Cadastre-se e tenha a melhor experiência em leilões 🎉🥳

Bulgari

Bvlgari ou Bulgari (Roma, Itália, 1884) é uma sociedade italiana fundada por Sotirio Georges Bulgari. Atua dentro do mercado de luxo (joias, relógios, perfumes, artigos de couro e hotelaria). Terceira maior joalheria do mundo com presença em mais de 150 países, a Bulgari faz parte do grupo LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton.

História da Bulgari

Fundada em Roma em 1884 pelo talentoso artesão grego Sotirio Bulgari, a marca estabeleceu rapidamente uma reputação de excelência italiana graças à sua requintada técnica artesanal e criações magníficas. Ao longo das décadas, as gerações da família Bulgari aprimoraram um estilo próprio, cheio de combinações vibrantes de cores, volumes perfeitamente equilibrados e motivos inconfundíveis que prestam tributo às raízes romanas da Maison. Embora sempre reverente ao seu legado cultural, a Bvlgari criou inovações que reescreveram as regras do universo joalheiro e lançou novas tendências que se destacaram como ícones do design contemporâneo.

Da prata ao ouro

Os esplêndidos ornamentos em prata forjados por Sotirio Bulgari eram muito apreciados por turistas ingleses que ao visitarem Roma, atraídos pela tradicional Grand Tour, fizeram os negócios prosperar. A partir da primeira boutique na Via Sistina, novas lojas foram abertas na Via Condotti e em outros destinos turísticos. Quando os filhos de Sotirio, Giorgio e Costantino, passaram a ajudá-lo, tiveram a intuição de que a empresa familiar poderia dedicar-se à alta joalheria para crescer, aproveitando o profícuo legado dos trabalhos em prata.

As primeiras criações de alta joalheria, elaboradas na década de 1920, refletiam ainda a tradicional escola francesa, incorporando platina e diamantes ao design geométrico e estilizado da Art Déco. Dos anos 40 em diante, o estilo genuinamente italiano da Bvlgari começou a despontar, incorporando o brilho ensolarado do ouro amarelo e as curvas sinuosas das criações Serpenti.

Cores ousadas e bom gosto eclético

Em meados da década de 1950, a Bvlgari deu um passo adiante ao introduzir ousadas combinações cromáticas de pedras preciosas e pedras coloridas. Evocando as cúpulas da paisagem de Roma, o cabochão tornou-se um marco da Maison para glorificar as cores vívidas das gemas.

Com a florescente época da Dolce Vita, a boutique da Via Condotti tornou-se um dos locais de encontro favoritos das estrelas de cinema e socialites, amplificando assim a fama internacional da marca. Valendo-se de uma onda de sucesso, no início dos anos 70 a empresa expandiu suas operações na Europa e nos Estados Unidos. Os irmãos Bulgari da terceira geração infundiram um novo sopro de criatividade adotando as mais diversas fontes de inspiração, do Extremo Oriente à Pop Art, agradando mulheres modernas e dinâmicas. Partindo dessa visão pioneira, o relógio BVLGARI BVLGARI estabeleceu-se imediatamente como um clássico e uma declaração de design sem precedentes.

Joias modulares e materiais nada convencionais

Nas décadas de 1980 e 1990, a Bvlgari continuou a inovar e lançou joias inconfundíveis e versáteis, que podiam ser usadas durante todo o dia, da manhã à noite. Joias modulares foram a resposta às necessidades de muitas mulheres: um elemento único com um design forte era o ponto de partida a ser replicado e combinado com uma ampla gama de preciosidades, da hematita ao coral, do aço ao pavê de diamantes.

Com desenfreada criatividade, materiais nada convencionais foram incorporados às joias e relógios, alcançando o auge da sofisticação: aço, porcelana, seda e madeira expandiram as fronteiras do luxo, dando vida a criações agradáveis de ver e tocar, como uma segunda pele.

Fonte: Site oficial Bulgari, consultado pela última vez em 19 de novembro de 2019.

---

Bulgaria - Wikipédia

A origem do nome

O nome da marca normalmente escreve-se "BVLGARI", segundo o alfabeto clássico em latim (onde V = U) e tem origem no sobrenome do fundador grego da empresa, Sotirios Voulgaris (em grego: Σωτήριος Βούλγαρης pronúncia em grego: [soˈtirjos ˈvulɣaris], italiano : Sotirio Bulgari, 1857–1932).

Histórico

As origens: Sotorios Voulgaris

Em meados do século XIX, Sotirio Bulgari, descendente de uma família grega e foi um ourives grego originário da Paramícia, uma vila na região de Epiro (Império Otomano) onde abriu sua primeira loja, ainda existente hoje. Em 1877, ele se mudou para Corfu, e depois para Nápoles. Em 1881, ele chegou a Roma e abriu outras lojas de ourivesaria e antiguidades, incluindo uma loja aberta em 1884, na Via Sistina.

Em 1905, a loja da Via Sistina foi substituída pela atual flagship store na Via Condotti, hoje “monumento histórico”. Sotirios Voulgaris trabalhava com a ajuda de seus dois filhos: Costantino (1889–1973) e Giorgio (1890–1966). Nesta época, a loja se chamava “Old Curiosity Shop” para atrair clientes anglo-saxões, vindos dos Estados Unidos ou da Grã Bretanha . Somente em 1910 ele começou a se especializar em joalheria, com criações inspiradas pela escola parisiense ou americana.

Durante as primeiras décadas do século XX, os dois irmãos desenvolveram um grande interesse por pedras preciosas e jóias. Foi nesta época que a BVLGARI entrou de vez na esfera das grandes grifes internacionais, com a apresentação de um par de brincos criado por Constantino Bulgari, em estilo art deco, feitos com diamantes, safiras, rubis e esmeraldas, na exposição Internacional de Artes e Joalheria em Paris, no ano de 1925.

Em 1932, seus filhos assumiram o controle da empresa. Sotirios morreu em 1934. No mesmo ano, a loja da Via Condotti foi ampliada. A loja foi inaugurada em 9 de abril de 1934.

Os anos 50-60 : La dolce vita

Com a instalação dos estúdios da Cinecitta em Roma, a loja romana passou a atender as personalidades da Sétima Arte: Elizabeth Taylor, Marlene Dietrich, Clark Gable, Gary Cooper, Audrey Hepburn, Sophia Loren, Romy Schneider e Gina Lollobrigida.

Os anos 70-00 : a expansão internacional e a diversificação das atividades da Bulgari

A abriu suas primeiras lojas em Nova York, Paris, Genebra e Monte Carlo nos anos 1970. Por muitos anos, a empresa manteve um showroom no hotel nova-iorquino Pierre Hotel.

Em 1984, os netos de Sotirio, Paolo e Nicola Bulgari foram nomeados Presidente e Vice-Presidente da empresa e seu sobrinho Francesco Trapani foi nomeado Diretor Geral. O projeto de Trapani para diversificar a empresa teve início nos anos 1990 com o lançamento de uma linha de perfumes Bulgari. Durante seu mandato, a empresa se estabeleceu como uma marca de luxo, reconhecida no mundo inteiro.

No início de 2001, a Bulgari criou uma joint venture com a divisão de luxo da Marriott International, que também administra a empresa Ritz-Carlton Hotel L.L.C., para lançar uma nova marca de hotéis de luxo, a Bulgari Hotels & Resorts. A Bulgari abriu seu primeiro hotel em Milão em 2004, uma estação em Bali em 2006 e outro hotel em Londres em 2012. Em 2011, Bulgari Bali foi eleito pelos leitores da revista Smart Travel Asia, como o segundo melhor lugar para se hospedar na Ásia.

Em 1995, a empresa abriu o capital na bolsa italiana. A empresa teve um aumento de receita de 150% entre 1997 e 2003.

Os anos 2010: a aquisição da Bulgari pelo grupo LVMH

Em 7 de março de 2011, o grupo LVMH anunciou a aquisição de 51% do capital do grupo e o plano de realizar uma Oferta Pública de Compra amigável. Durante o dia, a ação valorizou quase 60 % na bolsa de Milão4. A participação do grupo LVMH finalmente chega a 98,09 % em setembro do mesmo ano5. Em fevereiro de 2012, a família Bulgari revende sua participação no grupo LVMH por 236,7 milhões de euros.

O antigo diretor da Bulgari participa da divisão de “relógios e joias” do grupo, enquanto o antigo diretor da Fendi, saiu da divisão de “Moda e Artigos de Couro” e assumiu a direção da joalheria italiana.

O grupo LVMH, proprietário no valor final de 3,7 bilhões de euros, apoia o desenvolvimento da marca: aumentou os investimentos publicitários, criou uma central de compras para todas as marcas de joalheiras do grupo, anunciou a intenção de instalar a marca italiana na place Vendôme até 2015, substituindo a joalheria Buccellati.

Em 2012, a Bulgari conta com 180 pontos de venda próprios no mundo: o desenvolvimento internacional está acelerado, assim como a aquisição de franquias da marca.

Evolução das formas

As joias desenhadas no início dos anos 20-30 seguem o estilo art déco com linhas claras e estilização geométrica, sempre combinado ao uso de platina. Os anos 30 foram marcados por criações mais chamativas com diamantes em diferentes tamanhos combinados a pedras coloridas: safiras, esmeraldas, e rubis. Alguns ornamentos eram “conversíveis” e podiam ser usados como colares ou pulseiras, e broches podiam ser usados como pendentes.

Limitados pelas restrições impostas pela Segunda Guerra Mundial, a maison Bulgari mudou a platina e os diamantes pelo uso de ouro e um número menor de pedras. O desenho se torna mais suave e segue a inspiração natural. A Bulgari se afasta das regras da escola francesa e cria um estilo único, inspirado pelo classicismo greco-romano , a renascença italiana e a escola romana de ourivesaria do século XIX.

O boom econômico do pós-guerra permite a volta das criações em metal branco com pedras preciosas, notadamente diamantes. Ao final dos anos 50, a Bulgari prefere o desenho pontuado por formas mais suaves . Além disso, o uso de cabochons grandes se generaliza e se torna sua marca registrada. O estilo Bulgari se caracteriza também por suas formas estruturadas, simétricas e compactas e o resultado colorido da associação de diversas pedras preciosas.

As criações dos anos 70 se distinguem pela diversidade. Inspiradas em fogos de artifício, na arte oriental com o uso de motivos de serpentes, ou mesmo da pop-art com a coleção “stars and stripes” [estrelas e listras], elogiada por Andy Warhol. Nesta época, o ouro amarelo aparece entre os materiais preferidos e o uso de elementos ovais junto aos cabochons, rodeados de ouro e diamantes se torna a marca registrada da Bulgari, assim como a corrente grossa de ouro.

Os anos 80 se caracterizaram pelos volumes, as cores vivas, as formas simples e os motivos decorativos estilizados. Nos anos 90, o uso de ouro amarelo ainda se destaca, mas o estilo Bulgari é menos estruturado.

Relogios e pulseiras

A filial suíça da sociedade, a Bulgari Haute Horlogerie SA, é encarregada da produção dos relógios Bulgari. Fundada em 1980, está baseada em Neuchâtel. A Bulgari Haute Horlogerie SA emprega quase 500 pessoas. A Bulgari desenvolve seus próprios calibres e peças próprias, assim como mecanismos complexos em calibres clássicos. A coleção de relógios Bulgari inclui as seguintes linhas: Bulgari-Bulgari, Sotirio-Bulgari, Assioma, Astrale, Serpenti, B.Zero1, Daniel Roth, Rettangolo, Ergon, Diagono e Octo.

A marca no mundo

A Bulgari conta com uma rede de distribuição com mais de 300 lojas, nos endereços comerciais mais prestigiados. A maior loja Bulgari do mundo se encontra em Tóquio, na “Bulgari Ginza Towers”, com 940 metros quadrados de espaço de loja, incluindo um restaurante e um bar.

América do norte

A lojas Bulgari na América do Norte, assim como seus distribuidores, se encontram em Atlanta, Beverly Hills, Bal Harbour, Boca Raton, Bethesda - (Chevy Chase), Chicago, Costa Mesa, Dallas, Honolulu, Houston, New York, Las Vegas, Los Angeles, Cidade do México, Montreal, Palm Beach, San Francisco, Short Hills, Waikiki, e Scottsdale, Arizona.

América do sul

As lojas Bulgari na América do Sul encontram-se em Lima, Bogotá, São Paulo, Ilha de Margarita e Quito.

Fonte: Wikipédia, consultado pela última vez em 19 de novembro de 2019.

---

B V L G A R I - Mundo das marcas

Ela é famosa por suas criações exuberantes. Os relógios são enormes, as joias refulgem com suas pedras raras e coloridas e os perfumes encantam por seus aromas únicos. Cobriu de joias celebridades e famílias reais por décadas como Sophia Loren, Grace Kelly, Audrey Hepburn, Ingrid Bergman, Susan Sarandon, Nicole Kidman e Claudia Schiffer. Uma marca secular que fez história com o melhor estilo do design italiano. Em Roma, Paris, Londres, Nova York ou Los Angeles, B V L G A R I (escrita em romano antigo, em que a letra “u” dá lugar ao “v) é a palavra que designa excelência, design moderno, prestigio e o mais puro luxo. E a marca italiana é a expressão mais sofisticada para o estilo e a beleza. Clássica e contemporânea ao mesmo tempo, a B V L G A R I mantém o seu legado de 130 anos com um sentido atemporal de beleza refinada.

A história

A saga começou em meados do século 19 quando Sotirio Voulgaris, um artesão descendente de uma família grega que trabalhava fazendo escultura em peças e objetos de prata e ferro no pequeno vilarejo de Paramythia na região de Epirus, imigrou para a Itália, juntamente com um amigo, o macedônio Sotirios Demetrios Kremos, onde na primavera de 1884 abriu sua primeira loja na Via Sistina em Roma, para comercializar pulseiras, cinturões e pequenas joias. Regressou à Grécia para se casar. De volta à Itália viu seus negócios prosperarem e tornou-se um famoso ourives, em cuja loja era possível comprar presentes sofisticados e talheres cinzelados. Seus primeiros clientes famosos foram a filha de Benito Mussolini e seu marido, o Conde Ciano. Em 1894 seu sobrenome, agora Bulgari, aparecia pela primeira vez na fachada da loja, que havia se mudado para o número 28 da Via dei Condotti. A partir de 1895 outras lojas foram inauguradas em cidades como Sanremo, Nápoles, Bellagio e Sorrento.

Com a ajuda de seus filhos, Constantino e Giorgio, em 1905 foi aberta outra loja na Via Condotti, com a finalidade de atrair turistas britânicos e americanos e que até os dias de hoje permanece como a principal loja da marca no mundo. Durante as primeiras décadas do século XX, os dois irmãos desenvolveram um grande interesse por pedras preciosas e joias. Foi nesta época que a B V L G A R I ingressou de vez na esfera das grandes grifes internacionais e no mercado de luxo com a apresentação de um par de brincos criado por Constantino Bulgari em estilo Art Deco, feitos com diamantes, safiras, rubis e esmeraldas, especialmente criado para a exposição Internacional de Artes e Joalheria em Paris no ano de 1925. Neste momento a clientela da marca começava a se tornar internacional. Nesta década a loja localizada na Via Condotti já exibia vitrines com display que davam mais ênfase às joias, destacando-as como verdadeiras obras de arte.

Em 1932, com a morte do fundador da empresa, seus dois filhos assumiram definitivamente os negócios, e a partir de então, as joias guiariam os rumos da B V L G A R I pelas próximas décadas. Esse período também testemunhou a criação de um dos maiores e mais duradouros sucessos da grife: o anel Trombino, cujo nome deriva de seu formato, que lembra um pequeno trompete. Porém, a peça que se tornou símbolo da grife só foi lançada no final dos anos de 1940: o inconfundível relógio com pulseiras em forma de serpente, feito com elos de ouro e diamantes. Neste momento, as joias já eram o maior destaque das vitrines e podiam ser vistas adornando os membros das mais nobres famílias europeias. Este período marcou a história da B V L G A R I porque representou uma libertação quanto aos padrões franceses de confecções de joias que era seguido até então. Com isso, a marca passou a criar um estilo próprio, inspirado no classicismo grego e romano e com um toque de renascença italiana.

Na década de 1950 a empresa começou a lançar suas coleções únicas com design diferenciado. Nesse período a Itália tornou-se o centro europeu do design e a B V L G A R I levou a revolução da cor para um nível superior. Desafiando a tradicional escola parisiense de joalheria centrada em diamantes, a marca italiana desenvolveu um estilo arrojado e inédito explorando inusitadas combinações cromáticas como rubis e esmeraldas, e toda a paleta de safiras. A joalheria ganhou vida em um arco-íris de combinações de cores. Os anos de 1960 foram marcados pelo enorme sucesso entre as principais estrelas do cinema, o que contribuiu para que a B V L G A R I se tornasse um mito em seu segmento. Foi neste período que a grife italiana também criou uma variedade extraordinária de broches florais chamados Tremblant. Eles eram feitos de tal forma que as corolas eram presas à montagem por molas, permitindo assim que a inflorescência vibrasse a qualquer momento.

Somente na década de 1970 a marca começou sua expansão internacional, abrindo lojas nas cidades de Nova York (1970), Genebra (1974), Monte Carlo (1977) e Paris (1979). Nesta época, foi lançado o modelo Tubogas, uma atualização do já consagrado relógio de serpente, que ganhou um bracelete flexível com elástico de ouro feito de maneira completamente artesanal. Em 1977, a marca introduziu sua primeira coleção de relógios, imprimindo seu estilo característico. Pouco depois, em 1980, a empresa criou a BULGARI TIME, uma subsidiária localizada na cidade suíça de Neuchatel responsável pela produção exclusiva de suas coleções de relógios, incluindo a fabricação de todas as peças, inclusive os mecanismos de alta tecnologia. Durante esta década, a expansão internacional da marca se acelerou ao comando dos netos do fundador, Paolo e Nicola, e no início dos anos de 1990, a grife italiana ampliou consideravelmente sua linha de relógios.

De 1993 a 2003, a marca B V L G A R I, sinônimo de glamour e luxo, aumentou seu lucro líquido, incrementou sua rede de sofisticadas lojas (incluindo a primeira unidade em solo brasileiro no ano de 2003), ingressou em novos mercados e ampliou sua gama de produtos passando a comercializar uma completa e sofisticada coleção de perfumes; lenços de seda; canetas; gravatas; acessórios em couro, incluindo as cobiçadas bolsas; óculos e armações de receituário; peças de decoração; pratarias; e uma linha de produtos de mesa e presentes. Isto sem contar os luxuosos hotéis da marca.

Em 2007, a grife italiana estreou no segmento de cosméticos com o lançamento de uma completa linha de produtos para os cuidados da pele (Bvlgari Gem Essence). Todos os produtos da linha foram formulados com gemas e pedras preciosas, como safira e turmalina, dissolvidas em pó, sem a utilização de solventes químicos na fórmula. Os ingredientes têm alto poder energético, grande concentração de minerais e oligoelementos, que, além de hidratar a pele, ativam a renovação celular. A Gem Essence é composta por três linhas: Precieuse, indicada para peles maduras; Lumiere, para peles jovens, mas que precisam de vida e luminosidade; e uma terceira linha, de limpeza. No total são 15 produtos, praticamente convertidos em joias a julgar pelos frascos. A linha atualmente é distribuída em 250 pontos de vendas selecionados na Itália, Espanha, França, Suíça e Ásia, e, em 2008, estreou no mercado americano.

Mais recentemente, no início de 2011, o poderoso conglomerado de luxo LVMH adicionou mais uma joia à sua coroa ao comprar por US$ 6 bilhões a italiana B V L G A R I. Com isso, a família fundadora da empresa italiana se tornou a segunda maior acionista do grupo LVMH, depois da família do diretor executivo Bernard Arnault. Sem dúvida, a B V L G A R I se consolidou como uma poderosa potência europeia no segmento de luxo que não pára de crescer. Assim como a maioria das grandes marcas de luxo, a B V L G A R I também enfrenta duras batalhas para evitar que seu design permaneça único. Desde a década de 1970, boa parte das peças mais valiosas da marca italiana, entre colares, braceletes e brincos, passou a ser caracterizada por desenhos requintados e fechos grandes e pesados, feitos de ouro e aço negro. E mais: cada peça tem um número de série registrado que pode comprovar sua autenticidade.

Em 2013, a ex-primeira-dama da França Carla Bruni se tornou a nova garota-propaganda da B V L G A R I. A franco-italiana foi clicada pelo fotógrafo Terry Richardson usando peças da linha “Diva”. 2014 marcou o 130º aniversário da B V L G A R I, um nome emblemático da excelência italiana. Incentivada por 2.700 anos de história romana, a marca presta homenagem ao seu rico passado incorporando designs modernos. Conhecidas pela audácia de estilo e uma tendência pela cor, suas peças são reconhecíveis imediatamente. Criadas com a sensualidade do volume, um amor pela linearidade e uma reverência pela arte e arquitetura das raízes gregas e romanas, estas características icônicas estão presentes em cada uma das criações da B V L G A R I.

A linha do tempo

1977

● Lançamento de um clássico da marca: o relógio B V L G A R I - B V L G A R I, que possuía o duplo logotipo gravado na catraca externa em baixo relevo.

1991

● Lançamento da coleção de joias NATURALIA, cujas peças tinham o formato estilizado de peixes, conchas e pássaros.

1993

● Lançamento do primeiro perfume da marca, Bvlgari Eau Parfumée au The Vért, uma colônia de chá-verde dedicada a homens e mulheres. Inicialmente era um perfume dado aos clientes de suas boutiques e depois se tornou uma das fragrâncias mais clássicas da marca italiana.

1994

● Lançamento da linha CHANDRA, com provocativas joias que misturavam porcelana e ouro.

● Lançamento da coleção de relógios esportivos e para mergulho.

● Lançamento do perfume Bvlgari pour Femme. A versão masculina (Bvlgari pour Homme) seria lançada no ano seguinte.

1996

● Lançamento de uma sofisticada coleção de lenços de seda.

● Lançamento da TRIKA, uma linha de joias com formas sinuosas e sofisticadas técnicas de produção.

● Lançamento do EXTRÊME, uma versão mais concentrada do primeiro perfume da marca.

1997

● Lançamento da primeira coleção de óculos.

● Lançamento de uma linha de acessórios em couro, incluindo bolsas, cintos e carteiras.

1998

● Lançamento do relógio ALUMINIUM, confeccionado com caixa de alumínio e pulseira de borracha com alumínio. Para promover o lançamento do novo produto a marca italiana adesivou a fuselagem de um enorme Boeing 747 da companhia aérea Alitalia com a fotografia do relógio.

● Lançamento do perfume B V L G A R I BLACK.

● Lançamento da PETITS ET MAMANS, uma colônia sem álcool com essência de camomila desenvolvida para crianças. Hoje em dia esta linha também oferece sabonetes e xampus.

2000

● Lançamento da linha de joias B.ZERO I, que imediatamente se tornou consagrada e desejada por todas as mulheres de extremo bom gosto por conter todos os elementos que marcam o estilo da grife: o movimento fluido da espiral central, a reinterpretação das joias da linha Tubogas (que foram extremamente cobiçadas nos anos de 1970) e o logotipo duplo B V L G A R I - B V L G A R I, gravado nas laterais dos anéis. Cobertos por diamantes e outras pedras preciosas, os detalhes da linha também ganharam vida, mais tarde, em pulseiras e braceletes, pingentes, brincos, relógios de pulso e estão presentes até em algumas bolsas.

● Lançamento da coleção de relógios RETTANGOLO com sua inconfundível caixa em formato de retângulo.

● Lançamento da nova linha de acessórios em couro que misturava materiais como náilon e couro, borracha e seda com textura de couro de crocodilo e acabamento requintado.

● Lançamento do perfume feminino BLV, com sua fragrância floral e amadeirada.

2001

● Lançamento da gargantilha LUCEA.

● Lançamento do perfume BLV POUR HOMME.

2003

● Lançamento do perfume feminino OMNIA, que vinha acondicionado em um frasco extremamente moderno representando dois anéis entrelaçados.

2004

● Lançamento do relógio ERGON, que rapidamente se tornaria um ícone da marca italiana.

● Lançamento da coleção de joias ASTRALE, em ouro e diamantes raros.

2005

● Inauguração da primeira loja da marca com venda exclusiva de acessórios (batizada de B V L G A R I ACCESSORIES), localizada na cidade de Osaka no Japão.

● Lançamento do perfume AQVA POUR HOMME.

● Lançamento da bolsa TWIST.

2006

● Lançamento dos perfumes VOILE DE JASMIN e ROSE ESSENTIELLE.

● Inauguração de novas lojas da B V L G A R I ACCESSORIES em Tóquio, Seul, Washington, Xangai, Milão e Florença.

2007

● Lançamento da coleção de joias ELISIA.

2008

● Lançamento da coleção de bolsas S.BULGARI, cujo design e inspiração remetem aos primórdios da marca italiana.

● Lançamento do perfume JASMIN NOIR, uma rica mistura de volúpia de seiva verde, gardênia, alcaçuz e preciosas notas lenhosas com acentos de amêndoa, licor e feijão Tonka, encarnando a essência da marca e refletindo os mais ricos e mais nobres códigos do legado de uma joalheria de luxo.

● Lançamento do perfume AQVA MARINE, inspirado nas cores e na transparência de águas cristalinas e que contava com um componente recém-chegado ao mundo da perfumaria, a posidônia, uma espécie de alga encontrada nas profundezas do oceano.

2010

● Lançamento da coleção de bolsas Isabella Rossellini, disponível em uma grande variedade de cores e materiais, incluindo couro, pelo de pônei e pelo de bezerro, que marcam a personalidade multifacetada de Isabella. Cada versão é revestida internamente com um tecido assinado por ela, com curvas que imitam um caracol, como um desenho lúdico, uma homenagem ao seu empenho e paixão pela educação ambiental e biológica.

2014

● Lançamento do perfume OMNIA INDIAN GARNET, cuja fragrância tem notas florais e amadeiradas, que se iniciam com a mistura da Mandarina e do Açafrão, a Tuberosa da Índia e o Osmanto.

● Lançamento em comemoração aos 130 anos da marca de uma coleção exclusiva com reinterpretações de icônicas peças que fizeram parte de sua trajetória. Todos os itens são dedicados a cidade de Roma, local onde a marca foi fundada e que é constante fonte de inspiração em suas criações.

As sofisticadas lojas

Suas chiques e sofisticadas lojas estão espalhadas por cidades como Nova York, Beverly Hills, São Francisco, Boston, Tóquio, Chicago, Las Vegas, Houston, Orlando, Milão, Dubai, Roma, Paris, Londres e São Paulo. Uma loja que é um mundo. Assim pode ser definida a sede da grife italiana no Japão, inaugurada em 2007 e que ocupa nada menos que um prédio inteiro de 10 andares em Ginza, um bairro de Tóquio que é o equivalente à Quinta Avenida de Nova Iorque, servindo de base para as lojas âncora das grandes marcas de luxo internacionais. A enorme loja fica nos três primeiros andares. Seus 940 m² de área abrigam seções de joias, relógios e acessórios de couro, além de espaços reservados para atender noivas e compradores de peças caríssimas e exclusivas. Quatro pavimentos são dedicados à gastronomia. Eles contêm um café, uma loja de chocolates, um restaurante com mesas para acomodar confortavelmente 54 pessoas, duas salas de jantar privadas e um terraço. Nos demais pisos ficam escritórios de funcionários e a administração.

O design das lojas na cidade de São Paulo une inovações arquitetônicas com materiais clássicos das tradições italianas. Madeira de pêra e delicadas tiras de sicômoro mesclam-se aos mármores italianos Rosa Asiago e Botticino. A exclusividade está presente em todos os detalhes da Maison. O primeiro andar da loja da Rua Haddock Lobo, por exemplo, é reservado à joalheria e aos relógios, enquanto o segundo andar tem um parapeito em mármore Encausto amarelo que circunda o espaço loft, dedicado aos acessórios e às vendas particulares. Quanto aos afortunados que entrarem na loja, localizada no Shopping Iguatemi, serão recebidos com os últimos lançamentos da marca, como os relógios Ergon, em várias versões, e a coleção de joias Astrale em ouro e diamantes raros lapidados com esmero. Aliás, a mesma variedade de coleções das lojas de Roma, Paris ou Nova York, está ao alcance também dos brasileiros como perfumes, gravatas de sete dobras em seda pura, bolsas, acessórios masculinos e femininos em couro confeccionados à mão, lenços e echarpes com estampas diferenciadas, entre outros itens luxuosos. Se você tem uma joia ou relógio da marca B V L G A R I, certamente faz ideia da precisão e do rigor com que a empresa italiana molda seus artigos. Tudo milimetricamente correto, elegante e funcional.

Uma galeria, uma sala de estar, um tesouro: localizado no primeiro andar da histórica boutique na Via Condotti 10, em Roma, o DOMVS é um lugar em que a história da marca e de sua evolução estilística é contada por mostras atualizadas regularmente das esplêndidas peças exclusivas pertencentes à coleção Heritage, com apoio de fotografias e croquis antigos. O espaço também expõe imagens e pertences das inesquecíveis divas cujo charme extraordinário foi celebrado e acentuado pelas criações da marca: Elizabeth Taylor, Sophia Loren, Anna Magnani, Ingrid Bergman, Anita Eckberg, Gina Lollobrigida e muitas outras. O nome DOMVS — “casa” em latim — foi escolhido para transmitir a natureza íntima e acolhedora dos ambientes que abrigam o coração e as raízes da B V L G A R I. É um espaço para aficionados da B V L G A R I e por quem deseja mergulhar no mundo da marca, vivenciando toda a magia da arte, do glamour e da habilidosa técnica artesanal dos 130 anos de sua história.

O luxo transformado em hotéis

Diárias (caríssimas) entre €700 e €3.500, por quarto duplo. Reserve um quarto, de preferência, com vista para o jardim. As reservas para o SPA também devem ser feitas com antecedência. Tudo isso começou em abril de 2004 com a inauguração do primeiro B V L G A R I Hotels & Resorts, uma parceria com o grupo Marriott International (que faz a gestão da luxuosa rede de hotéis Ritz Carlton) no valor de US$ 800 milhões. Situado na luxuosa e badalada cidade de Milão na Itália, e próximo ao imponente Teatro Scala e ao horto botânico, transformou-se na morada mais badalada da cidade e escolha preferida de estilistas, modelos, milionários e viajantes sofisticados. A sua localização não poderia ser melhor: em pleno La Brera, bairro que se desenvolve em torno da rua que lhe deu o nome, e onde se vive uma atmosfera descontraída e pacata. Por se encontrar em uma zona assumidamente residencial e com inúmeras charutarias, mercearias charmosas, galerias de arte, restaurantes de cozinha tradicional, livrarias e lojas de grifes famosas, o hotel está envolto pelo ambiente indicado para qualquer estadia que se preze pela elegância sofisticada, mas discreta. Apesar de estar localizado no burburinho da cidade, é um oásis de tranquilidade, com 4 mil metros quadrados de jardins. Os 58 quartos escondem-se por detrás de portas maciças. Apesar de não possuírem dimensões extraordinárias, a sua decoração no melhor estilo hotel-butique, de forma minimalista, em tons neutros, proporciona todo o conforto, com uma atenção soberba aos detalhes: rádios com visual antigo da marca Tivoli, televisões LCD, banheiras em mármore travertino, e claro, muitos produtos B V L G A R I. O cliente do hotel é brindado com alguns mimos: personal shopper, para quem quer companhia na hora de fazer compras, guest advice para recomendar o que fazer na cidade, check in e check out no quarto, tratamentos estéticos, personal trainer e serviço de entretenimento para as crianças. O hotel também oferece serviços inusitados como videogame PlayStation, locação de Porsche e Ferrari, aula de pilotagem em Monza e passeio de hidroavião no Lago di Como.

O sucesso do hotel foi tão grande que uma segunda unidade foi inaugurada na paradisíaca ilha de Bali em 2006. O The Bulgari Hotel, situado no alto de uma falésia perto do templo Uluwatu, na província de Jimbaran, Indonésia, um dos destinos exóticos mais famosos do mundo, oferece total privacidade e uma fantástica vista panorâmica do Oceano Índico abençoada por um magnífico pôr-do-sol e acesso direto à praia privativa. O resort é composto de 58 Villas: 54 unidades luxuosas com 300 metros quadrados com ambientes externos únicos; além de outras três com 500 metros quadrados, com dois quartos; e a Bvlgari Villa com 1.600 metros quadrados composta por três quartos, home theater e apartamento separado para o staff (empregados). A propriedade também oferece um SPA (considerado um dos mais sofisticados do planeta), dois restaurantes, área para eventos e, é claro, uma deslumbrante loja da marca italiana. Todo o mobiliário foi desenhado exclusivamente para o resort e a arquitetura paisagística foi desenvolvida por um especialista local.

Um novo hotel foi inaugurado em junho de 2012 na cidade de Londres. O Bvlgari Hotel & Residences London lembra as origens da grife italiana, com decoração composta por objetos de prata. Além das suítes, o lugar abriga um SPA, bar e até um cinema com tela de prata como atrações principais. A empresa já divulgou que seus três próximos hotéis serão inaugurados em 2017 nas cidades de Xangai, Beijing e Dubai.

A evolução visual

A identidade visual da marca passou apenas por uma sutil modificação ao longo dos anos. A pequena alteração na tipografia da letra (mais arredondada) pode passar despercebida pela maioria dos mortais.

Dados corporativos

● Origem: Itália

● Fundação: 1884

● Fundador: Sotirio Georges Bulgari

● Sede mundial: Roma, Itália

● Proprietário da marca: Bulgari S.p.A.

● Capital aberto: Não (subsidiária da LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton S.A.)

● Chairman: Paolo Bulgari

● CEO: Jean-Christophe Babin

● Faturamento: €1.8 bilhões (estimado)

● Lucro: Não divulgado

● Lojas: 300

● Presença global: 150 países

● Presença no Brasil: Sim

● Maiores mercados: Japão, Estados Unidos e Itália

● Funcionários: 4.000

● Segmento: Joalheria e moda de luxo

● Principais produtos: Joias, relógios, óculos, perfumes e bolsas

● Concorrentes diretos: Cartier, Tiffany & Co., Van Cleef & Arpels, Harry Winston, Boucheron e Graff

● Ícones: O design de suas joias

● Website: www.bulgari.com/pt-br

A marca no mundo

Atualmente a B V L G A R I possuí mais de 300 lojas localizadas nos endereços mais luxuosos do mundo, tendo seus produtos (joias, relógios, perfumes, gravatas, artigos em couro, óculos e canetas) voltados para um público composto por ricos e famosos. Alguns de seus produtos, como perfumes, bolsas e acessórios, também são comercializados dentro de badaladas lojas de departamento e em chiques áreas de compras espalhadas por 150 países. As joias (45%), perfumes/cosméticos (23%) e relógios (20%) representam a maior parte do faturamento da empresa. Os maiores mercados da B V L G A R I são Japão, Estados Unidos e Itália.

Você sabia?

● B V L G A R I é a terceira maior joalheria do mundo, atrás apenas da Cartier e da Tiffany & Co.

● A marca já lançou no mercado aproximadamente 60 perfumes.

● Paolo Bulgari, atual presidente do conselho, é neto do fundador da empresa, onde começou a trabalhar com 18 anos.

● A marca italiana é responsável pela criação e produção de boa parte dos objetos de luxo que decoram as cabines das instalações da companhia de cruzeiros marítimos Silversea.

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Fonte: Mundo das Marcas, publicado em 22 de maio de 2006, última atualização em 16 de julho de 2015.

Bvlgari ou Bulgari (Roma, Itália, 1884) é uma sociedade italiana fundada por Sotirio Georges Bulgari. Atua dentro do mercado de luxo (joias, relógios, perfumes, artigos de couro e hotelaria). Terceira maior joalheria do mundo com presença em mais de 150 países, a Bulgari faz parte do grupo LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton.

Bulgari

Bvlgari ou Bulgari (Roma, Itália, 1884) é uma sociedade italiana fundada por Sotirio Georges Bulgari. Atua dentro do mercado de luxo (joias, relógios, perfumes, artigos de couro e hotelaria). Terceira maior joalheria do mundo com presença em mais de 150 países, a Bulgari faz parte do grupo LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton.

Videos

A vida do fundador Sotirio Bvlgari

15 curiosidades

Bulgari 125 anos

Bulgari 130 anos

História da Bulgari

Fundada em Roma em 1884 pelo talentoso artesão grego Sotirio Bulgari, a marca estabeleceu rapidamente uma reputação de excelência italiana graças à sua requintada técnica artesanal e criações magníficas. Ao longo das décadas, as gerações da família Bulgari aprimoraram um estilo próprio, cheio de combinações vibrantes de cores, volumes perfeitamente equilibrados e motivos inconfundíveis que prestam tributo às raízes romanas da Maison. Embora sempre reverente ao seu legado cultural, a Bvlgari criou inovações que reescreveram as regras do universo joalheiro e lançou novas tendências que se destacaram como ícones do design contemporâneo.

Da prata ao ouro

Os esplêndidos ornamentos em prata forjados por Sotirio Bulgari eram muito apreciados por turistas ingleses que ao visitarem Roma, atraídos pela tradicional Grand Tour, fizeram os negócios prosperar. A partir da primeira boutique na Via Sistina, novas lojas foram abertas na Via Condotti e em outros destinos turísticos. Quando os filhos de Sotirio, Giorgio e Costantino, passaram a ajudá-lo, tiveram a intuição de que a empresa familiar poderia dedicar-se à alta joalheria para crescer, aproveitando o profícuo legado dos trabalhos em prata.

As primeiras criações de alta joalheria, elaboradas na década de 1920, refletiam ainda a tradicional escola francesa, incorporando platina e diamantes ao design geométrico e estilizado da Art Déco. Dos anos 40 em diante, o estilo genuinamente italiano da Bvlgari começou a despontar, incorporando o brilho ensolarado do ouro amarelo e as curvas sinuosas das criações Serpenti.

Cores ousadas e bom gosto eclético

Em meados da década de 1950, a Bvlgari deu um passo adiante ao introduzir ousadas combinações cromáticas de pedras preciosas e pedras coloridas. Evocando as cúpulas da paisagem de Roma, o cabochão tornou-se um marco da Maison para glorificar as cores vívidas das gemas.

Com a florescente época da Dolce Vita, a boutique da Via Condotti tornou-se um dos locais de encontro favoritos das estrelas de cinema e socialites, amplificando assim a fama internacional da marca. Valendo-se de uma onda de sucesso, no início dos anos 70 a empresa expandiu suas operações na Europa e nos Estados Unidos. Os irmãos Bulgari da terceira geração infundiram um novo sopro de criatividade adotando as mais diversas fontes de inspiração, do Extremo Oriente à Pop Art, agradando mulheres modernas e dinâmicas. Partindo dessa visão pioneira, o relógio BVLGARI BVLGARI estabeleceu-se imediatamente como um clássico e uma declaração de design sem precedentes.

Joias modulares e materiais nada convencionais

Nas décadas de 1980 e 1990, a Bvlgari continuou a inovar e lançou joias inconfundíveis e versáteis, que podiam ser usadas durante todo o dia, da manhã à noite. Joias modulares foram a resposta às necessidades de muitas mulheres: um elemento único com um design forte era o ponto de partida a ser replicado e combinado com uma ampla gama de preciosidades, da hematita ao coral, do aço ao pavê de diamantes.

Com desenfreada criatividade, materiais nada convencionais foram incorporados às joias e relógios, alcançando o auge da sofisticação: aço, porcelana, seda e madeira expandiram as fronteiras do luxo, dando vida a criações agradáveis de ver e tocar, como uma segunda pele.

Fonte: Site oficial Bulgari, consultado pela última vez em 19 de novembro de 2019.

---

Bulgaria - Wikipédia

A origem do nome

O nome da marca normalmente escreve-se "BVLGARI", segundo o alfabeto clássico em latim (onde V = U) e tem origem no sobrenome do fundador grego da empresa, Sotirios Voulgaris (em grego: Σωτήριος Βούλγαρης pronúncia em grego: [soˈtirjos ˈvulɣaris], italiano : Sotirio Bulgari, 1857–1932).

Histórico

As origens: Sotorios Voulgaris

Em meados do século XIX, Sotirio Bulgari, descendente de uma família grega e foi um ourives grego originário da Paramícia, uma vila na região de Epiro (Império Otomano) onde abriu sua primeira loja, ainda existente hoje. Em 1877, ele se mudou para Corfu, e depois para Nápoles. Em 1881, ele chegou a Roma e abriu outras lojas de ourivesaria e antiguidades, incluindo uma loja aberta em 1884, na Via Sistina.

Em 1905, a loja da Via Sistina foi substituída pela atual flagship store na Via Condotti, hoje “monumento histórico”. Sotirios Voulgaris trabalhava com a ajuda de seus dois filhos: Costantino (1889–1973) e Giorgio (1890–1966). Nesta época, a loja se chamava “Old Curiosity Shop” para atrair clientes anglo-saxões, vindos dos Estados Unidos ou da Grã Bretanha . Somente em 1910 ele começou a se especializar em joalheria, com criações inspiradas pela escola parisiense ou americana.

Durante as primeiras décadas do século XX, os dois irmãos desenvolveram um grande interesse por pedras preciosas e jóias. Foi nesta época que a BVLGARI entrou de vez na esfera das grandes grifes internacionais, com a apresentação de um par de brincos criado por Constantino Bulgari, em estilo art deco, feitos com diamantes, safiras, rubis e esmeraldas, na exposição Internacional de Artes e Joalheria em Paris, no ano de 1925.

Em 1932, seus filhos assumiram o controle da empresa. Sotirios morreu em 1934. No mesmo ano, a loja da Via Condotti foi ampliada. A loja foi inaugurada em 9 de abril de 1934.

Os anos 50-60 : La dolce vita

Com a instalação dos estúdios da Cinecitta em Roma, a loja romana passou a atender as personalidades da Sétima Arte: Elizabeth Taylor, Marlene Dietrich, Clark Gable, Gary Cooper, Audrey Hepburn, Sophia Loren, Romy Schneider e Gina Lollobrigida.

Os anos 70-00 : a expansão internacional e a diversificação das atividades da Bulgari

A abriu suas primeiras lojas em Nova York, Paris, Genebra e Monte Carlo nos anos 1970. Por muitos anos, a empresa manteve um showroom no hotel nova-iorquino Pierre Hotel.

Em 1984, os netos de Sotirio, Paolo e Nicola Bulgari foram nomeados Presidente e Vice-Presidente da empresa e seu sobrinho Francesco Trapani foi nomeado Diretor Geral. O projeto de Trapani para diversificar a empresa teve início nos anos 1990 com o lançamento de uma linha de perfumes Bulgari. Durante seu mandato, a empresa se estabeleceu como uma marca de luxo, reconhecida no mundo inteiro.

No início de 2001, a Bulgari criou uma joint venture com a divisão de luxo da Marriott International, que também administra a empresa Ritz-Carlton Hotel L.L.C., para lançar uma nova marca de hotéis de luxo, a Bulgari Hotels & Resorts. A Bulgari abriu seu primeiro hotel em Milão em 2004, uma estação em Bali em 2006 e outro hotel em Londres em 2012. Em 2011, Bulgari Bali foi eleito pelos leitores da revista Smart Travel Asia, como o segundo melhor lugar para se hospedar na Ásia.

Em 1995, a empresa abriu o capital na bolsa italiana. A empresa teve um aumento de receita de 150% entre 1997 e 2003.

Os anos 2010: a aquisição da Bulgari pelo grupo LVMH

Em 7 de março de 2011, o grupo LVMH anunciou a aquisição de 51% do capital do grupo e o plano de realizar uma Oferta Pública de Compra amigável. Durante o dia, a ação valorizou quase 60 % na bolsa de Milão4. A participação do grupo LVMH finalmente chega a 98,09 % em setembro do mesmo ano5. Em fevereiro de 2012, a família Bulgari revende sua participação no grupo LVMH por 236,7 milhões de euros.

O antigo diretor da Bulgari participa da divisão de “relógios e joias” do grupo, enquanto o antigo diretor da Fendi, saiu da divisão de “Moda e Artigos de Couro” e assumiu a direção da joalheria italiana.

O grupo LVMH, proprietário no valor final de 3,7 bilhões de euros, apoia o desenvolvimento da marca: aumentou os investimentos publicitários, criou uma central de compras para todas as marcas de joalheiras do grupo, anunciou a intenção de instalar a marca italiana na place Vendôme até 2015, substituindo a joalheria Buccellati.

Em 2012, a Bulgari conta com 180 pontos de venda próprios no mundo: o desenvolvimento internacional está acelerado, assim como a aquisição de franquias da marca.

Evolução das formas

As joias desenhadas no início dos anos 20-30 seguem o estilo art déco com linhas claras e estilização geométrica, sempre combinado ao uso de platina. Os anos 30 foram marcados por criações mais chamativas com diamantes em diferentes tamanhos combinados a pedras coloridas: safiras, esmeraldas, e rubis. Alguns ornamentos eram “conversíveis” e podiam ser usados como colares ou pulseiras, e broches podiam ser usados como pendentes.

Limitados pelas restrições impostas pela Segunda Guerra Mundial, a maison Bulgari mudou a platina e os diamantes pelo uso de ouro e um número menor de pedras. O desenho se torna mais suave e segue a inspiração natural. A Bulgari se afasta das regras da escola francesa e cria um estilo único, inspirado pelo classicismo greco-romano , a renascença italiana e a escola romana de ourivesaria do século XIX.

O boom econômico do pós-guerra permite a volta das criações em metal branco com pedras preciosas, notadamente diamantes. Ao final dos anos 50, a Bulgari prefere o desenho pontuado por formas mais suaves . Além disso, o uso de cabochons grandes se generaliza e se torna sua marca registrada. O estilo Bulgari se caracteriza também por suas formas estruturadas, simétricas e compactas e o resultado colorido da associação de diversas pedras preciosas.

As criações dos anos 70 se distinguem pela diversidade. Inspiradas em fogos de artifício, na arte oriental com o uso de motivos de serpentes, ou mesmo da pop-art com a coleção “stars and stripes” [estrelas e listras], elogiada por Andy Warhol. Nesta época, o ouro amarelo aparece entre os materiais preferidos e o uso de elementos ovais junto aos cabochons, rodeados de ouro e diamantes se torna a marca registrada da Bulgari, assim como a corrente grossa de ouro.

Os anos 80 se caracterizaram pelos volumes, as cores vivas, as formas simples e os motivos decorativos estilizados. Nos anos 90, o uso de ouro amarelo ainda se destaca, mas o estilo Bulgari é menos estruturado.

Relogios e pulseiras

A filial suíça da sociedade, a Bulgari Haute Horlogerie SA, é encarregada da produção dos relógios Bulgari. Fundada em 1980, está baseada em Neuchâtel. A Bulgari Haute Horlogerie SA emprega quase 500 pessoas. A Bulgari desenvolve seus próprios calibres e peças próprias, assim como mecanismos complexos em calibres clássicos. A coleção de relógios Bulgari inclui as seguintes linhas: Bulgari-Bulgari, Sotirio-Bulgari, Assioma, Astrale, Serpenti, B.Zero1, Daniel Roth, Rettangolo, Ergon, Diagono e Octo.

A marca no mundo

A Bulgari conta com uma rede de distribuição com mais de 300 lojas, nos endereços comerciais mais prestigiados. A maior loja Bulgari do mundo se encontra em Tóquio, na “Bulgari Ginza Towers”, com 940 metros quadrados de espaço de loja, incluindo um restaurante e um bar.

América do norte

A lojas Bulgari na América do Norte, assim como seus distribuidores, se encontram em Atlanta, Beverly Hills, Bal Harbour, Boca Raton, Bethesda - (Chevy Chase), Chicago, Costa Mesa, Dallas, Honolulu, Houston, New York, Las Vegas, Los Angeles, Cidade do México, Montreal, Palm Beach, San Francisco, Short Hills, Waikiki, e Scottsdale, Arizona.

América do sul

As lojas Bulgari na América do Sul encontram-se em Lima, Bogotá, São Paulo, Ilha de Margarita e Quito.

Fonte: Wikipédia, consultado pela última vez em 19 de novembro de 2019.

---

B V L G A R I - Mundo das marcas

Ela é famosa por suas criações exuberantes. Os relógios são enormes, as joias refulgem com suas pedras raras e coloridas e os perfumes encantam por seus aromas únicos. Cobriu de joias celebridades e famílias reais por décadas como Sophia Loren, Grace Kelly, Audrey Hepburn, Ingrid Bergman, Susan Sarandon, Nicole Kidman e Claudia Schiffer. Uma marca secular que fez história com o melhor estilo do design italiano. Em Roma, Paris, Londres, Nova York ou Los Angeles, B V L G A R I (escrita em romano antigo, em que a letra “u” dá lugar ao “v) é a palavra que designa excelência, design moderno, prestigio e o mais puro luxo. E a marca italiana é a expressão mais sofisticada para o estilo e a beleza. Clássica e contemporânea ao mesmo tempo, a B V L G A R I mantém o seu legado de 130 anos com um sentido atemporal de beleza refinada.

A história

A saga começou em meados do século 19 quando Sotirio Voulgaris, um artesão descendente de uma família grega que trabalhava fazendo escultura em peças e objetos de prata e ferro no pequeno vilarejo de Paramythia na região de Epirus, imigrou para a Itália, juntamente com um amigo, o macedônio Sotirios Demetrios Kremos, onde na primavera de 1884 abriu sua primeira loja na Via Sistina em Roma, para comercializar pulseiras, cinturões e pequenas joias. Regressou à Grécia para se casar. De volta à Itália viu seus negócios prosperarem e tornou-se um famoso ourives, em cuja loja era possível comprar presentes sofisticados e talheres cinzelados. Seus primeiros clientes famosos foram a filha de Benito Mussolini e seu marido, o Conde Ciano. Em 1894 seu sobrenome, agora Bulgari, aparecia pela primeira vez na fachada da loja, que havia se mudado para o número 28 da Via dei Condotti. A partir de 1895 outras lojas foram inauguradas em cidades como Sanremo, Nápoles, Bellagio e Sorrento.

Com a ajuda de seus filhos, Constantino e Giorgio, em 1905 foi aberta outra loja na Via Condotti, com a finalidade de atrair turistas britânicos e americanos e que até os dias de hoje permanece como a principal loja da marca no mundo. Durante as primeiras décadas do século XX, os dois irmãos desenvolveram um grande interesse por pedras preciosas e joias. Foi nesta época que a B V L G A R I ingressou de vez na esfera das grandes grifes internacionais e no mercado de luxo com a apresentação de um par de brincos criado por Constantino Bulgari em estilo Art Deco, feitos com diamantes, safiras, rubis e esmeraldas, especialmente criado para a exposição Internacional de Artes e Joalheria em Paris no ano de 1925. Neste momento a clientela da marca começava a se tornar internacional. Nesta década a loja localizada na Via Condotti já exibia vitrines com display que davam mais ênfase às joias, destacando-as como verdadeiras obras de arte.

Em 1932, com a morte do fundador da empresa, seus dois filhos assumiram definitivamente os negócios, e a partir de então, as joias guiariam os rumos da B V L G A R I pelas próximas décadas. Esse período também testemunhou a criação de um dos maiores e mais duradouros sucessos da grife: o anel Trombino, cujo nome deriva de seu formato, que lembra um pequeno trompete. Porém, a peça que se tornou símbolo da grife só foi lançada no final dos anos de 1940: o inconfundível relógio com pulseiras em forma de serpente, feito com elos de ouro e diamantes. Neste momento, as joias já eram o maior destaque das vitrines e podiam ser vistas adornando os membros das mais nobres famílias europeias. Este período marcou a história da B V L G A R I porque representou uma libertação quanto aos padrões franceses de confecções de joias que era seguido até então. Com isso, a marca passou a criar um estilo próprio, inspirado no classicismo grego e romano e com um toque de renascença italiana.

Na década de 1950 a empresa começou a lançar suas coleções únicas com design diferenciado. Nesse período a Itália tornou-se o centro europeu do design e a B V L G A R I levou a revolução da cor para um nível superior. Desafiando a tradicional escola parisiense de joalheria centrada em diamantes, a marca italiana desenvolveu um estilo arrojado e inédito explorando inusitadas combinações cromáticas como rubis e esmeraldas, e toda a paleta de safiras. A joalheria ganhou vida em um arco-íris de combinações de cores. Os anos de 1960 foram marcados pelo enorme sucesso entre as principais estrelas do cinema, o que contribuiu para que a B V L G A R I se tornasse um mito em seu segmento. Foi neste período que a grife italiana também criou uma variedade extraordinária de broches florais chamados Tremblant. Eles eram feitos de tal forma que as corolas eram presas à montagem por molas, permitindo assim que a inflorescência vibrasse a qualquer momento.

Somente na década de 1970 a marca começou sua expansão internacional, abrindo lojas nas cidades de Nova York (1970), Genebra (1974), Monte Carlo (1977) e Paris (1979). Nesta época, foi lançado o modelo Tubogas, uma atualização do já consagrado relógio de serpente, que ganhou um bracelete flexível com elástico de ouro feito de maneira completamente artesanal. Em 1977, a marca introduziu sua primeira coleção de relógios, imprimindo seu estilo característico. Pouco depois, em 1980, a empresa criou a BULGARI TIME, uma subsidiária localizada na cidade suíça de Neuchatel responsável pela produção exclusiva de suas coleções de relógios, incluindo a fabricação de todas as peças, inclusive os mecanismos de alta tecnologia. Durante esta década, a expansão internacional da marca se acelerou ao comando dos netos do fundador, Paolo e Nicola, e no início dos anos de 1990, a grife italiana ampliou consideravelmente sua linha de relógios.

De 1993 a 2003, a marca B V L G A R I, sinônimo de glamour e luxo, aumentou seu lucro líquido, incrementou sua rede de sofisticadas lojas (incluindo a primeira unidade em solo brasileiro no ano de 2003), ingressou em novos mercados e ampliou sua gama de produtos passando a comercializar uma completa e sofisticada coleção de perfumes; lenços de seda; canetas; gravatas; acessórios em couro, incluindo as cobiçadas bolsas; óculos e armações de receituário; peças de decoração; pratarias; e uma linha de produtos de mesa e presentes. Isto sem contar os luxuosos hotéis da marca.

Em 2007, a grife italiana estreou no segmento de cosméticos com o lançamento de uma completa linha de produtos para os cuidados da pele (Bvlgari Gem Essence). Todos os produtos da linha foram formulados com gemas e pedras preciosas, como safira e turmalina, dissolvidas em pó, sem a utilização de solventes químicos na fórmula. Os ingredientes têm alto poder energético, grande concentração de minerais e oligoelementos, que, além de hidratar a pele, ativam a renovação celular. A Gem Essence é composta por três linhas: Precieuse, indicada para peles maduras; Lumiere, para peles jovens, mas que precisam de vida e luminosidade; e uma terceira linha, de limpeza. No total são 15 produtos, praticamente convertidos em joias a julgar pelos frascos. A linha atualmente é distribuída em 250 pontos de vendas selecionados na Itália, Espanha, França, Suíça e Ásia, e, em 2008, estreou no mercado americano.

Mais recentemente, no início de 2011, o poderoso conglomerado de luxo LVMH adicionou mais uma joia à sua coroa ao comprar por US$ 6 bilhões a italiana B V L G A R I. Com isso, a família fundadora da empresa italiana se tornou a segunda maior acionista do grupo LVMH, depois da família do diretor executivo Bernard Arnault. Sem dúvida, a B V L G A R I se consolidou como uma poderosa potência europeia no segmento de luxo que não pára de crescer. Assim como a maioria das grandes marcas de luxo, a B V L G A R I também enfrenta duras batalhas para evitar que seu design permaneça único. Desde a década de 1970, boa parte das peças mais valiosas da marca italiana, entre colares, braceletes e brincos, passou a ser caracterizada por desenhos requintados e fechos grandes e pesados, feitos de ouro e aço negro. E mais: cada peça tem um número de série registrado que pode comprovar sua autenticidade.

Em 2013, a ex-primeira-dama da França Carla Bruni se tornou a nova garota-propaganda da B V L G A R I. A franco-italiana foi clicada pelo fotógrafo Terry Richardson usando peças da linha “Diva”. 2014 marcou o 130º aniversário da B V L G A R I, um nome emblemático da excelência italiana. Incentivada por 2.700 anos de história romana, a marca presta homenagem ao seu rico passado incorporando designs modernos. Conhecidas pela audácia de estilo e uma tendência pela cor, suas peças são reconhecíveis imediatamente. Criadas com a sensualidade do volume, um amor pela linearidade e uma reverência pela arte e arquitetura das raízes gregas e romanas, estas características icônicas estão presentes em cada uma das criações da B V L G A R I.

A linha do tempo

1977

● Lançamento de um clássico da marca: o relógio B V L G A R I - B V L G A R I, que possuía o duplo logotipo gravado na catraca externa em baixo relevo.

1991

● Lançamento da coleção de joias NATURALIA, cujas peças tinham o formato estilizado de peixes, conchas e pássaros.

1993

● Lançamento do primeiro perfume da marca, Bvlgari Eau Parfumée au The Vért, uma colônia de chá-verde dedicada a homens e mulheres. Inicialmente era um perfume dado aos clientes de suas boutiques e depois se tornou uma das fragrâncias mais clássicas da marca italiana.

1994

● Lançamento da linha CHANDRA, com provocativas joias que misturavam porcelana e ouro.

● Lançamento da coleção de relógios esportivos e para mergulho.

● Lançamento do perfume Bvlgari pour Femme. A versão masculina (Bvlgari pour Homme) seria lançada no ano seguinte.

1996

● Lançamento de uma sofisticada coleção de lenços de seda.

● Lançamento da TRIKA, uma linha de joias com formas sinuosas e sofisticadas técnicas de produção.

● Lançamento do EXTRÊME, uma versão mais concentrada do primeiro perfume da marca.

1997

● Lançamento da primeira coleção de óculos.

● Lançamento de uma linha de acessórios em couro, incluindo bolsas, cintos e carteiras.

1998

● Lançamento do relógio ALUMINIUM, confeccionado com caixa de alumínio e pulseira de borracha com alumínio. Para promover o lançamento do novo produto a marca italiana adesivou a fuselagem de um enorme Boeing 747 da companhia aérea Alitalia com a fotografia do relógio.

● Lançamento do perfume B V L G A R I BLACK.

● Lançamento da PETITS ET MAMANS, uma colônia sem álcool com essência de camomila desenvolvida para crianças. Hoje em dia esta linha também oferece sabonetes e xampus.

2000

● Lançamento da linha de joias B.ZERO I, que imediatamente se tornou consagrada e desejada por todas as mulheres de extremo bom gosto por conter todos os elementos que marcam o estilo da grife: o movimento fluido da espiral central, a reinterpretação das joias da linha Tubogas (que foram extremamente cobiçadas nos anos de 1970) e o logotipo duplo B V L G A R I - B V L G A R I, gravado nas laterais dos anéis. Cobertos por diamantes e outras pedras preciosas, os detalhes da linha também ganharam vida, mais tarde, em pulseiras e braceletes, pingentes, brincos, relógios de pulso e estão presentes até em algumas bolsas.

● Lançamento da coleção de relógios RETTANGOLO com sua inconfundível caixa em formato de retângulo.

● Lançamento da nova linha de acessórios em couro que misturava materiais como náilon e couro, borracha e seda com textura de couro de crocodilo e acabamento requintado.

● Lançamento do perfume feminino BLV, com sua fragrância floral e amadeirada.

2001

● Lançamento da gargantilha LUCEA.

● Lançamento do perfume BLV POUR HOMME.

2003

● Lançamento do perfume feminino OMNIA, que vinha acondicionado em um frasco extremamente moderno representando dois anéis entrelaçados.

2004

● Lançamento do relógio ERGON, que rapidamente se tornaria um ícone da marca italiana.

● Lançamento da coleção de joias ASTRALE, em ouro e diamantes raros.

2005

● Inauguração da primeira loja da marca com venda exclusiva de acessórios (batizada de B V L G A R I ACCESSORIES), localizada na cidade de Osaka no Japão.

● Lançamento do perfume AQVA POUR HOMME.

● Lançamento da bolsa TWIST.

2006

● Lançamento dos perfumes VOILE DE JASMIN e ROSE ESSENTIELLE.

● Inauguração de novas lojas da B V L G A R I ACCESSORIES em Tóquio, Seul, Washington, Xangai, Milão e Florença.

2007

● Lançamento da coleção de joias ELISIA.

2008

● Lançamento da coleção de bolsas S.BULGARI, cujo design e inspiração remetem aos primórdios da marca italiana.

● Lançamento do perfume JASMIN NOIR, uma rica mistura de volúpia de seiva verde, gardênia, alcaçuz e preciosas notas lenhosas com acentos de amêndoa, licor e feijão Tonka, encarnando a essência da marca e refletindo os mais ricos e mais nobres códigos do legado de uma joalheria de luxo.

● Lançamento do perfume AQVA MARINE, inspirado nas cores e na transparência de águas cristalinas e que contava com um componente recém-chegado ao mundo da perfumaria, a posidônia, uma espécie de alga encontrada nas profundezas do oceano.

2010

● Lançamento da coleção de bolsas Isabella Rossellini, disponível em uma grande variedade de cores e materiais, incluindo couro, pelo de pônei e pelo de bezerro, que marcam a personalidade multifacetada de Isabella. Cada versão é revestida internamente com um tecido assinado por ela, com curvas que imitam um caracol, como um desenho lúdico, uma homenagem ao seu empenho e paixão pela educação ambiental e biológica.

2014

● Lançamento do perfume OMNIA INDIAN GARNET, cuja fragrância tem notas florais e amadeiradas, que se iniciam com a mistura da Mandarina e do Açafrão, a Tuberosa da Índia e o Osmanto.

● Lançamento em comemoração aos 130 anos da marca de uma coleção exclusiva com reinterpretações de icônicas peças que fizeram parte de sua trajetória. Todos os itens são dedicados a cidade de Roma, local onde a marca foi fundada e que é constante fonte de inspiração em suas criações.

As sofisticadas lojas

Suas chiques e sofisticadas lojas estão espalhadas por cidades como Nova York, Beverly Hills, São Francisco, Boston, Tóquio, Chicago, Las Vegas, Houston, Orlando, Milão, Dubai, Roma, Paris, Londres e São Paulo. Uma loja que é um mundo. Assim pode ser definida a sede da grife italiana no Japão, inaugurada em 2007 e que ocupa nada menos que um prédio inteiro de 10 andares em Ginza, um bairro de Tóquio que é o equivalente à Quinta Avenida de Nova Iorque, servindo de base para as lojas âncora das grandes marcas de luxo internacionais. A enorme loja fica nos três primeiros andares. Seus 940 m² de área abrigam seções de joias, relógios e acessórios de couro, além de espaços reservados para atender noivas e compradores de peças caríssimas e exclusivas. Quatro pavimentos são dedicados à gastronomia. Eles contêm um café, uma loja de chocolates, um restaurante com mesas para acomodar confortavelmente 54 pessoas, duas salas de jantar privadas e um terraço. Nos demais pisos ficam escritórios de funcionários e a administração.

O design das lojas na cidade de São Paulo une inovações arquitetônicas com materiais clássicos das tradições italianas. Madeira de pêra e delicadas tiras de sicômoro mesclam-se aos mármores italianos Rosa Asiago e Botticino. A exclusividade está presente em todos os detalhes da Maison. O primeiro andar da loja da Rua Haddock Lobo, por exemplo, é reservado à joalheria e aos relógios, enquanto o segundo andar tem um parapeito em mármore Encausto amarelo que circunda o espaço loft, dedicado aos acessórios e às vendas particulares. Quanto aos afortunados que entrarem na loja, localizada no Shopping Iguatemi, serão recebidos com os últimos lançamentos da marca, como os relógios Ergon, em várias versões, e a coleção de joias Astrale em ouro e diamantes raros lapidados com esmero. Aliás, a mesma variedade de coleções das lojas de Roma, Paris ou Nova York, está ao alcance também dos brasileiros como perfumes, gravatas de sete dobras em seda pura, bolsas, acessórios masculinos e femininos em couro confeccionados à mão, lenços e echarpes com estampas diferenciadas, entre outros itens luxuosos. Se você tem uma joia ou relógio da marca B V L G A R I, certamente faz ideia da precisão e do rigor com que a empresa italiana molda seus artigos. Tudo milimetricamente correto, elegante e funcional.

Uma galeria, uma sala de estar, um tesouro: localizado no primeiro andar da histórica boutique na Via Condotti 10, em Roma, o DOMVS é um lugar em que a história da marca e de sua evolução estilística é contada por mostras atualizadas regularmente das esplêndidas peças exclusivas pertencentes à coleção Heritage, com apoio de fotografias e croquis antigos. O espaço também expõe imagens e pertences das inesquecíveis divas cujo charme extraordinário foi celebrado e acentuado pelas criações da marca: Elizabeth Taylor, Sophia Loren, Anna Magnani, Ingrid Bergman, Anita Eckberg, Gina Lollobrigida e muitas outras. O nome DOMVS — “casa” em latim — foi escolhido para transmitir a natureza íntima e acolhedora dos ambientes que abrigam o coração e as raízes da B V L G A R I. É um espaço para aficionados da B V L G A R I e por quem deseja mergulhar no mundo da marca, vivenciando toda a magia da arte, do glamour e da habilidosa técnica artesanal dos 130 anos de sua história.

O luxo transformado em hotéis

Diárias (caríssimas) entre €700 e €3.500, por quarto duplo. Reserve um quarto, de preferência, com vista para o jardim. As reservas para o SPA também devem ser feitas com antecedência. Tudo isso começou em abril de 2004 com a inauguração do primeiro B V L G A R I Hotels & Resorts, uma parceria com o grupo Marriott International (que faz a gestão da luxuosa rede de hotéis Ritz Carlton) no valor de US$ 800 milhões. Situado na luxuosa e badalada cidade de Milão na Itália, e próximo ao imponente Teatro Scala e ao horto botânico, transformou-se na morada mais badalada da cidade e escolha preferida de estilistas, modelos, milionários e viajantes sofisticados. A sua localização não poderia ser melhor: em pleno La Brera, bairro que se desenvolve em torno da rua que lhe deu o nome, e onde se vive uma atmosfera descontraída e pacata. Por se encontrar em uma zona assumidamente residencial e com inúmeras charutarias, mercearias charmosas, galerias de arte, restaurantes de cozinha tradicional, livrarias e lojas de grifes famosas, o hotel está envolto pelo ambiente indicado para qualquer estadia que se preze pela elegância sofisticada, mas discreta. Apesar de estar localizado no burburinho da cidade, é um oásis de tranquilidade, com 4 mil metros quadrados de jardins. Os 58 quartos escondem-se por detrás de portas maciças. Apesar de não possuírem dimensões extraordinárias, a sua decoração no melhor estilo hotel-butique, de forma minimalista, em tons neutros, proporciona todo o conforto, com uma atenção soberba aos detalhes: rádios com visual antigo da marca Tivoli, televisões LCD, banheiras em mármore travertino, e claro, muitos produtos B V L G A R I. O cliente do hotel é brindado com alguns mimos: personal shopper, para quem quer companhia na hora de fazer compras, guest advice para recomendar o que fazer na cidade, check in e check out no quarto, tratamentos estéticos, personal trainer e serviço de entretenimento para as crianças. O hotel também oferece serviços inusitados como videogame PlayStation, locação de Porsche e Ferrari, aula de pilotagem em Monza e passeio de hidroavião no Lago di Como.

O sucesso do hotel foi tão grande que uma segunda unidade foi inaugurada na paradisíaca ilha de Bali em 2006. O The Bulgari Hotel, situado no alto de uma falésia perto do templo Uluwatu, na província de Jimbaran, Indonésia, um dos destinos exóticos mais famosos do mundo, oferece total privacidade e uma fantástica vista panorâmica do Oceano Índico abençoada por um magnífico pôr-do-sol e acesso direto à praia privativa. O resort é composto de 58 Villas: 54 unidades luxuosas com 300 metros quadrados com ambientes externos únicos; além de outras três com 500 metros quadrados, com dois quartos; e a Bvlgari Villa com 1.600 metros quadrados composta por três quartos, home theater e apartamento separado para o staff (empregados). A propriedade também oferece um SPA (considerado um dos mais sofisticados do planeta), dois restaurantes, área para eventos e, é claro, uma deslumbrante loja da marca italiana. Todo o mobiliário foi desenhado exclusivamente para o resort e a arquitetura paisagística foi desenvolvida por um especialista local.

Um novo hotel foi inaugurado em junho de 2012 na cidade de Londres. O Bvlgari Hotel & Residences London lembra as origens da grife italiana, com decoração composta por objetos de prata. Além das suítes, o lugar abriga um SPA, bar e até um cinema com tela de prata como atrações principais. A empresa já divulgou que seus três próximos hotéis serão inaugurados em 2017 nas cidades de Xangai, Beijing e Dubai.

A evolução visual

A identidade visual da marca passou apenas por uma sutil modificação ao longo dos anos. A pequena alteração na tipografia da letra (mais arredondada) pode passar despercebida pela maioria dos mortais.

Dados corporativos

● Origem: Itália

● Fundação: 1884

● Fundador: Sotirio Georges Bulgari

● Sede mundial: Roma, Itália

● Proprietário da marca: Bulgari S.p.A.

● Capital aberto: Não (subsidiária da LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton S.A.)

● Chairman: Paolo Bulgari

● CEO: Jean-Christophe Babin

● Faturamento: €1.8 bilhões (estimado)

● Lucro: Não divulgado

● Lojas: 300

● Presença global: 150 países

● Presença no Brasil: Sim

● Maiores mercados: Japão, Estados Unidos e Itália

● Funcionários: 4.000

● Segmento: Joalheria e moda de luxo

● Principais produtos: Joias, relógios, óculos, perfumes e bolsas

● Concorrentes diretos: Cartier, Tiffany & Co., Van Cleef & Arpels, Harry Winston, Boucheron e Graff

● Ícones: O design de suas joias

● Website: www.bulgari.com/pt-br

A marca no mundo

Atualmente a B V L G A R I possuí mais de 300 lojas localizadas nos endereços mais luxuosos do mundo, tendo seus produtos (joias, relógios, perfumes, gravatas, artigos em couro, óculos e canetas) voltados para um público composto por ricos e famosos. Alguns de seus produtos, como perfumes, bolsas e acessórios, também são comercializados dentro de badaladas lojas de departamento e em chiques áreas de compras espalhadas por 150 países. As joias (45%), perfumes/cosméticos (23%) e relógios (20%) representam a maior parte do faturamento da empresa. Os maiores mercados da B V L G A R I são Japão, Estados Unidos e Itália.

Você sabia?

● B V L G A R I é a terceira maior joalheria do mundo, atrás apenas da Cartier e da Tiffany & Co.

● A marca já lançou no mercado aproximadamente 60 perfumes.

● Paolo Bulgari, atual presidente do conselho, é neto do fundador da empresa, onde começou a trabalhar com 18 anos.

● A marca italiana é responsável pela criação e produção de boa parte dos objetos de luxo que decoram as cabines das instalações da companhia de cruzeiros marítimos Silversea.

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Fonte: Mundo das Marcas, publicado em 22 de maio de 2006, última atualização em 16 de julho de 2015.

Arremate Arte
Feito com no Rio de Janeiro

Olá, boa tarde!

Prepare-se para a melhor experiência em leilões, estamos chegando! 🎉 Por conta da pandemia que estamos enfrentando (Covid-19), optamos por adiar o lançamento oficial para 2023, mas, não resistimos e já liberamos uma prévia! Qualquer dúvida ou sugestão, fale conosco em ola@arrematearte.com.br, seu feedback é muito importante. Caso queira receber nossas novidades, registre-se abaixo. Obrigado e bons lances! ✌️