Um dos escultores mais importantes da era da Art Deco, com obras com potencial tanto artístico quanto decorativo. Suas primeiras esculturas têm estilo realista em combinações de bronze e mármore. Suas figuras parecem se movimentar, sendo que muitas delas fazem referência à dança. Ao se estabelecer na França, vemos também o teatro francês como grande inspiração. Somado a isso, o artista tinha grande interesse pelo Egito, especialmente quando descoberta da tumba do faraó Tuntkhamon.
Ainda assim, pode-se dizer que seguia as tendências de seu tempo, com valorização do arquétipo da “folle” - mulheres dançando, entregues à loucura.
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Vida
Demétre Chiparus, nascido como Dumitru Haralamb Chipăruș [1] [ referência circular ] em Dorohoi , Romênia , era filho de Haralamb e Saveta Chiparus. Em 1909, ele foi para a Itália , onde assistiu às aulas do escultor italiano Raffaello Romanelli. Em 1912, viajou para Paris para frequentar a École des Beaux Arts e seguir sua arte nas aulas de Antonin Mercie e Jean Boucher. [2] Demétre Chiparus morreu em 1947, sofrendo um derrame ao retornar ao estudar animais no zoológico de Vincennes . [2] Ele foi enterrado no cemitério de Bagneux, ao sul de Paris.
Início de carreira
As primeiras esculturas de Chiparus foram criadas no estilo realista e exibidas no Salão de 1914. Ele empregou a combinação de bronze e marfim , chamada criselefantina , com grande efeito. A maioria de suas obras de renome foi feita entre 1914 e 1933. A primeira série de esculturas fabricadas por Chiparus foi a série das crianças.
Carreira posterior
O estilo maduro de Chiparus tomou forma a partir da década de 1920. Suas esculturas são notáveis por seu efeito decorativo brilhante e marcante. Dançarinos do ballet russo , teatro francês [2] e filmes iniciais estavam entre seus assuntos mais notáveis e foram caracterizados por uma aparência longa, esbelta e estilizada. Seu trabalho foi influenciado pelo interesse no Egito , depois da escavação do túmulo do faraó Tutancâmon .
Chiparus criou um dos bronzes mais icônicos de 1928, chamado "Danseuse au cerceau" ou "Ring Dancer", inspirado na famosa e prodigiosa dançarina Zoula de Boncza do parisiense "Folies Bergere", a primeira dançarina da Ópera Real de Belgrado e Mímica. dançarina de "l'Opéra-Comique" em Paris. Mais tarde, Zoula de Boncza, descendente da nobreza polonesa e uma das melhores alunas de Loie Fuller , criou um livro publicado em 1961: o método de dança "La Danse classique sans barre". O livro foi publicado com textos de Eugène de Rijac e ilustrações de Alexandre Berlant e Yvonne Breton.
Ele trabalhou principalmente com a Edmond Etling e a Cie Foundry em Paris, administrada por Julien Dreyfus. Les Neveux de J. Lehmann foi a segunda fundição que trabalhou constantemente com Chiparus e produziu as esculturas lançadas a partir de seus modelos. Ele baseou muitos de seus trabalhos no balé e no teatro, um tema em particular sendo os Ballets Russes, do qual resultou "Os dançarinos russos", representando Vaslav Nijinsky e Ida Rubenstein nesse papel em Schéhérazade . [2]
O Salão
Chiparus raramente exibia no Salon . Em 1923, ele mostrou seu "Javelin Thrower" e em 1928 exibiu seu dançarino "Ta-Keo", que foi editado pelo fabricante Friedrich Goldscheider . Durante o período de perseguição nazista e a Segunda Guerra Mundial, as fundições interromperam a produção do trabalho de Chiparus. A situação econômica da época não era favorável ao desenvolvimento de artes e circunstâncias decorativas para muitos escultores piorando.
Por um tempo, no início da década de 1940, quase nenhuma obra de Chiparus foi vendida, mas ele continuou esculpindo para seu próprio prazer, retratando animais no estilo Art Deco. No Salão de Paris de 1942, as esculturas de gesso “Urso Polar” e “Bisonte Americano” foram exibidas e, em 1943, ele exibiu um “Urso Polar” de mármore e “Pelicano” de gesso.
Estilo
As esculturas de Chiparus representam a manifestação clássica do estilo Art Deco na escultura decorativa de bronze em marfim. Tradicionalmente, a quatro fatores de influência sobre a atividade criativa do artista podem ser distinguidos: Serge Diaghilev 's Ballets Russes , antiga arte egípcia , e francês teatro . Os primeiros filmes estavam entre seus assuntos mais notáveis e eram tipificados por figuras com uma aparência longa, esbelta e estilizada. Algumas de suas esculturas foram diretamente inspiradas por dançarinos russos. [2]Por exemplo, rostos das figuras de "Dança Persa" revelam as semelhanças de Vaslav Nijinsky e Ida Rubinstein, e o vestido de "Starfish Girl" reproduz exatamente o esboço do vestido de Goldfish do balé "Underwater kingdom" de Lev Annensky . O Chiparus poderia ter sido influenciado indiretamente pelos balés russos, através da apresentação de salas de música e cabarés franceses, com traços do forte impacto do balé russo. Frequentemente, Chiparus usava as fotos de dançarinas russas e francesas, estrelas e modelos de revistas de moda de sua época.
Depois que a tumba de Tutankhamon foi descoberta em 1922, a arte do Egito antigo e do Oriente chegou à moda francesa e também se reflete na atividade criativa de Chiparus. Várias esculturas de Chiparus e Claire Colinet representam a rainha Cleópatra e dançarinas egípcias. As esculturas de Chiparus refletir o seu tempo e sentimento 1920-1930s de “ folle ”. Provenientes da mais antiga tradição francesa de artes decorativas de alta qualidade e extra-artísticas, as esculturas de Chiparus combinam elegância e luxo, incorporando o espírito da época Art Déco.
O interesse dos colecionadores no trabalho de Chiparus apareceu nos anos 70 e floresceu desde os anos 90. Uma coleção importante do trabalho de Chiparus está em exibição na coleção permanente da Casa Lis , o museu art nouveau e art deco em Salamanca , Espana .
Morte e legado
Demétre Chiparus morreu em Paris em 1947, sofrendo um derrame ao retornar do estudo de animais no zoológico de Vincennes . [2] Ele foi enterrado no cemitério de Bagneux , ao sul de Paris. Chiparus é lembrado como um dos artistas mais importantes da era Art Deco.
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Fonte:
Um dos escultores mais importantes da era da Art Deco, com obras com potencial tanto artístico quanto decorativo. Suas primeiras esculturas têm estilo realista em combinações de bronze e mármore. Suas figuras parecem se movimentar, sendo que muitas delas fazem referência à dança. Ao se estabelecer na França, vemos também o teatro francês como grande inspiração. Somado a isso, o artista tinha grande interesse pelo Egito, especialmente quando descoberta da tumba do faraó Tuntkhamon.
Ainda assim, pode-se dizer que seguia as tendências de seu tempo, com valorização do arquétipo da “folle” - mulheres dançando, entregues à loucura.
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Vida
Demétre Chiparus, nascido como Dumitru Haralamb Chipăruș [1] [ referência circular ] em Dorohoi , Romênia , era filho de Haralamb e Saveta Chiparus. Em 1909, ele foi para a Itália , onde assistiu às aulas do escultor italiano Raffaello Romanelli. Em 1912, viajou para Paris para frequentar a École des Beaux Arts e seguir sua arte nas aulas de Antonin Mercie e Jean Boucher. [2] Demétre Chiparus morreu em 1947, sofrendo um derrame ao retornar ao estudar animais no zoológico de Vincennes . [2] Ele foi enterrado no cemitério de Bagneux, ao sul de Paris.
Início de carreira
As primeiras esculturas de Chiparus foram criadas no estilo realista e exibidas no Salão de 1914. Ele empregou a combinação de bronze e marfim , chamada criselefantina , com grande efeito. A maioria de suas obras de renome foi feita entre 1914 e 1933. A primeira série de esculturas fabricadas por Chiparus foi a série das crianças.
Carreira posterior
O estilo maduro de Chiparus tomou forma a partir da década de 1920. Suas esculturas são notáveis por seu efeito decorativo brilhante e marcante. Dançarinos do ballet russo , teatro francês [2] e filmes iniciais estavam entre seus assuntos mais notáveis e foram caracterizados por uma aparência longa, esbelta e estilizada. Seu trabalho foi influenciado pelo interesse no Egito , depois da escavação do túmulo do faraó Tutancâmon .
Chiparus criou um dos bronzes mais icônicos de 1928, chamado "Danseuse au cerceau" ou "Ring Dancer", inspirado na famosa e prodigiosa dançarina Zoula de Boncza do parisiense "Folies Bergere", a primeira dançarina da Ópera Real de Belgrado e Mímica. dançarina de "l'Opéra-Comique" em Paris. Mais tarde, Zoula de Boncza, descendente da nobreza polonesa e uma das melhores alunas de Loie Fuller , criou um livro publicado em 1961: o método de dança "La Danse classique sans barre". O livro foi publicado com textos de Eugène de Rijac e ilustrações de Alexandre Berlant e Yvonne Breton.
Ele trabalhou principalmente com a Edmond Etling e a Cie Foundry em Paris, administrada por Julien Dreyfus. Les Neveux de J. Lehmann foi a segunda fundição que trabalhou constantemente com Chiparus e produziu as esculturas lançadas a partir de seus modelos. Ele baseou muitos de seus trabalhos no balé e no teatro, um tema em particular sendo os Ballets Russes, do qual resultou "Os dançarinos russos", representando Vaslav Nijinsky e Ida Rubenstein nesse papel em Schéhérazade . [2]
O Salão
Chiparus raramente exibia no Salon . Em 1923, ele mostrou seu "Javelin Thrower" e em 1928 exibiu seu dançarino "Ta-Keo", que foi editado pelo fabricante Friedrich Goldscheider . Durante o período de perseguição nazista e a Segunda Guerra Mundial, as fundições interromperam a produção do trabalho de Chiparus. A situação econômica da época não era favorável ao desenvolvimento de artes e circunstâncias decorativas para muitos escultores piorando.
Por um tempo, no início da década de 1940, quase nenhuma obra de Chiparus foi vendida, mas ele continuou esculpindo para seu próprio prazer, retratando animais no estilo Art Deco. No Salão de Paris de 1942, as esculturas de gesso “Urso Polar” e “Bisonte Americano” foram exibidas e, em 1943, ele exibiu um “Urso Polar” de mármore e “Pelicano” de gesso.
Estilo
As esculturas de Chiparus representam a manifestação clássica do estilo Art Deco na escultura decorativa de bronze em marfim. Tradicionalmente, a quatro fatores de influência sobre a atividade criativa do artista podem ser distinguidos: Serge Diaghilev 's Ballets Russes , antiga arte egípcia , e francês teatro . Os primeiros filmes estavam entre seus assuntos mais notáveis e eram tipificados por figuras com uma aparência longa, esbelta e estilizada. Algumas de suas esculturas foram diretamente inspiradas por dançarinos russos. [2]Por exemplo, rostos das figuras de "Dança Persa" revelam as semelhanças de Vaslav Nijinsky e Ida Rubinstein, e o vestido de "Starfish Girl" reproduz exatamente o esboço do vestido de Goldfish do balé "Underwater kingdom" de Lev Annensky . O Chiparus poderia ter sido influenciado indiretamente pelos balés russos, através da apresentação de salas de música e cabarés franceses, com traços do forte impacto do balé russo. Frequentemente, Chiparus usava as fotos de dançarinas russas e francesas, estrelas e modelos de revistas de moda de sua época.
Depois que a tumba de Tutankhamon foi descoberta em 1922, a arte do Egito antigo e do Oriente chegou à moda francesa e também se reflete na atividade criativa de Chiparus. Várias esculturas de Chiparus e Claire Colinet representam a rainha Cleópatra e dançarinas egípcias. As esculturas de Chiparus refletir o seu tempo e sentimento 1920-1930s de “ folle ”. Provenientes da mais antiga tradição francesa de artes decorativas de alta qualidade e extra-artísticas, as esculturas de Chiparus combinam elegância e luxo, incorporando o espírito da época Art Déco.
O interesse dos colecionadores no trabalho de Chiparus apareceu nos anos 70 e floresceu desde os anos 90. Uma coleção importante do trabalho de Chiparus está em exibição na coleção permanente da Casa Lis , o museu art nouveau e art deco em Salamanca , Espana .
Morte e legado
Demétre Chiparus morreu em Paris em 1947, sofrendo um derrame ao retornar do estudo de animais no zoológico de Vincennes . [2] Ele foi enterrado no cemitério de Bagneux , ao sul de Paris. Chiparus é lembrado como um dos artistas mais importantes da era Art Deco.
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Fonte:
Um dos escultores mais importantes da era da Art Deco, com obras com potencial tanto artístico quanto decorativo. Suas primeiras esculturas têm estilo realista em combinações de bronze e mármore. Suas figuras parecem se movimentar, sendo que muitas delas fazem referência à dança. Ao se estabelecer na França, vemos também o teatro francês como grande inspiração. Somado a isso, o artista tinha grande interesse pelo Egito, especialmente quando descoberta da tumba do faraó Tuntkhamon.
Ainda assim, pode-se dizer que seguia as tendências de seu tempo, com valorização do arquétipo da “folle” - mulheres dançando, entregues à loucura.
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Vida
Demétre Chiparus, nascido como Dumitru Haralamb Chipăruș [1] [ referência circular ] em Dorohoi , Romênia , era filho de Haralamb e Saveta Chiparus. Em 1909, ele foi para a Itália , onde assistiu às aulas do escultor italiano Raffaello Romanelli. Em 1912, viajou para Paris para frequentar a École des Beaux Arts e seguir sua arte nas aulas de Antonin Mercie e Jean Boucher. [2] Demétre Chiparus morreu em 1947, sofrendo um derrame ao retornar ao estudar animais no zoológico de Vincennes . [2] Ele foi enterrado no cemitério de Bagneux, ao sul de Paris.
Início de carreira
As primeiras esculturas de Chiparus foram criadas no estilo realista e exibidas no Salão de 1914. Ele empregou a combinação de bronze e marfim , chamada criselefantina , com grande efeito. A maioria de suas obras de renome foi feita entre 1914 e 1933. A primeira série de esculturas fabricadas por Chiparus foi a série das crianças.
Carreira posterior
O estilo maduro de Chiparus tomou forma a partir da década de 1920. Suas esculturas são notáveis por seu efeito decorativo brilhante e marcante. Dançarinos do ballet russo , teatro francês [2] e filmes iniciais estavam entre seus assuntos mais notáveis e foram caracterizados por uma aparência longa, esbelta e estilizada. Seu trabalho foi influenciado pelo interesse no Egito , depois da escavação do túmulo do faraó Tutancâmon .
Chiparus criou um dos bronzes mais icônicos de 1928, chamado "Danseuse au cerceau" ou "Ring Dancer", inspirado na famosa e prodigiosa dançarina Zoula de Boncza do parisiense "Folies Bergere", a primeira dançarina da Ópera Real de Belgrado e Mímica. dançarina de "l'Opéra-Comique" em Paris. Mais tarde, Zoula de Boncza, descendente da nobreza polonesa e uma das melhores alunas de Loie Fuller , criou um livro publicado em 1961: o método de dança "La Danse classique sans barre". O livro foi publicado com textos de Eugène de Rijac e ilustrações de Alexandre Berlant e Yvonne Breton.
Ele trabalhou principalmente com a Edmond Etling e a Cie Foundry em Paris, administrada por Julien Dreyfus. Les Neveux de J. Lehmann foi a segunda fundição que trabalhou constantemente com Chiparus e produziu as esculturas lançadas a partir de seus modelos. Ele baseou muitos de seus trabalhos no balé e no teatro, um tema em particular sendo os Ballets Russes, do qual resultou "Os dançarinos russos", representando Vaslav Nijinsky e Ida Rubenstein nesse papel em Schéhérazade . [2]
O Salão
Chiparus raramente exibia no Salon . Em 1923, ele mostrou seu "Javelin Thrower" e em 1928 exibiu seu dançarino "Ta-Keo", que foi editado pelo fabricante Friedrich Goldscheider . Durante o período de perseguição nazista e a Segunda Guerra Mundial, as fundições interromperam a produção do trabalho de Chiparus. A situação econômica da época não era favorável ao desenvolvimento de artes e circunstâncias decorativas para muitos escultores piorando.
Por um tempo, no início da década de 1940, quase nenhuma obra de Chiparus foi vendida, mas ele continuou esculpindo para seu próprio prazer, retratando animais no estilo Art Deco. No Salão de Paris de 1942, as esculturas de gesso “Urso Polar” e “Bisonte Americano” foram exibidas e, em 1943, ele exibiu um “Urso Polar” de mármore e “Pelicano” de gesso.
Estilo
As esculturas de Chiparus representam a manifestação clássica do estilo Art Deco na escultura decorativa de bronze em marfim. Tradicionalmente, a quatro fatores de influência sobre a atividade criativa do artista podem ser distinguidos: Serge Diaghilev 's Ballets Russes , antiga arte egípcia , e francês teatro . Os primeiros filmes estavam entre seus assuntos mais notáveis e eram tipificados por figuras com uma aparência longa, esbelta e estilizada. Algumas de suas esculturas foram diretamente inspiradas por dançarinos russos. [2]Por exemplo, rostos das figuras de "Dança Persa" revelam as semelhanças de Vaslav Nijinsky e Ida Rubinstein, e o vestido de "Starfish Girl" reproduz exatamente o esboço do vestido de Goldfish do balé "Underwater kingdom" de Lev Annensky . O Chiparus poderia ter sido influenciado indiretamente pelos balés russos, através da apresentação de salas de música e cabarés franceses, com traços do forte impacto do balé russo. Frequentemente, Chiparus usava as fotos de dançarinas russas e francesas, estrelas e modelos de revistas de moda de sua época.
Depois que a tumba de Tutankhamon foi descoberta em 1922, a arte do Egito antigo e do Oriente chegou à moda francesa e também se reflete na atividade criativa de Chiparus. Várias esculturas de Chiparus e Claire Colinet representam a rainha Cleópatra e dançarinas egípcias. As esculturas de Chiparus refletir o seu tempo e sentimento 1920-1930s de “ folle ”. Provenientes da mais antiga tradição francesa de artes decorativas de alta qualidade e extra-artísticas, as esculturas de Chiparus combinam elegância e luxo, incorporando o espírito da época Art Déco.
O interesse dos colecionadores no trabalho de Chiparus apareceu nos anos 70 e floresceu desde os anos 90. Uma coleção importante do trabalho de Chiparus está em exibição na coleção permanente da Casa Lis , o museu art nouveau e art deco em Salamanca , Espana .
Morte e legado
Demétre Chiparus morreu em Paris em 1947, sofrendo um derrame ao retornar do estudo de animais no zoológico de Vincennes . [2] Ele foi enterrado no cemitério de Bagneux , ao sul de Paris. Chiparus é lembrado como um dos artistas mais importantes da era Art Deco.
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Fonte:
Um dos escultores mais importantes da era da Art Deco, com obras com potencial tanto artístico quanto decorativo. Suas primeiras esculturas têm estilo realista em combinações de bronze e mármore. Suas figuras parecem se movimentar, sendo que muitas delas fazem referência à dança. Ao se estabelecer na França, vemos também o teatro francês como grande inspiração. Somado a isso, o artista tinha grande interesse pelo Egito, especialmente quando descoberta da tumba do faraó Tuntkhamon.
Ainda assim, pode-se dizer que seguia as tendências de seu tempo, com valorização do arquétipo da “folle” - mulheres dançando, entregues à loucura.
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Vida
Demétre Chiparus, nascido como Dumitru Haralamb Chipăruș [1] [ referência circular ] em Dorohoi , Romênia , era filho de Haralamb e Saveta Chiparus. Em 1909, ele foi para a Itália , onde assistiu às aulas do escultor italiano Raffaello Romanelli. Em 1912, viajou para Paris para frequentar a École des Beaux Arts e seguir sua arte nas aulas de Antonin Mercie e Jean Boucher. [2] Demétre Chiparus morreu em 1947, sofrendo um derrame ao retornar ao estudar animais no zoológico de Vincennes . [2] Ele foi enterrado no cemitério de Bagneux, ao sul de Paris.
Início de carreira
As primeiras esculturas de Chiparus foram criadas no estilo realista e exibidas no Salão de 1914. Ele empregou a combinação de bronze e marfim , chamada criselefantina , com grande efeito. A maioria de suas obras de renome foi feita entre 1914 e 1933. A primeira série de esculturas fabricadas por Chiparus foi a série das crianças.
Carreira posterior
O estilo maduro de Chiparus tomou forma a partir da década de 1920. Suas esculturas são notáveis por seu efeito decorativo brilhante e marcante. Dançarinos do ballet russo , teatro francês [2] e filmes iniciais estavam entre seus assuntos mais notáveis e foram caracterizados por uma aparência longa, esbelta e estilizada. Seu trabalho foi influenciado pelo interesse no Egito , depois da escavação do túmulo do faraó Tutancâmon .
Chiparus criou um dos bronzes mais icônicos de 1928, chamado "Danseuse au cerceau" ou "Ring Dancer", inspirado na famosa e prodigiosa dançarina Zoula de Boncza do parisiense "Folies Bergere", a primeira dançarina da Ópera Real de Belgrado e Mímica. dançarina de "l'Opéra-Comique" em Paris. Mais tarde, Zoula de Boncza, descendente da nobreza polonesa e uma das melhores alunas de Loie Fuller , criou um livro publicado em 1961: o método de dança "La Danse classique sans barre". O livro foi publicado com textos de Eugène de Rijac e ilustrações de Alexandre Berlant e Yvonne Breton.
Ele trabalhou principalmente com a Edmond Etling e a Cie Foundry em Paris, administrada por Julien Dreyfus. Les Neveux de J. Lehmann foi a segunda fundição que trabalhou constantemente com Chiparus e produziu as esculturas lançadas a partir de seus modelos. Ele baseou muitos de seus trabalhos no balé e no teatro, um tema em particular sendo os Ballets Russes, do qual resultou "Os dançarinos russos", representando Vaslav Nijinsky e Ida Rubenstein nesse papel em Schéhérazade . [2]
O Salão
Chiparus raramente exibia no Salon . Em 1923, ele mostrou seu "Javelin Thrower" e em 1928 exibiu seu dançarino "Ta-Keo", que foi editado pelo fabricante Friedrich Goldscheider . Durante o período de perseguição nazista e a Segunda Guerra Mundial, as fundições interromperam a produção do trabalho de Chiparus. A situação econômica da época não era favorável ao desenvolvimento de artes e circunstâncias decorativas para muitos escultores piorando.
Por um tempo, no início da década de 1940, quase nenhuma obra de Chiparus foi vendida, mas ele continuou esculpindo para seu próprio prazer, retratando animais no estilo Art Deco. No Salão de Paris de 1942, as esculturas de gesso “Urso Polar” e “Bisonte Americano” foram exibidas e, em 1943, ele exibiu um “Urso Polar” de mármore e “Pelicano” de gesso.
Estilo
As esculturas de Chiparus representam a manifestação clássica do estilo Art Deco na escultura decorativa de bronze em marfim. Tradicionalmente, a quatro fatores de influência sobre a atividade criativa do artista podem ser distinguidos: Serge Diaghilev 's Ballets Russes , antiga arte egípcia , e francês teatro . Os primeiros filmes estavam entre seus assuntos mais notáveis e eram tipificados por figuras com uma aparência longa, esbelta e estilizada. Algumas de suas esculturas foram diretamente inspiradas por dançarinos russos. [2]Por exemplo, rostos das figuras de "Dança Persa" revelam as semelhanças de Vaslav Nijinsky e Ida Rubinstein, e o vestido de "Starfish Girl" reproduz exatamente o esboço do vestido de Goldfish do balé "Underwater kingdom" de Lev Annensky . O Chiparus poderia ter sido influenciado indiretamente pelos balés russos, através da apresentação de salas de música e cabarés franceses, com traços do forte impacto do balé russo. Frequentemente, Chiparus usava as fotos de dançarinas russas e francesas, estrelas e modelos de revistas de moda de sua época.
Depois que a tumba de Tutankhamon foi descoberta em 1922, a arte do Egito antigo e do Oriente chegou à moda francesa e também se reflete na atividade criativa de Chiparus. Várias esculturas de Chiparus e Claire Colinet representam a rainha Cleópatra e dançarinas egípcias. As esculturas de Chiparus refletir o seu tempo e sentimento 1920-1930s de “ folle ”. Provenientes da mais antiga tradição francesa de artes decorativas de alta qualidade e extra-artísticas, as esculturas de Chiparus combinam elegância e luxo, incorporando o espírito da época Art Déco.
O interesse dos colecionadores no trabalho de Chiparus apareceu nos anos 70 e floresceu desde os anos 90. Uma coleção importante do trabalho de Chiparus está em exibição na coleção permanente da Casa Lis , o museu art nouveau e art deco em Salamanca , Espana .
Morte e legado
Demétre Chiparus morreu em Paris em 1947, sofrendo um derrame ao retornar do estudo de animais no zoológico de Vincennes . [2] Ele foi enterrado no cemitério de Bagneux , ao sul de Paris. Chiparus é lembrado como um dos artistas mais importantes da era Art Deco.
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Fonte: