Tissot Ltd. (Le Locle, Suíça, 1 de julho de 1853) é uma empresa suíça fabricante de relógios de luxo fundada por Charles-Félicien Tissot e o seu filho Charles-Émile Tissot, atualmente pertence ao Grupo Swatch, o maior fabricante e distribuidor de relógios no mundo. A Tissot destacou-se por suas inovações e revolucionou o mercado ao introduzir o primeiro relógio anti-magnético do mundo, fazendo com que o funcionamento não fosse afetado quando em presença de magnetismo. No entanto, a marca tornou-se famosa nos últimos anos pela sua tecnologia táctil ou T-Touch, relógios com vidros em safira sensíveis ao toque. A Tissot é uma das principais marcas do Grupo Swatch, que vende seus produtos em mais de 15 mil pontos de venda, dos quais 220 são butiques próprias, localizados em 160 países ao redor do mundo e está entre as vinte marcas de relógios mais valiosas do mundo.
Biografia – Wikipédia
Tissot introduziu o primeiro relógio de bolso produzido em massa, com duas zonas de tempo, em 1853, e o primeiro relógio antimagnético em 1929~30. Charles-Émile Tissot partiu para a Rússia em 1858 e teve sucesso na venda dos seus relógios de bolso Savonnette em todo o Império Russo. Tissot foi a primeira a produzir relógios feitos de plástico (IDEA 2001, em 1971), pedra (The Alpine, relógio de granito, em 1985), madrepérola (o relógio Pérola, em 1987), madeira (o relógio Wood em 1988). Tissot fundiu-se com a Omega em 1930. Relógios Tissot-Omega desta época são muito procurados por colecionadores.
Ainda sediada em Le Locle, na Suíça, e presente em mais de 150 países ao redor do mundo, a Tissot faz parte, desde 1983, do Swatch Group, o maior fabricante e distribuidor de relógios no mundo.
Tissot é a cronometrista oficial dos campeonatos mundiais de ciclismo, esgrima, motociclismo e hóquei no gelo. Foi também usado para a copa Davis em 1957 e no downhill skiing na Suíça, em 1938. O primeiro compromisso da Tissot como cronometrista oficial foi em 1938, quando foi cronometrada uma série de corridas de esqui em Villar, perto da cidade de origem da empresa nas montanhas Jura.
Para os primeiros eventos eram usados cronômetros de paragem manual pois eram suficientes para fornecer tempos oficiais. Atualmente a Tissot trabalha com vários organismos desportivos para desenvolver mais precisão na cronometragem dos eventos desportivos. No ciclismo competitivo, por exemplo, sensores são colocados nas bicicletas e nas pistas de corrida e são ligados por computadores de modo a fornecer dados com elevada exactidão.
A marca tornou-se famosa nos últimos anos pela sua tecnologia táctil ou T-Touch. Vários modelos de relógios têm vidros em safira sensíveis ao toque. Desta forma é possível controlar as funções avançadas disponíveis nos modelos T-touch, tais como bússola, barômetro, altímetro e termómetro. Relógios T-touch foram vistos em filmes como Lara Croft Tomb Raider: The Cradle of Life e Mr. & Mrs. Smith.
Entre as pessoas famosas que usaram relógios Tissot estão a atriz Sarah Bernhardt, a cantora Carmen Miranda, Elvis Presley, Grace Kelly e Nelson Mandela. James Stewart também usou um relógio Tissot no filme Rear Window.
Pessoas e eventos patrocinados
Nicky Hayden, Piloto americano de MotoGP
Danica Patrick, Condutora Americana de Indycar
Michael Owen, Futebolista Inglês
Huang Xiaoming, Actor Chinês
Barbie Hsu, Actor Tailandês
Deepika Padukone, Actriz Indiana
Thomas Lüthi, Piloto Suíço de 250cc
CBA Cronometrista oficial
IIHL Cronometrista oficial
NASCAR Cronometrista oficial
MotoGP Cronometrista oficial
AFL Cronometrista oficial
Asian Games Cronometrista oficial
Steven Stamkos Jogador de hóquei
Tony Parker Jogador de basquetebol
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 11 de outubro de 2022.
---
Biografia – Mundo das Marcas
Representando a qualidade e precisão suíça os relógios da TISSOT têm sempre uma história para contar, parte da constante evolução de design e inovações tecnológicas que surpreendem e agradam seus exigentes clientes em todo o mundo, justificando seu lema corporativo: “Inovadores por Tradição”. Por isso a marca suíça tem estado na vanguarda da arte e da inovação desde sua criação em 1853.
A história
A tradicional empresa foi fundada no dia 1 de julho de 1853 com o nome de Ch. Félicien Tissot & Fils pelo montador de caixas de ouro Charles-Félicien Tissot e seu filho, o relojoeiro Charles-Émile, em Le Locle, uma pequena cidade localizada na área de Neuchâtel nas montanhas de Jura, e um dos berços da relojoaria suíça, para produzir relógios de bolso. Nessa altura, a empresa atuava como uma “comptoir d’établissage”, que consiste de uma rede de trabalhadores independentes altamente especializados que produzem diferentes peças de relógio em casa, mais tarde montadas e vendidas no “comptoir”. Os relógios TISSOT eram inicialmente destinados essencialmente aos Estados Unidos, o seu principal mercado. O primeiro modelo produzido pela empresa já era inovador: um relógio de bolso com dois fusos horários. Com apenas cinco anos de vida já vendia seus produtos no Império Russo. Conduzido por um espírito inovador e uma notável habilidade técnica, os dois fundadores começaram a construir uma marca tradicional, mas, ao mesmo tempo, inovadora. Tanto na tecnologia dos seus movimentos, na pesquisa para materiais especiais ou mesmo nas funções do relógio, os engenheiros e relojoeiros da TISSOT desenvolveriam nos anos seguintes modelos pioneiros na história deste segmento. Toda essa tradição e qualidade fizeram com que a TISSOT, em 1904, começasse a produzir relógios e peças para a corte russa.
A marca produziu relógios de bracelete em 1911, que eram inicialmente voltados para mulheres. Um dos relógios de maior sucesso produzido pela empresa foi o conhecido modelo “Banana” ou relógio Prince, introduzido em 1916, com sua caixa curva que “abraçava” o formato do pulso e com a tradicional pulseira em couro. Em 1930, a TISSOT e a Omega se fundem para formar a primeira associação suíça de relojoeiros, conhecida como SSIH (Société Suisse pour l’Industrie Horlogère). Pouco depois, a marca revolucionou o mercado ao introduzir o primeiro relógio anti-magnético do mundo, fazendo com que o funcionamento não fosse afetado quando em presença de magnetismo. Poucos anos depois do término da Segunda Guerra Mundial, no início da década de 1950, o mundo assistiu ao nascimento de um relógio que faria história: o TISSOT NAVIGATOR, que possuía entre outras novidades múltiplos fusos horários (24 no total).
Na década seguinte a TISSOT introduziu no mercado sua primeira linha esportiva de relógios. A TISSOT é uma marca que nunca temeu os caminhos nunca antes percorridos, e por isso mesmo, no início da década de 1970, em pleno nascimento da era eletrônica, lançou o ASTROLON, primeiro relógio de plástico do mundo. Sua ousadia não parou por aí: na década seguinte lançou um relógio com caixa em granito, e pouco depois, um relógio em madrepérola, seguido de um modelo em madeira. Tanta inovação acabou chamando a atenção do Swatch Group, maior grupo relojoeiro do mundo, que arquitetou uma fusão em 1983 com a SSIH (proprietária das marcas TISSOT e Omega).
Pouco antes da chegada do novo milênio, a TISSOT apresentou uma tecnologia inovadora: o sistema T-Touch, que permite acessar às diversas funções do relógio através de um simples toque na tela. Grande parte da coleção atual dos relógios da marca utiliza esta tecnologia, que chegou ao grande público pelas mãos (ou será mais correto dizer pulso?) da bela Angelina Jolie nos filmes Tomb Raider e Mr. & Mrs. Smith. Ao longo de sua busca por inovações tecnológicas, a TISSOT também construiu sua reputação sobre incomparável elegância e estilo. Seus relógios são autênticos e acessíveis, com materiais especiais, funcionalidades avançadas e um meticuloso design detalhado para criar peças que são precisas e dotadas de estilo inconfundível. Pessoas do mundo todo reconhecem a dinâmica que determinou o destino de sucesso da marca por mais de 160 anos, que passou pelos pulsos de grandes personalidades, como por exemplo, Carmen Miranda, Elvis Presley, Nelson Mandela, Grace Kelly e Frank Sinatra.
Atualmente os relógios da TISSOT estão distribuídos por oito coleções, cada uma com várias dezenas de modelos e edições especiais tematizadas com os esportes apadrinhados pela marca. Com raras exceções, estes relógios têm uma essência puramente esportiva. Uma das principais coleções é a Touch Collection, que incorpora a tecnologia T-Touch. Nesta coleção merece destaque o modelo Silen-T, que através do mesmo sistema tátil, informa as horas silenciosamente através de vibrações. A coleção T-Lady é feita seguindo as novas tendências da moda, e talvez por isso, seja inteiramente feminina, com pulseiras coloridas e em formatos originais. Já a T-Sport, é uma coleção que inclui vários modelos altamente esportivos, que são precisos, sofisticados e contemporâneos. Numa vertente mais clássica, a marca criou ainda as coleções T-Classic (uma transição entre o estilo tradicionalmente clássico e o esportivo que marcam as coleções anteriores), Heritage (puramente clássica) e ainda a T-Gold (com modelos cujas caixas são total ou parcialmente em ouro). Curiosamente, a TISSOT ainda fabrica relógios de bolso, com uma vasta oferta de produtos que vai desde a recriação do relógio tradicional a novas e interessantes abordagens.
A linha do tempo
1951
● Lançamento do famoso relógio TISSOT NAVIGATOR, o primeiro relógio de pulso de corda automática com 24 fusos horários apresentados sem manipulação.
1965
● Lançamento do TISSOT PR516, um relógio esportivo com pulseira feita em aço inox cheia de furos.
1971
● Lançamento do TISSOT ASTROLON, primeiro relógio mecânico com caixa plástica do mundo.
1985
● Lançamento do TISSOT ROCKWATCH, primeiro relógio do mundo com uma caixa fabricada em madeira natural (granito e outras pedras).
1986
● Lançamento do relógio TISSOT TWOTIMER, que oferecia dois fusos horários, em analógico e digital, controlados com uma única coroa.
1989
● Lançamento do TISSOT WOODWATCH, relógio de pulso com uma caixa fabricada em madeira.
1992
● Lançamento do TISSOT CERATEN, um relógio feito em cerâmica e que teve seu nome derivado das palavras Ceramic (o material da qual é feito) e Ten (tempo de duração de sua bateria).
1996
● Lançamento de seus primeiros modelos autoquartz que possuíam autonomia de 6 dias.
1998
● Lançamento do TISSOT TITANIUM 7, relógio com caixa feita toda em titânio, um material extremamente resistente. O modelo rapidamente se tornou um verdadeiro sucesso.
● Lançamento de uma linha especialmente desenvolvida e voltada para as mulheres.
1999
● Lançamento do TISSOT T-TOUCH, relógio com sete funções adicionais (como por exemplo, cronômetro, bússola, altímetro, termômetro, calendário e alarme) ativadas através do toque em sua tela de cristal de safira.
2003
● Lançamento da linha clássica TISSOT HERITAGE em comemoração aos 150 anos da tradicional marca.
2005
● Lançamento do TISSOT PRECIOUS FLOWER, relógios femininos em forma de pétalas cravejados de diamantes.
2008
● Lançamento do TISSOT T-TOUCH EXPERT, relógio com onze funções adicionais ativadas através do toque em sua tela.
2009
● Lançamento do TISSOT SEA-TOUCH, equipado com três funções específicas para o mergulho: duração do mergulho, profundidade em tempo real e um variômetro, que indica a velocidade da descida ou da subida (um importante indicador, devido às mudanças súbitas de pressão que podem ser fatais). Com um total de oito modelos diferentes, merece destaque o relógio com uma pulseira em borracha laranja.
2014
● Lançamento do TISSOT T-TOUCH SOLAR, o primeiro relógio tátil do mundo alimentado por energia solar.
● Movimento ETA Swiss Made.
● Resistência de no mínimo 30 metros de profundidade.
● Vidro de safira, resistente a riscos.
● Bracelete e caixa feitos em aço inoxidável.
Uma marca verdadeiramente suíça
A TISSOT tem como principal missão o lema “Gold value at silver price” (em tradução livre “Valor de ouro ao preço da prata”). Segundo isso, oferece uma vasta gama de produtos de alta qualidade e de caráter inovador, a um preço acessível. Todos os relógios da marca são produzidos na Suíça, conferindo a famosa garantia “Swiss Made”. Todos os modelos TISSOT, salvo algumas exceções, apresentam as seguintes características em todos os seus modelos:
Precisão nos esportes
Nos esportes, como na vida, o tempo é tudo. O atrativo dos esportes é a competição, e a medição do tempo é uma parte integral deste universo. Conseguir medições exatas, umas atrás das outras, é um imperativo. Durante décadas, a TISSOT está envolvida na cronometragem esportiva. Ser Official Timekeeper significa que a TISSOT tem o privilégio e a responsabilidade de cronometrar cada milésimo de segundo de uma modalidade esportiva. E essa elevada precisão da marca suíça tem sido repetidamente reconhecida: na sua ilustre história, a TISSOT foi, ou ainda é, cronometrista oficial e parceira da NBA (poderosa liga americana profissional de basquete, com a qual a marca assinou em 2015 a maior parceria de sua história), NASCAR® (categoria mais popular do automobilismo americano), FIBA (Federação Internacional de Basquete), AFL (Australian Football League), CBA (Liga de Basquete Profissional da China), MotoGP™ (mais importantes competição de motociclismo do mundo), RBS 6 Nações (o maior campeonato anual de rúgbi do mundo) e dos campeonatos mundiais de ciclismo, esgrima e hóquei no gelo.
Os embaixadores
Para representar sua marca e divulgar seus produtos pelo mundo a TISSOT conta com uma equipe estrelada de embaixadores composta pela estonteante Danica Patrick (pilota de automobilismo), o motociclista Nicky Hayden, o jogador de basquete Tony parker, o ator chinês Huang Xiaoming, a atriz e modelo indiana Deepika Padukone, o motociclista suíço Thomas Lüthi e o espanhol Tito Rabat (piloto de motociclismo).
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. A primeira modernização do logotipo ocorreu em 1978. Mas foi em 1998, que a TISSOT adotou seu logotipo atual, onde o símbolo de + é o mesmo que se encontra na bandeira da Suíça, simbolizando a qualidade e a confiança que os relojoeiros orgulhosamente demonstram, desde 1853. O logotipo também pode ser aplicado com o símbolo ao lado esquerdo do nome da marca.
Os slogans
This is your time. (2015)
In touch with your time. (2010)
Swiss watches since 1853. (2009)
More than a watch.
Innovators by Tradition. (2002)
Why you should decide for one, which is less good. (1981)
Dados corporativos
● Origem: Suíça
● Fundação: 1 de julho de 1853
● Fundador: Charles-Félicien e Charles-Émile Tissot
● Sede mundial: Le Locle, Suíça
● Proprietário da marca: Tissot Ltd.
● Capital aberto: Não (subsidiária da The Swatch Group Ltd.)
● Chairman: Nayala Hayek (The Swatch Group)
● Presidente: François Thiébaud
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 220
● Presença global: 160 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 300
● Segmento: Relojoaria
● Principais produtos: Relógios e cronógrafos
● Concorrentes diretos: Citizen, Bulova, Festina, Longines e Seiko
● Ícones: O modelo Navigator
● Slogan: This is your time. ● Website: www.tissotwatches.com/pt-br/
A marca no mundo
A TISSOT é uma das principais marcas do Grupo Swatch, que vende seus produtos em mais de 15 mil pontos de venda, dos quais 220 são butiques próprias, localizados em 160 países ao redor do mundo. A marca suíça produz anualmente mais de 4.3 milhões de relógios. Com a missão declarada de fazer a excelência acessível, os versáteis relógios da marca podem ser encontrados a preços abaixo dos R$ 6 mil. Aproximadamente 60% dos relógios vendidos são para um público masculino. A TISSOT está entre as vinte marcas de relógios mais valiosas do mundo.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Fonte: Mundo das Marcas. Publicado em 27 de julho de 2006, atualizado pela última vez em 16 de dezembro de 2015. Consultado pela última vez em 11 de outubro de 2022.
---
Biografia – Tissot Oficial
Relógio de senhora
Existe uma forte ligação entre a evolução da moda e os relógios que a Tissot tem vindo a criar para as mulheres desde 1853.
No século XIX, os relógios pingentes Tissot eram muitas vezes ricamente decorados. A Tissot contava com mulheres famosas entre os seus clientes, como a atriz francesa Sarah Bernhardt, que comprou um requintado relógio pingente ao visitar a Exposição Universal em Paris, em 1900.
Desde o início do século XX, a Tissot criou também relógios de pulso, muito antes dos anos entre guerras e do auge deste novo tipo de relógio.
Nas décadas de 1940 e 1950, através da sua vasta gama de modelos para todos os gostos, idades e ocasiões (para o desporto, para o trabalho ou perfeito para a noite), a marca apelou especialmente à "mulher atual".
Conquistou gradualmente reconhecimento das celebridades: em 1921, a Rainha Elisabeth da Bélgica fez uma encomenda especial; em 1947, a aclamada cantora Carmen Miranda apaixonou-se por um luxuoso relógio-joia Tissot com uma deslumbrante água-marinha e diamantes.
Nas décadas de 1960 e 1970, a marca oferecia ainda pequenos relógios preciosos, alguns em ouro e com diamantes ou com vidro facetado, e alguns automáticos ou resistentes à água, bastante indicados para o desporto.
No final da década de 1960, foram criados modelos específicos para os mais jovens. O seu design testemunhava a influência da moda.
Para além disso, sempre à procura das novas tendências, a Tissot trabalhou em estreita colaboração com designers internacionais - como Pekka Piekäinen, que criou o relógio Tissot Design. No entanto, a coleção de ouro continuou a prosperar.
Na década de 1980, a Tissot desenvolveu a sua coleção de quartzo.
Concebeu também relógios para homem e senhora, diminuindo as barreiras entre os géneros, como o Tissot TwoTimer, que oferecia sete funções operadas numa única coroa, o Tissot RockWatch, o primeiro relógio do mundo em pedra ou o Tissot Sottsass, em colaboração com o famoso designer Ettore Sottsass.
Em 1999, poucos anos antes da febre digital, a Tissot criou o primeiro relógio tátil, o Tissot T-Touch, com seis funções ativadas com a ponta do dedo.
A marca cria também peças ultrafemininas, como a Tissot T-Collection ou o Tissot Precious Flower, que abria como uma flor.
Fonte: Relógio de senhora. Consultado pela última vez em 11 de outubro de 2022.
—
Logotipo
Em 1880, a Tissot registrou seu primeiro logotipo, após a entrada em vigor da primeira Lei Suíça de Proteção de Marcas Registadas. Passou depois por inúmeras mudanças, acompanhando a evolução da marca.
Antimagnetismo
Na década de 1920, a eletricidade tornou-se parte da vida diária, mas esta magnetiza os relógios e afeta a sua precisão.
Em 1930, para solucionar este problema, a Tissot cria o primeiro relógio de pulso não magnético do mundo.
Os excelentes resultados obtidos pelo Tissot Antimagnétique são confirmados por inúmeros estudos científicos encomendados ao laboratório suíço para a pesquisa de relojoaria de Neuchâtel, um organismo independente.
Para verificar as propriedades não magnéticas dos seus relógios, a Tissot instala equipamento topo de gama nas suas instalações, incluindo o crono-eletroíman. Este dispositivo único, encomendado em 1938, permite aos técnicos criar campos magnéticos de intensidade variável.
Esta inovação, que terá exigido mais de dez anos de pesquisa, é gradualmente aplicada a toda a coleção Tissot.
Fonte: Antimagnetismo. Consultado pela última vez em 11 de outubro de 2022.
—
Corridas de automóveis
A história entre a Tissot e as corridas de automóveis começou quando o piloto suíço Harry Zweifel enviou à Tissot uma fotografia autografada em 1958, onde tinha escrito: "Meine Tissot ist an jedem Rennen dabei" ("O meu Tissot está ao meu lado em todas as corridas").
COLEÇÃO "TISSOT PR 516"
Em 1965, competições de automobilismo inspiraram a Tissot a lançar o Tissot PR 516. A sua bracelete com buracos fazia referência ao volante dos carros de corrida. Esta estreia mundial foi depois copiada por muitas outras marcas de relógios.
Do ponto de vista técnico, este modelo foi altamente protegido contra impactos axiais e laterais, graças ao seu movimento suspenso - daí o seu nome, Tissot PR 516, sendo que PR significa Particularmente Resistente.
Em 1968, o piloto de ralis Henry Bradley, que adorava o seu Tissot PR 516, escreveu o nome do relógio no seu Ferrari.
EQUIPA RENAULT ALPINE
Em 1973, a Tissot participou no rali Monte Carlo como patrocinadora da Alpine, que conquistou as três posições do pódio e cinco dos seis primeiros lugares do rali graças às suas "Berlinettes". Dominou a competição naquele ano e acabou por vencer o Campeonato do Mundo de Rally.
De 1977 a 1982, a Tissot patrocinou a Equipa Renault Alpine, tanto nas 24 Horas de le Mans como na Fórmula 1.
Em 1977, a Alpine mudou-se para a Fórmula 1, coincidentemente como a primeira marca com um motor turbo. O piloto Jean-Pierre Jabouille foi o condutor da equipa em 1977 e 1978.
Em 1979, René Arnoux juntou-se à equipa.
A temporada de 1980 do Renault Alpine foi marcada pelo Grande Prémio do Brasil, onde um Renault RE20 foi adornado com a inscrição Tissot na dianteira. A Equipa Renault Alpine brilhou nessa corrida, conquistando o primeiro lugar e a volta mais rápida para Arnoux, bem como a pole position para Jabouille. Em 1981, Jabouille foi substituído por Alain Prost.
EQUIPA PORSCHE
Em 1974, a Tissot patrocinou a Porsche nas 24 Horas de Le Mans, com os pilotos Claude Ballot-Lena (campeão europeu em 1974) e Vic Elford num Porsche 911 Carrera RSR.
Em 1995, a Tissot patrocinou a Porsche nas 24 horas de Le Mans, com Lilian Bryner, Enzo Calderari e Andrea Fuchs.
LORIS KESSEL
Em 1976, a Tissot decidiu entrar no mundo da Fórmula 1 e depositou as suas esperanças no jovem Loris Kessel, um grande amigo de Clay Regazzoni. Era a sua primeira temporada a competir na Fórmula 1.
"PARA A GRANDE FAMÍLIA TISSOT, COM OS MEUS MELHORES CUMPRIMENTOS".
Kessel competiu em cinco Grandes Prémios num Brabham BT44 branco e azul com a equipa inglesa da RAM (um segundo carro com a inscrição Tissot foi conduzido por Patrick Nève no Grande Prémio da Bélgica). A Tissot criou também um novo logótipo, especificamente para corridas de automóveis, reforçando o seu envolvimento.
COLEÇÃO "TISSOT STRATOS BY BERTONE"
Em 1976, em conjunto com o designer automóvel Nuccio Bertone, a Tissot criou o seu primeiro modelo de relógio de quartzo com leitura digital, o Tissot Stratos by Bertone.
EQUIPA ENSIGN
A Tissot patrocinou a Equipa Ensign, gerida por Morris Nunn, a partir dos últimos três Grandes Prémios de 1976 e até 1978.
O piloto da Equipa Ensign era Jacky Ickx, acompanhado por Clay Regazzoni ("Rega") para a temporada de Fórmula 1 de 1977, num Ensign N177.
JACQUES LAFFITE
Em 1978, Jacques Laffite, que obteve uma enorme vitória em 1977, conduziu um JS9 com a inscrição Tissot.
EQUIPA LOTUS
A Tissot patrocinou a reconhecida e sempre inovadora Equipa Lotus de 1979 a 1982 no Campeonato de Fórmula 1, com pilotos como Mario Andretti...
Carlos Reutemann…
Elio de Angelis…
e Nigel Mansell.
Em 1979, Reutemann e Andretti conduziram um Lotus Mark 79 e um Mark 80 com o resplandecente logótipo Tissot Quartzo na carroçaria. Andretti tinha acabado de ser Campeão do Mundo em 1978 com o engenhoso Lotus 79, concebido como um carro alado.
A cooperação com a Lotus durou então até 1982. Após o Mark 79 e 80, entraram em ação os modelos 81, 81B, 87, 87B, 88, 88B e 91 da Lotus, todos ostentando o logótipo da Tissot.
COLEÇÃO "TISSOT F1"
Em 1978, a Tissot lançou a coleção Tissot F1, que se tornou o relógio oficial da Equipa Lotus, originando vários modelos.
Colin Chapman, fundador dos automóveis Lotus, possuía um e usava-o nos circuitos de Fórmula 1.
COLEÇÃO "TISSOT MARTINI RACING"
O Tissot Martini Racing de 1987 era um relógio desportivo que incluía um cronógrafo com tempo intermédio, medindo até 1/10 de segundo.
EQUIPA SAUBER MERCEDES
A Tissot regressou à Fórmula 1 como patrocinador da Equipa Sauber Mercedes, em 1994. O Sauber C13 com o motor Mercedes-V10 foi conduzido por Heinz-Harald Frentzen, Karl Wendlinger e Andrea de Cesaris.
Fonte: Tissot. Consultado pela última vez em 11 de outubro de 2022.
Crédito fotográfico: Logo Tissot. Consultado pela última vez em 31 de maio de 2022.
Tissot Ltd. (Le Locle, Suíça, 1 de julho de 1853) é uma empresa suíça fabricante de relógios de luxo fundada por Charles-Félicien Tissot e o seu filho Charles-Émile Tissot, atualmente pertence ao Grupo Swatch, o maior fabricante e distribuidor de relógios no mundo. A Tissot destacou-se por suas inovações e revolucionou o mercado ao introduzir o primeiro relógio anti-magnético do mundo, fazendo com que o funcionamento não fosse afetado quando em presença de magnetismo. No entanto, a marca tornou-se famosa nos últimos anos pela sua tecnologia táctil ou T-Touch, relógios com vidros em safira sensíveis ao toque. A Tissot é uma das principais marcas do Grupo Swatch, que vende seus produtos em mais de 15 mil pontos de venda, dos quais 220 são butiques próprias, localizados em 160 países ao redor do mundo e está entre as vinte marcas de relógios mais valiosas do mundo.
Biografia – Wikipédia
Tissot introduziu o primeiro relógio de bolso produzido em massa, com duas zonas de tempo, em 1853, e o primeiro relógio antimagnético em 1929~30. Charles-Émile Tissot partiu para a Rússia em 1858 e teve sucesso na venda dos seus relógios de bolso Savonnette em todo o Império Russo. Tissot foi a primeira a produzir relógios feitos de plástico (IDEA 2001, em 1971), pedra (The Alpine, relógio de granito, em 1985), madrepérola (o relógio Pérola, em 1987), madeira (o relógio Wood em 1988). Tissot fundiu-se com a Omega em 1930. Relógios Tissot-Omega desta época são muito procurados por colecionadores.
Ainda sediada em Le Locle, na Suíça, e presente em mais de 150 países ao redor do mundo, a Tissot faz parte, desde 1983, do Swatch Group, o maior fabricante e distribuidor de relógios no mundo.
Tissot é a cronometrista oficial dos campeonatos mundiais de ciclismo, esgrima, motociclismo e hóquei no gelo. Foi também usado para a copa Davis em 1957 e no downhill skiing na Suíça, em 1938. O primeiro compromisso da Tissot como cronometrista oficial foi em 1938, quando foi cronometrada uma série de corridas de esqui em Villar, perto da cidade de origem da empresa nas montanhas Jura.
Para os primeiros eventos eram usados cronômetros de paragem manual pois eram suficientes para fornecer tempos oficiais. Atualmente a Tissot trabalha com vários organismos desportivos para desenvolver mais precisão na cronometragem dos eventos desportivos. No ciclismo competitivo, por exemplo, sensores são colocados nas bicicletas e nas pistas de corrida e são ligados por computadores de modo a fornecer dados com elevada exactidão.
A marca tornou-se famosa nos últimos anos pela sua tecnologia táctil ou T-Touch. Vários modelos de relógios têm vidros em safira sensíveis ao toque. Desta forma é possível controlar as funções avançadas disponíveis nos modelos T-touch, tais como bússola, barômetro, altímetro e termómetro. Relógios T-touch foram vistos em filmes como Lara Croft Tomb Raider: The Cradle of Life e Mr. & Mrs. Smith.
Entre as pessoas famosas que usaram relógios Tissot estão a atriz Sarah Bernhardt, a cantora Carmen Miranda, Elvis Presley, Grace Kelly e Nelson Mandela. James Stewart também usou um relógio Tissot no filme Rear Window.
Pessoas e eventos patrocinados
Nicky Hayden, Piloto americano de MotoGP
Danica Patrick, Condutora Americana de Indycar
Michael Owen, Futebolista Inglês
Huang Xiaoming, Actor Chinês
Barbie Hsu, Actor Tailandês
Deepika Padukone, Actriz Indiana
Thomas Lüthi, Piloto Suíço de 250cc
CBA Cronometrista oficial
IIHL Cronometrista oficial
NASCAR Cronometrista oficial
MotoGP Cronometrista oficial
AFL Cronometrista oficial
Asian Games Cronometrista oficial
Steven Stamkos Jogador de hóquei
Tony Parker Jogador de basquetebol
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 11 de outubro de 2022.
---
Biografia – Mundo das Marcas
Representando a qualidade e precisão suíça os relógios da TISSOT têm sempre uma história para contar, parte da constante evolução de design e inovações tecnológicas que surpreendem e agradam seus exigentes clientes em todo o mundo, justificando seu lema corporativo: “Inovadores por Tradição”. Por isso a marca suíça tem estado na vanguarda da arte e da inovação desde sua criação em 1853.
A história
A tradicional empresa foi fundada no dia 1 de julho de 1853 com o nome de Ch. Félicien Tissot & Fils pelo montador de caixas de ouro Charles-Félicien Tissot e seu filho, o relojoeiro Charles-Émile, em Le Locle, uma pequena cidade localizada na área de Neuchâtel nas montanhas de Jura, e um dos berços da relojoaria suíça, para produzir relógios de bolso. Nessa altura, a empresa atuava como uma “comptoir d’établissage”, que consiste de uma rede de trabalhadores independentes altamente especializados que produzem diferentes peças de relógio em casa, mais tarde montadas e vendidas no “comptoir”. Os relógios TISSOT eram inicialmente destinados essencialmente aos Estados Unidos, o seu principal mercado. O primeiro modelo produzido pela empresa já era inovador: um relógio de bolso com dois fusos horários. Com apenas cinco anos de vida já vendia seus produtos no Império Russo. Conduzido por um espírito inovador e uma notável habilidade técnica, os dois fundadores começaram a construir uma marca tradicional, mas, ao mesmo tempo, inovadora. Tanto na tecnologia dos seus movimentos, na pesquisa para materiais especiais ou mesmo nas funções do relógio, os engenheiros e relojoeiros da TISSOT desenvolveriam nos anos seguintes modelos pioneiros na história deste segmento. Toda essa tradição e qualidade fizeram com que a TISSOT, em 1904, começasse a produzir relógios e peças para a corte russa.
A marca produziu relógios de bracelete em 1911, que eram inicialmente voltados para mulheres. Um dos relógios de maior sucesso produzido pela empresa foi o conhecido modelo “Banana” ou relógio Prince, introduzido em 1916, com sua caixa curva que “abraçava” o formato do pulso e com a tradicional pulseira em couro. Em 1930, a TISSOT e a Omega se fundem para formar a primeira associação suíça de relojoeiros, conhecida como SSIH (Société Suisse pour l’Industrie Horlogère). Pouco depois, a marca revolucionou o mercado ao introduzir o primeiro relógio anti-magnético do mundo, fazendo com que o funcionamento não fosse afetado quando em presença de magnetismo. Poucos anos depois do término da Segunda Guerra Mundial, no início da década de 1950, o mundo assistiu ao nascimento de um relógio que faria história: o TISSOT NAVIGATOR, que possuía entre outras novidades múltiplos fusos horários (24 no total).
Na década seguinte a TISSOT introduziu no mercado sua primeira linha esportiva de relógios. A TISSOT é uma marca que nunca temeu os caminhos nunca antes percorridos, e por isso mesmo, no início da década de 1970, em pleno nascimento da era eletrônica, lançou o ASTROLON, primeiro relógio de plástico do mundo. Sua ousadia não parou por aí: na década seguinte lançou um relógio com caixa em granito, e pouco depois, um relógio em madrepérola, seguido de um modelo em madeira. Tanta inovação acabou chamando a atenção do Swatch Group, maior grupo relojoeiro do mundo, que arquitetou uma fusão em 1983 com a SSIH (proprietária das marcas TISSOT e Omega).
Pouco antes da chegada do novo milênio, a TISSOT apresentou uma tecnologia inovadora: o sistema T-Touch, que permite acessar às diversas funções do relógio através de um simples toque na tela. Grande parte da coleção atual dos relógios da marca utiliza esta tecnologia, que chegou ao grande público pelas mãos (ou será mais correto dizer pulso?) da bela Angelina Jolie nos filmes Tomb Raider e Mr. & Mrs. Smith. Ao longo de sua busca por inovações tecnológicas, a TISSOT também construiu sua reputação sobre incomparável elegância e estilo. Seus relógios são autênticos e acessíveis, com materiais especiais, funcionalidades avançadas e um meticuloso design detalhado para criar peças que são precisas e dotadas de estilo inconfundível. Pessoas do mundo todo reconhecem a dinâmica que determinou o destino de sucesso da marca por mais de 160 anos, que passou pelos pulsos de grandes personalidades, como por exemplo, Carmen Miranda, Elvis Presley, Nelson Mandela, Grace Kelly e Frank Sinatra.
Atualmente os relógios da TISSOT estão distribuídos por oito coleções, cada uma com várias dezenas de modelos e edições especiais tematizadas com os esportes apadrinhados pela marca. Com raras exceções, estes relógios têm uma essência puramente esportiva. Uma das principais coleções é a Touch Collection, que incorpora a tecnologia T-Touch. Nesta coleção merece destaque o modelo Silen-T, que através do mesmo sistema tátil, informa as horas silenciosamente através de vibrações. A coleção T-Lady é feita seguindo as novas tendências da moda, e talvez por isso, seja inteiramente feminina, com pulseiras coloridas e em formatos originais. Já a T-Sport, é uma coleção que inclui vários modelos altamente esportivos, que são precisos, sofisticados e contemporâneos. Numa vertente mais clássica, a marca criou ainda as coleções T-Classic (uma transição entre o estilo tradicionalmente clássico e o esportivo que marcam as coleções anteriores), Heritage (puramente clássica) e ainda a T-Gold (com modelos cujas caixas são total ou parcialmente em ouro). Curiosamente, a TISSOT ainda fabrica relógios de bolso, com uma vasta oferta de produtos que vai desde a recriação do relógio tradicional a novas e interessantes abordagens.
A linha do tempo
1951
● Lançamento do famoso relógio TISSOT NAVIGATOR, o primeiro relógio de pulso de corda automática com 24 fusos horários apresentados sem manipulação.
1965
● Lançamento do TISSOT PR516, um relógio esportivo com pulseira feita em aço inox cheia de furos.
1971
● Lançamento do TISSOT ASTROLON, primeiro relógio mecânico com caixa plástica do mundo.
1985
● Lançamento do TISSOT ROCKWATCH, primeiro relógio do mundo com uma caixa fabricada em madeira natural (granito e outras pedras).
1986
● Lançamento do relógio TISSOT TWOTIMER, que oferecia dois fusos horários, em analógico e digital, controlados com uma única coroa.
1989
● Lançamento do TISSOT WOODWATCH, relógio de pulso com uma caixa fabricada em madeira.
1992
● Lançamento do TISSOT CERATEN, um relógio feito em cerâmica e que teve seu nome derivado das palavras Ceramic (o material da qual é feito) e Ten (tempo de duração de sua bateria).
1996
● Lançamento de seus primeiros modelos autoquartz que possuíam autonomia de 6 dias.
1998
● Lançamento do TISSOT TITANIUM 7, relógio com caixa feita toda em titânio, um material extremamente resistente. O modelo rapidamente se tornou um verdadeiro sucesso.
● Lançamento de uma linha especialmente desenvolvida e voltada para as mulheres.
1999
● Lançamento do TISSOT T-TOUCH, relógio com sete funções adicionais (como por exemplo, cronômetro, bússola, altímetro, termômetro, calendário e alarme) ativadas através do toque em sua tela de cristal de safira.
2003
● Lançamento da linha clássica TISSOT HERITAGE em comemoração aos 150 anos da tradicional marca.
2005
● Lançamento do TISSOT PRECIOUS FLOWER, relógios femininos em forma de pétalas cravejados de diamantes.
2008
● Lançamento do TISSOT T-TOUCH EXPERT, relógio com onze funções adicionais ativadas através do toque em sua tela.
2009
● Lançamento do TISSOT SEA-TOUCH, equipado com três funções específicas para o mergulho: duração do mergulho, profundidade em tempo real e um variômetro, que indica a velocidade da descida ou da subida (um importante indicador, devido às mudanças súbitas de pressão que podem ser fatais). Com um total de oito modelos diferentes, merece destaque o relógio com uma pulseira em borracha laranja.
2014
● Lançamento do TISSOT T-TOUCH SOLAR, o primeiro relógio tátil do mundo alimentado por energia solar.
● Movimento ETA Swiss Made.
● Resistência de no mínimo 30 metros de profundidade.
● Vidro de safira, resistente a riscos.
● Bracelete e caixa feitos em aço inoxidável.
Uma marca verdadeiramente suíça
A TISSOT tem como principal missão o lema “Gold value at silver price” (em tradução livre “Valor de ouro ao preço da prata”). Segundo isso, oferece uma vasta gama de produtos de alta qualidade e de caráter inovador, a um preço acessível. Todos os relógios da marca são produzidos na Suíça, conferindo a famosa garantia “Swiss Made”. Todos os modelos TISSOT, salvo algumas exceções, apresentam as seguintes características em todos os seus modelos:
Precisão nos esportes
Nos esportes, como na vida, o tempo é tudo. O atrativo dos esportes é a competição, e a medição do tempo é uma parte integral deste universo. Conseguir medições exatas, umas atrás das outras, é um imperativo. Durante décadas, a TISSOT está envolvida na cronometragem esportiva. Ser Official Timekeeper significa que a TISSOT tem o privilégio e a responsabilidade de cronometrar cada milésimo de segundo de uma modalidade esportiva. E essa elevada precisão da marca suíça tem sido repetidamente reconhecida: na sua ilustre história, a TISSOT foi, ou ainda é, cronometrista oficial e parceira da NBA (poderosa liga americana profissional de basquete, com a qual a marca assinou em 2015 a maior parceria de sua história), NASCAR® (categoria mais popular do automobilismo americano), FIBA (Federação Internacional de Basquete), AFL (Australian Football League), CBA (Liga de Basquete Profissional da China), MotoGP™ (mais importantes competição de motociclismo do mundo), RBS 6 Nações (o maior campeonato anual de rúgbi do mundo) e dos campeonatos mundiais de ciclismo, esgrima e hóquei no gelo.
Os embaixadores
Para representar sua marca e divulgar seus produtos pelo mundo a TISSOT conta com uma equipe estrelada de embaixadores composta pela estonteante Danica Patrick (pilota de automobilismo), o motociclista Nicky Hayden, o jogador de basquete Tony parker, o ator chinês Huang Xiaoming, a atriz e modelo indiana Deepika Padukone, o motociclista suíço Thomas Lüthi e o espanhol Tito Rabat (piloto de motociclismo).
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. A primeira modernização do logotipo ocorreu em 1978. Mas foi em 1998, que a TISSOT adotou seu logotipo atual, onde o símbolo de + é o mesmo que se encontra na bandeira da Suíça, simbolizando a qualidade e a confiança que os relojoeiros orgulhosamente demonstram, desde 1853. O logotipo também pode ser aplicado com o símbolo ao lado esquerdo do nome da marca.
Os slogans
This is your time. (2015)
In touch with your time. (2010)
Swiss watches since 1853. (2009)
More than a watch.
Innovators by Tradition. (2002)
Why you should decide for one, which is less good. (1981)
Dados corporativos
● Origem: Suíça
● Fundação: 1 de julho de 1853
● Fundador: Charles-Félicien e Charles-Émile Tissot
● Sede mundial: Le Locle, Suíça
● Proprietário da marca: Tissot Ltd.
● Capital aberto: Não (subsidiária da The Swatch Group Ltd.)
● Chairman: Nayala Hayek (The Swatch Group)
● Presidente: François Thiébaud
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 220
● Presença global: 160 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 300
● Segmento: Relojoaria
● Principais produtos: Relógios e cronógrafos
● Concorrentes diretos: Citizen, Bulova, Festina, Longines e Seiko
● Ícones: O modelo Navigator
● Slogan: This is your time. ● Website: www.tissotwatches.com/pt-br/
A marca no mundo
A TISSOT é uma das principais marcas do Grupo Swatch, que vende seus produtos em mais de 15 mil pontos de venda, dos quais 220 são butiques próprias, localizados em 160 países ao redor do mundo. A marca suíça produz anualmente mais de 4.3 milhões de relógios. Com a missão declarada de fazer a excelência acessível, os versáteis relógios da marca podem ser encontrados a preços abaixo dos R$ 6 mil. Aproximadamente 60% dos relógios vendidos são para um público masculino. A TISSOT está entre as vinte marcas de relógios mais valiosas do mundo.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Fonte: Mundo das Marcas. Publicado em 27 de julho de 2006, atualizado pela última vez em 16 de dezembro de 2015. Consultado pela última vez em 11 de outubro de 2022.
---
Biografia – Tissot Oficial
Relógio de senhora
Existe uma forte ligação entre a evolução da moda e os relógios que a Tissot tem vindo a criar para as mulheres desde 1853.
No século XIX, os relógios pingentes Tissot eram muitas vezes ricamente decorados. A Tissot contava com mulheres famosas entre os seus clientes, como a atriz francesa Sarah Bernhardt, que comprou um requintado relógio pingente ao visitar a Exposição Universal em Paris, em 1900.
Desde o início do século XX, a Tissot criou também relógios de pulso, muito antes dos anos entre guerras e do auge deste novo tipo de relógio.
Nas décadas de 1940 e 1950, através da sua vasta gama de modelos para todos os gostos, idades e ocasiões (para o desporto, para o trabalho ou perfeito para a noite), a marca apelou especialmente à "mulher atual".
Conquistou gradualmente reconhecimento das celebridades: em 1921, a Rainha Elisabeth da Bélgica fez uma encomenda especial; em 1947, a aclamada cantora Carmen Miranda apaixonou-se por um luxuoso relógio-joia Tissot com uma deslumbrante água-marinha e diamantes.
Nas décadas de 1960 e 1970, a marca oferecia ainda pequenos relógios preciosos, alguns em ouro e com diamantes ou com vidro facetado, e alguns automáticos ou resistentes à água, bastante indicados para o desporto.
No final da década de 1960, foram criados modelos específicos para os mais jovens. O seu design testemunhava a influência da moda.
Para além disso, sempre à procura das novas tendências, a Tissot trabalhou em estreita colaboração com designers internacionais - como Pekka Piekäinen, que criou o relógio Tissot Design. No entanto, a coleção de ouro continuou a prosperar.
Na década de 1980, a Tissot desenvolveu a sua coleção de quartzo.
Concebeu também relógios para homem e senhora, diminuindo as barreiras entre os géneros, como o Tissot TwoTimer, que oferecia sete funções operadas numa única coroa, o Tissot RockWatch, o primeiro relógio do mundo em pedra ou o Tissot Sottsass, em colaboração com o famoso designer Ettore Sottsass.
Em 1999, poucos anos antes da febre digital, a Tissot criou o primeiro relógio tátil, o Tissot T-Touch, com seis funções ativadas com a ponta do dedo.
A marca cria também peças ultrafemininas, como a Tissot T-Collection ou o Tissot Precious Flower, que abria como uma flor.
Fonte: Relógio de senhora. Consultado pela última vez em 11 de outubro de 2022.
—
Logotipo
Em 1880, a Tissot registrou seu primeiro logotipo, após a entrada em vigor da primeira Lei Suíça de Proteção de Marcas Registadas. Passou depois por inúmeras mudanças, acompanhando a evolução da marca.
Antimagnetismo
Na década de 1920, a eletricidade tornou-se parte da vida diária, mas esta magnetiza os relógios e afeta a sua precisão.
Em 1930, para solucionar este problema, a Tissot cria o primeiro relógio de pulso não magnético do mundo.
Os excelentes resultados obtidos pelo Tissot Antimagnétique são confirmados por inúmeros estudos científicos encomendados ao laboratório suíço para a pesquisa de relojoaria de Neuchâtel, um organismo independente.
Para verificar as propriedades não magnéticas dos seus relógios, a Tissot instala equipamento topo de gama nas suas instalações, incluindo o crono-eletroíman. Este dispositivo único, encomendado em 1938, permite aos técnicos criar campos magnéticos de intensidade variável.
Esta inovação, que terá exigido mais de dez anos de pesquisa, é gradualmente aplicada a toda a coleção Tissot.
Fonte: Antimagnetismo. Consultado pela última vez em 11 de outubro de 2022.
—
Corridas de automóveis
A história entre a Tissot e as corridas de automóveis começou quando o piloto suíço Harry Zweifel enviou à Tissot uma fotografia autografada em 1958, onde tinha escrito: "Meine Tissot ist an jedem Rennen dabei" ("O meu Tissot está ao meu lado em todas as corridas").
COLEÇÃO "TISSOT PR 516"
Em 1965, competições de automobilismo inspiraram a Tissot a lançar o Tissot PR 516. A sua bracelete com buracos fazia referência ao volante dos carros de corrida. Esta estreia mundial foi depois copiada por muitas outras marcas de relógios.
Do ponto de vista técnico, este modelo foi altamente protegido contra impactos axiais e laterais, graças ao seu movimento suspenso - daí o seu nome, Tissot PR 516, sendo que PR significa Particularmente Resistente.
Em 1968, o piloto de ralis Henry Bradley, que adorava o seu Tissot PR 516, escreveu o nome do relógio no seu Ferrari.
EQUIPA RENAULT ALPINE
Em 1973, a Tissot participou no rali Monte Carlo como patrocinadora da Alpine, que conquistou as três posições do pódio e cinco dos seis primeiros lugares do rali graças às suas "Berlinettes". Dominou a competição naquele ano e acabou por vencer o Campeonato do Mundo de Rally.
De 1977 a 1982, a Tissot patrocinou a Equipa Renault Alpine, tanto nas 24 Horas de le Mans como na Fórmula 1.
Em 1977, a Alpine mudou-se para a Fórmula 1, coincidentemente como a primeira marca com um motor turbo. O piloto Jean-Pierre Jabouille foi o condutor da equipa em 1977 e 1978.
Em 1979, René Arnoux juntou-se à equipa.
A temporada de 1980 do Renault Alpine foi marcada pelo Grande Prémio do Brasil, onde um Renault RE20 foi adornado com a inscrição Tissot na dianteira. A Equipa Renault Alpine brilhou nessa corrida, conquistando o primeiro lugar e a volta mais rápida para Arnoux, bem como a pole position para Jabouille. Em 1981, Jabouille foi substituído por Alain Prost.
EQUIPA PORSCHE
Em 1974, a Tissot patrocinou a Porsche nas 24 Horas de Le Mans, com os pilotos Claude Ballot-Lena (campeão europeu em 1974) e Vic Elford num Porsche 911 Carrera RSR.
Em 1995, a Tissot patrocinou a Porsche nas 24 horas de Le Mans, com Lilian Bryner, Enzo Calderari e Andrea Fuchs.
LORIS KESSEL
Em 1976, a Tissot decidiu entrar no mundo da Fórmula 1 e depositou as suas esperanças no jovem Loris Kessel, um grande amigo de Clay Regazzoni. Era a sua primeira temporada a competir na Fórmula 1.
"PARA A GRANDE FAMÍLIA TISSOT, COM OS MEUS MELHORES CUMPRIMENTOS".
Kessel competiu em cinco Grandes Prémios num Brabham BT44 branco e azul com a equipa inglesa da RAM (um segundo carro com a inscrição Tissot foi conduzido por Patrick Nève no Grande Prémio da Bélgica). A Tissot criou também um novo logótipo, especificamente para corridas de automóveis, reforçando o seu envolvimento.
COLEÇÃO "TISSOT STRATOS BY BERTONE"
Em 1976, em conjunto com o designer automóvel Nuccio Bertone, a Tissot criou o seu primeiro modelo de relógio de quartzo com leitura digital, o Tissot Stratos by Bertone.
EQUIPA ENSIGN
A Tissot patrocinou a Equipa Ensign, gerida por Morris Nunn, a partir dos últimos três Grandes Prémios de 1976 e até 1978.
O piloto da Equipa Ensign era Jacky Ickx, acompanhado por Clay Regazzoni ("Rega") para a temporada de Fórmula 1 de 1977, num Ensign N177.
JACQUES LAFFITE
Em 1978, Jacques Laffite, que obteve uma enorme vitória em 1977, conduziu um JS9 com a inscrição Tissot.
EQUIPA LOTUS
A Tissot patrocinou a reconhecida e sempre inovadora Equipa Lotus de 1979 a 1982 no Campeonato de Fórmula 1, com pilotos como Mario Andretti...
Carlos Reutemann…
Elio de Angelis…
e Nigel Mansell.
Em 1979, Reutemann e Andretti conduziram um Lotus Mark 79 e um Mark 80 com o resplandecente logótipo Tissot Quartzo na carroçaria. Andretti tinha acabado de ser Campeão do Mundo em 1978 com o engenhoso Lotus 79, concebido como um carro alado.
A cooperação com a Lotus durou então até 1982. Após o Mark 79 e 80, entraram em ação os modelos 81, 81B, 87, 87B, 88, 88B e 91 da Lotus, todos ostentando o logótipo da Tissot.
COLEÇÃO "TISSOT F1"
Em 1978, a Tissot lançou a coleção Tissot F1, que se tornou o relógio oficial da Equipa Lotus, originando vários modelos.
Colin Chapman, fundador dos automóveis Lotus, possuía um e usava-o nos circuitos de Fórmula 1.
COLEÇÃO "TISSOT MARTINI RACING"
O Tissot Martini Racing de 1987 era um relógio desportivo que incluía um cronógrafo com tempo intermédio, medindo até 1/10 de segundo.
EQUIPA SAUBER MERCEDES
A Tissot regressou à Fórmula 1 como patrocinador da Equipa Sauber Mercedes, em 1994. O Sauber C13 com o motor Mercedes-V10 foi conduzido por Heinz-Harald Frentzen, Karl Wendlinger e Andrea de Cesaris.
Fonte: Tissot. Consultado pela última vez em 11 de outubro de 2022.
Crédito fotográfico: Logo Tissot. Consultado pela última vez em 31 de maio de 2022.
Tissot Ltd. (Le Locle, Suíça, 1 de julho de 1853) é uma empresa suíça fabricante de relógios de luxo fundada por Charles-Félicien Tissot e o seu filho Charles-Émile Tissot, atualmente pertence ao Grupo Swatch, o maior fabricante e distribuidor de relógios no mundo. A Tissot destacou-se por suas inovações e revolucionou o mercado ao introduzir o primeiro relógio anti-magnético do mundo, fazendo com que o funcionamento não fosse afetado quando em presença de magnetismo. No entanto, a marca tornou-se famosa nos últimos anos pela sua tecnologia táctil ou T-Touch, relógios com vidros em safira sensíveis ao toque. A Tissot é uma das principais marcas do Grupo Swatch, que vende seus produtos em mais de 15 mil pontos de venda, dos quais 220 são butiques próprias, localizados em 160 países ao redor do mundo e está entre as vinte marcas de relógios mais valiosas do mundo.
Biografia – Wikipédia
Tissot introduziu o primeiro relógio de bolso produzido em massa, com duas zonas de tempo, em 1853, e o primeiro relógio antimagnético em 1929~30. Charles-Émile Tissot partiu para a Rússia em 1858 e teve sucesso na venda dos seus relógios de bolso Savonnette em todo o Império Russo. Tissot foi a primeira a produzir relógios feitos de plástico (IDEA 2001, em 1971), pedra (The Alpine, relógio de granito, em 1985), madrepérola (o relógio Pérola, em 1987), madeira (o relógio Wood em 1988). Tissot fundiu-se com a Omega em 1930. Relógios Tissot-Omega desta época são muito procurados por colecionadores.
Ainda sediada em Le Locle, na Suíça, e presente em mais de 150 países ao redor do mundo, a Tissot faz parte, desde 1983, do Swatch Group, o maior fabricante e distribuidor de relógios no mundo.
Tissot é a cronometrista oficial dos campeonatos mundiais de ciclismo, esgrima, motociclismo e hóquei no gelo. Foi também usado para a copa Davis em 1957 e no downhill skiing na Suíça, em 1938. O primeiro compromisso da Tissot como cronometrista oficial foi em 1938, quando foi cronometrada uma série de corridas de esqui em Villar, perto da cidade de origem da empresa nas montanhas Jura.
Para os primeiros eventos eram usados cronômetros de paragem manual pois eram suficientes para fornecer tempos oficiais. Atualmente a Tissot trabalha com vários organismos desportivos para desenvolver mais precisão na cronometragem dos eventos desportivos. No ciclismo competitivo, por exemplo, sensores são colocados nas bicicletas e nas pistas de corrida e são ligados por computadores de modo a fornecer dados com elevada exactidão.
A marca tornou-se famosa nos últimos anos pela sua tecnologia táctil ou T-Touch. Vários modelos de relógios têm vidros em safira sensíveis ao toque. Desta forma é possível controlar as funções avançadas disponíveis nos modelos T-touch, tais como bússola, barômetro, altímetro e termómetro. Relógios T-touch foram vistos em filmes como Lara Croft Tomb Raider: The Cradle of Life e Mr. & Mrs. Smith.
Entre as pessoas famosas que usaram relógios Tissot estão a atriz Sarah Bernhardt, a cantora Carmen Miranda, Elvis Presley, Grace Kelly e Nelson Mandela. James Stewart também usou um relógio Tissot no filme Rear Window.
Pessoas e eventos patrocinados
Nicky Hayden, Piloto americano de MotoGP
Danica Patrick, Condutora Americana de Indycar
Michael Owen, Futebolista Inglês
Huang Xiaoming, Actor Chinês
Barbie Hsu, Actor Tailandês
Deepika Padukone, Actriz Indiana
Thomas Lüthi, Piloto Suíço de 250cc
CBA Cronometrista oficial
IIHL Cronometrista oficial
NASCAR Cronometrista oficial
MotoGP Cronometrista oficial
AFL Cronometrista oficial
Asian Games Cronometrista oficial
Steven Stamkos Jogador de hóquei
Tony Parker Jogador de basquetebol
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 11 de outubro de 2022.
---
Biografia – Mundo das Marcas
Representando a qualidade e precisão suíça os relógios da TISSOT têm sempre uma história para contar, parte da constante evolução de design e inovações tecnológicas que surpreendem e agradam seus exigentes clientes em todo o mundo, justificando seu lema corporativo: “Inovadores por Tradição”. Por isso a marca suíça tem estado na vanguarda da arte e da inovação desde sua criação em 1853.
A história
A tradicional empresa foi fundada no dia 1 de julho de 1853 com o nome de Ch. Félicien Tissot & Fils pelo montador de caixas de ouro Charles-Félicien Tissot e seu filho, o relojoeiro Charles-Émile, em Le Locle, uma pequena cidade localizada na área de Neuchâtel nas montanhas de Jura, e um dos berços da relojoaria suíça, para produzir relógios de bolso. Nessa altura, a empresa atuava como uma “comptoir d’établissage”, que consiste de uma rede de trabalhadores independentes altamente especializados que produzem diferentes peças de relógio em casa, mais tarde montadas e vendidas no “comptoir”. Os relógios TISSOT eram inicialmente destinados essencialmente aos Estados Unidos, o seu principal mercado. O primeiro modelo produzido pela empresa já era inovador: um relógio de bolso com dois fusos horários. Com apenas cinco anos de vida já vendia seus produtos no Império Russo. Conduzido por um espírito inovador e uma notável habilidade técnica, os dois fundadores começaram a construir uma marca tradicional, mas, ao mesmo tempo, inovadora. Tanto na tecnologia dos seus movimentos, na pesquisa para materiais especiais ou mesmo nas funções do relógio, os engenheiros e relojoeiros da TISSOT desenvolveriam nos anos seguintes modelos pioneiros na história deste segmento. Toda essa tradição e qualidade fizeram com que a TISSOT, em 1904, começasse a produzir relógios e peças para a corte russa.
A marca produziu relógios de bracelete em 1911, que eram inicialmente voltados para mulheres. Um dos relógios de maior sucesso produzido pela empresa foi o conhecido modelo “Banana” ou relógio Prince, introduzido em 1916, com sua caixa curva que “abraçava” o formato do pulso e com a tradicional pulseira em couro. Em 1930, a TISSOT e a Omega se fundem para formar a primeira associação suíça de relojoeiros, conhecida como SSIH (Société Suisse pour l’Industrie Horlogère). Pouco depois, a marca revolucionou o mercado ao introduzir o primeiro relógio anti-magnético do mundo, fazendo com que o funcionamento não fosse afetado quando em presença de magnetismo. Poucos anos depois do término da Segunda Guerra Mundial, no início da década de 1950, o mundo assistiu ao nascimento de um relógio que faria história: o TISSOT NAVIGATOR, que possuía entre outras novidades múltiplos fusos horários (24 no total).
Na década seguinte a TISSOT introduziu no mercado sua primeira linha esportiva de relógios. A TISSOT é uma marca que nunca temeu os caminhos nunca antes percorridos, e por isso mesmo, no início da década de 1970, em pleno nascimento da era eletrônica, lançou o ASTROLON, primeiro relógio de plástico do mundo. Sua ousadia não parou por aí: na década seguinte lançou um relógio com caixa em granito, e pouco depois, um relógio em madrepérola, seguido de um modelo em madeira. Tanta inovação acabou chamando a atenção do Swatch Group, maior grupo relojoeiro do mundo, que arquitetou uma fusão em 1983 com a SSIH (proprietária das marcas TISSOT e Omega).
Pouco antes da chegada do novo milênio, a TISSOT apresentou uma tecnologia inovadora: o sistema T-Touch, que permite acessar às diversas funções do relógio através de um simples toque na tela. Grande parte da coleção atual dos relógios da marca utiliza esta tecnologia, que chegou ao grande público pelas mãos (ou será mais correto dizer pulso?) da bela Angelina Jolie nos filmes Tomb Raider e Mr. & Mrs. Smith. Ao longo de sua busca por inovações tecnológicas, a TISSOT também construiu sua reputação sobre incomparável elegância e estilo. Seus relógios são autênticos e acessíveis, com materiais especiais, funcionalidades avançadas e um meticuloso design detalhado para criar peças que são precisas e dotadas de estilo inconfundível. Pessoas do mundo todo reconhecem a dinâmica que determinou o destino de sucesso da marca por mais de 160 anos, que passou pelos pulsos de grandes personalidades, como por exemplo, Carmen Miranda, Elvis Presley, Nelson Mandela, Grace Kelly e Frank Sinatra.
Atualmente os relógios da TISSOT estão distribuídos por oito coleções, cada uma com várias dezenas de modelos e edições especiais tematizadas com os esportes apadrinhados pela marca. Com raras exceções, estes relógios têm uma essência puramente esportiva. Uma das principais coleções é a Touch Collection, que incorpora a tecnologia T-Touch. Nesta coleção merece destaque o modelo Silen-T, que através do mesmo sistema tátil, informa as horas silenciosamente através de vibrações. A coleção T-Lady é feita seguindo as novas tendências da moda, e talvez por isso, seja inteiramente feminina, com pulseiras coloridas e em formatos originais. Já a T-Sport, é uma coleção que inclui vários modelos altamente esportivos, que são precisos, sofisticados e contemporâneos. Numa vertente mais clássica, a marca criou ainda as coleções T-Classic (uma transição entre o estilo tradicionalmente clássico e o esportivo que marcam as coleções anteriores), Heritage (puramente clássica) e ainda a T-Gold (com modelos cujas caixas são total ou parcialmente em ouro). Curiosamente, a TISSOT ainda fabrica relógios de bolso, com uma vasta oferta de produtos que vai desde a recriação do relógio tradicional a novas e interessantes abordagens.
A linha do tempo
1951
● Lançamento do famoso relógio TISSOT NAVIGATOR, o primeiro relógio de pulso de corda automática com 24 fusos horários apresentados sem manipulação.
1965
● Lançamento do TISSOT PR516, um relógio esportivo com pulseira feita em aço inox cheia de furos.
1971
● Lançamento do TISSOT ASTROLON, primeiro relógio mecânico com caixa plástica do mundo.
1985
● Lançamento do TISSOT ROCKWATCH, primeiro relógio do mundo com uma caixa fabricada em madeira natural (granito e outras pedras).
1986
● Lançamento do relógio TISSOT TWOTIMER, que oferecia dois fusos horários, em analógico e digital, controlados com uma única coroa.
1989
● Lançamento do TISSOT WOODWATCH, relógio de pulso com uma caixa fabricada em madeira.
1992
● Lançamento do TISSOT CERATEN, um relógio feito em cerâmica e que teve seu nome derivado das palavras Ceramic (o material da qual é feito) e Ten (tempo de duração de sua bateria).
1996
● Lançamento de seus primeiros modelos autoquartz que possuíam autonomia de 6 dias.
1998
● Lançamento do TISSOT TITANIUM 7, relógio com caixa feita toda em titânio, um material extremamente resistente. O modelo rapidamente se tornou um verdadeiro sucesso.
● Lançamento de uma linha especialmente desenvolvida e voltada para as mulheres.
1999
● Lançamento do TISSOT T-TOUCH, relógio com sete funções adicionais (como por exemplo, cronômetro, bússola, altímetro, termômetro, calendário e alarme) ativadas através do toque em sua tela de cristal de safira.
2003
● Lançamento da linha clássica TISSOT HERITAGE em comemoração aos 150 anos da tradicional marca.
2005
● Lançamento do TISSOT PRECIOUS FLOWER, relógios femininos em forma de pétalas cravejados de diamantes.
2008
● Lançamento do TISSOT T-TOUCH EXPERT, relógio com onze funções adicionais ativadas através do toque em sua tela.
2009
● Lançamento do TISSOT SEA-TOUCH, equipado com três funções específicas para o mergulho: duração do mergulho, profundidade em tempo real e um variômetro, que indica a velocidade da descida ou da subida (um importante indicador, devido às mudanças súbitas de pressão que podem ser fatais). Com um total de oito modelos diferentes, merece destaque o relógio com uma pulseira em borracha laranja.
2014
● Lançamento do TISSOT T-TOUCH SOLAR, o primeiro relógio tátil do mundo alimentado por energia solar.
● Movimento ETA Swiss Made.
● Resistência de no mínimo 30 metros de profundidade.
● Vidro de safira, resistente a riscos.
● Bracelete e caixa feitos em aço inoxidável.
Uma marca verdadeiramente suíça
A TISSOT tem como principal missão o lema “Gold value at silver price” (em tradução livre “Valor de ouro ao preço da prata”). Segundo isso, oferece uma vasta gama de produtos de alta qualidade e de caráter inovador, a um preço acessível. Todos os relógios da marca são produzidos na Suíça, conferindo a famosa garantia “Swiss Made”. Todos os modelos TISSOT, salvo algumas exceções, apresentam as seguintes características em todos os seus modelos:
Precisão nos esportes
Nos esportes, como na vida, o tempo é tudo. O atrativo dos esportes é a competição, e a medição do tempo é uma parte integral deste universo. Conseguir medições exatas, umas atrás das outras, é um imperativo. Durante décadas, a TISSOT está envolvida na cronometragem esportiva. Ser Official Timekeeper significa que a TISSOT tem o privilégio e a responsabilidade de cronometrar cada milésimo de segundo de uma modalidade esportiva. E essa elevada precisão da marca suíça tem sido repetidamente reconhecida: na sua ilustre história, a TISSOT foi, ou ainda é, cronometrista oficial e parceira da NBA (poderosa liga americana profissional de basquete, com a qual a marca assinou em 2015 a maior parceria de sua história), NASCAR® (categoria mais popular do automobilismo americano), FIBA (Federação Internacional de Basquete), AFL (Australian Football League), CBA (Liga de Basquete Profissional da China), MotoGP™ (mais importantes competição de motociclismo do mundo), RBS 6 Nações (o maior campeonato anual de rúgbi do mundo) e dos campeonatos mundiais de ciclismo, esgrima e hóquei no gelo.
Os embaixadores
Para representar sua marca e divulgar seus produtos pelo mundo a TISSOT conta com uma equipe estrelada de embaixadores composta pela estonteante Danica Patrick (pilota de automobilismo), o motociclista Nicky Hayden, o jogador de basquete Tony parker, o ator chinês Huang Xiaoming, a atriz e modelo indiana Deepika Padukone, o motociclista suíço Thomas Lüthi e o espanhol Tito Rabat (piloto de motociclismo).
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. A primeira modernização do logotipo ocorreu em 1978. Mas foi em 1998, que a TISSOT adotou seu logotipo atual, onde o símbolo de + é o mesmo que se encontra na bandeira da Suíça, simbolizando a qualidade e a confiança que os relojoeiros orgulhosamente demonstram, desde 1853. O logotipo também pode ser aplicado com o símbolo ao lado esquerdo do nome da marca.
Os slogans
This is your time. (2015)
In touch with your time. (2010)
Swiss watches since 1853. (2009)
More than a watch.
Innovators by Tradition. (2002)
Why you should decide for one, which is less good. (1981)
Dados corporativos
● Origem: Suíça
● Fundação: 1 de julho de 1853
● Fundador: Charles-Félicien e Charles-Émile Tissot
● Sede mundial: Le Locle, Suíça
● Proprietário da marca: Tissot Ltd.
● Capital aberto: Não (subsidiária da The Swatch Group Ltd.)
● Chairman: Nayala Hayek (The Swatch Group)
● Presidente: François Thiébaud
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 220
● Presença global: 160 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 300
● Segmento: Relojoaria
● Principais produtos: Relógios e cronógrafos
● Concorrentes diretos: Citizen, Bulova, Festina, Longines e Seiko
● Ícones: O modelo Navigator
● Slogan: This is your time. ● Website: www.tissotwatches.com/pt-br/
A marca no mundo
A TISSOT é uma das principais marcas do Grupo Swatch, que vende seus produtos em mais de 15 mil pontos de venda, dos quais 220 são butiques próprias, localizados em 160 países ao redor do mundo. A marca suíça produz anualmente mais de 4.3 milhões de relógios. Com a missão declarada de fazer a excelência acessível, os versáteis relógios da marca podem ser encontrados a preços abaixo dos R$ 6 mil. Aproximadamente 60% dos relógios vendidos são para um público masculino. A TISSOT está entre as vinte marcas de relógios mais valiosas do mundo.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Fonte: Mundo das Marcas. Publicado em 27 de julho de 2006, atualizado pela última vez em 16 de dezembro de 2015. Consultado pela última vez em 11 de outubro de 2022.
---
Biografia – Tissot Oficial
Relógio de senhora
Existe uma forte ligação entre a evolução da moda e os relógios que a Tissot tem vindo a criar para as mulheres desde 1853.
No século XIX, os relógios pingentes Tissot eram muitas vezes ricamente decorados. A Tissot contava com mulheres famosas entre os seus clientes, como a atriz francesa Sarah Bernhardt, que comprou um requintado relógio pingente ao visitar a Exposição Universal em Paris, em 1900.
Desde o início do século XX, a Tissot criou também relógios de pulso, muito antes dos anos entre guerras e do auge deste novo tipo de relógio.
Nas décadas de 1940 e 1950, através da sua vasta gama de modelos para todos os gostos, idades e ocasiões (para o desporto, para o trabalho ou perfeito para a noite), a marca apelou especialmente à "mulher atual".
Conquistou gradualmente reconhecimento das celebridades: em 1921, a Rainha Elisabeth da Bélgica fez uma encomenda especial; em 1947, a aclamada cantora Carmen Miranda apaixonou-se por um luxuoso relógio-joia Tissot com uma deslumbrante água-marinha e diamantes.
Nas décadas de 1960 e 1970, a marca oferecia ainda pequenos relógios preciosos, alguns em ouro e com diamantes ou com vidro facetado, e alguns automáticos ou resistentes à água, bastante indicados para o desporto.
No final da década de 1960, foram criados modelos específicos para os mais jovens. O seu design testemunhava a influência da moda.
Para além disso, sempre à procura das novas tendências, a Tissot trabalhou em estreita colaboração com designers internacionais - como Pekka Piekäinen, que criou o relógio Tissot Design. No entanto, a coleção de ouro continuou a prosperar.
Na década de 1980, a Tissot desenvolveu a sua coleção de quartzo.
Concebeu também relógios para homem e senhora, diminuindo as barreiras entre os géneros, como o Tissot TwoTimer, que oferecia sete funções operadas numa única coroa, o Tissot RockWatch, o primeiro relógio do mundo em pedra ou o Tissot Sottsass, em colaboração com o famoso designer Ettore Sottsass.
Em 1999, poucos anos antes da febre digital, a Tissot criou o primeiro relógio tátil, o Tissot T-Touch, com seis funções ativadas com a ponta do dedo.
A marca cria também peças ultrafemininas, como a Tissot T-Collection ou o Tissot Precious Flower, que abria como uma flor.
Fonte: Relógio de senhora. Consultado pela última vez em 11 de outubro de 2022.
—
Logotipo
Em 1880, a Tissot registrou seu primeiro logotipo, após a entrada em vigor da primeira Lei Suíça de Proteção de Marcas Registadas. Passou depois por inúmeras mudanças, acompanhando a evolução da marca.
Antimagnetismo
Na década de 1920, a eletricidade tornou-se parte da vida diária, mas esta magnetiza os relógios e afeta a sua precisão.
Em 1930, para solucionar este problema, a Tissot cria o primeiro relógio de pulso não magnético do mundo.
Os excelentes resultados obtidos pelo Tissot Antimagnétique são confirmados por inúmeros estudos científicos encomendados ao laboratório suíço para a pesquisa de relojoaria de Neuchâtel, um organismo independente.
Para verificar as propriedades não magnéticas dos seus relógios, a Tissot instala equipamento topo de gama nas suas instalações, incluindo o crono-eletroíman. Este dispositivo único, encomendado em 1938, permite aos técnicos criar campos magnéticos de intensidade variável.
Esta inovação, que terá exigido mais de dez anos de pesquisa, é gradualmente aplicada a toda a coleção Tissot.
Fonte: Antimagnetismo. Consultado pela última vez em 11 de outubro de 2022.
—
Corridas de automóveis
A história entre a Tissot e as corridas de automóveis começou quando o piloto suíço Harry Zweifel enviou à Tissot uma fotografia autografada em 1958, onde tinha escrito: "Meine Tissot ist an jedem Rennen dabei" ("O meu Tissot está ao meu lado em todas as corridas").
COLEÇÃO "TISSOT PR 516"
Em 1965, competições de automobilismo inspiraram a Tissot a lançar o Tissot PR 516. A sua bracelete com buracos fazia referência ao volante dos carros de corrida. Esta estreia mundial foi depois copiada por muitas outras marcas de relógios.
Do ponto de vista técnico, este modelo foi altamente protegido contra impactos axiais e laterais, graças ao seu movimento suspenso - daí o seu nome, Tissot PR 516, sendo que PR significa Particularmente Resistente.
Em 1968, o piloto de ralis Henry Bradley, que adorava o seu Tissot PR 516, escreveu o nome do relógio no seu Ferrari.
EQUIPA RENAULT ALPINE
Em 1973, a Tissot participou no rali Monte Carlo como patrocinadora da Alpine, que conquistou as três posições do pódio e cinco dos seis primeiros lugares do rali graças às suas "Berlinettes". Dominou a competição naquele ano e acabou por vencer o Campeonato do Mundo de Rally.
De 1977 a 1982, a Tissot patrocinou a Equipa Renault Alpine, tanto nas 24 Horas de le Mans como na Fórmula 1.
Em 1977, a Alpine mudou-se para a Fórmula 1, coincidentemente como a primeira marca com um motor turbo. O piloto Jean-Pierre Jabouille foi o condutor da equipa em 1977 e 1978.
Em 1979, René Arnoux juntou-se à equipa.
A temporada de 1980 do Renault Alpine foi marcada pelo Grande Prémio do Brasil, onde um Renault RE20 foi adornado com a inscrição Tissot na dianteira. A Equipa Renault Alpine brilhou nessa corrida, conquistando o primeiro lugar e a volta mais rápida para Arnoux, bem como a pole position para Jabouille. Em 1981, Jabouille foi substituído por Alain Prost.
EQUIPA PORSCHE
Em 1974, a Tissot patrocinou a Porsche nas 24 Horas de Le Mans, com os pilotos Claude Ballot-Lena (campeão europeu em 1974) e Vic Elford num Porsche 911 Carrera RSR.
Em 1995, a Tissot patrocinou a Porsche nas 24 horas de Le Mans, com Lilian Bryner, Enzo Calderari e Andrea Fuchs.
LORIS KESSEL
Em 1976, a Tissot decidiu entrar no mundo da Fórmula 1 e depositou as suas esperanças no jovem Loris Kessel, um grande amigo de Clay Regazzoni. Era a sua primeira temporada a competir na Fórmula 1.
"PARA A GRANDE FAMÍLIA TISSOT, COM OS MEUS MELHORES CUMPRIMENTOS".
Kessel competiu em cinco Grandes Prémios num Brabham BT44 branco e azul com a equipa inglesa da RAM (um segundo carro com a inscrição Tissot foi conduzido por Patrick Nève no Grande Prémio da Bélgica). A Tissot criou também um novo logótipo, especificamente para corridas de automóveis, reforçando o seu envolvimento.
COLEÇÃO "TISSOT STRATOS BY BERTONE"
Em 1976, em conjunto com o designer automóvel Nuccio Bertone, a Tissot criou o seu primeiro modelo de relógio de quartzo com leitura digital, o Tissot Stratos by Bertone.
EQUIPA ENSIGN
A Tissot patrocinou a Equipa Ensign, gerida por Morris Nunn, a partir dos últimos três Grandes Prémios de 1976 e até 1978.
O piloto da Equipa Ensign era Jacky Ickx, acompanhado por Clay Regazzoni ("Rega") para a temporada de Fórmula 1 de 1977, num Ensign N177.
JACQUES LAFFITE
Em 1978, Jacques Laffite, que obteve uma enorme vitória em 1977, conduziu um JS9 com a inscrição Tissot.
EQUIPA LOTUS
A Tissot patrocinou a reconhecida e sempre inovadora Equipa Lotus de 1979 a 1982 no Campeonato de Fórmula 1, com pilotos como Mario Andretti...
Carlos Reutemann…
Elio de Angelis…
e Nigel Mansell.
Em 1979, Reutemann e Andretti conduziram um Lotus Mark 79 e um Mark 80 com o resplandecente logótipo Tissot Quartzo na carroçaria. Andretti tinha acabado de ser Campeão do Mundo em 1978 com o engenhoso Lotus 79, concebido como um carro alado.
A cooperação com a Lotus durou então até 1982. Após o Mark 79 e 80, entraram em ação os modelos 81, 81B, 87, 87B, 88, 88B e 91 da Lotus, todos ostentando o logótipo da Tissot.
COLEÇÃO "TISSOT F1"
Em 1978, a Tissot lançou a coleção Tissot F1, que se tornou o relógio oficial da Equipa Lotus, originando vários modelos.
Colin Chapman, fundador dos automóveis Lotus, possuía um e usava-o nos circuitos de Fórmula 1.
COLEÇÃO "TISSOT MARTINI RACING"
O Tissot Martini Racing de 1987 era um relógio desportivo que incluía um cronógrafo com tempo intermédio, medindo até 1/10 de segundo.
EQUIPA SAUBER MERCEDES
A Tissot regressou à Fórmula 1 como patrocinador da Equipa Sauber Mercedes, em 1994. O Sauber C13 com o motor Mercedes-V10 foi conduzido por Heinz-Harald Frentzen, Karl Wendlinger e Andrea de Cesaris.
Fonte: Tissot. Consultado pela última vez em 11 de outubro de 2022.
Crédito fotográfico: Logo Tissot. Consultado pela última vez em 31 de maio de 2022.
Tissot Ltd. (Le Locle, Suíça, 1 de julho de 1853) é uma empresa suíça fabricante de relógios de luxo fundada por Charles-Félicien Tissot e o seu filho Charles-Émile Tissot, atualmente pertence ao Grupo Swatch, o maior fabricante e distribuidor de relógios no mundo. A Tissot destacou-se por suas inovações e revolucionou o mercado ao introduzir o primeiro relógio anti-magnético do mundo, fazendo com que o funcionamento não fosse afetado quando em presença de magnetismo. No entanto, a marca tornou-se famosa nos últimos anos pela sua tecnologia táctil ou T-Touch, relógios com vidros em safira sensíveis ao toque. A Tissot é uma das principais marcas do Grupo Swatch, que vende seus produtos em mais de 15 mil pontos de venda, dos quais 220 são butiques próprias, localizados em 160 países ao redor do mundo e está entre as vinte marcas de relógios mais valiosas do mundo.
Biografia – Wikipédia
Tissot introduziu o primeiro relógio de bolso produzido em massa, com duas zonas de tempo, em 1853, e o primeiro relógio antimagnético em 1929~30. Charles-Émile Tissot partiu para a Rússia em 1858 e teve sucesso na venda dos seus relógios de bolso Savonnette em todo o Império Russo. Tissot foi a primeira a produzir relógios feitos de plástico (IDEA 2001, em 1971), pedra (The Alpine, relógio de granito, em 1985), madrepérola (o relógio Pérola, em 1987), madeira (o relógio Wood em 1988). Tissot fundiu-se com a Omega em 1930. Relógios Tissot-Omega desta época são muito procurados por colecionadores.
Ainda sediada em Le Locle, na Suíça, e presente em mais de 150 países ao redor do mundo, a Tissot faz parte, desde 1983, do Swatch Group, o maior fabricante e distribuidor de relógios no mundo.
Tissot é a cronometrista oficial dos campeonatos mundiais de ciclismo, esgrima, motociclismo e hóquei no gelo. Foi também usado para a copa Davis em 1957 e no downhill skiing na Suíça, em 1938. O primeiro compromisso da Tissot como cronometrista oficial foi em 1938, quando foi cronometrada uma série de corridas de esqui em Villar, perto da cidade de origem da empresa nas montanhas Jura.
Para os primeiros eventos eram usados cronômetros de paragem manual pois eram suficientes para fornecer tempos oficiais. Atualmente a Tissot trabalha com vários organismos desportivos para desenvolver mais precisão na cronometragem dos eventos desportivos. No ciclismo competitivo, por exemplo, sensores são colocados nas bicicletas e nas pistas de corrida e são ligados por computadores de modo a fornecer dados com elevada exactidão.
A marca tornou-se famosa nos últimos anos pela sua tecnologia táctil ou T-Touch. Vários modelos de relógios têm vidros em safira sensíveis ao toque. Desta forma é possível controlar as funções avançadas disponíveis nos modelos T-touch, tais como bússola, barômetro, altímetro e termómetro. Relógios T-touch foram vistos em filmes como Lara Croft Tomb Raider: The Cradle of Life e Mr. & Mrs. Smith.
Entre as pessoas famosas que usaram relógios Tissot estão a atriz Sarah Bernhardt, a cantora Carmen Miranda, Elvis Presley, Grace Kelly e Nelson Mandela. James Stewart também usou um relógio Tissot no filme Rear Window.
Pessoas e eventos patrocinados
Nicky Hayden, Piloto americano de MotoGP
Danica Patrick, Condutora Americana de Indycar
Michael Owen, Futebolista Inglês
Huang Xiaoming, Actor Chinês
Barbie Hsu, Actor Tailandês
Deepika Padukone, Actriz Indiana
Thomas Lüthi, Piloto Suíço de 250cc
CBA Cronometrista oficial
IIHL Cronometrista oficial
NASCAR Cronometrista oficial
MotoGP Cronometrista oficial
AFL Cronometrista oficial
Asian Games Cronometrista oficial
Steven Stamkos Jogador de hóquei
Tony Parker Jogador de basquetebol
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 11 de outubro de 2022.
---
Biografia – Mundo das Marcas
Representando a qualidade e precisão suíça os relógios da TISSOT têm sempre uma história para contar, parte da constante evolução de design e inovações tecnológicas que surpreendem e agradam seus exigentes clientes em todo o mundo, justificando seu lema corporativo: “Inovadores por Tradição”. Por isso a marca suíça tem estado na vanguarda da arte e da inovação desde sua criação em 1853.
A história
A tradicional empresa foi fundada no dia 1 de julho de 1853 com o nome de Ch. Félicien Tissot & Fils pelo montador de caixas de ouro Charles-Félicien Tissot e seu filho, o relojoeiro Charles-Émile, em Le Locle, uma pequena cidade localizada na área de Neuchâtel nas montanhas de Jura, e um dos berços da relojoaria suíça, para produzir relógios de bolso. Nessa altura, a empresa atuava como uma “comptoir d’établissage”, que consiste de uma rede de trabalhadores independentes altamente especializados que produzem diferentes peças de relógio em casa, mais tarde montadas e vendidas no “comptoir”. Os relógios TISSOT eram inicialmente destinados essencialmente aos Estados Unidos, o seu principal mercado. O primeiro modelo produzido pela empresa já era inovador: um relógio de bolso com dois fusos horários. Com apenas cinco anos de vida já vendia seus produtos no Império Russo. Conduzido por um espírito inovador e uma notável habilidade técnica, os dois fundadores começaram a construir uma marca tradicional, mas, ao mesmo tempo, inovadora. Tanto na tecnologia dos seus movimentos, na pesquisa para materiais especiais ou mesmo nas funções do relógio, os engenheiros e relojoeiros da TISSOT desenvolveriam nos anos seguintes modelos pioneiros na história deste segmento. Toda essa tradição e qualidade fizeram com que a TISSOT, em 1904, começasse a produzir relógios e peças para a corte russa.
A marca produziu relógios de bracelete em 1911, que eram inicialmente voltados para mulheres. Um dos relógios de maior sucesso produzido pela empresa foi o conhecido modelo “Banana” ou relógio Prince, introduzido em 1916, com sua caixa curva que “abraçava” o formato do pulso e com a tradicional pulseira em couro. Em 1930, a TISSOT e a Omega se fundem para formar a primeira associação suíça de relojoeiros, conhecida como SSIH (Société Suisse pour l’Industrie Horlogère). Pouco depois, a marca revolucionou o mercado ao introduzir o primeiro relógio anti-magnético do mundo, fazendo com que o funcionamento não fosse afetado quando em presença de magnetismo. Poucos anos depois do término da Segunda Guerra Mundial, no início da década de 1950, o mundo assistiu ao nascimento de um relógio que faria história: o TISSOT NAVIGATOR, que possuía entre outras novidades múltiplos fusos horários (24 no total).
Na década seguinte a TISSOT introduziu no mercado sua primeira linha esportiva de relógios. A TISSOT é uma marca que nunca temeu os caminhos nunca antes percorridos, e por isso mesmo, no início da década de 1970, em pleno nascimento da era eletrônica, lançou o ASTROLON, primeiro relógio de plástico do mundo. Sua ousadia não parou por aí: na década seguinte lançou um relógio com caixa em granito, e pouco depois, um relógio em madrepérola, seguido de um modelo em madeira. Tanta inovação acabou chamando a atenção do Swatch Group, maior grupo relojoeiro do mundo, que arquitetou uma fusão em 1983 com a SSIH (proprietária das marcas TISSOT e Omega).
Pouco antes da chegada do novo milênio, a TISSOT apresentou uma tecnologia inovadora: o sistema T-Touch, que permite acessar às diversas funções do relógio através de um simples toque na tela. Grande parte da coleção atual dos relógios da marca utiliza esta tecnologia, que chegou ao grande público pelas mãos (ou será mais correto dizer pulso?) da bela Angelina Jolie nos filmes Tomb Raider e Mr. & Mrs. Smith. Ao longo de sua busca por inovações tecnológicas, a TISSOT também construiu sua reputação sobre incomparável elegância e estilo. Seus relógios são autênticos e acessíveis, com materiais especiais, funcionalidades avançadas e um meticuloso design detalhado para criar peças que são precisas e dotadas de estilo inconfundível. Pessoas do mundo todo reconhecem a dinâmica que determinou o destino de sucesso da marca por mais de 160 anos, que passou pelos pulsos de grandes personalidades, como por exemplo, Carmen Miranda, Elvis Presley, Nelson Mandela, Grace Kelly e Frank Sinatra.
Atualmente os relógios da TISSOT estão distribuídos por oito coleções, cada uma com várias dezenas de modelos e edições especiais tematizadas com os esportes apadrinhados pela marca. Com raras exceções, estes relógios têm uma essência puramente esportiva. Uma das principais coleções é a Touch Collection, que incorpora a tecnologia T-Touch. Nesta coleção merece destaque o modelo Silen-T, que através do mesmo sistema tátil, informa as horas silenciosamente através de vibrações. A coleção T-Lady é feita seguindo as novas tendências da moda, e talvez por isso, seja inteiramente feminina, com pulseiras coloridas e em formatos originais. Já a T-Sport, é uma coleção que inclui vários modelos altamente esportivos, que são precisos, sofisticados e contemporâneos. Numa vertente mais clássica, a marca criou ainda as coleções T-Classic (uma transição entre o estilo tradicionalmente clássico e o esportivo que marcam as coleções anteriores), Heritage (puramente clássica) e ainda a T-Gold (com modelos cujas caixas são total ou parcialmente em ouro). Curiosamente, a TISSOT ainda fabrica relógios de bolso, com uma vasta oferta de produtos que vai desde a recriação do relógio tradicional a novas e interessantes abordagens.
A linha do tempo
1951
● Lançamento do famoso relógio TISSOT NAVIGATOR, o primeiro relógio de pulso de corda automática com 24 fusos horários apresentados sem manipulação.
1965
● Lançamento do TISSOT PR516, um relógio esportivo com pulseira feita em aço inox cheia de furos.
1971
● Lançamento do TISSOT ASTROLON, primeiro relógio mecânico com caixa plástica do mundo.
1985
● Lançamento do TISSOT ROCKWATCH, primeiro relógio do mundo com uma caixa fabricada em madeira natural (granito e outras pedras).
1986
● Lançamento do relógio TISSOT TWOTIMER, que oferecia dois fusos horários, em analógico e digital, controlados com uma única coroa.
1989
● Lançamento do TISSOT WOODWATCH, relógio de pulso com uma caixa fabricada em madeira.
1992
● Lançamento do TISSOT CERATEN, um relógio feito em cerâmica e que teve seu nome derivado das palavras Ceramic (o material da qual é feito) e Ten (tempo de duração de sua bateria).
1996
● Lançamento de seus primeiros modelos autoquartz que possuíam autonomia de 6 dias.
1998
● Lançamento do TISSOT TITANIUM 7, relógio com caixa feita toda em titânio, um material extremamente resistente. O modelo rapidamente se tornou um verdadeiro sucesso.
● Lançamento de uma linha especialmente desenvolvida e voltada para as mulheres.
1999
● Lançamento do TISSOT T-TOUCH, relógio com sete funções adicionais (como por exemplo, cronômetro, bússola, altímetro, termômetro, calendário e alarme) ativadas através do toque em sua tela de cristal de safira.
2003
● Lançamento da linha clássica TISSOT HERITAGE em comemoração aos 150 anos da tradicional marca.
2005
● Lançamento do TISSOT PRECIOUS FLOWER, relógios femininos em forma de pétalas cravejados de diamantes.
2008
● Lançamento do TISSOT T-TOUCH EXPERT, relógio com onze funções adicionais ativadas através do toque em sua tela.
2009
● Lançamento do TISSOT SEA-TOUCH, equipado com três funções específicas para o mergulho: duração do mergulho, profundidade em tempo real e um variômetro, que indica a velocidade da descida ou da subida (um importante indicador, devido às mudanças súbitas de pressão que podem ser fatais). Com um total de oito modelos diferentes, merece destaque o relógio com uma pulseira em borracha laranja.
2014
● Lançamento do TISSOT T-TOUCH SOLAR, o primeiro relógio tátil do mundo alimentado por energia solar.
● Movimento ETA Swiss Made.
● Resistência de no mínimo 30 metros de profundidade.
● Vidro de safira, resistente a riscos.
● Bracelete e caixa feitos em aço inoxidável.
Uma marca verdadeiramente suíça
A TISSOT tem como principal missão o lema “Gold value at silver price” (em tradução livre “Valor de ouro ao preço da prata”). Segundo isso, oferece uma vasta gama de produtos de alta qualidade e de caráter inovador, a um preço acessível. Todos os relógios da marca são produzidos na Suíça, conferindo a famosa garantia “Swiss Made”. Todos os modelos TISSOT, salvo algumas exceções, apresentam as seguintes características em todos os seus modelos:
Precisão nos esportes
Nos esportes, como na vida, o tempo é tudo. O atrativo dos esportes é a competição, e a medição do tempo é uma parte integral deste universo. Conseguir medições exatas, umas atrás das outras, é um imperativo. Durante décadas, a TISSOT está envolvida na cronometragem esportiva. Ser Official Timekeeper significa que a TISSOT tem o privilégio e a responsabilidade de cronometrar cada milésimo de segundo de uma modalidade esportiva. E essa elevada precisão da marca suíça tem sido repetidamente reconhecida: na sua ilustre história, a TISSOT foi, ou ainda é, cronometrista oficial e parceira da NBA (poderosa liga americana profissional de basquete, com a qual a marca assinou em 2015 a maior parceria de sua história), NASCAR® (categoria mais popular do automobilismo americano), FIBA (Federação Internacional de Basquete), AFL (Australian Football League), CBA (Liga de Basquete Profissional da China), MotoGP™ (mais importantes competição de motociclismo do mundo), RBS 6 Nações (o maior campeonato anual de rúgbi do mundo) e dos campeonatos mundiais de ciclismo, esgrima e hóquei no gelo.
Os embaixadores
Para representar sua marca e divulgar seus produtos pelo mundo a TISSOT conta com uma equipe estrelada de embaixadores composta pela estonteante Danica Patrick (pilota de automobilismo), o motociclista Nicky Hayden, o jogador de basquete Tony parker, o ator chinês Huang Xiaoming, a atriz e modelo indiana Deepika Padukone, o motociclista suíço Thomas Lüthi e o espanhol Tito Rabat (piloto de motociclismo).
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. A primeira modernização do logotipo ocorreu em 1978. Mas foi em 1998, que a TISSOT adotou seu logotipo atual, onde o símbolo de + é o mesmo que se encontra na bandeira da Suíça, simbolizando a qualidade e a confiança que os relojoeiros orgulhosamente demonstram, desde 1853. O logotipo também pode ser aplicado com o símbolo ao lado esquerdo do nome da marca.
Os slogans
This is your time. (2015)
In touch with your time. (2010)
Swiss watches since 1853. (2009)
More than a watch.
Innovators by Tradition. (2002)
Why you should decide for one, which is less good. (1981)
Dados corporativos
● Origem: Suíça
● Fundação: 1 de julho de 1853
● Fundador: Charles-Félicien e Charles-Émile Tissot
● Sede mundial: Le Locle, Suíça
● Proprietário da marca: Tissot Ltd.
● Capital aberto: Não (subsidiária da The Swatch Group Ltd.)
● Chairman: Nayala Hayek (The Swatch Group)
● Presidente: François Thiébaud
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 220
● Presença global: 160 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 300
● Segmento: Relojoaria
● Principais produtos: Relógios e cronógrafos
● Concorrentes diretos: Citizen, Bulova, Festina, Longines e Seiko
● Ícones: O modelo Navigator
● Slogan: This is your time. ● Website: www.tissotwatches.com/pt-br/
A marca no mundo
A TISSOT é uma das principais marcas do Grupo Swatch, que vende seus produtos em mais de 15 mil pontos de venda, dos quais 220 são butiques próprias, localizados em 160 países ao redor do mundo. A marca suíça produz anualmente mais de 4.3 milhões de relógios. Com a missão declarada de fazer a excelência acessível, os versáteis relógios da marca podem ser encontrados a preços abaixo dos R$ 6 mil. Aproximadamente 60% dos relógios vendidos são para um público masculino. A TISSOT está entre as vinte marcas de relógios mais valiosas do mundo.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Fonte: Mundo das Marcas. Publicado em 27 de julho de 2006, atualizado pela última vez em 16 de dezembro de 2015. Consultado pela última vez em 11 de outubro de 2022.
---
Biografia – Tissot Oficial
Relógio de senhora
Existe uma forte ligação entre a evolução da moda e os relógios que a Tissot tem vindo a criar para as mulheres desde 1853.
No século XIX, os relógios pingentes Tissot eram muitas vezes ricamente decorados. A Tissot contava com mulheres famosas entre os seus clientes, como a atriz francesa Sarah Bernhardt, que comprou um requintado relógio pingente ao visitar a Exposição Universal em Paris, em 1900.
Desde o início do século XX, a Tissot criou também relógios de pulso, muito antes dos anos entre guerras e do auge deste novo tipo de relógio.
Nas décadas de 1940 e 1950, através da sua vasta gama de modelos para todos os gostos, idades e ocasiões (para o desporto, para o trabalho ou perfeito para a noite), a marca apelou especialmente à "mulher atual".
Conquistou gradualmente reconhecimento das celebridades: em 1921, a Rainha Elisabeth da Bélgica fez uma encomenda especial; em 1947, a aclamada cantora Carmen Miranda apaixonou-se por um luxuoso relógio-joia Tissot com uma deslumbrante água-marinha e diamantes.
Nas décadas de 1960 e 1970, a marca oferecia ainda pequenos relógios preciosos, alguns em ouro e com diamantes ou com vidro facetado, e alguns automáticos ou resistentes à água, bastante indicados para o desporto.
No final da década de 1960, foram criados modelos específicos para os mais jovens. O seu design testemunhava a influência da moda.
Para além disso, sempre à procura das novas tendências, a Tissot trabalhou em estreita colaboração com designers internacionais - como Pekka Piekäinen, que criou o relógio Tissot Design. No entanto, a coleção de ouro continuou a prosperar.
Na década de 1980, a Tissot desenvolveu a sua coleção de quartzo.
Concebeu também relógios para homem e senhora, diminuindo as barreiras entre os géneros, como o Tissot TwoTimer, que oferecia sete funções operadas numa única coroa, o Tissot RockWatch, o primeiro relógio do mundo em pedra ou o Tissot Sottsass, em colaboração com o famoso designer Ettore Sottsass.
Em 1999, poucos anos antes da febre digital, a Tissot criou o primeiro relógio tátil, o Tissot T-Touch, com seis funções ativadas com a ponta do dedo.
A marca cria também peças ultrafemininas, como a Tissot T-Collection ou o Tissot Precious Flower, que abria como uma flor.
Fonte: Relógio de senhora. Consultado pela última vez em 11 de outubro de 2022.
—
Logotipo
Em 1880, a Tissot registrou seu primeiro logotipo, após a entrada em vigor da primeira Lei Suíça de Proteção de Marcas Registadas. Passou depois por inúmeras mudanças, acompanhando a evolução da marca.
Antimagnetismo
Na década de 1920, a eletricidade tornou-se parte da vida diária, mas esta magnetiza os relógios e afeta a sua precisão.
Em 1930, para solucionar este problema, a Tissot cria o primeiro relógio de pulso não magnético do mundo.
Os excelentes resultados obtidos pelo Tissot Antimagnétique são confirmados por inúmeros estudos científicos encomendados ao laboratório suíço para a pesquisa de relojoaria de Neuchâtel, um organismo independente.
Para verificar as propriedades não magnéticas dos seus relógios, a Tissot instala equipamento topo de gama nas suas instalações, incluindo o crono-eletroíman. Este dispositivo único, encomendado em 1938, permite aos técnicos criar campos magnéticos de intensidade variável.
Esta inovação, que terá exigido mais de dez anos de pesquisa, é gradualmente aplicada a toda a coleção Tissot.
Fonte: Antimagnetismo. Consultado pela última vez em 11 de outubro de 2022.
—
Corridas de automóveis
A história entre a Tissot e as corridas de automóveis começou quando o piloto suíço Harry Zweifel enviou à Tissot uma fotografia autografada em 1958, onde tinha escrito: "Meine Tissot ist an jedem Rennen dabei" ("O meu Tissot está ao meu lado em todas as corridas").
COLEÇÃO "TISSOT PR 516"
Em 1965, competições de automobilismo inspiraram a Tissot a lançar o Tissot PR 516. A sua bracelete com buracos fazia referência ao volante dos carros de corrida. Esta estreia mundial foi depois copiada por muitas outras marcas de relógios.
Do ponto de vista técnico, este modelo foi altamente protegido contra impactos axiais e laterais, graças ao seu movimento suspenso - daí o seu nome, Tissot PR 516, sendo que PR significa Particularmente Resistente.
Em 1968, o piloto de ralis Henry Bradley, que adorava o seu Tissot PR 516, escreveu o nome do relógio no seu Ferrari.
EQUIPA RENAULT ALPINE
Em 1973, a Tissot participou no rali Monte Carlo como patrocinadora da Alpine, que conquistou as três posições do pódio e cinco dos seis primeiros lugares do rali graças às suas "Berlinettes". Dominou a competição naquele ano e acabou por vencer o Campeonato do Mundo de Rally.
De 1977 a 1982, a Tissot patrocinou a Equipa Renault Alpine, tanto nas 24 Horas de le Mans como na Fórmula 1.
Em 1977, a Alpine mudou-se para a Fórmula 1, coincidentemente como a primeira marca com um motor turbo. O piloto Jean-Pierre Jabouille foi o condutor da equipa em 1977 e 1978.
Em 1979, René Arnoux juntou-se à equipa.
A temporada de 1980 do Renault Alpine foi marcada pelo Grande Prémio do Brasil, onde um Renault RE20 foi adornado com a inscrição Tissot na dianteira. A Equipa Renault Alpine brilhou nessa corrida, conquistando o primeiro lugar e a volta mais rápida para Arnoux, bem como a pole position para Jabouille. Em 1981, Jabouille foi substituído por Alain Prost.
EQUIPA PORSCHE
Em 1974, a Tissot patrocinou a Porsche nas 24 Horas de Le Mans, com os pilotos Claude Ballot-Lena (campeão europeu em 1974) e Vic Elford num Porsche 911 Carrera RSR.
Em 1995, a Tissot patrocinou a Porsche nas 24 horas de Le Mans, com Lilian Bryner, Enzo Calderari e Andrea Fuchs.
LORIS KESSEL
Em 1976, a Tissot decidiu entrar no mundo da Fórmula 1 e depositou as suas esperanças no jovem Loris Kessel, um grande amigo de Clay Regazzoni. Era a sua primeira temporada a competir na Fórmula 1.
"PARA A GRANDE FAMÍLIA TISSOT, COM OS MEUS MELHORES CUMPRIMENTOS".
Kessel competiu em cinco Grandes Prémios num Brabham BT44 branco e azul com a equipa inglesa da RAM (um segundo carro com a inscrição Tissot foi conduzido por Patrick Nève no Grande Prémio da Bélgica). A Tissot criou também um novo logótipo, especificamente para corridas de automóveis, reforçando o seu envolvimento.
COLEÇÃO "TISSOT STRATOS BY BERTONE"
Em 1976, em conjunto com o designer automóvel Nuccio Bertone, a Tissot criou o seu primeiro modelo de relógio de quartzo com leitura digital, o Tissot Stratos by Bertone.
EQUIPA ENSIGN
A Tissot patrocinou a Equipa Ensign, gerida por Morris Nunn, a partir dos últimos três Grandes Prémios de 1976 e até 1978.
O piloto da Equipa Ensign era Jacky Ickx, acompanhado por Clay Regazzoni ("Rega") para a temporada de Fórmula 1 de 1977, num Ensign N177.
JACQUES LAFFITE
Em 1978, Jacques Laffite, que obteve uma enorme vitória em 1977, conduziu um JS9 com a inscrição Tissot.
EQUIPA LOTUS
A Tissot patrocinou a reconhecida e sempre inovadora Equipa Lotus de 1979 a 1982 no Campeonato de Fórmula 1, com pilotos como Mario Andretti...
Carlos Reutemann…
Elio de Angelis…
e Nigel Mansell.
Em 1979, Reutemann e Andretti conduziram um Lotus Mark 79 e um Mark 80 com o resplandecente logótipo Tissot Quartzo na carroçaria. Andretti tinha acabado de ser Campeão do Mundo em 1978 com o engenhoso Lotus 79, concebido como um carro alado.
A cooperação com a Lotus durou então até 1982. Após o Mark 79 e 80, entraram em ação os modelos 81, 81B, 87, 87B, 88, 88B e 91 da Lotus, todos ostentando o logótipo da Tissot.
COLEÇÃO "TISSOT F1"
Em 1978, a Tissot lançou a coleção Tissot F1, que se tornou o relógio oficial da Equipa Lotus, originando vários modelos.
Colin Chapman, fundador dos automóveis Lotus, possuía um e usava-o nos circuitos de Fórmula 1.
COLEÇÃO "TISSOT MARTINI RACING"
O Tissot Martini Racing de 1987 era um relógio desportivo que incluía um cronógrafo com tempo intermédio, medindo até 1/10 de segundo.
EQUIPA SAUBER MERCEDES
A Tissot regressou à Fórmula 1 como patrocinador da Equipa Sauber Mercedes, em 1994. O Sauber C13 com o motor Mercedes-V10 foi conduzido por Heinz-Harald Frentzen, Karl Wendlinger e Andrea de Cesaris.
Fonte: Tissot. Consultado pela última vez em 11 de outubro de 2022.
Crédito fotográfico: Logo Tissot. Consultado pela última vez em 31 de maio de 2022.