Ana Miguel Macieira (Niterói, RJ, 1962), mais conhecida como Ana Miguel, é uma artista visual, gravadora, pintora e escultora brasileira. Ana Miguel começou seu percurso como gravadora, desenvolvendo, a partir dos anos 80, obras tridimensionais e instalações. Colabora também com projetos de teatro. As relações humanas, a literatura, as palavras, os deslizamentos dos sentidos, a experiência dos sentimentos e afetos constituem a matéria do seu trabalho desconcertante e pleno de humor. Atualmente vive e trabalha no Rio de Janeiro.
Biografia - Itaú Cultural
Estuda xilogravura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage - EAV/Parque Lage, no Rio de Janeiro, em 1979. Entre 1979 e 1985 participa da Oficina de Gravura do Ingá, onde recebe orientação de Anna Letycia (1929), Edith Behring (1916 - 1996), Solange Oliveira e Carlos Martins (1946), e, paralelamente, entre 1980 e 1982, estuda antropologia na Universidade Federal Fluminense - UFF.
Entre 1981 e 1983, estuda gravura na EAV/Parque Lage, pintura com Katie van Scherpenberg (1940), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ, e com Luiz Aquila (1943), na EAV/Parque Lage, e história da arte com o professor Alair Gomes (1921 - 1992).
Em 1985, reside por um período em Brasília, onde estuda filosofia na Universidade de Brasília - UnB, entre 1988 e 1990.
Reside em Barcelona entre 1991 e 1994. Em 1994, cria e coordena um atelier na Escola Taller d'Art, em Tarragona, Espanha. Recebe bolsa de trabalho da Fundació Pilar i Joan Miró a Mallorca, em 1996, em Palma de Mallorca, Espanha. Em 1997, volta a morar em Brasília.
Entre 1998 e 2003, cria figurinos de diversas peças teatrais, como A Falecida, de Nelson Rodrigues (1912 - 1980).
Críticas
"As aparências enganam mais do que nunca na obra de Ana Miguel. A um primeiro olhar, trata-se de um universo muito delicado, feito de trabalhos manuais femininos e minuciosos como crochê e a costura. São colocados em cantos aconchegantes, que convidam ao repouso. Seus objetos parecem brinquedos, cantam cantigas infantis ou se movimentam como bichos de pelúcia movidos a pilha. Essa aparente suavidade, porém, contrasta com um humor corrosivo, que gera assemblages perversas, feitas de lã e olhos de vidro, veludo e alfinetes, garras e dentes".
Angélica de Moraes (TERRITÓRIO expandido III. Prêmio Multicultural Estadão 2001.São Paulo: Sesc, 2001.)
"Ana Miguel desde suas gravuras/objetos do início dos anos noventa, como "O sentimento dos docinhos ante seu destino", onde retrata a expressão de terror nos rostos dos pequenos doces na certeza de que serão comidos, há todo um retorno à memória infantil ao dar vida e sentimentos a objetos inanimados.
A preocupação com o sofrimento do universo feminino caracteriza seus trabalhos posteriores. Os sulcos, feridas, cicatrizes, memórias da pele, e alfinetes sugerem o constante risco de estar viva. Frases dolorosas entre o eu e o tu, cuidadosamente bordadas em superfícies rosadas e macias sugerem a inexistência de uma relação amorosa sem dor.
Nos últimos tempos, sua atividade se estende a provocantes vídeos, onde ela mesma constrói objetos/atores, que anima com o movimento de suas mãos e aos quais empresta sua própria voz, em pequenos diálogos cruéis".
Vera Chaves Barcellos (PER-VERSUS. Porto Alegre: Galeria Chaves, 2001.)
Acervos
Centre de Lectura - Reus (Espanha)
Coleção Candido Mendes - Rio de Janeiro RJ
Coleção Gilberto Chateaubriand - Rio de Janeiro RJ
Fundación ArteBA - Buenos Aires (Argentina)
Museu de Arte de Brasília - MAB/DF - Brasília DF
Museu de Arte Moderna da Bahia - MAM/BA - Salvador BA
Seção de Gravura Contemporânea da Biblioteca Nacional de Madrid - Madri (Espanha)
Exposições Individuais
1983 - Rio de Janeiro RJ - Os Vinte Anos, na Galeria Contemporânea
1984 - Rio de Janeiro RJ - O que Faço com as Pedras? Não Sei. Mas É a sua Vez, na Galeria César Aché
1985 - Barcelona (Espanha) - Individual, no Taller Galeria Fort
1985 - Rio de Janeiro RJ - O que faço com as pedras?, na Galeria César Ache
1987 - Rio de Janeiro RJ - 25 Anos - La Vie en Rose, na Galeria Contemporânea
1989 - Brasília DF - Gravuras, no Espaço Capital Arte Contemporânea
1989 - Rio de Janeiro RJ - Individual, na Galeria do Centro Cultural Cândido Mendes
1994 - Reus (Espanha) - De com les Ostres Produeixem les Seves Perles, na Sala Fortuny
1994 - Reus (Espanha) - Allò que Es Llegeix on no Es Llegeix, na Escola Taller d'Art
1995 - Barcelona (Espanha) - Circulación, no Cicle d'Art Contemporani a Gràcia
1998 - Brasília DF - A Posteriori, na Galeria Athos Bulcão
1998 - Rio de Janeiro RJ - Ostras, no Paço Imperial
1998 - Brasília DF - Ostras, na Galeria Athos Bulcão
1999 - Brasília DF - Trazia as Mãos Frias, na Galeria de Bolso da Casa da América Latina
2000 - Londres (Inglaterra) - Individual, no Museum of Instalation
2000 - São Paulo SP - Florezinhas, na Galeria de Arte São Paulo
2001 - Brasília DF - As Flores Também Ficam Instáveis e Podem Ferir, na Galeria Ecco
2002 - Londres (Inglaterra) - I Miss You, na Gallery 32
2004 - Rio de Janeiro RJ - Para Conter um Labirinto: Narrativas, no Espaço Cultural Sérgio Porto
2005 - Armentières (França) - Je t'Adore, no Le Vivat
2006 - Rio de Janeiro RJ - Livro=Sonho, na Galeria Anna Maria Niemeyer
Exposições Coletivas
1981 - Rio de Janeiro RJ - Coletiva Nuchy, na Nuchy Galeria de Arte
1981 - Rio de Janeiro RJ - Salão Carioca de Artes Plásticas - prêmio gravura
1982 - Bilbao (Espanha) - Arteder'82
1983 - Curitiba PR - Salão Paranaense - premiada
1983 - Espanha - 3ª Mini Print International
1983 - Niterói RJ - Seis Artistas em Pequeno Formato, na Galeria da UFF
1983 - Rio de Janeiro RJ - 6º Salão Nacional de Artes Plásticas, no MAM/RJ
1984 - Brasília DF - Salão de Artes Plásticas de Brasília
1984 - Curitiba PR - 6ª Mostra da Gravura Cidade de Curitiba
1984 - Espanha - 4ª MiniPrint International
1984 - Fortaleza CE - 7º Salão Nacional de Artes Plásticas
1984 - Rio de Janeiro RJ - Como Vai Você, Geração 80?, na EAV/Parque Lage
1984 - Rio de Janeiro RJ - Pau, Pedra, Fibra e Metal, na EAV/Parque Lage
1984 - Rio de Janeiro RJ - Rio de Cor, na EAV/Parque Lage
1984 - Rio de Janeiro RJ - Salão Nacional de Artes Plásticas
1985 - Rio de Janeiro RJ - 9º Salão Carioca de Arte, na Estação Carioca do Metrô - prêmio gravura
1985 - Rio de Janeiro RJ - Coletiva de Verão, na Galeria Contemporânea
1986 - Rio de Janeiro RJ - Salão Nacional de Artes Plásticas
1987 - Brasília DF - Coletiva Premiados do Salão, no Espaço Capital
1988 - Rio de Janeiro RJ - 12º Salão Carioca de Arte, na Estação Carioca do Metrô
1988 - São Paulo SP - Arte Atual de Brasília, no MAB/Faap
1989 - Brasília DF - Novos Valores da Arte Latino-Americana/Brasil, no MAB/DF
1989 - Brasília DF - Os 11 de Brasília, na Itaugaleria
1989 - Rio de Janeiro RJ - Gravura Brasileira: 4 temas, na EAV/Parque Lage
1990 - Brasília DF - Prêmio Brasília de Artes Plásticas, no MAB/DF
1990 - Rio de Janeiro RJ - Projeto Macunaíma, na Funarte
1993 - Espanha - Bienal de Vals
1994 - Rio de Janeiro RJ - Projeto Macunaíma, na Funarte
1994 - São Paulo SP - Poética da Resistência: aspectos da gravura brasileira, na Galeria de Arte do Sesi
1995 - Rio de Janeiro RJ - A Infância Perversa: fábulas sobre a memória e o tempo, no MAM/RJ
1995 - Rio de Janeiro RJ - Romance Figurado, no MNBA
1995 - Barcelona (Espanha) - My Bloody Valentine, no Real Art Foundation
1995 - Rio de Janeiro RJ - Coletiva, no MAM/RJ
1995 - Salvador BA - A Infância Perversa: fábulas sobre a memória e o tempo, no MAM/BA
1995 - Salvador BA - Coletiva, no MAM/BA
1995 - Barcelona (Espanha) - En el Otro Lado de las Cosas, na Tecla Sala
1995 - Zaragoza (Espanha) - En el Otro Lado de las Cosas, na CAZ Galeria
1996 - Barcelona (Espanha) - New Art, na Galeria Van der Voort
1996 - Rio de Janeiro RJ - Bienal do MAM
1997 - Curitiba PR - A Arte Contemporânea da Gravura, no Museu Metropolitano de Arte de Curitiba - Muma
1997 - Girona (Espanha) - Cegueses, no Museu d'Art de Girona
1998 - Brasília DF - Cien Recuerdos para Garcia Lorca, no Espaço Cultural 508 Sul
1998 - Brasília DF - Mais Leve que o Ar, na Galeria Athos Bulcão
1998 - Brasília DF - Panorama das Artes Visuais no Distrito Federal, na Itaugaleria
1998 - Brasília DF - Panorama das Artes Visuais no Distrito Federal, na Galeria Athos Bulcão
1998 - Salvador BA - 5º Salão da Bahia, no MAM/BA - premiada
1999 - Porto Alegre RS - 2ª Bienal do Mercosul
1999 - Rio de Janeiro RJ - Cotidiano/Arte. Objeto Anos 60/90, no MAM/RJ
1999 - São Paulo SP - Cotidiano/Arte. Objeto Anos 60/90, no Itaú Cultural
2000 - Belo Horizonte MG - Investigações. A Gravura Brasileira. São ou Não São Gravuras?, na Itaugaleria
2000 - Brasília DF - Athos Criativos, no Conjunto Nacional Brasília
2000 - Brasília DF - Investigações. A Gravura Brasileira. São ou Não São Gravuras?, na Itaugaleria
2000 - Buenos Aires (Argentina) - Brasil: plural y singular, no Museo de Arte Moderno
2000 - Buenos Aires (Argentina) - 2ª Bienal ArteBA de Gravura do Mercosul
2000 - Londres (Inglaterra) - The Theatre of Installation, no Museum of Installation
2000 - São Bento do Sapucaí SP - Athos Criativos, no O Casarão
2001 - Brasília DF - Gentil Reversão, no CCBB
2001 - São Paulo SP - 3º Território Expandido, no Sesc Pompéia
2002 - Rio de Janeiro RJ - Niterói Arte Hoje, no Centro Cultural Candido Mendes
2002 - Niterói RJ - Niterói Arte Hoje, no MAC/Niterói
2002 - Brasília DF - Fragmentos a seu Ímã: obras primas do MAB, no Espaço Cultural Contemporâneo Venâncio
2002 - São Paulo SP - Ana Miguel, Elder Rocha, Ricardo Basbaum e Sérgio Sister, na Galeria de Arte São Paulo
2002 - São Paulo SP - 25ª Bienal Internacional de São Paulo
2003 - Brasília DF - Vice-Versa: Eixo Brasília/Linha Imaginária, no Espaço Cultural Contemporâneo Venâncio
2003 - Frankfurt (Alemanha) - Art Frankfurt 2003
2003 - Recife PE - Salão da Bahia 1994 - 2002, na Fundação Joaquim Nabuco
2003 - Rio de Janeiro RJ - Gentil Reversão, no Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho
2004 - Goiânia GO - ABC - Arte Brasiliense Contemporânea, na Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Artes Visuais
2004 - Bruxelas (Bélgica) - A/Maze, no La Trefilerie
2004 - Rio de Janeiro RJ - Onde Está Você, Geração 80?, no CCBB
2005 - São Paulo SP - O Corpo na Arte Contemporânea Brasileira, no Itaú Cultural
2005 - São Paulo SP - Homo Ludens: do faz-de-conta à vertigem, no Itaú Cultural
2005 - Liège (Bélgica) - Ana Miguel, Mari Takino, Graziella Vruna, no Centre Culturel les Chiroux
2006 - Rio de Janeiro RJ - Universidarte, na Universidade Estácio de Sá
Fonte: ANA Miguel. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: Itaú Cultural. Acesso em: 23 de Fev. 2018. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
---
Biografia - Wikipédia
Inicia seu percurso como gravadora. A partir dos anos 80, cria obras tridimensionais e instalações. Colabora também com projetos de teatro, especialmente nas montagens de Samuel Beckett realizadas por Adriano e Fernando Guimarães. As relações humanas, a literatura, as palavras, os deslizamentos dos sentidos, a experiência dos sentimentos e afetos constituem a matéria do seu trabalho desconcertante e pleno de humor.
Em Brasilia no ano de 1985, estuda filosofia na Universidade de Brasília - UnB, até 1990. Reside em Barcelona entre 1991 e 1994. Em 1994, cria e coordena um atelier na Escola Taller d'Art, em Tarragona, Em 1996 foi bolsista da Fundació Pilar i Joan Miró a Mallorca, em Palma de Mallorca, Espanha.
Entre 1998 e 2003, Ana cria figurinos de diversas peças teatrais, como A Falecida, de Nelson Rodrigues (1912 - 1980).
De acordo com Heloísa Buarque de Hollanda no catálogo da exposição "Manobras Radicais", apresentada em 2006 no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo:
"É interessante examinar, em muitas artistas mulheres desse período, o uso de estereótipos e cacoetes das feminilidades dos anos 1940 em uma voltagem altíssima, próxima das redes de alta tensão. Ou, ainda melhor, com raro sabor perverso. A delicadeza e a doçura de uma obra como a de Ana Miguel, por exemplo, são terríveis. Sedas, pérolas, vestidinhos de crochê, docinhos de festa infantil, tudo à espera da hora certa do xeque-mate”.
Exposições
Já realizou mais de quinze exposições individuais, dentre elas Fechar os olhos para ver, na Galeria Laura Marsiaj em 2010 e Je t'adore, no Espace galerie Flux, Liège, Bélgica em 2006.
Participou de diversas exposições coletivas, dentre elas: Fernando Lindote, trair Macunaíma e avacalhar o papagaio, MAR (Museu de Arte do Rio) em 2016; Ficções, Caixa Cultural do Rio de Janeiro em 2016; Ver e ser visto, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 2015; Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas, MAR (Museu de Arte do Rio) em 2014; Gravura em Campo expandido, Estação Pinacoteca, São Paulo e Novas aquisições - Coleção Gilberto Chateaubriand, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 2012; Gigantes por la propia naturaleza, IVAM, Institut Valencià d’Art Modern, Valência, Espanha em 2011; Relatos Culturais, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo em 2008; 80/90 Modernos, Pós Modernos etc., Instituto Tomie Ohtake, São Paulo em 2007; O Corpo na Arte Contemporânea Brasileira, Itaú Cultural, São Paulo em 2005; Gentil Reversão – Versão Castelo, Castelinho do Flamengo, Rio de Janeiro em 2003; 25ª Bienal Internacional de São Paulo, São Paulo em 2002; Território expandido III, SESC Pompéia, São Paulo em 2001; Tell me no lies, Museu da República, Rio de Janeiro em 2001; II Bienal do Mercosul, Porto Alegre em 1999.
Fonte: Wikipédia, consultado pela última vez em 23 de fevereiro de 2018.
Crédito fotográfico: Anna Ramalho, exposição de 40 anos da Oficina de Gravura do Ingá, que projetou artistas da geração 80.
Ana Miguel Macieira (Niterói, RJ, 1962), mais conhecida como Ana Miguel, é uma artista visual, gravadora, pintora e escultora brasileira. Ana Miguel começou seu percurso como gravadora, desenvolvendo, a partir dos anos 80, obras tridimensionais e instalações. Colabora também com projetos de teatro. As relações humanas, a literatura, as palavras, os deslizamentos dos sentidos, a experiência dos sentimentos e afetos constituem a matéria do seu trabalho desconcertante e pleno de humor. Atualmente vive e trabalha no Rio de Janeiro.
Biografia - Itaú Cultural
Estuda xilogravura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage - EAV/Parque Lage, no Rio de Janeiro, em 1979. Entre 1979 e 1985 participa da Oficina de Gravura do Ingá, onde recebe orientação de Anna Letycia (1929), Edith Behring (1916 - 1996), Solange Oliveira e Carlos Martins (1946), e, paralelamente, entre 1980 e 1982, estuda antropologia na Universidade Federal Fluminense - UFF.
Entre 1981 e 1983, estuda gravura na EAV/Parque Lage, pintura com Katie van Scherpenberg (1940), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ, e com Luiz Aquila (1943), na EAV/Parque Lage, e história da arte com o professor Alair Gomes (1921 - 1992).
Em 1985, reside por um período em Brasília, onde estuda filosofia na Universidade de Brasília - UnB, entre 1988 e 1990.
Reside em Barcelona entre 1991 e 1994. Em 1994, cria e coordena um atelier na Escola Taller d'Art, em Tarragona, Espanha. Recebe bolsa de trabalho da Fundació Pilar i Joan Miró a Mallorca, em 1996, em Palma de Mallorca, Espanha. Em 1997, volta a morar em Brasília.
Entre 1998 e 2003, cria figurinos de diversas peças teatrais, como A Falecida, de Nelson Rodrigues (1912 - 1980).
Críticas
"As aparências enganam mais do que nunca na obra de Ana Miguel. A um primeiro olhar, trata-se de um universo muito delicado, feito de trabalhos manuais femininos e minuciosos como crochê e a costura. São colocados em cantos aconchegantes, que convidam ao repouso. Seus objetos parecem brinquedos, cantam cantigas infantis ou se movimentam como bichos de pelúcia movidos a pilha. Essa aparente suavidade, porém, contrasta com um humor corrosivo, que gera assemblages perversas, feitas de lã e olhos de vidro, veludo e alfinetes, garras e dentes".
Angélica de Moraes (TERRITÓRIO expandido III. Prêmio Multicultural Estadão 2001.São Paulo: Sesc, 2001.)
"Ana Miguel desde suas gravuras/objetos do início dos anos noventa, como "O sentimento dos docinhos ante seu destino", onde retrata a expressão de terror nos rostos dos pequenos doces na certeza de que serão comidos, há todo um retorno à memória infantil ao dar vida e sentimentos a objetos inanimados.
A preocupação com o sofrimento do universo feminino caracteriza seus trabalhos posteriores. Os sulcos, feridas, cicatrizes, memórias da pele, e alfinetes sugerem o constante risco de estar viva. Frases dolorosas entre o eu e o tu, cuidadosamente bordadas em superfícies rosadas e macias sugerem a inexistência de uma relação amorosa sem dor.
Nos últimos tempos, sua atividade se estende a provocantes vídeos, onde ela mesma constrói objetos/atores, que anima com o movimento de suas mãos e aos quais empresta sua própria voz, em pequenos diálogos cruéis".
Vera Chaves Barcellos (PER-VERSUS. Porto Alegre: Galeria Chaves, 2001.)
Acervos
Centre de Lectura - Reus (Espanha)
Coleção Candido Mendes - Rio de Janeiro RJ
Coleção Gilberto Chateaubriand - Rio de Janeiro RJ
Fundación ArteBA - Buenos Aires (Argentina)
Museu de Arte de Brasília - MAB/DF - Brasília DF
Museu de Arte Moderna da Bahia - MAM/BA - Salvador BA
Seção de Gravura Contemporânea da Biblioteca Nacional de Madrid - Madri (Espanha)
Exposições Individuais
1983 - Rio de Janeiro RJ - Os Vinte Anos, na Galeria Contemporânea
1984 - Rio de Janeiro RJ - O que Faço com as Pedras? Não Sei. Mas É a sua Vez, na Galeria César Aché
1985 - Barcelona (Espanha) - Individual, no Taller Galeria Fort
1985 - Rio de Janeiro RJ - O que faço com as pedras?, na Galeria César Ache
1987 - Rio de Janeiro RJ - 25 Anos - La Vie en Rose, na Galeria Contemporânea
1989 - Brasília DF - Gravuras, no Espaço Capital Arte Contemporânea
1989 - Rio de Janeiro RJ - Individual, na Galeria do Centro Cultural Cândido Mendes
1994 - Reus (Espanha) - De com les Ostres Produeixem les Seves Perles, na Sala Fortuny
1994 - Reus (Espanha) - Allò que Es Llegeix on no Es Llegeix, na Escola Taller d'Art
1995 - Barcelona (Espanha) - Circulación, no Cicle d'Art Contemporani a Gràcia
1998 - Brasília DF - A Posteriori, na Galeria Athos Bulcão
1998 - Rio de Janeiro RJ - Ostras, no Paço Imperial
1998 - Brasília DF - Ostras, na Galeria Athos Bulcão
1999 - Brasília DF - Trazia as Mãos Frias, na Galeria de Bolso da Casa da América Latina
2000 - Londres (Inglaterra) - Individual, no Museum of Instalation
2000 - São Paulo SP - Florezinhas, na Galeria de Arte São Paulo
2001 - Brasília DF - As Flores Também Ficam Instáveis e Podem Ferir, na Galeria Ecco
2002 - Londres (Inglaterra) - I Miss You, na Gallery 32
2004 - Rio de Janeiro RJ - Para Conter um Labirinto: Narrativas, no Espaço Cultural Sérgio Porto
2005 - Armentières (França) - Je t'Adore, no Le Vivat
2006 - Rio de Janeiro RJ - Livro=Sonho, na Galeria Anna Maria Niemeyer
Exposições Coletivas
1981 - Rio de Janeiro RJ - Coletiva Nuchy, na Nuchy Galeria de Arte
1981 - Rio de Janeiro RJ - Salão Carioca de Artes Plásticas - prêmio gravura
1982 - Bilbao (Espanha) - Arteder'82
1983 - Curitiba PR - Salão Paranaense - premiada
1983 - Espanha - 3ª Mini Print International
1983 - Niterói RJ - Seis Artistas em Pequeno Formato, na Galeria da UFF
1983 - Rio de Janeiro RJ - 6º Salão Nacional de Artes Plásticas, no MAM/RJ
1984 - Brasília DF - Salão de Artes Plásticas de Brasília
1984 - Curitiba PR - 6ª Mostra da Gravura Cidade de Curitiba
1984 - Espanha - 4ª MiniPrint International
1984 - Fortaleza CE - 7º Salão Nacional de Artes Plásticas
1984 - Rio de Janeiro RJ - Como Vai Você, Geração 80?, na EAV/Parque Lage
1984 - Rio de Janeiro RJ - Pau, Pedra, Fibra e Metal, na EAV/Parque Lage
1984 - Rio de Janeiro RJ - Rio de Cor, na EAV/Parque Lage
1984 - Rio de Janeiro RJ - Salão Nacional de Artes Plásticas
1985 - Rio de Janeiro RJ - 9º Salão Carioca de Arte, na Estação Carioca do Metrô - prêmio gravura
1985 - Rio de Janeiro RJ - Coletiva de Verão, na Galeria Contemporânea
1986 - Rio de Janeiro RJ - Salão Nacional de Artes Plásticas
1987 - Brasília DF - Coletiva Premiados do Salão, no Espaço Capital
1988 - Rio de Janeiro RJ - 12º Salão Carioca de Arte, na Estação Carioca do Metrô
1988 - São Paulo SP - Arte Atual de Brasília, no MAB/Faap
1989 - Brasília DF - Novos Valores da Arte Latino-Americana/Brasil, no MAB/DF
1989 - Brasília DF - Os 11 de Brasília, na Itaugaleria
1989 - Rio de Janeiro RJ - Gravura Brasileira: 4 temas, na EAV/Parque Lage
1990 - Brasília DF - Prêmio Brasília de Artes Plásticas, no MAB/DF
1990 - Rio de Janeiro RJ - Projeto Macunaíma, na Funarte
1993 - Espanha - Bienal de Vals
1994 - Rio de Janeiro RJ - Projeto Macunaíma, na Funarte
1994 - São Paulo SP - Poética da Resistência: aspectos da gravura brasileira, na Galeria de Arte do Sesi
1995 - Rio de Janeiro RJ - A Infância Perversa: fábulas sobre a memória e o tempo, no MAM/RJ
1995 - Rio de Janeiro RJ - Romance Figurado, no MNBA
1995 - Barcelona (Espanha) - My Bloody Valentine, no Real Art Foundation
1995 - Rio de Janeiro RJ - Coletiva, no MAM/RJ
1995 - Salvador BA - A Infância Perversa: fábulas sobre a memória e o tempo, no MAM/BA
1995 - Salvador BA - Coletiva, no MAM/BA
1995 - Barcelona (Espanha) - En el Otro Lado de las Cosas, na Tecla Sala
1995 - Zaragoza (Espanha) - En el Otro Lado de las Cosas, na CAZ Galeria
1996 - Barcelona (Espanha) - New Art, na Galeria Van der Voort
1996 - Rio de Janeiro RJ - Bienal do MAM
1997 - Curitiba PR - A Arte Contemporânea da Gravura, no Museu Metropolitano de Arte de Curitiba - Muma
1997 - Girona (Espanha) - Cegueses, no Museu d'Art de Girona
1998 - Brasília DF - Cien Recuerdos para Garcia Lorca, no Espaço Cultural 508 Sul
1998 - Brasília DF - Mais Leve que o Ar, na Galeria Athos Bulcão
1998 - Brasília DF - Panorama das Artes Visuais no Distrito Federal, na Itaugaleria
1998 - Brasília DF - Panorama das Artes Visuais no Distrito Federal, na Galeria Athos Bulcão
1998 - Salvador BA - 5º Salão da Bahia, no MAM/BA - premiada
1999 - Porto Alegre RS - 2ª Bienal do Mercosul
1999 - Rio de Janeiro RJ - Cotidiano/Arte. Objeto Anos 60/90, no MAM/RJ
1999 - São Paulo SP - Cotidiano/Arte. Objeto Anos 60/90, no Itaú Cultural
2000 - Belo Horizonte MG - Investigações. A Gravura Brasileira. São ou Não São Gravuras?, na Itaugaleria
2000 - Brasília DF - Athos Criativos, no Conjunto Nacional Brasília
2000 - Brasília DF - Investigações. A Gravura Brasileira. São ou Não São Gravuras?, na Itaugaleria
2000 - Buenos Aires (Argentina) - Brasil: plural y singular, no Museo de Arte Moderno
2000 - Buenos Aires (Argentina) - 2ª Bienal ArteBA de Gravura do Mercosul
2000 - Londres (Inglaterra) - The Theatre of Installation, no Museum of Installation
2000 - São Bento do Sapucaí SP - Athos Criativos, no O Casarão
2001 - Brasília DF - Gentil Reversão, no CCBB
2001 - São Paulo SP - 3º Território Expandido, no Sesc Pompéia
2002 - Rio de Janeiro RJ - Niterói Arte Hoje, no Centro Cultural Candido Mendes
2002 - Niterói RJ - Niterói Arte Hoje, no MAC/Niterói
2002 - Brasília DF - Fragmentos a seu Ímã: obras primas do MAB, no Espaço Cultural Contemporâneo Venâncio
2002 - São Paulo SP - Ana Miguel, Elder Rocha, Ricardo Basbaum e Sérgio Sister, na Galeria de Arte São Paulo
2002 - São Paulo SP - 25ª Bienal Internacional de São Paulo
2003 - Brasília DF - Vice-Versa: Eixo Brasília/Linha Imaginária, no Espaço Cultural Contemporâneo Venâncio
2003 - Frankfurt (Alemanha) - Art Frankfurt 2003
2003 - Recife PE - Salão da Bahia 1994 - 2002, na Fundação Joaquim Nabuco
2003 - Rio de Janeiro RJ - Gentil Reversão, no Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho
2004 - Goiânia GO - ABC - Arte Brasiliense Contemporânea, na Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Artes Visuais
2004 - Bruxelas (Bélgica) - A/Maze, no La Trefilerie
2004 - Rio de Janeiro RJ - Onde Está Você, Geração 80?, no CCBB
2005 - São Paulo SP - O Corpo na Arte Contemporânea Brasileira, no Itaú Cultural
2005 - São Paulo SP - Homo Ludens: do faz-de-conta à vertigem, no Itaú Cultural
2005 - Liège (Bélgica) - Ana Miguel, Mari Takino, Graziella Vruna, no Centre Culturel les Chiroux
2006 - Rio de Janeiro RJ - Universidarte, na Universidade Estácio de Sá
Fonte: ANA Miguel. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: Itaú Cultural. Acesso em: 23 de Fev. 2018. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
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Biografia - Wikipédia
Inicia seu percurso como gravadora. A partir dos anos 80, cria obras tridimensionais e instalações. Colabora também com projetos de teatro, especialmente nas montagens de Samuel Beckett realizadas por Adriano e Fernando Guimarães. As relações humanas, a literatura, as palavras, os deslizamentos dos sentidos, a experiência dos sentimentos e afetos constituem a matéria do seu trabalho desconcertante e pleno de humor.
Em Brasilia no ano de 1985, estuda filosofia na Universidade de Brasília - UnB, até 1990. Reside em Barcelona entre 1991 e 1994. Em 1994, cria e coordena um atelier na Escola Taller d'Art, em Tarragona, Em 1996 foi bolsista da Fundació Pilar i Joan Miró a Mallorca, em Palma de Mallorca, Espanha.
Entre 1998 e 2003, Ana cria figurinos de diversas peças teatrais, como A Falecida, de Nelson Rodrigues (1912 - 1980).
De acordo com Heloísa Buarque de Hollanda no catálogo da exposição "Manobras Radicais", apresentada em 2006 no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo:
"É interessante examinar, em muitas artistas mulheres desse período, o uso de estereótipos e cacoetes das feminilidades dos anos 1940 em uma voltagem altíssima, próxima das redes de alta tensão. Ou, ainda melhor, com raro sabor perverso. A delicadeza e a doçura de uma obra como a de Ana Miguel, por exemplo, são terríveis. Sedas, pérolas, vestidinhos de crochê, docinhos de festa infantil, tudo à espera da hora certa do xeque-mate”.
Exposições
Já realizou mais de quinze exposições individuais, dentre elas Fechar os olhos para ver, na Galeria Laura Marsiaj em 2010 e Je t'adore, no Espace galerie Flux, Liège, Bélgica em 2006.
Participou de diversas exposições coletivas, dentre elas: Fernando Lindote, trair Macunaíma e avacalhar o papagaio, MAR (Museu de Arte do Rio) em 2016; Ficções, Caixa Cultural do Rio de Janeiro em 2016; Ver e ser visto, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 2015; Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas, MAR (Museu de Arte do Rio) em 2014; Gravura em Campo expandido, Estação Pinacoteca, São Paulo e Novas aquisições - Coleção Gilberto Chateaubriand, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 2012; Gigantes por la propia naturaleza, IVAM, Institut Valencià d’Art Modern, Valência, Espanha em 2011; Relatos Culturais, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo em 2008; 80/90 Modernos, Pós Modernos etc., Instituto Tomie Ohtake, São Paulo em 2007; O Corpo na Arte Contemporânea Brasileira, Itaú Cultural, São Paulo em 2005; Gentil Reversão – Versão Castelo, Castelinho do Flamengo, Rio de Janeiro em 2003; 25ª Bienal Internacional de São Paulo, São Paulo em 2002; Território expandido III, SESC Pompéia, São Paulo em 2001; Tell me no lies, Museu da República, Rio de Janeiro em 2001; II Bienal do Mercosul, Porto Alegre em 1999.
Fonte: Wikipédia, consultado pela última vez em 23 de fevereiro de 2018.
Crédito fotográfico: Anna Ramalho, exposição de 40 anos da Oficina de Gravura do Ingá, que projetou artistas da geração 80.
24 artistas relacionados
Ana Miguel Macieira (Niterói, RJ, 1962), mais conhecida como Ana Miguel, é uma artista visual, gravadora, pintora e escultora brasileira. Ana Miguel começou seu percurso como gravadora, desenvolvendo, a partir dos anos 80, obras tridimensionais e instalações. Colabora também com projetos de teatro. As relações humanas, a literatura, as palavras, os deslizamentos dos sentidos, a experiência dos sentimentos e afetos constituem a matéria do seu trabalho desconcertante e pleno de humor. Atualmente vive e trabalha no Rio de Janeiro.
Biografia - Itaú Cultural
Estuda xilogravura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage - EAV/Parque Lage, no Rio de Janeiro, em 1979. Entre 1979 e 1985 participa da Oficina de Gravura do Ingá, onde recebe orientação de Anna Letycia (1929), Edith Behring (1916 - 1996), Solange Oliveira e Carlos Martins (1946), e, paralelamente, entre 1980 e 1982, estuda antropologia na Universidade Federal Fluminense - UFF.
Entre 1981 e 1983, estuda gravura na EAV/Parque Lage, pintura com Katie van Scherpenberg (1940), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ, e com Luiz Aquila (1943), na EAV/Parque Lage, e história da arte com o professor Alair Gomes (1921 - 1992).
Em 1985, reside por um período em Brasília, onde estuda filosofia na Universidade de Brasília - UnB, entre 1988 e 1990.
Reside em Barcelona entre 1991 e 1994. Em 1994, cria e coordena um atelier na Escola Taller d'Art, em Tarragona, Espanha. Recebe bolsa de trabalho da Fundació Pilar i Joan Miró a Mallorca, em 1996, em Palma de Mallorca, Espanha. Em 1997, volta a morar em Brasília.
Entre 1998 e 2003, cria figurinos de diversas peças teatrais, como A Falecida, de Nelson Rodrigues (1912 - 1980).
Críticas
"As aparências enganam mais do que nunca na obra de Ana Miguel. A um primeiro olhar, trata-se de um universo muito delicado, feito de trabalhos manuais femininos e minuciosos como crochê e a costura. São colocados em cantos aconchegantes, que convidam ao repouso. Seus objetos parecem brinquedos, cantam cantigas infantis ou se movimentam como bichos de pelúcia movidos a pilha. Essa aparente suavidade, porém, contrasta com um humor corrosivo, que gera assemblages perversas, feitas de lã e olhos de vidro, veludo e alfinetes, garras e dentes".
Angélica de Moraes (TERRITÓRIO expandido III. Prêmio Multicultural Estadão 2001.São Paulo: Sesc, 2001.)
"Ana Miguel desde suas gravuras/objetos do início dos anos noventa, como "O sentimento dos docinhos ante seu destino", onde retrata a expressão de terror nos rostos dos pequenos doces na certeza de que serão comidos, há todo um retorno à memória infantil ao dar vida e sentimentos a objetos inanimados.
A preocupação com o sofrimento do universo feminino caracteriza seus trabalhos posteriores. Os sulcos, feridas, cicatrizes, memórias da pele, e alfinetes sugerem o constante risco de estar viva. Frases dolorosas entre o eu e o tu, cuidadosamente bordadas em superfícies rosadas e macias sugerem a inexistência de uma relação amorosa sem dor.
Nos últimos tempos, sua atividade se estende a provocantes vídeos, onde ela mesma constrói objetos/atores, que anima com o movimento de suas mãos e aos quais empresta sua própria voz, em pequenos diálogos cruéis".
Vera Chaves Barcellos (PER-VERSUS. Porto Alegre: Galeria Chaves, 2001.)
Acervos
Centre de Lectura - Reus (Espanha)
Coleção Candido Mendes - Rio de Janeiro RJ
Coleção Gilberto Chateaubriand - Rio de Janeiro RJ
Fundación ArteBA - Buenos Aires (Argentina)
Museu de Arte de Brasília - MAB/DF - Brasília DF
Museu de Arte Moderna da Bahia - MAM/BA - Salvador BA
Seção de Gravura Contemporânea da Biblioteca Nacional de Madrid - Madri (Espanha)
Exposições Individuais
1983 - Rio de Janeiro RJ - Os Vinte Anos, na Galeria Contemporânea
1984 - Rio de Janeiro RJ - O que Faço com as Pedras? Não Sei. Mas É a sua Vez, na Galeria César Aché
1985 - Barcelona (Espanha) - Individual, no Taller Galeria Fort
1985 - Rio de Janeiro RJ - O que faço com as pedras?, na Galeria César Ache
1987 - Rio de Janeiro RJ - 25 Anos - La Vie en Rose, na Galeria Contemporânea
1989 - Brasília DF - Gravuras, no Espaço Capital Arte Contemporânea
1989 - Rio de Janeiro RJ - Individual, na Galeria do Centro Cultural Cândido Mendes
1994 - Reus (Espanha) - De com les Ostres Produeixem les Seves Perles, na Sala Fortuny
1994 - Reus (Espanha) - Allò que Es Llegeix on no Es Llegeix, na Escola Taller d'Art
1995 - Barcelona (Espanha) - Circulación, no Cicle d'Art Contemporani a Gràcia
1998 - Brasília DF - A Posteriori, na Galeria Athos Bulcão
1998 - Rio de Janeiro RJ - Ostras, no Paço Imperial
1998 - Brasília DF - Ostras, na Galeria Athos Bulcão
1999 - Brasília DF - Trazia as Mãos Frias, na Galeria de Bolso da Casa da América Latina
2000 - Londres (Inglaterra) - Individual, no Museum of Instalation
2000 - São Paulo SP - Florezinhas, na Galeria de Arte São Paulo
2001 - Brasília DF - As Flores Também Ficam Instáveis e Podem Ferir, na Galeria Ecco
2002 - Londres (Inglaterra) - I Miss You, na Gallery 32
2004 - Rio de Janeiro RJ - Para Conter um Labirinto: Narrativas, no Espaço Cultural Sérgio Porto
2005 - Armentières (França) - Je t'Adore, no Le Vivat
2006 - Rio de Janeiro RJ - Livro=Sonho, na Galeria Anna Maria Niemeyer
Exposições Coletivas
1981 - Rio de Janeiro RJ - Coletiva Nuchy, na Nuchy Galeria de Arte
1981 - Rio de Janeiro RJ - Salão Carioca de Artes Plásticas - prêmio gravura
1982 - Bilbao (Espanha) - Arteder'82
1983 - Curitiba PR - Salão Paranaense - premiada
1983 - Espanha - 3ª Mini Print International
1983 - Niterói RJ - Seis Artistas em Pequeno Formato, na Galeria da UFF
1983 - Rio de Janeiro RJ - 6º Salão Nacional de Artes Plásticas, no MAM/RJ
1984 - Brasília DF - Salão de Artes Plásticas de Brasília
1984 - Curitiba PR - 6ª Mostra da Gravura Cidade de Curitiba
1984 - Espanha - 4ª MiniPrint International
1984 - Fortaleza CE - 7º Salão Nacional de Artes Plásticas
1984 - Rio de Janeiro RJ - Como Vai Você, Geração 80?, na EAV/Parque Lage
1984 - Rio de Janeiro RJ - Pau, Pedra, Fibra e Metal, na EAV/Parque Lage
1984 - Rio de Janeiro RJ - Rio de Cor, na EAV/Parque Lage
1984 - Rio de Janeiro RJ - Salão Nacional de Artes Plásticas
1985 - Rio de Janeiro RJ - 9º Salão Carioca de Arte, na Estação Carioca do Metrô - prêmio gravura
1985 - Rio de Janeiro RJ - Coletiva de Verão, na Galeria Contemporânea
1986 - Rio de Janeiro RJ - Salão Nacional de Artes Plásticas
1987 - Brasília DF - Coletiva Premiados do Salão, no Espaço Capital
1988 - Rio de Janeiro RJ - 12º Salão Carioca de Arte, na Estação Carioca do Metrô
1988 - São Paulo SP - Arte Atual de Brasília, no MAB/Faap
1989 - Brasília DF - Novos Valores da Arte Latino-Americana/Brasil, no MAB/DF
1989 - Brasília DF - Os 11 de Brasília, na Itaugaleria
1989 - Rio de Janeiro RJ - Gravura Brasileira: 4 temas, na EAV/Parque Lage
1990 - Brasília DF - Prêmio Brasília de Artes Plásticas, no MAB/DF
1990 - Rio de Janeiro RJ - Projeto Macunaíma, na Funarte
1993 - Espanha - Bienal de Vals
1994 - Rio de Janeiro RJ - Projeto Macunaíma, na Funarte
1994 - São Paulo SP - Poética da Resistência: aspectos da gravura brasileira, na Galeria de Arte do Sesi
1995 - Rio de Janeiro RJ - A Infância Perversa: fábulas sobre a memória e o tempo, no MAM/RJ
1995 - Rio de Janeiro RJ - Romance Figurado, no MNBA
1995 - Barcelona (Espanha) - My Bloody Valentine, no Real Art Foundation
1995 - Rio de Janeiro RJ - Coletiva, no MAM/RJ
1995 - Salvador BA - A Infância Perversa: fábulas sobre a memória e o tempo, no MAM/BA
1995 - Salvador BA - Coletiva, no MAM/BA
1995 - Barcelona (Espanha) - En el Otro Lado de las Cosas, na Tecla Sala
1995 - Zaragoza (Espanha) - En el Otro Lado de las Cosas, na CAZ Galeria
1996 - Barcelona (Espanha) - New Art, na Galeria Van der Voort
1996 - Rio de Janeiro RJ - Bienal do MAM
1997 - Curitiba PR - A Arte Contemporânea da Gravura, no Museu Metropolitano de Arte de Curitiba - Muma
1997 - Girona (Espanha) - Cegueses, no Museu d'Art de Girona
1998 - Brasília DF - Cien Recuerdos para Garcia Lorca, no Espaço Cultural 508 Sul
1998 - Brasília DF - Mais Leve que o Ar, na Galeria Athos Bulcão
1998 - Brasília DF - Panorama das Artes Visuais no Distrito Federal, na Itaugaleria
1998 - Brasília DF - Panorama das Artes Visuais no Distrito Federal, na Galeria Athos Bulcão
1998 - Salvador BA - 5º Salão da Bahia, no MAM/BA - premiada
1999 - Porto Alegre RS - 2ª Bienal do Mercosul
1999 - Rio de Janeiro RJ - Cotidiano/Arte. Objeto Anos 60/90, no MAM/RJ
1999 - São Paulo SP - Cotidiano/Arte. Objeto Anos 60/90, no Itaú Cultural
2000 - Belo Horizonte MG - Investigações. A Gravura Brasileira. São ou Não São Gravuras?, na Itaugaleria
2000 - Brasília DF - Athos Criativos, no Conjunto Nacional Brasília
2000 - Brasília DF - Investigações. A Gravura Brasileira. São ou Não São Gravuras?, na Itaugaleria
2000 - Buenos Aires (Argentina) - Brasil: plural y singular, no Museo de Arte Moderno
2000 - Buenos Aires (Argentina) - 2ª Bienal ArteBA de Gravura do Mercosul
2000 - Londres (Inglaterra) - The Theatre of Installation, no Museum of Installation
2000 - São Bento do Sapucaí SP - Athos Criativos, no O Casarão
2001 - Brasília DF - Gentil Reversão, no CCBB
2001 - São Paulo SP - 3º Território Expandido, no Sesc Pompéia
2002 - Rio de Janeiro RJ - Niterói Arte Hoje, no Centro Cultural Candido Mendes
2002 - Niterói RJ - Niterói Arte Hoje, no MAC/Niterói
2002 - Brasília DF - Fragmentos a seu Ímã: obras primas do MAB, no Espaço Cultural Contemporâneo Venâncio
2002 - São Paulo SP - Ana Miguel, Elder Rocha, Ricardo Basbaum e Sérgio Sister, na Galeria de Arte São Paulo
2002 - São Paulo SP - 25ª Bienal Internacional de São Paulo
2003 - Brasília DF - Vice-Versa: Eixo Brasília/Linha Imaginária, no Espaço Cultural Contemporâneo Venâncio
2003 - Frankfurt (Alemanha) - Art Frankfurt 2003
2003 - Recife PE - Salão da Bahia 1994 - 2002, na Fundação Joaquim Nabuco
2003 - Rio de Janeiro RJ - Gentil Reversão, no Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho
2004 - Goiânia GO - ABC - Arte Brasiliense Contemporânea, na Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Artes Visuais
2004 - Bruxelas (Bélgica) - A/Maze, no La Trefilerie
2004 - Rio de Janeiro RJ - Onde Está Você, Geração 80?, no CCBB
2005 - São Paulo SP - O Corpo na Arte Contemporânea Brasileira, no Itaú Cultural
2005 - São Paulo SP - Homo Ludens: do faz-de-conta à vertigem, no Itaú Cultural
2005 - Liège (Bélgica) - Ana Miguel, Mari Takino, Graziella Vruna, no Centre Culturel les Chiroux
2006 - Rio de Janeiro RJ - Universidarte, na Universidade Estácio de Sá
Fonte: ANA Miguel. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: Itaú Cultural. Acesso em: 23 de Fev. 2018. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
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Biografia - Wikipédia
Inicia seu percurso como gravadora. A partir dos anos 80, cria obras tridimensionais e instalações. Colabora também com projetos de teatro, especialmente nas montagens de Samuel Beckett realizadas por Adriano e Fernando Guimarães. As relações humanas, a literatura, as palavras, os deslizamentos dos sentidos, a experiência dos sentimentos e afetos constituem a matéria do seu trabalho desconcertante e pleno de humor.
Em Brasilia no ano de 1985, estuda filosofia na Universidade de Brasília - UnB, até 1990. Reside em Barcelona entre 1991 e 1994. Em 1994, cria e coordena um atelier na Escola Taller d'Art, em Tarragona, Em 1996 foi bolsista da Fundació Pilar i Joan Miró a Mallorca, em Palma de Mallorca, Espanha.
Entre 1998 e 2003, Ana cria figurinos de diversas peças teatrais, como A Falecida, de Nelson Rodrigues (1912 - 1980).
De acordo com Heloísa Buarque de Hollanda no catálogo da exposição "Manobras Radicais", apresentada em 2006 no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo:
"É interessante examinar, em muitas artistas mulheres desse período, o uso de estereótipos e cacoetes das feminilidades dos anos 1940 em uma voltagem altíssima, próxima das redes de alta tensão. Ou, ainda melhor, com raro sabor perverso. A delicadeza e a doçura de uma obra como a de Ana Miguel, por exemplo, são terríveis. Sedas, pérolas, vestidinhos de crochê, docinhos de festa infantil, tudo à espera da hora certa do xeque-mate”.
Exposições
Já realizou mais de quinze exposições individuais, dentre elas Fechar os olhos para ver, na Galeria Laura Marsiaj em 2010 e Je t'adore, no Espace galerie Flux, Liège, Bélgica em 2006.
Participou de diversas exposições coletivas, dentre elas: Fernando Lindote, trair Macunaíma e avacalhar o papagaio, MAR (Museu de Arte do Rio) em 2016; Ficções, Caixa Cultural do Rio de Janeiro em 2016; Ver e ser visto, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 2015; Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas, MAR (Museu de Arte do Rio) em 2014; Gravura em Campo expandido, Estação Pinacoteca, São Paulo e Novas aquisições - Coleção Gilberto Chateaubriand, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 2012; Gigantes por la propia naturaleza, IVAM, Institut Valencià d’Art Modern, Valência, Espanha em 2011; Relatos Culturais, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo em 2008; 80/90 Modernos, Pós Modernos etc., Instituto Tomie Ohtake, São Paulo em 2007; O Corpo na Arte Contemporânea Brasileira, Itaú Cultural, São Paulo em 2005; Gentil Reversão – Versão Castelo, Castelinho do Flamengo, Rio de Janeiro em 2003; 25ª Bienal Internacional de São Paulo, São Paulo em 2002; Território expandido III, SESC Pompéia, São Paulo em 2001; Tell me no lies, Museu da República, Rio de Janeiro em 2001; II Bienal do Mercosul, Porto Alegre em 1999.
Fonte: Wikipédia, consultado pela última vez em 23 de fevereiro de 2018.
Crédito fotográfico: Anna Ramalho, exposição de 40 anos da Oficina de Gravura do Ingá, que projetou artistas da geração 80.
Ana Miguel Macieira (Niterói, RJ, 1962), mais conhecida como Ana Miguel, é uma artista visual, gravadora, pintora e escultora brasileira. Ana Miguel começou seu percurso como gravadora, desenvolvendo, a partir dos anos 80, obras tridimensionais e instalações. Colabora também com projetos de teatro. As relações humanas, a literatura, as palavras, os deslizamentos dos sentidos, a experiência dos sentimentos e afetos constituem a matéria do seu trabalho desconcertante e pleno de humor. Atualmente vive e trabalha no Rio de Janeiro.
Biografia - Itaú Cultural
Estuda xilogravura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage - EAV/Parque Lage, no Rio de Janeiro, em 1979. Entre 1979 e 1985 participa da Oficina de Gravura do Ingá, onde recebe orientação de Anna Letycia (1929), Edith Behring (1916 - 1996), Solange Oliveira e Carlos Martins (1946), e, paralelamente, entre 1980 e 1982, estuda antropologia na Universidade Federal Fluminense - UFF.
Entre 1981 e 1983, estuda gravura na EAV/Parque Lage, pintura com Katie van Scherpenberg (1940), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ, e com Luiz Aquila (1943), na EAV/Parque Lage, e história da arte com o professor Alair Gomes (1921 - 1992).
Em 1985, reside por um período em Brasília, onde estuda filosofia na Universidade de Brasília - UnB, entre 1988 e 1990.
Reside em Barcelona entre 1991 e 1994. Em 1994, cria e coordena um atelier na Escola Taller d'Art, em Tarragona, Espanha. Recebe bolsa de trabalho da Fundació Pilar i Joan Miró a Mallorca, em 1996, em Palma de Mallorca, Espanha. Em 1997, volta a morar em Brasília.
Entre 1998 e 2003, cria figurinos de diversas peças teatrais, como A Falecida, de Nelson Rodrigues (1912 - 1980).
Críticas
"As aparências enganam mais do que nunca na obra de Ana Miguel. A um primeiro olhar, trata-se de um universo muito delicado, feito de trabalhos manuais femininos e minuciosos como crochê e a costura. São colocados em cantos aconchegantes, que convidam ao repouso. Seus objetos parecem brinquedos, cantam cantigas infantis ou se movimentam como bichos de pelúcia movidos a pilha. Essa aparente suavidade, porém, contrasta com um humor corrosivo, que gera assemblages perversas, feitas de lã e olhos de vidro, veludo e alfinetes, garras e dentes".
Angélica de Moraes (TERRITÓRIO expandido III. Prêmio Multicultural Estadão 2001.São Paulo: Sesc, 2001.)
"Ana Miguel desde suas gravuras/objetos do início dos anos noventa, como "O sentimento dos docinhos ante seu destino", onde retrata a expressão de terror nos rostos dos pequenos doces na certeza de que serão comidos, há todo um retorno à memória infantil ao dar vida e sentimentos a objetos inanimados.
A preocupação com o sofrimento do universo feminino caracteriza seus trabalhos posteriores. Os sulcos, feridas, cicatrizes, memórias da pele, e alfinetes sugerem o constante risco de estar viva. Frases dolorosas entre o eu e o tu, cuidadosamente bordadas em superfícies rosadas e macias sugerem a inexistência de uma relação amorosa sem dor.
Nos últimos tempos, sua atividade se estende a provocantes vídeos, onde ela mesma constrói objetos/atores, que anima com o movimento de suas mãos e aos quais empresta sua própria voz, em pequenos diálogos cruéis".
Vera Chaves Barcellos (PER-VERSUS. Porto Alegre: Galeria Chaves, 2001.)
Acervos
Centre de Lectura - Reus (Espanha)
Coleção Candido Mendes - Rio de Janeiro RJ
Coleção Gilberto Chateaubriand - Rio de Janeiro RJ
Fundación ArteBA - Buenos Aires (Argentina)
Museu de Arte de Brasília - MAB/DF - Brasília DF
Museu de Arte Moderna da Bahia - MAM/BA - Salvador BA
Seção de Gravura Contemporânea da Biblioteca Nacional de Madrid - Madri (Espanha)
Exposições Individuais
1983 - Rio de Janeiro RJ - Os Vinte Anos, na Galeria Contemporânea
1984 - Rio de Janeiro RJ - O que Faço com as Pedras? Não Sei. Mas É a sua Vez, na Galeria César Aché
1985 - Barcelona (Espanha) - Individual, no Taller Galeria Fort
1985 - Rio de Janeiro RJ - O que faço com as pedras?, na Galeria César Ache
1987 - Rio de Janeiro RJ - 25 Anos - La Vie en Rose, na Galeria Contemporânea
1989 - Brasília DF - Gravuras, no Espaço Capital Arte Contemporânea
1989 - Rio de Janeiro RJ - Individual, na Galeria do Centro Cultural Cândido Mendes
1994 - Reus (Espanha) - De com les Ostres Produeixem les Seves Perles, na Sala Fortuny
1994 - Reus (Espanha) - Allò que Es Llegeix on no Es Llegeix, na Escola Taller d'Art
1995 - Barcelona (Espanha) - Circulación, no Cicle d'Art Contemporani a Gràcia
1998 - Brasília DF - A Posteriori, na Galeria Athos Bulcão
1998 - Rio de Janeiro RJ - Ostras, no Paço Imperial
1998 - Brasília DF - Ostras, na Galeria Athos Bulcão
1999 - Brasília DF - Trazia as Mãos Frias, na Galeria de Bolso da Casa da América Latina
2000 - Londres (Inglaterra) - Individual, no Museum of Instalation
2000 - São Paulo SP - Florezinhas, na Galeria de Arte São Paulo
2001 - Brasília DF - As Flores Também Ficam Instáveis e Podem Ferir, na Galeria Ecco
2002 - Londres (Inglaterra) - I Miss You, na Gallery 32
2004 - Rio de Janeiro RJ - Para Conter um Labirinto: Narrativas, no Espaço Cultural Sérgio Porto
2005 - Armentières (França) - Je t'Adore, no Le Vivat
2006 - Rio de Janeiro RJ - Livro=Sonho, na Galeria Anna Maria Niemeyer
Exposições Coletivas
1981 - Rio de Janeiro RJ - Coletiva Nuchy, na Nuchy Galeria de Arte
1981 - Rio de Janeiro RJ - Salão Carioca de Artes Plásticas - prêmio gravura
1982 - Bilbao (Espanha) - Arteder'82
1983 - Curitiba PR - Salão Paranaense - premiada
1983 - Espanha - 3ª Mini Print International
1983 - Niterói RJ - Seis Artistas em Pequeno Formato, na Galeria da UFF
1983 - Rio de Janeiro RJ - 6º Salão Nacional de Artes Plásticas, no MAM/RJ
1984 - Brasília DF - Salão de Artes Plásticas de Brasília
1984 - Curitiba PR - 6ª Mostra da Gravura Cidade de Curitiba
1984 - Espanha - 4ª MiniPrint International
1984 - Fortaleza CE - 7º Salão Nacional de Artes Plásticas
1984 - Rio de Janeiro RJ - Como Vai Você, Geração 80?, na EAV/Parque Lage
1984 - Rio de Janeiro RJ - Pau, Pedra, Fibra e Metal, na EAV/Parque Lage
1984 - Rio de Janeiro RJ - Rio de Cor, na EAV/Parque Lage
1984 - Rio de Janeiro RJ - Salão Nacional de Artes Plásticas
1985 - Rio de Janeiro RJ - 9º Salão Carioca de Arte, na Estação Carioca do Metrô - prêmio gravura
1985 - Rio de Janeiro RJ - Coletiva de Verão, na Galeria Contemporânea
1986 - Rio de Janeiro RJ - Salão Nacional de Artes Plásticas
1987 - Brasília DF - Coletiva Premiados do Salão, no Espaço Capital
1988 - Rio de Janeiro RJ - 12º Salão Carioca de Arte, na Estação Carioca do Metrô
1988 - São Paulo SP - Arte Atual de Brasília, no MAB/Faap
1989 - Brasília DF - Novos Valores da Arte Latino-Americana/Brasil, no MAB/DF
1989 - Brasília DF - Os 11 de Brasília, na Itaugaleria
1989 - Rio de Janeiro RJ - Gravura Brasileira: 4 temas, na EAV/Parque Lage
1990 - Brasília DF - Prêmio Brasília de Artes Plásticas, no MAB/DF
1990 - Rio de Janeiro RJ - Projeto Macunaíma, na Funarte
1993 - Espanha - Bienal de Vals
1994 - Rio de Janeiro RJ - Projeto Macunaíma, na Funarte
1994 - São Paulo SP - Poética da Resistência: aspectos da gravura brasileira, na Galeria de Arte do Sesi
1995 - Rio de Janeiro RJ - A Infância Perversa: fábulas sobre a memória e o tempo, no MAM/RJ
1995 - Rio de Janeiro RJ - Romance Figurado, no MNBA
1995 - Barcelona (Espanha) - My Bloody Valentine, no Real Art Foundation
1995 - Rio de Janeiro RJ - Coletiva, no MAM/RJ
1995 - Salvador BA - A Infância Perversa: fábulas sobre a memória e o tempo, no MAM/BA
1995 - Salvador BA - Coletiva, no MAM/BA
1995 - Barcelona (Espanha) - En el Otro Lado de las Cosas, na Tecla Sala
1995 - Zaragoza (Espanha) - En el Otro Lado de las Cosas, na CAZ Galeria
1996 - Barcelona (Espanha) - New Art, na Galeria Van der Voort
1996 - Rio de Janeiro RJ - Bienal do MAM
1997 - Curitiba PR - A Arte Contemporânea da Gravura, no Museu Metropolitano de Arte de Curitiba - Muma
1997 - Girona (Espanha) - Cegueses, no Museu d'Art de Girona
1998 - Brasília DF - Cien Recuerdos para Garcia Lorca, no Espaço Cultural 508 Sul
1998 - Brasília DF - Mais Leve que o Ar, na Galeria Athos Bulcão
1998 - Brasília DF - Panorama das Artes Visuais no Distrito Federal, na Itaugaleria
1998 - Brasília DF - Panorama das Artes Visuais no Distrito Federal, na Galeria Athos Bulcão
1998 - Salvador BA - 5º Salão da Bahia, no MAM/BA - premiada
1999 - Porto Alegre RS - 2ª Bienal do Mercosul
1999 - Rio de Janeiro RJ - Cotidiano/Arte. Objeto Anos 60/90, no MAM/RJ
1999 - São Paulo SP - Cotidiano/Arte. Objeto Anos 60/90, no Itaú Cultural
2000 - Belo Horizonte MG - Investigações. A Gravura Brasileira. São ou Não São Gravuras?, na Itaugaleria
2000 - Brasília DF - Athos Criativos, no Conjunto Nacional Brasília
2000 - Brasília DF - Investigações. A Gravura Brasileira. São ou Não São Gravuras?, na Itaugaleria
2000 - Buenos Aires (Argentina) - Brasil: plural y singular, no Museo de Arte Moderno
2000 - Buenos Aires (Argentina) - 2ª Bienal ArteBA de Gravura do Mercosul
2000 - Londres (Inglaterra) - The Theatre of Installation, no Museum of Installation
2000 - São Bento do Sapucaí SP - Athos Criativos, no O Casarão
2001 - Brasília DF - Gentil Reversão, no CCBB
2001 - São Paulo SP - 3º Território Expandido, no Sesc Pompéia
2002 - Rio de Janeiro RJ - Niterói Arte Hoje, no Centro Cultural Candido Mendes
2002 - Niterói RJ - Niterói Arte Hoje, no MAC/Niterói
2002 - Brasília DF - Fragmentos a seu Ímã: obras primas do MAB, no Espaço Cultural Contemporâneo Venâncio
2002 - São Paulo SP - Ana Miguel, Elder Rocha, Ricardo Basbaum e Sérgio Sister, na Galeria de Arte São Paulo
2002 - São Paulo SP - 25ª Bienal Internacional de São Paulo
2003 - Brasília DF - Vice-Versa: Eixo Brasília/Linha Imaginária, no Espaço Cultural Contemporâneo Venâncio
2003 - Frankfurt (Alemanha) - Art Frankfurt 2003
2003 - Recife PE - Salão da Bahia 1994 - 2002, na Fundação Joaquim Nabuco
2003 - Rio de Janeiro RJ - Gentil Reversão, no Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho
2004 - Goiânia GO - ABC - Arte Brasiliense Contemporânea, na Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Artes Visuais
2004 - Bruxelas (Bélgica) - A/Maze, no La Trefilerie
2004 - Rio de Janeiro RJ - Onde Está Você, Geração 80?, no CCBB
2005 - São Paulo SP - O Corpo na Arte Contemporânea Brasileira, no Itaú Cultural
2005 - São Paulo SP - Homo Ludens: do faz-de-conta à vertigem, no Itaú Cultural
2005 - Liège (Bélgica) - Ana Miguel, Mari Takino, Graziella Vruna, no Centre Culturel les Chiroux
2006 - Rio de Janeiro RJ - Universidarte, na Universidade Estácio de Sá
Fonte: ANA Miguel. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: Itaú Cultural. Acesso em: 23 de Fev. 2018. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
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Biografia - Wikipédia
Inicia seu percurso como gravadora. A partir dos anos 80, cria obras tridimensionais e instalações. Colabora também com projetos de teatro, especialmente nas montagens de Samuel Beckett realizadas por Adriano e Fernando Guimarães. As relações humanas, a literatura, as palavras, os deslizamentos dos sentidos, a experiência dos sentimentos e afetos constituem a matéria do seu trabalho desconcertante e pleno de humor.
Em Brasilia no ano de 1985, estuda filosofia na Universidade de Brasília - UnB, até 1990. Reside em Barcelona entre 1991 e 1994. Em 1994, cria e coordena um atelier na Escola Taller d'Art, em Tarragona, Em 1996 foi bolsista da Fundació Pilar i Joan Miró a Mallorca, em Palma de Mallorca, Espanha.
Entre 1998 e 2003, Ana cria figurinos de diversas peças teatrais, como A Falecida, de Nelson Rodrigues (1912 - 1980).
De acordo com Heloísa Buarque de Hollanda no catálogo da exposição "Manobras Radicais", apresentada em 2006 no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo:
"É interessante examinar, em muitas artistas mulheres desse período, o uso de estereótipos e cacoetes das feminilidades dos anos 1940 em uma voltagem altíssima, próxima das redes de alta tensão. Ou, ainda melhor, com raro sabor perverso. A delicadeza e a doçura de uma obra como a de Ana Miguel, por exemplo, são terríveis. Sedas, pérolas, vestidinhos de crochê, docinhos de festa infantil, tudo à espera da hora certa do xeque-mate”.
Exposições
Já realizou mais de quinze exposições individuais, dentre elas Fechar os olhos para ver, na Galeria Laura Marsiaj em 2010 e Je t'adore, no Espace galerie Flux, Liège, Bélgica em 2006.
Participou de diversas exposições coletivas, dentre elas: Fernando Lindote, trair Macunaíma e avacalhar o papagaio, MAR (Museu de Arte do Rio) em 2016; Ficções, Caixa Cultural do Rio de Janeiro em 2016; Ver e ser visto, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 2015; Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas, MAR (Museu de Arte do Rio) em 2014; Gravura em Campo expandido, Estação Pinacoteca, São Paulo e Novas aquisições - Coleção Gilberto Chateaubriand, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 2012; Gigantes por la propia naturaleza, IVAM, Institut Valencià d’Art Modern, Valência, Espanha em 2011; Relatos Culturais, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo em 2008; 80/90 Modernos, Pós Modernos etc., Instituto Tomie Ohtake, São Paulo em 2007; O Corpo na Arte Contemporânea Brasileira, Itaú Cultural, São Paulo em 2005; Gentil Reversão – Versão Castelo, Castelinho do Flamengo, Rio de Janeiro em 2003; 25ª Bienal Internacional de São Paulo, São Paulo em 2002; Território expandido III, SESC Pompéia, São Paulo em 2001; Tell me no lies, Museu da República, Rio de Janeiro em 2001; II Bienal do Mercosul, Porto Alegre em 1999.
Fonte: Wikipédia, consultado pela última vez em 23 de fevereiro de 2018.
Crédito fotográfico: Anna Ramalho, exposição de 40 anos da Oficina de Gravura do Ingá, que projetou artistas da geração 80.