Os Irmãos Campana: Humberto Campana (Rio Claro, SP, 17 de março de 1953) formado em direito, e Fernando Campana (Brotas, SP, 19 de maio de 1961) arquiteto e urbanista, fundaram em 1983, em São Paulo - SP, o Estúdio Campana. São reconhecidos internacionalmente por seus trabalhos artísticos cuja temática discute, principalmente, questões do cotidiano, transformando artigos sem nenhum valor em peças de caráter inigualável, o ordinário em extraordinário.
História Estúdio Campana
Desde 1983, os irmãos Fernando (1961) e Humberto (1953) Campana, co-fundadores do Estúdio Campana, vem construindo solidamente suas carreiras, alcançando reconhecimento nacional e internacional. Em 2019, o estúdio comemora seu 35º aniversário, reconhecido como pioneiro no design disruptivo, o que os levaram a criar uma linguagem inovadora em seu campo. Fortemente enraizada na cultura e tradições brasileiras, o trabalho do Estúdio Campana carrega ainda valores universais em sua alma, como liberdade e dignidade, incentivando a busca da identidade própria através de experiências de vida. Incorporando a ideia de transformação e reinvenção, seu processo criativo eleva os materiais do cotidiano à nobreza, trazendo não apenas a criatividade ao design, mas também características brasileiras - as cores, as misturas, o caos criativo - o triunfo das soluções simples, de uma maneira artística e maneira poética.
Sediado em São Paulo, o Estúdio Campana está constantemente investigando novas possibilidades no design: da fabricação de móveis a arquitetura, paisagismo, moda, cenografia e muito mais. Cria pontes e diálogos onde a troca de informações a informação também é uma fonte de inspiração. Trabalhando em parceria com diferentes marcas e indústrias e fazendo contatos com comunidades e artistas de todo o mundo, mantém o repertório do Estúdio Campana atualizado.
O "Project 66" foi a primeira exposição internacional com Ingo Maurer, com curadoria de Paola Antonelli, no MoMa New York, em 1998. A ideia da exposição era juntar dois designers de origens muito distintas que compartilhavam a mesma poética. Com o A Cadeira Vermelha, também em 1998, selou sua primeira parceria com a Edra, na Itália. Desde então, a cada ano, novos produtos e conceitos foram lançados em colaboração com marcas internacionais como Alessi, Artemide, Baccarat, Bernardaud, Bisazza, Edra, Fendi, Ghidini 1961, H. Stern, Lasvit, Lacoste, Louis Vuitton, Melissa, Venini, Vibram, entre outros.
Em 2002, o Estúdio Campana começou a criar sua própria linha de edições limitadas e peças únicas, feitas à mão no estúdio em São Paulo. Essas edições especiais são representadas por galerias internacionais, incluindo Friedman Benda em Nova York, Carpenters Galeria de Oficinas em Londres e São Francisco, Galeria Giustini / Stagetti em Roma e Firma Casa em São Paulo.
Design de interiores, arquitetura e paisagismo tornaram-se uma parte cada vez mais importante do portfólio do Estúdio Campana. Café Campana no Musée d'Orsay (Paris), Café na Ópera de São Paulo, New Hotel (Atenas), lobby, loja de design e auditório no Stedelijk Museum Lobby ('s-Hertogenbosch), Iniala Beach House (Phuket) e loja Aesop (São Paulo); Sarah Chofakian Store (São Paulo), loja Camper da Campana: Berlim, Barcelona, Londres, Florença, Saragoça, Nova York, São Paulo; A cenografia da edição de verão da São Paulo Fashion Week (2013) está entre alguns de seus interiores e comissões de arquitetura. Os destaques de seus projetos de paisagismo são os jardins da publicidade da J. Walter Thompson agência e fachada da Firma Casa Showroom e Galeria em São Paulo; e a Catedral de Bambu no Hotel Fazenda Catucaba em São Luiz do Paraitinga. Entre suas esculturas urbanas e projetos de referência, podemos citar o The John Instalação do Madejski Garden no museu Victoria & Albert em Londres (2007), 'La Gloriette' para Veuve Clicquot na Feira de Móveis de Milão (2010), a instalação 'Brachina' na Semana de Design de Beijing (2012), a escultura urbana no edifício Habitarte em São Paulo e a instalação 'Sleeping Piles' em Fuori Salone (2019).
Na moda, o Estúdio Campana assinou uma coleção para os joalheiros brasileiros H. Stern (2001). Nos últimos quinze anos colaboraram com a Melissa para criar calçados e acessórios. Em 2009 e 2012 reinterpretaram a tradicional camisa polo LACOSTE em edições exclusivas. Eles também criaram o armário de viagem 'Maracatu', a cadeira de balanço 'Cocoon', o sofá 'Bomboca' e cadeira "Bulbo", para a série "Objetos Nomades" da Louis Vuitton, com novas peças sendo introduzidas a cada ano desde 2012.
As parcerias artísticas incluem a criação de figurinos para o balé “Virtually There”, apresentado por "Performa Visionaries" na Mana Contemporary em Nova Jersey (2006), cenários e figurinos para o show 'Metamorphose' do Ballet Nacional de Marselha (2007) e a cenografia do musical 'Peter and the Wolf', apresentado no Museu Guggenheim em Nova York (2008).
A surpreendente percepção do Estúdio Campana sobre o que é considerado "comum" e "trivial" tem sido a base de algumas exposições. Humberto e Fernando foram os curadores da exposição "Jardim de Infância" no Museu de Arte Moderna de São Paulo (2009) e 'Campana Brothers Select: obras de coleção permanente' no Museu Cooper-Hewitt, em Nova Iorque (2008).
As peças Campana fazem parte de coleções permanentes de instituições culturais de renome, como o Centre Pompidou e o Museu de Artes Decorativas, Paris, MoMa, Nova York, Museu de Arte Moderna de São Paulo e também Vitra Design Museu Weil sou Rhein.
Os irmãos Campana estão atualmente listados como um dos principais arquitetos icônicos do mundo em Interni (2018). Em 2015 e 2014 a Wallpaper os classificou, respectivamente, entre os 100 profissionais mais importantes e os 200 maiores profissionais de design. Em 2013, foram listados pela revista Forbes entre as 100 personalidades brasileiras mais influentes.
Em 2012, Fernando e Humberto Campana foram selecionados para o Prêmio Colbert Committee em Paris; homenageado pelo Design Semana em Pequim; recebeu a Ordem do Mérito Cultural em Brasília e foi agraciada com a Ordem de Artes e Letras pelo Ministério da Cultura francês e eleito Designers do Ano pela Maison & Objet de Paris. Em 2008, eles receberam o Prêmio Design / Miami de Design do Ano.
Coleções permanentes
Museu de Arte Moderna, São Paulo, Brasil
Fundação Edson Queiroz, Fortaleza, Brasil
Museu de Belas Artes, Montreal, Canadá
Alto Museu de Arte, Atlanta, EUA
Art Institute, Chicago, EUA
Museu de Vidro de Corning, Corning, EUA
Museu de Arte de Dallas, Dallas, EUA
Museu de Arte de Denver, Denver, EUA
Museu de Belas Artes de Houston, Houston, EUA
Museu de Arte de Indianapolis, Indianapolis, EUA
Speed Art Museum, Louisville, EUA
Instituto de Arte de Minneapolis, Minneapolis, EUA
Museu Cooper-Hewitt, Nova York, EUA
MoMA, Nova York, EUA
Museu de Artes e Design, Nova York, EUA
Museu Metropolitano de Arte, Nova York, EUA
Museu de Arte de Palm Springs, Palm Springs, EUA
Museu de Arte Moderna da Filadélfia, Filadélfia, EUA
Museu de Arte Carnegie, Pittsburg, EUA
Museu de Arte Moderna de São Francisco, São Francisco, EUA
Museu do Design, Gent, Bélgica
Museu Trapholt, Kolding, Dinamarca
Centre Pompidou, Paris, França
Museu de Artes Decorativas, Paris, França
Museu d'Orsay, Paris França
Fundação Nacional de Arte Contemporânea (FNAC), Paris, França
Museu de Artes e Ofícios, Hamburgo, Alemanha
Pinakothek Der Moderne, Munique, Alemanha
Museu do Design Vitra, Weil am Rhein, Alemanha
Museu Stedelijk, s-Hertogenbosch, Holanda
Associação Jacqueline Vodoz e Bruno Danese, Milão, Itália
Museu do Design e da Moda, Coleção Francisco Capelo, Lisboa, Portugal
Fundação Don Edelman, Suíça
Museu de Design e Artes Aplicadas Contemporain, Lausanne, Suíça
Museu do Design, Londres, Reino Unido
Galerias da cidade de Manchester, Manchester, Reino Unido
Galeria Nacional de Victoria, Melbourne, Austrália
Museu do Vidro, Shanghai, China
Museu de Israel, Jerusalém, Israel
Museu de Arte de Tel Aviv, Tel Aviv, Israel
Exposições Individuais
2020 'Campana Brothers: 35 Revolutions', Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
2019 'Jardim Suspenso', Fundação Bardi / Casa de Vidro, São Paulo, Brasil
2019 'Hybridism' Carpenters Workshop Gallery, Londres, Reino Unido
2019 'Campana: Fernando + Humberto', Centro Cultural de Brotas, Brotas, Brasil
2018 'Notturno', Giustini / Stagetti, Roma, Itália
2018 'Campana Brothers', Galeria Multiarte, Fortaleza, Brasil
2018 'Monkey Robot Hurricanes', Galeria Luciana Caravello Arte Contemporânea, Rio de Janeiro, Brasil
2018 'Sobreiro', Consulado Geral de Portugal, São Paulo, Brasil
2017 'Hybridism', Friedman Benda Gallery, Nova York, EUA
2017 'Lembro de esquecer e esqueci de esquecer', de Fernando Campana, Galeria Baró, São Paulo, Brasil
2017 'Campana Brothers', Museu Oscar Niemeyer (MON), Curitiba, Brasil
2016 'Do Material ao Objeto', Semana Design Rio, Rio de Janeiro, Brasil
2016 'Retratos Iluminados', Centro Sebrae de Referência de Artesanato Brasileiro (CRAB), Rio de Janeiro, Brasil
2016 'Manufatura exhibition', Carpenters Workshop Gallery, Paris, França.
2015 'Barroca: The Harmony of Imperfection', carro-chefe da Melissa em Londres, Londres, Reino Unido
2015 'Anticorpos', Seibu Shibuya, Tóquio; Kobe, Japão
2015 'Campana Brothers Design Now', Coleção Pizzuti, Columbus, OH, EUA
2014 "Campanas / Woods", Bildmuseet, Umeå, Suécia
2014 "Campana Brothers Design Now", Centro de Artes Decorativas de Ohio, Lancaster, EUA
2014 "Da arte ao design", Clerkenwell Design Week, Londres, Reino Unido
2014 "Fernando e Humberto Campana / Trabalhos recentes", Re: View Gallery, Detroit, EUA
2014 "Anticorpos", Trapholt, Kolding, Dinamarca
2013 'Luxo Perigoso', Sporting d'Hiver, Montecarlo, Mônaco
2013 'Anticorpos' Museum of Contemporary Art, Monterrey; Museo Franz Mayer, Cidade do México, Oaxaca Design Center, Oaxaca, México
2013 'Conceitos', Friedman Benda Gallery, NY, EUA
2013 'Ocean', Carpenters Workshop Gallery, Paris, França
2013 'Traçando o Real', Galeria Luciana Caravello, Rio de Janeiro, Brasil
2013 'Barroco brasileiro', Galeria David Gill, Londres, Reino Unido
2013 'Arte de Sentar com Arte', Galeria Luciana Caravello, Rio de Janeiro, Brasil
2012 'Barroco Rococó', Museu de Artes Decorativas, Paris, França
2012 'Anticorpos', CCBB, Rio de Janeiro, Brasil; Museu de Arte Philbrook, Tulsa, EUA; Museu de Arte de Palm Springs, EUA
2012 'Colagens: Irmãos Campana', Galeria Baró, São Paulo, Brasil
2011 'Arte de Sentar com Arte', Galeria Conceito / Firma Casa, São Paulo, Brasil
2011 'Anticorpos', Museu do Vale do Rio Doce, Espírito Santo, CCBB Brasília, CCBB São Paulo, Brasil
2011 'Privato Romano', Galleria O, Roma, Itália
2011 'Campana Brothers', Goodman Gallery, Cidade do Cabo, África do Sul
2010 "Anticorpos", NAiM, Maastricht, Holanda; Fundação Pedro Barrié de la Maza, Corunha, Espanha; Projeto da Trienal Museu, Milão, Itália
2010 'Glass Experiences', Waddesdon, Aylesbury, Reino Unido
2010 'Irmãos Campana', Galeria Baró, São Paulo, Brasil
2009 'Instalação Garrafas', Centre D'Art Contemporain de la Marchélarie, Versalhes, França
2009 'Anticorpos', Vitra Design Museum, Weil em Rheim, Alemanha
2008 'Campana Brothers Select: obras da coleção permanente', Cooper-Hewitt Design Museum, NY, EUA
2007 "Campanas no jardim", Victoria & Albert Museum, Londres, Reino Unido
2007 "TransPlastic", Albion Gallery, Londres, Reino Unido
2007 'Cartoon Chairs', Albion Gallery, Londres, Reino Unido
2006 'História Naturalis', Feira Internacional de Móveis (Edra Showroom), Milão, Itália; Internacional
Feira de Móveis Contemporâneos (Edra Showroom), Nova York, EUA; Foments de les Arts Decoratives, Barcelona, Espanha
2005 'Campana Brothers', Embaixada do Brasil, Tóquio, Japão
2005 "Campane di Campana", Moss Gallery, Nova York, EUA
2004 'Tank', The Design Museum, Londres, Reino Unido
2004 'Zest for life', Design Museum, Londres, Reino Unido; Danish Design Centre, Copenhague, Dinamarca
2004 'Ideal House', IMM Cologne 2004, Colônia, Alemanha
2003 'Campanas', Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Brasília, Brasil; Firma Casa, São Paulo, Brasil; Experimenta Design,
Lisboa, Portugal; Estocolmo, Suécia
2002 'Nunca deixe escapar a poesia', Museu de Arte de Tel Aviv, Tel Aviv, Israel
2001 'Inventividade', Museu de Arte Contemporânea, Goiânia, Brasil
2001 'Entre o Design e a Arte', Museu de Arte Moderna, São Paulo, Brasil
1999 'Numeros', Museu Brasileiro de Escultura, São Paulo, Brasil
1999 'Matérias / Materiais', Museu de Arte Moderna da Bahia. Salvador, Brasil
1999 'Retrospectiva Campana', Casa França-Brasil, Rio de Janeiro, Brasil
1996 'O Brasil faz Design' Palazzo Reale, Milão Itália. Museu da Casa Brasileira, São Paulo, Brasil; Instituto
dos Arquitetos do Brasil, Rio de Janeiro, Brasil; Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, Salvador, Brasil
1993 'Edição 93' Nucleon 8, São Paulo, Brasil
1991 'Esculturas', Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil
1990 'Orgânicos', Nucleon 8, São Paulo, Brasil
1989 'Desconfortáveis', Nucleon 8, São Paulo, Brasil
Exposições coletivas
2019 ‘Objects of Desire: Surrealism and Design 1924 - Today ', Vitra Design Museum, Wheil am Rhein, Alemanha
2019 'KAW´S', NGV International, Melbourne, Austrália
2019 'Instalação de pilhas para dormir', Interni 'Human Spaces', Fuorisalone, Milão, Itália
2018 "Quando as atitudes se tornarem cadeiras", Pizzuti Collecion, Columbus, Ohio, EUA
2018 'Objets Ambigus - Bijoux contemporains, une passion', Palais Des Beaux-Arts, Bruxelas, Bélgica
2018 'Pure Gold - Upcycling e seu toque emocional', Somerset House, Londres, Reino Unido
2018 '21st Century Design', Liceu de Artes e Ofícios ', São Paulo, Brasil
2018 'Experimenting Le Corbusier', Museu da Casa Brasileira, São Paulo, Brasil
2018 'Rachel's Dream House', Nova York, EUA
2018 ‘Design After Darwin. Adaptado à adaptabilidade ', DESIGN.VE, Palazzo Morosini, Veneza, Itália
2018 ‘História. IL Design Italiano ', Museu da Trienal de Design, Milão, Itália
2018 'Heaven or Hell?', Cube Design Museum, Holanda
2017 'SUR / FACE: Mirros'. Museu Angewandte Kunst, Frankfurt am Main, Alemanha
2017 'Monobloc - Uma Cadeira para o Mundo', Vitra Design Museum, Weil am Rhein, Alemanha
2016 'Houselife', Museu de Artes Decorativas e Design de Bordéus, Bordeaux, França
2016 'Italiani sull'oceano exhibition', Museu da Cultura de Milão (MUDEC), Milão, Itália.
2015 'Maria de Todos Nós', Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brasil
2015 'Art of Living exhibition', Triennale di Milano, Milão, Itália
2015 ‘Fetichismo. Obsessões em moda e design ', Museu Trapholt de Arte Moderna, Kolding, Dinamarca
2015 'Scents Exhibition', Orto Botanico di Brera, Milão, Itália
2015 'Earth Matters: When Natural & Creative Forces Meet' ', Galeria de Arte Artipelag, Warmdo, Suécia
2014 'Making Design', Cooper-Hewitt, Smithsonian Design Museum, Nova York, EUA
2014 'Ouro', CCBB Rio de Janeiro, Brasil
2014 "Lustres", Galeria David Gill, Londres, Reino Unido
2014 'Design Brasileiro, Moderno e Contemporâneo', Embaixada do Brasil em Londres, Reino Unido; Caixa Cultural Rio de Janeiro; Caixa Cultural Brasília; Caixa Cultural Salvador, Brasil
2013 'Keep it Glassy', Museu de Vidro de Xangai, Shanghai, Coleção China 2013 do Museu do Design: Histórias extraordinárias sobre coisas comuns
2012 'Design Brasileiro, Moderno e Contemporâneo', Zeitlos Berlin, Alemanha; Museu do Design e da Moda, Lisboa, Portugal
2009 'U.F.O .: Blurring the Lines Between Art and Design', NRW-Forum Kultur und Wirtschaft, Düsseldorf, Alemanha
2007 "Minha Casa - Sete Experiências para a Vida Contemporânea", Vitra Design Museum, Weil am Rhein, Alemanha
2007 "Sotheby's Beyond Limits", Chatsworth House, Derbyshire, Reino Unido
2006 'Le mouvement des Images', Centre Pompidou, Paris, França
2006 "Il mondo do Italiano", Museu de Artes Modernas Montreal, Canadá
2005 'Swarm Exhibition', The Fabric Workshop and Museum, Filadélfia, EUA
2005 'Novas aquisições', MoMA, NY, EUA
2005 "Big Bang", Centre Pompidou, Paris, França
2003 'Somewhere Totally Else', The European Design Show, Design Museum, Londres, Reino Unido
2003 'The One-Legged Milk Stool', Design Museum, Londres, Reino Unido
2003 'The Magic Chandelier', Palácio de Cristal, Milão, Itália
2002 "Milão em um Van", Victoria and Albert Museum, Londres, Reino Unido
2000 'Blow Up', Vitra Design Museum, Wheil am Rhein, Alemanha
1998 "Projeto 66" (com Ingo Mauer), MoMA, NY, EUA
Fonte: Site oficial Irmãos Campana, consultado pela última vez em 19 de abril de 2017.
---
Biografia Wikipédia
Os Irmãos Campana (Humberto Campana, Rio Claro, 17 de março de 1953, e Fernando Campana, Brotas, 19 de maio de 1961) são respectivamente, formados em Direito pela Universidade de São Paulo, e seu irmão em Arquitetura pelo Unicentro Belas Artes de São Paulo.
Hoje a dupla tem muito reconhecimento internacional por seus trabalhos de Design-Arte, cuja temática discute elementos do cotidiano, ou simplesmente produtos sem nenhum valor, que são transformados em peças de caráter artísticos, com uma linguagem única e de, até, uso possível.
Profissionais que despertam o interesse internacional, são uns dos poucos brasileiros com peças no acervo do MoMA, em Nova York.
Prêmios da Dupla
1992 - Prêmio Aquisição, Museu de Arte Brasileira FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) São Paulo. Biombo Cerca.
1996 - Primeiro Prêmio Categoria Design (1º lugar) XXI Salão de Arte de Ribeirão Preto, SP. Cadeira de Papelão.
1997 - Primeiro Prêmio Categoria Móveis Residenciais (1º lugar) ABIMÓVEL (Associação Brasileira de Industria de Móveis) São Paulo. Mesa Inflável.
1998 - Segundo Prêmio Categoria Móveis Residênciais (2º lugar) Museu da Casa Brasileira, São Paulo. Estante Labirinto.
1999 - Prêmio George Nelson Design Award, Revista Interiors, EUA.
2001 - Prêmio Especial, Museu da Casa Brasileira, São Paulo, Brasil, Harley Stern coleção de jóias.
2005 - Le Prix du Nombre d'Or, Salon du Meuble de Paris, França para Fernando e Humberto Campana.
2005 - Primeiro lugar na cDim award da Feira Internacional de Móveis de Valencia pela cadeira Corallo
Fonte: Wikipédia, consultado pela última vez em 19 de abril de 2017.
---
Inspire-se com as obras dos irmãos Campana, cheias de brasilidade e sem clichês
Humberto e Fernando, teoricamente, dispensariam quaisquer apresentações. Porém, quem ainda não conhece os irmãos Campana precisa saber que eles são referência máxima quando se trata de design de mobiliário brasileiro.
Os irmãos Campana são reconhecidos internacionalmente por seus trabalhos artísticos – cuja temática discute, principalmente, questões do cotidiano.
Os dois surpreenderam o mundo transformando artigos sem nenhum valor em peças de caráter inigualável, o ordinário em extraordinário.
Sua ideia é explorar as mais diferentes possibilidades de fabricação de móveis, como o uso de materiais e técnicas mais simples.
Tudo isso ganhou sentido quando os irmãos Campana se voltaram para o repertório popular brasileiro.
"Nosso trabalho é testar os limites dos materiais para ver o que proporcionam à estética e ao conforto. Queremos criar pontes, com processos artesanais que estão fragilizados na sociedade. Tentamos valorizar e resgatar processos manuais e comunidades de artesãos que trabalham para nós."
– Irmãos Campana, em reportagem de Portobello e Obvious Magazine.
Design brasileiro, mas sem clichês
Poucos foram os designers que conseguiram se afastar das tendências estrangeiras para manter uma liberdade criativa, assim como Humberto e Fernando.
Os irmãos Campana escolheram ir primeiro ao encontro de suas origens, buscando os elementos que formaram sua identidade cultural.
Só depois eles seguiram para fora. Essa trajetória pode ser conferida em acervos como o do MoMA, em Nova York.
"Queríamos ser alemães no começo, fazer coisas perfeitas. Ficávamos loucos porque o alumínio entortava. Um dia, baixamos a guarda: nós não nascemos na Escandinávia nem no Japão, nós nascemos no Brasil e vamos fazer uma coleção de cadeiras chamadas Desconfortáveis. Foi a nossa libertação."
– Irmãos Campana, em reportagem de Almanaque Brasil.
Irmãos Campana: biografia
Há mais de três décadas, num tempo em que pouco se falava em sustentabilidade, os Irmãos Campana colocaram o Brasil no mapa do design mundial.
Tudo começou em 1983.
Humberto era formado em Direito, mas seu irmão, Fernando, era arquiteto e urbanista. Juntos, eles resolveram seguir pelo caminho da criação.
E a ascensão dos irmãos Campana no mundo do design foi meteórica.
Em 1989, Humberto e Fernando Campana apresentaram uma coleção de cadeiras, intitulada ‘Desconfortáveis’.
A mostra ocorreu na Galeria Nucleon, em São Paulo.
As cadeiras dos irmãos Campana, em chapas de ferro, passavam a impressão de serem mesmo desconfortáveis.
Embora não tenham feito sucesso, solidificaram a carreira dos irmãos, que passaram a agir nacional e internacionalmente.
O merecido reconhecimento só veio no final da década de 1990, com a mostra no Museu de Arte Moderna de Nova York.
Os pequenos projetos artesanais, desenvolvidos em fibras, evoluíram para grandes parcerias e uma produção em escala industrial.
Hoje, o Estúdio Campana faz trabalhos em parceria com várias lojas, fábricas e comunidades, o que tem mantido seu repertório sempre atualizado.
Principais prêmios já recebidos pelos Irmãos Campana:
Prêmio Aquisição, da Fundação Armando Alvares Penteado;
Primeiro Prêmio do XXI Salão de Arte de Ribeirão Preto;
Primeiro Prêmio da Associação Brasileira de Indústria de Móveis;
George Nelson Design Award, da Interiors Magazine;
Prêmio Especial do Museu da Casa Brasileira;
Nombre d Or, do Salon du Meuble de Paris;
Primeiro Prêmio da Feira Internacional de Móveis de Valência.
Projetos dos Irmãos Campana
As peças dos Irmãos Campana traduzem a pluralidade do Brasil e do mundo!
‘Extravagância’ é a palavra que melhor define os trabalhos dos Irmãos Campana.
Suas criações são intrigantes, criativas.
Elas carregam materiais reles, comuns. Mas esses elementos distintos são reunidos com coesão e elegância, numa espécie de exploração intuitiva e sensorial única.
E a “brasilidade” acaba explícita nas soluções simples e no caos visual, provocado por cores vivas e misturas de texturas.
São materiais empregados no design dos Irmãos Campana: plástico, acrílico, papelão, madeiras, metais, fibras de algodão, piaçava, couro, vidro, borracha, entre outros.
A criação no meio rural fez com os irmãos Campana tivessem, desde cedo, um importante contato com a natureza.
Isso influenciou diretamente toda a sua carreira. Hoje, eles sabem lidar muito bem com esse diálogo entre a vida no campo e vida na cidade.
Esse humor irreverente com relação a questões como funcionalidade, conforto e estética sempre marca as apresentações dos irmãos Campana nas feiras de design.
"É a força da natureza e o poder de abstração, um objeto funcional, mas extremamente emocional e lúdico. Vejo o design como objeto de afeto. Estamos vivendo muito pouco o afeto e tentamos trazer essa emoção para os nossos objetos."
– Humberto Campana, em reportagem de Revista Donna
As obras mais importantes dos Irmãos Campana
Peças idealizadas pelos irmãos Campana estão expostas nos catálogos de empresas famosas, como a Melissa, a Lacoste e a Edra.
Embora algumas marcas sejam estrangeiras, eles nunca deixaram de expor sua pesquisa sobre as regiões do Brasil.
Poltronas, mesas, luminárias e – é claro, as famosas cadeiras dos irmãos Campana – têm ornado espaços pelo mundo.
Assim como há também itens expostos em museus, como o Pompidou e o Vitra Design.
O trabalho dos irmãos Campana parece se encaixar melhor em ambientes de estilo moderno, contemporâneo e industrial!
São endereços de espaços internos e externos que contêm algumas de suas criações:
A Loja Firma Casa, o Teatro Municipal e a agência J. Walter Thompson, em São Paulo;
O Museu D’Orsay de Paris;
O New Hotel, em Atenas;
A loja Camper, em Florença
Design mobiliário dos Irmãos Campana:
As cadeiras Cone, Esqueleto, Corallo, Sushi, Taquaral, Bambu+Couro e Favela;
As poltronas Kaos, Cangaço, Banquete, Detonando, Café e Vermelha;
A mesa Inflável e o sofá Bomboca;
As camas Corallo, Favela, Cabana, Cipria e Grinza;
Os bancos Harumaki e Novelo.
A cadeira Favela dos Irmãos Campana
A cadeira Favela dos irmãos Campana
A cadeira Favela dos irmãos Campana faz parte do acervo do Centre Georges Pompidou, em Paris.
Ela foi inspirada na favela da Rocinha, localizada na cidade do Rio de Janeiro.
É feita de ripas de madeira e representa o acúmulo de materiais, o caos e o “anti-design”.
De todas as criações dos irmãos Campana, a cadeira favela é a que colocou os artistas em destaque no cenário internacional.
A poltrona Vermelha dos Irmãos Campana
A poltrona Vermelha é uma das principais obras e das mais conhecidas dos irmãos Campana.
Ela está exposta no MoMA e é fabricada pela marca italiana Edra.
Tratam-se de cordas enroladas a uma estrutura metálica, formando uma escultura despojada e moderna.
Fonte: Viva Decora, atualizado em 31 de outubro de 2019.
---
Fernando Campana, designer, morre aos 61 anos em SP | G1
O designer e arquiteto Fernando Campana, irmão de Humberto Campana, morreu nesta quarta-feira (16/11/22), aos 61 anos. A notícia foi anunciada por meio do Instagram do Estúdio Campana. A causa da morte não foi divulgada.
"É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento de Fernando Campana hoje, dia 16 de novembro, em São Paulo", inicia a nota.
"Agradecemos a solidariedade de todos e pedimos que respeitem a privacidade da família neste momento", finaliza.
Ao lado do irmão, Humberto Campana, Fernando fundou o estúdio Campana, em 1984, que alcançou reconhecimento internacional pelo seu design de mobiliário e peças intrigantes.
Em 2019, o estúdio comemorou 35 anos sendo reconhecido como pioneiro do design disruptivo, o que os levou a criar uma linguagem pioneira em sua área.
"Com sede em São Paulo, a Campana está constantemente investigando novas possibilidades dentro do Design: da fabricação de móveis à arquitetura, paisagismo, moda, cenografia e muito mais. Unir disciplinas e incentivar a troca de conhecimentos entre comunidades e artistas são fontes vitais de inspiração, repertório novo e liberdade de pensamento. Trabalhar com várias marcas e indústrias permite combinar o melhor do artesanato, práticas de produção sustentáveis e tecnologias de ponta", diz o site do ateliê.
Em 2013, eles foram listados pela Forbes entre as 100 personalidades brasileiras mais influentes.
Em 2009, o Instituto Campana foi fundado para preservar o acervo para as gerações futuras. Em 2012, Fernando e Humberto Campana receberam o Prêmio Colbert Committee em Paris; homenageado pela Design Week em Pequim; receberam a Ordem do Mérito Cultural, em Brasília, e foram condecorados com a Ordem das Artes e Letras pelo Ministério da Cultura da França, e eleitos designers do Ano pela Maison & Objet de Paris.
Fonte: G1, "Fernando Campana, designer, morre aos 61 anos em SP", publicado em 16 de novembro de 2022.
Crédito Fotográfico: Casa Vogue.
Os Irmãos Campana: Humberto Campana (Rio Claro, SP, 17 de março de 1953) formado em direito, e Fernando Campana (Brotas, SP, 19 de maio de 1961) arquiteto e urbanista, fundaram em 1983, em São Paulo - SP, o Estúdio Campana. São reconhecidos internacionalmente por seus trabalhos artísticos cuja temática discute, principalmente, questões do cotidiano, transformando artigos sem nenhum valor em peças de caráter inigualável, o ordinário em extraordinário.
História Estúdio Campana
Desde 1983, os irmãos Fernando (1961) e Humberto (1953) Campana, co-fundadores do Estúdio Campana, vem construindo solidamente suas carreiras, alcançando reconhecimento nacional e internacional. Em 2019, o estúdio comemora seu 35º aniversário, reconhecido como pioneiro no design disruptivo, o que os levaram a criar uma linguagem inovadora em seu campo. Fortemente enraizada na cultura e tradições brasileiras, o trabalho do Estúdio Campana carrega ainda valores universais em sua alma, como liberdade e dignidade, incentivando a busca da identidade própria através de experiências de vida. Incorporando a ideia de transformação e reinvenção, seu processo criativo eleva os materiais do cotidiano à nobreza, trazendo não apenas a criatividade ao design, mas também características brasileiras - as cores, as misturas, o caos criativo - o triunfo das soluções simples, de uma maneira artística e maneira poética.
Sediado em São Paulo, o Estúdio Campana está constantemente investigando novas possibilidades no design: da fabricação de móveis a arquitetura, paisagismo, moda, cenografia e muito mais. Cria pontes e diálogos onde a troca de informações a informação também é uma fonte de inspiração. Trabalhando em parceria com diferentes marcas e indústrias e fazendo contatos com comunidades e artistas de todo o mundo, mantém o repertório do Estúdio Campana atualizado.
O "Project 66" foi a primeira exposição internacional com Ingo Maurer, com curadoria de Paola Antonelli, no MoMa New York, em 1998. A ideia da exposição era juntar dois designers de origens muito distintas que compartilhavam a mesma poética. Com o A Cadeira Vermelha, também em 1998, selou sua primeira parceria com a Edra, na Itália. Desde então, a cada ano, novos produtos e conceitos foram lançados em colaboração com marcas internacionais como Alessi, Artemide, Baccarat, Bernardaud, Bisazza, Edra, Fendi, Ghidini 1961, H. Stern, Lasvit, Lacoste, Louis Vuitton, Melissa, Venini, Vibram, entre outros.
Em 2002, o Estúdio Campana começou a criar sua própria linha de edições limitadas e peças únicas, feitas à mão no estúdio em São Paulo. Essas edições especiais são representadas por galerias internacionais, incluindo Friedman Benda em Nova York, Carpenters Galeria de Oficinas em Londres e São Francisco, Galeria Giustini / Stagetti em Roma e Firma Casa em São Paulo.
Design de interiores, arquitetura e paisagismo tornaram-se uma parte cada vez mais importante do portfólio do Estúdio Campana. Café Campana no Musée d'Orsay (Paris), Café na Ópera de São Paulo, New Hotel (Atenas), lobby, loja de design e auditório no Stedelijk Museum Lobby ('s-Hertogenbosch), Iniala Beach House (Phuket) e loja Aesop (São Paulo); Sarah Chofakian Store (São Paulo), loja Camper da Campana: Berlim, Barcelona, Londres, Florença, Saragoça, Nova York, São Paulo; A cenografia da edição de verão da São Paulo Fashion Week (2013) está entre alguns de seus interiores e comissões de arquitetura. Os destaques de seus projetos de paisagismo são os jardins da publicidade da J. Walter Thompson agência e fachada da Firma Casa Showroom e Galeria em São Paulo; e a Catedral de Bambu no Hotel Fazenda Catucaba em São Luiz do Paraitinga. Entre suas esculturas urbanas e projetos de referência, podemos citar o The John Instalação do Madejski Garden no museu Victoria & Albert em Londres (2007), 'La Gloriette' para Veuve Clicquot na Feira de Móveis de Milão (2010), a instalação 'Brachina' na Semana de Design de Beijing (2012), a escultura urbana no edifício Habitarte em São Paulo e a instalação 'Sleeping Piles' em Fuori Salone (2019).
Na moda, o Estúdio Campana assinou uma coleção para os joalheiros brasileiros H. Stern (2001). Nos últimos quinze anos colaboraram com a Melissa para criar calçados e acessórios. Em 2009 e 2012 reinterpretaram a tradicional camisa polo LACOSTE em edições exclusivas. Eles também criaram o armário de viagem 'Maracatu', a cadeira de balanço 'Cocoon', o sofá 'Bomboca' e cadeira "Bulbo", para a série "Objetos Nomades" da Louis Vuitton, com novas peças sendo introduzidas a cada ano desde 2012.
As parcerias artísticas incluem a criação de figurinos para o balé “Virtually There”, apresentado por "Performa Visionaries" na Mana Contemporary em Nova Jersey (2006), cenários e figurinos para o show 'Metamorphose' do Ballet Nacional de Marselha (2007) e a cenografia do musical 'Peter and the Wolf', apresentado no Museu Guggenheim em Nova York (2008).
A surpreendente percepção do Estúdio Campana sobre o que é considerado "comum" e "trivial" tem sido a base de algumas exposições. Humberto e Fernando foram os curadores da exposição "Jardim de Infância" no Museu de Arte Moderna de São Paulo (2009) e 'Campana Brothers Select: obras de coleção permanente' no Museu Cooper-Hewitt, em Nova Iorque (2008).
As peças Campana fazem parte de coleções permanentes de instituições culturais de renome, como o Centre Pompidou e o Museu de Artes Decorativas, Paris, MoMa, Nova York, Museu de Arte Moderna de São Paulo e também Vitra Design Museu Weil sou Rhein.
Os irmãos Campana estão atualmente listados como um dos principais arquitetos icônicos do mundo em Interni (2018). Em 2015 e 2014 a Wallpaper os classificou, respectivamente, entre os 100 profissionais mais importantes e os 200 maiores profissionais de design. Em 2013, foram listados pela revista Forbes entre as 100 personalidades brasileiras mais influentes.
Em 2012, Fernando e Humberto Campana foram selecionados para o Prêmio Colbert Committee em Paris; homenageado pelo Design Semana em Pequim; recebeu a Ordem do Mérito Cultural em Brasília e foi agraciada com a Ordem de Artes e Letras pelo Ministério da Cultura francês e eleito Designers do Ano pela Maison & Objet de Paris. Em 2008, eles receberam o Prêmio Design / Miami de Design do Ano.
Coleções permanentes
Museu de Arte Moderna, São Paulo, Brasil
Fundação Edson Queiroz, Fortaleza, Brasil
Museu de Belas Artes, Montreal, Canadá
Alto Museu de Arte, Atlanta, EUA
Art Institute, Chicago, EUA
Museu de Vidro de Corning, Corning, EUA
Museu de Arte de Dallas, Dallas, EUA
Museu de Arte de Denver, Denver, EUA
Museu de Belas Artes de Houston, Houston, EUA
Museu de Arte de Indianapolis, Indianapolis, EUA
Speed Art Museum, Louisville, EUA
Instituto de Arte de Minneapolis, Minneapolis, EUA
Museu Cooper-Hewitt, Nova York, EUA
MoMA, Nova York, EUA
Museu de Artes e Design, Nova York, EUA
Museu Metropolitano de Arte, Nova York, EUA
Museu de Arte de Palm Springs, Palm Springs, EUA
Museu de Arte Moderna da Filadélfia, Filadélfia, EUA
Museu de Arte Carnegie, Pittsburg, EUA
Museu de Arte Moderna de São Francisco, São Francisco, EUA
Museu do Design, Gent, Bélgica
Museu Trapholt, Kolding, Dinamarca
Centre Pompidou, Paris, França
Museu de Artes Decorativas, Paris, França
Museu d'Orsay, Paris França
Fundação Nacional de Arte Contemporânea (FNAC), Paris, França
Museu de Artes e Ofícios, Hamburgo, Alemanha
Pinakothek Der Moderne, Munique, Alemanha
Museu do Design Vitra, Weil am Rhein, Alemanha
Museu Stedelijk, s-Hertogenbosch, Holanda
Associação Jacqueline Vodoz e Bruno Danese, Milão, Itália
Museu do Design e da Moda, Coleção Francisco Capelo, Lisboa, Portugal
Fundação Don Edelman, Suíça
Museu de Design e Artes Aplicadas Contemporain, Lausanne, Suíça
Museu do Design, Londres, Reino Unido
Galerias da cidade de Manchester, Manchester, Reino Unido
Galeria Nacional de Victoria, Melbourne, Austrália
Museu do Vidro, Shanghai, China
Museu de Israel, Jerusalém, Israel
Museu de Arte de Tel Aviv, Tel Aviv, Israel
Exposições Individuais
2020 'Campana Brothers: 35 Revolutions', Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
2019 'Jardim Suspenso', Fundação Bardi / Casa de Vidro, São Paulo, Brasil
2019 'Hybridism' Carpenters Workshop Gallery, Londres, Reino Unido
2019 'Campana: Fernando + Humberto', Centro Cultural de Brotas, Brotas, Brasil
2018 'Notturno', Giustini / Stagetti, Roma, Itália
2018 'Campana Brothers', Galeria Multiarte, Fortaleza, Brasil
2018 'Monkey Robot Hurricanes', Galeria Luciana Caravello Arte Contemporânea, Rio de Janeiro, Brasil
2018 'Sobreiro', Consulado Geral de Portugal, São Paulo, Brasil
2017 'Hybridism', Friedman Benda Gallery, Nova York, EUA
2017 'Lembro de esquecer e esqueci de esquecer', de Fernando Campana, Galeria Baró, São Paulo, Brasil
2017 'Campana Brothers', Museu Oscar Niemeyer (MON), Curitiba, Brasil
2016 'Do Material ao Objeto', Semana Design Rio, Rio de Janeiro, Brasil
2016 'Retratos Iluminados', Centro Sebrae de Referência de Artesanato Brasileiro (CRAB), Rio de Janeiro, Brasil
2016 'Manufatura exhibition', Carpenters Workshop Gallery, Paris, França.
2015 'Barroca: The Harmony of Imperfection', carro-chefe da Melissa em Londres, Londres, Reino Unido
2015 'Anticorpos', Seibu Shibuya, Tóquio; Kobe, Japão
2015 'Campana Brothers Design Now', Coleção Pizzuti, Columbus, OH, EUA
2014 "Campanas / Woods", Bildmuseet, Umeå, Suécia
2014 "Campana Brothers Design Now", Centro de Artes Decorativas de Ohio, Lancaster, EUA
2014 "Da arte ao design", Clerkenwell Design Week, Londres, Reino Unido
2014 "Fernando e Humberto Campana / Trabalhos recentes", Re: View Gallery, Detroit, EUA
2014 "Anticorpos", Trapholt, Kolding, Dinamarca
2013 'Luxo Perigoso', Sporting d'Hiver, Montecarlo, Mônaco
2013 'Anticorpos' Museum of Contemporary Art, Monterrey; Museo Franz Mayer, Cidade do México, Oaxaca Design Center, Oaxaca, México
2013 'Conceitos', Friedman Benda Gallery, NY, EUA
2013 'Ocean', Carpenters Workshop Gallery, Paris, França
2013 'Traçando o Real', Galeria Luciana Caravello, Rio de Janeiro, Brasil
2013 'Barroco brasileiro', Galeria David Gill, Londres, Reino Unido
2013 'Arte de Sentar com Arte', Galeria Luciana Caravello, Rio de Janeiro, Brasil
2012 'Barroco Rococó', Museu de Artes Decorativas, Paris, França
2012 'Anticorpos', CCBB, Rio de Janeiro, Brasil; Museu de Arte Philbrook, Tulsa, EUA; Museu de Arte de Palm Springs, EUA
2012 'Colagens: Irmãos Campana', Galeria Baró, São Paulo, Brasil
2011 'Arte de Sentar com Arte', Galeria Conceito / Firma Casa, São Paulo, Brasil
2011 'Anticorpos', Museu do Vale do Rio Doce, Espírito Santo, CCBB Brasília, CCBB São Paulo, Brasil
2011 'Privato Romano', Galleria O, Roma, Itália
2011 'Campana Brothers', Goodman Gallery, Cidade do Cabo, África do Sul
2010 "Anticorpos", NAiM, Maastricht, Holanda; Fundação Pedro Barrié de la Maza, Corunha, Espanha; Projeto da Trienal Museu, Milão, Itália
2010 'Glass Experiences', Waddesdon, Aylesbury, Reino Unido
2010 'Irmãos Campana', Galeria Baró, São Paulo, Brasil
2009 'Instalação Garrafas', Centre D'Art Contemporain de la Marchélarie, Versalhes, França
2009 'Anticorpos', Vitra Design Museum, Weil em Rheim, Alemanha
2008 'Campana Brothers Select: obras da coleção permanente', Cooper-Hewitt Design Museum, NY, EUA
2007 "Campanas no jardim", Victoria & Albert Museum, Londres, Reino Unido
2007 "TransPlastic", Albion Gallery, Londres, Reino Unido
2007 'Cartoon Chairs', Albion Gallery, Londres, Reino Unido
2006 'História Naturalis', Feira Internacional de Móveis (Edra Showroom), Milão, Itália; Internacional
Feira de Móveis Contemporâneos (Edra Showroom), Nova York, EUA; Foments de les Arts Decoratives, Barcelona, Espanha
2005 'Campana Brothers', Embaixada do Brasil, Tóquio, Japão
2005 "Campane di Campana", Moss Gallery, Nova York, EUA
2004 'Tank', The Design Museum, Londres, Reino Unido
2004 'Zest for life', Design Museum, Londres, Reino Unido; Danish Design Centre, Copenhague, Dinamarca
2004 'Ideal House', IMM Cologne 2004, Colônia, Alemanha
2003 'Campanas', Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Brasília, Brasil; Firma Casa, São Paulo, Brasil; Experimenta Design,
Lisboa, Portugal; Estocolmo, Suécia
2002 'Nunca deixe escapar a poesia', Museu de Arte de Tel Aviv, Tel Aviv, Israel
2001 'Inventividade', Museu de Arte Contemporânea, Goiânia, Brasil
2001 'Entre o Design e a Arte', Museu de Arte Moderna, São Paulo, Brasil
1999 'Numeros', Museu Brasileiro de Escultura, São Paulo, Brasil
1999 'Matérias / Materiais', Museu de Arte Moderna da Bahia. Salvador, Brasil
1999 'Retrospectiva Campana', Casa França-Brasil, Rio de Janeiro, Brasil
1996 'O Brasil faz Design' Palazzo Reale, Milão Itália. Museu da Casa Brasileira, São Paulo, Brasil; Instituto
dos Arquitetos do Brasil, Rio de Janeiro, Brasil; Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, Salvador, Brasil
1993 'Edição 93' Nucleon 8, São Paulo, Brasil
1991 'Esculturas', Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil
1990 'Orgânicos', Nucleon 8, São Paulo, Brasil
1989 'Desconfortáveis', Nucleon 8, São Paulo, Brasil
Exposições coletivas
2019 ‘Objects of Desire: Surrealism and Design 1924 - Today ', Vitra Design Museum, Wheil am Rhein, Alemanha
2019 'KAW´S', NGV International, Melbourne, Austrália
2019 'Instalação de pilhas para dormir', Interni 'Human Spaces', Fuorisalone, Milão, Itália
2018 "Quando as atitudes se tornarem cadeiras", Pizzuti Collecion, Columbus, Ohio, EUA
2018 'Objets Ambigus - Bijoux contemporains, une passion', Palais Des Beaux-Arts, Bruxelas, Bélgica
2018 'Pure Gold - Upcycling e seu toque emocional', Somerset House, Londres, Reino Unido
2018 '21st Century Design', Liceu de Artes e Ofícios ', São Paulo, Brasil
2018 'Experimenting Le Corbusier', Museu da Casa Brasileira, São Paulo, Brasil
2018 'Rachel's Dream House', Nova York, EUA
2018 ‘Design After Darwin. Adaptado à adaptabilidade ', DESIGN.VE, Palazzo Morosini, Veneza, Itália
2018 ‘História. IL Design Italiano ', Museu da Trienal de Design, Milão, Itália
2018 'Heaven or Hell?', Cube Design Museum, Holanda
2017 'SUR / FACE: Mirros'. Museu Angewandte Kunst, Frankfurt am Main, Alemanha
2017 'Monobloc - Uma Cadeira para o Mundo', Vitra Design Museum, Weil am Rhein, Alemanha
2016 'Houselife', Museu de Artes Decorativas e Design de Bordéus, Bordeaux, França
2016 'Italiani sull'oceano exhibition', Museu da Cultura de Milão (MUDEC), Milão, Itália.
2015 'Maria de Todos Nós', Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brasil
2015 'Art of Living exhibition', Triennale di Milano, Milão, Itália
2015 ‘Fetichismo. Obsessões em moda e design ', Museu Trapholt de Arte Moderna, Kolding, Dinamarca
2015 'Scents Exhibition', Orto Botanico di Brera, Milão, Itália
2015 'Earth Matters: When Natural & Creative Forces Meet' ', Galeria de Arte Artipelag, Warmdo, Suécia
2014 'Making Design', Cooper-Hewitt, Smithsonian Design Museum, Nova York, EUA
2014 'Ouro', CCBB Rio de Janeiro, Brasil
2014 "Lustres", Galeria David Gill, Londres, Reino Unido
2014 'Design Brasileiro, Moderno e Contemporâneo', Embaixada do Brasil em Londres, Reino Unido; Caixa Cultural Rio de Janeiro; Caixa Cultural Brasília; Caixa Cultural Salvador, Brasil
2013 'Keep it Glassy', Museu de Vidro de Xangai, Shanghai, Coleção China 2013 do Museu do Design: Histórias extraordinárias sobre coisas comuns
2012 'Design Brasileiro, Moderno e Contemporâneo', Zeitlos Berlin, Alemanha; Museu do Design e da Moda, Lisboa, Portugal
2009 'U.F.O .: Blurring the Lines Between Art and Design', NRW-Forum Kultur und Wirtschaft, Düsseldorf, Alemanha
2007 "Minha Casa - Sete Experiências para a Vida Contemporânea", Vitra Design Museum, Weil am Rhein, Alemanha
2007 "Sotheby's Beyond Limits", Chatsworth House, Derbyshire, Reino Unido
2006 'Le mouvement des Images', Centre Pompidou, Paris, França
2006 "Il mondo do Italiano", Museu de Artes Modernas Montreal, Canadá
2005 'Swarm Exhibition', The Fabric Workshop and Museum, Filadélfia, EUA
2005 'Novas aquisições', MoMA, NY, EUA
2005 "Big Bang", Centre Pompidou, Paris, França
2003 'Somewhere Totally Else', The European Design Show, Design Museum, Londres, Reino Unido
2003 'The One-Legged Milk Stool', Design Museum, Londres, Reino Unido
2003 'The Magic Chandelier', Palácio de Cristal, Milão, Itália
2002 "Milão em um Van", Victoria and Albert Museum, Londres, Reino Unido
2000 'Blow Up', Vitra Design Museum, Wheil am Rhein, Alemanha
1998 "Projeto 66" (com Ingo Mauer), MoMA, NY, EUA
Fonte: Site oficial Irmãos Campana, consultado pela última vez em 19 de abril de 2017.
---
Biografia Wikipédia
Os Irmãos Campana (Humberto Campana, Rio Claro, 17 de março de 1953, e Fernando Campana, Brotas, 19 de maio de 1961) são respectivamente, formados em Direito pela Universidade de São Paulo, e seu irmão em Arquitetura pelo Unicentro Belas Artes de São Paulo.
Hoje a dupla tem muito reconhecimento internacional por seus trabalhos de Design-Arte, cuja temática discute elementos do cotidiano, ou simplesmente produtos sem nenhum valor, que são transformados em peças de caráter artísticos, com uma linguagem única e de, até, uso possível.
Profissionais que despertam o interesse internacional, são uns dos poucos brasileiros com peças no acervo do MoMA, em Nova York.
Prêmios da Dupla
1992 - Prêmio Aquisição, Museu de Arte Brasileira FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) São Paulo. Biombo Cerca.
1996 - Primeiro Prêmio Categoria Design (1º lugar) XXI Salão de Arte de Ribeirão Preto, SP. Cadeira de Papelão.
1997 - Primeiro Prêmio Categoria Móveis Residenciais (1º lugar) ABIMÓVEL (Associação Brasileira de Industria de Móveis) São Paulo. Mesa Inflável.
1998 - Segundo Prêmio Categoria Móveis Residênciais (2º lugar) Museu da Casa Brasileira, São Paulo. Estante Labirinto.
1999 - Prêmio George Nelson Design Award, Revista Interiors, EUA.
2001 - Prêmio Especial, Museu da Casa Brasileira, São Paulo, Brasil, Harley Stern coleção de jóias.
2005 - Le Prix du Nombre d'Or, Salon du Meuble de Paris, França para Fernando e Humberto Campana.
2005 - Primeiro lugar na cDim award da Feira Internacional de Móveis de Valencia pela cadeira Corallo
Fonte: Wikipédia, consultado pela última vez em 19 de abril de 2017.
---
Inspire-se com as obras dos irmãos Campana, cheias de brasilidade e sem clichês
Humberto e Fernando, teoricamente, dispensariam quaisquer apresentações. Porém, quem ainda não conhece os irmãos Campana precisa saber que eles são referência máxima quando se trata de design de mobiliário brasileiro.
Os irmãos Campana são reconhecidos internacionalmente por seus trabalhos artísticos – cuja temática discute, principalmente, questões do cotidiano.
Os dois surpreenderam o mundo transformando artigos sem nenhum valor em peças de caráter inigualável, o ordinário em extraordinário.
Sua ideia é explorar as mais diferentes possibilidades de fabricação de móveis, como o uso de materiais e técnicas mais simples.
Tudo isso ganhou sentido quando os irmãos Campana se voltaram para o repertório popular brasileiro.
"Nosso trabalho é testar os limites dos materiais para ver o que proporcionam à estética e ao conforto. Queremos criar pontes, com processos artesanais que estão fragilizados na sociedade. Tentamos valorizar e resgatar processos manuais e comunidades de artesãos que trabalham para nós."
– Irmãos Campana, em reportagem de Portobello e Obvious Magazine.
Design brasileiro, mas sem clichês
Poucos foram os designers que conseguiram se afastar das tendências estrangeiras para manter uma liberdade criativa, assim como Humberto e Fernando.
Os irmãos Campana escolheram ir primeiro ao encontro de suas origens, buscando os elementos que formaram sua identidade cultural.
Só depois eles seguiram para fora. Essa trajetória pode ser conferida em acervos como o do MoMA, em Nova York.
"Queríamos ser alemães no começo, fazer coisas perfeitas. Ficávamos loucos porque o alumínio entortava. Um dia, baixamos a guarda: nós não nascemos na Escandinávia nem no Japão, nós nascemos no Brasil e vamos fazer uma coleção de cadeiras chamadas Desconfortáveis. Foi a nossa libertação."
– Irmãos Campana, em reportagem de Almanaque Brasil.
Irmãos Campana: biografia
Há mais de três décadas, num tempo em que pouco se falava em sustentabilidade, os Irmãos Campana colocaram o Brasil no mapa do design mundial.
Tudo começou em 1983.
Humberto era formado em Direito, mas seu irmão, Fernando, era arquiteto e urbanista. Juntos, eles resolveram seguir pelo caminho da criação.
E a ascensão dos irmãos Campana no mundo do design foi meteórica.
Em 1989, Humberto e Fernando Campana apresentaram uma coleção de cadeiras, intitulada ‘Desconfortáveis’.
A mostra ocorreu na Galeria Nucleon, em São Paulo.
As cadeiras dos irmãos Campana, em chapas de ferro, passavam a impressão de serem mesmo desconfortáveis.
Embora não tenham feito sucesso, solidificaram a carreira dos irmãos, que passaram a agir nacional e internacionalmente.
O merecido reconhecimento só veio no final da década de 1990, com a mostra no Museu de Arte Moderna de Nova York.
Os pequenos projetos artesanais, desenvolvidos em fibras, evoluíram para grandes parcerias e uma produção em escala industrial.
Hoje, o Estúdio Campana faz trabalhos em parceria com várias lojas, fábricas e comunidades, o que tem mantido seu repertório sempre atualizado.
Principais prêmios já recebidos pelos Irmãos Campana:
Prêmio Aquisição, da Fundação Armando Alvares Penteado;
Primeiro Prêmio do XXI Salão de Arte de Ribeirão Preto;
Primeiro Prêmio da Associação Brasileira de Indústria de Móveis;
George Nelson Design Award, da Interiors Magazine;
Prêmio Especial do Museu da Casa Brasileira;
Nombre d Or, do Salon du Meuble de Paris;
Primeiro Prêmio da Feira Internacional de Móveis de Valência.
Projetos dos Irmãos Campana
As peças dos Irmãos Campana traduzem a pluralidade do Brasil e do mundo!
‘Extravagância’ é a palavra que melhor define os trabalhos dos Irmãos Campana.
Suas criações são intrigantes, criativas.
Elas carregam materiais reles, comuns. Mas esses elementos distintos são reunidos com coesão e elegância, numa espécie de exploração intuitiva e sensorial única.
E a “brasilidade” acaba explícita nas soluções simples e no caos visual, provocado por cores vivas e misturas de texturas.
São materiais empregados no design dos Irmãos Campana: plástico, acrílico, papelão, madeiras, metais, fibras de algodão, piaçava, couro, vidro, borracha, entre outros.
A criação no meio rural fez com os irmãos Campana tivessem, desde cedo, um importante contato com a natureza.
Isso influenciou diretamente toda a sua carreira. Hoje, eles sabem lidar muito bem com esse diálogo entre a vida no campo e vida na cidade.
Esse humor irreverente com relação a questões como funcionalidade, conforto e estética sempre marca as apresentações dos irmãos Campana nas feiras de design.
"É a força da natureza e o poder de abstração, um objeto funcional, mas extremamente emocional e lúdico. Vejo o design como objeto de afeto. Estamos vivendo muito pouco o afeto e tentamos trazer essa emoção para os nossos objetos."
– Humberto Campana, em reportagem de Revista Donna
As obras mais importantes dos Irmãos Campana
Peças idealizadas pelos irmãos Campana estão expostas nos catálogos de empresas famosas, como a Melissa, a Lacoste e a Edra.
Embora algumas marcas sejam estrangeiras, eles nunca deixaram de expor sua pesquisa sobre as regiões do Brasil.
Poltronas, mesas, luminárias e – é claro, as famosas cadeiras dos irmãos Campana – têm ornado espaços pelo mundo.
Assim como há também itens expostos em museus, como o Pompidou e o Vitra Design.
O trabalho dos irmãos Campana parece se encaixar melhor em ambientes de estilo moderno, contemporâneo e industrial!
São endereços de espaços internos e externos que contêm algumas de suas criações:
A Loja Firma Casa, o Teatro Municipal e a agência J. Walter Thompson, em São Paulo;
O Museu D’Orsay de Paris;
O New Hotel, em Atenas;
A loja Camper, em Florença
Design mobiliário dos Irmãos Campana:
As cadeiras Cone, Esqueleto, Corallo, Sushi, Taquaral, Bambu+Couro e Favela;
As poltronas Kaos, Cangaço, Banquete, Detonando, Café e Vermelha;
A mesa Inflável e o sofá Bomboca;
As camas Corallo, Favela, Cabana, Cipria e Grinza;
Os bancos Harumaki e Novelo.
A cadeira Favela dos Irmãos Campana
A cadeira Favela dos irmãos Campana
A cadeira Favela dos irmãos Campana faz parte do acervo do Centre Georges Pompidou, em Paris.
Ela foi inspirada na favela da Rocinha, localizada na cidade do Rio de Janeiro.
É feita de ripas de madeira e representa o acúmulo de materiais, o caos e o “anti-design”.
De todas as criações dos irmãos Campana, a cadeira favela é a que colocou os artistas em destaque no cenário internacional.
A poltrona Vermelha dos Irmãos Campana
A poltrona Vermelha é uma das principais obras e das mais conhecidas dos irmãos Campana.
Ela está exposta no MoMA e é fabricada pela marca italiana Edra.
Tratam-se de cordas enroladas a uma estrutura metálica, formando uma escultura despojada e moderna.
Fonte: Viva Decora, atualizado em 31 de outubro de 2019.
---
Fernando Campana, designer, morre aos 61 anos em SP | G1
O designer e arquiteto Fernando Campana, irmão de Humberto Campana, morreu nesta quarta-feira (16/11/22), aos 61 anos. A notícia foi anunciada por meio do Instagram do Estúdio Campana. A causa da morte não foi divulgada.
"É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento de Fernando Campana hoje, dia 16 de novembro, em São Paulo", inicia a nota.
"Agradecemos a solidariedade de todos e pedimos que respeitem a privacidade da família neste momento", finaliza.
Ao lado do irmão, Humberto Campana, Fernando fundou o estúdio Campana, em 1984, que alcançou reconhecimento internacional pelo seu design de mobiliário e peças intrigantes.
Em 2019, o estúdio comemorou 35 anos sendo reconhecido como pioneiro do design disruptivo, o que os levou a criar uma linguagem pioneira em sua área.
"Com sede em São Paulo, a Campana está constantemente investigando novas possibilidades dentro do Design: da fabricação de móveis à arquitetura, paisagismo, moda, cenografia e muito mais. Unir disciplinas e incentivar a troca de conhecimentos entre comunidades e artistas são fontes vitais de inspiração, repertório novo e liberdade de pensamento. Trabalhar com várias marcas e indústrias permite combinar o melhor do artesanato, práticas de produção sustentáveis e tecnologias de ponta", diz o site do ateliê.
Em 2013, eles foram listados pela Forbes entre as 100 personalidades brasileiras mais influentes.
Em 2009, o Instituto Campana foi fundado para preservar o acervo para as gerações futuras. Em 2012, Fernando e Humberto Campana receberam o Prêmio Colbert Committee em Paris; homenageado pela Design Week em Pequim; receberam a Ordem do Mérito Cultural, em Brasília, e foram condecorados com a Ordem das Artes e Letras pelo Ministério da Cultura da França, e eleitos designers do Ano pela Maison & Objet de Paris.
Fonte: G1, "Fernando Campana, designer, morre aos 61 anos em SP", publicado em 16 de novembro de 2022.
Crédito Fotográfico: Casa Vogue.
24 artistas relacionados
Os Irmãos Campana: Humberto Campana (Rio Claro, SP, 17 de março de 1953) formado em direito, e Fernando Campana (Brotas, SP, 19 de maio de 1961) arquiteto e urbanista, fundaram em 1983, em São Paulo - SP, o Estúdio Campana. São reconhecidos internacionalmente por seus trabalhos artísticos cuja temática discute, principalmente, questões do cotidiano, transformando artigos sem nenhum valor em peças de caráter inigualável, o ordinário em extraordinário.
História Estúdio Campana
Desde 1983, os irmãos Fernando (1961) e Humberto (1953) Campana, co-fundadores do Estúdio Campana, vem construindo solidamente suas carreiras, alcançando reconhecimento nacional e internacional. Em 2019, o estúdio comemora seu 35º aniversário, reconhecido como pioneiro no design disruptivo, o que os levaram a criar uma linguagem inovadora em seu campo. Fortemente enraizada na cultura e tradições brasileiras, o trabalho do Estúdio Campana carrega ainda valores universais em sua alma, como liberdade e dignidade, incentivando a busca da identidade própria através de experiências de vida. Incorporando a ideia de transformação e reinvenção, seu processo criativo eleva os materiais do cotidiano à nobreza, trazendo não apenas a criatividade ao design, mas também características brasileiras - as cores, as misturas, o caos criativo - o triunfo das soluções simples, de uma maneira artística e maneira poética.
Sediado em São Paulo, o Estúdio Campana está constantemente investigando novas possibilidades no design: da fabricação de móveis a arquitetura, paisagismo, moda, cenografia e muito mais. Cria pontes e diálogos onde a troca de informações a informação também é uma fonte de inspiração. Trabalhando em parceria com diferentes marcas e indústrias e fazendo contatos com comunidades e artistas de todo o mundo, mantém o repertório do Estúdio Campana atualizado.
O "Project 66" foi a primeira exposição internacional com Ingo Maurer, com curadoria de Paola Antonelli, no MoMa New York, em 1998. A ideia da exposição era juntar dois designers de origens muito distintas que compartilhavam a mesma poética. Com o A Cadeira Vermelha, também em 1998, selou sua primeira parceria com a Edra, na Itália. Desde então, a cada ano, novos produtos e conceitos foram lançados em colaboração com marcas internacionais como Alessi, Artemide, Baccarat, Bernardaud, Bisazza, Edra, Fendi, Ghidini 1961, H. Stern, Lasvit, Lacoste, Louis Vuitton, Melissa, Venini, Vibram, entre outros.
Em 2002, o Estúdio Campana começou a criar sua própria linha de edições limitadas e peças únicas, feitas à mão no estúdio em São Paulo. Essas edições especiais são representadas por galerias internacionais, incluindo Friedman Benda em Nova York, Carpenters Galeria de Oficinas em Londres e São Francisco, Galeria Giustini / Stagetti em Roma e Firma Casa em São Paulo.
Design de interiores, arquitetura e paisagismo tornaram-se uma parte cada vez mais importante do portfólio do Estúdio Campana. Café Campana no Musée d'Orsay (Paris), Café na Ópera de São Paulo, New Hotel (Atenas), lobby, loja de design e auditório no Stedelijk Museum Lobby ('s-Hertogenbosch), Iniala Beach House (Phuket) e loja Aesop (São Paulo); Sarah Chofakian Store (São Paulo), loja Camper da Campana: Berlim, Barcelona, Londres, Florença, Saragoça, Nova York, São Paulo; A cenografia da edição de verão da São Paulo Fashion Week (2013) está entre alguns de seus interiores e comissões de arquitetura. Os destaques de seus projetos de paisagismo são os jardins da publicidade da J. Walter Thompson agência e fachada da Firma Casa Showroom e Galeria em São Paulo; e a Catedral de Bambu no Hotel Fazenda Catucaba em São Luiz do Paraitinga. Entre suas esculturas urbanas e projetos de referência, podemos citar o The John Instalação do Madejski Garden no museu Victoria & Albert em Londres (2007), 'La Gloriette' para Veuve Clicquot na Feira de Móveis de Milão (2010), a instalação 'Brachina' na Semana de Design de Beijing (2012), a escultura urbana no edifício Habitarte em São Paulo e a instalação 'Sleeping Piles' em Fuori Salone (2019).
Na moda, o Estúdio Campana assinou uma coleção para os joalheiros brasileiros H. Stern (2001). Nos últimos quinze anos colaboraram com a Melissa para criar calçados e acessórios. Em 2009 e 2012 reinterpretaram a tradicional camisa polo LACOSTE em edições exclusivas. Eles também criaram o armário de viagem 'Maracatu', a cadeira de balanço 'Cocoon', o sofá 'Bomboca' e cadeira "Bulbo", para a série "Objetos Nomades" da Louis Vuitton, com novas peças sendo introduzidas a cada ano desde 2012.
As parcerias artísticas incluem a criação de figurinos para o balé “Virtually There”, apresentado por "Performa Visionaries" na Mana Contemporary em Nova Jersey (2006), cenários e figurinos para o show 'Metamorphose' do Ballet Nacional de Marselha (2007) e a cenografia do musical 'Peter and the Wolf', apresentado no Museu Guggenheim em Nova York (2008).
A surpreendente percepção do Estúdio Campana sobre o que é considerado "comum" e "trivial" tem sido a base de algumas exposições. Humberto e Fernando foram os curadores da exposição "Jardim de Infância" no Museu de Arte Moderna de São Paulo (2009) e 'Campana Brothers Select: obras de coleção permanente' no Museu Cooper-Hewitt, em Nova Iorque (2008).
As peças Campana fazem parte de coleções permanentes de instituições culturais de renome, como o Centre Pompidou e o Museu de Artes Decorativas, Paris, MoMa, Nova York, Museu de Arte Moderna de São Paulo e também Vitra Design Museu Weil sou Rhein.
Os irmãos Campana estão atualmente listados como um dos principais arquitetos icônicos do mundo em Interni (2018). Em 2015 e 2014 a Wallpaper os classificou, respectivamente, entre os 100 profissionais mais importantes e os 200 maiores profissionais de design. Em 2013, foram listados pela revista Forbes entre as 100 personalidades brasileiras mais influentes.
Em 2012, Fernando e Humberto Campana foram selecionados para o Prêmio Colbert Committee em Paris; homenageado pelo Design Semana em Pequim; recebeu a Ordem do Mérito Cultural em Brasília e foi agraciada com a Ordem de Artes e Letras pelo Ministério da Cultura francês e eleito Designers do Ano pela Maison & Objet de Paris. Em 2008, eles receberam o Prêmio Design / Miami de Design do Ano.
Coleções permanentes
Museu de Arte Moderna, São Paulo, Brasil
Fundação Edson Queiroz, Fortaleza, Brasil
Museu de Belas Artes, Montreal, Canadá
Alto Museu de Arte, Atlanta, EUA
Art Institute, Chicago, EUA
Museu de Vidro de Corning, Corning, EUA
Museu de Arte de Dallas, Dallas, EUA
Museu de Arte de Denver, Denver, EUA
Museu de Belas Artes de Houston, Houston, EUA
Museu de Arte de Indianapolis, Indianapolis, EUA
Speed Art Museum, Louisville, EUA
Instituto de Arte de Minneapolis, Minneapolis, EUA
Museu Cooper-Hewitt, Nova York, EUA
MoMA, Nova York, EUA
Museu de Artes e Design, Nova York, EUA
Museu Metropolitano de Arte, Nova York, EUA
Museu de Arte de Palm Springs, Palm Springs, EUA
Museu de Arte Moderna da Filadélfia, Filadélfia, EUA
Museu de Arte Carnegie, Pittsburg, EUA
Museu de Arte Moderna de São Francisco, São Francisco, EUA
Museu do Design, Gent, Bélgica
Museu Trapholt, Kolding, Dinamarca
Centre Pompidou, Paris, França
Museu de Artes Decorativas, Paris, França
Museu d'Orsay, Paris França
Fundação Nacional de Arte Contemporânea (FNAC), Paris, França
Museu de Artes e Ofícios, Hamburgo, Alemanha
Pinakothek Der Moderne, Munique, Alemanha
Museu do Design Vitra, Weil am Rhein, Alemanha
Museu Stedelijk, s-Hertogenbosch, Holanda
Associação Jacqueline Vodoz e Bruno Danese, Milão, Itália
Museu do Design e da Moda, Coleção Francisco Capelo, Lisboa, Portugal
Fundação Don Edelman, Suíça
Museu de Design e Artes Aplicadas Contemporain, Lausanne, Suíça
Museu do Design, Londres, Reino Unido
Galerias da cidade de Manchester, Manchester, Reino Unido
Galeria Nacional de Victoria, Melbourne, Austrália
Museu do Vidro, Shanghai, China
Museu de Israel, Jerusalém, Israel
Museu de Arte de Tel Aviv, Tel Aviv, Israel
Exposições Individuais
2020 'Campana Brothers: 35 Revolutions', Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
2019 'Jardim Suspenso', Fundação Bardi / Casa de Vidro, São Paulo, Brasil
2019 'Hybridism' Carpenters Workshop Gallery, Londres, Reino Unido
2019 'Campana: Fernando + Humberto', Centro Cultural de Brotas, Brotas, Brasil
2018 'Notturno', Giustini / Stagetti, Roma, Itália
2018 'Campana Brothers', Galeria Multiarte, Fortaleza, Brasil
2018 'Monkey Robot Hurricanes', Galeria Luciana Caravello Arte Contemporânea, Rio de Janeiro, Brasil
2018 'Sobreiro', Consulado Geral de Portugal, São Paulo, Brasil
2017 'Hybridism', Friedman Benda Gallery, Nova York, EUA
2017 'Lembro de esquecer e esqueci de esquecer', de Fernando Campana, Galeria Baró, São Paulo, Brasil
2017 'Campana Brothers', Museu Oscar Niemeyer (MON), Curitiba, Brasil
2016 'Do Material ao Objeto', Semana Design Rio, Rio de Janeiro, Brasil
2016 'Retratos Iluminados', Centro Sebrae de Referência de Artesanato Brasileiro (CRAB), Rio de Janeiro, Brasil
2016 'Manufatura exhibition', Carpenters Workshop Gallery, Paris, França.
2015 'Barroca: The Harmony of Imperfection', carro-chefe da Melissa em Londres, Londres, Reino Unido
2015 'Anticorpos', Seibu Shibuya, Tóquio; Kobe, Japão
2015 'Campana Brothers Design Now', Coleção Pizzuti, Columbus, OH, EUA
2014 "Campanas / Woods", Bildmuseet, Umeå, Suécia
2014 "Campana Brothers Design Now", Centro de Artes Decorativas de Ohio, Lancaster, EUA
2014 "Da arte ao design", Clerkenwell Design Week, Londres, Reino Unido
2014 "Fernando e Humberto Campana / Trabalhos recentes", Re: View Gallery, Detroit, EUA
2014 "Anticorpos", Trapholt, Kolding, Dinamarca
2013 'Luxo Perigoso', Sporting d'Hiver, Montecarlo, Mônaco
2013 'Anticorpos' Museum of Contemporary Art, Monterrey; Museo Franz Mayer, Cidade do México, Oaxaca Design Center, Oaxaca, México
2013 'Conceitos', Friedman Benda Gallery, NY, EUA
2013 'Ocean', Carpenters Workshop Gallery, Paris, França
2013 'Traçando o Real', Galeria Luciana Caravello, Rio de Janeiro, Brasil
2013 'Barroco brasileiro', Galeria David Gill, Londres, Reino Unido
2013 'Arte de Sentar com Arte', Galeria Luciana Caravello, Rio de Janeiro, Brasil
2012 'Barroco Rococó', Museu de Artes Decorativas, Paris, França
2012 'Anticorpos', CCBB, Rio de Janeiro, Brasil; Museu de Arte Philbrook, Tulsa, EUA; Museu de Arte de Palm Springs, EUA
2012 'Colagens: Irmãos Campana', Galeria Baró, São Paulo, Brasil
2011 'Arte de Sentar com Arte', Galeria Conceito / Firma Casa, São Paulo, Brasil
2011 'Anticorpos', Museu do Vale do Rio Doce, Espírito Santo, CCBB Brasília, CCBB São Paulo, Brasil
2011 'Privato Romano', Galleria O, Roma, Itália
2011 'Campana Brothers', Goodman Gallery, Cidade do Cabo, África do Sul
2010 "Anticorpos", NAiM, Maastricht, Holanda; Fundação Pedro Barrié de la Maza, Corunha, Espanha; Projeto da Trienal Museu, Milão, Itália
2010 'Glass Experiences', Waddesdon, Aylesbury, Reino Unido
2010 'Irmãos Campana', Galeria Baró, São Paulo, Brasil
2009 'Instalação Garrafas', Centre D'Art Contemporain de la Marchélarie, Versalhes, França
2009 'Anticorpos', Vitra Design Museum, Weil em Rheim, Alemanha
2008 'Campana Brothers Select: obras da coleção permanente', Cooper-Hewitt Design Museum, NY, EUA
2007 "Campanas no jardim", Victoria & Albert Museum, Londres, Reino Unido
2007 "TransPlastic", Albion Gallery, Londres, Reino Unido
2007 'Cartoon Chairs', Albion Gallery, Londres, Reino Unido
2006 'História Naturalis', Feira Internacional de Móveis (Edra Showroom), Milão, Itália; Internacional
Feira de Móveis Contemporâneos (Edra Showroom), Nova York, EUA; Foments de les Arts Decoratives, Barcelona, Espanha
2005 'Campana Brothers', Embaixada do Brasil, Tóquio, Japão
2005 "Campane di Campana", Moss Gallery, Nova York, EUA
2004 'Tank', The Design Museum, Londres, Reino Unido
2004 'Zest for life', Design Museum, Londres, Reino Unido; Danish Design Centre, Copenhague, Dinamarca
2004 'Ideal House', IMM Cologne 2004, Colônia, Alemanha
2003 'Campanas', Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Brasília, Brasil; Firma Casa, São Paulo, Brasil; Experimenta Design,
Lisboa, Portugal; Estocolmo, Suécia
2002 'Nunca deixe escapar a poesia', Museu de Arte de Tel Aviv, Tel Aviv, Israel
2001 'Inventividade', Museu de Arte Contemporânea, Goiânia, Brasil
2001 'Entre o Design e a Arte', Museu de Arte Moderna, São Paulo, Brasil
1999 'Numeros', Museu Brasileiro de Escultura, São Paulo, Brasil
1999 'Matérias / Materiais', Museu de Arte Moderna da Bahia. Salvador, Brasil
1999 'Retrospectiva Campana', Casa França-Brasil, Rio de Janeiro, Brasil
1996 'O Brasil faz Design' Palazzo Reale, Milão Itália. Museu da Casa Brasileira, São Paulo, Brasil; Instituto
dos Arquitetos do Brasil, Rio de Janeiro, Brasil; Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, Salvador, Brasil
1993 'Edição 93' Nucleon 8, São Paulo, Brasil
1991 'Esculturas', Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil
1990 'Orgânicos', Nucleon 8, São Paulo, Brasil
1989 'Desconfortáveis', Nucleon 8, São Paulo, Brasil
Exposições coletivas
2019 ‘Objects of Desire: Surrealism and Design 1924 - Today ', Vitra Design Museum, Wheil am Rhein, Alemanha
2019 'KAW´S', NGV International, Melbourne, Austrália
2019 'Instalação de pilhas para dormir', Interni 'Human Spaces', Fuorisalone, Milão, Itália
2018 "Quando as atitudes se tornarem cadeiras", Pizzuti Collecion, Columbus, Ohio, EUA
2018 'Objets Ambigus - Bijoux contemporains, une passion', Palais Des Beaux-Arts, Bruxelas, Bélgica
2018 'Pure Gold - Upcycling e seu toque emocional', Somerset House, Londres, Reino Unido
2018 '21st Century Design', Liceu de Artes e Ofícios ', São Paulo, Brasil
2018 'Experimenting Le Corbusier', Museu da Casa Brasileira, São Paulo, Brasil
2018 'Rachel's Dream House', Nova York, EUA
2018 ‘Design After Darwin. Adaptado à adaptabilidade ', DESIGN.VE, Palazzo Morosini, Veneza, Itália
2018 ‘História. IL Design Italiano ', Museu da Trienal de Design, Milão, Itália
2018 'Heaven or Hell?', Cube Design Museum, Holanda
2017 'SUR / FACE: Mirros'. Museu Angewandte Kunst, Frankfurt am Main, Alemanha
2017 'Monobloc - Uma Cadeira para o Mundo', Vitra Design Museum, Weil am Rhein, Alemanha
2016 'Houselife', Museu de Artes Decorativas e Design de Bordéus, Bordeaux, França
2016 'Italiani sull'oceano exhibition', Museu da Cultura de Milão (MUDEC), Milão, Itália.
2015 'Maria de Todos Nós', Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brasil
2015 'Art of Living exhibition', Triennale di Milano, Milão, Itália
2015 ‘Fetichismo. Obsessões em moda e design ', Museu Trapholt de Arte Moderna, Kolding, Dinamarca
2015 'Scents Exhibition', Orto Botanico di Brera, Milão, Itália
2015 'Earth Matters: When Natural & Creative Forces Meet' ', Galeria de Arte Artipelag, Warmdo, Suécia
2014 'Making Design', Cooper-Hewitt, Smithsonian Design Museum, Nova York, EUA
2014 'Ouro', CCBB Rio de Janeiro, Brasil
2014 "Lustres", Galeria David Gill, Londres, Reino Unido
2014 'Design Brasileiro, Moderno e Contemporâneo', Embaixada do Brasil em Londres, Reino Unido; Caixa Cultural Rio de Janeiro; Caixa Cultural Brasília; Caixa Cultural Salvador, Brasil
2013 'Keep it Glassy', Museu de Vidro de Xangai, Shanghai, Coleção China 2013 do Museu do Design: Histórias extraordinárias sobre coisas comuns
2012 'Design Brasileiro, Moderno e Contemporâneo', Zeitlos Berlin, Alemanha; Museu do Design e da Moda, Lisboa, Portugal
2009 'U.F.O .: Blurring the Lines Between Art and Design', NRW-Forum Kultur und Wirtschaft, Düsseldorf, Alemanha
2007 "Minha Casa - Sete Experiências para a Vida Contemporânea", Vitra Design Museum, Weil am Rhein, Alemanha
2007 "Sotheby's Beyond Limits", Chatsworth House, Derbyshire, Reino Unido
2006 'Le mouvement des Images', Centre Pompidou, Paris, França
2006 "Il mondo do Italiano", Museu de Artes Modernas Montreal, Canadá
2005 'Swarm Exhibition', The Fabric Workshop and Museum, Filadélfia, EUA
2005 'Novas aquisições', MoMA, NY, EUA
2005 "Big Bang", Centre Pompidou, Paris, França
2003 'Somewhere Totally Else', The European Design Show, Design Museum, Londres, Reino Unido
2003 'The One-Legged Milk Stool', Design Museum, Londres, Reino Unido
2003 'The Magic Chandelier', Palácio de Cristal, Milão, Itália
2002 "Milão em um Van", Victoria and Albert Museum, Londres, Reino Unido
2000 'Blow Up', Vitra Design Museum, Wheil am Rhein, Alemanha
1998 "Projeto 66" (com Ingo Mauer), MoMA, NY, EUA
Fonte: Site oficial Irmãos Campana, consultado pela última vez em 19 de abril de 2017.
---
Biografia Wikipédia
Os Irmãos Campana (Humberto Campana, Rio Claro, 17 de março de 1953, e Fernando Campana, Brotas, 19 de maio de 1961) são respectivamente, formados em Direito pela Universidade de São Paulo, e seu irmão em Arquitetura pelo Unicentro Belas Artes de São Paulo.
Hoje a dupla tem muito reconhecimento internacional por seus trabalhos de Design-Arte, cuja temática discute elementos do cotidiano, ou simplesmente produtos sem nenhum valor, que são transformados em peças de caráter artísticos, com uma linguagem única e de, até, uso possível.
Profissionais que despertam o interesse internacional, são uns dos poucos brasileiros com peças no acervo do MoMA, em Nova York.
Prêmios da Dupla
1992 - Prêmio Aquisição, Museu de Arte Brasileira FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) São Paulo. Biombo Cerca.
1996 - Primeiro Prêmio Categoria Design (1º lugar) XXI Salão de Arte de Ribeirão Preto, SP. Cadeira de Papelão.
1997 - Primeiro Prêmio Categoria Móveis Residenciais (1º lugar) ABIMÓVEL (Associação Brasileira de Industria de Móveis) São Paulo. Mesa Inflável.
1998 - Segundo Prêmio Categoria Móveis Residênciais (2º lugar) Museu da Casa Brasileira, São Paulo. Estante Labirinto.
1999 - Prêmio George Nelson Design Award, Revista Interiors, EUA.
2001 - Prêmio Especial, Museu da Casa Brasileira, São Paulo, Brasil, Harley Stern coleção de jóias.
2005 - Le Prix du Nombre d'Or, Salon du Meuble de Paris, França para Fernando e Humberto Campana.
2005 - Primeiro lugar na cDim award da Feira Internacional de Móveis de Valencia pela cadeira Corallo
Fonte: Wikipédia, consultado pela última vez em 19 de abril de 2017.
---
Inspire-se com as obras dos irmãos Campana, cheias de brasilidade e sem clichês
Humberto e Fernando, teoricamente, dispensariam quaisquer apresentações. Porém, quem ainda não conhece os irmãos Campana precisa saber que eles são referência máxima quando se trata de design de mobiliário brasileiro.
Os irmãos Campana são reconhecidos internacionalmente por seus trabalhos artísticos – cuja temática discute, principalmente, questões do cotidiano.
Os dois surpreenderam o mundo transformando artigos sem nenhum valor em peças de caráter inigualável, o ordinário em extraordinário.
Sua ideia é explorar as mais diferentes possibilidades de fabricação de móveis, como o uso de materiais e técnicas mais simples.
Tudo isso ganhou sentido quando os irmãos Campana se voltaram para o repertório popular brasileiro.
"Nosso trabalho é testar os limites dos materiais para ver o que proporcionam à estética e ao conforto. Queremos criar pontes, com processos artesanais que estão fragilizados na sociedade. Tentamos valorizar e resgatar processos manuais e comunidades de artesãos que trabalham para nós."
– Irmãos Campana, em reportagem de Portobello e Obvious Magazine.
Design brasileiro, mas sem clichês
Poucos foram os designers que conseguiram se afastar das tendências estrangeiras para manter uma liberdade criativa, assim como Humberto e Fernando.
Os irmãos Campana escolheram ir primeiro ao encontro de suas origens, buscando os elementos que formaram sua identidade cultural.
Só depois eles seguiram para fora. Essa trajetória pode ser conferida em acervos como o do MoMA, em Nova York.
"Queríamos ser alemães no começo, fazer coisas perfeitas. Ficávamos loucos porque o alumínio entortava. Um dia, baixamos a guarda: nós não nascemos na Escandinávia nem no Japão, nós nascemos no Brasil e vamos fazer uma coleção de cadeiras chamadas Desconfortáveis. Foi a nossa libertação."
– Irmãos Campana, em reportagem de Almanaque Brasil.
Irmãos Campana: biografia
Há mais de três décadas, num tempo em que pouco se falava em sustentabilidade, os Irmãos Campana colocaram o Brasil no mapa do design mundial.
Tudo começou em 1983.
Humberto era formado em Direito, mas seu irmão, Fernando, era arquiteto e urbanista. Juntos, eles resolveram seguir pelo caminho da criação.
E a ascensão dos irmãos Campana no mundo do design foi meteórica.
Em 1989, Humberto e Fernando Campana apresentaram uma coleção de cadeiras, intitulada ‘Desconfortáveis’.
A mostra ocorreu na Galeria Nucleon, em São Paulo.
As cadeiras dos irmãos Campana, em chapas de ferro, passavam a impressão de serem mesmo desconfortáveis.
Embora não tenham feito sucesso, solidificaram a carreira dos irmãos, que passaram a agir nacional e internacionalmente.
O merecido reconhecimento só veio no final da década de 1990, com a mostra no Museu de Arte Moderna de Nova York.
Os pequenos projetos artesanais, desenvolvidos em fibras, evoluíram para grandes parcerias e uma produção em escala industrial.
Hoje, o Estúdio Campana faz trabalhos em parceria com várias lojas, fábricas e comunidades, o que tem mantido seu repertório sempre atualizado.
Principais prêmios já recebidos pelos Irmãos Campana:
Prêmio Aquisição, da Fundação Armando Alvares Penteado;
Primeiro Prêmio do XXI Salão de Arte de Ribeirão Preto;
Primeiro Prêmio da Associação Brasileira de Indústria de Móveis;
George Nelson Design Award, da Interiors Magazine;
Prêmio Especial do Museu da Casa Brasileira;
Nombre d Or, do Salon du Meuble de Paris;
Primeiro Prêmio da Feira Internacional de Móveis de Valência.
Projetos dos Irmãos Campana
As peças dos Irmãos Campana traduzem a pluralidade do Brasil e do mundo!
‘Extravagância’ é a palavra que melhor define os trabalhos dos Irmãos Campana.
Suas criações são intrigantes, criativas.
Elas carregam materiais reles, comuns. Mas esses elementos distintos são reunidos com coesão e elegância, numa espécie de exploração intuitiva e sensorial única.
E a “brasilidade” acaba explícita nas soluções simples e no caos visual, provocado por cores vivas e misturas de texturas.
São materiais empregados no design dos Irmãos Campana: plástico, acrílico, papelão, madeiras, metais, fibras de algodão, piaçava, couro, vidro, borracha, entre outros.
A criação no meio rural fez com os irmãos Campana tivessem, desde cedo, um importante contato com a natureza.
Isso influenciou diretamente toda a sua carreira. Hoje, eles sabem lidar muito bem com esse diálogo entre a vida no campo e vida na cidade.
Esse humor irreverente com relação a questões como funcionalidade, conforto e estética sempre marca as apresentações dos irmãos Campana nas feiras de design.
"É a força da natureza e o poder de abstração, um objeto funcional, mas extremamente emocional e lúdico. Vejo o design como objeto de afeto. Estamos vivendo muito pouco o afeto e tentamos trazer essa emoção para os nossos objetos."
– Humberto Campana, em reportagem de Revista Donna
As obras mais importantes dos Irmãos Campana
Peças idealizadas pelos irmãos Campana estão expostas nos catálogos de empresas famosas, como a Melissa, a Lacoste e a Edra.
Embora algumas marcas sejam estrangeiras, eles nunca deixaram de expor sua pesquisa sobre as regiões do Brasil.
Poltronas, mesas, luminárias e – é claro, as famosas cadeiras dos irmãos Campana – têm ornado espaços pelo mundo.
Assim como há também itens expostos em museus, como o Pompidou e o Vitra Design.
O trabalho dos irmãos Campana parece se encaixar melhor em ambientes de estilo moderno, contemporâneo e industrial!
São endereços de espaços internos e externos que contêm algumas de suas criações:
A Loja Firma Casa, o Teatro Municipal e a agência J. Walter Thompson, em São Paulo;
O Museu D’Orsay de Paris;
O New Hotel, em Atenas;
A loja Camper, em Florença
Design mobiliário dos Irmãos Campana:
As cadeiras Cone, Esqueleto, Corallo, Sushi, Taquaral, Bambu+Couro e Favela;
As poltronas Kaos, Cangaço, Banquete, Detonando, Café e Vermelha;
A mesa Inflável e o sofá Bomboca;
As camas Corallo, Favela, Cabana, Cipria e Grinza;
Os bancos Harumaki e Novelo.
A cadeira Favela dos Irmãos Campana
A cadeira Favela dos irmãos Campana
A cadeira Favela dos irmãos Campana faz parte do acervo do Centre Georges Pompidou, em Paris.
Ela foi inspirada na favela da Rocinha, localizada na cidade do Rio de Janeiro.
É feita de ripas de madeira e representa o acúmulo de materiais, o caos e o “anti-design”.
De todas as criações dos irmãos Campana, a cadeira favela é a que colocou os artistas em destaque no cenário internacional.
A poltrona Vermelha dos Irmãos Campana
A poltrona Vermelha é uma das principais obras e das mais conhecidas dos irmãos Campana.
Ela está exposta no MoMA e é fabricada pela marca italiana Edra.
Tratam-se de cordas enroladas a uma estrutura metálica, formando uma escultura despojada e moderna.
Fonte: Viva Decora, atualizado em 31 de outubro de 2019.
---
Fernando Campana, designer, morre aos 61 anos em SP | G1
O designer e arquiteto Fernando Campana, irmão de Humberto Campana, morreu nesta quarta-feira (16/11/22), aos 61 anos. A notícia foi anunciada por meio do Instagram do Estúdio Campana. A causa da morte não foi divulgada.
"É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento de Fernando Campana hoje, dia 16 de novembro, em São Paulo", inicia a nota.
"Agradecemos a solidariedade de todos e pedimos que respeitem a privacidade da família neste momento", finaliza.
Ao lado do irmão, Humberto Campana, Fernando fundou o estúdio Campana, em 1984, que alcançou reconhecimento internacional pelo seu design de mobiliário e peças intrigantes.
Em 2019, o estúdio comemorou 35 anos sendo reconhecido como pioneiro do design disruptivo, o que os levou a criar uma linguagem pioneira em sua área.
"Com sede em São Paulo, a Campana está constantemente investigando novas possibilidades dentro do Design: da fabricação de móveis à arquitetura, paisagismo, moda, cenografia e muito mais. Unir disciplinas e incentivar a troca de conhecimentos entre comunidades e artistas são fontes vitais de inspiração, repertório novo e liberdade de pensamento. Trabalhar com várias marcas e indústrias permite combinar o melhor do artesanato, práticas de produção sustentáveis e tecnologias de ponta", diz o site do ateliê.
Em 2013, eles foram listados pela Forbes entre as 100 personalidades brasileiras mais influentes.
Em 2009, o Instituto Campana foi fundado para preservar o acervo para as gerações futuras. Em 2012, Fernando e Humberto Campana receberam o Prêmio Colbert Committee em Paris; homenageado pela Design Week em Pequim; receberam a Ordem do Mérito Cultural, em Brasília, e foram condecorados com a Ordem das Artes e Letras pelo Ministério da Cultura da França, e eleitos designers do Ano pela Maison & Objet de Paris.
Fonte: G1, "Fernando Campana, designer, morre aos 61 anos em SP", publicado em 16 de novembro de 2022.
Crédito Fotográfico: Casa Vogue.
Os Irmãos Campana: Humberto Campana (Rio Claro, SP, 17 de março de 1953) formado em direito, e Fernando Campana (Brotas, SP, 19 de maio de 1961) arquiteto e urbanista, fundaram em 1983, em São Paulo - SP, o Estúdio Campana. São reconhecidos internacionalmente por seus trabalhos artísticos cuja temática discute, principalmente, questões do cotidiano, transformando artigos sem nenhum valor em peças de caráter inigualável, o ordinário em extraordinário.
História Estúdio Campana
Desde 1983, os irmãos Fernando (1961) e Humberto (1953) Campana, co-fundadores do Estúdio Campana, vem construindo solidamente suas carreiras, alcançando reconhecimento nacional e internacional. Em 2019, o estúdio comemora seu 35º aniversário, reconhecido como pioneiro no design disruptivo, o que os levaram a criar uma linguagem inovadora em seu campo. Fortemente enraizada na cultura e tradições brasileiras, o trabalho do Estúdio Campana carrega ainda valores universais em sua alma, como liberdade e dignidade, incentivando a busca da identidade própria através de experiências de vida. Incorporando a ideia de transformação e reinvenção, seu processo criativo eleva os materiais do cotidiano à nobreza, trazendo não apenas a criatividade ao design, mas também características brasileiras - as cores, as misturas, o caos criativo - o triunfo das soluções simples, de uma maneira artística e maneira poética.
Sediado em São Paulo, o Estúdio Campana está constantemente investigando novas possibilidades no design: da fabricação de móveis a arquitetura, paisagismo, moda, cenografia e muito mais. Cria pontes e diálogos onde a troca de informações a informação também é uma fonte de inspiração. Trabalhando em parceria com diferentes marcas e indústrias e fazendo contatos com comunidades e artistas de todo o mundo, mantém o repertório do Estúdio Campana atualizado.
O "Project 66" foi a primeira exposição internacional com Ingo Maurer, com curadoria de Paola Antonelli, no MoMa New York, em 1998. A ideia da exposição era juntar dois designers de origens muito distintas que compartilhavam a mesma poética. Com o A Cadeira Vermelha, também em 1998, selou sua primeira parceria com a Edra, na Itália. Desde então, a cada ano, novos produtos e conceitos foram lançados em colaboração com marcas internacionais como Alessi, Artemide, Baccarat, Bernardaud, Bisazza, Edra, Fendi, Ghidini 1961, H. Stern, Lasvit, Lacoste, Louis Vuitton, Melissa, Venini, Vibram, entre outros.
Em 2002, o Estúdio Campana começou a criar sua própria linha de edições limitadas e peças únicas, feitas à mão no estúdio em São Paulo. Essas edições especiais são representadas por galerias internacionais, incluindo Friedman Benda em Nova York, Carpenters Galeria de Oficinas em Londres e São Francisco, Galeria Giustini / Stagetti em Roma e Firma Casa em São Paulo.
Design de interiores, arquitetura e paisagismo tornaram-se uma parte cada vez mais importante do portfólio do Estúdio Campana. Café Campana no Musée d'Orsay (Paris), Café na Ópera de São Paulo, New Hotel (Atenas), lobby, loja de design e auditório no Stedelijk Museum Lobby ('s-Hertogenbosch), Iniala Beach House (Phuket) e loja Aesop (São Paulo); Sarah Chofakian Store (São Paulo), loja Camper da Campana: Berlim, Barcelona, Londres, Florença, Saragoça, Nova York, São Paulo; A cenografia da edição de verão da São Paulo Fashion Week (2013) está entre alguns de seus interiores e comissões de arquitetura. Os destaques de seus projetos de paisagismo são os jardins da publicidade da J. Walter Thompson agência e fachada da Firma Casa Showroom e Galeria em São Paulo; e a Catedral de Bambu no Hotel Fazenda Catucaba em São Luiz do Paraitinga. Entre suas esculturas urbanas e projetos de referência, podemos citar o The John Instalação do Madejski Garden no museu Victoria & Albert em Londres (2007), 'La Gloriette' para Veuve Clicquot na Feira de Móveis de Milão (2010), a instalação 'Brachina' na Semana de Design de Beijing (2012), a escultura urbana no edifício Habitarte em São Paulo e a instalação 'Sleeping Piles' em Fuori Salone (2019).
Na moda, o Estúdio Campana assinou uma coleção para os joalheiros brasileiros H. Stern (2001). Nos últimos quinze anos colaboraram com a Melissa para criar calçados e acessórios. Em 2009 e 2012 reinterpretaram a tradicional camisa polo LACOSTE em edições exclusivas. Eles também criaram o armário de viagem 'Maracatu', a cadeira de balanço 'Cocoon', o sofá 'Bomboca' e cadeira "Bulbo", para a série "Objetos Nomades" da Louis Vuitton, com novas peças sendo introduzidas a cada ano desde 2012.
As parcerias artísticas incluem a criação de figurinos para o balé “Virtually There”, apresentado por "Performa Visionaries" na Mana Contemporary em Nova Jersey (2006), cenários e figurinos para o show 'Metamorphose' do Ballet Nacional de Marselha (2007) e a cenografia do musical 'Peter and the Wolf', apresentado no Museu Guggenheim em Nova York (2008).
A surpreendente percepção do Estúdio Campana sobre o que é considerado "comum" e "trivial" tem sido a base de algumas exposições. Humberto e Fernando foram os curadores da exposição "Jardim de Infância" no Museu de Arte Moderna de São Paulo (2009) e 'Campana Brothers Select: obras de coleção permanente' no Museu Cooper-Hewitt, em Nova Iorque (2008).
As peças Campana fazem parte de coleções permanentes de instituições culturais de renome, como o Centre Pompidou e o Museu de Artes Decorativas, Paris, MoMa, Nova York, Museu de Arte Moderna de São Paulo e também Vitra Design Museu Weil sou Rhein.
Os irmãos Campana estão atualmente listados como um dos principais arquitetos icônicos do mundo em Interni (2018). Em 2015 e 2014 a Wallpaper os classificou, respectivamente, entre os 100 profissionais mais importantes e os 200 maiores profissionais de design. Em 2013, foram listados pela revista Forbes entre as 100 personalidades brasileiras mais influentes.
Em 2012, Fernando e Humberto Campana foram selecionados para o Prêmio Colbert Committee em Paris; homenageado pelo Design Semana em Pequim; recebeu a Ordem do Mérito Cultural em Brasília e foi agraciada com a Ordem de Artes e Letras pelo Ministério da Cultura francês e eleito Designers do Ano pela Maison & Objet de Paris. Em 2008, eles receberam o Prêmio Design / Miami de Design do Ano.
Coleções permanentes
Museu de Arte Moderna, São Paulo, Brasil
Fundação Edson Queiroz, Fortaleza, Brasil
Museu de Belas Artes, Montreal, Canadá
Alto Museu de Arte, Atlanta, EUA
Art Institute, Chicago, EUA
Museu de Vidro de Corning, Corning, EUA
Museu de Arte de Dallas, Dallas, EUA
Museu de Arte de Denver, Denver, EUA
Museu de Belas Artes de Houston, Houston, EUA
Museu de Arte de Indianapolis, Indianapolis, EUA
Speed Art Museum, Louisville, EUA
Instituto de Arte de Minneapolis, Minneapolis, EUA
Museu Cooper-Hewitt, Nova York, EUA
MoMA, Nova York, EUA
Museu de Artes e Design, Nova York, EUA
Museu Metropolitano de Arte, Nova York, EUA
Museu de Arte de Palm Springs, Palm Springs, EUA
Museu de Arte Moderna da Filadélfia, Filadélfia, EUA
Museu de Arte Carnegie, Pittsburg, EUA
Museu de Arte Moderna de São Francisco, São Francisco, EUA
Museu do Design, Gent, Bélgica
Museu Trapholt, Kolding, Dinamarca
Centre Pompidou, Paris, França
Museu de Artes Decorativas, Paris, França
Museu d'Orsay, Paris França
Fundação Nacional de Arte Contemporânea (FNAC), Paris, França
Museu de Artes e Ofícios, Hamburgo, Alemanha
Pinakothek Der Moderne, Munique, Alemanha
Museu do Design Vitra, Weil am Rhein, Alemanha
Museu Stedelijk, s-Hertogenbosch, Holanda
Associação Jacqueline Vodoz e Bruno Danese, Milão, Itália
Museu do Design e da Moda, Coleção Francisco Capelo, Lisboa, Portugal
Fundação Don Edelman, Suíça
Museu de Design e Artes Aplicadas Contemporain, Lausanne, Suíça
Museu do Design, Londres, Reino Unido
Galerias da cidade de Manchester, Manchester, Reino Unido
Galeria Nacional de Victoria, Melbourne, Austrália
Museu do Vidro, Shanghai, China
Museu de Israel, Jerusalém, Israel
Museu de Arte de Tel Aviv, Tel Aviv, Israel
Exposições Individuais
2020 'Campana Brothers: 35 Revolutions', Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
2019 'Jardim Suspenso', Fundação Bardi / Casa de Vidro, São Paulo, Brasil
2019 'Hybridism' Carpenters Workshop Gallery, Londres, Reino Unido
2019 'Campana: Fernando + Humberto', Centro Cultural de Brotas, Brotas, Brasil
2018 'Notturno', Giustini / Stagetti, Roma, Itália
2018 'Campana Brothers', Galeria Multiarte, Fortaleza, Brasil
2018 'Monkey Robot Hurricanes', Galeria Luciana Caravello Arte Contemporânea, Rio de Janeiro, Brasil
2018 'Sobreiro', Consulado Geral de Portugal, São Paulo, Brasil
2017 'Hybridism', Friedman Benda Gallery, Nova York, EUA
2017 'Lembro de esquecer e esqueci de esquecer', de Fernando Campana, Galeria Baró, São Paulo, Brasil
2017 'Campana Brothers', Museu Oscar Niemeyer (MON), Curitiba, Brasil
2016 'Do Material ao Objeto', Semana Design Rio, Rio de Janeiro, Brasil
2016 'Retratos Iluminados', Centro Sebrae de Referência de Artesanato Brasileiro (CRAB), Rio de Janeiro, Brasil
2016 'Manufatura exhibition', Carpenters Workshop Gallery, Paris, França.
2015 'Barroca: The Harmony of Imperfection', carro-chefe da Melissa em Londres, Londres, Reino Unido
2015 'Anticorpos', Seibu Shibuya, Tóquio; Kobe, Japão
2015 'Campana Brothers Design Now', Coleção Pizzuti, Columbus, OH, EUA
2014 "Campanas / Woods", Bildmuseet, Umeå, Suécia
2014 "Campana Brothers Design Now", Centro de Artes Decorativas de Ohio, Lancaster, EUA
2014 "Da arte ao design", Clerkenwell Design Week, Londres, Reino Unido
2014 "Fernando e Humberto Campana / Trabalhos recentes", Re: View Gallery, Detroit, EUA
2014 "Anticorpos", Trapholt, Kolding, Dinamarca
2013 'Luxo Perigoso', Sporting d'Hiver, Montecarlo, Mônaco
2013 'Anticorpos' Museum of Contemporary Art, Monterrey; Museo Franz Mayer, Cidade do México, Oaxaca Design Center, Oaxaca, México
2013 'Conceitos', Friedman Benda Gallery, NY, EUA
2013 'Ocean', Carpenters Workshop Gallery, Paris, França
2013 'Traçando o Real', Galeria Luciana Caravello, Rio de Janeiro, Brasil
2013 'Barroco brasileiro', Galeria David Gill, Londres, Reino Unido
2013 'Arte de Sentar com Arte', Galeria Luciana Caravello, Rio de Janeiro, Brasil
2012 'Barroco Rococó', Museu de Artes Decorativas, Paris, França
2012 'Anticorpos', CCBB, Rio de Janeiro, Brasil; Museu de Arte Philbrook, Tulsa, EUA; Museu de Arte de Palm Springs, EUA
2012 'Colagens: Irmãos Campana', Galeria Baró, São Paulo, Brasil
2011 'Arte de Sentar com Arte', Galeria Conceito / Firma Casa, São Paulo, Brasil
2011 'Anticorpos', Museu do Vale do Rio Doce, Espírito Santo, CCBB Brasília, CCBB São Paulo, Brasil
2011 'Privato Romano', Galleria O, Roma, Itália
2011 'Campana Brothers', Goodman Gallery, Cidade do Cabo, África do Sul
2010 "Anticorpos", NAiM, Maastricht, Holanda; Fundação Pedro Barrié de la Maza, Corunha, Espanha; Projeto da Trienal Museu, Milão, Itália
2010 'Glass Experiences', Waddesdon, Aylesbury, Reino Unido
2010 'Irmãos Campana', Galeria Baró, São Paulo, Brasil
2009 'Instalação Garrafas', Centre D'Art Contemporain de la Marchélarie, Versalhes, França
2009 'Anticorpos', Vitra Design Museum, Weil em Rheim, Alemanha
2008 'Campana Brothers Select: obras da coleção permanente', Cooper-Hewitt Design Museum, NY, EUA
2007 "Campanas no jardim", Victoria & Albert Museum, Londres, Reino Unido
2007 "TransPlastic", Albion Gallery, Londres, Reino Unido
2007 'Cartoon Chairs', Albion Gallery, Londres, Reino Unido
2006 'História Naturalis', Feira Internacional de Móveis (Edra Showroom), Milão, Itália; Internacional
Feira de Móveis Contemporâneos (Edra Showroom), Nova York, EUA; Foments de les Arts Decoratives, Barcelona, Espanha
2005 'Campana Brothers', Embaixada do Brasil, Tóquio, Japão
2005 "Campane di Campana", Moss Gallery, Nova York, EUA
2004 'Tank', The Design Museum, Londres, Reino Unido
2004 'Zest for life', Design Museum, Londres, Reino Unido; Danish Design Centre, Copenhague, Dinamarca
2004 'Ideal House', IMM Cologne 2004, Colônia, Alemanha
2003 'Campanas', Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Brasília, Brasil; Firma Casa, São Paulo, Brasil; Experimenta Design,
Lisboa, Portugal; Estocolmo, Suécia
2002 'Nunca deixe escapar a poesia', Museu de Arte de Tel Aviv, Tel Aviv, Israel
2001 'Inventividade', Museu de Arte Contemporânea, Goiânia, Brasil
2001 'Entre o Design e a Arte', Museu de Arte Moderna, São Paulo, Brasil
1999 'Numeros', Museu Brasileiro de Escultura, São Paulo, Brasil
1999 'Matérias / Materiais', Museu de Arte Moderna da Bahia. Salvador, Brasil
1999 'Retrospectiva Campana', Casa França-Brasil, Rio de Janeiro, Brasil
1996 'O Brasil faz Design' Palazzo Reale, Milão Itália. Museu da Casa Brasileira, São Paulo, Brasil; Instituto
dos Arquitetos do Brasil, Rio de Janeiro, Brasil; Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, Salvador, Brasil
1993 'Edição 93' Nucleon 8, São Paulo, Brasil
1991 'Esculturas', Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil
1990 'Orgânicos', Nucleon 8, São Paulo, Brasil
1989 'Desconfortáveis', Nucleon 8, São Paulo, Brasil
Exposições coletivas
2019 ‘Objects of Desire: Surrealism and Design 1924 - Today ', Vitra Design Museum, Wheil am Rhein, Alemanha
2019 'KAW´S', NGV International, Melbourne, Austrália
2019 'Instalação de pilhas para dormir', Interni 'Human Spaces', Fuorisalone, Milão, Itália
2018 "Quando as atitudes se tornarem cadeiras", Pizzuti Collecion, Columbus, Ohio, EUA
2018 'Objets Ambigus - Bijoux contemporains, une passion', Palais Des Beaux-Arts, Bruxelas, Bélgica
2018 'Pure Gold - Upcycling e seu toque emocional', Somerset House, Londres, Reino Unido
2018 '21st Century Design', Liceu de Artes e Ofícios ', São Paulo, Brasil
2018 'Experimenting Le Corbusier', Museu da Casa Brasileira, São Paulo, Brasil
2018 'Rachel's Dream House', Nova York, EUA
2018 ‘Design After Darwin. Adaptado à adaptabilidade ', DESIGN.VE, Palazzo Morosini, Veneza, Itália
2018 ‘História. IL Design Italiano ', Museu da Trienal de Design, Milão, Itália
2018 'Heaven or Hell?', Cube Design Museum, Holanda
2017 'SUR / FACE: Mirros'. Museu Angewandte Kunst, Frankfurt am Main, Alemanha
2017 'Monobloc - Uma Cadeira para o Mundo', Vitra Design Museum, Weil am Rhein, Alemanha
2016 'Houselife', Museu de Artes Decorativas e Design de Bordéus, Bordeaux, França
2016 'Italiani sull'oceano exhibition', Museu da Cultura de Milão (MUDEC), Milão, Itália.
2015 'Maria de Todos Nós', Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brasil
2015 'Art of Living exhibition', Triennale di Milano, Milão, Itália
2015 ‘Fetichismo. Obsessões em moda e design ', Museu Trapholt de Arte Moderna, Kolding, Dinamarca
2015 'Scents Exhibition', Orto Botanico di Brera, Milão, Itália
2015 'Earth Matters: When Natural & Creative Forces Meet' ', Galeria de Arte Artipelag, Warmdo, Suécia
2014 'Making Design', Cooper-Hewitt, Smithsonian Design Museum, Nova York, EUA
2014 'Ouro', CCBB Rio de Janeiro, Brasil
2014 "Lustres", Galeria David Gill, Londres, Reino Unido
2014 'Design Brasileiro, Moderno e Contemporâneo', Embaixada do Brasil em Londres, Reino Unido; Caixa Cultural Rio de Janeiro; Caixa Cultural Brasília; Caixa Cultural Salvador, Brasil
2013 'Keep it Glassy', Museu de Vidro de Xangai, Shanghai, Coleção China 2013 do Museu do Design: Histórias extraordinárias sobre coisas comuns
2012 'Design Brasileiro, Moderno e Contemporâneo', Zeitlos Berlin, Alemanha; Museu do Design e da Moda, Lisboa, Portugal
2009 'U.F.O .: Blurring the Lines Between Art and Design', NRW-Forum Kultur und Wirtschaft, Düsseldorf, Alemanha
2007 "Minha Casa - Sete Experiências para a Vida Contemporânea", Vitra Design Museum, Weil am Rhein, Alemanha
2007 "Sotheby's Beyond Limits", Chatsworth House, Derbyshire, Reino Unido
2006 'Le mouvement des Images', Centre Pompidou, Paris, França
2006 "Il mondo do Italiano", Museu de Artes Modernas Montreal, Canadá
2005 'Swarm Exhibition', The Fabric Workshop and Museum, Filadélfia, EUA
2005 'Novas aquisições', MoMA, NY, EUA
2005 "Big Bang", Centre Pompidou, Paris, França
2003 'Somewhere Totally Else', The European Design Show, Design Museum, Londres, Reino Unido
2003 'The One-Legged Milk Stool', Design Museum, Londres, Reino Unido
2003 'The Magic Chandelier', Palácio de Cristal, Milão, Itália
2002 "Milão em um Van", Victoria and Albert Museum, Londres, Reino Unido
2000 'Blow Up', Vitra Design Museum, Wheil am Rhein, Alemanha
1998 "Projeto 66" (com Ingo Mauer), MoMA, NY, EUA
Fonte: Site oficial Irmãos Campana, consultado pela última vez em 19 de abril de 2017.
---
Biografia Wikipédia
Os Irmãos Campana (Humberto Campana, Rio Claro, 17 de março de 1953, e Fernando Campana, Brotas, 19 de maio de 1961) são respectivamente, formados em Direito pela Universidade de São Paulo, e seu irmão em Arquitetura pelo Unicentro Belas Artes de São Paulo.
Hoje a dupla tem muito reconhecimento internacional por seus trabalhos de Design-Arte, cuja temática discute elementos do cotidiano, ou simplesmente produtos sem nenhum valor, que são transformados em peças de caráter artísticos, com uma linguagem única e de, até, uso possível.
Profissionais que despertam o interesse internacional, são uns dos poucos brasileiros com peças no acervo do MoMA, em Nova York.
Prêmios da Dupla
1992 - Prêmio Aquisição, Museu de Arte Brasileira FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) São Paulo. Biombo Cerca.
1996 - Primeiro Prêmio Categoria Design (1º lugar) XXI Salão de Arte de Ribeirão Preto, SP. Cadeira de Papelão.
1997 - Primeiro Prêmio Categoria Móveis Residenciais (1º lugar) ABIMÓVEL (Associação Brasileira de Industria de Móveis) São Paulo. Mesa Inflável.
1998 - Segundo Prêmio Categoria Móveis Residênciais (2º lugar) Museu da Casa Brasileira, São Paulo. Estante Labirinto.
1999 - Prêmio George Nelson Design Award, Revista Interiors, EUA.
2001 - Prêmio Especial, Museu da Casa Brasileira, São Paulo, Brasil, Harley Stern coleção de jóias.
2005 - Le Prix du Nombre d'Or, Salon du Meuble de Paris, França para Fernando e Humberto Campana.
2005 - Primeiro lugar na cDim award da Feira Internacional de Móveis de Valencia pela cadeira Corallo
Fonte: Wikipédia, consultado pela última vez em 19 de abril de 2017.
---
Inspire-se com as obras dos irmãos Campana, cheias de brasilidade e sem clichês
Humberto e Fernando, teoricamente, dispensariam quaisquer apresentações. Porém, quem ainda não conhece os irmãos Campana precisa saber que eles são referência máxima quando se trata de design de mobiliário brasileiro.
Os irmãos Campana são reconhecidos internacionalmente por seus trabalhos artísticos – cuja temática discute, principalmente, questões do cotidiano.
Os dois surpreenderam o mundo transformando artigos sem nenhum valor em peças de caráter inigualável, o ordinário em extraordinário.
Sua ideia é explorar as mais diferentes possibilidades de fabricação de móveis, como o uso de materiais e técnicas mais simples.
Tudo isso ganhou sentido quando os irmãos Campana se voltaram para o repertório popular brasileiro.
"Nosso trabalho é testar os limites dos materiais para ver o que proporcionam à estética e ao conforto. Queremos criar pontes, com processos artesanais que estão fragilizados na sociedade. Tentamos valorizar e resgatar processos manuais e comunidades de artesãos que trabalham para nós."
– Irmãos Campana, em reportagem de Portobello e Obvious Magazine.
Design brasileiro, mas sem clichês
Poucos foram os designers que conseguiram se afastar das tendências estrangeiras para manter uma liberdade criativa, assim como Humberto e Fernando.
Os irmãos Campana escolheram ir primeiro ao encontro de suas origens, buscando os elementos que formaram sua identidade cultural.
Só depois eles seguiram para fora. Essa trajetória pode ser conferida em acervos como o do MoMA, em Nova York.
"Queríamos ser alemães no começo, fazer coisas perfeitas. Ficávamos loucos porque o alumínio entortava. Um dia, baixamos a guarda: nós não nascemos na Escandinávia nem no Japão, nós nascemos no Brasil e vamos fazer uma coleção de cadeiras chamadas Desconfortáveis. Foi a nossa libertação."
– Irmãos Campana, em reportagem de Almanaque Brasil.
Irmãos Campana: biografia
Há mais de três décadas, num tempo em que pouco se falava em sustentabilidade, os Irmãos Campana colocaram o Brasil no mapa do design mundial.
Tudo começou em 1983.
Humberto era formado em Direito, mas seu irmão, Fernando, era arquiteto e urbanista. Juntos, eles resolveram seguir pelo caminho da criação.
E a ascensão dos irmãos Campana no mundo do design foi meteórica.
Em 1989, Humberto e Fernando Campana apresentaram uma coleção de cadeiras, intitulada ‘Desconfortáveis’.
A mostra ocorreu na Galeria Nucleon, em São Paulo.
As cadeiras dos irmãos Campana, em chapas de ferro, passavam a impressão de serem mesmo desconfortáveis.
Embora não tenham feito sucesso, solidificaram a carreira dos irmãos, que passaram a agir nacional e internacionalmente.
O merecido reconhecimento só veio no final da década de 1990, com a mostra no Museu de Arte Moderna de Nova York.
Os pequenos projetos artesanais, desenvolvidos em fibras, evoluíram para grandes parcerias e uma produção em escala industrial.
Hoje, o Estúdio Campana faz trabalhos em parceria com várias lojas, fábricas e comunidades, o que tem mantido seu repertório sempre atualizado.
Principais prêmios já recebidos pelos Irmãos Campana:
Prêmio Aquisição, da Fundação Armando Alvares Penteado;
Primeiro Prêmio do XXI Salão de Arte de Ribeirão Preto;
Primeiro Prêmio da Associação Brasileira de Indústria de Móveis;
George Nelson Design Award, da Interiors Magazine;
Prêmio Especial do Museu da Casa Brasileira;
Nombre d Or, do Salon du Meuble de Paris;
Primeiro Prêmio da Feira Internacional de Móveis de Valência.
Projetos dos Irmãos Campana
As peças dos Irmãos Campana traduzem a pluralidade do Brasil e do mundo!
‘Extravagância’ é a palavra que melhor define os trabalhos dos Irmãos Campana.
Suas criações são intrigantes, criativas.
Elas carregam materiais reles, comuns. Mas esses elementos distintos são reunidos com coesão e elegância, numa espécie de exploração intuitiva e sensorial única.
E a “brasilidade” acaba explícita nas soluções simples e no caos visual, provocado por cores vivas e misturas de texturas.
São materiais empregados no design dos Irmãos Campana: plástico, acrílico, papelão, madeiras, metais, fibras de algodão, piaçava, couro, vidro, borracha, entre outros.
A criação no meio rural fez com os irmãos Campana tivessem, desde cedo, um importante contato com a natureza.
Isso influenciou diretamente toda a sua carreira. Hoje, eles sabem lidar muito bem com esse diálogo entre a vida no campo e vida na cidade.
Esse humor irreverente com relação a questões como funcionalidade, conforto e estética sempre marca as apresentações dos irmãos Campana nas feiras de design.
"É a força da natureza e o poder de abstração, um objeto funcional, mas extremamente emocional e lúdico. Vejo o design como objeto de afeto. Estamos vivendo muito pouco o afeto e tentamos trazer essa emoção para os nossos objetos."
– Humberto Campana, em reportagem de Revista Donna
As obras mais importantes dos Irmãos Campana
Peças idealizadas pelos irmãos Campana estão expostas nos catálogos de empresas famosas, como a Melissa, a Lacoste e a Edra.
Embora algumas marcas sejam estrangeiras, eles nunca deixaram de expor sua pesquisa sobre as regiões do Brasil.
Poltronas, mesas, luminárias e – é claro, as famosas cadeiras dos irmãos Campana – têm ornado espaços pelo mundo.
Assim como há também itens expostos em museus, como o Pompidou e o Vitra Design.
O trabalho dos irmãos Campana parece se encaixar melhor em ambientes de estilo moderno, contemporâneo e industrial!
São endereços de espaços internos e externos que contêm algumas de suas criações:
A Loja Firma Casa, o Teatro Municipal e a agência J. Walter Thompson, em São Paulo;
O Museu D’Orsay de Paris;
O New Hotel, em Atenas;
A loja Camper, em Florença
Design mobiliário dos Irmãos Campana:
As cadeiras Cone, Esqueleto, Corallo, Sushi, Taquaral, Bambu+Couro e Favela;
As poltronas Kaos, Cangaço, Banquete, Detonando, Café e Vermelha;
A mesa Inflável e o sofá Bomboca;
As camas Corallo, Favela, Cabana, Cipria e Grinza;
Os bancos Harumaki e Novelo.
A cadeira Favela dos Irmãos Campana
A cadeira Favela dos irmãos Campana
A cadeira Favela dos irmãos Campana faz parte do acervo do Centre Georges Pompidou, em Paris.
Ela foi inspirada na favela da Rocinha, localizada na cidade do Rio de Janeiro.
É feita de ripas de madeira e representa o acúmulo de materiais, o caos e o “anti-design”.
De todas as criações dos irmãos Campana, a cadeira favela é a que colocou os artistas em destaque no cenário internacional.
A poltrona Vermelha dos Irmãos Campana
A poltrona Vermelha é uma das principais obras e das mais conhecidas dos irmãos Campana.
Ela está exposta no MoMA e é fabricada pela marca italiana Edra.
Tratam-se de cordas enroladas a uma estrutura metálica, formando uma escultura despojada e moderna.
Fonte: Viva Decora, atualizado em 31 de outubro de 2019.
---
Fernando Campana, designer, morre aos 61 anos em SP | G1
O designer e arquiteto Fernando Campana, irmão de Humberto Campana, morreu nesta quarta-feira (16/11/22), aos 61 anos. A notícia foi anunciada por meio do Instagram do Estúdio Campana. A causa da morte não foi divulgada.
"É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento de Fernando Campana hoje, dia 16 de novembro, em São Paulo", inicia a nota.
"Agradecemos a solidariedade de todos e pedimos que respeitem a privacidade da família neste momento", finaliza.
Ao lado do irmão, Humberto Campana, Fernando fundou o estúdio Campana, em 1984, que alcançou reconhecimento internacional pelo seu design de mobiliário e peças intrigantes.
Em 2019, o estúdio comemorou 35 anos sendo reconhecido como pioneiro do design disruptivo, o que os levou a criar uma linguagem pioneira em sua área.
"Com sede em São Paulo, a Campana está constantemente investigando novas possibilidades dentro do Design: da fabricação de móveis à arquitetura, paisagismo, moda, cenografia e muito mais. Unir disciplinas e incentivar a troca de conhecimentos entre comunidades e artistas são fontes vitais de inspiração, repertório novo e liberdade de pensamento. Trabalhar com várias marcas e indústrias permite combinar o melhor do artesanato, práticas de produção sustentáveis e tecnologias de ponta", diz o site do ateliê.
Em 2013, eles foram listados pela Forbes entre as 100 personalidades brasileiras mais influentes.
Em 2009, o Instituto Campana foi fundado para preservar o acervo para as gerações futuras. Em 2012, Fernando e Humberto Campana receberam o Prêmio Colbert Committee em Paris; homenageado pela Design Week em Pequim; receberam a Ordem do Mérito Cultural, em Brasília, e foram condecorados com a Ordem das Artes e Letras pelo Ministério da Cultura da França, e eleitos designers do Ano pela Maison & Objet de Paris.
Fonte: G1, "Fernando Campana, designer, morre aos 61 anos em SP", publicado em 16 de novembro de 2022.
Crédito Fotográfico: Casa Vogue.