internacionais, como: Feira Internacional de Arte Contemporânea ( ARCO ), em colaboração com o Conselho Provincial de Málaga; a exposição Golden Imagination: Artists, Silver e Goldsmiths na segunda metade do século XX da Itália , em Ancona; a exposição monográfica, Return to Classicism: The Fusion of Art and Science na Galeria da Prefeitura na vila de seu nascimento, Villanueva de Algaidas; o 36º Abitare el Tempo a Verona ; e, por fim, uma extensa retrospectiva pessoal no Spazio Creativo Cardin, em Veneza.

Em 2002, participou da exposição coletiva Scultori a Verona 1900–2000 , no Palazzo Forti em Verona e na Mostra Internazionale di Arte Contemporanea em Vicenza. Na primavera, ele participou de uma exposição itinerante com o nome Ecume: Autour de la monnaie unique , que tomou o design do euro como motivo e foi organizado pelo governo francês. A Swinger Art Gallery apresentou a exposição Berrocal Scultorea. Naquele verão, ele preparou outra extensa exposição no Instituto Valencià d ́Art Modern (IVAM), que incluía desenhos e escultura. Durante essa retrospectiva, uma importante monografia foi publicada. O livro foi ilustrado com fotografias de Roberto Bigano e incluía textos de alta solidez intelectual.

Em 2003, a retrospectiva em Valência continuou na primavera, neste caso em Málaga, no "Palácio Episcopal". Foi organizado pela Unicaja Benefit Society. Várias esculturas grandes foram apresentadas, como a Richelieu Big , de madeira , com dois metros de altura e capacidade para 61 peças. Várias exposições monográficas e coletivas mostraram a presença da Berrocal na Europa. Isso incluiu sua participação em Milão por ocasião da Feira de Móveis, bem como na Bélgica, Veneza, Frankfurt e Roma. Uma coleção de jóias foi apresentada no Château de Seneffe, na Bélgica, com o título Être ou ne pas être: Peintres ou Sculpteurs? Les bijoux des plus grands . Recebeu uma resposta positiva da crítica e do público.

Durante 2004, ele mostrou vários trabalhos na Feira Internacional de Arte Contemporânea ( ARCO ), em Madri. Ele também esteve na exposição Forme Animali - Warning Colors que unificou arte e ciência. Foi organizado pela Universidade de Áquila na Abadia de Santa Maria di Collemaggio. Ele também participou do Milan MIART. Em junho, participou da exposição coletiva Objetos do Desejo, Objetos do Artista na Galeria Elvira Conzales, em Madri. Em junho e agosto, uma exposição ao ar livre de esculturas monumentais, realizada na magnífica paisagem mediterrânea de Cap Roig na Costa Brava , contou com a presença de mais de 150.000 pessoas. Nesse show o trabalho Melillafoi apresentado pela primeira vez. A peça seria colocada permanentemente na Plaza de las Cuatro Culturas, na cidade de Melilla.

Regresso a Espanha

No final de 2004, a Berrocal decidiu se mudar para a Andaluzia permanentemente. Ele estabeleceu uma casa em seu local de nascimento, Villanueva de Algaidas, na província de Málaga. Lá, ele administrou a construção de seu novo estúdio, um imenso armazém entre oliveiras , para manter as obras que seu apetite insaciável por conhecimento, fantasia e curiosidade versátil o levou a acumular durante mais de 50 anos fazendo arte.

Em 2005, ele escreveu e editou suas memórias e preparou duas outras publicações: um catálogo geral de suas esculturas e um catálogo separado de suas obras de pintura, desenho e gráfico.

Juntamente com outros dez escultores de diferentes nacionalidades, ele participou do simpósio Creator Vesevo, organizado pela cidade de Herculano , perto de Nápoles. Naquele outono, um torso poderoso e monumental feito de pedra vulcânica foi colocado ao lado do Monte Vesúvio . Berrocal começou a mudar seus bens materiais de Villa Rizzardi de Negrar, em Valpolicella (Itália), onde viveu e trabalhou por quarenta anos, para sua nova residência na Espanha.

Em fevereiro de 2006, ele terminou o Nude Grande Inclinado , feito de Kevlar branco, que agora se projeta como uma nuvem branca sobre a paisagem do Lago Como . Naquele ano, ele terminou de escrever suas memórias, mas continuou a trabalhar com entusiasmo em desenhos e esboços de várias obras novas a serem construídas em seu estúdio.

Miguel Berrocal morreu em 31 de maio em Antequera.

Princípios da arte de Berrocal

O jovem Berrocal, inspirado pelas grandes forças criativas da primeira metade do século XX, buscou seu próprio caminho artístico e se perguntou: "Como despertar as pessoas para a escultura? ". Essa questão promoveu uma filosofia artística pessoal e uma linguagem estética que podem ser melhor compreendidas através de sete pontos principais:

  • A ciência como inspiração - Usando sua formação acadêmica em ciências puras e arquitetura, Berrocal criou peças baseadas em princípios derivados da matemática, da física ou de outras maravilhas da ciência. Representam a busca da beleza através da linguagem universal e o fascínio da exploração e de todos os princípios invisíveis que sustentam a realidade.

  • Espaço vazio - Ao ultrapassar os padrões da escultura tradicional, Berrocal procurou por espaços inexplorados, penetrando nos volumes dentro das formas, indo além da "superfície" da escultura: uma "escultura" dentro da escultura. "O espaço vazio está vivo como espaço total. Olhe para ele!" (Berrocal)

  • Desmontagem - O processo de pesquisar as formas dentro dos volumes fornece uma chave importante para a interpretação das obras de Berrocal, o fato de que as esculturas podem ser desmontadas: as esculturas são compostas de elementos que o espectador deve montar e desmontar para entender seu espaço invisível interior.

  • Estética interativa - A conseqüência da possibilidade de desmontagem é que a escultura é projetada para ser tocada, experimentada, "observada com as mãos". É uma apropriação estética através do uso, um processo que é mais semelhante a desenhar uma imagem do que apenas olhar para ela: quando você desenha, possui essa imagem mais profundamente.

  • Técnicas - Como conseqüência da desmontagem e de seu interesse pelas ciências e artes aplicadas, as técnicas e tecnologias necessárias para desenvolver suas complexas esculturas tornaram-se muito importantes para Berrocal. O artista inventou muitas técnicas e processos, tanto intelectuais quanto orientados ao design, bem como para prototipagem e construção de materiais, a fim de transformar suas idéias em realidade.

  • Múltiplos - A crescente complexidade das esculturas de Berrocal e a precisão necessária para realizá-las fizeram com que o artista as produzisse não apenas como peças únicas, mas também em muitos exemplares assinados e numerados. Berrocal, inventando o conceito de múltiplos na escultura, procurou estender o alcance da arte escultural a todos, assim como os pintores podiam fazer através das técnicas de reprodução das artes gráficas.

  • Projeto - Devido à sua complexidade, todas as esculturas de Berrocal são baseadas em uma enorme quantidade de documentos e materiais - o projeto - que são fundamentais para entender a singularidade de seu processo criativo e sua personalidade poliedrica. Cada projeto foi elaborado durante vários anos e gerou milhares de documentos que destacavam uma simbiose profunda de arte, ciência e tecnologia. Todo o projeto é a autêntica obra de arte de Berrocal. Pierre Restany disse: "esse material preliminar, o estudo, é a própria essência e estrutura do trabalho".

Fundação Escultor Berrocal

Para proteger e aprimorar o vasto legado criativo de Berrocal, a Fundação Escultor Berrocal (Fundação Berrocal Sculpture) foi fundada em 22 de novembro de 2007 em Madri pelos herdeiros de Miguel Berrocal, cumprindo sua vontade expressa e culminando nos projetos que o artista iniciou durante a vida dele. Os objetivos da instituição são a preservação, a pesquisa e a divulgação da obra de Miguel Berrocal, bem como as contribuições para o avanço da escultura em todas as suas formas, e para o desenvolvimento e progresso da cultura e das artes. A fundação está sediada no Estudio-Taller Berrocal, o último estúdio e oficina do artista, em sua cidade natal, Villanueva de Algaidas, na província de Málaga, Espanha.

Os sete programas permanentes a seguir foram criados:

  • Gerenciamento de coleções - gerenciamento de coleções de arte, privadas, institucionais ou corporativas, que incluem obras de Miguel Berrocal. O objetivo é organizar exposições temporais ou permanentes de suas obras, bem como de outros artistas que tenham conexão com Berrocal.

  • Publicações - editando e co-editando publicações relacionadas ao trabalho e comitiva de Miguel Berrocal

  • Conservação - inventário, logística, catalogação e conservação das obras de Miguel Berrocal

  • Centro de arquivos e documentação Berrocal - inventário, catalogação e conservação dos arquivos de Miguel Berrocal, com a possibilidade de criar uma biblioteca

  • Produção artística - produção contínua das edições limitadas da Berrocal

  • Estudio-Taller Berrocal (ateliê e oficina da Berrocal) - conservação e exibição da oficina da Berrocal em Villanueva de Algaidas (Málaga, Espanha), bem como a criação de atividades como oficinas educacionais para animá-lo

  • Museu Berrocal - promovendo e coordenando iniciativas para a criação de um Museu Berrocal em Villanueva de Algaidas.

  • Universo Criativo Berrocal

O Berrocal Creative Universe é um local de exposição de 3 lugares em torno do trabalho do escultor. Inaugurado em 2013, o Museu exibe pinturas e obras gráficas. O Studio-Workshop permite aos visitantes "descobrir os esforços criativos incrivelmente complexos, bem como o processo técnico necessário para criar protótipos e produzir trabalhos desmontáveis ​​[de Berrocal]". O House-Museum oferece aos visitantes um senso da personalidade de Berrocal e exibe obras de seus muitos amigos artistas.

Museu

O prédio do Museu Berrocal, ainda em desenvolvimento, abriga em sua primeira ala aberta ao público o Centro de Interpretação da Água e Arte Contemporânea. Através de uma exposição dedicada às fontes monumentais do artista. propõe uma abordagem diferente às obras de Berrocal, procurando entender como a mente de um artista usa a poesia e a complexidade do elemento líquido de diferentes maneiras. Outra característica desta exposição são as obras gráficas menos conhecidas do escultor, uma pequena seleção representativa que mostra a forte relação do artista com sua terra natal, com as paisagens de Villanueva de Algaidas: o jovem artista começou como pintor, vagando por os campos, afiando sua paixão e trabalho, pesquisando sua inspiração entre as colinas de oliveiras, nos rostos das pessoas,

Oficina de estúdio

Os visitantes podem ver uma seleção das esculturas de Berrocal, especialmente do primeiro período; sua oficina mecânica, onde os protótipos foram criados e as esculturas foram finalizadas; assim como seu estúdio pessoal, revelando o processo de pesquisa, estudo, cálculos e desenhos que mantinham o artista ocupado enquanto concebia as esculturas. O estúdio também contém a biblioteca pessoal de Berrrocal, com mais de 5000 livros e uma coleção de suas edições limitadas.

Representante obras

  • Opus 8 Balaustradas 1955-57 Roma

  • Opus 28 La Boîte découpée 1959 Roma

  • Opus 30 Escultura 1958 Roma

  • Opus 31 Grand Torse 1959 Roma

  • Opus 32 Le bijou 1960 Roma

  • Opus 38 Torso dela Crespières de 1961

  • Opus 43 Pajaro como Leon 1961 Crespières

  • Opus 45 Mujer 1961 Crespières

  • Opus 50 Via Appia 1961 Crespières

  • Opus 55 Les amants 1961 Crespières

  • Opus 60 Mercedes 1962 Crespières

  • Opus 83 La femme prisonniere 1963 Crespières

  • Opus 92 Maria da O 1962-64 Crespières

  • Opus 101 Romeo e Giulietta 1966-67 Crespières-Verona

  • Opus 107 Mini David 1967 Negrar

  • Opus 114 Golias 1968-72 Negrar

  • Opus 115 Richelieu 1968-73 Negrar

  • Opus 117 La menina II 1972 Negrar

  • Opus 123 Il cofanetto 1969-75 Negrar

  • Opus 129 Monumento a Picasso 1972-74 Negrar

  • Opus 130 Almudena 1974 Negrar

  • Opus 166 Cavalos-cavaleiros 1976-79 Negrar

  • Opus 167 Omaggio ad Arcimboldo 1976-79 Negrar

  • Opus 250-259 Almagovar I - X 1981-83 Negrar

  • Opus 397 Manolona 1991-92 Madrid

  • Opus 444 Adriano Big 1994 Negrar

Exposições individuais selecionadas

  • 2016 O interior das coisas: a arte de Miguel Berrocal , no Museu de Matemática da cidade de Nova York

  • 2009 Berrocal, Guerreros e Toreros , Plaza Nueva, Sevilha. Organizado pela Fundación Escultor Berrocal em colaboração com a Fundación Unicaja

  • 2008 Berrocal, Guerreros e Toreros , Plaza de la Constitución, Málaga. Organizado pela Fundación Escultor Berrocal em colaboração com a Fundación Unicaja

  • 2006 Miguel Berrocal, Ferri e bronzi 1955/65, Lorenzelli Arte, Milan

  • 2005 Berrocal un malagueño universal , Centro de Exposições, Benalmádena, Málaga

  • 2005 Venice Design Art Gallery, Veneza

  • 2004 Berrocal em Cap Roig, esculturas de grande formato , Jardim Botânico da Caixa de Girona, Calella de Palafrugell, Girona

  • 2004 Berrocal , Galeria Barcelona, ​​Barcelona

  • 2003 Berrocal , Episcopal da Sala del Palacio, Málaga

  • 2003 Miguel Berrocal , A Galeria, Frankfurt am Main

  • 2003 Galeria de Arte Piretti, Knokke

  • 2002 Berrocal , IVAM, Instituto de Arte Moderna, Valência

  • 2000 Sala de Unicaja, Palácio Italcable, Málaga

  • 2000 Miguel Berrocal, Sculpturen - juwelen - tekeningen , Fundação Veranneman, Kruishoutem

  • 1999 Centro de Arte Moderna Cidade de Oviedo, Oviedo

  • 1999 Centro Cultural del Conde Duque, Madri

  • 1998 Berrocal Forme et Mouvement , Museu Olímpico , Lausanne

  • 1995 Berrocal Sculture and Disegni 1958-1995 , Galeria de Arte Moderna Palazzo Forti, Verona

  • 1994 Multiple Opus 1962-1993, Galerija Cankarjev Dom, Liubliana

  • 1993 Interkolumnie , Museion - Museu de Arte Moderna, Bolzano

  • 1991 Berrocal , Galeria de Arte Moderna Reflex, Amsterdã

  • 1990 Almogávares , Galeria Guy Pieters, Saint-Martens-Latem

  • 1985 Berrocal 1955-1985 , Le Botanique, Bruxelas

  • 1984 Antologica Berrocal (1955–1984) , Palácio de Velázquez, Parque del Retiro, Madri. Organizado por Ministerio de Cultura

  • 1984 Almogávares - Desperta Ferro , Galerie Isy Brachot, Bruxelas

  • 1984 Berrocal, Vingt e esculturas editadas 1964-1984 , Artcurial, Paris; 1982 Galeria Gekkoso, Tóquio

  • 1981 Berrocal, esculturas , Galeria Arnold Katzen, Nova York

  • 1980 Berrocal , Circuito Artístico Palazzo delle Prigioni Vecchie, Veneza

  • 1979 - Esculturas múltiplas Berrocal , The Art Contact Gallery 2, Coconut Grove, Flórida

  • 1979 Miguel Berrocal. Obra gráfica e esculturas , Museo Carrillo Gil, Cidade do México

  • 1979 Berrocal: à moda das construções intérieures , Artcurial, Paris

  • 1979 Berrocal, esculturas e múltiplos , Musée de l'Athénée, Geneva

  • 1977 Berrocal , Galería Rubbers, Buenos Aires

  • 1977 Berrocal, nuevas esculturas múltiplos , Galería Sen, Madri

  • 1976 Artcurial, Paris

  • 1976 Indianapolis Museum, Indianápolis

  • 1973 Bienal de São Paulo , Pabellón Español, Exposição monográfica, São Paulo

  • 1972 Palazzo delle Prigioni Vecchie, Veneza

  • 1972 Espace Pierre Cardin, Paris

  • 1972 Esculturas na Argentina , Cartier, Munique

  • Museu Ulmer 1970, Ulm

  • 1968 Palais des Beaux-Arts, Bruxelas

  • 1968 - Galerie Krugier, Genebra

  • 1965 Galerie Thomas, Munique

  • 1963 Galerie Ziegler, Zurique

  • 1962 Três escultores, Berrocal, Ipoustéguy, Müller , Galeria Albert Loeb, Nova York

  • 1962 Galerie Kriegel, Paris

  • 1960 Galleria Apollinaire, Milão

  • 1958 Galleria La Medusa, Roma

  • 1952 Galería Xagra, Madri

Literatura selecionada

  • Fokus Figur Focus 2009 Figura 30 Jahre. 30 anos de Die Galerie , Die Galerie, Frankfurt am Main, 2009.

  • Berrocal Guerreros y Toreros 2009 , Fundação Escultor Berrocal, Málaga, 2009 (catálogo de exposições)

  • 2008 Jean-Noël Schifano, Fotografias d'Alain Volut, Criador Vesevo, Edições Gallimard Loisirs, Paris, 2008. O livro é dedicado ao museu ao ar livre Criador Vesevo, inaugurado em 2005 no parque nacional do Monte Vesúvio, no sul da Itália. e suas esculturas. As dez esculturas do mesmo número de artistas foram formadas a partir de basalto que uma vez voou como lava da cratera do vulcão.

  • 2008 Carolin Cros, a arte do céu, Commandes publiques en France 1983–2007 , Flammarion, Paris, 2008. Caroline Cros, inspetora de criação artística e professora da École du Louvre, e Laurent Le Bon, conservadora do Centre Pompidou , tinha sido encarregado de executar as instruções públicas como membros da Delegação de Artes Plásticas.

  • 2008 Fundação Escultor Berrocal, Berrocal Casa Fuerte Bezmiliana, Área de Cultura, Ayuntamiento do Rincón de Victoria, Málaga, 2008 (catálogo da exposição)

  • 2008 Berrocal Guerreros y Toreros , Fundação Escultor Berrocal, Málaga, 2008 (catálogo de exposições). Primeira publicação da Fundación Escultor Berrocal.

  • 2008 Alain Monvoisin, Dicionário Internacional de Escultura Moderna e Contemporânea , Editions du Regard, Paris, 2008

  • 2007 Tony Shafrazi, Carter Ratcliff, Robert Rosenblum, Andy Warhol Portraits , Phaidon, 2007. Uma visão abrangente dos retratos icônicos de Warhol de figuras públicas do final do século XX.

  • 2007 Zivile Slektaviciute, Robert Pardo, Robert C. Morgan (Introdução), Luigi Sansone (Introdução), Open Studios , Artefact Pardo Publications, 2007.

  • 2006 Miguel Berrocal, Ferri e bronzi 1955/65 , Lorenzelli Arte, Milano, 2006. (catálogo da exposição)

  • 2005 Berrocal, um clássico da modernidade , Ibercaja, Zaragoza, 2005.

  • 2004 Berrocal , Barcelona Inparce, Barcelona, ​​2004.

  • 2004 Jean-Luc Chalumeau, Claude Mollard, Artista Quand lesentent à universidade , Campus Euro (pe) art. Primeira exposição itinerante de arte contemporânea nas universidades, Scéren, 2004.

  • 2004 Mercedes, "La rivista delle idee in motion", número 3, Hemels Italia Srl, Firenze, 2004. (revista)

  • 2003 Être ou ne pas ètre ... Peintres ou sculptpteurs? Les bijoux des plus grands , também conhecido como Domaine de Seneffe - Museu da Residência da Comunidade Francesa, 2003.

  • 2003 Jacon Baal-Teshuva, Faces do mundo da arte , Centro Nacional de Fotografia da Federação Russa, São Petersburgo, 2003

  • 2003 Le Ali , Revista de bordo da Air Dolomiti, março de 2003, Air Dolomiti, Gorizia, 2003 (revista) Artigo: Alberto Fiz, "Sulle Orme di Michelangelo, Nos passos de Michelangelo", Artisti stranieri che hanno scelto l'Italia come patria elettiva, artistas estrangeiros que escolheram a Itália como lar adotivo

  • 2002 Berrocal, Instituto IVAM Valencià d'Art Modern, Valência, 2002. 100 fotografias coloridas de página inteira de Roberto Bigano, ensaio teórico de Kosme de Barañano e da historiadora de arte Lola Jiménez Blanco, juntamente com contribuições literárias de escritores e poetas espanhóis José Antonio Muñoz Rojas, Ángela Vallvey e Valentí Puig

  • 2002 Arte, Mensile di Arte, Cultura, Informação, Número 349, Editoriale Giorgio Mondadori SpA, Milão, 2002 (revista) Artigo: Beba Marsano, Berrocal e a escultura como alquimia. O clássico, o barocco, a ciência.

  • 2001 Esculturas da UPV, Esculturas do campus da Universidade Politécnica de Valência, Universidade Politécnica de Valência, Valência, 2001

  • 2001 Quién e Qué, Analises das Artes Plásticas no símbolo XXI, Ano 2000, Edita Arte e Patrimônio, SA, Madri, 2001

  • 2000 Berrocal, Sala Unicaja "Italcable", 2000 (catálogo da exposição)

  • 2000 Hans Fonk, Objeto, Vivendo no Estilo NO. 17, Hans Fonk Publications bv., Leimuiden, 2000 (magazine)

  • 1999 Miguel Berrocal Sculture e Opere su Carta , Giorgio Ghelfi Editore, Verona, 1999 (catálogo da exposição)

  • 1999 Berrocal, Centro Cultural del Conde Duque, Madri, 1999 (catálogo de exposições)

  • 1999 Berrocal, Centro de Arte Moderna "Ciudad de Oviedo", 1999 (catálogo de exposições)

  • 1998 Berrocal Forme et Mouvement, Museu Olímpico , Lausanne , 1998 (catálogo de exposições)

  • 1997 Franco Farina, L'anima e le forme, scultori in fonderia , Editrice Compositori, Bolonha, 1997 (catálogo da exposição)

  • 1996 Miguel Berrocal Sculptures - Multiple , The Galerie Gesellschaft for Kunsthandel mbH, Offenbach am Main, 1996

  • 1996 Miguel Berrocal Skulpturen - Multiples , The Galerie Gesellschaft for Kunsthandel mbH, Offenbach am Main, 1996

  • 1995 Berrocal, Scultura e Design 1958-1995 , Galeria de Arte Moderna e Contemporânea do Palazzo Forti, Verona, 1995 (catálogo da exposição)

  • 1994 Instituto Andaluz de Avaliação Educativa e Formação Profissional, Berrocal Escultura em Aula, Junta de Andaluzia, Associação de Educação e Ciência, Sevilha, 1994

  • 1994 B. de York, assinaturas de artistas de bronze e artistas do século XIX, índice de 2500 nomes com referências bibliográficas, Editions Collections Livres, Bruxelles, 1994.

  • 1992 Suite Olympic Centennial 50 Grand Peintres 50 Grandes Pintores, Comitê Olímpico Internacional , Lausanne , 1992.

  • 1992 Parque Juan Carlos I, Projeto e Obra 1990-1992, Ayuntamiento de Madrid, Empresa Municipal "Campo de las Naciones", Madri, 1992.

  • 1989 Jean-Louis Ferrier, Berrocal , Edições de La Différence, Paris, 1989.

  • 1989 Philippe Sollers, Les Ambassadeurs , 406 fotografias de André Morain, Edições da Diferença, Paris, 1989.

  • 1987 Miguel Berrocal Skulpturen , The Galerie Gesellschaft for Kunsthandel mbH, Offenbach am Main, 1987. Edição de Erwin Treu, Edição de Klaus-Hartmut Olbricht, Enrico Bellati, Vittorio Sgarbi, Ulrich Willmes.

  • 1986 Spagna 75 anos de protagonistas na arte, Electa, Milano, 1986.

  • 1984 Antologica Berrocal (1955–1984) , Ediciones El Viso, Madri, 1984. Publicado por ocasião da exposição antológica Antologica Berrocal 1955-1984, organizada pelo Ministério da Cultura espanhol no Palácio de Velázquez, Parque del Retiro, Madri, Espanha de outubro a dezembro de 1984. Este catálogo monográfico contendo mais de 5000 reproduções foi desenhado diretamente pelo escultor e é o catálogo raisonné de todas as esculturas produzidas pelo artista até 1984.

  • 1982 VIVIR HOY®, "Revista Venezolana e Internacional de Decoração, Arquitetura e Cultura", Editorial Lei & Zanelli CA, Caracas, 1982 (revista) Fotografias de Walter Ponchia, Artigo: Berrocal y su maquina para vivir.

  • 1978 Martin Gardner, "Jogos Matemáticos: A escultura de Miguel Berrocal pode ser desmontada como um quebra-cabeça mecânico interligado", Scientific American , janeiro de 1978

  • 1973 Giuseppe Marchiori, La sculpture de Berrocal , La Conaissance, Bruxelles, 1973.

  • 1971 Gert von der Osten, Horst Keller, "Kunst der sechziger Jahre Sammlung Ludwig" no Museu Wallraf-Richartz Köln, 1971, 5. erweiterte Auflage, Art of the Sixties, 5ª edição revisada, Köln, 1971 (catálogo de exposições) 1970 Orangerie Multiples , Köln, 1970 Apresenta sua primeira série de múltiplos mini-escultura de Berrocal

  • 1969 Katalog 5 Austellungsjahr 1969, Miguel Berrocal, Kestner-Gesellshaft, Hannover, 1969 (catálogo da exposição)

  • 1969 Gert von der Osten, Horst Keller, Kunst der sechziger Jahre. im Wallraf-Richartz Museum Köln. 2. erweiterte Auflage, Art of the Sixties, 2ª edição revisada, Köln, 1969.

  • 1969 Claude Pélieu, doente. Miguel Berrocal, membro do Bouche d'ombre em bronze de uma peça , Edição Le Soleil Noir, Paris, 1969 1968 Enciclopédia Universal Ilustrada Europeo-Americana, Suplemento Anual, 1963–1964, Espasa-Calpe, SA, Madri, 1968

  • 1958 Leonardo Sinisgalli, Civiltà delle Macchine, maio-agosto de 1958, Roma (revista).

Fonte: Wikipédia, consultado pela última vez em 20 de maio de 2020.

Crédito Fotográfico: Algaydas

Arremate Arte
Feito com no Rio de Janeiro

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