Breitling (Saint-Imier, Cantão de Berna, Suíça, 1884) é uma marca suíça de relógios de pulso fundada por Léon Breitling. Os seus relógios são conhecidos por serem usados, geralmente, por pilotos da aviação civil, ou militar. Entre os seus modelos mais conhecidos estão o Breitling Navitimer, e o Breitling Chronomat. A Breitling também fabrica uma edição especial para a marca de automóveis Bentley, denominada Breitling for Bentley Motors. Um dos seus maiores patrocinadores é o ator e também piloto comercial John Travolta. A marca está entre as mais vendidas do mundo.
História
A história da Breitling começa quando, aos 24 anos de idade, Leon Breitling, abriu um pequeno atelier especializado na fabricação de cronógrafos e medidores de alta precisão para uso científico e industrial.
Léon Breitling concentrou-se nos cronógrafos, cada vez mais procurados na época para aplicações industriais, militares e científicas, bem como para organizações atléticas. Em 1889, Léon Breitling obteve uma patente para um modelo simplificado que se distinguia dos seus concorrentes através do seu design elegante, processo de fabrico simples e fácil manutenção.
Seguiram-se prémios, estabelecendo a reputação da empresa e impelindo uma mudança para uma nova fábrica em La Chaux-de-Fonds em 1892. A L. Breitling, Montbrillant Watch Manufacturing teve logo 60 funcionários concentrados em fazer relógios precisos e inovadores.
Em 1893, a empresa patenteou um movimento com uma impressionante reserva de marcha de oito dias. Em 1896, a Breitling atingiu um marco importante: um cronógrafo que era preciso até dois quintos de segundo. Um modelo com um pulsógrafo que apresentava uma escala logarítmica ideal para medir a frequência cardíaca de um paciente era extremamente estimado pelos médicos. Numa década, a empresa vendeu mais de 100 000 cronógrafos e cronômetros.
Em 1905, quando os automóveis emergiam como o meio de transporte preferido, Léon Breitling patenteou um temporizador/taquímetro simples que conseguia medir qualquer velocidade entre 15 e 150 km/h. O temporizador Vitesse permitiu que os condutores calculassem as suas velocidades – mas também permitiu que a polícia fizesse o mesmo e, logo depois, as primeiras multas por excesso de velocidade foram emitidas na Suíça.
Durante a Primeira Guerra Mundial em 1914, o filho do fundador, Gaston, assumiu o comando da empresa após a morte de seu pai. Ele herdou o espírito pioneiro do seu pai, o seu estilo inovador e uma paixão insaciável por cronógrafos, que demonstrou em 1915 com o lançamento de um dos primeiros cronógrafos de pulso do mundo com um botão separado acima da coroa do relógio, com ponteiros centrais e contador de 30 minutos. Este é também o primeiro instrumento criado pela empresa que se destinava a equipar os pilotos do exército em guerra.
Em 1923, foi a vez da marca criar um relógio de bolso patenteado primeiro cronógrafo com botões independentes, diferente dos anteriores, que utilizavam a coroa como botão. O botão de acionamento um na posição das 2 horas era usado para iniciar e parar, enquanto o outro, integrado na coroa, reiniciava o mecanismo do cronógrafo. Pela primeira vez, foi possível ao cronômetro medir vários tempos em sequência.
Curiosamente, muitos dos mostradores nos produtos de Gaston Breitling não estavam assinados e exibiam o nome do cliente ou logotipos protegidos, tais como Montbrillant, Sprint e Vitesse. Foi só no final da década de 1920 que o nome do fabricante apareceu finalmente nos relógios.
Gaston Breitling faleceu inesperadamente em julho de 1927. O seu filho Willy, com apenas 14 anos de idade na altura, ainda não tinha idade suficiente para tomar o bastante impressionante lugar do pai, então, durante os cinco anos posteriores, a empresa foi administrada por uma equipe externa.
A empresa sobreviveu ao colapso de Wall Street em 1929 e à Grande Depressão, que se seguiu, e, em 1932, Willy Breitling, embora ainda muito jovem, estava pronto para assumir a liderança da empresa. Quando ele assumiu o comando, os cronógrafos ainda estavam no centro do negócio. A coleção da Breitling incluía mais de 40 modelos diferentes para o pulso ou para a cabine.
Em 1934, os relógios com cronógrafo tinham apenas um único botão de acionamento, então, após um início e uma parada, uma reinicialização era inevitável. Willy Breitling viu isto como uma falha básica e, em 1934, registou uma patente para o primeiro cronógrafo de pulso do mundo com dois botões de acionamento que permitia a medição de vários períodos curtos sucessivos, tecnologia que é utilizada até hoje nas configurações dos equipamentos contemporâneos.
Em 1936, ele apresentou um cronógrafo de aviador especialmente concebido com um mostrador preto e chamativos números e ponteiros luminescentes, assim como um bisel rotativo prático com uma seta de ponteiro útil e versátil que também brilhava no escuro. A partir de então, a BREITLING tornou-se fornecedora oficial da Royal Air Force, a conhecida força aérea britânica, garantindo assim ainda mais prestígio para a marca. A partir dessa data tem início uma longa cooperação com a aviação internacional.
Entre as conquistas pioneiras celebradas de Willy Breitling estava a criação do Huit Aviation Department em 1938. Totalmente ciente dos requisitos rigorosos para a aviação militar e civil, o seu nome – a palavra francesa para oito – foi uma escolha perfeita. Ele refletia a reserva de marcha de oito dias oferecida por muitos relógios de painel e outros instrumentos cronométricos específicos, incluindo cronômetros de pulso, que o departamento estava a desenvolver para aviadores profissionais.
Além das suas impressionantes reservas de marcha e facilidade de leitura, estes cronógrafos de bordo distinguiam-se pelas suas caixas leves. Os produtos Huit atraíram imediatamente a atenção dos aviadores mi- litares e, à medida que a Segunda Guerra Mundial se aproximava, o Huit Aviation Department recebeu uma grande encomenda para a produção de cronógrafos da Força Aérea Real do Reino Unido, ganhando a mar- ca de Willy Breitling acesso às cabines dos lendários bombardeiros e aviões de combate que tão brilhante- mente se desempenharam durante toda a guerra.
Em 1940, a Breitling recebeu a patente para o Chrono- mat, que é caracterizado por uma régua de cálculo rotativa, patenteada para técnicos e cientistas. A agitada década de 1940 também foi marcada por criações tão inovadoras como a linha Premier, que foi introduzida por volta de 1943. A decisão de usar a palavra francesa para primeiro para esta coleção não foi acidental – referenciou o uso civil, não militar dos cronógrafos, dependendo menos de inovação e mais de qualidade excecional, elegância e atenção aos detalhes. Com diâmetros de até 38 mm e designs elegantes, a linha Premier, disponível em aço inoxidável ou ouro maciço, constituiu mais um marco significativo para a Breitling.
Dois dos destaques mais complexos da era foram o Duograph, que foi introduzido em 1944 e apresentou uma complicação de fração de segundos, e a linha Datora, que foi introduzida imediatamente após a guerra e se caracteriza pela exibição do calendário e das fases da lua.
As décadas de 1950 e 1960: as inovações continuam
1952 marcou a estreia de um protótipo de relógio sem precedentes que continua a ser um ícone até hoje: o Breitling Navitimer. O seu nome é uma amálgama das palavras navigation (navegação) e timer (temporizador). Equipado com a régua de cálculo específica para voos que foi introduzida com o Chronomat, não é de admirar que este relógio tenha sido a opção de inúmeros pilotos, companhias aéreas e fabricantes de aeronaves.
Outro marco na década de 1950 foi o extraordinário SuperOcean. Willy Breitling estava decidido a mergulhar (literalmente!) no seu 25o aniversário como dirigente do negócio da família. E fez isso com este relógio de mergulhador que apresentava uma caixa resistente à água de até 20 bar (ou profundidades de até 200 metros). Aproveitando a dinâmica do SuperOcean, a Breitling lançou o simples, mas robusto TransOcean em 1958. A popularidade deste cronômetro automático à prova de choque, antimagnético e superfechado foi apoiada pela reputação da marca ao nível da precisão para a aviação.
Em 1962, uma versão do Navitimer desenhada pelo astronauta Scott Carpenter juntou-se ao clássico original. Uma característica importante era o seu mostrador de 24 horas, porque no espaço era impossível distinguir entre o dia e a noite. Carpenter utilizou o relógio a 24 de maio de 1962, durante a sua missão a bordo da nave espacial Aurora 7.
No Thunderball de 1965, James Bond, interpretado por Sean Connery, recebeu um relógio Top Time muito especial do Q. A versão cinematográfica do relógio está equipada com um contador Geiger, que 007 usa para evitar um desastre nuclear ao localizar mísseis roubados que foram escondidos debaixo de água, tudo com a ajuda do Top Time no seu pulso.
Dada a sua forma quadrada e ousada, o Top Time também foi fortemente comercializado para uma nova geração, e para mulheres jovens em particular. Um anúncio do dia proclamou: Todos estão a pensar no cronógrafo, e os relógios que definiam a tendência foram adquiridos avidamente por mulheres elegantes que procuravam um acessório de moda que as ajudasse a destacar-se na multidão.
Scott Carpenter e Sean Connery não eram as únicas celebridades cujos pulsos estavam munidos de relógios da Breitling. A atriz Raquel Welch adicionou um toque inconfundível de glamour ao relógio Co-Pilot no seu filme Fathom.
A lenda do jazz Miles Davis era um portador do Navitimer, assim como os pilotos de Fórmula 1 Jim Clark e Graham Hill. Sabe-se agora que o medalhista de ouro olímpico Jean-Claude Killy, celebremente associado a outra marca de relógios, também usava um Breitling – mesmo nas encostas – entre 1965 e 1967. E, mais recentemente, os astronautas gémeos idênticos da NASA Scott e Mark Kelly confiaram nos relógios de pulso da Breitling tanto no espaço como em terra firme.
O capítulo final da saga da família Breitling foi um dos mais importantes. Em 1965, Willy Breitling participou no desenvolvimento do primeiro cronógrafo automático de microrrotor do mundo em cooperação com Jack W. Heuer, fabricante de movimentos com sede em Büren, e Dubois-Dépraz, um especialista em rodas de controle para cronógrafos. O lançamento em 1969 do Chrono-Matic, com a sua coroa de corda no lado esquerdo, causou sensação no panorama dos relógios a nível internacional. Este verdadeiro original foi otimizado deste então várias vezes e fabricado em diferentes versões.
1969 também marcou o início da era que, um pouco improvável para a indústria relojoeira suíça, foi marcada por relógios de pulso controlados eletronicamente. A Breitling, como a maioria das outras grandes marcas, respondeu à tendência com os seus próprios modelos de quartzo, incluindo um Chronomat de quartzo, e, com início em 1973, até introduziu versões de quartzo do icónico Navitimer.
O fim de uma era
Apesar da turbulência do final da década de 1970, Willy Breitling permaneceu um grande senhor da velha escola. Ele estava com problemas de saúde, e os seus filhos, Gregory e Alain, eram ainda jovens e – como muitos outros – inseguros quanto ao futuro da indústria. O empreendedor consumado decidiu que era hora de uma retirada organizada. Em abril de 1979, pouco antes da sua morte, ele vendeu os ativos remanescentes juntamente com as marcas comerciais familiares e os modelos de relógios consolidados, incluindo o seu querido Navitimer, ao visionário empreendedor Ernest Schneider, que, de forma adequada, também era um relojoeiro e um piloto, e cuja família permaneceria como guardiã do legado da Breitling até 2017.
A Breitling com novo proprietário
Após o registo da Breitling Montres SA a 30 de novembro de 1982, a sede da empresa foi transferida para Grenchen. Sob a sua nova propriedade, a Breitling comemorou o seu 100º aniversário em 1984 com um Chronomat completamente redesenhado, caracterizado pelos seus marcadores de bisel e o seu calibre de cronógrafo automático. O design era baseado num relógio que a marca desenvolveu no ano anterior para o famoso esquadrão italiano de voo Frecce Tricolori.
Em 1985, o Aerospace multifunções foi introduzido. Este inovador relógio de quartzo com uma caixa de titânio tinha um visor duplo – analógico e digital – e o seu mostrador apresentava dois ecrãs de exibição de cristais líquidos (LCD). Destacava-se pelo seu sistema de controlo particularmente simples e lógico e uma impressionante variedade de funções, todas ativadas simplesmente ao girar, pressionar ou puxar a coroa.
1985 também marcou um novo início para o Navitimer, que foi introduzido como uma versão de corda manual. A Referência 81600 celebrava o Navitimer original, tanto em termos de aparência como função, enquanto uma versão automática foi lançada em 1987. Aqueles Navitimers tornaram-se mais uma vez campeões de vendas e foram especialmente usados pelo cantor francês Serge Gainsbourg.
Outra estrela foi o Emergency, que, como o seu nome sugere, foi o primeiro relógio de pulso a ser equipado com um transmissor de emergência integrado. Foi lançado em 1988 com uma única antena, mas só se tornou realmente famoso em 1995 com a introdução de um engenhoso sistema de implementação de antena patenteado. O microtransmissor do modelo posterior, que foi incluído na frequência internacional de emergência aérea, estava equipado com duas antenas e tinha uma reserva de marcha independente de 48 horas.
E mesmo a tempo de comemorar mais um aniversário de marco – o 125º –, a Breitling apresentou o Calibre interno manufaturado Breitling 01 para cronógrafo automático, uma inovação que deu à marca a inclusão no círculo de elite dos principais fabricantes de relógios.
O Chronospace foi lançado em 2010. Como deslumbrante descendente do Aerospace, as suas funções não incluem somente as horas e um cronógrafo preciso ao centésimo de segundo, mas também um visor digital com um alarme, um calendário, um contador decrescente, horário GMT e um segundo fuso horário, juntamente com a função de régua de cálculo tão intimamente ligada aos relógios da Breitling para profissionais.
O Exospace B55 de 2015 combinou o apelo de um relógio de pulso notável com a conectividade ao smartphone. Particularmente atraente com a sua caixa de titânio preto e pulseira de borracha, foi – na verdadeira tradição da Breitling – projetado para profissionais de aviação. Os ajustes do relógio, incluindo definição da hora, ajustes de fuso horário e alarmes, podiam ser feitos usando o smartphone do portador, e dois visores digitais no relógio notificavam o portador que recebiam e-mails ou mensagens de texto, e também o alertavam para chamadas telefónicas e compromissos no calendário.
A Breitling prepara-se para voar até ao futuro
Em maio de 2017, a Breitling tornou-se parte da CVC Capital Partners e, em julho desse ano, Georges Kern assumiu o papel de Diretor-executivo. Com a sua equipe, Georges Kern, que já teve uma carreira distinta na indústria relojoeira, espera ansiosamente por continuar uma tradição rica cujas raízes remontam a uma pequena oficina em Saint-Imier em 1884.
Colaboradores
A marca sempre está buscando novas formas de envolver os colaboradores em relação à sustentabilidade para realizar os projetos na qual está envolvida. Cada colaborador tem direito a férias anuais remuneradas e dias de voluntariado empresarial. Em 2021, foram reconhecidos como empregador top 10 na Suíça, garantindo a igualdade salarial, conforme estabelecido ao abrigo da legislação suíça.
Sustentabilidade
A Breitling é comprometida a fazer sempre o melhor para otimizar os impactos sociais e ambientais de seus negócios, dentro de sua esfera de influência. No Relatório da Missão de Sustentabilidade inaugural, é possível encontrar informações sobre a visão geral relativamente ao tema da sustentabilidade, assim como os principais problemas que pretendem abordar.
Buscam sempre avaliar todo o processo de produção e neutralizar seus impactos ambientais. Além de estarem comprometidas com a sustentabilidade, reforçam suas ações emitindo relatórios anuais ao Carbon Disclosure Project (CDP) e também se comprometem com a Science Based Targets Initiative (SBTi) e compensam uma parte das emissões diretas e indiretas. A Breitling tem como objetivos até 2025, expandir a utilização de energia 100% renovável da sede para as operações globais e tornarem-se livres de resíduos plásticos.
Até ao momento em que consultamos este conteúdo, a empresa compensou 2.600 toneladas de carbono ao apoiar o The International Small Group and Tree Planting Program. Este é um projeto que alia a reflorestação e o desenvolvimento sustentável liderado por agricultores de subsistência a fim de combater os efeitos da desflorestação, da pobreza e da seca, ao fornecer um fluxo de receitas a longo prazo que permite a sustentabilidade do meio ambiente e dos meios de subsistência.
Parcerias sustentáveis:
Solar Impulse Foundation
A Breitling está envolvida com a Solar Impulse Foundation, que acredita que as alterações climáticas possam ser enfrentadas de forma mais eficaz através da rentabilidade.
Em abril de 2021, a fundação atingiu o seu objetivo de identificar 1000 soluções rentáveis tanto para o ambiente como para a economia — reduzindo as emissões de CO2, a poluição e a utilização de recursos e, ao mesmo tempo, criando empregos e crescimento.
O rótulo “Efficient Solution Label” da Solar Impulse é a única avaliação disponível atualmente, que serve como garantia da rentabilidade econômica de produtos e processos que protegem o meio ambiente.
Este rótulo é atribuído na sequência de um rigoroso processo de avaliação, realizado por um grupo de peritos independentes. A nova embalagem sustentável da Breitling foi nomeada uma das 1000 soluções que permitem proteger o meio ambiente de forma rentável.
SUGi Forest
A Breitling tem todo o orgulho em apoiar a SUGi, que oferece um quadro sustentável, escalável e bem-sucedido para fazer face à perda de ecossistemas, ao mesmo tempo que cria emprego ao capacitar as comunidades indígenas.
A SUGi criou mais de 80 florestas em 12 países em todo o mundo, através do comprovado método Miyawaki. A SUGi também faz parte da Trillion Tree Initiative, lançada pelo Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum, WEF) em 2020, que é uma plataforma que promove um movimento global para conservar, restaurar e plantar um bilhão de árvores até 2030. Desde o início da parceria com a SUGi em 2020, a Breitling plantou 10.500 árvores de mais de 200 espécies vegetais nativas, em mais de 3.000 metros quadrados, em quatro florestas de 14 países, restaurando 195 espécies. Para 2021, já está planeada a criação de mais florestas.
Ocean Conservancy – Combate por oceanos saudáveis
Em março de 2018, a Breitling anunciou uma parceria com a Ocean Conservancy, uma organização não governamental que se dedica a liderar o combate global por oceanos saudáveis e praias limpas.
A Breitling desempenha um papel ativo em algumas das iniciativas da Ocean Conservancy, participando nos seus programas de limpeza para proteger a saúde dos oceanos e manter os mares sem lixo.
Tem feito todos os esforços possíveis para chamar a atenção para este tema, o qual tem orgulho em apoiar a Ocean Conservancy, que tem organizado dezenas de milhares de eventos para a limpeza costeira há mais de 35 anos, em 153 países.
A organização conta com o apoio de centenas de milhares de voluntários e tem sido responsável por um enorme crescimento da consciência pública sobre a poluição dos nossos oceanos e praias. Desde 1986, mais de 12 milhões de pessoas recolheram quase 105 milhões de quilos de lixo no programa International Coastal Cleanup da Ocean Conservancy.
O lançamento de um relógio importante
Em 10 de maio de 2019, a Breitling apresentou uma edição limitada do seu Superocean Heritage para comemorar a sua parceria essencial com a Ocean Conservancy. O lançamento, que teve lugar em Bali em cooperação com a Ocean Conservancy, fez parte de uma enorme iniciativa de limpeza de praias.
Os números contam uma história: uma centena de convidados Breitling juntaram-se a centenas de voluntários de Bali e da região vizinha para remover centenas de quilos de lixo e plástico da praia. No apoio à limpeza estavam os membros do Breitling Surfers Squad, Kelly Slater, dos EUA, e as duas australianas, Sally Fitzgibbons e Stephanie Gilmore, que contribuíram com os seus esforços para a sua primeira missão comum como esquadrão.
O relógio Superocean Heritage Ocean Conservancy Limited Edition faz parte de um dos maiores legados da relojoaria, mas é muito mais do que isso: é um apelo à ação, cronometrado na perfeição, que relembra a cada um de nós que todos podemos desempenhar um papel importante com o objetivo de manter os oceanos saudáveis e as praias limpas.
O relógio de edição limitada foi exclusivamente projetado pensando na parceria Ocean Conservancy, contendo elementos e detalhes que envolvem a parceria e os valores da ONG. Sua caixa possui as gravações do logótipo da Ocean Conservancy, que é uma referência à sua categoria de edição limitada e número de série.
O cronômetro apresenta um bisel rotativo em cerâmica unidirecional, ultra duro, resistente a choque e fricção, com um ponto central luminescente na posição das 12 horas — uma característica particularmente útil para mergulhadores. Este ponto, bem como os ponteiros dos minutos e das horas, são revestidos com Super-LumiNova® e emitem uma luz azul em vez da verde padrão. Esta variação de cor complementa o design do relógio, cujo mostrador prateado é realçado por uma inscrição Superocean em azul.
O cronômetro de 44 milímetros, em aço inoxidável e certificado pelo COSC, está disponível com um par de pulseiras simples de relógio, fabricadas em tecido ECONYL®, um material inovador e reciclado a partir de resíduos de nylon, nomeadamente de redes de pesca recuperadas dos oceanos de todo o mundo.
As pulseiras são extremamente resistentes e o material do tecido ECONYL® pode ser reciclado indefinidamente. O relógio está disponível com uma pulseira simples de cetim, em azul listrado, e é fornecido com uma pulseira simples adicional de cetim, na cor azul. A embalagem também é feita a partir de material 100% reciclado.
O relógio Superocean Heritage Ocean Conservancy Limited Edition celebra não só a parceria entre a Breitling e a Ocean Conservancy, como também o seu compromisso comum no combate por oceanos saudáveis e praias limpas.
Breitling e Qhubeka: pedalar para um futuro mais brilhante
A Breitling orgulha-se da sua parceria com a Qhubeka, uma instituição de caridade global com sede na África do Sul que fornece bicicletas para pessoas que vivem em comunidades com opções limitadas de transporte.
Qhubeka é uma palavra que significa “avançar” e é um nome digno para a organização. As bicicletas são notáveis agentes de mudança em áreas remotas: elas permitem que seus passageiros cheguem aos lugares que precisam ir e façam coisas que são quase impossíveis sem transporte, como buscar suprimentos, viajar para a escola ou trabalhar ou fornecer ajuda de emergência após um desastre.
Breitling e seu esquadrão de triatlo em uma missão
Os membros do Esquadrão de Triatlo da Breitling – Jan Frodeno, Chris “Macca” McCormack e Daniela Ryf – realizaram sua primeira missão compartilhada em novembro de 2018, quando competiram na Coronation Double Century, uma desafiadora corrida de estrada sul-africana que leva o nome de sua distância de mais de 200 km.
Um ano depois, eles voltaram para Swellendam com o CEO da Breitling, Georges Kern, e alguns dos maiores talentos do ciclismo, incluindo o campeão suíço de Ironman e especialista em duatlo Ronnie Schildknecht, o ciclista profissional sul-africano Nicholas Dlamini e o ciclista italiano Vincenzo Nibali, que é um dos sete pessoas que venceram os três Grand Tours (La Vuelta, o Tour de France e o Giro d'Italia).
Todos estavam apoiando Qhubeka e seu trabalho de mudança de vida. Depois que todos completaram sua missão, o Coronation Double Century, eles aproveitaram a oportunidade para visitar uma comunidade de Qhubeka onde os ciclistas e convidados especiais tiveram a chance de ver em primeira mão o impacto positivo que as bicicletas causam na vida dos moradores locais.
Graças aos fundos arrecadados pela Missão do Esquadrão de Triatlo, Qhubeka conseguiu distribuir 100 bicicletas financiadas pela Breitling para 100 alunos da Escola Secundária Usasazo em Khayelitsha, Cidade do Cabo, elevando o número total de bicicletas entregues à escola em 2019.
O produto
A Breitling está sempre buscando formas de melhorar os impactos sociais e ambientais positivos de seus produtos. As principais iniciativas incluem 100% do uso da Swiss Better Gold (melhor ouro suíço), o lançamento de embalagens 100% reutilizadas líderes no setor e o envolvimento de seus fornecedores na criação de planos de ação para uma transformação sustentável.
Modelos
Com modelos para homens e mulheres, a Breitling conta com 9 coleções: Chronomat, Professional, Navitimer, Superocean Heritage, Avenger, Superocean, Top Time, Premier e Classic AVI.
Chronomat
O poderoso relógio da Breitling para todas as suas missões. O Super Chronomat é inspirado no Chronomat original da década de 1980, que a Breitling criou para as estrelas das equipes de voo acrobático. O Super Chronomat, o mais ousado de todos os relógios Chronomat, apresenta várias inserções em cerâmica — no bisel, nos botões do cronógrafo e na coroa — assim como uma bracelete de borracha de inspiração Rouleaux.
Não obstante, este relógio desportivo universal não vai interferir no seu sentido de estilo.
Disponível em várias versões de cores e metais, desde o aço inoxidável ao ouro vermelho de 18K. Este modelo apresenta a emblemática bracelete Rouleaux ou a bracelete de borracha inspirada nesta, combinada com um fecho de báscula.
O Super Chronomat B01 44 é movido pelo Calibre manufaturado Breitling 01, um cronômetro certificado pelo COSC.
Professional
Concebido como um relógio leve para atletas, mas também como um cronógrafo desportivo e informal para o dia a dia, o Endurance Pro combina na perfeição uma tecnologia inovadora e alta precisão com um design vibrante e colorido. É o relógio desportivo e informal de excelência.
Concebido para homens e mulheres cujas vidas ativas conjugam uma mentalidade profissional com um estilo de vida desportivo, o Endurance Pro está à altura dos desafios de um treino, mas tem estilo suficiente para os compromissos do dia a dia.
O Endurance Pro apresenta uma caixa ultraleve em Breitlight®, um material robusto 3,3 vezes mais leve do que o titânio e 5,8 vezes mais leve do que o aço inoxidável.
Antimagnético, termicamente estável e hipoalergénico, o Breitlight® é altamente resistente a riscos, tração e corrosão. Também não é tão frio ao toque como o metal e tem um efeito ligeiramente texturizado, acentuando a originalidade do design. Exclusivo da Breitling, este material é 100% fabricado na Suíça.
Disponibilizado num conjunto de coloridos mostradores e pulseiras de borracha, com uma fivela de dois pinos em Breitlight®, o Endurance Pro também pode ser combinado com uma das coloridas pulseiras simples em tecido ECONYL® da Outerknown da Breitling. O Endurance Pro é movido pelo Calibre Breitling 82, um cronógrafo SuperQuartz™ certificado pelo COSC, garantindo uma precisão excecional.
Navitimer
Requintado e elegante, o Navitimer Automatic 41 combina o encanto histórico de um verdadeiro ícone com a sofisticação de um relógio contemporâneo. Disponível em vários materiais, incluindo aço inoxidável e ouro vermelho de 18K, a caixa de 41 milímetros apresenta um bisel de contas e uma gama de elegantes mostradores em preto, antracite, azul ou prata.
Apresentado com uma bracelete a condizer ou com uma bracelete de pele de crocodilo castanha, azul ou preta, com fivela ou fecho de báscula em aço inoxidável, o Navitimer Automatic 41 é movido pelo Calibre Breitling 17, um cronômetro certificado pelo COSC. Esta edição apenas está disponível online e está limitada a 500 exemplares.
Superocean Heritage
Inspirado no SuperOcean original da década de 1950, o Superocean Heritage combina características de design emblemáticas com um estilo moderno. Desportiva e elegante, o Superocean Heritage é uma verdadeira expressão de estilo náutico. Os icónicos ponteiros em formato triangular e o bisel unidirecional com um anel polido em cerâmica tornam o Superocean Heritage um elegante relógio para mergulhadores.
Limitado a 500 exemplares, este Superocean Heritage B01 Chronograph 44 apresenta uma caixa em aço e ouro vermelho de 18K e um mostrador verde. Disponível com uma bracelete de borracha preta “de malha” com um fecho de báscula, este Superocean Heritage é movido pelo Calibre manufaturado Breitling 01, um cronômetro certificado pelo COSC.
Avenger
Arrojado, extremamente robusto e resistente a choques, o Avenger Automatic 43 apresenta um mostrador simples que oferece excelente legibilidade. Como verdadeiro Avenger da Breitling, pode ser usado com luvas e oferece segurança e fiabilidade inigualável a qualquer aventureiro do ar.
O Avenger Automatic 43 apresenta uma caixa resistente de 43 mm em aço, um mostrador colorido e uma bracelete opcional em aço ou em pele militar a condizer, com fecho de báscula ou fivela em aço. Graças ao seu bisel robusto e ao seu padrão especial de aperto na coroa, o Avenger Automatic 43 pode ser facilmente manuseado com luvas.
Superocean
Desportivo, moderno e colorido, este Superocean Automatic 42 especial apresenta um mostrador preto com uma impressionante escala dos minutos colorida. Com uma combinação perfeita de desempenho e estilo contemporâneo para todos os gostos, este relógio está à altura de qualquer desafio: mergulho, surf ou natação!
Este exclusivo online apresenta uma caixa resistente de 42 mm em aço e um mostrador preto com uma escala dos minutos colorida. A combinação com uma bracelete de borracha preta com fivela em aço faz com que este moderno e desportivo Superocean Automatic 42 não só esteja à altura dos desafios dos mares profundos (até 50 bar / 500 metros), como também irá atrair aqueles cujas aventuras têm lugar um pouco mais perto da costa.
Top Time
O cronógrafo não convencional da Breitling com um toque automobilístico. Numa distinta celebração do design e da liberdade, o Breitling Top Time Classic Cars Squad presta homenagem aos carros clássicos desportivos da década de 1960 com um trio de cronógrafos inspirados nas corridas.
Inspirados nos modelos Chevrolet Corvette, Ford Mustang e Shelby Cobra, os relógios são uma homenagem aos modelos Breitling Top Time originais da década de 1960, concebidos para “profissionais jovens e ativos”. As atuais interpretações retromodernas detêm talvez um espírito ainda mais jovem e livre.
O Ford Mustang da primeira geração, produzido de 1964 a 1969, era compacto, acessível e desportivo. Com alguns modelos para famílias e outros para desportistas focados nas corridas, este modelo era um verdadeiro ícone popular entre estrelas de rock e atores. O modelo também protagonizou alguns dos filmes mais populares da época.
Os entusiastas de automóveis sabem que o Mustang original ajudou a definir a “modernidade” de toda uma geração. Esta lenda viva ainda se encontra em produção e continua a ser importante e adorada pelos os clientes de hoje — tal como o era nos anos 60.
Apresentando uma caixa de 42 milímetros em aço inoxidável, com uma bracelete em pele bovina castanha inspirada no mundo das corridas, o Top Time Ford Mustang ostenta detalhes em amarelo e laranja no seu mostrador verde e o logótipo do pónei Ford Mustang no mostrador e no fundo de caixa. O Top Time Ford Mustang é movido pelo Calibre Breitling 25, um cronômetro certificado pelo COSC, com uma precisão de até 1/8 de segundo.
Premier
Prestando tributo a três gerações de inventores — Léon, Gaston e Willy Breitling — o Premier Chronograph personifica o legado da Breitling no que diz respeito à invenção do cronógrafo moderno. Como Willy Breitling disse, o Premier é uma prova inconfundível de um extraordinário bom gosto. Aqui, numa edição limitada a 250 exemplares.
A última geração de cronógrafos Premier recupera a sua elegância intemporal e realça o mais alto nível de relojoaria da Breitling, graças a uma variedade de emblemáticas complicações Premier: Chronograph, Duograph e Datora.
Com botões de cronógrafo retangulares, um mostrador de cronógrafo bicompax e números árabes, os cronógrafos Premier, inspirados na sua tradição, apresentam uma variedade de elegantes detalhes de design, tais como ranhuras nos bordos da caixa, fundos de caixa de safira transparentes e ponteiros vintage.
Este Chronograph específico está disponível numa edição limitada a 250 exemplares, em aço inoxidável, com um mostrador bordeaux e uma bracelete em pele de crocodilo castanha. O Cronograph é movido pelo Calibre manufaturado Breitling B09 de corda manual, certificado pelo COSC.
Classic AVI
Desde as primeiras decolagens audaciosas até ao nascimento da aviação comercial, a história da Breitling é inseparável da história da aviação. Na década de 1930, o Huit Aviation Department da Breitling ficou conhecido por inventar relógios de cockpit precisos.
Duas décadas mais tarde, apresentou mais um novo instrumento de voo, desta vez num formato para usar no pulso: o Ref. 765 AVI. Esse relógio pioneiro para pilotos criou o cenário técnico perfeito para a Super AVI de hoje, uma coleção inspirada no espírito tenaz das famosas primeiras aeronaves.
O Super AVI P-51 Mustang presta homenagem a uma dessas lendas. Quando a aeronave foi construída, em apenas 120 dias, nem mesmo a sua fabricante, a North American Aviation, podia imaginar a potência que tinha em mãos.
As asas de baixa resistência do P-51 e o sistema de arrefecimento do motor — considerado experimental quando o caça de tripulante único descolou pela primeira vez, em 1940 — conferiram à aeronave uma velocidade e alcance sem precedentes.
Posteriormente equipada com um motor Merlin, a aeronave viu o seu desempenho atingir novas alturas, tornando-se assim o melhor e mais versátil caça da sua época. Como um verdadeiro relógio para pilotos, concebido para igualar o rigor característico de um cockpit vintage, o Super AVI P-51 Mustang apresenta números árabes de grande dimensão e facilmente legíveis no mostrador e no bisel. A sua caixa resistente mede 46 mm e apresenta uma coroa de grandes dimensões às 3 horas.
Os biséis dentados proporcionam uma excelente aderência e as braceletes, em pele bovina com pespontos, fazem lembrar as costuras do clássico equipamento de voo. Uma funcionalidade que os pilotos e outros viajantes irão apreciar é o segundo fuso horário, que pode ser acompanhado através da marcação de 24 horas no bisel interior e do ponteiro GMT de ponta vermelha. O Super AVI é movido pelo Calibre manufaturado Breitling B04, certificado pelo COSC, que oferece uma reserva de marcha de aproximadamente 70 horas.
A pulseira
A Breitling conta com uma grande variedade de pulseiras. Atualmente são 6 materiais disponíveis para as pulseiras: borracha, pele bovina, pele de crocodilo, pele de crocodilo e borracha, tecido Econyl e tecido de poliamida. Além dos materiais, há como escolher uma dentre as mais de 10 cores disponíveis, o tamanho da pulseira, o tipo de fecho e o comprimento da pulseira.
Pulseira Outerknown
A parceria da Breitling com a empresa de vestuário sustentável Outerknown, assenta no compromisso das duas marcas em melhorar as condições ambientais do planeta. Cofundada por Kelly Slater, um dos membros do Breitling Surfers Squad, a Outerknown alertou para o problema do lixo marinho e motivou as pessoas a tomarem iniciativas para limpar os oceanos.
O primeiro produto da parceria da Breitling com essa empresa inovadora é o Superocean Heritage Chronograph 44 Outerknown, com bracelete feita de tecido ECONYL®, um material criado a partir de resíduos de nylon extraídos de oceanos em todo o mundo.
A embalagem
A promoção do crescimento económico não tem de ser à custa do planeta. Juntamente com a Solar Impulse Foundation, a Breitling impulsiona a adoção de soluções rentáveis para proteger o meio ambiente. A nova caixa de relógios reciclada recebeu o rótulo Efficient Solution Label da Solar Impulse pela sua reinterpretação sustentável da tradicional embalagem de relógios.
Pensar fora da caixa com estilo
A Breitling desenvolveu a primeira caixa de relógio ecológica, dobrável e reutilizável. Criada a partir de garrafas de plástico 100% recicladas, esta nova caixa faz parte dos esforços da empresa em matéria de sustentabilidade, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental negativo causado pela produção de seus produtos.
As caixas de relógio grandes e pouco práticas são coisa do passado. A alternativa pequena, inteligente e modular não só reinventa o conceito de embalagem na indústria relojoeira, como foi até galardoada com o rótulo Efficient Solution Label, atribuído pela Solar Impulse Foundation a soluções que têm um impacto positivo no meio ambiente e na economia.
A sua dimensão pequena e elegante significa também uma redução de quase 30% na distância média percorrida pela caixa — reduzindo significativamente as emissões de CO2. Graças aos elementos da caixa e da almofada, irá também apreciar a embalagem pelo seu pragmatismo e versatilidade.
A marca continua superando os limites da inovação e mantemos o compromisso para com uma economia circular.
Bertrand Piccard e a Breitling – Uma amizade forte
Bertrand Piccard é membro do Explorer Squad da Breitling desde 2018, mas as suas ligações à marca remontam há mais de duas décadas. No dia 21 de março de 1999, quando o balão Breitling Orbiter aterrou em segurança numa região remota do deserto egípcio, Piccard e o seu colega haviam conseguido o que muitos julgavam impossível: tinham dado a volta ao mundo em balão, sem escalas. No pulso, Bertrand Piccard ostentava um relógio Breitling Emergency.
Como descendente de uma dinastia lendária de exploradores e cientistas que conquistaram os cumes e as profundidades do planeta, Bertrand continua a lançar novos desafios, sempre com o objetivo de promover as energias renováveis e as tecnologias limpas.
Fonte: Breitling. Consultado pela última vez em 21 de fevereiro de 2022.
A linha do tempo
1914
● Lançamento do relógio VITESSE, um grande sucesso entre as forças policiais, pois poderia ser utilizado para pegar motoristas que excediam o limite de velocidade.
1941
● Lançamento do famoso relógio CHRONOMAT, primeiro cronógrafo equipado com uma régua de cálculo circular deslizante em seu aro. Desde funções como taquímetro e telêmetro à multiplicação, divisão e regra de três simples eram resolvidas de maneira surpreendentemente rápida. Essa foi a primeira geração do aclamado modelo, que ganharia uma segunda geração em 1984.
1952
● Lançamento do NAVITIMER, um cronógrafo inovador especificamente desenvolvido para a aviação. Pela primeira vez um relógio dispunha de um “computador de aviação” capaz de efetuar todos os cálculos necessários à preparação de planos de voo e de converter milhas em quilômetros e vice-versa. O nome tem origem na combinação de duas palavras: Navegação e Temporizador (algo como “timer” em inglês). Esta primeira versão tornou-se o relógio oficial da associação de pilotos de todo o mundo, conhecida como AOPA (Aeronaves Proprietários e Pilotos Association). Esse modelo se tornou o maior ícone da marca, objeto de desejo por parte de todos os entusiastas da aviação.
1957
● Lançamento do SUPEROCEAN, cronógrafo especialmente desenvolvido para mergulhadores profissionais e militares. O novo produto tinha robustez e funcionalidade de um relógio talhado para águas profundas (resistente até 200 metros de profundidade).
1973
● Lançamento do BREITLING NAVITIMER GMT, primeiro cronógrafo com dois sistemas de horas (12 e 24 horas).
1985
● Lançamento do AEROSPACE, inovador cronógrafo eletrônico multifuncional feito em titânico.
1986
● Lançamento de um relógio para mergulho, com uma válvula de hélio e o poder de alcançar 1.000 metros de profundidade.
1987
● Lançamento do WORLD, modelo de relógio com indicador de horário nas quatro zonas do mundo.
1988
● Lançamento do J-CLASS, modelo especificamente desenvolvido para a prática do batismo.
1995
● Lançamento do BREITLING EMERGENCY, um instrumento-relógio multifuncional que trabalhava na frequência de emergência da aviação (121,5 MHz), contendo um minúsculo transmissor com uma antena capaz de enviar um sinal de rádio que ajudaria equipes de resgate a acharem sobreviventes de um acidente de avião ou um naufrágio. Segundo reza a história, dois pilotos britânicos, Steve Brooks e Hugh Quentin-Smith, foram resgatados graças aos seus relógios EMERGENCY depois que seu helicóptero desapareceu na Antártica. Atualmente, não é preciso ser um piloto para adquirir este modelo, mas o comprador terá que assinar um termo de responsabilidade para não acionar o dispositivo de emergência em uma situação que não é urgente.
1998
● Lançamento do B1, o mais versátil cronógrafo multifuncional já desenvolvido em cooperação com profissionais da aviação, muito em virtude do micro-processador embutido.
2002
● Associação com a tradicional marca britânica de automóveis Bentley, desde a concepção de relógios aos interiores e instrumentos do painel dos sofisticados carros.
2009
● A marca coroa seus 125 anos de paixão pelos cronógrafos com a introdução do CALIBRE 01, seu próprio movimento de cronógrafo automático. Com isso, a marca suíça revolucionou a tradicional montagem de movimentos.
2010
● Lançamento do BLACKBIRD BLACKSTEEL, um relógio luxuoso de alta precisão e feito em aço com acabamento preto fosco. Com edição limitada a duas mil peças no mundo todo, o relógio custava aproximadamente US$ 7 mil (o preço final dependia do tipo de pulseira escolhida).
2011
● Lançamento do CHRONOSPACE AUTOMATIC, um novo cronógrafo para pilotos que une exemplarmente a forma e a função. Graças ao canelado pronunciado, destinado a permitir a utilização com luvas, o aro rotativo bidirecional assegura um manuseio simples e preciso da régua de cálculo circular, permitindo efetuar todas as operações ligadas à navegação aérea. Um trunfo em matéria de ergonomia e de funcionalidade.
2016
● Lançamento do CHRONOMAT 44 BLACKSTEEL, um cronógrafo cujo design faz referência aos painéis dos aviões. A caixa robusta de 44 mm é feita em aço com liga de carbono, o que garante maior resistência ao relógio. Já o mostrador conta com três contadores quadrados e indicadores luminescentes que facilitam a visualização das horas, dos minutos e dos segundos em voos e em outras atividades que exigem agilidade, como o mergulho.
● Lançamento do NAVITIMER 1884, cujo nome faz referência ao ano de fundação da empresa (número que também representa a quantidade de exemplares disponíveis). A nova versão do cronógrafo vem com caixa de prata de 46 mm com fundo preto e opções de pulseiras (metal, couro, couro de crocodilo e borracha com design inspirado nos pneus das aeronaves). O relógio vem com um conjunto de complicações inspiradas no universo dos pilotos, incluindo cronômetro, calendário e régua de aviação.
Parceira da aeronáutica
Os pioneiros da aviação necessitavam de instrumentos fiáveis e eficientes e, portanto, adotaram muito rapidamente os cronógrafos de bolso e, posteriormente, os cronógrafos de pulso BREITLING. Era apenas o início de uma parceria que faria a marca suíça respeitada no mundo inteiro.
No início dos anos de 1930, apoiando-se na sua enorme reputação de precisão e robustez, a marca introduziu, em sua linha de produtos, uma especialidade que lhe conferiria um êxito mundial: os cronógrafos de bordo destinados aos cockpits dos aviões. Estes instrumentos indispensáveis à pilotagem, com toda a segurança, alcançaram um grande êxito, junto às diversas forças armadas mundiais.
Ao longo dos anos de 1950 e 1960, a BREITLING foi uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento da aviação comercial, equipando os aviões hélice e, em seguida, os jatos de inúmeros fabricantes e companhias aéreas com os seus cronógrafos de bordo. Foi assim que a marca se tornou “fornecedor oficial da aviação mundial”.
Atualmente, a BREITLING perpetua este vínculo autêntico e privilegiado com a aeronáutica, colaborando com a elite mundial dos pilotos. A empresa faz voar, sob a sua bandeira, várias formações, incluindo a fabulosa Breitling Jet Team, maior equipe profissional civil que voa em jatos. Esta formação única no seu gênero proporciona em cada uma das suas apresentações um surpreendente espetáculo de acrobacias ousadas. Uma dança cuidadosamente regulada, onde os aviões voam a menos de 3 metros uns dos outros, a aproximadamente 700 km/h e com acelerações que alcançam os 8G.
A Breitling Jet Team é composta por sete L-39C Albatros, jatos de treino militar, rápidos e potentes. Os pilotos são todos profissionais muito experientes, vindos, na maior parte, da aviação de caças francesa, ou até mesmo da Patrouille de France.
A marca também associou-se aos maiores encontros aéreos do planeta, tais como as célebres corridas aéreas de Reno (Nevada/Estados Unidos) ou a Red Bull Air Race, na qual participa com a sua própria equipe que voa com as cores da marca. Além disso, as acrobatas do Breitling Wingwalkers executam a sua dança sincronizada, em pleno céu e em pleno voo, penduradas na asa superior de um avião. Um espetáculo de tirar o fôlego.
Por toda essa história, a marca já estrelou em suas campanhas celebridades como o ator John Travolta (que tem como principal paixão a aviação), Brad Pitt, Leonardo DiCaprio, Ami James, Tom Cruise, David Beckham e mais recentemente o astronauta Scott Kelly.
A história da aeronáutica está repleta de datas importantes, como por exemplo, a decolagem do avião dos irmãos Wright, em 1903. Ela é igualmente feita de aeronaves míticas que marcaram as memórias e a imaginação. O Lockheed Super Constellation é um exemplo disso. Lançada em 1943, este quadrimotor de hélices revolucionou o transporte civil nos anos de 1950, impondo-se como o “Rei do Atlântico”, e continua a ser um dos mais belos símbolos da conquista dos céus.
O Breitling Super Constellation “Star of Switzerland” é um dos dois últimos Super Connies ainda em estado de voo no mundo e o único na Europa. Construído em 1955, ele foi restaurado, nos anos de 1990, por um grupo de entusiastas, e participa regularmente em diversos encontros aéreos. Ao apoiar a conservação deste aparelho lendário, a marca do B alado afirma o seu empenho em preservar o patrimônio da aeronáutica mundial. Uma bela aventura à qual a sua história está intimamente ligada.
Uma parceria luxuosa
Entre 2001 e 2003, a marca foi patrocinadora oficial da Equipe Bentley na tradicional prova 24 Horas de Le Mans. Para celebrar a vitória da montadora na prova de 2003, a marca suíça criou um exclusivo um relógio de edição limitada – o Breitling Bentley 24 Le Mans.
Era o início de uma bem sucedida parceria. Outra exclusividade desta parceria ocorreu em 2002 quando a montadora britânica lançou o Bentley GT. Coube a BREITLING dar seu toque pessoal a esta jóia do luxo e desempenho, participando no design da instrumentação técnica e assinando o relógio de bordo.
Foi a primeira vez que a montadora britânica confiava esta tarefa a uma relojoaria. Esta parceria de sucesso perdura até os dias de hoje com uma linha exclusiva de relógios batizada de Breitling for Bentley.
A sofisticação britânica aliada a excelência suíça, assim pode ser definida esta coleção que apresenta 15 modelos sofisticados e exclusivos. Um dos mais recentes lançamentos dessa linha é o Bentley B06 S, um cronógrafo compacto inspirado nas tradicionais grades do radiador dos automóveis da montadora.
A primeira pista de pouso exclusiva
A BREITLING escolheu Nova York para o local de inauguração de sua primeira flagship store no mundo no início de 2011. Localizada em Manhattan, perto da sofisticada Quinta Avenida, a loja de três andares e 400m², mistura em sua decoração o mundo da aviação e a pop-art de raízes nova-iorquina. Tudo para apresentar todas as linhas da marca suíça, além de edições super limitadas de seus cobiçados cronógrafos.
O local também serve como uma avançada assistência técnica e pós-venda. O Brasil ganhou sua primeira BREITLING BOUTIQUE em 2013, inaugurada em um dos shopping centers mais sofisticados da capital paulista: o Cidade Jardim. Na unidade brasileira as caixas de som tocam uma seleção de aproximadamente 800 músicas que carregam consigo o espírito da marca, com intérpretes do cenário alternativo eletrônico, em uma composição de áudios de sons de jatos e jingles da marca. Para ajudar ainda mais, um ambiente aromatizado com uma fragrância exclusiva. Hoje em dia a marca tem 44 lojas próprias ao redor do mundo.
A produção
Diz-se que um BREITLING não é produzido, é concebido. Os relógios da marca suíça não são simples cronômetros de precisão. São instrumentos ideais para dar informações vitais em condições de altitude, profundidade, direcionamento, entre outros aspectos.
Cada detalhe de construção e escolha de caixa foi desenvolvido e testado para responder em situações adversas, afinal, nos quesitos robustez e funcionalidade, a marca suíça tem incrível perfeição. As caixas de um BREITLING são desenhadas e fabricadas de maneira a oferecer proteção em caso de choque, mesmo o mais violentos.
Das coroas e pistões, às partes mais expostas dos cronógrafos, tudo é artesanal. Todos os modelos são equipados com vidro de safira anti-risco e as pulseiras com elos soldados. A produção dos relógios BREITLING passa por um rígido controle de qualidade. Cada relógio possui aproximadamente 600 peças e demora até quatro semanas para ser montado, passando por aproximadamente mil controles e testes durante sua fabricação. Apenas para efeito de comparação, um modelo convencional tem 80 itens. Tudo é feito à mão com matéria-prima de altíssimo nível.
A BREITLING é uma das raríssimas marcas relojoeiras do mundo a submeter todos os seus movimentos (mecânicos e de quartzo) aos impiedosos testes do COSC (Contrôle Officiel Suísse des Chronomètres ou algo como Controle Oficial Suíço dos Cronômetros), a mais alta referência, em matéria de precisão e fiabilidade, e a única baseada em uma norma internacional. Isto significa que foram testados e avaliados durante 12 dias.
As quatro principais coleções da marca – Windrider, Professional, Aeromarine e Navitimer – disponibilizam uma vasta gama de modelos que são o expoente máximo da funcionalidade e do rigor. Estes “instrumentos para profissionais”, como define o famoso slogan da marca, podem custar entre €1.000 e €14.000, sem contar as edições limitadas e especiais. Afinal, tamanha sofisticação tem preço.
A evolução visual
O tradicional logotipo da marca, composto por um par de asas e uma âncora, revela em sua exatidão quem são alguns dos mais fiéis seguidores da BREITLING: os pilotos. Esse logotipo passou por pequenas alterações ao longo dos anos.
Dados corporativos
● Origem: Suíça
● Fundação: 1884
● Fundador: Léon Breitling
● Sede mundial: Grenchen, Suíça
● Proprietário da marca: Breitling S.A.
● Capital aberto: Não
● CEO: Jean-Paul Girardin
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 44
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 500
● Segmento: Relojoaria
● Principais produtos: Relógios e cronômetros
● Concorrentes diretos: Tag Heuer, IWC, Omega, Hublot, Rolex e Panerai
● Ícones: A sua ligação íntima com a aviação.
● Slogan: Instruments for professionals.
● Website: www.breitling.com
A marca no mundo
Os luxuosos e tradicionais relógios da marca BREITLING são vendidos nas mais sofisticadas joalherias localizadas em mais de 100 países ao redor do mundo, além de uma pequena rede de lojas próprias (batizadas de BREITLING BOUTIQUE) composta por 44 unidades e localizadas em cidades como São Paulo, Nova York, Dubai, Las Vegas, Miami, Orlando, Madri, Londres, Tóquio e Paris.
A loja em São Paulo
A loja de 48 metros quadrados fica no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. Como a marca é ligada à aviação, as vitrines foram decoradas com mosaicos esculpidos de aeronaves. O espaço também tem pinturas artpop de Kevin Kelly e pisos e móveis de madeira.
Você sabia?
O famoso slogan da marca “Instruments for professionals” (em português algo como “Instrumentos para profissionais”) foi cunhado em 1992.
Fontes:
Mundo das Marcas, "Breitling". Publicado em 17 de julho de 2016. Consultado pela última vez em 21 de fevereiro de 2022.
Glamurama, "Breitling abre sua primeira loja no Brasil, em São Paulo", publicado por Manuel AP, em 29 de novembro de 2013. Consultado pela última vez em 21 de fevereiro de 2022.
Wikipédia, consultado pela última vez em 21 de fevereiro de 2022.
Breitling (Saint-Imier, Cantão de Berna, Suíça, 1884) é uma marca suíça de relógios de pulso fundada por Léon Breitling. Os seus relógios são conhecidos por serem usados, geralmente, por pilotos da aviação civil, ou militar. Entre os seus modelos mais conhecidos estão o Breitling Navitimer, e o Breitling Chronomat. A Breitling também fabrica uma edição especial para a marca de automóveis Bentley, denominada Breitling for Bentley Motors. Um dos seus maiores patrocinadores é o ator e também piloto comercial John Travolta. A marca está entre as mais vendidas do mundo.
História
A história da Breitling começa quando, aos 24 anos de idade, Leon Breitling, abriu um pequeno atelier especializado na fabricação de cronógrafos e medidores de alta precisão para uso científico e industrial.
Léon Breitling concentrou-se nos cronógrafos, cada vez mais procurados na época para aplicações industriais, militares e científicas, bem como para organizações atléticas. Em 1889, Léon Breitling obteve uma patente para um modelo simplificado que se distinguia dos seus concorrentes através do seu design elegante, processo de fabrico simples e fácil manutenção.
Seguiram-se prémios, estabelecendo a reputação da empresa e impelindo uma mudança para uma nova fábrica em La Chaux-de-Fonds em 1892. A L. Breitling, Montbrillant Watch Manufacturing teve logo 60 funcionários concentrados em fazer relógios precisos e inovadores.
Em 1893, a empresa patenteou um movimento com uma impressionante reserva de marcha de oito dias. Em 1896, a Breitling atingiu um marco importante: um cronógrafo que era preciso até dois quintos de segundo. Um modelo com um pulsógrafo que apresentava uma escala logarítmica ideal para medir a frequência cardíaca de um paciente era extremamente estimado pelos médicos. Numa década, a empresa vendeu mais de 100 000 cronógrafos e cronômetros.
Em 1905, quando os automóveis emergiam como o meio de transporte preferido, Léon Breitling patenteou um temporizador/taquímetro simples que conseguia medir qualquer velocidade entre 15 e 150 km/h. O temporizador Vitesse permitiu que os condutores calculassem as suas velocidades – mas também permitiu que a polícia fizesse o mesmo e, logo depois, as primeiras multas por excesso de velocidade foram emitidas na Suíça.
Durante a Primeira Guerra Mundial em 1914, o filho do fundador, Gaston, assumiu o comando da empresa após a morte de seu pai. Ele herdou o espírito pioneiro do seu pai, o seu estilo inovador e uma paixão insaciável por cronógrafos, que demonstrou em 1915 com o lançamento de um dos primeiros cronógrafos de pulso do mundo com um botão separado acima da coroa do relógio, com ponteiros centrais e contador de 30 minutos. Este é também o primeiro instrumento criado pela empresa que se destinava a equipar os pilotos do exército em guerra.
Em 1923, foi a vez da marca criar um relógio de bolso patenteado primeiro cronógrafo com botões independentes, diferente dos anteriores, que utilizavam a coroa como botão. O botão de acionamento um na posição das 2 horas era usado para iniciar e parar, enquanto o outro, integrado na coroa, reiniciava o mecanismo do cronógrafo. Pela primeira vez, foi possível ao cronômetro medir vários tempos em sequência.
Curiosamente, muitos dos mostradores nos produtos de Gaston Breitling não estavam assinados e exibiam o nome do cliente ou logotipos protegidos, tais como Montbrillant, Sprint e Vitesse. Foi só no final da década de 1920 que o nome do fabricante apareceu finalmente nos relógios.
Gaston Breitling faleceu inesperadamente em julho de 1927. O seu filho Willy, com apenas 14 anos de idade na altura, ainda não tinha idade suficiente para tomar o bastante impressionante lugar do pai, então, durante os cinco anos posteriores, a empresa foi administrada por uma equipe externa.
A empresa sobreviveu ao colapso de Wall Street em 1929 e à Grande Depressão, que se seguiu, e, em 1932, Willy Breitling, embora ainda muito jovem, estava pronto para assumir a liderança da empresa. Quando ele assumiu o comando, os cronógrafos ainda estavam no centro do negócio. A coleção da Breitling incluía mais de 40 modelos diferentes para o pulso ou para a cabine.
Em 1934, os relógios com cronógrafo tinham apenas um único botão de acionamento, então, após um início e uma parada, uma reinicialização era inevitável. Willy Breitling viu isto como uma falha básica e, em 1934, registou uma patente para o primeiro cronógrafo de pulso do mundo com dois botões de acionamento que permitia a medição de vários períodos curtos sucessivos, tecnologia que é utilizada até hoje nas configurações dos equipamentos contemporâneos.
Em 1936, ele apresentou um cronógrafo de aviador especialmente concebido com um mostrador preto e chamativos números e ponteiros luminescentes, assim como um bisel rotativo prático com uma seta de ponteiro útil e versátil que também brilhava no escuro. A partir de então, a BREITLING tornou-se fornecedora oficial da Royal Air Force, a conhecida força aérea britânica, garantindo assim ainda mais prestígio para a marca. A partir dessa data tem início uma longa cooperação com a aviação internacional.
Entre as conquistas pioneiras celebradas de Willy Breitling estava a criação do Huit Aviation Department em 1938. Totalmente ciente dos requisitos rigorosos para a aviação militar e civil, o seu nome – a palavra francesa para oito – foi uma escolha perfeita. Ele refletia a reserva de marcha de oito dias oferecida por muitos relógios de painel e outros instrumentos cronométricos específicos, incluindo cronômetros de pulso, que o departamento estava a desenvolver para aviadores profissionais.
Além das suas impressionantes reservas de marcha e facilidade de leitura, estes cronógrafos de bordo distinguiam-se pelas suas caixas leves. Os produtos Huit atraíram imediatamente a atenção dos aviadores mi- litares e, à medida que a Segunda Guerra Mundial se aproximava, o Huit Aviation Department recebeu uma grande encomenda para a produção de cronógrafos da Força Aérea Real do Reino Unido, ganhando a mar- ca de Willy Breitling acesso às cabines dos lendários bombardeiros e aviões de combate que tão brilhante- mente se desempenharam durante toda a guerra.
Em 1940, a Breitling recebeu a patente para o Chrono- mat, que é caracterizado por uma régua de cálculo rotativa, patenteada para técnicos e cientistas. A agitada década de 1940 também foi marcada por criações tão inovadoras como a linha Premier, que foi introduzida por volta de 1943. A decisão de usar a palavra francesa para primeiro para esta coleção não foi acidental – referenciou o uso civil, não militar dos cronógrafos, dependendo menos de inovação e mais de qualidade excecional, elegância e atenção aos detalhes. Com diâmetros de até 38 mm e designs elegantes, a linha Premier, disponível em aço inoxidável ou ouro maciço, constituiu mais um marco significativo para a Breitling.
Dois dos destaques mais complexos da era foram o Duograph, que foi introduzido em 1944 e apresentou uma complicação de fração de segundos, e a linha Datora, que foi introduzida imediatamente após a guerra e se caracteriza pela exibição do calendário e das fases da lua.
As décadas de 1950 e 1960: as inovações continuam
1952 marcou a estreia de um protótipo de relógio sem precedentes que continua a ser um ícone até hoje: o Breitling Navitimer. O seu nome é uma amálgama das palavras navigation (navegação) e timer (temporizador). Equipado com a régua de cálculo específica para voos que foi introduzida com o Chronomat, não é de admirar que este relógio tenha sido a opção de inúmeros pilotos, companhias aéreas e fabricantes de aeronaves.
Outro marco na década de 1950 foi o extraordinário SuperOcean. Willy Breitling estava decidido a mergulhar (literalmente!) no seu 25o aniversário como dirigente do negócio da família. E fez isso com este relógio de mergulhador que apresentava uma caixa resistente à água de até 20 bar (ou profundidades de até 200 metros). Aproveitando a dinâmica do SuperOcean, a Breitling lançou o simples, mas robusto TransOcean em 1958. A popularidade deste cronômetro automático à prova de choque, antimagnético e superfechado foi apoiada pela reputação da marca ao nível da precisão para a aviação.
Em 1962, uma versão do Navitimer desenhada pelo astronauta Scott Carpenter juntou-se ao clássico original. Uma característica importante era o seu mostrador de 24 horas, porque no espaço era impossível distinguir entre o dia e a noite. Carpenter utilizou o relógio a 24 de maio de 1962, durante a sua missão a bordo da nave espacial Aurora 7.
No Thunderball de 1965, James Bond, interpretado por Sean Connery, recebeu um relógio Top Time muito especial do Q. A versão cinematográfica do relógio está equipada com um contador Geiger, que 007 usa para evitar um desastre nuclear ao localizar mísseis roubados que foram escondidos debaixo de água, tudo com a ajuda do Top Time no seu pulso.
Dada a sua forma quadrada e ousada, o Top Time também foi fortemente comercializado para uma nova geração, e para mulheres jovens em particular. Um anúncio do dia proclamou: Todos estão a pensar no cronógrafo, e os relógios que definiam a tendência foram adquiridos avidamente por mulheres elegantes que procuravam um acessório de moda que as ajudasse a destacar-se na multidão.
Scott Carpenter e Sean Connery não eram as únicas celebridades cujos pulsos estavam munidos de relógios da Breitling. A atriz Raquel Welch adicionou um toque inconfundível de glamour ao relógio Co-Pilot no seu filme Fathom.
A lenda do jazz Miles Davis era um portador do Navitimer, assim como os pilotos de Fórmula 1 Jim Clark e Graham Hill. Sabe-se agora que o medalhista de ouro olímpico Jean-Claude Killy, celebremente associado a outra marca de relógios, também usava um Breitling – mesmo nas encostas – entre 1965 e 1967. E, mais recentemente, os astronautas gémeos idênticos da NASA Scott e Mark Kelly confiaram nos relógios de pulso da Breitling tanto no espaço como em terra firme.
O capítulo final da saga da família Breitling foi um dos mais importantes. Em 1965, Willy Breitling participou no desenvolvimento do primeiro cronógrafo automático de microrrotor do mundo em cooperação com Jack W. Heuer, fabricante de movimentos com sede em Büren, e Dubois-Dépraz, um especialista em rodas de controle para cronógrafos. O lançamento em 1969 do Chrono-Matic, com a sua coroa de corda no lado esquerdo, causou sensação no panorama dos relógios a nível internacional. Este verdadeiro original foi otimizado deste então várias vezes e fabricado em diferentes versões.
1969 também marcou o início da era que, um pouco improvável para a indústria relojoeira suíça, foi marcada por relógios de pulso controlados eletronicamente. A Breitling, como a maioria das outras grandes marcas, respondeu à tendência com os seus próprios modelos de quartzo, incluindo um Chronomat de quartzo, e, com início em 1973, até introduziu versões de quartzo do icónico Navitimer.
O fim de uma era
Apesar da turbulência do final da década de 1970, Willy Breitling permaneceu um grande senhor da velha escola. Ele estava com problemas de saúde, e os seus filhos, Gregory e Alain, eram ainda jovens e – como muitos outros – inseguros quanto ao futuro da indústria. O empreendedor consumado decidiu que era hora de uma retirada organizada. Em abril de 1979, pouco antes da sua morte, ele vendeu os ativos remanescentes juntamente com as marcas comerciais familiares e os modelos de relógios consolidados, incluindo o seu querido Navitimer, ao visionário empreendedor Ernest Schneider, que, de forma adequada, também era um relojoeiro e um piloto, e cuja família permaneceria como guardiã do legado da Breitling até 2017.
A Breitling com novo proprietário
Após o registo da Breitling Montres SA a 30 de novembro de 1982, a sede da empresa foi transferida para Grenchen. Sob a sua nova propriedade, a Breitling comemorou o seu 100º aniversário em 1984 com um Chronomat completamente redesenhado, caracterizado pelos seus marcadores de bisel e o seu calibre de cronógrafo automático. O design era baseado num relógio que a marca desenvolveu no ano anterior para o famoso esquadrão italiano de voo Frecce Tricolori.
Em 1985, o Aerospace multifunções foi introduzido. Este inovador relógio de quartzo com uma caixa de titânio tinha um visor duplo – analógico e digital – e o seu mostrador apresentava dois ecrãs de exibição de cristais líquidos (LCD). Destacava-se pelo seu sistema de controlo particularmente simples e lógico e uma impressionante variedade de funções, todas ativadas simplesmente ao girar, pressionar ou puxar a coroa.
1985 também marcou um novo início para o Navitimer, que foi introduzido como uma versão de corda manual. A Referência 81600 celebrava o Navitimer original, tanto em termos de aparência como função, enquanto uma versão automática foi lançada em 1987. Aqueles Navitimers tornaram-se mais uma vez campeões de vendas e foram especialmente usados pelo cantor francês Serge Gainsbourg.
Outra estrela foi o Emergency, que, como o seu nome sugere, foi o primeiro relógio de pulso a ser equipado com um transmissor de emergência integrado. Foi lançado em 1988 com uma única antena, mas só se tornou realmente famoso em 1995 com a introdução de um engenhoso sistema de implementação de antena patenteado. O microtransmissor do modelo posterior, que foi incluído na frequência internacional de emergência aérea, estava equipado com duas antenas e tinha uma reserva de marcha independente de 48 horas.
E mesmo a tempo de comemorar mais um aniversário de marco – o 125º –, a Breitling apresentou o Calibre interno manufaturado Breitling 01 para cronógrafo automático, uma inovação que deu à marca a inclusão no círculo de elite dos principais fabricantes de relógios.
O Chronospace foi lançado em 2010. Como deslumbrante descendente do Aerospace, as suas funções não incluem somente as horas e um cronógrafo preciso ao centésimo de segundo, mas também um visor digital com um alarme, um calendário, um contador decrescente, horário GMT e um segundo fuso horário, juntamente com a função de régua de cálculo tão intimamente ligada aos relógios da Breitling para profissionais.
O Exospace B55 de 2015 combinou o apelo de um relógio de pulso notável com a conectividade ao smartphone. Particularmente atraente com a sua caixa de titânio preto e pulseira de borracha, foi – na verdadeira tradição da Breitling – projetado para profissionais de aviação. Os ajustes do relógio, incluindo definição da hora, ajustes de fuso horário e alarmes, podiam ser feitos usando o smartphone do portador, e dois visores digitais no relógio notificavam o portador que recebiam e-mails ou mensagens de texto, e também o alertavam para chamadas telefónicas e compromissos no calendário.
A Breitling prepara-se para voar até ao futuro
Em maio de 2017, a Breitling tornou-se parte da CVC Capital Partners e, em julho desse ano, Georges Kern assumiu o papel de Diretor-executivo. Com a sua equipe, Georges Kern, que já teve uma carreira distinta na indústria relojoeira, espera ansiosamente por continuar uma tradição rica cujas raízes remontam a uma pequena oficina em Saint-Imier em 1884.
Colaboradores
A marca sempre está buscando novas formas de envolver os colaboradores em relação à sustentabilidade para realizar os projetos na qual está envolvida. Cada colaborador tem direito a férias anuais remuneradas e dias de voluntariado empresarial. Em 2021, foram reconhecidos como empregador top 10 na Suíça, garantindo a igualdade salarial, conforme estabelecido ao abrigo da legislação suíça.
Sustentabilidade
A Breitling é comprometida a fazer sempre o melhor para otimizar os impactos sociais e ambientais de seus negócios, dentro de sua esfera de influência. No Relatório da Missão de Sustentabilidade inaugural, é possível encontrar informações sobre a visão geral relativamente ao tema da sustentabilidade, assim como os principais problemas que pretendem abordar.
Buscam sempre avaliar todo o processo de produção e neutralizar seus impactos ambientais. Além de estarem comprometidas com a sustentabilidade, reforçam suas ações emitindo relatórios anuais ao Carbon Disclosure Project (CDP) e também se comprometem com a Science Based Targets Initiative (SBTi) e compensam uma parte das emissões diretas e indiretas. A Breitling tem como objetivos até 2025, expandir a utilização de energia 100% renovável da sede para as operações globais e tornarem-se livres de resíduos plásticos.
Até ao momento em que consultamos este conteúdo, a empresa compensou 2.600 toneladas de carbono ao apoiar o The International Small Group and Tree Planting Program. Este é um projeto que alia a reflorestação e o desenvolvimento sustentável liderado por agricultores de subsistência a fim de combater os efeitos da desflorestação, da pobreza e da seca, ao fornecer um fluxo de receitas a longo prazo que permite a sustentabilidade do meio ambiente e dos meios de subsistência.
Parcerias sustentáveis:
Solar Impulse Foundation
A Breitling está envolvida com a Solar Impulse Foundation, que acredita que as alterações climáticas possam ser enfrentadas de forma mais eficaz através da rentabilidade.
Em abril de 2021, a fundação atingiu o seu objetivo de identificar 1000 soluções rentáveis tanto para o ambiente como para a economia — reduzindo as emissões de CO2, a poluição e a utilização de recursos e, ao mesmo tempo, criando empregos e crescimento.
O rótulo “Efficient Solution Label” da Solar Impulse é a única avaliação disponível atualmente, que serve como garantia da rentabilidade econômica de produtos e processos que protegem o meio ambiente.
Este rótulo é atribuído na sequência de um rigoroso processo de avaliação, realizado por um grupo de peritos independentes. A nova embalagem sustentável da Breitling foi nomeada uma das 1000 soluções que permitem proteger o meio ambiente de forma rentável.
SUGi Forest
A Breitling tem todo o orgulho em apoiar a SUGi, que oferece um quadro sustentável, escalável e bem-sucedido para fazer face à perda de ecossistemas, ao mesmo tempo que cria emprego ao capacitar as comunidades indígenas.
A SUGi criou mais de 80 florestas em 12 países em todo o mundo, através do comprovado método Miyawaki. A SUGi também faz parte da Trillion Tree Initiative, lançada pelo Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum, WEF) em 2020, que é uma plataforma que promove um movimento global para conservar, restaurar e plantar um bilhão de árvores até 2030. Desde o início da parceria com a SUGi em 2020, a Breitling plantou 10.500 árvores de mais de 200 espécies vegetais nativas, em mais de 3.000 metros quadrados, em quatro florestas de 14 países, restaurando 195 espécies. Para 2021, já está planeada a criação de mais florestas.
Ocean Conservancy – Combate por oceanos saudáveis
Em março de 2018, a Breitling anunciou uma parceria com a Ocean Conservancy, uma organização não governamental que se dedica a liderar o combate global por oceanos saudáveis e praias limpas.
A Breitling desempenha um papel ativo em algumas das iniciativas da Ocean Conservancy, participando nos seus programas de limpeza para proteger a saúde dos oceanos e manter os mares sem lixo.
Tem feito todos os esforços possíveis para chamar a atenção para este tema, o qual tem orgulho em apoiar a Ocean Conservancy, que tem organizado dezenas de milhares de eventos para a limpeza costeira há mais de 35 anos, em 153 países.
A organização conta com o apoio de centenas de milhares de voluntários e tem sido responsável por um enorme crescimento da consciência pública sobre a poluição dos nossos oceanos e praias. Desde 1986, mais de 12 milhões de pessoas recolheram quase 105 milhões de quilos de lixo no programa International Coastal Cleanup da Ocean Conservancy.
O lançamento de um relógio importante
Em 10 de maio de 2019, a Breitling apresentou uma edição limitada do seu Superocean Heritage para comemorar a sua parceria essencial com a Ocean Conservancy. O lançamento, que teve lugar em Bali em cooperação com a Ocean Conservancy, fez parte de uma enorme iniciativa de limpeza de praias.
Os números contam uma história: uma centena de convidados Breitling juntaram-se a centenas de voluntários de Bali e da região vizinha para remover centenas de quilos de lixo e plástico da praia. No apoio à limpeza estavam os membros do Breitling Surfers Squad, Kelly Slater, dos EUA, e as duas australianas, Sally Fitzgibbons e Stephanie Gilmore, que contribuíram com os seus esforços para a sua primeira missão comum como esquadrão.
O relógio Superocean Heritage Ocean Conservancy Limited Edition faz parte de um dos maiores legados da relojoaria, mas é muito mais do que isso: é um apelo à ação, cronometrado na perfeição, que relembra a cada um de nós que todos podemos desempenhar um papel importante com o objetivo de manter os oceanos saudáveis e as praias limpas.
O relógio de edição limitada foi exclusivamente projetado pensando na parceria Ocean Conservancy, contendo elementos e detalhes que envolvem a parceria e os valores da ONG. Sua caixa possui as gravações do logótipo da Ocean Conservancy, que é uma referência à sua categoria de edição limitada e número de série.
O cronômetro apresenta um bisel rotativo em cerâmica unidirecional, ultra duro, resistente a choque e fricção, com um ponto central luminescente na posição das 12 horas — uma característica particularmente útil para mergulhadores. Este ponto, bem como os ponteiros dos minutos e das horas, são revestidos com Super-LumiNova® e emitem uma luz azul em vez da verde padrão. Esta variação de cor complementa o design do relógio, cujo mostrador prateado é realçado por uma inscrição Superocean em azul.
O cronômetro de 44 milímetros, em aço inoxidável e certificado pelo COSC, está disponível com um par de pulseiras simples de relógio, fabricadas em tecido ECONYL®, um material inovador e reciclado a partir de resíduos de nylon, nomeadamente de redes de pesca recuperadas dos oceanos de todo o mundo.
As pulseiras são extremamente resistentes e o material do tecido ECONYL® pode ser reciclado indefinidamente. O relógio está disponível com uma pulseira simples de cetim, em azul listrado, e é fornecido com uma pulseira simples adicional de cetim, na cor azul. A embalagem também é feita a partir de material 100% reciclado.
O relógio Superocean Heritage Ocean Conservancy Limited Edition celebra não só a parceria entre a Breitling e a Ocean Conservancy, como também o seu compromisso comum no combate por oceanos saudáveis e praias limpas.
Breitling e Qhubeka: pedalar para um futuro mais brilhante
A Breitling orgulha-se da sua parceria com a Qhubeka, uma instituição de caridade global com sede na África do Sul que fornece bicicletas para pessoas que vivem em comunidades com opções limitadas de transporte.
Qhubeka é uma palavra que significa “avançar” e é um nome digno para a organização. As bicicletas são notáveis agentes de mudança em áreas remotas: elas permitem que seus passageiros cheguem aos lugares que precisam ir e façam coisas que são quase impossíveis sem transporte, como buscar suprimentos, viajar para a escola ou trabalhar ou fornecer ajuda de emergência após um desastre.
Breitling e seu esquadrão de triatlo em uma missão
Os membros do Esquadrão de Triatlo da Breitling – Jan Frodeno, Chris “Macca” McCormack e Daniela Ryf – realizaram sua primeira missão compartilhada em novembro de 2018, quando competiram na Coronation Double Century, uma desafiadora corrida de estrada sul-africana que leva o nome de sua distância de mais de 200 km.
Um ano depois, eles voltaram para Swellendam com o CEO da Breitling, Georges Kern, e alguns dos maiores talentos do ciclismo, incluindo o campeão suíço de Ironman e especialista em duatlo Ronnie Schildknecht, o ciclista profissional sul-africano Nicholas Dlamini e o ciclista italiano Vincenzo Nibali, que é um dos sete pessoas que venceram os três Grand Tours (La Vuelta, o Tour de France e o Giro d'Italia).
Todos estavam apoiando Qhubeka e seu trabalho de mudança de vida. Depois que todos completaram sua missão, o Coronation Double Century, eles aproveitaram a oportunidade para visitar uma comunidade de Qhubeka onde os ciclistas e convidados especiais tiveram a chance de ver em primeira mão o impacto positivo que as bicicletas causam na vida dos moradores locais.
Graças aos fundos arrecadados pela Missão do Esquadrão de Triatlo, Qhubeka conseguiu distribuir 100 bicicletas financiadas pela Breitling para 100 alunos da Escola Secundária Usasazo em Khayelitsha, Cidade do Cabo, elevando o número total de bicicletas entregues à escola em 2019.
O produto
A Breitling está sempre buscando formas de melhorar os impactos sociais e ambientais positivos de seus produtos. As principais iniciativas incluem 100% do uso da Swiss Better Gold (melhor ouro suíço), o lançamento de embalagens 100% reutilizadas líderes no setor e o envolvimento de seus fornecedores na criação de planos de ação para uma transformação sustentável.
Modelos
Com modelos para homens e mulheres, a Breitling conta com 9 coleções: Chronomat, Professional, Navitimer, Superocean Heritage, Avenger, Superocean, Top Time, Premier e Classic AVI.
Chronomat
O poderoso relógio da Breitling para todas as suas missões. O Super Chronomat é inspirado no Chronomat original da década de 1980, que a Breitling criou para as estrelas das equipes de voo acrobático. O Super Chronomat, o mais ousado de todos os relógios Chronomat, apresenta várias inserções em cerâmica — no bisel, nos botões do cronógrafo e na coroa — assim como uma bracelete de borracha de inspiração Rouleaux.
Não obstante, este relógio desportivo universal não vai interferir no seu sentido de estilo.
Disponível em várias versões de cores e metais, desde o aço inoxidável ao ouro vermelho de 18K. Este modelo apresenta a emblemática bracelete Rouleaux ou a bracelete de borracha inspirada nesta, combinada com um fecho de báscula.
O Super Chronomat B01 44 é movido pelo Calibre manufaturado Breitling 01, um cronômetro certificado pelo COSC.
Professional
Concebido como um relógio leve para atletas, mas também como um cronógrafo desportivo e informal para o dia a dia, o Endurance Pro combina na perfeição uma tecnologia inovadora e alta precisão com um design vibrante e colorido. É o relógio desportivo e informal de excelência.
Concebido para homens e mulheres cujas vidas ativas conjugam uma mentalidade profissional com um estilo de vida desportivo, o Endurance Pro está à altura dos desafios de um treino, mas tem estilo suficiente para os compromissos do dia a dia.
O Endurance Pro apresenta uma caixa ultraleve em Breitlight®, um material robusto 3,3 vezes mais leve do que o titânio e 5,8 vezes mais leve do que o aço inoxidável.
Antimagnético, termicamente estável e hipoalergénico, o Breitlight® é altamente resistente a riscos, tração e corrosão. Também não é tão frio ao toque como o metal e tem um efeito ligeiramente texturizado, acentuando a originalidade do design. Exclusivo da Breitling, este material é 100% fabricado na Suíça.
Disponibilizado num conjunto de coloridos mostradores e pulseiras de borracha, com uma fivela de dois pinos em Breitlight®, o Endurance Pro também pode ser combinado com uma das coloridas pulseiras simples em tecido ECONYL® da Outerknown da Breitling. O Endurance Pro é movido pelo Calibre Breitling 82, um cronógrafo SuperQuartz™ certificado pelo COSC, garantindo uma precisão excecional.
Navitimer
Requintado e elegante, o Navitimer Automatic 41 combina o encanto histórico de um verdadeiro ícone com a sofisticação de um relógio contemporâneo. Disponível em vários materiais, incluindo aço inoxidável e ouro vermelho de 18K, a caixa de 41 milímetros apresenta um bisel de contas e uma gama de elegantes mostradores em preto, antracite, azul ou prata.
Apresentado com uma bracelete a condizer ou com uma bracelete de pele de crocodilo castanha, azul ou preta, com fivela ou fecho de báscula em aço inoxidável, o Navitimer Automatic 41 é movido pelo Calibre Breitling 17, um cronômetro certificado pelo COSC. Esta edição apenas está disponível online e está limitada a 500 exemplares.
Superocean Heritage
Inspirado no SuperOcean original da década de 1950, o Superocean Heritage combina características de design emblemáticas com um estilo moderno. Desportiva e elegante, o Superocean Heritage é uma verdadeira expressão de estilo náutico. Os icónicos ponteiros em formato triangular e o bisel unidirecional com um anel polido em cerâmica tornam o Superocean Heritage um elegante relógio para mergulhadores.
Limitado a 500 exemplares, este Superocean Heritage B01 Chronograph 44 apresenta uma caixa em aço e ouro vermelho de 18K e um mostrador verde. Disponível com uma bracelete de borracha preta “de malha” com um fecho de báscula, este Superocean Heritage é movido pelo Calibre manufaturado Breitling 01, um cronômetro certificado pelo COSC.
Avenger
Arrojado, extremamente robusto e resistente a choques, o Avenger Automatic 43 apresenta um mostrador simples que oferece excelente legibilidade. Como verdadeiro Avenger da Breitling, pode ser usado com luvas e oferece segurança e fiabilidade inigualável a qualquer aventureiro do ar.
O Avenger Automatic 43 apresenta uma caixa resistente de 43 mm em aço, um mostrador colorido e uma bracelete opcional em aço ou em pele militar a condizer, com fecho de báscula ou fivela em aço. Graças ao seu bisel robusto e ao seu padrão especial de aperto na coroa, o Avenger Automatic 43 pode ser facilmente manuseado com luvas.
Superocean
Desportivo, moderno e colorido, este Superocean Automatic 42 especial apresenta um mostrador preto com uma impressionante escala dos minutos colorida. Com uma combinação perfeita de desempenho e estilo contemporâneo para todos os gostos, este relógio está à altura de qualquer desafio: mergulho, surf ou natação!
Este exclusivo online apresenta uma caixa resistente de 42 mm em aço e um mostrador preto com uma escala dos minutos colorida. A combinação com uma bracelete de borracha preta com fivela em aço faz com que este moderno e desportivo Superocean Automatic 42 não só esteja à altura dos desafios dos mares profundos (até 50 bar / 500 metros), como também irá atrair aqueles cujas aventuras têm lugar um pouco mais perto da costa.
Top Time
O cronógrafo não convencional da Breitling com um toque automobilístico. Numa distinta celebração do design e da liberdade, o Breitling Top Time Classic Cars Squad presta homenagem aos carros clássicos desportivos da década de 1960 com um trio de cronógrafos inspirados nas corridas.
Inspirados nos modelos Chevrolet Corvette, Ford Mustang e Shelby Cobra, os relógios são uma homenagem aos modelos Breitling Top Time originais da década de 1960, concebidos para “profissionais jovens e ativos”. As atuais interpretações retromodernas detêm talvez um espírito ainda mais jovem e livre.
O Ford Mustang da primeira geração, produzido de 1964 a 1969, era compacto, acessível e desportivo. Com alguns modelos para famílias e outros para desportistas focados nas corridas, este modelo era um verdadeiro ícone popular entre estrelas de rock e atores. O modelo também protagonizou alguns dos filmes mais populares da época.
Os entusiastas de automóveis sabem que o Mustang original ajudou a definir a “modernidade” de toda uma geração. Esta lenda viva ainda se encontra em produção e continua a ser importante e adorada pelos os clientes de hoje — tal como o era nos anos 60.
Apresentando uma caixa de 42 milímetros em aço inoxidável, com uma bracelete em pele bovina castanha inspirada no mundo das corridas, o Top Time Ford Mustang ostenta detalhes em amarelo e laranja no seu mostrador verde e o logótipo do pónei Ford Mustang no mostrador e no fundo de caixa. O Top Time Ford Mustang é movido pelo Calibre Breitling 25, um cronômetro certificado pelo COSC, com uma precisão de até 1/8 de segundo.
Premier
Prestando tributo a três gerações de inventores — Léon, Gaston e Willy Breitling — o Premier Chronograph personifica o legado da Breitling no que diz respeito à invenção do cronógrafo moderno. Como Willy Breitling disse, o Premier é uma prova inconfundível de um extraordinário bom gosto. Aqui, numa edição limitada a 250 exemplares.
A última geração de cronógrafos Premier recupera a sua elegância intemporal e realça o mais alto nível de relojoaria da Breitling, graças a uma variedade de emblemáticas complicações Premier: Chronograph, Duograph e Datora.
Com botões de cronógrafo retangulares, um mostrador de cronógrafo bicompax e números árabes, os cronógrafos Premier, inspirados na sua tradição, apresentam uma variedade de elegantes detalhes de design, tais como ranhuras nos bordos da caixa, fundos de caixa de safira transparentes e ponteiros vintage.
Este Chronograph específico está disponível numa edição limitada a 250 exemplares, em aço inoxidável, com um mostrador bordeaux e uma bracelete em pele de crocodilo castanha. O Cronograph é movido pelo Calibre manufaturado Breitling B09 de corda manual, certificado pelo COSC.
Classic AVI
Desde as primeiras decolagens audaciosas até ao nascimento da aviação comercial, a história da Breitling é inseparável da história da aviação. Na década de 1930, o Huit Aviation Department da Breitling ficou conhecido por inventar relógios de cockpit precisos.
Duas décadas mais tarde, apresentou mais um novo instrumento de voo, desta vez num formato para usar no pulso: o Ref. 765 AVI. Esse relógio pioneiro para pilotos criou o cenário técnico perfeito para a Super AVI de hoje, uma coleção inspirada no espírito tenaz das famosas primeiras aeronaves.
O Super AVI P-51 Mustang presta homenagem a uma dessas lendas. Quando a aeronave foi construída, em apenas 120 dias, nem mesmo a sua fabricante, a North American Aviation, podia imaginar a potência que tinha em mãos.
As asas de baixa resistência do P-51 e o sistema de arrefecimento do motor — considerado experimental quando o caça de tripulante único descolou pela primeira vez, em 1940 — conferiram à aeronave uma velocidade e alcance sem precedentes.
Posteriormente equipada com um motor Merlin, a aeronave viu o seu desempenho atingir novas alturas, tornando-se assim o melhor e mais versátil caça da sua época. Como um verdadeiro relógio para pilotos, concebido para igualar o rigor característico de um cockpit vintage, o Super AVI P-51 Mustang apresenta números árabes de grande dimensão e facilmente legíveis no mostrador e no bisel. A sua caixa resistente mede 46 mm e apresenta uma coroa de grandes dimensões às 3 horas.
Os biséis dentados proporcionam uma excelente aderência e as braceletes, em pele bovina com pespontos, fazem lembrar as costuras do clássico equipamento de voo. Uma funcionalidade que os pilotos e outros viajantes irão apreciar é o segundo fuso horário, que pode ser acompanhado através da marcação de 24 horas no bisel interior e do ponteiro GMT de ponta vermelha. O Super AVI é movido pelo Calibre manufaturado Breitling B04, certificado pelo COSC, que oferece uma reserva de marcha de aproximadamente 70 horas.
A pulseira
A Breitling conta com uma grande variedade de pulseiras. Atualmente são 6 materiais disponíveis para as pulseiras: borracha, pele bovina, pele de crocodilo, pele de crocodilo e borracha, tecido Econyl e tecido de poliamida. Além dos materiais, há como escolher uma dentre as mais de 10 cores disponíveis, o tamanho da pulseira, o tipo de fecho e o comprimento da pulseira.
Pulseira Outerknown
A parceria da Breitling com a empresa de vestuário sustentável Outerknown, assenta no compromisso das duas marcas em melhorar as condições ambientais do planeta. Cofundada por Kelly Slater, um dos membros do Breitling Surfers Squad, a Outerknown alertou para o problema do lixo marinho e motivou as pessoas a tomarem iniciativas para limpar os oceanos.
O primeiro produto da parceria da Breitling com essa empresa inovadora é o Superocean Heritage Chronograph 44 Outerknown, com bracelete feita de tecido ECONYL®, um material criado a partir de resíduos de nylon extraídos de oceanos em todo o mundo.
A embalagem
A promoção do crescimento económico não tem de ser à custa do planeta. Juntamente com a Solar Impulse Foundation, a Breitling impulsiona a adoção de soluções rentáveis para proteger o meio ambiente. A nova caixa de relógios reciclada recebeu o rótulo Efficient Solution Label da Solar Impulse pela sua reinterpretação sustentável da tradicional embalagem de relógios.
Pensar fora da caixa com estilo
A Breitling desenvolveu a primeira caixa de relógio ecológica, dobrável e reutilizável. Criada a partir de garrafas de plástico 100% recicladas, esta nova caixa faz parte dos esforços da empresa em matéria de sustentabilidade, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental negativo causado pela produção de seus produtos.
As caixas de relógio grandes e pouco práticas são coisa do passado. A alternativa pequena, inteligente e modular não só reinventa o conceito de embalagem na indústria relojoeira, como foi até galardoada com o rótulo Efficient Solution Label, atribuído pela Solar Impulse Foundation a soluções que têm um impacto positivo no meio ambiente e na economia.
A sua dimensão pequena e elegante significa também uma redução de quase 30% na distância média percorrida pela caixa — reduzindo significativamente as emissões de CO2. Graças aos elementos da caixa e da almofada, irá também apreciar a embalagem pelo seu pragmatismo e versatilidade.
A marca continua superando os limites da inovação e mantemos o compromisso para com uma economia circular.
Bertrand Piccard e a Breitling – Uma amizade forte
Bertrand Piccard é membro do Explorer Squad da Breitling desde 2018, mas as suas ligações à marca remontam há mais de duas décadas. No dia 21 de março de 1999, quando o balão Breitling Orbiter aterrou em segurança numa região remota do deserto egípcio, Piccard e o seu colega haviam conseguido o que muitos julgavam impossível: tinham dado a volta ao mundo em balão, sem escalas. No pulso, Bertrand Piccard ostentava um relógio Breitling Emergency.
Como descendente de uma dinastia lendária de exploradores e cientistas que conquistaram os cumes e as profundidades do planeta, Bertrand continua a lançar novos desafios, sempre com o objetivo de promover as energias renováveis e as tecnologias limpas.
Fonte: Breitling. Consultado pela última vez em 21 de fevereiro de 2022.
A linha do tempo
1914
● Lançamento do relógio VITESSE, um grande sucesso entre as forças policiais, pois poderia ser utilizado para pegar motoristas que excediam o limite de velocidade.
1941
● Lançamento do famoso relógio CHRONOMAT, primeiro cronógrafo equipado com uma régua de cálculo circular deslizante em seu aro. Desde funções como taquímetro e telêmetro à multiplicação, divisão e regra de três simples eram resolvidas de maneira surpreendentemente rápida. Essa foi a primeira geração do aclamado modelo, que ganharia uma segunda geração em 1984.
1952
● Lançamento do NAVITIMER, um cronógrafo inovador especificamente desenvolvido para a aviação. Pela primeira vez um relógio dispunha de um “computador de aviação” capaz de efetuar todos os cálculos necessários à preparação de planos de voo e de converter milhas em quilômetros e vice-versa. O nome tem origem na combinação de duas palavras: Navegação e Temporizador (algo como “timer” em inglês). Esta primeira versão tornou-se o relógio oficial da associação de pilotos de todo o mundo, conhecida como AOPA (Aeronaves Proprietários e Pilotos Association). Esse modelo se tornou o maior ícone da marca, objeto de desejo por parte de todos os entusiastas da aviação.
1957
● Lançamento do SUPEROCEAN, cronógrafo especialmente desenvolvido para mergulhadores profissionais e militares. O novo produto tinha robustez e funcionalidade de um relógio talhado para águas profundas (resistente até 200 metros de profundidade).
1973
● Lançamento do BREITLING NAVITIMER GMT, primeiro cronógrafo com dois sistemas de horas (12 e 24 horas).
1985
● Lançamento do AEROSPACE, inovador cronógrafo eletrônico multifuncional feito em titânico.
1986
● Lançamento de um relógio para mergulho, com uma válvula de hélio e o poder de alcançar 1.000 metros de profundidade.
1987
● Lançamento do WORLD, modelo de relógio com indicador de horário nas quatro zonas do mundo.
1988
● Lançamento do J-CLASS, modelo especificamente desenvolvido para a prática do batismo.
1995
● Lançamento do BREITLING EMERGENCY, um instrumento-relógio multifuncional que trabalhava na frequência de emergência da aviação (121,5 MHz), contendo um minúsculo transmissor com uma antena capaz de enviar um sinal de rádio que ajudaria equipes de resgate a acharem sobreviventes de um acidente de avião ou um naufrágio. Segundo reza a história, dois pilotos britânicos, Steve Brooks e Hugh Quentin-Smith, foram resgatados graças aos seus relógios EMERGENCY depois que seu helicóptero desapareceu na Antártica. Atualmente, não é preciso ser um piloto para adquirir este modelo, mas o comprador terá que assinar um termo de responsabilidade para não acionar o dispositivo de emergência em uma situação que não é urgente.
1998
● Lançamento do B1, o mais versátil cronógrafo multifuncional já desenvolvido em cooperação com profissionais da aviação, muito em virtude do micro-processador embutido.
2002
● Associação com a tradicional marca britânica de automóveis Bentley, desde a concepção de relógios aos interiores e instrumentos do painel dos sofisticados carros.
2009
● A marca coroa seus 125 anos de paixão pelos cronógrafos com a introdução do CALIBRE 01, seu próprio movimento de cronógrafo automático. Com isso, a marca suíça revolucionou a tradicional montagem de movimentos.
2010
● Lançamento do BLACKBIRD BLACKSTEEL, um relógio luxuoso de alta precisão e feito em aço com acabamento preto fosco. Com edição limitada a duas mil peças no mundo todo, o relógio custava aproximadamente US$ 7 mil (o preço final dependia do tipo de pulseira escolhida).
2011
● Lançamento do CHRONOSPACE AUTOMATIC, um novo cronógrafo para pilotos que une exemplarmente a forma e a função. Graças ao canelado pronunciado, destinado a permitir a utilização com luvas, o aro rotativo bidirecional assegura um manuseio simples e preciso da régua de cálculo circular, permitindo efetuar todas as operações ligadas à navegação aérea. Um trunfo em matéria de ergonomia e de funcionalidade.
2016
● Lançamento do CHRONOMAT 44 BLACKSTEEL, um cronógrafo cujo design faz referência aos painéis dos aviões. A caixa robusta de 44 mm é feita em aço com liga de carbono, o que garante maior resistência ao relógio. Já o mostrador conta com três contadores quadrados e indicadores luminescentes que facilitam a visualização das horas, dos minutos e dos segundos em voos e em outras atividades que exigem agilidade, como o mergulho.
● Lançamento do NAVITIMER 1884, cujo nome faz referência ao ano de fundação da empresa (número que também representa a quantidade de exemplares disponíveis). A nova versão do cronógrafo vem com caixa de prata de 46 mm com fundo preto e opções de pulseiras (metal, couro, couro de crocodilo e borracha com design inspirado nos pneus das aeronaves). O relógio vem com um conjunto de complicações inspiradas no universo dos pilotos, incluindo cronômetro, calendário e régua de aviação.
Parceira da aeronáutica
Os pioneiros da aviação necessitavam de instrumentos fiáveis e eficientes e, portanto, adotaram muito rapidamente os cronógrafos de bolso e, posteriormente, os cronógrafos de pulso BREITLING. Era apenas o início de uma parceria que faria a marca suíça respeitada no mundo inteiro.
No início dos anos de 1930, apoiando-se na sua enorme reputação de precisão e robustez, a marca introduziu, em sua linha de produtos, uma especialidade que lhe conferiria um êxito mundial: os cronógrafos de bordo destinados aos cockpits dos aviões. Estes instrumentos indispensáveis à pilotagem, com toda a segurança, alcançaram um grande êxito, junto às diversas forças armadas mundiais.
Ao longo dos anos de 1950 e 1960, a BREITLING foi uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento da aviação comercial, equipando os aviões hélice e, em seguida, os jatos de inúmeros fabricantes e companhias aéreas com os seus cronógrafos de bordo. Foi assim que a marca se tornou “fornecedor oficial da aviação mundial”.
Atualmente, a BREITLING perpetua este vínculo autêntico e privilegiado com a aeronáutica, colaborando com a elite mundial dos pilotos. A empresa faz voar, sob a sua bandeira, várias formações, incluindo a fabulosa Breitling Jet Team, maior equipe profissional civil que voa em jatos. Esta formação única no seu gênero proporciona em cada uma das suas apresentações um surpreendente espetáculo de acrobacias ousadas. Uma dança cuidadosamente regulada, onde os aviões voam a menos de 3 metros uns dos outros, a aproximadamente 700 km/h e com acelerações que alcançam os 8G.
A Breitling Jet Team é composta por sete L-39C Albatros, jatos de treino militar, rápidos e potentes. Os pilotos são todos profissionais muito experientes, vindos, na maior parte, da aviação de caças francesa, ou até mesmo da Patrouille de France.
A marca também associou-se aos maiores encontros aéreos do planeta, tais como as célebres corridas aéreas de Reno (Nevada/Estados Unidos) ou a Red Bull Air Race, na qual participa com a sua própria equipe que voa com as cores da marca. Além disso, as acrobatas do Breitling Wingwalkers executam a sua dança sincronizada, em pleno céu e em pleno voo, penduradas na asa superior de um avião. Um espetáculo de tirar o fôlego.
Por toda essa história, a marca já estrelou em suas campanhas celebridades como o ator John Travolta (que tem como principal paixão a aviação), Brad Pitt, Leonardo DiCaprio, Ami James, Tom Cruise, David Beckham e mais recentemente o astronauta Scott Kelly.
A história da aeronáutica está repleta de datas importantes, como por exemplo, a decolagem do avião dos irmãos Wright, em 1903. Ela é igualmente feita de aeronaves míticas que marcaram as memórias e a imaginação. O Lockheed Super Constellation é um exemplo disso. Lançada em 1943, este quadrimotor de hélices revolucionou o transporte civil nos anos de 1950, impondo-se como o “Rei do Atlântico”, e continua a ser um dos mais belos símbolos da conquista dos céus.
O Breitling Super Constellation “Star of Switzerland” é um dos dois últimos Super Connies ainda em estado de voo no mundo e o único na Europa. Construído em 1955, ele foi restaurado, nos anos de 1990, por um grupo de entusiastas, e participa regularmente em diversos encontros aéreos. Ao apoiar a conservação deste aparelho lendário, a marca do B alado afirma o seu empenho em preservar o patrimônio da aeronáutica mundial. Uma bela aventura à qual a sua história está intimamente ligada.
Uma parceria luxuosa
Entre 2001 e 2003, a marca foi patrocinadora oficial da Equipe Bentley na tradicional prova 24 Horas de Le Mans. Para celebrar a vitória da montadora na prova de 2003, a marca suíça criou um exclusivo um relógio de edição limitada – o Breitling Bentley 24 Le Mans.
Era o início de uma bem sucedida parceria. Outra exclusividade desta parceria ocorreu em 2002 quando a montadora britânica lançou o Bentley GT. Coube a BREITLING dar seu toque pessoal a esta jóia do luxo e desempenho, participando no design da instrumentação técnica e assinando o relógio de bordo.
Foi a primeira vez que a montadora britânica confiava esta tarefa a uma relojoaria. Esta parceria de sucesso perdura até os dias de hoje com uma linha exclusiva de relógios batizada de Breitling for Bentley.
A sofisticação britânica aliada a excelência suíça, assim pode ser definida esta coleção que apresenta 15 modelos sofisticados e exclusivos. Um dos mais recentes lançamentos dessa linha é o Bentley B06 S, um cronógrafo compacto inspirado nas tradicionais grades do radiador dos automóveis da montadora.
A primeira pista de pouso exclusiva
A BREITLING escolheu Nova York para o local de inauguração de sua primeira flagship store no mundo no início de 2011. Localizada em Manhattan, perto da sofisticada Quinta Avenida, a loja de três andares e 400m², mistura em sua decoração o mundo da aviação e a pop-art de raízes nova-iorquina. Tudo para apresentar todas as linhas da marca suíça, além de edições super limitadas de seus cobiçados cronógrafos.
O local também serve como uma avançada assistência técnica e pós-venda. O Brasil ganhou sua primeira BREITLING BOUTIQUE em 2013, inaugurada em um dos shopping centers mais sofisticados da capital paulista: o Cidade Jardim. Na unidade brasileira as caixas de som tocam uma seleção de aproximadamente 800 músicas que carregam consigo o espírito da marca, com intérpretes do cenário alternativo eletrônico, em uma composição de áudios de sons de jatos e jingles da marca. Para ajudar ainda mais, um ambiente aromatizado com uma fragrância exclusiva. Hoje em dia a marca tem 44 lojas próprias ao redor do mundo.
A produção
Diz-se que um BREITLING não é produzido, é concebido. Os relógios da marca suíça não são simples cronômetros de precisão. São instrumentos ideais para dar informações vitais em condições de altitude, profundidade, direcionamento, entre outros aspectos.
Cada detalhe de construção e escolha de caixa foi desenvolvido e testado para responder em situações adversas, afinal, nos quesitos robustez e funcionalidade, a marca suíça tem incrível perfeição. As caixas de um BREITLING são desenhadas e fabricadas de maneira a oferecer proteção em caso de choque, mesmo o mais violentos.
Das coroas e pistões, às partes mais expostas dos cronógrafos, tudo é artesanal. Todos os modelos são equipados com vidro de safira anti-risco e as pulseiras com elos soldados. A produção dos relógios BREITLING passa por um rígido controle de qualidade. Cada relógio possui aproximadamente 600 peças e demora até quatro semanas para ser montado, passando por aproximadamente mil controles e testes durante sua fabricação. Apenas para efeito de comparação, um modelo convencional tem 80 itens. Tudo é feito à mão com matéria-prima de altíssimo nível.
A BREITLING é uma das raríssimas marcas relojoeiras do mundo a submeter todos os seus movimentos (mecânicos e de quartzo) aos impiedosos testes do COSC (Contrôle Officiel Suísse des Chronomètres ou algo como Controle Oficial Suíço dos Cronômetros), a mais alta referência, em matéria de precisão e fiabilidade, e a única baseada em uma norma internacional. Isto significa que foram testados e avaliados durante 12 dias.
As quatro principais coleções da marca – Windrider, Professional, Aeromarine e Navitimer – disponibilizam uma vasta gama de modelos que são o expoente máximo da funcionalidade e do rigor. Estes “instrumentos para profissionais”, como define o famoso slogan da marca, podem custar entre €1.000 e €14.000, sem contar as edições limitadas e especiais. Afinal, tamanha sofisticação tem preço.
A evolução visual
O tradicional logotipo da marca, composto por um par de asas e uma âncora, revela em sua exatidão quem são alguns dos mais fiéis seguidores da BREITLING: os pilotos. Esse logotipo passou por pequenas alterações ao longo dos anos.
Dados corporativos
● Origem: Suíça
● Fundação: 1884
● Fundador: Léon Breitling
● Sede mundial: Grenchen, Suíça
● Proprietário da marca: Breitling S.A.
● Capital aberto: Não
● CEO: Jean-Paul Girardin
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 44
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 500
● Segmento: Relojoaria
● Principais produtos: Relógios e cronômetros
● Concorrentes diretos: Tag Heuer, IWC, Omega, Hublot, Rolex e Panerai
● Ícones: A sua ligação íntima com a aviação.
● Slogan: Instruments for professionals.
● Website: www.breitling.com
A marca no mundo
Os luxuosos e tradicionais relógios da marca BREITLING são vendidos nas mais sofisticadas joalherias localizadas em mais de 100 países ao redor do mundo, além de uma pequena rede de lojas próprias (batizadas de BREITLING BOUTIQUE) composta por 44 unidades e localizadas em cidades como São Paulo, Nova York, Dubai, Las Vegas, Miami, Orlando, Madri, Londres, Tóquio e Paris.
A loja em São Paulo
A loja de 48 metros quadrados fica no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. Como a marca é ligada à aviação, as vitrines foram decoradas com mosaicos esculpidos de aeronaves. O espaço também tem pinturas artpop de Kevin Kelly e pisos e móveis de madeira.
Você sabia?
O famoso slogan da marca “Instruments for professionals” (em português algo como “Instrumentos para profissionais”) foi cunhado em 1992.
Fontes:
Mundo das Marcas, "Breitling". Publicado em 17 de julho de 2016. Consultado pela última vez em 21 de fevereiro de 2022.
Glamurama, "Breitling abre sua primeira loja no Brasil, em São Paulo", publicado por Manuel AP, em 29 de novembro de 2013. Consultado pela última vez em 21 de fevereiro de 2022.
Wikipédia, consultado pela última vez em 21 de fevereiro de 2022.
Breitling (Saint-Imier, Cantão de Berna, Suíça, 1884) é uma marca suíça de relógios de pulso fundada por Léon Breitling. Os seus relógios são conhecidos por serem usados, geralmente, por pilotos da aviação civil, ou militar. Entre os seus modelos mais conhecidos estão o Breitling Navitimer, e o Breitling Chronomat. A Breitling também fabrica uma edição especial para a marca de automóveis Bentley, denominada Breitling for Bentley Motors. Um dos seus maiores patrocinadores é o ator e também piloto comercial John Travolta. A marca está entre as mais vendidas do mundo.
História
A história da Breitling começa quando, aos 24 anos de idade, Leon Breitling, abriu um pequeno atelier especializado na fabricação de cronógrafos e medidores de alta precisão para uso científico e industrial.
Léon Breitling concentrou-se nos cronógrafos, cada vez mais procurados na época para aplicações industriais, militares e científicas, bem como para organizações atléticas. Em 1889, Léon Breitling obteve uma patente para um modelo simplificado que se distinguia dos seus concorrentes através do seu design elegante, processo de fabrico simples e fácil manutenção.
Seguiram-se prémios, estabelecendo a reputação da empresa e impelindo uma mudança para uma nova fábrica em La Chaux-de-Fonds em 1892. A L. Breitling, Montbrillant Watch Manufacturing teve logo 60 funcionários concentrados em fazer relógios precisos e inovadores.
Em 1893, a empresa patenteou um movimento com uma impressionante reserva de marcha de oito dias. Em 1896, a Breitling atingiu um marco importante: um cronógrafo que era preciso até dois quintos de segundo. Um modelo com um pulsógrafo que apresentava uma escala logarítmica ideal para medir a frequência cardíaca de um paciente era extremamente estimado pelos médicos. Numa década, a empresa vendeu mais de 100 000 cronógrafos e cronômetros.
Em 1905, quando os automóveis emergiam como o meio de transporte preferido, Léon Breitling patenteou um temporizador/taquímetro simples que conseguia medir qualquer velocidade entre 15 e 150 km/h. O temporizador Vitesse permitiu que os condutores calculassem as suas velocidades – mas também permitiu que a polícia fizesse o mesmo e, logo depois, as primeiras multas por excesso de velocidade foram emitidas na Suíça.
Durante a Primeira Guerra Mundial em 1914, o filho do fundador, Gaston, assumiu o comando da empresa após a morte de seu pai. Ele herdou o espírito pioneiro do seu pai, o seu estilo inovador e uma paixão insaciável por cronógrafos, que demonstrou em 1915 com o lançamento de um dos primeiros cronógrafos de pulso do mundo com um botão separado acima da coroa do relógio, com ponteiros centrais e contador de 30 minutos. Este é também o primeiro instrumento criado pela empresa que se destinava a equipar os pilotos do exército em guerra.
Em 1923, foi a vez da marca criar um relógio de bolso patenteado primeiro cronógrafo com botões independentes, diferente dos anteriores, que utilizavam a coroa como botão. O botão de acionamento um na posição das 2 horas era usado para iniciar e parar, enquanto o outro, integrado na coroa, reiniciava o mecanismo do cronógrafo. Pela primeira vez, foi possível ao cronômetro medir vários tempos em sequência.
Curiosamente, muitos dos mostradores nos produtos de Gaston Breitling não estavam assinados e exibiam o nome do cliente ou logotipos protegidos, tais como Montbrillant, Sprint e Vitesse. Foi só no final da década de 1920 que o nome do fabricante apareceu finalmente nos relógios.
Gaston Breitling faleceu inesperadamente em julho de 1927. O seu filho Willy, com apenas 14 anos de idade na altura, ainda não tinha idade suficiente para tomar o bastante impressionante lugar do pai, então, durante os cinco anos posteriores, a empresa foi administrada por uma equipe externa.
A empresa sobreviveu ao colapso de Wall Street em 1929 e à Grande Depressão, que se seguiu, e, em 1932, Willy Breitling, embora ainda muito jovem, estava pronto para assumir a liderança da empresa. Quando ele assumiu o comando, os cronógrafos ainda estavam no centro do negócio. A coleção da Breitling incluía mais de 40 modelos diferentes para o pulso ou para a cabine.
Em 1934, os relógios com cronógrafo tinham apenas um único botão de acionamento, então, após um início e uma parada, uma reinicialização era inevitável. Willy Breitling viu isto como uma falha básica e, em 1934, registou uma patente para o primeiro cronógrafo de pulso do mundo com dois botões de acionamento que permitia a medição de vários períodos curtos sucessivos, tecnologia que é utilizada até hoje nas configurações dos equipamentos contemporâneos.
Em 1936, ele apresentou um cronógrafo de aviador especialmente concebido com um mostrador preto e chamativos números e ponteiros luminescentes, assim como um bisel rotativo prático com uma seta de ponteiro útil e versátil que também brilhava no escuro. A partir de então, a BREITLING tornou-se fornecedora oficial da Royal Air Force, a conhecida força aérea britânica, garantindo assim ainda mais prestígio para a marca. A partir dessa data tem início uma longa cooperação com a aviação internacional.
Entre as conquistas pioneiras celebradas de Willy Breitling estava a criação do Huit Aviation Department em 1938. Totalmente ciente dos requisitos rigorosos para a aviação militar e civil, o seu nome – a palavra francesa para oito – foi uma escolha perfeita. Ele refletia a reserva de marcha de oito dias oferecida por muitos relógios de painel e outros instrumentos cronométricos específicos, incluindo cronômetros de pulso, que o departamento estava a desenvolver para aviadores profissionais.
Além das suas impressionantes reservas de marcha e facilidade de leitura, estes cronógrafos de bordo distinguiam-se pelas suas caixas leves. Os produtos Huit atraíram imediatamente a atenção dos aviadores mi- litares e, à medida que a Segunda Guerra Mundial se aproximava, o Huit Aviation Department recebeu uma grande encomenda para a produção de cronógrafos da Força Aérea Real do Reino Unido, ganhando a mar- ca de Willy Breitling acesso às cabines dos lendários bombardeiros e aviões de combate que tão brilhante- mente se desempenharam durante toda a guerra.
Em 1940, a Breitling recebeu a patente para o Chrono- mat, que é caracterizado por uma régua de cálculo rotativa, patenteada para técnicos e cientistas. A agitada década de 1940 também foi marcada por criações tão inovadoras como a linha Premier, que foi introduzida por volta de 1943. A decisão de usar a palavra francesa para primeiro para esta coleção não foi acidental – referenciou o uso civil, não militar dos cronógrafos, dependendo menos de inovação e mais de qualidade excecional, elegância e atenção aos detalhes. Com diâmetros de até 38 mm e designs elegantes, a linha Premier, disponível em aço inoxidável ou ouro maciço, constituiu mais um marco significativo para a Breitling.
Dois dos destaques mais complexos da era foram o Duograph, que foi introduzido em 1944 e apresentou uma complicação de fração de segundos, e a linha Datora, que foi introduzida imediatamente após a guerra e se caracteriza pela exibição do calendário e das fases da lua.
As décadas de 1950 e 1960: as inovações continuam
1952 marcou a estreia de um protótipo de relógio sem precedentes que continua a ser um ícone até hoje: o Breitling Navitimer. O seu nome é uma amálgama das palavras navigation (navegação) e timer (temporizador). Equipado com a régua de cálculo específica para voos que foi introduzida com o Chronomat, não é de admirar que este relógio tenha sido a opção de inúmeros pilotos, companhias aéreas e fabricantes de aeronaves.
Outro marco na década de 1950 foi o extraordinário SuperOcean. Willy Breitling estava decidido a mergulhar (literalmente!) no seu 25o aniversário como dirigente do negócio da família. E fez isso com este relógio de mergulhador que apresentava uma caixa resistente à água de até 20 bar (ou profundidades de até 200 metros). Aproveitando a dinâmica do SuperOcean, a Breitling lançou o simples, mas robusto TransOcean em 1958. A popularidade deste cronômetro automático à prova de choque, antimagnético e superfechado foi apoiada pela reputação da marca ao nível da precisão para a aviação.
Em 1962, uma versão do Navitimer desenhada pelo astronauta Scott Carpenter juntou-se ao clássico original. Uma característica importante era o seu mostrador de 24 horas, porque no espaço era impossível distinguir entre o dia e a noite. Carpenter utilizou o relógio a 24 de maio de 1962, durante a sua missão a bordo da nave espacial Aurora 7.
No Thunderball de 1965, James Bond, interpretado por Sean Connery, recebeu um relógio Top Time muito especial do Q. A versão cinematográfica do relógio está equipada com um contador Geiger, que 007 usa para evitar um desastre nuclear ao localizar mísseis roubados que foram escondidos debaixo de água, tudo com a ajuda do Top Time no seu pulso.
Dada a sua forma quadrada e ousada, o Top Time também foi fortemente comercializado para uma nova geração, e para mulheres jovens em particular. Um anúncio do dia proclamou: Todos estão a pensar no cronógrafo, e os relógios que definiam a tendência foram adquiridos avidamente por mulheres elegantes que procuravam um acessório de moda que as ajudasse a destacar-se na multidão.
Scott Carpenter e Sean Connery não eram as únicas celebridades cujos pulsos estavam munidos de relógios da Breitling. A atriz Raquel Welch adicionou um toque inconfundível de glamour ao relógio Co-Pilot no seu filme Fathom.
A lenda do jazz Miles Davis era um portador do Navitimer, assim como os pilotos de Fórmula 1 Jim Clark e Graham Hill. Sabe-se agora que o medalhista de ouro olímpico Jean-Claude Killy, celebremente associado a outra marca de relógios, também usava um Breitling – mesmo nas encostas – entre 1965 e 1967. E, mais recentemente, os astronautas gémeos idênticos da NASA Scott e Mark Kelly confiaram nos relógios de pulso da Breitling tanto no espaço como em terra firme.
O capítulo final da saga da família Breitling foi um dos mais importantes. Em 1965, Willy Breitling participou no desenvolvimento do primeiro cronógrafo automático de microrrotor do mundo em cooperação com Jack W. Heuer, fabricante de movimentos com sede em Büren, e Dubois-Dépraz, um especialista em rodas de controle para cronógrafos. O lançamento em 1969 do Chrono-Matic, com a sua coroa de corda no lado esquerdo, causou sensação no panorama dos relógios a nível internacional. Este verdadeiro original foi otimizado deste então várias vezes e fabricado em diferentes versões.
1969 também marcou o início da era que, um pouco improvável para a indústria relojoeira suíça, foi marcada por relógios de pulso controlados eletronicamente. A Breitling, como a maioria das outras grandes marcas, respondeu à tendência com os seus próprios modelos de quartzo, incluindo um Chronomat de quartzo, e, com início em 1973, até introduziu versões de quartzo do icónico Navitimer.
O fim de uma era
Apesar da turbulência do final da década de 1970, Willy Breitling permaneceu um grande senhor da velha escola. Ele estava com problemas de saúde, e os seus filhos, Gregory e Alain, eram ainda jovens e – como muitos outros – inseguros quanto ao futuro da indústria. O empreendedor consumado decidiu que era hora de uma retirada organizada. Em abril de 1979, pouco antes da sua morte, ele vendeu os ativos remanescentes juntamente com as marcas comerciais familiares e os modelos de relógios consolidados, incluindo o seu querido Navitimer, ao visionário empreendedor Ernest Schneider, que, de forma adequada, também era um relojoeiro e um piloto, e cuja família permaneceria como guardiã do legado da Breitling até 2017.
A Breitling com novo proprietário
Após o registo da Breitling Montres SA a 30 de novembro de 1982, a sede da empresa foi transferida para Grenchen. Sob a sua nova propriedade, a Breitling comemorou o seu 100º aniversário em 1984 com um Chronomat completamente redesenhado, caracterizado pelos seus marcadores de bisel e o seu calibre de cronógrafo automático. O design era baseado num relógio que a marca desenvolveu no ano anterior para o famoso esquadrão italiano de voo Frecce Tricolori.
Em 1985, o Aerospace multifunções foi introduzido. Este inovador relógio de quartzo com uma caixa de titânio tinha um visor duplo – analógico e digital – e o seu mostrador apresentava dois ecrãs de exibição de cristais líquidos (LCD). Destacava-se pelo seu sistema de controlo particularmente simples e lógico e uma impressionante variedade de funções, todas ativadas simplesmente ao girar, pressionar ou puxar a coroa.
1985 também marcou um novo início para o Navitimer, que foi introduzido como uma versão de corda manual. A Referência 81600 celebrava o Navitimer original, tanto em termos de aparência como função, enquanto uma versão automática foi lançada em 1987. Aqueles Navitimers tornaram-se mais uma vez campeões de vendas e foram especialmente usados pelo cantor francês Serge Gainsbourg.
Outra estrela foi o Emergency, que, como o seu nome sugere, foi o primeiro relógio de pulso a ser equipado com um transmissor de emergência integrado. Foi lançado em 1988 com uma única antena, mas só se tornou realmente famoso em 1995 com a introdução de um engenhoso sistema de implementação de antena patenteado. O microtransmissor do modelo posterior, que foi incluído na frequência internacional de emergência aérea, estava equipado com duas antenas e tinha uma reserva de marcha independente de 48 horas.
E mesmo a tempo de comemorar mais um aniversário de marco – o 125º –, a Breitling apresentou o Calibre interno manufaturado Breitling 01 para cronógrafo automático, uma inovação que deu à marca a inclusão no círculo de elite dos principais fabricantes de relógios.
O Chronospace foi lançado em 2010. Como deslumbrante descendente do Aerospace, as suas funções não incluem somente as horas e um cronógrafo preciso ao centésimo de segundo, mas também um visor digital com um alarme, um calendário, um contador decrescente, horário GMT e um segundo fuso horário, juntamente com a função de régua de cálculo tão intimamente ligada aos relógios da Breitling para profissionais.
O Exospace B55 de 2015 combinou o apelo de um relógio de pulso notável com a conectividade ao smartphone. Particularmente atraente com a sua caixa de titânio preto e pulseira de borracha, foi – na verdadeira tradição da Breitling – projetado para profissionais de aviação. Os ajustes do relógio, incluindo definição da hora, ajustes de fuso horário e alarmes, podiam ser feitos usando o smartphone do portador, e dois visores digitais no relógio notificavam o portador que recebiam e-mails ou mensagens de texto, e também o alertavam para chamadas telefónicas e compromissos no calendário.
A Breitling prepara-se para voar até ao futuro
Em maio de 2017, a Breitling tornou-se parte da CVC Capital Partners e, em julho desse ano, Georges Kern assumiu o papel de Diretor-executivo. Com a sua equipe, Georges Kern, que já teve uma carreira distinta na indústria relojoeira, espera ansiosamente por continuar uma tradição rica cujas raízes remontam a uma pequena oficina em Saint-Imier em 1884.
Colaboradores
A marca sempre está buscando novas formas de envolver os colaboradores em relação à sustentabilidade para realizar os projetos na qual está envolvida. Cada colaborador tem direito a férias anuais remuneradas e dias de voluntariado empresarial. Em 2021, foram reconhecidos como empregador top 10 na Suíça, garantindo a igualdade salarial, conforme estabelecido ao abrigo da legislação suíça.
Sustentabilidade
A Breitling é comprometida a fazer sempre o melhor para otimizar os impactos sociais e ambientais de seus negócios, dentro de sua esfera de influência. No Relatório da Missão de Sustentabilidade inaugural, é possível encontrar informações sobre a visão geral relativamente ao tema da sustentabilidade, assim como os principais problemas que pretendem abordar.
Buscam sempre avaliar todo o processo de produção e neutralizar seus impactos ambientais. Além de estarem comprometidas com a sustentabilidade, reforçam suas ações emitindo relatórios anuais ao Carbon Disclosure Project (CDP) e também se comprometem com a Science Based Targets Initiative (SBTi) e compensam uma parte das emissões diretas e indiretas. A Breitling tem como objetivos até 2025, expandir a utilização de energia 100% renovável da sede para as operações globais e tornarem-se livres de resíduos plásticos.
Até ao momento em que consultamos este conteúdo, a empresa compensou 2.600 toneladas de carbono ao apoiar o The International Small Group and Tree Planting Program. Este é um projeto que alia a reflorestação e o desenvolvimento sustentável liderado por agricultores de subsistência a fim de combater os efeitos da desflorestação, da pobreza e da seca, ao fornecer um fluxo de receitas a longo prazo que permite a sustentabilidade do meio ambiente e dos meios de subsistência.
Parcerias sustentáveis:
Solar Impulse Foundation
A Breitling está envolvida com a Solar Impulse Foundation, que acredita que as alterações climáticas possam ser enfrentadas de forma mais eficaz através da rentabilidade.
Em abril de 2021, a fundação atingiu o seu objetivo de identificar 1000 soluções rentáveis tanto para o ambiente como para a economia — reduzindo as emissões de CO2, a poluição e a utilização de recursos e, ao mesmo tempo, criando empregos e crescimento.
O rótulo “Efficient Solution Label” da Solar Impulse é a única avaliação disponível atualmente, que serve como garantia da rentabilidade econômica de produtos e processos que protegem o meio ambiente.
Este rótulo é atribuído na sequência de um rigoroso processo de avaliação, realizado por um grupo de peritos independentes. A nova embalagem sustentável da Breitling foi nomeada uma das 1000 soluções que permitem proteger o meio ambiente de forma rentável.
SUGi Forest
A Breitling tem todo o orgulho em apoiar a SUGi, que oferece um quadro sustentável, escalável e bem-sucedido para fazer face à perda de ecossistemas, ao mesmo tempo que cria emprego ao capacitar as comunidades indígenas.
A SUGi criou mais de 80 florestas em 12 países em todo o mundo, através do comprovado método Miyawaki. A SUGi também faz parte da Trillion Tree Initiative, lançada pelo Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum, WEF) em 2020, que é uma plataforma que promove um movimento global para conservar, restaurar e plantar um bilhão de árvores até 2030. Desde o início da parceria com a SUGi em 2020, a Breitling plantou 10.500 árvores de mais de 200 espécies vegetais nativas, em mais de 3.000 metros quadrados, em quatro florestas de 14 países, restaurando 195 espécies. Para 2021, já está planeada a criação de mais florestas.
Ocean Conservancy – Combate por oceanos saudáveis
Em março de 2018, a Breitling anunciou uma parceria com a Ocean Conservancy, uma organização não governamental que se dedica a liderar o combate global por oceanos saudáveis e praias limpas.
A Breitling desempenha um papel ativo em algumas das iniciativas da Ocean Conservancy, participando nos seus programas de limpeza para proteger a saúde dos oceanos e manter os mares sem lixo.
Tem feito todos os esforços possíveis para chamar a atenção para este tema, o qual tem orgulho em apoiar a Ocean Conservancy, que tem organizado dezenas de milhares de eventos para a limpeza costeira há mais de 35 anos, em 153 países.
A organização conta com o apoio de centenas de milhares de voluntários e tem sido responsável por um enorme crescimento da consciência pública sobre a poluição dos nossos oceanos e praias. Desde 1986, mais de 12 milhões de pessoas recolheram quase 105 milhões de quilos de lixo no programa International Coastal Cleanup da Ocean Conservancy.
O lançamento de um relógio importante
Em 10 de maio de 2019, a Breitling apresentou uma edição limitada do seu Superocean Heritage para comemorar a sua parceria essencial com a Ocean Conservancy. O lançamento, que teve lugar em Bali em cooperação com a Ocean Conservancy, fez parte de uma enorme iniciativa de limpeza de praias.
Os números contam uma história: uma centena de convidados Breitling juntaram-se a centenas de voluntários de Bali e da região vizinha para remover centenas de quilos de lixo e plástico da praia. No apoio à limpeza estavam os membros do Breitling Surfers Squad, Kelly Slater, dos EUA, e as duas australianas, Sally Fitzgibbons e Stephanie Gilmore, que contribuíram com os seus esforços para a sua primeira missão comum como esquadrão.
O relógio Superocean Heritage Ocean Conservancy Limited Edition faz parte de um dos maiores legados da relojoaria, mas é muito mais do que isso: é um apelo à ação, cronometrado na perfeição, que relembra a cada um de nós que todos podemos desempenhar um papel importante com o objetivo de manter os oceanos saudáveis e as praias limpas.
O relógio de edição limitada foi exclusivamente projetado pensando na parceria Ocean Conservancy, contendo elementos e detalhes que envolvem a parceria e os valores da ONG. Sua caixa possui as gravações do logótipo da Ocean Conservancy, que é uma referência à sua categoria de edição limitada e número de série.
O cronômetro apresenta um bisel rotativo em cerâmica unidirecional, ultra duro, resistente a choque e fricção, com um ponto central luminescente na posição das 12 horas — uma característica particularmente útil para mergulhadores. Este ponto, bem como os ponteiros dos minutos e das horas, são revestidos com Super-LumiNova® e emitem uma luz azul em vez da verde padrão. Esta variação de cor complementa o design do relógio, cujo mostrador prateado é realçado por uma inscrição Superocean em azul.
O cronômetro de 44 milímetros, em aço inoxidável e certificado pelo COSC, está disponível com um par de pulseiras simples de relógio, fabricadas em tecido ECONYL®, um material inovador e reciclado a partir de resíduos de nylon, nomeadamente de redes de pesca recuperadas dos oceanos de todo o mundo.
As pulseiras são extremamente resistentes e o material do tecido ECONYL® pode ser reciclado indefinidamente. O relógio está disponível com uma pulseira simples de cetim, em azul listrado, e é fornecido com uma pulseira simples adicional de cetim, na cor azul. A embalagem também é feita a partir de material 100% reciclado.
O relógio Superocean Heritage Ocean Conservancy Limited Edition celebra não só a parceria entre a Breitling e a Ocean Conservancy, como também o seu compromisso comum no combate por oceanos saudáveis e praias limpas.
Breitling e Qhubeka: pedalar para um futuro mais brilhante
A Breitling orgulha-se da sua parceria com a Qhubeka, uma instituição de caridade global com sede na África do Sul que fornece bicicletas para pessoas que vivem em comunidades com opções limitadas de transporte.
Qhubeka é uma palavra que significa “avançar” e é um nome digno para a organização. As bicicletas são notáveis agentes de mudança em áreas remotas: elas permitem que seus passageiros cheguem aos lugares que precisam ir e façam coisas que são quase impossíveis sem transporte, como buscar suprimentos, viajar para a escola ou trabalhar ou fornecer ajuda de emergência após um desastre.
Breitling e seu esquadrão de triatlo em uma missão
Os membros do Esquadrão de Triatlo da Breitling – Jan Frodeno, Chris “Macca” McCormack e Daniela Ryf – realizaram sua primeira missão compartilhada em novembro de 2018, quando competiram na Coronation Double Century, uma desafiadora corrida de estrada sul-africana que leva o nome de sua distância de mais de 200 km.
Um ano depois, eles voltaram para Swellendam com o CEO da Breitling, Georges Kern, e alguns dos maiores talentos do ciclismo, incluindo o campeão suíço de Ironman e especialista em duatlo Ronnie Schildknecht, o ciclista profissional sul-africano Nicholas Dlamini e o ciclista italiano Vincenzo Nibali, que é um dos sete pessoas que venceram os três Grand Tours (La Vuelta, o Tour de France e o Giro d'Italia).
Todos estavam apoiando Qhubeka e seu trabalho de mudança de vida. Depois que todos completaram sua missão, o Coronation Double Century, eles aproveitaram a oportunidade para visitar uma comunidade de Qhubeka onde os ciclistas e convidados especiais tiveram a chance de ver em primeira mão o impacto positivo que as bicicletas causam na vida dos moradores locais.
Graças aos fundos arrecadados pela Missão do Esquadrão de Triatlo, Qhubeka conseguiu distribuir 100 bicicletas financiadas pela Breitling para 100 alunos da Escola Secundária Usasazo em Khayelitsha, Cidade do Cabo, elevando o número total de bicicletas entregues à escola em 2019.
O produto
A Breitling está sempre buscando formas de melhorar os impactos sociais e ambientais positivos de seus produtos. As principais iniciativas incluem 100% do uso da Swiss Better Gold (melhor ouro suíço), o lançamento de embalagens 100% reutilizadas líderes no setor e o envolvimento de seus fornecedores na criação de planos de ação para uma transformação sustentável.
Modelos
Com modelos para homens e mulheres, a Breitling conta com 9 coleções: Chronomat, Professional, Navitimer, Superocean Heritage, Avenger, Superocean, Top Time, Premier e Classic AVI.
Chronomat
O poderoso relógio da Breitling para todas as suas missões. O Super Chronomat é inspirado no Chronomat original da década de 1980, que a Breitling criou para as estrelas das equipes de voo acrobático. O Super Chronomat, o mais ousado de todos os relógios Chronomat, apresenta várias inserções em cerâmica — no bisel, nos botões do cronógrafo e na coroa — assim como uma bracelete de borracha de inspiração Rouleaux.
Não obstante, este relógio desportivo universal não vai interferir no seu sentido de estilo.
Disponível em várias versões de cores e metais, desde o aço inoxidável ao ouro vermelho de 18K. Este modelo apresenta a emblemática bracelete Rouleaux ou a bracelete de borracha inspirada nesta, combinada com um fecho de báscula.
O Super Chronomat B01 44 é movido pelo Calibre manufaturado Breitling 01, um cronômetro certificado pelo COSC.
Professional
Concebido como um relógio leve para atletas, mas também como um cronógrafo desportivo e informal para o dia a dia, o Endurance Pro combina na perfeição uma tecnologia inovadora e alta precisão com um design vibrante e colorido. É o relógio desportivo e informal de excelência.
Concebido para homens e mulheres cujas vidas ativas conjugam uma mentalidade profissional com um estilo de vida desportivo, o Endurance Pro está à altura dos desafios de um treino, mas tem estilo suficiente para os compromissos do dia a dia.
O Endurance Pro apresenta uma caixa ultraleve em Breitlight®, um material robusto 3,3 vezes mais leve do que o titânio e 5,8 vezes mais leve do que o aço inoxidável.
Antimagnético, termicamente estável e hipoalergénico, o Breitlight® é altamente resistente a riscos, tração e corrosão. Também não é tão frio ao toque como o metal e tem um efeito ligeiramente texturizado, acentuando a originalidade do design. Exclusivo da Breitling, este material é 100% fabricado na Suíça.
Disponibilizado num conjunto de coloridos mostradores e pulseiras de borracha, com uma fivela de dois pinos em Breitlight®, o Endurance Pro também pode ser combinado com uma das coloridas pulseiras simples em tecido ECONYL® da Outerknown da Breitling. O Endurance Pro é movido pelo Calibre Breitling 82, um cronógrafo SuperQuartz™ certificado pelo COSC, garantindo uma precisão excecional.
Navitimer
Requintado e elegante, o Navitimer Automatic 41 combina o encanto histórico de um verdadeiro ícone com a sofisticação de um relógio contemporâneo. Disponível em vários materiais, incluindo aço inoxidável e ouro vermelho de 18K, a caixa de 41 milímetros apresenta um bisel de contas e uma gama de elegantes mostradores em preto, antracite, azul ou prata.
Apresentado com uma bracelete a condizer ou com uma bracelete de pele de crocodilo castanha, azul ou preta, com fivela ou fecho de báscula em aço inoxidável, o Navitimer Automatic 41 é movido pelo Calibre Breitling 17, um cronômetro certificado pelo COSC. Esta edição apenas está disponível online e está limitada a 500 exemplares.
Superocean Heritage
Inspirado no SuperOcean original da década de 1950, o Superocean Heritage combina características de design emblemáticas com um estilo moderno. Desportiva e elegante, o Superocean Heritage é uma verdadeira expressão de estilo náutico. Os icónicos ponteiros em formato triangular e o bisel unidirecional com um anel polido em cerâmica tornam o Superocean Heritage um elegante relógio para mergulhadores.
Limitado a 500 exemplares, este Superocean Heritage B01 Chronograph 44 apresenta uma caixa em aço e ouro vermelho de 18K e um mostrador verde. Disponível com uma bracelete de borracha preta “de malha” com um fecho de báscula, este Superocean Heritage é movido pelo Calibre manufaturado Breitling 01, um cronômetro certificado pelo COSC.
Avenger
Arrojado, extremamente robusto e resistente a choques, o Avenger Automatic 43 apresenta um mostrador simples que oferece excelente legibilidade. Como verdadeiro Avenger da Breitling, pode ser usado com luvas e oferece segurança e fiabilidade inigualável a qualquer aventureiro do ar.
O Avenger Automatic 43 apresenta uma caixa resistente de 43 mm em aço, um mostrador colorido e uma bracelete opcional em aço ou em pele militar a condizer, com fecho de báscula ou fivela em aço. Graças ao seu bisel robusto e ao seu padrão especial de aperto na coroa, o Avenger Automatic 43 pode ser facilmente manuseado com luvas.
Superocean
Desportivo, moderno e colorido, este Superocean Automatic 42 especial apresenta um mostrador preto com uma impressionante escala dos minutos colorida. Com uma combinação perfeita de desempenho e estilo contemporâneo para todos os gostos, este relógio está à altura de qualquer desafio: mergulho, surf ou natação!
Este exclusivo online apresenta uma caixa resistente de 42 mm em aço e um mostrador preto com uma escala dos minutos colorida. A combinação com uma bracelete de borracha preta com fivela em aço faz com que este moderno e desportivo Superocean Automatic 42 não só esteja à altura dos desafios dos mares profundos (até 50 bar / 500 metros), como também irá atrair aqueles cujas aventuras têm lugar um pouco mais perto da costa.
Top Time
O cronógrafo não convencional da Breitling com um toque automobilístico. Numa distinta celebração do design e da liberdade, o Breitling Top Time Classic Cars Squad presta homenagem aos carros clássicos desportivos da década de 1960 com um trio de cronógrafos inspirados nas corridas.
Inspirados nos modelos Chevrolet Corvette, Ford Mustang e Shelby Cobra, os relógios são uma homenagem aos modelos Breitling Top Time originais da década de 1960, concebidos para “profissionais jovens e ativos”. As atuais interpretações retromodernas detêm talvez um espírito ainda mais jovem e livre.
O Ford Mustang da primeira geração, produzido de 1964 a 1969, era compacto, acessível e desportivo. Com alguns modelos para famílias e outros para desportistas focados nas corridas, este modelo era um verdadeiro ícone popular entre estrelas de rock e atores. O modelo também protagonizou alguns dos filmes mais populares da época.
Os entusiastas de automóveis sabem que o Mustang original ajudou a definir a “modernidade” de toda uma geração. Esta lenda viva ainda se encontra em produção e continua a ser importante e adorada pelos os clientes de hoje — tal como o era nos anos 60.
Apresentando uma caixa de 42 milímetros em aço inoxidável, com uma bracelete em pele bovina castanha inspirada no mundo das corridas, o Top Time Ford Mustang ostenta detalhes em amarelo e laranja no seu mostrador verde e o logótipo do pónei Ford Mustang no mostrador e no fundo de caixa. O Top Time Ford Mustang é movido pelo Calibre Breitling 25, um cronômetro certificado pelo COSC, com uma precisão de até 1/8 de segundo.
Premier
Prestando tributo a três gerações de inventores — Léon, Gaston e Willy Breitling — o Premier Chronograph personifica o legado da Breitling no que diz respeito à invenção do cronógrafo moderno. Como Willy Breitling disse, o Premier é uma prova inconfundível de um extraordinário bom gosto. Aqui, numa edição limitada a 250 exemplares.
A última geração de cronógrafos Premier recupera a sua elegância intemporal e realça o mais alto nível de relojoaria da Breitling, graças a uma variedade de emblemáticas complicações Premier: Chronograph, Duograph e Datora.
Com botões de cronógrafo retangulares, um mostrador de cronógrafo bicompax e números árabes, os cronógrafos Premier, inspirados na sua tradição, apresentam uma variedade de elegantes detalhes de design, tais como ranhuras nos bordos da caixa, fundos de caixa de safira transparentes e ponteiros vintage.
Este Chronograph específico está disponível numa edição limitada a 250 exemplares, em aço inoxidável, com um mostrador bordeaux e uma bracelete em pele de crocodilo castanha. O Cronograph é movido pelo Calibre manufaturado Breitling B09 de corda manual, certificado pelo COSC.
Classic AVI
Desde as primeiras decolagens audaciosas até ao nascimento da aviação comercial, a história da Breitling é inseparável da história da aviação. Na década de 1930, o Huit Aviation Department da Breitling ficou conhecido por inventar relógios de cockpit precisos.
Duas décadas mais tarde, apresentou mais um novo instrumento de voo, desta vez num formato para usar no pulso: o Ref. 765 AVI. Esse relógio pioneiro para pilotos criou o cenário técnico perfeito para a Super AVI de hoje, uma coleção inspirada no espírito tenaz das famosas primeiras aeronaves.
O Super AVI P-51 Mustang presta homenagem a uma dessas lendas. Quando a aeronave foi construída, em apenas 120 dias, nem mesmo a sua fabricante, a North American Aviation, podia imaginar a potência que tinha em mãos.
As asas de baixa resistência do P-51 e o sistema de arrefecimento do motor — considerado experimental quando o caça de tripulante único descolou pela primeira vez, em 1940 — conferiram à aeronave uma velocidade e alcance sem precedentes.
Posteriormente equipada com um motor Merlin, a aeronave viu o seu desempenho atingir novas alturas, tornando-se assim o melhor e mais versátil caça da sua época. Como um verdadeiro relógio para pilotos, concebido para igualar o rigor característico de um cockpit vintage, o Super AVI P-51 Mustang apresenta números árabes de grande dimensão e facilmente legíveis no mostrador e no bisel. A sua caixa resistente mede 46 mm e apresenta uma coroa de grandes dimensões às 3 horas.
Os biséis dentados proporcionam uma excelente aderência e as braceletes, em pele bovina com pespontos, fazem lembrar as costuras do clássico equipamento de voo. Uma funcionalidade que os pilotos e outros viajantes irão apreciar é o segundo fuso horário, que pode ser acompanhado através da marcação de 24 horas no bisel interior e do ponteiro GMT de ponta vermelha. O Super AVI é movido pelo Calibre manufaturado Breitling B04, certificado pelo COSC, que oferece uma reserva de marcha de aproximadamente 70 horas.
A pulseira
A Breitling conta com uma grande variedade de pulseiras. Atualmente são 6 materiais disponíveis para as pulseiras: borracha, pele bovina, pele de crocodilo, pele de crocodilo e borracha, tecido Econyl e tecido de poliamida. Além dos materiais, há como escolher uma dentre as mais de 10 cores disponíveis, o tamanho da pulseira, o tipo de fecho e o comprimento da pulseira.
Pulseira Outerknown
A parceria da Breitling com a empresa de vestuário sustentável Outerknown, assenta no compromisso das duas marcas em melhorar as condições ambientais do planeta. Cofundada por Kelly Slater, um dos membros do Breitling Surfers Squad, a Outerknown alertou para o problema do lixo marinho e motivou as pessoas a tomarem iniciativas para limpar os oceanos.
O primeiro produto da parceria da Breitling com essa empresa inovadora é o Superocean Heritage Chronograph 44 Outerknown, com bracelete feita de tecido ECONYL®, um material criado a partir de resíduos de nylon extraídos de oceanos em todo o mundo.
A embalagem
A promoção do crescimento económico não tem de ser à custa do planeta. Juntamente com a Solar Impulse Foundation, a Breitling impulsiona a adoção de soluções rentáveis para proteger o meio ambiente. A nova caixa de relógios reciclada recebeu o rótulo Efficient Solution Label da Solar Impulse pela sua reinterpretação sustentável da tradicional embalagem de relógios.
Pensar fora da caixa com estilo
A Breitling desenvolveu a primeira caixa de relógio ecológica, dobrável e reutilizável. Criada a partir de garrafas de plástico 100% recicladas, esta nova caixa faz parte dos esforços da empresa em matéria de sustentabilidade, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental negativo causado pela produção de seus produtos.
As caixas de relógio grandes e pouco práticas são coisa do passado. A alternativa pequena, inteligente e modular não só reinventa o conceito de embalagem na indústria relojoeira, como foi até galardoada com o rótulo Efficient Solution Label, atribuído pela Solar Impulse Foundation a soluções que têm um impacto positivo no meio ambiente e na economia.
A sua dimensão pequena e elegante significa também uma redução de quase 30% na distância média percorrida pela caixa — reduzindo significativamente as emissões de CO2. Graças aos elementos da caixa e da almofada, irá também apreciar a embalagem pelo seu pragmatismo e versatilidade.
A marca continua superando os limites da inovação e mantemos o compromisso para com uma economia circular.
Bertrand Piccard e a Breitling – Uma amizade forte
Bertrand Piccard é membro do Explorer Squad da Breitling desde 2018, mas as suas ligações à marca remontam há mais de duas décadas. No dia 21 de março de 1999, quando o balão Breitling Orbiter aterrou em segurança numa região remota do deserto egípcio, Piccard e o seu colega haviam conseguido o que muitos julgavam impossível: tinham dado a volta ao mundo em balão, sem escalas. No pulso, Bertrand Piccard ostentava um relógio Breitling Emergency.
Como descendente de uma dinastia lendária de exploradores e cientistas que conquistaram os cumes e as profundidades do planeta, Bertrand continua a lançar novos desafios, sempre com o objetivo de promover as energias renováveis e as tecnologias limpas.
Fonte: Breitling. Consultado pela última vez em 21 de fevereiro de 2022.
A linha do tempo
1914
● Lançamento do relógio VITESSE, um grande sucesso entre as forças policiais, pois poderia ser utilizado para pegar motoristas que excediam o limite de velocidade.
1941
● Lançamento do famoso relógio CHRONOMAT, primeiro cronógrafo equipado com uma régua de cálculo circular deslizante em seu aro. Desde funções como taquímetro e telêmetro à multiplicação, divisão e regra de três simples eram resolvidas de maneira surpreendentemente rápida. Essa foi a primeira geração do aclamado modelo, que ganharia uma segunda geração em 1984.
1952
● Lançamento do NAVITIMER, um cronógrafo inovador especificamente desenvolvido para a aviação. Pela primeira vez um relógio dispunha de um “computador de aviação” capaz de efetuar todos os cálculos necessários à preparação de planos de voo e de converter milhas em quilômetros e vice-versa. O nome tem origem na combinação de duas palavras: Navegação e Temporizador (algo como “timer” em inglês). Esta primeira versão tornou-se o relógio oficial da associação de pilotos de todo o mundo, conhecida como AOPA (Aeronaves Proprietários e Pilotos Association). Esse modelo se tornou o maior ícone da marca, objeto de desejo por parte de todos os entusiastas da aviação.
1957
● Lançamento do SUPEROCEAN, cronógrafo especialmente desenvolvido para mergulhadores profissionais e militares. O novo produto tinha robustez e funcionalidade de um relógio talhado para águas profundas (resistente até 200 metros de profundidade).
1973
● Lançamento do BREITLING NAVITIMER GMT, primeiro cronógrafo com dois sistemas de horas (12 e 24 horas).
1985
● Lançamento do AEROSPACE, inovador cronógrafo eletrônico multifuncional feito em titânico.
1986
● Lançamento de um relógio para mergulho, com uma válvula de hélio e o poder de alcançar 1.000 metros de profundidade.
1987
● Lançamento do WORLD, modelo de relógio com indicador de horário nas quatro zonas do mundo.
1988
● Lançamento do J-CLASS, modelo especificamente desenvolvido para a prática do batismo.
1995
● Lançamento do BREITLING EMERGENCY, um instrumento-relógio multifuncional que trabalhava na frequência de emergência da aviação (121,5 MHz), contendo um minúsculo transmissor com uma antena capaz de enviar um sinal de rádio que ajudaria equipes de resgate a acharem sobreviventes de um acidente de avião ou um naufrágio. Segundo reza a história, dois pilotos britânicos, Steve Brooks e Hugh Quentin-Smith, foram resgatados graças aos seus relógios EMERGENCY depois que seu helicóptero desapareceu na Antártica. Atualmente, não é preciso ser um piloto para adquirir este modelo, mas o comprador terá que assinar um termo de responsabilidade para não acionar o dispositivo de emergência em uma situação que não é urgente.
1998
● Lançamento do B1, o mais versátil cronógrafo multifuncional já desenvolvido em cooperação com profissionais da aviação, muito em virtude do micro-processador embutido.
2002
● Associação com a tradicional marca britânica de automóveis Bentley, desde a concepção de relógios aos interiores e instrumentos do painel dos sofisticados carros.
2009
● A marca coroa seus 125 anos de paixão pelos cronógrafos com a introdução do CALIBRE 01, seu próprio movimento de cronógrafo automático. Com isso, a marca suíça revolucionou a tradicional montagem de movimentos.
2010
● Lançamento do BLACKBIRD BLACKSTEEL, um relógio luxuoso de alta precisão e feito em aço com acabamento preto fosco. Com edição limitada a duas mil peças no mundo todo, o relógio custava aproximadamente US$ 7 mil (o preço final dependia do tipo de pulseira escolhida).
2011
● Lançamento do CHRONOSPACE AUTOMATIC, um novo cronógrafo para pilotos que une exemplarmente a forma e a função. Graças ao canelado pronunciado, destinado a permitir a utilização com luvas, o aro rotativo bidirecional assegura um manuseio simples e preciso da régua de cálculo circular, permitindo efetuar todas as operações ligadas à navegação aérea. Um trunfo em matéria de ergonomia e de funcionalidade.
2016
● Lançamento do CHRONOMAT 44 BLACKSTEEL, um cronógrafo cujo design faz referência aos painéis dos aviões. A caixa robusta de 44 mm é feita em aço com liga de carbono, o que garante maior resistência ao relógio. Já o mostrador conta com três contadores quadrados e indicadores luminescentes que facilitam a visualização das horas, dos minutos e dos segundos em voos e em outras atividades que exigem agilidade, como o mergulho.
● Lançamento do NAVITIMER 1884, cujo nome faz referência ao ano de fundação da empresa (número que também representa a quantidade de exemplares disponíveis). A nova versão do cronógrafo vem com caixa de prata de 46 mm com fundo preto e opções de pulseiras (metal, couro, couro de crocodilo e borracha com design inspirado nos pneus das aeronaves). O relógio vem com um conjunto de complicações inspiradas no universo dos pilotos, incluindo cronômetro, calendário e régua de aviação.
Parceira da aeronáutica
Os pioneiros da aviação necessitavam de instrumentos fiáveis e eficientes e, portanto, adotaram muito rapidamente os cronógrafos de bolso e, posteriormente, os cronógrafos de pulso BREITLING. Era apenas o início de uma parceria que faria a marca suíça respeitada no mundo inteiro.
No início dos anos de 1930, apoiando-se na sua enorme reputação de precisão e robustez, a marca introduziu, em sua linha de produtos, uma especialidade que lhe conferiria um êxito mundial: os cronógrafos de bordo destinados aos cockpits dos aviões. Estes instrumentos indispensáveis à pilotagem, com toda a segurança, alcançaram um grande êxito, junto às diversas forças armadas mundiais.
Ao longo dos anos de 1950 e 1960, a BREITLING foi uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento da aviação comercial, equipando os aviões hélice e, em seguida, os jatos de inúmeros fabricantes e companhias aéreas com os seus cronógrafos de bordo. Foi assim que a marca se tornou “fornecedor oficial da aviação mundial”.
Atualmente, a BREITLING perpetua este vínculo autêntico e privilegiado com a aeronáutica, colaborando com a elite mundial dos pilotos. A empresa faz voar, sob a sua bandeira, várias formações, incluindo a fabulosa Breitling Jet Team, maior equipe profissional civil que voa em jatos. Esta formação única no seu gênero proporciona em cada uma das suas apresentações um surpreendente espetáculo de acrobacias ousadas. Uma dança cuidadosamente regulada, onde os aviões voam a menos de 3 metros uns dos outros, a aproximadamente 700 km/h e com acelerações que alcançam os 8G.
A Breitling Jet Team é composta por sete L-39C Albatros, jatos de treino militar, rápidos e potentes. Os pilotos são todos profissionais muito experientes, vindos, na maior parte, da aviação de caças francesa, ou até mesmo da Patrouille de France.
A marca também associou-se aos maiores encontros aéreos do planeta, tais como as célebres corridas aéreas de Reno (Nevada/Estados Unidos) ou a Red Bull Air Race, na qual participa com a sua própria equipe que voa com as cores da marca. Além disso, as acrobatas do Breitling Wingwalkers executam a sua dança sincronizada, em pleno céu e em pleno voo, penduradas na asa superior de um avião. Um espetáculo de tirar o fôlego.
Por toda essa história, a marca já estrelou em suas campanhas celebridades como o ator John Travolta (que tem como principal paixão a aviação), Brad Pitt, Leonardo DiCaprio, Ami James, Tom Cruise, David Beckham e mais recentemente o astronauta Scott Kelly.
A história da aeronáutica está repleta de datas importantes, como por exemplo, a decolagem do avião dos irmãos Wright, em 1903. Ela é igualmente feita de aeronaves míticas que marcaram as memórias e a imaginação. O Lockheed Super Constellation é um exemplo disso. Lançada em 1943, este quadrimotor de hélices revolucionou o transporte civil nos anos de 1950, impondo-se como o “Rei do Atlântico”, e continua a ser um dos mais belos símbolos da conquista dos céus.
O Breitling Super Constellation “Star of Switzerland” é um dos dois últimos Super Connies ainda em estado de voo no mundo e o único na Europa. Construído em 1955, ele foi restaurado, nos anos de 1990, por um grupo de entusiastas, e participa regularmente em diversos encontros aéreos. Ao apoiar a conservação deste aparelho lendário, a marca do B alado afirma o seu empenho em preservar o patrimônio da aeronáutica mundial. Uma bela aventura à qual a sua história está intimamente ligada.
Uma parceria luxuosa
Entre 2001 e 2003, a marca foi patrocinadora oficial da Equipe Bentley na tradicional prova 24 Horas de Le Mans. Para celebrar a vitória da montadora na prova de 2003, a marca suíça criou um exclusivo um relógio de edição limitada – o Breitling Bentley 24 Le Mans.
Era o início de uma bem sucedida parceria. Outra exclusividade desta parceria ocorreu em 2002 quando a montadora britânica lançou o Bentley GT. Coube a BREITLING dar seu toque pessoal a esta jóia do luxo e desempenho, participando no design da instrumentação técnica e assinando o relógio de bordo.
Foi a primeira vez que a montadora britânica confiava esta tarefa a uma relojoaria. Esta parceria de sucesso perdura até os dias de hoje com uma linha exclusiva de relógios batizada de Breitling for Bentley.
A sofisticação britânica aliada a excelência suíça, assim pode ser definida esta coleção que apresenta 15 modelos sofisticados e exclusivos. Um dos mais recentes lançamentos dessa linha é o Bentley B06 S, um cronógrafo compacto inspirado nas tradicionais grades do radiador dos automóveis da montadora.
A primeira pista de pouso exclusiva
A BREITLING escolheu Nova York para o local de inauguração de sua primeira flagship store no mundo no início de 2011. Localizada em Manhattan, perto da sofisticada Quinta Avenida, a loja de três andares e 400m², mistura em sua decoração o mundo da aviação e a pop-art de raízes nova-iorquina. Tudo para apresentar todas as linhas da marca suíça, além de edições super limitadas de seus cobiçados cronógrafos.
O local também serve como uma avançada assistência técnica e pós-venda. O Brasil ganhou sua primeira BREITLING BOUTIQUE em 2013, inaugurada em um dos shopping centers mais sofisticados da capital paulista: o Cidade Jardim. Na unidade brasileira as caixas de som tocam uma seleção de aproximadamente 800 músicas que carregam consigo o espírito da marca, com intérpretes do cenário alternativo eletrônico, em uma composição de áudios de sons de jatos e jingles da marca. Para ajudar ainda mais, um ambiente aromatizado com uma fragrância exclusiva. Hoje em dia a marca tem 44 lojas próprias ao redor do mundo.
A produção
Diz-se que um BREITLING não é produzido, é concebido. Os relógios da marca suíça não são simples cronômetros de precisão. São instrumentos ideais para dar informações vitais em condições de altitude, profundidade, direcionamento, entre outros aspectos.
Cada detalhe de construção e escolha de caixa foi desenvolvido e testado para responder em situações adversas, afinal, nos quesitos robustez e funcionalidade, a marca suíça tem incrível perfeição. As caixas de um BREITLING são desenhadas e fabricadas de maneira a oferecer proteção em caso de choque, mesmo o mais violentos.
Das coroas e pistões, às partes mais expostas dos cronógrafos, tudo é artesanal. Todos os modelos são equipados com vidro de safira anti-risco e as pulseiras com elos soldados. A produção dos relógios BREITLING passa por um rígido controle de qualidade. Cada relógio possui aproximadamente 600 peças e demora até quatro semanas para ser montado, passando por aproximadamente mil controles e testes durante sua fabricação. Apenas para efeito de comparação, um modelo convencional tem 80 itens. Tudo é feito à mão com matéria-prima de altíssimo nível.
A BREITLING é uma das raríssimas marcas relojoeiras do mundo a submeter todos os seus movimentos (mecânicos e de quartzo) aos impiedosos testes do COSC (Contrôle Officiel Suísse des Chronomètres ou algo como Controle Oficial Suíço dos Cronômetros), a mais alta referência, em matéria de precisão e fiabilidade, e a única baseada em uma norma internacional. Isto significa que foram testados e avaliados durante 12 dias.
As quatro principais coleções da marca – Windrider, Professional, Aeromarine e Navitimer – disponibilizam uma vasta gama de modelos que são o expoente máximo da funcionalidade e do rigor. Estes “instrumentos para profissionais”, como define o famoso slogan da marca, podem custar entre €1.000 e €14.000, sem contar as edições limitadas e especiais. Afinal, tamanha sofisticação tem preço.
A evolução visual
O tradicional logotipo da marca, composto por um par de asas e uma âncora, revela em sua exatidão quem são alguns dos mais fiéis seguidores da BREITLING: os pilotos. Esse logotipo passou por pequenas alterações ao longo dos anos.
Dados corporativos
● Origem: Suíça
● Fundação: 1884
● Fundador: Léon Breitling
● Sede mundial: Grenchen, Suíça
● Proprietário da marca: Breitling S.A.
● Capital aberto: Não
● CEO: Jean-Paul Girardin
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 44
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 500
● Segmento: Relojoaria
● Principais produtos: Relógios e cronômetros
● Concorrentes diretos: Tag Heuer, IWC, Omega, Hublot, Rolex e Panerai
● Ícones: A sua ligação íntima com a aviação.
● Slogan: Instruments for professionals.
● Website: www.breitling.com
A marca no mundo
Os luxuosos e tradicionais relógios da marca BREITLING são vendidos nas mais sofisticadas joalherias localizadas em mais de 100 países ao redor do mundo, além de uma pequena rede de lojas próprias (batizadas de BREITLING BOUTIQUE) composta por 44 unidades e localizadas em cidades como São Paulo, Nova York, Dubai, Las Vegas, Miami, Orlando, Madri, Londres, Tóquio e Paris.
A loja em São Paulo
A loja de 48 metros quadrados fica no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. Como a marca é ligada à aviação, as vitrines foram decoradas com mosaicos esculpidos de aeronaves. O espaço também tem pinturas artpop de Kevin Kelly e pisos e móveis de madeira.
Você sabia?
O famoso slogan da marca “Instruments for professionals” (em português algo como “Instrumentos para profissionais”) foi cunhado em 1992.
Fontes:
Mundo das Marcas, "Breitling". Publicado em 17 de julho de 2016. Consultado pela última vez em 21 de fevereiro de 2022.
Glamurama, "Breitling abre sua primeira loja no Brasil, em São Paulo", publicado por Manuel AP, em 29 de novembro de 2013. Consultado pela última vez em 21 de fevereiro de 2022.
Wikipédia, consultado pela última vez em 21 de fevereiro de 2022.
Breitling (Saint-Imier, Cantão de Berna, Suíça, 1884) é uma marca suíça de relógios de pulso fundada por Léon Breitling. Os seus relógios são conhecidos por serem usados, geralmente, por pilotos da aviação civil, ou militar. Entre os seus modelos mais conhecidos estão o Breitling Navitimer, e o Breitling Chronomat. A Breitling também fabrica uma edição especial para a marca de automóveis Bentley, denominada Breitling for Bentley Motors. Um dos seus maiores patrocinadores é o ator e também piloto comercial John Travolta. A marca está entre as mais vendidas do mundo.
História
A história da Breitling começa quando, aos 24 anos de idade, Leon Breitling, abriu um pequeno atelier especializado na fabricação de cronógrafos e medidores de alta precisão para uso científico e industrial.
Léon Breitling concentrou-se nos cronógrafos, cada vez mais procurados na época para aplicações industriais, militares e científicas, bem como para organizações atléticas. Em 1889, Léon Breitling obteve uma patente para um modelo simplificado que se distinguia dos seus concorrentes através do seu design elegante, processo de fabrico simples e fácil manutenção.
Seguiram-se prémios, estabelecendo a reputação da empresa e impelindo uma mudança para uma nova fábrica em La Chaux-de-Fonds em 1892. A L. Breitling, Montbrillant Watch Manufacturing teve logo 60 funcionários concentrados em fazer relógios precisos e inovadores.
Em 1893, a empresa patenteou um movimento com uma impressionante reserva de marcha de oito dias. Em 1896, a Breitling atingiu um marco importante: um cronógrafo que era preciso até dois quintos de segundo. Um modelo com um pulsógrafo que apresentava uma escala logarítmica ideal para medir a frequência cardíaca de um paciente era extremamente estimado pelos médicos. Numa década, a empresa vendeu mais de 100 000 cronógrafos e cronômetros.
Em 1905, quando os automóveis emergiam como o meio de transporte preferido, Léon Breitling patenteou um temporizador/taquímetro simples que conseguia medir qualquer velocidade entre 15 e 150 km/h. O temporizador Vitesse permitiu que os condutores calculassem as suas velocidades – mas também permitiu que a polícia fizesse o mesmo e, logo depois, as primeiras multas por excesso de velocidade foram emitidas na Suíça.
Durante a Primeira Guerra Mundial em 1914, o filho do fundador, Gaston, assumiu o comando da empresa após a morte de seu pai. Ele herdou o espírito pioneiro do seu pai, o seu estilo inovador e uma paixão insaciável por cronógrafos, que demonstrou em 1915 com o lançamento de um dos primeiros cronógrafos de pulso do mundo com um botão separado acima da coroa do relógio, com ponteiros centrais e contador de 30 minutos. Este é também o primeiro instrumento criado pela empresa que se destinava a equipar os pilotos do exército em guerra.
Em 1923, foi a vez da marca criar um relógio de bolso patenteado primeiro cronógrafo com botões independentes, diferente dos anteriores, que utilizavam a coroa como botão. O botão de acionamento um na posição das 2 horas era usado para iniciar e parar, enquanto o outro, integrado na coroa, reiniciava o mecanismo do cronógrafo. Pela primeira vez, foi possível ao cronômetro medir vários tempos em sequência.
Curiosamente, muitos dos mostradores nos produtos de Gaston Breitling não estavam assinados e exibiam o nome do cliente ou logotipos protegidos, tais como Montbrillant, Sprint e Vitesse. Foi só no final da década de 1920 que o nome do fabricante apareceu finalmente nos relógios.
Gaston Breitling faleceu inesperadamente em julho de 1927. O seu filho Willy, com apenas 14 anos de idade na altura, ainda não tinha idade suficiente para tomar o bastante impressionante lugar do pai, então, durante os cinco anos posteriores, a empresa foi administrada por uma equipe externa.
A empresa sobreviveu ao colapso de Wall Street em 1929 e à Grande Depressão, que se seguiu, e, em 1932, Willy Breitling, embora ainda muito jovem, estava pronto para assumir a liderança da empresa. Quando ele assumiu o comando, os cronógrafos ainda estavam no centro do negócio. A coleção da Breitling incluía mais de 40 modelos diferentes para o pulso ou para a cabine.
Em 1934, os relógios com cronógrafo tinham apenas um único botão de acionamento, então, após um início e uma parada, uma reinicialização era inevitável. Willy Breitling viu isto como uma falha básica e, em 1934, registou uma patente para o primeiro cronógrafo de pulso do mundo com dois botões de acionamento que permitia a medição de vários períodos curtos sucessivos, tecnologia que é utilizada até hoje nas configurações dos equipamentos contemporâneos.
Em 1936, ele apresentou um cronógrafo de aviador especialmente concebido com um mostrador preto e chamativos números e ponteiros luminescentes, assim como um bisel rotativo prático com uma seta de ponteiro útil e versátil que também brilhava no escuro. A partir de então, a BREITLING tornou-se fornecedora oficial da Royal Air Force, a conhecida força aérea britânica, garantindo assim ainda mais prestígio para a marca. A partir dessa data tem início uma longa cooperação com a aviação internacional.
Entre as conquistas pioneiras celebradas de Willy Breitling estava a criação do Huit Aviation Department em 1938. Totalmente ciente dos requisitos rigorosos para a aviação militar e civil, o seu nome – a palavra francesa para oito – foi uma escolha perfeita. Ele refletia a reserva de marcha de oito dias oferecida por muitos relógios de painel e outros instrumentos cronométricos específicos, incluindo cronômetros de pulso, que o departamento estava a desenvolver para aviadores profissionais.
Além das suas impressionantes reservas de marcha e facilidade de leitura, estes cronógrafos de bordo distinguiam-se pelas suas caixas leves. Os produtos Huit atraíram imediatamente a atenção dos aviadores mi- litares e, à medida que a Segunda Guerra Mundial se aproximava, o Huit Aviation Department recebeu uma grande encomenda para a produção de cronógrafos da Força Aérea Real do Reino Unido, ganhando a mar- ca de Willy Breitling acesso às cabines dos lendários bombardeiros e aviões de combate que tão brilhante- mente se desempenharam durante toda a guerra.
Em 1940, a Breitling recebeu a patente para o Chrono- mat, que é caracterizado por uma régua de cálculo rotativa, patenteada para técnicos e cientistas. A agitada década de 1940 também foi marcada por criações tão inovadoras como a linha Premier, que foi introduzida por volta de 1943. A decisão de usar a palavra francesa para primeiro para esta coleção não foi acidental – referenciou o uso civil, não militar dos cronógrafos, dependendo menos de inovação e mais de qualidade excecional, elegância e atenção aos detalhes. Com diâmetros de até 38 mm e designs elegantes, a linha Premier, disponível em aço inoxidável ou ouro maciço, constituiu mais um marco significativo para a Breitling.
Dois dos destaques mais complexos da era foram o Duograph, que foi introduzido em 1944 e apresentou uma complicação de fração de segundos, e a linha Datora, que foi introduzida imediatamente após a guerra e se caracteriza pela exibição do calendário e das fases da lua.
As décadas de 1950 e 1960: as inovações continuam
1952 marcou a estreia de um protótipo de relógio sem precedentes que continua a ser um ícone até hoje: o Breitling Navitimer. O seu nome é uma amálgama das palavras navigation (navegação) e timer (temporizador). Equipado com a régua de cálculo específica para voos que foi introduzida com o Chronomat, não é de admirar que este relógio tenha sido a opção de inúmeros pilotos, companhias aéreas e fabricantes de aeronaves.
Outro marco na década de 1950 foi o extraordinário SuperOcean. Willy Breitling estava decidido a mergulhar (literalmente!) no seu 25o aniversário como dirigente do negócio da família. E fez isso com este relógio de mergulhador que apresentava uma caixa resistente à água de até 20 bar (ou profundidades de até 200 metros). Aproveitando a dinâmica do SuperOcean, a Breitling lançou o simples, mas robusto TransOcean em 1958. A popularidade deste cronômetro automático à prova de choque, antimagnético e superfechado foi apoiada pela reputação da marca ao nível da precisão para a aviação.
Em 1962, uma versão do Navitimer desenhada pelo astronauta Scott Carpenter juntou-se ao clássico original. Uma característica importante era o seu mostrador de 24 horas, porque no espaço era impossível distinguir entre o dia e a noite. Carpenter utilizou o relógio a 24 de maio de 1962, durante a sua missão a bordo da nave espacial Aurora 7.
No Thunderball de 1965, James Bond, interpretado por Sean Connery, recebeu um relógio Top Time muito especial do Q. A versão cinematográfica do relógio está equipada com um contador Geiger, que 007 usa para evitar um desastre nuclear ao localizar mísseis roubados que foram escondidos debaixo de água, tudo com a ajuda do Top Time no seu pulso.
Dada a sua forma quadrada e ousada, o Top Time também foi fortemente comercializado para uma nova geração, e para mulheres jovens em particular. Um anúncio do dia proclamou: Todos estão a pensar no cronógrafo, e os relógios que definiam a tendência foram adquiridos avidamente por mulheres elegantes que procuravam um acessório de moda que as ajudasse a destacar-se na multidão.
Scott Carpenter e Sean Connery não eram as únicas celebridades cujos pulsos estavam munidos de relógios da Breitling. A atriz Raquel Welch adicionou um toque inconfundível de glamour ao relógio Co-Pilot no seu filme Fathom.
A lenda do jazz Miles Davis era um portador do Navitimer, assim como os pilotos de Fórmula 1 Jim Clark e Graham Hill. Sabe-se agora que o medalhista de ouro olímpico Jean-Claude Killy, celebremente associado a outra marca de relógios, também usava um Breitling – mesmo nas encostas – entre 1965 e 1967. E, mais recentemente, os astronautas gémeos idênticos da NASA Scott e Mark Kelly confiaram nos relógios de pulso da Breitling tanto no espaço como em terra firme.
O capítulo final da saga da família Breitling foi um dos mais importantes. Em 1965, Willy Breitling participou no desenvolvimento do primeiro cronógrafo automático de microrrotor do mundo em cooperação com Jack W. Heuer, fabricante de movimentos com sede em Büren, e Dubois-Dépraz, um especialista em rodas de controle para cronógrafos. O lançamento em 1969 do Chrono-Matic, com a sua coroa de corda no lado esquerdo, causou sensação no panorama dos relógios a nível internacional. Este verdadeiro original foi otimizado deste então várias vezes e fabricado em diferentes versões.
1969 também marcou o início da era que, um pouco improvável para a indústria relojoeira suíça, foi marcada por relógios de pulso controlados eletronicamente. A Breitling, como a maioria das outras grandes marcas, respondeu à tendência com os seus próprios modelos de quartzo, incluindo um Chronomat de quartzo, e, com início em 1973, até introduziu versões de quartzo do icónico Navitimer.
O fim de uma era
Apesar da turbulência do final da década de 1970, Willy Breitling permaneceu um grande senhor da velha escola. Ele estava com problemas de saúde, e os seus filhos, Gregory e Alain, eram ainda jovens e – como muitos outros – inseguros quanto ao futuro da indústria. O empreendedor consumado decidiu que era hora de uma retirada organizada. Em abril de 1979, pouco antes da sua morte, ele vendeu os ativos remanescentes juntamente com as marcas comerciais familiares e os modelos de relógios consolidados, incluindo o seu querido Navitimer, ao visionário empreendedor Ernest Schneider, que, de forma adequada, também era um relojoeiro e um piloto, e cuja família permaneceria como guardiã do legado da Breitling até 2017.
A Breitling com novo proprietário
Após o registo da Breitling Montres SA a 30 de novembro de 1982, a sede da empresa foi transferida para Grenchen. Sob a sua nova propriedade, a Breitling comemorou o seu 100º aniversário em 1984 com um Chronomat completamente redesenhado, caracterizado pelos seus marcadores de bisel e o seu calibre de cronógrafo automático. O design era baseado num relógio que a marca desenvolveu no ano anterior para o famoso esquadrão italiano de voo Frecce Tricolori.
Em 1985, o Aerospace multifunções foi introduzido. Este inovador relógio de quartzo com uma caixa de titânio tinha um visor duplo – analógico e digital – e o seu mostrador apresentava dois ecrãs de exibição de cristais líquidos (LCD). Destacava-se pelo seu sistema de controlo particularmente simples e lógico e uma impressionante variedade de funções, todas ativadas simplesmente ao girar, pressionar ou puxar a coroa.
1985 também marcou um novo início para o Navitimer, que foi introduzido como uma versão de corda manual. A Referência 81600 celebrava o Navitimer original, tanto em termos de aparência como função, enquanto uma versão automática foi lançada em 1987. Aqueles Navitimers tornaram-se mais uma vez campeões de vendas e foram especialmente usados pelo cantor francês Serge Gainsbourg.
Outra estrela foi o Emergency, que, como o seu nome sugere, foi o primeiro relógio de pulso a ser equipado com um transmissor de emergência integrado. Foi lançado em 1988 com uma única antena, mas só se tornou realmente famoso em 1995 com a introdução de um engenhoso sistema de implementação de antena patenteado. O microtransmissor do modelo posterior, que foi incluído na frequência internacional de emergência aérea, estava equipado com duas antenas e tinha uma reserva de marcha independente de 48 horas.
E mesmo a tempo de comemorar mais um aniversário de marco – o 125º –, a Breitling apresentou o Calibre interno manufaturado Breitling 01 para cronógrafo automático, uma inovação que deu à marca a inclusão no círculo de elite dos principais fabricantes de relógios.
O Chronospace foi lançado em 2010. Como deslumbrante descendente do Aerospace, as suas funções não incluem somente as horas e um cronógrafo preciso ao centésimo de segundo, mas também um visor digital com um alarme, um calendário, um contador decrescente, horário GMT e um segundo fuso horário, juntamente com a função de régua de cálculo tão intimamente ligada aos relógios da Breitling para profissionais.
O Exospace B55 de 2015 combinou o apelo de um relógio de pulso notável com a conectividade ao smartphone. Particularmente atraente com a sua caixa de titânio preto e pulseira de borracha, foi – na verdadeira tradição da Breitling – projetado para profissionais de aviação. Os ajustes do relógio, incluindo definição da hora, ajustes de fuso horário e alarmes, podiam ser feitos usando o smartphone do portador, e dois visores digitais no relógio notificavam o portador que recebiam e-mails ou mensagens de texto, e também o alertavam para chamadas telefónicas e compromissos no calendário.
A Breitling prepara-se para voar até ao futuro
Em maio de 2017, a Breitling tornou-se parte da CVC Capital Partners e, em julho desse ano, Georges Kern assumiu o papel de Diretor-executivo. Com a sua equipe, Georges Kern, que já teve uma carreira distinta na indústria relojoeira, espera ansiosamente por continuar uma tradição rica cujas raízes remontam a uma pequena oficina em Saint-Imier em 1884.
Colaboradores
A marca sempre está buscando novas formas de envolver os colaboradores em relação à sustentabilidade para realizar os projetos na qual está envolvida. Cada colaborador tem direito a férias anuais remuneradas e dias de voluntariado empresarial. Em 2021, foram reconhecidos como empregador top 10 na Suíça, garantindo a igualdade salarial, conforme estabelecido ao abrigo da legislação suíça.
Sustentabilidade
A Breitling é comprometida a fazer sempre o melhor para otimizar os impactos sociais e ambientais de seus negócios, dentro de sua esfera de influência. No Relatório da Missão de Sustentabilidade inaugural, é possível encontrar informações sobre a visão geral relativamente ao tema da sustentabilidade, assim como os principais problemas que pretendem abordar.
Buscam sempre avaliar todo o processo de produção e neutralizar seus impactos ambientais. Além de estarem comprometidas com a sustentabilidade, reforçam suas ações emitindo relatórios anuais ao Carbon Disclosure Project (CDP) e também se comprometem com a Science Based Targets Initiative (SBTi) e compensam uma parte das emissões diretas e indiretas. A Breitling tem como objetivos até 2025, expandir a utilização de energia 100% renovável da sede para as operações globais e tornarem-se livres de resíduos plásticos.
Até ao momento em que consultamos este conteúdo, a empresa compensou 2.600 toneladas de carbono ao apoiar o The International Small Group and Tree Planting Program. Este é um projeto que alia a reflorestação e o desenvolvimento sustentável liderado por agricultores de subsistência a fim de combater os efeitos da desflorestação, da pobreza e da seca, ao fornecer um fluxo de receitas a longo prazo que permite a sustentabilidade do meio ambiente e dos meios de subsistência.
Parcerias sustentáveis:
Solar Impulse Foundation
A Breitling está envolvida com a Solar Impulse Foundation, que acredita que as alterações climáticas possam ser enfrentadas de forma mais eficaz através da rentabilidade.
Em abril de 2021, a fundação atingiu o seu objetivo de identificar 1000 soluções rentáveis tanto para o ambiente como para a economia — reduzindo as emissões de CO2, a poluição e a utilização de recursos e, ao mesmo tempo, criando empregos e crescimento.
O rótulo “Efficient Solution Label” da Solar Impulse é a única avaliação disponível atualmente, que serve como garantia da rentabilidade econômica de produtos e processos que protegem o meio ambiente.
Este rótulo é atribuído na sequência de um rigoroso processo de avaliação, realizado por um grupo de peritos independentes. A nova embalagem sustentável da Breitling foi nomeada uma das 1000 soluções que permitem proteger o meio ambiente de forma rentável.
SUGi Forest
A Breitling tem todo o orgulho em apoiar a SUGi, que oferece um quadro sustentável, escalável e bem-sucedido para fazer face à perda de ecossistemas, ao mesmo tempo que cria emprego ao capacitar as comunidades indígenas.
A SUGi criou mais de 80 florestas em 12 países em todo o mundo, através do comprovado método Miyawaki. A SUGi também faz parte da Trillion Tree Initiative, lançada pelo Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum, WEF) em 2020, que é uma plataforma que promove um movimento global para conservar, restaurar e plantar um bilhão de árvores até 2030. Desde o início da parceria com a SUGi em 2020, a Breitling plantou 10.500 árvores de mais de 200 espécies vegetais nativas, em mais de 3.000 metros quadrados, em quatro florestas de 14 países, restaurando 195 espécies. Para 2021, já está planeada a criação de mais florestas.
Ocean Conservancy – Combate por oceanos saudáveis
Em março de 2018, a Breitling anunciou uma parceria com a Ocean Conservancy, uma organização não governamental que se dedica a liderar o combate global por oceanos saudáveis e praias limpas.
A Breitling desempenha um papel ativo em algumas das iniciativas da Ocean Conservancy, participando nos seus programas de limpeza para proteger a saúde dos oceanos e manter os mares sem lixo.
Tem feito todos os esforços possíveis para chamar a atenção para este tema, o qual tem orgulho em apoiar a Ocean Conservancy, que tem organizado dezenas de milhares de eventos para a limpeza costeira há mais de 35 anos, em 153 países.
A organização conta com o apoio de centenas de milhares de voluntários e tem sido responsável por um enorme crescimento da consciência pública sobre a poluição dos nossos oceanos e praias. Desde 1986, mais de 12 milhões de pessoas recolheram quase 105 milhões de quilos de lixo no programa International Coastal Cleanup da Ocean Conservancy.
O lançamento de um relógio importante
Em 10 de maio de 2019, a Breitling apresentou uma edição limitada do seu Superocean Heritage para comemorar a sua parceria essencial com a Ocean Conservancy. O lançamento, que teve lugar em Bali em cooperação com a Ocean Conservancy, fez parte de uma enorme iniciativa de limpeza de praias.
Os números contam uma história: uma centena de convidados Breitling juntaram-se a centenas de voluntários de Bali e da região vizinha para remover centenas de quilos de lixo e plástico da praia. No apoio à limpeza estavam os membros do Breitling Surfers Squad, Kelly Slater, dos EUA, e as duas australianas, Sally Fitzgibbons e Stephanie Gilmore, que contribuíram com os seus esforços para a sua primeira missão comum como esquadrão.
O relógio Superocean Heritage Ocean Conservancy Limited Edition faz parte de um dos maiores legados da relojoaria, mas é muito mais do que isso: é um apelo à ação, cronometrado na perfeição, que relembra a cada um de nós que todos podemos desempenhar um papel importante com o objetivo de manter os oceanos saudáveis e as praias limpas.
O relógio de edição limitada foi exclusivamente projetado pensando na parceria Ocean Conservancy, contendo elementos e detalhes que envolvem a parceria e os valores da ONG. Sua caixa possui as gravações do logótipo da Ocean Conservancy, que é uma referência à sua categoria de edição limitada e número de série.
O cronômetro apresenta um bisel rotativo em cerâmica unidirecional, ultra duro, resistente a choque e fricção, com um ponto central luminescente na posição das 12 horas — uma característica particularmente útil para mergulhadores. Este ponto, bem como os ponteiros dos minutos e das horas, são revestidos com Super-LumiNova® e emitem uma luz azul em vez da verde padrão. Esta variação de cor complementa o design do relógio, cujo mostrador prateado é realçado por uma inscrição Superocean em azul.
O cronômetro de 44 milímetros, em aço inoxidável e certificado pelo COSC, está disponível com um par de pulseiras simples de relógio, fabricadas em tecido ECONYL®, um material inovador e reciclado a partir de resíduos de nylon, nomeadamente de redes de pesca recuperadas dos oceanos de todo o mundo.
As pulseiras são extremamente resistentes e o material do tecido ECONYL® pode ser reciclado indefinidamente. O relógio está disponível com uma pulseira simples de cetim, em azul listrado, e é fornecido com uma pulseira simples adicional de cetim, na cor azul. A embalagem também é feita a partir de material 100% reciclado.
O relógio Superocean Heritage Ocean Conservancy Limited Edition celebra não só a parceria entre a Breitling e a Ocean Conservancy, como também o seu compromisso comum no combate por oceanos saudáveis e praias limpas.
Breitling e Qhubeka: pedalar para um futuro mais brilhante
A Breitling orgulha-se da sua parceria com a Qhubeka, uma instituição de caridade global com sede na África do Sul que fornece bicicletas para pessoas que vivem em comunidades com opções limitadas de transporte.
Qhubeka é uma palavra que significa “avançar” e é um nome digno para a organização. As bicicletas são notáveis agentes de mudança em áreas remotas: elas permitem que seus passageiros cheguem aos lugares que precisam ir e façam coisas que são quase impossíveis sem transporte, como buscar suprimentos, viajar para a escola ou trabalhar ou fornecer ajuda de emergência após um desastre.
Breitling e seu esquadrão de triatlo em uma missão
Os membros do Esquadrão de Triatlo da Breitling – Jan Frodeno, Chris “Macca” McCormack e Daniela Ryf – realizaram sua primeira missão compartilhada em novembro de 2018, quando competiram na Coronation Double Century, uma desafiadora corrida de estrada sul-africana que leva o nome de sua distância de mais de 200 km.
Um ano depois, eles voltaram para Swellendam com o CEO da Breitling, Georges Kern, e alguns dos maiores talentos do ciclismo, incluindo o campeão suíço de Ironman e especialista em duatlo Ronnie Schildknecht, o ciclista profissional sul-africano Nicholas Dlamini e o ciclista italiano Vincenzo Nibali, que é um dos sete pessoas que venceram os três Grand Tours (La Vuelta, o Tour de France e o Giro d'Italia).
Todos estavam apoiando Qhubeka e seu trabalho de mudança de vida. Depois que todos completaram sua missão, o Coronation Double Century, eles aproveitaram a oportunidade para visitar uma comunidade de Qhubeka onde os ciclistas e convidados especiais tiveram a chance de ver em primeira mão o impacto positivo que as bicicletas causam na vida dos moradores locais.
Graças aos fundos arrecadados pela Missão do Esquadrão de Triatlo, Qhubeka conseguiu distribuir 100 bicicletas financiadas pela Breitling para 100 alunos da Escola Secundária Usasazo em Khayelitsha, Cidade do Cabo, elevando o número total de bicicletas entregues à escola em 2019.
O produto
A Breitling está sempre buscando formas de melhorar os impactos sociais e ambientais positivos de seus produtos. As principais iniciativas incluem 100% do uso da Swiss Better Gold (melhor ouro suíço), o lançamento de embalagens 100% reutilizadas líderes no setor e o envolvimento de seus fornecedores na criação de planos de ação para uma transformação sustentável.
Modelos
Com modelos para homens e mulheres, a Breitling conta com 9 coleções: Chronomat, Professional, Navitimer, Superocean Heritage, Avenger, Superocean, Top Time, Premier e Classic AVI.
Chronomat
O poderoso relógio da Breitling para todas as suas missões. O Super Chronomat é inspirado no Chronomat original da década de 1980, que a Breitling criou para as estrelas das equipes de voo acrobático. O Super Chronomat, o mais ousado de todos os relógios Chronomat, apresenta várias inserções em cerâmica — no bisel, nos botões do cronógrafo e na coroa — assim como uma bracelete de borracha de inspiração Rouleaux.
Não obstante, este relógio desportivo universal não vai interferir no seu sentido de estilo.
Disponível em várias versões de cores e metais, desde o aço inoxidável ao ouro vermelho de 18K. Este modelo apresenta a emblemática bracelete Rouleaux ou a bracelete de borracha inspirada nesta, combinada com um fecho de báscula.
O Super Chronomat B01 44 é movido pelo Calibre manufaturado Breitling 01, um cronômetro certificado pelo COSC.
Professional
Concebido como um relógio leve para atletas, mas também como um cronógrafo desportivo e informal para o dia a dia, o Endurance Pro combina na perfeição uma tecnologia inovadora e alta precisão com um design vibrante e colorido. É o relógio desportivo e informal de excelência.
Concebido para homens e mulheres cujas vidas ativas conjugam uma mentalidade profissional com um estilo de vida desportivo, o Endurance Pro está à altura dos desafios de um treino, mas tem estilo suficiente para os compromissos do dia a dia.
O Endurance Pro apresenta uma caixa ultraleve em Breitlight®, um material robusto 3,3 vezes mais leve do que o titânio e 5,8 vezes mais leve do que o aço inoxidável.
Antimagnético, termicamente estável e hipoalergénico, o Breitlight® é altamente resistente a riscos, tração e corrosão. Também não é tão frio ao toque como o metal e tem um efeito ligeiramente texturizado, acentuando a originalidade do design. Exclusivo da Breitling, este material é 100% fabricado na Suíça.
Disponibilizado num conjunto de coloridos mostradores e pulseiras de borracha, com uma fivela de dois pinos em Breitlight®, o Endurance Pro também pode ser combinado com uma das coloridas pulseiras simples em tecido ECONYL® da Outerknown da Breitling. O Endurance Pro é movido pelo Calibre Breitling 82, um cronógrafo SuperQuartz™ certificado pelo COSC, garantindo uma precisão excecional.
Navitimer
Requintado e elegante, o Navitimer Automatic 41 combina o encanto histórico de um verdadeiro ícone com a sofisticação de um relógio contemporâneo. Disponível em vários materiais, incluindo aço inoxidável e ouro vermelho de 18K, a caixa de 41 milímetros apresenta um bisel de contas e uma gama de elegantes mostradores em preto, antracite, azul ou prata.
Apresentado com uma bracelete a condizer ou com uma bracelete de pele de crocodilo castanha, azul ou preta, com fivela ou fecho de báscula em aço inoxidável, o Navitimer Automatic 41 é movido pelo Calibre Breitling 17, um cronômetro certificado pelo COSC. Esta edição apenas está disponível online e está limitada a 500 exemplares.
Superocean Heritage
Inspirado no SuperOcean original da década de 1950, o Superocean Heritage combina características de design emblemáticas com um estilo moderno. Desportiva e elegante, o Superocean Heritage é uma verdadeira expressão de estilo náutico. Os icónicos ponteiros em formato triangular e o bisel unidirecional com um anel polido em cerâmica tornam o Superocean Heritage um elegante relógio para mergulhadores.
Limitado a 500 exemplares, este Superocean Heritage B01 Chronograph 44 apresenta uma caixa em aço e ouro vermelho de 18K e um mostrador verde. Disponível com uma bracelete de borracha preta “de malha” com um fecho de báscula, este Superocean Heritage é movido pelo Calibre manufaturado Breitling 01, um cronômetro certificado pelo COSC.
Avenger
Arrojado, extremamente robusto e resistente a choques, o Avenger Automatic 43 apresenta um mostrador simples que oferece excelente legibilidade. Como verdadeiro Avenger da Breitling, pode ser usado com luvas e oferece segurança e fiabilidade inigualável a qualquer aventureiro do ar.
O Avenger Automatic 43 apresenta uma caixa resistente de 43 mm em aço, um mostrador colorido e uma bracelete opcional em aço ou em pele militar a condizer, com fecho de báscula ou fivela em aço. Graças ao seu bisel robusto e ao seu padrão especial de aperto na coroa, o Avenger Automatic 43 pode ser facilmente manuseado com luvas.
Superocean
Desportivo, moderno e colorido, este Superocean Automatic 42 especial apresenta um mostrador preto com uma impressionante escala dos minutos colorida. Com uma combinação perfeita de desempenho e estilo contemporâneo para todos os gostos, este relógio está à altura de qualquer desafio: mergulho, surf ou natação!
Este exclusivo online apresenta uma caixa resistente de 42 mm em aço e um mostrador preto com uma escala dos minutos colorida. A combinação com uma bracelete de borracha preta com fivela em aço faz com que este moderno e desportivo Superocean Automatic 42 não só esteja à altura dos desafios dos mares profundos (até 50 bar / 500 metros), como também irá atrair aqueles cujas aventuras têm lugar um pouco mais perto da costa.
Top Time
O cronógrafo não convencional da Breitling com um toque automobilístico. Numa distinta celebração do design e da liberdade, o Breitling Top Time Classic Cars Squad presta homenagem aos carros clássicos desportivos da década de 1960 com um trio de cronógrafos inspirados nas corridas.
Inspirados nos modelos Chevrolet Corvette, Ford Mustang e Shelby Cobra, os relógios são uma homenagem aos modelos Breitling Top Time originais da década de 1960, concebidos para “profissionais jovens e ativos”. As atuais interpretações retromodernas detêm talvez um espírito ainda mais jovem e livre.
O Ford Mustang da primeira geração, produzido de 1964 a 1969, era compacto, acessível e desportivo. Com alguns modelos para famílias e outros para desportistas focados nas corridas, este modelo era um verdadeiro ícone popular entre estrelas de rock e atores. O modelo também protagonizou alguns dos filmes mais populares da época.
Os entusiastas de automóveis sabem que o Mustang original ajudou a definir a “modernidade” de toda uma geração. Esta lenda viva ainda se encontra em produção e continua a ser importante e adorada pelos os clientes de hoje — tal como o era nos anos 60.
Apresentando uma caixa de 42 milímetros em aço inoxidável, com uma bracelete em pele bovina castanha inspirada no mundo das corridas, o Top Time Ford Mustang ostenta detalhes em amarelo e laranja no seu mostrador verde e o logótipo do pónei Ford Mustang no mostrador e no fundo de caixa. O Top Time Ford Mustang é movido pelo Calibre Breitling 25, um cronômetro certificado pelo COSC, com uma precisão de até 1/8 de segundo.
Premier
Prestando tributo a três gerações de inventores — Léon, Gaston e Willy Breitling — o Premier Chronograph personifica o legado da Breitling no que diz respeito à invenção do cronógrafo moderno. Como Willy Breitling disse, o Premier é uma prova inconfundível de um extraordinário bom gosto. Aqui, numa edição limitada a 250 exemplares.
A última geração de cronógrafos Premier recupera a sua elegância intemporal e realça o mais alto nível de relojoaria da Breitling, graças a uma variedade de emblemáticas complicações Premier: Chronograph, Duograph e Datora.
Com botões de cronógrafo retangulares, um mostrador de cronógrafo bicompax e números árabes, os cronógrafos Premier, inspirados na sua tradição, apresentam uma variedade de elegantes detalhes de design, tais como ranhuras nos bordos da caixa, fundos de caixa de safira transparentes e ponteiros vintage.
Este Chronograph específico está disponível numa edição limitada a 250 exemplares, em aço inoxidável, com um mostrador bordeaux e uma bracelete em pele de crocodilo castanha. O Cronograph é movido pelo Calibre manufaturado Breitling B09 de corda manual, certificado pelo COSC.
Classic AVI
Desde as primeiras decolagens audaciosas até ao nascimento da aviação comercial, a história da Breitling é inseparável da história da aviação. Na década de 1930, o Huit Aviation Department da Breitling ficou conhecido por inventar relógios de cockpit precisos.
Duas décadas mais tarde, apresentou mais um novo instrumento de voo, desta vez num formato para usar no pulso: o Ref. 765 AVI. Esse relógio pioneiro para pilotos criou o cenário técnico perfeito para a Super AVI de hoje, uma coleção inspirada no espírito tenaz das famosas primeiras aeronaves.
O Super AVI P-51 Mustang presta homenagem a uma dessas lendas. Quando a aeronave foi construída, em apenas 120 dias, nem mesmo a sua fabricante, a North American Aviation, podia imaginar a potência que tinha em mãos.
As asas de baixa resistência do P-51 e o sistema de arrefecimento do motor — considerado experimental quando o caça de tripulante único descolou pela primeira vez, em 1940 — conferiram à aeronave uma velocidade e alcance sem precedentes.
Posteriormente equipada com um motor Merlin, a aeronave viu o seu desempenho atingir novas alturas, tornando-se assim o melhor e mais versátil caça da sua época. Como um verdadeiro relógio para pilotos, concebido para igualar o rigor característico de um cockpit vintage, o Super AVI P-51 Mustang apresenta números árabes de grande dimensão e facilmente legíveis no mostrador e no bisel. A sua caixa resistente mede 46 mm e apresenta uma coroa de grandes dimensões às 3 horas.
Os biséis dentados proporcionam uma excelente aderência e as braceletes, em pele bovina com pespontos, fazem lembrar as costuras do clássico equipamento de voo. Uma funcionalidade que os pilotos e outros viajantes irão apreciar é o segundo fuso horário, que pode ser acompanhado através da marcação de 24 horas no bisel interior e do ponteiro GMT de ponta vermelha. O Super AVI é movido pelo Calibre manufaturado Breitling B04, certificado pelo COSC, que oferece uma reserva de marcha de aproximadamente 70 horas.
A pulseira
A Breitling conta com uma grande variedade de pulseiras. Atualmente são 6 materiais disponíveis para as pulseiras: borracha, pele bovina, pele de crocodilo, pele de crocodilo e borracha, tecido Econyl e tecido de poliamida. Além dos materiais, há como escolher uma dentre as mais de 10 cores disponíveis, o tamanho da pulseira, o tipo de fecho e o comprimento da pulseira.
Pulseira Outerknown
A parceria da Breitling com a empresa de vestuário sustentável Outerknown, assenta no compromisso das duas marcas em melhorar as condições ambientais do planeta. Cofundada por Kelly Slater, um dos membros do Breitling Surfers Squad, a Outerknown alertou para o problema do lixo marinho e motivou as pessoas a tomarem iniciativas para limpar os oceanos.
O primeiro produto da parceria da Breitling com essa empresa inovadora é o Superocean Heritage Chronograph 44 Outerknown, com bracelete feita de tecido ECONYL®, um material criado a partir de resíduos de nylon extraídos de oceanos em todo o mundo.
A embalagem
A promoção do crescimento económico não tem de ser à custa do planeta. Juntamente com a Solar Impulse Foundation, a Breitling impulsiona a adoção de soluções rentáveis para proteger o meio ambiente. A nova caixa de relógios reciclada recebeu o rótulo Efficient Solution Label da Solar Impulse pela sua reinterpretação sustentável da tradicional embalagem de relógios.
Pensar fora da caixa com estilo
A Breitling desenvolveu a primeira caixa de relógio ecológica, dobrável e reutilizável. Criada a partir de garrafas de plástico 100% recicladas, esta nova caixa faz parte dos esforços da empresa em matéria de sustentabilidade, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental negativo causado pela produção de seus produtos.
As caixas de relógio grandes e pouco práticas são coisa do passado. A alternativa pequena, inteligente e modular não só reinventa o conceito de embalagem na indústria relojoeira, como foi até galardoada com o rótulo Efficient Solution Label, atribuído pela Solar Impulse Foundation a soluções que têm um impacto positivo no meio ambiente e na economia.
A sua dimensão pequena e elegante significa também uma redução de quase 30% na distância média percorrida pela caixa — reduzindo significativamente as emissões de CO2. Graças aos elementos da caixa e da almofada, irá também apreciar a embalagem pelo seu pragmatismo e versatilidade.
A marca continua superando os limites da inovação e mantemos o compromisso para com uma economia circular.
Bertrand Piccard e a Breitling – Uma amizade forte
Bertrand Piccard é membro do Explorer Squad da Breitling desde 2018, mas as suas ligações à marca remontam há mais de duas décadas. No dia 21 de março de 1999, quando o balão Breitling Orbiter aterrou em segurança numa região remota do deserto egípcio, Piccard e o seu colega haviam conseguido o que muitos julgavam impossível: tinham dado a volta ao mundo em balão, sem escalas. No pulso, Bertrand Piccard ostentava um relógio Breitling Emergency.
Como descendente de uma dinastia lendária de exploradores e cientistas que conquistaram os cumes e as profundidades do planeta, Bertrand continua a lançar novos desafios, sempre com o objetivo de promover as energias renováveis e as tecnologias limpas.
Fonte: Breitling. Consultado pela última vez em 21 de fevereiro de 2022.
A linha do tempo
1914
● Lançamento do relógio VITESSE, um grande sucesso entre as forças policiais, pois poderia ser utilizado para pegar motoristas que excediam o limite de velocidade.
1941
● Lançamento do famoso relógio CHRONOMAT, primeiro cronógrafo equipado com uma régua de cálculo circular deslizante em seu aro. Desde funções como taquímetro e telêmetro à multiplicação, divisão e regra de três simples eram resolvidas de maneira surpreendentemente rápida. Essa foi a primeira geração do aclamado modelo, que ganharia uma segunda geração em 1984.
1952
● Lançamento do NAVITIMER, um cronógrafo inovador especificamente desenvolvido para a aviação. Pela primeira vez um relógio dispunha de um “computador de aviação” capaz de efetuar todos os cálculos necessários à preparação de planos de voo e de converter milhas em quilômetros e vice-versa. O nome tem origem na combinação de duas palavras: Navegação e Temporizador (algo como “timer” em inglês). Esta primeira versão tornou-se o relógio oficial da associação de pilotos de todo o mundo, conhecida como AOPA (Aeronaves Proprietários e Pilotos Association). Esse modelo se tornou o maior ícone da marca, objeto de desejo por parte de todos os entusiastas da aviação.
1957
● Lançamento do SUPEROCEAN, cronógrafo especialmente desenvolvido para mergulhadores profissionais e militares. O novo produto tinha robustez e funcionalidade de um relógio talhado para águas profundas (resistente até 200 metros de profundidade).
1973
● Lançamento do BREITLING NAVITIMER GMT, primeiro cronógrafo com dois sistemas de horas (12 e 24 horas).
1985
● Lançamento do AEROSPACE, inovador cronógrafo eletrônico multifuncional feito em titânico.
1986
● Lançamento de um relógio para mergulho, com uma válvula de hélio e o poder de alcançar 1.000 metros de profundidade.
1987
● Lançamento do WORLD, modelo de relógio com indicador de horário nas quatro zonas do mundo.
1988
● Lançamento do J-CLASS, modelo especificamente desenvolvido para a prática do batismo.
1995
● Lançamento do BREITLING EMERGENCY, um instrumento-relógio multifuncional que trabalhava na frequência de emergência da aviação (121,5 MHz), contendo um minúsculo transmissor com uma antena capaz de enviar um sinal de rádio que ajudaria equipes de resgate a acharem sobreviventes de um acidente de avião ou um naufrágio. Segundo reza a história, dois pilotos britânicos, Steve Brooks e Hugh Quentin-Smith, foram resgatados graças aos seus relógios EMERGENCY depois que seu helicóptero desapareceu na Antártica. Atualmente, não é preciso ser um piloto para adquirir este modelo, mas o comprador terá que assinar um termo de responsabilidade para não acionar o dispositivo de emergência em uma situação que não é urgente.
1998
● Lançamento do B1, o mais versátil cronógrafo multifuncional já desenvolvido em cooperação com profissionais da aviação, muito em virtude do micro-processador embutido.
2002
● Associação com a tradicional marca britânica de automóveis Bentley, desde a concepção de relógios aos interiores e instrumentos do painel dos sofisticados carros.
2009
● A marca coroa seus 125 anos de paixão pelos cronógrafos com a introdução do CALIBRE 01, seu próprio movimento de cronógrafo automático. Com isso, a marca suíça revolucionou a tradicional montagem de movimentos.
2010
● Lançamento do BLACKBIRD BLACKSTEEL, um relógio luxuoso de alta precisão e feito em aço com acabamento preto fosco. Com edição limitada a duas mil peças no mundo todo, o relógio custava aproximadamente US$ 7 mil (o preço final dependia do tipo de pulseira escolhida).
2011
● Lançamento do CHRONOSPACE AUTOMATIC, um novo cronógrafo para pilotos que une exemplarmente a forma e a função. Graças ao canelado pronunciado, destinado a permitir a utilização com luvas, o aro rotativo bidirecional assegura um manuseio simples e preciso da régua de cálculo circular, permitindo efetuar todas as operações ligadas à navegação aérea. Um trunfo em matéria de ergonomia e de funcionalidade.
2016
● Lançamento do CHRONOMAT 44 BLACKSTEEL, um cronógrafo cujo design faz referência aos painéis dos aviões. A caixa robusta de 44 mm é feita em aço com liga de carbono, o que garante maior resistência ao relógio. Já o mostrador conta com três contadores quadrados e indicadores luminescentes que facilitam a visualização das horas, dos minutos e dos segundos em voos e em outras atividades que exigem agilidade, como o mergulho.
● Lançamento do NAVITIMER 1884, cujo nome faz referência ao ano de fundação da empresa (número que também representa a quantidade de exemplares disponíveis). A nova versão do cronógrafo vem com caixa de prata de 46 mm com fundo preto e opções de pulseiras (metal, couro, couro de crocodilo e borracha com design inspirado nos pneus das aeronaves). O relógio vem com um conjunto de complicações inspiradas no universo dos pilotos, incluindo cronômetro, calendário e régua de aviação.
Parceira da aeronáutica
Os pioneiros da aviação necessitavam de instrumentos fiáveis e eficientes e, portanto, adotaram muito rapidamente os cronógrafos de bolso e, posteriormente, os cronógrafos de pulso BREITLING. Era apenas o início de uma parceria que faria a marca suíça respeitada no mundo inteiro.
No início dos anos de 1930, apoiando-se na sua enorme reputação de precisão e robustez, a marca introduziu, em sua linha de produtos, uma especialidade que lhe conferiria um êxito mundial: os cronógrafos de bordo destinados aos cockpits dos aviões. Estes instrumentos indispensáveis à pilotagem, com toda a segurança, alcançaram um grande êxito, junto às diversas forças armadas mundiais.
Ao longo dos anos de 1950 e 1960, a BREITLING foi uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento da aviação comercial, equipando os aviões hélice e, em seguida, os jatos de inúmeros fabricantes e companhias aéreas com os seus cronógrafos de bordo. Foi assim que a marca se tornou “fornecedor oficial da aviação mundial”.
Atualmente, a BREITLING perpetua este vínculo autêntico e privilegiado com a aeronáutica, colaborando com a elite mundial dos pilotos. A empresa faz voar, sob a sua bandeira, várias formações, incluindo a fabulosa Breitling Jet Team, maior equipe profissional civil que voa em jatos. Esta formação única no seu gênero proporciona em cada uma das suas apresentações um surpreendente espetáculo de acrobacias ousadas. Uma dança cuidadosamente regulada, onde os aviões voam a menos de 3 metros uns dos outros, a aproximadamente 700 km/h e com acelerações que alcançam os 8G.
A Breitling Jet Team é composta por sete L-39C Albatros, jatos de treino militar, rápidos e potentes. Os pilotos são todos profissionais muito experientes, vindos, na maior parte, da aviação de caças francesa, ou até mesmo da Patrouille de France.
A marca também associou-se aos maiores encontros aéreos do planeta, tais como as célebres corridas aéreas de Reno (Nevada/Estados Unidos) ou a Red Bull Air Race, na qual participa com a sua própria equipe que voa com as cores da marca. Além disso, as acrobatas do Breitling Wingwalkers executam a sua dança sincronizada, em pleno céu e em pleno voo, penduradas na asa superior de um avião. Um espetáculo de tirar o fôlego.
Por toda essa história, a marca já estrelou em suas campanhas celebridades como o ator John Travolta (que tem como principal paixão a aviação), Brad Pitt, Leonardo DiCaprio, Ami James, Tom Cruise, David Beckham e mais recentemente o astronauta Scott Kelly.
A história da aeronáutica está repleta de datas importantes, como por exemplo, a decolagem do avião dos irmãos Wright, em 1903. Ela é igualmente feita de aeronaves míticas que marcaram as memórias e a imaginação. O Lockheed Super Constellation é um exemplo disso. Lançada em 1943, este quadrimotor de hélices revolucionou o transporte civil nos anos de 1950, impondo-se como o “Rei do Atlântico”, e continua a ser um dos mais belos símbolos da conquista dos céus.
O Breitling Super Constellation “Star of Switzerland” é um dos dois últimos Super Connies ainda em estado de voo no mundo e o único na Europa. Construído em 1955, ele foi restaurado, nos anos de 1990, por um grupo de entusiastas, e participa regularmente em diversos encontros aéreos. Ao apoiar a conservação deste aparelho lendário, a marca do B alado afirma o seu empenho em preservar o patrimônio da aeronáutica mundial. Uma bela aventura à qual a sua história está intimamente ligada.
Uma parceria luxuosa
Entre 2001 e 2003, a marca foi patrocinadora oficial da Equipe Bentley na tradicional prova 24 Horas de Le Mans. Para celebrar a vitória da montadora na prova de 2003, a marca suíça criou um exclusivo um relógio de edição limitada – o Breitling Bentley 24 Le Mans.
Era o início de uma bem sucedida parceria. Outra exclusividade desta parceria ocorreu em 2002 quando a montadora britânica lançou o Bentley GT. Coube a BREITLING dar seu toque pessoal a esta jóia do luxo e desempenho, participando no design da instrumentação técnica e assinando o relógio de bordo.
Foi a primeira vez que a montadora britânica confiava esta tarefa a uma relojoaria. Esta parceria de sucesso perdura até os dias de hoje com uma linha exclusiva de relógios batizada de Breitling for Bentley.
A sofisticação britânica aliada a excelência suíça, assim pode ser definida esta coleção que apresenta 15 modelos sofisticados e exclusivos. Um dos mais recentes lançamentos dessa linha é o Bentley B06 S, um cronógrafo compacto inspirado nas tradicionais grades do radiador dos automóveis da montadora.
A primeira pista de pouso exclusiva
A BREITLING escolheu Nova York para o local de inauguração de sua primeira flagship store no mundo no início de 2011. Localizada em Manhattan, perto da sofisticada Quinta Avenida, a loja de três andares e 400m², mistura em sua decoração o mundo da aviação e a pop-art de raízes nova-iorquina. Tudo para apresentar todas as linhas da marca suíça, além de edições super limitadas de seus cobiçados cronógrafos.
O local também serve como uma avançada assistência técnica e pós-venda. O Brasil ganhou sua primeira BREITLING BOUTIQUE em 2013, inaugurada em um dos shopping centers mais sofisticados da capital paulista: o Cidade Jardim. Na unidade brasileira as caixas de som tocam uma seleção de aproximadamente 800 músicas que carregam consigo o espírito da marca, com intérpretes do cenário alternativo eletrônico, em uma composição de áudios de sons de jatos e jingles da marca. Para ajudar ainda mais, um ambiente aromatizado com uma fragrância exclusiva. Hoje em dia a marca tem 44 lojas próprias ao redor do mundo.
A produção
Diz-se que um BREITLING não é produzido, é concebido. Os relógios da marca suíça não são simples cronômetros de precisão. São instrumentos ideais para dar informações vitais em condições de altitude, profundidade, direcionamento, entre outros aspectos.
Cada detalhe de construção e escolha de caixa foi desenvolvido e testado para responder em situações adversas, afinal, nos quesitos robustez e funcionalidade, a marca suíça tem incrível perfeição. As caixas de um BREITLING são desenhadas e fabricadas de maneira a oferecer proteção em caso de choque, mesmo o mais violentos.
Das coroas e pistões, às partes mais expostas dos cronógrafos, tudo é artesanal. Todos os modelos são equipados com vidro de safira anti-risco e as pulseiras com elos soldados. A produção dos relógios BREITLING passa por um rígido controle de qualidade. Cada relógio possui aproximadamente 600 peças e demora até quatro semanas para ser montado, passando por aproximadamente mil controles e testes durante sua fabricação. Apenas para efeito de comparação, um modelo convencional tem 80 itens. Tudo é feito à mão com matéria-prima de altíssimo nível.
A BREITLING é uma das raríssimas marcas relojoeiras do mundo a submeter todos os seus movimentos (mecânicos e de quartzo) aos impiedosos testes do COSC (Contrôle Officiel Suísse des Chronomètres ou algo como Controle Oficial Suíço dos Cronômetros), a mais alta referência, em matéria de precisão e fiabilidade, e a única baseada em uma norma internacional. Isto significa que foram testados e avaliados durante 12 dias.
As quatro principais coleções da marca – Windrider, Professional, Aeromarine e Navitimer – disponibilizam uma vasta gama de modelos que são o expoente máximo da funcionalidade e do rigor. Estes “instrumentos para profissionais”, como define o famoso slogan da marca, podem custar entre €1.000 e €14.000, sem contar as edições limitadas e especiais. Afinal, tamanha sofisticação tem preço.
A evolução visual
O tradicional logotipo da marca, composto por um par de asas e uma âncora, revela em sua exatidão quem são alguns dos mais fiéis seguidores da BREITLING: os pilotos. Esse logotipo passou por pequenas alterações ao longo dos anos.
Dados corporativos
● Origem: Suíça
● Fundação: 1884
● Fundador: Léon Breitling
● Sede mundial: Grenchen, Suíça
● Proprietário da marca: Breitling S.A.
● Capital aberto: Não
● CEO: Jean-Paul Girardin
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 44
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 500
● Segmento: Relojoaria
● Principais produtos: Relógios e cronômetros
● Concorrentes diretos: Tag Heuer, IWC, Omega, Hublot, Rolex e Panerai
● Ícones: A sua ligação íntima com a aviação.
● Slogan: Instruments for professionals.
● Website: www.breitling.com
A marca no mundo
Os luxuosos e tradicionais relógios da marca BREITLING são vendidos nas mais sofisticadas joalherias localizadas em mais de 100 países ao redor do mundo, além de uma pequena rede de lojas próprias (batizadas de BREITLING BOUTIQUE) composta por 44 unidades e localizadas em cidades como São Paulo, Nova York, Dubai, Las Vegas, Miami, Orlando, Madri, Londres, Tóquio e Paris.
A loja em São Paulo
A loja de 48 metros quadrados fica no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. Como a marca é ligada à aviação, as vitrines foram decoradas com mosaicos esculpidos de aeronaves. O espaço também tem pinturas artpop de Kevin Kelly e pisos e móveis de madeira.
Você sabia?
O famoso slogan da marca “Instruments for professionals” (em português algo como “Instrumentos para profissionais”) foi cunhado em 1992.
Fontes:
Mundo das Marcas, "Breitling". Publicado em 17 de julho de 2016. Consultado pela última vez em 21 de fevereiro de 2022.
Glamurama, "Breitling abre sua primeira loja no Brasil, em São Paulo", publicado por Manuel AP, em 29 de novembro de 2013. Consultado pela última vez em 21 de fevereiro de 2022.
Wikipédia, consultado pela última vez em 21 de fevereiro de 2022.