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Marco Zanuso

Marco Zanuso (Milão, Itália, 14 de maio de 1916 – Milão, Itália, 11 de julho de 2001) foi um designer de móveis italiano. Formado em arquitetura no Instituto Politécnico de Milão, abriu seu escritório de projetos em 1945 e foi professor de arquitetura, projeto e planejamento de cidades, no Instituto Politécnico, dos anos 40 até os 80. Destacou-se com pesquisas e experimentos com metal curvado em mobiliários luxuosos, até os projetos industrializados de plásticos polidos. Sua criação mais famosa trata-se da poltrona Maggiolina, uma peça clássica da história do design moderno, que ganhou a medalha de ouro na Trienali de Milano em 1948 e foi destaque na coleção do Museu alemão Die Neue Sammlung. Zanuso foi um dos designers italianos que deram forma à ideia internacional "do projeto bom" nos anos pós-guerra. Entre suas obras construídas estão o jardim de infância em Gubbio, a fábrica Olivetti em São Paulo ou o Teatro Nuevo Piccolo de Milão. Suas principais realizações pertencem ao mundo do design de objetos do cotidiano: a poltrona Lady, os talheres Duna conjunto ou a cadeira para crianças são peças que ele criou para empresas como Alessi, Kartell ou Siemens, e todas fazem parte da coleção permanente do Museu de Arte Moderna.

Biografia – Wikipédia

Marco Zanuso nasceu em Milão, Itália, em 14 de maio de 1916. Ele fazia parte de um grupo de designers italianos de Milão que moldaram a ideia internacional de "bom design" nos anos do pós-guerra. Iniciou seus estudos em arquitetura na universidade Politécnico di Milano em 1934 e se formou em 1939.

Durante a Segunda Guerra Mundial serviu na marinha, após o que abriu seu próprio escritório de design em 1945. Desde o início de sua carreira, na Domus onde atuou como editor de 1947 a 1949 e na Casabella, onde foi editor de 1952 a 1956, onde junto com sua estreita colaboração com Ernesto Nathan Rogers e outros, ajudou a estabelecer as teorias e os ideais do enérgico movimento do Design Moderno.

Como professor de arquitetura, design e urbanismo no Politecnico di Milano do final da década de 1940 até a década de 1980, e como um dos membros fundadores da ADI na década de 1950, ele também teve uma influência distinta sobre a próxima geração de design da Itália.

Carreira

A prolífica carreira de Marco Zanuso durou mais de seis décadas e durante este tempo seu interesse em design racional para resolver problemas, permitiu-lhe ultrapassar fronteiras no planejamento urbano, arquitetura e design de produto. Sua abordagem ao "bom design" europeu tem algumas distinções e ele disse que sua "inquisitividade" levou sua "busca constante por uma nova descoberta".

Em todas as escalas, sua abordagem para "encontrar ordem na complexidade" resultou em sua abertura à inovação tecnológica, materiais e funcionalidade estética que aprimoravam a experiência humana.

Ele colaborou com muitos de seus pares durante sua vida, incluindo os historiadores Argan, Domenico, Pica e Veronesi, os críticos Zevi e Dorfles e os arquitetos Rogers e Ponti. Arquitetonicamente sua associação com Ernesto N. Rogers resultou em seu tempo como editor de Domus e Casabella e seus primeiros ensaios sobre arquitetura em que sua abordagem distinta ao Modernismo se manifesta.

Em 1957 Zanuso fez parceria com o designer alemão Richard Sapper. Um de seus primeiros projetos foi uma pequena cadeira de criança empilhável (1961) em plástico não reforçado.

Essa peça era leve, funcional e lúdica, fabricada em várias cores vivas e estava entre os designs de móveis responsáveis ​​por convencer as pessoas de que o plástico era um material viável e adequado para a casa moderna.

Zanuso e Sapper foram contratados em 1959 como consultores da Brionvega , uma empresa italiana que tentava produzir eletrônicos elegantes que, pelo menos externamente, superassem os fabricados no Japão e na Alemanha. Eles projetaram uma série de rádios e televisões que se tornaram ícones duradouros de uma estética conhecida como "tecnofuncionalismo". Seu arredondado, compacto e portátil "Doney 14" (1962) foi a primeira televisão totalmente transistorizada. Trabalhando com a linguagem do minimalismo escultural, eles projetaram o bem-sucedido telefone dobrável "Grillo" para a Siemens (1966). Este foi um dos primeiros telefones a colocar o mostrador e o fone de ouvido na mesma unidade.

Zanuso foi convidado como palestrante convidado na série de palestras de design industrial Dunhill na Austrália durante 1971. Em 1972, Zanuso e Sapper projetaram uma série de moradias para a mostra "Itália: A Nova Paisagem Doméstica" no MoMa. Cada unidade de empilhamento, como tendas ultramodernas, se desdobrava em uma área de estar completa com todas as facilidades e muitos dos acessórios de um pequeno apartamento. Zanuso escreveu que eles foram "projetados para todas as situações que exigem alojamentos imediatamente disponíveis e facilmente transportáveis". Tal como acontece com o resto de seu trabalho, as marcas desses projetos eram elegância e imaginação.

Em 1984, recebeu o Prêmio Presidente della Repubblica e o Compasso d'Oro Lifetime Achievement Award em 1994. Ele recebeu um título honorário em Desenho Industrial em 1999 do Politecnico di Milano, onde também lecionou de 1960 a 1980.

Arquitetura

Enquanto Zanuso e Sapper ultrapassaram os limites com seu design industrial inovador, em seu estúdio em Milão, Zanuso explorou os limites da arquitetura por meio de vários projetos inovadores na Itália e no mundo, incluindo Argentina, Brasil e África do Sul. Projetando complexos armazéns comerciais e escritórios, edifícios públicos e espaços domésticos, com igual facilidade, ele pretendia aprimorar a sociedade moderna, com responsabilidade.

Sua fábrica Olivetti (1961) em São Paulo e o novo Piccolo Teatro (1996) em Milão, por exemplo, são exemplos respeitados de sua arquitetura comercial. A sua arquitetura doméstica está a ser considerada como tendo contribuído para a inovação arquitetónica numa época que reviu o papel e os processos do Movimento Moderno. Entre esses projetos estão sua Casa a Leto di Priolo, Arenzano (1960-1962), em Gênova Itália, Case di vacanza, Arzachena, (1962-1964) na Sardenha, Casa Press, Fazenda Coromandel (1969-1975) em Lydenburg, África do Sul, Casa nell'isola di Cavallo (1981-1988) na Córsega. Sua exploração da arquitetura em resposta à natureza foi um tema contínuo como visto em Cimiterio a la Muda, Longarone, (1967-1973) que foi um projeto colaborativo com Gianni Avon, Francesco Tentori e com o notável arquiteto paisagista italiano, Pietro Porcinai.

Desenho industrial

As principais peças de sua carreira abrangem um amplo espectro de experimentos iniciais em metal dobrado a móveis luxuosos e luxuosos a designs industriais elegantes em plástico. O motivo subjacente em cada fase de seu trabalho é que ele foi pioneiro no uso e acessibilidade de mercado de todos os materiais diferentes com os quais trabalhou. Alguns de seus primeiros trabalhos a serem exibidos, e certamente a serem exibidos fora da Itália, foram no concurso Low-Cost Furniture patrocinado pelo MoMA em 1948. assento de tecido ao quadro.

Em 1948 a Pirelli abriu uma nova divisão, Arflex, para projetar assentos com estofamento de espuma de borracha. Eles contrataram a Zanuso para produzir seus primeiros modelos.

Sua cadeira "Antropus" saiu em 1949, seguida pela cadeira "Lady", que ganhou o primeiro prêmio na Trienal de Milão de 1951. Zanuso elogiou o novo material: "Pode-se revolucionar não apenas o sistema de estofamento, mas também a fabricação estrutural e o potencial formal... nossos protótipos adquiriram contornos visualmente excitantes e novos... com padrões industriais que antes eram inimagináveis".

Diferentes itens de seu trabalho nas coleções do Museu de Arte Moderna de Nova York, Triennale Milano, Triennale Tokyo, Vitra Museum, Arflex Museum e Kartell Museum.

Produtos significativos

1951 - poltrona "Lady" para arflex (Medaglia d'Oro Triennale)

1952 - poltrona "Martingala" para arflex

1952 - sofá "Tripoltrona" para arflex (Medaglia d'Oro Triennale)

1954 - sofá "Sleep-o-matic" para arflex (Medaglia d'Oro Triennale)

1955 - edifícios Olivetti em Buenos Aires e San Paolo

1960 - cadeira "Lambda" com Richard Sapper para Gavina

1962 - televisão "Doney" com Richard Sapper para Brionvega

Carro de 1963 com Richard Sapper para Alfa Romeo

1964 - televisão "Algol" com Richard Sapper para Brionvega

1964 - poltrona "Woodline" e "Fourline" para arflex

1964 - cadeira infantil K4999 com Richard Sapper para Kartell

1965 - Rádio TS 502 com Richard Sapper para Brionvega

1966 - telefone "Grillo" com Richard Sapper para Siemens

1969 - televisão "Black" com Richard Sapper para Brionvega

1970 - mesa "Marcuso" para Zanotta

1970 - caneta "Hastil " com Richard Sapper para Aurora

1974 - IBM edifício em Milão

1998 - Novo teatro Piccolo teatro em Milão

Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 5 de setembro de 2022.

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Biografia Marco Zanuso – Essência Móveis de Design

Marco Zanuso nasceu em 1916 em Milão, na Itália, e foi um dos designers italianos a dar forma à idéia internacional do “good design” nos anos do pós-guerra.

Estudou arquitetura no Instituto Politécnico de Milão e abriu o seu próprio atelier em 1945.

Desde o princípio de sua carreira foi muito influente no mundo do design, sendo editor das revistas Domus (1947-49) e Casabella (1952-56), através das quais ajudou a impor as teorias e ideais do enérgico movimento moderno.

Atuou como professor de arquitetura, design e planejamento urbanístico no Instituto Politécnico de 1949 a 1986 e ainda foi membro fundador da ADI em 1950; sendo sem dúvida, um marco e uma referência para as gerações seguintes de designers italianos.

Uma característica marcante de sua carreira é que, a cada trabalho, procurou abrir mercado para diferentes materiais, sempre buscando soluções inovadoras.

Suas pesquisas e experiências transitam desde a utilização do metal curvado em mobiliários luxuosos até os projetos industrializados de plásticos polidos.

A partir de 1979, foi professor de projeto industrial na Escola de Arquitetura do Instituto Politécnico de Milão; e em 1981, tornou-se também presidente do Departamento de Planejamento e de Produção.

Trabalhou para Zanotta desde 1969 até quase sua morte, em 2001, aos 85 anos.

Diversas de suas obras podem ser encontradas no museu MOMA, em New York.

Fonte: Essência Móveis. Consultado em 5 de setembro de 2022.


Cronologia

1916 - Nasce em Milão, Itália

1939 - Gradua-se em arquitetura no Instituto Politécnico de Milão

1945 - Abre seu próprio escritório de design em Milão

1947 - Edita a revista Domus, até 1949? Poltrona Maggiolina - reedição na Zanotta? Poltrona Antropus para Arflex

1949 - Torna-se professor do Instituto Politécnico, em Milão, até 1986

1951 - Recebe medalha de ouro na Milan Triennale pela cadeira Lady ? Poltrona Lady para Arflex

1952 - Edita a revista Casabella, até 1956

1954 - Sofá-cama Sleep-o-matic | Poltrona Martingala para Arflex

1955 - Realiza projetos de design para o edíficio da Olivetti em Buenos Aires e em São Paulo

1956 - Funda a Associazione per il Disegno Industriale (ADI) | Recebe o Compasso d'Oro? Máquina de costura 1100/2 para Borletti

1958 - Colabora com Richard Sapper

1963 - Poltrona Lambda - com Richard Sapper - para Gavina

1964 - Poltrona Fourline para Arflex | Cadeira infantil K 4999 para Kartell

1965 - Telefone Grillo para Siemens

1967 - Sistema de assentos Lombrico

1969 - Mesa Marcuso para Zanotta

1974 - Projeto para a matriz Italiana da IBM - Segrate

1986 - Mesa Laveno para Zanotta

2001 - Falece em Milão

Fonte: Bona Maison - Designer Marco Zanuso. Consultado pela última vez em 5 de setembro de 2022.

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Marco Zanuso, 85, Innovative Designer | NY Times

Marco Zanuso, um dos principais designers de móveis, eletrodomésticos, edifícios e muito mais que surgiram na Itália do pós-guerra, morreu em 11 de julho em sua casa em Milão. Ele tinha 85 anos.

O Sr. Zanuso pertencia a uma geração de designers dedicados a explorar as novas tecnologias e materiais desenvolvidos durante e após a Segunda Guerra Mundial. Seus projetos simbolizavam a elegância, praticidade e irreverência que fizeram da Itália um líder mundial em design.

Formado como arquiteto, tornou-se famoso desde cedo por uma cadeira de plástico que ele projetou para crianças, Zanuso fez alguns de seus melhores trabalhos como designer industrial embalando facilidade funcional dentro de uma forma escultural ágil. Seu rádio portátil de acrílico de 1964, o TS-502, tinha a forma de um cubo que se dividia em um alto-falante e um mostrador. Projetado para a empresa italiana Brionvega em colaboração com Richard Sapper, o TS-502 está agora, junto com vários outros designs de produtos Zanuso, na coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York.

“Marco sempre foi capaz de sintetizar a tarefa em mãos usando as ferramentas e materiais mais inovadores para criar uma solução totalmente nova que ninguém tinha visto antes”, disse Paola Antonelli, curadora de design do museu.

O Sr. Zanuso nasceu em Milão em 14 de maio de 1916. Formou-se em arquitetura pela Politécnica de Milão em 1939. Depois de servir na marinha na Segunda Guerra Mundial, abriu seu próprio escritório de design em 1945 e casou-se com Billa Zanuso. Ele também se tornou editor da Domus e da Casabella, duas importantes revistas de design, usando suas páginas como plataforma para promover o design italiano moderno e relatar alguns de seus próprios experimentos com materiais como espuma de látex. A "Lady" de Zanuso de 1951, uma cadeira feita de espuma de borracha e Nastrocord (uma nova borracha que poderia substituir as molas de metal), é considerada uma peça pioneira do mobiliário estofado moderno.

De 1955 a 1957, o Sr. Zanuso atuou como arquiteto da Olivetti, projetando fábricas em São Paulo e Buenos Aires. Ele então uniu forças com o Sr. Sapper, um jovem designer alemão promissor que vive em Milão, com quem colaborou até 1977.

Juntos, o Sr. Zanuso e o Sr. Sapper revolucionou o design da cadeira com o modelo 4999 de 1964, fabricado pela Kartell, uma cadeira de empilhamento infantil vermelha brilhante com pernas cilíndricas e costas com nervuras para torná-la leve. Foi a primeira cadeira feita inteiramente de plástico moldado por injeção.

O Lombrico de 1972 do Sr. Zanuso, também conhecido como o sofá infinito, era uma unidade modular de fibra de vidro com um assento de poliespuma de aba larga, sugestivo de uma lagarta ampliada. Seus projetos industriais, e particularmente os rádios e televisores portáteis projetados para Brionvega, ajudaram a definir o design italiano como elegante, ousado e bem feito.

Em 1972, o Museu de Arte Moderna encomendou ao Sr. Zanuso, juntamente com outras potências do design italiano, incluindo Ettore Sottsass, Mario Bellini e Gae Aulenti, para projetar uma instalação para a exposição "Itália: A Nova Paisagem Doméstica". Zanuso apresentou uma ambulância que se transformou em uma sala de estar.

A partir da década de 1970, o Sr. Zanuso ensinou arquitetura e desenho industrial no Politécnico de Milão. Ele também projetou um edifício-sede para a I.B.M. em Milão e uma fábrica da I.B.M. em Roma. Suas obras arquitetônicas posteriores incluem a renovação de dois teatros de Milão, o Teatro Fossati do século XIX (agora Teatro Studio del Piccolo Teatro) em 1983 e o neo-brutalista Piccolo Teatro em 1995.

Ele deixa sua esposa e três filhas, Federica, Lorenza e Susanna, todas de Milão.

Fonte: New York Times, escrito por Julie V. Iovine, originalmente publicado em 19 de julho de 2001, Seção B, Página 9. Consultado pela última vez em 5 de setembro de 2022.

Crédito fotográfico: Tempos Modernos Design, "Marco Zanuso". Consultado pela última vez em 5 de setembro de 2022.

Marco Zanuso (Milão, Itália, 14 de maio de 1916 – Milão, Itália, 11 de julho de 2001) foi um designer de móveis italiano. Formado em arquitetura no Instituto Politécnico de Milão, abriu seu escritório de projetos em 1945 e foi professor de arquitetura, projeto e planejamento de cidades, no Instituto Politécnico, dos anos 40 até os 80. Destacou-se com pesquisas e experimentos com metal curvado em mobiliários luxuosos, até os projetos industrializados de plásticos polidos. Sua criação mais famosa trata-se da poltrona Maggiolina, uma peça clássica da história do design moderno, que ganhou a medalha de ouro na Trienali de Milano em 1948 e foi destaque na coleção do Museu alemão Die Neue Sammlung. Zanuso foi um dos designers italianos que deram forma à ideia internacional "do projeto bom" nos anos pós-guerra. Entre suas obras construídas estão o jardim de infância em Gubbio, a fábrica Olivetti em São Paulo ou o Teatro Nuevo Piccolo de Milão. Suas principais realizações pertencem ao mundo do design de objetos do cotidiano: a poltrona Lady, os talheres Duna conjunto ou a cadeira para crianças são peças que ele criou para empresas como Alessi, Kartell ou Siemens, e todas fazem parte da coleção permanente do Museu de Arte Moderna.

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Marco Zanuso

Marco Zanuso (Milão, Itália, 14 de maio de 1916 – Milão, Itália, 11 de julho de 2001) foi um designer de móveis italiano. Formado em arquitetura no Instituto Politécnico de Milão, abriu seu escritório de projetos em 1945 e foi professor de arquitetura, projeto e planejamento de cidades, no Instituto Politécnico, dos anos 40 até os 80. Destacou-se com pesquisas e experimentos com metal curvado em mobiliários luxuosos, até os projetos industrializados de plásticos polidos. Sua criação mais famosa trata-se da poltrona Maggiolina, uma peça clássica da história do design moderno, que ganhou a medalha de ouro na Trienali de Milano em 1948 e foi destaque na coleção do Museu alemão Die Neue Sammlung. Zanuso foi um dos designers italianos que deram forma à ideia internacional "do projeto bom" nos anos pós-guerra. Entre suas obras construídas estão o jardim de infância em Gubbio, a fábrica Olivetti em São Paulo ou o Teatro Nuevo Piccolo de Milão. Suas principais realizações pertencem ao mundo do design de objetos do cotidiano: a poltrona Lady, os talheres Duna conjunto ou a cadeira para crianças são peças que ele criou para empresas como Alessi, Kartell ou Siemens, e todas fazem parte da coleção permanente do Museu de Arte Moderna.

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Biografia – Wikipédia

Marco Zanuso nasceu em Milão, Itália, em 14 de maio de 1916. Ele fazia parte de um grupo de designers italianos de Milão que moldaram a ideia internacional de "bom design" nos anos do pós-guerra. Iniciou seus estudos em arquitetura na universidade Politécnico di Milano em 1934 e se formou em 1939.

Durante a Segunda Guerra Mundial serviu na marinha, após o que abriu seu próprio escritório de design em 1945. Desde o início de sua carreira, na Domus onde atuou como editor de 1947 a 1949 e na Casabella, onde foi editor de 1952 a 1956, onde junto com sua estreita colaboração com Ernesto Nathan Rogers e outros, ajudou a estabelecer as teorias e os ideais do enérgico movimento do Design Moderno.

Como professor de arquitetura, design e urbanismo no Politecnico di Milano do final da década de 1940 até a década de 1980, e como um dos membros fundadores da ADI na década de 1950, ele também teve uma influência distinta sobre a próxima geração de design da Itália.

Carreira

A prolífica carreira de Marco Zanuso durou mais de seis décadas e durante este tempo seu interesse em design racional para resolver problemas, permitiu-lhe ultrapassar fronteiras no planejamento urbano, arquitetura e design de produto. Sua abordagem ao "bom design" europeu tem algumas distinções e ele disse que sua "inquisitividade" levou sua "busca constante por uma nova descoberta".

Em todas as escalas, sua abordagem para "encontrar ordem na complexidade" resultou em sua abertura à inovação tecnológica, materiais e funcionalidade estética que aprimoravam a experiência humana.

Ele colaborou com muitos de seus pares durante sua vida, incluindo os historiadores Argan, Domenico, Pica e Veronesi, os críticos Zevi e Dorfles e os arquitetos Rogers e Ponti. Arquitetonicamente sua associação com Ernesto N. Rogers resultou em seu tempo como editor de Domus e Casabella e seus primeiros ensaios sobre arquitetura em que sua abordagem distinta ao Modernismo se manifesta.

Em 1957 Zanuso fez parceria com o designer alemão Richard Sapper. Um de seus primeiros projetos foi uma pequena cadeira de criança empilhável (1961) em plástico não reforçado.

Essa peça era leve, funcional e lúdica, fabricada em várias cores vivas e estava entre os designs de móveis responsáveis ​​por convencer as pessoas de que o plástico era um material viável e adequado para a casa moderna.

Zanuso e Sapper foram contratados em 1959 como consultores da Brionvega , uma empresa italiana que tentava produzir eletrônicos elegantes que, pelo menos externamente, superassem os fabricados no Japão e na Alemanha. Eles projetaram uma série de rádios e televisões que se tornaram ícones duradouros de uma estética conhecida como "tecnofuncionalismo". Seu arredondado, compacto e portátil "Doney 14" (1962) foi a primeira televisão totalmente transistorizada. Trabalhando com a linguagem do minimalismo escultural, eles projetaram o bem-sucedido telefone dobrável "Grillo" para a Siemens (1966). Este foi um dos primeiros telefones a colocar o mostrador e o fone de ouvido na mesma unidade.

Zanuso foi convidado como palestrante convidado na série de palestras de design industrial Dunhill na Austrália durante 1971. Em 1972, Zanuso e Sapper projetaram uma série de moradias para a mostra "Itália: A Nova Paisagem Doméstica" no MoMa. Cada unidade de empilhamento, como tendas ultramodernas, se desdobrava em uma área de estar completa com todas as facilidades e muitos dos acessórios de um pequeno apartamento. Zanuso escreveu que eles foram "projetados para todas as situações que exigem alojamentos imediatamente disponíveis e facilmente transportáveis". Tal como acontece com o resto de seu trabalho, as marcas desses projetos eram elegância e imaginação.

Em 1984, recebeu o Prêmio Presidente della Repubblica e o Compasso d'Oro Lifetime Achievement Award em 1994. Ele recebeu um título honorário em Desenho Industrial em 1999 do Politecnico di Milano, onde também lecionou de 1960 a 1980.

Arquitetura

Enquanto Zanuso e Sapper ultrapassaram os limites com seu design industrial inovador, em seu estúdio em Milão, Zanuso explorou os limites da arquitetura por meio de vários projetos inovadores na Itália e no mundo, incluindo Argentina, Brasil e África do Sul. Projetando complexos armazéns comerciais e escritórios, edifícios públicos e espaços domésticos, com igual facilidade, ele pretendia aprimorar a sociedade moderna, com responsabilidade.

Sua fábrica Olivetti (1961) em São Paulo e o novo Piccolo Teatro (1996) em Milão, por exemplo, são exemplos respeitados de sua arquitetura comercial. A sua arquitetura doméstica está a ser considerada como tendo contribuído para a inovação arquitetónica numa época que reviu o papel e os processos do Movimento Moderno. Entre esses projetos estão sua Casa a Leto di Priolo, Arenzano (1960-1962), em Gênova Itália, Case di vacanza, Arzachena, (1962-1964) na Sardenha, Casa Press, Fazenda Coromandel (1969-1975) em Lydenburg, África do Sul, Casa nell'isola di Cavallo (1981-1988) na Córsega. Sua exploração da arquitetura em resposta à natureza foi um tema contínuo como visto em Cimiterio a la Muda, Longarone, (1967-1973) que foi um projeto colaborativo com Gianni Avon, Francesco Tentori e com o notável arquiteto paisagista italiano, Pietro Porcinai.

Desenho industrial

As principais peças de sua carreira abrangem um amplo espectro de experimentos iniciais em metal dobrado a móveis luxuosos e luxuosos a designs industriais elegantes em plástico. O motivo subjacente em cada fase de seu trabalho é que ele foi pioneiro no uso e acessibilidade de mercado de todos os materiais diferentes com os quais trabalhou. Alguns de seus primeiros trabalhos a serem exibidos, e certamente a serem exibidos fora da Itália, foram no concurso Low-Cost Furniture patrocinado pelo MoMA em 1948. assento de tecido ao quadro.

Em 1948 a Pirelli abriu uma nova divisão, Arflex, para projetar assentos com estofamento de espuma de borracha. Eles contrataram a Zanuso para produzir seus primeiros modelos.

Sua cadeira "Antropus" saiu em 1949, seguida pela cadeira "Lady", que ganhou o primeiro prêmio na Trienal de Milão de 1951. Zanuso elogiou o novo material: "Pode-se revolucionar não apenas o sistema de estofamento, mas também a fabricação estrutural e o potencial formal... nossos protótipos adquiriram contornos visualmente excitantes e novos... com padrões industriais que antes eram inimagináveis".

Diferentes itens de seu trabalho nas coleções do Museu de Arte Moderna de Nova York, Triennale Milano, Triennale Tokyo, Vitra Museum, Arflex Museum e Kartell Museum.

Produtos significativos

1951 - poltrona "Lady" para arflex (Medaglia d'Oro Triennale)

1952 - poltrona "Martingala" para arflex

1952 - sofá "Tripoltrona" para arflex (Medaglia d'Oro Triennale)

1954 - sofá "Sleep-o-matic" para arflex (Medaglia d'Oro Triennale)

1955 - edifícios Olivetti em Buenos Aires e San Paolo

1960 - cadeira "Lambda" com Richard Sapper para Gavina

1962 - televisão "Doney" com Richard Sapper para Brionvega

Carro de 1963 com Richard Sapper para Alfa Romeo

1964 - televisão "Algol" com Richard Sapper para Brionvega

1964 - poltrona "Woodline" e "Fourline" para arflex

1964 - cadeira infantil K4999 com Richard Sapper para Kartell

1965 - Rádio TS 502 com Richard Sapper para Brionvega

1966 - telefone "Grillo" com Richard Sapper para Siemens

1969 - televisão "Black" com Richard Sapper para Brionvega

1970 - mesa "Marcuso" para Zanotta

1970 - caneta "Hastil " com Richard Sapper para Aurora

1974 - IBM edifício em Milão

1998 - Novo teatro Piccolo teatro em Milão

Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 5 de setembro de 2022.

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Biografia Marco Zanuso – Essência Móveis de Design

Marco Zanuso nasceu em 1916 em Milão, na Itália, e foi um dos designers italianos a dar forma à idéia internacional do “good design” nos anos do pós-guerra.

Estudou arquitetura no Instituto Politécnico de Milão e abriu o seu próprio atelier em 1945.

Desde o princípio de sua carreira foi muito influente no mundo do design, sendo editor das revistas Domus (1947-49) e Casabella (1952-56), através das quais ajudou a impor as teorias e ideais do enérgico movimento moderno.

Atuou como professor de arquitetura, design e planejamento urbanístico no Instituto Politécnico de 1949 a 1986 e ainda foi membro fundador da ADI em 1950; sendo sem dúvida, um marco e uma referência para as gerações seguintes de designers italianos.

Uma característica marcante de sua carreira é que, a cada trabalho, procurou abrir mercado para diferentes materiais, sempre buscando soluções inovadoras.

Suas pesquisas e experiências transitam desde a utilização do metal curvado em mobiliários luxuosos até os projetos industrializados de plásticos polidos.

A partir de 1979, foi professor de projeto industrial na Escola de Arquitetura do Instituto Politécnico de Milão; e em 1981, tornou-se também presidente do Departamento de Planejamento e de Produção.

Trabalhou para Zanotta desde 1969 até quase sua morte, em 2001, aos 85 anos.

Diversas de suas obras podem ser encontradas no museu MOMA, em New York.

Fonte: Essência Móveis. Consultado em 5 de setembro de 2022.


Cronologia

1916 - Nasce em Milão, Itália

1939 - Gradua-se em arquitetura no Instituto Politécnico de Milão

1945 - Abre seu próprio escritório de design em Milão

1947 - Edita a revista Domus, até 1949? Poltrona Maggiolina - reedição na Zanotta? Poltrona Antropus para Arflex

1949 - Torna-se professor do Instituto Politécnico, em Milão, até 1986

1951 - Recebe medalha de ouro na Milan Triennale pela cadeira Lady ? Poltrona Lady para Arflex

1952 - Edita a revista Casabella, até 1956

1954 - Sofá-cama Sleep-o-matic | Poltrona Martingala para Arflex

1955 - Realiza projetos de design para o edíficio da Olivetti em Buenos Aires e em São Paulo

1956 - Funda a Associazione per il Disegno Industriale (ADI) | Recebe o Compasso d'Oro? Máquina de costura 1100/2 para Borletti

1958 - Colabora com Richard Sapper

1963 - Poltrona Lambda - com Richard Sapper - para Gavina

1964 - Poltrona Fourline para Arflex | Cadeira infantil K 4999 para Kartell

1965 - Telefone Grillo para Siemens

1967 - Sistema de assentos Lombrico

1969 - Mesa Marcuso para Zanotta

1974 - Projeto para a matriz Italiana da IBM - Segrate

1986 - Mesa Laveno para Zanotta

2001 - Falece em Milão

Fonte: Bona Maison - Designer Marco Zanuso. Consultado pela última vez em 5 de setembro de 2022.

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Marco Zanuso, 85, Innovative Designer | NY Times

Marco Zanuso, um dos principais designers de móveis, eletrodomésticos, edifícios e muito mais que surgiram na Itália do pós-guerra, morreu em 11 de julho em sua casa em Milão. Ele tinha 85 anos.

O Sr. Zanuso pertencia a uma geração de designers dedicados a explorar as novas tecnologias e materiais desenvolvidos durante e após a Segunda Guerra Mundial. Seus projetos simbolizavam a elegância, praticidade e irreverência que fizeram da Itália um líder mundial em design.

Formado como arquiteto, tornou-se famoso desde cedo por uma cadeira de plástico que ele projetou para crianças, Zanuso fez alguns de seus melhores trabalhos como designer industrial embalando facilidade funcional dentro de uma forma escultural ágil. Seu rádio portátil de acrílico de 1964, o TS-502, tinha a forma de um cubo que se dividia em um alto-falante e um mostrador. Projetado para a empresa italiana Brionvega em colaboração com Richard Sapper, o TS-502 está agora, junto com vários outros designs de produtos Zanuso, na coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York.

“Marco sempre foi capaz de sintetizar a tarefa em mãos usando as ferramentas e materiais mais inovadores para criar uma solução totalmente nova que ninguém tinha visto antes”, disse Paola Antonelli, curadora de design do museu.

O Sr. Zanuso nasceu em Milão em 14 de maio de 1916. Formou-se em arquitetura pela Politécnica de Milão em 1939. Depois de servir na marinha na Segunda Guerra Mundial, abriu seu próprio escritório de design em 1945 e casou-se com Billa Zanuso. Ele também se tornou editor da Domus e da Casabella, duas importantes revistas de design, usando suas páginas como plataforma para promover o design italiano moderno e relatar alguns de seus próprios experimentos com materiais como espuma de látex. A "Lady" de Zanuso de 1951, uma cadeira feita de espuma de borracha e Nastrocord (uma nova borracha que poderia substituir as molas de metal), é considerada uma peça pioneira do mobiliário estofado moderno.

De 1955 a 1957, o Sr. Zanuso atuou como arquiteto da Olivetti, projetando fábricas em São Paulo e Buenos Aires. Ele então uniu forças com o Sr. Sapper, um jovem designer alemão promissor que vive em Milão, com quem colaborou até 1977.

Juntos, o Sr. Zanuso e o Sr. Sapper revolucionou o design da cadeira com o modelo 4999 de 1964, fabricado pela Kartell, uma cadeira de empilhamento infantil vermelha brilhante com pernas cilíndricas e costas com nervuras para torná-la leve. Foi a primeira cadeira feita inteiramente de plástico moldado por injeção.

O Lombrico de 1972 do Sr. Zanuso, também conhecido como o sofá infinito, era uma unidade modular de fibra de vidro com um assento de poliespuma de aba larga, sugestivo de uma lagarta ampliada. Seus projetos industriais, e particularmente os rádios e televisores portáteis projetados para Brionvega, ajudaram a definir o design italiano como elegante, ousado e bem feito.

Em 1972, o Museu de Arte Moderna encomendou ao Sr. Zanuso, juntamente com outras potências do design italiano, incluindo Ettore Sottsass, Mario Bellini e Gae Aulenti, para projetar uma instalação para a exposição "Itália: A Nova Paisagem Doméstica". Zanuso apresentou uma ambulância que se transformou em uma sala de estar.

A partir da década de 1970, o Sr. Zanuso ensinou arquitetura e desenho industrial no Politécnico de Milão. Ele também projetou um edifício-sede para a I.B.M. em Milão e uma fábrica da I.B.M. em Roma. Suas obras arquitetônicas posteriores incluem a renovação de dois teatros de Milão, o Teatro Fossati do século XIX (agora Teatro Studio del Piccolo Teatro) em 1983 e o neo-brutalista Piccolo Teatro em 1995.

Ele deixa sua esposa e três filhas, Federica, Lorenza e Susanna, todas de Milão.

Fonte: New York Times, escrito por Julie V. Iovine, originalmente publicado em 19 de julho de 2001, Seção B, Página 9. Consultado pela última vez em 5 de setembro de 2022.

Crédito fotográfico: Tempos Modernos Design, "Marco Zanuso". Consultado pela última vez em 5 de setembro de 2022.

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