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Moser Glassworks

Moser S.A. (Karlovy Vary, República Tcheca, 1857), mais conhecida como Moser, é uma fabricante de cristais de luxo. Reconhecida mundialmente pela excelência artesanal e pela sofisticação de suas peças, a Moser foi criada pelo gravador Ludwig Moser. Rapidamente se destacou por produzir cristais puros e livres de chumbo, com alta qualidade óptica e respeito ambiental, uma inovação à frente de seu tempo. Muito conhecida por ser a fornecedora oficial de casas reais europeias, incluindo o Império Austro-Húngaro, a Coroa Britânica e a Casa Imperial do Japão. A marca fabrica taças, vasos, candelabros e objetos decorativos esculpidos à mão por mestres artesãos, que dominam técnicas centenárias de lapidação, gravação e coloração do cristal, resultando em peças únicas de forte apelo visual e simbólico. Marcada pelo uso de cores vibrantes e design atemporal, a Moser une tradição boêmia e inovação contemporânea.

Moser | Arremate Arte

Fundada em 1857, na cidade de Karlovy Vary, na região da Boêmia (atual República Tcheca), a Moser é uma das mais prestigiadas fabricantes de cristais do mundo. Criada pelo gravador e empreendedor Ludwig Moser, a marca rapidamente ganhou destaque por unir artesanato refinado, inovação técnica e elegância atemporal. Desde o início, o foco da Moser foi produzir cristais de altíssimo padrão, sem uso de chumbo — uma escolha pioneira que combinava pureza óptica com responsabilidade ambiental.

O cristal da Moser é conhecido como o "cristal dos reis", não apenas por sua qualidade superior, mas também por estar presente em cortes reais da Europa e no acervo de famílias nobres, chefes de estado e instituições culturais. A marca forneceu peças para os imperadores austro-húngaros, o Palácio de Buckingham, a Casa Imperial do Japão e diversos outros palácios ao redor do mundo.

Um dos diferenciais da Moser está no uso de cores marcantes e em sua habilidade única de lapidar e gravar à mão cada peça, com técnicas centenárias que são passadas de geração em geração. Suas taças, vasos, candelabros e esculturas misturam tradição boêmia com design contemporâneo, mantendo a exclusividade como pilar central. Nenhuma peça é produzida em massa: tudo é feito por artesãos altamente especializados, em um processo que pode levar semanas ou meses.

Além da beleza estética, o cristal Moser é reconhecido por sua resistência e brilho duradouro. A marca também é referência em inovação artística, colaborando com designers internacionais e participando de exposições e feiras de luxo ao redor do mundo.

Hoje, a Moser continua sediada em Karlovy Vary, onde mantém sua manufatura e um museu próprio que atrai visitantes interessados em conhecer a história do cristal boêmio e o trabalho minucioso de seus artesãos. Mais do que uma marca, a Moser é considerada um patrimônio cultural tcheco, símbolo de excelência e tradição no universo do cristal de luxo.

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Moser | Site Oficial

A história de Moser

O trabalho da nossa vida é continuar a história do artesanato que define uma era e é lembrado por gerações. Estamos comprometidos em manter viva essa ilustre tradição e a desenvolveremos ainda mais.

1857

Em um dia de inverno de 1857, um talentoso gravador de vidro abre uma oficina em Karlovy Vary. Ele tem 24 anos, recém-saído de aprendizados com Mattoni e Hoffmann, dois mestres gravadores da época.

1873

A arte e o artesanato sem precedentes de Ludwig Moser ultrapassam sua tranquila cidade termal. Após iluminar a Feira Mundial em Viena, o Imperador Franz Joseph I concede a Moser o privilégio de projetar para sua corte.

1900

Moser se apresenta com sucesso na Exposição Mundial em Paris. O xá persa Mozaffar-ed-Din visita as vidrarias de Moser durante suas viagens pela Europa. Ele se apaixona pelo cristal de Moser e em breve concederá a Ludwig Moser seu favor pessoal e o título honrado de contratante da corte.

1906

Uma coleção de vasos Moser recebe o primeiro prêmio em Milão. A combinação de motivos florais gravados com fusões coloridas cria profundidade e vivacidade nunca vistas antes na arte da fabricação de vidro.

1908

Graças ao sucesso da coleção real, Moser se torna o fornecedor da corte de Eduardo VII, o rei da Inglaterra.

1916

Os irmãos Leo, Richard e Gustav Moser se tornam os donos da vidraria. Leo Moser, Diretor Técnico (1908) e Artístico da vidraria (1916), é pioneiro em novos tipos de vidro colorido usando óxidos de metais preciosos. Seu espírito inspira uma geração de designers que virão.

1923

Leo Moser entrega pessoalmente uma extensa coleção ao Papa Pio XI, portando o emblema papal gravado. A partir deste momento, ele será conhecido como o Papa.

1940

Moser recebe o Grande Prêmio na sétima Trienal de Milão por seus refinados vasos lapidados, projetados pelo arquiteto e designer Wolfgang von Wersin.

1957

Moser celebra 100 anos de fabricação de vidro e estabelece o Giant Snifters Club. Os membros incluíam o rei espanhol Juan Carlos I, a princesa japonesa Sayako e Louis Armstrong.

1958

Outra coleção Moser ganha o Grande Prêmio em uma Feira Mundial, desta vez em Bruxelas.

1960–2000

Várias gerações de artistas tornaram-se lendas vivas na indústria vidreira mundial, incluindo Ludvika Smrčková, René Roubíček, Luboš Metelák, Vratislav Šotola, Vladimír Jelínek e František Vízner.

Gravuras de Vladimír Skála, Milan Holubek, Roman Chalupka e Vlastimil Selinger são admiradas no Japão, Hong Kong, Singapura e Taiwan.

1992

Copenhagen se torna a coleção exclusiva de bebidas nas embaixadas tchecas ao redor do mundo.

1996

A vidraria prepara uma nova coleção do conjunto de Copenhague com o emblema nacional do Castelo de Praga e a residência presidencial em Lány.

1997

Durante sua visita à República Tcheca, o Papa João Paulo II recebe, como presente oficial, uma cruz de cristal criada por Moser a pedido pessoal do presidente Václav Havel e desenhada pelo artista Karel Bečvář.

2000

Tono Stano projeta a nova estátua para o Karlovy Vary International Film Festival. Esta figura, segurando uma bola de cristal impecável, é propriedade de Robert Redford, John Malkovich, Judi Dench, Morgan Freeman e Jude Law, entre outros.

2004

A coleção de bebidas Moser brilha no casamento real na Espanha, enquanto a coleção Splendid é escolhida para dar brilho ao casamento real em Copenhague.

2007

Uma tigela, vaso e taça da coleção Splendid, gravados com o brasão real, adornam a celebração das Bodas de Diamante da Rainha Elizabeth II e do Príncipe Philip, o Duque de Edimburgo. O presidente da Tchecoslováquia, Edvard Beneš, deu ao casal um conjunto semelhante como presente de casamento em 1947.

2013

A categoria Escolha do Público do Czech Grand Design 2012, concedida pela Academia de Design da República Tcheca, foi para Lukáš Jabůrek por seu design do vaso Pear. A obra de arte logo se classifica entre os mais vendidos.

2017

Para o 160º aniversário da fundação da Moser, a vidraria apresenta uma coleção comemorativa de 80 peças de arte, inspiradas em obras importantes e bem-sucedidas da empresa que lhe trouxeram reconhecimento em todo o mundo.

2020

Tomáš Lesser é condecorado com a Ordem das Artes e Literatura pelo Ministro da Cultura Francês. A arte de refinar espaços, momentos edificantes e levar a arte da fabricação de vidro a novos patamares continua.

Sobre Moser

Moser é uma empresa tcheca focada na produção de cristais de luxo artesanais sem chumbo. A empresa começou em 1857 quando Ludwig Moser, um talentoso gravador e empresário, abriu uma oficina de gravura e loja na cidade termal de Karlovy Vary. O cristal Moser ganhou reconhecimento mundial graças à sua beleza única, qualidade, bem como design atemporal e maestria de nossos fabricantes de vidro. A marca registrada Moser se tornou o conceito mundial de cristal de luxo e o símbolo do processamento manual perfeito.

NÃO PRODUZIMOS, CRIAMOS

Nenhum coletivo de artistas mais refinado colabora sob o mesmo teto, sob mais pressão. São necessários mais de 40 trabalhadores de vidro para fazer um vaso. Os sopradores de vidro geralmente lidam com peças que excedem 25 kg, sabendo que um deslize na concentração pode destruir a peça e atrasar toda a equipe. Essa tradição de artesãos de elite trabalhando lado a lado no auge de seus poderes é o segredo da qualidade duradoura da Moser. Nosso sucesso contínuo está somente em suas mãos.

CORES PELAS QUAIS VOCÊ VAI SE APAIXONAR

De manhã, o trabalho em vidro deslumbra, elevando um ambiente como uma strelitzia viva. À noite, suas cores se transformam, aquecendo o espaço com elegância discreta. Por mais de 160 anos, poucos dominaram as cores como nossos fabricantes de vidro. Eles trabalham como pintores a óleo com os tons icônicos de Moser, que são o resultado de proporções bem guardadas de ingredientes preciosos por gerações.

CRISTAL NÃO ENCONTRADO EM NENHUM OUTRO LUGAR

Desde 1893, a Moser usa apenas cristal sem chumbo. Nenhum material exige mais de seus fabricantes de vidro. Novatos podem levar anos para dominar as habilidades necessárias. O cristal sem chumbo dá ao fabricante de vidro um tempo muito curto para moldá-lo no tubo de sopro e, por sua dureza considerável, é difícil cortá-lo. Mas esse esforço é bem recompensado. O cristal sem chumbo é notável por sua pureza, brilho e dureza. E simpatia para os fabricantes de vidro e o meio ambiente.

Maestria em artesanato

Ludwig Moser, o fundador de nossas vidrarias, era uma pessoa inspiradora. Um visionário, movido pelo desejo de expandir os limites do que é possível criar com vidro de cristal sem chumbo o máximo que pudesse. Um artista que introduziu decorações exclusivas e cores únicas ao mundo do vidro de cristal. E, mais importante, um homem que conseguiu reunir os melhores mestres do vidro para criar coisas nunca vistas antes.

Mais de 167 anos se passaram, mas ainda somos fiéis ao seu legado. Cada vidro, ornamento ou objeto de arte passa por até quarenta pares de mãos antes que sua beleza ilumine sua morada. Deixe-nos levá-lo em uma jornada do primeiro esboço até a embalagem fina final.

Tudo começa com uma ideia

Artistas proeminentes de todo o mundo contribuem para os designs da Moser. Há uma coisa que todos eles têm em comum: eles honram a natureza única do cristal tcheco sem chumbo e o enriquecem com sua visão de design. A beleza clara de nossos artefatos de cristal começa com uma folha de papel em branco. O designer esboça sua ideia e entrega o papel aos mestres do vidro. Eles, usando sua experiência e testes práticos, adicionam direções tecnológicas, que então acompanham a obra de arte por todo o processo de produção.

Madeira e metal a serviço de um vidro

O projeto é usado para criar um modelo, que é então entregue aos "fabricantes de moldes". É aí que a madeira entra em cena. Nossos moldes são geralmente cortados e esculpidos em madeira de faia ou pereira dura e fresca. Nós até plantamos nosso próprio pomar de peras para fornecer o melhor material possível para as futuras gerações de entusiastas trabalhadores do vidro. Às vezes, usamos moldes de metal, especialmente para produtos soprados ou ornamentos que não são redondos. Há, no entanto, uma coisa que todos os moldes têm em comum: sejam feitos de madeira ou metal, eles precisam ser fabricados com precisão absoluta para atender perfeitamente às demandas do designer. 

O vidro cristal sem chumbo protege a saúde e o meio ambiente

Agora é hora do vidro. Os cacos e o lote de trabalho do vidro (uma mistura de areia para fabricação de vidro, soda, potássio, calcário e outros ingredientes) são derretidos a temperaturas de cerca de 1.500 °C. Então o forno é deixado para esfriar gradualmente. De manhã, no início do turno, fabricamos peças pequenas, pois o material está mais flexível. Durante o dia, conforme as temperaturas caem e o lote de vidro fica mais denso, é hora de peças maiores e mais maciças. 

O vidro Moser tem propriedades muito específicas, especialmente porque não inclui nenhuma adição de amolecimento de chumbo. Isso confere várias vantagens ao mesmo tempo. O vidro sem chumbo é bom tanto para o meio ambiente quanto para a saúde das pessoas que o trabalham. Sua composição também o torna mais duro, de modo que os padrões mais delicados podem ser gravados nele, e é fácil de colorir ou manchar. Simplificando, os ingredientes de Moser dão ao vidro de cristal a dureza da rocha e a pureza do vidro de chumbo, tudo isso sem prejudicar as pessoas ou o meio ambiente.

Cores exclusivas da Moser

A vidraria Moser é mundialmente conhecida por seu trabalho com cores. A paleta de cores exclusiva da Moser é baseada nos tons de cores de pedras preciosas selecionadas, como alexandrita (violeta claro), berilo (verde claro), topázio (marrom mel), rosalina (rosa claro), água-marinha (azul claro) e eldor (amarelo). Para adquirir esses tons inconfundíveis, o cristal é derretido junto com uma seleção de terras raras e óxidos metálicos. As cores são muito sutis e sofisticadas, diferenciando a vidraria Moser de seus concorrentes. Além de itens coloridos, as cores Moser também aparecem em uma variante flash, com uma camada de cor na superfície e exemplos subjacentes com uma camada de cor dentro da peça de cristal. Essas variedades de vidro usam as cores ametista (violeta), reseda (verde-amarelo), rosa, azul, aurora (laranja) ou verde. 

Moldagem como um esforço de equipe

A substância mágica e brilhante, nascida no fogo, é moldada pela respiração forte e pelas mãos habilidosas de experientes mestres do vidro. Soprar vidro é um processo criativo em equipe: o coletor, o garoto e o gaffer trabalham juntos para dar à gota de vidro derretido o formato desejado.

O coletor reúne o material em um tubo de sopro. O garoto adiciona mais vidro e, usando sua respiração e várias ferramentas, pré-molda a futura joia do ofício de trabalhar o vidro. Só agora é hora de soprar no molde que lhe dará seu formato e tamanho adequados.

O mestre vidreiro é responsável pelas etapas finais. Ele maneja habilmente ferramentas e instrumentos de metal e madeira e, se necessário, aquece o artigo emergente no forno. Para garantir que o resultado seja perfeito, ele verifica as proporções e o tamanho usando um modelo de metal. Somente quando está absolutamente satisfeito com o produto, o carregador o leva para o forno de recozimento. Lá, o vidro, dependendo da espessura de suas paredes, esfria por um período de algumas horas a vários dias, antes de passar por um controle de qualidade completo. A menor imperfeição significa que o produto retorna ao forno como cacos.

Primeiros produtos feitos. Desde que passem pelo controle de qualidade

Hora de trabalhos manuais delicados. Os produtos são limpos precisamente para que seu formato e a pureza do cristal tcheco sem chumbo se destaquem. Somente se o segundo controle de qualidade os considerar impecavelmente impecáveis ​​é que eles podem ser cortados e decorados ainda mais. Produtos lisos sem decoração podem ser enviados aos clientes neste ponto.

Domínio do corte decorativo

O destino de cada peça agora é decidido pelos cortadores. Você os reconheceria facilmente. Vestidos com aventais, com protetores de ouvido e protetores auriculares, sentados em cadeiras altas das quais eles podem manter controle total sobre o corte.

O corte de faceta é feito na superfície de uma roda de esmeril horizontal, o que a torna plana. O corte arredondado é feito no perímetro de uma roda de esmeril vertical, criando uma superfície curva. Tudo começa com um estágio de corte inicial com grãos ásperos conhecidos como carbo, que remove a massa de vidro desnecessária. Então é hora de cortar e alisar, quando o produto recebe sua forma final, e então vários estágios de polimento final para um alto brilho. O resultado final é uma peça de um tamanho e forma perfeitamente alinhados com a visão do artista e uma superfície próxima da perfeição.

Após o corte, há outro controle de qualidade. Que decide se o produto pode ser entregue para decoração posterior ou, se estiver pronto, para embalagem e envio.

Decoração com metais preciosos

A pintura em vidro está entre as técnicas de coroação de Moser desde a fundação da vidraria. A mais excepcional é, claro, o revestimento com ouro de 24 quilates ou platina. Antes da decoração, cada pedaço de vidro precisa ser cuidadosamente limpo. Só então os pintores colocam os moldes e aplicam a solução metálica no cristal. O resultado é uma borda de vidro perfeita, ou padrões e decorações complicados, conforme definido nas especificações técnicas. Dependendo do tipo de metal, uma ou duas camadas são criadas. Depois de ser queimada em uma fornalha, a decoração de ouro fosco é polida à mão com ágata e hematita.   

A gravação que leva semanas e meses para ser feita dura para sempre

A técnica de decoração mais graciosa e sofisticada, desenvolvida por Ludwig Moser e seus seguidores a um nível nunca antes visto, é a gravura. Sua execução perfeita exige um artista experiente. Requer talento notável, sensibilidade estética, força, habilidade artesanal e precisão extraordinariamente meticulosa. Esses são os talentos dos gravadores de elite de Moser. Um deles, Tomáš Lesser, recebeu o título de cavaleiro da Ordem das Artes e Letras da França em 2020.

O motivo necessário é primeiro desenhado em um papel fino e depois transferido para o vaso ou outra peça de vidro. Para tornar o local da gravação fácil de ver, ele é marcado com giz e marcador resistente à água. Só então a gravação em si começa, com o mestre da gravação removendo o cristal usando pasta de moagem e pequenas rodas instaladas na máquina de gravação. Uma gravação pode levar semanas ou até meses para seu autor. O tempo não é essencial aqui: é o resultado e sua perfeição que contam.  

Último passo a caminho de você

Todos os produtos acabados vão para o centro para controle de qualidade final. Somente aqueles que atendem aos requisitos de qualidade mais rigorosos são então marcados com nosso logotipo. Também emitimos um certificado que confirma a origem do produto em nossas vidrarias, e um cartão com o código numérico para o controlador de qualidade, cuja supervisão inflexível confirmou a qualidade do produto.

Produtos exclusivos merecem uma embalagem exclusiva. Nós nos esforçamos muito na aparência de nossas embalagens, mas também nos importamos com o meio ambiente. É por isso que a maioria dos materiais que usamos são totalmente reciclados. Temos orgulho do fato de que, graças ao nosso processo bem pensado, 99,85% de todas as embalagens enviadas chegam aos nossos clientes em perfeitas condições. Estamos ansiosos para que você se torne um deles.

Coleções

Família Abyss

Atualmente, Abyss é a peça mais desafiadora feita em nossas vidrarias. O vidreiro e o cortador devem possuir não apenas habilidade e experiência artesanais, mas também uma capacidade pulmonar incomum e braços fortes. Apenas o sopro de Vlastimil Habart, aluno e sucessor do magistral Cavaleiro da Ordre des Arts et des Lettres, Zdeněk Drobný, pode formar o vaso. Assim como apenas um único vidreiro pode moldar Abyss, apenas um único cortador, Jargalsaikhan Tsogtoo, é capaz de cortar essas peças. Isso então aumenta sua singularidade e explica por que elas vêm como uma edição limitada.

Ao selecionar a tonalidade, o designer Jan Plecháč se inspirou na paleta de cores Moser original da década de 1920. “Eu queria usar uma cor Moser clássica, mas de uma maneira nova. Aquamarine nunca tinha sido usada em peças tão grandes, deixando-a muito mais escura do que o normal. Abyss tem paredes de várias espessuras, o que lhe dá um grande número de valores para uma única cor. Conseguimos esse efeito apenas por meio de corte, não de subcamada”, explica Jan Plecháč.

Jan Plecháč

Designer e Diretor de Arte na Moser desde 2022. Ele ganhou muitos prêmios por sua visão da direção da nova vidraria e das peças que projetou para ela, incluindo ser nomeado Designer do Ano e o vencedor geral do Czech Grand Design Awards em 2023. No Designblok de 2024, o júri internacional concedeu a ele o Grand Prix, o maior reconhecimento possível. E ele também foi vitorioso na EDIDA 2024, onde o vaso Abyss ganhou o título de Acessório de Interior do Ano. O vaso também cativou a revista de design mais prestigiada do mundo, a Wallpaper, que o selecionou para sua primeira página.

O trabalho de Jan induz reações positivas tanto de painéis profissionais quanto do público. Esse reconhecimento aponta para o fato de que ele uniu com sucesso sua abordagem inovadora à admirável tradição iniciada pelo fundador da vidraria, Ludwig Moser, em 1857.

Fonte: Moser. Consultado pela última vez em 23 de março de 2025.

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Moser | Wikipédia

Moser é um fabricante de vidro de luxo com sede em Karlovy Vary, República Tcheca (anteriormente Ludwig Moser & Sons na Boêmia, Áustria-Hungria ). A empresa é conhecida por fabricar taças, artigos de vidro decorativos (como vasos, cinzeiros, castiçais), presentes de vidro e várias gravuras de arte. Moser é um dos vidros decorativos mais colecionados do século XX e tem sido usado em todos os lugares, de palácios a restaurantes locais. Desde o seu início em 1857, como uma oficina de polimento e gravação em vidro, desenvolveu-se em um fabricante de vidro sem chumbo que durou do século XX até o presente. É considerada a marca tcheca mais luxuosa, bem como uma das marcas mais famosas do mundo de cristal de luxo. Cada pedaço de vidro feito pela Moser é feito à mão.

História

A empresa original Moser glassworks, fundada em 1857 por Ludwig Moser em Karlovy Vary (chamada Karlsbad na época), era uma oficina de vidro inicialmente dedicada ao polimento e gravação de peças de vidro; somente mais tarde a empresa começou a projetar e fabricar seus próprios produtos de vidro artístico. A gravação de peças em branco, de Loetz, Meyr's Neffe e Harrachov, foi realizada pela oficina nos primeiros anos. Na Exposição Internacional de Viena de 1873, ele foi premiado com uma medalha de mérito; no mesmo ano foi nomeado fornecedor exclusivo de vidro para o Imperador Francisco José I. Ele ganhou vários outros prêmios nos anos seguintes, incluindo medalhas nas Exposições Mundiais de Paris em 1879, 1889 e 1900, e na Exposição Mundial de Chicago em 1893. Ludwig assumiu uma fábrica de vidro em Dvory (alemão: Meierhofen, agora parte de Karlovy Vary) em 1893 para criar uma vidraria de serviço completo empregando 400 pessoas, mais tarde sob o nome de Glassworks Ludwig Moser & Sons (tcheco: Sklárny Ludwig Moser a synové, alemão: Glasfabrik Ludwig Moser & Söhne), onde seus filhos Gustav e Rudolf também trabalharam.

Em 1904, Moser recebeu um mandado para fornecer à Corte Imperial do Imperador da Áustria e quatro anos depois tornou-se fornecedor de Eduardo VII. Em 1915, a empresa expôs na Exposição Internacional Panamá-Pacífico e foi novamente premiada com uma medalha, que Louis Comfort Tiffany e Charles Tuthill consideraram bem merecida devido à excelente qualidade das decorações aplicadas em vidro quente em vidro colorido da Boêmia. Peças de vidro Art Nouveau foram produzidas por Moser com decoração de superfície com temas naturais e vidro camafeu simples. Eles também usaram a técnica Eckentiefgravur empregando um corpo angular afiado profundamente cortado na forma de flores em entalhe.

Após a morte de seu pai em 1916, Leo Moser assumiu a direção e a empresa se expandiu significativamente, resultando em seu reconhecimento por um prêmio de Grande Prêmio na Exposição Internacional de Arte Decorativa de Paris em 1925. Eles também expuseram em Londres, Bélgica, Itália e Viena. Os designs Art Nouveau de lírios fortemente gravados e a série Fipop de c1914 foram algumas das peças mais notáveis. Vários derivados mais baratos e de qualidade inferior dos designs Fipop foram produzidos por outras empresas e entre 1927 e 1933 dois fabricantes de vidro americanos fizeram cópias chamando-os de Woodland e Deerwood. Moser foi um dos poucos fabricantes de vidro tchecoslovacos a assinar suas peças.

A depressão do início da década de 1930 cobrou seu preço, reduzindo sua equipe para 240, eventualmente Leo renunciou à empresa em 1932. Mais tarde, tendo vendido suas ações da empresa na empresa em 1938, eles fugiram do condado depois que áreas da Tchecoslováquia foram anexadas. A cidade de Karlovy Vary foi ocupada pela Alemanha nazista em 1938 após o Acordo de Munique e a família fugiu do país durante este período antissemita. Devido à sua reputação internacional, a empresa foi capaz de manter alguma independência durante a era comunista, enquanto o resto da indústria de vidro tcheca foi nacionalizada em 1948 (Crystalex).

Taça dos Reis e Rei entre Taças

O slogan Moser - o rei do vidro originou-se em janeiro de 1869, quando o diretor do Museu de Arte e Indústria de Viena, Rudolf Eitelberger, emitiu um certificado sobre a perfeição do vidro de Ludwig Moser. Sua qualidade também foi confirmada pela medalha da Feira Mundial de Viena de 1873. Naquele ano, Moser tornou-se um fornecedor oficial de vidro para Viena para a Corte Imperial Austríaca de Franz Joseph I. Desde 1901 para o xá persa Mozaffar ad-Din Shah Qajar e a partir de 1908 para o rei Eduardo VII da Inglaterra. Mais tarde também para o Papa Pio XI, o sultão turco Abdul Hamid II., e o rei Luís I de Portugal e sua esposa, Maria Pia de Saboia.Naquela época, Moser já tinha um escritório de vendas em Nova York, Londres, Paris e São Petersburgo.

No ano de 1947, o presidente tchecoslovaco Edvard Benes presenteou a futura rainha da Inglaterra Elizabeth II com um conjunto Splendid com monograma como presente de casamento para ela e seu marido, o príncipe Philip. Em 2007, aniversário do casamento de diamante da rainha, mais xícaras e uma tigela foram adicionadas ao conjunto, oferecidas à rainha pelo presidente tcheco Vaclav Klaus durante uma audiência no Palácio de Buckingham. Em 2004, o conjunto Splendid foi presenteado para o casamento real em Copenhague.

Assim, o apelido da vidraria Moser se espalhou para Vidro dos Reis e Rei entre os Vidros.

A história das cores do vidro Moser

Mesmo no final do século XIX, o vidro colorido não desempenhava um papel tão significativo na gama de produtos da Moser como hoje. Desde que Ludwig Moser fundou a vidraria em 1893, sua principal prioridade era principalmente o vidro cristal. Na vidraria da Boêmia, o vidro de potassa incolor, transparente e duro era usado típica e tradicionalmente, pois era particularmente adequado para processamento e decoração por meio de moagem e gravação.

O vidro fundido colorido começou a ganhar destaque na produção de Moser com o advento do estilo Art Nouveau. Vasos e taças parcialmente verdes, violetas e às vezes laranja, rosa ou azuis criaram fundos para composições profundamente gravadas de motivos vegetais. Uma mudança substancial em direção ao uso de vidro colorido, no entanto, veio depois de 1908, quando Loe Moser assumiu o cargo de diretor técnico. Ele experimentou derreter vidro vermelho rubi de cobre e, em 1915, exibiu a primeira coleção de vasos monocromáticos pesados ​​de paredes grossas com cortes de facetas regulares na exposição Modern Czech Glass em Praga. Depois de 1915, ele introduziu cores básicas de vidro na produção regular, elas receberam nomes atraentes de gemas - Ametista roxa, Smaragd verde escuro, Topas amarelo-amarronzado e Saphir azul-cobalto. Em 1923, ele adicionou o Radion amarelo-esverdeado colorido com compostos de urânio e, ao mesmo tempo, o vidro Hyalith preto, embora apenas em pequenas quantidades.

Em 1927, a inovação tecnológica e a sagacidade artística de Leo Moser, especialmente seu esforço para encontrar um rosto seleto e exclusivo para a produção de Moser, trouxeram cooperação com o especialista de Berlim na área de cores químicas de vidro. O resultado de um experimento de dois anos e uma série de fundições de teste foram tipos especiais e completamente novos de vidro fundido colorido com óxidos de terras raras (neodímio, praseodímio). Eles têm uma qualidade surpreendente. Sua cor muda dependendo da luz artificial ou do dia - Heliolit, mudando de amarelo areia para verde, roxo-violeta de Alexandrit e amarelo-esverdeado de Prasemit. Moser introduziu pela primeira vez vasos de vidro lapidado com um jogo de cores distinto na Feira da Primavera em Leipzig em 1929 e, no mesmo ano, seus nomes foram registrados como marcas registradas. Um ano depois, Moser expandiu a série com o roxo-vermelho Royalit e 1932 viu a entrada do amarelo-dourado Eldor. No final da década de 1920, Moser também começou a derreter o berilo de cor azul-esverdeada.

Hoje, a Moser Glassworks está vinculada ao legado extremamente valioso de Leo Moser e se desenvolve ainda mais, tanto no uso de cristal sem chumbo de alta qualidade e ecologicamente correto, com qualidades ópticas excepcionais, quanto no uso exclusivo de cores de vidro em conjunto com o design único e artisticamente progressivo de grandes artistas.

Moser Glass e o Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary

Desde meados do século XX, a Moser Glassworks teve uma relação muito próxima com o cinema e o início do cinema. Primeiro, por meio dos Giant Snifters, o vidro Moser se viu nas imediações das estrelas de cinema. O conjunto foi gradualmente apresentado no festival internacional de cinema em Cannes, Karlovy Vary e Sorrento. Hoje, a relação da vidraria com o cinema e seus criadores foi confirmada por ser parceira do festival em Karlovy Vary, que anualmente é frequentado por muitos artistas e cinéfilos de todo o mundo. A Moser Glassworks é tradicionalmente a fornecedora exclusiva dos prêmios exclusivos do festival, que mudaram várias vezes ao longo das décadas. O visual mais recente do prêmio do festival é de 2000, quando a ideia inicial da equipe do IFF foi aperfeiçoada pelo fotógrafo Tono Stano. O prêmio, cuja base é criada pelos sopradores de vidro da Moser, também desempenha um papel de liderança nos curtas de abertura do festival, que lançam os programas do festival de cinema todos os anos. Vencedores do prêmio de contribuição notável ao cinema mundial, por exemplo, os diretores Věra Chytilová e Miloš Forman ou os atores Helen Mirren, John Malkovich, Danny DeVito, Jude Law, John Travolta, Mel Gibson, Sharon Stone ou Andy Garcia, atuam com ele em esquetes humorísticos.

O Clube dos Snifters Gigantes

Uma crise nas vendas de vidros de marcas de luxo foi evitada com o retorno das lojas em Praga e Karlovy Vary às vidrarias. A loja de Praga ficou até com seu nome tradicional - Bohemia-Moser. A loja então se tornou um meio de comércio com diplomatas, a Câmara de Comércio e círculos governamentais. Grande crédito no aumento da prosperidade do comércio exterior com vidro deve ser dado ao diretor da loja, František Chocholatý, que, graças às suas habilidades diplomáticas, adquiriu muitos contatos comerciais e sociais, que as vidrarias usaram por muitos anos. Foi aqui que o Giant Snifters Club foi fundado na segunda metade da década de 1950.

A fundação do Giant Snifters Club foi um evento de enorme significado social para a Moser Glass. A cerimônia de inauguração envolveu a escolha de um snifter, cujo formato combinava com a fisionomia do futuro Membro do Giant Snifters Club, e fazê-lo "dançar". Embora a marca tenha sido patenteada na década de 1960, a tradição do Clube, que aceitava personalidades importantes do mundo cultural, político e esportivo, remonta a 1957, quando o conjunto foi projetado.

Os membros do Giant Snifters Clubs são, por exemplo: Whoopi Goldberg, a ex- princesa japonesa Sayako, Robert Redford, Louis Armstrong e sua esposa Lucille Armstrong, o ex -rei espanhol Juan Carlos I e sua esposa, a rainha Sophia, a ex-secretária de Estado dos Estados Unidos Madeleine Albright e o ex-presidente tcheco Václav Havel, e muitos outros.

Hoje

Ludwig Moser desenvolveu um vidro de sódio-potássio sem chumbo que é mais ecológico do que o vidro de chumbo, mas é extremamente duro; continua sendo a base de seus produtos. Moser ainda produz alguns de seus designs clássicos Fipop. Um museu de fábrica mostra a história de 150 anos da empresa em mais de 2.000 peças em exposição, complementadas por documentários e guias de áudio. Além de ter quatro pontos de venda na República Tcheca, dois em Praga e dois na cidade natal da empresa, Karlovy Vary, um dos quais fica no famoso Grandhotel Pupp, e um no Dubai Design District, Moser tem uma rede mundial de varejistas. A empresa de distribuição americana da Moser foi fundada no norte da Virgínia em 1957.

Prêmios

A categoria Escolha do Público do Czech Grand Design 2012, concedida pela Academia de Design da República Tcheca, foi para Lukáš Jabůrek por seu design do vaso Pear. A obra de arte logo foi classificada entre os mais vendidos.

Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 24 de março de 2025.

Crédito fotográfico: Logo Moser. Consultado pela última vez em 23 de março de 2025.

Moser S.A. (Karlovy Vary, República Tcheca, 1857), mais conhecida como Moser, é uma fabricante de cristais de luxo. Reconhecida mundialmente pela excelência artesanal e pela sofisticação de suas peças, a Moser foi criada pelo gravador Ludwig Moser. Rapidamente se destacou por produzir cristais puros e livres de chumbo, com alta qualidade óptica e respeito ambiental, uma inovação à frente de seu tempo. Muito conhecida por ser a fornecedora oficial de casas reais europeias, incluindo o Império Austro-Húngaro, a Coroa Britânica e a Casa Imperial do Japão. A marca fabrica taças, vasos, candelabros e objetos decorativos esculpidos à mão por mestres artesãos, que dominam técnicas centenárias de lapidação, gravação e coloração do cristal, resultando em peças únicas de forte apelo visual e simbólico. Marcada pelo uso de cores vibrantes e design atemporal, a Moser une tradição boêmia e inovação contemporânea.

Moser Glassworks

Moser S.A. (Karlovy Vary, República Tcheca, 1857), mais conhecida como Moser, é uma fabricante de cristais de luxo. Reconhecida mundialmente pela excelência artesanal e pela sofisticação de suas peças, a Moser foi criada pelo gravador Ludwig Moser. Rapidamente se destacou por produzir cristais puros e livres de chumbo, com alta qualidade óptica e respeito ambiental, uma inovação à frente de seu tempo. Muito conhecida por ser a fornecedora oficial de casas reais europeias, incluindo o Império Austro-Húngaro, a Coroa Britânica e a Casa Imperial do Japão. A marca fabrica taças, vasos, candelabros e objetos decorativos esculpidos à mão por mestres artesãos, que dominam técnicas centenárias de lapidação, gravação e coloração do cristal, resultando em peças únicas de forte apelo visual e simbólico. Marcada pelo uso de cores vibrantes e design atemporal, a Moser une tradição boêmia e inovação contemporânea.

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Moser | Arremate Arte

Fundada em 1857, na cidade de Karlovy Vary, na região da Boêmia (atual República Tcheca), a Moser é uma das mais prestigiadas fabricantes de cristais do mundo. Criada pelo gravador e empreendedor Ludwig Moser, a marca rapidamente ganhou destaque por unir artesanato refinado, inovação técnica e elegância atemporal. Desde o início, o foco da Moser foi produzir cristais de altíssimo padrão, sem uso de chumbo — uma escolha pioneira que combinava pureza óptica com responsabilidade ambiental.

O cristal da Moser é conhecido como o "cristal dos reis", não apenas por sua qualidade superior, mas também por estar presente em cortes reais da Europa e no acervo de famílias nobres, chefes de estado e instituições culturais. A marca forneceu peças para os imperadores austro-húngaros, o Palácio de Buckingham, a Casa Imperial do Japão e diversos outros palácios ao redor do mundo.

Um dos diferenciais da Moser está no uso de cores marcantes e em sua habilidade única de lapidar e gravar à mão cada peça, com técnicas centenárias que são passadas de geração em geração. Suas taças, vasos, candelabros e esculturas misturam tradição boêmia com design contemporâneo, mantendo a exclusividade como pilar central. Nenhuma peça é produzida em massa: tudo é feito por artesãos altamente especializados, em um processo que pode levar semanas ou meses.

Além da beleza estética, o cristal Moser é reconhecido por sua resistência e brilho duradouro. A marca também é referência em inovação artística, colaborando com designers internacionais e participando de exposições e feiras de luxo ao redor do mundo.

Hoje, a Moser continua sediada em Karlovy Vary, onde mantém sua manufatura e um museu próprio que atrai visitantes interessados em conhecer a história do cristal boêmio e o trabalho minucioso de seus artesãos. Mais do que uma marca, a Moser é considerada um patrimônio cultural tcheco, símbolo de excelência e tradição no universo do cristal de luxo.

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Moser | Site Oficial

A história de Moser

O trabalho da nossa vida é continuar a história do artesanato que define uma era e é lembrado por gerações. Estamos comprometidos em manter viva essa ilustre tradição e a desenvolveremos ainda mais.

1857

Em um dia de inverno de 1857, um talentoso gravador de vidro abre uma oficina em Karlovy Vary. Ele tem 24 anos, recém-saído de aprendizados com Mattoni e Hoffmann, dois mestres gravadores da época.

1873

A arte e o artesanato sem precedentes de Ludwig Moser ultrapassam sua tranquila cidade termal. Após iluminar a Feira Mundial em Viena, o Imperador Franz Joseph I concede a Moser o privilégio de projetar para sua corte.

1900

Moser se apresenta com sucesso na Exposição Mundial em Paris. O xá persa Mozaffar-ed-Din visita as vidrarias de Moser durante suas viagens pela Europa. Ele se apaixona pelo cristal de Moser e em breve concederá a Ludwig Moser seu favor pessoal e o título honrado de contratante da corte.

1906

Uma coleção de vasos Moser recebe o primeiro prêmio em Milão. A combinação de motivos florais gravados com fusões coloridas cria profundidade e vivacidade nunca vistas antes na arte da fabricação de vidro.

1908

Graças ao sucesso da coleção real, Moser se torna o fornecedor da corte de Eduardo VII, o rei da Inglaterra.

1916

Os irmãos Leo, Richard e Gustav Moser se tornam os donos da vidraria. Leo Moser, Diretor Técnico (1908) e Artístico da vidraria (1916), é pioneiro em novos tipos de vidro colorido usando óxidos de metais preciosos. Seu espírito inspira uma geração de designers que virão.

1923

Leo Moser entrega pessoalmente uma extensa coleção ao Papa Pio XI, portando o emblema papal gravado. A partir deste momento, ele será conhecido como o Papa.

1940

Moser recebe o Grande Prêmio na sétima Trienal de Milão por seus refinados vasos lapidados, projetados pelo arquiteto e designer Wolfgang von Wersin.

1957

Moser celebra 100 anos de fabricação de vidro e estabelece o Giant Snifters Club. Os membros incluíam o rei espanhol Juan Carlos I, a princesa japonesa Sayako e Louis Armstrong.

1958

Outra coleção Moser ganha o Grande Prêmio em uma Feira Mundial, desta vez em Bruxelas.

1960–2000

Várias gerações de artistas tornaram-se lendas vivas na indústria vidreira mundial, incluindo Ludvika Smrčková, René Roubíček, Luboš Metelák, Vratislav Šotola, Vladimír Jelínek e František Vízner.

Gravuras de Vladimír Skála, Milan Holubek, Roman Chalupka e Vlastimil Selinger são admiradas no Japão, Hong Kong, Singapura e Taiwan.

1992

Copenhagen se torna a coleção exclusiva de bebidas nas embaixadas tchecas ao redor do mundo.

1996

A vidraria prepara uma nova coleção do conjunto de Copenhague com o emblema nacional do Castelo de Praga e a residência presidencial em Lány.

1997

Durante sua visita à República Tcheca, o Papa João Paulo II recebe, como presente oficial, uma cruz de cristal criada por Moser a pedido pessoal do presidente Václav Havel e desenhada pelo artista Karel Bečvář.

2000

Tono Stano projeta a nova estátua para o Karlovy Vary International Film Festival. Esta figura, segurando uma bola de cristal impecável, é propriedade de Robert Redford, John Malkovich, Judi Dench, Morgan Freeman e Jude Law, entre outros.

2004

A coleção de bebidas Moser brilha no casamento real na Espanha, enquanto a coleção Splendid é escolhida para dar brilho ao casamento real em Copenhague.

2007

Uma tigela, vaso e taça da coleção Splendid, gravados com o brasão real, adornam a celebração das Bodas de Diamante da Rainha Elizabeth II e do Príncipe Philip, o Duque de Edimburgo. O presidente da Tchecoslováquia, Edvard Beneš, deu ao casal um conjunto semelhante como presente de casamento em 1947.

2013

A categoria Escolha do Público do Czech Grand Design 2012, concedida pela Academia de Design da República Tcheca, foi para Lukáš Jabůrek por seu design do vaso Pear. A obra de arte logo se classifica entre os mais vendidos.

2017

Para o 160º aniversário da fundação da Moser, a vidraria apresenta uma coleção comemorativa de 80 peças de arte, inspiradas em obras importantes e bem-sucedidas da empresa que lhe trouxeram reconhecimento em todo o mundo.

2020

Tomáš Lesser é condecorado com a Ordem das Artes e Literatura pelo Ministro da Cultura Francês. A arte de refinar espaços, momentos edificantes e levar a arte da fabricação de vidro a novos patamares continua.

Sobre Moser

Moser é uma empresa tcheca focada na produção de cristais de luxo artesanais sem chumbo. A empresa começou em 1857 quando Ludwig Moser, um talentoso gravador e empresário, abriu uma oficina de gravura e loja na cidade termal de Karlovy Vary. O cristal Moser ganhou reconhecimento mundial graças à sua beleza única, qualidade, bem como design atemporal e maestria de nossos fabricantes de vidro. A marca registrada Moser se tornou o conceito mundial de cristal de luxo e o símbolo do processamento manual perfeito.

NÃO PRODUZIMOS, CRIAMOS

Nenhum coletivo de artistas mais refinado colabora sob o mesmo teto, sob mais pressão. São necessários mais de 40 trabalhadores de vidro para fazer um vaso. Os sopradores de vidro geralmente lidam com peças que excedem 25 kg, sabendo que um deslize na concentração pode destruir a peça e atrasar toda a equipe. Essa tradição de artesãos de elite trabalhando lado a lado no auge de seus poderes é o segredo da qualidade duradoura da Moser. Nosso sucesso contínuo está somente em suas mãos.

CORES PELAS QUAIS VOCÊ VAI SE APAIXONAR

De manhã, o trabalho em vidro deslumbra, elevando um ambiente como uma strelitzia viva. À noite, suas cores se transformam, aquecendo o espaço com elegância discreta. Por mais de 160 anos, poucos dominaram as cores como nossos fabricantes de vidro. Eles trabalham como pintores a óleo com os tons icônicos de Moser, que são o resultado de proporções bem guardadas de ingredientes preciosos por gerações.

CRISTAL NÃO ENCONTRADO EM NENHUM OUTRO LUGAR

Desde 1893, a Moser usa apenas cristal sem chumbo. Nenhum material exige mais de seus fabricantes de vidro. Novatos podem levar anos para dominar as habilidades necessárias. O cristal sem chumbo dá ao fabricante de vidro um tempo muito curto para moldá-lo no tubo de sopro e, por sua dureza considerável, é difícil cortá-lo. Mas esse esforço é bem recompensado. O cristal sem chumbo é notável por sua pureza, brilho e dureza. E simpatia para os fabricantes de vidro e o meio ambiente.

Maestria em artesanato

Ludwig Moser, o fundador de nossas vidrarias, era uma pessoa inspiradora. Um visionário, movido pelo desejo de expandir os limites do que é possível criar com vidro de cristal sem chumbo o máximo que pudesse. Um artista que introduziu decorações exclusivas e cores únicas ao mundo do vidro de cristal. E, mais importante, um homem que conseguiu reunir os melhores mestres do vidro para criar coisas nunca vistas antes.

Mais de 167 anos se passaram, mas ainda somos fiéis ao seu legado. Cada vidro, ornamento ou objeto de arte passa por até quarenta pares de mãos antes que sua beleza ilumine sua morada. Deixe-nos levá-lo em uma jornada do primeiro esboço até a embalagem fina final.

Tudo começa com uma ideia

Artistas proeminentes de todo o mundo contribuem para os designs da Moser. Há uma coisa que todos eles têm em comum: eles honram a natureza única do cristal tcheco sem chumbo e o enriquecem com sua visão de design. A beleza clara de nossos artefatos de cristal começa com uma folha de papel em branco. O designer esboça sua ideia e entrega o papel aos mestres do vidro. Eles, usando sua experiência e testes práticos, adicionam direções tecnológicas, que então acompanham a obra de arte por todo o processo de produção.

Madeira e metal a serviço de um vidro

O projeto é usado para criar um modelo, que é então entregue aos "fabricantes de moldes". É aí que a madeira entra em cena. Nossos moldes são geralmente cortados e esculpidos em madeira de faia ou pereira dura e fresca. Nós até plantamos nosso próprio pomar de peras para fornecer o melhor material possível para as futuras gerações de entusiastas trabalhadores do vidro. Às vezes, usamos moldes de metal, especialmente para produtos soprados ou ornamentos que não são redondos. Há, no entanto, uma coisa que todos os moldes têm em comum: sejam feitos de madeira ou metal, eles precisam ser fabricados com precisão absoluta para atender perfeitamente às demandas do designer. 

O vidro cristal sem chumbo protege a saúde e o meio ambiente

Agora é hora do vidro. Os cacos e o lote de trabalho do vidro (uma mistura de areia para fabricação de vidro, soda, potássio, calcário e outros ingredientes) são derretidos a temperaturas de cerca de 1.500 °C. Então o forno é deixado para esfriar gradualmente. De manhã, no início do turno, fabricamos peças pequenas, pois o material está mais flexível. Durante o dia, conforme as temperaturas caem e o lote de vidro fica mais denso, é hora de peças maiores e mais maciças. 

O vidro Moser tem propriedades muito específicas, especialmente porque não inclui nenhuma adição de amolecimento de chumbo. Isso confere várias vantagens ao mesmo tempo. O vidro sem chumbo é bom tanto para o meio ambiente quanto para a saúde das pessoas que o trabalham. Sua composição também o torna mais duro, de modo que os padrões mais delicados podem ser gravados nele, e é fácil de colorir ou manchar. Simplificando, os ingredientes de Moser dão ao vidro de cristal a dureza da rocha e a pureza do vidro de chumbo, tudo isso sem prejudicar as pessoas ou o meio ambiente.

Cores exclusivas da Moser

A vidraria Moser é mundialmente conhecida por seu trabalho com cores. A paleta de cores exclusiva da Moser é baseada nos tons de cores de pedras preciosas selecionadas, como alexandrita (violeta claro), berilo (verde claro), topázio (marrom mel), rosalina (rosa claro), água-marinha (azul claro) e eldor (amarelo). Para adquirir esses tons inconfundíveis, o cristal é derretido junto com uma seleção de terras raras e óxidos metálicos. As cores são muito sutis e sofisticadas, diferenciando a vidraria Moser de seus concorrentes. Além de itens coloridos, as cores Moser também aparecem em uma variante flash, com uma camada de cor na superfície e exemplos subjacentes com uma camada de cor dentro da peça de cristal. Essas variedades de vidro usam as cores ametista (violeta), reseda (verde-amarelo), rosa, azul, aurora (laranja) ou verde. 

Moldagem como um esforço de equipe

A substância mágica e brilhante, nascida no fogo, é moldada pela respiração forte e pelas mãos habilidosas de experientes mestres do vidro. Soprar vidro é um processo criativo em equipe: o coletor, o garoto e o gaffer trabalham juntos para dar à gota de vidro derretido o formato desejado.

O coletor reúne o material em um tubo de sopro. O garoto adiciona mais vidro e, usando sua respiração e várias ferramentas, pré-molda a futura joia do ofício de trabalhar o vidro. Só agora é hora de soprar no molde que lhe dará seu formato e tamanho adequados.

O mestre vidreiro é responsável pelas etapas finais. Ele maneja habilmente ferramentas e instrumentos de metal e madeira e, se necessário, aquece o artigo emergente no forno. Para garantir que o resultado seja perfeito, ele verifica as proporções e o tamanho usando um modelo de metal. Somente quando está absolutamente satisfeito com o produto, o carregador o leva para o forno de recozimento. Lá, o vidro, dependendo da espessura de suas paredes, esfria por um período de algumas horas a vários dias, antes de passar por um controle de qualidade completo. A menor imperfeição significa que o produto retorna ao forno como cacos.

Primeiros produtos feitos. Desde que passem pelo controle de qualidade

Hora de trabalhos manuais delicados. Os produtos são limpos precisamente para que seu formato e a pureza do cristal tcheco sem chumbo se destaquem. Somente se o segundo controle de qualidade os considerar impecavelmente impecáveis ​​é que eles podem ser cortados e decorados ainda mais. Produtos lisos sem decoração podem ser enviados aos clientes neste ponto.

Domínio do corte decorativo

O destino de cada peça agora é decidido pelos cortadores. Você os reconheceria facilmente. Vestidos com aventais, com protetores de ouvido e protetores auriculares, sentados em cadeiras altas das quais eles podem manter controle total sobre o corte.

O corte de faceta é feito na superfície de uma roda de esmeril horizontal, o que a torna plana. O corte arredondado é feito no perímetro de uma roda de esmeril vertical, criando uma superfície curva. Tudo começa com um estágio de corte inicial com grãos ásperos conhecidos como carbo, que remove a massa de vidro desnecessária. Então é hora de cortar e alisar, quando o produto recebe sua forma final, e então vários estágios de polimento final para um alto brilho. O resultado final é uma peça de um tamanho e forma perfeitamente alinhados com a visão do artista e uma superfície próxima da perfeição.

Após o corte, há outro controle de qualidade. Que decide se o produto pode ser entregue para decoração posterior ou, se estiver pronto, para embalagem e envio.

Decoração com metais preciosos

A pintura em vidro está entre as técnicas de coroação de Moser desde a fundação da vidraria. A mais excepcional é, claro, o revestimento com ouro de 24 quilates ou platina. Antes da decoração, cada pedaço de vidro precisa ser cuidadosamente limpo. Só então os pintores colocam os moldes e aplicam a solução metálica no cristal. O resultado é uma borda de vidro perfeita, ou padrões e decorações complicados, conforme definido nas especificações técnicas. Dependendo do tipo de metal, uma ou duas camadas são criadas. Depois de ser queimada em uma fornalha, a decoração de ouro fosco é polida à mão com ágata e hematita.   

A gravação que leva semanas e meses para ser feita dura para sempre

A técnica de decoração mais graciosa e sofisticada, desenvolvida por Ludwig Moser e seus seguidores a um nível nunca antes visto, é a gravura. Sua execução perfeita exige um artista experiente. Requer talento notável, sensibilidade estética, força, habilidade artesanal e precisão extraordinariamente meticulosa. Esses são os talentos dos gravadores de elite de Moser. Um deles, Tomáš Lesser, recebeu o título de cavaleiro da Ordem das Artes e Letras da França em 2020.

O motivo necessário é primeiro desenhado em um papel fino e depois transferido para o vaso ou outra peça de vidro. Para tornar o local da gravação fácil de ver, ele é marcado com giz e marcador resistente à água. Só então a gravação em si começa, com o mestre da gravação removendo o cristal usando pasta de moagem e pequenas rodas instaladas na máquina de gravação. Uma gravação pode levar semanas ou até meses para seu autor. O tempo não é essencial aqui: é o resultado e sua perfeição que contam.  

Último passo a caminho de você

Todos os produtos acabados vão para o centro para controle de qualidade final. Somente aqueles que atendem aos requisitos de qualidade mais rigorosos são então marcados com nosso logotipo. Também emitimos um certificado que confirma a origem do produto em nossas vidrarias, e um cartão com o código numérico para o controlador de qualidade, cuja supervisão inflexível confirmou a qualidade do produto.

Produtos exclusivos merecem uma embalagem exclusiva. Nós nos esforçamos muito na aparência de nossas embalagens, mas também nos importamos com o meio ambiente. É por isso que a maioria dos materiais que usamos são totalmente reciclados. Temos orgulho do fato de que, graças ao nosso processo bem pensado, 99,85% de todas as embalagens enviadas chegam aos nossos clientes em perfeitas condições. Estamos ansiosos para que você se torne um deles.

Coleções

Família Abyss

Atualmente, Abyss é a peça mais desafiadora feita em nossas vidrarias. O vidreiro e o cortador devem possuir não apenas habilidade e experiência artesanais, mas também uma capacidade pulmonar incomum e braços fortes. Apenas o sopro de Vlastimil Habart, aluno e sucessor do magistral Cavaleiro da Ordre des Arts et des Lettres, Zdeněk Drobný, pode formar o vaso. Assim como apenas um único vidreiro pode moldar Abyss, apenas um único cortador, Jargalsaikhan Tsogtoo, é capaz de cortar essas peças. Isso então aumenta sua singularidade e explica por que elas vêm como uma edição limitada.

Ao selecionar a tonalidade, o designer Jan Plecháč se inspirou na paleta de cores Moser original da década de 1920. “Eu queria usar uma cor Moser clássica, mas de uma maneira nova. Aquamarine nunca tinha sido usada em peças tão grandes, deixando-a muito mais escura do que o normal. Abyss tem paredes de várias espessuras, o que lhe dá um grande número de valores para uma única cor. Conseguimos esse efeito apenas por meio de corte, não de subcamada”, explica Jan Plecháč.

Jan Plecháč

Designer e Diretor de Arte na Moser desde 2022. Ele ganhou muitos prêmios por sua visão da direção da nova vidraria e das peças que projetou para ela, incluindo ser nomeado Designer do Ano e o vencedor geral do Czech Grand Design Awards em 2023. No Designblok de 2024, o júri internacional concedeu a ele o Grand Prix, o maior reconhecimento possível. E ele também foi vitorioso na EDIDA 2024, onde o vaso Abyss ganhou o título de Acessório de Interior do Ano. O vaso também cativou a revista de design mais prestigiada do mundo, a Wallpaper, que o selecionou para sua primeira página.

O trabalho de Jan induz reações positivas tanto de painéis profissionais quanto do público. Esse reconhecimento aponta para o fato de que ele uniu com sucesso sua abordagem inovadora à admirável tradição iniciada pelo fundador da vidraria, Ludwig Moser, em 1857.

Fonte: Moser. Consultado pela última vez em 23 de março de 2025.

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Moser | Wikipédia

Moser é um fabricante de vidro de luxo com sede em Karlovy Vary, República Tcheca (anteriormente Ludwig Moser & Sons na Boêmia, Áustria-Hungria ). A empresa é conhecida por fabricar taças, artigos de vidro decorativos (como vasos, cinzeiros, castiçais), presentes de vidro e várias gravuras de arte. Moser é um dos vidros decorativos mais colecionados do século XX e tem sido usado em todos os lugares, de palácios a restaurantes locais. Desde o seu início em 1857, como uma oficina de polimento e gravação em vidro, desenvolveu-se em um fabricante de vidro sem chumbo que durou do século XX até o presente. É considerada a marca tcheca mais luxuosa, bem como uma das marcas mais famosas do mundo de cristal de luxo. Cada pedaço de vidro feito pela Moser é feito à mão.

História

A empresa original Moser glassworks, fundada em 1857 por Ludwig Moser em Karlovy Vary (chamada Karlsbad na época), era uma oficina de vidro inicialmente dedicada ao polimento e gravação de peças de vidro; somente mais tarde a empresa começou a projetar e fabricar seus próprios produtos de vidro artístico. A gravação de peças em branco, de Loetz, Meyr's Neffe e Harrachov, foi realizada pela oficina nos primeiros anos. Na Exposição Internacional de Viena de 1873, ele foi premiado com uma medalha de mérito; no mesmo ano foi nomeado fornecedor exclusivo de vidro para o Imperador Francisco José I. Ele ganhou vários outros prêmios nos anos seguintes, incluindo medalhas nas Exposições Mundiais de Paris em 1879, 1889 e 1900, e na Exposição Mundial de Chicago em 1893. Ludwig assumiu uma fábrica de vidro em Dvory (alemão: Meierhofen, agora parte de Karlovy Vary) em 1893 para criar uma vidraria de serviço completo empregando 400 pessoas, mais tarde sob o nome de Glassworks Ludwig Moser & Sons (tcheco: Sklárny Ludwig Moser a synové, alemão: Glasfabrik Ludwig Moser & Söhne), onde seus filhos Gustav e Rudolf também trabalharam.

Em 1904, Moser recebeu um mandado para fornecer à Corte Imperial do Imperador da Áustria e quatro anos depois tornou-se fornecedor de Eduardo VII. Em 1915, a empresa expôs na Exposição Internacional Panamá-Pacífico e foi novamente premiada com uma medalha, que Louis Comfort Tiffany e Charles Tuthill consideraram bem merecida devido à excelente qualidade das decorações aplicadas em vidro quente em vidro colorido da Boêmia. Peças de vidro Art Nouveau foram produzidas por Moser com decoração de superfície com temas naturais e vidro camafeu simples. Eles também usaram a técnica Eckentiefgravur empregando um corpo angular afiado profundamente cortado na forma de flores em entalhe.

Após a morte de seu pai em 1916, Leo Moser assumiu a direção e a empresa se expandiu significativamente, resultando em seu reconhecimento por um prêmio de Grande Prêmio na Exposição Internacional de Arte Decorativa de Paris em 1925. Eles também expuseram em Londres, Bélgica, Itália e Viena. Os designs Art Nouveau de lírios fortemente gravados e a série Fipop de c1914 foram algumas das peças mais notáveis. Vários derivados mais baratos e de qualidade inferior dos designs Fipop foram produzidos por outras empresas e entre 1927 e 1933 dois fabricantes de vidro americanos fizeram cópias chamando-os de Woodland e Deerwood. Moser foi um dos poucos fabricantes de vidro tchecoslovacos a assinar suas peças.

A depressão do início da década de 1930 cobrou seu preço, reduzindo sua equipe para 240, eventualmente Leo renunciou à empresa em 1932. Mais tarde, tendo vendido suas ações da empresa na empresa em 1938, eles fugiram do condado depois que áreas da Tchecoslováquia foram anexadas. A cidade de Karlovy Vary foi ocupada pela Alemanha nazista em 1938 após o Acordo de Munique e a família fugiu do país durante este período antissemita. Devido à sua reputação internacional, a empresa foi capaz de manter alguma independência durante a era comunista, enquanto o resto da indústria de vidro tcheca foi nacionalizada em 1948 (Crystalex).

Taça dos Reis e Rei entre Taças

O slogan Moser - o rei do vidro originou-se em janeiro de 1869, quando o diretor do Museu de Arte e Indústria de Viena, Rudolf Eitelberger, emitiu um certificado sobre a perfeição do vidro de Ludwig Moser. Sua qualidade também foi confirmada pela medalha da Feira Mundial de Viena de 1873. Naquele ano, Moser tornou-se um fornecedor oficial de vidro para Viena para a Corte Imperial Austríaca de Franz Joseph I. Desde 1901 para o xá persa Mozaffar ad-Din Shah Qajar e a partir de 1908 para o rei Eduardo VII da Inglaterra. Mais tarde também para o Papa Pio XI, o sultão turco Abdul Hamid II., e o rei Luís I de Portugal e sua esposa, Maria Pia de Saboia.Naquela época, Moser já tinha um escritório de vendas em Nova York, Londres, Paris e São Petersburgo.

No ano de 1947, o presidente tchecoslovaco Edvard Benes presenteou a futura rainha da Inglaterra Elizabeth II com um conjunto Splendid com monograma como presente de casamento para ela e seu marido, o príncipe Philip. Em 2007, aniversário do casamento de diamante da rainha, mais xícaras e uma tigela foram adicionadas ao conjunto, oferecidas à rainha pelo presidente tcheco Vaclav Klaus durante uma audiência no Palácio de Buckingham. Em 2004, o conjunto Splendid foi presenteado para o casamento real em Copenhague.

Assim, o apelido da vidraria Moser se espalhou para Vidro dos Reis e Rei entre os Vidros.

A história das cores do vidro Moser

Mesmo no final do século XIX, o vidro colorido não desempenhava um papel tão significativo na gama de produtos da Moser como hoje. Desde que Ludwig Moser fundou a vidraria em 1893, sua principal prioridade era principalmente o vidro cristal. Na vidraria da Boêmia, o vidro de potassa incolor, transparente e duro era usado típica e tradicionalmente, pois era particularmente adequado para processamento e decoração por meio de moagem e gravação.

O vidro fundido colorido começou a ganhar destaque na produção de Moser com o advento do estilo Art Nouveau. Vasos e taças parcialmente verdes, violetas e às vezes laranja, rosa ou azuis criaram fundos para composições profundamente gravadas de motivos vegetais. Uma mudança substancial em direção ao uso de vidro colorido, no entanto, veio depois de 1908, quando Loe Moser assumiu o cargo de diretor técnico. Ele experimentou derreter vidro vermelho rubi de cobre e, em 1915, exibiu a primeira coleção de vasos monocromáticos pesados ​​de paredes grossas com cortes de facetas regulares na exposição Modern Czech Glass em Praga. Depois de 1915, ele introduziu cores básicas de vidro na produção regular, elas receberam nomes atraentes de gemas - Ametista roxa, Smaragd verde escuro, Topas amarelo-amarronzado e Saphir azul-cobalto. Em 1923, ele adicionou o Radion amarelo-esverdeado colorido com compostos de urânio e, ao mesmo tempo, o vidro Hyalith preto, embora apenas em pequenas quantidades.

Em 1927, a inovação tecnológica e a sagacidade artística de Leo Moser, especialmente seu esforço para encontrar um rosto seleto e exclusivo para a produção de Moser, trouxeram cooperação com o especialista de Berlim na área de cores químicas de vidro. O resultado de um experimento de dois anos e uma série de fundições de teste foram tipos especiais e completamente novos de vidro fundido colorido com óxidos de terras raras (neodímio, praseodímio). Eles têm uma qualidade surpreendente. Sua cor muda dependendo da luz artificial ou do dia - Heliolit, mudando de amarelo areia para verde, roxo-violeta de Alexandrit e amarelo-esverdeado de Prasemit. Moser introduziu pela primeira vez vasos de vidro lapidado com um jogo de cores distinto na Feira da Primavera em Leipzig em 1929 e, no mesmo ano, seus nomes foram registrados como marcas registradas. Um ano depois, Moser expandiu a série com o roxo-vermelho Royalit e 1932 viu a entrada do amarelo-dourado Eldor. No final da década de 1920, Moser também começou a derreter o berilo de cor azul-esverdeada.

Hoje, a Moser Glassworks está vinculada ao legado extremamente valioso de Leo Moser e se desenvolve ainda mais, tanto no uso de cristal sem chumbo de alta qualidade e ecologicamente correto, com qualidades ópticas excepcionais, quanto no uso exclusivo de cores de vidro em conjunto com o design único e artisticamente progressivo de grandes artistas.

Moser Glass e o Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary

Desde meados do século XX, a Moser Glassworks teve uma relação muito próxima com o cinema e o início do cinema. Primeiro, por meio dos Giant Snifters, o vidro Moser se viu nas imediações das estrelas de cinema. O conjunto foi gradualmente apresentado no festival internacional de cinema em Cannes, Karlovy Vary e Sorrento. Hoje, a relação da vidraria com o cinema e seus criadores foi confirmada por ser parceira do festival em Karlovy Vary, que anualmente é frequentado por muitos artistas e cinéfilos de todo o mundo. A Moser Glassworks é tradicionalmente a fornecedora exclusiva dos prêmios exclusivos do festival, que mudaram várias vezes ao longo das décadas. O visual mais recente do prêmio do festival é de 2000, quando a ideia inicial da equipe do IFF foi aperfeiçoada pelo fotógrafo Tono Stano. O prêmio, cuja base é criada pelos sopradores de vidro da Moser, também desempenha um papel de liderança nos curtas de abertura do festival, que lançam os programas do festival de cinema todos os anos. Vencedores do prêmio de contribuição notável ao cinema mundial, por exemplo, os diretores Věra Chytilová e Miloš Forman ou os atores Helen Mirren, John Malkovich, Danny DeVito, Jude Law, John Travolta, Mel Gibson, Sharon Stone ou Andy Garcia, atuam com ele em esquetes humorísticos.

O Clube dos Snifters Gigantes

Uma crise nas vendas de vidros de marcas de luxo foi evitada com o retorno das lojas em Praga e Karlovy Vary às vidrarias. A loja de Praga ficou até com seu nome tradicional - Bohemia-Moser. A loja então se tornou um meio de comércio com diplomatas, a Câmara de Comércio e círculos governamentais. Grande crédito no aumento da prosperidade do comércio exterior com vidro deve ser dado ao diretor da loja, František Chocholatý, que, graças às suas habilidades diplomáticas, adquiriu muitos contatos comerciais e sociais, que as vidrarias usaram por muitos anos. Foi aqui que o Giant Snifters Club foi fundado na segunda metade da década de 1950.

A fundação do Giant Snifters Club foi um evento de enorme significado social para a Moser Glass. A cerimônia de inauguração envolveu a escolha de um snifter, cujo formato combinava com a fisionomia do futuro Membro do Giant Snifters Club, e fazê-lo "dançar". Embora a marca tenha sido patenteada na década de 1960, a tradição do Clube, que aceitava personalidades importantes do mundo cultural, político e esportivo, remonta a 1957, quando o conjunto foi projetado.

Os membros do Giant Snifters Clubs são, por exemplo: Whoopi Goldberg, a ex- princesa japonesa Sayako, Robert Redford, Louis Armstrong e sua esposa Lucille Armstrong, o ex -rei espanhol Juan Carlos I e sua esposa, a rainha Sophia, a ex-secretária de Estado dos Estados Unidos Madeleine Albright e o ex-presidente tcheco Václav Havel, e muitos outros.

Hoje

Ludwig Moser desenvolveu um vidro de sódio-potássio sem chumbo que é mais ecológico do que o vidro de chumbo, mas é extremamente duro; continua sendo a base de seus produtos. Moser ainda produz alguns de seus designs clássicos Fipop. Um museu de fábrica mostra a história de 150 anos da empresa em mais de 2.000 peças em exposição, complementadas por documentários e guias de áudio. Além de ter quatro pontos de venda na República Tcheca, dois em Praga e dois na cidade natal da empresa, Karlovy Vary, um dos quais fica no famoso Grandhotel Pupp, e um no Dubai Design District, Moser tem uma rede mundial de varejistas. A empresa de distribuição americana da Moser foi fundada no norte da Virgínia em 1957.

Prêmios

A categoria Escolha do Público do Czech Grand Design 2012, concedida pela Academia de Design da República Tcheca, foi para Lukáš Jabůrek por seu design do vaso Pear. A obra de arte logo foi classificada entre os mais vendidos.

Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 24 de março de 2025.

Crédito fotográfico: Logo Moser. Consultado pela última vez em 23 de março de 2025.

Arremate Arte
Feito com no Rio de Janeiro

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