Expedito Antonino do Santos (Piauí, Domingos Mourão, 1932 — Piauí, Teresina, 27 de julho de 2022), mais conhecido como Mestre Expedito, foi um escultor e pintor piauiense. Autodidata, iniciou ainda na infância, quando, fascinado pelas figuras religiosas da igreja local, começou a esculpir suas próprias peças. Suas esculturas, esculpidas com maestria e delicadeza, são inspiradas nas histórias, santos e orixás até figuras folclóricas e animais, transmitindo uma conexão profunda com a identidade e a espiritualidade do povo nordestino. Além de pintor, também promoveu o seu conhecimento através de oficinas e workshops sobre escultura e pintura. Reconhecido por seu talento e dedicação, Mestre Expedito é uma figura icônica da arte popular brasileira, recebeu diversas premiações e homenagens ao longo de sua carreira. Entre elas, o título de "Mestre da Cultura Popular" pelo Ministério da Cultura e o "Prêmio Culturas Populares" da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Faleceu em 2022 deixando um legado imenso para a arte santeira do Piauí e do Brasil. Sua obra continua a inspirar artistas e amantes da cultura popular, perpetuando sua memória.
Mestre Expedito – Arremate Arte
Escultor e pintor, Expedito Antonino dos Santos, mais conhecido como Mestre Expedito, foi um dos maiores nomes da arte santeira do Brasil. Sua trajetória artística se iniciou ainda na infância, quando, fascinado pelas figuras religiosas da igreja local, começou a esculpir suas próprias peças.
Ao longo de sua vida, Mestre Expedito dominou diversas técnicas e estilos, criando obras que se destacavam pela expressividade, riqueza de detalhes e originalidade. Sua temática era vasta, abrangendo desde santos e orixás até figuras folclóricas e animais.
Entre seus trabalhos mais célebres, podemos citar:
Barco com os Apóstolos: Uma obra monumental com mais de três metros de comprimento, representando os apóstolos de Jesus em um barco.
Molduras da Via-Sacra: esculpidas para a Igreja da Vermelha, demonstram a habilidade de Mestre Expedito em talhar madeira com precisão e detalhes.
Pia batismal e estante: também presentes na Igreja da Vermelha, revelam a versatilidade do artista em diferentes técnicas e estilos.
Mestre Expedito não apenas dedicou-se à criação artística, mas também à transmissão de seu conhecimento para as novas gerações. Através de oficinas e workshops, ele ensinou a técnica da arte santeira a diversos jovens, ajudando a preservar essa importante tradição cultural.
Reconhecido por seu talento e importância para a cultura brasileira, Mestre Expedito recebeu diversas premiações e homenagens ao longo de sua carreira. Entre elas, o título de "Mestre da Cultura Popular" pelo Ministério da Cultura e o "Prêmio Culturas Populares" da Fundação Nacional de Artes (Funarte).
Em 2022, aos 89 anos, Mestre Expedito faleceu em Teresina, deixando um legado imenso para a arte santeira do Piauí e do Brasil. Sua obra continua a inspirar artistas e amantes da cultura popular, perpetuando sua memória e contribuindo para a arte brasileira.
---
Mestre Expedito – Arte Popular
Expedito Antonio do Santos nasceu na cidade piauiense de Domingos Mourão em 1932. Ele é um dos mais importantes representantes da arte santeira do Piauí que tem o mestre Dezinho (José Alves de Oliveira, Valencia-PI, 1916) como seu maior expoente. Mestre Expedito aprendeu sua arte trabalhando como marceneiro na cidade onde nasceu. Antes foi pedreiro, carpinteiro, sapateiro, ferreiro e fabricante de instrumentos musicais. Sua projeção com artista escultor aconteceu quando ele, incentivado pelo prefeito de sua cidade, participou em Teresina de uma feira de arte popular organizada pelo Governo do Estado do Piauí. Mestre Expedito recebeu o primeiro lugar. Depois do sucesso alcançado, mudou-se com sua família para Teresina, onde mora desde 1969. Em Teresina, Mestre Expedito desenvolveu ainda mais o seu trabalho, esculpindo peças maiores e de maior valor, inclusive para igreja de Nossa Senhora de Lourdes (A igreja de Nossa Senhora de Lourdes ou Igreja da Vermelha em Teresina reúne uma série de obras do Mestre Dezinho e é considerada uma de suas obras primas). Mestre Expedito foi contemporâneo e trabalhou com o mestre Dezinho na igreja da Vermelha, sendo de sua autoria as molduras da Via-Sacra, uma pia batismal e uma estante trabalhada em altos e baixos relevos.
Completamente voltado para a arte santeira, esculpe santos, anjos e reproduz cenas bíblicas, como Adão e Eva no Paraíso. Após ter conhecido a obra do Aleijadinho, Mestre Expedito passou a imprimir um estilo primitivo ao seu trabalho, mais próximo do barroco, isto é, mais próximo das feições naturais do corpo. Suas obras também incorporam fortes elementos estéticos regionais; influência da obra de outro mestre, o mestre Dezinho. Pelo trabalho realizado ao longo dos anos, o artista ganhou grande notoriedade no Brasil e no exterior, sendo considerado um dos mais expressivos santeiros em atividade no país. Mestre Expedito recebeu vários prêmios no Brasil e também no exterior.
Assim como o mestre Dezinho, a arte do Mestre Expedito exerce grande influência na geração mais nova de escultores que surge em Teresina. O mais importante, é que essa geração de artistas não se deteve em imitar o trabalho dos dois mestres. Com muita criatividade desenvolveram um estilo próprio que é muito admirado pelo Brasil e que tem contribuído para consolidar ainda mais a imagem do Piauí com a arte santeira.
Mestre Expedito diz ter feito mais de dez mil esculturas, especialmente São Francisco, Nossa Senhora da Conceição, Santo Antônio e anjos, sendo que muitas delas estão em cerca de 50 igrejas no Piauí, no Rio de Janeiro, e em outros países, como o Chile. Mestre Expedito se sente honrado pelo fato de as mesmas serem adoradas pelos fiéis.
Em 2005, Mestre Expedito foi condecorado com a Medalha do Mérito Renascença do Piauí, maior comenda concedida pelo Governo daquele Estado.
Fonte: Arte Popular do Brasil. Consultado pela última vez em 13 de março de 2024.
---
Mestre Expedito – Arte do Brasil
Mestre Expedito (Expedito Antônio dos Santos) nasceu em Domingos Mourão (PI), no ano de 1932.
Morava muito longe do mar, mas tem uma queda especial por barcos. “Tenho muito medo do mar. Não navego, mas gosto de barcos.” Uma de suas obras mais famosas é um barco com mais de três metros de comprimento, com os apóstolos dentro.
A família era de marceneiros, e Mestre Expedito sempre soube que queria ser escultor. A mãe, muito religiosa, levava o menino para a igreja e ele ficava com muita vontade de fazer aquelas figuras que via por lá.
Desde pequeno, com uns 10 anos de idade, Mestre Expedito fazia algumas peças. Depois, foi crescendo, trabalhou como pedreiro, sapateiro, marceneiro e fazia também instrumentos musicais
(a mãe tocava sanfona de 8 baixos). “Era à noite que fazia minhas artes. O tempo passou, me casei. Morava na roça, onde nasci.
Fui convidado a fazer peças para uma exposição. Fiz um Santo Antônio que ganhou o primeiro lugar.”
O convite para vir para Teresina não tardou. Mestre Expedito veio ensinar sua arte e ficou. Vivendo somente de suas esculturas, formou todos os filhos e hoje começa a pintar telas. “Pintura primitivista. Eu pintava algumas peças, mas as pessoas pediam que mantivesse a madeira natural. Então só pinto as peças que são minhas. E o que mais me orgulha é saber que minhas peças estão por aí, em mais de 50 igrejas, fora as outras compradas pelas pessoas que gostam do que faço.”
Fonte: Arte do Brasil. Consultado pela última vez em 13 de março de 2024.
---
O Santo que esculpia imagens | Acesse Piauí
Há poucos dias, em Domingos Mourão, ouvi uma cidadã falar do conterrâneo, Mestre Expedito, com justificado orgulho. Limitei-me a dizer: para mim, Mestre Expedito traduz a ideia que tenho de santidade. Era um puro, na acepção plena do termo.
Escultor, pintor, também tocava sanfona e escrevia versos. Dir-se-ia um menino arteiro que se descobre capaz de fazer alegres reinações. Para o público em geral, era “um mestre santeiro”; para o embaixador Alberto da Costa e Silva, “um dos pintores naïfs mais importantes do Brasil”.
Expedito Antonino dos Santos, cujas obras estão espalhadas pelo mundo inteiro, sai de cena no momento em o Brasil chora o fracasso de uma seleção recheada de “estrelas”. Com seu ar de santidade, Mestre Expedito sai de cena deixando como legado uma obra de inigualável beleza e inesquecíveis lições de humildade.
Fonte: Acesse Piauí, publicado em 10 de dezembro de 2022. Consultado pela última vez em 13 de março de 2024.
---
Mestre Expedito – Santos e Sertões do Imaginário
Expedito Antonino do Santos nasceu na cidade piauiense de Domingos Mourão em 1932. Ele é um dos mais importantes representantes da arte santeira do Piauí que tem o mestre Dezinho (José Alves de Oliveira, Valencia-PI, 1916) como seu maior expoente. Mestre Expedito aprendeu sua arte trabalhando como marceneiro na cidade onde nasceu. Antes foi pedreiro, carpinteiro, sapateiro, ferreiro e fabricante de instrumentos musicais.
Sua projeção com artista escultor aconteceu quando ele, incentivado pelo prefeito de sua cidade, participou em Teresina de uma feira de arte popular organizada pelo Governo do Estado do Piauí. Mestre Expedito recebeu o primeiro lugar. Depois do sucesso alcançado, mudou-se com sua família para Teresina, onde mora desde 1969.
Em Teresina, Mestre Expedito desenvolveu ainda mais o seu trabalho, esculpindo peças maiores e de maior valor, inclusive para igreja de Nossa Senhora de Lourdes (A igreja de Nossa Senhora de Lourdes ou Igreja da Vermelha em Teresina reúne uma série de obras do Mestre Dezinho e é considerada uma de suas obras primas). Mestre Expedito foi contemporâneo e trabalhou com o mestre Dezinho na igreja da Vermelha, sendo de sua autoria as molduras da Via-Sacra, uma pia batismal e uma estante trabalhada em altos e baixos relevos.
Completamente voltado para a arte santeira, esculpe santos, anjos e reproduz cenas bíblicas, como Adão e Eva no Paraíso. Após ter conhecido a obra do Aleijadinho, Mestre Expedito passou a imprimir um estilo primitivo ao seu trabalho, mais próximo do barroco, isto é, mais próximo das feições naturais do corpo. Suas obras também incorporam fortes elementos estéticos regionais; influência da obra de outro mestre, o mestre Dezinho.
Pelo trabalho realizado ao longo dos anos, o artista ganhou grande notoriedade no Brasil e no exterior, sendo considerado um dos mais expressivos santeiros em atividade no país. Mestre Expedito recebeu vários prêmios no Brasil e também no exterior.
Assim como o mestre Dezinho, a arte do Mestre Expedito exerce grande influência na geração mais nova de escultores que surge em Teresina. O mais importante, é que essa geração de artistas não se deteve em imitar o trabalho dos dois mestres. Com muita criatividade desenvolveram um estilo próprio que é muito admirado pelo Brasil e que tem contribuído para consolidar ainda mais a imagem do Piauí com a arte santeira.
Mestre Expedito diz ter feito mais de dez mil esculturas, especialmente São Francisco, Nossa Senhora da Conceição, Santo Antônio e anjos, sendo que muitas delas estão em cerca de 50 igrejas no Piauí, no Rio de Janeiro, e em outros países, como o Chile. Mestre Expedito se sente honrado pelo fato de as mesmas serem adoradas pelos fiéis.
Em 2005, Mestre expedito foi condecorado com a Medalha do Mérito Renascença do Piauí, maior comenda concedida pelo Governo daquele Estado.
Fonte: Catálogo da exposição “Arte em madeira do Piauí: santos e sertões do imaginário”, Sala do Artista Popular, do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, Rio de Janeiro, 2010.
---
Morre Mestre Expedito, um dos grandes artesãos do Brasil, aos 90 anos | Casa Vogue
Morreu nesta sexta-feira (9), aos 90 anos, Expedito Antonino dos Santos, mais conhecido como Mestre Expedito, um dos grandes artesãos do Brasil. A informação foi divulgada pela família do escultor por meio das redes sociais. "É com muito pesar que comunicamos o falecimento do escultor Mestre Expedito nesta sexta-feira. Nossa família está muito consternada com a sua partida repentina", informa o comunicado assinado por Silvânia Santos, filha de Expedito.
Fonte: Casa Vogue. Publicado em 9 de dezembro de 2022. Consultado pela última vez em 13 de março de 2024.
Crédito fotográfico: Portal Dia. Consultado pela última vez em 13 de março de 2024.
Expedito Antonino do Santos (Piauí, Domingos Mourão, 1932 — Piauí, Teresina, 27 de julho de 2022), mais conhecido como Mestre Expedito, foi um escultor e pintor piauiense. Autodidata, iniciou ainda na infância, quando, fascinado pelas figuras religiosas da igreja local, começou a esculpir suas próprias peças. Suas esculturas, esculpidas com maestria e delicadeza, são inspiradas nas histórias, santos e orixás até figuras folclóricas e animais, transmitindo uma conexão profunda com a identidade e a espiritualidade do povo nordestino. Além de pintor, também promoveu o seu conhecimento através de oficinas e workshops sobre escultura e pintura. Reconhecido por seu talento e dedicação, Mestre Expedito é uma figura icônica da arte popular brasileira, recebeu diversas premiações e homenagens ao longo de sua carreira. Entre elas, o título de "Mestre da Cultura Popular" pelo Ministério da Cultura e o "Prêmio Culturas Populares" da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Faleceu em 2022 deixando um legado imenso para a arte santeira do Piauí e do Brasil. Sua obra continua a inspirar artistas e amantes da cultura popular, perpetuando sua memória.
Mestre Expedito – Arremate Arte
Escultor e pintor, Expedito Antonino dos Santos, mais conhecido como Mestre Expedito, foi um dos maiores nomes da arte santeira do Brasil. Sua trajetória artística se iniciou ainda na infância, quando, fascinado pelas figuras religiosas da igreja local, começou a esculpir suas próprias peças.
Ao longo de sua vida, Mestre Expedito dominou diversas técnicas e estilos, criando obras que se destacavam pela expressividade, riqueza de detalhes e originalidade. Sua temática era vasta, abrangendo desde santos e orixás até figuras folclóricas e animais.
Entre seus trabalhos mais célebres, podemos citar:
Barco com os Apóstolos: Uma obra monumental com mais de três metros de comprimento, representando os apóstolos de Jesus em um barco.
Molduras da Via-Sacra: esculpidas para a Igreja da Vermelha, demonstram a habilidade de Mestre Expedito em talhar madeira com precisão e detalhes.
Pia batismal e estante: também presentes na Igreja da Vermelha, revelam a versatilidade do artista em diferentes técnicas e estilos.
Mestre Expedito não apenas dedicou-se à criação artística, mas também à transmissão de seu conhecimento para as novas gerações. Através de oficinas e workshops, ele ensinou a técnica da arte santeira a diversos jovens, ajudando a preservar essa importante tradição cultural.
Reconhecido por seu talento e importância para a cultura brasileira, Mestre Expedito recebeu diversas premiações e homenagens ao longo de sua carreira. Entre elas, o título de "Mestre da Cultura Popular" pelo Ministério da Cultura e o "Prêmio Culturas Populares" da Fundação Nacional de Artes (Funarte).
Em 2022, aos 89 anos, Mestre Expedito faleceu em Teresina, deixando um legado imenso para a arte santeira do Piauí e do Brasil. Sua obra continua a inspirar artistas e amantes da cultura popular, perpetuando sua memória e contribuindo para a arte brasileira.
---
Mestre Expedito – Arte Popular
Expedito Antonio do Santos nasceu na cidade piauiense de Domingos Mourão em 1932. Ele é um dos mais importantes representantes da arte santeira do Piauí que tem o mestre Dezinho (José Alves de Oliveira, Valencia-PI, 1916) como seu maior expoente. Mestre Expedito aprendeu sua arte trabalhando como marceneiro na cidade onde nasceu. Antes foi pedreiro, carpinteiro, sapateiro, ferreiro e fabricante de instrumentos musicais. Sua projeção com artista escultor aconteceu quando ele, incentivado pelo prefeito de sua cidade, participou em Teresina de uma feira de arte popular organizada pelo Governo do Estado do Piauí. Mestre Expedito recebeu o primeiro lugar. Depois do sucesso alcançado, mudou-se com sua família para Teresina, onde mora desde 1969. Em Teresina, Mestre Expedito desenvolveu ainda mais o seu trabalho, esculpindo peças maiores e de maior valor, inclusive para igreja de Nossa Senhora de Lourdes (A igreja de Nossa Senhora de Lourdes ou Igreja da Vermelha em Teresina reúne uma série de obras do Mestre Dezinho e é considerada uma de suas obras primas). Mestre Expedito foi contemporâneo e trabalhou com o mestre Dezinho na igreja da Vermelha, sendo de sua autoria as molduras da Via-Sacra, uma pia batismal e uma estante trabalhada em altos e baixos relevos.
Completamente voltado para a arte santeira, esculpe santos, anjos e reproduz cenas bíblicas, como Adão e Eva no Paraíso. Após ter conhecido a obra do Aleijadinho, Mestre Expedito passou a imprimir um estilo primitivo ao seu trabalho, mais próximo do barroco, isto é, mais próximo das feições naturais do corpo. Suas obras também incorporam fortes elementos estéticos regionais; influência da obra de outro mestre, o mestre Dezinho. Pelo trabalho realizado ao longo dos anos, o artista ganhou grande notoriedade no Brasil e no exterior, sendo considerado um dos mais expressivos santeiros em atividade no país. Mestre Expedito recebeu vários prêmios no Brasil e também no exterior.
Assim como o mestre Dezinho, a arte do Mestre Expedito exerce grande influência na geração mais nova de escultores que surge em Teresina. O mais importante, é que essa geração de artistas não se deteve em imitar o trabalho dos dois mestres. Com muita criatividade desenvolveram um estilo próprio que é muito admirado pelo Brasil e que tem contribuído para consolidar ainda mais a imagem do Piauí com a arte santeira.
Mestre Expedito diz ter feito mais de dez mil esculturas, especialmente São Francisco, Nossa Senhora da Conceição, Santo Antônio e anjos, sendo que muitas delas estão em cerca de 50 igrejas no Piauí, no Rio de Janeiro, e em outros países, como o Chile. Mestre Expedito se sente honrado pelo fato de as mesmas serem adoradas pelos fiéis.
Em 2005, Mestre Expedito foi condecorado com a Medalha do Mérito Renascença do Piauí, maior comenda concedida pelo Governo daquele Estado.
Fonte: Arte Popular do Brasil. Consultado pela última vez em 13 de março de 2024.
---
Mestre Expedito – Arte do Brasil
Mestre Expedito (Expedito Antônio dos Santos) nasceu em Domingos Mourão (PI), no ano de 1932.
Morava muito longe do mar, mas tem uma queda especial por barcos. “Tenho muito medo do mar. Não navego, mas gosto de barcos.” Uma de suas obras mais famosas é um barco com mais de três metros de comprimento, com os apóstolos dentro.
A família era de marceneiros, e Mestre Expedito sempre soube que queria ser escultor. A mãe, muito religiosa, levava o menino para a igreja e ele ficava com muita vontade de fazer aquelas figuras que via por lá.
Desde pequeno, com uns 10 anos de idade, Mestre Expedito fazia algumas peças. Depois, foi crescendo, trabalhou como pedreiro, sapateiro, marceneiro e fazia também instrumentos musicais
(a mãe tocava sanfona de 8 baixos). “Era à noite que fazia minhas artes. O tempo passou, me casei. Morava na roça, onde nasci.
Fui convidado a fazer peças para uma exposição. Fiz um Santo Antônio que ganhou o primeiro lugar.”
O convite para vir para Teresina não tardou. Mestre Expedito veio ensinar sua arte e ficou. Vivendo somente de suas esculturas, formou todos os filhos e hoje começa a pintar telas. “Pintura primitivista. Eu pintava algumas peças, mas as pessoas pediam que mantivesse a madeira natural. Então só pinto as peças que são minhas. E o que mais me orgulha é saber que minhas peças estão por aí, em mais de 50 igrejas, fora as outras compradas pelas pessoas que gostam do que faço.”
Fonte: Arte do Brasil. Consultado pela última vez em 13 de março de 2024.
---
O Santo que esculpia imagens | Acesse Piauí
Há poucos dias, em Domingos Mourão, ouvi uma cidadã falar do conterrâneo, Mestre Expedito, com justificado orgulho. Limitei-me a dizer: para mim, Mestre Expedito traduz a ideia que tenho de santidade. Era um puro, na acepção plena do termo.
Escultor, pintor, também tocava sanfona e escrevia versos. Dir-se-ia um menino arteiro que se descobre capaz de fazer alegres reinações. Para o público em geral, era “um mestre santeiro”; para o embaixador Alberto da Costa e Silva, “um dos pintores naïfs mais importantes do Brasil”.
Expedito Antonino dos Santos, cujas obras estão espalhadas pelo mundo inteiro, sai de cena no momento em o Brasil chora o fracasso de uma seleção recheada de “estrelas”. Com seu ar de santidade, Mestre Expedito sai de cena deixando como legado uma obra de inigualável beleza e inesquecíveis lições de humildade.
Fonte: Acesse Piauí, publicado em 10 de dezembro de 2022. Consultado pela última vez em 13 de março de 2024.
---
Mestre Expedito – Santos e Sertões do Imaginário
Expedito Antonino do Santos nasceu na cidade piauiense de Domingos Mourão em 1932. Ele é um dos mais importantes representantes da arte santeira do Piauí que tem o mestre Dezinho (José Alves de Oliveira, Valencia-PI, 1916) como seu maior expoente. Mestre Expedito aprendeu sua arte trabalhando como marceneiro na cidade onde nasceu. Antes foi pedreiro, carpinteiro, sapateiro, ferreiro e fabricante de instrumentos musicais.
Sua projeção com artista escultor aconteceu quando ele, incentivado pelo prefeito de sua cidade, participou em Teresina de uma feira de arte popular organizada pelo Governo do Estado do Piauí. Mestre Expedito recebeu o primeiro lugar. Depois do sucesso alcançado, mudou-se com sua família para Teresina, onde mora desde 1969.
Em Teresina, Mestre Expedito desenvolveu ainda mais o seu trabalho, esculpindo peças maiores e de maior valor, inclusive para igreja de Nossa Senhora de Lourdes (A igreja de Nossa Senhora de Lourdes ou Igreja da Vermelha em Teresina reúne uma série de obras do Mestre Dezinho e é considerada uma de suas obras primas). Mestre Expedito foi contemporâneo e trabalhou com o mestre Dezinho na igreja da Vermelha, sendo de sua autoria as molduras da Via-Sacra, uma pia batismal e uma estante trabalhada em altos e baixos relevos.
Completamente voltado para a arte santeira, esculpe santos, anjos e reproduz cenas bíblicas, como Adão e Eva no Paraíso. Após ter conhecido a obra do Aleijadinho, Mestre Expedito passou a imprimir um estilo primitivo ao seu trabalho, mais próximo do barroco, isto é, mais próximo das feições naturais do corpo. Suas obras também incorporam fortes elementos estéticos regionais; influência da obra de outro mestre, o mestre Dezinho.
Pelo trabalho realizado ao longo dos anos, o artista ganhou grande notoriedade no Brasil e no exterior, sendo considerado um dos mais expressivos santeiros em atividade no país. Mestre Expedito recebeu vários prêmios no Brasil e também no exterior.
Assim como o mestre Dezinho, a arte do Mestre Expedito exerce grande influência na geração mais nova de escultores que surge em Teresina. O mais importante, é que essa geração de artistas não se deteve em imitar o trabalho dos dois mestres. Com muita criatividade desenvolveram um estilo próprio que é muito admirado pelo Brasil e que tem contribuído para consolidar ainda mais a imagem do Piauí com a arte santeira.
Mestre Expedito diz ter feito mais de dez mil esculturas, especialmente São Francisco, Nossa Senhora da Conceição, Santo Antônio e anjos, sendo que muitas delas estão em cerca de 50 igrejas no Piauí, no Rio de Janeiro, e em outros países, como o Chile. Mestre Expedito se sente honrado pelo fato de as mesmas serem adoradas pelos fiéis.
Em 2005, Mestre expedito foi condecorado com a Medalha do Mérito Renascença do Piauí, maior comenda concedida pelo Governo daquele Estado.
Fonte: Catálogo da exposição “Arte em madeira do Piauí: santos e sertões do imaginário”, Sala do Artista Popular, do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, Rio de Janeiro, 2010.
---
Morre Mestre Expedito, um dos grandes artesãos do Brasil, aos 90 anos | Casa Vogue
Morreu nesta sexta-feira (9), aos 90 anos, Expedito Antonino dos Santos, mais conhecido como Mestre Expedito, um dos grandes artesãos do Brasil. A informação foi divulgada pela família do escultor por meio das redes sociais. "É com muito pesar que comunicamos o falecimento do escultor Mestre Expedito nesta sexta-feira. Nossa família está muito consternada com a sua partida repentina", informa o comunicado assinado por Silvânia Santos, filha de Expedito.
Fonte: Casa Vogue. Publicado em 9 de dezembro de 2022. Consultado pela última vez em 13 de março de 2024.
Crédito fotográfico: Portal Dia. Consultado pela última vez em 13 de março de 2024.
Expedito Antonino do Santos (Piauí, Domingos Mourão, 1932 — Piauí, Teresina, 27 de julho de 2022), mais conhecido como Mestre Expedito, foi um escultor e pintor piauiense. Autodidata, iniciou ainda na infância, quando, fascinado pelas figuras religiosas da igreja local, começou a esculpir suas próprias peças. Suas esculturas, esculpidas com maestria e delicadeza, são inspiradas nas histórias, santos e orixás até figuras folclóricas e animais, transmitindo uma conexão profunda com a identidade e a espiritualidade do povo nordestino. Além de pintor, também promoveu o seu conhecimento através de oficinas e workshops sobre escultura e pintura. Reconhecido por seu talento e dedicação, Mestre Expedito é uma figura icônica da arte popular brasileira, recebeu diversas premiações e homenagens ao longo de sua carreira. Entre elas, o título de "Mestre da Cultura Popular" pelo Ministério da Cultura e o "Prêmio Culturas Populares" da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Faleceu em 2022 deixando um legado imenso para a arte santeira do Piauí e do Brasil. Sua obra continua a inspirar artistas e amantes da cultura popular, perpetuando sua memória.
Mestre Expedito – Arremate Arte
Escultor e pintor, Expedito Antonino dos Santos, mais conhecido como Mestre Expedito, foi um dos maiores nomes da arte santeira do Brasil. Sua trajetória artística se iniciou ainda na infância, quando, fascinado pelas figuras religiosas da igreja local, começou a esculpir suas próprias peças.
Ao longo de sua vida, Mestre Expedito dominou diversas técnicas e estilos, criando obras que se destacavam pela expressividade, riqueza de detalhes e originalidade. Sua temática era vasta, abrangendo desde santos e orixás até figuras folclóricas e animais.
Entre seus trabalhos mais célebres, podemos citar:
Barco com os Apóstolos: Uma obra monumental com mais de três metros de comprimento, representando os apóstolos de Jesus em um barco.
Molduras da Via-Sacra: esculpidas para a Igreja da Vermelha, demonstram a habilidade de Mestre Expedito em talhar madeira com precisão e detalhes.
Pia batismal e estante: também presentes na Igreja da Vermelha, revelam a versatilidade do artista em diferentes técnicas e estilos.
Mestre Expedito não apenas dedicou-se à criação artística, mas também à transmissão de seu conhecimento para as novas gerações. Através de oficinas e workshops, ele ensinou a técnica da arte santeira a diversos jovens, ajudando a preservar essa importante tradição cultural.
Reconhecido por seu talento e importância para a cultura brasileira, Mestre Expedito recebeu diversas premiações e homenagens ao longo de sua carreira. Entre elas, o título de "Mestre da Cultura Popular" pelo Ministério da Cultura e o "Prêmio Culturas Populares" da Fundação Nacional de Artes (Funarte).
Em 2022, aos 89 anos, Mestre Expedito faleceu em Teresina, deixando um legado imenso para a arte santeira do Piauí e do Brasil. Sua obra continua a inspirar artistas e amantes da cultura popular, perpetuando sua memória e contribuindo para a arte brasileira.
---
Mestre Expedito – Arte Popular
Expedito Antonio do Santos nasceu na cidade piauiense de Domingos Mourão em 1932. Ele é um dos mais importantes representantes da arte santeira do Piauí que tem o mestre Dezinho (José Alves de Oliveira, Valencia-PI, 1916) como seu maior expoente. Mestre Expedito aprendeu sua arte trabalhando como marceneiro na cidade onde nasceu. Antes foi pedreiro, carpinteiro, sapateiro, ferreiro e fabricante de instrumentos musicais. Sua projeção com artista escultor aconteceu quando ele, incentivado pelo prefeito de sua cidade, participou em Teresina de uma feira de arte popular organizada pelo Governo do Estado do Piauí. Mestre Expedito recebeu o primeiro lugar. Depois do sucesso alcançado, mudou-se com sua família para Teresina, onde mora desde 1969. Em Teresina, Mestre Expedito desenvolveu ainda mais o seu trabalho, esculpindo peças maiores e de maior valor, inclusive para igreja de Nossa Senhora de Lourdes (A igreja de Nossa Senhora de Lourdes ou Igreja da Vermelha em Teresina reúne uma série de obras do Mestre Dezinho e é considerada uma de suas obras primas). Mestre Expedito foi contemporâneo e trabalhou com o mestre Dezinho na igreja da Vermelha, sendo de sua autoria as molduras da Via-Sacra, uma pia batismal e uma estante trabalhada em altos e baixos relevos.
Completamente voltado para a arte santeira, esculpe santos, anjos e reproduz cenas bíblicas, como Adão e Eva no Paraíso. Após ter conhecido a obra do Aleijadinho, Mestre Expedito passou a imprimir um estilo primitivo ao seu trabalho, mais próximo do barroco, isto é, mais próximo das feições naturais do corpo. Suas obras também incorporam fortes elementos estéticos regionais; influência da obra de outro mestre, o mestre Dezinho. Pelo trabalho realizado ao longo dos anos, o artista ganhou grande notoriedade no Brasil e no exterior, sendo considerado um dos mais expressivos santeiros em atividade no país. Mestre Expedito recebeu vários prêmios no Brasil e também no exterior.
Assim como o mestre Dezinho, a arte do Mestre Expedito exerce grande influência na geração mais nova de escultores que surge em Teresina. O mais importante, é que essa geração de artistas não se deteve em imitar o trabalho dos dois mestres. Com muita criatividade desenvolveram um estilo próprio que é muito admirado pelo Brasil e que tem contribuído para consolidar ainda mais a imagem do Piauí com a arte santeira.
Mestre Expedito diz ter feito mais de dez mil esculturas, especialmente São Francisco, Nossa Senhora da Conceição, Santo Antônio e anjos, sendo que muitas delas estão em cerca de 50 igrejas no Piauí, no Rio de Janeiro, e em outros países, como o Chile. Mestre Expedito se sente honrado pelo fato de as mesmas serem adoradas pelos fiéis.
Em 2005, Mestre Expedito foi condecorado com a Medalha do Mérito Renascença do Piauí, maior comenda concedida pelo Governo daquele Estado.
Fonte: Arte Popular do Brasil. Consultado pela última vez em 13 de março de 2024.
---
Mestre Expedito – Arte do Brasil
Mestre Expedito (Expedito Antônio dos Santos) nasceu em Domingos Mourão (PI), no ano de 1932.
Morava muito longe do mar, mas tem uma queda especial por barcos. “Tenho muito medo do mar. Não navego, mas gosto de barcos.” Uma de suas obras mais famosas é um barco com mais de três metros de comprimento, com os apóstolos dentro.
A família era de marceneiros, e Mestre Expedito sempre soube que queria ser escultor. A mãe, muito religiosa, levava o menino para a igreja e ele ficava com muita vontade de fazer aquelas figuras que via por lá.
Desde pequeno, com uns 10 anos de idade, Mestre Expedito fazia algumas peças. Depois, foi crescendo, trabalhou como pedreiro, sapateiro, marceneiro e fazia também instrumentos musicais
(a mãe tocava sanfona de 8 baixos). “Era à noite que fazia minhas artes. O tempo passou, me casei. Morava na roça, onde nasci.
Fui convidado a fazer peças para uma exposição. Fiz um Santo Antônio que ganhou o primeiro lugar.”
O convite para vir para Teresina não tardou. Mestre Expedito veio ensinar sua arte e ficou. Vivendo somente de suas esculturas, formou todos os filhos e hoje começa a pintar telas. “Pintura primitivista. Eu pintava algumas peças, mas as pessoas pediam que mantivesse a madeira natural. Então só pinto as peças que são minhas. E o que mais me orgulha é saber que minhas peças estão por aí, em mais de 50 igrejas, fora as outras compradas pelas pessoas que gostam do que faço.”
Fonte: Arte do Brasil. Consultado pela última vez em 13 de março de 2024.
---
O Santo que esculpia imagens | Acesse Piauí
Há poucos dias, em Domingos Mourão, ouvi uma cidadã falar do conterrâneo, Mestre Expedito, com justificado orgulho. Limitei-me a dizer: para mim, Mestre Expedito traduz a ideia que tenho de santidade. Era um puro, na acepção plena do termo.
Escultor, pintor, também tocava sanfona e escrevia versos. Dir-se-ia um menino arteiro que se descobre capaz de fazer alegres reinações. Para o público em geral, era “um mestre santeiro”; para o embaixador Alberto da Costa e Silva, “um dos pintores naïfs mais importantes do Brasil”.
Expedito Antonino dos Santos, cujas obras estão espalhadas pelo mundo inteiro, sai de cena no momento em o Brasil chora o fracasso de uma seleção recheada de “estrelas”. Com seu ar de santidade, Mestre Expedito sai de cena deixando como legado uma obra de inigualável beleza e inesquecíveis lições de humildade.
Fonte: Acesse Piauí, publicado em 10 de dezembro de 2022. Consultado pela última vez em 13 de março de 2024.
---
Mestre Expedito – Santos e Sertões do Imaginário
Expedito Antonino do Santos nasceu na cidade piauiense de Domingos Mourão em 1932. Ele é um dos mais importantes representantes da arte santeira do Piauí que tem o mestre Dezinho (José Alves de Oliveira, Valencia-PI, 1916) como seu maior expoente. Mestre Expedito aprendeu sua arte trabalhando como marceneiro na cidade onde nasceu. Antes foi pedreiro, carpinteiro, sapateiro, ferreiro e fabricante de instrumentos musicais.
Sua projeção com artista escultor aconteceu quando ele, incentivado pelo prefeito de sua cidade, participou em Teresina de uma feira de arte popular organizada pelo Governo do Estado do Piauí. Mestre Expedito recebeu o primeiro lugar. Depois do sucesso alcançado, mudou-se com sua família para Teresina, onde mora desde 1969.
Em Teresina, Mestre Expedito desenvolveu ainda mais o seu trabalho, esculpindo peças maiores e de maior valor, inclusive para igreja de Nossa Senhora de Lourdes (A igreja de Nossa Senhora de Lourdes ou Igreja da Vermelha em Teresina reúne uma série de obras do Mestre Dezinho e é considerada uma de suas obras primas). Mestre Expedito foi contemporâneo e trabalhou com o mestre Dezinho na igreja da Vermelha, sendo de sua autoria as molduras da Via-Sacra, uma pia batismal e uma estante trabalhada em altos e baixos relevos.
Completamente voltado para a arte santeira, esculpe santos, anjos e reproduz cenas bíblicas, como Adão e Eva no Paraíso. Após ter conhecido a obra do Aleijadinho, Mestre Expedito passou a imprimir um estilo primitivo ao seu trabalho, mais próximo do barroco, isto é, mais próximo das feições naturais do corpo. Suas obras também incorporam fortes elementos estéticos regionais; influência da obra de outro mestre, o mestre Dezinho.
Pelo trabalho realizado ao longo dos anos, o artista ganhou grande notoriedade no Brasil e no exterior, sendo considerado um dos mais expressivos santeiros em atividade no país. Mestre Expedito recebeu vários prêmios no Brasil e também no exterior.
Assim como o mestre Dezinho, a arte do Mestre Expedito exerce grande influência na geração mais nova de escultores que surge em Teresina. O mais importante, é que essa geração de artistas não se deteve em imitar o trabalho dos dois mestres. Com muita criatividade desenvolveram um estilo próprio que é muito admirado pelo Brasil e que tem contribuído para consolidar ainda mais a imagem do Piauí com a arte santeira.
Mestre Expedito diz ter feito mais de dez mil esculturas, especialmente São Francisco, Nossa Senhora da Conceição, Santo Antônio e anjos, sendo que muitas delas estão em cerca de 50 igrejas no Piauí, no Rio de Janeiro, e em outros países, como o Chile. Mestre Expedito se sente honrado pelo fato de as mesmas serem adoradas pelos fiéis.
Em 2005, Mestre expedito foi condecorado com a Medalha do Mérito Renascença do Piauí, maior comenda concedida pelo Governo daquele Estado.
Fonte: Catálogo da exposição “Arte em madeira do Piauí: santos e sertões do imaginário”, Sala do Artista Popular, do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, Rio de Janeiro, 2010.
---
Morre Mestre Expedito, um dos grandes artesãos do Brasil, aos 90 anos | Casa Vogue
Morreu nesta sexta-feira (9), aos 90 anos, Expedito Antonino dos Santos, mais conhecido como Mestre Expedito, um dos grandes artesãos do Brasil. A informação foi divulgada pela família do escultor por meio das redes sociais. "É com muito pesar que comunicamos o falecimento do escultor Mestre Expedito nesta sexta-feira. Nossa família está muito consternada com a sua partida repentina", informa o comunicado assinado por Silvânia Santos, filha de Expedito.
Fonte: Casa Vogue. Publicado em 9 de dezembro de 2022. Consultado pela última vez em 13 de março de 2024.
Crédito fotográfico: Portal Dia. Consultado pela última vez em 13 de março de 2024.
Expedito Antonino do Santos (Piauí, Domingos Mourão, 1932 — Piauí, Teresina, 27 de julho de 2022), mais conhecido como Mestre Expedito, foi um escultor e pintor piauiense. Autodidata, iniciou ainda na infância, quando, fascinado pelas figuras religiosas da igreja local, começou a esculpir suas próprias peças. Suas esculturas, esculpidas com maestria e delicadeza, são inspiradas nas histórias, santos e orixás até figuras folclóricas e animais, transmitindo uma conexão profunda com a identidade e a espiritualidade do povo nordestino. Além de pintor, também promoveu o seu conhecimento através de oficinas e workshops sobre escultura e pintura. Reconhecido por seu talento e dedicação, Mestre Expedito é uma figura icônica da arte popular brasileira, recebeu diversas premiações e homenagens ao longo de sua carreira. Entre elas, o título de "Mestre da Cultura Popular" pelo Ministério da Cultura e o "Prêmio Culturas Populares" da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Faleceu em 2022 deixando um legado imenso para a arte santeira do Piauí e do Brasil. Sua obra continua a inspirar artistas e amantes da cultura popular, perpetuando sua memória.
Mestre Expedito – Arremate Arte
Escultor e pintor, Expedito Antonino dos Santos, mais conhecido como Mestre Expedito, foi um dos maiores nomes da arte santeira do Brasil. Sua trajetória artística se iniciou ainda na infância, quando, fascinado pelas figuras religiosas da igreja local, começou a esculpir suas próprias peças.
Ao longo de sua vida, Mestre Expedito dominou diversas técnicas e estilos, criando obras que se destacavam pela expressividade, riqueza de detalhes e originalidade. Sua temática era vasta, abrangendo desde santos e orixás até figuras folclóricas e animais.
Entre seus trabalhos mais célebres, podemos citar:
Barco com os Apóstolos: Uma obra monumental com mais de três metros de comprimento, representando os apóstolos de Jesus em um barco.
Molduras da Via-Sacra: esculpidas para a Igreja da Vermelha, demonstram a habilidade de Mestre Expedito em talhar madeira com precisão e detalhes.
Pia batismal e estante: também presentes na Igreja da Vermelha, revelam a versatilidade do artista em diferentes técnicas e estilos.
Mestre Expedito não apenas dedicou-se à criação artística, mas também à transmissão de seu conhecimento para as novas gerações. Através de oficinas e workshops, ele ensinou a técnica da arte santeira a diversos jovens, ajudando a preservar essa importante tradição cultural.
Reconhecido por seu talento e importância para a cultura brasileira, Mestre Expedito recebeu diversas premiações e homenagens ao longo de sua carreira. Entre elas, o título de "Mestre da Cultura Popular" pelo Ministério da Cultura e o "Prêmio Culturas Populares" da Fundação Nacional de Artes (Funarte).
Em 2022, aos 89 anos, Mestre Expedito faleceu em Teresina, deixando um legado imenso para a arte santeira do Piauí e do Brasil. Sua obra continua a inspirar artistas e amantes da cultura popular, perpetuando sua memória e contribuindo para a arte brasileira.
---
Mestre Expedito – Arte Popular
Expedito Antonio do Santos nasceu na cidade piauiense de Domingos Mourão em 1932. Ele é um dos mais importantes representantes da arte santeira do Piauí que tem o mestre Dezinho (José Alves de Oliveira, Valencia-PI, 1916) como seu maior expoente. Mestre Expedito aprendeu sua arte trabalhando como marceneiro na cidade onde nasceu. Antes foi pedreiro, carpinteiro, sapateiro, ferreiro e fabricante de instrumentos musicais. Sua projeção com artista escultor aconteceu quando ele, incentivado pelo prefeito de sua cidade, participou em Teresina de uma feira de arte popular organizada pelo Governo do Estado do Piauí. Mestre Expedito recebeu o primeiro lugar. Depois do sucesso alcançado, mudou-se com sua família para Teresina, onde mora desde 1969. Em Teresina, Mestre Expedito desenvolveu ainda mais o seu trabalho, esculpindo peças maiores e de maior valor, inclusive para igreja de Nossa Senhora de Lourdes (A igreja de Nossa Senhora de Lourdes ou Igreja da Vermelha em Teresina reúne uma série de obras do Mestre Dezinho e é considerada uma de suas obras primas). Mestre Expedito foi contemporâneo e trabalhou com o mestre Dezinho na igreja da Vermelha, sendo de sua autoria as molduras da Via-Sacra, uma pia batismal e uma estante trabalhada em altos e baixos relevos.
Completamente voltado para a arte santeira, esculpe santos, anjos e reproduz cenas bíblicas, como Adão e Eva no Paraíso. Após ter conhecido a obra do Aleijadinho, Mestre Expedito passou a imprimir um estilo primitivo ao seu trabalho, mais próximo do barroco, isto é, mais próximo das feições naturais do corpo. Suas obras também incorporam fortes elementos estéticos regionais; influência da obra de outro mestre, o mestre Dezinho. Pelo trabalho realizado ao longo dos anos, o artista ganhou grande notoriedade no Brasil e no exterior, sendo considerado um dos mais expressivos santeiros em atividade no país. Mestre Expedito recebeu vários prêmios no Brasil e também no exterior.
Assim como o mestre Dezinho, a arte do Mestre Expedito exerce grande influência na geração mais nova de escultores que surge em Teresina. O mais importante, é que essa geração de artistas não se deteve em imitar o trabalho dos dois mestres. Com muita criatividade desenvolveram um estilo próprio que é muito admirado pelo Brasil e que tem contribuído para consolidar ainda mais a imagem do Piauí com a arte santeira.
Mestre Expedito diz ter feito mais de dez mil esculturas, especialmente São Francisco, Nossa Senhora da Conceição, Santo Antônio e anjos, sendo que muitas delas estão em cerca de 50 igrejas no Piauí, no Rio de Janeiro, e em outros países, como o Chile. Mestre Expedito se sente honrado pelo fato de as mesmas serem adoradas pelos fiéis.
Em 2005, Mestre Expedito foi condecorado com a Medalha do Mérito Renascença do Piauí, maior comenda concedida pelo Governo daquele Estado.
Fonte: Arte Popular do Brasil. Consultado pela última vez em 13 de março de 2024.
---
Mestre Expedito – Arte do Brasil
Mestre Expedito (Expedito Antônio dos Santos) nasceu em Domingos Mourão (PI), no ano de 1932.
Morava muito longe do mar, mas tem uma queda especial por barcos. “Tenho muito medo do mar. Não navego, mas gosto de barcos.” Uma de suas obras mais famosas é um barco com mais de três metros de comprimento, com os apóstolos dentro.
A família era de marceneiros, e Mestre Expedito sempre soube que queria ser escultor. A mãe, muito religiosa, levava o menino para a igreja e ele ficava com muita vontade de fazer aquelas figuras que via por lá.
Desde pequeno, com uns 10 anos de idade, Mestre Expedito fazia algumas peças. Depois, foi crescendo, trabalhou como pedreiro, sapateiro, marceneiro e fazia também instrumentos musicais
(a mãe tocava sanfona de 8 baixos). “Era à noite que fazia minhas artes. O tempo passou, me casei. Morava na roça, onde nasci.
Fui convidado a fazer peças para uma exposição. Fiz um Santo Antônio que ganhou o primeiro lugar.”
O convite para vir para Teresina não tardou. Mestre Expedito veio ensinar sua arte e ficou. Vivendo somente de suas esculturas, formou todos os filhos e hoje começa a pintar telas. “Pintura primitivista. Eu pintava algumas peças, mas as pessoas pediam que mantivesse a madeira natural. Então só pinto as peças que são minhas. E o que mais me orgulha é saber que minhas peças estão por aí, em mais de 50 igrejas, fora as outras compradas pelas pessoas que gostam do que faço.”
Fonte: Arte do Brasil. Consultado pela última vez em 13 de março de 2024.
---
O Santo que esculpia imagens | Acesse Piauí
Há poucos dias, em Domingos Mourão, ouvi uma cidadã falar do conterrâneo, Mestre Expedito, com justificado orgulho. Limitei-me a dizer: para mim, Mestre Expedito traduz a ideia que tenho de santidade. Era um puro, na acepção plena do termo.
Escultor, pintor, também tocava sanfona e escrevia versos. Dir-se-ia um menino arteiro que se descobre capaz de fazer alegres reinações. Para o público em geral, era “um mestre santeiro”; para o embaixador Alberto da Costa e Silva, “um dos pintores naïfs mais importantes do Brasil”.
Expedito Antonino dos Santos, cujas obras estão espalhadas pelo mundo inteiro, sai de cena no momento em o Brasil chora o fracasso de uma seleção recheada de “estrelas”. Com seu ar de santidade, Mestre Expedito sai de cena deixando como legado uma obra de inigualável beleza e inesquecíveis lições de humildade.
Fonte: Acesse Piauí, publicado em 10 de dezembro de 2022. Consultado pela última vez em 13 de março de 2024.
---
Mestre Expedito – Santos e Sertões do Imaginário
Expedito Antonino do Santos nasceu na cidade piauiense de Domingos Mourão em 1932. Ele é um dos mais importantes representantes da arte santeira do Piauí que tem o mestre Dezinho (José Alves de Oliveira, Valencia-PI, 1916) como seu maior expoente. Mestre Expedito aprendeu sua arte trabalhando como marceneiro na cidade onde nasceu. Antes foi pedreiro, carpinteiro, sapateiro, ferreiro e fabricante de instrumentos musicais.
Sua projeção com artista escultor aconteceu quando ele, incentivado pelo prefeito de sua cidade, participou em Teresina de uma feira de arte popular organizada pelo Governo do Estado do Piauí. Mestre Expedito recebeu o primeiro lugar. Depois do sucesso alcançado, mudou-se com sua família para Teresina, onde mora desde 1969.
Em Teresina, Mestre Expedito desenvolveu ainda mais o seu trabalho, esculpindo peças maiores e de maior valor, inclusive para igreja de Nossa Senhora de Lourdes (A igreja de Nossa Senhora de Lourdes ou Igreja da Vermelha em Teresina reúne uma série de obras do Mestre Dezinho e é considerada uma de suas obras primas). Mestre Expedito foi contemporâneo e trabalhou com o mestre Dezinho na igreja da Vermelha, sendo de sua autoria as molduras da Via-Sacra, uma pia batismal e uma estante trabalhada em altos e baixos relevos.
Completamente voltado para a arte santeira, esculpe santos, anjos e reproduz cenas bíblicas, como Adão e Eva no Paraíso. Após ter conhecido a obra do Aleijadinho, Mestre Expedito passou a imprimir um estilo primitivo ao seu trabalho, mais próximo do barroco, isto é, mais próximo das feições naturais do corpo. Suas obras também incorporam fortes elementos estéticos regionais; influência da obra de outro mestre, o mestre Dezinho.
Pelo trabalho realizado ao longo dos anos, o artista ganhou grande notoriedade no Brasil e no exterior, sendo considerado um dos mais expressivos santeiros em atividade no país. Mestre Expedito recebeu vários prêmios no Brasil e também no exterior.
Assim como o mestre Dezinho, a arte do Mestre Expedito exerce grande influência na geração mais nova de escultores que surge em Teresina. O mais importante, é que essa geração de artistas não se deteve em imitar o trabalho dos dois mestres. Com muita criatividade desenvolveram um estilo próprio que é muito admirado pelo Brasil e que tem contribuído para consolidar ainda mais a imagem do Piauí com a arte santeira.
Mestre Expedito diz ter feito mais de dez mil esculturas, especialmente São Francisco, Nossa Senhora da Conceição, Santo Antônio e anjos, sendo que muitas delas estão em cerca de 50 igrejas no Piauí, no Rio de Janeiro, e em outros países, como o Chile. Mestre Expedito se sente honrado pelo fato de as mesmas serem adoradas pelos fiéis.
Em 2005, Mestre expedito foi condecorado com a Medalha do Mérito Renascença do Piauí, maior comenda concedida pelo Governo daquele Estado.
Fonte: Catálogo da exposição “Arte em madeira do Piauí: santos e sertões do imaginário”, Sala do Artista Popular, do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, Rio de Janeiro, 2010.
---
Morre Mestre Expedito, um dos grandes artesãos do Brasil, aos 90 anos | Casa Vogue
Morreu nesta sexta-feira (9), aos 90 anos, Expedito Antonino dos Santos, mais conhecido como Mestre Expedito, um dos grandes artesãos do Brasil. A informação foi divulgada pela família do escultor por meio das redes sociais. "É com muito pesar que comunicamos o falecimento do escultor Mestre Expedito nesta sexta-feira. Nossa família está muito consternada com a sua partida repentina", informa o comunicado assinado por Silvânia Santos, filha de Expedito.
Fonte: Casa Vogue. Publicado em 9 de dezembro de 2022. Consultado pela última vez em 13 de março de 2024.
Crédito fotográfico: Portal Dia. Consultado pela última vez em 13 de março de 2024.