1 artista relacionado
Corum Watches (La Chaux-de-Fonds, Suíça, 1955), é uma relojoaria de luxo suíça. Criada por Gaston Ries e seu sobrinho, René Bannwart, a marca adota a criatividade e a ousadia como princípios norteadores. Ficou conhecida quando lançou um relógio feito de uma moeda de ouro de $20, que se tornou um best-seller instantâneo. Além disso, a marca também é muito conhecida por seus "World Premiers". A cada ano, produz um número limitado de peças de edição limitada. Desde sua fundação, a marca persegue o caminho traçado pelos fundadores, mais fiéis do que nunca às coleções icônicas, enriquecendo-as com um poderoso toque moderno com a marca da inovação e avanços técnicos. A continuidade e a longevidade das suas coleções não são meras palavras na Corum: o Almirante navegou nos oceanos há 60 anos, enquanto a coleção Bridges marca a história da relojoaria há mais de 40 anos.
Biografia – Corum Watches
Desde 1955, A Corum adota a criatividade e a ousadia como princípios norteadores
Reconhecida tanto pelo apelo estético de seus modelos quanto pela excelência técnica, a CORUM se orgulha de contribuir para a perpetuação dos valores e expertise consagrados pela alta relojoaria.
Desde 1955, a CORUM adota a criatividade e a ousadia como princípios norteadores. Persegue o caminho traçado pelos fundadores, mais fiéis do que nunca às coleções icônicas, enriquecendo-as com um poderoso toque moderno com a marca da inovação e avanços técnicos. A continuidade e a longevidade das suas coleções não são meras palavras na Corum: o Almirante navega nos oceanos há 60 anos, enquanto a coleção Bridges marca a história da relojoaria há mais de 40 anos. A história está definitivamente em construção em Corum.
La Chaux de Fonds
La Chaux-de-Fonds é uma cidade suíça localizada nas montanhas do Jura, a poucos quilômetros da fronteira com a França. Fundada em 1656, deve o seu crescimento e notoriedade à relojoaria. Aqui nasceram o arquiteto Le Corbusier, o escritor Blaise Cendrars e o fabricante de automóveis Louis Chevrolet.
É um renomado centro de Art Nouveau e desde 2009 foi classificado como Patrimônio Mundial da UNESCO por sua paisagem urbana típica da indústria relojoeira. Hoje, continua sendo um centro relojoeiro muito importante e é o lar de alguns dos mais famosos fabricantes de relógios. Em 1955, ano de sua fundação, a Casa CORUM foi estabelecida em La Chaux-de-Fonds.
Cronologia
1958 - A CORUM lançou o primeiro de seus designs atraentes e exclusivos, o Chapéu Chinês, inspirado no chapéu cônico feito de palha, bambu ou folhas, originário do leste, sul e sudeste da Ásia.
1960 - Em 1960, a primeira interpretação do modelo Admiral foi desenvolvida com uma caixa quadrada. No verso da caixa, um veleiro foi gravado à mão com o nome: Almirante.
1964 - O Coin Watch foi criado com um movimento ultrafino colocado entre a frente e o verso de uma autêntica moeda de ouro, uma Double Eagle Coin de US$ 20. Este modelo foi usado por vários presidentes dos EUA e personalidades proeminentes, incluindo artistas e ganhadores do Prêmio Nobel.
1966 - Em 1966, o relógio Romvlvs foi lançado, apresentando os números das horas gravados não no mostrador, mas na luneta.
1970 - A CORUM apresentou o relógio Feather composto por penas genuínas de pássaros. Essa façanha artística e técnica exigia paciência infinita, cuidado meticuloso e destreza.
1976 - O relógio Rolls-Royce mais uma vez destacou a natureza vanguardista de 1976 da marca, pois representou a primeira parceria deste tipo com um fabricante de automóveis de prestígio.
1980 - Lançamento de uma inovação mundial: a introdução da primeira Ponte Dourada com seu movimento baguete delicadamente gravado à mão. Relojoeiro genial, Vincent Calabrese concebeu a ideia de criar um movimento com trens de engrenagens lineares, montados dentro de um exterior transparente e isolados no espaço sem qualquer conexão visível. Esta revolução impressionantemente esbelta e mundialmente famosa foi um sucesso imediato entre os conhecedores e colecionadores de relógios finos e rendeu à CORUM o título de manufatura relojoeira autêntica. Trinta anos depois, este agora lendário movimento continua sendo uma mistura distinta de alta relojoaria, conhecimento técnico e uma expressão única da arte da relojoaria.
1983 - O famoso design Admiral foi reinterpretado com flâmulas náuticas correspondentes ao código marítimo internacional e servindo como marcadores de horas em uma luneta de doze lados.
1993 - O relógio Admiral Tides foi lançado. Equipado com o exclusivo movimento CORUM CO277, indica informações vitais como o ciclo lunar e o horário das marés, bem como a força da maré, uma estimativa do nível da água e a força das correntes.
1997 - A CORUM registrou uma patente para uma nova invenção apresentada no relógio Tabogan. Dotado de um engenhoso mecanismo, permitia que a caixa do relógio fosse colocada na posição vertical, transformando assim o relógio de pulso num relógio de mesa.
2001 - Com o lançamento do relógio Trapèze em 2001, a CORUM criou em 2001 um novo estilo evocando graça sutil. O seu nome evoca a sua forma e as suas grandes dimensões, conferindo-lhe um design verdadeiramente intemporal.
2005 - O Classical Vanitas marcou a estreia mundial do trabalho de marchetaria aplicado aos mostradores de relógios. As peças de pedra e mármore foram meticulosamente cortadas para se encaixarem como um mosaico.
Em comemoração aos 50 anos da CORUM, a Ponte Dourada foi reinterpretada em uma veia contemporânea, imbuindo o modelo original dos anos 80 do espírito do século XXI.
2006 - Ao apresentar uma coleção mais contemporânea e de design arrojado, a CORUM manteve as suas características estéticas essenciais: a famosa caixa de doze faces e as flâmulas náuticas.
2007 - Em 2007, o lendário Romvlvs renasceu com um espírito elegante e contemporâneo, interpretando os códigos clássicos da marca. Seu novo design perpetua a natureza distinta de seus algarismos romanos gravados na luneta e se distingue tanto por sua caixa de curvatura dupla, criando um efeito elíptico na luneta, quanto por seu cristal de safira abaulado.
2009 - O ano de 2009 revelou mais uma vez a criatividade aparentemente inesgotável do CORUM. A CORUM escreveu um novo capítulo importante em sua história ao apresentar seu segundo movimento interno. Concebido, desenvolvido e montado nas oficinas da marca, o Ti-Bridge é o primeiro modelo a albergar o novo calibre CO 007.
2010 - Em 2010, a CORUM comemorou 55 anos, meio século do Almirante e 30 anos da Ponte Dourada. A legitimidade e o pioneirismo são recompensados.
2011 - Em 2011, a CORUM lançou seu excepcional movimento baguete em uma versão automática – com corda linear. Ele anunciou uma nova era na lenda deste movimento único.
2012 - Em 2012, a CORUM apresentou o Admiral Legend 46 Minute Repeater Acoustica, nunca antes um repetidor de minutos havia marcado o tempo por acordes. Vestido com as características atemporais da linha Legend, este relógio é o equilíbrio perfeito entre elegância e conhecimento técnico.
2013 - Em 2013, o lançamento do Ti-Bridge Automatic Dual Winder traz o primeiro movimento de corda automática para a linha Ti-Bridge. Este novo sistema de enrolamento – projetado, desenvolvido e patenteado pela CORUM – obtém sua energia de dois pesos oscilantes em linha interligados
2014 - Em 2014, a CORUM marcou a evolução de um ícone entre os amantes do mar com um design reformulado: o relógio Admiral AC-One 45 Tides. Vinte e um anos após o seu lançamento, este modelo com o seu movimento mecânico continua a ser uma complicação verdadeiramente única no mundo da Alta Relojoaria. Sua natureza exclusiva reafirma com força a longa e sólida ancoragem náutica do CORUM.
2015 - Em 2015, a CORUM comemora seu 60º aniversário criando o Admiral Legend 42 Flying Tourbillon – um relógio que reimagina a icônica complicação da alta relojoaria de uma maneira profunda e prática. A transparência desempenha um papel fundamental neste relógio com um mostrador de safira que oferece uma visão completa do mecanismo.
2016 - Em 2016, o relógio Bubble foi relançado. Equipado com uma dupla safira antirreflexo abobadada, cria um efeito de lupa, que é o símbolo desta coleção.
Em 2016, uma nova caixa redonda de 43 mm foi introduzida com a linha Golden Bridge. O emblemático movimento baguete foi criado com pontes, base e elementos decorativos em ouro 18K, para esta coleção.
2017 - 2017 apresentou o lançamento do Golden Bridge Stream combinando micromecânica de ponta e arquitetura monumental com pontes e placas em ouro de 18 quilates e alimentado por um movimento automático.
Fonte: Corum Watches. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
---
Biografia Corum – Wikipédia
Montres Corum Sàrl , comumente referido como Corum , é um relojoeiro suíço com sede em La Chaux-de-Fonds , cantão de Neuchâtel . Fundada em 1955, fabrica relógios de alta qualidade e preços elevados, muitos dos quais são edições limitadas. A série de relógios de referência da Corum é a série "Admiral's Cup". A empresa pertence ao Citychamp Watch & Jewellery Group Limited , com sede em Hong Kong , juntamente com a Eterna . Ambas as empresas relojoeiras suíças são administradas por um comitê administrativo composto por Yeznig Magdhessian, Soon Boon Chong e Maxime Ranzoni.
Corum também foi o fabricante dos relógios da World Series of Poker que acompanharam o bracelete da World Series of Poker em 2007, e tornou-se o fabricante dos próprios braceletes em 2007.
A Corum foi fundada em La Chaux-de-Fonds, na Suíça, por Gaston Ries e seu sobrinho, René Bannwart, em 1955. Um ano depois, os primeiros relógios Corum estavam sendo produzidos.
A fama de Corum veio logo no início, quando a empresa lançou um relógio feito de uma moeda de ouro de $20, que se tornou um best-seller instantâneo. Corum também é conhecida por seus "World Premiers". A cada ano, produz um número limitado de peças de edição limitada.
Em janeiro de 2000, a chegada de um novo proprietário e presidente, Severin Wunderman, deu novo impulso à Corum.
Em 25 de junho de 2008, Severin Wunderman morreu aos 69 anos.
Em janeiro de 2010, na véspera do ano jubilar de Corum, seu fundador, René Bannwart, faleceu aos 95 anos.
Em abril de 2013, a Corum anunciou que havia sido comprada pelo grupo China Haidian Holdings Limited, hoje denominado Citychamp Watch & Jewellery Group.
Modelos
Copa do Almirante
A corrida Admiral's Cup foi realizada pela primeira vez em 1957 e o relógio Corum Admiral's Cup foi lançado apenas três anos depois, em 1960. Este primeiro relógio era quadrado, resistente à água e tinha um veleiro gravado na parte de trás. Tinha pouca semelhança com os atuais relógios Corum Admiral's Cup com seu design de caixa de doze lados (Dodecágono) e flâmulas náuticas de cores vivas decorando as molduras.
A Corum Admiral's Cup masculina está disponível nos tamanhos 35 mm, 37 mm, 40 mm, 41 mm, 44 mm e 48 mm, bem como em versões com complicação de cronógrafo (da ETA, Frederique Piguet) ou apenas com hora e data.
As versões femininas da linha estavam disponíveis em 26 mm, 31 mm e 34 mm.
Vários materiais também estão disponíveis: ouro rosa, ouro amarelo, dois tons, aço inoxidável e uma fusão de titânio e borracha na Admiral's Cup Challenge Regatta 2007.
Bolha
Uma das séries mais icónicas e reconhecíveis da Corum, produzida desde o início dos anos 2000 até ao final da década. Em 2015 esta linha foi reintroduzida com diferentes materiais. Criada pelo então dono da marca, o lendário Severin Wunderman, com design arrojado e inusitado enorme mostrador de vidro de safira - a linha estava disponível em três tamanhos - mini (26 mm), midsize (35mm) e versão XXL de 45mm .
O XXL teve mais de dez diferentes edições limitadas, raras e muito procuradas. Entre eles estão Lúcifer, Baron Samedi, Bats, Joker, Royal Flush, etc.
Buckingham
Lançado na década de 1960, o modelo ainda é produzido. Parte da linha “dress” da marca, o modelo apresenta atualmente uma caixa quadrada de 37mm x 37mm, equipada com uma bracelete em pele de crocodilo ou em malha de aço inoxidável da marca Corum, integrada na caixa. O modelo está disponível com um movimento de quartzo ou um movimento ETA (Peseux) 7001 de corda manual. Alguns modelos mais antigos estão disponíveis com movimentos automáticos. Os mostradores usam marcadores de índice ou palavras em inglês/francês.
Rômulo
Criado em 1966, o Corum Romulus foi o primeiro relógio Corum a exibir os números das horas na luneta. Ele ostenta um fundo de safira gravado com uma coroa de louros em homenagem a Romulus, o fundador da Roma antiga. Está disponível em aço inoxidável, ouro branco ou amarelo e uma versão dual time em ouro amarelo ou branco. Os modelos modernos estão disponíveis em caixas de 40 mm ou, mais recentemente, de 42 mm e braceletes em pele ou aço.
Ponte dourada
A coleção Corum Golden Bridge é única no mundo da relojoaria. Seus quatro lados de safira oferecem uma visão irrestrita do movimento linear intrincadamente detalhado, que parece estar flutuando no ar, sustentado apenas pela ponte de ouro que dá nome a este relógio. O Corum Golden Bridge é oferecido em ouro 18k ou platina e também está disponível com delicado trabalho de diamante.
Turbilhão e Clássica
A coleção Corum Tourbillon and Classical compreende o Corum Classical Billionaire Tourbillon, uma obra-prima da relojoaria coberta de diamantes e safiras, o Corum Golden Tourbillon Panoramique com seu movimento turbilhão flutuando entre as pontes de safira e o Corum Classical Skylight Skeleton com mostrador de esqueleto.
Relógio de moeda
A Corum produz relógios de moedas há cinquenta anos e tem um movimento automático, manual ou de quartzo. Eles estão disponíveis com uma moeda "Liberty" de $ 20, $ 10 ou $ 5 para um mostrador . Eles também estão disponíveis com uma luneta de diamante.
Relógios artesanais
A linha de relógios Corum Artisan é definida por belos mostradores que retratam animais selvagens, locais exóticos ou mesmo cenas históricas, todos eles obras-primas de edição limitada de alguns dos poucos artesãos que ainda estão familiarizados com as técnicas imensamente demoradas usadas nesses relógios.
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
Crédito fotográfico: Logo Corum. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
Corum Watches (La Chaux-de-Fonds, Suíça, 1955), é uma relojoaria de luxo suíça. Criada por Gaston Ries e seu sobrinho, René Bannwart, a marca adota a criatividade e a ousadia como princípios norteadores. Ficou conhecida quando lançou um relógio feito de uma moeda de ouro de $20, que se tornou um best-seller instantâneo. Além disso, a marca também é muito conhecida por seus "World Premiers". A cada ano, produz um número limitado de peças de edição limitada. Desde sua fundação, a marca persegue o caminho traçado pelos fundadores, mais fiéis do que nunca às coleções icônicas, enriquecendo-as com um poderoso toque moderno com a marca da inovação e avanços técnicos. A continuidade e a longevidade das suas coleções não são meras palavras na Corum: o Almirante navegou nos oceanos há 60 anos, enquanto a coleção Bridges marca a história da relojoaria há mais de 40 anos.
Biografia – Corum Watches
Desde 1955, A Corum adota a criatividade e a ousadia como princípios norteadores
Reconhecida tanto pelo apelo estético de seus modelos quanto pela excelência técnica, a CORUM se orgulha de contribuir para a perpetuação dos valores e expertise consagrados pela alta relojoaria.
Desde 1955, a CORUM adota a criatividade e a ousadia como princípios norteadores. Persegue o caminho traçado pelos fundadores, mais fiéis do que nunca às coleções icônicas, enriquecendo-as com um poderoso toque moderno com a marca da inovação e avanços técnicos. A continuidade e a longevidade das suas coleções não são meras palavras na Corum: o Almirante navega nos oceanos há 60 anos, enquanto a coleção Bridges marca a história da relojoaria há mais de 40 anos. A história está definitivamente em construção em Corum.
La Chaux de Fonds
La Chaux-de-Fonds é uma cidade suíça localizada nas montanhas do Jura, a poucos quilômetros da fronteira com a França. Fundada em 1656, deve o seu crescimento e notoriedade à relojoaria. Aqui nasceram o arquiteto Le Corbusier, o escritor Blaise Cendrars e o fabricante de automóveis Louis Chevrolet.
É um renomado centro de Art Nouveau e desde 2009 foi classificado como Patrimônio Mundial da UNESCO por sua paisagem urbana típica da indústria relojoeira. Hoje, continua sendo um centro relojoeiro muito importante e é o lar de alguns dos mais famosos fabricantes de relógios. Em 1955, ano de sua fundação, a Casa CORUM foi estabelecida em La Chaux-de-Fonds.
Cronologia
1958 - A CORUM lançou o primeiro de seus designs atraentes e exclusivos, o Chapéu Chinês, inspirado no chapéu cônico feito de palha, bambu ou folhas, originário do leste, sul e sudeste da Ásia.
1960 - Em 1960, a primeira interpretação do modelo Admiral foi desenvolvida com uma caixa quadrada. No verso da caixa, um veleiro foi gravado à mão com o nome: Almirante.
1964 - O Coin Watch foi criado com um movimento ultrafino colocado entre a frente e o verso de uma autêntica moeda de ouro, uma Double Eagle Coin de US$ 20. Este modelo foi usado por vários presidentes dos EUA e personalidades proeminentes, incluindo artistas e ganhadores do Prêmio Nobel.
1966 - Em 1966, o relógio Romvlvs foi lançado, apresentando os números das horas gravados não no mostrador, mas na luneta.
1970 - A CORUM apresentou o relógio Feather composto por penas genuínas de pássaros. Essa façanha artística e técnica exigia paciência infinita, cuidado meticuloso e destreza.
1976 - O relógio Rolls-Royce mais uma vez destacou a natureza vanguardista de 1976 da marca, pois representou a primeira parceria deste tipo com um fabricante de automóveis de prestígio.
1980 - Lançamento de uma inovação mundial: a introdução da primeira Ponte Dourada com seu movimento baguete delicadamente gravado à mão. Relojoeiro genial, Vincent Calabrese concebeu a ideia de criar um movimento com trens de engrenagens lineares, montados dentro de um exterior transparente e isolados no espaço sem qualquer conexão visível. Esta revolução impressionantemente esbelta e mundialmente famosa foi um sucesso imediato entre os conhecedores e colecionadores de relógios finos e rendeu à CORUM o título de manufatura relojoeira autêntica. Trinta anos depois, este agora lendário movimento continua sendo uma mistura distinta de alta relojoaria, conhecimento técnico e uma expressão única da arte da relojoaria.
1983 - O famoso design Admiral foi reinterpretado com flâmulas náuticas correspondentes ao código marítimo internacional e servindo como marcadores de horas em uma luneta de doze lados.
1993 - O relógio Admiral Tides foi lançado. Equipado com o exclusivo movimento CORUM CO277, indica informações vitais como o ciclo lunar e o horário das marés, bem como a força da maré, uma estimativa do nível da água e a força das correntes.
1997 - A CORUM registrou uma patente para uma nova invenção apresentada no relógio Tabogan. Dotado de um engenhoso mecanismo, permitia que a caixa do relógio fosse colocada na posição vertical, transformando assim o relógio de pulso num relógio de mesa.
2001 - Com o lançamento do relógio Trapèze em 2001, a CORUM criou em 2001 um novo estilo evocando graça sutil. O seu nome evoca a sua forma e as suas grandes dimensões, conferindo-lhe um design verdadeiramente intemporal.
2005 - O Classical Vanitas marcou a estreia mundial do trabalho de marchetaria aplicado aos mostradores de relógios. As peças de pedra e mármore foram meticulosamente cortadas para se encaixarem como um mosaico.
Em comemoração aos 50 anos da CORUM, a Ponte Dourada foi reinterpretada em uma veia contemporânea, imbuindo o modelo original dos anos 80 do espírito do século XXI.
2006 - Ao apresentar uma coleção mais contemporânea e de design arrojado, a CORUM manteve as suas características estéticas essenciais: a famosa caixa de doze faces e as flâmulas náuticas.
2007 - Em 2007, o lendário Romvlvs renasceu com um espírito elegante e contemporâneo, interpretando os códigos clássicos da marca. Seu novo design perpetua a natureza distinta de seus algarismos romanos gravados na luneta e se distingue tanto por sua caixa de curvatura dupla, criando um efeito elíptico na luneta, quanto por seu cristal de safira abaulado.
2009 - O ano de 2009 revelou mais uma vez a criatividade aparentemente inesgotável do CORUM. A CORUM escreveu um novo capítulo importante em sua história ao apresentar seu segundo movimento interno. Concebido, desenvolvido e montado nas oficinas da marca, o Ti-Bridge é o primeiro modelo a albergar o novo calibre CO 007.
2010 - Em 2010, a CORUM comemorou 55 anos, meio século do Almirante e 30 anos da Ponte Dourada. A legitimidade e o pioneirismo são recompensados.
2011 - Em 2011, a CORUM lançou seu excepcional movimento baguete em uma versão automática – com corda linear. Ele anunciou uma nova era na lenda deste movimento único.
2012 - Em 2012, a CORUM apresentou o Admiral Legend 46 Minute Repeater Acoustica, nunca antes um repetidor de minutos havia marcado o tempo por acordes. Vestido com as características atemporais da linha Legend, este relógio é o equilíbrio perfeito entre elegância e conhecimento técnico.
2013 - Em 2013, o lançamento do Ti-Bridge Automatic Dual Winder traz o primeiro movimento de corda automática para a linha Ti-Bridge. Este novo sistema de enrolamento – projetado, desenvolvido e patenteado pela CORUM – obtém sua energia de dois pesos oscilantes em linha interligados
2014 - Em 2014, a CORUM marcou a evolução de um ícone entre os amantes do mar com um design reformulado: o relógio Admiral AC-One 45 Tides. Vinte e um anos após o seu lançamento, este modelo com o seu movimento mecânico continua a ser uma complicação verdadeiramente única no mundo da Alta Relojoaria. Sua natureza exclusiva reafirma com força a longa e sólida ancoragem náutica do CORUM.
2015 - Em 2015, a CORUM comemora seu 60º aniversário criando o Admiral Legend 42 Flying Tourbillon – um relógio que reimagina a icônica complicação da alta relojoaria de uma maneira profunda e prática. A transparência desempenha um papel fundamental neste relógio com um mostrador de safira que oferece uma visão completa do mecanismo.
2016 - Em 2016, o relógio Bubble foi relançado. Equipado com uma dupla safira antirreflexo abobadada, cria um efeito de lupa, que é o símbolo desta coleção.
Em 2016, uma nova caixa redonda de 43 mm foi introduzida com a linha Golden Bridge. O emblemático movimento baguete foi criado com pontes, base e elementos decorativos em ouro 18K, para esta coleção.
2017 - 2017 apresentou o lançamento do Golden Bridge Stream combinando micromecânica de ponta e arquitetura monumental com pontes e placas em ouro de 18 quilates e alimentado por um movimento automático.
Fonte: Corum Watches. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
---
Biografia Corum – Wikipédia
Montres Corum Sàrl , comumente referido como Corum , é um relojoeiro suíço com sede em La Chaux-de-Fonds , cantão de Neuchâtel . Fundada em 1955, fabrica relógios de alta qualidade e preços elevados, muitos dos quais são edições limitadas. A série de relógios de referência da Corum é a série "Admiral's Cup". A empresa pertence ao Citychamp Watch & Jewellery Group Limited , com sede em Hong Kong , juntamente com a Eterna . Ambas as empresas relojoeiras suíças são administradas por um comitê administrativo composto por Yeznig Magdhessian, Soon Boon Chong e Maxime Ranzoni.
Corum também foi o fabricante dos relógios da World Series of Poker que acompanharam o bracelete da World Series of Poker em 2007, e tornou-se o fabricante dos próprios braceletes em 2007.
A Corum foi fundada em La Chaux-de-Fonds, na Suíça, por Gaston Ries e seu sobrinho, René Bannwart, em 1955. Um ano depois, os primeiros relógios Corum estavam sendo produzidos.
A fama de Corum veio logo no início, quando a empresa lançou um relógio feito de uma moeda de ouro de $20, que se tornou um best-seller instantâneo. Corum também é conhecida por seus "World Premiers". A cada ano, produz um número limitado de peças de edição limitada.
Em janeiro de 2000, a chegada de um novo proprietário e presidente, Severin Wunderman, deu novo impulso à Corum.
Em 25 de junho de 2008, Severin Wunderman morreu aos 69 anos.
Em janeiro de 2010, na véspera do ano jubilar de Corum, seu fundador, René Bannwart, faleceu aos 95 anos.
Em abril de 2013, a Corum anunciou que havia sido comprada pelo grupo China Haidian Holdings Limited, hoje denominado Citychamp Watch & Jewellery Group.
Modelos
Copa do Almirante
A corrida Admiral's Cup foi realizada pela primeira vez em 1957 e o relógio Corum Admiral's Cup foi lançado apenas três anos depois, em 1960. Este primeiro relógio era quadrado, resistente à água e tinha um veleiro gravado na parte de trás. Tinha pouca semelhança com os atuais relógios Corum Admiral's Cup com seu design de caixa de doze lados (Dodecágono) e flâmulas náuticas de cores vivas decorando as molduras.
A Corum Admiral's Cup masculina está disponível nos tamanhos 35 mm, 37 mm, 40 mm, 41 mm, 44 mm e 48 mm, bem como em versões com complicação de cronógrafo (da ETA, Frederique Piguet) ou apenas com hora e data.
As versões femininas da linha estavam disponíveis em 26 mm, 31 mm e 34 mm.
Vários materiais também estão disponíveis: ouro rosa, ouro amarelo, dois tons, aço inoxidável e uma fusão de titânio e borracha na Admiral's Cup Challenge Regatta 2007.
Bolha
Uma das séries mais icónicas e reconhecíveis da Corum, produzida desde o início dos anos 2000 até ao final da década. Em 2015 esta linha foi reintroduzida com diferentes materiais. Criada pelo então dono da marca, o lendário Severin Wunderman, com design arrojado e inusitado enorme mostrador de vidro de safira - a linha estava disponível em três tamanhos - mini (26 mm), midsize (35mm) e versão XXL de 45mm .
O XXL teve mais de dez diferentes edições limitadas, raras e muito procuradas. Entre eles estão Lúcifer, Baron Samedi, Bats, Joker, Royal Flush, etc.
Buckingham
Lançado na década de 1960, o modelo ainda é produzido. Parte da linha “dress” da marca, o modelo apresenta atualmente uma caixa quadrada de 37mm x 37mm, equipada com uma bracelete em pele de crocodilo ou em malha de aço inoxidável da marca Corum, integrada na caixa. O modelo está disponível com um movimento de quartzo ou um movimento ETA (Peseux) 7001 de corda manual. Alguns modelos mais antigos estão disponíveis com movimentos automáticos. Os mostradores usam marcadores de índice ou palavras em inglês/francês.
Rômulo
Criado em 1966, o Corum Romulus foi o primeiro relógio Corum a exibir os números das horas na luneta. Ele ostenta um fundo de safira gravado com uma coroa de louros em homenagem a Romulus, o fundador da Roma antiga. Está disponível em aço inoxidável, ouro branco ou amarelo e uma versão dual time em ouro amarelo ou branco. Os modelos modernos estão disponíveis em caixas de 40 mm ou, mais recentemente, de 42 mm e braceletes em pele ou aço.
Ponte dourada
A coleção Corum Golden Bridge é única no mundo da relojoaria. Seus quatro lados de safira oferecem uma visão irrestrita do movimento linear intrincadamente detalhado, que parece estar flutuando no ar, sustentado apenas pela ponte de ouro que dá nome a este relógio. O Corum Golden Bridge é oferecido em ouro 18k ou platina e também está disponível com delicado trabalho de diamante.
Turbilhão e Clássica
A coleção Corum Tourbillon and Classical compreende o Corum Classical Billionaire Tourbillon, uma obra-prima da relojoaria coberta de diamantes e safiras, o Corum Golden Tourbillon Panoramique com seu movimento turbilhão flutuando entre as pontes de safira e o Corum Classical Skylight Skeleton com mostrador de esqueleto.
Relógio de moeda
A Corum produz relógios de moedas há cinquenta anos e tem um movimento automático, manual ou de quartzo. Eles estão disponíveis com uma moeda "Liberty" de $ 20, $ 10 ou $ 5 para um mostrador . Eles também estão disponíveis com uma luneta de diamante.
Relógios artesanais
A linha de relógios Corum Artisan é definida por belos mostradores que retratam animais selvagens, locais exóticos ou mesmo cenas históricas, todos eles obras-primas de edição limitada de alguns dos poucos artesãos que ainda estão familiarizados com as técnicas imensamente demoradas usadas nesses relógios.
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
Crédito fotográfico: Logo Corum. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
1 artista relacionado
Corum Watches (La Chaux-de-Fonds, Suíça, 1955), é uma relojoaria de luxo suíça. Criada por Gaston Ries e seu sobrinho, René Bannwart, a marca adota a criatividade e a ousadia como princípios norteadores. Ficou conhecida quando lançou um relógio feito de uma moeda de ouro de $20, que se tornou um best-seller instantâneo. Além disso, a marca também é muito conhecida por seus "World Premiers". A cada ano, produz um número limitado de peças de edição limitada. Desde sua fundação, a marca persegue o caminho traçado pelos fundadores, mais fiéis do que nunca às coleções icônicas, enriquecendo-as com um poderoso toque moderno com a marca da inovação e avanços técnicos. A continuidade e a longevidade das suas coleções não são meras palavras na Corum: o Almirante navegou nos oceanos há 60 anos, enquanto a coleção Bridges marca a história da relojoaria há mais de 40 anos.
Biografia – Corum Watches
Desde 1955, A Corum adota a criatividade e a ousadia como princípios norteadores
Reconhecida tanto pelo apelo estético de seus modelos quanto pela excelência técnica, a CORUM se orgulha de contribuir para a perpetuação dos valores e expertise consagrados pela alta relojoaria.
Desde 1955, a CORUM adota a criatividade e a ousadia como princípios norteadores. Persegue o caminho traçado pelos fundadores, mais fiéis do que nunca às coleções icônicas, enriquecendo-as com um poderoso toque moderno com a marca da inovação e avanços técnicos. A continuidade e a longevidade das suas coleções não são meras palavras na Corum: o Almirante navega nos oceanos há 60 anos, enquanto a coleção Bridges marca a história da relojoaria há mais de 40 anos. A história está definitivamente em construção em Corum.
La Chaux de Fonds
La Chaux-de-Fonds é uma cidade suíça localizada nas montanhas do Jura, a poucos quilômetros da fronteira com a França. Fundada em 1656, deve o seu crescimento e notoriedade à relojoaria. Aqui nasceram o arquiteto Le Corbusier, o escritor Blaise Cendrars e o fabricante de automóveis Louis Chevrolet.
É um renomado centro de Art Nouveau e desde 2009 foi classificado como Patrimônio Mundial da UNESCO por sua paisagem urbana típica da indústria relojoeira. Hoje, continua sendo um centro relojoeiro muito importante e é o lar de alguns dos mais famosos fabricantes de relógios. Em 1955, ano de sua fundação, a Casa CORUM foi estabelecida em La Chaux-de-Fonds.
Cronologia
1958 - A CORUM lançou o primeiro de seus designs atraentes e exclusivos, o Chapéu Chinês, inspirado no chapéu cônico feito de palha, bambu ou folhas, originário do leste, sul e sudeste da Ásia.
1960 - Em 1960, a primeira interpretação do modelo Admiral foi desenvolvida com uma caixa quadrada. No verso da caixa, um veleiro foi gravado à mão com o nome: Almirante.
1964 - O Coin Watch foi criado com um movimento ultrafino colocado entre a frente e o verso de uma autêntica moeda de ouro, uma Double Eagle Coin de US$ 20. Este modelo foi usado por vários presidentes dos EUA e personalidades proeminentes, incluindo artistas e ganhadores do Prêmio Nobel.
1966 - Em 1966, o relógio Romvlvs foi lançado, apresentando os números das horas gravados não no mostrador, mas na luneta.
1970 - A CORUM apresentou o relógio Feather composto por penas genuínas de pássaros. Essa façanha artística e técnica exigia paciência infinita, cuidado meticuloso e destreza.
1976 - O relógio Rolls-Royce mais uma vez destacou a natureza vanguardista de 1976 da marca, pois representou a primeira parceria deste tipo com um fabricante de automóveis de prestígio.
1980 - Lançamento de uma inovação mundial: a introdução da primeira Ponte Dourada com seu movimento baguete delicadamente gravado à mão. Relojoeiro genial, Vincent Calabrese concebeu a ideia de criar um movimento com trens de engrenagens lineares, montados dentro de um exterior transparente e isolados no espaço sem qualquer conexão visível. Esta revolução impressionantemente esbelta e mundialmente famosa foi um sucesso imediato entre os conhecedores e colecionadores de relógios finos e rendeu à CORUM o título de manufatura relojoeira autêntica. Trinta anos depois, este agora lendário movimento continua sendo uma mistura distinta de alta relojoaria, conhecimento técnico e uma expressão única da arte da relojoaria.
1983 - O famoso design Admiral foi reinterpretado com flâmulas náuticas correspondentes ao código marítimo internacional e servindo como marcadores de horas em uma luneta de doze lados.
1993 - O relógio Admiral Tides foi lançado. Equipado com o exclusivo movimento CORUM CO277, indica informações vitais como o ciclo lunar e o horário das marés, bem como a força da maré, uma estimativa do nível da água e a força das correntes.
1997 - A CORUM registrou uma patente para uma nova invenção apresentada no relógio Tabogan. Dotado de um engenhoso mecanismo, permitia que a caixa do relógio fosse colocada na posição vertical, transformando assim o relógio de pulso num relógio de mesa.
2001 - Com o lançamento do relógio Trapèze em 2001, a CORUM criou em 2001 um novo estilo evocando graça sutil. O seu nome evoca a sua forma e as suas grandes dimensões, conferindo-lhe um design verdadeiramente intemporal.
2005 - O Classical Vanitas marcou a estreia mundial do trabalho de marchetaria aplicado aos mostradores de relógios. As peças de pedra e mármore foram meticulosamente cortadas para se encaixarem como um mosaico.
Em comemoração aos 50 anos da CORUM, a Ponte Dourada foi reinterpretada em uma veia contemporânea, imbuindo o modelo original dos anos 80 do espírito do século XXI.
2006 - Ao apresentar uma coleção mais contemporânea e de design arrojado, a CORUM manteve as suas características estéticas essenciais: a famosa caixa de doze faces e as flâmulas náuticas.
2007 - Em 2007, o lendário Romvlvs renasceu com um espírito elegante e contemporâneo, interpretando os códigos clássicos da marca. Seu novo design perpetua a natureza distinta de seus algarismos romanos gravados na luneta e se distingue tanto por sua caixa de curvatura dupla, criando um efeito elíptico na luneta, quanto por seu cristal de safira abaulado.
2009 - O ano de 2009 revelou mais uma vez a criatividade aparentemente inesgotável do CORUM. A CORUM escreveu um novo capítulo importante em sua história ao apresentar seu segundo movimento interno. Concebido, desenvolvido e montado nas oficinas da marca, o Ti-Bridge é o primeiro modelo a albergar o novo calibre CO 007.
2010 - Em 2010, a CORUM comemorou 55 anos, meio século do Almirante e 30 anos da Ponte Dourada. A legitimidade e o pioneirismo são recompensados.
2011 - Em 2011, a CORUM lançou seu excepcional movimento baguete em uma versão automática – com corda linear. Ele anunciou uma nova era na lenda deste movimento único.
2012 - Em 2012, a CORUM apresentou o Admiral Legend 46 Minute Repeater Acoustica, nunca antes um repetidor de minutos havia marcado o tempo por acordes. Vestido com as características atemporais da linha Legend, este relógio é o equilíbrio perfeito entre elegância e conhecimento técnico.
2013 - Em 2013, o lançamento do Ti-Bridge Automatic Dual Winder traz o primeiro movimento de corda automática para a linha Ti-Bridge. Este novo sistema de enrolamento – projetado, desenvolvido e patenteado pela CORUM – obtém sua energia de dois pesos oscilantes em linha interligados
2014 - Em 2014, a CORUM marcou a evolução de um ícone entre os amantes do mar com um design reformulado: o relógio Admiral AC-One 45 Tides. Vinte e um anos após o seu lançamento, este modelo com o seu movimento mecânico continua a ser uma complicação verdadeiramente única no mundo da Alta Relojoaria. Sua natureza exclusiva reafirma com força a longa e sólida ancoragem náutica do CORUM.
2015 - Em 2015, a CORUM comemora seu 60º aniversário criando o Admiral Legend 42 Flying Tourbillon – um relógio que reimagina a icônica complicação da alta relojoaria de uma maneira profunda e prática. A transparência desempenha um papel fundamental neste relógio com um mostrador de safira que oferece uma visão completa do mecanismo.
2016 - Em 2016, o relógio Bubble foi relançado. Equipado com uma dupla safira antirreflexo abobadada, cria um efeito de lupa, que é o símbolo desta coleção.
Em 2016, uma nova caixa redonda de 43 mm foi introduzida com a linha Golden Bridge. O emblemático movimento baguete foi criado com pontes, base e elementos decorativos em ouro 18K, para esta coleção.
2017 - 2017 apresentou o lançamento do Golden Bridge Stream combinando micromecânica de ponta e arquitetura monumental com pontes e placas em ouro de 18 quilates e alimentado por um movimento automático.
Fonte: Corum Watches. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
---
Biografia Corum – Wikipédia
Montres Corum Sàrl , comumente referido como Corum , é um relojoeiro suíço com sede em La Chaux-de-Fonds , cantão de Neuchâtel . Fundada em 1955, fabrica relógios de alta qualidade e preços elevados, muitos dos quais são edições limitadas. A série de relógios de referência da Corum é a série "Admiral's Cup". A empresa pertence ao Citychamp Watch & Jewellery Group Limited , com sede em Hong Kong , juntamente com a Eterna . Ambas as empresas relojoeiras suíças são administradas por um comitê administrativo composto por Yeznig Magdhessian, Soon Boon Chong e Maxime Ranzoni.
Corum também foi o fabricante dos relógios da World Series of Poker que acompanharam o bracelete da World Series of Poker em 2007, e tornou-se o fabricante dos próprios braceletes em 2007.
A Corum foi fundada em La Chaux-de-Fonds, na Suíça, por Gaston Ries e seu sobrinho, René Bannwart, em 1955. Um ano depois, os primeiros relógios Corum estavam sendo produzidos.
A fama de Corum veio logo no início, quando a empresa lançou um relógio feito de uma moeda de ouro de $20, que se tornou um best-seller instantâneo. Corum também é conhecida por seus "World Premiers". A cada ano, produz um número limitado de peças de edição limitada.
Em janeiro de 2000, a chegada de um novo proprietário e presidente, Severin Wunderman, deu novo impulso à Corum.
Em 25 de junho de 2008, Severin Wunderman morreu aos 69 anos.
Em janeiro de 2010, na véspera do ano jubilar de Corum, seu fundador, René Bannwart, faleceu aos 95 anos.
Em abril de 2013, a Corum anunciou que havia sido comprada pelo grupo China Haidian Holdings Limited, hoje denominado Citychamp Watch & Jewellery Group.
Modelos
Copa do Almirante
A corrida Admiral's Cup foi realizada pela primeira vez em 1957 e o relógio Corum Admiral's Cup foi lançado apenas três anos depois, em 1960. Este primeiro relógio era quadrado, resistente à água e tinha um veleiro gravado na parte de trás. Tinha pouca semelhança com os atuais relógios Corum Admiral's Cup com seu design de caixa de doze lados (Dodecágono) e flâmulas náuticas de cores vivas decorando as molduras.
A Corum Admiral's Cup masculina está disponível nos tamanhos 35 mm, 37 mm, 40 mm, 41 mm, 44 mm e 48 mm, bem como em versões com complicação de cronógrafo (da ETA, Frederique Piguet) ou apenas com hora e data.
As versões femininas da linha estavam disponíveis em 26 mm, 31 mm e 34 mm.
Vários materiais também estão disponíveis: ouro rosa, ouro amarelo, dois tons, aço inoxidável e uma fusão de titânio e borracha na Admiral's Cup Challenge Regatta 2007.
Bolha
Uma das séries mais icónicas e reconhecíveis da Corum, produzida desde o início dos anos 2000 até ao final da década. Em 2015 esta linha foi reintroduzida com diferentes materiais. Criada pelo então dono da marca, o lendário Severin Wunderman, com design arrojado e inusitado enorme mostrador de vidro de safira - a linha estava disponível em três tamanhos - mini (26 mm), midsize (35mm) e versão XXL de 45mm .
O XXL teve mais de dez diferentes edições limitadas, raras e muito procuradas. Entre eles estão Lúcifer, Baron Samedi, Bats, Joker, Royal Flush, etc.
Buckingham
Lançado na década de 1960, o modelo ainda é produzido. Parte da linha “dress” da marca, o modelo apresenta atualmente uma caixa quadrada de 37mm x 37mm, equipada com uma bracelete em pele de crocodilo ou em malha de aço inoxidável da marca Corum, integrada na caixa. O modelo está disponível com um movimento de quartzo ou um movimento ETA (Peseux) 7001 de corda manual. Alguns modelos mais antigos estão disponíveis com movimentos automáticos. Os mostradores usam marcadores de índice ou palavras em inglês/francês.
Rômulo
Criado em 1966, o Corum Romulus foi o primeiro relógio Corum a exibir os números das horas na luneta. Ele ostenta um fundo de safira gravado com uma coroa de louros em homenagem a Romulus, o fundador da Roma antiga. Está disponível em aço inoxidável, ouro branco ou amarelo e uma versão dual time em ouro amarelo ou branco. Os modelos modernos estão disponíveis em caixas de 40 mm ou, mais recentemente, de 42 mm e braceletes em pele ou aço.
Ponte dourada
A coleção Corum Golden Bridge é única no mundo da relojoaria. Seus quatro lados de safira oferecem uma visão irrestrita do movimento linear intrincadamente detalhado, que parece estar flutuando no ar, sustentado apenas pela ponte de ouro que dá nome a este relógio. O Corum Golden Bridge é oferecido em ouro 18k ou platina e também está disponível com delicado trabalho de diamante.
Turbilhão e Clássica
A coleção Corum Tourbillon and Classical compreende o Corum Classical Billionaire Tourbillon, uma obra-prima da relojoaria coberta de diamantes e safiras, o Corum Golden Tourbillon Panoramique com seu movimento turbilhão flutuando entre as pontes de safira e o Corum Classical Skylight Skeleton com mostrador de esqueleto.
Relógio de moeda
A Corum produz relógios de moedas há cinquenta anos e tem um movimento automático, manual ou de quartzo. Eles estão disponíveis com uma moeda "Liberty" de $ 20, $ 10 ou $ 5 para um mostrador . Eles também estão disponíveis com uma luneta de diamante.
Relógios artesanais
A linha de relógios Corum Artisan é definida por belos mostradores que retratam animais selvagens, locais exóticos ou mesmo cenas históricas, todos eles obras-primas de edição limitada de alguns dos poucos artesãos que ainda estão familiarizados com as técnicas imensamente demoradas usadas nesses relógios.
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
Crédito fotográfico: Logo Corum. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
Corum Watches (La Chaux-de-Fonds, Suíça, 1955), é uma relojoaria de luxo suíça. Criada por Gaston Ries e seu sobrinho, René Bannwart, a marca adota a criatividade e a ousadia como princípios norteadores. Ficou conhecida quando lançou um relógio feito de uma moeda de ouro de $20, que se tornou um best-seller instantâneo. Além disso, a marca também é muito conhecida por seus "World Premiers". A cada ano, produz um número limitado de peças de edição limitada. Desde sua fundação, a marca persegue o caminho traçado pelos fundadores, mais fiéis do que nunca às coleções icônicas, enriquecendo-as com um poderoso toque moderno com a marca da inovação e avanços técnicos. A continuidade e a longevidade das suas coleções não são meras palavras na Corum: o Almirante navegou nos oceanos há 60 anos, enquanto a coleção Bridges marca a história da relojoaria há mais de 40 anos.
Biografia – Corum Watches
Desde 1955, A Corum adota a criatividade e a ousadia como princípios norteadores
Reconhecida tanto pelo apelo estético de seus modelos quanto pela excelência técnica, a CORUM se orgulha de contribuir para a perpetuação dos valores e expertise consagrados pela alta relojoaria.
Desde 1955, a CORUM adota a criatividade e a ousadia como princípios norteadores. Persegue o caminho traçado pelos fundadores, mais fiéis do que nunca às coleções icônicas, enriquecendo-as com um poderoso toque moderno com a marca da inovação e avanços técnicos. A continuidade e a longevidade das suas coleções não são meras palavras na Corum: o Almirante navega nos oceanos há 60 anos, enquanto a coleção Bridges marca a história da relojoaria há mais de 40 anos. A história está definitivamente em construção em Corum.
La Chaux de Fonds
La Chaux-de-Fonds é uma cidade suíça localizada nas montanhas do Jura, a poucos quilômetros da fronteira com a França. Fundada em 1656, deve o seu crescimento e notoriedade à relojoaria. Aqui nasceram o arquiteto Le Corbusier, o escritor Blaise Cendrars e o fabricante de automóveis Louis Chevrolet.
É um renomado centro de Art Nouveau e desde 2009 foi classificado como Patrimônio Mundial da UNESCO por sua paisagem urbana típica da indústria relojoeira. Hoje, continua sendo um centro relojoeiro muito importante e é o lar de alguns dos mais famosos fabricantes de relógios. Em 1955, ano de sua fundação, a Casa CORUM foi estabelecida em La Chaux-de-Fonds.
Cronologia
1958 - A CORUM lançou o primeiro de seus designs atraentes e exclusivos, o Chapéu Chinês, inspirado no chapéu cônico feito de palha, bambu ou folhas, originário do leste, sul e sudeste da Ásia.
1960 - Em 1960, a primeira interpretação do modelo Admiral foi desenvolvida com uma caixa quadrada. No verso da caixa, um veleiro foi gravado à mão com o nome: Almirante.
1964 - O Coin Watch foi criado com um movimento ultrafino colocado entre a frente e o verso de uma autêntica moeda de ouro, uma Double Eagle Coin de US$ 20. Este modelo foi usado por vários presidentes dos EUA e personalidades proeminentes, incluindo artistas e ganhadores do Prêmio Nobel.
1966 - Em 1966, o relógio Romvlvs foi lançado, apresentando os números das horas gravados não no mostrador, mas na luneta.
1970 - A CORUM apresentou o relógio Feather composto por penas genuínas de pássaros. Essa façanha artística e técnica exigia paciência infinita, cuidado meticuloso e destreza.
1976 - O relógio Rolls-Royce mais uma vez destacou a natureza vanguardista de 1976 da marca, pois representou a primeira parceria deste tipo com um fabricante de automóveis de prestígio.
1980 - Lançamento de uma inovação mundial: a introdução da primeira Ponte Dourada com seu movimento baguete delicadamente gravado à mão. Relojoeiro genial, Vincent Calabrese concebeu a ideia de criar um movimento com trens de engrenagens lineares, montados dentro de um exterior transparente e isolados no espaço sem qualquer conexão visível. Esta revolução impressionantemente esbelta e mundialmente famosa foi um sucesso imediato entre os conhecedores e colecionadores de relógios finos e rendeu à CORUM o título de manufatura relojoeira autêntica. Trinta anos depois, este agora lendário movimento continua sendo uma mistura distinta de alta relojoaria, conhecimento técnico e uma expressão única da arte da relojoaria.
1983 - O famoso design Admiral foi reinterpretado com flâmulas náuticas correspondentes ao código marítimo internacional e servindo como marcadores de horas em uma luneta de doze lados.
1993 - O relógio Admiral Tides foi lançado. Equipado com o exclusivo movimento CORUM CO277, indica informações vitais como o ciclo lunar e o horário das marés, bem como a força da maré, uma estimativa do nível da água e a força das correntes.
1997 - A CORUM registrou uma patente para uma nova invenção apresentada no relógio Tabogan. Dotado de um engenhoso mecanismo, permitia que a caixa do relógio fosse colocada na posição vertical, transformando assim o relógio de pulso num relógio de mesa.
2001 - Com o lançamento do relógio Trapèze em 2001, a CORUM criou em 2001 um novo estilo evocando graça sutil. O seu nome evoca a sua forma e as suas grandes dimensões, conferindo-lhe um design verdadeiramente intemporal.
2005 - O Classical Vanitas marcou a estreia mundial do trabalho de marchetaria aplicado aos mostradores de relógios. As peças de pedra e mármore foram meticulosamente cortadas para se encaixarem como um mosaico.
Em comemoração aos 50 anos da CORUM, a Ponte Dourada foi reinterpretada em uma veia contemporânea, imbuindo o modelo original dos anos 80 do espírito do século XXI.
2006 - Ao apresentar uma coleção mais contemporânea e de design arrojado, a CORUM manteve as suas características estéticas essenciais: a famosa caixa de doze faces e as flâmulas náuticas.
2007 - Em 2007, o lendário Romvlvs renasceu com um espírito elegante e contemporâneo, interpretando os códigos clássicos da marca. Seu novo design perpetua a natureza distinta de seus algarismos romanos gravados na luneta e se distingue tanto por sua caixa de curvatura dupla, criando um efeito elíptico na luneta, quanto por seu cristal de safira abaulado.
2009 - O ano de 2009 revelou mais uma vez a criatividade aparentemente inesgotável do CORUM. A CORUM escreveu um novo capítulo importante em sua história ao apresentar seu segundo movimento interno. Concebido, desenvolvido e montado nas oficinas da marca, o Ti-Bridge é o primeiro modelo a albergar o novo calibre CO 007.
2010 - Em 2010, a CORUM comemorou 55 anos, meio século do Almirante e 30 anos da Ponte Dourada. A legitimidade e o pioneirismo são recompensados.
2011 - Em 2011, a CORUM lançou seu excepcional movimento baguete em uma versão automática – com corda linear. Ele anunciou uma nova era na lenda deste movimento único.
2012 - Em 2012, a CORUM apresentou o Admiral Legend 46 Minute Repeater Acoustica, nunca antes um repetidor de minutos havia marcado o tempo por acordes. Vestido com as características atemporais da linha Legend, este relógio é o equilíbrio perfeito entre elegância e conhecimento técnico.
2013 - Em 2013, o lançamento do Ti-Bridge Automatic Dual Winder traz o primeiro movimento de corda automática para a linha Ti-Bridge. Este novo sistema de enrolamento – projetado, desenvolvido e patenteado pela CORUM – obtém sua energia de dois pesos oscilantes em linha interligados
2014 - Em 2014, a CORUM marcou a evolução de um ícone entre os amantes do mar com um design reformulado: o relógio Admiral AC-One 45 Tides. Vinte e um anos após o seu lançamento, este modelo com o seu movimento mecânico continua a ser uma complicação verdadeiramente única no mundo da Alta Relojoaria. Sua natureza exclusiva reafirma com força a longa e sólida ancoragem náutica do CORUM.
2015 - Em 2015, a CORUM comemora seu 60º aniversário criando o Admiral Legend 42 Flying Tourbillon – um relógio que reimagina a icônica complicação da alta relojoaria de uma maneira profunda e prática. A transparência desempenha um papel fundamental neste relógio com um mostrador de safira que oferece uma visão completa do mecanismo.
2016 - Em 2016, o relógio Bubble foi relançado. Equipado com uma dupla safira antirreflexo abobadada, cria um efeito de lupa, que é o símbolo desta coleção.
Em 2016, uma nova caixa redonda de 43 mm foi introduzida com a linha Golden Bridge. O emblemático movimento baguete foi criado com pontes, base e elementos decorativos em ouro 18K, para esta coleção.
2017 - 2017 apresentou o lançamento do Golden Bridge Stream combinando micromecânica de ponta e arquitetura monumental com pontes e placas em ouro de 18 quilates e alimentado por um movimento automático.
Fonte: Corum Watches. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
---
Biografia Corum – Wikipédia
Montres Corum Sàrl , comumente referido como Corum , é um relojoeiro suíço com sede em La Chaux-de-Fonds , cantão de Neuchâtel . Fundada em 1955, fabrica relógios de alta qualidade e preços elevados, muitos dos quais são edições limitadas. A série de relógios de referência da Corum é a série "Admiral's Cup". A empresa pertence ao Citychamp Watch & Jewellery Group Limited , com sede em Hong Kong , juntamente com a Eterna . Ambas as empresas relojoeiras suíças são administradas por um comitê administrativo composto por Yeznig Magdhessian, Soon Boon Chong e Maxime Ranzoni.
Corum também foi o fabricante dos relógios da World Series of Poker que acompanharam o bracelete da World Series of Poker em 2007, e tornou-se o fabricante dos próprios braceletes em 2007.
A Corum foi fundada em La Chaux-de-Fonds, na Suíça, por Gaston Ries e seu sobrinho, René Bannwart, em 1955. Um ano depois, os primeiros relógios Corum estavam sendo produzidos.
A fama de Corum veio logo no início, quando a empresa lançou um relógio feito de uma moeda de ouro de $20, que se tornou um best-seller instantâneo. Corum também é conhecida por seus "World Premiers". A cada ano, produz um número limitado de peças de edição limitada.
Em janeiro de 2000, a chegada de um novo proprietário e presidente, Severin Wunderman, deu novo impulso à Corum.
Em 25 de junho de 2008, Severin Wunderman morreu aos 69 anos.
Em janeiro de 2010, na véspera do ano jubilar de Corum, seu fundador, René Bannwart, faleceu aos 95 anos.
Em abril de 2013, a Corum anunciou que havia sido comprada pelo grupo China Haidian Holdings Limited, hoje denominado Citychamp Watch & Jewellery Group.
Modelos
Copa do Almirante
A corrida Admiral's Cup foi realizada pela primeira vez em 1957 e o relógio Corum Admiral's Cup foi lançado apenas três anos depois, em 1960. Este primeiro relógio era quadrado, resistente à água e tinha um veleiro gravado na parte de trás. Tinha pouca semelhança com os atuais relógios Corum Admiral's Cup com seu design de caixa de doze lados (Dodecágono) e flâmulas náuticas de cores vivas decorando as molduras.
A Corum Admiral's Cup masculina está disponível nos tamanhos 35 mm, 37 mm, 40 mm, 41 mm, 44 mm e 48 mm, bem como em versões com complicação de cronógrafo (da ETA, Frederique Piguet) ou apenas com hora e data.
As versões femininas da linha estavam disponíveis em 26 mm, 31 mm e 34 mm.
Vários materiais também estão disponíveis: ouro rosa, ouro amarelo, dois tons, aço inoxidável e uma fusão de titânio e borracha na Admiral's Cup Challenge Regatta 2007.
Bolha
Uma das séries mais icónicas e reconhecíveis da Corum, produzida desde o início dos anos 2000 até ao final da década. Em 2015 esta linha foi reintroduzida com diferentes materiais. Criada pelo então dono da marca, o lendário Severin Wunderman, com design arrojado e inusitado enorme mostrador de vidro de safira - a linha estava disponível em três tamanhos - mini (26 mm), midsize (35mm) e versão XXL de 45mm .
O XXL teve mais de dez diferentes edições limitadas, raras e muito procuradas. Entre eles estão Lúcifer, Baron Samedi, Bats, Joker, Royal Flush, etc.
Buckingham
Lançado na década de 1960, o modelo ainda é produzido. Parte da linha “dress” da marca, o modelo apresenta atualmente uma caixa quadrada de 37mm x 37mm, equipada com uma bracelete em pele de crocodilo ou em malha de aço inoxidável da marca Corum, integrada na caixa. O modelo está disponível com um movimento de quartzo ou um movimento ETA (Peseux) 7001 de corda manual. Alguns modelos mais antigos estão disponíveis com movimentos automáticos. Os mostradores usam marcadores de índice ou palavras em inglês/francês.
Rômulo
Criado em 1966, o Corum Romulus foi o primeiro relógio Corum a exibir os números das horas na luneta. Ele ostenta um fundo de safira gravado com uma coroa de louros em homenagem a Romulus, o fundador da Roma antiga. Está disponível em aço inoxidável, ouro branco ou amarelo e uma versão dual time em ouro amarelo ou branco. Os modelos modernos estão disponíveis em caixas de 40 mm ou, mais recentemente, de 42 mm e braceletes em pele ou aço.
Ponte dourada
A coleção Corum Golden Bridge é única no mundo da relojoaria. Seus quatro lados de safira oferecem uma visão irrestrita do movimento linear intrincadamente detalhado, que parece estar flutuando no ar, sustentado apenas pela ponte de ouro que dá nome a este relógio. O Corum Golden Bridge é oferecido em ouro 18k ou platina e também está disponível com delicado trabalho de diamante.
Turbilhão e Clássica
A coleção Corum Tourbillon and Classical compreende o Corum Classical Billionaire Tourbillon, uma obra-prima da relojoaria coberta de diamantes e safiras, o Corum Golden Tourbillon Panoramique com seu movimento turbilhão flutuando entre as pontes de safira e o Corum Classical Skylight Skeleton com mostrador de esqueleto.
Relógio de moeda
A Corum produz relógios de moedas há cinquenta anos e tem um movimento automático, manual ou de quartzo. Eles estão disponíveis com uma moeda "Liberty" de $ 20, $ 10 ou $ 5 para um mostrador . Eles também estão disponíveis com uma luneta de diamante.
Relógios artesanais
A linha de relógios Corum Artisan é definida por belos mostradores que retratam animais selvagens, locais exóticos ou mesmo cenas históricas, todos eles obras-primas de edição limitada de alguns dos poucos artesãos que ainda estão familiarizados com as técnicas imensamente demoradas usadas nesses relógios.
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
Crédito fotográfico: Logo Corum. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.