Cadastre-se e tenha a melhor experiência em leilões 🎉🥳

Daum frères

Daum fréres, irmãos Daum em francês, é um estúdio de cristal baseado em Nancy , França , fundado em 1878 por Jean Daum (1825-1885). Seus filhos, Auguste Daum (1853-1909) e Antonin Daum (1864-1931), supervisionaram seu crescimento durante o florescente período Art Nouveau . Atualmente, a Daum é o único fabricante comercial de cristais que emprega o processo de pasta de vidro para esculturas artísticas de vidro e cristal, uma técnica na qual o vidro triturado é embalado em um molde refratário e fundido em um forno.

História

A família Daum trabalhou no início da era Art Nouveau e criou uma das mais importantes fábricas de vidro da França. Fundada no final do século XIX, a fama de Daum estava originalmente ligada à École de Nancy e à arte da pâte-de-cristal , um importante fator que contribui em termos de reputação mundial.

Durante a Exposição Universal de 1900, Daum recebeu uma medalha de "Grande Prêmio". O vidro Daum ficou mais elaborado. A gravura ácida (de Jacques Grüber) era frequentemente combinada com talha, esmalte e gravura em um único pedaço de vidro para produzir obras de arte criativas. As criações mais complicadas também apresentavam elementos de vidro aplicados, como alças e motivos ornamentais em formas naturalistas. Os irmãos Daum logo se tornaram uma força importante no movimento Art Nouveau, rivalizando seriamente com Gallé , tanto que quando Émile Gallé morreu em 1904, eles se tornaram os líderes no campo do vidro decorativo.

Em 1906, Daum reviveu a pâte de verre (pasta de vidro), um antigo método egípcio de fundição de vidro, desenvolvendo o método para que, nos anos 30, os painéis das janelas de Daum usassem a pâte de verre como riqueza em vez de vidro com chumbo ou pintado. Hoje Daum ainda usa este método para produzir suas peças.

Localizações

Daum sempre esteve ligado à cidade de Nancy. Seus principais locais de fabricação estão no centro de Nancy e em uma vila próxima chamada Vannes-le-Châtel. Todas as peças ainda são feitas à mão por centenas de funcionários na região.

Daum tem uma loja na Place Stanislas em Nancy.

Coleção museu

Mais de 600 itens de vidro estão na Coleção Daum, no Museu de Belas Artes de Nancy (Nancy Musée des Beaux-Arts), que documenta a história da fabricação de vidro entre as décadas de 1880 e 1990.

Suas peças apresentam exposições inumeráveis ​​em galerias e museus importantes, incluindo o Museu de Cultura Grega de Benaki. As obras de Naum foram oferecidas em leilão várias vezes mundo a fora, com arremates variando de US $ 90 a US $ 212.500, dependendo do tamanho e do meio das peças. Desde 2007, o preço recorde em leilão é de US $ 212.500 para a luminária de mesa A 'NÉNUPHAR', vendida na Christie's em Nova York em 2018.

Referência: https://www.wikiwand.com/en/Daum_(studio) consultado em 12 de março de 2020.

---

Video

https://www.youtube.com/watch?v=bzHQHVkbKEE

Daum, desde 1878

Daum, lendário mestre em vidro, tem um relacionamento amoroso com os maiores artistas de sua época há mais de um século, oferecendo a seus trabalhos uma segunda vida de cristal e cor.

Da Escola de Nancy, do Art Nouveau às Artes Decorativas, de Majorelle a Dali, Arman e Hilton McConnico, Daum não perdeu nenhum dos encontros mágicos da criação artística e do saber moderno, esse casamento sempre renovado de arte e artesanato. Poucas marcas trabalharam com tantos artistas: em 140 anos, mais de 350 assinaturas excepcionais constituem uma herança incomparável, uma coleção única de seu tipo.

Como traduzir esses trabalhos em esculturas de cristal? Tem todo o segredo da Daum, fabricante excepcional, oficina muito experiente, laboratório de maravilhas, designer de objetos como nenhum outro.

Daum, um know-how único

Como obter esses efeitos ondulados, esse mineral translúcido ou material fosco, essas harmonias sutis específicas dos objetos em pasta de cristal Daum? Segredos de um processo de criação inteiramente artesanal, passados ​​de geração em geração. Se a técnica da pasta de vidro existe desde a Antiguidade, Daum a redescobriu em 1968, retrabalhando-a com cristal. Esse know-how único ainda é usado hoje pelos melhores mestres fabricantes de vidro. Por um processo de fundição e moldagem por cera perdida, essa técnica artesanal garante uma renderização muito particular do material, impossível obter com uma técnica tradicional de cristal soprado. Uma paleta excepcional de 40 tons oferece efeitos de cores exclusivos.

Referência: https://www.daum.fr/savoir-faire/ consultado em 12 de março de 2020.

---

Análise

"Na Daum, a natureza é entendida de uma maneira mais pragmática. É, acima de tudo, um reservatório de formas e decorações como qualquer outro que deva ser desenhado. As plantas escolhidas, com raras exceções, têm apenas valor decorativo. A dimensão simbólica, querida por Gallé, está ausente na maioria dos objetos produzidos. Mas, acima de tudo, diferentemente do último que procura trabalhar, os irmãos Daum reivindicam nada além de produção industrial de qualidade. Para isso, eles tentam conciliar uma vontade artística e exigências de lucratividade. (...) Se Emile Gallé deixou uma marca duradoura na arte do vidro e, por extensão, nas artes decorativas, com essa visão resolutamente inovadora, os artigos de vidro da Daum demonstram a validade das teorias e atendem perfeitamente às aspirações dos atores artísticos." BARDIN, Cristophe, 2010. (Gallé / Daum, duas abordagens diferentes da planta como fonte de inspiração ( afaverre.fr ). Boletim da Associação Francesa de Arqueologia do Vidro, 2010, p. 147-150)

Cronologia

1853 - Nasce Auguste Daum, em Bitche, na França.

1864 - Nasce Antonin Daum, em Bitche, na França.

1878 - Jean Daum, pai dos Irmãos Daum, compra a Verrerie de Sainte Catherine, fábrica de vidros, em Nancy.

1885 - Com a morte do pai, Auguste abandona a carreira de Direito e assume o controle da empresa.

1887 - Antonin se forma na École Centrale de Paris, e no mesmo ano começa a trabalhar na fábrica de vidros da família.

1891 - Auguste confia a seu irmão Antonin o departamento de arte da empresa, oferecendo a ele todos os recursos para aprimorar o trabalho e seguir os passos de sucesso de Émile Gallé na confecção de vidros.

1895 - Participam da Expostion de Bordeaux e da Exposition de Bruxelles, nas quais são premiados.

1897 - É criada uma escola de desenho dentro da Maison Daum onde são formados os decoradores e entalhadores da empresa.

1900 - São premiados com o Grand Prix, na Exposition Universelle de Paris.

1901 - Antonin torna-se um dos vice-presidentes da École de Nancy.

1904 - Auguste torna-se presidente do Tribunal do Comércio de Nancy.

1906 - Os Irmãos Daum reavivam a técnica de pâte de verre; um antigo método egípcio de fundição de vidro, aplicando-a na fabricação de parte de suas peças.

1909 - Morre Auguste Daum, em Nancy, na França.

1918 - Antonin adapta a companhia aos novos modos de produção, conservando suas qualidades, técnicas e orientações estéticas.

1930 - Morre Antonin Daum, em Nancy, na França.

Fonte: http://aegis-education.com/irmaos-daum/ consultado em 12 de março de 2020.

---

Art Déco, de Victor Arwas
LITERATURA: A Enciclopédia do Art Deco, Editada por Alistair Duncan

Em 1875, Jean Daum assumiu o controle das operações de uma empresa de fabricação de vidro em Nancy, França. A fábrica de vidro, a primeira a ser estabelecida na região, era conhecida desde o seu início até a Segunda Guerra Mundial como a "Verrerie de Nancy".

Em 1879, Auguste Daum assumiu o negócio de seu pai e, em 1887, levou seu irmão Antonin para trabalhar com ele. Em 1889, os irmãos Daum tomaram a decisão de abrir um estúdio de decoração, inspirado no vidro artístico de Emile Gallé e no sucesso que ele alcançou na Exposição Universal de Paris de 1889. Essas duas empresas - Gallé e Daum - tornaram-se os fundadores da École de Nancy , que se tornaria cada vez mais famosa como a fonte de vidro artístico na França.

Em seu estúdio de decoração, os irmãos Daum produziram peças artísticas e utilitárias. Com o tempo, no entanto, começaram a se concentrar em trabalhos esteticamente mais interessantes e, em 1893, estavam exibindo todas as grandes exposições, mostrando peças que combinavam espírito criativo com perfeição técnica.

Em 1900, Daum encontrou seu próprio estilo, inspirando-se na natureza. Eles fizeram várias séries de peças pequenas, porém encantadoras, com cenas rasas e esmaltadas do inverno, primavera, chuva nas flores e delicados motivos florais. Suas peças maiores também eram geralmente cortadas com ácido, com vistas panorâmicas ou plantas com flores, e eles fizeram várias peças excepcionais, sopradas à mão e decoradas para parecer cabaças, refletindo muito a influência do japonismo nas artes decorativas da época.

Na década de 1920, o gosto pelo Art Nouveau e pelo Naturalismo estava diminuindo, pois as cores fortes e a forma geométrica do recém-emergido Art Deco eram agora o estilo. Os irmãos Daum começaram a usar avanços tecnológicos como gravura com ácido muito profundo, e a gravura das rodas, usada anteriormente para detalhes naturalistas, agora era usada para obter variações sutis da superfície, incluindo o efeito “martele” ou “martelado”. Essas habilidades os serviriam bem para criar as texturas sutis que seriam usadas para aprimorar suas peças posteriores.

O estilo do vidro produzido após a Primeira Guerra Mundial começou a mostrar mudanças drásticas. Influenciadas pelo trabalho de Mauric Marinot, suas formas se tornaram mais formais e as paredes de vidro bastante grossas - melhor para transmitir efeitos de luz interessantes através dos vários tratamentos de superfície do vidro. Muitas vezes, manchas de prata ou metal dourado eram misturadas ao vidro, refletindo a luz e adicionando um brilho sutil.

Daum começou a usar ácido para cortes "profundos". Para conseguir essa decoração em relevo no vidro, o decorador Daum pegou um pincel saturado em betume da Judéia e pintou o desenho no vidro. Ele então mergulhou o copo em um banho de ácido. Esse processo, para obter o efeito necessário, teve que ser repetido várias vezes, dependendo da profundidade da área. Eles variaram a profundidade do corte para criar diferentes efeitos da transmissão da luz, geralmente usando várias variações em uma única peça. De fato, quando se examina um pedaço de vidro Daum profundamente gravado, é possível ver quantas vezes ele foi mergulhado no banho ácido. Essa foi uma técnica difícil e perigosa. O ácido era muito corrosivo, provavelmente ácido muriático, e os espaços em branco do vidro eram geralmente muito grandes e muito pesados, deixando muitas oportunidades para acidentes graves, e a técnica acabou sendo proibida pelo governo francês. O último passo foi mergulhar o vidro em aguarrás para remover todos os vestígios do betume.

Após os banhos ácidos, as peças foram refinadas com várias texturas esculpidas manualmente nas áreas de corte ácido, usando várias rodas de gravação. As áreas não tocadas pelo ácido permaneceram suaves e brilhantes, criando um forte contraste de suavidade e textura sutil. As peças mais interessantes focavam menos em figuras naturalistas e mais em formas geométricas e estilizadas, que eram as marcas do design Art Deco.

Os vasos de Daum do período Art Deco, diferentemente do vidro anterior, eram monocromáticos. Eles preferiam taupe esfumaçado, cinzas profundos e marrons ricos, mas também faziam uso muito eficaz de azuis claros, verdes, laranja, roxo pálido, amarelo e até mesmo de vidro incolor, o que era muito eficaz quando recebiam várias texturas foscas. O que é tão intrigante e impressionante no vidro de Daum são as maneiras pelas quais ele transmite luz para criar um motivo monocromático de textura. A luz que passa através de cada camada é afetada de maneira diferente pela textura e pela espessura do vidro, e isso traz complexidade à peça. O uso de uma cor e formas simples e fortes conferem às peças uma presença forte e escultural. A inclusão de metais ou outros materiais coloridos no corpo do vidro aumentou ainda mais o interesse.

A partir da década de 1930, as peças tornaram-se mais finas, com desenhos menos complexos e corte ácido mais raso. Estes eram mais fáceis e menos dispendiosos de produzir, mas carecem do drama e da complexidade técnica das peças anteriores.

Daum Frères expandiu muito as idéias apresentadas pela primeira vez por Maurice Marinot e produziu peças de design forte e grande poder decorativo. Suas melhores peças são estudos dramáticos e elegantes em textura e luz.

Fonte: https://www.primaveragallery.com/artist/daum-nancy/ consultado em 12 de março de 2020.

Daum frères

Videos

Coleção Daum Nancy | 2021

Quem foi Daum Nancy? | 2018

Maior coleção Daum Nancy no Museu de Belas Artes de Nancy | 2021

Daum fréres, irmãos Daum em francês, é um estúdio de cristal baseado em Nancy , França , fundado em 1878 por Jean Daum (1825-1885). Seus filhos, Auguste Daum (1853-1909) e Antonin Daum (1864-1931), supervisionaram seu crescimento durante o florescente período Art Nouveau . Atualmente, a Daum é o único fabricante comercial de cristais que emprega o processo de pasta de vidro para esculturas artísticas de vidro e cristal, uma técnica na qual o vidro triturado é embalado em um molde refratário e fundido em um forno.

História

A família Daum trabalhou no início da era Art Nouveau e criou uma das mais importantes fábricas de vidro da França. Fundada no final do século XIX, a fama de Daum estava originalmente ligada à École de Nancy e à arte da pâte-de-cristal , um importante fator que contribui em termos de reputação mundial.

Durante a Exposição Universal de 1900, Daum recebeu uma medalha de "Grande Prêmio". O vidro Daum ficou mais elaborado. A gravura ácida (de Jacques Grüber) era frequentemente combinada com talha, esmalte e gravura em um único pedaço de vidro para produzir obras de arte criativas. As criações mais complicadas também apresentavam elementos de vidro aplicados, como alças e motivos ornamentais em formas naturalistas. Os irmãos Daum logo se tornaram uma força importante no movimento Art Nouveau, rivalizando seriamente com Gallé , tanto que quando Émile Gallé morreu em 1904, eles se tornaram os líderes no campo do vidro decorativo.

Em 1906, Daum reviveu a pâte de verre (pasta de vidro), um antigo método egípcio de fundição de vidro, desenvolvendo o método para que, nos anos 30, os painéis das janelas de Daum usassem a pâte de verre como riqueza em vez de vidro com chumbo ou pintado. Hoje Daum ainda usa este método para produzir suas peças.

Localizações

Daum sempre esteve ligado à cidade de Nancy. Seus principais locais de fabricação estão no centro de Nancy e em uma vila próxima chamada Vannes-le-Châtel. Todas as peças ainda são feitas à mão por centenas de funcionários na região.

Daum tem uma loja na Place Stanislas em Nancy.

Coleção museu

Mais de 600 itens de vidro estão na Coleção Daum, no Museu de Belas Artes de Nancy (Nancy Musée des Beaux-Arts), que documenta a história da fabricação de vidro entre as décadas de 1880 e 1990.

Suas peças apresentam exposições inumeráveis ​​em galerias e museus importantes, incluindo o Museu de Cultura Grega de Benaki. As obras de Naum foram oferecidas em leilão várias vezes mundo a fora, com arremates variando de US $ 90 a US $ 212.500, dependendo do tamanho e do meio das peças. Desde 2007, o preço recorde em leilão é de US $ 212.500 para a luminária de mesa A 'NÉNUPHAR', vendida na Christie's em Nova York em 2018.

Referência: https://www.wikiwand.com/en/Daum_(studio) consultado em 12 de março de 2020.

---

Video

https://www.youtube.com/watch?v=bzHQHVkbKEE

Daum, desde 1878

Daum, lendário mestre em vidro, tem um relacionamento amoroso com os maiores artistas de sua época há mais de um século, oferecendo a seus trabalhos uma segunda vida de cristal e cor.

Da Escola de Nancy, do Art Nouveau às Artes Decorativas, de Majorelle a Dali, Arman e Hilton McConnico, Daum não perdeu nenhum dos encontros mágicos da criação artística e do saber moderno, esse casamento sempre renovado de arte e artesanato. Poucas marcas trabalharam com tantos artistas: em 140 anos, mais de 350 assinaturas excepcionais constituem uma herança incomparável, uma coleção única de seu tipo.

Como traduzir esses trabalhos em esculturas de cristal? Tem todo o segredo da Daum, fabricante excepcional, oficina muito experiente, laboratório de maravilhas, designer de objetos como nenhum outro.

Daum, um know-how único

Como obter esses efeitos ondulados, esse mineral translúcido ou material fosco, essas harmonias sutis específicas dos objetos em pasta de cristal Daum? Segredos de um processo de criação inteiramente artesanal, passados ​​de geração em geração. Se a técnica da pasta de vidro existe desde a Antiguidade, Daum a redescobriu em 1968, retrabalhando-a com cristal. Esse know-how único ainda é usado hoje pelos melhores mestres fabricantes de vidro. Por um processo de fundição e moldagem por cera perdida, essa técnica artesanal garante uma renderização muito particular do material, impossível obter com uma técnica tradicional de cristal soprado. Uma paleta excepcional de 40 tons oferece efeitos de cores exclusivos.

Referência: https://www.daum.fr/savoir-faire/ consultado em 12 de março de 2020.

---

Análise

"Na Daum, a natureza é entendida de uma maneira mais pragmática. É, acima de tudo, um reservatório de formas e decorações como qualquer outro que deva ser desenhado. As plantas escolhidas, com raras exceções, têm apenas valor decorativo. A dimensão simbólica, querida por Gallé, está ausente na maioria dos objetos produzidos. Mas, acima de tudo, diferentemente do último que procura trabalhar, os irmãos Daum reivindicam nada além de produção industrial de qualidade. Para isso, eles tentam conciliar uma vontade artística e exigências de lucratividade. (...) Se Emile Gallé deixou uma marca duradoura na arte do vidro e, por extensão, nas artes decorativas, com essa visão resolutamente inovadora, os artigos de vidro da Daum demonstram a validade das teorias e atendem perfeitamente às aspirações dos atores artísticos." BARDIN, Cristophe, 2010. (Gallé / Daum, duas abordagens diferentes da planta como fonte de inspiração ( afaverre.fr ). Boletim da Associação Francesa de Arqueologia do Vidro, 2010, p. 147-150)

Cronologia

1853 - Nasce Auguste Daum, em Bitche, na França.

1864 - Nasce Antonin Daum, em Bitche, na França.

1878 - Jean Daum, pai dos Irmãos Daum, compra a Verrerie de Sainte Catherine, fábrica de vidros, em Nancy.

1885 - Com a morte do pai, Auguste abandona a carreira de Direito e assume o controle da empresa.

1887 - Antonin se forma na École Centrale de Paris, e no mesmo ano começa a trabalhar na fábrica de vidros da família.

1891 - Auguste confia a seu irmão Antonin o departamento de arte da empresa, oferecendo a ele todos os recursos para aprimorar o trabalho e seguir os passos de sucesso de Émile Gallé na confecção de vidros.

1895 - Participam da Expostion de Bordeaux e da Exposition de Bruxelles, nas quais são premiados.

1897 - É criada uma escola de desenho dentro da Maison Daum onde são formados os decoradores e entalhadores da empresa.

1900 - São premiados com o Grand Prix, na Exposition Universelle de Paris.

1901 - Antonin torna-se um dos vice-presidentes da École de Nancy.

1904 - Auguste torna-se presidente do Tribunal do Comércio de Nancy.

1906 - Os Irmãos Daum reavivam a técnica de pâte de verre; um antigo método egípcio de fundição de vidro, aplicando-a na fabricação de parte de suas peças.

1909 - Morre Auguste Daum, em Nancy, na França.

1918 - Antonin adapta a companhia aos novos modos de produção, conservando suas qualidades, técnicas e orientações estéticas.

1930 - Morre Antonin Daum, em Nancy, na França.

Fonte: http://aegis-education.com/irmaos-daum/ consultado em 12 de março de 2020.

---

Art Déco, de Victor Arwas
LITERATURA: A Enciclopédia do Art Deco, Editada por Alistair Duncan

Em 1875, Jean Daum assumiu o controle das operações de uma empresa de fabricação de vidro em Nancy, França. A fábrica de vidro, a primeira a ser estabelecida na região, era conhecida desde o seu início até a Segunda Guerra Mundial como a "Verrerie de Nancy".

Em 1879, Auguste Daum assumiu o negócio de seu pai e, em 1887, levou seu irmão Antonin para trabalhar com ele. Em 1889, os irmãos Daum tomaram a decisão de abrir um estúdio de decoração, inspirado no vidro artístico de Emile Gallé e no sucesso que ele alcançou na Exposição Universal de Paris de 1889. Essas duas empresas - Gallé e Daum - tornaram-se os fundadores da École de Nancy , que se tornaria cada vez mais famosa como a fonte de vidro artístico na França.

Em seu estúdio de decoração, os irmãos Daum produziram peças artísticas e utilitárias. Com o tempo, no entanto, começaram a se concentrar em trabalhos esteticamente mais interessantes e, em 1893, estavam exibindo todas as grandes exposições, mostrando peças que combinavam espírito criativo com perfeição técnica.

Em 1900, Daum encontrou seu próprio estilo, inspirando-se na natureza. Eles fizeram várias séries de peças pequenas, porém encantadoras, com cenas rasas e esmaltadas do inverno, primavera, chuva nas flores e delicados motivos florais. Suas peças maiores também eram geralmente cortadas com ácido, com vistas panorâmicas ou plantas com flores, e eles fizeram várias peças excepcionais, sopradas à mão e decoradas para parecer cabaças, refletindo muito a influência do japonismo nas artes decorativas da época.

Na década de 1920, o gosto pelo Art Nouveau e pelo Naturalismo estava diminuindo, pois as cores fortes e a forma geométrica do recém-emergido Art Deco eram agora o estilo. Os irmãos Daum começaram a usar avanços tecnológicos como gravura com ácido muito profundo, e a gravura das rodas, usada anteriormente para detalhes naturalistas, agora era usada para obter variações sutis da superfície, incluindo o efeito “martele” ou “martelado”. Essas habilidades os serviriam bem para criar as texturas sutis que seriam usadas para aprimorar suas peças posteriores.

O estilo do vidro produzido após a Primeira Guerra Mundial começou a mostrar mudanças drásticas. Influenciadas pelo trabalho de Mauric Marinot, suas formas se tornaram mais formais e as paredes de vidro bastante grossas - melhor para transmitir efeitos de luz interessantes através dos vários tratamentos de superfície do vidro. Muitas vezes, manchas de prata ou metal dourado eram misturadas ao vidro, refletindo a luz e adicionando um brilho sutil.

Daum começou a usar ácido para cortes "profundos". Para conseguir essa decoração em relevo no vidro, o decorador Daum pegou um pincel saturado em betume da Judéia e pintou o desenho no vidro. Ele então mergulhou o copo em um banho de ácido. Esse processo, para obter o efeito necessário, teve que ser repetido várias vezes, dependendo da profundidade da área. Eles variaram a profundidade do corte para criar diferentes efeitos da transmissão da luz, geralmente usando várias variações em uma única peça. De fato, quando se examina um pedaço de vidro Daum profundamente gravado, é possível ver quantas vezes ele foi mergulhado no banho ácido. Essa foi uma técnica difícil e perigosa. O ácido era muito corrosivo, provavelmente ácido muriático, e os espaços em branco do vidro eram geralmente muito grandes e muito pesados, deixando muitas oportunidades para acidentes graves, e a técnica acabou sendo proibida pelo governo francês. O último passo foi mergulhar o vidro em aguarrás para remover todos os vestígios do betume.

Após os banhos ácidos, as peças foram refinadas com várias texturas esculpidas manualmente nas áreas de corte ácido, usando várias rodas de gravação. As áreas não tocadas pelo ácido permaneceram suaves e brilhantes, criando um forte contraste de suavidade e textura sutil. As peças mais interessantes focavam menos em figuras naturalistas e mais em formas geométricas e estilizadas, que eram as marcas do design Art Deco.

Os vasos de Daum do período Art Deco, diferentemente do vidro anterior, eram monocromáticos. Eles preferiam taupe esfumaçado, cinzas profundos e marrons ricos, mas também faziam uso muito eficaz de azuis claros, verdes, laranja, roxo pálido, amarelo e até mesmo de vidro incolor, o que era muito eficaz quando recebiam várias texturas foscas. O que é tão intrigante e impressionante no vidro de Daum são as maneiras pelas quais ele transmite luz para criar um motivo monocromático de textura. A luz que passa através de cada camada é afetada de maneira diferente pela textura e pela espessura do vidro, e isso traz complexidade à peça. O uso de uma cor e formas simples e fortes conferem às peças uma presença forte e escultural. A inclusão de metais ou outros materiais coloridos no corpo do vidro aumentou ainda mais o interesse.

A partir da década de 1930, as peças tornaram-se mais finas, com desenhos menos complexos e corte ácido mais raso. Estes eram mais fáceis e menos dispendiosos de produzir, mas carecem do drama e da complexidade técnica das peças anteriores.

Daum Frères expandiu muito as idéias apresentadas pela primeira vez por Maurice Marinot e produziu peças de design forte e grande poder decorativo. Suas melhores peças são estudos dramáticos e elegantes em textura e luz.

Fonte: https://www.primaveragallery.com/artist/daum-nancy/ consultado em 12 de março de 2020.

Arremate Arte
Feito com no Rio de Janeiro

Olá, bom dia!

Prepare-se para a melhor experiência em leilões, estamos chegando! 🎉 Por conta da pandemia que estamos enfrentando (Covid-19), optamos por adiar o lançamento oficial para 2023, mas, não resistimos e já liberamos uma prévia! Qualquer dúvida ou sugestão, fale conosco em ola@arrematearte.com.br, seu feedback é muito importante. Caso queira receber nossas novidades, registre-se abaixo. Obrigado e bons lances! ✌️