Cartier SA ou Cartier, é uma empresa francesa multinacional que produz objetos de luxo, como relógios e jóias, considerada pela Forbes como a 59ª mais valiosa do mundo em 2018.
Fundada em Paris, em 1847, por Louis-François Cartier, e tornada célebre por seu filho Louis Cartier. Permaneceu sob comando da familia até 1964 e atualmente é uma subsidiária da Compagnie Financière Richemont SA. É considerada uma das fabricantes de joias mais prestigiadas do mundo, com mais de 300 boutiques em 62 países, e três lojas conceito em prédios históricos (Historical Maison) de Paris, Londres e Nova Iorque.
É atribuída a popularização do relógio de pulso masculino à empresa, desenvolvido por solicitação do aeronauta Santos Dumont, o protótipo feito em 1904 com tiras de couro presas a uma caixa metalizada recebeu o nome de "Santos".
A Cartier possui um vínculo histórico com diversas celebridades e membros de famílias reais. O Rei Eduardo VII do Reino Unido se referiu a empresa como "a joalheria dos reis e o rei dos joalheiros." Por sua coroação em 1902, Eduardo VII ordenou 27 tiaras e emitiu um mandado real a Cartier em 1904. Logo, mandados semelhantes foram seguidos pelos tribunais da Espanha, Portugal, Rússia, Casa de Orleans e assim por diante. Em 2018, foi classificada pela Forbes como a 59ª marca mais valiosa do mundo.
No Brasil
No Brasil está presente desde 1978 e inaugurou a primeira loja na Rua Haddock Lobo em 1997. Atualmente possui duas lojas nos estados de São Paulo (Shopping Cidade Jardim e Shopping Iguatemi São Paulo) e uma no Rio de Janeiro.
História
Louis-François Cartier fundou a Cartier em Paris , França , em 1847, quando assumiu a oficina de seu mestre, Adolphe Picard. Em 1874, o filho de Louis-François, Alfred Cartier, assumiu a empresa, mas foram os filhos de Alfred Louis , Pierre e Jacques que estabeleceram a marca em todo o mundo.
Louis dirigia a filial de Paris, mudando-se para a Rue de la Paix em 1899. Ele era responsável por alguns dos designs mais famosos da empresa, como os relógios misteriosos (um tipo de relógio com um mostrador transparente e assim chamado porque seu mecanismo está oculto), relógios de pulso da moda e designs artísticos orientalistas exóticos, incluindo as coloridas jóias "Tutti Frutti".
Em 1904, o aviador pioneiro brasileiro Alberto Santos-Dumont reclamou ao amigo Louis Cartier da falta de confiabilidade e impraticabilidade do uso de relógios de bolso durante o vôo. Cartier projetou um relógio de pulso plano com uma moldura quadrada distinta. Este relógio foi favorecido não apenas pelo próprio Santos-Dumont, mas também por muitos outros clientes. O relógio "Santos" foi o primeiro relógio de pulso masculino de Cartier. Em 1907, Cartier assinou um contrato com Edmond Jaeger, que concordou em fornecer exclusivamente os movimentos para relógios Cartier. Entre a equipe da Cartier estava Charles Jacqueau, que se juntou a Louis Cartier em 1909 pelo resto da vida, e Jeanne Toussaint, diretora de jóias finas de 1933.
Por outro lado, Pierre Cartier estabeleceu a filial da cidade de Nova York em 1909, passando de 1917 para a 653 Fifth Avenue, a mansão neo-renascentista de Morton Freeman Plant (filho do magnata da ferrovia Henry B. Plant ) e projetada pelo arquiteto CPH Gilbert . Cartier comprou-a das fábricas em troca de US $ 100 em dinheiro e um colar de pérolas naturais de dupla fita, avaliado na época em US $ 1 milhão. Nessa época, Cartier tinha filiais em Londres, Nova York e São Petersburgo e estava rapidamente se tornando uma das empresas de relógios mais bem-sucedidas do mundo.
Projetado por Louis Cartier, o modelo de relógio Tank foi introduzido em 1919 com um design inspirado nos tanques recém-introduzidos na Frente Ocidental na Primeira Guerra Mundial . No início dos anos 20, Cartier formou uma sociedade anônima com Edward Jaeger (de Jaeger-LeCoultre ) para produzir movimentos exclusivamente para Cartier. Cartier continuou a usar movimentos de outros fabricantes: Vacheron Constantin , Audemars Piguet , Movado e LeCoultre. Foi também durante esse período que Cartier começou a adicionar seus próprios números de referência aos relógios vendidos, geralmente estampando um código de quatro dígitos na parte inferior de um terminal. Jacques assumiu o comando da operação de Londres e acabou se mudando para o endereço atual em New Bond Street.
Reorganização
Após a morte de Pierre em 1964, Jean-Jacques Cartier (filho de Jacques), Claude Cartier (filho de Louis) e Marionne Claudelle (filha de Pierre) - que chefiaram respectivamente as afiliadas da Cartier em Londres, Nova York e Paris - venderam os negócios.
Em 1972, Robert Hocq, assistido por um grupo de investidores liderado por Joseph Kanoui, comprou a Cartier Paris . Em 1974 e 1976, respectivamente, o grupo recomprou a Cartier London e a Cartier New York, reconectando assim a Cartier em todo o mundo. O novo presidente da Cartier, Robert Hocq, criou a frase "Les Must de Cartier" (diz-se que um membro da equipe disse "Cartier, é obrigatório!", Algo que simplesmente se deve ter) com Alain Dominique Perrin, que era diretor geral da empresa. Como resultado, em 1976, "Les Must de Cartier" se tornou uma linha derivada de baixo preço da Cartier, com Alain D. Perrin sendo seu CEO.
Em 1979, os interesses da Cartier foram combinados, com a Cartier Monde unindo e controlando a Cartier Paris, Londres e Nova York. Joseph Kanoui tornou-se vice-presidente da Cartier Monde. Em dezembro de 1979, após a morte acidental do presidente Robert Hocq, Nathalie Hocq, filha de Robert Hocq, tornou-se presidente.
Desenvolvimento recente
Em 1981, Alain Dominique Perrin foi nomeado Presidente da Cartier SAA e Cartier International. No ano seguinte, Micheline Kanoui, esposa de Joseph Kanoui, tornou-se chefe de design de jóias e lançou sua primeira coleção "Nouvelle Joaillerie". Em 1984, Perrin fundou a Fondation Cartier pour l'Art Contemporain para levar Cartier ao século XXI, formando uma associação com artistas vivos. Em 1986, o Ministério da Cultura da França nomeou Perrin chefe da "Missão sur le mécénat d'entreprise" (uma comissão para estudar o patrocínio comercial das artes). Dois anos depois, Cartier ganhou uma participação majoritária na Piaget e Baume & Mercier. Em 1989/1990, o Musée du Petit Palais realizou uma exposição da coleção Cartier, "l'Art de Cartier".
Perrin fundou um comitê internacional em 1991, o Comitê Internacional da Alta Horlogerie , para organizar seu primeiro salão, realizado em 15 de abril de 1991. Este se tornou um ponto de encontro anual em Genebra para profissionais. No ano seguinte, a segunda exposição de "a Arte de Cartier" foi realizada no Museu Hermitage em São Petersburgo . Em 1993, o "Vendôme Luxury Group" foi formado como uma empresa guarda-chuva para combinar Cartier, Dunhill , Montblanc , Piaget, Baume & Mercier, Karl Lagerfeld , Chloé , Sulka, Hackett e Seeger.
Em 1994, a Fundação Cartier mudou-se para o Rive Gauche e abriu a sede em um edifício projetado por Jean Nouvel . No ano seguinte, uma grande exposição da Cartier Antique Collection foi realizada na Ásia. Em 1996, a Fundação Lausanne Hermitage na Suíça exibiu "Esplendores de joalheria", apresentando cento e cinquenta anos de produtos da Cartier.
Em 2012, Cartier era de propriedade, através de Richemont , da família Rupert da África do Sul , e Elle Pagels, uma neta de Pierre Cartier de 24 anos.
Produtos notáveis
1911 - Lançamento do relógio de pulso Santos de Cartier
1918 - Criação de bastões para os marechais de campo Foch e Pétain.
1919 - Lançamento do relógio Tank.
1921 - Criação do relógio Tank cintrée.
1922 - Criação dos relógios Tank Louis Cartier e Tank Chinoise.
1923 - Criação do primeiro relógio misterioso do pórtico, coroado com uma estatueta chamada Billiken.
1926 - Criação do relógio Baguette. As jóias Cartier em sua caixa vermelha apareceram no palco da Broadway na peça de Anita Loos, Gentlemen Prefer Blondes.
1928 - Criação do relógio cronógrafo de peça única Tortue.
1929 - Criação do relógio Tank à guichets.
1931 - Criação do misterioso relógio de bolso.
1932 - Criação do relógio Tank basculante.
1933 - Cartier registrou uma patente para o "monte invisível", uma técnica de fixação de pedras na qual o metal do monte desaparece para mostrar apenas as pedras.
1936 - Criação do relógio Tank assimymétrique.
1942 - Criação do broche "Caged Bird" como símbolo da ocupação.
1944 - Cartier criou o "Pássaro Livre" para comemorar a Libertação da França.
1950 - Criação de um relógio em forma de roda de navio.
1967 - Criação de novos relógios em Londres, incluindo o Crashwatch.
1968 - Criação do relógio Maxi Oval.
1969 - Criação da pulseira Love.
1973 - Criação de Les Must de Cartier por Robert Hocq com Alain-Dominique Perrin.
1974 - Lançamento da primeira coleção de couro na Borgonha.
1976 - Primeira coleção de relógios Les Must de Cartier vermeil. Criação da primeira caneta oval.
1978 - Criação do relógio Santos de Cartier com pulseira de ouro e aço. Criação da primeira coleção de cachecóis Cartier.
1981 - Lançamento dos perfumes Must de Cartier e Santos de Cartier.
1982 - Lançamento da primeira coleção New Jewellery sobre o tema de ouro e pedras.
1983 - Criação da coleção Ancienne Cartier (mais tarde a coleção Cartier) para registrar e ilustrar como a arte e a história da joalheria evoluíram. Criação do relógio Panthère de Cartier.
1984 - Lançamento da segunda coleção de novas joias, com o tema ouro e pérolas. Criação da Fundação Cartier pour l'Art Contemporain em Jouy-en-Josas .
1985 - Lançamento do relógio Pasha de Cartier.
1986 - Lançamento da terceira coleção de novas joias sobre o tema da pantera.
1987 - Lançamento do perfume Panthère de Cartier. Criação de louça Les Maisons de Cartier (porcelana, cristal e prata).
1988 - Lançamento da quarta coleção de novas joias sobre o tema do Egito.
1989 - Lançamento do relógio Tank Américaine. A Arte de Cartier , a primeira grande retrospectiva em Paris, foi realizada no Petit Palais .
1995 - Criação do relógio Pasha C em aço. Lançamento do perfume So Pretty de Cartier.
1996 - Criação da coleção de relógios Tank Française. Lançamento da sexta coleção da New Jewellery sobre o tema Criação. Criação do anel do tanque.
1997 - Cartier comemorou seu 150º aniversário com criações, incluindo um colar em forma de serpente, pavimentado com diamantes e cravejado de duas esmeraldas de 205 e 206 quilates (41,2 g).
1998 - Criação da coleção Privée Cartier Paris Fine Watch.
1999 - Criação da coleção de jóias Paris Nouvelle Vague Cartier, inspirada em Paris.
2001 - Criação da coleção de joias Délices de Cartier. Lançamento do relógio Roadster.
2002 - Criação do relógio Tank Divan.
2003 - Lançamento das coleções de jóias Le Baiser du Dragon e Les Délices de Goa.
2007 - Lançamento do relógio Ballon Bleu de Cartier.
Classificação ambiental
Em dezembro de 2018, o Fundo Mundial para a Natureza (WWF) divulgou um relatório oficial com classificações ambientais para 15 principais fabricantes e joalheiros de relógios na Suíça. A Cartier (subsidiária do Swiss Richemont Group ) ficou em segundo lugar entre os 15 fabricantes e, juntamente com outros 3 fabricantes, incluindo Vacheron Constantin e Jaeger-LeCoultre , recebeu uma classificação ambiental média como "Alta Meio-campo ", sugerindo que o fabricante tomou as primeiras ações para lidar com o impacto de suas atividades de fabricação no meio ambiente e nas mudanças climáticas . De acordo com o documento oficial da empresa, a Cartier está comprometida em conduzir negócios "de maneira ambientalmente responsável" e "minimizar impactos ambientais negativos".
Na indústria de joalheria e relojoaria, existem preocupações gerais sobre a falta de transparência nas atividades de fabricação e o fornecimento de matérias-primas preciosas, como o ouro , que é uma das principais causas de questões ambientais , como poluição , degradação do solo e desmatamento. A situação é especialmente grave nos países em desenvolvimento, que são os principais produtores de ouro, incluindo China , Rússia e África do Sul. Estima-se que o setor de relógios e jóias use mais de 50% da produção anual de ouro do mundo (mais de 2.000 toneladas), mas na maioria dos casos as empresas de relógios não podem ou não querem demonstrar de onde vêm suas matérias-primas e se o material os fornecedores usam tecnologias de fornecimento ecológicas.
Patronos e proprietários notáveis
Celebridades
1928 - Marjorie Merriweather Post comprou da Cartier em Londres brincos usados pela rainha Maria Antonieta da França.
1950 - A atriz de Hollywood Gloria Swanson apareceu no Sunset Boulevard usando as duas pulseiras de diamante e cristal de rocha que ela havia comprado da Cartier em 1930.
1955 - Criação da espada de Jean Cocteau para sua eleição na Académie française, segundo o desenho do artista.
1957 - Barbara Hutton compra um broche de tigre em ouro amarelo, diamantes ônix e junquilho.
1968 - A atriz mexicana María Félix contratou Cartier para fazer um colar de diamantes em forma de serpente.
1969 - Robert Kenmore, presidente da controladora da Cartier, adquiriu um diamante em forma de pêra de 69,42 quilates (13,884 g) que foi vendido a Richard Burton e Elizabeth Taylor . O Cartier Diamond foi assim renomeado Taylor-Burton Diamond.
Realeza
1904 - Cartier recebeu sua primeira nomeação como fornecedor oficial do rei Edward VII do Reino Unido.
1904 - Cartier recebeu outro compromisso como fornecedor do rei Alfronso XIII da Espanha.
1907 - Cartier realiza sua primeira exposição e venda em São Petersburgo, no Grand Hotel Europe. Pouco tempo depois, foi apontado como fornecedor oficial do czar Nicolau II da Rússia .
1919 - Nomeação como fornecedor oficial do rei Alberto I da Bélgica .
1921 - Nomeação como fornecedora oficial do Príncipe de Gales, futuro rei Eduardo VIII que, ao abdicar em 1936, tornou-se o duque de Windsor .
1924 - A rainha Maria da Romênia usa uma tiara Cartier criada para se assemelhar à kokoshnik russa por seu retrato pintado por Philip de László .
1925 - O Maharaja de Patiala encomenda o Colar Patiala
1929 - Nomeação como fornecedor oficial do rei Fouad I do Egito.
1938 - Um dos menores relógios de pulso do mundo, por Cartier, foi entregue à princesa Elizabeth do Reino Unido.
1939 - Nomeação como fornecedor oficial do rei Zog I da Albânia .
1949 - O duque e a duquesa de Windsor compram um broche de pantera de platina em uma safira de cabochão de 152,35 quilates (30,470 g) na Caxemira em Paris.
1954 - Criação para a Duquesa de Windsor de uma lorgnette em ouro amarelo, esmalte preto e esmeraldas representando um tigre.
1956 - Em seu casamento com o príncipe Rainier , a princesa Grace recebeu vários presentes de joalheria da Cartier, incluindo seu anel de noivado, com um diamante de 12 quilates (2,4 g) de corte de esmeralda.
2014 - Kate Middleton , duquesa de Cambridge, foi vista usando o relógio Cartier Ballon Bleu.
Referências: https://www.wikiwand.com/en/Cartier_(jeweler) e https://www.cartier.co.uk/ consultado em 25 de março de 2020.
Cartier SA ou Cartier, é uma empresa francesa multinacional que produz objetos de luxo, como relógios e jóias, considerada pela Forbes como a 59ª mais valiosa do mundo em 2018.
Fundada em Paris, em 1847, por Louis-François Cartier, e tornada célebre por seu filho Louis Cartier. Permaneceu sob comando da familia até 1964 e atualmente é uma subsidiária da Compagnie Financière Richemont SA. É considerada uma das fabricantes de joias mais prestigiadas do mundo, com mais de 300 boutiques em 62 países, e três lojas conceito em prédios históricos (Historical Maison) de Paris, Londres e Nova Iorque.
É atribuída a popularização do relógio de pulso masculino à empresa, desenvolvido por solicitação do aeronauta Santos Dumont, o protótipo feito em 1904 com tiras de couro presas a uma caixa metalizada recebeu o nome de "Santos".
A Cartier possui um vínculo histórico com diversas celebridades e membros de famílias reais. O Rei Eduardo VII do Reino Unido se referiu a empresa como "a joalheria dos reis e o rei dos joalheiros." Por sua coroação em 1902, Eduardo VII ordenou 27 tiaras e emitiu um mandado real a Cartier em 1904. Logo, mandados semelhantes foram seguidos pelos tribunais da Espanha, Portugal, Rússia, Casa de Orleans e assim por diante. Em 2018, foi classificada pela Forbes como a 59ª marca mais valiosa do mundo.
No Brasil
No Brasil está presente desde 1978 e inaugurou a primeira loja na Rua Haddock Lobo em 1997. Atualmente possui duas lojas nos estados de São Paulo (Shopping Cidade Jardim e Shopping Iguatemi São Paulo) e uma no Rio de Janeiro.
História
Louis-François Cartier fundou a Cartier em Paris , França , em 1847, quando assumiu a oficina de seu mestre, Adolphe Picard. Em 1874, o filho de Louis-François, Alfred Cartier, assumiu a empresa, mas foram os filhos de Alfred Louis , Pierre e Jacques que estabeleceram a marca em todo o mundo.
Louis dirigia a filial de Paris, mudando-se para a Rue de la Paix em 1899. Ele era responsável por alguns dos designs mais famosos da empresa, como os relógios misteriosos (um tipo de relógio com um mostrador transparente e assim chamado porque seu mecanismo está oculto), relógios de pulso da moda e designs artísticos orientalistas exóticos, incluindo as coloridas jóias "Tutti Frutti".
Em 1904, o aviador pioneiro brasileiro Alberto Santos-Dumont reclamou ao amigo Louis Cartier da falta de confiabilidade e impraticabilidade do uso de relógios de bolso durante o vôo. Cartier projetou um relógio de pulso plano com uma moldura quadrada distinta. Este relógio foi favorecido não apenas pelo próprio Santos-Dumont, mas também por muitos outros clientes. O relógio "Santos" foi o primeiro relógio de pulso masculino de Cartier. Em 1907, Cartier assinou um contrato com Edmond Jaeger, que concordou em fornecer exclusivamente os movimentos para relógios Cartier. Entre a equipe da Cartier estava Charles Jacqueau, que se juntou a Louis Cartier em 1909 pelo resto da vida, e Jeanne Toussaint, diretora de jóias finas de 1933.
Por outro lado, Pierre Cartier estabeleceu a filial da cidade de Nova York em 1909, passando de 1917 para a 653 Fifth Avenue, a mansão neo-renascentista de Morton Freeman Plant (filho do magnata da ferrovia Henry B. Plant ) e projetada pelo arquiteto CPH Gilbert . Cartier comprou-a das fábricas em troca de US $ 100 em dinheiro e um colar de pérolas naturais de dupla fita, avaliado na época em US $ 1 milhão. Nessa época, Cartier tinha filiais em Londres, Nova York e São Petersburgo e estava rapidamente se tornando uma das empresas de relógios mais bem-sucedidas do mundo.
Projetado por Louis Cartier, o modelo de relógio Tank foi introduzido em 1919 com um design inspirado nos tanques recém-introduzidos na Frente Ocidental na Primeira Guerra Mundial . No início dos anos 20, Cartier formou uma sociedade anônima com Edward Jaeger (de Jaeger-LeCoultre ) para produzir movimentos exclusivamente para Cartier. Cartier continuou a usar movimentos de outros fabricantes: Vacheron Constantin , Audemars Piguet , Movado e LeCoultre. Foi também durante esse período que Cartier começou a adicionar seus próprios números de referência aos relógios vendidos, geralmente estampando um código de quatro dígitos na parte inferior de um terminal. Jacques assumiu o comando da operação de Londres e acabou se mudando para o endereço atual em New Bond Street.
Reorganização
Após a morte de Pierre em 1964, Jean-Jacques Cartier (filho de Jacques), Claude Cartier (filho de Louis) e Marionne Claudelle (filha de Pierre) - que chefiaram respectivamente as afiliadas da Cartier em Londres, Nova York e Paris - venderam os negócios.
Em 1972, Robert Hocq, assistido por um grupo de investidores liderado por Joseph Kanoui, comprou a Cartier Paris . Em 1974 e 1976, respectivamente, o grupo recomprou a Cartier London e a Cartier New York, reconectando assim a Cartier em todo o mundo. O novo presidente da Cartier, Robert Hocq, criou a frase "Les Must de Cartier" (diz-se que um membro da equipe disse "Cartier, é obrigatório!", Algo que simplesmente se deve ter) com Alain Dominique Perrin, que era diretor geral da empresa. Como resultado, em 1976, "Les Must de Cartier" se tornou uma linha derivada de baixo preço da Cartier, com Alain D. Perrin sendo seu CEO.
Em 1979, os interesses da Cartier foram combinados, com a Cartier Monde unindo e controlando a Cartier Paris, Londres e Nova York. Joseph Kanoui tornou-se vice-presidente da Cartier Monde. Em dezembro de 1979, após a morte acidental do presidente Robert Hocq, Nathalie Hocq, filha de Robert Hocq, tornou-se presidente.
Desenvolvimento recente
Em 1981, Alain Dominique Perrin foi nomeado Presidente da Cartier SAA e Cartier International. No ano seguinte, Micheline Kanoui, esposa de Joseph Kanoui, tornou-se chefe de design de jóias e lançou sua primeira coleção "Nouvelle Joaillerie". Em 1984, Perrin fundou a Fondation Cartier pour l'Art Contemporain para levar Cartier ao século XXI, formando uma associação com artistas vivos. Em 1986, o Ministério da Cultura da França nomeou Perrin chefe da "Missão sur le mécénat d'entreprise" (uma comissão para estudar o patrocínio comercial das artes). Dois anos depois, Cartier ganhou uma participação majoritária na Piaget e Baume & Mercier. Em 1989/1990, o Musée du Petit Palais realizou uma exposição da coleção Cartier, "l'Art de Cartier".
Perrin fundou um comitê internacional em 1991, o Comitê Internacional da Alta Horlogerie , para organizar seu primeiro salão, realizado em 15 de abril de 1991. Este se tornou um ponto de encontro anual em Genebra para profissionais. No ano seguinte, a segunda exposição de "a Arte de Cartier" foi realizada no Museu Hermitage em São Petersburgo . Em 1993, o "Vendôme Luxury Group" foi formado como uma empresa guarda-chuva para combinar Cartier, Dunhill , Montblanc , Piaget, Baume & Mercier, Karl Lagerfeld , Chloé , Sulka, Hackett e Seeger.
Em 1994, a Fundação Cartier mudou-se para o Rive Gauche e abriu a sede em um edifício projetado por Jean Nouvel . No ano seguinte, uma grande exposição da Cartier Antique Collection foi realizada na Ásia. Em 1996, a Fundação Lausanne Hermitage na Suíça exibiu "Esplendores de joalheria", apresentando cento e cinquenta anos de produtos da Cartier.
Em 2012, Cartier era de propriedade, através de Richemont , da família Rupert da África do Sul , e Elle Pagels, uma neta de Pierre Cartier de 24 anos.
Produtos notáveis
1911 - Lançamento do relógio de pulso Santos de Cartier
1918 - Criação de bastões para os marechais de campo Foch e Pétain.
1919 - Lançamento do relógio Tank.
1921 - Criação do relógio Tank cintrée.
1922 - Criação dos relógios Tank Louis Cartier e Tank Chinoise.
1923 - Criação do primeiro relógio misterioso do pórtico, coroado com uma estatueta chamada Billiken.
1926 - Criação do relógio Baguette. As jóias Cartier em sua caixa vermelha apareceram no palco da Broadway na peça de Anita Loos, Gentlemen Prefer Blondes.
1928 - Criação do relógio cronógrafo de peça única Tortue.
1929 - Criação do relógio Tank à guichets.
1931 - Criação do misterioso relógio de bolso.
1932 - Criação do relógio Tank basculante.
1933 - Cartier registrou uma patente para o "monte invisível", uma técnica de fixação de pedras na qual o metal do monte desaparece para mostrar apenas as pedras.
1936 - Criação do relógio Tank assimymétrique.
1942 - Criação do broche "Caged Bird" como símbolo da ocupação.
1944 - Cartier criou o "Pássaro Livre" para comemorar a Libertação da França.
1950 - Criação de um relógio em forma de roda de navio.
1967 - Criação de novos relógios em Londres, incluindo o Crashwatch.
1968 - Criação do relógio Maxi Oval.
1969 - Criação da pulseira Love.
1973 - Criação de Les Must de Cartier por Robert Hocq com Alain-Dominique Perrin.
1974 - Lançamento da primeira coleção de couro na Borgonha.
1976 - Primeira coleção de relógios Les Must de Cartier vermeil. Criação da primeira caneta oval.
1978 - Criação do relógio Santos de Cartier com pulseira de ouro e aço. Criação da primeira coleção de cachecóis Cartier.
1981 - Lançamento dos perfumes Must de Cartier e Santos de Cartier.
1982 - Lançamento da primeira coleção New Jewellery sobre o tema de ouro e pedras.
1983 - Criação da coleção Ancienne Cartier (mais tarde a coleção Cartier) para registrar e ilustrar como a arte e a história da joalheria evoluíram. Criação do relógio Panthère de Cartier.
1984 - Lançamento da segunda coleção de novas joias, com o tema ouro e pérolas. Criação da Fundação Cartier pour l'Art Contemporain em Jouy-en-Josas .
1985 - Lançamento do relógio Pasha de Cartier.
1986 - Lançamento da terceira coleção de novas joias sobre o tema da pantera.
1987 - Lançamento do perfume Panthère de Cartier. Criação de louça Les Maisons de Cartier (porcelana, cristal e prata).
1988 - Lançamento da quarta coleção de novas joias sobre o tema do Egito.
1989 - Lançamento do relógio Tank Américaine. A Arte de Cartier , a primeira grande retrospectiva em Paris, foi realizada no Petit Palais .
1995 - Criação do relógio Pasha C em aço. Lançamento do perfume So Pretty de Cartier.
1996 - Criação da coleção de relógios Tank Française. Lançamento da sexta coleção da New Jewellery sobre o tema Criação. Criação do anel do tanque.
1997 - Cartier comemorou seu 150º aniversário com criações, incluindo um colar em forma de serpente, pavimentado com diamantes e cravejado de duas esmeraldas de 205 e 206 quilates (41,2 g).
1998 - Criação da coleção Privée Cartier Paris Fine Watch.
1999 - Criação da coleção de jóias Paris Nouvelle Vague Cartier, inspirada em Paris.
2001 - Criação da coleção de joias Délices de Cartier. Lançamento do relógio Roadster.
2002 - Criação do relógio Tank Divan.
2003 - Lançamento das coleções de jóias Le Baiser du Dragon e Les Délices de Goa.
2007 - Lançamento do relógio Ballon Bleu de Cartier.
Classificação ambiental
Em dezembro de 2018, o Fundo Mundial para a Natureza (WWF) divulgou um relatório oficial com classificações ambientais para 15 principais fabricantes e joalheiros de relógios na Suíça. A Cartier (subsidiária do Swiss Richemont Group ) ficou em segundo lugar entre os 15 fabricantes e, juntamente com outros 3 fabricantes, incluindo Vacheron Constantin e Jaeger-LeCoultre , recebeu uma classificação ambiental média como "Alta Meio-campo ", sugerindo que o fabricante tomou as primeiras ações para lidar com o impacto de suas atividades de fabricação no meio ambiente e nas mudanças climáticas . De acordo com o documento oficial da empresa, a Cartier está comprometida em conduzir negócios "de maneira ambientalmente responsável" e "minimizar impactos ambientais negativos".
Na indústria de joalheria e relojoaria, existem preocupações gerais sobre a falta de transparência nas atividades de fabricação e o fornecimento de matérias-primas preciosas, como o ouro , que é uma das principais causas de questões ambientais , como poluição , degradação do solo e desmatamento. A situação é especialmente grave nos países em desenvolvimento, que são os principais produtores de ouro, incluindo China , Rússia e África do Sul. Estima-se que o setor de relógios e jóias use mais de 50% da produção anual de ouro do mundo (mais de 2.000 toneladas), mas na maioria dos casos as empresas de relógios não podem ou não querem demonstrar de onde vêm suas matérias-primas e se o material os fornecedores usam tecnologias de fornecimento ecológicas.
Patronos e proprietários notáveis
Celebridades
1928 - Marjorie Merriweather Post comprou da Cartier em Londres brincos usados pela rainha Maria Antonieta da França.
1950 - A atriz de Hollywood Gloria Swanson apareceu no Sunset Boulevard usando as duas pulseiras de diamante e cristal de rocha que ela havia comprado da Cartier em 1930.
1955 - Criação da espada de Jean Cocteau para sua eleição na Académie française, segundo o desenho do artista.
1957 - Barbara Hutton compra um broche de tigre em ouro amarelo, diamantes ônix e junquilho.
1968 - A atriz mexicana María Félix contratou Cartier para fazer um colar de diamantes em forma de serpente.
1969 - Robert Kenmore, presidente da controladora da Cartier, adquiriu um diamante em forma de pêra de 69,42 quilates (13,884 g) que foi vendido a Richard Burton e Elizabeth Taylor . O Cartier Diamond foi assim renomeado Taylor-Burton Diamond.
Realeza
1904 - Cartier recebeu sua primeira nomeação como fornecedor oficial do rei Edward VII do Reino Unido.
1904 - Cartier recebeu outro compromisso como fornecedor do rei Alfronso XIII da Espanha.
1907 - Cartier realiza sua primeira exposição e venda em São Petersburgo, no Grand Hotel Europe. Pouco tempo depois, foi apontado como fornecedor oficial do czar Nicolau II da Rússia .
1919 - Nomeação como fornecedor oficial do rei Alberto I da Bélgica .
1921 - Nomeação como fornecedora oficial do Príncipe de Gales, futuro rei Eduardo VIII que, ao abdicar em 1936, tornou-se o duque de Windsor .
1924 - A rainha Maria da Romênia usa uma tiara Cartier criada para se assemelhar à kokoshnik russa por seu retrato pintado por Philip de László .
1925 - O Maharaja de Patiala encomenda o Colar Patiala
1929 - Nomeação como fornecedor oficial do rei Fouad I do Egito.
1938 - Um dos menores relógios de pulso do mundo, por Cartier, foi entregue à princesa Elizabeth do Reino Unido.
1939 - Nomeação como fornecedor oficial do rei Zog I da Albânia .
1949 - O duque e a duquesa de Windsor compram um broche de pantera de platina em uma safira de cabochão de 152,35 quilates (30,470 g) na Caxemira em Paris.
1954 - Criação para a Duquesa de Windsor de uma lorgnette em ouro amarelo, esmalte preto e esmeraldas representando um tigre.
1956 - Em seu casamento com o príncipe Rainier , a princesa Grace recebeu vários presentes de joalheria da Cartier, incluindo seu anel de noivado, com um diamante de 12 quilates (2,4 g) de corte de esmeralda.
2014 - Kate Middleton , duquesa de Cambridge, foi vista usando o relógio Cartier Ballon Bleu.
Referências: https://www.wikiwand.com/en/Cartier_(jeweler) e https://www.cartier.co.uk/ consultado em 25 de março de 2020.
Cartier SA ou Cartier, é uma empresa francesa multinacional que produz objetos de luxo, como relógios e jóias, considerada pela Forbes como a 59ª mais valiosa do mundo em 2018.
Fundada em Paris, em 1847, por Louis-François Cartier, e tornada célebre por seu filho Louis Cartier. Permaneceu sob comando da familia até 1964 e atualmente é uma subsidiária da Compagnie Financière Richemont SA. É considerada uma das fabricantes de joias mais prestigiadas do mundo, com mais de 300 boutiques em 62 países, e três lojas conceito em prédios históricos (Historical Maison) de Paris, Londres e Nova Iorque.
É atribuída a popularização do relógio de pulso masculino à empresa, desenvolvido por solicitação do aeronauta Santos Dumont, o protótipo feito em 1904 com tiras de couro presas a uma caixa metalizada recebeu o nome de "Santos".
A Cartier possui um vínculo histórico com diversas celebridades e membros de famílias reais. O Rei Eduardo VII do Reino Unido se referiu a empresa como "a joalheria dos reis e o rei dos joalheiros." Por sua coroação em 1902, Eduardo VII ordenou 27 tiaras e emitiu um mandado real a Cartier em 1904. Logo, mandados semelhantes foram seguidos pelos tribunais da Espanha, Portugal, Rússia, Casa de Orleans e assim por diante. Em 2018, foi classificada pela Forbes como a 59ª marca mais valiosa do mundo.
No Brasil
No Brasil está presente desde 1978 e inaugurou a primeira loja na Rua Haddock Lobo em 1997. Atualmente possui duas lojas nos estados de São Paulo (Shopping Cidade Jardim e Shopping Iguatemi São Paulo) e uma no Rio de Janeiro.
História
Louis-François Cartier fundou a Cartier em Paris , França , em 1847, quando assumiu a oficina de seu mestre, Adolphe Picard. Em 1874, o filho de Louis-François, Alfred Cartier, assumiu a empresa, mas foram os filhos de Alfred Louis , Pierre e Jacques que estabeleceram a marca em todo o mundo.
Louis dirigia a filial de Paris, mudando-se para a Rue de la Paix em 1899. Ele era responsável por alguns dos designs mais famosos da empresa, como os relógios misteriosos (um tipo de relógio com um mostrador transparente e assim chamado porque seu mecanismo está oculto), relógios de pulso da moda e designs artísticos orientalistas exóticos, incluindo as coloridas jóias "Tutti Frutti".
Em 1904, o aviador pioneiro brasileiro Alberto Santos-Dumont reclamou ao amigo Louis Cartier da falta de confiabilidade e impraticabilidade do uso de relógios de bolso durante o vôo. Cartier projetou um relógio de pulso plano com uma moldura quadrada distinta. Este relógio foi favorecido não apenas pelo próprio Santos-Dumont, mas também por muitos outros clientes. O relógio "Santos" foi o primeiro relógio de pulso masculino de Cartier. Em 1907, Cartier assinou um contrato com Edmond Jaeger, que concordou em fornecer exclusivamente os movimentos para relógios Cartier. Entre a equipe da Cartier estava Charles Jacqueau, que se juntou a Louis Cartier em 1909 pelo resto da vida, e Jeanne Toussaint, diretora de jóias finas de 1933.
Por outro lado, Pierre Cartier estabeleceu a filial da cidade de Nova York em 1909, passando de 1917 para a 653 Fifth Avenue, a mansão neo-renascentista de Morton Freeman Plant (filho do magnata da ferrovia Henry B. Plant ) e projetada pelo arquiteto CPH Gilbert . Cartier comprou-a das fábricas em troca de US $ 100 em dinheiro e um colar de pérolas naturais de dupla fita, avaliado na época em US $ 1 milhão. Nessa época, Cartier tinha filiais em Londres, Nova York e São Petersburgo e estava rapidamente se tornando uma das empresas de relógios mais bem-sucedidas do mundo.
Projetado por Louis Cartier, o modelo de relógio Tank foi introduzido em 1919 com um design inspirado nos tanques recém-introduzidos na Frente Ocidental na Primeira Guerra Mundial . No início dos anos 20, Cartier formou uma sociedade anônima com Edward Jaeger (de Jaeger-LeCoultre ) para produzir movimentos exclusivamente para Cartier. Cartier continuou a usar movimentos de outros fabricantes: Vacheron Constantin , Audemars Piguet , Movado e LeCoultre. Foi também durante esse período que Cartier começou a adicionar seus próprios números de referência aos relógios vendidos, geralmente estampando um código de quatro dígitos na parte inferior de um terminal. Jacques assumiu o comando da operação de Londres e acabou se mudando para o endereço atual em New Bond Street.
Reorganização
Após a morte de Pierre em 1964, Jean-Jacques Cartier (filho de Jacques), Claude Cartier (filho de Louis) e Marionne Claudelle (filha de Pierre) - que chefiaram respectivamente as afiliadas da Cartier em Londres, Nova York e Paris - venderam os negócios.
Em 1972, Robert Hocq, assistido por um grupo de investidores liderado por Joseph Kanoui, comprou a Cartier Paris . Em 1974 e 1976, respectivamente, o grupo recomprou a Cartier London e a Cartier New York, reconectando assim a Cartier em todo o mundo. O novo presidente da Cartier, Robert Hocq, criou a frase "Les Must de Cartier" (diz-se que um membro da equipe disse "Cartier, é obrigatório!", Algo que simplesmente se deve ter) com Alain Dominique Perrin, que era diretor geral da empresa. Como resultado, em 1976, "Les Must de Cartier" se tornou uma linha derivada de baixo preço da Cartier, com Alain D. Perrin sendo seu CEO.
Em 1979, os interesses da Cartier foram combinados, com a Cartier Monde unindo e controlando a Cartier Paris, Londres e Nova York. Joseph Kanoui tornou-se vice-presidente da Cartier Monde. Em dezembro de 1979, após a morte acidental do presidente Robert Hocq, Nathalie Hocq, filha de Robert Hocq, tornou-se presidente.
Desenvolvimento recente
Em 1981, Alain Dominique Perrin foi nomeado Presidente da Cartier SAA e Cartier International. No ano seguinte, Micheline Kanoui, esposa de Joseph Kanoui, tornou-se chefe de design de jóias e lançou sua primeira coleção "Nouvelle Joaillerie". Em 1984, Perrin fundou a Fondation Cartier pour l'Art Contemporain para levar Cartier ao século XXI, formando uma associação com artistas vivos. Em 1986, o Ministério da Cultura da França nomeou Perrin chefe da "Missão sur le mécénat d'entreprise" (uma comissão para estudar o patrocínio comercial das artes). Dois anos depois, Cartier ganhou uma participação majoritária na Piaget e Baume & Mercier. Em 1989/1990, o Musée du Petit Palais realizou uma exposição da coleção Cartier, "l'Art de Cartier".
Perrin fundou um comitê internacional em 1991, o Comitê Internacional da Alta Horlogerie , para organizar seu primeiro salão, realizado em 15 de abril de 1991. Este se tornou um ponto de encontro anual em Genebra para profissionais. No ano seguinte, a segunda exposição de "a Arte de Cartier" foi realizada no Museu Hermitage em São Petersburgo . Em 1993, o "Vendôme Luxury Group" foi formado como uma empresa guarda-chuva para combinar Cartier, Dunhill , Montblanc , Piaget, Baume & Mercier, Karl Lagerfeld , Chloé , Sulka, Hackett e Seeger.
Em 1994, a Fundação Cartier mudou-se para o Rive Gauche e abriu a sede em um edifício projetado por Jean Nouvel . No ano seguinte, uma grande exposição da Cartier Antique Collection foi realizada na Ásia. Em 1996, a Fundação Lausanne Hermitage na Suíça exibiu "Esplendores de joalheria", apresentando cento e cinquenta anos de produtos da Cartier.
Em 2012, Cartier era de propriedade, através de Richemont , da família Rupert da África do Sul , e Elle Pagels, uma neta de Pierre Cartier de 24 anos.
Produtos notáveis
1911 - Lançamento do relógio de pulso Santos de Cartier
1918 - Criação de bastões para os marechais de campo Foch e Pétain.
1919 - Lançamento do relógio Tank.
1921 - Criação do relógio Tank cintrée.
1922 - Criação dos relógios Tank Louis Cartier e Tank Chinoise.
1923 - Criação do primeiro relógio misterioso do pórtico, coroado com uma estatueta chamada Billiken.
1926 - Criação do relógio Baguette. As jóias Cartier em sua caixa vermelha apareceram no palco da Broadway na peça de Anita Loos, Gentlemen Prefer Blondes.
1928 - Criação do relógio cronógrafo de peça única Tortue.
1929 - Criação do relógio Tank à guichets.
1931 - Criação do misterioso relógio de bolso.
1932 - Criação do relógio Tank basculante.
1933 - Cartier registrou uma patente para o "monte invisível", uma técnica de fixação de pedras na qual o metal do monte desaparece para mostrar apenas as pedras.
1936 - Criação do relógio Tank assimymétrique.
1942 - Criação do broche "Caged Bird" como símbolo da ocupação.
1944 - Cartier criou o "Pássaro Livre" para comemorar a Libertação da França.
1950 - Criação de um relógio em forma de roda de navio.
1967 - Criação de novos relógios em Londres, incluindo o Crashwatch.
1968 - Criação do relógio Maxi Oval.
1969 - Criação da pulseira Love.
1973 - Criação de Les Must de Cartier por Robert Hocq com Alain-Dominique Perrin.
1974 - Lançamento da primeira coleção de couro na Borgonha.
1976 - Primeira coleção de relógios Les Must de Cartier vermeil. Criação da primeira caneta oval.
1978 - Criação do relógio Santos de Cartier com pulseira de ouro e aço. Criação da primeira coleção de cachecóis Cartier.
1981 - Lançamento dos perfumes Must de Cartier e Santos de Cartier.
1982 - Lançamento da primeira coleção New Jewellery sobre o tema de ouro e pedras.
1983 - Criação da coleção Ancienne Cartier (mais tarde a coleção Cartier) para registrar e ilustrar como a arte e a história da joalheria evoluíram. Criação do relógio Panthère de Cartier.
1984 - Lançamento da segunda coleção de novas joias, com o tema ouro e pérolas. Criação da Fundação Cartier pour l'Art Contemporain em Jouy-en-Josas .
1985 - Lançamento do relógio Pasha de Cartier.
1986 - Lançamento da terceira coleção de novas joias sobre o tema da pantera.
1987 - Lançamento do perfume Panthère de Cartier. Criação de louça Les Maisons de Cartier (porcelana, cristal e prata).
1988 - Lançamento da quarta coleção de novas joias sobre o tema do Egito.
1989 - Lançamento do relógio Tank Américaine. A Arte de Cartier , a primeira grande retrospectiva em Paris, foi realizada no Petit Palais .
1995 - Criação do relógio Pasha C em aço. Lançamento do perfume So Pretty de Cartier.
1996 - Criação da coleção de relógios Tank Française. Lançamento da sexta coleção da New Jewellery sobre o tema Criação. Criação do anel do tanque.
1997 - Cartier comemorou seu 150º aniversário com criações, incluindo um colar em forma de serpente, pavimentado com diamantes e cravejado de duas esmeraldas de 205 e 206 quilates (41,2 g).
1998 - Criação da coleção Privée Cartier Paris Fine Watch.
1999 - Criação da coleção de jóias Paris Nouvelle Vague Cartier, inspirada em Paris.
2001 - Criação da coleção de joias Délices de Cartier. Lançamento do relógio Roadster.
2002 - Criação do relógio Tank Divan.
2003 - Lançamento das coleções de jóias Le Baiser du Dragon e Les Délices de Goa.
2007 - Lançamento do relógio Ballon Bleu de Cartier.
Classificação ambiental
Em dezembro de 2018, o Fundo Mundial para a Natureza (WWF) divulgou um relatório oficial com classificações ambientais para 15 principais fabricantes e joalheiros de relógios na Suíça. A Cartier (subsidiária do Swiss Richemont Group ) ficou em segundo lugar entre os 15 fabricantes e, juntamente com outros 3 fabricantes, incluindo Vacheron Constantin e Jaeger-LeCoultre , recebeu uma classificação ambiental média como "Alta Meio-campo ", sugerindo que o fabricante tomou as primeiras ações para lidar com o impacto de suas atividades de fabricação no meio ambiente e nas mudanças climáticas . De acordo com o documento oficial da empresa, a Cartier está comprometida em conduzir negócios "de maneira ambientalmente responsável" e "minimizar impactos ambientais negativos".
Na indústria de joalheria e relojoaria, existem preocupações gerais sobre a falta de transparência nas atividades de fabricação e o fornecimento de matérias-primas preciosas, como o ouro , que é uma das principais causas de questões ambientais , como poluição , degradação do solo e desmatamento. A situação é especialmente grave nos países em desenvolvimento, que são os principais produtores de ouro, incluindo China , Rússia e África do Sul. Estima-se que o setor de relógios e jóias use mais de 50% da produção anual de ouro do mundo (mais de 2.000 toneladas), mas na maioria dos casos as empresas de relógios não podem ou não querem demonstrar de onde vêm suas matérias-primas e se o material os fornecedores usam tecnologias de fornecimento ecológicas.
Patronos e proprietários notáveis
Celebridades
1928 - Marjorie Merriweather Post comprou da Cartier em Londres brincos usados pela rainha Maria Antonieta da França.
1950 - A atriz de Hollywood Gloria Swanson apareceu no Sunset Boulevard usando as duas pulseiras de diamante e cristal de rocha que ela havia comprado da Cartier em 1930.
1955 - Criação da espada de Jean Cocteau para sua eleição na Académie française, segundo o desenho do artista.
1957 - Barbara Hutton compra um broche de tigre em ouro amarelo, diamantes ônix e junquilho.
1968 - A atriz mexicana María Félix contratou Cartier para fazer um colar de diamantes em forma de serpente.
1969 - Robert Kenmore, presidente da controladora da Cartier, adquiriu um diamante em forma de pêra de 69,42 quilates (13,884 g) que foi vendido a Richard Burton e Elizabeth Taylor . O Cartier Diamond foi assim renomeado Taylor-Burton Diamond.
Realeza
1904 - Cartier recebeu sua primeira nomeação como fornecedor oficial do rei Edward VII do Reino Unido.
1904 - Cartier recebeu outro compromisso como fornecedor do rei Alfronso XIII da Espanha.
1907 - Cartier realiza sua primeira exposição e venda em São Petersburgo, no Grand Hotel Europe. Pouco tempo depois, foi apontado como fornecedor oficial do czar Nicolau II da Rússia .
1919 - Nomeação como fornecedor oficial do rei Alberto I da Bélgica .
1921 - Nomeação como fornecedora oficial do Príncipe de Gales, futuro rei Eduardo VIII que, ao abdicar em 1936, tornou-se o duque de Windsor .
1924 - A rainha Maria da Romênia usa uma tiara Cartier criada para se assemelhar à kokoshnik russa por seu retrato pintado por Philip de László .
1925 - O Maharaja de Patiala encomenda o Colar Patiala
1929 - Nomeação como fornecedor oficial do rei Fouad I do Egito.
1938 - Um dos menores relógios de pulso do mundo, por Cartier, foi entregue à princesa Elizabeth do Reino Unido.
1939 - Nomeação como fornecedor oficial do rei Zog I da Albânia .
1949 - O duque e a duquesa de Windsor compram um broche de pantera de platina em uma safira de cabochão de 152,35 quilates (30,470 g) na Caxemira em Paris.
1954 - Criação para a Duquesa de Windsor de uma lorgnette em ouro amarelo, esmalte preto e esmeraldas representando um tigre.
1956 - Em seu casamento com o príncipe Rainier , a princesa Grace recebeu vários presentes de joalheria da Cartier, incluindo seu anel de noivado, com um diamante de 12 quilates (2,4 g) de corte de esmeralda.
2014 - Kate Middleton , duquesa de Cambridge, foi vista usando o relógio Cartier Ballon Bleu.
Referências: https://www.wikiwand.com/en/Cartier_(jeweler) e https://www.cartier.co.uk/ consultado em 25 de março de 2020.
Cartier SA ou Cartier, é uma empresa francesa multinacional que produz objetos de luxo, como relógios e jóias, considerada pela Forbes como a 59ª mais valiosa do mundo em 2018.
Fundada em Paris, em 1847, por Louis-François Cartier, e tornada célebre por seu filho Louis Cartier. Permaneceu sob comando da familia até 1964 e atualmente é uma subsidiária da Compagnie Financière Richemont SA. É considerada uma das fabricantes de joias mais prestigiadas do mundo, com mais de 300 boutiques em 62 países, e três lojas conceito em prédios históricos (Historical Maison) de Paris, Londres e Nova Iorque.
É atribuída a popularização do relógio de pulso masculino à empresa, desenvolvido por solicitação do aeronauta Santos Dumont, o protótipo feito em 1904 com tiras de couro presas a uma caixa metalizada recebeu o nome de "Santos".
A Cartier possui um vínculo histórico com diversas celebridades e membros de famílias reais. O Rei Eduardo VII do Reino Unido se referiu a empresa como "a joalheria dos reis e o rei dos joalheiros." Por sua coroação em 1902, Eduardo VII ordenou 27 tiaras e emitiu um mandado real a Cartier em 1904. Logo, mandados semelhantes foram seguidos pelos tribunais da Espanha, Portugal, Rússia, Casa de Orleans e assim por diante. Em 2018, foi classificada pela Forbes como a 59ª marca mais valiosa do mundo.
No Brasil
No Brasil está presente desde 1978 e inaugurou a primeira loja na Rua Haddock Lobo em 1997. Atualmente possui duas lojas nos estados de São Paulo (Shopping Cidade Jardim e Shopping Iguatemi São Paulo) e uma no Rio de Janeiro.
História
Louis-François Cartier fundou a Cartier em Paris , França , em 1847, quando assumiu a oficina de seu mestre, Adolphe Picard. Em 1874, o filho de Louis-François, Alfred Cartier, assumiu a empresa, mas foram os filhos de Alfred Louis , Pierre e Jacques que estabeleceram a marca em todo o mundo.
Louis dirigia a filial de Paris, mudando-se para a Rue de la Paix em 1899. Ele era responsável por alguns dos designs mais famosos da empresa, como os relógios misteriosos (um tipo de relógio com um mostrador transparente e assim chamado porque seu mecanismo está oculto), relógios de pulso da moda e designs artísticos orientalistas exóticos, incluindo as coloridas jóias "Tutti Frutti".
Em 1904, o aviador pioneiro brasileiro Alberto Santos-Dumont reclamou ao amigo Louis Cartier da falta de confiabilidade e impraticabilidade do uso de relógios de bolso durante o vôo. Cartier projetou um relógio de pulso plano com uma moldura quadrada distinta. Este relógio foi favorecido não apenas pelo próprio Santos-Dumont, mas também por muitos outros clientes. O relógio "Santos" foi o primeiro relógio de pulso masculino de Cartier. Em 1907, Cartier assinou um contrato com Edmond Jaeger, que concordou em fornecer exclusivamente os movimentos para relógios Cartier. Entre a equipe da Cartier estava Charles Jacqueau, que se juntou a Louis Cartier em 1909 pelo resto da vida, e Jeanne Toussaint, diretora de jóias finas de 1933.
Por outro lado, Pierre Cartier estabeleceu a filial da cidade de Nova York em 1909, passando de 1917 para a 653 Fifth Avenue, a mansão neo-renascentista de Morton Freeman Plant (filho do magnata da ferrovia Henry B. Plant ) e projetada pelo arquiteto CPH Gilbert . Cartier comprou-a das fábricas em troca de US $ 100 em dinheiro e um colar de pérolas naturais de dupla fita, avaliado na época em US $ 1 milhão. Nessa época, Cartier tinha filiais em Londres, Nova York e São Petersburgo e estava rapidamente se tornando uma das empresas de relógios mais bem-sucedidas do mundo.
Projetado por Louis Cartier, o modelo de relógio Tank foi introduzido em 1919 com um design inspirado nos tanques recém-introduzidos na Frente Ocidental na Primeira Guerra Mundial . No início dos anos 20, Cartier formou uma sociedade anônima com Edward Jaeger (de Jaeger-LeCoultre ) para produzir movimentos exclusivamente para Cartier. Cartier continuou a usar movimentos de outros fabricantes: Vacheron Constantin , Audemars Piguet , Movado e LeCoultre. Foi também durante esse período que Cartier começou a adicionar seus próprios números de referência aos relógios vendidos, geralmente estampando um código de quatro dígitos na parte inferior de um terminal. Jacques assumiu o comando da operação de Londres e acabou se mudando para o endereço atual em New Bond Street.
Reorganização
Após a morte de Pierre em 1964, Jean-Jacques Cartier (filho de Jacques), Claude Cartier (filho de Louis) e Marionne Claudelle (filha de Pierre) - que chefiaram respectivamente as afiliadas da Cartier em Londres, Nova York e Paris - venderam os negócios.
Em 1972, Robert Hocq, assistido por um grupo de investidores liderado por Joseph Kanoui, comprou a Cartier Paris . Em 1974 e 1976, respectivamente, o grupo recomprou a Cartier London e a Cartier New York, reconectando assim a Cartier em todo o mundo. O novo presidente da Cartier, Robert Hocq, criou a frase "Les Must de Cartier" (diz-se que um membro da equipe disse "Cartier, é obrigatório!", Algo que simplesmente se deve ter) com Alain Dominique Perrin, que era diretor geral da empresa. Como resultado, em 1976, "Les Must de Cartier" se tornou uma linha derivada de baixo preço da Cartier, com Alain D. Perrin sendo seu CEO.
Em 1979, os interesses da Cartier foram combinados, com a Cartier Monde unindo e controlando a Cartier Paris, Londres e Nova York. Joseph Kanoui tornou-se vice-presidente da Cartier Monde. Em dezembro de 1979, após a morte acidental do presidente Robert Hocq, Nathalie Hocq, filha de Robert Hocq, tornou-se presidente.
Desenvolvimento recente
Em 1981, Alain Dominique Perrin foi nomeado Presidente da Cartier SAA e Cartier International. No ano seguinte, Micheline Kanoui, esposa de Joseph Kanoui, tornou-se chefe de design de jóias e lançou sua primeira coleção "Nouvelle Joaillerie". Em 1984, Perrin fundou a Fondation Cartier pour l'Art Contemporain para levar Cartier ao século XXI, formando uma associação com artistas vivos. Em 1986, o Ministério da Cultura da França nomeou Perrin chefe da "Missão sur le mécénat d'entreprise" (uma comissão para estudar o patrocínio comercial das artes). Dois anos depois, Cartier ganhou uma participação majoritária na Piaget e Baume & Mercier. Em 1989/1990, o Musée du Petit Palais realizou uma exposição da coleção Cartier, "l'Art de Cartier".
Perrin fundou um comitê internacional em 1991, o Comitê Internacional da Alta Horlogerie , para organizar seu primeiro salão, realizado em 15 de abril de 1991. Este se tornou um ponto de encontro anual em Genebra para profissionais. No ano seguinte, a segunda exposição de "a Arte de Cartier" foi realizada no Museu Hermitage em São Petersburgo . Em 1993, o "Vendôme Luxury Group" foi formado como uma empresa guarda-chuva para combinar Cartier, Dunhill , Montblanc , Piaget, Baume & Mercier, Karl Lagerfeld , Chloé , Sulka, Hackett e Seeger.
Em 1994, a Fundação Cartier mudou-se para o Rive Gauche e abriu a sede em um edifício projetado por Jean Nouvel . No ano seguinte, uma grande exposição da Cartier Antique Collection foi realizada na Ásia. Em 1996, a Fundação Lausanne Hermitage na Suíça exibiu "Esplendores de joalheria", apresentando cento e cinquenta anos de produtos da Cartier.
Em 2012, Cartier era de propriedade, através de Richemont , da família Rupert da África do Sul , e Elle Pagels, uma neta de Pierre Cartier de 24 anos.
Produtos notáveis
1911 - Lançamento do relógio de pulso Santos de Cartier
1918 - Criação de bastões para os marechais de campo Foch e Pétain.
1919 - Lançamento do relógio Tank.
1921 - Criação do relógio Tank cintrée.
1922 - Criação dos relógios Tank Louis Cartier e Tank Chinoise.
1923 - Criação do primeiro relógio misterioso do pórtico, coroado com uma estatueta chamada Billiken.
1926 - Criação do relógio Baguette. As jóias Cartier em sua caixa vermelha apareceram no palco da Broadway na peça de Anita Loos, Gentlemen Prefer Blondes.
1928 - Criação do relógio cronógrafo de peça única Tortue.
1929 - Criação do relógio Tank à guichets.
1931 - Criação do misterioso relógio de bolso.
1932 - Criação do relógio Tank basculante.
1933 - Cartier registrou uma patente para o "monte invisível", uma técnica de fixação de pedras na qual o metal do monte desaparece para mostrar apenas as pedras.
1936 - Criação do relógio Tank assimymétrique.
1942 - Criação do broche "Caged Bird" como símbolo da ocupação.
1944 - Cartier criou o "Pássaro Livre" para comemorar a Libertação da França.
1950 - Criação de um relógio em forma de roda de navio.
1967 - Criação de novos relógios em Londres, incluindo o Crashwatch.
1968 - Criação do relógio Maxi Oval.
1969 - Criação da pulseira Love.
1973 - Criação de Les Must de Cartier por Robert Hocq com Alain-Dominique Perrin.
1974 - Lançamento da primeira coleção de couro na Borgonha.
1976 - Primeira coleção de relógios Les Must de Cartier vermeil. Criação da primeira caneta oval.
1978 - Criação do relógio Santos de Cartier com pulseira de ouro e aço. Criação da primeira coleção de cachecóis Cartier.
1981 - Lançamento dos perfumes Must de Cartier e Santos de Cartier.
1982 - Lançamento da primeira coleção New Jewellery sobre o tema de ouro e pedras.
1983 - Criação da coleção Ancienne Cartier (mais tarde a coleção Cartier) para registrar e ilustrar como a arte e a história da joalheria evoluíram. Criação do relógio Panthère de Cartier.
1984 - Lançamento da segunda coleção de novas joias, com o tema ouro e pérolas. Criação da Fundação Cartier pour l'Art Contemporain em Jouy-en-Josas .
1985 - Lançamento do relógio Pasha de Cartier.
1986 - Lançamento da terceira coleção de novas joias sobre o tema da pantera.
1987 - Lançamento do perfume Panthère de Cartier. Criação de louça Les Maisons de Cartier (porcelana, cristal e prata).
1988 - Lançamento da quarta coleção de novas joias sobre o tema do Egito.
1989 - Lançamento do relógio Tank Américaine. A Arte de Cartier , a primeira grande retrospectiva em Paris, foi realizada no Petit Palais .
1995 - Criação do relógio Pasha C em aço. Lançamento do perfume So Pretty de Cartier.
1996 - Criação da coleção de relógios Tank Française. Lançamento da sexta coleção da New Jewellery sobre o tema Criação. Criação do anel do tanque.
1997 - Cartier comemorou seu 150º aniversário com criações, incluindo um colar em forma de serpente, pavimentado com diamantes e cravejado de duas esmeraldas de 205 e 206 quilates (41,2 g).
1998 - Criação da coleção Privée Cartier Paris Fine Watch.
1999 - Criação da coleção de jóias Paris Nouvelle Vague Cartier, inspirada em Paris.
2001 - Criação da coleção de joias Délices de Cartier. Lançamento do relógio Roadster.
2002 - Criação do relógio Tank Divan.
2003 - Lançamento das coleções de jóias Le Baiser du Dragon e Les Délices de Goa.
2007 - Lançamento do relógio Ballon Bleu de Cartier.
Classificação ambiental
Em dezembro de 2018, o Fundo Mundial para a Natureza (WWF) divulgou um relatório oficial com classificações ambientais para 15 principais fabricantes e joalheiros de relógios na Suíça. A Cartier (subsidiária do Swiss Richemont Group ) ficou em segundo lugar entre os 15 fabricantes e, juntamente com outros 3 fabricantes, incluindo Vacheron Constantin e Jaeger-LeCoultre , recebeu uma classificação ambiental média como "Alta Meio-campo ", sugerindo que o fabricante tomou as primeiras ações para lidar com o impacto de suas atividades de fabricação no meio ambiente e nas mudanças climáticas . De acordo com o documento oficial da empresa, a Cartier está comprometida em conduzir negócios "de maneira ambientalmente responsável" e "minimizar impactos ambientais negativos".
Na indústria de joalheria e relojoaria, existem preocupações gerais sobre a falta de transparência nas atividades de fabricação e o fornecimento de matérias-primas preciosas, como o ouro , que é uma das principais causas de questões ambientais , como poluição , degradação do solo e desmatamento. A situação é especialmente grave nos países em desenvolvimento, que são os principais produtores de ouro, incluindo China , Rússia e África do Sul. Estima-se que o setor de relógios e jóias use mais de 50% da produção anual de ouro do mundo (mais de 2.000 toneladas), mas na maioria dos casos as empresas de relógios não podem ou não querem demonstrar de onde vêm suas matérias-primas e se o material os fornecedores usam tecnologias de fornecimento ecológicas.
Patronos e proprietários notáveis
Celebridades
1928 - Marjorie Merriweather Post comprou da Cartier em Londres brincos usados pela rainha Maria Antonieta da França.
1950 - A atriz de Hollywood Gloria Swanson apareceu no Sunset Boulevard usando as duas pulseiras de diamante e cristal de rocha que ela havia comprado da Cartier em 1930.
1955 - Criação da espada de Jean Cocteau para sua eleição na Académie française, segundo o desenho do artista.
1957 - Barbara Hutton compra um broche de tigre em ouro amarelo, diamantes ônix e junquilho.
1968 - A atriz mexicana María Félix contratou Cartier para fazer um colar de diamantes em forma de serpente.
1969 - Robert Kenmore, presidente da controladora da Cartier, adquiriu um diamante em forma de pêra de 69,42 quilates (13,884 g) que foi vendido a Richard Burton e Elizabeth Taylor . O Cartier Diamond foi assim renomeado Taylor-Burton Diamond.
Realeza
1904 - Cartier recebeu sua primeira nomeação como fornecedor oficial do rei Edward VII do Reino Unido.
1904 - Cartier recebeu outro compromisso como fornecedor do rei Alfronso XIII da Espanha.
1907 - Cartier realiza sua primeira exposição e venda em São Petersburgo, no Grand Hotel Europe. Pouco tempo depois, foi apontado como fornecedor oficial do czar Nicolau II da Rússia .
1919 - Nomeação como fornecedor oficial do rei Alberto I da Bélgica .
1921 - Nomeação como fornecedora oficial do Príncipe de Gales, futuro rei Eduardo VIII que, ao abdicar em 1936, tornou-se o duque de Windsor .
1924 - A rainha Maria da Romênia usa uma tiara Cartier criada para se assemelhar à kokoshnik russa por seu retrato pintado por Philip de László .
1925 - O Maharaja de Patiala encomenda o Colar Patiala
1929 - Nomeação como fornecedor oficial do rei Fouad I do Egito.
1938 - Um dos menores relógios de pulso do mundo, por Cartier, foi entregue à princesa Elizabeth do Reino Unido.
1939 - Nomeação como fornecedor oficial do rei Zog I da Albânia .
1949 - O duque e a duquesa de Windsor compram um broche de pantera de platina em uma safira de cabochão de 152,35 quilates (30,470 g) na Caxemira em Paris.
1954 - Criação para a Duquesa de Windsor de uma lorgnette em ouro amarelo, esmalte preto e esmeraldas representando um tigre.
1956 - Em seu casamento com o príncipe Rainier , a princesa Grace recebeu vários presentes de joalheria da Cartier, incluindo seu anel de noivado, com um diamante de 12 quilates (2,4 g) de corte de esmeralda.
2014 - Kate Middleton , duquesa de Cambridge, foi vista usando o relógio Cartier Ballon Bleu.
Referências: https://www.wikiwand.com/en/Cartier_(jeweler) e https://www.cartier.co.uk/ consultado em 25 de março de 2020.