Cadastre-se e tenha a melhor experiência em leilões 🎉🥳

Carmelo Arden Quin

Carmelo Arden Quin (Uruguai, Rivera, 16 de março de 1913 — França, Savigny-sur-Orge, 2010), mais conhecido como Arden Quin, foi um pintor e escultor uruguaio. Fundador do Movimento Madi, desempenhou um papel crucial nas vanguardas latino-americanas do século XX, inspirado por Joaquín Torres Garcia. Após seu primeiro contato com o construtivismo de Torres Garcia em 1935, Arden Quin estabeleceu-se em Buenos Aires em 1937, onde se envolveu com artistas como Rhod Rothfuss e Gyula Kosice. Em 1945, o grupo Madi foi formado, apresentando uma concepção estética original, mas divisões internas surgiram, levando Arden Quin a Paris em 1947. Lá, ele se tornou um protagonista na cena artística, participando de exposições e fundando o Centro de Pesquisas Madi em 1950, que atraiu adeptos e expandiu o movimento internacionalmente. As obras de Arden Quin estão presentes em importantes coleções em todo o mundo, incluindo o Tate Modern em Londres, o Centre Georges Pompidou em Paris e o MoMA em Nova York, entre outros. Seu legado artístico influenciou não apenas a cena artística latino-americana, mas também artistas internacionais como Ellsworth Kelly e Jack Yourgeman, que adaptaram suas ideias, resultando no reconhecimento e difusão global do movimento Madi.

Biografia Carmelo Arden Quin – Arremate Arte

Carmelo Arden Quin foi um pintor e escultor uruguaio e fundador do Movimento Madi, desempenhou um papel crucial nas vanguardas latino-americanas do século XX, inspirado por Joaquín Torres Garcia.

Após seu primeiro contato com o construtivismo de Torres Garcia em 1935, Arden Quin estabeleceu-se em Buenos Aires em 1937, onde se envolveu com artistas como Rhod Rothfuss e Gyula Kosice.

Em 1945, o grupo Madi foi formado, apresentando uma concepção estética original, mas divisões internas surgiram, levando Arden Quin a Paris em 1947. Lá, ele se tornou um protagonista na cena artística, participando de exposições e fundando o Centro de Pesquisas Madi em 1950, que atraiu adeptos e expandiu o movimento internacionalmente.

As obras de Arden Quin estão presentes em importantes coleções em todo o mundo, incluindo o Tate Modern em Londres, o Centre Georges Pompidou em Paris e o MoMA em Nova York, entre outros.

Seu legado artístico influenciou não apenas a cena artística latino-americana, mas também artistas internacionais como Ellsworth Kelly e Jack Yourgeman, que adaptaram suas ideias, resultando no reconhecimento e difusão global do movimento Madi.

Biografia Carmelo Arden Quin – Wikipédia

Carmelo Arden Quin (Rivera, 16 de março de 1913 — 27 de setembro de 2010) foi um artista plástico Uruguaio. Foi um dos fundadores do movimento MADI. Nascido em Rivera, mudou-se para Buenos Aires nos anos 40, tendo morado também no Brasil. Morou também durante alguns anos em Paris.

Seu estilo artístico é marcado por seus contrastes entre cores e por formas geométricas, sendo predominantes as formas irregulares. Sua primeira obra, “Naturel Morte Cubiste” or “Cubist Still Life”, foi criada em 1934. Aos 21 anos, conheceu seu mentor, o escultor uruguaio Joaquín Torres García, que era diretamente influenciado por Piet Mondrian e Michael Seufor.

Morreu, aos 97 anos, em sua casa em Savigny-sur-Orge, Paris.

Fonte: Wikipédia. Consultado em última vez em 14 de maio de 2024.

---

Biografia

O uruguaio Carmelo Arden Quin (Uruguai, Rivera, 1913 — França, Savigny sur-Orge, 2010), fundador do Movimento Madi, foi um dos detonadores das vanguardas latino americanas na década de quarenta do século XX, assim como Joaquin Torres Garcia na década de trinta.

Em 1934, Joaquín Torres Garcia voltou a viver em Montevidéu, após longa ausência de seu país, com prestígio consolidado nas vanguardas de Paris. Suas teorias e obras eram fonte de informação e de formação estéticas. Em 1935, Arden Quin teve o seu primeiro contato com o mestre do construtivismo, com quem manteve uma relação enriquecedora e determinante ao seu futuro pensamento estético.

Arden Quin instalou-se em Buenos Aires no final de 1937, e não tardou a se envolver com esse meio. Conheceu os artistas Rhod Rothfuss e Gyula Kosice. Os anos 1945 e 1946 foram de uma intensidade frenética. O grupo Madi foi criado, reunindo Arden Quin, Kosice, Rothfuss e Blaszko.

O grupo Madi realizou três exposições em Buenos Aires em 1946. Nessas exposições, seus participantes mostraram uma original concepção estética. Por divergências internas, o grupo Madi também é dividido. Kosice permanece em Buenos Aires, aliado a Rothfuss e Arden Quin, que parte para Paris em finais de 1947, mantém vínculos com Blaszko.

No efervescente período pós-guerra em Paris, com determinação Arden Quin quis ser protagonista da festa artística da cidade. De 1949 até 1956, participou do Salão Réalités Nouvelles e de exposições nas galerias Denise René, Collette Allendy entre outras.

Ao fundar em Paris, em 1950, o Centro de Pesquisas Madi, Arden Quin aglutinou adeptos que rapidamente ampliaram o grupo, com sucesso inesperado, em rápida difusão internacional do movimento. Michel Seuphor, Del Marle, Herbin e Vantongerloo, mantinham proximidade com Arden Quin. Os americanos Ellsworth Kelly e Jack Yourgeman, naquele tempo morando em Paris, conheceram os trabalhos Madi, e anos depois, em seu país de origem, denominaram sua obra de shaped canvas, de indubitável procedência Madi.

Suas obras estão em coleções importantes como Tate Modern, Londres; Centre Georges Pompidou, Paris; MoMA, Nova York; Harvard Museum, Boston; O Museu de Belas Artes de Houston; Colección Patricia Phelps de Cisneros, Caracas e Nova York; Coleção Daros Latinoamerica, Zurique, Suíça; MALBA - Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires, Argentina; Museu Nacional de Belas Artes, Buenos Aires, Argentina; Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil.

Exposições Individuais

2023

Carmelo Arden Quin - En la trama del arte constructivo, Centro Cultural La Moneda, Santiago, Chile

2022

Carmelo Arden Quin: En la trama del arte constructivo, curadoria de Cristina Rossi, Museo Nacional de Bellas Artes, Buenos Aires, Argentina

2018

A Utopia Modernista, Décadas de 1940 - 2000, Simões de Assis, São Paulo, Brasil

León Tovar Gallery, New York, EUA

2017

Galeria Vermeer, Buenos Aires, Argentina

2014

A Invenção Lúdica, Décadas de 1940 - 2000, Simões de Assis, Curitiba, Brasil

Modernités Plurielles 1905-1970, Centre Georges Pompidou, Paris, França

Carmelo Arden Quin. Retrospective Exhibition 1938-2007, Durban Segnini Gallery, Miami, EUA

2013

Arden Quin. La invención lúdica, Museo Provincial Franklin Rawson (MPBA), San Juan and Museo Emilio Caraffa (MEC), Córdoba, Argentina

Carmelo Arden Quin. Paintings, collages, mobiles, 1930s to 1970s, Sicardi Gallery, Houston, EUA

2012

Galería del Paseo, Punta del Este, Uruguai

2010

Carmelo Arden Quin, Mostra Retrospectiva, Centro Cultural de Espanã, Montevidéu, Uruguai

2008

Laura Haber Art Gallery, Buenos Aires, Argentina

Mouvement Madi International, Maison de L'Amerique Latine, Paris, França

2007

Arden Quin - Mostra Retrospectiva, Galerie Drouart, Paris, França

2005

Durban Segnini Gallery, Now Recent Works, Miami, EUA

1999

Franka Berndt Gallery, Paris, França

1998

Galería Ruth Benzacar, Buenos Aires, Argentina

1997

Retrospective, Fundación Arte y Tecnología, Madri, Espanha

1994

Retrospective, School of Fine Arts, Metz, França

Esplanade Gallery, School of Fine Arts, Metz, França

1992

Arden Quin et Madí, De La Salle Gallery, Saint-Paul de Vence, França

1990

Keller Gallery, Paris, França

1989

Peintures 1936-52, Pontoise Museum, França

1988

Patio Bremen, Alemanha

1986

Niza Gallery, Brescia, Itália

1985

Des Ponchettes Gallery, Nice, França

Alexandre de La Salle Gallery, Saint-Paul de Vence, França

Retrospective, Latin American Space, Roma, Itália

1980

De La Salle Gallery, Nice, França

1979

Formes galbées, Françoise Polluel Gallery, e em FIAC, Paris, França

1978

De La Salle Gallery, Saint-Paul de Vence, França

Coplanares, Trente Gallery, Paris, e Lieu 5 Gallery, Nice, França

1977

Quincampoix Gallery, Paris, França

1976

Galería Arte Nuevo, Buenos Aires, Argentina

Françoise Tournée Residence, Carenac, Lot, França

1973

Charley Chevalier Gallery, Paris, França

1946

I Exposição Madi, Insitut Français d'Etudes Supérieures de Buenos Aires, Argentina

1922

Sala Especial de Arden Quin, Centre Georges Pompidou, Paris, França

Exposições Coletivas

2020

Leonardo Finotti: Arquitetura da Forma, Simões de Assis, São Paulo, Brasil

2018

Visiones de la Tierra - El Mundo Planeado, Coleção Luís Paulo Montenegro, Fundação Santander, Madri, Espanha

2016

Galeria Vermeer, Homenaje a los 70 años Madi, Buenos Aires, Argentina

2013

2013/2014 Modernités Plurielles 1905-1970, Centre Georges Pompidou, Paris, França

Pulses of abstraction in Latin America - The Ella Fontanals-Cisneros Collection, Miami, EUA

2012

Madí Exhibition, Abigail Gallery, Budapest, Hungria

Cor e Forma III, Simões de Assis Galeria de Arte, Curitiba, Brasil

2011

Géométrie di luce, Palazzo della Vicaria, Trapani, Itália

Conscience polygonale, Chateau de Carros, Nice, França

Carmelo Arden Quin y artistas de Argentina, Brasil y Uruguay, Palais de Glace, Palacio Nacional de las Artes, Buenos Aires, Argentina

2010

Madí Internacional, Centro Cultural Borges, Buenos Aires, Argentina

Buenos Aires Madí Internacional, Laura Haber Art Gallery, Buenos Aires, Argentina

2008

Madí Internacional, Museo de Arte Contemporáneo Latinoamericano (MACLA), La Plata, Argentina

Mouvement Madí International, 1946-2008, Maison de l’Amérique Latine, Paris, França

2007

Madí noir et blanc, Paris-Mauberge, France. Espace Madí, Des Wantiers Gallery, Valenciennes, França

2006

Supermadism Festival, Museum of Contemporary Art, Hungarian Cultural Center, Moscou

2005

Mobil 1-2-3, ORION, Centre d’Art Géométrique Madí, Paris, França/MTA Madí, Györ Gallery, Budapest, Hungária, e Z Gallery, Bratislava, Eslováquia

Madí Museum, Sobral, Ceará, Brasil

1950-1975, Musée d’ArtModerne et Contemporain de Strasbourg, França

2004

Out of Frame, Durban Segnini Gallery, Miami, Florida, EUA

Centre d’Art Géométrique Madí ORION, Catherine Topall, Paris, França

Movimiento Madí Internacional, Centro Cultural Borges, Buenos Aires, Argentina

2003

Madí Museum and Gallery, Dallas, Texas, EUA

2002

Movimiento Madí Internacional, Museo de Arte Contemporáneo, La Plata, Argentina

Festival Kassak et Madí aujourd’hui, Mesaké Muzeum, Umenia Gallery, Bratislava, Eslováquia

2001

Confrontaciones, Carmelo Arden Quin and Enio Iommi, Del Infinito Arte, Buenos Aires, Argentina

ARTE Madí Freie Geometri, Emilia Suciiu Gallery, Ettlingen, Alemanha

2000

Arte Madí, Palazzo Reale di Portici, Nápoles, Itália

Antológica, Museo de Arte Contemporáneo Latinoamericano (MACLA), La Plata, Argentina

1997

Fondazione Mazzotta, Milão, Itália

Arte Madí, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madri, Espanha

Centro Extremeño e Iberoamericano de Arte Contemporáneo, Badajoz, Espanha

1996

Exposición Madí, Museo Iberoamericano, Cáceres, Espanha

Exposición Madí Internacional, Ibercaja, Zaragoza, Espanha

1995

Continuidad Madí, Centoira Gallery, Buenos Aires, Argentina

Arte Madí, anterioridad y continuidad, Museo Torres García, Montevideo, Uruguai

Forum Artis Museum, Montese, Itália

1993

1ere Triennale des Ameriques – Présence em Europe 1945-1992, Maubeuge, França

1991

La Escuela del Sur. El Taller Torres García y su legado, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madri, Espanha

1990

Madí Géométric Abstraction exhibition, De La Salle Gallery, Saint-Paul de Vence, França

Madí Exhibition, Rachel Alder Gallery, New York, EUA

Latin American Artists of the 20th Century exhibition, MoMA, New York, USA, e Centre Beaubourg, Paris, França

1987

9 Artistas del espacio latinoamericano de París, Del Retiro Galería de Arte, Buenos Aires, Argentina

19º Bienal Internacional de São Paulo, Brasil

1986

Havana Biennial, Cuba (Primeiro Lugar)

1984

Exposición Madí, Il Salotto Gallery, Como, Italy. Exposición Madí, Luisella d’Alessandro Gallery, Turim, Itália

1980

Vanguardias de la década del 40. Arte Concreto Invención-arte Madí-perceptismo, Museo Sívori, Buenos Aires, Argentina

1979

Mouvances Madí, Lieu 5, Hebrew Society, Nice, França. FIAC, Paris, França (repetida em 1980)

1975

Torres-Garcia, 1874-1949: Construction et Symboles, Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris, Paris, França

1968

Art d'Amerique Latine

1962

Del arte concreto a la nueva tendencia, Museo de Arte Moderno, Buenos Aires, Argentina

1961

150 años de arte argentino, Museo Nacional de Bellas Artes, Buenos Aires, Argentina

1958

50 años de collages, Saint-Étienne Museum, França

1955

Salón de Arte Nuevo No Figurativo, Van Riel Gallery, Buenos Aires, Argentina

1954

Grupo Madí, L’Odéon Gallery, Paris, França

Exposición Grupo Arte Nuevo, Van Riel Gallery, Buenos Aires, Argentina

1953

Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM, São Paulo, Brasil

Diagonale - Galerie Denise Rene, Paris, França

Salon des Réalités Nouvelles, Paris, França (repetida em 1954, 1955, 1956)

Mostra Artistas Modernos Argentinos - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Stedelijk Museum, Amsterdam, Holanda

II Bienal Internacional de São Paulo, Brasil

1952

Primera Exposición Internacional de Arte, Cuatro Puntos Gallery, Caracas, Venezuela

1951

Espace-Lumière, Suzanne Michel Gallery, Paris, França

1950

Salon des Réalités Nouvelles, Paris, França

Exposición Madí, Colette Allendy Gallery, nova tiragem do terceiro manifesto de Madí, Paris, França

Les Madis - Galerie Colette Allendy, Paris, França

1949

Salon des Réalités Nouvelles, Paris, França

1948

Salon de Réalités Nouvelles, Paris, França

Acto esencial. Velada madista, casa de Dr. Elías Piterbarg, Edição francesa do terceiro manifesto

Exposición Arte Madí, casa de Martín Blaszko, Buenos Aires, Argentina

1947

Exposición Madí “Arte Nuevo”, Salón Kraft, Buenos Aires, Argentina

1946

Primera Exposición Internacional de Arte Madí, Ateneo of Montevideo, Uruguai

Tercera Exposición de Arte Madí, Bohemian Club, Galerías Pacífico, Buenos Aires, Argentina

Segunda Exposición de Arte Madí, Escuela Libre de Artes Plásticas Altamira, dirigida por Lucio Fontana, Buenos Aires, Argentina

Primera Exposición del Grupo Madí, French Institute of Higher Education, Van Riel Gallery, Madí Manifesto, Buenos Aires, Argentina

1945

Segunda Exposición Arte Concreto-Invención, estúdio do fotógrafo Grete Stern, Buenos Aires, Argentina

Primera Exposición de Arte Concreto-Invención, casa de Dr. Enrique Pichón-Rivière, presidente da Associação Psicanalítica de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina

1944

Exposición considerada como “pre-Madí”, com Tomás Maldonado, Lidy Prati, Espinosa, Hlito and Benicio Núñez, Galería Conte, Buenos Aires

1936

Exposición a favor de los republicanos españoles, Ateneo of Montevideo, Uruguai

1922

Latin American Artists in the Twentieth Century, MOMA, Nova Iorque, EUA

Coleções

Harvard Museum, Boston, EUA

Museum Madi, Dallas, EUA

Musée de Saint-Étienne, França

Musée de Grenoble, França

Fundação Juan March, Madri, Espanha

Museu Nacional de Belas Artes, Buenos Aires, Argentina

MAM, Buenos Aires, Argentina

Museo de Córdoba, Argentina

Museo de Rivera, Uruguai

Fundação Allegro, Venezuela

Von Bartha, Suiça

Lenherr, Dallas, EUA

Ella Fontanals-Cisneros, Miami, EUA

Tate Modern, Londres, Reino Unido

MoMA, Nova Iorque, EUA

Centre Georges Pompidou, Paris, França

The Museum of Fine Arts, Houston, EUA

MALBA, Buenos Aires, Argentina

Musée d´Art Moderne de Strasbourg, França

Daros Latinoamerica, Zurique, Suiça

Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil

Fundacion Cisneros, Caracas, Venezuela e Nova Iorque, EUA

Fonte: Simões de Assis. Consultado pela última vez em 14 de maio de 2024.

---

Exposições

2002 - Paralelos: arte brasileira da segunda metade do século XX em contexto, Colección Cisneros

2002 - Paralelos: arte brasileira da segunda metade do século XX em contexto, Collección Cisneros

2005 - 5ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul

2006 - The Sites of Latin American Abstraction

2009 - The sites of Latin American Abstraction

2010 - The Sites of Latin American Abstraction

2010 - De Picasso a Gary Hill

2010 - Abstraction-Creation: Post-War Geometric Abstract Art from Europe and South America

2010 - The Sites of Latin American Abstraction

2010 - De Picasso a Gary Hill

2010 - From Absolute to Minimal

2010 - Abstraction-Creation: Post-War Geometric Abstract Art from Europe and South America

2011 - América Fría: La Abstracción Geométrica en Latinoamérica (1934-1973)

2011 - The Sites of Latin American Abstraction

2011 - VOID AND FEELING. Exploring the Malevich legacy through selected works in Black and 2011 - White

2012 - Cor e Forma III

2013 - O CO-LE-CI-O-NA-DOR: arte brasileira e internacional na Coleção Boghici

2013 - 17º Unifor Plástica

2014 - A Invenção Lúdica: 1940-2000

2021 - 50 Duetos

Fonte: CARMELO Arden Quin. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2024. Acesso em: 14 de maio de 2024. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7

---

Movimento MADI | Wikipédia

Movimento Madi é um movimento artístico que se iniciou em 1946 na Argentina por Gyula Kosice, escultor e poeta tcheco radicado na Argentina. Trata-se de uma proposta para todos os ramos da arte (desenho, pintura, escultura, música, literatura, teatro, arquitetura, dança, etc.) baseada na extremação dos conceitos de "criação" e "invenção", com o objetivo de liberar a criação artística das limitações "externas" ao próprio trabalho e expandir sem limites todas as possibilidades que surgem a a partir da continuidade da obra de arte. Entre os artistas que compõem o Movimento Madi estão Carmelo Arden Quin, Rhod Rothfuss, Martín Blaszko, Waldo Longo, Juan Bay, Esteban Eitler, Diyi Laañ, Valdo Wellington, Youri Messen-Jaschin, entre outros.

Origem do termo

Como foi explicado pelo próprio Gyula Kosice, o nome "Madi" vem do lema republicano da Guerra Civil Espanhola, "Madrí, Madrí, no pasarán". O termo também é considerado como um acrônimo de quatro conceitos artísticos básicos: Movimento, Abstração, Dimensão e Invenção.

Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 14 de maio de 2024.

Assista o documentário MADI. Consultado pela última vez em 14 de maio de 2024.

Crédito fotográfico: Art Miami Magazine. Consultado pela última vez em 14 de maio de 2024.

Carmelo Arden Quin (Uruguai, Rivera, 16 de março de 1913 — França, Savigny-sur-Orge, 2010), mais conhecido como Arden Quin, foi um pintor e escultor uruguaio. Fundador do Movimento Madi, desempenhou um papel crucial nas vanguardas latino-americanas do século XX, inspirado por Joaquín Torres Garcia. Após seu primeiro contato com o construtivismo de Torres Garcia em 1935, Arden Quin estabeleceu-se em Buenos Aires em 1937, onde se envolveu com artistas como Rhod Rothfuss e Gyula Kosice. Em 1945, o grupo Madi foi formado, apresentando uma concepção estética original, mas divisões internas surgiram, levando Arden Quin a Paris em 1947. Lá, ele se tornou um protagonista na cena artística, participando de exposições e fundando o Centro de Pesquisas Madi em 1950, que atraiu adeptos e expandiu o movimento internacionalmente. As obras de Arden Quin estão presentes em importantes coleções em todo o mundo, incluindo o Tate Modern em Londres, o Centre Georges Pompidou em Paris e o MoMA em Nova York, entre outros. Seu legado artístico influenciou não apenas a cena artística latino-americana, mas também artistas internacionais como Ellsworth Kelly e Jack Yourgeman, que adaptaram suas ideias, resultando no reconhecimento e difusão global do movimento Madi.

Nenhuma obra encontrada
Não perca o que busca! Clique aqui para colocar "Carmelo Arden Quin" no seu radar e receber e-mail quando novos lotes ficarem disponíveis.

Carmelo Arden Quin

Carmelo Arden Quin (Uruguai, Rivera, 16 de março de 1913 — França, Savigny-sur-Orge, 2010), mais conhecido como Arden Quin, foi um pintor e escultor uruguaio. Fundador do Movimento Madi, desempenhou um papel crucial nas vanguardas latino-americanas do século XX, inspirado por Joaquín Torres Garcia. Após seu primeiro contato com o construtivismo de Torres Garcia em 1935, Arden Quin estabeleceu-se em Buenos Aires em 1937, onde se envolveu com artistas como Rhod Rothfuss e Gyula Kosice. Em 1945, o grupo Madi foi formado, apresentando uma concepção estética original, mas divisões internas surgiram, levando Arden Quin a Paris em 1947. Lá, ele se tornou um protagonista na cena artística, participando de exposições e fundando o Centro de Pesquisas Madi em 1950, que atraiu adeptos e expandiu o movimento internacionalmente. As obras de Arden Quin estão presentes em importantes coleções em todo o mundo, incluindo o Tate Modern em Londres, o Centre Georges Pompidou em Paris e o MoMA em Nova York, entre outros. Seu legado artístico influenciou não apenas a cena artística latino-americana, mas também artistas internacionais como Ellsworth Kelly e Jack Yourgeman, que adaptaram suas ideias, resultando no reconhecimento e difusão global do movimento Madi.

Videos

Carmelo Arden Quin em Bellas Artes | 2022

Carmelo Arden Quin | 2011

Carmelo Arden Quin na trama da arte construtiva | 2022

Carmelo Arden Quin - dublado por GNTV | 2013

Conversamos com Tencha, o legatário | 2023

Carmelo Arden Quin por Lucas Bizzotto | 2018

Carmelo Arden Quin & Co. | 2018

Carmelo Arden Quin em Buenos Aires | 2008

Biografia Carmelo Arden Quin – Arremate Arte

Carmelo Arden Quin foi um pintor e escultor uruguaio e fundador do Movimento Madi, desempenhou um papel crucial nas vanguardas latino-americanas do século XX, inspirado por Joaquín Torres Garcia.

Após seu primeiro contato com o construtivismo de Torres Garcia em 1935, Arden Quin estabeleceu-se em Buenos Aires em 1937, onde se envolveu com artistas como Rhod Rothfuss e Gyula Kosice.

Em 1945, o grupo Madi foi formado, apresentando uma concepção estética original, mas divisões internas surgiram, levando Arden Quin a Paris em 1947. Lá, ele se tornou um protagonista na cena artística, participando de exposições e fundando o Centro de Pesquisas Madi em 1950, que atraiu adeptos e expandiu o movimento internacionalmente.

As obras de Arden Quin estão presentes em importantes coleções em todo o mundo, incluindo o Tate Modern em Londres, o Centre Georges Pompidou em Paris e o MoMA em Nova York, entre outros.

Seu legado artístico influenciou não apenas a cena artística latino-americana, mas também artistas internacionais como Ellsworth Kelly e Jack Yourgeman, que adaptaram suas ideias, resultando no reconhecimento e difusão global do movimento Madi.

Biografia Carmelo Arden Quin – Wikipédia

Carmelo Arden Quin (Rivera, 16 de março de 1913 — 27 de setembro de 2010) foi um artista plástico Uruguaio. Foi um dos fundadores do movimento MADI. Nascido em Rivera, mudou-se para Buenos Aires nos anos 40, tendo morado também no Brasil. Morou também durante alguns anos em Paris.

Seu estilo artístico é marcado por seus contrastes entre cores e por formas geométricas, sendo predominantes as formas irregulares. Sua primeira obra, “Naturel Morte Cubiste” or “Cubist Still Life”, foi criada em 1934. Aos 21 anos, conheceu seu mentor, o escultor uruguaio Joaquín Torres García, que era diretamente influenciado por Piet Mondrian e Michael Seufor.

Morreu, aos 97 anos, em sua casa em Savigny-sur-Orge, Paris.

Fonte: Wikipédia. Consultado em última vez em 14 de maio de 2024.

---

Biografia

O uruguaio Carmelo Arden Quin (Uruguai, Rivera, 1913 — França, Savigny sur-Orge, 2010), fundador do Movimento Madi, foi um dos detonadores das vanguardas latino americanas na década de quarenta do século XX, assim como Joaquin Torres Garcia na década de trinta.

Em 1934, Joaquín Torres Garcia voltou a viver em Montevidéu, após longa ausência de seu país, com prestígio consolidado nas vanguardas de Paris. Suas teorias e obras eram fonte de informação e de formação estéticas. Em 1935, Arden Quin teve o seu primeiro contato com o mestre do construtivismo, com quem manteve uma relação enriquecedora e determinante ao seu futuro pensamento estético.

Arden Quin instalou-se em Buenos Aires no final de 1937, e não tardou a se envolver com esse meio. Conheceu os artistas Rhod Rothfuss e Gyula Kosice. Os anos 1945 e 1946 foram de uma intensidade frenética. O grupo Madi foi criado, reunindo Arden Quin, Kosice, Rothfuss e Blaszko.

O grupo Madi realizou três exposições em Buenos Aires em 1946. Nessas exposições, seus participantes mostraram uma original concepção estética. Por divergências internas, o grupo Madi também é dividido. Kosice permanece em Buenos Aires, aliado a Rothfuss e Arden Quin, que parte para Paris em finais de 1947, mantém vínculos com Blaszko.

No efervescente período pós-guerra em Paris, com determinação Arden Quin quis ser protagonista da festa artística da cidade. De 1949 até 1956, participou do Salão Réalités Nouvelles e de exposições nas galerias Denise René, Collette Allendy entre outras.

Ao fundar em Paris, em 1950, o Centro de Pesquisas Madi, Arden Quin aglutinou adeptos que rapidamente ampliaram o grupo, com sucesso inesperado, em rápida difusão internacional do movimento. Michel Seuphor, Del Marle, Herbin e Vantongerloo, mantinham proximidade com Arden Quin. Os americanos Ellsworth Kelly e Jack Yourgeman, naquele tempo morando em Paris, conheceram os trabalhos Madi, e anos depois, em seu país de origem, denominaram sua obra de shaped canvas, de indubitável procedência Madi.

Suas obras estão em coleções importantes como Tate Modern, Londres; Centre Georges Pompidou, Paris; MoMA, Nova York; Harvard Museum, Boston; O Museu de Belas Artes de Houston; Colección Patricia Phelps de Cisneros, Caracas e Nova York; Coleção Daros Latinoamerica, Zurique, Suíça; MALBA - Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires, Argentina; Museu Nacional de Belas Artes, Buenos Aires, Argentina; Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil.

Exposições Individuais

2023

Carmelo Arden Quin - En la trama del arte constructivo, Centro Cultural La Moneda, Santiago, Chile

2022

Carmelo Arden Quin: En la trama del arte constructivo, curadoria de Cristina Rossi, Museo Nacional de Bellas Artes, Buenos Aires, Argentina

2018

A Utopia Modernista, Décadas de 1940 - 2000, Simões de Assis, São Paulo, Brasil

León Tovar Gallery, New York, EUA

2017

Galeria Vermeer, Buenos Aires, Argentina

2014

A Invenção Lúdica, Décadas de 1940 - 2000, Simões de Assis, Curitiba, Brasil

Modernités Plurielles 1905-1970, Centre Georges Pompidou, Paris, França

Carmelo Arden Quin. Retrospective Exhibition 1938-2007, Durban Segnini Gallery, Miami, EUA

2013

Arden Quin. La invención lúdica, Museo Provincial Franklin Rawson (MPBA), San Juan and Museo Emilio Caraffa (MEC), Córdoba, Argentina

Carmelo Arden Quin. Paintings, collages, mobiles, 1930s to 1970s, Sicardi Gallery, Houston, EUA

2012

Galería del Paseo, Punta del Este, Uruguai

2010

Carmelo Arden Quin, Mostra Retrospectiva, Centro Cultural de Espanã, Montevidéu, Uruguai

2008

Laura Haber Art Gallery, Buenos Aires, Argentina

Mouvement Madi International, Maison de L'Amerique Latine, Paris, França

2007

Arden Quin - Mostra Retrospectiva, Galerie Drouart, Paris, França

2005

Durban Segnini Gallery, Now Recent Works, Miami, EUA

1999

Franka Berndt Gallery, Paris, França

1998

Galería Ruth Benzacar, Buenos Aires, Argentina

1997

Retrospective, Fundación Arte y Tecnología, Madri, Espanha

1994

Retrospective, School of Fine Arts, Metz, França

Esplanade Gallery, School of Fine Arts, Metz, França

1992

Arden Quin et Madí, De La Salle Gallery, Saint-Paul de Vence, França

1990

Keller Gallery, Paris, França

1989

Peintures 1936-52, Pontoise Museum, França

1988

Patio Bremen, Alemanha

1986

Niza Gallery, Brescia, Itália

1985

Des Ponchettes Gallery, Nice, França

Alexandre de La Salle Gallery, Saint-Paul de Vence, França

Retrospective, Latin American Space, Roma, Itália

1980

De La Salle Gallery, Nice, França

1979

Formes galbées, Françoise Polluel Gallery, e em FIAC, Paris, França

1978

De La Salle Gallery, Saint-Paul de Vence, França

Coplanares, Trente Gallery, Paris, e Lieu 5 Gallery, Nice, França

1977

Quincampoix Gallery, Paris, França

1976

Galería Arte Nuevo, Buenos Aires, Argentina

Françoise Tournée Residence, Carenac, Lot, França

1973

Charley Chevalier Gallery, Paris, França

1946

I Exposição Madi, Insitut Français d'Etudes Supérieures de Buenos Aires, Argentina

1922

Sala Especial de Arden Quin, Centre Georges Pompidou, Paris, França

Exposições Coletivas

2020

Leonardo Finotti: Arquitetura da Forma, Simões de Assis, São Paulo, Brasil

2018

Visiones de la Tierra - El Mundo Planeado, Coleção Luís Paulo Montenegro, Fundação Santander, Madri, Espanha

2016

Galeria Vermeer, Homenaje a los 70 años Madi, Buenos Aires, Argentina

2013

2013/2014 Modernités Plurielles 1905-1970, Centre Georges Pompidou, Paris, França

Pulses of abstraction in Latin America - The Ella Fontanals-Cisneros Collection, Miami, EUA

2012

Madí Exhibition, Abigail Gallery, Budapest, Hungria

Cor e Forma III, Simões de Assis Galeria de Arte, Curitiba, Brasil

2011

Géométrie di luce, Palazzo della Vicaria, Trapani, Itália

Conscience polygonale, Chateau de Carros, Nice, França

Carmelo Arden Quin y artistas de Argentina, Brasil y Uruguay, Palais de Glace, Palacio Nacional de las Artes, Buenos Aires, Argentina

2010

Madí Internacional, Centro Cultural Borges, Buenos Aires, Argentina

Buenos Aires Madí Internacional, Laura Haber Art Gallery, Buenos Aires, Argentina

2008

Madí Internacional, Museo de Arte Contemporáneo Latinoamericano (MACLA), La Plata, Argentina

Mouvement Madí International, 1946-2008, Maison de l’Amérique Latine, Paris, França

2007

Madí noir et blanc, Paris-Mauberge, France. Espace Madí, Des Wantiers Gallery, Valenciennes, França

2006

Supermadism Festival, Museum of Contemporary Art, Hungarian Cultural Center, Moscou

2005

Mobil 1-2-3, ORION, Centre d’Art Géométrique Madí, Paris, França/MTA Madí, Györ Gallery, Budapest, Hungária, e Z Gallery, Bratislava, Eslováquia

Madí Museum, Sobral, Ceará, Brasil

1950-1975, Musée d’ArtModerne et Contemporain de Strasbourg, França

2004

Out of Frame, Durban Segnini Gallery, Miami, Florida, EUA

Centre d’Art Géométrique Madí ORION, Catherine Topall, Paris, França

Movimiento Madí Internacional, Centro Cultural Borges, Buenos Aires, Argentina

2003

Madí Museum and Gallery, Dallas, Texas, EUA

2002

Movimiento Madí Internacional, Museo de Arte Contemporáneo, La Plata, Argentina

Festival Kassak et Madí aujourd’hui, Mesaké Muzeum, Umenia Gallery, Bratislava, Eslováquia

2001

Confrontaciones, Carmelo Arden Quin and Enio Iommi, Del Infinito Arte, Buenos Aires, Argentina

ARTE Madí Freie Geometri, Emilia Suciiu Gallery, Ettlingen, Alemanha

2000

Arte Madí, Palazzo Reale di Portici, Nápoles, Itália

Antológica, Museo de Arte Contemporáneo Latinoamericano (MACLA), La Plata, Argentina

1997

Fondazione Mazzotta, Milão, Itália

Arte Madí, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madri, Espanha

Centro Extremeño e Iberoamericano de Arte Contemporáneo, Badajoz, Espanha

1996

Exposición Madí, Museo Iberoamericano, Cáceres, Espanha

Exposición Madí Internacional, Ibercaja, Zaragoza, Espanha

1995

Continuidad Madí, Centoira Gallery, Buenos Aires, Argentina

Arte Madí, anterioridad y continuidad, Museo Torres García, Montevideo, Uruguai

Forum Artis Museum, Montese, Itália

1993

1ere Triennale des Ameriques – Présence em Europe 1945-1992, Maubeuge, França

1991

La Escuela del Sur. El Taller Torres García y su legado, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madri, Espanha

1990

Madí Géométric Abstraction exhibition, De La Salle Gallery, Saint-Paul de Vence, França

Madí Exhibition, Rachel Alder Gallery, New York, EUA

Latin American Artists of the 20th Century exhibition, MoMA, New York, USA, e Centre Beaubourg, Paris, França

1987

9 Artistas del espacio latinoamericano de París, Del Retiro Galería de Arte, Buenos Aires, Argentina

19º Bienal Internacional de São Paulo, Brasil

1986

Havana Biennial, Cuba (Primeiro Lugar)

1984

Exposición Madí, Il Salotto Gallery, Como, Italy. Exposición Madí, Luisella d’Alessandro Gallery, Turim, Itália

1980

Vanguardias de la década del 40. Arte Concreto Invención-arte Madí-perceptismo, Museo Sívori, Buenos Aires, Argentina

1979

Mouvances Madí, Lieu 5, Hebrew Society, Nice, França. FIAC, Paris, França (repetida em 1980)

1975

Torres-Garcia, 1874-1949: Construction et Symboles, Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris, Paris, França

1968

Art d'Amerique Latine

1962

Del arte concreto a la nueva tendencia, Museo de Arte Moderno, Buenos Aires, Argentina

1961

150 años de arte argentino, Museo Nacional de Bellas Artes, Buenos Aires, Argentina

1958

50 años de collages, Saint-Étienne Museum, França

1955

Salón de Arte Nuevo No Figurativo, Van Riel Gallery, Buenos Aires, Argentina

1954

Grupo Madí, L’Odéon Gallery, Paris, França

Exposición Grupo Arte Nuevo, Van Riel Gallery, Buenos Aires, Argentina

1953

Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM, São Paulo, Brasil

Diagonale - Galerie Denise Rene, Paris, França

Salon des Réalités Nouvelles, Paris, França (repetida em 1954, 1955, 1956)

Mostra Artistas Modernos Argentinos - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Stedelijk Museum, Amsterdam, Holanda

II Bienal Internacional de São Paulo, Brasil

1952

Primera Exposición Internacional de Arte, Cuatro Puntos Gallery, Caracas, Venezuela

1951

Espace-Lumière, Suzanne Michel Gallery, Paris, França

1950

Salon des Réalités Nouvelles, Paris, França

Exposición Madí, Colette Allendy Gallery, nova tiragem do terceiro manifesto de Madí, Paris, França

Les Madis - Galerie Colette Allendy, Paris, França

1949

Salon des Réalités Nouvelles, Paris, França

1948

Salon de Réalités Nouvelles, Paris, França

Acto esencial. Velada madista, casa de Dr. Elías Piterbarg, Edição francesa do terceiro manifesto

Exposición Arte Madí, casa de Martín Blaszko, Buenos Aires, Argentina

1947

Exposición Madí “Arte Nuevo”, Salón Kraft, Buenos Aires, Argentina

1946

Primera Exposición Internacional de Arte Madí, Ateneo of Montevideo, Uruguai

Tercera Exposición de Arte Madí, Bohemian Club, Galerías Pacífico, Buenos Aires, Argentina

Segunda Exposición de Arte Madí, Escuela Libre de Artes Plásticas Altamira, dirigida por Lucio Fontana, Buenos Aires, Argentina

Primera Exposición del Grupo Madí, French Institute of Higher Education, Van Riel Gallery, Madí Manifesto, Buenos Aires, Argentina

1945

Segunda Exposición Arte Concreto-Invención, estúdio do fotógrafo Grete Stern, Buenos Aires, Argentina

Primera Exposición de Arte Concreto-Invención, casa de Dr. Enrique Pichón-Rivière, presidente da Associação Psicanalítica de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina

1944

Exposición considerada como “pre-Madí”, com Tomás Maldonado, Lidy Prati, Espinosa, Hlito and Benicio Núñez, Galería Conte, Buenos Aires

1936

Exposición a favor de los republicanos españoles, Ateneo of Montevideo, Uruguai

1922

Latin American Artists in the Twentieth Century, MOMA, Nova Iorque, EUA

Coleções

Harvard Museum, Boston, EUA

Museum Madi, Dallas, EUA

Musée de Saint-Étienne, França

Musée de Grenoble, França

Fundação Juan March, Madri, Espanha

Museu Nacional de Belas Artes, Buenos Aires, Argentina

MAM, Buenos Aires, Argentina

Museo de Córdoba, Argentina

Museo de Rivera, Uruguai

Fundação Allegro, Venezuela

Von Bartha, Suiça

Lenherr, Dallas, EUA

Ella Fontanals-Cisneros, Miami, EUA

Tate Modern, Londres, Reino Unido

MoMA, Nova Iorque, EUA

Centre Georges Pompidou, Paris, França

The Museum of Fine Arts, Houston, EUA

MALBA, Buenos Aires, Argentina

Musée d´Art Moderne de Strasbourg, França

Daros Latinoamerica, Zurique, Suiça

Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil

Fundacion Cisneros, Caracas, Venezuela e Nova Iorque, EUA

Fonte: Simões de Assis. Consultado pela última vez em 14 de maio de 2024.

---

Exposições

2002 - Paralelos: arte brasileira da segunda metade do século XX em contexto, Colección Cisneros

2002 - Paralelos: arte brasileira da segunda metade do século XX em contexto, Collección Cisneros

2005 - 5ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul

2006 - The Sites of Latin American Abstraction

2009 - The sites of Latin American Abstraction

2010 - The Sites of Latin American Abstraction

2010 - De Picasso a Gary Hill

2010 - Abstraction-Creation: Post-War Geometric Abstract Art from Europe and South America

2010 - The Sites of Latin American Abstraction

2010 - De Picasso a Gary Hill

2010 - From Absolute to Minimal

2010 - Abstraction-Creation: Post-War Geometric Abstract Art from Europe and South America

2011 - América Fría: La Abstracción Geométrica en Latinoamérica (1934-1973)

2011 - The Sites of Latin American Abstraction

2011 - VOID AND FEELING. Exploring the Malevich legacy through selected works in Black and 2011 - White

2012 - Cor e Forma III

2013 - O CO-LE-CI-O-NA-DOR: arte brasileira e internacional na Coleção Boghici

2013 - 17º Unifor Plástica

2014 - A Invenção Lúdica: 1940-2000

2021 - 50 Duetos

Fonte: CARMELO Arden Quin. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2024. Acesso em: 14 de maio de 2024. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7

---

Movimento MADI | Wikipédia

Movimento Madi é um movimento artístico que se iniciou em 1946 na Argentina por Gyula Kosice, escultor e poeta tcheco radicado na Argentina. Trata-se de uma proposta para todos os ramos da arte (desenho, pintura, escultura, música, literatura, teatro, arquitetura, dança, etc.) baseada na extremação dos conceitos de "criação" e "invenção", com o objetivo de liberar a criação artística das limitações "externas" ao próprio trabalho e expandir sem limites todas as possibilidades que surgem a a partir da continuidade da obra de arte. Entre os artistas que compõem o Movimento Madi estão Carmelo Arden Quin, Rhod Rothfuss, Martín Blaszko, Waldo Longo, Juan Bay, Esteban Eitler, Diyi Laañ, Valdo Wellington, Youri Messen-Jaschin, entre outros.

Origem do termo

Como foi explicado pelo próprio Gyula Kosice, o nome "Madi" vem do lema republicano da Guerra Civil Espanhola, "Madrí, Madrí, no pasarán". O termo também é considerado como um acrônimo de quatro conceitos artísticos básicos: Movimento, Abstração, Dimensão e Invenção.

Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 14 de maio de 2024.

Assista o documentário MADI. Consultado pela última vez em 14 de maio de 2024.

Crédito fotográfico: Art Miami Magazine. Consultado pela última vez em 14 de maio de 2024.

Arremate Arte
Feito com no Rio de Janeiro

Olá, bom dia!

Prepare-se para a melhor experiência em leilões, estamos chegando! 🎉 Por conta da pandemia que estamos enfrentando (Covid-19), optamos por adiar o lançamento oficial para 2023, mas, não resistimos e já liberamos uma prévia! Qualquer dúvida ou sugestão, fale conosco em ola@arrematearte.com.br, seu feedback é muito importante. Caso queira receber nossas novidades, registre-se abaixo. Obrigado e bons lances! ✌️