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Ana Miguel

Ana Miguel Macieira (Niterói, RJ, 1962), mais conhecida como Ana Miguel, é uma artista visual, gravadora, pintora e escultora brasileira. Ana Miguel começou seu percurso como gravadora, desenvolvendo, a partir dos anos 80, obras tridimensionais e instalações. Colabora também com projetos de teatro. As relações humanas, a literatura, as palavras, os deslizamentos dos sentidos, a experiência dos sentimentos e afetos constituem a matéria do seu trabalho desconcertante e pleno de humor. Atualmente vive e trabalha no Rio de Janeiro.

Biografia - Itaú Cultural

Estuda xilogravura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage - EAV/Parque Lage, no Rio de Janeiro, em 1979. Entre 1979 e 1985 participa da Oficina de Gravura do Ingá, onde recebe orientação de Anna Letycia (1929), Edith Behring (1916 - 1996), Solange Oliveira e Carlos Martins (1946), e, paralelamente, entre 1980 e 1982, estuda antropologia na Universidade Federal Fluminense - UFF.

Entre 1981 e 1983, estuda gravura na EAV/Parque Lage, pintura com Katie van Scherpenberg (1940), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ, e com Luiz Aquila (1943), na EAV/Parque Lage, e história da arte com o professor Alair Gomes (1921 - 1992).

Em 1985, reside por um período em Brasília, onde estuda filosofia na Universidade de Brasília - UnB, entre 1988 e 1990.

Reside em Barcelona entre 1991 e 1994. Em 1994, cria e coordena um atelier na Escola Taller d'Art, em Tarragona, Espanha. Recebe bolsa de trabalho da Fundació Pilar i Joan Miró a Mallorca, em 1996, em Palma de Mallorca, Espanha. Em 1997, volta a morar em Brasília.

Entre 1998 e 2003, cria figurinos de diversas peças teatrais, como A Falecida, de Nelson Rodrigues (1912 - 1980).

Críticas

"As aparências enganam mais do que nunca na obra de Ana Miguel. A um primeiro olhar, trata-se de um universo muito delicado, feito de trabalhos manuais femininos e minuciosos como crochê e a costura. São colocados em cantos aconchegantes, que convidam ao repouso. Seus objetos parecem brinquedos, cantam cantigas infantis ou se movimentam como bichos de pelúcia movidos a pilha. Essa aparente suavidade, porém, contrasta com um humor corrosivo, que gera assemblages perversas, feitas de lã e olhos de vidro, veludo e alfinetes, garras e dentes".

Angélica de Moraes (TERRITÓRIO expandido III. Prêmio Multicultural Estadão 2001.São Paulo: Sesc, 2001.)

"Ana Miguel desde suas gravuras/objetos do início dos anos noventa, como "O sentimento dos docinhos ante seu destino", onde retrata a expressão de terror nos rostos dos pequenos doces na certeza de que serão comidos, há todo um retorno à memória infantil ao dar vida e sentimentos a objetos inanimados.

A preocupação com o sofrimento do universo feminino caracteriza seus trabalhos posteriores. Os sulcos, feridas, cicatrizes, memórias da pele, e alfinetes sugerem o constante risco de estar viva. Frases dolorosas entre o eu e o tu, cuidadosamente bordadas em superfícies rosadas e macias sugerem a inexistência de uma relação amorosa sem dor.

Nos últimos tempos, sua atividade se estende a provocantes vídeos, onde ela mesma constrói objetos/atores, que anima com o movimento de suas mãos e aos quais empresta sua própria voz, em pequenos diálogos cruéis".

Vera Chaves Barcellos (PER-VERSUS. Porto Alegre: Galeria Chaves, 2001.)

Acervos

  • Centre de Lectura - Reus (Espanha)

  • Coleção Candido Mendes - Rio de Janeiro RJ

  • Coleção Gilberto Chateaubriand - Rio de Janeiro RJ

  • Fundación ArteBA - Buenos Aires (Argentina)

  • Museu de Arte de Brasília - MAB/DF - Brasília DF

  • Museu de Arte Moderna da Bahia - MAM/BA - Salvador BA

  • Seção de Gravura Contemporânea da Biblioteca Nacional de Madrid - Madri (Espanha)

Exposições Individuais

1983 - Rio de Janeiro RJ - Os Vinte Anos, na Galeria Contemporânea

1984 - Rio de Janeiro RJ - O que Faço com as Pedras? Não Sei. Mas É a sua Vez, na Galeria César Aché

1985 - Barcelona (Espanha) - Individual, no Taller Galeria Fort

1985 - Rio de Janeiro RJ - O que faço com as pedras?, na Galeria César Ache

1987 - Rio de Janeiro RJ - 25 Anos - La Vie en Rose, na Galeria Contemporânea

1989 - Brasília DF - Gravuras, no Espaço Capital Arte Contemporânea

1989 - Rio de Janeiro RJ - Individual, na Galeria do Centro Cultural Cândido Mendes

1994 - Reus (Espanha) - De com les Ostres Produeixem les Seves Perles, na Sala Fortuny

1994 - Reus (Espanha) - Allò que Es Llegeix on no Es Llegeix, na Escola Taller d'Art

1995 - Barcelona (Espanha) - Circulación, no Cicle d'Art Contemporani a Gràcia

1998 - Brasília DF - A Posteriori, na Galeria Athos Bulcão

1998 - Rio de Janeiro RJ - Ostras, no Paço Imperial

1998 - Brasília DF - Ostras, na Galeria Athos Bulcão

1999 - Brasília DF - Trazia as Mãos Frias, na Galeria de Bolso da Casa da América Latina

2000 - Londres (Inglaterra) - Individual, no Museum of Instalation

2000 - São Paulo SP - Florezinhas, na Galeria de Arte São Paulo

2001 - Brasília DF - As Flores Também Ficam Instáveis e Podem Ferir, na Galeria Ecco

2002 - Londres (Inglaterra) - I Miss You, na Gallery 32

2004 - Rio de Janeiro RJ - Para Conter um Labirinto: Narrativas, no Espaço Cultural Sérgio Porto

2005 - Armentières (França) - Je t'Adore, no Le Vivat

2006 - Rio de Janeiro RJ - Livro=Sonho, na Galeria Anna Maria Niemeyer

Exposições Coletivas

1981 - Rio de Janeiro RJ - Coletiva Nuchy, na Nuchy Galeria de Arte

1981 - Rio de Janeiro RJ - Salão Carioca de Artes Plásticas - prêmio gravura

1982 - Bilbao (Espanha) - Arteder'82

1983 - Curitiba PR - Salão Paranaense - premiada

1983 - Espanha - 3ª Mini Print International

1983 - Niterói RJ - Seis Artistas em Pequeno Formato, na Galeria da UFF

1983 - Rio de Janeiro RJ - 6º Salão Nacional de Artes Plásticas, no MAM/RJ

1984 - Brasília DF - Salão de Artes Plásticas de Brasília

1984 - Curitiba PR - 6ª Mostra da Gravura Cidade de Curitiba

1984 - Espanha - 4ª MiniPrint International

1984 - Fortaleza CE - 7º Salão Nacional de Artes Plásticas

1984 - Rio de Janeiro RJ - Como Vai Você, Geração 80?, na EAV/Parque Lage

1984 - Rio de Janeiro RJ - Pau, Pedra, Fibra e Metal, na EAV/Parque Lage

1984 - Rio de Janeiro RJ - Rio de Cor, na EAV/Parque Lage

1984 - Rio de Janeiro RJ - Salão Nacional de Artes Plásticas

1985 - Rio de Janeiro RJ - 9º Salão Carioca de Arte, na Estação Carioca do Metrô - prêmio gravura

1985 - Rio de Janeiro RJ - Coletiva de Verão, na Galeria Contemporânea

1986 - Rio de Janeiro RJ - Salão Nacional de Artes Plásticas

1987 - Brasília DF - Coletiva Premiados do Salão, no Espaço Capital

1988 - Rio de Janeiro RJ - 12º Salão Carioca de Arte, na Estação Carioca do Metrô

1988 - São Paulo SP - Arte Atual de Brasília, no MAB/Faap

1989 - Brasília DF - Novos Valores da Arte Latino-Americana/Brasil, no MAB/DF

1989 - Brasília DF - Os 11 de Brasília, na Itaugaleria

1989 - Rio de Janeiro RJ - Gravura Brasileira: 4 temas, na EAV/Parque Lage

1990 - Brasília DF - Prêmio Brasília de Artes Plásticas, no MAB/DF

1990 - Rio de Janeiro RJ - Projeto Macunaíma, na Funarte

1993 - Espanha - Bienal de Vals

1994 - Rio de Janeiro RJ - Projeto Macunaíma, na Funarte

1994 - São Paulo SP - Poética da Resistência: aspectos da gravura brasileira, na Galeria de Arte do Sesi

1995 - Rio de Janeiro RJ - A Infância Perversa: fábulas sobre a memória e o tempo, no MAM/RJ

1995 - Rio de Janeiro RJ - Romance Figurado, no MNBA

1995 - Barcelona (Espanha) - My Bloody Valentine, no Real Art Foundation

1995 - Rio de Janeiro RJ - Coletiva, no MAM/RJ

1995 - Salvador BA - A Infância Perversa: fábulas sobre a memória e o tempo, no MAM/BA

1995 - Salvador BA - Coletiva, no MAM/BA

1995 - Barcelona (Espanha) - En el Otro Lado de las Cosas, na Tecla Sala

1995 - Zaragoza (Espanha) - En el Otro Lado de las Cosas, na CAZ Galeria

1996 - Barcelona (Espanha) - New Art, na Galeria Van der Voort

1996 - Rio de Janeiro RJ - Bienal do MAM

1997 - Curitiba PR - A Arte Contemporânea da Gravura, no Museu Metropolitano de Arte de Curitiba - Muma

1997 - Girona (Espanha) - Cegueses, no Museu d'Art de Girona

1998 - Brasília DF - Cien Recuerdos para Garcia Lorca, no Espaço Cultural 508 Sul

1998 - Brasília DF - Mais Leve que o Ar, na Galeria Athos Bulcão

1998 - Brasília DF - Panorama das Artes Visuais no Distrito Federal, na Itaugaleria

1998 - Brasília DF - Panorama das Artes Visuais no Distrito Federal, na Galeria Athos Bulcão

1998 - Salvador BA - 5º Salão da Bahia, no MAM/BA - premiada

1999 - Porto Alegre RS - 2ª Bienal do Mercosul

1999 - Rio de Janeiro RJ - Cotidiano/Arte. Objeto Anos 60/90, no MAM/RJ

1999 - São Paulo SP - Cotidiano/Arte. Objeto Anos 60/90, no Itaú Cultural

2000 - Belo Horizonte MG - Investigações. A Gravura Brasileira. São ou Não São Gravuras?, na Itaugaleria

2000 - Brasília DF - Athos Criativos, no Conjunto Nacional Brasília

2000 - Brasília DF - Investigações. A Gravura Brasileira. São ou Não São Gravuras?, na Itaugaleria

2000 - Buenos Aires (Argentina) - Brasil: plural y singular, no Museo de Arte Moderno

2000 - Buenos Aires (Argentina) - 2ª Bienal ArteBA de Gravura do Mercosul

2000 - Londres (Inglaterra) - The Theatre of Installation, no Museum of Installation

2000 - São Bento do Sapucaí SP - Athos Criativos, no O Casarão

2001 - Brasília DF - Gentil Reversão, no CCBB

2001 - São Paulo SP - 3º Território Expandido, no Sesc Pompéia

2002 - Rio de Janeiro RJ - Niterói Arte Hoje, no Centro Cultural Candido Mendes

2002 - Niterói RJ - Niterói Arte Hoje, no MAC/Niterói

2002 - Brasília DF - Fragmentos a seu Ímã: obras primas do MAB, no Espaço Cultural Contemporâneo Venâncio

2002 - São Paulo SP - Ana Miguel, Elder Rocha, Ricardo Basbaum e Sérgio Sister, na Galeria de Arte São Paulo

2002 - São Paulo SP - 25ª Bienal Internacional de São Paulo

2003 - Brasília DF - Vice-Versa: Eixo Brasília/Linha Imaginária, no Espaço Cultural Contemporâneo Venâncio

2003 - Frankfurt (Alemanha) - Art Frankfurt 2003

2003 - Recife PE - Salão da Bahia 1994 - 2002, na Fundação Joaquim Nabuco

2003 - Rio de Janeiro RJ - Gentil Reversão, no Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho

2004 - Goiânia GO - ABC - Arte Brasiliense Contemporânea, na Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Artes Visuais

2004 - Bruxelas (Bélgica) - A/Maze, no La Trefilerie

2004 - Rio de Janeiro RJ - Onde Está Você, Geração 80?, no CCBB

2005 - São Paulo SP - O Corpo na Arte Contemporânea Brasileira, no Itaú Cultural

2005 - São Paulo SP - Homo Ludens: do faz-de-conta à vertigem, no Itaú Cultural

2005 - Liège (Bélgica) - Ana Miguel, Mari Takino, Graziella Vruna, no Centre Culturel les Chiroux

2006 - Rio de Janeiro RJ - Universidarte, na Universidade Estácio de Sá

Fonte: ANA Miguel. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: Itaú Cultural. Acesso em: 23 de Fev. 2018. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7

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Biografia - Wikipédia

Inicia seu percurso como gravadora. A partir dos anos 80, cria obras tridimensionais e instalações. Colabora também com projetos de teatro, especialmente nas montagens de Samuel Beckett realizadas por Adriano e Fernando Guimarães. As relações humanas, a literatura, as palavras, os deslizamentos dos sentidos, a experiência dos sentimentos e afetos constituem a matéria do seu trabalho desconcertante e pleno de humor.

Em Brasilia no ano de 1985, estuda filosofia na Universidade de Brasília - UnB, até 1990. Reside em Barcelona entre 1991 e 1994. Em 1994, cria e coordena um atelier na Escola Taller d'Art, em Tarragona, Em 1996 foi bolsista da Fundació Pilar i Joan Miró a Mallorca, em Palma de Mallorca, Espanha.

Entre 1998 e 2003, Ana cria figurinos de diversas peças teatrais, como A Falecida, de Nelson Rodrigues (1912 - 1980).

De acordo com Heloísa Buarque de Hollanda no catálogo da exposição "Manobras Radicais", apresentada em 2006 no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo:

"É interessante examinar, em muitas artistas mulheres desse período, o uso de estereótipos e cacoetes das feminilidades dos anos 1940 em uma voltagem altíssima, próxima das redes de alta tensão. Ou, ainda melhor, com raro sabor perverso. A delicadeza e a doçura de uma obra como a de Ana Miguel, por exemplo, são terríveis. Sedas, pérolas, vestidinhos de crochê, docinhos de festa infantil, tudo à espera da hora certa do xeque-mate”.

Exposições

Já realizou mais de quinze exposições individuais, dentre elas Fechar os olhos para ver, na Galeria Laura Marsiaj em 2010 e Je t'adore, no Espace galerie Flux, Liège, Bélgica em 2006.

Participou de diversas exposições coletivas, dentre elas: Fernando Lindote, trair Macunaíma e avacalhar o papagaio, MAR (Museu de Arte do Rio) em 2016; Ficções, Caixa Cultural do Rio de Janeiro em 2016; Ver e ser visto, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 2015; Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas, MAR (Museu de Arte do Rio) em 2014; Gravura em Campo expandido, Estação Pinacoteca, São Paulo e Novas aquisições - Coleção Gilberto Chateaubriand, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 2012; Gigantes por la propia naturaleza, IVAM, Institut Valencià d’Art Modern, Valência, Espanha em 2011; Relatos Culturais, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo em 2008; 80/90 Modernos, Pós Modernos etc., Instituto Tomie Ohtake, São Paulo em 2007; O Corpo na Arte Contemporânea Brasileira, Itaú Cultural, São Paulo em 2005; Gentil Reversão – Versão Castelo, Castelinho do Flamengo, Rio de Janeiro em 2003; 25ª Bienal Internacional de São Paulo, São Paulo em 2002; Território expandido III, SESC Pompéia, São Paulo em 2001; Tell me no lies, Museu da República, Rio de Janeiro em 2001; II Bienal do Mercosul, Porto Alegre em 1999.

Fonte: Wikipédia, consultado pela última vez em 23 de fevereiro de 2018.

Crédito fotográfico: Anna Ramalho, exposição de 40 anos da Oficina de Gravura do Ingá, que projetou artistas da geração 80.

Ana Miguel Macieira (Niterói, RJ, 1962), mais conhecida como Ana Miguel, é uma artista visual, gravadora, pintora e escultora brasileira. Ana Miguel começou seu percurso como gravadora, desenvolvendo, a partir dos anos 80, obras tridimensionais e instalações. Colabora também com projetos de teatro. As relações humanas, a literatura, as palavras, os deslizamentos dos sentidos, a experiência dos sentimentos e afetos constituem a matéria do seu trabalho desconcertante e pleno de humor. Atualmente vive e trabalha no Rio de Janeiro.

Ana Miguel

Ana Miguel Macieira (Niterói, RJ, 1962), mais conhecida como Ana Miguel, é uma artista visual, gravadora, pintora e escultora brasileira. Ana Miguel começou seu percurso como gravadora, desenvolvendo, a partir dos anos 80, obras tridimensionais e instalações. Colabora também com projetos de teatro. As relações humanas, a literatura, as palavras, os deslizamentos dos sentidos, a experiência dos sentimentos e afetos constituem a matéria do seu trabalho desconcertante e pleno de humor. Atualmente vive e trabalha no Rio de Janeiro.

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Ana Miguel | 2020

Prêmio PIPA 2011

Biografia - Itaú Cultural

Estuda xilogravura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage - EAV/Parque Lage, no Rio de Janeiro, em 1979. Entre 1979 e 1985 participa da Oficina de Gravura do Ingá, onde recebe orientação de Anna Letycia (1929), Edith Behring (1916 - 1996), Solange Oliveira e Carlos Martins (1946), e, paralelamente, entre 1980 e 1982, estuda antropologia na Universidade Federal Fluminense - UFF.

Entre 1981 e 1983, estuda gravura na EAV/Parque Lage, pintura com Katie van Scherpenberg (1940), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ, e com Luiz Aquila (1943), na EAV/Parque Lage, e história da arte com o professor Alair Gomes (1921 - 1992).

Em 1985, reside por um período em Brasília, onde estuda filosofia na Universidade de Brasília - UnB, entre 1988 e 1990.

Reside em Barcelona entre 1991 e 1994. Em 1994, cria e coordena um atelier na Escola Taller d'Art, em Tarragona, Espanha. Recebe bolsa de trabalho da Fundació Pilar i Joan Miró a Mallorca, em 1996, em Palma de Mallorca, Espanha. Em 1997, volta a morar em Brasília.

Entre 1998 e 2003, cria figurinos de diversas peças teatrais, como A Falecida, de Nelson Rodrigues (1912 - 1980).

Críticas

"As aparências enganam mais do que nunca na obra de Ana Miguel. A um primeiro olhar, trata-se de um universo muito delicado, feito de trabalhos manuais femininos e minuciosos como crochê e a costura. São colocados em cantos aconchegantes, que convidam ao repouso. Seus objetos parecem brinquedos, cantam cantigas infantis ou se movimentam como bichos de pelúcia movidos a pilha. Essa aparente suavidade, porém, contrasta com um humor corrosivo, que gera assemblages perversas, feitas de lã e olhos de vidro, veludo e alfinetes, garras e dentes".

Angélica de Moraes (TERRITÓRIO expandido III. Prêmio Multicultural Estadão 2001.São Paulo: Sesc, 2001.)

"Ana Miguel desde suas gravuras/objetos do início dos anos noventa, como "O sentimento dos docinhos ante seu destino", onde retrata a expressão de terror nos rostos dos pequenos doces na certeza de que serão comidos, há todo um retorno à memória infantil ao dar vida e sentimentos a objetos inanimados.

A preocupação com o sofrimento do universo feminino caracteriza seus trabalhos posteriores. Os sulcos, feridas, cicatrizes, memórias da pele, e alfinetes sugerem o constante risco de estar viva. Frases dolorosas entre o eu e o tu, cuidadosamente bordadas em superfícies rosadas e macias sugerem a inexistência de uma relação amorosa sem dor.

Nos últimos tempos, sua atividade se estende a provocantes vídeos, onde ela mesma constrói objetos/atores, que anima com o movimento de suas mãos e aos quais empresta sua própria voz, em pequenos diálogos cruéis".

Vera Chaves Barcellos (PER-VERSUS. Porto Alegre: Galeria Chaves, 2001.)

Acervos

  • Centre de Lectura - Reus (Espanha)

  • Coleção Candido Mendes - Rio de Janeiro RJ

  • Coleção Gilberto Chateaubriand - Rio de Janeiro RJ

  • Fundación ArteBA - Buenos Aires (Argentina)

  • Museu de Arte de Brasília - MAB/DF - Brasília DF

  • Museu de Arte Moderna da Bahia - MAM/BA - Salvador BA

  • Seção de Gravura Contemporânea da Biblioteca Nacional de Madrid - Madri (Espanha)

Exposições Individuais

1983 - Rio de Janeiro RJ - Os Vinte Anos, na Galeria Contemporânea

1984 - Rio de Janeiro RJ - O que Faço com as Pedras? Não Sei. Mas É a sua Vez, na Galeria César Aché

1985 - Barcelona (Espanha) - Individual, no Taller Galeria Fort

1985 - Rio de Janeiro RJ - O que faço com as pedras?, na Galeria César Ache

1987 - Rio de Janeiro RJ - 25 Anos - La Vie en Rose, na Galeria Contemporânea

1989 - Brasília DF - Gravuras, no Espaço Capital Arte Contemporânea

1989 - Rio de Janeiro RJ - Individual, na Galeria do Centro Cultural Cândido Mendes

1994 - Reus (Espanha) - De com les Ostres Produeixem les Seves Perles, na Sala Fortuny

1994 - Reus (Espanha) - Allò que Es Llegeix on no Es Llegeix, na Escola Taller d'Art

1995 - Barcelona (Espanha) - Circulación, no Cicle d'Art Contemporani a Gràcia

1998 - Brasília DF - A Posteriori, na Galeria Athos Bulcão

1998 - Rio de Janeiro RJ - Ostras, no Paço Imperial

1998 - Brasília DF - Ostras, na Galeria Athos Bulcão

1999 - Brasília DF - Trazia as Mãos Frias, na Galeria de Bolso da Casa da América Latina

2000 - Londres (Inglaterra) - Individual, no Museum of Instalation

2000 - São Paulo SP - Florezinhas, na Galeria de Arte São Paulo

2001 - Brasília DF - As Flores Também Ficam Instáveis e Podem Ferir, na Galeria Ecco

2002 - Londres (Inglaterra) - I Miss You, na Gallery 32

2004 - Rio de Janeiro RJ - Para Conter um Labirinto: Narrativas, no Espaço Cultural Sérgio Porto

2005 - Armentières (França) - Je t'Adore, no Le Vivat

2006 - Rio de Janeiro RJ - Livro=Sonho, na Galeria Anna Maria Niemeyer

Exposições Coletivas

1981 - Rio de Janeiro RJ - Coletiva Nuchy, na Nuchy Galeria de Arte

1981 - Rio de Janeiro RJ - Salão Carioca de Artes Plásticas - prêmio gravura

1982 - Bilbao (Espanha) - Arteder'82

1983 - Curitiba PR - Salão Paranaense - premiada

1983 - Espanha - 3ª Mini Print International

1983 - Niterói RJ - Seis Artistas em Pequeno Formato, na Galeria da UFF

1983 - Rio de Janeiro RJ - 6º Salão Nacional de Artes Plásticas, no MAM/RJ

1984 - Brasília DF - Salão de Artes Plásticas de Brasília

1984 - Curitiba PR - 6ª Mostra da Gravura Cidade de Curitiba

1984 - Espanha - 4ª MiniPrint International

1984 - Fortaleza CE - 7º Salão Nacional de Artes Plásticas

1984 - Rio de Janeiro RJ - Como Vai Você, Geração 80?, na EAV/Parque Lage

1984 - Rio de Janeiro RJ - Pau, Pedra, Fibra e Metal, na EAV/Parque Lage

1984 - Rio de Janeiro RJ - Rio de Cor, na EAV/Parque Lage

1984 - Rio de Janeiro RJ - Salão Nacional de Artes Plásticas

1985 - Rio de Janeiro RJ - 9º Salão Carioca de Arte, na Estação Carioca do Metrô - prêmio gravura

1985 - Rio de Janeiro RJ - Coletiva de Verão, na Galeria Contemporânea

1986 - Rio de Janeiro RJ - Salão Nacional de Artes Plásticas

1987 - Brasília DF - Coletiva Premiados do Salão, no Espaço Capital

1988 - Rio de Janeiro RJ - 12º Salão Carioca de Arte, na Estação Carioca do Metrô

1988 - São Paulo SP - Arte Atual de Brasília, no MAB/Faap

1989 - Brasília DF - Novos Valores da Arte Latino-Americana/Brasil, no MAB/DF

1989 - Brasília DF - Os 11 de Brasília, na Itaugaleria

1989 - Rio de Janeiro RJ - Gravura Brasileira: 4 temas, na EAV/Parque Lage

1990 - Brasília DF - Prêmio Brasília de Artes Plásticas, no MAB/DF

1990 - Rio de Janeiro RJ - Projeto Macunaíma, na Funarte

1993 - Espanha - Bienal de Vals

1994 - Rio de Janeiro RJ - Projeto Macunaíma, na Funarte

1994 - São Paulo SP - Poética da Resistência: aspectos da gravura brasileira, na Galeria de Arte do Sesi

1995 - Rio de Janeiro RJ - A Infância Perversa: fábulas sobre a memória e o tempo, no MAM/RJ

1995 - Rio de Janeiro RJ - Romance Figurado, no MNBA

1995 - Barcelona (Espanha) - My Bloody Valentine, no Real Art Foundation

1995 - Rio de Janeiro RJ - Coletiva, no MAM/RJ

1995 - Salvador BA - A Infância Perversa: fábulas sobre a memória e o tempo, no MAM/BA

1995 - Salvador BA - Coletiva, no MAM/BA

1995 - Barcelona (Espanha) - En el Otro Lado de las Cosas, na Tecla Sala

1995 - Zaragoza (Espanha) - En el Otro Lado de las Cosas, na CAZ Galeria

1996 - Barcelona (Espanha) - New Art, na Galeria Van der Voort

1996 - Rio de Janeiro RJ - Bienal do MAM

1997 - Curitiba PR - A Arte Contemporânea da Gravura, no Museu Metropolitano de Arte de Curitiba - Muma

1997 - Girona (Espanha) - Cegueses, no Museu d'Art de Girona

1998 - Brasília DF - Cien Recuerdos para Garcia Lorca, no Espaço Cultural 508 Sul

1998 - Brasília DF - Mais Leve que o Ar, na Galeria Athos Bulcão

1998 - Brasília DF - Panorama das Artes Visuais no Distrito Federal, na Itaugaleria

1998 - Brasília DF - Panorama das Artes Visuais no Distrito Federal, na Galeria Athos Bulcão

1998 - Salvador BA - 5º Salão da Bahia, no MAM/BA - premiada

1999 - Porto Alegre RS - 2ª Bienal do Mercosul

1999 - Rio de Janeiro RJ - Cotidiano/Arte. Objeto Anos 60/90, no MAM/RJ

1999 - São Paulo SP - Cotidiano/Arte. Objeto Anos 60/90, no Itaú Cultural

2000 - Belo Horizonte MG - Investigações. A Gravura Brasileira. São ou Não São Gravuras?, na Itaugaleria

2000 - Brasília DF - Athos Criativos, no Conjunto Nacional Brasília

2000 - Brasília DF - Investigações. A Gravura Brasileira. São ou Não São Gravuras?, na Itaugaleria

2000 - Buenos Aires (Argentina) - Brasil: plural y singular, no Museo de Arte Moderno

2000 - Buenos Aires (Argentina) - 2ª Bienal ArteBA de Gravura do Mercosul

2000 - Londres (Inglaterra) - The Theatre of Installation, no Museum of Installation

2000 - São Bento do Sapucaí SP - Athos Criativos, no O Casarão

2001 - Brasília DF - Gentil Reversão, no CCBB

2001 - São Paulo SP - 3º Território Expandido, no Sesc Pompéia

2002 - Rio de Janeiro RJ - Niterói Arte Hoje, no Centro Cultural Candido Mendes

2002 - Niterói RJ - Niterói Arte Hoje, no MAC/Niterói

2002 - Brasília DF - Fragmentos a seu Ímã: obras primas do MAB, no Espaço Cultural Contemporâneo Venâncio

2002 - São Paulo SP - Ana Miguel, Elder Rocha, Ricardo Basbaum e Sérgio Sister, na Galeria de Arte São Paulo

2002 - São Paulo SP - 25ª Bienal Internacional de São Paulo

2003 - Brasília DF - Vice-Versa: Eixo Brasília/Linha Imaginária, no Espaço Cultural Contemporâneo Venâncio

2003 - Frankfurt (Alemanha) - Art Frankfurt 2003

2003 - Recife PE - Salão da Bahia 1994 - 2002, na Fundação Joaquim Nabuco

2003 - Rio de Janeiro RJ - Gentil Reversão, no Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho

2004 - Goiânia GO - ABC - Arte Brasiliense Contemporânea, na Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Artes Visuais

2004 - Bruxelas (Bélgica) - A/Maze, no La Trefilerie

2004 - Rio de Janeiro RJ - Onde Está Você, Geração 80?, no CCBB

2005 - São Paulo SP - O Corpo na Arte Contemporânea Brasileira, no Itaú Cultural

2005 - São Paulo SP - Homo Ludens: do faz-de-conta à vertigem, no Itaú Cultural

2005 - Liège (Bélgica) - Ana Miguel, Mari Takino, Graziella Vruna, no Centre Culturel les Chiroux

2006 - Rio de Janeiro RJ - Universidarte, na Universidade Estácio de Sá

Fonte: ANA Miguel. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: Itaú Cultural. Acesso em: 23 de Fev. 2018. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7

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Biografia - Wikipédia

Inicia seu percurso como gravadora. A partir dos anos 80, cria obras tridimensionais e instalações. Colabora também com projetos de teatro, especialmente nas montagens de Samuel Beckett realizadas por Adriano e Fernando Guimarães. As relações humanas, a literatura, as palavras, os deslizamentos dos sentidos, a experiência dos sentimentos e afetos constituem a matéria do seu trabalho desconcertante e pleno de humor.

Em Brasilia no ano de 1985, estuda filosofia na Universidade de Brasília - UnB, até 1990. Reside em Barcelona entre 1991 e 1994. Em 1994, cria e coordena um atelier na Escola Taller d'Art, em Tarragona, Em 1996 foi bolsista da Fundació Pilar i Joan Miró a Mallorca, em Palma de Mallorca, Espanha.

Entre 1998 e 2003, Ana cria figurinos de diversas peças teatrais, como A Falecida, de Nelson Rodrigues (1912 - 1980).

De acordo com Heloísa Buarque de Hollanda no catálogo da exposição "Manobras Radicais", apresentada em 2006 no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo:

"É interessante examinar, em muitas artistas mulheres desse período, o uso de estereótipos e cacoetes das feminilidades dos anos 1940 em uma voltagem altíssima, próxima das redes de alta tensão. Ou, ainda melhor, com raro sabor perverso. A delicadeza e a doçura de uma obra como a de Ana Miguel, por exemplo, são terríveis. Sedas, pérolas, vestidinhos de crochê, docinhos de festa infantil, tudo à espera da hora certa do xeque-mate”.

Exposições

Já realizou mais de quinze exposições individuais, dentre elas Fechar os olhos para ver, na Galeria Laura Marsiaj em 2010 e Je t'adore, no Espace galerie Flux, Liège, Bélgica em 2006.

Participou de diversas exposições coletivas, dentre elas: Fernando Lindote, trair Macunaíma e avacalhar o papagaio, MAR (Museu de Arte do Rio) em 2016; Ficções, Caixa Cultural do Rio de Janeiro em 2016; Ver e ser visto, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 2015; Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas, MAR (Museu de Arte do Rio) em 2014; Gravura em Campo expandido, Estação Pinacoteca, São Paulo e Novas aquisições - Coleção Gilberto Chateaubriand, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 2012; Gigantes por la propia naturaleza, IVAM, Institut Valencià d’Art Modern, Valência, Espanha em 2011; Relatos Culturais, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo em 2008; 80/90 Modernos, Pós Modernos etc., Instituto Tomie Ohtake, São Paulo em 2007; O Corpo na Arte Contemporânea Brasileira, Itaú Cultural, São Paulo em 2005; Gentil Reversão – Versão Castelo, Castelinho do Flamengo, Rio de Janeiro em 2003; 25ª Bienal Internacional de São Paulo, São Paulo em 2002; Território expandido III, SESC Pompéia, São Paulo em 2001; Tell me no lies, Museu da República, Rio de Janeiro em 2001; II Bienal do Mercosul, Porto Alegre em 1999.

Fonte: Wikipédia, consultado pela última vez em 23 de fevereiro de 2018.

Crédito fotográfico: Anna Ramalho, exposição de 40 anos da Oficina de Gravura do Ingá, que projetou artistas da geração 80.

Arremate Arte
Feito com no Rio de Janeiro

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