5 artistas relacionados
Carmelo Arden Quin (Uruguai, Rivera, 16 de março de 1913 — França, Savigny-sur-Orge, 2010), mais conhecido como Arden Quin, foi um pintor e escultor uruguaio. Fundador do Movimento Madi, desempenhou um papel crucial nas vanguardas latino-americanas do século XX, inspirado por Joaquín Torres Garcia. Após seu primeiro contato com o construtivismo de Torres Garcia em 1935, Arden Quin estabeleceu-se em Buenos Aires em 1937, onde se envolveu com artistas como Rhod Rothfuss e Gyula Kosice. Em 1945, o grupo Madi foi formado, apresentando uma concepção estética original, mas divisões internas surgiram, levando Arden Quin a Paris em 1947. Lá, ele se tornou um protagonista na cena artística, participando de exposições e fundando o Centro de Pesquisas Madi em 1950, que atraiu adeptos e expandiu o movimento internacionalmente. As obras de Arden Quin estão presentes em importantes coleções em todo o mundo, incluindo o Tate Modern em Londres, o Centre Georges Pompidou em Paris e o MoMA em Nova York, entre outros. Seu legado artístico influenciou não apenas a cena artística latino-americana, mas também artistas internacionais como Ellsworth Kelly e Jack Yourgeman, que adaptaram suas ideias, resultando no reconhecimento e difusão global do movimento Madi.
Biografia Carmelo Arden Quin – Arremate Arte
Carmelo Arden Quin foi um pintor e escultor uruguaio e fundador do Movimento Madi, desempenhou um papel crucial nas vanguardas latino-americanas do século XX, inspirado por Joaquín Torres Garcia.
Após seu primeiro contato com o construtivismo de Torres Garcia em 1935, Arden Quin estabeleceu-se em Buenos Aires em 1937, onde se envolveu com artistas como Rhod Rothfuss e Gyula Kosice.
Em 1945, o grupo Madi foi formado, apresentando uma concepção estética original, mas divisões internas surgiram, levando Arden Quin a Paris em 1947. Lá, ele se tornou um protagonista na cena artística, participando de exposições e fundando o Centro de Pesquisas Madi em 1950, que atraiu adeptos e expandiu o movimento internacionalmente.
As obras de Arden Quin estão presentes em importantes coleções em todo o mundo, incluindo o Tate Modern em Londres, o Centre Georges Pompidou em Paris e o MoMA em Nova York, entre outros.
Seu legado artístico influenciou não apenas a cena artística latino-americana, mas também artistas internacionais como Ellsworth Kelly e Jack Yourgeman, que adaptaram suas ideias, resultando no reconhecimento e difusão global do movimento Madi.
Biografia Carmelo Arden Quin – Wikipédia
Carmelo Arden Quin (Rivera, 16 de março de 1913 — 27 de setembro de 2010) foi um artista plástico Uruguaio. Foi um dos fundadores do movimento MADI. Nascido em Rivera, mudou-se para Buenos Aires nos anos 40, tendo morado também no Brasil. Morou também durante alguns anos em Paris.
Seu estilo artístico é marcado por seus contrastes entre cores e por formas geométricas, sendo predominantes as formas irregulares. Sua primeira obra, “Naturel Morte Cubiste” or “Cubist Still Life”, foi criada em 1934. Aos 21 anos, conheceu seu mentor, o escultor uruguaio Joaquín Torres García, que era diretamente influenciado por Piet Mondrian e Michael Seufor.
Morreu, aos 97 anos, em sua casa em Savigny-sur-Orge, Paris.
Fonte: Wikipédia. Consultado em última vez em 14 de maio de 2024.
---
Biografia
O uruguaio Carmelo Arden Quin (Uruguai, Rivera, 1913 — França, Savigny sur-Orge, 2010), fundador do Movimento Madi, foi um dos detonadores das vanguardas latino americanas na década de quarenta do século XX, assim como Joaquin Torres Garcia na década de trinta.
Em 1934, Joaquín Torres Garcia voltou a viver em Montevidéu, após longa ausência de seu país, com prestígio consolidado nas vanguardas de Paris. Suas teorias e obras eram fonte de informação e de formação estéticas. Em 1935, Arden Quin teve o seu primeiro contato com o mestre do construtivismo, com quem manteve uma relação enriquecedora e determinante ao seu futuro pensamento estético.
Arden Quin instalou-se em Buenos Aires no final de 1937, e não tardou a se envolver com esse meio. Conheceu os artistas Rhod Rothfuss e Gyula Kosice. Os anos 1945 e 1946 foram de uma intensidade frenética. O grupo Madi foi criado, reunindo Arden Quin, Kosice, Rothfuss e Blaszko.
O grupo Madi realizou três exposições em Buenos Aires em 1946. Nessas exposições, seus participantes mostraram uma original concepção estética. Por divergências internas, o grupo Madi também é dividido. Kosice permanece em Buenos Aires, aliado a Rothfuss e Arden Quin, que parte para Paris em finais de 1947, mantém vínculos com Blaszko.
No efervescente período pós-guerra em Paris, com determinação Arden Quin quis ser protagonista da festa artística da cidade. De 1949 até 1956, participou do Salão Réalités Nouvelles e de exposições nas galerias Denise René, Collette Allendy entre outras.
Ao fundar em Paris, em 1950, o Centro de Pesquisas Madi, Arden Quin aglutinou adeptos que rapidamente ampliaram o grupo, com sucesso inesperado, em rápida difusão internacional do movimento. Michel Seuphor, Del Marle, Herbin e Vantongerloo, mantinham proximidade com Arden Quin. Os americanos Ellsworth Kelly e Jack Yourgeman, naquele tempo morando em Paris, conheceram os trabalhos Madi, e anos depois, em seu país de origem, denominaram sua obra de shaped canvas, de indubitável procedência Madi.
Suas obras estão em coleções importantes como Tate Modern, Londres; Centre Georges Pompidou, Paris; MoMA, Nova York; Harvard Museum, Boston; O Museu de Belas Artes de Houston; Colección Patricia Phelps de Cisneros, Caracas e Nova York; Coleção Daros Latinoamerica, Zurique, Suíça; MALBA - Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires, Argentina; Museu Nacional de Belas Artes, Buenos Aires, Argentina; Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil.
Exposições Individuais
2023
Carmelo Arden Quin - En la trama del arte constructivo, Centro Cultural La Moneda, Santiago, Chile
2022
Carmelo Arden Quin: En la trama del arte constructivo, curadoria de Cristina Rossi, Museo Nacional de Bellas Artes, Buenos Aires, Argentina
2018
A Utopia Modernista, Décadas de 1940 - 2000, Simões de Assis, São Paulo, Brasil
León Tovar Gallery, New York, EUA
2017
Galeria Vermeer, Buenos Aires, Argentina
2014
A Invenção Lúdica, Décadas de 1940 - 2000, Simões de Assis, Curitiba, Brasil
Modernités Plurielles 1905-1970, Centre Georges Pompidou, Paris, França
Carmelo Arden Quin. Retrospective Exhibition 1938-2007, Durban Segnini Gallery, Miami, EUA
2013
Arden Quin. La invención lúdica, Museo Provincial Franklin Rawson (MPBA), San Juan and Museo Emilio Caraffa (MEC), Córdoba, Argentina
Carmelo Arden Quin. Paintings, collages, mobiles, 1930s to 1970s, Sicardi Gallery, Houston, EUA
2012
Galería del Paseo, Punta del Este, Uruguai
2010
Carmelo Arden Quin, Mostra Retrospectiva, Centro Cultural de Espanã, Montevidéu, Uruguai
2008
Laura Haber Art Gallery, Buenos Aires, Argentina
Mouvement Madi International, Maison de L'Amerique Latine, Paris, França
2007
Arden Quin - Mostra Retrospectiva, Galerie Drouart, Paris, França
2005
Durban Segnini Gallery, Now Recent Works, Miami, EUA
1999
Franka Berndt Gallery, Paris, França
1998
Galería Ruth Benzacar, Buenos Aires, Argentina
1997
Retrospective, Fundación Arte y Tecnología, Madri, Espanha
1994
Retrospective, School of Fine Arts, Metz, França
Esplanade Gallery, School of Fine Arts, Metz, França
1992
Arden Quin et Madí, De La Salle Gallery, Saint-Paul de Vence, França
1990
Keller Gallery, Paris, França
1989
Peintures 1936-52, Pontoise Museum, França
1988
Patio Bremen, Alemanha
1986
Niza Gallery, Brescia, Itália
1985
Des Ponchettes Gallery, Nice, França
Alexandre de La Salle Gallery, Saint-Paul de Vence, França
Retrospective, Latin American Space, Roma, Itália
1980
De La Salle Gallery, Nice, França
1979
Formes galbées, Françoise Polluel Gallery, e em FIAC, Paris, França
1978
De La Salle Gallery, Saint-Paul de Vence, França
Coplanares, Trente Gallery, Paris, e Lieu 5 Gallery, Nice, França
1977
Quincampoix Gallery, Paris, França
1976
Galería Arte Nuevo, Buenos Aires, Argentina
Françoise Tournée Residence, Carenac, Lot, França
1973
Charley Chevalier Gallery, Paris, França
1946
I Exposição Madi, Insitut Français d'Etudes Supérieures de Buenos Aires, Argentina
1922
Sala Especial de Arden Quin, Centre Georges Pompidou, Paris, França
Exposições Coletivas
2020
Leonardo Finotti: Arquitetura da Forma, Simões de Assis, São Paulo, Brasil
2018
Visiones de la Tierra - El Mundo Planeado, Coleção Luís Paulo Montenegro, Fundação Santander, Madri, Espanha
2016
Galeria Vermeer, Homenaje a los 70 años Madi, Buenos Aires, Argentina
2013
2013/2014 Modernités Plurielles 1905-1970, Centre Georges Pompidou, Paris, França
Pulses of abstraction in Latin America - The Ella Fontanals-Cisneros Collection, Miami, EUA
2012
Madí Exhibition, Abigail Gallery, Budapest, Hungria
Cor e Forma III, Simões de Assis Galeria de Arte, Curitiba, Brasil
2011
Géométrie di luce, Palazzo della Vicaria, Trapani, Itália
Conscience polygonale, Chateau de Carros, Nice, França
Carmelo Arden Quin y artistas de Argentina, Brasil y Uruguay, Palais de Glace, Palacio Nacional de las Artes, Buenos Aires, Argentina
2010
Madí Internacional, Centro Cultural Borges, Buenos Aires, Argentina
Buenos Aires Madí Internacional, Laura Haber Art Gallery, Buenos Aires, Argentina
2008
Madí Internacional, Museo de Arte Contemporáneo Latinoamericano (MACLA), La Plata, Argentina
Mouvement Madí International, 1946-2008, Maison de l’Amérique Latine, Paris, França
2007
Madí noir et blanc, Paris-Mauberge, France. Espace Madí, Des Wantiers Gallery, Valenciennes, França
2006
Supermadism Festival, Museum of Contemporary Art, Hungarian Cultural Center, Moscou
2005
Mobil 1-2-3, ORION, Centre d’Art Géométrique Madí, Paris, França/MTA Madí, Györ Gallery, Budapest, Hungária, e Z Gallery, Bratislava, Eslováquia
Madí Museum, Sobral, Ceará, Brasil
1950-1975, Musée d’ArtModerne et Contemporain de Strasbourg, França
2004
Out of Frame, Durban Segnini Gallery, Miami, Florida, EUA
Centre d’Art Géométrique Madí ORION, Catherine Topall, Paris, França
Movimiento Madí Internacional, Centro Cultural Borges, Buenos Aires, Argentina
2003
Madí Museum and Gallery, Dallas, Texas, EUA
2002
Movimiento Madí Internacional, Museo de Arte Contemporáneo, La Plata, Argentina
Festival Kassak et Madí aujourd’hui, Mesaké Muzeum, Umenia Gallery, Bratislava, Eslováquia
2001
Confrontaciones, Carmelo Arden Quin and Enio Iommi, Del Infinito Arte, Buenos Aires, Argentina
ARTE Madí Freie Geometri, Emilia Suciiu Gallery, Ettlingen, Alemanha
2000
Arte Madí, Palazzo Reale di Portici, Nápoles, Itália
Antológica, Museo de Arte Contemporáneo Latinoamericano (MACLA), La Plata, Argentina
1997
Fondazione Mazzotta, Milão, Itália
Arte Madí, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madri, Espanha
Centro Extremeño e Iberoamericano de Arte Contemporáneo, Badajoz, Espanha
1996
Exposición Madí, Museo Iberoamericano, Cáceres, Espanha
Exposición Madí Internacional, Ibercaja, Zaragoza, Espanha
1995
Continuidad Madí, Centoira Gallery, Buenos Aires, Argentina
Arte Madí, anterioridad y continuidad, Museo Torres García, Montevideo, Uruguai
Forum Artis Museum, Montese, Itália
1993
1ere Triennale des Ameriques – Présence em Europe 1945-1992, Maubeuge, França
1991
La Escuela del Sur. El Taller Torres García y su legado, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madri, Espanha
1990
Madí Géométric Abstraction exhibition, De La Salle Gallery, Saint-Paul de Vence, França
Madí Exhibition, Rachel Alder Gallery, New York, EUA
Latin American Artists of the 20th Century exhibition, MoMA, New York, USA, e Centre Beaubourg, Paris, França
1987
9 Artistas del espacio latinoamericano de París, Del Retiro Galería de Arte, Buenos Aires, Argentina
19º Bienal Internacional de São Paulo, Brasil
1986
Havana Biennial, Cuba (Primeiro Lugar)
1984
Exposición Madí, Il Salotto Gallery, Como, Italy. Exposición Madí, Luisella d’Alessandro Gallery, Turim, Itália
1980
Vanguardias de la década del 40. Arte Concreto Invención-arte Madí-perceptismo, Museo Sívori, Buenos Aires, Argentina
1979
Mouvances Madí, Lieu 5, Hebrew Society, Nice, França. FIAC, Paris, França (repetida em 1980)
1975
Torres-Garcia, 1874-1949: Construction et Symboles, Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris, Paris, França
1968
Art d'Amerique Latine
1962
Del arte concreto a la nueva tendencia, Museo de Arte Moderno, Buenos Aires, Argentina
1961
150 años de arte argentino, Museo Nacional de Bellas Artes, Buenos Aires, Argentina
1958
50 años de collages, Saint-Étienne Museum, França
1955
Salón de Arte Nuevo No Figurativo, Van Riel Gallery, Buenos Aires, Argentina
1954
Grupo Madí, L’Odéon Gallery, Paris, França
Exposición Grupo Arte Nuevo, Van Riel Gallery, Buenos Aires, Argentina
1953
Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM, São Paulo, Brasil
Diagonale - Galerie Denise Rene, Paris, França
Salon des Réalités Nouvelles, Paris, França (repetida em 1954, 1955, 1956)
Mostra Artistas Modernos Argentinos - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Stedelijk Museum, Amsterdam, Holanda
II Bienal Internacional de São Paulo, Brasil
1952
Primera Exposición Internacional de Arte, Cuatro Puntos Gallery, Caracas, Venezuela
1951
Espace-Lumière, Suzanne Michel Gallery, Paris, França
1950
Salon des Réalités Nouvelles, Paris, França
Exposición Madí, Colette Allendy Gallery, nova tiragem do terceiro manifesto de Madí, Paris, França
Les Madis - Galerie Colette Allendy, Paris, França
1949
Salon des Réalités Nouvelles, Paris, França
1948
Salon de Réalités Nouvelles, Paris, França
Acto esencial. Velada madista, casa de Dr. Elías Piterbarg, Edição francesa do terceiro manifesto
Exposición Arte Madí, casa de Martín Blaszko, Buenos Aires, Argentina
1947
Exposición Madí “Arte Nuevo”, Salón Kraft, Buenos Aires, Argentina
1946
Primera Exposición Internacional de Arte Madí, Ateneo of Montevideo, Uruguai
Tercera Exposición de Arte Madí, Bohemian Club, Galerías Pacífico, Buenos Aires, Argentina
Segunda Exposición de Arte Madí, Escuela Libre de Artes Plásticas Altamira, dirigida por Lucio Fontana, Buenos Aires, Argentina
Primera Exposición del Grupo Madí, French Institute of Higher Education, Van Riel Gallery, Madí Manifesto, Buenos Aires, Argentina
1945
Segunda Exposición Arte Concreto-Invención, estúdio do fotógrafo Grete Stern, Buenos Aires, Argentina
Primera Exposición de Arte Concreto-Invención, casa de Dr. Enrique Pichón-Rivière, presidente da Associação Psicanalítica de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina
1944
Exposición considerada como “pre-Madí”, com Tomás Maldonado, Lidy Prati, Espinosa, Hlito and Benicio Núñez, Galería Conte, Buenos Aires
1936
Exposición a favor de los republicanos españoles, Ateneo of Montevideo, Uruguai
1922
Latin American Artists in the Twentieth Century, MOMA, Nova Iorque, EUA
Coleções
Harvard Museum, Boston, EUA
Museum Madi, Dallas, EUA
Musée de Saint-Étienne, França
Musée de Grenoble, França
Fundação Juan March, Madri, Espanha
Museu Nacional de Belas Artes, Buenos Aires, Argentina
MAM, Buenos Aires, Argentina
Museo de Córdoba, Argentina
Museo de Rivera, Uruguai
Fundação Allegro, Venezuela
Von Bartha, Suiça
Lenherr, Dallas, EUA
Ella Fontanals-Cisneros, Miami, EUA
Tate Modern, Londres, Reino Unido
MoMA, Nova Iorque, EUA
Centre Georges Pompidou, Paris, França
The Museum of Fine Arts, Houston, EUA
MALBA, Buenos Aires, Argentina
Musée d´Art Moderne de Strasbourg, França
Daros Latinoamerica, Zurique, Suiça
Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil
Fundacion Cisneros, Caracas, Venezuela e Nova Iorque, EUA
Fonte: Simões de Assis. Consultado pela última vez em 14 de maio de 2024.
---
Exposições
2002 - Paralelos: arte brasileira da segunda metade do século XX em contexto, Colección Cisneros
2002 - Paralelos: arte brasileira da segunda metade do século XX em contexto, Collección Cisneros
2005 - 5ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul
2006 - The Sites of Latin American Abstraction
2009 - The sites of Latin American Abstraction
2010 - The Sites of Latin American Abstraction
2010 - De Picasso a Gary Hill
2010 - Abstraction-Creation: Post-War Geometric Abstract Art from Europe and South America
2010 - The Sites of Latin American Abstraction
2010 - De Picasso a Gary Hill
2010 - From Absolute to Minimal
2010 - Abstraction-Creation: Post-War Geometric Abstract Art from Europe and South America
2011 - América Fría: La Abstracción Geométrica en Latinoamérica (1934-1973)
2011 - The Sites of Latin American Abstraction
2011 - VOID AND FEELING. Exploring the Malevich legacy through selected works in Black and 2011 - White
2012 - Cor e Forma III
2013 - O CO-LE-CI-O-NA-DOR: arte brasileira e internacional na Coleção Boghici
2013 - 17º Unifor Plástica
2014 - A Invenção Lúdica: 1940-2000
2021 - 50 Duetos
Fonte: CARMELO Arden Quin. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2024. Acesso em: 14 de maio de 2024. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
---
Movimento MADI | Wikipédia
Movimento Madi é um movimento artístico que se iniciou em 1946 na Argentina por Gyula Kosice, escultor e poeta tcheco radicado na Argentina. Trata-se de uma proposta para todos os ramos da arte (desenho, pintura, escultura, música, literatura, teatro, arquitetura, dança, etc.) baseada na extremação dos conceitos de "criação" e "invenção", com o objetivo de liberar a criação artística das limitações "externas" ao próprio trabalho e expandir sem limites todas as possibilidades que surgem a a partir da continuidade da obra de arte. Entre os artistas que compõem o Movimento Madi estão Carmelo Arden Quin, Rhod Rothfuss, Martín Blaszko, Waldo Longo, Juan Bay, Esteban Eitler, Diyi Laañ, Valdo Wellington, Youri Messen-Jaschin, entre outros.
Origem do termo
Como foi explicado pelo próprio Gyula Kosice, o nome "Madi" vem do lema republicano da Guerra Civil Espanhola, "Madrí, Madrí, no pasarán". O termo também é considerado como um acrônimo de quatro conceitos artísticos básicos: Movimento, Abstração, Dimensão e Invenção.
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 14 de maio de 2024.
Assista o documentário MADI. Consultado pela última vez em 14 de maio de 2024.
Crédito fotográfico: Art Miami Magazine. Consultado pela última vez em 14 de maio de 2024.
Carmelo Arden Quin (Uruguai, Rivera, 16 de março de 1913 — França, Savigny-sur-Orge, 2010), mais conhecido como Arden Quin, foi um pintor e escultor uruguaio. Fundador do Movimento Madi, desempenhou um papel crucial nas vanguardas latino-americanas do século XX, inspirado por Joaquín Torres Garcia. Após seu primeiro contato com o construtivismo de Torres Garcia em 1935, Arden Quin estabeleceu-se em Buenos Aires em 1937, onde se envolveu com artistas como Rhod Rothfuss e Gyula Kosice. Em 1945, o grupo Madi foi formado, apresentando uma concepção estética original, mas divisões internas surgiram, levando Arden Quin a Paris em 1947. Lá, ele se tornou um protagonista na cena artística, participando de exposições e fundando o Centro de Pesquisas Madi em 1950, que atraiu adeptos e expandiu o movimento internacionalmente. As obras de Arden Quin estão presentes em importantes coleções em todo o mundo, incluindo o Tate Modern em Londres, o Centre Georges Pompidou em Paris e o MoMA em Nova York, entre outros. Seu legado artístico influenciou não apenas a cena artística latino-americana, mas também artistas internacionais como Ellsworth Kelly e Jack Yourgeman, que adaptaram suas ideias, resultando no reconhecimento e difusão global do movimento Madi.
Biografia Carmelo Arden Quin – Arremate Arte
Carmelo Arden Quin foi um pintor e escultor uruguaio e fundador do Movimento Madi, desempenhou um papel crucial nas vanguardas latino-americanas do século XX, inspirado por Joaquín Torres Garcia.
Após seu primeiro contato com o construtivismo de Torres Garcia em 1935, Arden Quin estabeleceu-se em Buenos Aires em 1937, onde se envolveu com artistas como Rhod Rothfuss e Gyula Kosice.
Em 1945, o grupo Madi foi formado, apresentando uma concepção estética original, mas divisões internas surgiram, levando Arden Quin a Paris em 1947. Lá, ele se tornou um protagonista na cena artística, participando de exposições e fundando o Centro de Pesquisas Madi em 1950, que atraiu adeptos e expandiu o movimento internacionalmente.
As obras de Arden Quin estão presentes em importantes coleções em todo o mundo, incluindo o Tate Modern em Londres, o Centre Georges Pompidou em Paris e o MoMA em Nova York, entre outros.
Seu legado artístico influenciou não apenas a cena artística latino-americana, mas também artistas internacionais como Ellsworth Kelly e Jack Yourgeman, que adaptaram suas ideias, resultando no reconhecimento e difusão global do movimento Madi.
Biografia Carmelo Arden Quin – Wikipédia
Carmelo Arden Quin (Rivera, 16 de março de 1913 — 27 de setembro de 2010) foi um artista plástico Uruguaio. Foi um dos fundadores do movimento MADI. Nascido em Rivera, mudou-se para Buenos Aires nos anos 40, tendo morado também no Brasil. Morou também durante alguns anos em Paris.
Seu estilo artístico é marcado por seus contrastes entre cores e por formas geométricas, sendo predominantes as formas irregulares. Sua primeira obra, “Naturel Morte Cubiste” or “Cubist Still Life”, foi criada em 1934. Aos 21 anos, conheceu seu mentor, o escultor uruguaio Joaquín Torres García, que era diretamente influenciado por Piet Mondrian e Michael Seufor.
Morreu, aos 97 anos, em sua casa em Savigny-sur-Orge, Paris.
Fonte: Wikipédia. Consultado em última vez em 14 de maio de 2024.
---
Biografia
O uruguaio Carmelo Arden Quin (Uruguai, Rivera, 1913 — França, Savigny sur-Orge, 2010), fundador do Movimento Madi, foi um dos detonadores das vanguardas latino americanas na década de quarenta do século XX, assim como Joaquin Torres Garcia na década de trinta.
Em 1934, Joaquín Torres Garcia voltou a viver em Montevidéu, após longa ausência de seu país, com prestígio consolidado nas vanguardas de Paris. Suas teorias e obras eram fonte de informação e de formação estéticas. Em 1935, Arden Quin teve o seu primeiro contato com o mestre do construtivismo, com quem manteve uma relação enriquecedora e determinante ao seu futuro pensamento estético.
Arden Quin instalou-se em Buenos Aires no final de 1937, e não tardou a se envolver com esse meio. Conheceu os artistas Rhod Rothfuss e Gyula Kosice. Os anos 1945 e 1946 foram de uma intensidade frenética. O grupo Madi foi criado, reunindo Arden Quin, Kosice, Rothfuss e Blaszko.
O grupo Madi realizou três exposições em Buenos Aires em 1946. Nessas exposições, seus participantes mostraram uma original concepção estética. Por divergências internas, o grupo Madi também é dividido. Kosice permanece em Buenos Aires, aliado a Rothfuss e Arden Quin, que parte para Paris em finais de 1947, mantém vínculos com Blaszko.
No efervescente período pós-guerra em Paris, com determinação Arden Quin quis ser protagonista da festa artística da cidade. De 1949 até 1956, participou do Salão Réalités Nouvelles e de exposições nas galerias Denise René, Collette Allendy entre outras.
Ao fundar em Paris, em 1950, o Centro de Pesquisas Madi, Arden Quin aglutinou adeptos que rapidamente ampliaram o grupo, com sucesso inesperado, em rápida difusão internacional do movimento. Michel Seuphor, Del Marle, Herbin e Vantongerloo, mantinham proximidade com Arden Quin. Os americanos Ellsworth Kelly e Jack Yourgeman, naquele tempo morando em Paris, conheceram os trabalhos Madi, e anos depois, em seu país de origem, denominaram sua obra de shaped canvas, de indubitável procedência Madi.
Suas obras estão em coleções importantes como Tate Modern, Londres; Centre Georges Pompidou, Paris; MoMA, Nova York; Harvard Museum, Boston; O Museu de Belas Artes de Houston; Colección Patricia Phelps de Cisneros, Caracas e Nova York; Coleção Daros Latinoamerica, Zurique, Suíça; MALBA - Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires, Argentina; Museu Nacional de Belas Artes, Buenos Aires, Argentina; Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil.
Exposições Individuais
2023
Carmelo Arden Quin - En la trama del arte constructivo, Centro Cultural La Moneda, Santiago, Chile
2022
Carmelo Arden Quin: En la trama del arte constructivo, curadoria de Cristina Rossi, Museo Nacional de Bellas Artes, Buenos Aires, Argentina
2018
A Utopia Modernista, Décadas de 1940 - 2000, Simões de Assis, São Paulo, Brasil
León Tovar Gallery, New York, EUA
2017
Galeria Vermeer, Buenos Aires, Argentina
2014
A Invenção Lúdica, Décadas de 1940 - 2000, Simões de Assis, Curitiba, Brasil
Modernités Plurielles 1905-1970, Centre Georges Pompidou, Paris, França
Carmelo Arden Quin. Retrospective Exhibition 1938-2007, Durban Segnini Gallery, Miami, EUA
2013
Arden Quin. La invención lúdica, Museo Provincial Franklin Rawson (MPBA), San Juan and Museo Emilio Caraffa (MEC), Córdoba, Argentina
Carmelo Arden Quin. Paintings, collages, mobiles, 1930s to 1970s, Sicardi Gallery, Houston, EUA
2012
Galería del Paseo, Punta del Este, Uruguai
2010
Carmelo Arden Quin, Mostra Retrospectiva, Centro Cultural de Espanã, Montevidéu, Uruguai
2008
Laura Haber Art Gallery, Buenos Aires, Argentina
Mouvement Madi International, Maison de L'Amerique Latine, Paris, França
2007
Arden Quin - Mostra Retrospectiva, Galerie Drouart, Paris, França
2005
Durban Segnini Gallery, Now Recent Works, Miami, EUA
1999
Franka Berndt Gallery, Paris, França
1998
Galería Ruth Benzacar, Buenos Aires, Argentina
1997
Retrospective, Fundación Arte y Tecnología, Madri, Espanha
1994
Retrospective, School of Fine Arts, Metz, França
Esplanade Gallery, School of Fine Arts, Metz, França
1992
Arden Quin et Madí, De La Salle Gallery, Saint-Paul de Vence, França
1990
Keller Gallery, Paris, França
1989
Peintures 1936-52, Pontoise Museum, França
1988
Patio Bremen, Alemanha
1986
Niza Gallery, Brescia, Itália
1985
Des Ponchettes Gallery, Nice, França
Alexandre de La Salle Gallery, Saint-Paul de Vence, França
Retrospective, Latin American Space, Roma, Itália
1980
De La Salle Gallery, Nice, França
1979
Formes galbées, Françoise Polluel Gallery, e em FIAC, Paris, França
1978
De La Salle Gallery, Saint-Paul de Vence, França
Coplanares, Trente Gallery, Paris, e Lieu 5 Gallery, Nice, França
1977
Quincampoix Gallery, Paris, França
1976
Galería Arte Nuevo, Buenos Aires, Argentina
Françoise Tournée Residence, Carenac, Lot, França
1973
Charley Chevalier Gallery, Paris, França
1946
I Exposição Madi, Insitut Français d'Etudes Supérieures de Buenos Aires, Argentina
1922
Sala Especial de Arden Quin, Centre Georges Pompidou, Paris, França
Exposições Coletivas
2020
Leonardo Finotti: Arquitetura da Forma, Simões de Assis, São Paulo, Brasil
2018
Visiones de la Tierra - El Mundo Planeado, Coleção Luís Paulo Montenegro, Fundação Santander, Madri, Espanha
2016
Galeria Vermeer, Homenaje a los 70 años Madi, Buenos Aires, Argentina
2013
2013/2014 Modernités Plurielles 1905-1970, Centre Georges Pompidou, Paris, França
Pulses of abstraction in Latin America - The Ella Fontanals-Cisneros Collection, Miami, EUA
2012
Madí Exhibition, Abigail Gallery, Budapest, Hungria
Cor e Forma III, Simões de Assis Galeria de Arte, Curitiba, Brasil
2011
Géométrie di luce, Palazzo della Vicaria, Trapani, Itália
Conscience polygonale, Chateau de Carros, Nice, França
Carmelo Arden Quin y artistas de Argentina, Brasil y Uruguay, Palais de Glace, Palacio Nacional de las Artes, Buenos Aires, Argentina
2010
Madí Internacional, Centro Cultural Borges, Buenos Aires, Argentina
Buenos Aires Madí Internacional, Laura Haber Art Gallery, Buenos Aires, Argentina
2008
Madí Internacional, Museo de Arte Contemporáneo Latinoamericano (MACLA), La Plata, Argentina
Mouvement Madí International, 1946-2008, Maison de l’Amérique Latine, Paris, França
2007
Madí noir et blanc, Paris-Mauberge, France. Espace Madí, Des Wantiers Gallery, Valenciennes, França
2006
Supermadism Festival, Museum of Contemporary Art, Hungarian Cultural Center, Moscou
2005
Mobil 1-2-3, ORION, Centre d’Art Géométrique Madí, Paris, França/MTA Madí, Györ Gallery, Budapest, Hungária, e Z Gallery, Bratislava, Eslováquia
Madí Museum, Sobral, Ceará, Brasil
1950-1975, Musée d’ArtModerne et Contemporain de Strasbourg, França
2004
Out of Frame, Durban Segnini Gallery, Miami, Florida, EUA
Centre d’Art Géométrique Madí ORION, Catherine Topall, Paris, França
Movimiento Madí Internacional, Centro Cultural Borges, Buenos Aires, Argentina
2003
Madí Museum and Gallery, Dallas, Texas, EUA
2002
Movimiento Madí Internacional, Museo de Arte Contemporáneo, La Plata, Argentina
Festival Kassak et Madí aujourd’hui, Mesaké Muzeum, Umenia Gallery, Bratislava, Eslováquia
2001
Confrontaciones, Carmelo Arden Quin and Enio Iommi, Del Infinito Arte, Buenos Aires, Argentina
ARTE Madí Freie Geometri, Emilia Suciiu Gallery, Ettlingen, Alemanha
2000
Arte Madí, Palazzo Reale di Portici, Nápoles, Itália
Antológica, Museo de Arte Contemporáneo Latinoamericano (MACLA), La Plata, Argentina
1997
Fondazione Mazzotta, Milão, Itália
Arte Madí, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madri, Espanha
Centro Extremeño e Iberoamericano de Arte Contemporáneo, Badajoz, Espanha
1996
Exposición Madí, Museo Iberoamericano, Cáceres, Espanha
Exposición Madí Internacional, Ibercaja, Zaragoza, Espanha
1995
Continuidad Madí, Centoira Gallery, Buenos Aires, Argentina
Arte Madí, anterioridad y continuidad, Museo Torres García, Montevideo, Uruguai
Forum Artis Museum, Montese, Itália
1993
1ere Triennale des Ameriques – Présence em Europe 1945-1992, Maubeuge, França
1991
La Escuela del Sur. El Taller Torres García y su legado, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madri, Espanha
1990
Madí Géométric Abstraction exhibition, De La Salle Gallery, Saint-Paul de Vence, França
Madí Exhibition, Rachel Alder Gallery, New York, EUA
Latin American Artists of the 20th Century exhibition, MoMA, New York, USA, e Centre Beaubourg, Paris, França
1987
9 Artistas del espacio latinoamericano de París, Del Retiro Galería de Arte, Buenos Aires, Argentina
19º Bienal Internacional de São Paulo, Brasil
1986
Havana Biennial, Cuba (Primeiro Lugar)
1984
Exposición Madí, Il Salotto Gallery, Como, Italy. Exposición Madí, Luisella d’Alessandro Gallery, Turim, Itália
1980
Vanguardias de la década del 40. Arte Concreto Invención-arte Madí-perceptismo, Museo Sívori, Buenos Aires, Argentina
1979
Mouvances Madí, Lieu 5, Hebrew Society, Nice, França. FIAC, Paris, França (repetida em 1980)
1975
Torres-Garcia, 1874-1949: Construction et Symboles, Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris, Paris, França
1968
Art d'Amerique Latine
1962
Del arte concreto a la nueva tendencia, Museo de Arte Moderno, Buenos Aires, Argentina
1961
150 años de arte argentino, Museo Nacional de Bellas Artes, Buenos Aires, Argentina
1958
50 años de collages, Saint-Étienne Museum, França
1955
Salón de Arte Nuevo No Figurativo, Van Riel Gallery, Buenos Aires, Argentina
1954
Grupo Madí, L’Odéon Gallery, Paris, França
Exposición Grupo Arte Nuevo, Van Riel Gallery, Buenos Aires, Argentina
1953
Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM, São Paulo, Brasil
Diagonale - Galerie Denise Rene, Paris, França
Salon des Réalités Nouvelles, Paris, França (repetida em 1954, 1955, 1956)
Mostra Artistas Modernos Argentinos - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Stedelijk Museum, Amsterdam, Holanda
II Bienal Internacional de São Paulo, Brasil
1952
Primera Exposición Internacional de Arte, Cuatro Puntos Gallery, Caracas, Venezuela
1951
Espace-Lumière, Suzanne Michel Gallery, Paris, França
1950
Salon des Réalités Nouvelles, Paris, França
Exposición Madí, Colette Allendy Gallery, nova tiragem do terceiro manifesto de Madí, Paris, França
Les Madis - Galerie Colette Allendy, Paris, França
1949
Salon des Réalités Nouvelles, Paris, França
1948
Salon de Réalités Nouvelles, Paris, França
Acto esencial. Velada madista, casa de Dr. Elías Piterbarg, Edição francesa do terceiro manifesto
Exposición Arte Madí, casa de Martín Blaszko, Buenos Aires, Argentina
1947
Exposición Madí “Arte Nuevo”, Salón Kraft, Buenos Aires, Argentina
1946
Primera Exposición Internacional de Arte Madí, Ateneo of Montevideo, Uruguai
Tercera Exposición de Arte Madí, Bohemian Club, Galerías Pacífico, Buenos Aires, Argentina
Segunda Exposición de Arte Madí, Escuela Libre de Artes Plásticas Altamira, dirigida por Lucio Fontana, Buenos Aires, Argentina
Primera Exposición del Grupo Madí, French Institute of Higher Education, Van Riel Gallery, Madí Manifesto, Buenos Aires, Argentina
1945
Segunda Exposición Arte Concreto-Invención, estúdio do fotógrafo Grete Stern, Buenos Aires, Argentina
Primera Exposición de Arte Concreto-Invención, casa de Dr. Enrique Pichón-Rivière, presidente da Associação Psicanalítica de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina
1944
Exposición considerada como “pre-Madí”, com Tomás Maldonado, Lidy Prati, Espinosa, Hlito and Benicio Núñez, Galería Conte, Buenos Aires
1936
Exposición a favor de los republicanos españoles, Ateneo of Montevideo, Uruguai
1922
Latin American Artists in the Twentieth Century, MOMA, Nova Iorque, EUA
Coleções
Harvard Museum, Boston, EUA
Museum Madi, Dallas, EUA
Musée de Saint-Étienne, França
Musée de Grenoble, França
Fundação Juan March, Madri, Espanha
Museu Nacional de Belas Artes, Buenos Aires, Argentina
MAM, Buenos Aires, Argentina
Museo de Córdoba, Argentina
Museo de Rivera, Uruguai
Fundação Allegro, Venezuela
Von Bartha, Suiça
Lenherr, Dallas, EUA
Ella Fontanals-Cisneros, Miami, EUA
Tate Modern, Londres, Reino Unido
MoMA, Nova Iorque, EUA
Centre Georges Pompidou, Paris, França
The Museum of Fine Arts, Houston, EUA
MALBA, Buenos Aires, Argentina
Musée d´Art Moderne de Strasbourg, França
Daros Latinoamerica, Zurique, Suiça
Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil
Fundacion Cisneros, Caracas, Venezuela e Nova Iorque, EUA
Fonte: Simões de Assis. Consultado pela última vez em 14 de maio de 2024.
---
Exposições
2002 - Paralelos: arte brasileira da segunda metade do século XX em contexto, Colección Cisneros
2002 - Paralelos: arte brasileira da segunda metade do século XX em contexto, Collección Cisneros
2005 - 5ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul
2006 - The Sites of Latin American Abstraction
2009 - The sites of Latin American Abstraction
2010 - The Sites of Latin American Abstraction
2010 - De Picasso a Gary Hill
2010 - Abstraction-Creation: Post-War Geometric Abstract Art from Europe and South America
2010 - The Sites of Latin American Abstraction
2010 - De Picasso a Gary Hill
2010 - From Absolute to Minimal
2010 - Abstraction-Creation: Post-War Geometric Abstract Art from Europe and South America
2011 - América Fría: La Abstracción Geométrica en Latinoamérica (1934-1973)
2011 - The Sites of Latin American Abstraction
2011 - VOID AND FEELING. Exploring the Malevich legacy through selected works in Black and 2011 - White
2012 - Cor e Forma III
2013 - O CO-LE-CI-O-NA-DOR: arte brasileira e internacional na Coleção Boghici
2013 - 17º Unifor Plástica
2014 - A Invenção Lúdica: 1940-2000
2021 - 50 Duetos
Fonte: CARMELO Arden Quin. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2024. Acesso em: 14 de maio de 2024. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
---
Movimento MADI | Wikipédia
Movimento Madi é um movimento artístico que se iniciou em 1946 na Argentina por Gyula Kosice, escultor e poeta tcheco radicado na Argentina. Trata-se de uma proposta para todos os ramos da arte (desenho, pintura, escultura, música, literatura, teatro, arquitetura, dança, etc.) baseada na extremação dos conceitos de "criação" e "invenção", com o objetivo de liberar a criação artística das limitações "externas" ao próprio trabalho e expandir sem limites todas as possibilidades que surgem a a partir da continuidade da obra de arte. Entre os artistas que compõem o Movimento Madi estão Carmelo Arden Quin, Rhod Rothfuss, Martín Blaszko, Waldo Longo, Juan Bay, Esteban Eitler, Diyi Laañ, Valdo Wellington, Youri Messen-Jaschin, entre outros.
Origem do termo
Como foi explicado pelo próprio Gyula Kosice, o nome "Madi" vem do lema republicano da Guerra Civil Espanhola, "Madrí, Madrí, no pasarán". O termo também é considerado como um acrônimo de quatro conceitos artísticos básicos: Movimento, Abstração, Dimensão e Invenção.
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 14 de maio de 2024.
Assista o documentário MADI. Consultado pela última vez em 14 de maio de 2024.
Crédito fotográfico: Art Miami Magazine. Consultado pela última vez em 14 de maio de 2024.
Carmelo Arden Quin (Uruguai, Rivera, 16 de março de 1913 — França, Savigny-sur-Orge, 2010), mais conhecido como Arden Quin, foi um pintor e escultor uruguaio. Fundador do Movimento Madi, desempenhou um papel crucial nas vanguardas latino-americanas do século XX, inspirado por Joaquín Torres Garcia. Após seu primeiro contato com o construtivismo de Torres Garcia em 1935, Arden Quin estabeleceu-se em Buenos Aires em 1937, onde se envolveu com artistas como Rhod Rothfuss e Gyula Kosice. Em 1945, o grupo Madi foi formado, apresentando uma concepção estética original, mas divisões internas surgiram, levando Arden Quin a Paris em 1947. Lá, ele se tornou um protagonista na cena artística, participando de exposições e fundando o Centro de Pesquisas Madi em 1950, que atraiu adeptos e expandiu o movimento internacionalmente. As obras de Arden Quin estão presentes em importantes coleções em todo o mundo, incluindo o Tate Modern em Londres, o Centre Georges Pompidou em Paris e o MoMA em Nova York, entre outros. Seu legado artístico influenciou não apenas a cena artística latino-americana, mas também artistas internacionais como Ellsworth Kelly e Jack Yourgeman, que adaptaram suas ideias, resultando no reconhecimento e difusão global do movimento Madi.
Biografia Carmelo Arden Quin – Arremate Arte
Carmelo Arden Quin foi um pintor e escultor uruguaio e fundador do Movimento Madi, desempenhou um papel crucial nas vanguardas latino-americanas do século XX, inspirado por Joaquín Torres Garcia.
Após seu primeiro contato com o construtivismo de Torres Garcia em 1935, Arden Quin estabeleceu-se em Buenos Aires em 1937, onde se envolveu com artistas como Rhod Rothfuss e Gyula Kosice.
Em 1945, o grupo Madi foi formado, apresentando uma concepção estética original, mas divisões internas surgiram, levando Arden Quin a Paris em 1947. Lá, ele se tornou um protagonista na cena artística, participando de exposições e fundando o Centro de Pesquisas Madi em 1950, que atraiu adeptos e expandiu o movimento internacionalmente.
As obras de Arden Quin estão presentes em importantes coleções em todo o mundo, incluindo o Tate Modern em Londres, o Centre Georges Pompidou em Paris e o MoMA em Nova York, entre outros.
Seu legado artístico influenciou não apenas a cena artística latino-americana, mas também artistas internacionais como Ellsworth Kelly e Jack Yourgeman, que adaptaram suas ideias, resultando no reconhecimento e difusão global do movimento Madi.
Biografia Carmelo Arden Quin – Wikipédia
Carmelo Arden Quin (Rivera, 16 de março de 1913 — 27 de setembro de 2010) foi um artista plástico Uruguaio. Foi um dos fundadores do movimento MADI. Nascido em Rivera, mudou-se para Buenos Aires nos anos 40, tendo morado também no Brasil. Morou também durante alguns anos em Paris.
Seu estilo artístico é marcado por seus contrastes entre cores e por formas geométricas, sendo predominantes as formas irregulares. Sua primeira obra, “Naturel Morte Cubiste” or “Cubist Still Life”, foi criada em 1934. Aos 21 anos, conheceu seu mentor, o escultor uruguaio Joaquín Torres García, que era diretamente influenciado por Piet Mondrian e Michael Seufor.
Morreu, aos 97 anos, em sua casa em Savigny-sur-Orge, Paris.
Fonte: Wikipédia. Consultado em última vez em 14 de maio de 2024.
---
Biografia
O uruguaio Carmelo Arden Quin (Uruguai, Rivera, 1913 — França, Savigny sur-Orge, 2010), fundador do Movimento Madi, foi um dos detonadores das vanguardas latino americanas na década de quarenta do século XX, assim como Joaquin Torres Garcia na década de trinta.
Em 1934, Joaquín Torres Garcia voltou a viver em Montevidéu, após longa ausência de seu país, com prestígio consolidado nas vanguardas de Paris. Suas teorias e obras eram fonte de informação e de formação estéticas. Em 1935, Arden Quin teve o seu primeiro contato com o mestre do construtivismo, com quem manteve uma relação enriquecedora e determinante ao seu futuro pensamento estético.
Arden Quin instalou-se em Buenos Aires no final de 1937, e não tardou a se envolver com esse meio. Conheceu os artistas Rhod Rothfuss e Gyula Kosice. Os anos 1945 e 1946 foram de uma intensidade frenética. O grupo Madi foi criado, reunindo Arden Quin, Kosice, Rothfuss e Blaszko.
O grupo Madi realizou três exposições em Buenos Aires em 1946. Nessas exposições, seus participantes mostraram uma original concepção estética. Por divergências internas, o grupo Madi também é dividido. Kosice permanece em Buenos Aires, aliado a Rothfuss e Arden Quin, que parte para Paris em finais de 1947, mantém vínculos com Blaszko.
No efervescente período pós-guerra em Paris, com determinação Arden Quin quis ser protagonista da festa artística da cidade. De 1949 até 1956, participou do Salão Réalités Nouvelles e de exposições nas galerias Denise René, Collette Allendy entre outras.
Ao fundar em Paris, em 1950, o Centro de Pesquisas Madi, Arden Quin aglutinou adeptos que rapidamente ampliaram o grupo, com sucesso inesperado, em rápida difusão internacional do movimento. Michel Seuphor, Del Marle, Herbin e Vantongerloo, mantinham proximidade com Arden Quin. Os americanos Ellsworth Kelly e Jack Yourgeman, naquele tempo morando em Paris, conheceram os trabalhos Madi, e anos depois, em seu país de origem, denominaram sua obra de shaped canvas, de indubitável procedência Madi.
Suas obras estão em coleções importantes como Tate Modern, Londres; Centre Georges Pompidou, Paris; MoMA, Nova York; Harvard Museum, Boston; O Museu de Belas Artes de Houston; Colección Patricia Phelps de Cisneros, Caracas e Nova York; Coleção Daros Latinoamerica, Zurique, Suíça; MALBA - Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires, Argentina; Museu Nacional de Belas Artes, Buenos Aires, Argentina; Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil.
Exposições Individuais
2023
Carmelo Arden Quin - En la trama del arte constructivo, Centro Cultural La Moneda, Santiago, Chile
2022
Carmelo Arden Quin: En la trama del arte constructivo, curadoria de Cristina Rossi, Museo Nacional de Bellas Artes, Buenos Aires, Argentina
2018
A Utopia Modernista, Décadas de 1940 - 2000, Simões de Assis, São Paulo, Brasil
León Tovar Gallery, New York, EUA
2017
Galeria Vermeer, Buenos Aires, Argentina
2014
A Invenção Lúdica, Décadas de 1940 - 2000, Simões de Assis, Curitiba, Brasil
Modernités Plurielles 1905-1970, Centre Georges Pompidou, Paris, França
Carmelo Arden Quin. Retrospective Exhibition 1938-2007, Durban Segnini Gallery, Miami, EUA
2013
Arden Quin. La invención lúdica, Museo Provincial Franklin Rawson (MPBA), San Juan and Museo Emilio Caraffa (MEC), Córdoba, Argentina
Carmelo Arden Quin. Paintings, collages, mobiles, 1930s to 1970s, Sicardi Gallery, Houston, EUA
2012
Galería del Paseo, Punta del Este, Uruguai
2010
Carmelo Arden Quin, Mostra Retrospectiva, Centro Cultural de Espanã, Montevidéu, Uruguai
2008
Laura Haber Art Gallery, Buenos Aires, Argentina
Mouvement Madi International, Maison de L'Amerique Latine, Paris, França
2007
Arden Quin - Mostra Retrospectiva, Galerie Drouart, Paris, França
2005
Durban Segnini Gallery, Now Recent Works, Miami, EUA
1999
Franka Berndt Gallery, Paris, França
1998
Galería Ruth Benzacar, Buenos Aires, Argentina
1997
Retrospective, Fundación Arte y Tecnología, Madri, Espanha
1994
Retrospective, School of Fine Arts, Metz, França
Esplanade Gallery, School of Fine Arts, Metz, França
1992
Arden Quin et Madí, De La Salle Gallery, Saint-Paul de Vence, França
1990
Keller Gallery, Paris, França
1989
Peintures 1936-52, Pontoise Museum, França
1988
Patio Bremen, Alemanha
1986
Niza Gallery, Brescia, Itália
1985
Des Ponchettes Gallery, Nice, França
Alexandre de La Salle Gallery, Saint-Paul de Vence, França
Retrospective, Latin American Space, Roma, Itália
1980
De La Salle Gallery, Nice, França
1979
Formes galbées, Françoise Polluel Gallery, e em FIAC, Paris, França
1978
De La Salle Gallery, Saint-Paul de Vence, França
Coplanares, Trente Gallery, Paris, e Lieu 5 Gallery, Nice, França
1977
Quincampoix Gallery, Paris, França
1976
Galería Arte Nuevo, Buenos Aires, Argentina
Françoise Tournée Residence, Carenac, Lot, França
1973
Charley Chevalier Gallery, Paris, França
1946
I Exposição Madi, Insitut Français d'Etudes Supérieures de Buenos Aires, Argentina
1922
Sala Especial de Arden Quin, Centre Georges Pompidou, Paris, França
Exposições Coletivas
2020
Leonardo Finotti: Arquitetura da Forma, Simões de Assis, São Paulo, Brasil
2018
Visiones de la Tierra - El Mundo Planeado, Coleção Luís Paulo Montenegro, Fundação Santander, Madri, Espanha
2016
Galeria Vermeer, Homenaje a los 70 años Madi, Buenos Aires, Argentina
2013
2013/2014 Modernités Plurielles 1905-1970, Centre Georges Pompidou, Paris, França
Pulses of abstraction in Latin America - The Ella Fontanals-Cisneros Collection, Miami, EUA
2012
Madí Exhibition, Abigail Gallery, Budapest, Hungria
Cor e Forma III, Simões de Assis Galeria de Arte, Curitiba, Brasil
2011
Géométrie di luce, Palazzo della Vicaria, Trapani, Itália
Conscience polygonale, Chateau de Carros, Nice, França
Carmelo Arden Quin y artistas de Argentina, Brasil y Uruguay, Palais de Glace, Palacio Nacional de las Artes, Buenos Aires, Argentina
2010
Madí Internacional, Centro Cultural Borges, Buenos Aires, Argentina
Buenos Aires Madí Internacional, Laura Haber Art Gallery, Buenos Aires, Argentina
2008
Madí Internacional, Museo de Arte Contemporáneo Latinoamericano (MACLA), La Plata, Argentina
Mouvement Madí International, 1946-2008, Maison de l’Amérique Latine, Paris, França
2007
Madí noir et blanc, Paris-Mauberge, France. Espace Madí, Des Wantiers Gallery, Valenciennes, França
2006
Supermadism Festival, Museum of Contemporary Art, Hungarian Cultural Center, Moscou
2005
Mobil 1-2-3, ORION, Centre d’Art Géométrique Madí, Paris, França/MTA Madí, Györ Gallery, Budapest, Hungária, e Z Gallery, Bratislava, Eslováquia
Madí Museum, Sobral, Ceará, Brasil
1950-1975, Musée d’ArtModerne et Contemporain de Strasbourg, França
2004
Out of Frame, Durban Segnini Gallery, Miami, Florida, EUA
Centre d’Art Géométrique Madí ORION, Catherine Topall, Paris, França
Movimiento Madí Internacional, Centro Cultural Borges, Buenos Aires, Argentina
2003
Madí Museum and Gallery, Dallas, Texas, EUA
2002
Movimiento Madí Internacional, Museo de Arte Contemporáneo, La Plata, Argentina
Festival Kassak et Madí aujourd’hui, Mesaké Muzeum, Umenia Gallery, Bratislava, Eslováquia
2001
Confrontaciones, Carmelo Arden Quin and Enio Iommi, Del Infinito Arte, Buenos Aires, Argentina
ARTE Madí Freie Geometri, Emilia Suciiu Gallery, Ettlingen, Alemanha
2000
Arte Madí, Palazzo Reale di Portici, Nápoles, Itália
Antológica, Museo de Arte Contemporáneo Latinoamericano (MACLA), La Plata, Argentina
1997
Fondazione Mazzotta, Milão, Itália
Arte Madí, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madri, Espanha
Centro Extremeño e Iberoamericano de Arte Contemporáneo, Badajoz, Espanha
1996
Exposición Madí, Museo Iberoamericano, Cáceres, Espanha
Exposición Madí Internacional, Ibercaja, Zaragoza, Espanha
1995
Continuidad Madí, Centoira Gallery, Buenos Aires, Argentina
Arte Madí, anterioridad y continuidad, Museo Torres García, Montevideo, Uruguai
Forum Artis Museum, Montese, Itália
1993
1ere Triennale des Ameriques – Présence em Europe 1945-1992, Maubeuge, França
1991
La Escuela del Sur. El Taller Torres García y su legado, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madri, Espanha
1990
Madí Géométric Abstraction exhibition, De La Salle Gallery, Saint-Paul de Vence, França
Madí Exhibition, Rachel Alder Gallery, New York, EUA
Latin American Artists of the 20th Century exhibition, MoMA, New York, USA, e Centre Beaubourg, Paris, França
1987
9 Artistas del espacio latinoamericano de París, Del Retiro Galería de Arte, Buenos Aires, Argentina
19º Bienal Internacional de São Paulo, Brasil
1986
Havana Biennial, Cuba (Primeiro Lugar)
1984
Exposición Madí, Il Salotto Gallery, Como, Italy. Exposición Madí, Luisella d’Alessandro Gallery, Turim, Itália
1980
Vanguardias de la década del 40. Arte Concreto Invención-arte Madí-perceptismo, Museo Sívori, Buenos Aires, Argentina
1979
Mouvances Madí, Lieu 5, Hebrew Society, Nice, França. FIAC, Paris, França (repetida em 1980)
1975
Torres-Garcia, 1874-1949: Construction et Symboles, Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris, Paris, França
1968
Art d'Amerique Latine
1962
Del arte concreto a la nueva tendencia, Museo de Arte Moderno, Buenos Aires, Argentina
1961
150 años de arte argentino, Museo Nacional de Bellas Artes, Buenos Aires, Argentina
1958
50 años de collages, Saint-Étienne Museum, França
1955
Salón de Arte Nuevo No Figurativo, Van Riel Gallery, Buenos Aires, Argentina
1954
Grupo Madí, L’Odéon Gallery, Paris, França
Exposición Grupo Arte Nuevo, Van Riel Gallery, Buenos Aires, Argentina
1953
Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM, São Paulo, Brasil
Diagonale - Galerie Denise Rene, Paris, França
Salon des Réalités Nouvelles, Paris, França (repetida em 1954, 1955, 1956)
Mostra Artistas Modernos Argentinos - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Stedelijk Museum, Amsterdam, Holanda
II Bienal Internacional de São Paulo, Brasil
1952
Primera Exposición Internacional de Arte, Cuatro Puntos Gallery, Caracas, Venezuela
1951
Espace-Lumière, Suzanne Michel Gallery, Paris, França
1950
Salon des Réalités Nouvelles, Paris, França
Exposición Madí, Colette Allendy Gallery, nova tiragem do terceiro manifesto de Madí, Paris, França
Les Madis - Galerie Colette Allendy, Paris, França
1949
Salon des Réalités Nouvelles, Paris, França
1948
Salon de Réalités Nouvelles, Paris, França
Acto esencial. Velada madista, casa de Dr. Elías Piterbarg, Edição francesa do terceiro manifesto
Exposición Arte Madí, casa de Martín Blaszko, Buenos Aires, Argentina
1947
Exposición Madí “Arte Nuevo”, Salón Kraft, Buenos Aires, Argentina
1946
Primera Exposición Internacional de Arte Madí, Ateneo of Montevideo, Uruguai
Tercera Exposición de Arte Madí, Bohemian Club, Galerías Pacífico, Buenos Aires, Argentina
Segunda Exposición de Arte Madí, Escuela Libre de Artes Plásticas Altamira, dirigida por Lucio Fontana, Buenos Aires, Argentina
Primera Exposición del Grupo Madí, French Institute of Higher Education, Van Riel Gallery, Madí Manifesto, Buenos Aires, Argentina
1945
Segunda Exposición Arte Concreto-Invención, estúdio do fotógrafo Grete Stern, Buenos Aires, Argentina
Primera Exposición de Arte Concreto-Invención, casa de Dr. Enrique Pichón-Rivière, presidente da Associação Psicanalítica de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina
1944
Exposición considerada como “pre-Madí”, com Tomás Maldonado, Lidy Prati, Espinosa, Hlito and Benicio Núñez, Galería Conte, Buenos Aires
1936
Exposición a favor de los republicanos españoles, Ateneo of Montevideo, Uruguai
1922
Latin American Artists in the Twentieth Century, MOMA, Nova Iorque, EUA
Coleções
Harvard Museum, Boston, EUA
Museum Madi, Dallas, EUA
Musée de Saint-Étienne, França
Musée de Grenoble, França
Fundação Juan March, Madri, Espanha
Museu Nacional de Belas Artes, Buenos Aires, Argentina
MAM, Buenos Aires, Argentina
Museo de Córdoba, Argentina
Museo de Rivera, Uruguai
Fundação Allegro, Venezuela
Von Bartha, Suiça
Lenherr, Dallas, EUA
Ella Fontanals-Cisneros, Miami, EUA
Tate Modern, Londres, Reino Unido
MoMA, Nova Iorque, EUA
Centre Georges Pompidou, Paris, França
The Museum of Fine Arts, Houston, EUA
MALBA, Buenos Aires, Argentina
Musée d´Art Moderne de Strasbourg, França
Daros Latinoamerica, Zurique, Suiça
Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil
Fundacion Cisneros, Caracas, Venezuela e Nova Iorque, EUA
Fonte: Simões de Assis. Consultado pela última vez em 14 de maio de 2024.
---
Exposições
2002 - Paralelos: arte brasileira da segunda metade do século XX em contexto, Colección Cisneros
2002 - Paralelos: arte brasileira da segunda metade do século XX em contexto, Collección Cisneros
2005 - 5ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul
2006 - The Sites of Latin American Abstraction
2009 - The sites of Latin American Abstraction
2010 - The Sites of Latin American Abstraction
2010 - De Picasso a Gary Hill
2010 - Abstraction-Creation: Post-War Geometric Abstract Art from Europe and South America
2010 - The Sites of Latin American Abstraction
2010 - De Picasso a Gary Hill
2010 - From Absolute to Minimal
2010 - Abstraction-Creation: Post-War Geometric Abstract Art from Europe and South America
2011 - América Fría: La Abstracción Geométrica en Latinoamérica (1934-1973)
2011 - The Sites of Latin American Abstraction
2011 - VOID AND FEELING. Exploring the Malevich legacy through selected works in Black and 2011 - White
2012 - Cor e Forma III
2013 - O CO-LE-CI-O-NA-DOR: arte brasileira e internacional na Coleção Boghici
2013 - 17º Unifor Plástica
2014 - A Invenção Lúdica: 1940-2000
2021 - 50 Duetos
Fonte: CARMELO Arden Quin. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2024. Acesso em: 14 de maio de 2024. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
---
Movimento MADI | Wikipédia
Movimento Madi é um movimento artístico que se iniciou em 1946 na Argentina por Gyula Kosice, escultor e poeta tcheco radicado na Argentina. Trata-se de uma proposta para todos os ramos da arte (desenho, pintura, escultura, música, literatura, teatro, arquitetura, dança, etc.) baseada na extremação dos conceitos de "criação" e "invenção", com o objetivo de liberar a criação artística das limitações "externas" ao próprio trabalho e expandir sem limites todas as possibilidades que surgem a a partir da continuidade da obra de arte. Entre os artistas que compõem o Movimento Madi estão Carmelo Arden Quin, Rhod Rothfuss, Martín Blaszko, Waldo Longo, Juan Bay, Esteban Eitler, Diyi Laañ, Valdo Wellington, Youri Messen-Jaschin, entre outros.
Origem do termo
Como foi explicado pelo próprio Gyula Kosice, o nome "Madi" vem do lema republicano da Guerra Civil Espanhola, "Madrí, Madrí, no pasarán". O termo também é considerado como um acrônimo de quatro conceitos artísticos básicos: Movimento, Abstração, Dimensão e Invenção.
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 14 de maio de 2024.
Assista o documentário MADI. Consultado pela última vez em 14 de maio de 2024.
Crédito fotográfico: Art Miami Magazine. Consultado pela última vez em 14 de maio de 2024.
Carmelo Arden Quin (Uruguai, Rivera, 16 de março de 1913 — França, Savigny-sur-Orge, 2010), mais conhecido como Arden Quin, foi um pintor e escultor uruguaio. Fundador do Movimento Madi, desempenhou um papel crucial nas vanguardas latino-americanas do século XX, inspirado por Joaquín Torres Garcia. Após seu primeiro contato com o construtivismo de Torres Garcia em 1935, Arden Quin estabeleceu-se em Buenos Aires em 1937, onde se envolveu com artistas como Rhod Rothfuss e Gyula Kosice. Em 1945, o grupo Madi foi formado, apresentando uma concepção estética original, mas divisões internas surgiram, levando Arden Quin a Paris em 1947. Lá, ele se tornou um protagonista na cena artística, participando de exposições e fundando o Centro de Pesquisas Madi em 1950, que atraiu adeptos e expandiu o movimento internacionalmente. As obras de Arden Quin estão presentes em importantes coleções em todo o mundo, incluindo o Tate Modern em Londres, o Centre Georges Pompidou em Paris e o MoMA em Nova York, entre outros. Seu legado artístico influenciou não apenas a cena artística latino-americana, mas também artistas internacionais como Ellsworth Kelly e Jack Yourgeman, que adaptaram suas ideias, resultando no reconhecimento e difusão global do movimento Madi.
Biografia Carmelo Arden Quin – Arremate Arte
Carmelo Arden Quin foi um pintor e escultor uruguaio e fundador do Movimento Madi, desempenhou um papel crucial nas vanguardas latino-americanas do século XX, inspirado por Joaquín Torres Garcia.
Após seu primeiro contato com o construtivismo de Torres Garcia em 1935, Arden Quin estabeleceu-se em Buenos Aires em 1937, onde se envolveu com artistas como Rhod Rothfuss e Gyula Kosice.
Em 1945, o grupo Madi foi formado, apresentando uma concepção estética original, mas divisões internas surgiram, levando Arden Quin a Paris em 1947. Lá, ele se tornou um protagonista na cena artística, participando de exposições e fundando o Centro de Pesquisas Madi em 1950, que atraiu adeptos e expandiu o movimento internacionalmente.
As obras de Arden Quin estão presentes em importantes coleções em todo o mundo, incluindo o Tate Modern em Londres, o Centre Georges Pompidou em Paris e o MoMA em Nova York, entre outros.
Seu legado artístico influenciou não apenas a cena artística latino-americana, mas também artistas internacionais como Ellsworth Kelly e Jack Yourgeman, que adaptaram suas ideias, resultando no reconhecimento e difusão global do movimento Madi.
Biografia Carmelo Arden Quin – Wikipédia
Carmelo Arden Quin (Rivera, 16 de março de 1913 — 27 de setembro de 2010) foi um artista plástico Uruguaio. Foi um dos fundadores do movimento MADI. Nascido em Rivera, mudou-se para Buenos Aires nos anos 40, tendo morado também no Brasil. Morou também durante alguns anos em Paris.
Seu estilo artístico é marcado por seus contrastes entre cores e por formas geométricas, sendo predominantes as formas irregulares. Sua primeira obra, “Naturel Morte Cubiste” or “Cubist Still Life”, foi criada em 1934. Aos 21 anos, conheceu seu mentor, o escultor uruguaio Joaquín Torres García, que era diretamente influenciado por Piet Mondrian e Michael Seufor.
Morreu, aos 97 anos, em sua casa em Savigny-sur-Orge, Paris.
Fonte: Wikipédia. Consultado em última vez em 14 de maio de 2024.
---
Biografia
O uruguaio Carmelo Arden Quin (Uruguai, Rivera, 1913 — França, Savigny sur-Orge, 2010), fundador do Movimento Madi, foi um dos detonadores das vanguardas latino americanas na década de quarenta do século XX, assim como Joaquin Torres Garcia na década de trinta.
Em 1934, Joaquín Torres Garcia voltou a viver em Montevidéu, após longa ausência de seu país, com prestígio consolidado nas vanguardas de Paris. Suas teorias e obras eram fonte de informação e de formação estéticas. Em 1935, Arden Quin teve o seu primeiro contato com o mestre do construtivismo, com quem manteve uma relação enriquecedora e determinante ao seu futuro pensamento estético.
Arden Quin instalou-se em Buenos Aires no final de 1937, e não tardou a se envolver com esse meio. Conheceu os artistas Rhod Rothfuss e Gyula Kosice. Os anos 1945 e 1946 foram de uma intensidade frenética. O grupo Madi foi criado, reunindo Arden Quin, Kosice, Rothfuss e Blaszko.
O grupo Madi realizou três exposições em Buenos Aires em 1946. Nessas exposições, seus participantes mostraram uma original concepção estética. Por divergências internas, o grupo Madi também é dividido. Kosice permanece em Buenos Aires, aliado a Rothfuss e Arden Quin, que parte para Paris em finais de 1947, mantém vínculos com Blaszko.
No efervescente período pós-guerra em Paris, com determinação Arden Quin quis ser protagonista da festa artística da cidade. De 1949 até 1956, participou do Salão Réalités Nouvelles e de exposições nas galerias Denise René, Collette Allendy entre outras.
Ao fundar em Paris, em 1950, o Centro de Pesquisas Madi, Arden Quin aglutinou adeptos que rapidamente ampliaram o grupo, com sucesso inesperado, em rápida difusão internacional do movimento. Michel Seuphor, Del Marle, Herbin e Vantongerloo, mantinham proximidade com Arden Quin. Os americanos Ellsworth Kelly e Jack Yourgeman, naquele tempo morando em Paris, conheceram os trabalhos Madi, e anos depois, em seu país de origem, denominaram sua obra de shaped canvas, de indubitável procedência Madi.
Suas obras estão em coleções importantes como Tate Modern, Londres; Centre Georges Pompidou, Paris; MoMA, Nova York; Harvard Museum, Boston; O Museu de Belas Artes de Houston; Colección Patricia Phelps de Cisneros, Caracas e Nova York; Coleção Daros Latinoamerica, Zurique, Suíça; MALBA - Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires, Argentina; Museu Nacional de Belas Artes, Buenos Aires, Argentina; Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil.
Exposições Individuais
2023
Carmelo Arden Quin - En la trama del arte constructivo, Centro Cultural La Moneda, Santiago, Chile
2022
Carmelo Arden Quin: En la trama del arte constructivo, curadoria de Cristina Rossi, Museo Nacional de Bellas Artes, Buenos Aires, Argentina
2018
A Utopia Modernista, Décadas de 1940 - 2000, Simões de Assis, São Paulo, Brasil
León Tovar Gallery, New York, EUA
2017
Galeria Vermeer, Buenos Aires, Argentina
2014
A Invenção Lúdica, Décadas de 1940 - 2000, Simões de Assis, Curitiba, Brasil
Modernités Plurielles 1905-1970, Centre Georges Pompidou, Paris, França
Carmelo Arden Quin. Retrospective Exhibition 1938-2007, Durban Segnini Gallery, Miami, EUA
2013
Arden Quin. La invención lúdica, Museo Provincial Franklin Rawson (MPBA), San Juan and Museo Emilio Caraffa (MEC), Córdoba, Argentina
Carmelo Arden Quin. Paintings, collages, mobiles, 1930s to 1970s, Sicardi Gallery, Houston, EUA
2012
Galería del Paseo, Punta del Este, Uruguai
2010
Carmelo Arden Quin, Mostra Retrospectiva, Centro Cultural de Espanã, Montevidéu, Uruguai
2008
Laura Haber Art Gallery, Buenos Aires, Argentina
Mouvement Madi International, Maison de L'Amerique Latine, Paris, França
2007
Arden Quin - Mostra Retrospectiva, Galerie Drouart, Paris, França
2005
Durban Segnini Gallery, Now Recent Works, Miami, EUA
1999
Franka Berndt Gallery, Paris, França
1998
Galería Ruth Benzacar, Buenos Aires, Argentina
1997
Retrospective, Fundación Arte y Tecnología, Madri, Espanha
1994
Retrospective, School of Fine Arts, Metz, França
Esplanade Gallery, School of Fine Arts, Metz, França
1992
Arden Quin et Madí, De La Salle Gallery, Saint-Paul de Vence, França
1990
Keller Gallery, Paris, França
1989
Peintures 1936-52, Pontoise Museum, França
1988
Patio Bremen, Alemanha
1986
Niza Gallery, Brescia, Itália
1985
Des Ponchettes Gallery, Nice, França
Alexandre de La Salle Gallery, Saint-Paul de Vence, França
Retrospective, Latin American Space, Roma, Itália
1980
De La Salle Gallery, Nice, França
1979
Formes galbées, Françoise Polluel Gallery, e em FIAC, Paris, França
1978
De La Salle Gallery, Saint-Paul de Vence, França
Coplanares, Trente Gallery, Paris, e Lieu 5 Gallery, Nice, França
1977
Quincampoix Gallery, Paris, França
1976
Galería Arte Nuevo, Buenos Aires, Argentina
Françoise Tournée Residence, Carenac, Lot, França
1973
Charley Chevalier Gallery, Paris, França
1946
I Exposição Madi, Insitut Français d'Etudes Supérieures de Buenos Aires, Argentina
1922
Sala Especial de Arden Quin, Centre Georges Pompidou, Paris, França
Exposições Coletivas
2020
Leonardo Finotti: Arquitetura da Forma, Simões de Assis, São Paulo, Brasil
2018
Visiones de la Tierra - El Mundo Planeado, Coleção Luís Paulo Montenegro, Fundação Santander, Madri, Espanha
2016
Galeria Vermeer, Homenaje a los 70 años Madi, Buenos Aires, Argentina
2013
2013/2014 Modernités Plurielles 1905-1970, Centre Georges Pompidou, Paris, França
Pulses of abstraction in Latin America - The Ella Fontanals-Cisneros Collection, Miami, EUA
2012
Madí Exhibition, Abigail Gallery, Budapest, Hungria
Cor e Forma III, Simões de Assis Galeria de Arte, Curitiba, Brasil
2011
Géométrie di luce, Palazzo della Vicaria, Trapani, Itália
Conscience polygonale, Chateau de Carros, Nice, França
Carmelo Arden Quin y artistas de Argentina, Brasil y Uruguay, Palais de Glace, Palacio Nacional de las Artes, Buenos Aires, Argentina
2010
Madí Internacional, Centro Cultural Borges, Buenos Aires, Argentina
Buenos Aires Madí Internacional, Laura Haber Art Gallery, Buenos Aires, Argentina
2008
Madí Internacional, Museo de Arte Contemporáneo Latinoamericano (MACLA), La Plata, Argentina
Mouvement Madí International, 1946-2008, Maison de l’Amérique Latine, Paris, França
2007
Madí noir et blanc, Paris-Mauberge, France. Espace Madí, Des Wantiers Gallery, Valenciennes, França
2006
Supermadism Festival, Museum of Contemporary Art, Hungarian Cultural Center, Moscou
2005
Mobil 1-2-3, ORION, Centre d’Art Géométrique Madí, Paris, França/MTA Madí, Györ Gallery, Budapest, Hungária, e Z Gallery, Bratislava, Eslováquia
Madí Museum, Sobral, Ceará, Brasil
1950-1975, Musée d’ArtModerne et Contemporain de Strasbourg, França
2004
Out of Frame, Durban Segnini Gallery, Miami, Florida, EUA
Centre d’Art Géométrique Madí ORION, Catherine Topall, Paris, França
Movimiento Madí Internacional, Centro Cultural Borges, Buenos Aires, Argentina
2003
Madí Museum and Gallery, Dallas, Texas, EUA
2002
Movimiento Madí Internacional, Museo de Arte Contemporáneo, La Plata, Argentina
Festival Kassak et Madí aujourd’hui, Mesaké Muzeum, Umenia Gallery, Bratislava, Eslováquia
2001
Confrontaciones, Carmelo Arden Quin and Enio Iommi, Del Infinito Arte, Buenos Aires, Argentina
ARTE Madí Freie Geometri, Emilia Suciiu Gallery, Ettlingen, Alemanha
2000
Arte Madí, Palazzo Reale di Portici, Nápoles, Itália
Antológica, Museo de Arte Contemporáneo Latinoamericano (MACLA), La Plata, Argentina
1997
Fondazione Mazzotta, Milão, Itália
Arte Madí, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madri, Espanha
Centro Extremeño e Iberoamericano de Arte Contemporáneo, Badajoz, Espanha
1996
Exposición Madí, Museo Iberoamericano, Cáceres, Espanha
Exposición Madí Internacional, Ibercaja, Zaragoza, Espanha
1995
Continuidad Madí, Centoira Gallery, Buenos Aires, Argentina
Arte Madí, anterioridad y continuidad, Museo Torres García, Montevideo, Uruguai
Forum Artis Museum, Montese, Itália
1993
1ere Triennale des Ameriques – Présence em Europe 1945-1992, Maubeuge, França
1991
La Escuela del Sur. El Taller Torres García y su legado, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madri, Espanha
1990
Madí Géométric Abstraction exhibition, De La Salle Gallery, Saint-Paul de Vence, França
Madí Exhibition, Rachel Alder Gallery, New York, EUA
Latin American Artists of the 20th Century exhibition, MoMA, New York, USA, e Centre Beaubourg, Paris, França
1987
9 Artistas del espacio latinoamericano de París, Del Retiro Galería de Arte, Buenos Aires, Argentina
19º Bienal Internacional de São Paulo, Brasil
1986
Havana Biennial, Cuba (Primeiro Lugar)
1984
Exposición Madí, Il Salotto Gallery, Como, Italy. Exposición Madí, Luisella d’Alessandro Gallery, Turim, Itália
1980
Vanguardias de la década del 40. Arte Concreto Invención-arte Madí-perceptismo, Museo Sívori, Buenos Aires, Argentina
1979
Mouvances Madí, Lieu 5, Hebrew Society, Nice, França. FIAC, Paris, França (repetida em 1980)
1975
Torres-Garcia, 1874-1949: Construction et Symboles, Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris, Paris, França
1968
Art d'Amerique Latine
1962
Del arte concreto a la nueva tendencia, Museo de Arte Moderno, Buenos Aires, Argentina
1961
150 años de arte argentino, Museo Nacional de Bellas Artes, Buenos Aires, Argentina
1958
50 años de collages, Saint-Étienne Museum, França
1955
Salón de Arte Nuevo No Figurativo, Van Riel Gallery, Buenos Aires, Argentina
1954
Grupo Madí, L’Odéon Gallery, Paris, França
Exposición Grupo Arte Nuevo, Van Riel Gallery, Buenos Aires, Argentina
1953
Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM, São Paulo, Brasil
Diagonale - Galerie Denise Rene, Paris, França
Salon des Réalités Nouvelles, Paris, França (repetida em 1954, 1955, 1956)
Mostra Artistas Modernos Argentinos - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Stedelijk Museum, Amsterdam, Holanda
II Bienal Internacional de São Paulo, Brasil
1952
Primera Exposición Internacional de Arte, Cuatro Puntos Gallery, Caracas, Venezuela
1951
Espace-Lumière, Suzanne Michel Gallery, Paris, França
1950
Salon des Réalités Nouvelles, Paris, França
Exposición Madí, Colette Allendy Gallery, nova tiragem do terceiro manifesto de Madí, Paris, França
Les Madis - Galerie Colette Allendy, Paris, França
1949
Salon des Réalités Nouvelles, Paris, França
1948
Salon de Réalités Nouvelles, Paris, França
Acto esencial. Velada madista, casa de Dr. Elías Piterbarg, Edição francesa do terceiro manifesto
Exposición Arte Madí, casa de Martín Blaszko, Buenos Aires, Argentina
1947
Exposición Madí “Arte Nuevo”, Salón Kraft, Buenos Aires, Argentina
1946
Primera Exposición Internacional de Arte Madí, Ateneo of Montevideo, Uruguai
Tercera Exposición de Arte Madí, Bohemian Club, Galerías Pacífico, Buenos Aires, Argentina
Segunda Exposición de Arte Madí, Escuela Libre de Artes Plásticas Altamira, dirigida por Lucio Fontana, Buenos Aires, Argentina
Primera Exposición del Grupo Madí, French Institute of Higher Education, Van Riel Gallery, Madí Manifesto, Buenos Aires, Argentina
1945
Segunda Exposición Arte Concreto-Invención, estúdio do fotógrafo Grete Stern, Buenos Aires, Argentina
Primera Exposición de Arte Concreto-Invención, casa de Dr. Enrique Pichón-Rivière, presidente da Associação Psicanalítica de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina
1944
Exposición considerada como “pre-Madí”, com Tomás Maldonado, Lidy Prati, Espinosa, Hlito and Benicio Núñez, Galería Conte, Buenos Aires
1936
Exposición a favor de los republicanos españoles, Ateneo of Montevideo, Uruguai
1922
Latin American Artists in the Twentieth Century, MOMA, Nova Iorque, EUA
Coleções
Harvard Museum, Boston, EUA
Museum Madi, Dallas, EUA
Musée de Saint-Étienne, França
Musée de Grenoble, França
Fundação Juan March, Madri, Espanha
Museu Nacional de Belas Artes, Buenos Aires, Argentina
MAM, Buenos Aires, Argentina
Museo de Córdoba, Argentina
Museo de Rivera, Uruguai
Fundação Allegro, Venezuela
Von Bartha, Suiça
Lenherr, Dallas, EUA
Ella Fontanals-Cisneros, Miami, EUA
Tate Modern, Londres, Reino Unido
MoMA, Nova Iorque, EUA
Centre Georges Pompidou, Paris, França
The Museum of Fine Arts, Houston, EUA
MALBA, Buenos Aires, Argentina
Musée d´Art Moderne de Strasbourg, França
Daros Latinoamerica, Zurique, Suiça
Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil
Fundacion Cisneros, Caracas, Venezuela e Nova Iorque, EUA
Fonte: Simões de Assis. Consultado pela última vez em 14 de maio de 2024.
---
Exposições
2002 - Paralelos: arte brasileira da segunda metade do século XX em contexto, Colección Cisneros
2002 - Paralelos: arte brasileira da segunda metade do século XX em contexto, Collección Cisneros
2005 - 5ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul
2006 - The Sites of Latin American Abstraction
2009 - The sites of Latin American Abstraction
2010 - The Sites of Latin American Abstraction
2010 - De Picasso a Gary Hill
2010 - Abstraction-Creation: Post-War Geometric Abstract Art from Europe and South America
2010 - The Sites of Latin American Abstraction
2010 - De Picasso a Gary Hill
2010 - From Absolute to Minimal
2010 - Abstraction-Creation: Post-War Geometric Abstract Art from Europe and South America
2011 - América Fría: La Abstracción Geométrica en Latinoamérica (1934-1973)
2011 - The Sites of Latin American Abstraction
2011 - VOID AND FEELING. Exploring the Malevich legacy through selected works in Black and 2011 - White
2012 - Cor e Forma III
2013 - O CO-LE-CI-O-NA-DOR: arte brasileira e internacional na Coleção Boghici
2013 - 17º Unifor Plástica
2014 - A Invenção Lúdica: 1940-2000
2021 - 50 Duetos
Fonte: CARMELO Arden Quin. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2024. Acesso em: 14 de maio de 2024. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
---
Movimento MADI | Wikipédia
Movimento Madi é um movimento artístico que se iniciou em 1946 na Argentina por Gyula Kosice, escultor e poeta tcheco radicado na Argentina. Trata-se de uma proposta para todos os ramos da arte (desenho, pintura, escultura, música, literatura, teatro, arquitetura, dança, etc.) baseada na extremação dos conceitos de "criação" e "invenção", com o objetivo de liberar a criação artística das limitações "externas" ao próprio trabalho e expandir sem limites todas as possibilidades que surgem a a partir da continuidade da obra de arte. Entre os artistas que compõem o Movimento Madi estão Carmelo Arden Quin, Rhod Rothfuss, Martín Blaszko, Waldo Longo, Juan Bay, Esteban Eitler, Diyi Laañ, Valdo Wellington, Youri Messen-Jaschin, entre outros.
Origem do termo
Como foi explicado pelo próprio Gyula Kosice, o nome "Madi" vem do lema republicano da Guerra Civil Espanhola, "Madrí, Madrí, no pasarán". O termo também é considerado como um acrônimo de quatro conceitos artísticos básicos: Movimento, Abstração, Dimensão e Invenção.
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 14 de maio de 2024.
Assista o documentário MADI. Consultado pela última vez em 14 de maio de 2024.
Crédito fotográfico: Art Miami Magazine. Consultado pela última vez em 14 de maio de 2024.