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Val Saint Lambert

Val Saint-Lambert (Seraing, Bélgica, 1826) é um fabricante de cristais belga fundado em uma abadia abandonada por M. Kemlin, um químico, e M. Leliѐvre, da fábrica de cristais de Vonêche que construíram novas oficinas e casas para seus funcionários, os quais rapidamente se tornaram especialistas qualificados na fabricação de vidros. Val Saint-Lambert inicialmente criou muitas peças de cristal lapidado, bem como vidro colorido de estilo vitoriano. Mais tarde, tornaram-se altamente reconhecidos por seus designs Art Nouveau e Art Déco. A empresa continua a produzir vidro requintado e frequentemente trabalha com designers contemporâneos.

História - Wikipédia

Pré-história - Vidrarias Vonêche

Em 1795, durante a Guerra da Primeira Coalizão, que provocou a queda da República Holandesa , a França anexou o que era então denominado Holanda Meridional, agora conhecida como Bélgica . Durante o período das Guerras Napoleônicas , em 1802, Napoleão Bonaparte pediu ao industrial francês Henri D'Artigues que deixasse o famoso fabricante de cristal francês Saint-Louis para comprar as vidrarias dilapidadas de Vonêche . Como Saint-Louis, Vonêche produziu cristal de chumbovidro e, em dez anos, tornou-se o mais importante produtor de cristal do império francês. Dois dos principais trabalhadores para o sucesso da fábrica foram o químico François Kemlin e o engenheiro Auguste Lelièvre. Em 1815, após a derrota de Napoleão na Batalha de Waterloo , a Holanda do Sul foi reunida no novo Reino Unido da Holanda . Como resultado das novas taxas de importação impostas, a fábrica de Vonêche perdeu imediatamente a maior parte de seu mercado francês. Em 1816, D'Artigues negociou com o rei Luís XVIII da França a compra da vidraria Verrerie de St Anne na cidade de Baccarat , e a renomeou como Verrerie de Vonêche à Baccarat - nome que manteve até 1843. A Revolução Belgade 1830 significou que a vidraria de Vonêche também perdeu a maior parte de seu mercado do sul da Holanda e, portanto, fechou logo depois.

História

Em 1825, Kemlin e Lelièvre compraram o local da antiga Abadia de Val-Saint-Lambert em Seraing, perto de Liège, no rio Meuse . Lá eles fundaram uma nova vidraria (ainda em operação até hoje, originalmente focada em pesado cristal de chumbo), que inicialmente empregou alguns dos principais trabalhadores da antiga vidraria de Vonêche. Os dois fundadores construíram inicialmente duas casas para si próprios e bloquearam acomodações para os ex-trabalhadores adquiridos da Vonêche. Como empregadores altamente religiosos semelhantes, essa política de desenvolvimento completo do estilo de vida acabou levando a empresa a construir mais de 200 casas no local para abrigar trabalhadores, no que se tornou uma vila de autoatendimento que também tinha um armazém geral, escola e correio; a igreja católica romana local também foi expandida para acomodar adoradores adicionais.

Pela qualidade de seus projetos e processo de fabricação, a empresa desenvolveu uma marca bastante conhecida e se expandiu. Além de seu território natal, a Bélgica e a Holanda , o maior mercado de exportação era para a Rússia governada pelo czar . Em 1876, a empresa abriu uma base de distribuição em Nova York e, em 1889, o CEO da empresa visitou a loja e visitou as fábricas locais da concorrência na Costa Leste. Como resultado, em seu retorno à Bélgica, o CEO observou em seu relatório a então qualidade superior do vidro americano e a habilidade de seus cortadores de cristal, aos quais a empresa respondeu desenvolvendo suas próprias linhas "brilhantes" e corte de qualidade superior. O "período brilhante" resultante expandiu a reputação e o mercado da empresa, especialmente na América do Norte e, portanto, hoje ela é bem conhecida e colecionada por suas peças Art Nouveau e Art Déco . Em 1894, na exposição mundial de Antuérpia , a empresa fabricou um vaso com mais de 2 metros de altura composto por 82 peças e pesando 200 quilos, que ainda está intacto e agora está em exibição no Museu Curtius em Liège. À medida que a empresa se tornou mais bem-sucedida - em seu auge no período de 1900 a 1914, empregou mais de 5.000 trabalhadores criando 120.000 peças de vidro por dia - a empresa terceirizou o trabalho para outras fábricas, ultimamente comprando ou abrindo novas fábricas, incluindo: Jemeppe (1883 a 1952); dois perto de Namur (1879 a 1935); e Jambes (1880 a 1931, produzindo lâmpadas de vidro a óleo).

A empresa parou de produzir durante a Primeira Guerra Mundial , e no pós-guerra, após a Revolução Russa, o mercado na Rússia entrou em colapso total, resultando em dificuldades financeiras e contração. As exportações para a América do Norte salvaram a empresa, mas novamente ela sofreu dificuldades com o colapso daquele mercado após o crash de Wall Street de 1929 . A empresa, portanto, fechou as fábricas de Jambes e duas de Namur, e estava estável na época da Segunda Guerra Mundial , durante a qual, como a maioria da Bélgica, a fábrica foi bombardeada pela Luftwaffe nazista e pelas Forças Aéreas Aliadas da RAF e USAAF. A produção foi retomada inicialmente na fábrica de Jemeppe, menos danificada por bombas, até que as linhas de produção pudessem ser restauradas em Seraing, o que resultou no fechamento da fábrica de Jemeppe na década de 1950. Embora muitos dos edifícios em Seraing tenham sido restaurados, uma grande parte do local permaneceu como estava após a 2ª Guerra Mundial até o início de 2000, quando esses edifícios abandonados do século 19 foram limpos para criar a moderna fábrica com estrutura de aço, centro de visitantes e pequena loja de fábrica que existem hoje, juntamente com os escritórios originais da fábrica restaurada do século 19.

Fonte: Wikipédia, consultado pela última vez em 4 de abril de 2021.

---

Sobre

Desde 1826, Val Saint Lambert tem criado uma rica herança, fabricando cristais de qualidade incomparável. Nosso conhecimento e paixão pelo artesanato transparecem na elegância atemporal que transforma casas e palácios em espaços mágicos.

Val Saint Lambert é uma parte essencial do nosso patrimônio cultural e industrial, e tudo o que criamos tem o rótulo 'Made in Belgium'.

É um privilégio poder transmitir esta tradição centenária de elegância e estilo às gerações futuras.

Hoje, Val Saint Lambert permanece fiel à sua identidade, continuando a combinar habilidade e perícia tradicionais. Nossos artesãos internos e outros designers conhecidos são regularmente convidados a combinar seus designs contemporâneos com nossa experiência, a fim de criar verdadeiras obras de arte.

Para o futuro, Val Saint Lambert está construindo uma imagem mais jovem e fresca. Em termos de design, isso significa que criações mais contemporâneas serão adicionadas às coleções tradicionais, para que possam atender aos interiores de amanhã.

Nosso objetivo é continuar a fabricar cristais impressionantes e belos usando o artesanato tradicional belga, enriquecido com um toque de modernidade.

Cronologia

1826 - A primeira vidraria é aberta. Sob a direção do químico François Kemlin e do engenheiro Auguste Lelièvre, a vidraria Val Saint Lambert é a primeira (e até hoje a única) fabricante de cristal belga.

1841 - Val Saint Lambert é premiado com uma medalha de ouro por seu cristal puro, refinado e colorido em uma exposição de produtos industriais belgas em Bruxelas.

1894 - Val Saint Lambert ganha destaque na Feira Mundial de Antuérpia. Apresenta pela primeira vez suas criações de cristal com padrões geométricos. Eles recebem muitos elogios e têm um sucesso fenomenal. A engenhosidade do corte, caracterizado por intrincados padrões geométricos em toda a superfície, permite a Val Saint Lambert continuar a crescer, desenvolver-se e tornar-se uma marca internacional.

1894 - Alcançando 2,25 metros de altura, pesando 200 quilos e composta por 82 peças de cristal, "le vas des neuf provinces" é uma obra-prima de proezas técnicas e artísticas. Uma equipe de trinta pessoas leva 2.000 horas para produzir.

1900 - No final do século 19 e início do século 20, Val Saint Lambert está no seu auge. Quase 75% de sua produção é exportada, tendo como principais clientes os czares russos.

1901 - Philippes Wolfers, um ourives, escultor e designer belga, traz a art nouveau para o mundo do cristal. O vaso "Crépuscule" ("crepúsculo"), que representa um morcego usando várias camadas de vidro, é simplesmente uma obra-prima.

1900 - 1925 - Dois lustres de cristal monumentais são feitos por Val Saint Lambert para o salão do Maharaja do Palácio de Gwalior na Índia. Pesando 3,5 toneladas cada e medindo 13 metros de altura, esses são os maiores lustres de cristal do mundo na época. Diz a lenda que o arquiteto mandou dez elefantes caminharem no primeiro andar antes de os lustres serem pendurados, a fim de testar se o teto suportaria o peso do cristal.

1908 - Val Saint Lambert apresenta o cristal lapidado de duas cores, uma inovação que deu ao cristal Belgain sua fama internacional, que ainda hoje possui.

1914 - 1918 - A Primeira Guerra Mundial significa que a vidraria deve fechar por quatro anos. Ele reabre no final da guerra, mas um grande segmento do mercado foi perdido com a queda dos czares na Rússia.

1926- Val Saint Lambert comemora seu 100º aniversário. Empregando mais de 5.000 funcionários, a vidraria ganha novos espaços ao revelar coleções inovadoras no estilo art déco.

1930 - Com um mercado de exportação que representa 90% de seu faturamento, a Grande Depressão atinge fortemente Val Saint Lambert.

1945 - O bombardeio da Segunda Guerra Mundial destrói a vidraria e causa problemas financeiros e estruturais para a empresa.

1950 - Embora ainda seja um produto de luxo, o cristal está se tornando cada vez mais um item doméstico.

1970 - 1980 - Val Saint Lambert colabora extensivamente com designers externos, incluindo Samuel Herman, Yann Zoritchac, Borek Sipek, Philippe Starck, Frans Van Praet e Martin Szekely

1992 - Frans Van Praet sonha com a icônica "Cadeira Sevilla" em cristal para o pavilhão belga na Feira Mundial da Espanha.

2010 - Val Saint Lambert surpreende os participantes da exposição de design de interiores Maison & Objet em Paris com uma imagem nova e mais jovem, e dá os primeiros passos em direção a um retorno global ... O designer de interiores Eric Delvaux cria o foguete mais alto do mundo feito de cristal , com 2,6 metros, para o pavilhão de Belgain na Feira Mundial da China.

2014 - O fabricante belga Jacques Somville adquire Val Saint Lambert.

2018 - O empresário George Arthur Forrest assume 75% da vidraria Val Saint Lambert. Esta aquisição insere-se numa visão de longo prazo para a empresa, que visa garantir a sustentabilidade da empresa e continuar a gerar empregos.

De Cistercienses a cristais

No início do século 13, o Príncipe-Bispo deu um terreno conhecido como 'Champs des Maures' aos monges cistercienses, para que pudessem construir uma abadia.

Os monges foram construtores incansáveis ​​e trabalharam para limpar a terra, canalizar os rios, drenar os pântanos e criar lagoas. Suas terras também continham carvão.

O sucesso de suas minas de carvão, junto com generosas doações, logo permitiu aos monges construir uma igreja e edifícios monásticos.

Os edifícios eram de estilo gótico, dispostos em torno de um claustro aberto. De um lado ficava a igreja, com o altar-mor na extremidade leste.

No final da Idade Média, a abadia passou por um momento difícil, quando foi submetida às fortes chamas de dois fogos, e foi saqueada várias vezes.

Na segunda metade do século 16, começou a florescer mais uma vez e os peregrinos vieram em número crescente. Em 1629, um grande edifício foi adicionado à abadia para acomodar os hóspedes: la maison des étrangers.

No século 18, o Abade de Harlez demoliu a igreja gótica e o claustro e iniciou a construção de uma nova abadia.

Em 1797, de acordo com a lei belga, as ordens religiosas foram suprimidas e suas propriedades confiscadas. A abadia foi leiloada em 10 de julho de 1797, apenas três meses após a evacuação do último abade. Foi comprado por um cidadão de nome Deneef. Ele destruiu a Igreja da Abadia e transformou os edifícios em uma fiação de linho. Mas a fábrica não foi um sucesso.

Um pouco mais tarde, após a queda do Império, a prestigiosa vidraria Vonêche, perto de Beauraing, encontrava-se em território holandês e, portanto, isolada do mercado francês. Aimé Gabriel d'Artigues, dono da vidraria Vonêche, comprou então a vidraria Baccarat em Vosges. Dois funcionários de Vonêche, o químico François Kemlin e o engenheiro Auguste Lelièvre, criaram suas próprias vidrarias na Abadia de Val Saint-Lambert. A localização era perfeita: o vale do Meuse e a rodovia ficavam próximos, os prédios eram grandes e todas as matérias-primas e trabalhadores qualificados podiam ser encontrados nas proximidades.

A partir de junho de 1826, a fumaça subiu do edifício mais antigo da abadia: a primeira fornalha estava em operação. Os aposentos do Abade abrigavam o escritório dos gerentes. A ala leste - os últimos vestígios do claustro gótico - foi aberta para criar uma via férrea interna. A partir de 1835, a vidraria se expandiu rapidamente em torno do pátio Court du Val, onde cerca de cem alojamentos foram construídos para os trabalhadores.

Manufatura

Somente um profissional de vidro sabe como fazer com que o cristal capture a luz da maneira certa.

Por mais de 200 anos, nossos sopradores e cortadores de vidro mestres têm criado e moldado peças exclusivas em cristal puro diariamente.

Como nosso cristal é feito?

O cristal é um material conhecido por sua clareza e brilho, e pode ser distinguido pela pureza de seus compostos, sua qualidade refrativa e sua espessura.

É geralmente composto de três partes de sílica (na forma de areia ultra-branca), um mínimo de duas partes de chumbo, o que lhe confere clareza e brilho, uma parte de potássio e uma certa quantidade de cullet (cristal transparente quebrado) que ajuda a derreter.

O processo de fusão:

Tudo começa quando o cristal fundido é colocado no forno de 1.400 ° C.

O forno em si é feito por ceramistas experientes usando argila, portanto, mais de acordo com os métodos artesanais do que industriais.

Não deve haver fissuras na câmara do forno, pois o processo de fusão deve ocorrer nas melhores condições possíveis.

Esses fornos não são usados ​​por muito tempo e, após algumas semanas, são substituídos por novos.

O cristal pode então ser trabalhado entre 24 e 48 horas após sua saída.

Fonte: Site oficial Val Saint Lambert, consultado pela última vez em 4 de abril de 2021.

Val Saint-Lambert (Seraing, Bélgica, 1826) é um fabricante de cristais belga fundado em uma abadia abandonada por M. Kemlin, um químico, e M. Leliѐvre, da fábrica de cristais de Vonêche que construíram novas oficinas e casas para seus funcionários, os quais rapidamente se tornaram especialistas qualificados na fabricação de vidros. Val Saint-Lambert inicialmente criou muitas peças de cristal lapidado, bem como vidro colorido de estilo vitoriano. Mais tarde, tornaram-se altamente reconhecidos por seus designs Art Nouveau e Art Déco. A empresa continua a produzir vidro requintado e frequentemente trabalha com designers contemporâneos.

Val Saint Lambert

Val Saint-Lambert (Seraing, Bélgica, 1826) é um fabricante de cristais belga fundado em uma abadia abandonada por M. Kemlin, um químico, e M. Leliѐvre, da fábrica de cristais de Vonêche que construíram novas oficinas e casas para seus funcionários, os quais rapidamente se tornaram especialistas qualificados na fabricação de vidros. Val Saint-Lambert inicialmente criou muitas peças de cristal lapidado, bem como vidro colorido de estilo vitoriano. Mais tarde, tornaram-se altamente reconhecidos por seus designs Art Nouveau e Art Déco. A empresa continua a produzir vidro requintado e frequentemente trabalha com designers contemporâneos.

Videos

Val Saint Lambert Crystal Park | 2013

Artesãos de Val Saint Lambert | 2012

Val Saint Lambert | 2013

Crystal feito à mão na Bélgica | 2012

Tv Magazine - Val St. Lambert | 2010

Val Saint Lambert | 2013

Ep. 18 - Val Saint-Lambert | 2017

História - Wikipédia

Pré-história - Vidrarias Vonêche

Em 1795, durante a Guerra da Primeira Coalizão, que provocou a queda da República Holandesa , a França anexou o que era então denominado Holanda Meridional, agora conhecida como Bélgica . Durante o período das Guerras Napoleônicas , em 1802, Napoleão Bonaparte pediu ao industrial francês Henri D'Artigues que deixasse o famoso fabricante de cristal francês Saint-Louis para comprar as vidrarias dilapidadas de Vonêche . Como Saint-Louis, Vonêche produziu cristal de chumbovidro e, em dez anos, tornou-se o mais importante produtor de cristal do império francês. Dois dos principais trabalhadores para o sucesso da fábrica foram o químico François Kemlin e o engenheiro Auguste Lelièvre. Em 1815, após a derrota de Napoleão na Batalha de Waterloo , a Holanda do Sul foi reunida no novo Reino Unido da Holanda . Como resultado das novas taxas de importação impostas, a fábrica de Vonêche perdeu imediatamente a maior parte de seu mercado francês. Em 1816, D'Artigues negociou com o rei Luís XVIII da França a compra da vidraria Verrerie de St Anne na cidade de Baccarat , e a renomeou como Verrerie de Vonêche à Baccarat - nome que manteve até 1843. A Revolução Belgade 1830 significou que a vidraria de Vonêche também perdeu a maior parte de seu mercado do sul da Holanda e, portanto, fechou logo depois.

História

Em 1825, Kemlin e Lelièvre compraram o local da antiga Abadia de Val-Saint-Lambert em Seraing, perto de Liège, no rio Meuse . Lá eles fundaram uma nova vidraria (ainda em operação até hoje, originalmente focada em pesado cristal de chumbo), que inicialmente empregou alguns dos principais trabalhadores da antiga vidraria de Vonêche. Os dois fundadores construíram inicialmente duas casas para si próprios e bloquearam acomodações para os ex-trabalhadores adquiridos da Vonêche. Como empregadores altamente religiosos semelhantes, essa política de desenvolvimento completo do estilo de vida acabou levando a empresa a construir mais de 200 casas no local para abrigar trabalhadores, no que se tornou uma vila de autoatendimento que também tinha um armazém geral, escola e correio; a igreja católica romana local também foi expandida para acomodar adoradores adicionais.

Pela qualidade de seus projetos e processo de fabricação, a empresa desenvolveu uma marca bastante conhecida e se expandiu. Além de seu território natal, a Bélgica e a Holanda , o maior mercado de exportação era para a Rússia governada pelo czar . Em 1876, a empresa abriu uma base de distribuição em Nova York e, em 1889, o CEO da empresa visitou a loja e visitou as fábricas locais da concorrência na Costa Leste. Como resultado, em seu retorno à Bélgica, o CEO observou em seu relatório a então qualidade superior do vidro americano e a habilidade de seus cortadores de cristal, aos quais a empresa respondeu desenvolvendo suas próprias linhas "brilhantes" e corte de qualidade superior. O "período brilhante" resultante expandiu a reputação e o mercado da empresa, especialmente na América do Norte e, portanto, hoje ela é bem conhecida e colecionada por suas peças Art Nouveau e Art Déco . Em 1894, na exposição mundial de Antuérpia , a empresa fabricou um vaso com mais de 2 metros de altura composto por 82 peças e pesando 200 quilos, que ainda está intacto e agora está em exibição no Museu Curtius em Liège. À medida que a empresa se tornou mais bem-sucedida - em seu auge no período de 1900 a 1914, empregou mais de 5.000 trabalhadores criando 120.000 peças de vidro por dia - a empresa terceirizou o trabalho para outras fábricas, ultimamente comprando ou abrindo novas fábricas, incluindo: Jemeppe (1883 a 1952); dois perto de Namur (1879 a 1935); e Jambes (1880 a 1931, produzindo lâmpadas de vidro a óleo).

A empresa parou de produzir durante a Primeira Guerra Mundial , e no pós-guerra, após a Revolução Russa, o mercado na Rússia entrou em colapso total, resultando em dificuldades financeiras e contração. As exportações para a América do Norte salvaram a empresa, mas novamente ela sofreu dificuldades com o colapso daquele mercado após o crash de Wall Street de 1929 . A empresa, portanto, fechou as fábricas de Jambes e duas de Namur, e estava estável na época da Segunda Guerra Mundial , durante a qual, como a maioria da Bélgica, a fábrica foi bombardeada pela Luftwaffe nazista e pelas Forças Aéreas Aliadas da RAF e USAAF. A produção foi retomada inicialmente na fábrica de Jemeppe, menos danificada por bombas, até que as linhas de produção pudessem ser restauradas em Seraing, o que resultou no fechamento da fábrica de Jemeppe na década de 1950. Embora muitos dos edifícios em Seraing tenham sido restaurados, uma grande parte do local permaneceu como estava após a 2ª Guerra Mundial até o início de 2000, quando esses edifícios abandonados do século 19 foram limpos para criar a moderna fábrica com estrutura de aço, centro de visitantes e pequena loja de fábrica que existem hoje, juntamente com os escritórios originais da fábrica restaurada do século 19.

Fonte: Wikipédia, consultado pela última vez em 4 de abril de 2021.

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Sobre

Desde 1826, Val Saint Lambert tem criado uma rica herança, fabricando cristais de qualidade incomparável. Nosso conhecimento e paixão pelo artesanato transparecem na elegância atemporal que transforma casas e palácios em espaços mágicos.

Val Saint Lambert é uma parte essencial do nosso patrimônio cultural e industrial, e tudo o que criamos tem o rótulo 'Made in Belgium'.

É um privilégio poder transmitir esta tradição centenária de elegância e estilo às gerações futuras.

Hoje, Val Saint Lambert permanece fiel à sua identidade, continuando a combinar habilidade e perícia tradicionais. Nossos artesãos internos e outros designers conhecidos são regularmente convidados a combinar seus designs contemporâneos com nossa experiência, a fim de criar verdadeiras obras de arte.

Para o futuro, Val Saint Lambert está construindo uma imagem mais jovem e fresca. Em termos de design, isso significa que criações mais contemporâneas serão adicionadas às coleções tradicionais, para que possam atender aos interiores de amanhã.

Nosso objetivo é continuar a fabricar cristais impressionantes e belos usando o artesanato tradicional belga, enriquecido com um toque de modernidade.

Cronologia

1826 - A primeira vidraria é aberta. Sob a direção do químico François Kemlin e do engenheiro Auguste Lelièvre, a vidraria Val Saint Lambert é a primeira (e até hoje a única) fabricante de cristal belga.

1841 - Val Saint Lambert é premiado com uma medalha de ouro por seu cristal puro, refinado e colorido em uma exposição de produtos industriais belgas em Bruxelas.

1894 - Val Saint Lambert ganha destaque na Feira Mundial de Antuérpia. Apresenta pela primeira vez suas criações de cristal com padrões geométricos. Eles recebem muitos elogios e têm um sucesso fenomenal. A engenhosidade do corte, caracterizado por intrincados padrões geométricos em toda a superfície, permite a Val Saint Lambert continuar a crescer, desenvolver-se e tornar-se uma marca internacional.

1894 - Alcançando 2,25 metros de altura, pesando 200 quilos e composta por 82 peças de cristal, "le vas des neuf provinces" é uma obra-prima de proezas técnicas e artísticas. Uma equipe de trinta pessoas leva 2.000 horas para produzir.

1900 - No final do século 19 e início do século 20, Val Saint Lambert está no seu auge. Quase 75% de sua produção é exportada, tendo como principais clientes os czares russos.

1901 - Philippes Wolfers, um ourives, escultor e designer belga, traz a art nouveau para o mundo do cristal. O vaso "Crépuscule" ("crepúsculo"), que representa um morcego usando várias camadas de vidro, é simplesmente uma obra-prima.

1900 - 1925 - Dois lustres de cristal monumentais são feitos por Val Saint Lambert para o salão do Maharaja do Palácio de Gwalior na Índia. Pesando 3,5 toneladas cada e medindo 13 metros de altura, esses são os maiores lustres de cristal do mundo na época. Diz a lenda que o arquiteto mandou dez elefantes caminharem no primeiro andar antes de os lustres serem pendurados, a fim de testar se o teto suportaria o peso do cristal.

1908 - Val Saint Lambert apresenta o cristal lapidado de duas cores, uma inovação que deu ao cristal Belgain sua fama internacional, que ainda hoje possui.

1914 - 1918 - A Primeira Guerra Mundial significa que a vidraria deve fechar por quatro anos. Ele reabre no final da guerra, mas um grande segmento do mercado foi perdido com a queda dos czares na Rússia.

1926- Val Saint Lambert comemora seu 100º aniversário. Empregando mais de 5.000 funcionários, a vidraria ganha novos espaços ao revelar coleções inovadoras no estilo art déco.

1930 - Com um mercado de exportação que representa 90% de seu faturamento, a Grande Depressão atinge fortemente Val Saint Lambert.

1945 - O bombardeio da Segunda Guerra Mundial destrói a vidraria e causa problemas financeiros e estruturais para a empresa.

1950 - Embora ainda seja um produto de luxo, o cristal está se tornando cada vez mais um item doméstico.

1970 - 1980 - Val Saint Lambert colabora extensivamente com designers externos, incluindo Samuel Herman, Yann Zoritchac, Borek Sipek, Philippe Starck, Frans Van Praet e Martin Szekely

1992 - Frans Van Praet sonha com a icônica "Cadeira Sevilla" em cristal para o pavilhão belga na Feira Mundial da Espanha.

2010 - Val Saint Lambert surpreende os participantes da exposição de design de interiores Maison & Objet em Paris com uma imagem nova e mais jovem, e dá os primeiros passos em direção a um retorno global ... O designer de interiores Eric Delvaux cria o foguete mais alto do mundo feito de cristal , com 2,6 metros, para o pavilhão de Belgain na Feira Mundial da China.

2014 - O fabricante belga Jacques Somville adquire Val Saint Lambert.

2018 - O empresário George Arthur Forrest assume 75% da vidraria Val Saint Lambert. Esta aquisição insere-se numa visão de longo prazo para a empresa, que visa garantir a sustentabilidade da empresa e continuar a gerar empregos.

De Cistercienses a cristais

No início do século 13, o Príncipe-Bispo deu um terreno conhecido como 'Champs des Maures' aos monges cistercienses, para que pudessem construir uma abadia.

Os monges foram construtores incansáveis ​​e trabalharam para limpar a terra, canalizar os rios, drenar os pântanos e criar lagoas. Suas terras também continham carvão.

O sucesso de suas minas de carvão, junto com generosas doações, logo permitiu aos monges construir uma igreja e edifícios monásticos.

Os edifícios eram de estilo gótico, dispostos em torno de um claustro aberto. De um lado ficava a igreja, com o altar-mor na extremidade leste.

No final da Idade Média, a abadia passou por um momento difícil, quando foi submetida às fortes chamas de dois fogos, e foi saqueada várias vezes.

Na segunda metade do século 16, começou a florescer mais uma vez e os peregrinos vieram em número crescente. Em 1629, um grande edifício foi adicionado à abadia para acomodar os hóspedes: la maison des étrangers.

No século 18, o Abade de Harlez demoliu a igreja gótica e o claustro e iniciou a construção de uma nova abadia.

Em 1797, de acordo com a lei belga, as ordens religiosas foram suprimidas e suas propriedades confiscadas. A abadia foi leiloada em 10 de julho de 1797, apenas três meses após a evacuação do último abade. Foi comprado por um cidadão de nome Deneef. Ele destruiu a Igreja da Abadia e transformou os edifícios em uma fiação de linho. Mas a fábrica não foi um sucesso.

Um pouco mais tarde, após a queda do Império, a prestigiosa vidraria Vonêche, perto de Beauraing, encontrava-se em território holandês e, portanto, isolada do mercado francês. Aimé Gabriel d'Artigues, dono da vidraria Vonêche, comprou então a vidraria Baccarat em Vosges. Dois funcionários de Vonêche, o químico François Kemlin e o engenheiro Auguste Lelièvre, criaram suas próprias vidrarias na Abadia de Val Saint-Lambert. A localização era perfeita: o vale do Meuse e a rodovia ficavam próximos, os prédios eram grandes e todas as matérias-primas e trabalhadores qualificados podiam ser encontrados nas proximidades.

A partir de junho de 1826, a fumaça subiu do edifício mais antigo da abadia: a primeira fornalha estava em operação. Os aposentos do Abade abrigavam o escritório dos gerentes. A ala leste - os últimos vestígios do claustro gótico - foi aberta para criar uma via férrea interna. A partir de 1835, a vidraria se expandiu rapidamente em torno do pátio Court du Val, onde cerca de cem alojamentos foram construídos para os trabalhadores.

Manufatura

Somente um profissional de vidro sabe como fazer com que o cristal capture a luz da maneira certa.

Por mais de 200 anos, nossos sopradores e cortadores de vidro mestres têm criado e moldado peças exclusivas em cristal puro diariamente.

Como nosso cristal é feito?

O cristal é um material conhecido por sua clareza e brilho, e pode ser distinguido pela pureza de seus compostos, sua qualidade refrativa e sua espessura.

É geralmente composto de três partes de sílica (na forma de areia ultra-branca), um mínimo de duas partes de chumbo, o que lhe confere clareza e brilho, uma parte de potássio e uma certa quantidade de cullet (cristal transparente quebrado) que ajuda a derreter.

O processo de fusão:

Tudo começa quando o cristal fundido é colocado no forno de 1.400 ° C.

O forno em si é feito por ceramistas experientes usando argila, portanto, mais de acordo com os métodos artesanais do que industriais.

Não deve haver fissuras na câmara do forno, pois o processo de fusão deve ocorrer nas melhores condições possíveis.

Esses fornos não são usados ​​por muito tempo e, após algumas semanas, são substituídos por novos.

O cristal pode então ser trabalhado entre 24 e 48 horas após sua saída.

Fonte: Site oficial Val Saint Lambert, consultado pela última vez em 4 de abril de 2021.

Arremate Arte
Feito com no Rio de Janeiro

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