Cadastre-se e tenha a melhor experiência em leilões 🎉🥳

Tapete Kerman (Kirman)

O tapete de Kerman (ou "Kirman") é um tipo de tapete persa manufaturado a partir do séc XV em uma das mais belas cidades e província localizada no centro-sul do Irã, a uma altitude de 1750m. É um dos mais refinados e elegantes tapetes do mundo, feito com lã de boa qualidade sobre uma base de algodão ou seda. Os tapetes Kirman incluem tapetes Yazd (Yasd) e Kerman Lavar / Rawar / Raver. Os 2 tapetes mais caros já leiloados são Kerman Sikle Leaf do século XVI. Kerman produz dois estilos típicos: O tradicional com desenhos clássicos, como medalhões, vasos, jardins e árvores da vida que ocupam todo o campo. E o segundo com um medalhão central suave, arredondado, com medalhões menores ornamentais repetidos nos quatro cantos do tapete, uma borda extremante elaborada e um fundo vazio de uma cor só, que por vezes são chamados de kerman americanos, já que foram direcionados para esse mercado no final do séc. XIX. Costuma ter a base bege, azul ou verde claros, e os antigos são tipicamente vermelhos ou azuis.

História

No sudeste do Irã, perto de um oásis no deserto Dasht-e-Lut fica a cidade de Kerman com uma população de aproximadamente 350.000 habitantes. A distância até Teerã é de mais de 1km e a cidade foi fundada no século IV e teve grande importância para as pessoas que viajavam muito pelas rotas comerciais entre o Irã e a Índia. Ao longo dos séculos, diferentes mestres governaram a cidade, por exemplo árabes, seljúcidas e mongóis.

Até alguns anos atrás, Kerman era um bom ponto de partida para as pessoas que desejavam visitar a antiga cidade-fortaleza de Bam, cerca de 200 quilômetros ao sul. Bam era uma das maiores atrações turísticas do Irã, mas foi destruída por um terremoto no Natal de 2003, matando 10.000 pessoas.

A cidade de Kerman hoje tem um ambiente agradável com mesquitas, quarteirões com bazares e casas de chá. A fabricação de tapetes tem sido uma indústria importante e os tapetes de Kerman são facilmente reconhecidos. A cor do fundo é freqüentemente vermelha, e o padrão é dominado por um medalhão colocado no centro junto com uma borda larga cheia de flores. Os tapetes que foram fabricados antes da Primeira Guerra Mundial geralmente têm motivos diferentes, como árvores, animais e motivos figurais. O material e o design são geralmente de boa qualidade.

Os tapetes eram considerados os melhores entre os tapetes iranianos, mas as novas produções, infelizmente, às vezes são de baixa qualidade. Os tapetes modernos com o nome Kerman-Lavar geralmente vêm com motivos florais completos em cores claras. Os tapetes também são vendidos com o nome de Kirman.

Especificações técnicas:

  • Pêlo: lã de boa qualidade

  • Trama: algodão, 2 ou 3 tramas entre as fiadas de nós

  • Urdidura: fio de algodão

  • Nó: assimétrico

  • Densidade do nó: 160 000 - 380 000 nós por metro quadrado

Fonte: Carpetcyclopedia, consultado pela última vez em 31 de outubro de 2020.

---

História - Wikipédia

Desenhos e motivos da região de Kerman

Por causa da enorme demanda por tapetes produzidos em Kerman e a demografia complexa dessa demanda, uma surpreendente variedade de estilos e designs foram produzidos. Alguns tapetes Kerman foram tecidos explicitamente para compradores endinheirados do Ocidente, alguns para consumidores locais com gostos muito diferentes.

Damask Rose é o motivo mais popular nos designs de tapetes Kerman, particularmente nos tapetes "Sabzikar Ravar" e "Gol Sorkhi" (Red Rose). Outros motivos conhecidos são "Ghab Ghora'ani", "Setooni", "Ghabi", "Kheshti", "Saraam Atiyeh", "Jangali", "Shekargah" e "Lachak-Toranj". Os tapetes antigos Kerman costumam usar a borda do motivo Toranj nas margens e linhas estreitas. Os padrões florais tecidos nos tapetes Kerman no século 19 são derivados dos padrões dos xales Kerman, também feitos em Kerman nessa época.

Uma variação distinta dos tapetes Kerman é o Lavar ou Ravar Kerman. Esses tapetes foram produzidos na vila de Ravar, próxima à cidade de Kerman, na região norte, e são conhecidos principalmente por sua trama fina e design elegante e clássico de formatos allover e medalhões centrais. A maioria dos tapetes Ravar ou Lavar Kerman inclui uma assinatura, seja do tecelão ou da pessoa para quem o tapete foi tecido.

Tapetes de vaso, um tipo de tapete Kerman característico dos séculos 16 e 17, são caracterizados por um padrão de flores estilizadas e palmetas grandes com vasos espalhados por todo o campo.

Os tapetes Kerman do século XVIII e posteriores usam muito frequentemente padrões de "treliça", com o campo central dividido por um desenho de treliça dando muitos pequenos compartimentos. Uma ilustração notável é um tapete que pertenceu a William Morris , agora em exibição no Victoria and Albert Museum. Mais tarde, todos os tipos de designs foram feitos em Kerman, incluindo grandes desenhos figurativos. O Victoria and Albert Museum em Londres tem um tapete de 1909 com um desenho que copia uma pintura do artista francês do século 18, Antoine Watteau.

Os tapetes Kerman modernos, feitos para os mercados ocidentais, costumam ser tecidos em cores suaves e claras, como âmbar, rosa e cinza-azulado. Eles podem empregar padrões ocidentais, como listras e vários motivos repetitivos, bem como vasos mais tradicionais e temas de jardim, formas de animais e desenhos pictóricos.

Técnica

May Beattie definiu sete classes de tapetes Kerman e identificou uma estrutura única que chamou de "técnica de vaso", caracterizada por três brotos de trama entre fileiras de nós. O primeiro e o terceiro são tipicamente de lã e em alta tensão, enquanto o segundo, em baixa tensão, normalmente é feito de seda ou algodão. As urdiduras estão marcadamente deslocadas e o nó persa está aberto à esquerda. Esta técnica distingue os tapetes Kerman dos períodos Safavid (1501-1722) e subsequentes (1722-1834). A maioria dos tapetes persas, em contraste, usava o " nó turco ".

O processo de tingimento para tapetes Kerman ocorreu enquanto a lã ainda estava em flocos e antes da fiação, permitindo uma cor uniforme. A paleta dos tapetes Kerman é tão brilhante quanto variada. Os tons podem variar de marfim, azul e magenta a um tom mais dourado e açafrão.

História

Kerman tem sido um importante centro de produção de tapetes de alta qualidade pelo menos desde o século XV.

Por volta do século 17, os designers de Kerman estavam em sua forma mais criativa e suas técnicas de tecelagem eram de uma sofisticação não vista em outras partes do império persa. Por exemplo, os tecelões aprenderam a ajustar seus teares de modo que as urdiduras de algodão estivessem em dois níveis diferentes. Eles então enfiaram as tramas de lã, deixando algumas apertadas e outras sinuosas, dando um acabamento ondulado imediatamente reconhecível à superfície do tapete

No século 18, alguns autores consideraram os tapetes da província, especialmente em Siftan, os melhores de todos os tapetes persas, em parte devido à alta qualidade da lã da região, conhecida como Lã Carmania. Nader Shah , Naser al-Din Shah encomendou tapetes de Kerman no século 18.

No século 19, a cidade de Kerman tinha uma longa história de oficinas urbanas, lã muito fina, mestres tecelões e uma reputação pela superioridade artística de seus designs.

Fonte: Wikipédia, consultado pela última vez em 31 de outubro de 2020.

---

Descubra por que os Tapetes Kerman são um dos Tapetes Persas antigos mais populares

Os tapetes Kerman têm uma história rica e um link para um explorador muito famoso. Fabricados em Kerman, uma cidade iraniana na parte sudeste do país, os primeiros tapetes Kerman foram construídos há mais de mil anos. Os tapetes Kerman tornaram-se populares em todo o mundo quando Marco Polo percebeu sua incrível habilidade e designs distintos. Os tapetes Kerman geralmente apresentam flores em seu design; eles geralmente têm um tema floral ou arquitetônico na borda com um medalhão no centro do tapete. Você gostaria de ver mais tapetes persas tradicionais? Um tapete Mashad é um tapete tradicional que também pode caber em uma casa ou escritório moderno.

Tudo o que você precisa saber sobre tapetes Kerman

O incrível tapete persa Kerman é um tesouro feito à mão, apreciado e respeitado em todo o mundo. Criado por artistas geniais com o notável talento da fabricação de tapetes, os Kermans estão entre os tapetes persas mais bonitos de todos os tempos. Eles têm uma história muito rica e celebrada. Os fabricantes de Kermans se orgulham de seu trabalho e nunca tecerão o padrão de outra cidade. Os padrões em Kermans são muito distintos de outros tapetes e são muito semelhantes uns aos outros. Existem alguns motivos famosos realizados em Kermans. O tradicional é aquele com a borda externa e o medalhão interno intrincadamente detalhados, e o campo sendo uma rica cor sólida. Outros são os famosos padrões completos ou as muitas formas de pinturas que geralmente contam a história de uma figura ou incidência significativa na história. Freqüentemente, seu padrão é imitado, mas um especialista sempre pode apontar um Kerman genuíno. Um tapete Kerman autêntico é uma obra de arte impecável que sempre terá um valor inestimável e só se tornará mais bonito com o tempo.

Por que os tapetes Kerman são tão populares?

Os tapetes Kerman são conhecidos pela finura e brilho de sua lã, de forma que muitas pessoas não conseguem distinguir o tapete de lã Kerman da seda. Acredita-se que o tapete com nós à mão mais caro já vendido seja um tapete Kerman.

Com mais de 1000 anos de história, o tapete Kerman é tecido na província de Kerman, que está localizada no centro-sul do Irã. A cidade de Kerman, a capital da província, onde alguns dos melhores tapetes de Kerman são feitos, é conhecida pelas melhores roupas persas tecidas à mão. Kerman também é famosa por sua shal ou lenço com desenhos elaborados que se acredita ter influenciado indústria de tecelagem do tapete em Kerman. Na verdade, alguns dos tapetes Kerman anteriores são baseados no design de xales Kerman . Gradualmente, a indústria de tecelagem de tapetes Kerman adotou uma ampla gama de designs.

Os tapetes Kerman também foram os primeiros a serem apresentados aos estrangeiros. Os europeus se apaixonaram pelos tapetes Kerman desde que entraram na Pérsia. Na verdade, o mercado europeu influenciou a indústria de tecelagem de tapetes de certas maneiras e os tecelões de tapetes Kermani criaram designs e motivos que foram admirados e amados por seus clientes europeus. Entre os famosos designs de tapetes Kerman estão Gol-farang, goldani, Zillussltan, Tasviri, que foram criados por designers de tapetes famosos, como Hassan Khan, Ahmad Khan e Zaman khan.

História dos tapetes Kerman

Kerman é uma antiga cidade persa conhecida mundialmente por seus impressionantes tapetes. Tem uma história incrível que remonta a mais de mil anos atrás. Assim como muitos outros grandes centros produtores de tapetes do Irã, a indústria de tecelagem de tapetes de Kerman perdeu muito de sua integridade no século passado e entrou em declínio. Isso se deve em grande parte aos altos níveis de ganância e corrupção. Embora os tapetes de Kerman hoje não sejam tão bons quanto eram há cem anos ou mais, eles conseguiram manter uma das mais altas reputações dos tapetes iranianos. Kerman é uma cidade de clima tropical e pode ficar muito quente no verão. Ele está localizado na seção centro-sudeste do Irã, na província que leva seu nome. Muitos livros foram escritos sobre a rica história desta cidade, e a indústria de tapetes é apenas um de seus tesouros.

Construção de tapetes Kerman

Os tapetes tecidos nesta região possuem uma qualidade incrível, reconhecida e reconhecida em todo o mundo. Os tapetes tecidos nas principais cidades do Irã central não podem ser comparados aos tapetes das aldeias. Freqüentemente, um tecelão profissional em uma dessas cidades trabalhará sem parar em um tapete por muitos anos. O famoso nó persa assimétrico é usado apenas na tecelagem desses tapetes finos. Os materiais podem ser todos lã, seda ou uma proporção precisa dos dois. A base (urdidura e trama) dos tapetes é de algodão, exceto em peças muito finas onde é seda pura. Inúmeros tapetes persas feitos à mão, feitos em cidades como Kashan, Yazd ou Kerman, duram centenas de anos. Isso só mostra que não é um exagero afirmar que esses tapetes são os carpetes da mais alta qualidade do mundo. Os tapetes produzidos nas grandes cidades desta região são muito superiores em qualidade e simetria aos produzidos nas periferias. No entanto, os tapetes tribais desta região são alguns dos melhores tapetes tribais do Irã. Nenhuma palavra pode descrever a beleza que esses tapetes trazem para a casa.

A técnica de tecelagem dos tapetes Kerman

A maioria dos tapetes Kerman são chamados de 3 tapetes pood, ou três tapetes woof. Isso significa que há três linhas horizontais de fios após cada linha de nós feitos. Nos tapetes Kerman normalmente o primeiro e o terceiro waft são mais grossos e o do meio é mais fino. Alguns tapetes, entretanto, podem ter 2 tramas, caso em que a primeira trama é grossa e a segunda é mais fina. Na área maior de Kerman, os nós persas e turcos podem ser usados. Na tecelagem da cidade de Kerman usa-se principalmente o nó persa, enquanto na tecelagem da aldeia os nós turcos e persas são igualmente usados.

Desenhos de tapetes artesanais Kerman

O desenvolvimento e a evolução dos tapetes Kerman persas passaram por vários estágios nos últimos séculos. O primeiro período começou com o declínio da indústria de tecelagem de Shal em Kerman. Isso resultou em um boom no negócio de tecelagem de tapetes em Kerman. Os designers de tapetes Kerman começaram a criar tapetes com nós feitos à mão com base no design dos xales Kerman , ou seja , boteh Jeghgheh , padrão que foi uma inovação no design de tapetes.

O segundo período na evolução dos tapetes Kerman é chamado de renascimento ou período de retorno. Neste período, o design tradicional do Kerman foi revivido e os tecelões começaram a criar tapetes de área de Kerman semelhantes aos que eram produzidos historicamente em Kerman. No final da Primeira Guerra Mundial e a mudança no gosto dos consumidores ocidentais e americanos, os produtores de tapetes Kermani retornaram aos designs e eslimi da era Safavid, design floral do xá Abbasi e designs emoldurados, ou seja, medalhão em campo aberto e um borda lachach toranj , bem como lachak toranj preenchido sem a área aberta na seção do medalhão retornou aos tapetes Kerman.

O terceiro período na evolução dos tapetes da área de Kerman é chamado de tapeçaria goblin e período de bordado. A justificativa para este período é que os tapetes Kerman foram inspirados nas idéias da tapeçaria francesa na confecção de tapetes. Neste período, o tapete Kerman perde sua originalidade e este período pode ser visto como uma era de declínio na indústria de tapetes Kerman.

Detalhes finos e singularidade

Geralmente, o que torna os tapetes Kerman especiais e únicos em relação a outros tapetes são os motivos excessivamente detalhados e elaborados que cobrem todo o campo dos tapetes Kerman, exigindo uma enorme quantidade de trabalho e esforço. Outro tema distinto nos tapetes Kerman é o design conhecido como sabzikar. Esses tapetes são cobertos por padrões florais, jardins, árvores, rios e lagos ou quedas d'água no tapete Kerman, criando um ambiente tipo paraíso nos tapetes Kerman.

A ironia é que Kerman está realmente localizado em um deserto central da Pérsia e, em grande parte, privado de água e ambiente verde. Os especialistas em tapetes tentaram explicar a representação desses temas nos tapetes Kerman. A explicação mais comum é que os tecelões de Kerman tentaram preencher sua busca interior por água, flores, jardins e árvores imaginando este paraíso.

O presente escritor, entretanto, tem sua própria teoria sobre os projetos de jardins, em tapetes Kerman. O antigo Kerman pode ter sido, de fato, um ambiente tão verde. Uma evidência circunstancial pode apoiar esta afirmação. O famoso poeta e escritor épico Ferdowsi descreveu a região do Sistão e Baluquistão na Pérsia com uma imagem semelhante, que está repleta de jardins, fazendas e água e parece o paraíso. O mais famoso motivo de Sabzikar é tecido em Ravar de Kerman.

Durabilidade dos tapetes Kerman

Os tapetes Kerman são um símbolo de elegância e riqueza. Eles surgem nas conversas diárias dos persas; eles estão presentes nas piadas e expressões das pessoas. A frase “tapete Kerman” é usada simbolicamente para se referir a qualquer coisa de alta qualidade, durável, elegante, sofisticada e bonita. As pessoas até podem usar “tapete Kerman” quando se referem a uma garota bonita ou mulher sexy. Mesmo se referindo a uma mulher idosa de forma elogiosa para dizer que seu visual não representa sua idade real, eles diriam que ela é um tapete Kerman.

Tinta e cores para tapetes Kerman

Outra característica distinta que faz os tapetes Kerman se destacarem dos outros tapetes da área é a diversidade de uso e cores vibrantes. Apesar de os tapetes Kerman mais antigos usarem corante vegetal, eles são muito vibrantes e límpidos e a variedade de cores nos tapetes Kerman varia de, no mínimo, 15 a 30 cores.

E se diferentes tonalidades das cores e o efeito visual das cores vizinhas forem levadas em consideração, o número de cores aumenta significativamente. Os tapetes Kerman estão entre os mais diversos no que diz respeito ao uso de cores e são considerados um dos tipos mais coloridos de tapetes persas.

As cores mais comuns nos tapetes artesanais Kerman são bordô escuro e bordô claro, bege, vermelho queimado, cobre, azul marinho, azul bebê, verde em tons diferentes e dourado. Kerman também é muito famoso pelas técnicas de tingimento e está entre os poucos lugares que ainda insiste em usar cores naturais locais e evitar o uso de corantes importados.

Tamanho e forma dos tapetes Kerman

Os tapetes Kerman são produzidos principalmente em tamanhos maiores e há pouco esforço para fazer tapetes menores. Os tapetes Kerman estão entre a categoria de tapetes que são muito fáceis de encontrar em tamanhos realmente grandes de até 480 pés quadrados. No entanto, como é o caso com as categorias mais famosas de tapetes persas, os tapetes feitos sob medida em Kerman podem ter quase todos os tamanhos. Corredor de tecelagem em tapetes Kerman não é uma prática muito comum. Os tapetes Kerman mais comuns são retangulares e quadrados.

É significativo mencionar que recentemente a China está copiando profissionalmente os tapetes Kerman e exportando para o mercado europeu e norte-americano e os consumidores precisariam da ajuda de um especialista ou de um revendedor de confiança para evitar a compra de tapetes chineses para os tapetes Kerman persas originais. O tapete de área com nós da Kerman é uma das categorias mais valiosas de tapetes persas. O design clássico fino e as cores vibrantes com ou sem medalhão podem fazer uma peça central em sua casa e impressionar qualquer amante da arte antiga e convidar muitos elogios e admirações sobre o seu talento em decoração. A tecelagem de tapetes Kerman é uma das mais antigas tradições de tecelagem de tapetes da Pérsia. Um tapete Kerman ficaria muito bem em sua sala de estar, sala de jantar ou quarto, ou receberia seus convidados na entrada.

Fonte: Rugman, consultado pela última vez em 31 de outubro de 2020.

O tapete de Kerman (ou "Kirman") é um tipo de tapete persa manufaturado a partir do séc XV em uma das mais belas cidades e província localizada no centro-sul do Irã, a uma altitude de 1750m. É um dos mais refinados e elegantes tapetes do mundo, feito com lã de boa qualidade sobre uma base de algodão ou seda. Os tapetes Kirman incluem tapetes Yazd (Yasd) e Kerman Lavar / Rawar / Raver. Os 2 tapetes mais caros já leiloados são Kerman Sikle Leaf do século XVI. Kerman produz dois estilos típicos: O tradicional com desenhos clássicos, como medalhões, vasos, jardins e árvores da vida que ocupam todo o campo. E o segundo com um medalhão central suave, arredondado, com medalhões menores ornamentais repetidos nos quatro cantos do tapete, uma borda extremante elaborada e um fundo vazio de uma cor só, que por vezes são chamados de kerman americanos, já que foram direcionados para esse mercado no final do séc. XIX. Costuma ter a base bege, azul ou verde claros, e os antigos são tipicamente vermelhos ou azuis.

Tapete Kerman (Kirman)

O tapete de Kerman (ou "Kirman") é um tipo de tapete persa manufaturado a partir do séc XV em uma das mais belas cidades e província localizada no centro-sul do Irã, a uma altitude de 1750m. É um dos mais refinados e elegantes tapetes do mundo, feito com lã de boa qualidade sobre uma base de algodão ou seda. Os tapetes Kirman incluem tapetes Yazd (Yasd) e Kerman Lavar / Rawar / Raver. Os 2 tapetes mais caros já leiloados são Kerman Sikle Leaf do século XVI. Kerman produz dois estilos típicos: O tradicional com desenhos clássicos, como medalhões, vasos, jardins e árvores da vida que ocupam todo o campo. E o segundo com um medalhão central suave, arredondado, com medalhões menores ornamentais repetidos nos quatro cantos do tapete, uma borda extremante elaborada e um fundo vazio de uma cor só, que por vezes são chamados de kerman americanos, já que foram direcionados para esse mercado no final do séc. XIX. Costuma ter a base bege, azul ou verde claros, e os antigos são tipicamente vermelhos ou azuis.

Videos

Os tapetes Kerman | 2016

Tapetes persa Kerman | 2016

Tapetes persas Kerman | 2009

De onde vem os tapetes Persas? | 2017

Tapetes persas e orientais | 2015

Por que os tapetes persas são tão caros? | 2021

Preço do tapete persa (em inglês) | 2022

Globo Repórter - Tapetes Persas | 2017

Como identificar um valioso tapete feito a mão (em inglês) | 2019

Como decorar com tapete Persa | 2019

Saúde total - Tapetes persas | 2015

Folha - Tapetes persas | 2013

História

No sudeste do Irã, perto de um oásis no deserto Dasht-e-Lut fica a cidade de Kerman com uma população de aproximadamente 350.000 habitantes. A distância até Teerã é de mais de 1km e a cidade foi fundada no século IV e teve grande importância para as pessoas que viajavam muito pelas rotas comerciais entre o Irã e a Índia. Ao longo dos séculos, diferentes mestres governaram a cidade, por exemplo árabes, seljúcidas e mongóis.

Até alguns anos atrás, Kerman era um bom ponto de partida para as pessoas que desejavam visitar a antiga cidade-fortaleza de Bam, cerca de 200 quilômetros ao sul. Bam era uma das maiores atrações turísticas do Irã, mas foi destruída por um terremoto no Natal de 2003, matando 10.000 pessoas.

A cidade de Kerman hoje tem um ambiente agradável com mesquitas, quarteirões com bazares e casas de chá. A fabricação de tapetes tem sido uma indústria importante e os tapetes de Kerman são facilmente reconhecidos. A cor do fundo é freqüentemente vermelha, e o padrão é dominado por um medalhão colocado no centro junto com uma borda larga cheia de flores. Os tapetes que foram fabricados antes da Primeira Guerra Mundial geralmente têm motivos diferentes, como árvores, animais e motivos figurais. O material e o design são geralmente de boa qualidade.

Os tapetes eram considerados os melhores entre os tapetes iranianos, mas as novas produções, infelizmente, às vezes são de baixa qualidade. Os tapetes modernos com o nome Kerman-Lavar geralmente vêm com motivos florais completos em cores claras. Os tapetes também são vendidos com o nome de Kirman.

Especificações técnicas:

  • Pêlo: lã de boa qualidade

  • Trama: algodão, 2 ou 3 tramas entre as fiadas de nós

  • Urdidura: fio de algodão

  • Nó: assimétrico

  • Densidade do nó: 160 000 - 380 000 nós por metro quadrado

Fonte: Carpetcyclopedia, consultado pela última vez em 31 de outubro de 2020.

---

História - Wikipédia

Desenhos e motivos da região de Kerman

Por causa da enorme demanda por tapetes produzidos em Kerman e a demografia complexa dessa demanda, uma surpreendente variedade de estilos e designs foram produzidos. Alguns tapetes Kerman foram tecidos explicitamente para compradores endinheirados do Ocidente, alguns para consumidores locais com gostos muito diferentes.

Damask Rose é o motivo mais popular nos designs de tapetes Kerman, particularmente nos tapetes "Sabzikar Ravar" e "Gol Sorkhi" (Red Rose). Outros motivos conhecidos são "Ghab Ghora'ani", "Setooni", "Ghabi", "Kheshti", "Saraam Atiyeh", "Jangali", "Shekargah" e "Lachak-Toranj". Os tapetes antigos Kerman costumam usar a borda do motivo Toranj nas margens e linhas estreitas. Os padrões florais tecidos nos tapetes Kerman no século 19 são derivados dos padrões dos xales Kerman, também feitos em Kerman nessa época.

Uma variação distinta dos tapetes Kerman é o Lavar ou Ravar Kerman. Esses tapetes foram produzidos na vila de Ravar, próxima à cidade de Kerman, na região norte, e são conhecidos principalmente por sua trama fina e design elegante e clássico de formatos allover e medalhões centrais. A maioria dos tapetes Ravar ou Lavar Kerman inclui uma assinatura, seja do tecelão ou da pessoa para quem o tapete foi tecido.

Tapetes de vaso, um tipo de tapete Kerman característico dos séculos 16 e 17, são caracterizados por um padrão de flores estilizadas e palmetas grandes com vasos espalhados por todo o campo.

Os tapetes Kerman do século XVIII e posteriores usam muito frequentemente padrões de "treliça", com o campo central dividido por um desenho de treliça dando muitos pequenos compartimentos. Uma ilustração notável é um tapete que pertenceu a William Morris , agora em exibição no Victoria and Albert Museum. Mais tarde, todos os tipos de designs foram feitos em Kerman, incluindo grandes desenhos figurativos. O Victoria and Albert Museum em Londres tem um tapete de 1909 com um desenho que copia uma pintura do artista francês do século 18, Antoine Watteau.

Os tapetes Kerman modernos, feitos para os mercados ocidentais, costumam ser tecidos em cores suaves e claras, como âmbar, rosa e cinza-azulado. Eles podem empregar padrões ocidentais, como listras e vários motivos repetitivos, bem como vasos mais tradicionais e temas de jardim, formas de animais e desenhos pictóricos.

Técnica

May Beattie definiu sete classes de tapetes Kerman e identificou uma estrutura única que chamou de "técnica de vaso", caracterizada por três brotos de trama entre fileiras de nós. O primeiro e o terceiro são tipicamente de lã e em alta tensão, enquanto o segundo, em baixa tensão, normalmente é feito de seda ou algodão. As urdiduras estão marcadamente deslocadas e o nó persa está aberto à esquerda. Esta técnica distingue os tapetes Kerman dos períodos Safavid (1501-1722) e subsequentes (1722-1834). A maioria dos tapetes persas, em contraste, usava o " nó turco ".

O processo de tingimento para tapetes Kerman ocorreu enquanto a lã ainda estava em flocos e antes da fiação, permitindo uma cor uniforme. A paleta dos tapetes Kerman é tão brilhante quanto variada. Os tons podem variar de marfim, azul e magenta a um tom mais dourado e açafrão.

História

Kerman tem sido um importante centro de produção de tapetes de alta qualidade pelo menos desde o século XV.

Por volta do século 17, os designers de Kerman estavam em sua forma mais criativa e suas técnicas de tecelagem eram de uma sofisticação não vista em outras partes do império persa. Por exemplo, os tecelões aprenderam a ajustar seus teares de modo que as urdiduras de algodão estivessem em dois níveis diferentes. Eles então enfiaram as tramas de lã, deixando algumas apertadas e outras sinuosas, dando um acabamento ondulado imediatamente reconhecível à superfície do tapete

No século 18, alguns autores consideraram os tapetes da província, especialmente em Siftan, os melhores de todos os tapetes persas, em parte devido à alta qualidade da lã da região, conhecida como Lã Carmania. Nader Shah , Naser al-Din Shah encomendou tapetes de Kerman no século 18.

No século 19, a cidade de Kerman tinha uma longa história de oficinas urbanas, lã muito fina, mestres tecelões e uma reputação pela superioridade artística de seus designs.

Fonte: Wikipédia, consultado pela última vez em 31 de outubro de 2020.

---

Descubra por que os Tapetes Kerman são um dos Tapetes Persas antigos mais populares

Os tapetes Kerman têm uma história rica e um link para um explorador muito famoso. Fabricados em Kerman, uma cidade iraniana na parte sudeste do país, os primeiros tapetes Kerman foram construídos há mais de mil anos. Os tapetes Kerman tornaram-se populares em todo o mundo quando Marco Polo percebeu sua incrível habilidade e designs distintos. Os tapetes Kerman geralmente apresentam flores em seu design; eles geralmente têm um tema floral ou arquitetônico na borda com um medalhão no centro do tapete. Você gostaria de ver mais tapetes persas tradicionais? Um tapete Mashad é um tapete tradicional que também pode caber em uma casa ou escritório moderno.

Tudo o que você precisa saber sobre tapetes Kerman

O incrível tapete persa Kerman é um tesouro feito à mão, apreciado e respeitado em todo o mundo. Criado por artistas geniais com o notável talento da fabricação de tapetes, os Kermans estão entre os tapetes persas mais bonitos de todos os tempos. Eles têm uma história muito rica e celebrada. Os fabricantes de Kermans se orgulham de seu trabalho e nunca tecerão o padrão de outra cidade. Os padrões em Kermans são muito distintos de outros tapetes e são muito semelhantes uns aos outros. Existem alguns motivos famosos realizados em Kermans. O tradicional é aquele com a borda externa e o medalhão interno intrincadamente detalhados, e o campo sendo uma rica cor sólida. Outros são os famosos padrões completos ou as muitas formas de pinturas que geralmente contam a história de uma figura ou incidência significativa na história. Freqüentemente, seu padrão é imitado, mas um especialista sempre pode apontar um Kerman genuíno. Um tapete Kerman autêntico é uma obra de arte impecável que sempre terá um valor inestimável e só se tornará mais bonito com o tempo.

Por que os tapetes Kerman são tão populares?

Os tapetes Kerman são conhecidos pela finura e brilho de sua lã, de forma que muitas pessoas não conseguem distinguir o tapete de lã Kerman da seda. Acredita-se que o tapete com nós à mão mais caro já vendido seja um tapete Kerman.

Com mais de 1000 anos de história, o tapete Kerman é tecido na província de Kerman, que está localizada no centro-sul do Irã. A cidade de Kerman, a capital da província, onde alguns dos melhores tapetes de Kerman são feitos, é conhecida pelas melhores roupas persas tecidas à mão. Kerman também é famosa por sua shal ou lenço com desenhos elaborados que se acredita ter influenciado indústria de tecelagem do tapete em Kerman. Na verdade, alguns dos tapetes Kerman anteriores são baseados no design de xales Kerman . Gradualmente, a indústria de tecelagem de tapetes Kerman adotou uma ampla gama de designs.

Os tapetes Kerman também foram os primeiros a serem apresentados aos estrangeiros. Os europeus se apaixonaram pelos tapetes Kerman desde que entraram na Pérsia. Na verdade, o mercado europeu influenciou a indústria de tecelagem de tapetes de certas maneiras e os tecelões de tapetes Kermani criaram designs e motivos que foram admirados e amados por seus clientes europeus. Entre os famosos designs de tapetes Kerman estão Gol-farang, goldani, Zillussltan, Tasviri, que foram criados por designers de tapetes famosos, como Hassan Khan, Ahmad Khan e Zaman khan.

História dos tapetes Kerman

Kerman é uma antiga cidade persa conhecida mundialmente por seus impressionantes tapetes. Tem uma história incrível que remonta a mais de mil anos atrás. Assim como muitos outros grandes centros produtores de tapetes do Irã, a indústria de tecelagem de tapetes de Kerman perdeu muito de sua integridade no século passado e entrou em declínio. Isso se deve em grande parte aos altos níveis de ganância e corrupção. Embora os tapetes de Kerman hoje não sejam tão bons quanto eram há cem anos ou mais, eles conseguiram manter uma das mais altas reputações dos tapetes iranianos. Kerman é uma cidade de clima tropical e pode ficar muito quente no verão. Ele está localizado na seção centro-sudeste do Irã, na província que leva seu nome. Muitos livros foram escritos sobre a rica história desta cidade, e a indústria de tapetes é apenas um de seus tesouros.

Construção de tapetes Kerman

Os tapetes tecidos nesta região possuem uma qualidade incrível, reconhecida e reconhecida em todo o mundo. Os tapetes tecidos nas principais cidades do Irã central não podem ser comparados aos tapetes das aldeias. Freqüentemente, um tecelão profissional em uma dessas cidades trabalhará sem parar em um tapete por muitos anos. O famoso nó persa assimétrico é usado apenas na tecelagem desses tapetes finos. Os materiais podem ser todos lã, seda ou uma proporção precisa dos dois. A base (urdidura e trama) dos tapetes é de algodão, exceto em peças muito finas onde é seda pura. Inúmeros tapetes persas feitos à mão, feitos em cidades como Kashan, Yazd ou Kerman, duram centenas de anos. Isso só mostra que não é um exagero afirmar que esses tapetes são os carpetes da mais alta qualidade do mundo. Os tapetes produzidos nas grandes cidades desta região são muito superiores em qualidade e simetria aos produzidos nas periferias. No entanto, os tapetes tribais desta região são alguns dos melhores tapetes tribais do Irã. Nenhuma palavra pode descrever a beleza que esses tapetes trazem para a casa.

A técnica de tecelagem dos tapetes Kerman

A maioria dos tapetes Kerman são chamados de 3 tapetes pood, ou três tapetes woof. Isso significa que há três linhas horizontais de fios após cada linha de nós feitos. Nos tapetes Kerman normalmente o primeiro e o terceiro waft são mais grossos e o do meio é mais fino. Alguns tapetes, entretanto, podem ter 2 tramas, caso em que a primeira trama é grossa e a segunda é mais fina. Na área maior de Kerman, os nós persas e turcos podem ser usados. Na tecelagem da cidade de Kerman usa-se principalmente o nó persa, enquanto na tecelagem da aldeia os nós turcos e persas são igualmente usados.

Desenhos de tapetes artesanais Kerman

O desenvolvimento e a evolução dos tapetes Kerman persas passaram por vários estágios nos últimos séculos. O primeiro período começou com o declínio da indústria de tecelagem de Shal em Kerman. Isso resultou em um boom no negócio de tecelagem de tapetes em Kerman. Os designers de tapetes Kerman começaram a criar tapetes com nós feitos à mão com base no design dos xales Kerman , ou seja , boteh Jeghgheh , padrão que foi uma inovação no design de tapetes.

O segundo período na evolução dos tapetes Kerman é chamado de renascimento ou período de retorno. Neste período, o design tradicional do Kerman foi revivido e os tecelões começaram a criar tapetes de área de Kerman semelhantes aos que eram produzidos historicamente em Kerman. No final da Primeira Guerra Mundial e a mudança no gosto dos consumidores ocidentais e americanos, os produtores de tapetes Kermani retornaram aos designs e eslimi da era Safavid, design floral do xá Abbasi e designs emoldurados, ou seja, medalhão em campo aberto e um borda lachach toranj , bem como lachak toranj preenchido sem a área aberta na seção do medalhão retornou aos tapetes Kerman.

O terceiro período na evolução dos tapetes da área de Kerman é chamado de tapeçaria goblin e período de bordado. A justificativa para este período é que os tapetes Kerman foram inspirados nas idéias da tapeçaria francesa na confecção de tapetes. Neste período, o tapete Kerman perde sua originalidade e este período pode ser visto como uma era de declínio na indústria de tapetes Kerman.

Detalhes finos e singularidade

Geralmente, o que torna os tapetes Kerman especiais e únicos em relação a outros tapetes são os motivos excessivamente detalhados e elaborados que cobrem todo o campo dos tapetes Kerman, exigindo uma enorme quantidade de trabalho e esforço. Outro tema distinto nos tapetes Kerman é o design conhecido como sabzikar. Esses tapetes são cobertos por padrões florais, jardins, árvores, rios e lagos ou quedas d'água no tapete Kerman, criando um ambiente tipo paraíso nos tapetes Kerman.

A ironia é que Kerman está realmente localizado em um deserto central da Pérsia e, em grande parte, privado de água e ambiente verde. Os especialistas em tapetes tentaram explicar a representação desses temas nos tapetes Kerman. A explicação mais comum é que os tecelões de Kerman tentaram preencher sua busca interior por água, flores, jardins e árvores imaginando este paraíso.

O presente escritor, entretanto, tem sua própria teoria sobre os projetos de jardins, em tapetes Kerman. O antigo Kerman pode ter sido, de fato, um ambiente tão verde. Uma evidência circunstancial pode apoiar esta afirmação. O famoso poeta e escritor épico Ferdowsi descreveu a região do Sistão e Baluquistão na Pérsia com uma imagem semelhante, que está repleta de jardins, fazendas e água e parece o paraíso. O mais famoso motivo de Sabzikar é tecido em Ravar de Kerman.

Durabilidade dos tapetes Kerman

Os tapetes Kerman são um símbolo de elegância e riqueza. Eles surgem nas conversas diárias dos persas; eles estão presentes nas piadas e expressões das pessoas. A frase “tapete Kerman” é usada simbolicamente para se referir a qualquer coisa de alta qualidade, durável, elegante, sofisticada e bonita. As pessoas até podem usar “tapete Kerman” quando se referem a uma garota bonita ou mulher sexy. Mesmo se referindo a uma mulher idosa de forma elogiosa para dizer que seu visual não representa sua idade real, eles diriam que ela é um tapete Kerman.

Tinta e cores para tapetes Kerman

Outra característica distinta que faz os tapetes Kerman se destacarem dos outros tapetes da área é a diversidade de uso e cores vibrantes. Apesar de os tapetes Kerman mais antigos usarem corante vegetal, eles são muito vibrantes e límpidos e a variedade de cores nos tapetes Kerman varia de, no mínimo, 15 a 30 cores.

E se diferentes tonalidades das cores e o efeito visual das cores vizinhas forem levadas em consideração, o número de cores aumenta significativamente. Os tapetes Kerman estão entre os mais diversos no que diz respeito ao uso de cores e são considerados um dos tipos mais coloridos de tapetes persas.

As cores mais comuns nos tapetes artesanais Kerman são bordô escuro e bordô claro, bege, vermelho queimado, cobre, azul marinho, azul bebê, verde em tons diferentes e dourado. Kerman também é muito famoso pelas técnicas de tingimento e está entre os poucos lugares que ainda insiste em usar cores naturais locais e evitar o uso de corantes importados.

Tamanho e forma dos tapetes Kerman

Os tapetes Kerman são produzidos principalmente em tamanhos maiores e há pouco esforço para fazer tapetes menores. Os tapetes Kerman estão entre a categoria de tapetes que são muito fáceis de encontrar em tamanhos realmente grandes de até 480 pés quadrados. No entanto, como é o caso com as categorias mais famosas de tapetes persas, os tapetes feitos sob medida em Kerman podem ter quase todos os tamanhos. Corredor de tecelagem em tapetes Kerman não é uma prática muito comum. Os tapetes Kerman mais comuns são retangulares e quadrados.

É significativo mencionar que recentemente a China está copiando profissionalmente os tapetes Kerman e exportando para o mercado europeu e norte-americano e os consumidores precisariam da ajuda de um especialista ou de um revendedor de confiança para evitar a compra de tapetes chineses para os tapetes Kerman persas originais. O tapete de área com nós da Kerman é uma das categorias mais valiosas de tapetes persas. O design clássico fino e as cores vibrantes com ou sem medalhão podem fazer uma peça central em sua casa e impressionar qualquer amante da arte antiga e convidar muitos elogios e admirações sobre o seu talento em decoração. A tecelagem de tapetes Kerman é uma das mais antigas tradições de tecelagem de tapetes da Pérsia. Um tapete Kerman ficaria muito bem em sua sala de estar, sala de jantar ou quarto, ou receberia seus convidados na entrada.

Fonte: Rugman, consultado pela última vez em 31 de outubro de 2020.

Arremate Arte
Feito com no Rio de Janeiro

Olá, boa noite!

Prepare-se para a melhor experiência em leilões, estamos chegando! 🎉 Por conta da pandemia que estamos enfrentando (Covid-19), optamos por adiar o lançamento oficial para 2023, mas, não resistimos e já liberamos uma prévia! Qualquer dúvida ou sugestão, fale conosco em ola@arrematearte.com.br, seu feedback é muito importante. Caso queira receber nossas novidades, registre-se abaixo. Obrigado e bons lances! ✌️