Antonio Peticov (Assis, SP, 2 de julho de 1946), também conhecido apenas por Peticov, é um pintor, desenhista, escultor e gravurista brasileiro.
Biografia - Itaú Cultural
Antonio Peticov fez instalações como Balli Ballet (1982), em Cloudwalk Farm, Connecticut, e The Big Ladder - Scala Cromatica (1983), para a New York Art Expo, nos Estados Unidos. Apresenta, em 1989, o Projeto Natura - Rio Pinheiros na 20ª Bienal Internacional de São Paulo, prevendo a plantação de várias espécies de árvores ao longo do rio Pinheiros, em São Paulo; e, em 1992, cria o Projeto Bosque Natura, para a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro. Realiza, em 1990, o mural Momento Antropofágico com Oswald de Andrade, instalado na estação República do metrô de São Paulo, em homenagem ao centenário do escritor. Em 2003, é lançado o livro Trabalhos Escolhidos, juntamente com a exposição no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Masp. Em suas pinturas trabalha freqüentemente com séries temáticas como a Seção Áurea e Dia e Noite, utilizando conceitos da física e da matemática, relacionados ao espectro de cores e à luz.
Análise
Autodidata, Antonio Peticov estuda história da arte e os movimentos de vanguarda na segunda metade da década de 1960. Trabalha com pintura, escultura e instalações, apresentando uma produção diversificada. Em seus quadros, destacam-se os efeitos luminosos e a utilização de cores intensas. Neles, cria imagens oníricas alinhadas ao imaginário da publicidade.
Realiza, em 1990, o mural Momento Antropofágico com Oswald de Andrade, em homenagem ao centenário do escritor, instalado na estação República do metrô de São Paulo. O espectador ao situar-se em um ponto de vista frontal em relação ao mural, vê formas ondulantes na parte central. Ao posicionar-se em um ângulo de 45 graus, passa a perceber nessas formas um rosto. O artista emprega a anamorfose,1 e explora oposições como positivo e negativo, e horizontalidade e verticalidade. Peticov emprega freqüentemente conceitos matemáticos e também da física, relacionados ao espectro de cores e à luz, criando obras de cunho simbólico.
Críticas
"Autor de obra variada e técnica diversificada, onde se acham combinadas várias tendências da arte contemporânea, seu trabalho deve ser inserido na produção oriunda da década de 60, no bojo das renovações vanguardistas trazidas pelos movimentos internacionais como o surrealismo, o grafismo, o dadaísmo, a pop art e a livre pesquisa da chamada arte experimental. A incursão por essas e outras propostas estéticas surgidas na atualidade fica bastante evidenciada em sua pintura, onde os elementos geométricos, surreais e abstratizantes são combinados com um resultado plástico bastante satisfatório e efeitos às vezes surpreendentes".
Adauto Silva (LOUZADA, Júlio. Artes plásticas: seu mercado, seus leilões. São Paulo: J. Louzada, 1984-)
"Como em um prisma mágico, tudo aquilo que passa pelo pincel deste artista brasileiro decompõe-se nas milhares de cores do espectro solar. O seu é um mundo matemático e mítico, onde o entusiamo pela mecânica celeste explode cavalgando arco-íris que delimita seções áureas, aneis de Moebius, paradoxos “Escherianos” e espirais logarítmicas, que transpiram a mesma magia dos adornos plumários dos índios da Amazônia."
Matteo Guranaccia (Em “Almanacco Psichedelico”)
Fonte: ANTONIO Peticov. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: Itaú Cultural. Acesso em: 13 de Mar. 2021. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
---
Biografia - Wikipédia
Autodidata, aos doze anos de idade teve a certeza de que queria trilhar o caminho das artes. E, para alcançar seu objetivo, buscou informações em livros e revistas. Sua formação artística se constitui a partir de pesquisas pessoais sistemáticas em história da arte e pela sua integração aos movimentos artísticos de vanguarda na segunda metade da década de 60. Especializou-se em Geometria Sagrada e na Seção Áurea imprimindo ao seu trabalho um forte caráter matemático.
Em 1970 mudou-se para Londres, onde ampliou seus estudos. No ano seguinte, transferiu residência para Milão e, em 1986, mudou-se novamente, desta vez para Nova Iorque, só retornando ao Brasil em 2000.
Ao longo de sua carreira seu trabalho foi difundido mundialmente através de capas de discos e de livros assim como calendários, cartões postais e posters, geralmente associado às suas mostras.
Especializou-se em Ladrilhamento Periódico e Aperiódico possuindo a maior coleção de jogos matemáticos - quebra cabeças - do Brasil.
A sua produção é diversificada e segue tendências variadas das vanguardas artísticas internacionais das últimas décadas. Fez instalações ambientais e murais na Italia, Suiça, Estados Unidos e no Brasil. Dentre eles: Balli Ballet (1982), em Cloudwalk Farm, Connecticut (Estados Unidos) e a escultura The Golden Wall (1988), em forma de grande espiral, em homenagem à cidade de Aiuruoca (Minas Gerais). Faz, no Rio de Janeiro, em 1986, a instalação Sete Anéis. Em 1983 instala “The Big Ladder”, em frente ao Coliseum, em New York.
Em 1989, apresenta o Projeto Natura - Rio Pinheiros na 20ª Bienal Internacional de São Paulo e, em 1992, o Projeto Bosque Natura no Rio de Janeiro. Entrega à cidade, em novembro de 1990, o mural “Momento Antropofágico com Oswald de Andrade” na estação Republica do Metrô de São Paulo. Em 1995 entrega à cidade a torre Transburti e outros três murais na estação Santo Amaro da CPTM. Executou posters e capas de livros e discos para os mais variados eventos e artistas, tanto no Brasil como no exterior.
Foi presidente da Cooperativa dos Artistas Visuais do Brasil entre 2003 e 2007.
É membro da North American Lewis Carroll Society e é um dos “Friends of Martin Gardner” participando, desde 1999, do G4G (Gathering for Gardner).
Fundou e dirigiu o NAC - Núcleo de Arte Contemporânea - em São Paulo, entre 1999 e 2006.
Em 2016, ao completar 70 anos, abre o Instituto de Arte e Cultura Antonio Peticov.
Biografia
Infância e Juventude
Como tantos outros imigrantes de várias partes do mundo, os Peticov vieram para o Brasil nos anos 1920 em busca de segurança, paz e condições para prosperar. Búlgaros de origem humilde, agricultores sérios e dedicados ao trabalho, atravessaram o Atlântico com passagens pagas pelo governo brasileiro que, após abolir a escravidão, precisava de mão de obra no campo.
A família enfrentou as adversidades geradas pelo idioma, as condições precárias das fazendas, a alimentação estranha e o clima demasiadamente quente. Mas, com muita fé e dedicação, foi construindo o futuro nas cores fortes do campo paulista. O filho André casou-se, enviuvou e se tornou pastor, formando-se em Teologia pelo Seminário Batista do Rio de Janeiro.
Em 2 de julho de 1946, nasceu Antonio Peticov, em uma parada estratégica na cidade de Assis, em São Paulo, já quase fronteira com o Paraná. Em meio às viagens do evangelizador André, sua mulher, Gláucia, entregava ao mundo o segundo filho do casal. Ao longo da vida Antonio enfrentaria com os pais o desafio de pregar a palavra de Deus pelo Brasil. Primeiramente, no Espírito Santo; depois, em São Paulo, Rio de Janeiro e, de novo, em São Paulo.
Foram anos de descobertas e aprendizados para Antonio, que, vivenciando diferentes cenários, foi assimilando cores, aromas, sabores, sons e montando um equilibrado arquivo racional e emocional de tudo isso.
Foi em 1960, no início da adolescência, ao ter o pai envolvido na organização do X Congresso da Aliança Batista Mundial, no Rio de Janeiro, que Antonio sentiu o despertar de sua vocação para as artes. Conviveu com Mauro Salles Júnior, diretor de Arte, que trabalhava na Casa Publicadora Batista.
Ao ver a criatividade do artista gráfico se materializando em maquetes, mobiles, cartazes e outras peças, percebeu que sua relação com o mundo seria pela arte. O irmão mais velho, Walter, o “artista” da família, ganhou um belo kit de pintura. Com o presente, veio um brinde, um mini kit, que ficou para o caçula Antonio.
Aos 14 anos, fez seus primeiros trabalhos, que vendeu durante evento da religião dos pais. Começava um despertar que, a bem da verdade, iria tornar-se eterno.
Exibições
1965 - Salão Paulista de Arte Moderna, São Paulo
1965 - Salão Paranaense de Belas Artes, Curitiba
1965 - Salão de Arte Contemporânea de Campinas
1966 - Salão Paulista de Arte Moderna, São Paulo
1967 - Vanguarda Jovem no Arena, Teatro de Arena, São Paulo
1967 - Salão de Arte Contemporânea de Campinas
1967 - “Seis Jovens Pintores na FAAP”, São Paulo -
1967 - Salão Nacional de Artes Plásticas, Vitória, E.S.
1967 - Salão Paulista de Arte Moderna, São Paulo
1967 - Salão de Abril, Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro
1967 - ART-ART Galley, São Paulo
1967 - IX Bienal de São Paulo, São Paulo
1968 - Galeria Ponto de Encontro, São Paulo
1969 - X Bienal de São Paulo
1971 - Camden Arts Center, Londres -
1972 - “Le Jardin D’Explosition”, San Paul de Vince, Riviera francesa
1973 - “Ipotesi per un’Arte Simbolica”, Panelle Gallery, Locarno, Suiça
1973 - “Situazione Simbolo”, Galeria San Fedele, Milão
1975 - Galeria Arte Global, São Paulo
1975 - “Artistas e a Comunicação”, Rede GLOBO de televisão
1976 - Gabinete de Artes Gráficas, São Paulo
1976 - “Arte Braziliana Secolo XX”, Bologna, Italia
1976 - “Couleurs de Bresil”, Crearco Galerie, Lausanne, Suiça
1976 - X Salão de Arte Contemporânea, São Paulo, Brasil
1977 - Galerie du Vieux Caveau, Pully, Suíça
1977 - Galeria Luiza Strina, São Paulo, Brasil
1978 - Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, Brasil
1979 - National Arts Center, New York, USA
1979 - “Drei Brasilianish Kunstler”, Galerie B14, Stutgard, Alemanha
1980 - Galeria San Michelle, Brescia, Italia -
1980 - “Fisionomie”, Arts Gallery, Milão, Italia -
1980 - “In a Small Frame”, Kassel, Alemanha -
1980 - Village House Galerij, Deurle, Belgica -
1981 - Galeria del Naviglio, Milão, Italia -
1982 - Galeria Suzanna Sassoun, São Paulo, Brasil -
1982 - Owens Gallery, Locarno, Suîça -
1982 “Bali Ballet” - instalação ambiental permanente em “Cloudwalk Farm”, Conecticut,USA.
1983 - Galerie 212, Paris, França -
1983 - “THE BIG LADDER” - Instalação de uma escultura monumental em frente ao Colisseum ( Columbus Circus - N.Y. ) para a New York Art Expo ‘86.
1983 - Escultura Efêmera, Art Galeria, Fortaleza, Brasil
1983 - Panorama da Pintura Brasileira, Museu de Arte Moderna, São Paulo, Brasil -
1984 - “Labirinto” , Galeria GB, Rio de Janeiro, Brasil -
1984 - L’Afiche Gallery, Milão, Italia -
1984 - “The Kiss”, Galeria ARCO, São Paulo, Brasil -
1984 - “10 Anos de VOGUE”, Museu de Arte de São Paulo, Brasil -
1984 - “Landscapes”, Galeria Alberto Bonfiglioli, São Paulo, Brasil -
1985 - Posters para Crianças Autistas, Banco América do Sul, São Paulo, Brasil -
1985 - “Destaques”, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil -
1985 - “Drawings”, Fred Dorfman Gallery, New York, USA -
1986 - Gallery By Svetlana, Munik, Alemanha --
1986 - Pery-Reneth Gallery, South Hampton - USA -
1986 - Jacob Javis Center - New York, -poster inaugural - USA
1986 - Judith Posner Gallery, Milwaukee, USA -
1986 - “Sete Anéis”, Galeria do Centro Empresarial, Rio de Janeiro, Brasil
1986 - Galeria Luisa Strina, São Paulo, Brasil
1987 - Galeria Montessanti, São Paulo, Brasil
1987 - Galeria Montessanti, Rio de Janeiro, Brasil
1987 - “Light Symphony”, Galeria Susanna Sassoun, São Paulo, Brasil
1988 - “Byrds of Paradise”. Fred Dorfman Gallery, New York, USA
1988 - Gallery SHO, Tokyo, Japão
1988 - “Multiplos”, Galeria Monica Filgueiras, São Paulo, Brasil
1989 - Galeria Montessanti-Roesler, São Paulo, Brasil
1989 - Galeria Montessanti-Roesler, Rio de Janeiro, Brasil
1989 - Metalgravura, Galeria Monica Filgueiras, São Paulo, Brasil
1989 - “Projeto Natura”, XX Bienal de São Paulo, São Paulo, Brasil
1990 - Pindar Gallery, New York, USA
1990 - Galeria Múltipla, São Paulo, Brasil
1990 - Galeria Mirian Mamber, São Paulo, Brasil
1990 - “Pantanal”, Galeria Sadala, São Paulo, Brasil
1990 - “Momento Antropofágico com Oswald de Andrade” - Instalação permanente na estação República do Metrô de São Paulo ,Brasil
1991 - Galeria Novo Tempo, Belo Horizonte, MG, Brasil
1991 - Galeria ARTE E USO, São José dos Campos, S. P., Brasil
1991 - Latin Art Gallery , Nagoya, Japão
1991 - Registro Gráfico, Galeria Kramer, São Paulo, Brasil
1992 - “Musicas”, Museu do Cartaz, Curitiba, Paraná, Brasil
1992 - “Musicas”, Galeria Banestado, Londrina, Paraná, Brasil
1992 - “Soluções Ambientais Criativas”, Villa Riso, Rio de Janeiro, Brasil
1992 - Galeria Multipla, São Paulo, Brasil
1992 - “Lab-Ir-In-Ton”, Instalação “cinetico-sensorial”, SESC, São Paulo, Brasil
1992 - Arte no Shopping, Campo Grande, MGS, Brasil
1993 - “Primavera Cultural”, Gabinete de Arte Raquel Arnaud, São Paulo, Brasil
1993 - “Pinturas”, Galeria Nara Roesler, São Paulo, Brasil
1993 - “Candelária Urgente”, FASAM, São Paulo, Brasil
1993 - ARS, ARTIS, São Paulo, Brasil
1993 - Museu Capitania das Artes, Natal, RGN, Brasil
1994 - Iconografia e Arte do Carnaval- sec. XIX/XX, Pinacoteca do Estado, S. Paulo
1994 - Paulina Rieloff Gallery, New York, USA
1994 - Galeria Nara Roesler, Recife, Brasil
1994 - “Luminous”, Objetos de cerâmica, Home Style, São Paulo, Brasil
1995 - Center for the BOOK ARTS, New York, USA
1995 - “Visões”, Galeria Hebraica, São Paulo, Brasil
1995 - “Spiritual Art”, Casa da Cultura de Santo Amaro, São Paulo, Brasil
1995 - Exposição de Arte Contemporânea Brasileira, Chapel Art Show, São Paulo
1995 - “Arte no Shopping”, Florianópolis, SC, Brasil
1995 - Museu de Artes Plasticas Quirino da Silva, Mocóca, SP, Brasil
1995 - “Transcala Cromatica”, Instalação permanente de uma torre de neon com 40 metros em cima de um prédio na parte mais alta de S. Paulo, Brasil
1995 - The Brazilian Art Exhibition, Hong Kong, HK
1995 - “80 Obras no Conjunto Nacional”, Brasilia, Brasil
1995 - “United Artists”, Casa das Rosas, São Paulo, Brasil
1996 - “A Patafísica nos Trópicos”, Museu de Arte Brasileira, São Paulo, Brasil
1996 - “Latin American Book Arts”, Mexic-Arte Museum. Austin, Texas , USA
1996 - “Seis Pintores e a Musica”, Galeria Nara Roesler, São Paulo, Brasil
1996 - “Criative Bulgarians Abroad”, Modern Art Gallery, Sofia - Bulgaria
1996 - “Posters ans Prints” , Sófia National Library, Sófia - Bulgaria
1996 - “Paintings and Prints”, Galeria Nara Roesler, Campos do Jordão, SP - Brasil
1996 - “1ª Mostra Nacional de Vitrines”, Shopping Eldorado, São Paulo - Brasil
1996 - “São Paulo Off Bienal”, Museu Brasileiro de Escultura - São Paulo - Brasil
1997 - “Arte do Brasil”, Swiss Bank Gallery - Punta del Este - Uruguay
1997 - “The Brain and the Mind”, Centro de Convenções Rebouças - São Paulo, BR
1997 - “United Artists III”, Casa das Rosas, São Paulo, Brasil
1997 - “2ª Mostra Nacional de Vitrines”, Shopping Morumbi , São Paulo - Brasil
1997 - “Learning” - American Chamber of Commerce, São Paulo, Brasil
1997 - “Pentagramas” - Bourbon Street, São Paulo, Brasil
1998 - “Futebol Arte” - Palacio dos Arcos - Itamaraty - Brasilia - Brasil
1998 - “Futebol Arte” - Memorial da América Latina - São Paulo - SP
1998 - “Futebol Arte” - Casa França-Brasil - Rio de Janeiro - Brasil
1998 - “Futebol Arte” - Conseille Economique et Social - Paris - França
1998 - “Futebol Arte” - Palais de la Bourse - Marseille - França
1998 - “Canibália Afetiva” - Espaço Cultural A ESTUFA - São Paulo - Brasil
1998 - “Iconoclastias Culturais” - Casa das Rosas - São Paulo - Brasil
1998 - “Libros de Artista” -Instituto de A. Graficas de OAXACA - Oaxaca - Mexico
1999 - “IV Mostra Nacional de Vitrines” - Morumbi Shopping - São Paulo - Brasil
1999 - “Livros-Objeto” -Galeria de Arte “A HEBRAICA” - São Paulo - Brasil
2000 - “Gathering for Gardner 4” - Hyatt Hotel - Atlanta - Usa
2001 - “Snoopy Art” - EPA - São Paulo - Brasil
2001 - “Ponte Aérea” - Galeria GB ARTE - Rio de Janeiro - Brasil
2001 - “Arte Hoje” - Arvani Arte - São Paulo - Brasil
2002 - “Gathering for Gardner 5” - Ritz Carlton Hotel - Atlanta - Usa
2002 - “8 Artistas Brasileiros Contemporâneos” - Casa Das Rosas - São Paulo - Brasil
2002 - Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba, São Paulo - (artista convidado)
2002 - III Bienal São João da Boa Vista - São Paulo - Brasil
2002 - “Humanidade no Patrimônio Urbano no Brasil - um olhar de A. Peticov” - S. Iguatemi - SP - BR
2002 - “22 Clássicos de A. Peticov” - Galeria Hebraica - São Paulo - Brasil
2003 - “Trabalhos Escolhidos” - lançamento do livro e exposição - MASP - São Paulo - Br
2003 - “Humanidade no Patrimônio Natural no Brasil - um olhar de A. Peticov” - Tock-Stock- SP - BR
2004 - “Gathering for Gardner 6” - Ritz Carlton Hotel - Atlanta - Usa
2004 - “I Exposição Coletiva da Cooperativa” - Gal Municipal de Artes - Baruerí - SP
2004 - “Homenagem a Arcangelo Ianelli” - Mube - São Paulo - SP
2004 - “Olhar impertinente” - Museu de Arte Contemporanea de SP - SP
2004 - “O Cérebro e a Mente” - Pinacoteca da APM- São Paulo - SP
2005 - “Art du Bresil” coletiva da C.A.V.B. - Domaine de L’Amiraute - Deauville - França
2005 - “Arte em Metropolis” - Instituto Tomie Ohtake - São Paulo - BR
2005 - Exposição Individual na galeria da BMF - São Paulo - BR
2005 - Desenhos dos Anos ‘80 - IQ Art Gallery - São Paulo - BR
2005 - Chappel Art Show - Artista Homenageado - São Paulo - BR
2006 - “Gathering for Gardner 7” - Ritz Carlton Hotel - Atlanta - Usa
2006 - Os “ONZE” - Embaixada Do Brasil - Berlin - Alemanha
2006 - OFF BIENAL - Museu Brasileiro de Escultura - São Paulo - BR
2006 - Os “ONZE” - Museu Brasileiro de Escultura - São Paulo - BR
2007 - “Obra Viva” - lançamento de curta-metragem documentário no MIS - São Paulo - SP
2007 - “Os ONZE” - Estação Cultural Mapocho - Santiago - Chile
2007 - “Parede da Fama” - Galeria André - São Paulo - BR
2007 - AFTER SCHOOL - 1ª Bienal de Brasilia - Brasilia - BR
2008 - G4G8 - Atlanta - Georgia - EEUU
2008 - “NÚS” -Galeria Jô Slaviero- SP - BR
2008 - Pinturas de A. P. - Galeria Patricia Costa - Rio de Janeiro - BR
2008 - NOVE CAMINHOS - Dalmau Studio - São Paulo - BR
2008 - BRASILBRASILEIRO - CCBB - São Paulo - Br
2008 - OFF Bienal - Galeria Jô Slaviero - São PAulo - BR
2008 - BRASILBRASILEIRO - CCBB - Rio de Janeiro - Br
2009 - Artestudio Mauro Chaves - São Paulo - Br
2009 - 40 Chapel Art Show - São Paulo - Brasil
2009 - Estéticas, Sonhos e Utopias dos Artistas do Brasil pela Liberdade - Museu Salvador Allende. - SA - Chile
2009 - Eu Tenho um Sonho - Museu Afro Brasil - São PAulo - BR
2009 - “A OBRA COMO PERCURSO” - SESC IPIRANGA - São Paulo - SP - BR
2009 - “After School”- Centro Mabeu - Belém - Brasil
2010 - G4G9 - Atlanta - Ga - EEUU
2010 - “Curto Circuito - O Encontro da Poesia com as Artes Visuais” - IQ Gallery - São Paulo - Brasil
2010 - Brasilia 50 Anos - Senado Federal - Brasilia - Brasil
2010 - Autoretrato e “Autoretratos” - Espaço Pantemporâneo - São Paulo - Brasil
2010 - Antonio Peticov e a forma oculta - Espaço Cultural City - São Paulo - Brasil
2010 - G11 - After School - Futebol Arte - Johanesburg - South Africa
2012 - ART&MATH - Atlanta Public Library - Atlanta - USA
2012 - Gil 70 - Centro Cultural dos Correios - Rio de Janeiro - BR
2013 - VIAJANTE - lançamento de livro e exposição individual - MIS - São Paulo
2013 - Galerie Ricardo Fernandes - Paris - França
2014 - Futebol Arte - Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba - SP - Brasil
2014 - As Mesas de Picasso - Galeria 22 - São Paulo - Brasil
2014 - G4G11 - Atlanta - Georgia - USA
2015 - Alice no País de Peticov - Deco Art Club - São Paulo - Brasil
2015 - Alice no País de Peticov - Galeria Patricia Costa - Rio de Janeiro - Brasil
2016 - G4G12 - Atlanta - Georgia - USA
2016 - LUZ DO SOL - Galeria Nu Vem - São Paulo - Brasil
2016 - Seleção de Obras - Espaço Flavio de Carvalho - Valinhos - Brasil
2016 - Retrospectiva da Obra Gráfica - Metrô de São Paulo - Brasil
2017 - GRAVURAS - STJ - Brasilia - Brasil
2017 - Telas e Objetos Recentes - A Estufa - São Paulo - Brasil
2017 - ANIWA - Ibiza - Espanha
2017 - American Disasters - Galeria Oscar Cruz - São Paulo
2017 - Chappel Art Show - São Paulo - Brasil
2017 - Pinturas Recentes - Casa Wolf - São Paulo - Brasil
Fonte: Wikipédia, consultado pela última vez em 12 de março de 2021.
Crédito fotográfico: Instagram @antonio.peticov
Antonio Peticov (Assis, SP, 2 de julho de 1946), também conhecido apenas por Peticov, é um pintor, desenhista, escultor e gravurista brasileiro.
Biografia - Itaú Cultural
Antonio Peticov fez instalações como Balli Ballet (1982), em Cloudwalk Farm, Connecticut, e The Big Ladder - Scala Cromatica (1983), para a New York Art Expo, nos Estados Unidos. Apresenta, em 1989, o Projeto Natura - Rio Pinheiros na 20ª Bienal Internacional de São Paulo, prevendo a plantação de várias espécies de árvores ao longo do rio Pinheiros, em São Paulo; e, em 1992, cria o Projeto Bosque Natura, para a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro. Realiza, em 1990, o mural Momento Antropofágico com Oswald de Andrade, instalado na estação República do metrô de São Paulo, em homenagem ao centenário do escritor. Em 2003, é lançado o livro Trabalhos Escolhidos, juntamente com a exposição no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Masp. Em suas pinturas trabalha freqüentemente com séries temáticas como a Seção Áurea e Dia e Noite, utilizando conceitos da física e da matemática, relacionados ao espectro de cores e à luz.
Análise
Autodidata, Antonio Peticov estuda história da arte e os movimentos de vanguarda na segunda metade da década de 1960. Trabalha com pintura, escultura e instalações, apresentando uma produção diversificada. Em seus quadros, destacam-se os efeitos luminosos e a utilização de cores intensas. Neles, cria imagens oníricas alinhadas ao imaginário da publicidade.
Realiza, em 1990, o mural Momento Antropofágico com Oswald de Andrade, em homenagem ao centenário do escritor, instalado na estação República do metrô de São Paulo. O espectador ao situar-se em um ponto de vista frontal em relação ao mural, vê formas ondulantes na parte central. Ao posicionar-se em um ângulo de 45 graus, passa a perceber nessas formas um rosto. O artista emprega a anamorfose,1 e explora oposições como positivo e negativo, e horizontalidade e verticalidade. Peticov emprega freqüentemente conceitos matemáticos e também da física, relacionados ao espectro de cores e à luz, criando obras de cunho simbólico.
Críticas
"Autor de obra variada e técnica diversificada, onde se acham combinadas várias tendências da arte contemporânea, seu trabalho deve ser inserido na produção oriunda da década de 60, no bojo das renovações vanguardistas trazidas pelos movimentos internacionais como o surrealismo, o grafismo, o dadaísmo, a pop art e a livre pesquisa da chamada arte experimental. A incursão por essas e outras propostas estéticas surgidas na atualidade fica bastante evidenciada em sua pintura, onde os elementos geométricos, surreais e abstratizantes são combinados com um resultado plástico bastante satisfatório e efeitos às vezes surpreendentes".
Adauto Silva (LOUZADA, Júlio. Artes plásticas: seu mercado, seus leilões. São Paulo: J. Louzada, 1984-)
"Como em um prisma mágico, tudo aquilo que passa pelo pincel deste artista brasileiro decompõe-se nas milhares de cores do espectro solar. O seu é um mundo matemático e mítico, onde o entusiamo pela mecânica celeste explode cavalgando arco-íris que delimita seções áureas, aneis de Moebius, paradoxos “Escherianos” e espirais logarítmicas, que transpiram a mesma magia dos adornos plumários dos índios da Amazônia."
Matteo Guranaccia (Em “Almanacco Psichedelico”)
Fonte: ANTONIO Peticov. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: Itaú Cultural. Acesso em: 13 de Mar. 2021. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
---
Biografia - Wikipédia
Autodidata, aos doze anos de idade teve a certeza de que queria trilhar o caminho das artes. E, para alcançar seu objetivo, buscou informações em livros e revistas. Sua formação artística se constitui a partir de pesquisas pessoais sistemáticas em história da arte e pela sua integração aos movimentos artísticos de vanguarda na segunda metade da década de 60. Especializou-se em Geometria Sagrada e na Seção Áurea imprimindo ao seu trabalho um forte caráter matemático.
Em 1970 mudou-se para Londres, onde ampliou seus estudos. No ano seguinte, transferiu residência para Milão e, em 1986, mudou-se novamente, desta vez para Nova Iorque, só retornando ao Brasil em 2000.
Ao longo de sua carreira seu trabalho foi difundido mundialmente através de capas de discos e de livros assim como calendários, cartões postais e posters, geralmente associado às suas mostras.
Especializou-se em Ladrilhamento Periódico e Aperiódico possuindo a maior coleção de jogos matemáticos - quebra cabeças - do Brasil.
A sua produção é diversificada e segue tendências variadas das vanguardas artísticas internacionais das últimas décadas. Fez instalações ambientais e murais na Italia, Suiça, Estados Unidos e no Brasil. Dentre eles: Balli Ballet (1982), em Cloudwalk Farm, Connecticut (Estados Unidos) e a escultura The Golden Wall (1988), em forma de grande espiral, em homenagem à cidade de Aiuruoca (Minas Gerais). Faz, no Rio de Janeiro, em 1986, a instalação Sete Anéis. Em 1983 instala “The Big Ladder”, em frente ao Coliseum, em New York.
Em 1989, apresenta o Projeto Natura - Rio Pinheiros na 20ª Bienal Internacional de São Paulo e, em 1992, o Projeto Bosque Natura no Rio de Janeiro. Entrega à cidade, em novembro de 1990, o mural “Momento Antropofágico com Oswald de Andrade” na estação Republica do Metrô de São Paulo. Em 1995 entrega à cidade a torre Transburti e outros três murais na estação Santo Amaro da CPTM. Executou posters e capas de livros e discos para os mais variados eventos e artistas, tanto no Brasil como no exterior.
Foi presidente da Cooperativa dos Artistas Visuais do Brasil entre 2003 e 2007.
É membro da North American Lewis Carroll Society e é um dos “Friends of Martin Gardner” participando, desde 1999, do G4G (Gathering for Gardner).
Fundou e dirigiu o NAC - Núcleo de Arte Contemporânea - em São Paulo, entre 1999 e 2006.
Em 2016, ao completar 70 anos, abre o Instituto de Arte e Cultura Antonio Peticov.
Biografia
Infância e Juventude
Como tantos outros imigrantes de várias partes do mundo, os Peticov vieram para o Brasil nos anos 1920 em busca de segurança, paz e condições para prosperar. Búlgaros de origem humilde, agricultores sérios e dedicados ao trabalho, atravessaram o Atlântico com passagens pagas pelo governo brasileiro que, após abolir a escravidão, precisava de mão de obra no campo.
A família enfrentou as adversidades geradas pelo idioma, as condições precárias das fazendas, a alimentação estranha e o clima demasiadamente quente. Mas, com muita fé e dedicação, foi construindo o futuro nas cores fortes do campo paulista. O filho André casou-se, enviuvou e se tornou pastor, formando-se em Teologia pelo Seminário Batista do Rio de Janeiro.
Em 2 de julho de 1946, nasceu Antonio Peticov, em uma parada estratégica na cidade de Assis, em São Paulo, já quase fronteira com o Paraná. Em meio às viagens do evangelizador André, sua mulher, Gláucia, entregava ao mundo o segundo filho do casal. Ao longo da vida Antonio enfrentaria com os pais o desafio de pregar a palavra de Deus pelo Brasil. Primeiramente, no Espírito Santo; depois, em São Paulo, Rio de Janeiro e, de novo, em São Paulo.
Foram anos de descobertas e aprendizados para Antonio, que, vivenciando diferentes cenários, foi assimilando cores, aromas, sabores, sons e montando um equilibrado arquivo racional e emocional de tudo isso.
Foi em 1960, no início da adolescência, ao ter o pai envolvido na organização do X Congresso da Aliança Batista Mundial, no Rio de Janeiro, que Antonio sentiu o despertar de sua vocação para as artes. Conviveu com Mauro Salles Júnior, diretor de Arte, que trabalhava na Casa Publicadora Batista.
Ao ver a criatividade do artista gráfico se materializando em maquetes, mobiles, cartazes e outras peças, percebeu que sua relação com o mundo seria pela arte. O irmão mais velho, Walter, o “artista” da família, ganhou um belo kit de pintura. Com o presente, veio um brinde, um mini kit, que ficou para o caçula Antonio.
Aos 14 anos, fez seus primeiros trabalhos, que vendeu durante evento da religião dos pais. Começava um despertar que, a bem da verdade, iria tornar-se eterno.
Exibições
1965 - Salão Paulista de Arte Moderna, São Paulo
1965 - Salão Paranaense de Belas Artes, Curitiba
1965 - Salão de Arte Contemporânea de Campinas
1966 - Salão Paulista de Arte Moderna, São Paulo
1967 - Vanguarda Jovem no Arena, Teatro de Arena, São Paulo
1967 - Salão de Arte Contemporânea de Campinas
1967 - “Seis Jovens Pintores na FAAP”, São Paulo -
1967 - Salão Nacional de Artes Plásticas, Vitória, E.S.
1967 - Salão Paulista de Arte Moderna, São Paulo
1967 - Salão de Abril, Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro
1967 - ART-ART Galley, São Paulo
1967 - IX Bienal de São Paulo, São Paulo
1968 - Galeria Ponto de Encontro, São Paulo
1969 - X Bienal de São Paulo
1971 - Camden Arts Center, Londres -
1972 - “Le Jardin D’Explosition”, San Paul de Vince, Riviera francesa
1973 - “Ipotesi per un’Arte Simbolica”, Panelle Gallery, Locarno, Suiça
1973 - “Situazione Simbolo”, Galeria San Fedele, Milão
1975 - Galeria Arte Global, São Paulo
1975 - “Artistas e a Comunicação”, Rede GLOBO de televisão
1976 - Gabinete de Artes Gráficas, São Paulo
1976 - “Arte Braziliana Secolo XX”, Bologna, Italia
1976 - “Couleurs de Bresil”, Crearco Galerie, Lausanne, Suiça
1976 - X Salão de Arte Contemporânea, São Paulo, Brasil
1977 - Galerie du Vieux Caveau, Pully, Suíça
1977 - Galeria Luiza Strina, São Paulo, Brasil
1978 - Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, Brasil
1979 - National Arts Center, New York, USA
1979 - “Drei Brasilianish Kunstler”, Galerie B14, Stutgard, Alemanha
1980 - Galeria San Michelle, Brescia, Italia -
1980 - “Fisionomie”, Arts Gallery, Milão, Italia -
1980 - “In a Small Frame”, Kassel, Alemanha -
1980 - Village House Galerij, Deurle, Belgica -
1981 - Galeria del Naviglio, Milão, Italia -
1982 - Galeria Suzanna Sassoun, São Paulo, Brasil -
1982 - Owens Gallery, Locarno, Suîça -
1982 “Bali Ballet” - instalação ambiental permanente em “Cloudwalk Farm”, Conecticut,USA.
1983 - Galerie 212, Paris, França -
1983 - “THE BIG LADDER” - Instalação de uma escultura monumental em frente ao Colisseum ( Columbus Circus - N.Y. ) para a New York Art Expo ‘86.
1983 - Escultura Efêmera, Art Galeria, Fortaleza, Brasil
1983 - Panorama da Pintura Brasileira, Museu de Arte Moderna, São Paulo, Brasil -
1984 - “Labirinto” , Galeria GB, Rio de Janeiro, Brasil -
1984 - L’Afiche Gallery, Milão, Italia -
1984 - “The Kiss”, Galeria ARCO, São Paulo, Brasil -
1984 - “10 Anos de VOGUE”, Museu de Arte de São Paulo, Brasil -
1984 - “Landscapes”, Galeria Alberto Bonfiglioli, São Paulo, Brasil -
1985 - Posters para Crianças Autistas, Banco América do Sul, São Paulo, Brasil -
1985 - “Destaques”, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil -
1985 - “Drawings”, Fred Dorfman Gallery, New York, USA -
1986 - Gallery By Svetlana, Munik, Alemanha --
1986 - Pery-Reneth Gallery, South Hampton - USA -
1986 - Jacob Javis Center - New York, -poster inaugural - USA
1986 - Judith Posner Gallery, Milwaukee, USA -
1986 - “Sete Anéis”, Galeria do Centro Empresarial, Rio de Janeiro, Brasil
1986 - Galeria Luisa Strina, São Paulo, Brasil
1987 - Galeria Montessanti, São Paulo, Brasil
1987 - Galeria Montessanti, Rio de Janeiro, Brasil
1987 - “Light Symphony”, Galeria Susanna Sassoun, São Paulo, Brasil
1988 - “Byrds of Paradise”. Fred Dorfman Gallery, New York, USA
1988 - Gallery SHO, Tokyo, Japão
1988 - “Multiplos”, Galeria Monica Filgueiras, São Paulo, Brasil
1989 - Galeria Montessanti-Roesler, São Paulo, Brasil
1989 - Galeria Montessanti-Roesler, Rio de Janeiro, Brasil
1989 - Metalgravura, Galeria Monica Filgueiras, São Paulo, Brasil
1989 - “Projeto Natura”, XX Bienal de São Paulo, São Paulo, Brasil
1990 - Pindar Gallery, New York, USA
1990 - Galeria Múltipla, São Paulo, Brasil
1990 - Galeria Mirian Mamber, São Paulo, Brasil
1990 - “Pantanal”, Galeria Sadala, São Paulo, Brasil
1990 - “Momento Antropofágico com Oswald de Andrade” - Instalação permanente na estação República do Metrô de São Paulo ,Brasil
1991 - Galeria Novo Tempo, Belo Horizonte, MG, Brasil
1991 - Galeria ARTE E USO, São José dos Campos, S. P., Brasil
1991 - Latin Art Gallery , Nagoya, Japão
1991 - Registro Gráfico, Galeria Kramer, São Paulo, Brasil
1992 - “Musicas”, Museu do Cartaz, Curitiba, Paraná, Brasil
1992 - “Musicas”, Galeria Banestado, Londrina, Paraná, Brasil
1992 - “Soluções Ambientais Criativas”, Villa Riso, Rio de Janeiro, Brasil
1992 - Galeria Multipla, São Paulo, Brasil
1992 - “Lab-Ir-In-Ton”, Instalação “cinetico-sensorial”, SESC, São Paulo, Brasil
1992 - Arte no Shopping, Campo Grande, MGS, Brasil
1993 - “Primavera Cultural”, Gabinete de Arte Raquel Arnaud, São Paulo, Brasil
1993 - “Pinturas”, Galeria Nara Roesler, São Paulo, Brasil
1993 - “Candelária Urgente”, FASAM, São Paulo, Brasil
1993 - ARS, ARTIS, São Paulo, Brasil
1993 - Museu Capitania das Artes, Natal, RGN, Brasil
1994 - Iconografia e Arte do Carnaval- sec. XIX/XX, Pinacoteca do Estado, S. Paulo
1994 - Paulina Rieloff Gallery, New York, USA
1994 - Galeria Nara Roesler, Recife, Brasil
1994 - “Luminous”, Objetos de cerâmica, Home Style, São Paulo, Brasil
1995 - Center for the BOOK ARTS, New York, USA
1995 - “Visões”, Galeria Hebraica, São Paulo, Brasil
1995 - “Spiritual Art”, Casa da Cultura de Santo Amaro, São Paulo, Brasil
1995 - Exposição de Arte Contemporânea Brasileira, Chapel Art Show, São Paulo
1995 - “Arte no Shopping”, Florianópolis, SC, Brasil
1995 - Museu de Artes Plasticas Quirino da Silva, Mocóca, SP, Brasil
1995 - “Transcala Cromatica”, Instalação permanente de uma torre de neon com 40 metros em cima de um prédio na parte mais alta de S. Paulo, Brasil
1995 - The Brazilian Art Exhibition, Hong Kong, HK
1995 - “80 Obras no Conjunto Nacional”, Brasilia, Brasil
1995 - “United Artists”, Casa das Rosas, São Paulo, Brasil
1996 - “A Patafísica nos Trópicos”, Museu de Arte Brasileira, São Paulo, Brasil
1996 - “Latin American Book Arts”, Mexic-Arte Museum. Austin, Texas , USA
1996 - “Seis Pintores e a Musica”, Galeria Nara Roesler, São Paulo, Brasil
1996 - “Criative Bulgarians Abroad”, Modern Art Gallery, Sofia - Bulgaria
1996 - “Posters ans Prints” , Sófia National Library, Sófia - Bulgaria
1996 - “Paintings and Prints”, Galeria Nara Roesler, Campos do Jordão, SP - Brasil
1996 - “1ª Mostra Nacional de Vitrines”, Shopping Eldorado, São Paulo - Brasil
1996 - “São Paulo Off Bienal”, Museu Brasileiro de Escultura - São Paulo - Brasil
1997 - “Arte do Brasil”, Swiss Bank Gallery - Punta del Este - Uruguay
1997 - “The Brain and the Mind”, Centro de Convenções Rebouças - São Paulo, BR
1997 - “United Artists III”, Casa das Rosas, São Paulo, Brasil
1997 - “2ª Mostra Nacional de Vitrines”, Shopping Morumbi , São Paulo - Brasil
1997 - “Learning” - American Chamber of Commerce, São Paulo, Brasil
1997 - “Pentagramas” - Bourbon Street, São Paulo, Brasil
1998 - “Futebol Arte” - Palacio dos Arcos - Itamaraty - Brasilia - Brasil
1998 - “Futebol Arte” - Memorial da América Latina - São Paulo - SP
1998 - “Futebol Arte” - Casa França-Brasil - Rio de Janeiro - Brasil
1998 - “Futebol Arte” - Conseille Economique et Social - Paris - França
1998 - “Futebol Arte” - Palais de la Bourse - Marseille - França
1998 - “Canibália Afetiva” - Espaço Cultural A ESTUFA - São Paulo - Brasil
1998 - “Iconoclastias Culturais” - Casa das Rosas - São Paulo - Brasil
1998 - “Libros de Artista” -Instituto de A. Graficas de OAXACA - Oaxaca - Mexico
1999 - “IV Mostra Nacional de Vitrines” - Morumbi Shopping - São Paulo - Brasil
1999 - “Livros-Objeto” -Galeria de Arte “A HEBRAICA” - São Paulo - Brasil
2000 - “Gathering for Gardner 4” - Hyatt Hotel - Atlanta - Usa
2001 - “Snoopy Art” - EPA - São Paulo - Brasil
2001 - “Ponte Aérea” - Galeria GB ARTE - Rio de Janeiro - Brasil
2001 - “Arte Hoje” - Arvani Arte - São Paulo - Brasil
2002 - “Gathering for Gardner 5” - Ritz Carlton Hotel - Atlanta - Usa
2002 - “8 Artistas Brasileiros Contemporâneos” - Casa Das Rosas - São Paulo - Brasil
2002 - Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba, São Paulo - (artista convidado)
2002 - III Bienal São João da Boa Vista - São Paulo - Brasil
2002 - “Humanidade no Patrimônio Urbano no Brasil - um olhar de A. Peticov” - S. Iguatemi - SP - BR
2002 - “22 Clássicos de A. Peticov” - Galeria Hebraica - São Paulo - Brasil
2003 - “Trabalhos Escolhidos” - lançamento do livro e exposição - MASP - São Paulo - Br
2003 - “Humanidade no Patrimônio Natural no Brasil - um olhar de A. Peticov” - Tock-Stock- SP - BR
2004 - “Gathering for Gardner 6” - Ritz Carlton Hotel - Atlanta - Usa
2004 - “I Exposição Coletiva da Cooperativa” - Gal Municipal de Artes - Baruerí - SP
2004 - “Homenagem a Arcangelo Ianelli” - Mube - São Paulo - SP
2004 - “Olhar impertinente” - Museu de Arte Contemporanea de SP - SP
2004 - “O Cérebro e a Mente” - Pinacoteca da APM- São Paulo - SP
2005 - “Art du Bresil” coletiva da C.A.V.B. - Domaine de L’Amiraute - Deauville - França
2005 - “Arte em Metropolis” - Instituto Tomie Ohtake - São Paulo - BR
2005 - Exposição Individual na galeria da BMF - São Paulo - BR
2005 - Desenhos dos Anos ‘80 - IQ Art Gallery - São Paulo - BR
2005 - Chappel Art Show - Artista Homenageado - São Paulo - BR
2006 - “Gathering for Gardner 7” - Ritz Carlton Hotel - Atlanta - Usa
2006 - Os “ONZE” - Embaixada Do Brasil - Berlin - Alemanha
2006 - OFF BIENAL - Museu Brasileiro de Escultura - São Paulo - BR
2006 - Os “ONZE” - Museu Brasileiro de Escultura - São Paulo - BR
2007 - “Obra Viva” - lançamento de curta-metragem documentário no MIS - São Paulo - SP
2007 - “Os ONZE” - Estação Cultural Mapocho - Santiago - Chile
2007 - “Parede da Fama” - Galeria André - São Paulo - BR
2007 - AFTER SCHOOL - 1ª Bienal de Brasilia - Brasilia - BR
2008 - G4G8 - Atlanta - Georgia - EEUU
2008 - “NÚS” -Galeria Jô Slaviero- SP - BR
2008 - Pinturas de A. P. - Galeria Patricia Costa - Rio de Janeiro - BR
2008 - NOVE CAMINHOS - Dalmau Studio - São Paulo - BR
2008 - BRASILBRASILEIRO - CCBB - São Paulo - Br
2008 - OFF Bienal - Galeria Jô Slaviero - São PAulo - BR
2008 - BRASILBRASILEIRO - CCBB - Rio de Janeiro - Br
2009 - Artestudio Mauro Chaves - São Paulo - Br
2009 - 40 Chapel Art Show - São Paulo - Brasil
2009 - Estéticas, Sonhos e Utopias dos Artistas do Brasil pela Liberdade - Museu Salvador Allende. - SA - Chile
2009 - Eu Tenho um Sonho - Museu Afro Brasil - São PAulo - BR
2009 - “A OBRA COMO PERCURSO” - SESC IPIRANGA - São Paulo - SP - BR
2009 - “After School”- Centro Mabeu - Belém - Brasil
2010 - G4G9 - Atlanta - Ga - EEUU
2010 - “Curto Circuito - O Encontro da Poesia com as Artes Visuais” - IQ Gallery - São Paulo - Brasil
2010 - Brasilia 50 Anos - Senado Federal - Brasilia - Brasil
2010 - Autoretrato e “Autoretratos” - Espaço Pantemporâneo - São Paulo - Brasil
2010 - Antonio Peticov e a forma oculta - Espaço Cultural City - São Paulo - Brasil
2010 - G11 - After School - Futebol Arte - Johanesburg - South Africa
2012 - ART&MATH - Atlanta Public Library - Atlanta - USA
2012 - Gil 70 - Centro Cultural dos Correios - Rio de Janeiro - BR
2013 - VIAJANTE - lançamento de livro e exposição individual - MIS - São Paulo
2013 - Galerie Ricardo Fernandes - Paris - França
2014 - Futebol Arte - Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba - SP - Brasil
2014 - As Mesas de Picasso - Galeria 22 - São Paulo - Brasil
2014 - G4G11 - Atlanta - Georgia - USA
2015 - Alice no País de Peticov - Deco Art Club - São Paulo - Brasil
2015 - Alice no País de Peticov - Galeria Patricia Costa - Rio de Janeiro - Brasil
2016 - G4G12 - Atlanta - Georgia - USA
2016 - LUZ DO SOL - Galeria Nu Vem - São Paulo - Brasil
2016 - Seleção de Obras - Espaço Flavio de Carvalho - Valinhos - Brasil
2016 - Retrospectiva da Obra Gráfica - Metrô de São Paulo - Brasil
2017 - GRAVURAS - STJ - Brasilia - Brasil
2017 - Telas e Objetos Recentes - A Estufa - São Paulo - Brasil
2017 - ANIWA - Ibiza - Espanha
2017 - American Disasters - Galeria Oscar Cruz - São Paulo
2017 - Chappel Art Show - São Paulo - Brasil
2017 - Pinturas Recentes - Casa Wolf - São Paulo - Brasil
Fonte: Wikipédia, consultado pela última vez em 12 de março de 2021.
Crédito fotográfico: Instagram @antonio.peticov
Antonio Peticov (Assis, SP, 2 de julho de 1946), também conhecido apenas por Peticov, é um pintor, desenhista, escultor e gravurista brasileiro.
Biografia - Itaú Cultural
Antonio Peticov fez instalações como Balli Ballet (1982), em Cloudwalk Farm, Connecticut, e The Big Ladder - Scala Cromatica (1983), para a New York Art Expo, nos Estados Unidos. Apresenta, em 1989, o Projeto Natura - Rio Pinheiros na 20ª Bienal Internacional de São Paulo, prevendo a plantação de várias espécies de árvores ao longo do rio Pinheiros, em São Paulo; e, em 1992, cria o Projeto Bosque Natura, para a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro. Realiza, em 1990, o mural Momento Antropofágico com Oswald de Andrade, instalado na estação República do metrô de São Paulo, em homenagem ao centenário do escritor. Em 2003, é lançado o livro Trabalhos Escolhidos, juntamente com a exposição no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Masp. Em suas pinturas trabalha freqüentemente com séries temáticas como a Seção Áurea e Dia e Noite, utilizando conceitos da física e da matemática, relacionados ao espectro de cores e à luz.
Análise
Autodidata, Antonio Peticov estuda história da arte e os movimentos de vanguarda na segunda metade da década de 1960. Trabalha com pintura, escultura e instalações, apresentando uma produção diversificada. Em seus quadros, destacam-se os efeitos luminosos e a utilização de cores intensas. Neles, cria imagens oníricas alinhadas ao imaginário da publicidade.
Realiza, em 1990, o mural Momento Antropofágico com Oswald de Andrade, em homenagem ao centenário do escritor, instalado na estação República do metrô de São Paulo. O espectador ao situar-se em um ponto de vista frontal em relação ao mural, vê formas ondulantes na parte central. Ao posicionar-se em um ângulo de 45 graus, passa a perceber nessas formas um rosto. O artista emprega a anamorfose,1 e explora oposições como positivo e negativo, e horizontalidade e verticalidade. Peticov emprega freqüentemente conceitos matemáticos e também da física, relacionados ao espectro de cores e à luz, criando obras de cunho simbólico.
Críticas
"Autor de obra variada e técnica diversificada, onde se acham combinadas várias tendências da arte contemporânea, seu trabalho deve ser inserido na produção oriunda da década de 60, no bojo das renovações vanguardistas trazidas pelos movimentos internacionais como o surrealismo, o grafismo, o dadaísmo, a pop art e a livre pesquisa da chamada arte experimental. A incursão por essas e outras propostas estéticas surgidas na atualidade fica bastante evidenciada em sua pintura, onde os elementos geométricos, surreais e abstratizantes são combinados com um resultado plástico bastante satisfatório e efeitos às vezes surpreendentes".
Adauto Silva (LOUZADA, Júlio. Artes plásticas: seu mercado, seus leilões. São Paulo: J. Louzada, 1984-)
"Como em um prisma mágico, tudo aquilo que passa pelo pincel deste artista brasileiro decompõe-se nas milhares de cores do espectro solar. O seu é um mundo matemático e mítico, onde o entusiamo pela mecânica celeste explode cavalgando arco-íris que delimita seções áureas, aneis de Moebius, paradoxos “Escherianos” e espirais logarítmicas, que transpiram a mesma magia dos adornos plumários dos índios da Amazônia."
Matteo Guranaccia (Em “Almanacco Psichedelico”)
Fonte: ANTONIO Peticov. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: Itaú Cultural. Acesso em: 13 de Mar. 2021. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
---
Biografia - Wikipédia
Autodidata, aos doze anos de idade teve a certeza de que queria trilhar o caminho das artes. E, para alcançar seu objetivo, buscou informações em livros e revistas. Sua formação artística se constitui a partir de pesquisas pessoais sistemáticas em história da arte e pela sua integração aos movimentos artísticos de vanguarda na segunda metade da década de 60. Especializou-se em Geometria Sagrada e na Seção Áurea imprimindo ao seu trabalho um forte caráter matemático.
Em 1970 mudou-se para Londres, onde ampliou seus estudos. No ano seguinte, transferiu residência para Milão e, em 1986, mudou-se novamente, desta vez para Nova Iorque, só retornando ao Brasil em 2000.
Ao longo de sua carreira seu trabalho foi difundido mundialmente através de capas de discos e de livros assim como calendários, cartões postais e posters, geralmente associado às suas mostras.
Especializou-se em Ladrilhamento Periódico e Aperiódico possuindo a maior coleção de jogos matemáticos - quebra cabeças - do Brasil.
A sua produção é diversificada e segue tendências variadas das vanguardas artísticas internacionais das últimas décadas. Fez instalações ambientais e murais na Italia, Suiça, Estados Unidos e no Brasil. Dentre eles: Balli Ballet (1982), em Cloudwalk Farm, Connecticut (Estados Unidos) e a escultura The Golden Wall (1988), em forma de grande espiral, em homenagem à cidade de Aiuruoca (Minas Gerais). Faz, no Rio de Janeiro, em 1986, a instalação Sete Anéis. Em 1983 instala “The Big Ladder”, em frente ao Coliseum, em New York.
Em 1989, apresenta o Projeto Natura - Rio Pinheiros na 20ª Bienal Internacional de São Paulo e, em 1992, o Projeto Bosque Natura no Rio de Janeiro. Entrega à cidade, em novembro de 1990, o mural “Momento Antropofágico com Oswald de Andrade” na estação Republica do Metrô de São Paulo. Em 1995 entrega à cidade a torre Transburti e outros três murais na estação Santo Amaro da CPTM. Executou posters e capas de livros e discos para os mais variados eventos e artistas, tanto no Brasil como no exterior.
Foi presidente da Cooperativa dos Artistas Visuais do Brasil entre 2003 e 2007.
É membro da North American Lewis Carroll Society e é um dos “Friends of Martin Gardner” participando, desde 1999, do G4G (Gathering for Gardner).
Fundou e dirigiu o NAC - Núcleo de Arte Contemporânea - em São Paulo, entre 1999 e 2006.
Em 2016, ao completar 70 anos, abre o Instituto de Arte e Cultura Antonio Peticov.
Biografia
Infância e Juventude
Como tantos outros imigrantes de várias partes do mundo, os Peticov vieram para o Brasil nos anos 1920 em busca de segurança, paz e condições para prosperar. Búlgaros de origem humilde, agricultores sérios e dedicados ao trabalho, atravessaram o Atlântico com passagens pagas pelo governo brasileiro que, após abolir a escravidão, precisava de mão de obra no campo.
A família enfrentou as adversidades geradas pelo idioma, as condições precárias das fazendas, a alimentação estranha e o clima demasiadamente quente. Mas, com muita fé e dedicação, foi construindo o futuro nas cores fortes do campo paulista. O filho André casou-se, enviuvou e se tornou pastor, formando-se em Teologia pelo Seminário Batista do Rio de Janeiro.
Em 2 de julho de 1946, nasceu Antonio Peticov, em uma parada estratégica na cidade de Assis, em São Paulo, já quase fronteira com o Paraná. Em meio às viagens do evangelizador André, sua mulher, Gláucia, entregava ao mundo o segundo filho do casal. Ao longo da vida Antonio enfrentaria com os pais o desafio de pregar a palavra de Deus pelo Brasil. Primeiramente, no Espírito Santo; depois, em São Paulo, Rio de Janeiro e, de novo, em São Paulo.
Foram anos de descobertas e aprendizados para Antonio, que, vivenciando diferentes cenários, foi assimilando cores, aromas, sabores, sons e montando um equilibrado arquivo racional e emocional de tudo isso.
Foi em 1960, no início da adolescência, ao ter o pai envolvido na organização do X Congresso da Aliança Batista Mundial, no Rio de Janeiro, que Antonio sentiu o despertar de sua vocação para as artes. Conviveu com Mauro Salles Júnior, diretor de Arte, que trabalhava na Casa Publicadora Batista.
Ao ver a criatividade do artista gráfico se materializando em maquetes, mobiles, cartazes e outras peças, percebeu que sua relação com o mundo seria pela arte. O irmão mais velho, Walter, o “artista” da família, ganhou um belo kit de pintura. Com o presente, veio um brinde, um mini kit, que ficou para o caçula Antonio.
Aos 14 anos, fez seus primeiros trabalhos, que vendeu durante evento da religião dos pais. Começava um despertar que, a bem da verdade, iria tornar-se eterno.
Exibições
1965 - Salão Paulista de Arte Moderna, São Paulo
1965 - Salão Paranaense de Belas Artes, Curitiba
1965 - Salão de Arte Contemporânea de Campinas
1966 - Salão Paulista de Arte Moderna, São Paulo
1967 - Vanguarda Jovem no Arena, Teatro de Arena, São Paulo
1967 - Salão de Arte Contemporânea de Campinas
1967 - “Seis Jovens Pintores na FAAP”, São Paulo -
1967 - Salão Nacional de Artes Plásticas, Vitória, E.S.
1967 - Salão Paulista de Arte Moderna, São Paulo
1967 - Salão de Abril, Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro
1967 - ART-ART Galley, São Paulo
1967 - IX Bienal de São Paulo, São Paulo
1968 - Galeria Ponto de Encontro, São Paulo
1969 - X Bienal de São Paulo
1971 - Camden Arts Center, Londres -
1972 - “Le Jardin D’Explosition”, San Paul de Vince, Riviera francesa
1973 - “Ipotesi per un’Arte Simbolica”, Panelle Gallery, Locarno, Suiça
1973 - “Situazione Simbolo”, Galeria San Fedele, Milão
1975 - Galeria Arte Global, São Paulo
1975 - “Artistas e a Comunicação”, Rede GLOBO de televisão
1976 - Gabinete de Artes Gráficas, São Paulo
1976 - “Arte Braziliana Secolo XX”, Bologna, Italia
1976 - “Couleurs de Bresil”, Crearco Galerie, Lausanne, Suiça
1976 - X Salão de Arte Contemporânea, São Paulo, Brasil
1977 - Galerie du Vieux Caveau, Pully, Suíça
1977 - Galeria Luiza Strina, São Paulo, Brasil
1978 - Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, Brasil
1979 - National Arts Center, New York, USA
1979 - “Drei Brasilianish Kunstler”, Galerie B14, Stutgard, Alemanha
1980 - Galeria San Michelle, Brescia, Italia -
1980 - “Fisionomie”, Arts Gallery, Milão, Italia -
1980 - “In a Small Frame”, Kassel, Alemanha -
1980 - Village House Galerij, Deurle, Belgica -
1981 - Galeria del Naviglio, Milão, Italia -
1982 - Galeria Suzanna Sassoun, São Paulo, Brasil -
1982 - Owens Gallery, Locarno, Suîça -
1982 “Bali Ballet” - instalação ambiental permanente em “Cloudwalk Farm”, Conecticut,USA.
1983 - Galerie 212, Paris, França -
1983 - “THE BIG LADDER” - Instalação de uma escultura monumental em frente ao Colisseum ( Columbus Circus - N.Y. ) para a New York Art Expo ‘86.
1983 - Escultura Efêmera, Art Galeria, Fortaleza, Brasil
1983 - Panorama da Pintura Brasileira, Museu de Arte Moderna, São Paulo, Brasil -
1984 - “Labirinto” , Galeria GB, Rio de Janeiro, Brasil -
1984 - L’Afiche Gallery, Milão, Italia -
1984 - “The Kiss”, Galeria ARCO, São Paulo, Brasil -
1984 - “10 Anos de VOGUE”, Museu de Arte de São Paulo, Brasil -
1984 - “Landscapes”, Galeria Alberto Bonfiglioli, São Paulo, Brasil -
1985 - Posters para Crianças Autistas, Banco América do Sul, São Paulo, Brasil -
1985 - “Destaques”, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil -
1985 - “Drawings”, Fred Dorfman Gallery, New York, USA -
1986 - Gallery By Svetlana, Munik, Alemanha --
1986 - Pery-Reneth Gallery, South Hampton - USA -
1986 - Jacob Javis Center - New York, -poster inaugural - USA
1986 - Judith Posner Gallery, Milwaukee, USA -
1986 - “Sete Anéis”, Galeria do Centro Empresarial, Rio de Janeiro, Brasil
1986 - Galeria Luisa Strina, São Paulo, Brasil
1987 - Galeria Montessanti, São Paulo, Brasil
1987 - Galeria Montessanti, Rio de Janeiro, Brasil
1987 - “Light Symphony”, Galeria Susanna Sassoun, São Paulo, Brasil
1988 - “Byrds of Paradise”. Fred Dorfman Gallery, New York, USA
1988 - Gallery SHO, Tokyo, Japão
1988 - “Multiplos”, Galeria Monica Filgueiras, São Paulo, Brasil
1989 - Galeria Montessanti-Roesler, São Paulo, Brasil
1989 - Galeria Montessanti-Roesler, Rio de Janeiro, Brasil
1989 - Metalgravura, Galeria Monica Filgueiras, São Paulo, Brasil
1989 - “Projeto Natura”, XX Bienal de São Paulo, São Paulo, Brasil
1990 - Pindar Gallery, New York, USA
1990 - Galeria Múltipla, São Paulo, Brasil
1990 - Galeria Mirian Mamber, São Paulo, Brasil
1990 - “Pantanal”, Galeria Sadala, São Paulo, Brasil
1990 - “Momento Antropofágico com Oswald de Andrade” - Instalação permanente na estação República do Metrô de São Paulo ,Brasil
1991 - Galeria Novo Tempo, Belo Horizonte, MG, Brasil
1991 - Galeria ARTE E USO, São José dos Campos, S. P., Brasil
1991 - Latin Art Gallery , Nagoya, Japão
1991 - Registro Gráfico, Galeria Kramer, São Paulo, Brasil
1992 - “Musicas”, Museu do Cartaz, Curitiba, Paraná, Brasil
1992 - “Musicas”, Galeria Banestado, Londrina, Paraná, Brasil
1992 - “Soluções Ambientais Criativas”, Villa Riso, Rio de Janeiro, Brasil
1992 - Galeria Multipla, São Paulo, Brasil
1992 - “Lab-Ir-In-Ton”, Instalação “cinetico-sensorial”, SESC, São Paulo, Brasil
1992 - Arte no Shopping, Campo Grande, MGS, Brasil
1993 - “Primavera Cultural”, Gabinete de Arte Raquel Arnaud, São Paulo, Brasil
1993 - “Pinturas”, Galeria Nara Roesler, São Paulo, Brasil
1993 - “Candelária Urgente”, FASAM, São Paulo, Brasil
1993 - ARS, ARTIS, São Paulo, Brasil
1993 - Museu Capitania das Artes, Natal, RGN, Brasil
1994 - Iconografia e Arte do Carnaval- sec. XIX/XX, Pinacoteca do Estado, S. Paulo
1994 - Paulina Rieloff Gallery, New York, USA
1994 - Galeria Nara Roesler, Recife, Brasil
1994 - “Luminous”, Objetos de cerâmica, Home Style, São Paulo, Brasil
1995 - Center for the BOOK ARTS, New York, USA
1995 - “Visões”, Galeria Hebraica, São Paulo, Brasil
1995 - “Spiritual Art”, Casa da Cultura de Santo Amaro, São Paulo, Brasil
1995 - Exposição de Arte Contemporânea Brasileira, Chapel Art Show, São Paulo
1995 - “Arte no Shopping”, Florianópolis, SC, Brasil
1995 - Museu de Artes Plasticas Quirino da Silva, Mocóca, SP, Brasil
1995 - “Transcala Cromatica”, Instalação permanente de uma torre de neon com 40 metros em cima de um prédio na parte mais alta de S. Paulo, Brasil
1995 - The Brazilian Art Exhibition, Hong Kong, HK
1995 - “80 Obras no Conjunto Nacional”, Brasilia, Brasil
1995 - “United Artists”, Casa das Rosas, São Paulo, Brasil
1996 - “A Patafísica nos Trópicos”, Museu de Arte Brasileira, São Paulo, Brasil
1996 - “Latin American Book Arts”, Mexic-Arte Museum. Austin, Texas , USA
1996 - “Seis Pintores e a Musica”, Galeria Nara Roesler, São Paulo, Brasil
1996 - “Criative Bulgarians Abroad”, Modern Art Gallery, Sofia - Bulgaria
1996 - “Posters ans Prints” , Sófia National Library, Sófia - Bulgaria
1996 - “Paintings and Prints”, Galeria Nara Roesler, Campos do Jordão, SP - Brasil
1996 - “1ª Mostra Nacional de Vitrines”, Shopping Eldorado, São Paulo - Brasil
1996 - “São Paulo Off Bienal”, Museu Brasileiro de Escultura - São Paulo - Brasil
1997 - “Arte do Brasil”, Swiss Bank Gallery - Punta del Este - Uruguay
1997 - “The Brain and the Mind”, Centro de Convenções Rebouças - São Paulo, BR
1997 - “United Artists III”, Casa das Rosas, São Paulo, Brasil
1997 - “2ª Mostra Nacional de Vitrines”, Shopping Morumbi , São Paulo - Brasil
1997 - “Learning” - American Chamber of Commerce, São Paulo, Brasil
1997 - “Pentagramas” - Bourbon Street, São Paulo, Brasil
1998 - “Futebol Arte” - Palacio dos Arcos - Itamaraty - Brasilia - Brasil
1998 - “Futebol Arte” - Memorial da América Latina - São Paulo - SP
1998 - “Futebol Arte” - Casa França-Brasil - Rio de Janeiro - Brasil
1998 - “Futebol Arte” - Conseille Economique et Social - Paris - França
1998 - “Futebol Arte” - Palais de la Bourse - Marseille - França
1998 - “Canibália Afetiva” - Espaço Cultural A ESTUFA - São Paulo - Brasil
1998 - “Iconoclastias Culturais” - Casa das Rosas - São Paulo - Brasil
1998 - “Libros de Artista” -Instituto de A. Graficas de OAXACA - Oaxaca - Mexico
1999 - “IV Mostra Nacional de Vitrines” - Morumbi Shopping - São Paulo - Brasil
1999 - “Livros-Objeto” -Galeria de Arte “A HEBRAICA” - São Paulo - Brasil
2000 - “Gathering for Gardner 4” - Hyatt Hotel - Atlanta - Usa
2001 - “Snoopy Art” - EPA - São Paulo - Brasil
2001 - “Ponte Aérea” - Galeria GB ARTE - Rio de Janeiro - Brasil
2001 - “Arte Hoje” - Arvani Arte - São Paulo - Brasil
2002 - “Gathering for Gardner 5” - Ritz Carlton Hotel - Atlanta - Usa
2002 - “8 Artistas Brasileiros Contemporâneos” - Casa Das Rosas - São Paulo - Brasil
2002 - Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba, São Paulo - (artista convidado)
2002 - III Bienal São João da Boa Vista - São Paulo - Brasil
2002 - “Humanidade no Patrimônio Urbano no Brasil - um olhar de A. Peticov” - S. Iguatemi - SP - BR
2002 - “22 Clássicos de A. Peticov” - Galeria Hebraica - São Paulo - Brasil
2003 - “Trabalhos Escolhidos” - lançamento do livro e exposição - MASP - São Paulo - Br
2003 - “Humanidade no Patrimônio Natural no Brasil - um olhar de A. Peticov” - Tock-Stock- SP - BR
2004 - “Gathering for Gardner 6” - Ritz Carlton Hotel - Atlanta - Usa
2004 - “I Exposição Coletiva da Cooperativa” - Gal Municipal de Artes - Baruerí - SP
2004 - “Homenagem a Arcangelo Ianelli” - Mube - São Paulo - SP
2004 - “Olhar impertinente” - Museu de Arte Contemporanea de SP - SP
2004 - “O Cérebro e a Mente” - Pinacoteca da APM- São Paulo - SP
2005 - “Art du Bresil” coletiva da C.A.V.B. - Domaine de L’Amiraute - Deauville - França
2005 - “Arte em Metropolis” - Instituto Tomie Ohtake - São Paulo - BR
2005 - Exposição Individual na galeria da BMF - São Paulo - BR
2005 - Desenhos dos Anos ‘80 - IQ Art Gallery - São Paulo - BR
2005 - Chappel Art Show - Artista Homenageado - São Paulo - BR
2006 - “Gathering for Gardner 7” - Ritz Carlton Hotel - Atlanta - Usa
2006 - Os “ONZE” - Embaixada Do Brasil - Berlin - Alemanha
2006 - OFF BIENAL - Museu Brasileiro de Escultura - São Paulo - BR
2006 - Os “ONZE” - Museu Brasileiro de Escultura - São Paulo - BR
2007 - “Obra Viva” - lançamento de curta-metragem documentário no MIS - São Paulo - SP
2007 - “Os ONZE” - Estação Cultural Mapocho - Santiago - Chile
2007 - “Parede da Fama” - Galeria André - São Paulo - BR
2007 - AFTER SCHOOL - 1ª Bienal de Brasilia - Brasilia - BR
2008 - G4G8 - Atlanta - Georgia - EEUU
2008 - “NÚS” -Galeria Jô Slaviero- SP - BR
2008 - Pinturas de A. P. - Galeria Patricia Costa - Rio de Janeiro - BR
2008 - NOVE CAMINHOS - Dalmau Studio - São Paulo - BR
2008 - BRASILBRASILEIRO - CCBB - São Paulo - Br
2008 - OFF Bienal - Galeria Jô Slaviero - São PAulo - BR
2008 - BRASILBRASILEIRO - CCBB - Rio de Janeiro - Br
2009 - Artestudio Mauro Chaves - São Paulo - Br
2009 - 40 Chapel Art Show - São Paulo - Brasil
2009 - Estéticas, Sonhos e Utopias dos Artistas do Brasil pela Liberdade - Museu Salvador Allende. - SA - Chile
2009 - Eu Tenho um Sonho - Museu Afro Brasil - São PAulo - BR
2009 - “A OBRA COMO PERCURSO” - SESC IPIRANGA - São Paulo - SP - BR
2009 - “After School”- Centro Mabeu - Belém - Brasil
2010 - G4G9 - Atlanta - Ga - EEUU
2010 - “Curto Circuito - O Encontro da Poesia com as Artes Visuais” - IQ Gallery - São Paulo - Brasil
2010 - Brasilia 50 Anos - Senado Federal - Brasilia - Brasil
2010 - Autoretrato e “Autoretratos” - Espaço Pantemporâneo - São Paulo - Brasil
2010 - Antonio Peticov e a forma oculta - Espaço Cultural City - São Paulo - Brasil
2010 - G11 - After School - Futebol Arte - Johanesburg - South Africa
2012 - ART&MATH - Atlanta Public Library - Atlanta - USA
2012 - Gil 70 - Centro Cultural dos Correios - Rio de Janeiro - BR
2013 - VIAJANTE - lançamento de livro e exposição individual - MIS - São Paulo
2013 - Galerie Ricardo Fernandes - Paris - França
2014 - Futebol Arte - Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba - SP - Brasil
2014 - As Mesas de Picasso - Galeria 22 - São Paulo - Brasil
2014 - G4G11 - Atlanta - Georgia - USA
2015 - Alice no País de Peticov - Deco Art Club - São Paulo - Brasil
2015 - Alice no País de Peticov - Galeria Patricia Costa - Rio de Janeiro - Brasil
2016 - G4G12 - Atlanta - Georgia - USA
2016 - LUZ DO SOL - Galeria Nu Vem - São Paulo - Brasil
2016 - Seleção de Obras - Espaço Flavio de Carvalho - Valinhos - Brasil
2016 - Retrospectiva da Obra Gráfica - Metrô de São Paulo - Brasil
2017 - GRAVURAS - STJ - Brasilia - Brasil
2017 - Telas e Objetos Recentes - A Estufa - São Paulo - Brasil
2017 - ANIWA - Ibiza - Espanha
2017 - American Disasters - Galeria Oscar Cruz - São Paulo
2017 - Chappel Art Show - São Paulo - Brasil
2017 - Pinturas Recentes - Casa Wolf - São Paulo - Brasil
Fonte: Wikipédia, consultado pela última vez em 12 de março de 2021.
Crédito fotográfico: Instagram @antonio.peticov
Antonio Peticov (Assis, SP, 2 de julho de 1946), também conhecido apenas por Peticov, é um pintor, desenhista, escultor e gravurista brasileiro.
Biografia - Itaú Cultural
Antonio Peticov fez instalações como Balli Ballet (1982), em Cloudwalk Farm, Connecticut, e The Big Ladder - Scala Cromatica (1983), para a New York Art Expo, nos Estados Unidos. Apresenta, em 1989, o Projeto Natura - Rio Pinheiros na 20ª Bienal Internacional de São Paulo, prevendo a plantação de várias espécies de árvores ao longo do rio Pinheiros, em São Paulo; e, em 1992, cria o Projeto Bosque Natura, para a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro. Realiza, em 1990, o mural Momento Antropofágico com Oswald de Andrade, instalado na estação República do metrô de São Paulo, em homenagem ao centenário do escritor. Em 2003, é lançado o livro Trabalhos Escolhidos, juntamente com a exposição no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Masp. Em suas pinturas trabalha freqüentemente com séries temáticas como a Seção Áurea e Dia e Noite, utilizando conceitos da física e da matemática, relacionados ao espectro de cores e à luz.
Análise
Autodidata, Antonio Peticov estuda história da arte e os movimentos de vanguarda na segunda metade da década de 1960. Trabalha com pintura, escultura e instalações, apresentando uma produção diversificada. Em seus quadros, destacam-se os efeitos luminosos e a utilização de cores intensas. Neles, cria imagens oníricas alinhadas ao imaginário da publicidade.
Realiza, em 1990, o mural Momento Antropofágico com Oswald de Andrade, em homenagem ao centenário do escritor, instalado na estação República do metrô de São Paulo. O espectador ao situar-se em um ponto de vista frontal em relação ao mural, vê formas ondulantes na parte central. Ao posicionar-se em um ângulo de 45 graus, passa a perceber nessas formas um rosto. O artista emprega a anamorfose,1 e explora oposições como positivo e negativo, e horizontalidade e verticalidade. Peticov emprega freqüentemente conceitos matemáticos e também da física, relacionados ao espectro de cores e à luz, criando obras de cunho simbólico.
Críticas
"Autor de obra variada e técnica diversificada, onde se acham combinadas várias tendências da arte contemporânea, seu trabalho deve ser inserido na produção oriunda da década de 60, no bojo das renovações vanguardistas trazidas pelos movimentos internacionais como o surrealismo, o grafismo, o dadaísmo, a pop art e a livre pesquisa da chamada arte experimental. A incursão por essas e outras propostas estéticas surgidas na atualidade fica bastante evidenciada em sua pintura, onde os elementos geométricos, surreais e abstratizantes são combinados com um resultado plástico bastante satisfatório e efeitos às vezes surpreendentes".
Adauto Silva (LOUZADA, Júlio. Artes plásticas: seu mercado, seus leilões. São Paulo: J. Louzada, 1984-)
"Como em um prisma mágico, tudo aquilo que passa pelo pincel deste artista brasileiro decompõe-se nas milhares de cores do espectro solar. O seu é um mundo matemático e mítico, onde o entusiamo pela mecânica celeste explode cavalgando arco-íris que delimita seções áureas, aneis de Moebius, paradoxos “Escherianos” e espirais logarítmicas, que transpiram a mesma magia dos adornos plumários dos índios da Amazônia."
Matteo Guranaccia (Em “Almanacco Psichedelico”)
Fonte: ANTONIO Peticov. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: Itaú Cultural. Acesso em: 13 de Mar. 2021. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
---
Biografia - Wikipédia
Autodidata, aos doze anos de idade teve a certeza de que queria trilhar o caminho das artes. E, para alcançar seu objetivo, buscou informações em livros e revistas. Sua formação artística se constitui a partir de pesquisas pessoais sistemáticas em história da arte e pela sua integração aos movimentos artísticos de vanguarda na segunda metade da década de 60. Especializou-se em Geometria Sagrada e na Seção Áurea imprimindo ao seu trabalho um forte caráter matemático.
Em 1970 mudou-se para Londres, onde ampliou seus estudos. No ano seguinte, transferiu residência para Milão e, em 1986, mudou-se novamente, desta vez para Nova Iorque, só retornando ao Brasil em 2000.
Ao longo de sua carreira seu trabalho foi difundido mundialmente através de capas de discos e de livros assim como calendários, cartões postais e posters, geralmente associado às suas mostras.
Especializou-se em Ladrilhamento Periódico e Aperiódico possuindo a maior coleção de jogos matemáticos - quebra cabeças - do Brasil.
A sua produção é diversificada e segue tendências variadas das vanguardas artísticas internacionais das últimas décadas. Fez instalações ambientais e murais na Italia, Suiça, Estados Unidos e no Brasil. Dentre eles: Balli Ballet (1982), em Cloudwalk Farm, Connecticut (Estados Unidos) e a escultura The Golden Wall (1988), em forma de grande espiral, em homenagem à cidade de Aiuruoca (Minas Gerais). Faz, no Rio de Janeiro, em 1986, a instalação Sete Anéis. Em 1983 instala “The Big Ladder”, em frente ao Coliseum, em New York.
Em 1989, apresenta o Projeto Natura - Rio Pinheiros na 20ª Bienal Internacional de São Paulo e, em 1992, o Projeto Bosque Natura no Rio de Janeiro. Entrega à cidade, em novembro de 1990, o mural “Momento Antropofágico com Oswald de Andrade” na estação Republica do Metrô de São Paulo. Em 1995 entrega à cidade a torre Transburti e outros três murais na estação Santo Amaro da CPTM. Executou posters e capas de livros e discos para os mais variados eventos e artistas, tanto no Brasil como no exterior.
Foi presidente da Cooperativa dos Artistas Visuais do Brasil entre 2003 e 2007.
É membro da North American Lewis Carroll Society e é um dos “Friends of Martin Gardner” participando, desde 1999, do G4G (Gathering for Gardner).
Fundou e dirigiu o NAC - Núcleo de Arte Contemporânea - em São Paulo, entre 1999 e 2006.
Em 2016, ao completar 70 anos, abre o Instituto de Arte e Cultura Antonio Peticov.
Biografia
Infância e Juventude
Como tantos outros imigrantes de várias partes do mundo, os Peticov vieram para o Brasil nos anos 1920 em busca de segurança, paz e condições para prosperar. Búlgaros de origem humilde, agricultores sérios e dedicados ao trabalho, atravessaram o Atlântico com passagens pagas pelo governo brasileiro que, após abolir a escravidão, precisava de mão de obra no campo.
A família enfrentou as adversidades geradas pelo idioma, as condições precárias das fazendas, a alimentação estranha e o clima demasiadamente quente. Mas, com muita fé e dedicação, foi construindo o futuro nas cores fortes do campo paulista. O filho André casou-se, enviuvou e se tornou pastor, formando-se em Teologia pelo Seminário Batista do Rio de Janeiro.
Em 2 de julho de 1946, nasceu Antonio Peticov, em uma parada estratégica na cidade de Assis, em São Paulo, já quase fronteira com o Paraná. Em meio às viagens do evangelizador André, sua mulher, Gláucia, entregava ao mundo o segundo filho do casal. Ao longo da vida Antonio enfrentaria com os pais o desafio de pregar a palavra de Deus pelo Brasil. Primeiramente, no Espírito Santo; depois, em São Paulo, Rio de Janeiro e, de novo, em São Paulo.
Foram anos de descobertas e aprendizados para Antonio, que, vivenciando diferentes cenários, foi assimilando cores, aromas, sabores, sons e montando um equilibrado arquivo racional e emocional de tudo isso.
Foi em 1960, no início da adolescência, ao ter o pai envolvido na organização do X Congresso da Aliança Batista Mundial, no Rio de Janeiro, que Antonio sentiu o despertar de sua vocação para as artes. Conviveu com Mauro Salles Júnior, diretor de Arte, que trabalhava na Casa Publicadora Batista.
Ao ver a criatividade do artista gráfico se materializando em maquetes, mobiles, cartazes e outras peças, percebeu que sua relação com o mundo seria pela arte. O irmão mais velho, Walter, o “artista” da família, ganhou um belo kit de pintura. Com o presente, veio um brinde, um mini kit, que ficou para o caçula Antonio.
Aos 14 anos, fez seus primeiros trabalhos, que vendeu durante evento da religião dos pais. Começava um despertar que, a bem da verdade, iria tornar-se eterno.
Exibições
1965 - Salão Paulista de Arte Moderna, São Paulo
1965 - Salão Paranaense de Belas Artes, Curitiba
1965 - Salão de Arte Contemporânea de Campinas
1966 - Salão Paulista de Arte Moderna, São Paulo
1967 - Vanguarda Jovem no Arena, Teatro de Arena, São Paulo
1967 - Salão de Arte Contemporânea de Campinas
1967 - “Seis Jovens Pintores na FAAP”, São Paulo -
1967 - Salão Nacional de Artes Plásticas, Vitória, E.S.
1967 - Salão Paulista de Arte Moderna, São Paulo
1967 - Salão de Abril, Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro
1967 - ART-ART Galley, São Paulo
1967 - IX Bienal de São Paulo, São Paulo
1968 - Galeria Ponto de Encontro, São Paulo
1969 - X Bienal de São Paulo
1971 - Camden Arts Center, Londres -
1972 - “Le Jardin D’Explosition”, San Paul de Vince, Riviera francesa
1973 - “Ipotesi per un’Arte Simbolica”, Panelle Gallery, Locarno, Suiça
1973 - “Situazione Simbolo”, Galeria San Fedele, Milão
1975 - Galeria Arte Global, São Paulo
1975 - “Artistas e a Comunicação”, Rede GLOBO de televisão
1976 - Gabinete de Artes Gráficas, São Paulo
1976 - “Arte Braziliana Secolo XX”, Bologna, Italia
1976 - “Couleurs de Bresil”, Crearco Galerie, Lausanne, Suiça
1976 - X Salão de Arte Contemporânea, São Paulo, Brasil
1977 - Galerie du Vieux Caveau, Pully, Suíça
1977 - Galeria Luiza Strina, São Paulo, Brasil
1978 - Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, Brasil
1979 - National Arts Center, New York, USA
1979 - “Drei Brasilianish Kunstler”, Galerie B14, Stutgard, Alemanha
1980 - Galeria San Michelle, Brescia, Italia -
1980 - “Fisionomie”, Arts Gallery, Milão, Italia -
1980 - “In a Small Frame”, Kassel, Alemanha -
1980 - Village House Galerij, Deurle, Belgica -
1981 - Galeria del Naviglio, Milão, Italia -
1982 - Galeria Suzanna Sassoun, São Paulo, Brasil -
1982 - Owens Gallery, Locarno, Suîça -
1982 “Bali Ballet” - instalação ambiental permanente em “Cloudwalk Farm”, Conecticut,USA.
1983 - Galerie 212, Paris, França -
1983 - “THE BIG LADDER” - Instalação de uma escultura monumental em frente ao Colisseum ( Columbus Circus - N.Y. ) para a New York Art Expo ‘86.
1983 - Escultura Efêmera, Art Galeria, Fortaleza, Brasil
1983 - Panorama da Pintura Brasileira, Museu de Arte Moderna, São Paulo, Brasil -
1984 - “Labirinto” , Galeria GB, Rio de Janeiro, Brasil -
1984 - L’Afiche Gallery, Milão, Italia -
1984 - “The Kiss”, Galeria ARCO, São Paulo, Brasil -
1984 - “10 Anos de VOGUE”, Museu de Arte de São Paulo, Brasil -
1984 - “Landscapes”, Galeria Alberto Bonfiglioli, São Paulo, Brasil -
1985 - Posters para Crianças Autistas, Banco América do Sul, São Paulo, Brasil -
1985 - “Destaques”, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil -
1985 - “Drawings”, Fred Dorfman Gallery, New York, USA -
1986 - Gallery By Svetlana, Munik, Alemanha --
1986 - Pery-Reneth Gallery, South Hampton - USA -
1986 - Jacob Javis Center - New York, -poster inaugural - USA
1986 - Judith Posner Gallery, Milwaukee, USA -
1986 - “Sete Anéis”, Galeria do Centro Empresarial, Rio de Janeiro, Brasil
1986 - Galeria Luisa Strina, São Paulo, Brasil
1987 - Galeria Montessanti, São Paulo, Brasil
1987 - Galeria Montessanti, Rio de Janeiro, Brasil
1987 - “Light Symphony”, Galeria Susanna Sassoun, São Paulo, Brasil
1988 - “Byrds of Paradise”. Fred Dorfman Gallery, New York, USA
1988 - Gallery SHO, Tokyo, Japão
1988 - “Multiplos”, Galeria Monica Filgueiras, São Paulo, Brasil
1989 - Galeria Montessanti-Roesler, São Paulo, Brasil
1989 - Galeria Montessanti-Roesler, Rio de Janeiro, Brasil
1989 - Metalgravura, Galeria Monica Filgueiras, São Paulo, Brasil
1989 - “Projeto Natura”, XX Bienal de São Paulo, São Paulo, Brasil
1990 - Pindar Gallery, New York, USA
1990 - Galeria Múltipla, São Paulo, Brasil
1990 - Galeria Mirian Mamber, São Paulo, Brasil
1990 - “Pantanal”, Galeria Sadala, São Paulo, Brasil
1990 - “Momento Antropofágico com Oswald de Andrade” - Instalação permanente na estação República do Metrô de São Paulo ,Brasil
1991 - Galeria Novo Tempo, Belo Horizonte, MG, Brasil
1991 - Galeria ARTE E USO, São José dos Campos, S. P., Brasil
1991 - Latin Art Gallery , Nagoya, Japão
1991 - Registro Gráfico, Galeria Kramer, São Paulo, Brasil
1992 - “Musicas”, Museu do Cartaz, Curitiba, Paraná, Brasil
1992 - “Musicas”, Galeria Banestado, Londrina, Paraná, Brasil
1992 - “Soluções Ambientais Criativas”, Villa Riso, Rio de Janeiro, Brasil
1992 - Galeria Multipla, São Paulo, Brasil
1992 - “Lab-Ir-In-Ton”, Instalação “cinetico-sensorial”, SESC, São Paulo, Brasil
1992 - Arte no Shopping, Campo Grande, MGS, Brasil
1993 - “Primavera Cultural”, Gabinete de Arte Raquel Arnaud, São Paulo, Brasil
1993 - “Pinturas”, Galeria Nara Roesler, São Paulo, Brasil
1993 - “Candelária Urgente”, FASAM, São Paulo, Brasil
1993 - ARS, ARTIS, São Paulo, Brasil
1993 - Museu Capitania das Artes, Natal, RGN, Brasil
1994 - Iconografia e Arte do Carnaval- sec. XIX/XX, Pinacoteca do Estado, S. Paulo
1994 - Paulina Rieloff Gallery, New York, USA
1994 - Galeria Nara Roesler, Recife, Brasil
1994 - “Luminous”, Objetos de cerâmica, Home Style, São Paulo, Brasil
1995 - Center for the BOOK ARTS, New York, USA
1995 - “Visões”, Galeria Hebraica, São Paulo, Brasil
1995 - “Spiritual Art”, Casa da Cultura de Santo Amaro, São Paulo, Brasil
1995 - Exposição de Arte Contemporânea Brasileira, Chapel Art Show, São Paulo
1995 - “Arte no Shopping”, Florianópolis, SC, Brasil
1995 - Museu de Artes Plasticas Quirino da Silva, Mocóca, SP, Brasil
1995 - “Transcala Cromatica”, Instalação permanente de uma torre de neon com 40 metros em cima de um prédio na parte mais alta de S. Paulo, Brasil
1995 - The Brazilian Art Exhibition, Hong Kong, HK
1995 - “80 Obras no Conjunto Nacional”, Brasilia, Brasil
1995 - “United Artists”, Casa das Rosas, São Paulo, Brasil
1996 - “A Patafísica nos Trópicos”, Museu de Arte Brasileira, São Paulo, Brasil
1996 - “Latin American Book Arts”, Mexic-Arte Museum. Austin, Texas , USA
1996 - “Seis Pintores e a Musica”, Galeria Nara Roesler, São Paulo, Brasil
1996 - “Criative Bulgarians Abroad”, Modern Art Gallery, Sofia - Bulgaria
1996 - “Posters ans Prints” , Sófia National Library, Sófia - Bulgaria
1996 - “Paintings and Prints”, Galeria Nara Roesler, Campos do Jordão, SP - Brasil
1996 - “1ª Mostra Nacional de Vitrines”, Shopping Eldorado, São Paulo - Brasil
1996 - “São Paulo Off Bienal”, Museu Brasileiro de Escultura - São Paulo - Brasil
1997 - “Arte do Brasil”, Swiss Bank Gallery - Punta del Este - Uruguay
1997 - “The Brain and the Mind”, Centro de Convenções Rebouças - São Paulo, BR
1997 - “United Artists III”, Casa das Rosas, São Paulo, Brasil
1997 - “2ª Mostra Nacional de Vitrines”, Shopping Morumbi , São Paulo - Brasil
1997 - “Learning” - American Chamber of Commerce, São Paulo, Brasil
1997 - “Pentagramas” - Bourbon Street, São Paulo, Brasil
1998 - “Futebol Arte” - Palacio dos Arcos - Itamaraty - Brasilia - Brasil
1998 - “Futebol Arte” - Memorial da América Latina - São Paulo - SP
1998 - “Futebol Arte” - Casa França-Brasil - Rio de Janeiro - Brasil
1998 - “Futebol Arte” - Conseille Economique et Social - Paris - França
1998 - “Futebol Arte” - Palais de la Bourse - Marseille - França
1998 - “Canibália Afetiva” - Espaço Cultural A ESTUFA - São Paulo - Brasil
1998 - “Iconoclastias Culturais” - Casa das Rosas - São Paulo - Brasil
1998 - “Libros de Artista” -Instituto de A. Graficas de OAXACA - Oaxaca - Mexico
1999 - “IV Mostra Nacional de Vitrines” - Morumbi Shopping - São Paulo - Brasil
1999 - “Livros-Objeto” -Galeria de Arte “A HEBRAICA” - São Paulo - Brasil
2000 - “Gathering for Gardner 4” - Hyatt Hotel - Atlanta - Usa
2001 - “Snoopy Art” - EPA - São Paulo - Brasil
2001 - “Ponte Aérea” - Galeria GB ARTE - Rio de Janeiro - Brasil
2001 - “Arte Hoje” - Arvani Arte - São Paulo - Brasil
2002 - “Gathering for Gardner 5” - Ritz Carlton Hotel - Atlanta - Usa
2002 - “8 Artistas Brasileiros Contemporâneos” - Casa Das Rosas - São Paulo - Brasil
2002 - Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba, São Paulo - (artista convidado)
2002 - III Bienal São João da Boa Vista - São Paulo - Brasil
2002 - “Humanidade no Patrimônio Urbano no Brasil - um olhar de A. Peticov” - S. Iguatemi - SP - BR
2002 - “22 Clássicos de A. Peticov” - Galeria Hebraica - São Paulo - Brasil
2003 - “Trabalhos Escolhidos” - lançamento do livro e exposição - MASP - São Paulo - Br
2003 - “Humanidade no Patrimônio Natural no Brasil - um olhar de A. Peticov” - Tock-Stock- SP - BR
2004 - “Gathering for Gardner 6” - Ritz Carlton Hotel - Atlanta - Usa
2004 - “I Exposição Coletiva da Cooperativa” - Gal Municipal de Artes - Baruerí - SP
2004 - “Homenagem a Arcangelo Ianelli” - Mube - São Paulo - SP
2004 - “Olhar impertinente” - Museu de Arte Contemporanea de SP - SP
2004 - “O Cérebro e a Mente” - Pinacoteca da APM- São Paulo - SP
2005 - “Art du Bresil” coletiva da C.A.V.B. - Domaine de L’Amiraute - Deauville - França
2005 - “Arte em Metropolis” - Instituto Tomie Ohtake - São Paulo - BR
2005 - Exposição Individual na galeria da BMF - São Paulo - BR
2005 - Desenhos dos Anos ‘80 - IQ Art Gallery - São Paulo - BR
2005 - Chappel Art Show - Artista Homenageado - São Paulo - BR
2006 - “Gathering for Gardner 7” - Ritz Carlton Hotel - Atlanta - Usa
2006 - Os “ONZE” - Embaixada Do Brasil - Berlin - Alemanha
2006 - OFF BIENAL - Museu Brasileiro de Escultura - São Paulo - BR
2006 - Os “ONZE” - Museu Brasileiro de Escultura - São Paulo - BR
2007 - “Obra Viva” - lançamento de curta-metragem documentário no MIS - São Paulo - SP
2007 - “Os ONZE” - Estação Cultural Mapocho - Santiago - Chile
2007 - “Parede da Fama” - Galeria André - São Paulo - BR
2007 - AFTER SCHOOL - 1ª Bienal de Brasilia - Brasilia - BR
2008 - G4G8 - Atlanta - Georgia - EEUU
2008 - “NÚS” -Galeria Jô Slaviero- SP - BR
2008 - Pinturas de A. P. - Galeria Patricia Costa - Rio de Janeiro - BR
2008 - NOVE CAMINHOS - Dalmau Studio - São Paulo - BR
2008 - BRASILBRASILEIRO - CCBB - São Paulo - Br
2008 - OFF Bienal - Galeria Jô Slaviero - São PAulo - BR
2008 - BRASILBRASILEIRO - CCBB - Rio de Janeiro - Br
2009 - Artestudio Mauro Chaves - São Paulo - Br
2009 - 40 Chapel Art Show - São Paulo - Brasil
2009 - Estéticas, Sonhos e Utopias dos Artistas do Brasil pela Liberdade - Museu Salvador Allende. - SA - Chile
2009 - Eu Tenho um Sonho - Museu Afro Brasil - São PAulo - BR
2009 - “A OBRA COMO PERCURSO” - SESC IPIRANGA - São Paulo - SP - BR
2009 - “After School”- Centro Mabeu - Belém - Brasil
2010 - G4G9 - Atlanta - Ga - EEUU
2010 - “Curto Circuito - O Encontro da Poesia com as Artes Visuais” - IQ Gallery - São Paulo - Brasil
2010 - Brasilia 50 Anos - Senado Federal - Brasilia - Brasil
2010 - Autoretrato e “Autoretratos” - Espaço Pantemporâneo - São Paulo - Brasil
2010 - Antonio Peticov e a forma oculta - Espaço Cultural City - São Paulo - Brasil
2010 - G11 - After School - Futebol Arte - Johanesburg - South Africa
2012 - ART&MATH - Atlanta Public Library - Atlanta - USA
2012 - Gil 70 - Centro Cultural dos Correios - Rio de Janeiro - BR
2013 - VIAJANTE - lançamento de livro e exposição individual - MIS - São Paulo
2013 - Galerie Ricardo Fernandes - Paris - França
2014 - Futebol Arte - Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba - SP - Brasil
2014 - As Mesas de Picasso - Galeria 22 - São Paulo - Brasil
2014 - G4G11 - Atlanta - Georgia - USA
2015 - Alice no País de Peticov - Deco Art Club - São Paulo - Brasil
2015 - Alice no País de Peticov - Galeria Patricia Costa - Rio de Janeiro - Brasil
2016 - G4G12 - Atlanta - Georgia - USA
2016 - LUZ DO SOL - Galeria Nu Vem - São Paulo - Brasil
2016 - Seleção de Obras - Espaço Flavio de Carvalho - Valinhos - Brasil
2016 - Retrospectiva da Obra Gráfica - Metrô de São Paulo - Brasil
2017 - GRAVURAS - STJ - Brasilia - Brasil
2017 - Telas e Objetos Recentes - A Estufa - São Paulo - Brasil
2017 - ANIWA - Ibiza - Espanha
2017 - American Disasters - Galeria Oscar Cruz - São Paulo
2017 - Chappel Art Show - São Paulo - Brasil
2017 - Pinturas Recentes - Casa Wolf - São Paulo - Brasil
Fonte: Wikipédia, consultado pela última vez em 12 de março de 2021.
Crédito fotográfico: Instagram @antonio.peticov