Casio Computer Co. Ltd. (Shibuya, Tóquio, Japão,1946) é uma empresa multinacional de origem japonesa fundada pelo engenheiro Tadao Kashio. Possui produtos eletrônicos como relógios de pulso, calculadoras, câmeras digitais e dicionários eletrônicos. Os relógios da marca são divididos entre as linhas G-Shock, Baby-G, Oceanus e Edifice. De forma geral, os relógios de pulso são conhecidos pela alta resistência, qualidade e bateria de longa duração. A marca inclui linhas coloridas e edições especiais, tornando os relógios também itens de coleção. A Casio também é uma das primeiras fabricantes de relógios a quartz, digitais e analógicos. Uma das pioneiras, também, na fabricação de relógios que podem exibir as horas em diferentes fusos horários e relógios com temperatura, pressão atmosférica, altitude e até mesmo a exibição da posição GPS. Sua variedade de produtos e influência no mercado com tendências, a Casio tornou-se uma das empresas mais conhecidas e respeitadas do mundo pela qualidade e resistência de seus produtos.
Biografia – Wikipédia
Seu primeiro produto lançado não foi eletrônico. Trata-se do cachimbo yubiwa, que era um anel onde era possível encaixar um cigarro aceso. Por curiosidade, o produto se tornou um grande sucesso, pois permitia fumar os cigarros por completo, além de deixar as mãos do fumante livres para trabalhar. Estas características eram importantes no Japão depois da Segunda Guerra Mundial, pois o preço dos cigarros era muito alto.
Em 1949 passou a investir os lucros obtidos com o cachimbo yubiwa para desenvolver calculadoras. Em 1954 passou a produzir calculadoras eletro-mecânicas do tamanho de mesas pelo preço de 485.000 ienes. Foi a primeira empresa a produzir uma calculadora elétrica compacta em 1957. No mesmo ano foi criada a Casio Computer Co. Ltd.
Os produtos começaram a ganhar popularidade nos Estados Unidos e Kashio começou a exportá-los nos anos 70. Em 1972 Casio lança o primeiro Casio Palm mini. E dando continuidade ao segmento eletrônico, Casio lança em 1975 Casiotron, um relógio digital capaz de mostrar ano, mês, data, hora, minutos e segundos. Nesta mesma época, Casio abre uma subsidiária no Reino Unido.
Em 1980 a companhia lançou Casiotone 201, um instrumento eletrônico musical. Nos anos 90 a empresa começa a comercializar LCDs (Displays de Cristal Líquido) e em 1995 lança a primeira câmera digital.
Em 2000 a empresa lança a primeira câmera embutida em relógio de pulso. E em 2002 a companhia entra definitivamente no mercado europeu com abertura do escritório na Alemanha, começando suas operações. Em 2004 a Casio e a Hitachi fundaram a Casio Hitachi Mobile Communications, uma joint venture focada em produção de celulares. Durante o mesmo ano a empresa produziu suas primeiras lentes usando cerâmicas transparentes que possibilitaram a criação do zoom de lentes para as câmeras.
Em 2006 Casio abre uma subsidiária responsável por vendas e marketing de câmeras e relógios na Espanha chamada Casio Espana. E no mesmo ano outra subsidiária em Miami, Flórida, (Estados Unidos) responsável pelo mercado da América Latina. Em abril de 2008, a subsidiária Casio México Marketing, S. de R. L. de C.V. foi aberta. Em setembro do mesmo ano, Casio também marca território na Rússia.
Em janeiro de 2009 Casio inaugurou uma nova subsidiária no Brasil, responsável apenas por vendas no Brasil, chamada Casio Brasil Comércio de Produtos Eletrônicos LTDA, localizada em São Paulo, Brasil. No mesmo ano a companhia também iniciou o mesmo processo na Itália, com a Casio Itália S.r.l..
Com o aumento da demanda no mercado emergente da América Latina, Casio decidiu fechar o escritório em Miami que era responsável pelo mercado da América Latina e juntar suas operações todas no Brasil, São Paulo. Desde outubro de 2011, o escritório de São Paulo acumulou funções para o mercado Latino Americano por completo.
Ex-CEO e um dos fundadores da Casio, Kazuo Kashio, morreu aos 89 anos.
Produtos
A empresa está dividida em dois segmentos: eletrônicos e componentes eletrônicos. A parte de eletrônicos se trata de produtos para o consumidor que é composta de câmeras digitais compactas, dicionários eletrônicos, calculadoras, relógios, instrumentos eletrônicos musicais assim como etiquetadoras. A divisão de relógios, por exemplo, conta com marcas consolidadas como G-Shock, Baby-G, Oceanus e Edifice. Já o segmento de componentes eletrônicos abrange soluções como caixas registradoras, impressoras de mesa e projetores para escritórios.
São marcas da empresa as câmeras Exilim, pianos digitais Privia, projetores PRO, os relógios G-Shock, Baby-G, Sheen e ProTrek. E a calculadora PRIZM.
Relógios
Na década de 1980, a empresa tornou-se conhecida pela variedade de modelos de seus relógios de pulso. Foi também uma das primeiras fabricantes de relógios a quartz, digitais e analógicos. Também começou a vender relógios com calculadora durante este tempo. Foi uma das pioneiras na fabricação de relógios que podem exibir as horas em diferentes fusos horários e relógios com temperatura, pressão atmosférica, altitude e até mesmo exibição da posição GPS.
A empresa é conhecida por seus diferentes modelos de relógios e influencia o mercado com tendências. Além da linha de relógios com a marca tradicional Casio, criou também as linhas G-Shock, Baby-G, Edifice, Sheen e Pro Trek.
G-Shock
G-Shock é uma marca de relógios conhecida pela alta resistência a impactos e a vibrações fortes. O primeiro G-Shock, modelo DW-5000C, foi projetado pelo engenheiro Kikuo Ibe e foi lançado em abril de 1983. Esses relógios tem bateria de longa duração, são todos à prova d’água 200 metros e projetados para suportar quedas de 10 metros de altura. São robustos e, por isso, são chamados de inquebráveis. A marca inclui linhas coloridas e edições especiais, tornando os relógios também itens de coleção. A linha está ligada ao esporte, à moda, à música e à arte. Por isso atrai muitos fãs de diferentes tribos, como pessoas que gostam de skate, bike e esportes radicais. Simpatizantes que gostam da cultura urbana ligadas a diferentes aspectos. Neste sentido, o G-Shock cresceu tanto no mundo, que a Casio criou o evento Shock the World, como forma de unir os amantes desta linha, para curtirem shows, performances e ficarem por dentro do que acontece com a marca.
Com o crescimento da demanda do relógio G-Shock, a empresa criou o evento Shock the World. Esse mesmo evento corre alguns países no mundo, reunindo tribos simpatizantes da marca. Normalmente são pessoas que gostam de esportes. No evento os consumidores ficam por dentro do que acontece com a marca e com os próximos lançamentos. O intuito do encontro é reunir tanto moda quanto cultura e arte.
No site especial do G-Shock há mais informações.
Baby-G
Baby-G é um relógio versão feminina da marca de relógios G-Shock. O primeiro modelo Baby-G foi lançado em dezembro de 1994 para atender o público feminino que se identificava com os modelos G-Shock. Os modelos de relógio da linha Baby-G tem design contemporâneo e estão disponíveis em cores variadas, e ainda carregam a estrutura à prova de choques e resistência à água igual ao G-Shock. Dentre suas linhas, destacam-se BGA-200, BDG-120P, BG-169R e BGA-114.
Edifice
Edifice é uma linha de relógios analógicos de metal diferenciados da empresa Casio, desenvolvidos para os padrões da Fórmula 1. A linha de relógios Edifice agrega tecnologia e design elegante com conceitos e padrões para um público mais adulto e executivo.
A Casio, através da linha Edifice é parceira e desenvolve anualmente edições especiais e limitadas com a escuderia Red Bull Racing de F-1 e patrocina equipe e os pilotos Sebastian Vettel, tetracampeão mundial de F1 e Mark Webber.
Sheen
Sheen é uma linha feminina mais sofisticada de relógios da empresa Casio. É elegante e delicada. Utiliza uma seleção de materiais e mostradores com pedras, brilho e muita feminilidade.
Na linha Sheen, destacam-se SHN-5010, SHN-3016 e SHN-5012L.
Pro Trek
A linha de relógios Pro Trek, é voltada para praticantes e amantes dos esportes radicais extremos e aventuras ao ar livre. Os modelos de relógio Pro Trek possuem sensores para monitorar fatores climáticos e naturais, como barômetro, termômetro e altímetro, além de bússola e gráfico de altitude.
Na linha Pro-Trek, destacam-se PRG-500 e PRG-200.
Instrumentos Eletrônicos Musicais
A Casio também possui produção de instrumentos eletrônicos musicais, como pianos digitais, teclados e baterias digitais. As marcas conhecidas são: Privia e Celviano.
Instrumentos Musicais
Em 1980 a empresa lançou o Casiotone 201, o seu primeiro teclado eletrônico. O aparelho compacto reproduzia os sons de vários instrumentos, sendo vendido mundialmente. Em seguida, desenvolveu vários recursos que somente foram possíveis com uso da tecnologia de instrumentos digitais. Isso inclui auto acompanhamento com um toque, capacidade de memória para gravação e reprodução de músicas, reprodução automática, função guia de melodia para orientar os usuários durante a reprodução de uma música, iluminando as teclas e tecnologia de "amostras" para a gravação de sons a serem usados como fontes. A Casio também expandiu a classe de instrumentos para pessoas que gostam de criar música, lançando baterias, guitarras e instrumentos de sopro digitais. Além dos teclados eletrônicos, nos últimos anos, a empresa tem lançado pianos digitais.
Calculadoras
Lançada em 1957, a calculadora 14-A se posicionou no mercado com seu novo e revolucionário formato, usando 342 relés elétricos que efetuavam operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com até 14 dígitos.
Em setembro de 1965, a empresa lançou a 001, a primeira calculadora eletrônica do mundo com função de memória. No ano seguinte, começa a exportar para os Estados Unidos e Europa, iniciando sua caminhada rumo ao mercado global. As calculadoras Casio foram bem recebidas em todo o mundo, e sua produção total alcançou a marca de 100.000 unidades em 1969.
Na segunda metade dos anos de 1960, houve uma grande explosão no número de fabricantes de calculadoras a despontar no mercado. Em seu ápice, esse número chegou a 50 fabricantes, criando-se assim uma competição acirrada, e a partir dai o termo “guerra das calculadoras” cunhou-se. Contudo, essa concorrência estava confinada ao limitado mercado de calculadoras para escritório. Em agosto de 1972, a empresa lançou a Casio Mini, que era vendida pelo preço de 12.800 ienes, um valor ousado que objetivava mantê-la acessível ao público em geral. A Casio Mini foi um estouro de vendas, atingindo a marca de 1 milhão de unidades em 10 meses.
Em 1974 as vendas de calculadoras em âmbito mundial chegaram a 10 milhões. Esse foi o momento da grande virada — a concorrência de preços entre os fabricantes de calculadoras chegou a seu clímax, e uma após a outra, as empresas foram abandonando o mercado. No momento seguinte, o mercado entra de cabeça no desenvolvimento de produtos menores e mais compactos. Em 1983, a Casio desenvolveu a SL-800, tão fina quanto um cartão de crédito: 0,8 mm de espessura. Isso pôs fim à corrida pela “menor e mais compacta”. O número total de calculadoras vendidas chega a 100 milhões de unidades em 1980.
Após atingir sua meta máxima em espessura mínima ao criar a SL-800, a companhia segue a tendência do mercado e concentra seus esforços em funcionalidade. Em 1985, a Casio desenvolveu a fx-7000G, a primeira calculadora científica a oferecer funcionalidade gráfica. Em 2004, a empresa desenvolveu uma calculadora científica capaz de exibir frações, raiz quadrada e outros símbolos usados nos livros. Em 31 de dezembro de 2006 a empresa atingiu 1 bilhão de calculadoras vendidas.
Etiquetadoras
A empresa fabricou 60 etiquetadoras que proporcionam a criação de etiquetas atraentes e chamativas para várias finalidades, como organização de instalações de plantas industriais, pastas de escritórios, materiais de laboratórios, fotos em casa e etc. Há modelos mais básicos que oferecem 1 linha com 4 dígitos até modelos com 4 linhas e 16 dígitos.
Dicionários Eletrônicos
A empresa também criou e produziu modelos de dicionários eletrônicos que são úteis no dia a dia. Possui modelos básicos até avançados com até 12 dicionários instalados. Telas de LCD permitem visualizar figuras com cores vivas. O modelo mais avançado também permite a reprodução de voz.
Projetores
A Casio possui em seu portfolio de projetores quatro diferentes linhas. São elas: Green Slim, Standard, Short-throw e PRO. Todas as linhas são ecologicamente sustentáveis devido à ausência de mercúrio na fonte de luz.
A empresa usufrui também do sistema óptico DLP - Processamento Digital de luz (Digital Light Processing) da fabricante Texas Instruments, com tipo de projeção DMD - Dispositivo Microespelhado Digital ou Digital Micromirror Device (DMD). A geração da imagem ocorre através de micro espelhos ativados por semicondutores.
A fonte de luz desses projetores tem vida útil de 20 mil horas e não desenvolvem degradação de brilho ou da intensidade da luz, segundo o fabricante. A fonte de luz híbrida de Laser e o LED é uma tecnologia desenvolvida e patenteada pela empresa. Os aparelhos apresentam longa durabilidade e reproduzem vastos espectros de luz com projeções de 2500 a 4000 lumens.
Celulares
A Casio começou a produzir celulares em 1995 com o PH-100 no Japão, em 2002 lançou seu primeiro celular com câmera, em 2004 fez uma joint venture com a Hitachi, em 2010 a divisão de celulares foi integrada a NEC.
A fonte de luz hibrida de Laser e LED
As lampadas de alta pressão de mercúrio utilizadas no mercado de projetores possuem menor custo de fabricação e possuem vida útil de 2 mil horas com degradação de brilho e intensidade da luz. A fonte de luz híbrida de laser e LED possui alto custo de fabricação, porém possui durabilidade de 20 mil horas (o que são 15 anos de utilização de 220 dias por ano a 6 horas por dia) e quando ativa o DMD - Dispositivo Microespelhado Digital reproduz diferente spectro de cores devido maior gama de comprimentos de onda dos feixes de luz gerados pelo Laser e pelo LED conforme spectro de cores gerados pela fonte híbrida e pela fonte de luz com mercúrio.
Tecnologia HDR Art
Essa tecnologia pertence ao segmento de câmeras Casio – Exilim. É um efeito que pode ser dado no momento da do clique que atribui à imagem uma ideia de arte. Isso acontece com a exposição saturada das cores e dos planos na imagem. Algumas câmeras possuem a opção direta para o efeito, como HDR-100 e HDR 200. HDR vem do inglês e significa High Definition Resolution.
Evento Shock the World
Com o crescimento da demanda do relógio G-Shock, a empresa criou o evento Shock the World. Esse mesmo evento corre alguns países no mundo, reunindo tribos simpatizantes da marca. Normalmente são pessoas que gostam de esportes. No evento os consumidores ficam por dentro do que acontece com a marca e com os lançamentos próximos. O intuito do encontro é reunir tanto moda quanto cultura e arte. No site especial do G-Shock há mais informações.
Edifice & Red Bull Racing
A Casio é parceira da Red Bull Racing através do relógio Edifice. Este relógio analógico de metal foi desenvolvido para os padrões da Fórmula 1. A estratégia de corridas desafiadoras e experientes com tecnologia de última geração junto com o conceito de Velocidade e Inteligência deram espaço para essa parceria, iniciada em 2009. Os dois pilotos oficiais do relógio são Sebastian Vettel e Mark Webber.
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 27 de maio de 2022.
---
Biografia — Mundo das Marcas
Fazer cálculos rapidamente em qualquer lugar, projetar imagens com qualidade, ver as horas e até ouvir rádio em relógios de pulso, ou mesmo consultar o significado de uma palavra em um dicionário eletrônico. Os produtos da japonesa CASIO, que invariavelmente cabem dentro de qualquer bolso por serem leves e finos, utilizam as mais modernas tecnologias para facilitar a vida dos consumidores, esteja ele onde estiver.
A história
A história começou em abril de 1946 quando Tadao Kashio, um engenheiro especializado em tecnologia, fundou a empresa Kashio Seisakusho na cidade de Tóquio. O primeiro produto fabricado pela nova empresa foi o cachimbo yubiwa, um anel com uma boquilha para o dedo, com o qual era possível encaixar um cigarro aceso. O produto rapidamente se tornou um grande sucesso, pois permitia fumar os cigarros até o fim, além de deixar as mãos do fumante livres para trabalhar. Estas características eram importantes em um Japão que vivia um período pós-guerra, pois o preço dos cigarros era muito alto. O rumo da empresa começou a mudar em 1949 quando Toshio convenceu seu irmão, fundador da empresa, a investir os lucros obtidos com as vendas do cachimbo yubiwa para desenvolver uma máquina com a qual ficou fascinado, apresentada no Business Show de Ginza, em Tóquio: a calculadora. A maioria das calculadoras daquela época utilizava engrenagens e podia ser operada à mão com uma manivela ou usando um motor.
Finalmente, em 1954, depois de intensas pesquisas e desenvolvimento, a empresa passou a produzir calculadoras eletromecânicas do tamanho de mesas pelo preço de 485.000 ienes. O produto já apresentava algumas inovações em relação a outros modelos como a redução das teclas dos números para dez e os visores de três para um. Como essas calculadoras eram grandes e caras, Tadao, juntamente com seus três irmãos mais novos (Toshio, Kazuo e Yukio), resolveram desenvolver uma calculadora compacta que usava apenas circuitos elétricos, no tempo em que a única tecnologia disponível se resumia a calculadoras mecânicas que funcionavam com engrenagens. O modelo inicial chamado de 14-A (efetuava operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com até 14 dígitos) foi lançado em 1957 juntamente com a mudança de nome da empresa para CASIO COMPUTER no dia 1 de junho, data que a empresa considera sua fundação. O nome CASIO era uma versão latinizada de Kashio. Rapidamente a empresa expandiu sua linha de produtos para calculadoras científicas, específicas para aplicações técnicas e em escritórios.
Em setembro de 1965 introduziu no mercado o modelo 001, a primeira calculadora eletrônica do mundo com função de memória. No ano seguinte, a empresa começou a exportar para os Estados Unidos e Europa, iniciando sua caminhada rumo ao mercado global. As calculadoras da CASIO foram bem recebidas em todo o mundo, e sua produção total alcançou a marca de 100.000 unidades em 1969. Pouco depois, em 1972, foi lançada a CASIO MINI, uma calculadora que cabia na palma da mão e revolucionou o mercado, tornando este útil equipamento popular na vida cotidiana da maioria das pessoas. O novo modelo se tornou um enorme sucesso, vendendo mais de 10 milhões de unidades no mundo todo. A diversificação de sua linha de produtos teve início em 1974, quando a empresa ingressou no segmento de relógios com o lançamento do CASIOTRON, um relógio digital de pulso capaz de mostrar o calendário completo (ano, mês, dia, hora, minutos e segundos), além de ser totalmente automático. Dois anos mais tarde um novo produto foi adicionado a sua linha: as caixas registradoras elétricas.
A década de 1980 começou com o lançamento de um novo produto no mercado, o CASIOTONE 201, um teclado musical eletrônico com 49 teclas, alto falante embutido, 29 sons predefinidos, caixa de madeira, polifonia de 8 notas, capaz de reproduzir o som de vários instrumentos. No ano seguinte foi lançada a calculadora reabastecida com luz solar e, pouco depois, o sintetizador profissional da marca, além do dicionário eletrônico. Mas foi em abril de 1983 que a CASIO realmente se tornaria famosa no mundo inteiro com a criação e lançamento do seu produto de maior sucesso, o relógio G-SHOCK, que tinha como principal característica à resistência ao choque ou quedas. O sucesso do relógio foi tanto, que na década seguinte, ocorreu o lançamento, em 1991, do relógio Baby-G, versão feminina do relógio. Apesar do lançamento do relógio monopolizar as atenções, ainda em 1983 a CASIO introduziu no mercado grandes inovações, como por exemplo, a primeira TV LCD de bolso e uma calculadora que possuía o tamanho de um cartão de crédito (0,8 mm de espessura). Pouco depois, em 1985, a marca inovou mais uma vez ao apresentar sua primeira calculadora científica a oferecer funcionalidade gráfica, que se tornou um enorme sucesso em vendas.
O final dos anos de 1980 foi produtivo para a empresa, especialmente com a diversificação de sua linha de produtos através do lançamento de um modelo de câmera eletrônica (1987) e das etiquetadoras, estas introduzidas em 1991. A aposta nas grandes evoluções tecnológicas continuou e, em 1995, a CASIO apresentou o primeiro relógio G-SHOCK com monitor LCD, em um ano marcado ainda pelo lançamento mundial da primeira máquina fotográfica digital, batizada de QV-10, a primeira no mundo com uma tela LCD, para que o usuário pudesse visualizar as fotos instantes após elas serem tiradas; além do palmtop CASSIOPEIA (introduzido em 1996) e do videofone para uso doméstico.
Os relógios continuaram a merecer a atenção da CASIO que inovou em termos de modelos e tecnologias, tendo sido a primeira a produzir um relógio com calculadora, o primeiro relógio de pulso com GPS (1999), o primeiro relógio de pulso do mundo com câmera (1999), com MP3 Player (2000), além do relógio de pulso com bateria solar controlado por rádio (2001). A marca foi ainda uma das primeiras a introduzir funções tão diversas como fusos horários diferentes, mostradores de altitude, temperatura e pressão atmosférica. E tudo isto em um relógio de pulso. Em 2000 a marca lançou a linha EDIFICE de cronógrafos esportivos de alto desempenho que combinam um design dinâmico com tecnologia de ponta. Com o lançamento da linha Prívia, em 2002, a CASIO retornou ao mercado profissional de música ao oferecer um piano digital de qualidade e preço competitivo.
Outro produto da marca que faria enorme sucesso seria a linha de câmeras digitais CASIO EXILIM, com o primeiro modelo introduzido em 2002. Essa câmera revolucionou o segmento, pois era do tamanho de um cartão e tão fina que era possível carregá-la para qualquer lugar. No segmento de máquinas fotográficas, um número notável de inovações foi introduzido pela CASIO, como por exemplo, a primeira com visor de LCD, a primeira com 3 megapixel, o primeiro modelo ultracompacto e a primeira a incorporar a tecnologia de cerâmicas nas lentes. Em 2003 a marca lançou seu primeiro projetor, segmento na qual faria grande sucesso. E no ano seguinte, apresentou uma calculadora científica capaz de exibir frações, raiz quadrada e outros símbolos usados nos livros. Um dos mais inovadores lançamentos da CASIO aconteceu em 2007 com a apresentação do “Oceanus Manta OCW-S1000J”, um relógio que funcionava com energia solar e era o cronógrafo mais fino do mundo, com uma espessura de apenas 8.9 mm. Em 2010, com o desenvolvimento da fonte de luz Laser&LED híbrido da CASIO - fonte de luz livre de mercúrio - o segmento ganhou projetores que contribuem com a sustentabilidade e o meio ambiente. Pouco depois, em 2011, a empresa japonesa apresentou a calculadora científica FX-CG20, primeiro modelo do mundo com tela totalmente colorida.
Durante sua rica história a CASIO potencializou as suas tecnologias avançado rumo a novas áreas de negócio como relógios, câmeras digitais, dicionários eletrônicos, instrumentos musicais, entre outros. O dinamismo da marca japonesa advém da sua extraordinária capacidade para desenvolver produtos inovadores que satisfazem necessidades não manifestas, mas universais.
Um ícone
“Relógios são finos e frágeis - era isso o que dizia o bom senso. E nós decidimos desafiá-lo”. Assim dizia Kikuo Ibe, o homem que liderou a equipe de desenvolvimento do G-SHOCK. Em 1981 sua equipe de pesquisadores trouxe à tona a ideia do “Triple Ten”, ou seja, desenvolver um relógio que tivesse 10 anos de vida útil, resistência a profundidades embaixo d’água de até 10 metros e suportasse o impacto de uma queda de 10 metros de altura. Em 1983, o primeiro G-SHOCK foi lançado no mercado com o nome “DW-5000C”. O G-SHOCK originou-se da determinação da CASIO de transformar a ideia convencional que um relógio sempre tem que ser manuseado cuidadosamente uma vez que ele pode ser danificado facilmente. Quando foi introduzida, essa ideia marcou características à prova de choque trazida de um novo conceito revolucionário sobre o relógio de pulso. Com designs de alta qualidade que expressam beleza funcional, o G-SHOCK também reinventou a imagem do relógio digital, tornando-o parte fundamental da cultura juvenil. Inicialmente, o G-SHOCK chamou a atenção de jovens entusiastas de esportes de rua, como os skatistas e patinadores. O estilo robusto e o formato inconfundível do relógio, com prova de choque superior, atraíram a sensibilidade destes jovens, muitos deles suscetíveis a queda pelo esporte que praticavam. Além disso, muitos o adotaram como estilo para expressar suas personalidades.
Gradualmente, essa sensibilidade foi adotada pelos jovens da tendência predominante. Isso levou o G-SHOCK a tornar-se rapidamente o primeiro relógio digital a ser usado frequentemente como um estilo pelos jovens. O G-SHOCK tornou-se primeiro sucesso de vendas nos Estados Unidos na década de 1980. A partir da década de 1990, sua popularidade se espalhou pelo Japão, Coréia do Sul, Hong Kong, Cingapura e outros países da Ásia, assim como na Alemanha e em outras partes da Europa. Desde seu lançamento no mercado, mais de 250 diferentes modelos do G-SHOCK foram lançados no mercado: à prova de condições extremas como barro e poeira (1985); com ponteiros (1989); com sensores internos de temperatura (1992); em titânio (1995); com receptores de ondas de rádio (2000); à prova de baixas temperaturas (2009); á prova de força gravitacional (2010); com a tecnologia original GPS Hybrid Wave Ceptor, para calibração automática da hora (2014); e com leitura de barômetro, altitude, e temperatura, além de tábua de maré e alerta para tempestades (2014).
No início de 2008, a CASIO lançou no mercado dois modelos comemorativos do relógio G-SHOCK, com designs que lembravam os modelos anteriores originalmente lançados na década de 1980, mas pela primeira vez em branco, dourado e preto. Os relógios eram modelos comemorativos para celebrar o 25º aniversário do primeiro relógio à prova de choque mais famoso do mundo. Uma das novidades mais recentes dessa linha é o G-SHOCK com tecnologia capaz de aguentar a pressão constante da força gravitacional e manter movimento estável. Atualmente, o G-SHOCK é adorado por homens e mulheres de todas as idades e de todas as partes do mundo. A marca também trabalha em parceria com designers, estilistas e músicos para lançar edições limitadas com desenhos personalizados de seu principal ícone. O G-SHOCK revolucionou o mercado e desafiou os conceitos de resistência e funcionalidade. Desde que foi lançado, assim como o tempo, não parou. Da energia solar ao bluetooth, sempre se manteve na vanguarda da tecnologia e do design. Ao longo de quase 40 anos, mais de 80 milhões de relógios G-SHOCK foram vendidos em cerca de 100 países. Um recorde surpreendente de vendas para uma única marca de relógios de pulso. Uma curiosidade: no início de 2018 o modelo G-SHOCK DW-5600E-1 recebeu um certificado do Livro de Recordes Guinness, após ser atropelado por um veículo de 24.9 toneladas e seguir funcionando perfeitamente, como o mais resistente do mundo.
A F1 como ferramenta de marketing
De 2009 a 2015 a marca japonesa foi parceira oficial da equipe de F1 RBR (Red Bull Racing). Além de dar suporte intenso à equipe, a CASIO fortaleceu a imagem da marca para os relógios masculinos totalmente de metal EDIFICE, que capturam a essência dos esportes motorizados com o movimento dos ponteiros, as funções de cronômetro e o design elegante. O logotipo da marca estava estampado nos uniformes dos pilotos, nas roupas dos demais integrantes da equipe e na parte frontal dos carros. Desde 2016 a marca é patrocinadora da Scuderia Toro Rosso (atual Scuderia AlphaTauri). Além de utilizar a imagem da equipe nas propagandas do EDIFICE, a CASIO também trabalha com a Scuderia AlphaTauri para lançar em parceria modelos de relógios especiais e de edição limitada.
A evolução visual
O logotipo da empresa passou apenas por uma grande remodelação em sua história. A identidade visual original da marca era composta apenas pelo nome CASIO, escrito com as letras interligadas. Somente em 1972 a CASIO adotou seu logotipo atual, na cor azul e com uma tipografia de letra moderna e marcante.
Os slogans
The Unexpected Extra.
Where miracles never cease. (anos de 1980)
Technology for life.
Creativity and Contribution.
Dados corporativos
Origem: Japão
Fundação: 1 de junho de 1957
Fundador: Tadao, Toshio, Kazuo e Yukio Kashio
Sede mundial: Tóquio, Japão
Proprietário da marca: Casio Computer Co. Ltd.
Capital aberto: Sim (1970)
CEO & Presidente: Kazuhiro Kashio
Faturamento: US$ 2.68 bilhões (2019)
Lucro: US$ 199.6 milhões (2019)
Valor de mercado: US$ 4.1 bilhões (abril/2020)
Presença global: 140 países
Presença no Brasil: Sim
Funcionários: 11.850
Segmento: Eletrônicos
Principais produtos: Calculadoras, relógios, instrumentos musicais e projetores
Concorrentes diretos: Sharp, Canon, HP, Epson, Sony, BenQ, Citizen, Seiko, Timex e Yamaha
Ícones: O relógio G-Shock
Slogan: Creativity and Contribution.
Website: www.casio-intl.com/br/pt/
A marca no mundo
A marca CASIO, que conta com uma linha extensa de produtos, incluindo relógios, projetores, instrumentos musicais eletrônicos (principalmente teclados), caixas registradoras, etiquetadoras e as famosas calculadoras, é comercializada em mais de 140 países ao redor do mundo. Em 2019 o mercado japonês foi responsável por mais de 31.7% do faturamento da empresa, que atingiu US$ 2.68 bilhões. As vendas de produtos voltados aos consumidores residenciais, como calculadoras, instrumentos musicais e relógios de pulso, respondem por 80% do valor total. Somente os relógios representam 50% do faturamento da CASIO.
Você sabia?
No dia 31 de dezembro de 2006 a CASIO conquistou um marco histórico em sua história ao atingir à marca de um bilhão de calculadoras vendidas.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Fonte: Mundo das Marcas, publicado em 26 de junho de 2006, atualizado em 19 de abril de 2020. Consultado pela última vez em 27 de maio de 2022.
---
Biografia – Relogiolandia
A empresa Casio foi criada no Japão em 1946 por Tadao Kashio, um engenheiro especializado em produção tecnológica. Hoje, os seus produtos mais famosos – calculadoras, instrumentos musicais, equipamento áudio, PDAs, máquinas fotográficas e relógios – são sinónimo de sucesso e de fiabilidade um pouco por todo o mundo.
O primeiro produto da empresa foi o “cachimbo yubiwa”, um anel para o dedo, onde era possível encaixar um cigarro aceso e fumá-lo até ao fim, enquanto o fumador ficava com as mãos livres para executar outras tarefas. O produto foi um sucesso enorme e Tadao Kashio investiu os lucros obtidos com essa invenção, no desenvolvimento de uma máquina com a qual ficou fascinado no Business Show de Ginza, em Tokyo, no ano de 1949 – a calculadora.
Em 1954, começa a produzir calculadoras electromecânicas do tamanho de mesas, mas já com algumas inovações relativamente a outros modelos – reduziu as teclas dos números para dez e os visores de três para um. Em 1957, apresentou ao mundo a primeira calculadora elétrica compacta e o modelo 14-A revela-se um êxito imediato, o que leva à criação da empresa Casio Computer. Em 1972, é lançado a Casio "Mini", uma calculadora pessoal que vendeu mais de 10 milhões de exemplares.
Dois anos depois, em 1974, a Casio apresenta o seu primeiro relógio digital – o Casiotron – com um calendário completo e totalmente automático. A década de 80 foi marcada pelo lançamento do primeiro teclado musical e sintetizador profissional da marca. No campo dos relógios, a grande revelação foi a criação do primeiro modelo G-Shock (um dos mais populares!) em 1983.
A aposta nas grandes evoluções tecnológicas continua e, em 1995, a Casio apresenta o primeiro relógio G-Shock com mostrador LCD, num ano marcado ainda pelo lançamento mundial da primeira máquina fotográfica digital – o QV-10.
Os relógios continuam a merecer a atenção da Casio que tem inovado em termos de modelos e de tecnologias, tendo sido a primeira a produzir um relógio-calculadora, que fizeram as delícias de jovens e adultos durante muito tempo. A marca foi ainda uma das primeiras a introduzir funções tão diversas como fusos horários diferentes, altitude, temperatura e pressão atmosférica actuais… e tudo isto no pulso!
Um dos modelos Casio mais populares é aquele que oferece a função dupla de relógio LCD e analógico, sendo que a gama “Wave Ceptors” vai ainda mais longe ao receber sinais horários diários de um relógio atómico, para estar sempre a horas!
Um dos mais recentes lançamentos da Casio aconteceu em 2007 com a apresentação do "Oceanus Manta OCW-S1000J" – funciona com energia solar e é o cronógrafo mais fino do mundo, com uma espessura de apenas 8.9mm.
Líderes inquestionáveis no design e produção de relógios digitais, as suas colecções oferecem modelos para todos os gostos: desde a inovação da “Protrek” e da “Collection”, aos ícones de estilo do “G-Shock” e os modelos exclusivamente femininos da “Baby-G”; passando pela robustez e durabilidade do “Casio Sport”, da “Phys” e da “Sea Pathfinder”; sem esquecer a tecnologia do “Wave Ceptor”.
Fonte: Relogiolandia, "Relogios Casio: uma história do Oriente". Consultado pela última vez em 27 de maio de 2022.
Crédito fotográfico: Logo da empresa. Consultado pela última vez em 27 de maio de 2022.
Casio Computer Co. Ltd. (Shibuya, Tóquio, Japão,1946) é uma empresa multinacional de origem japonesa fundada pelo engenheiro Tadao Kashio. Possui produtos eletrônicos como relógios de pulso, calculadoras, câmeras digitais e dicionários eletrônicos. Os relógios da marca são divididos entre as linhas G-Shock, Baby-G, Oceanus e Edifice. De forma geral, os relógios de pulso são conhecidos pela alta resistência, qualidade e bateria de longa duração. A marca inclui linhas coloridas e edições especiais, tornando os relógios também itens de coleção. A Casio também é uma das primeiras fabricantes de relógios a quartz, digitais e analógicos. Uma das pioneiras, também, na fabricação de relógios que podem exibir as horas em diferentes fusos horários e relógios com temperatura, pressão atmosférica, altitude e até mesmo a exibição da posição GPS. Sua variedade de produtos e influência no mercado com tendências, a Casio tornou-se uma das empresas mais conhecidas e respeitadas do mundo pela qualidade e resistência de seus produtos.
Biografia – Wikipédia
Seu primeiro produto lançado não foi eletrônico. Trata-se do cachimbo yubiwa, que era um anel onde era possível encaixar um cigarro aceso. Por curiosidade, o produto se tornou um grande sucesso, pois permitia fumar os cigarros por completo, além de deixar as mãos do fumante livres para trabalhar. Estas características eram importantes no Japão depois da Segunda Guerra Mundial, pois o preço dos cigarros era muito alto.
Em 1949 passou a investir os lucros obtidos com o cachimbo yubiwa para desenvolver calculadoras. Em 1954 passou a produzir calculadoras eletro-mecânicas do tamanho de mesas pelo preço de 485.000 ienes. Foi a primeira empresa a produzir uma calculadora elétrica compacta em 1957. No mesmo ano foi criada a Casio Computer Co. Ltd.
Os produtos começaram a ganhar popularidade nos Estados Unidos e Kashio começou a exportá-los nos anos 70. Em 1972 Casio lança o primeiro Casio Palm mini. E dando continuidade ao segmento eletrônico, Casio lança em 1975 Casiotron, um relógio digital capaz de mostrar ano, mês, data, hora, minutos e segundos. Nesta mesma época, Casio abre uma subsidiária no Reino Unido.
Em 1980 a companhia lançou Casiotone 201, um instrumento eletrônico musical. Nos anos 90 a empresa começa a comercializar LCDs (Displays de Cristal Líquido) e em 1995 lança a primeira câmera digital.
Em 2000 a empresa lança a primeira câmera embutida em relógio de pulso. E em 2002 a companhia entra definitivamente no mercado europeu com abertura do escritório na Alemanha, começando suas operações. Em 2004 a Casio e a Hitachi fundaram a Casio Hitachi Mobile Communications, uma joint venture focada em produção de celulares. Durante o mesmo ano a empresa produziu suas primeiras lentes usando cerâmicas transparentes que possibilitaram a criação do zoom de lentes para as câmeras.
Em 2006 Casio abre uma subsidiária responsável por vendas e marketing de câmeras e relógios na Espanha chamada Casio Espana. E no mesmo ano outra subsidiária em Miami, Flórida, (Estados Unidos) responsável pelo mercado da América Latina. Em abril de 2008, a subsidiária Casio México Marketing, S. de R. L. de C.V. foi aberta. Em setembro do mesmo ano, Casio também marca território na Rússia.
Em janeiro de 2009 Casio inaugurou uma nova subsidiária no Brasil, responsável apenas por vendas no Brasil, chamada Casio Brasil Comércio de Produtos Eletrônicos LTDA, localizada em São Paulo, Brasil. No mesmo ano a companhia também iniciou o mesmo processo na Itália, com a Casio Itália S.r.l..
Com o aumento da demanda no mercado emergente da América Latina, Casio decidiu fechar o escritório em Miami que era responsável pelo mercado da América Latina e juntar suas operações todas no Brasil, São Paulo. Desde outubro de 2011, o escritório de São Paulo acumulou funções para o mercado Latino Americano por completo.
Ex-CEO e um dos fundadores da Casio, Kazuo Kashio, morreu aos 89 anos.
Produtos
A empresa está dividida em dois segmentos: eletrônicos e componentes eletrônicos. A parte de eletrônicos se trata de produtos para o consumidor que é composta de câmeras digitais compactas, dicionários eletrônicos, calculadoras, relógios, instrumentos eletrônicos musicais assim como etiquetadoras. A divisão de relógios, por exemplo, conta com marcas consolidadas como G-Shock, Baby-G, Oceanus e Edifice. Já o segmento de componentes eletrônicos abrange soluções como caixas registradoras, impressoras de mesa e projetores para escritórios.
São marcas da empresa as câmeras Exilim, pianos digitais Privia, projetores PRO, os relógios G-Shock, Baby-G, Sheen e ProTrek. E a calculadora PRIZM.
Relógios
Na década de 1980, a empresa tornou-se conhecida pela variedade de modelos de seus relógios de pulso. Foi também uma das primeiras fabricantes de relógios a quartz, digitais e analógicos. Também começou a vender relógios com calculadora durante este tempo. Foi uma das pioneiras na fabricação de relógios que podem exibir as horas em diferentes fusos horários e relógios com temperatura, pressão atmosférica, altitude e até mesmo exibição da posição GPS.
A empresa é conhecida por seus diferentes modelos de relógios e influencia o mercado com tendências. Além da linha de relógios com a marca tradicional Casio, criou também as linhas G-Shock, Baby-G, Edifice, Sheen e Pro Trek.
G-Shock
G-Shock é uma marca de relógios conhecida pela alta resistência a impactos e a vibrações fortes. O primeiro G-Shock, modelo DW-5000C, foi projetado pelo engenheiro Kikuo Ibe e foi lançado em abril de 1983. Esses relógios tem bateria de longa duração, são todos à prova d’água 200 metros e projetados para suportar quedas de 10 metros de altura. São robustos e, por isso, são chamados de inquebráveis. A marca inclui linhas coloridas e edições especiais, tornando os relógios também itens de coleção. A linha está ligada ao esporte, à moda, à música e à arte. Por isso atrai muitos fãs de diferentes tribos, como pessoas que gostam de skate, bike e esportes radicais. Simpatizantes que gostam da cultura urbana ligadas a diferentes aspectos. Neste sentido, o G-Shock cresceu tanto no mundo, que a Casio criou o evento Shock the World, como forma de unir os amantes desta linha, para curtirem shows, performances e ficarem por dentro do que acontece com a marca.
Com o crescimento da demanda do relógio G-Shock, a empresa criou o evento Shock the World. Esse mesmo evento corre alguns países no mundo, reunindo tribos simpatizantes da marca. Normalmente são pessoas que gostam de esportes. No evento os consumidores ficam por dentro do que acontece com a marca e com os próximos lançamentos. O intuito do encontro é reunir tanto moda quanto cultura e arte.
No site especial do G-Shock há mais informações.
Baby-G
Baby-G é um relógio versão feminina da marca de relógios G-Shock. O primeiro modelo Baby-G foi lançado em dezembro de 1994 para atender o público feminino que se identificava com os modelos G-Shock. Os modelos de relógio da linha Baby-G tem design contemporâneo e estão disponíveis em cores variadas, e ainda carregam a estrutura à prova de choques e resistência à água igual ao G-Shock. Dentre suas linhas, destacam-se BGA-200, BDG-120P, BG-169R e BGA-114.
Edifice
Edifice é uma linha de relógios analógicos de metal diferenciados da empresa Casio, desenvolvidos para os padrões da Fórmula 1. A linha de relógios Edifice agrega tecnologia e design elegante com conceitos e padrões para um público mais adulto e executivo.
A Casio, através da linha Edifice é parceira e desenvolve anualmente edições especiais e limitadas com a escuderia Red Bull Racing de F-1 e patrocina equipe e os pilotos Sebastian Vettel, tetracampeão mundial de F1 e Mark Webber.
Sheen
Sheen é uma linha feminina mais sofisticada de relógios da empresa Casio. É elegante e delicada. Utiliza uma seleção de materiais e mostradores com pedras, brilho e muita feminilidade.
Na linha Sheen, destacam-se SHN-5010, SHN-3016 e SHN-5012L.
Pro Trek
A linha de relógios Pro Trek, é voltada para praticantes e amantes dos esportes radicais extremos e aventuras ao ar livre. Os modelos de relógio Pro Trek possuem sensores para monitorar fatores climáticos e naturais, como barômetro, termômetro e altímetro, além de bússola e gráfico de altitude.
Na linha Pro-Trek, destacam-se PRG-500 e PRG-200.
Instrumentos Eletrônicos Musicais
A Casio também possui produção de instrumentos eletrônicos musicais, como pianos digitais, teclados e baterias digitais. As marcas conhecidas são: Privia e Celviano.
Instrumentos Musicais
Em 1980 a empresa lançou o Casiotone 201, o seu primeiro teclado eletrônico. O aparelho compacto reproduzia os sons de vários instrumentos, sendo vendido mundialmente. Em seguida, desenvolveu vários recursos que somente foram possíveis com uso da tecnologia de instrumentos digitais. Isso inclui auto acompanhamento com um toque, capacidade de memória para gravação e reprodução de músicas, reprodução automática, função guia de melodia para orientar os usuários durante a reprodução de uma música, iluminando as teclas e tecnologia de "amostras" para a gravação de sons a serem usados como fontes. A Casio também expandiu a classe de instrumentos para pessoas que gostam de criar música, lançando baterias, guitarras e instrumentos de sopro digitais. Além dos teclados eletrônicos, nos últimos anos, a empresa tem lançado pianos digitais.
Calculadoras
Lançada em 1957, a calculadora 14-A se posicionou no mercado com seu novo e revolucionário formato, usando 342 relés elétricos que efetuavam operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com até 14 dígitos.
Em setembro de 1965, a empresa lançou a 001, a primeira calculadora eletrônica do mundo com função de memória. No ano seguinte, começa a exportar para os Estados Unidos e Europa, iniciando sua caminhada rumo ao mercado global. As calculadoras Casio foram bem recebidas em todo o mundo, e sua produção total alcançou a marca de 100.000 unidades em 1969.
Na segunda metade dos anos de 1960, houve uma grande explosão no número de fabricantes de calculadoras a despontar no mercado. Em seu ápice, esse número chegou a 50 fabricantes, criando-se assim uma competição acirrada, e a partir dai o termo “guerra das calculadoras” cunhou-se. Contudo, essa concorrência estava confinada ao limitado mercado de calculadoras para escritório. Em agosto de 1972, a empresa lançou a Casio Mini, que era vendida pelo preço de 12.800 ienes, um valor ousado que objetivava mantê-la acessível ao público em geral. A Casio Mini foi um estouro de vendas, atingindo a marca de 1 milhão de unidades em 10 meses.
Em 1974 as vendas de calculadoras em âmbito mundial chegaram a 10 milhões. Esse foi o momento da grande virada — a concorrência de preços entre os fabricantes de calculadoras chegou a seu clímax, e uma após a outra, as empresas foram abandonando o mercado. No momento seguinte, o mercado entra de cabeça no desenvolvimento de produtos menores e mais compactos. Em 1983, a Casio desenvolveu a SL-800, tão fina quanto um cartão de crédito: 0,8 mm de espessura. Isso pôs fim à corrida pela “menor e mais compacta”. O número total de calculadoras vendidas chega a 100 milhões de unidades em 1980.
Após atingir sua meta máxima em espessura mínima ao criar a SL-800, a companhia segue a tendência do mercado e concentra seus esforços em funcionalidade. Em 1985, a Casio desenvolveu a fx-7000G, a primeira calculadora científica a oferecer funcionalidade gráfica. Em 2004, a empresa desenvolveu uma calculadora científica capaz de exibir frações, raiz quadrada e outros símbolos usados nos livros. Em 31 de dezembro de 2006 a empresa atingiu 1 bilhão de calculadoras vendidas.
Etiquetadoras
A empresa fabricou 60 etiquetadoras que proporcionam a criação de etiquetas atraentes e chamativas para várias finalidades, como organização de instalações de plantas industriais, pastas de escritórios, materiais de laboratórios, fotos em casa e etc. Há modelos mais básicos que oferecem 1 linha com 4 dígitos até modelos com 4 linhas e 16 dígitos.
Dicionários Eletrônicos
A empresa também criou e produziu modelos de dicionários eletrônicos que são úteis no dia a dia. Possui modelos básicos até avançados com até 12 dicionários instalados. Telas de LCD permitem visualizar figuras com cores vivas. O modelo mais avançado também permite a reprodução de voz.
Projetores
A Casio possui em seu portfolio de projetores quatro diferentes linhas. São elas: Green Slim, Standard, Short-throw e PRO. Todas as linhas são ecologicamente sustentáveis devido à ausência de mercúrio na fonte de luz.
A empresa usufrui também do sistema óptico DLP - Processamento Digital de luz (Digital Light Processing) da fabricante Texas Instruments, com tipo de projeção DMD - Dispositivo Microespelhado Digital ou Digital Micromirror Device (DMD). A geração da imagem ocorre através de micro espelhos ativados por semicondutores.
A fonte de luz desses projetores tem vida útil de 20 mil horas e não desenvolvem degradação de brilho ou da intensidade da luz, segundo o fabricante. A fonte de luz híbrida de Laser e o LED é uma tecnologia desenvolvida e patenteada pela empresa. Os aparelhos apresentam longa durabilidade e reproduzem vastos espectros de luz com projeções de 2500 a 4000 lumens.
Celulares
A Casio começou a produzir celulares em 1995 com o PH-100 no Japão, em 2002 lançou seu primeiro celular com câmera, em 2004 fez uma joint venture com a Hitachi, em 2010 a divisão de celulares foi integrada a NEC.
A fonte de luz hibrida de Laser e LED
As lampadas de alta pressão de mercúrio utilizadas no mercado de projetores possuem menor custo de fabricação e possuem vida útil de 2 mil horas com degradação de brilho e intensidade da luz. A fonte de luz híbrida de laser e LED possui alto custo de fabricação, porém possui durabilidade de 20 mil horas (o que são 15 anos de utilização de 220 dias por ano a 6 horas por dia) e quando ativa o DMD - Dispositivo Microespelhado Digital reproduz diferente spectro de cores devido maior gama de comprimentos de onda dos feixes de luz gerados pelo Laser e pelo LED conforme spectro de cores gerados pela fonte híbrida e pela fonte de luz com mercúrio.
Tecnologia HDR Art
Essa tecnologia pertence ao segmento de câmeras Casio – Exilim. É um efeito que pode ser dado no momento da do clique que atribui à imagem uma ideia de arte. Isso acontece com a exposição saturada das cores e dos planos na imagem. Algumas câmeras possuem a opção direta para o efeito, como HDR-100 e HDR 200. HDR vem do inglês e significa High Definition Resolution.
Evento Shock the World
Com o crescimento da demanda do relógio G-Shock, a empresa criou o evento Shock the World. Esse mesmo evento corre alguns países no mundo, reunindo tribos simpatizantes da marca. Normalmente são pessoas que gostam de esportes. No evento os consumidores ficam por dentro do que acontece com a marca e com os lançamentos próximos. O intuito do encontro é reunir tanto moda quanto cultura e arte. No site especial do G-Shock há mais informações.
Edifice & Red Bull Racing
A Casio é parceira da Red Bull Racing através do relógio Edifice. Este relógio analógico de metal foi desenvolvido para os padrões da Fórmula 1. A estratégia de corridas desafiadoras e experientes com tecnologia de última geração junto com o conceito de Velocidade e Inteligência deram espaço para essa parceria, iniciada em 2009. Os dois pilotos oficiais do relógio são Sebastian Vettel e Mark Webber.
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 27 de maio de 2022.
---
Biografia — Mundo das Marcas
Fazer cálculos rapidamente em qualquer lugar, projetar imagens com qualidade, ver as horas e até ouvir rádio em relógios de pulso, ou mesmo consultar o significado de uma palavra em um dicionário eletrônico. Os produtos da japonesa CASIO, que invariavelmente cabem dentro de qualquer bolso por serem leves e finos, utilizam as mais modernas tecnologias para facilitar a vida dos consumidores, esteja ele onde estiver.
A história
A história começou em abril de 1946 quando Tadao Kashio, um engenheiro especializado em tecnologia, fundou a empresa Kashio Seisakusho na cidade de Tóquio. O primeiro produto fabricado pela nova empresa foi o cachimbo yubiwa, um anel com uma boquilha para o dedo, com o qual era possível encaixar um cigarro aceso. O produto rapidamente se tornou um grande sucesso, pois permitia fumar os cigarros até o fim, além de deixar as mãos do fumante livres para trabalhar. Estas características eram importantes em um Japão que vivia um período pós-guerra, pois o preço dos cigarros era muito alto. O rumo da empresa começou a mudar em 1949 quando Toshio convenceu seu irmão, fundador da empresa, a investir os lucros obtidos com as vendas do cachimbo yubiwa para desenvolver uma máquina com a qual ficou fascinado, apresentada no Business Show de Ginza, em Tóquio: a calculadora. A maioria das calculadoras daquela época utilizava engrenagens e podia ser operada à mão com uma manivela ou usando um motor.
Finalmente, em 1954, depois de intensas pesquisas e desenvolvimento, a empresa passou a produzir calculadoras eletromecânicas do tamanho de mesas pelo preço de 485.000 ienes. O produto já apresentava algumas inovações em relação a outros modelos como a redução das teclas dos números para dez e os visores de três para um. Como essas calculadoras eram grandes e caras, Tadao, juntamente com seus três irmãos mais novos (Toshio, Kazuo e Yukio), resolveram desenvolver uma calculadora compacta que usava apenas circuitos elétricos, no tempo em que a única tecnologia disponível se resumia a calculadoras mecânicas que funcionavam com engrenagens. O modelo inicial chamado de 14-A (efetuava operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com até 14 dígitos) foi lançado em 1957 juntamente com a mudança de nome da empresa para CASIO COMPUTER no dia 1 de junho, data que a empresa considera sua fundação. O nome CASIO era uma versão latinizada de Kashio. Rapidamente a empresa expandiu sua linha de produtos para calculadoras científicas, específicas para aplicações técnicas e em escritórios.
Em setembro de 1965 introduziu no mercado o modelo 001, a primeira calculadora eletrônica do mundo com função de memória. No ano seguinte, a empresa começou a exportar para os Estados Unidos e Europa, iniciando sua caminhada rumo ao mercado global. As calculadoras da CASIO foram bem recebidas em todo o mundo, e sua produção total alcançou a marca de 100.000 unidades em 1969. Pouco depois, em 1972, foi lançada a CASIO MINI, uma calculadora que cabia na palma da mão e revolucionou o mercado, tornando este útil equipamento popular na vida cotidiana da maioria das pessoas. O novo modelo se tornou um enorme sucesso, vendendo mais de 10 milhões de unidades no mundo todo. A diversificação de sua linha de produtos teve início em 1974, quando a empresa ingressou no segmento de relógios com o lançamento do CASIOTRON, um relógio digital de pulso capaz de mostrar o calendário completo (ano, mês, dia, hora, minutos e segundos), além de ser totalmente automático. Dois anos mais tarde um novo produto foi adicionado a sua linha: as caixas registradoras elétricas.
A década de 1980 começou com o lançamento de um novo produto no mercado, o CASIOTONE 201, um teclado musical eletrônico com 49 teclas, alto falante embutido, 29 sons predefinidos, caixa de madeira, polifonia de 8 notas, capaz de reproduzir o som de vários instrumentos. No ano seguinte foi lançada a calculadora reabastecida com luz solar e, pouco depois, o sintetizador profissional da marca, além do dicionário eletrônico. Mas foi em abril de 1983 que a CASIO realmente se tornaria famosa no mundo inteiro com a criação e lançamento do seu produto de maior sucesso, o relógio G-SHOCK, que tinha como principal característica à resistência ao choque ou quedas. O sucesso do relógio foi tanto, que na década seguinte, ocorreu o lançamento, em 1991, do relógio Baby-G, versão feminina do relógio. Apesar do lançamento do relógio monopolizar as atenções, ainda em 1983 a CASIO introduziu no mercado grandes inovações, como por exemplo, a primeira TV LCD de bolso e uma calculadora que possuía o tamanho de um cartão de crédito (0,8 mm de espessura). Pouco depois, em 1985, a marca inovou mais uma vez ao apresentar sua primeira calculadora científica a oferecer funcionalidade gráfica, que se tornou um enorme sucesso em vendas.
O final dos anos de 1980 foi produtivo para a empresa, especialmente com a diversificação de sua linha de produtos através do lançamento de um modelo de câmera eletrônica (1987) e das etiquetadoras, estas introduzidas em 1991. A aposta nas grandes evoluções tecnológicas continuou e, em 1995, a CASIO apresentou o primeiro relógio G-SHOCK com monitor LCD, em um ano marcado ainda pelo lançamento mundial da primeira máquina fotográfica digital, batizada de QV-10, a primeira no mundo com uma tela LCD, para que o usuário pudesse visualizar as fotos instantes após elas serem tiradas; além do palmtop CASSIOPEIA (introduzido em 1996) e do videofone para uso doméstico.
Os relógios continuaram a merecer a atenção da CASIO que inovou em termos de modelos e tecnologias, tendo sido a primeira a produzir um relógio com calculadora, o primeiro relógio de pulso com GPS (1999), o primeiro relógio de pulso do mundo com câmera (1999), com MP3 Player (2000), além do relógio de pulso com bateria solar controlado por rádio (2001). A marca foi ainda uma das primeiras a introduzir funções tão diversas como fusos horários diferentes, mostradores de altitude, temperatura e pressão atmosférica. E tudo isto em um relógio de pulso. Em 2000 a marca lançou a linha EDIFICE de cronógrafos esportivos de alto desempenho que combinam um design dinâmico com tecnologia de ponta. Com o lançamento da linha Prívia, em 2002, a CASIO retornou ao mercado profissional de música ao oferecer um piano digital de qualidade e preço competitivo.
Outro produto da marca que faria enorme sucesso seria a linha de câmeras digitais CASIO EXILIM, com o primeiro modelo introduzido em 2002. Essa câmera revolucionou o segmento, pois era do tamanho de um cartão e tão fina que era possível carregá-la para qualquer lugar. No segmento de máquinas fotográficas, um número notável de inovações foi introduzido pela CASIO, como por exemplo, a primeira com visor de LCD, a primeira com 3 megapixel, o primeiro modelo ultracompacto e a primeira a incorporar a tecnologia de cerâmicas nas lentes. Em 2003 a marca lançou seu primeiro projetor, segmento na qual faria grande sucesso. E no ano seguinte, apresentou uma calculadora científica capaz de exibir frações, raiz quadrada e outros símbolos usados nos livros. Um dos mais inovadores lançamentos da CASIO aconteceu em 2007 com a apresentação do “Oceanus Manta OCW-S1000J”, um relógio que funcionava com energia solar e era o cronógrafo mais fino do mundo, com uma espessura de apenas 8.9 mm. Em 2010, com o desenvolvimento da fonte de luz Laser&LED híbrido da CASIO - fonte de luz livre de mercúrio - o segmento ganhou projetores que contribuem com a sustentabilidade e o meio ambiente. Pouco depois, em 2011, a empresa japonesa apresentou a calculadora científica FX-CG20, primeiro modelo do mundo com tela totalmente colorida.
Durante sua rica história a CASIO potencializou as suas tecnologias avançado rumo a novas áreas de negócio como relógios, câmeras digitais, dicionários eletrônicos, instrumentos musicais, entre outros. O dinamismo da marca japonesa advém da sua extraordinária capacidade para desenvolver produtos inovadores que satisfazem necessidades não manifestas, mas universais.
Um ícone
“Relógios são finos e frágeis - era isso o que dizia o bom senso. E nós decidimos desafiá-lo”. Assim dizia Kikuo Ibe, o homem que liderou a equipe de desenvolvimento do G-SHOCK. Em 1981 sua equipe de pesquisadores trouxe à tona a ideia do “Triple Ten”, ou seja, desenvolver um relógio que tivesse 10 anos de vida útil, resistência a profundidades embaixo d’água de até 10 metros e suportasse o impacto de uma queda de 10 metros de altura. Em 1983, o primeiro G-SHOCK foi lançado no mercado com o nome “DW-5000C”. O G-SHOCK originou-se da determinação da CASIO de transformar a ideia convencional que um relógio sempre tem que ser manuseado cuidadosamente uma vez que ele pode ser danificado facilmente. Quando foi introduzida, essa ideia marcou características à prova de choque trazida de um novo conceito revolucionário sobre o relógio de pulso. Com designs de alta qualidade que expressam beleza funcional, o G-SHOCK também reinventou a imagem do relógio digital, tornando-o parte fundamental da cultura juvenil. Inicialmente, o G-SHOCK chamou a atenção de jovens entusiastas de esportes de rua, como os skatistas e patinadores. O estilo robusto e o formato inconfundível do relógio, com prova de choque superior, atraíram a sensibilidade destes jovens, muitos deles suscetíveis a queda pelo esporte que praticavam. Além disso, muitos o adotaram como estilo para expressar suas personalidades.
Gradualmente, essa sensibilidade foi adotada pelos jovens da tendência predominante. Isso levou o G-SHOCK a tornar-se rapidamente o primeiro relógio digital a ser usado frequentemente como um estilo pelos jovens. O G-SHOCK tornou-se primeiro sucesso de vendas nos Estados Unidos na década de 1980. A partir da década de 1990, sua popularidade se espalhou pelo Japão, Coréia do Sul, Hong Kong, Cingapura e outros países da Ásia, assim como na Alemanha e em outras partes da Europa. Desde seu lançamento no mercado, mais de 250 diferentes modelos do G-SHOCK foram lançados no mercado: à prova de condições extremas como barro e poeira (1985); com ponteiros (1989); com sensores internos de temperatura (1992); em titânio (1995); com receptores de ondas de rádio (2000); à prova de baixas temperaturas (2009); á prova de força gravitacional (2010); com a tecnologia original GPS Hybrid Wave Ceptor, para calibração automática da hora (2014); e com leitura de barômetro, altitude, e temperatura, além de tábua de maré e alerta para tempestades (2014).
No início de 2008, a CASIO lançou no mercado dois modelos comemorativos do relógio G-SHOCK, com designs que lembravam os modelos anteriores originalmente lançados na década de 1980, mas pela primeira vez em branco, dourado e preto. Os relógios eram modelos comemorativos para celebrar o 25º aniversário do primeiro relógio à prova de choque mais famoso do mundo. Uma das novidades mais recentes dessa linha é o G-SHOCK com tecnologia capaz de aguentar a pressão constante da força gravitacional e manter movimento estável. Atualmente, o G-SHOCK é adorado por homens e mulheres de todas as idades e de todas as partes do mundo. A marca também trabalha em parceria com designers, estilistas e músicos para lançar edições limitadas com desenhos personalizados de seu principal ícone. O G-SHOCK revolucionou o mercado e desafiou os conceitos de resistência e funcionalidade. Desde que foi lançado, assim como o tempo, não parou. Da energia solar ao bluetooth, sempre se manteve na vanguarda da tecnologia e do design. Ao longo de quase 40 anos, mais de 80 milhões de relógios G-SHOCK foram vendidos em cerca de 100 países. Um recorde surpreendente de vendas para uma única marca de relógios de pulso. Uma curiosidade: no início de 2018 o modelo G-SHOCK DW-5600E-1 recebeu um certificado do Livro de Recordes Guinness, após ser atropelado por um veículo de 24.9 toneladas e seguir funcionando perfeitamente, como o mais resistente do mundo.
A F1 como ferramenta de marketing
De 2009 a 2015 a marca japonesa foi parceira oficial da equipe de F1 RBR (Red Bull Racing). Além de dar suporte intenso à equipe, a CASIO fortaleceu a imagem da marca para os relógios masculinos totalmente de metal EDIFICE, que capturam a essência dos esportes motorizados com o movimento dos ponteiros, as funções de cronômetro e o design elegante. O logotipo da marca estava estampado nos uniformes dos pilotos, nas roupas dos demais integrantes da equipe e na parte frontal dos carros. Desde 2016 a marca é patrocinadora da Scuderia Toro Rosso (atual Scuderia AlphaTauri). Além de utilizar a imagem da equipe nas propagandas do EDIFICE, a CASIO também trabalha com a Scuderia AlphaTauri para lançar em parceria modelos de relógios especiais e de edição limitada.
A evolução visual
O logotipo da empresa passou apenas por uma grande remodelação em sua história. A identidade visual original da marca era composta apenas pelo nome CASIO, escrito com as letras interligadas. Somente em 1972 a CASIO adotou seu logotipo atual, na cor azul e com uma tipografia de letra moderna e marcante.
Os slogans
The Unexpected Extra.
Where miracles never cease. (anos de 1980)
Technology for life.
Creativity and Contribution.
Dados corporativos
Origem: Japão
Fundação: 1 de junho de 1957
Fundador: Tadao, Toshio, Kazuo e Yukio Kashio
Sede mundial: Tóquio, Japão
Proprietário da marca: Casio Computer Co. Ltd.
Capital aberto: Sim (1970)
CEO & Presidente: Kazuhiro Kashio
Faturamento: US$ 2.68 bilhões (2019)
Lucro: US$ 199.6 milhões (2019)
Valor de mercado: US$ 4.1 bilhões (abril/2020)
Presença global: 140 países
Presença no Brasil: Sim
Funcionários: 11.850
Segmento: Eletrônicos
Principais produtos: Calculadoras, relógios, instrumentos musicais e projetores
Concorrentes diretos: Sharp, Canon, HP, Epson, Sony, BenQ, Citizen, Seiko, Timex e Yamaha
Ícones: O relógio G-Shock
Slogan: Creativity and Contribution.
Website: www.casio-intl.com/br/pt/
A marca no mundo
A marca CASIO, que conta com uma linha extensa de produtos, incluindo relógios, projetores, instrumentos musicais eletrônicos (principalmente teclados), caixas registradoras, etiquetadoras e as famosas calculadoras, é comercializada em mais de 140 países ao redor do mundo. Em 2019 o mercado japonês foi responsável por mais de 31.7% do faturamento da empresa, que atingiu US$ 2.68 bilhões. As vendas de produtos voltados aos consumidores residenciais, como calculadoras, instrumentos musicais e relógios de pulso, respondem por 80% do valor total. Somente os relógios representam 50% do faturamento da CASIO.
Você sabia?
No dia 31 de dezembro de 2006 a CASIO conquistou um marco histórico em sua história ao atingir à marca de um bilhão de calculadoras vendidas.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Fonte: Mundo das Marcas, publicado em 26 de junho de 2006, atualizado em 19 de abril de 2020. Consultado pela última vez em 27 de maio de 2022.
---
Biografia – Relogiolandia
A empresa Casio foi criada no Japão em 1946 por Tadao Kashio, um engenheiro especializado em produção tecnológica. Hoje, os seus produtos mais famosos – calculadoras, instrumentos musicais, equipamento áudio, PDAs, máquinas fotográficas e relógios – são sinónimo de sucesso e de fiabilidade um pouco por todo o mundo.
O primeiro produto da empresa foi o “cachimbo yubiwa”, um anel para o dedo, onde era possível encaixar um cigarro aceso e fumá-lo até ao fim, enquanto o fumador ficava com as mãos livres para executar outras tarefas. O produto foi um sucesso enorme e Tadao Kashio investiu os lucros obtidos com essa invenção, no desenvolvimento de uma máquina com a qual ficou fascinado no Business Show de Ginza, em Tokyo, no ano de 1949 – a calculadora.
Em 1954, começa a produzir calculadoras electromecânicas do tamanho de mesas, mas já com algumas inovações relativamente a outros modelos – reduziu as teclas dos números para dez e os visores de três para um. Em 1957, apresentou ao mundo a primeira calculadora elétrica compacta e o modelo 14-A revela-se um êxito imediato, o que leva à criação da empresa Casio Computer. Em 1972, é lançado a Casio "Mini", uma calculadora pessoal que vendeu mais de 10 milhões de exemplares.
Dois anos depois, em 1974, a Casio apresenta o seu primeiro relógio digital – o Casiotron – com um calendário completo e totalmente automático. A década de 80 foi marcada pelo lançamento do primeiro teclado musical e sintetizador profissional da marca. No campo dos relógios, a grande revelação foi a criação do primeiro modelo G-Shock (um dos mais populares!) em 1983.
A aposta nas grandes evoluções tecnológicas continua e, em 1995, a Casio apresenta o primeiro relógio G-Shock com mostrador LCD, num ano marcado ainda pelo lançamento mundial da primeira máquina fotográfica digital – o QV-10.
Os relógios continuam a merecer a atenção da Casio que tem inovado em termos de modelos e de tecnologias, tendo sido a primeira a produzir um relógio-calculadora, que fizeram as delícias de jovens e adultos durante muito tempo. A marca foi ainda uma das primeiras a introduzir funções tão diversas como fusos horários diferentes, altitude, temperatura e pressão atmosférica actuais… e tudo isto no pulso!
Um dos modelos Casio mais populares é aquele que oferece a função dupla de relógio LCD e analógico, sendo que a gama “Wave Ceptors” vai ainda mais longe ao receber sinais horários diários de um relógio atómico, para estar sempre a horas!
Um dos mais recentes lançamentos da Casio aconteceu em 2007 com a apresentação do "Oceanus Manta OCW-S1000J" – funciona com energia solar e é o cronógrafo mais fino do mundo, com uma espessura de apenas 8.9mm.
Líderes inquestionáveis no design e produção de relógios digitais, as suas colecções oferecem modelos para todos os gostos: desde a inovação da “Protrek” e da “Collection”, aos ícones de estilo do “G-Shock” e os modelos exclusivamente femininos da “Baby-G”; passando pela robustez e durabilidade do “Casio Sport”, da “Phys” e da “Sea Pathfinder”; sem esquecer a tecnologia do “Wave Ceptor”.
Fonte: Relogiolandia, "Relogios Casio: uma história do Oriente". Consultado pela última vez em 27 de maio de 2022.
Crédito fotográfico: Logo da empresa. Consultado pela última vez em 27 de maio de 2022.
Casio Computer Co. Ltd. (Shibuya, Tóquio, Japão,1946) é uma empresa multinacional de origem japonesa fundada pelo engenheiro Tadao Kashio. Possui produtos eletrônicos como relógios de pulso, calculadoras, câmeras digitais e dicionários eletrônicos. Os relógios da marca são divididos entre as linhas G-Shock, Baby-G, Oceanus e Edifice. De forma geral, os relógios de pulso são conhecidos pela alta resistência, qualidade e bateria de longa duração. A marca inclui linhas coloridas e edições especiais, tornando os relógios também itens de coleção. A Casio também é uma das primeiras fabricantes de relógios a quartz, digitais e analógicos. Uma das pioneiras, também, na fabricação de relógios que podem exibir as horas em diferentes fusos horários e relógios com temperatura, pressão atmosférica, altitude e até mesmo a exibição da posição GPS. Sua variedade de produtos e influência no mercado com tendências, a Casio tornou-se uma das empresas mais conhecidas e respeitadas do mundo pela qualidade e resistência de seus produtos.
Biografia – Wikipédia
Seu primeiro produto lançado não foi eletrônico. Trata-se do cachimbo yubiwa, que era um anel onde era possível encaixar um cigarro aceso. Por curiosidade, o produto se tornou um grande sucesso, pois permitia fumar os cigarros por completo, além de deixar as mãos do fumante livres para trabalhar. Estas características eram importantes no Japão depois da Segunda Guerra Mundial, pois o preço dos cigarros era muito alto.
Em 1949 passou a investir os lucros obtidos com o cachimbo yubiwa para desenvolver calculadoras. Em 1954 passou a produzir calculadoras eletro-mecânicas do tamanho de mesas pelo preço de 485.000 ienes. Foi a primeira empresa a produzir uma calculadora elétrica compacta em 1957. No mesmo ano foi criada a Casio Computer Co. Ltd.
Os produtos começaram a ganhar popularidade nos Estados Unidos e Kashio começou a exportá-los nos anos 70. Em 1972 Casio lança o primeiro Casio Palm mini. E dando continuidade ao segmento eletrônico, Casio lança em 1975 Casiotron, um relógio digital capaz de mostrar ano, mês, data, hora, minutos e segundos. Nesta mesma época, Casio abre uma subsidiária no Reino Unido.
Em 1980 a companhia lançou Casiotone 201, um instrumento eletrônico musical. Nos anos 90 a empresa começa a comercializar LCDs (Displays de Cristal Líquido) e em 1995 lança a primeira câmera digital.
Em 2000 a empresa lança a primeira câmera embutida em relógio de pulso. E em 2002 a companhia entra definitivamente no mercado europeu com abertura do escritório na Alemanha, começando suas operações. Em 2004 a Casio e a Hitachi fundaram a Casio Hitachi Mobile Communications, uma joint venture focada em produção de celulares. Durante o mesmo ano a empresa produziu suas primeiras lentes usando cerâmicas transparentes que possibilitaram a criação do zoom de lentes para as câmeras.
Em 2006 Casio abre uma subsidiária responsável por vendas e marketing de câmeras e relógios na Espanha chamada Casio Espana. E no mesmo ano outra subsidiária em Miami, Flórida, (Estados Unidos) responsável pelo mercado da América Latina. Em abril de 2008, a subsidiária Casio México Marketing, S. de R. L. de C.V. foi aberta. Em setembro do mesmo ano, Casio também marca território na Rússia.
Em janeiro de 2009 Casio inaugurou uma nova subsidiária no Brasil, responsável apenas por vendas no Brasil, chamada Casio Brasil Comércio de Produtos Eletrônicos LTDA, localizada em São Paulo, Brasil. No mesmo ano a companhia também iniciou o mesmo processo na Itália, com a Casio Itália S.r.l..
Com o aumento da demanda no mercado emergente da América Latina, Casio decidiu fechar o escritório em Miami que era responsável pelo mercado da América Latina e juntar suas operações todas no Brasil, São Paulo. Desde outubro de 2011, o escritório de São Paulo acumulou funções para o mercado Latino Americano por completo.
Ex-CEO e um dos fundadores da Casio, Kazuo Kashio, morreu aos 89 anos.
Produtos
A empresa está dividida em dois segmentos: eletrônicos e componentes eletrônicos. A parte de eletrônicos se trata de produtos para o consumidor que é composta de câmeras digitais compactas, dicionários eletrônicos, calculadoras, relógios, instrumentos eletrônicos musicais assim como etiquetadoras. A divisão de relógios, por exemplo, conta com marcas consolidadas como G-Shock, Baby-G, Oceanus e Edifice. Já o segmento de componentes eletrônicos abrange soluções como caixas registradoras, impressoras de mesa e projetores para escritórios.
São marcas da empresa as câmeras Exilim, pianos digitais Privia, projetores PRO, os relógios G-Shock, Baby-G, Sheen e ProTrek. E a calculadora PRIZM.
Relógios
Na década de 1980, a empresa tornou-se conhecida pela variedade de modelos de seus relógios de pulso. Foi também uma das primeiras fabricantes de relógios a quartz, digitais e analógicos. Também começou a vender relógios com calculadora durante este tempo. Foi uma das pioneiras na fabricação de relógios que podem exibir as horas em diferentes fusos horários e relógios com temperatura, pressão atmosférica, altitude e até mesmo exibição da posição GPS.
A empresa é conhecida por seus diferentes modelos de relógios e influencia o mercado com tendências. Além da linha de relógios com a marca tradicional Casio, criou também as linhas G-Shock, Baby-G, Edifice, Sheen e Pro Trek.
G-Shock
G-Shock é uma marca de relógios conhecida pela alta resistência a impactos e a vibrações fortes. O primeiro G-Shock, modelo DW-5000C, foi projetado pelo engenheiro Kikuo Ibe e foi lançado em abril de 1983. Esses relógios tem bateria de longa duração, são todos à prova d’água 200 metros e projetados para suportar quedas de 10 metros de altura. São robustos e, por isso, são chamados de inquebráveis. A marca inclui linhas coloridas e edições especiais, tornando os relógios também itens de coleção. A linha está ligada ao esporte, à moda, à música e à arte. Por isso atrai muitos fãs de diferentes tribos, como pessoas que gostam de skate, bike e esportes radicais. Simpatizantes que gostam da cultura urbana ligadas a diferentes aspectos. Neste sentido, o G-Shock cresceu tanto no mundo, que a Casio criou o evento Shock the World, como forma de unir os amantes desta linha, para curtirem shows, performances e ficarem por dentro do que acontece com a marca.
Com o crescimento da demanda do relógio G-Shock, a empresa criou o evento Shock the World. Esse mesmo evento corre alguns países no mundo, reunindo tribos simpatizantes da marca. Normalmente são pessoas que gostam de esportes. No evento os consumidores ficam por dentro do que acontece com a marca e com os próximos lançamentos. O intuito do encontro é reunir tanto moda quanto cultura e arte.
No site especial do G-Shock há mais informações.
Baby-G
Baby-G é um relógio versão feminina da marca de relógios G-Shock. O primeiro modelo Baby-G foi lançado em dezembro de 1994 para atender o público feminino que se identificava com os modelos G-Shock. Os modelos de relógio da linha Baby-G tem design contemporâneo e estão disponíveis em cores variadas, e ainda carregam a estrutura à prova de choques e resistência à água igual ao G-Shock. Dentre suas linhas, destacam-se BGA-200, BDG-120P, BG-169R e BGA-114.
Edifice
Edifice é uma linha de relógios analógicos de metal diferenciados da empresa Casio, desenvolvidos para os padrões da Fórmula 1. A linha de relógios Edifice agrega tecnologia e design elegante com conceitos e padrões para um público mais adulto e executivo.
A Casio, através da linha Edifice é parceira e desenvolve anualmente edições especiais e limitadas com a escuderia Red Bull Racing de F-1 e patrocina equipe e os pilotos Sebastian Vettel, tetracampeão mundial de F1 e Mark Webber.
Sheen
Sheen é uma linha feminina mais sofisticada de relógios da empresa Casio. É elegante e delicada. Utiliza uma seleção de materiais e mostradores com pedras, brilho e muita feminilidade.
Na linha Sheen, destacam-se SHN-5010, SHN-3016 e SHN-5012L.
Pro Trek
A linha de relógios Pro Trek, é voltada para praticantes e amantes dos esportes radicais extremos e aventuras ao ar livre. Os modelos de relógio Pro Trek possuem sensores para monitorar fatores climáticos e naturais, como barômetro, termômetro e altímetro, além de bússola e gráfico de altitude.
Na linha Pro-Trek, destacam-se PRG-500 e PRG-200.
Instrumentos Eletrônicos Musicais
A Casio também possui produção de instrumentos eletrônicos musicais, como pianos digitais, teclados e baterias digitais. As marcas conhecidas são: Privia e Celviano.
Instrumentos Musicais
Em 1980 a empresa lançou o Casiotone 201, o seu primeiro teclado eletrônico. O aparelho compacto reproduzia os sons de vários instrumentos, sendo vendido mundialmente. Em seguida, desenvolveu vários recursos que somente foram possíveis com uso da tecnologia de instrumentos digitais. Isso inclui auto acompanhamento com um toque, capacidade de memória para gravação e reprodução de músicas, reprodução automática, função guia de melodia para orientar os usuários durante a reprodução de uma música, iluminando as teclas e tecnologia de "amostras" para a gravação de sons a serem usados como fontes. A Casio também expandiu a classe de instrumentos para pessoas que gostam de criar música, lançando baterias, guitarras e instrumentos de sopro digitais. Além dos teclados eletrônicos, nos últimos anos, a empresa tem lançado pianos digitais.
Calculadoras
Lançada em 1957, a calculadora 14-A se posicionou no mercado com seu novo e revolucionário formato, usando 342 relés elétricos que efetuavam operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com até 14 dígitos.
Em setembro de 1965, a empresa lançou a 001, a primeira calculadora eletrônica do mundo com função de memória. No ano seguinte, começa a exportar para os Estados Unidos e Europa, iniciando sua caminhada rumo ao mercado global. As calculadoras Casio foram bem recebidas em todo o mundo, e sua produção total alcançou a marca de 100.000 unidades em 1969.
Na segunda metade dos anos de 1960, houve uma grande explosão no número de fabricantes de calculadoras a despontar no mercado. Em seu ápice, esse número chegou a 50 fabricantes, criando-se assim uma competição acirrada, e a partir dai o termo “guerra das calculadoras” cunhou-se. Contudo, essa concorrência estava confinada ao limitado mercado de calculadoras para escritório. Em agosto de 1972, a empresa lançou a Casio Mini, que era vendida pelo preço de 12.800 ienes, um valor ousado que objetivava mantê-la acessível ao público em geral. A Casio Mini foi um estouro de vendas, atingindo a marca de 1 milhão de unidades em 10 meses.
Em 1974 as vendas de calculadoras em âmbito mundial chegaram a 10 milhões. Esse foi o momento da grande virada — a concorrência de preços entre os fabricantes de calculadoras chegou a seu clímax, e uma após a outra, as empresas foram abandonando o mercado. No momento seguinte, o mercado entra de cabeça no desenvolvimento de produtos menores e mais compactos. Em 1983, a Casio desenvolveu a SL-800, tão fina quanto um cartão de crédito: 0,8 mm de espessura. Isso pôs fim à corrida pela “menor e mais compacta”. O número total de calculadoras vendidas chega a 100 milhões de unidades em 1980.
Após atingir sua meta máxima em espessura mínima ao criar a SL-800, a companhia segue a tendência do mercado e concentra seus esforços em funcionalidade. Em 1985, a Casio desenvolveu a fx-7000G, a primeira calculadora científica a oferecer funcionalidade gráfica. Em 2004, a empresa desenvolveu uma calculadora científica capaz de exibir frações, raiz quadrada e outros símbolos usados nos livros. Em 31 de dezembro de 2006 a empresa atingiu 1 bilhão de calculadoras vendidas.
Etiquetadoras
A empresa fabricou 60 etiquetadoras que proporcionam a criação de etiquetas atraentes e chamativas para várias finalidades, como organização de instalações de plantas industriais, pastas de escritórios, materiais de laboratórios, fotos em casa e etc. Há modelos mais básicos que oferecem 1 linha com 4 dígitos até modelos com 4 linhas e 16 dígitos.
Dicionários Eletrônicos
A empresa também criou e produziu modelos de dicionários eletrônicos que são úteis no dia a dia. Possui modelos básicos até avançados com até 12 dicionários instalados. Telas de LCD permitem visualizar figuras com cores vivas. O modelo mais avançado também permite a reprodução de voz.
Projetores
A Casio possui em seu portfolio de projetores quatro diferentes linhas. São elas: Green Slim, Standard, Short-throw e PRO. Todas as linhas são ecologicamente sustentáveis devido à ausência de mercúrio na fonte de luz.
A empresa usufrui também do sistema óptico DLP - Processamento Digital de luz (Digital Light Processing) da fabricante Texas Instruments, com tipo de projeção DMD - Dispositivo Microespelhado Digital ou Digital Micromirror Device (DMD). A geração da imagem ocorre através de micro espelhos ativados por semicondutores.
A fonte de luz desses projetores tem vida útil de 20 mil horas e não desenvolvem degradação de brilho ou da intensidade da luz, segundo o fabricante. A fonte de luz híbrida de Laser e o LED é uma tecnologia desenvolvida e patenteada pela empresa. Os aparelhos apresentam longa durabilidade e reproduzem vastos espectros de luz com projeções de 2500 a 4000 lumens.
Celulares
A Casio começou a produzir celulares em 1995 com o PH-100 no Japão, em 2002 lançou seu primeiro celular com câmera, em 2004 fez uma joint venture com a Hitachi, em 2010 a divisão de celulares foi integrada a NEC.
A fonte de luz hibrida de Laser e LED
As lampadas de alta pressão de mercúrio utilizadas no mercado de projetores possuem menor custo de fabricação e possuem vida útil de 2 mil horas com degradação de brilho e intensidade da luz. A fonte de luz híbrida de laser e LED possui alto custo de fabricação, porém possui durabilidade de 20 mil horas (o que são 15 anos de utilização de 220 dias por ano a 6 horas por dia) e quando ativa o DMD - Dispositivo Microespelhado Digital reproduz diferente spectro de cores devido maior gama de comprimentos de onda dos feixes de luz gerados pelo Laser e pelo LED conforme spectro de cores gerados pela fonte híbrida e pela fonte de luz com mercúrio.
Tecnologia HDR Art
Essa tecnologia pertence ao segmento de câmeras Casio – Exilim. É um efeito que pode ser dado no momento da do clique que atribui à imagem uma ideia de arte. Isso acontece com a exposição saturada das cores e dos planos na imagem. Algumas câmeras possuem a opção direta para o efeito, como HDR-100 e HDR 200. HDR vem do inglês e significa High Definition Resolution.
Evento Shock the World
Com o crescimento da demanda do relógio G-Shock, a empresa criou o evento Shock the World. Esse mesmo evento corre alguns países no mundo, reunindo tribos simpatizantes da marca. Normalmente são pessoas que gostam de esportes. No evento os consumidores ficam por dentro do que acontece com a marca e com os lançamentos próximos. O intuito do encontro é reunir tanto moda quanto cultura e arte. No site especial do G-Shock há mais informações.
Edifice & Red Bull Racing
A Casio é parceira da Red Bull Racing através do relógio Edifice. Este relógio analógico de metal foi desenvolvido para os padrões da Fórmula 1. A estratégia de corridas desafiadoras e experientes com tecnologia de última geração junto com o conceito de Velocidade e Inteligência deram espaço para essa parceria, iniciada em 2009. Os dois pilotos oficiais do relógio são Sebastian Vettel e Mark Webber.
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 27 de maio de 2022.
---
Biografia — Mundo das Marcas
Fazer cálculos rapidamente em qualquer lugar, projetar imagens com qualidade, ver as horas e até ouvir rádio em relógios de pulso, ou mesmo consultar o significado de uma palavra em um dicionário eletrônico. Os produtos da japonesa CASIO, que invariavelmente cabem dentro de qualquer bolso por serem leves e finos, utilizam as mais modernas tecnologias para facilitar a vida dos consumidores, esteja ele onde estiver.
A história
A história começou em abril de 1946 quando Tadao Kashio, um engenheiro especializado em tecnologia, fundou a empresa Kashio Seisakusho na cidade de Tóquio. O primeiro produto fabricado pela nova empresa foi o cachimbo yubiwa, um anel com uma boquilha para o dedo, com o qual era possível encaixar um cigarro aceso. O produto rapidamente se tornou um grande sucesso, pois permitia fumar os cigarros até o fim, além de deixar as mãos do fumante livres para trabalhar. Estas características eram importantes em um Japão que vivia um período pós-guerra, pois o preço dos cigarros era muito alto. O rumo da empresa começou a mudar em 1949 quando Toshio convenceu seu irmão, fundador da empresa, a investir os lucros obtidos com as vendas do cachimbo yubiwa para desenvolver uma máquina com a qual ficou fascinado, apresentada no Business Show de Ginza, em Tóquio: a calculadora. A maioria das calculadoras daquela época utilizava engrenagens e podia ser operada à mão com uma manivela ou usando um motor.
Finalmente, em 1954, depois de intensas pesquisas e desenvolvimento, a empresa passou a produzir calculadoras eletromecânicas do tamanho de mesas pelo preço de 485.000 ienes. O produto já apresentava algumas inovações em relação a outros modelos como a redução das teclas dos números para dez e os visores de três para um. Como essas calculadoras eram grandes e caras, Tadao, juntamente com seus três irmãos mais novos (Toshio, Kazuo e Yukio), resolveram desenvolver uma calculadora compacta que usava apenas circuitos elétricos, no tempo em que a única tecnologia disponível se resumia a calculadoras mecânicas que funcionavam com engrenagens. O modelo inicial chamado de 14-A (efetuava operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com até 14 dígitos) foi lançado em 1957 juntamente com a mudança de nome da empresa para CASIO COMPUTER no dia 1 de junho, data que a empresa considera sua fundação. O nome CASIO era uma versão latinizada de Kashio. Rapidamente a empresa expandiu sua linha de produtos para calculadoras científicas, específicas para aplicações técnicas e em escritórios.
Em setembro de 1965 introduziu no mercado o modelo 001, a primeira calculadora eletrônica do mundo com função de memória. No ano seguinte, a empresa começou a exportar para os Estados Unidos e Europa, iniciando sua caminhada rumo ao mercado global. As calculadoras da CASIO foram bem recebidas em todo o mundo, e sua produção total alcançou a marca de 100.000 unidades em 1969. Pouco depois, em 1972, foi lançada a CASIO MINI, uma calculadora que cabia na palma da mão e revolucionou o mercado, tornando este útil equipamento popular na vida cotidiana da maioria das pessoas. O novo modelo se tornou um enorme sucesso, vendendo mais de 10 milhões de unidades no mundo todo. A diversificação de sua linha de produtos teve início em 1974, quando a empresa ingressou no segmento de relógios com o lançamento do CASIOTRON, um relógio digital de pulso capaz de mostrar o calendário completo (ano, mês, dia, hora, minutos e segundos), além de ser totalmente automático. Dois anos mais tarde um novo produto foi adicionado a sua linha: as caixas registradoras elétricas.
A década de 1980 começou com o lançamento de um novo produto no mercado, o CASIOTONE 201, um teclado musical eletrônico com 49 teclas, alto falante embutido, 29 sons predefinidos, caixa de madeira, polifonia de 8 notas, capaz de reproduzir o som de vários instrumentos. No ano seguinte foi lançada a calculadora reabastecida com luz solar e, pouco depois, o sintetizador profissional da marca, além do dicionário eletrônico. Mas foi em abril de 1983 que a CASIO realmente se tornaria famosa no mundo inteiro com a criação e lançamento do seu produto de maior sucesso, o relógio G-SHOCK, que tinha como principal característica à resistência ao choque ou quedas. O sucesso do relógio foi tanto, que na década seguinte, ocorreu o lançamento, em 1991, do relógio Baby-G, versão feminina do relógio. Apesar do lançamento do relógio monopolizar as atenções, ainda em 1983 a CASIO introduziu no mercado grandes inovações, como por exemplo, a primeira TV LCD de bolso e uma calculadora que possuía o tamanho de um cartão de crédito (0,8 mm de espessura). Pouco depois, em 1985, a marca inovou mais uma vez ao apresentar sua primeira calculadora científica a oferecer funcionalidade gráfica, que se tornou um enorme sucesso em vendas.
O final dos anos de 1980 foi produtivo para a empresa, especialmente com a diversificação de sua linha de produtos através do lançamento de um modelo de câmera eletrônica (1987) e das etiquetadoras, estas introduzidas em 1991. A aposta nas grandes evoluções tecnológicas continuou e, em 1995, a CASIO apresentou o primeiro relógio G-SHOCK com monitor LCD, em um ano marcado ainda pelo lançamento mundial da primeira máquina fotográfica digital, batizada de QV-10, a primeira no mundo com uma tela LCD, para que o usuário pudesse visualizar as fotos instantes após elas serem tiradas; além do palmtop CASSIOPEIA (introduzido em 1996) e do videofone para uso doméstico.
Os relógios continuaram a merecer a atenção da CASIO que inovou em termos de modelos e tecnologias, tendo sido a primeira a produzir um relógio com calculadora, o primeiro relógio de pulso com GPS (1999), o primeiro relógio de pulso do mundo com câmera (1999), com MP3 Player (2000), além do relógio de pulso com bateria solar controlado por rádio (2001). A marca foi ainda uma das primeiras a introduzir funções tão diversas como fusos horários diferentes, mostradores de altitude, temperatura e pressão atmosférica. E tudo isto em um relógio de pulso. Em 2000 a marca lançou a linha EDIFICE de cronógrafos esportivos de alto desempenho que combinam um design dinâmico com tecnologia de ponta. Com o lançamento da linha Prívia, em 2002, a CASIO retornou ao mercado profissional de música ao oferecer um piano digital de qualidade e preço competitivo.
Outro produto da marca que faria enorme sucesso seria a linha de câmeras digitais CASIO EXILIM, com o primeiro modelo introduzido em 2002. Essa câmera revolucionou o segmento, pois era do tamanho de um cartão e tão fina que era possível carregá-la para qualquer lugar. No segmento de máquinas fotográficas, um número notável de inovações foi introduzido pela CASIO, como por exemplo, a primeira com visor de LCD, a primeira com 3 megapixel, o primeiro modelo ultracompacto e a primeira a incorporar a tecnologia de cerâmicas nas lentes. Em 2003 a marca lançou seu primeiro projetor, segmento na qual faria grande sucesso. E no ano seguinte, apresentou uma calculadora científica capaz de exibir frações, raiz quadrada e outros símbolos usados nos livros. Um dos mais inovadores lançamentos da CASIO aconteceu em 2007 com a apresentação do “Oceanus Manta OCW-S1000J”, um relógio que funcionava com energia solar e era o cronógrafo mais fino do mundo, com uma espessura de apenas 8.9 mm. Em 2010, com o desenvolvimento da fonte de luz Laser&LED híbrido da CASIO - fonte de luz livre de mercúrio - o segmento ganhou projetores que contribuem com a sustentabilidade e o meio ambiente. Pouco depois, em 2011, a empresa japonesa apresentou a calculadora científica FX-CG20, primeiro modelo do mundo com tela totalmente colorida.
Durante sua rica história a CASIO potencializou as suas tecnologias avançado rumo a novas áreas de negócio como relógios, câmeras digitais, dicionários eletrônicos, instrumentos musicais, entre outros. O dinamismo da marca japonesa advém da sua extraordinária capacidade para desenvolver produtos inovadores que satisfazem necessidades não manifestas, mas universais.
Um ícone
“Relógios são finos e frágeis - era isso o que dizia o bom senso. E nós decidimos desafiá-lo”. Assim dizia Kikuo Ibe, o homem que liderou a equipe de desenvolvimento do G-SHOCK. Em 1981 sua equipe de pesquisadores trouxe à tona a ideia do “Triple Ten”, ou seja, desenvolver um relógio que tivesse 10 anos de vida útil, resistência a profundidades embaixo d’água de até 10 metros e suportasse o impacto de uma queda de 10 metros de altura. Em 1983, o primeiro G-SHOCK foi lançado no mercado com o nome “DW-5000C”. O G-SHOCK originou-se da determinação da CASIO de transformar a ideia convencional que um relógio sempre tem que ser manuseado cuidadosamente uma vez que ele pode ser danificado facilmente. Quando foi introduzida, essa ideia marcou características à prova de choque trazida de um novo conceito revolucionário sobre o relógio de pulso. Com designs de alta qualidade que expressam beleza funcional, o G-SHOCK também reinventou a imagem do relógio digital, tornando-o parte fundamental da cultura juvenil. Inicialmente, o G-SHOCK chamou a atenção de jovens entusiastas de esportes de rua, como os skatistas e patinadores. O estilo robusto e o formato inconfundível do relógio, com prova de choque superior, atraíram a sensibilidade destes jovens, muitos deles suscetíveis a queda pelo esporte que praticavam. Além disso, muitos o adotaram como estilo para expressar suas personalidades.
Gradualmente, essa sensibilidade foi adotada pelos jovens da tendência predominante. Isso levou o G-SHOCK a tornar-se rapidamente o primeiro relógio digital a ser usado frequentemente como um estilo pelos jovens. O G-SHOCK tornou-se primeiro sucesso de vendas nos Estados Unidos na década de 1980. A partir da década de 1990, sua popularidade se espalhou pelo Japão, Coréia do Sul, Hong Kong, Cingapura e outros países da Ásia, assim como na Alemanha e em outras partes da Europa. Desde seu lançamento no mercado, mais de 250 diferentes modelos do G-SHOCK foram lançados no mercado: à prova de condições extremas como barro e poeira (1985); com ponteiros (1989); com sensores internos de temperatura (1992); em titânio (1995); com receptores de ondas de rádio (2000); à prova de baixas temperaturas (2009); á prova de força gravitacional (2010); com a tecnologia original GPS Hybrid Wave Ceptor, para calibração automática da hora (2014); e com leitura de barômetro, altitude, e temperatura, além de tábua de maré e alerta para tempestades (2014).
No início de 2008, a CASIO lançou no mercado dois modelos comemorativos do relógio G-SHOCK, com designs que lembravam os modelos anteriores originalmente lançados na década de 1980, mas pela primeira vez em branco, dourado e preto. Os relógios eram modelos comemorativos para celebrar o 25º aniversário do primeiro relógio à prova de choque mais famoso do mundo. Uma das novidades mais recentes dessa linha é o G-SHOCK com tecnologia capaz de aguentar a pressão constante da força gravitacional e manter movimento estável. Atualmente, o G-SHOCK é adorado por homens e mulheres de todas as idades e de todas as partes do mundo. A marca também trabalha em parceria com designers, estilistas e músicos para lançar edições limitadas com desenhos personalizados de seu principal ícone. O G-SHOCK revolucionou o mercado e desafiou os conceitos de resistência e funcionalidade. Desde que foi lançado, assim como o tempo, não parou. Da energia solar ao bluetooth, sempre se manteve na vanguarda da tecnologia e do design. Ao longo de quase 40 anos, mais de 80 milhões de relógios G-SHOCK foram vendidos em cerca de 100 países. Um recorde surpreendente de vendas para uma única marca de relógios de pulso. Uma curiosidade: no início de 2018 o modelo G-SHOCK DW-5600E-1 recebeu um certificado do Livro de Recordes Guinness, após ser atropelado por um veículo de 24.9 toneladas e seguir funcionando perfeitamente, como o mais resistente do mundo.
A F1 como ferramenta de marketing
De 2009 a 2015 a marca japonesa foi parceira oficial da equipe de F1 RBR (Red Bull Racing). Além de dar suporte intenso à equipe, a CASIO fortaleceu a imagem da marca para os relógios masculinos totalmente de metal EDIFICE, que capturam a essência dos esportes motorizados com o movimento dos ponteiros, as funções de cronômetro e o design elegante. O logotipo da marca estava estampado nos uniformes dos pilotos, nas roupas dos demais integrantes da equipe e na parte frontal dos carros. Desde 2016 a marca é patrocinadora da Scuderia Toro Rosso (atual Scuderia AlphaTauri). Além de utilizar a imagem da equipe nas propagandas do EDIFICE, a CASIO também trabalha com a Scuderia AlphaTauri para lançar em parceria modelos de relógios especiais e de edição limitada.
A evolução visual
O logotipo da empresa passou apenas por uma grande remodelação em sua história. A identidade visual original da marca era composta apenas pelo nome CASIO, escrito com as letras interligadas. Somente em 1972 a CASIO adotou seu logotipo atual, na cor azul e com uma tipografia de letra moderna e marcante.
Os slogans
The Unexpected Extra.
Where miracles never cease. (anos de 1980)
Technology for life.
Creativity and Contribution.
Dados corporativos
Origem: Japão
Fundação: 1 de junho de 1957
Fundador: Tadao, Toshio, Kazuo e Yukio Kashio
Sede mundial: Tóquio, Japão
Proprietário da marca: Casio Computer Co. Ltd.
Capital aberto: Sim (1970)
CEO & Presidente: Kazuhiro Kashio
Faturamento: US$ 2.68 bilhões (2019)
Lucro: US$ 199.6 milhões (2019)
Valor de mercado: US$ 4.1 bilhões (abril/2020)
Presença global: 140 países
Presença no Brasil: Sim
Funcionários: 11.850
Segmento: Eletrônicos
Principais produtos: Calculadoras, relógios, instrumentos musicais e projetores
Concorrentes diretos: Sharp, Canon, HP, Epson, Sony, BenQ, Citizen, Seiko, Timex e Yamaha
Ícones: O relógio G-Shock
Slogan: Creativity and Contribution.
Website: www.casio-intl.com/br/pt/
A marca no mundo
A marca CASIO, que conta com uma linha extensa de produtos, incluindo relógios, projetores, instrumentos musicais eletrônicos (principalmente teclados), caixas registradoras, etiquetadoras e as famosas calculadoras, é comercializada em mais de 140 países ao redor do mundo. Em 2019 o mercado japonês foi responsável por mais de 31.7% do faturamento da empresa, que atingiu US$ 2.68 bilhões. As vendas de produtos voltados aos consumidores residenciais, como calculadoras, instrumentos musicais e relógios de pulso, respondem por 80% do valor total. Somente os relógios representam 50% do faturamento da CASIO.
Você sabia?
No dia 31 de dezembro de 2006 a CASIO conquistou um marco histórico em sua história ao atingir à marca de um bilhão de calculadoras vendidas.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Fonte: Mundo das Marcas, publicado em 26 de junho de 2006, atualizado em 19 de abril de 2020. Consultado pela última vez em 27 de maio de 2022.
---
Biografia – Relogiolandia
A empresa Casio foi criada no Japão em 1946 por Tadao Kashio, um engenheiro especializado em produção tecnológica. Hoje, os seus produtos mais famosos – calculadoras, instrumentos musicais, equipamento áudio, PDAs, máquinas fotográficas e relógios – são sinónimo de sucesso e de fiabilidade um pouco por todo o mundo.
O primeiro produto da empresa foi o “cachimbo yubiwa”, um anel para o dedo, onde era possível encaixar um cigarro aceso e fumá-lo até ao fim, enquanto o fumador ficava com as mãos livres para executar outras tarefas. O produto foi um sucesso enorme e Tadao Kashio investiu os lucros obtidos com essa invenção, no desenvolvimento de uma máquina com a qual ficou fascinado no Business Show de Ginza, em Tokyo, no ano de 1949 – a calculadora.
Em 1954, começa a produzir calculadoras electromecânicas do tamanho de mesas, mas já com algumas inovações relativamente a outros modelos – reduziu as teclas dos números para dez e os visores de três para um. Em 1957, apresentou ao mundo a primeira calculadora elétrica compacta e o modelo 14-A revela-se um êxito imediato, o que leva à criação da empresa Casio Computer. Em 1972, é lançado a Casio "Mini", uma calculadora pessoal que vendeu mais de 10 milhões de exemplares.
Dois anos depois, em 1974, a Casio apresenta o seu primeiro relógio digital – o Casiotron – com um calendário completo e totalmente automático. A década de 80 foi marcada pelo lançamento do primeiro teclado musical e sintetizador profissional da marca. No campo dos relógios, a grande revelação foi a criação do primeiro modelo G-Shock (um dos mais populares!) em 1983.
A aposta nas grandes evoluções tecnológicas continua e, em 1995, a Casio apresenta o primeiro relógio G-Shock com mostrador LCD, num ano marcado ainda pelo lançamento mundial da primeira máquina fotográfica digital – o QV-10.
Os relógios continuam a merecer a atenção da Casio que tem inovado em termos de modelos e de tecnologias, tendo sido a primeira a produzir um relógio-calculadora, que fizeram as delícias de jovens e adultos durante muito tempo. A marca foi ainda uma das primeiras a introduzir funções tão diversas como fusos horários diferentes, altitude, temperatura e pressão atmosférica actuais… e tudo isto no pulso!
Um dos modelos Casio mais populares é aquele que oferece a função dupla de relógio LCD e analógico, sendo que a gama “Wave Ceptors” vai ainda mais longe ao receber sinais horários diários de um relógio atómico, para estar sempre a horas!
Um dos mais recentes lançamentos da Casio aconteceu em 2007 com a apresentação do "Oceanus Manta OCW-S1000J" – funciona com energia solar e é o cronógrafo mais fino do mundo, com uma espessura de apenas 8.9mm.
Líderes inquestionáveis no design e produção de relógios digitais, as suas colecções oferecem modelos para todos os gostos: desde a inovação da “Protrek” e da “Collection”, aos ícones de estilo do “G-Shock” e os modelos exclusivamente femininos da “Baby-G”; passando pela robustez e durabilidade do “Casio Sport”, da “Phys” e da “Sea Pathfinder”; sem esquecer a tecnologia do “Wave Ceptor”.
Fonte: Relogiolandia, "Relogios Casio: uma história do Oriente". Consultado pela última vez em 27 de maio de 2022.
Crédito fotográfico: Logo da empresa. Consultado pela última vez em 27 de maio de 2022.
Casio Computer Co. Ltd. (Shibuya, Tóquio, Japão,1946) é uma empresa multinacional de origem japonesa fundada pelo engenheiro Tadao Kashio. Possui produtos eletrônicos como relógios de pulso, calculadoras, câmeras digitais e dicionários eletrônicos. Os relógios da marca são divididos entre as linhas G-Shock, Baby-G, Oceanus e Edifice. De forma geral, os relógios de pulso são conhecidos pela alta resistência, qualidade e bateria de longa duração. A marca inclui linhas coloridas e edições especiais, tornando os relógios também itens de coleção. A Casio também é uma das primeiras fabricantes de relógios a quartz, digitais e analógicos. Uma das pioneiras, também, na fabricação de relógios que podem exibir as horas em diferentes fusos horários e relógios com temperatura, pressão atmosférica, altitude e até mesmo a exibição da posição GPS. Sua variedade de produtos e influência no mercado com tendências, a Casio tornou-se uma das empresas mais conhecidas e respeitadas do mundo pela qualidade e resistência de seus produtos.
Biografia – Wikipédia
Seu primeiro produto lançado não foi eletrônico. Trata-se do cachimbo yubiwa, que era um anel onde era possível encaixar um cigarro aceso. Por curiosidade, o produto se tornou um grande sucesso, pois permitia fumar os cigarros por completo, além de deixar as mãos do fumante livres para trabalhar. Estas características eram importantes no Japão depois da Segunda Guerra Mundial, pois o preço dos cigarros era muito alto.
Em 1949 passou a investir os lucros obtidos com o cachimbo yubiwa para desenvolver calculadoras. Em 1954 passou a produzir calculadoras eletro-mecânicas do tamanho de mesas pelo preço de 485.000 ienes. Foi a primeira empresa a produzir uma calculadora elétrica compacta em 1957. No mesmo ano foi criada a Casio Computer Co. Ltd.
Os produtos começaram a ganhar popularidade nos Estados Unidos e Kashio começou a exportá-los nos anos 70. Em 1972 Casio lança o primeiro Casio Palm mini. E dando continuidade ao segmento eletrônico, Casio lança em 1975 Casiotron, um relógio digital capaz de mostrar ano, mês, data, hora, minutos e segundos. Nesta mesma época, Casio abre uma subsidiária no Reino Unido.
Em 1980 a companhia lançou Casiotone 201, um instrumento eletrônico musical. Nos anos 90 a empresa começa a comercializar LCDs (Displays de Cristal Líquido) e em 1995 lança a primeira câmera digital.
Em 2000 a empresa lança a primeira câmera embutida em relógio de pulso. E em 2002 a companhia entra definitivamente no mercado europeu com abertura do escritório na Alemanha, começando suas operações. Em 2004 a Casio e a Hitachi fundaram a Casio Hitachi Mobile Communications, uma joint venture focada em produção de celulares. Durante o mesmo ano a empresa produziu suas primeiras lentes usando cerâmicas transparentes que possibilitaram a criação do zoom de lentes para as câmeras.
Em 2006 Casio abre uma subsidiária responsável por vendas e marketing de câmeras e relógios na Espanha chamada Casio Espana. E no mesmo ano outra subsidiária em Miami, Flórida, (Estados Unidos) responsável pelo mercado da América Latina. Em abril de 2008, a subsidiária Casio México Marketing, S. de R. L. de C.V. foi aberta. Em setembro do mesmo ano, Casio também marca território na Rússia.
Em janeiro de 2009 Casio inaugurou uma nova subsidiária no Brasil, responsável apenas por vendas no Brasil, chamada Casio Brasil Comércio de Produtos Eletrônicos LTDA, localizada em São Paulo, Brasil. No mesmo ano a companhia também iniciou o mesmo processo na Itália, com a Casio Itália S.r.l..
Com o aumento da demanda no mercado emergente da América Latina, Casio decidiu fechar o escritório em Miami que era responsável pelo mercado da América Latina e juntar suas operações todas no Brasil, São Paulo. Desde outubro de 2011, o escritório de São Paulo acumulou funções para o mercado Latino Americano por completo.
Ex-CEO e um dos fundadores da Casio, Kazuo Kashio, morreu aos 89 anos.
Produtos
A empresa está dividida em dois segmentos: eletrônicos e componentes eletrônicos. A parte de eletrônicos se trata de produtos para o consumidor que é composta de câmeras digitais compactas, dicionários eletrônicos, calculadoras, relógios, instrumentos eletrônicos musicais assim como etiquetadoras. A divisão de relógios, por exemplo, conta com marcas consolidadas como G-Shock, Baby-G, Oceanus e Edifice. Já o segmento de componentes eletrônicos abrange soluções como caixas registradoras, impressoras de mesa e projetores para escritórios.
São marcas da empresa as câmeras Exilim, pianos digitais Privia, projetores PRO, os relógios G-Shock, Baby-G, Sheen e ProTrek. E a calculadora PRIZM.
Relógios
Na década de 1980, a empresa tornou-se conhecida pela variedade de modelos de seus relógios de pulso. Foi também uma das primeiras fabricantes de relógios a quartz, digitais e analógicos. Também começou a vender relógios com calculadora durante este tempo. Foi uma das pioneiras na fabricação de relógios que podem exibir as horas em diferentes fusos horários e relógios com temperatura, pressão atmosférica, altitude e até mesmo exibição da posição GPS.
A empresa é conhecida por seus diferentes modelos de relógios e influencia o mercado com tendências. Além da linha de relógios com a marca tradicional Casio, criou também as linhas G-Shock, Baby-G, Edifice, Sheen e Pro Trek.
G-Shock
G-Shock é uma marca de relógios conhecida pela alta resistência a impactos e a vibrações fortes. O primeiro G-Shock, modelo DW-5000C, foi projetado pelo engenheiro Kikuo Ibe e foi lançado em abril de 1983. Esses relógios tem bateria de longa duração, são todos à prova d’água 200 metros e projetados para suportar quedas de 10 metros de altura. São robustos e, por isso, são chamados de inquebráveis. A marca inclui linhas coloridas e edições especiais, tornando os relógios também itens de coleção. A linha está ligada ao esporte, à moda, à música e à arte. Por isso atrai muitos fãs de diferentes tribos, como pessoas que gostam de skate, bike e esportes radicais. Simpatizantes que gostam da cultura urbana ligadas a diferentes aspectos. Neste sentido, o G-Shock cresceu tanto no mundo, que a Casio criou o evento Shock the World, como forma de unir os amantes desta linha, para curtirem shows, performances e ficarem por dentro do que acontece com a marca.
Com o crescimento da demanda do relógio G-Shock, a empresa criou o evento Shock the World. Esse mesmo evento corre alguns países no mundo, reunindo tribos simpatizantes da marca. Normalmente são pessoas que gostam de esportes. No evento os consumidores ficam por dentro do que acontece com a marca e com os próximos lançamentos. O intuito do encontro é reunir tanto moda quanto cultura e arte.
No site especial do G-Shock há mais informações.
Baby-G
Baby-G é um relógio versão feminina da marca de relógios G-Shock. O primeiro modelo Baby-G foi lançado em dezembro de 1994 para atender o público feminino que se identificava com os modelos G-Shock. Os modelos de relógio da linha Baby-G tem design contemporâneo e estão disponíveis em cores variadas, e ainda carregam a estrutura à prova de choques e resistência à água igual ao G-Shock. Dentre suas linhas, destacam-se BGA-200, BDG-120P, BG-169R e BGA-114.
Edifice
Edifice é uma linha de relógios analógicos de metal diferenciados da empresa Casio, desenvolvidos para os padrões da Fórmula 1. A linha de relógios Edifice agrega tecnologia e design elegante com conceitos e padrões para um público mais adulto e executivo.
A Casio, através da linha Edifice é parceira e desenvolve anualmente edições especiais e limitadas com a escuderia Red Bull Racing de F-1 e patrocina equipe e os pilotos Sebastian Vettel, tetracampeão mundial de F1 e Mark Webber.
Sheen
Sheen é uma linha feminina mais sofisticada de relógios da empresa Casio. É elegante e delicada. Utiliza uma seleção de materiais e mostradores com pedras, brilho e muita feminilidade.
Na linha Sheen, destacam-se SHN-5010, SHN-3016 e SHN-5012L.
Pro Trek
A linha de relógios Pro Trek, é voltada para praticantes e amantes dos esportes radicais extremos e aventuras ao ar livre. Os modelos de relógio Pro Trek possuem sensores para monitorar fatores climáticos e naturais, como barômetro, termômetro e altímetro, além de bússola e gráfico de altitude.
Na linha Pro-Trek, destacam-se PRG-500 e PRG-200.
Instrumentos Eletrônicos Musicais
A Casio também possui produção de instrumentos eletrônicos musicais, como pianos digitais, teclados e baterias digitais. As marcas conhecidas são: Privia e Celviano.
Instrumentos Musicais
Em 1980 a empresa lançou o Casiotone 201, o seu primeiro teclado eletrônico. O aparelho compacto reproduzia os sons de vários instrumentos, sendo vendido mundialmente. Em seguida, desenvolveu vários recursos que somente foram possíveis com uso da tecnologia de instrumentos digitais. Isso inclui auto acompanhamento com um toque, capacidade de memória para gravação e reprodução de músicas, reprodução automática, função guia de melodia para orientar os usuários durante a reprodução de uma música, iluminando as teclas e tecnologia de "amostras" para a gravação de sons a serem usados como fontes. A Casio também expandiu a classe de instrumentos para pessoas que gostam de criar música, lançando baterias, guitarras e instrumentos de sopro digitais. Além dos teclados eletrônicos, nos últimos anos, a empresa tem lançado pianos digitais.
Calculadoras
Lançada em 1957, a calculadora 14-A se posicionou no mercado com seu novo e revolucionário formato, usando 342 relés elétricos que efetuavam operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com até 14 dígitos.
Em setembro de 1965, a empresa lançou a 001, a primeira calculadora eletrônica do mundo com função de memória. No ano seguinte, começa a exportar para os Estados Unidos e Europa, iniciando sua caminhada rumo ao mercado global. As calculadoras Casio foram bem recebidas em todo o mundo, e sua produção total alcançou a marca de 100.000 unidades em 1969.
Na segunda metade dos anos de 1960, houve uma grande explosão no número de fabricantes de calculadoras a despontar no mercado. Em seu ápice, esse número chegou a 50 fabricantes, criando-se assim uma competição acirrada, e a partir dai o termo “guerra das calculadoras” cunhou-se. Contudo, essa concorrência estava confinada ao limitado mercado de calculadoras para escritório. Em agosto de 1972, a empresa lançou a Casio Mini, que era vendida pelo preço de 12.800 ienes, um valor ousado que objetivava mantê-la acessível ao público em geral. A Casio Mini foi um estouro de vendas, atingindo a marca de 1 milhão de unidades em 10 meses.
Em 1974 as vendas de calculadoras em âmbito mundial chegaram a 10 milhões. Esse foi o momento da grande virada — a concorrência de preços entre os fabricantes de calculadoras chegou a seu clímax, e uma após a outra, as empresas foram abandonando o mercado. No momento seguinte, o mercado entra de cabeça no desenvolvimento de produtos menores e mais compactos. Em 1983, a Casio desenvolveu a SL-800, tão fina quanto um cartão de crédito: 0,8 mm de espessura. Isso pôs fim à corrida pela “menor e mais compacta”. O número total de calculadoras vendidas chega a 100 milhões de unidades em 1980.
Após atingir sua meta máxima em espessura mínima ao criar a SL-800, a companhia segue a tendência do mercado e concentra seus esforços em funcionalidade. Em 1985, a Casio desenvolveu a fx-7000G, a primeira calculadora científica a oferecer funcionalidade gráfica. Em 2004, a empresa desenvolveu uma calculadora científica capaz de exibir frações, raiz quadrada e outros símbolos usados nos livros. Em 31 de dezembro de 2006 a empresa atingiu 1 bilhão de calculadoras vendidas.
Etiquetadoras
A empresa fabricou 60 etiquetadoras que proporcionam a criação de etiquetas atraentes e chamativas para várias finalidades, como organização de instalações de plantas industriais, pastas de escritórios, materiais de laboratórios, fotos em casa e etc. Há modelos mais básicos que oferecem 1 linha com 4 dígitos até modelos com 4 linhas e 16 dígitos.
Dicionários Eletrônicos
A empresa também criou e produziu modelos de dicionários eletrônicos que são úteis no dia a dia. Possui modelos básicos até avançados com até 12 dicionários instalados. Telas de LCD permitem visualizar figuras com cores vivas. O modelo mais avançado também permite a reprodução de voz.
Projetores
A Casio possui em seu portfolio de projetores quatro diferentes linhas. São elas: Green Slim, Standard, Short-throw e PRO. Todas as linhas são ecologicamente sustentáveis devido à ausência de mercúrio na fonte de luz.
A empresa usufrui também do sistema óptico DLP - Processamento Digital de luz (Digital Light Processing) da fabricante Texas Instruments, com tipo de projeção DMD - Dispositivo Microespelhado Digital ou Digital Micromirror Device (DMD). A geração da imagem ocorre através de micro espelhos ativados por semicondutores.
A fonte de luz desses projetores tem vida útil de 20 mil horas e não desenvolvem degradação de brilho ou da intensidade da luz, segundo o fabricante. A fonte de luz híbrida de Laser e o LED é uma tecnologia desenvolvida e patenteada pela empresa. Os aparelhos apresentam longa durabilidade e reproduzem vastos espectros de luz com projeções de 2500 a 4000 lumens.
Celulares
A Casio começou a produzir celulares em 1995 com o PH-100 no Japão, em 2002 lançou seu primeiro celular com câmera, em 2004 fez uma joint venture com a Hitachi, em 2010 a divisão de celulares foi integrada a NEC.
A fonte de luz hibrida de Laser e LED
As lampadas de alta pressão de mercúrio utilizadas no mercado de projetores possuem menor custo de fabricação e possuem vida útil de 2 mil horas com degradação de brilho e intensidade da luz. A fonte de luz híbrida de laser e LED possui alto custo de fabricação, porém possui durabilidade de 20 mil horas (o que são 15 anos de utilização de 220 dias por ano a 6 horas por dia) e quando ativa o DMD - Dispositivo Microespelhado Digital reproduz diferente spectro de cores devido maior gama de comprimentos de onda dos feixes de luz gerados pelo Laser e pelo LED conforme spectro de cores gerados pela fonte híbrida e pela fonte de luz com mercúrio.
Tecnologia HDR Art
Essa tecnologia pertence ao segmento de câmeras Casio – Exilim. É um efeito que pode ser dado no momento da do clique que atribui à imagem uma ideia de arte. Isso acontece com a exposição saturada das cores e dos planos na imagem. Algumas câmeras possuem a opção direta para o efeito, como HDR-100 e HDR 200. HDR vem do inglês e significa High Definition Resolution.
Evento Shock the World
Com o crescimento da demanda do relógio G-Shock, a empresa criou o evento Shock the World. Esse mesmo evento corre alguns países no mundo, reunindo tribos simpatizantes da marca. Normalmente são pessoas que gostam de esportes. No evento os consumidores ficam por dentro do que acontece com a marca e com os lançamentos próximos. O intuito do encontro é reunir tanto moda quanto cultura e arte. No site especial do G-Shock há mais informações.
Edifice & Red Bull Racing
A Casio é parceira da Red Bull Racing através do relógio Edifice. Este relógio analógico de metal foi desenvolvido para os padrões da Fórmula 1. A estratégia de corridas desafiadoras e experientes com tecnologia de última geração junto com o conceito de Velocidade e Inteligência deram espaço para essa parceria, iniciada em 2009. Os dois pilotos oficiais do relógio são Sebastian Vettel e Mark Webber.
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 27 de maio de 2022.
---
Biografia — Mundo das Marcas
Fazer cálculos rapidamente em qualquer lugar, projetar imagens com qualidade, ver as horas e até ouvir rádio em relógios de pulso, ou mesmo consultar o significado de uma palavra em um dicionário eletrônico. Os produtos da japonesa CASIO, que invariavelmente cabem dentro de qualquer bolso por serem leves e finos, utilizam as mais modernas tecnologias para facilitar a vida dos consumidores, esteja ele onde estiver.
A história
A história começou em abril de 1946 quando Tadao Kashio, um engenheiro especializado em tecnologia, fundou a empresa Kashio Seisakusho na cidade de Tóquio. O primeiro produto fabricado pela nova empresa foi o cachimbo yubiwa, um anel com uma boquilha para o dedo, com o qual era possível encaixar um cigarro aceso. O produto rapidamente se tornou um grande sucesso, pois permitia fumar os cigarros até o fim, além de deixar as mãos do fumante livres para trabalhar. Estas características eram importantes em um Japão que vivia um período pós-guerra, pois o preço dos cigarros era muito alto. O rumo da empresa começou a mudar em 1949 quando Toshio convenceu seu irmão, fundador da empresa, a investir os lucros obtidos com as vendas do cachimbo yubiwa para desenvolver uma máquina com a qual ficou fascinado, apresentada no Business Show de Ginza, em Tóquio: a calculadora. A maioria das calculadoras daquela época utilizava engrenagens e podia ser operada à mão com uma manivela ou usando um motor.
Finalmente, em 1954, depois de intensas pesquisas e desenvolvimento, a empresa passou a produzir calculadoras eletromecânicas do tamanho de mesas pelo preço de 485.000 ienes. O produto já apresentava algumas inovações em relação a outros modelos como a redução das teclas dos números para dez e os visores de três para um. Como essas calculadoras eram grandes e caras, Tadao, juntamente com seus três irmãos mais novos (Toshio, Kazuo e Yukio), resolveram desenvolver uma calculadora compacta que usava apenas circuitos elétricos, no tempo em que a única tecnologia disponível se resumia a calculadoras mecânicas que funcionavam com engrenagens. O modelo inicial chamado de 14-A (efetuava operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com até 14 dígitos) foi lançado em 1957 juntamente com a mudança de nome da empresa para CASIO COMPUTER no dia 1 de junho, data que a empresa considera sua fundação. O nome CASIO era uma versão latinizada de Kashio. Rapidamente a empresa expandiu sua linha de produtos para calculadoras científicas, específicas para aplicações técnicas e em escritórios.
Em setembro de 1965 introduziu no mercado o modelo 001, a primeira calculadora eletrônica do mundo com função de memória. No ano seguinte, a empresa começou a exportar para os Estados Unidos e Europa, iniciando sua caminhada rumo ao mercado global. As calculadoras da CASIO foram bem recebidas em todo o mundo, e sua produção total alcançou a marca de 100.000 unidades em 1969. Pouco depois, em 1972, foi lançada a CASIO MINI, uma calculadora que cabia na palma da mão e revolucionou o mercado, tornando este útil equipamento popular na vida cotidiana da maioria das pessoas. O novo modelo se tornou um enorme sucesso, vendendo mais de 10 milhões de unidades no mundo todo. A diversificação de sua linha de produtos teve início em 1974, quando a empresa ingressou no segmento de relógios com o lançamento do CASIOTRON, um relógio digital de pulso capaz de mostrar o calendário completo (ano, mês, dia, hora, minutos e segundos), além de ser totalmente automático. Dois anos mais tarde um novo produto foi adicionado a sua linha: as caixas registradoras elétricas.
A década de 1980 começou com o lançamento de um novo produto no mercado, o CASIOTONE 201, um teclado musical eletrônico com 49 teclas, alto falante embutido, 29 sons predefinidos, caixa de madeira, polifonia de 8 notas, capaz de reproduzir o som de vários instrumentos. No ano seguinte foi lançada a calculadora reabastecida com luz solar e, pouco depois, o sintetizador profissional da marca, além do dicionário eletrônico. Mas foi em abril de 1983 que a CASIO realmente se tornaria famosa no mundo inteiro com a criação e lançamento do seu produto de maior sucesso, o relógio G-SHOCK, que tinha como principal característica à resistência ao choque ou quedas. O sucesso do relógio foi tanto, que na década seguinte, ocorreu o lançamento, em 1991, do relógio Baby-G, versão feminina do relógio. Apesar do lançamento do relógio monopolizar as atenções, ainda em 1983 a CASIO introduziu no mercado grandes inovações, como por exemplo, a primeira TV LCD de bolso e uma calculadora que possuía o tamanho de um cartão de crédito (0,8 mm de espessura). Pouco depois, em 1985, a marca inovou mais uma vez ao apresentar sua primeira calculadora científica a oferecer funcionalidade gráfica, que se tornou um enorme sucesso em vendas.
O final dos anos de 1980 foi produtivo para a empresa, especialmente com a diversificação de sua linha de produtos através do lançamento de um modelo de câmera eletrônica (1987) e das etiquetadoras, estas introduzidas em 1991. A aposta nas grandes evoluções tecnológicas continuou e, em 1995, a CASIO apresentou o primeiro relógio G-SHOCK com monitor LCD, em um ano marcado ainda pelo lançamento mundial da primeira máquina fotográfica digital, batizada de QV-10, a primeira no mundo com uma tela LCD, para que o usuário pudesse visualizar as fotos instantes após elas serem tiradas; além do palmtop CASSIOPEIA (introduzido em 1996) e do videofone para uso doméstico.
Os relógios continuaram a merecer a atenção da CASIO que inovou em termos de modelos e tecnologias, tendo sido a primeira a produzir um relógio com calculadora, o primeiro relógio de pulso com GPS (1999), o primeiro relógio de pulso do mundo com câmera (1999), com MP3 Player (2000), além do relógio de pulso com bateria solar controlado por rádio (2001). A marca foi ainda uma das primeiras a introduzir funções tão diversas como fusos horários diferentes, mostradores de altitude, temperatura e pressão atmosférica. E tudo isto em um relógio de pulso. Em 2000 a marca lançou a linha EDIFICE de cronógrafos esportivos de alto desempenho que combinam um design dinâmico com tecnologia de ponta. Com o lançamento da linha Prívia, em 2002, a CASIO retornou ao mercado profissional de música ao oferecer um piano digital de qualidade e preço competitivo.
Outro produto da marca que faria enorme sucesso seria a linha de câmeras digitais CASIO EXILIM, com o primeiro modelo introduzido em 2002. Essa câmera revolucionou o segmento, pois era do tamanho de um cartão e tão fina que era possível carregá-la para qualquer lugar. No segmento de máquinas fotográficas, um número notável de inovações foi introduzido pela CASIO, como por exemplo, a primeira com visor de LCD, a primeira com 3 megapixel, o primeiro modelo ultracompacto e a primeira a incorporar a tecnologia de cerâmicas nas lentes. Em 2003 a marca lançou seu primeiro projetor, segmento na qual faria grande sucesso. E no ano seguinte, apresentou uma calculadora científica capaz de exibir frações, raiz quadrada e outros símbolos usados nos livros. Um dos mais inovadores lançamentos da CASIO aconteceu em 2007 com a apresentação do “Oceanus Manta OCW-S1000J”, um relógio que funcionava com energia solar e era o cronógrafo mais fino do mundo, com uma espessura de apenas 8.9 mm. Em 2010, com o desenvolvimento da fonte de luz Laser&LED híbrido da CASIO - fonte de luz livre de mercúrio - o segmento ganhou projetores que contribuem com a sustentabilidade e o meio ambiente. Pouco depois, em 2011, a empresa japonesa apresentou a calculadora científica FX-CG20, primeiro modelo do mundo com tela totalmente colorida.
Durante sua rica história a CASIO potencializou as suas tecnologias avançado rumo a novas áreas de negócio como relógios, câmeras digitais, dicionários eletrônicos, instrumentos musicais, entre outros. O dinamismo da marca japonesa advém da sua extraordinária capacidade para desenvolver produtos inovadores que satisfazem necessidades não manifestas, mas universais.
Um ícone
“Relógios são finos e frágeis - era isso o que dizia o bom senso. E nós decidimos desafiá-lo”. Assim dizia Kikuo Ibe, o homem que liderou a equipe de desenvolvimento do G-SHOCK. Em 1981 sua equipe de pesquisadores trouxe à tona a ideia do “Triple Ten”, ou seja, desenvolver um relógio que tivesse 10 anos de vida útil, resistência a profundidades embaixo d’água de até 10 metros e suportasse o impacto de uma queda de 10 metros de altura. Em 1983, o primeiro G-SHOCK foi lançado no mercado com o nome “DW-5000C”. O G-SHOCK originou-se da determinação da CASIO de transformar a ideia convencional que um relógio sempre tem que ser manuseado cuidadosamente uma vez que ele pode ser danificado facilmente. Quando foi introduzida, essa ideia marcou características à prova de choque trazida de um novo conceito revolucionário sobre o relógio de pulso. Com designs de alta qualidade que expressam beleza funcional, o G-SHOCK também reinventou a imagem do relógio digital, tornando-o parte fundamental da cultura juvenil. Inicialmente, o G-SHOCK chamou a atenção de jovens entusiastas de esportes de rua, como os skatistas e patinadores. O estilo robusto e o formato inconfundível do relógio, com prova de choque superior, atraíram a sensibilidade destes jovens, muitos deles suscetíveis a queda pelo esporte que praticavam. Além disso, muitos o adotaram como estilo para expressar suas personalidades.
Gradualmente, essa sensibilidade foi adotada pelos jovens da tendência predominante. Isso levou o G-SHOCK a tornar-se rapidamente o primeiro relógio digital a ser usado frequentemente como um estilo pelos jovens. O G-SHOCK tornou-se primeiro sucesso de vendas nos Estados Unidos na década de 1980. A partir da década de 1990, sua popularidade se espalhou pelo Japão, Coréia do Sul, Hong Kong, Cingapura e outros países da Ásia, assim como na Alemanha e em outras partes da Europa. Desde seu lançamento no mercado, mais de 250 diferentes modelos do G-SHOCK foram lançados no mercado: à prova de condições extremas como barro e poeira (1985); com ponteiros (1989); com sensores internos de temperatura (1992); em titânio (1995); com receptores de ondas de rádio (2000); à prova de baixas temperaturas (2009); á prova de força gravitacional (2010); com a tecnologia original GPS Hybrid Wave Ceptor, para calibração automática da hora (2014); e com leitura de barômetro, altitude, e temperatura, além de tábua de maré e alerta para tempestades (2014).
No início de 2008, a CASIO lançou no mercado dois modelos comemorativos do relógio G-SHOCK, com designs que lembravam os modelos anteriores originalmente lançados na década de 1980, mas pela primeira vez em branco, dourado e preto. Os relógios eram modelos comemorativos para celebrar o 25º aniversário do primeiro relógio à prova de choque mais famoso do mundo. Uma das novidades mais recentes dessa linha é o G-SHOCK com tecnologia capaz de aguentar a pressão constante da força gravitacional e manter movimento estável. Atualmente, o G-SHOCK é adorado por homens e mulheres de todas as idades e de todas as partes do mundo. A marca também trabalha em parceria com designers, estilistas e músicos para lançar edições limitadas com desenhos personalizados de seu principal ícone. O G-SHOCK revolucionou o mercado e desafiou os conceitos de resistência e funcionalidade. Desde que foi lançado, assim como o tempo, não parou. Da energia solar ao bluetooth, sempre se manteve na vanguarda da tecnologia e do design. Ao longo de quase 40 anos, mais de 80 milhões de relógios G-SHOCK foram vendidos em cerca de 100 países. Um recorde surpreendente de vendas para uma única marca de relógios de pulso. Uma curiosidade: no início de 2018 o modelo G-SHOCK DW-5600E-1 recebeu um certificado do Livro de Recordes Guinness, após ser atropelado por um veículo de 24.9 toneladas e seguir funcionando perfeitamente, como o mais resistente do mundo.
A F1 como ferramenta de marketing
De 2009 a 2015 a marca japonesa foi parceira oficial da equipe de F1 RBR (Red Bull Racing). Além de dar suporte intenso à equipe, a CASIO fortaleceu a imagem da marca para os relógios masculinos totalmente de metal EDIFICE, que capturam a essência dos esportes motorizados com o movimento dos ponteiros, as funções de cronômetro e o design elegante. O logotipo da marca estava estampado nos uniformes dos pilotos, nas roupas dos demais integrantes da equipe e na parte frontal dos carros. Desde 2016 a marca é patrocinadora da Scuderia Toro Rosso (atual Scuderia AlphaTauri). Além de utilizar a imagem da equipe nas propagandas do EDIFICE, a CASIO também trabalha com a Scuderia AlphaTauri para lançar em parceria modelos de relógios especiais e de edição limitada.
A evolução visual
O logotipo da empresa passou apenas por uma grande remodelação em sua história. A identidade visual original da marca era composta apenas pelo nome CASIO, escrito com as letras interligadas. Somente em 1972 a CASIO adotou seu logotipo atual, na cor azul e com uma tipografia de letra moderna e marcante.
Os slogans
The Unexpected Extra.
Where miracles never cease. (anos de 1980)
Technology for life.
Creativity and Contribution.
Dados corporativos
Origem: Japão
Fundação: 1 de junho de 1957
Fundador: Tadao, Toshio, Kazuo e Yukio Kashio
Sede mundial: Tóquio, Japão
Proprietário da marca: Casio Computer Co. Ltd.
Capital aberto: Sim (1970)
CEO & Presidente: Kazuhiro Kashio
Faturamento: US$ 2.68 bilhões (2019)
Lucro: US$ 199.6 milhões (2019)
Valor de mercado: US$ 4.1 bilhões (abril/2020)
Presença global: 140 países
Presença no Brasil: Sim
Funcionários: 11.850
Segmento: Eletrônicos
Principais produtos: Calculadoras, relógios, instrumentos musicais e projetores
Concorrentes diretos: Sharp, Canon, HP, Epson, Sony, BenQ, Citizen, Seiko, Timex e Yamaha
Ícones: O relógio G-Shock
Slogan: Creativity and Contribution.
Website: www.casio-intl.com/br/pt/
A marca no mundo
A marca CASIO, que conta com uma linha extensa de produtos, incluindo relógios, projetores, instrumentos musicais eletrônicos (principalmente teclados), caixas registradoras, etiquetadoras e as famosas calculadoras, é comercializada em mais de 140 países ao redor do mundo. Em 2019 o mercado japonês foi responsável por mais de 31.7% do faturamento da empresa, que atingiu US$ 2.68 bilhões. As vendas de produtos voltados aos consumidores residenciais, como calculadoras, instrumentos musicais e relógios de pulso, respondem por 80% do valor total. Somente os relógios representam 50% do faturamento da CASIO.
Você sabia?
No dia 31 de dezembro de 2006 a CASIO conquistou um marco histórico em sua história ao atingir à marca de um bilhão de calculadoras vendidas.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Fonte: Mundo das Marcas, publicado em 26 de junho de 2006, atualizado em 19 de abril de 2020. Consultado pela última vez em 27 de maio de 2022.
---
Biografia – Relogiolandia
A empresa Casio foi criada no Japão em 1946 por Tadao Kashio, um engenheiro especializado em produção tecnológica. Hoje, os seus produtos mais famosos – calculadoras, instrumentos musicais, equipamento áudio, PDAs, máquinas fotográficas e relógios – são sinónimo de sucesso e de fiabilidade um pouco por todo o mundo.
O primeiro produto da empresa foi o “cachimbo yubiwa”, um anel para o dedo, onde era possível encaixar um cigarro aceso e fumá-lo até ao fim, enquanto o fumador ficava com as mãos livres para executar outras tarefas. O produto foi um sucesso enorme e Tadao Kashio investiu os lucros obtidos com essa invenção, no desenvolvimento de uma máquina com a qual ficou fascinado no Business Show de Ginza, em Tokyo, no ano de 1949 – a calculadora.
Em 1954, começa a produzir calculadoras electromecânicas do tamanho de mesas, mas já com algumas inovações relativamente a outros modelos – reduziu as teclas dos números para dez e os visores de três para um. Em 1957, apresentou ao mundo a primeira calculadora elétrica compacta e o modelo 14-A revela-se um êxito imediato, o que leva à criação da empresa Casio Computer. Em 1972, é lançado a Casio "Mini", uma calculadora pessoal que vendeu mais de 10 milhões de exemplares.
Dois anos depois, em 1974, a Casio apresenta o seu primeiro relógio digital – o Casiotron – com um calendário completo e totalmente automático. A década de 80 foi marcada pelo lançamento do primeiro teclado musical e sintetizador profissional da marca. No campo dos relógios, a grande revelação foi a criação do primeiro modelo G-Shock (um dos mais populares!) em 1983.
A aposta nas grandes evoluções tecnológicas continua e, em 1995, a Casio apresenta o primeiro relógio G-Shock com mostrador LCD, num ano marcado ainda pelo lançamento mundial da primeira máquina fotográfica digital – o QV-10.
Os relógios continuam a merecer a atenção da Casio que tem inovado em termos de modelos e de tecnologias, tendo sido a primeira a produzir um relógio-calculadora, que fizeram as delícias de jovens e adultos durante muito tempo. A marca foi ainda uma das primeiras a introduzir funções tão diversas como fusos horários diferentes, altitude, temperatura e pressão atmosférica actuais… e tudo isto no pulso!
Um dos modelos Casio mais populares é aquele que oferece a função dupla de relógio LCD e analógico, sendo que a gama “Wave Ceptors” vai ainda mais longe ao receber sinais horários diários de um relógio atómico, para estar sempre a horas!
Um dos mais recentes lançamentos da Casio aconteceu em 2007 com a apresentação do "Oceanus Manta OCW-S1000J" – funciona com energia solar e é o cronógrafo mais fino do mundo, com uma espessura de apenas 8.9mm.
Líderes inquestionáveis no design e produção de relógios digitais, as suas colecções oferecem modelos para todos os gostos: desde a inovação da “Protrek” e da “Collection”, aos ícones de estilo do “G-Shock” e os modelos exclusivamente femininos da “Baby-G”; passando pela robustez e durabilidade do “Casio Sport”, da “Phys” e da “Sea Pathfinder”; sem esquecer a tecnologia do “Wave Ceptor”.
Fonte: Relogiolandia, "Relogios Casio: uma história do Oriente". Consultado pela última vez em 27 de maio de 2022.
Crédito fotográfico: Logo da empresa. Consultado pela última vez em 27 de maio de 2022.