Cadastre-se e tenha a melhor experiência em leilões 🎉🥳

Victor Vasarely

Victor Vasarely (Pécs, Hungria, 9 de abril de 1906 — Paris, França, 15 de março de 1997) foi um pintor, escultor, gravador, tapeceiro e designer gráfico húngaro radicado na França. É considerado o "pai da OP ART" (abreviatura de Optical Art).

Resumo biografia

Pai da arte ótica, Victor Vasarely foi fortemente influenciado pelo movimento Bauhaus, no que diz respeito ao movimento sendo reflexo do próprio ato de olhar. E seu olhar era atraído justamente por formas geométricas e padrões lineares, criando sensação de profundidade e multidimensionalidade. Alia essas tendências a um gosto pelo funcionamento do universo e à ciência. Com esses estudos, transformou a superfície plana num mundo de infinitas possibilidades, marcada pela experimentação visual.

Seu trabalho se tornou parte da cultura popular, influenciando a arquitetura, a computação, a moda e mesmo o modo como olhamos para as coisas.

---

Biografia Wikipédia

Nasceu em Pécs na Hungria, tendo ido posteriormente estudar arte em Budapeste, onde se familiarizou com o movimento Bauhaus e com os trabalhos de Wassily Kandinsky e Josef Albers. A influência destes, teve um impacto tal na sua obra, que se poderá afirmar que, nela, tenta resumir os princípios dos pioneiros da Bauhaus, segundo a qual, o movimento não depende, nem da obra de arte em si mesma, nem do tema específico que se pretende ver retratado, mas antes da apreensão do ato de olhar, que por si só é considerado o único criador.

Em 1930, foi viver em Paris, onde trabalhou como designer gráfico em várias empresas de publicidade. Depois de um período de expressão figurativa, decidiu optar por uma arte construtivista e geométrica, tendo-se dedicado nos 13 anos seguintes ao aprofundamento de conhecimentos gráficos. O seu fascínio por padrões lineares levou-o a desenhar diversos motivos através da utilização de grelhas lineares bicolores (pretas e brancas) e das deformações ondulantes, onde a sensação de profundidade e a multidimensionalidade dos objectos foram sempre uma preocupação constante. Posteriormente, a introdução da cor nos seus trabalhos vai permitir ainda um maior dinamismo, através do qual pretendeu retractar o universo inatingível das galáxias, a gigante pulsação cósmica e a mutação biológica das células.

Os seus trabalhos são então essencialmente geométricos, policromáticos, multidimensionais, totalmente abstractos e intimamente ligados às ciências.

É, no entanto, o período entre 1950-60 (período BlackWhite) que marca definitivamente o trabalho de Vasarely, uma vez que ao introduzir pela primeira vez a sugestão de movimento sem existir movimento real, cria uma nova relação entre artista e espectador (que deixa de ser um elemento passivo para passar a interpretar livremente a imagem em quantos cenários visuais conseguir conceber), desenvolvendo e definindo os elementos básicos do que será conhecido como Op Art -um estilo e técnica que permanecerá para sempre ligado ao seu nome. Experimentou o uso de transparências e cores em projeções, produziu tapeçarias e publicou suas primeiras gravuras. Seus quadros combinam variações de círculos, quadrados e triângulos, por vezes com gradações de cores puras, para criar imagens abstratas e ondulantes. Viajou por muitos países, sempre recebendo vários troféus. É considerado um dos principais artistas do movimento Optical Art e mais conhecida por Op Art, entre suas obras se destacam suas "Vegas", obras caracterizadas pela impressão 3D concedida as 'esferas', e por cores contrastantes.

Fonte: Wikipédia, consultado pela última vez em 26 de junho de 2016.

---

Victor Vasarely

Teve como grande destaque da sua carreira ser considerado o pai da “Op Art” ou Optical Art. O caminho de Victor em direção a arte óptica se deu quando foi estudar Medicina em Budapeste e então se tornou familiar do movimento Bauhaus.

O gosto pela medicina não durou muito e ele logo deixou o curso para seguir a sua verdadeira vocação. Vasarely já tinha uma grande atração pelo estudo do grafismo e arte. Sua formação se deu na escola Podolini-Volkmann Academy e depois ele passou a se dedicar a arte gráfica com foco no design e tipografia. O artista ainda conheceu os trabalhos de Paul Klee, Josef Albers e Wassily Kandinsky.

É possível observar que o trabalho desses artistas teve grande influência na arte de Vasarely. O grande foco do movimento Op Art está em entender que o ato de olhar é o que carrega grande significado em si.

Ato de Olhar

Podemos dizer que a os princípios vanguardistas da Bauhaus tiveram grande impacto no trabalho do pintor e escultor. Isso porque percebemos que o movimento não depende da obra em si mesmo e nem do tema que se escolheu representar. O ato de olhar é o ato criador.

Victor Vasarely em Paris

No ano de 1930 o artista foi morar em Paris, França, com a sua esposa (uma colega da escola) e dois filhos. Começou a atuar como designer gráfico para agências de publicidade e numa empresa de rolamentos especializada em esferas na qual trabalhava desenhando cartazes.

Durante um bom tempo de sua carreira Vasarely trabalhou com expressão figurativa, contudo, ele se encontrou mesmo no estilo construtivista e geométrico. A paixão por esse estilo foi tanta que ele dedicou os 13 anos seguintes da sua vida para estudar conhecimentos gráficos. Nessa fase da vida Vasarely passou muita dificuldade coma sua família sobrevivendo com salários ínfimos.

A fascinação de Vasarely por padrões lineares era muito forte e devido isso podemos observar em sua arte vários trabalhos em que ele cria motivos diversos usando grelhas lineares bicolores que são pretas e brancas. Outra forma interessante que podemos observar nesse trabalho são as deformações ondulantes em que se tem grande sensação de profundidade e inúmeras dimensões dos objetos representados.

Experimentação no Trabalho de Vasarely

No período entre 1929 e 1947 o artista começou a experimentar coisas novas em seus trabalhos como o uso de efeitos de textura e sombras em perspectiva. Esses efeitos ajudaram a desenvolver boa parte dos resultados gráficos que se tornaram tão importantes na obra de Vasarely. Dentre as obras que ganharam destaque nessa fase estão “Girl-Power” de 1934; “Chess Board” de 1935 e “Zebras” de 1937.

Durante a década de 1940 Vasarely enveredou pelo caminho dos experimentos em suas obras. As novas propostas incluíram expressões de estilos futurista, cubista, simbolista, surrealista e expressionista. O que se observa nessa fase é que ainda não existia um estilo marcado como o estilo de Vasarely. Como artista ele já fazia diversas exposições e assim o seu talento foi sendo reconhecido.

O Ateliê

Depois que a Segunda Guerra Mundial teve fim a situação de Vasarely finalmente começou a melhorar e ele pode então abrir o seu primeiro ateliê em Arcueil que estava localizado perto do centro de Paris. Foi trabalhando em seu próprio ateliê que ele descobriu o seu estilo próprio. As suas obras começaram a ter sobreposições que tinham como base heranças geométricas que tem forte ligação com o seu trabalho como designer.

Visão Estereoscópica

Com a situação melhor o artista passou a aproveitar os meses de verão na sua casa em Gordês que ficava na Provence-Alpes-Côte d´Azur. Foi nessa época que ele criou o seu trabalho conhecido como Gordes/Cristal. Além disso, Vasarely ainda trabalhou com a problemática dos espaços vazios, ele os preencheu e assim promoveu a criação da chamada visão estereoscópica.

A Cor no Trabalho de Victor Vasarely

Na sequência a cor passou a fazer parte do trabalho do pintor e escultor, com essa adição podemos observar que existe um maior dinamismo em sua arte. Um dos objetivos que Vasarely tinha com a cor era conseguir fazer retratos do universo e das galáxias bem como a mutação biológica das células. Nessa fase a produção do artista se tornou bastante geométrica, multidimensional, abstrata e policromática. Seu estilo sempre teve uma ligação com as ciências.

Movimento Sem Movimento

A fase de grande destaque da carreira artística de Vasarely se deu entre 1950 e 1960 e ficou conhecida como “Black and White”. Nesse período foi introduzida a ideia de movimento sem que houvesse movimento real. Foi estabelecida uma nova relação entre o artista e os espectadores das obras.

Os espectadores deixaram de ser elementos passivos e puderam então fazer interpretações livres do que estavam vendo nos cenários. Nessa fase foram desenvolvidos e definidos os conceitos mais básicos do movimento de Op Art. Vasarely sempre será lembrado como um dos precursores desse movimento.

Multiplicidade Artística

O trabalho de Vasarely contou com uma ampla gama de possibilidades dentre as quais estavam o uso de transparências e cores obtidas através de projeções. O artista trabalhou com tapeçarias, gravuras, serigrafia entre outros. Nos quadros do artista podemos observar uma grande diversidade de combinações de círculos, triângulos e quadrados. Em boa parte dos casos existem gradações de cores puras que servem para criar imagens que ora são ondulantes e ora são abstratas.

Ao longo da sua carreira Vasarely viajou pelo mundo recebendo prêmios e apresentando a sua obra. Atualmente, ele é considerado como um dos principais nomes do movimento Optical Art e dentre o seu amplo portfólio de obras merece destaque “Vegas” que foi concebida através de impressão 3D que é criada com base em esferas e com cores que tem contraste.

Op Art ou Optical Art

Trata-se de uma forma de arte abstrata que utiliza figuras geométricas normalmente criando padrões escuros e claros ou então em preto e branco. Nesse estilo artístico é realizada a repetição exaustiva das formas de maneira que se crie um efeito de ilusão óptica. Se tem a observação de movimento nessas obras.

Victor Vasarely nasceu no dia nove do mês de março do ano de 1906 em Pécs e faleceu aos noventa anos de idade no dia quinze do mês de março do ano de 1997 em Paris. No ano de 1925 passou a estudar na Universidade de Budapeste onde fazia medicina, mas dois anos depois resolveu deixar a faculdade e se entregou a pintura.

Estudou muito e com isso adquiriu experiência em arte aplicada, gráfico e design tipográfico e com esse conhecimento deu inicio a suas obras. No ano de 1929 pintou a obra Estudo Azul e Estudo Verde e no ano de 1930 se tornou um grande design gráfico. Nesse mesmo ano foi morar em Paris onde trabalhou como artista gráfico Abriu seu ateliê em Arcueil que ficava a dez quilômetros do centro de Paris e após algum tempo se estabeleceu em Annet-sur-Marne. Depois de firmar em seu ateliê passou a fazer obras em ilusão de ótica desenvolvendo a arte abstrata geométrica, onde trabalhava com diversos materiais mais o número de cores e formas eram bem variadas.

Fonte: Cultura Mix, publicado em 2012.


Victor Vasarely (Pécs, Hungria, 9 de abril de 1906 — Paris, França, 15 de março de 1997) foi um pintor, escultor, gravador, tapeceiro e designer gráfico húngaro radicado na França. É considerado o "pai da OP ART" (abreviatura de Optical Art).

Victor Vasarely

Victor Vasarely (Pécs, Hungria, 9 de abril de 1906 — Paris, França, 15 de março de 1997) foi um pintor, escultor, gravador, tapeceiro e designer gráfico húngaro radicado na França. É considerado o "pai da OP ART" (abreviatura de Optical Art).

Videos

Coleção de obras

Obras de Victor Vasarely

Arte óptica de Victor Vasarely

Victor Vasarely - Vida e Obra

Quando surgiu a Op Art - Victor Vasarely

Resumo biografia

Pai da arte ótica, Victor Vasarely foi fortemente influenciado pelo movimento Bauhaus, no que diz respeito ao movimento sendo reflexo do próprio ato de olhar. E seu olhar era atraído justamente por formas geométricas e padrões lineares, criando sensação de profundidade e multidimensionalidade. Alia essas tendências a um gosto pelo funcionamento do universo e à ciência. Com esses estudos, transformou a superfície plana num mundo de infinitas possibilidades, marcada pela experimentação visual.

Seu trabalho se tornou parte da cultura popular, influenciando a arquitetura, a computação, a moda e mesmo o modo como olhamos para as coisas.

---

Biografia Wikipédia

Nasceu em Pécs na Hungria, tendo ido posteriormente estudar arte em Budapeste, onde se familiarizou com o movimento Bauhaus e com os trabalhos de Wassily Kandinsky e Josef Albers. A influência destes, teve um impacto tal na sua obra, que se poderá afirmar que, nela, tenta resumir os princípios dos pioneiros da Bauhaus, segundo a qual, o movimento não depende, nem da obra de arte em si mesma, nem do tema específico que se pretende ver retratado, mas antes da apreensão do ato de olhar, que por si só é considerado o único criador.

Em 1930, foi viver em Paris, onde trabalhou como designer gráfico em várias empresas de publicidade. Depois de um período de expressão figurativa, decidiu optar por uma arte construtivista e geométrica, tendo-se dedicado nos 13 anos seguintes ao aprofundamento de conhecimentos gráficos. O seu fascínio por padrões lineares levou-o a desenhar diversos motivos através da utilização de grelhas lineares bicolores (pretas e brancas) e das deformações ondulantes, onde a sensação de profundidade e a multidimensionalidade dos objectos foram sempre uma preocupação constante. Posteriormente, a introdução da cor nos seus trabalhos vai permitir ainda um maior dinamismo, através do qual pretendeu retractar o universo inatingível das galáxias, a gigante pulsação cósmica e a mutação biológica das células.

Os seus trabalhos são então essencialmente geométricos, policromáticos, multidimensionais, totalmente abstractos e intimamente ligados às ciências.

É, no entanto, o período entre 1950-60 (período BlackWhite) que marca definitivamente o trabalho de Vasarely, uma vez que ao introduzir pela primeira vez a sugestão de movimento sem existir movimento real, cria uma nova relação entre artista e espectador (que deixa de ser um elemento passivo para passar a interpretar livremente a imagem em quantos cenários visuais conseguir conceber), desenvolvendo e definindo os elementos básicos do que será conhecido como Op Art -um estilo e técnica que permanecerá para sempre ligado ao seu nome. Experimentou o uso de transparências e cores em projeções, produziu tapeçarias e publicou suas primeiras gravuras. Seus quadros combinam variações de círculos, quadrados e triângulos, por vezes com gradações de cores puras, para criar imagens abstratas e ondulantes. Viajou por muitos países, sempre recebendo vários troféus. É considerado um dos principais artistas do movimento Optical Art e mais conhecida por Op Art, entre suas obras se destacam suas "Vegas", obras caracterizadas pela impressão 3D concedida as 'esferas', e por cores contrastantes.

Fonte: Wikipédia, consultado pela última vez em 26 de junho de 2016.

---

Victor Vasarely

Teve como grande destaque da sua carreira ser considerado o pai da “Op Art” ou Optical Art. O caminho de Victor em direção a arte óptica se deu quando foi estudar Medicina em Budapeste e então se tornou familiar do movimento Bauhaus.

O gosto pela medicina não durou muito e ele logo deixou o curso para seguir a sua verdadeira vocação. Vasarely já tinha uma grande atração pelo estudo do grafismo e arte. Sua formação se deu na escola Podolini-Volkmann Academy e depois ele passou a se dedicar a arte gráfica com foco no design e tipografia. O artista ainda conheceu os trabalhos de Paul Klee, Josef Albers e Wassily Kandinsky.

É possível observar que o trabalho desses artistas teve grande influência na arte de Vasarely. O grande foco do movimento Op Art está em entender que o ato de olhar é o que carrega grande significado em si.

Ato de Olhar

Podemos dizer que a os princípios vanguardistas da Bauhaus tiveram grande impacto no trabalho do pintor e escultor. Isso porque percebemos que o movimento não depende da obra em si mesmo e nem do tema que se escolheu representar. O ato de olhar é o ato criador.

Victor Vasarely em Paris

No ano de 1930 o artista foi morar em Paris, França, com a sua esposa (uma colega da escola) e dois filhos. Começou a atuar como designer gráfico para agências de publicidade e numa empresa de rolamentos especializada em esferas na qual trabalhava desenhando cartazes.

Durante um bom tempo de sua carreira Vasarely trabalhou com expressão figurativa, contudo, ele se encontrou mesmo no estilo construtivista e geométrico. A paixão por esse estilo foi tanta que ele dedicou os 13 anos seguintes da sua vida para estudar conhecimentos gráficos. Nessa fase da vida Vasarely passou muita dificuldade coma sua família sobrevivendo com salários ínfimos.

A fascinação de Vasarely por padrões lineares era muito forte e devido isso podemos observar em sua arte vários trabalhos em que ele cria motivos diversos usando grelhas lineares bicolores que são pretas e brancas. Outra forma interessante que podemos observar nesse trabalho são as deformações ondulantes em que se tem grande sensação de profundidade e inúmeras dimensões dos objetos representados.

Experimentação no Trabalho de Vasarely

No período entre 1929 e 1947 o artista começou a experimentar coisas novas em seus trabalhos como o uso de efeitos de textura e sombras em perspectiva. Esses efeitos ajudaram a desenvolver boa parte dos resultados gráficos que se tornaram tão importantes na obra de Vasarely. Dentre as obras que ganharam destaque nessa fase estão “Girl-Power” de 1934; “Chess Board” de 1935 e “Zebras” de 1937.

Durante a década de 1940 Vasarely enveredou pelo caminho dos experimentos em suas obras. As novas propostas incluíram expressões de estilos futurista, cubista, simbolista, surrealista e expressionista. O que se observa nessa fase é que ainda não existia um estilo marcado como o estilo de Vasarely. Como artista ele já fazia diversas exposições e assim o seu talento foi sendo reconhecido.

O Ateliê

Depois que a Segunda Guerra Mundial teve fim a situação de Vasarely finalmente começou a melhorar e ele pode então abrir o seu primeiro ateliê em Arcueil que estava localizado perto do centro de Paris. Foi trabalhando em seu próprio ateliê que ele descobriu o seu estilo próprio. As suas obras começaram a ter sobreposições que tinham como base heranças geométricas que tem forte ligação com o seu trabalho como designer.

Visão Estereoscópica

Com a situação melhor o artista passou a aproveitar os meses de verão na sua casa em Gordês que ficava na Provence-Alpes-Côte d´Azur. Foi nessa época que ele criou o seu trabalho conhecido como Gordes/Cristal. Além disso, Vasarely ainda trabalhou com a problemática dos espaços vazios, ele os preencheu e assim promoveu a criação da chamada visão estereoscópica.

A Cor no Trabalho de Victor Vasarely

Na sequência a cor passou a fazer parte do trabalho do pintor e escultor, com essa adição podemos observar que existe um maior dinamismo em sua arte. Um dos objetivos que Vasarely tinha com a cor era conseguir fazer retratos do universo e das galáxias bem como a mutação biológica das células. Nessa fase a produção do artista se tornou bastante geométrica, multidimensional, abstrata e policromática. Seu estilo sempre teve uma ligação com as ciências.

Movimento Sem Movimento

A fase de grande destaque da carreira artística de Vasarely se deu entre 1950 e 1960 e ficou conhecida como “Black and White”. Nesse período foi introduzida a ideia de movimento sem que houvesse movimento real. Foi estabelecida uma nova relação entre o artista e os espectadores das obras.

Os espectadores deixaram de ser elementos passivos e puderam então fazer interpretações livres do que estavam vendo nos cenários. Nessa fase foram desenvolvidos e definidos os conceitos mais básicos do movimento de Op Art. Vasarely sempre será lembrado como um dos precursores desse movimento.

Multiplicidade Artística

O trabalho de Vasarely contou com uma ampla gama de possibilidades dentre as quais estavam o uso de transparências e cores obtidas através de projeções. O artista trabalhou com tapeçarias, gravuras, serigrafia entre outros. Nos quadros do artista podemos observar uma grande diversidade de combinações de círculos, triângulos e quadrados. Em boa parte dos casos existem gradações de cores puras que servem para criar imagens que ora são ondulantes e ora são abstratas.

Ao longo da sua carreira Vasarely viajou pelo mundo recebendo prêmios e apresentando a sua obra. Atualmente, ele é considerado como um dos principais nomes do movimento Optical Art e dentre o seu amplo portfólio de obras merece destaque “Vegas” que foi concebida através de impressão 3D que é criada com base em esferas e com cores que tem contraste.

Op Art ou Optical Art

Trata-se de uma forma de arte abstrata que utiliza figuras geométricas normalmente criando padrões escuros e claros ou então em preto e branco. Nesse estilo artístico é realizada a repetição exaustiva das formas de maneira que se crie um efeito de ilusão óptica. Se tem a observação de movimento nessas obras.

Victor Vasarely nasceu no dia nove do mês de março do ano de 1906 em Pécs e faleceu aos noventa anos de idade no dia quinze do mês de março do ano de 1997 em Paris. No ano de 1925 passou a estudar na Universidade de Budapeste onde fazia medicina, mas dois anos depois resolveu deixar a faculdade e se entregou a pintura.

Estudou muito e com isso adquiriu experiência em arte aplicada, gráfico e design tipográfico e com esse conhecimento deu inicio a suas obras. No ano de 1929 pintou a obra Estudo Azul e Estudo Verde e no ano de 1930 se tornou um grande design gráfico. Nesse mesmo ano foi morar em Paris onde trabalhou como artista gráfico Abriu seu ateliê em Arcueil que ficava a dez quilômetros do centro de Paris e após algum tempo se estabeleceu em Annet-sur-Marne. Depois de firmar em seu ateliê passou a fazer obras em ilusão de ótica desenvolvendo a arte abstrata geométrica, onde trabalhava com diversos materiais mais o número de cores e formas eram bem variadas.

Fonte: Cultura Mix, publicado em 2012.


Arremate Arte
Feito com no Rio de Janeiro

Olá, bom dia!

Prepare-se para a melhor experiência em leilões, estamos chegando! 🎉 Por conta da pandemia que estamos enfrentando (Covid-19), optamos por adiar o lançamento oficial para 2023, mas, não resistimos e já liberamos uma prévia! Qualquer dúvida ou sugestão, fale conosco em ola@arrematearte.com.br, seu feedback é muito importante. Caso queira receber nossas novidades, registre-se abaixo. Obrigado e bons lances! ✌️