Cadastre-se e tenha a melhor experiência em leilões 🎉🥳

Strauss

Cristallerie Strauss S.A. (Blumenau, Santa Catarina, 5 de agosto de 1983), mais conhecida como Strauss, é uma marca brasileira de cristais artesanais, fundada pelo alemão Karl Strauss e por seu filho, Frederico Strauss. Rapidamente, a Strauss se transformou em uma das principais marcas de cristais finos e feitos à mão, seguindo a tradição de confeccionar cristais à sopro, elevando o Brasil a níveis internacionais neste segmento. Em 2017, a Strauss foi adquirida por R$ 3,85 milhões pela, também catarinense, Oxford de São Bento do Sul que, a partir desse momento, passa a se posicionar como grupo Oxford, e não mais como Oxford Porcelanas. Todo o método de fabricação artesanal dos cristais Strauss continua o mesmo, assim como seus produtos únicos, referências no mercado nacional e mundial.

Biografia Strauss

A Strauss nasceu na região conhecida como Vale Europeu, em Santa Catarina. Uma localidade formada por cidades com colonização europeia que ainda guarda características e tradições marcantes dos países desse continente. Uma dessas tradições é a fabricação artesanal do cristal a sopro. Surgida nesse cenário, a Strauss rapidamente se transformou em uma das principais marcas de cristais finos e feitos à mão, o que elevou o Brasil a níveis internacionais nesse segmento. Desde dezembro de 2017, passou a fazer parte do Grupo Oxford. Mesmo com a aquisição, todo o método de fabricação artesanal dos cristais Strauss continua o mesmo, assim como seus produtos únicos, referências no mercado nacional e mundial.

A verdadeira perfeição artesanal

Como um artista que monta sua tela e escolhe sua tinta, o mestre vidreiro colhe o cristal incandescente do refratário e começa a preparação para moldá-lo. Mais do que técnica, é preciso talento, paciência e inspiração. O artesão manuseia o material e, através do sopro, modela o bojo de uma taça. Depois, acontece a colocação da haste e da base. Por fim, o corte e o lixamento. E está pronta a sua tela. Ou, simplesmente, sua taça. Todo o processo é altamente especializado. Cada pessoa cuida de uma etapa da produção, de acordo com sua expertise.

E essa expertise que os faz artistas não é adquirida do dia para a noite. Um mestre vidreiro precisa de longos cinco anos de treinamento para aprender todas as fases de produção e conhecer todos os segredos da transformação de uma bola incandescente numa taça perfeitamente transparente, com forma impecável.

Se a peça for de cristal colorido, conhecido como overlay, o trabalho é ainda mais elaborado. Para confeccionar uma taça overlay são necessárias duas camadas de cristal, uma transparente e outra colorida. Unir as duas com uniformidade e beleza, é uma arte única.

A arte da lapidação

A lapidação das peças é outro espetáculo à parte. É a pincelada final que completa algumas dessas obras de arte. Certas lapidações podem demorar 40 minutos para serem executadas. E alguns modelos de taças podem levar até 6 horas para passar pelo processo todo de fabricação.

Tenha a mais absoluta certeza de que, ao ter em mãos os produtos Strauss, você está olhando para verdadeiras obras de arte, moldadas com o talento e o cuidado de um trabalho artesanal impecável.

A fábrica da Strauss, localizada em Pomerode (SC) pode ser visitada até às 11h da manhã. A fábrica fica localizada na Avenida 21 de Janeiro, número 3540, no Centro de Pomerode.

Porcelanas Strauss, a delicadeza e elegância da Bone Porcelain

A nobreza, a tradição e a elegância Strauss traduzidas em louças únicas feitas com a delicada Bone Porcelain, um tipo de porcelana que resgata técnicas milenares, mas que encantam os olhos até os dias atuais. Além de matérias-primas raras, que são selecionadas cuidadosamente, a Bone Porcelain apresenta composições que se destacam pela translucidez impecável, pela espessura afinada e pela cor branca mais brilhante, resultando, assim, em peças singulares e muito especiais. Além de todos estes atributos, o cuidado e precisão na queima fazem com que a Bone Porcelain se torne extremamente resistente, embora apresente um design mais fino e delicado. Além da versão Blanc, outras quatro opções de decorações exclusivas completam a coleção.

Fonte: Sobre a Strauss. Consultado pela última vez em 7 de julho de 2022.

---

Marca Strauss, do Grupo Oxford, lança coleção de porcelanas – Acontecendo Aqui

Tradição de luxo em cristais artesanais, a Strauss está fazendo sua estreia no segmento de porcelanas. A marca lança sua coleção de louças, produzidas com a delicada Bone Porcelain, caracterizada pela elegância.

As porcelanas Strauss entram no mercado de luxo com quatro decorações: Folies, Hera, Lumière e Mariè. Os aparelhos de jantar, de chá e de café são compostos por pratos rasos, fundos e de sobremesa, além das xícaras de chá e de café com pires. Toda a coleção dispõe ainda de itens que complementam à mesa, como sopeiras, travessas, saladeiras, leiteiras, bules e açucareiros.

“Queremos oferecer ao mercado o que há de mais valioso e sofisticado em porcelanas, valorizando a histórica tradição e nobreza da marca Strauss”, ressalta Irineu Weihermann, diretor superintendente do Grupo Oxford, do qual integra a Strauss.

A Strauss surgiu da tradição e imigração europeia, que trouxe para a região do Vale Europeu, em Santa Catarina, o ofício e a arte de se produzir o cristal artesanal a sopro. Rapidamente, a marca se transformou em uma das principais empresas de cristais finos e feitos à mão, o que elevou o Brasil a níveis internacionais nesse segmento. A empresa é conhecida por suas peças com lapidação artesanal extremamente luxuosas. Agora, traz a refinada linha de louças feitas com a delicada Bone Porcelain para completar a sua coleção.

Desde dezembro de 2017 a Strauss passou a fazer parte do Grupo Oxford, pertencente à WPA, holding das três famílias fundadoras da WEG. “Nesse momento, é indispensável mencionar o maior desejo com relação à valiosíssima marca Strauss: respeito a sua história de tradição e nobreza no segmento de luxo”, destaca Weihermann. O objetivo é preservar os seus valores, ao mesmo tempo em que se passa segurança ao mercado por conta de toda a seriedade e força do Grupo Oxford. Com a confiança de que todo o método de fabricação artesanal dos cristais Strauss continua o mesmo, assim como seus produtos únicos, que são referências no mercado nacional e mundial.

Fonte: Acontecendo Aqui. Consultado pela última vez em 8 de julho de 2022.

---

Oxford compra Cristais Strauss – Comunicação Impulso

A Oxford Porcelanas adquiriu a Strauss, uma das marcas mais tradicionais e valorizadas do mercado de cristais. A compra ocorreu na segunda-feira, na sede da cristaleria de Blumenau, através de leilão. O conjunto de bens foi aceito pela oferta mínima de R$ 3,85 milhões, com pagamento à vista de 25% do valor e o restante podendo ser parcelado em até 24 vezes.

Segundo o diretor-superintendente da Oxford, o negócio irá agregar mais valor ao segmento de cristais da empresa, considerando o histórico de valorização da Strauss, e permitirá ampliar a atuação no segmento de cristais. “Atualmente ele representa 5% do nosso faturamento. Com a incorporação da cristaleria, pretendemos elevar essa participação até 20%”, informa Irineu Weihermann.

O lote arrematado pela Oxford inclui dezenas de máquinas e fornos para a produção de cristais, móveis, equipamentos de informática, sucatas de veículos, a marca e o domínio strauss.com.br, além de um terreno de 65 mil metros quadrados, com pouco mais de 4 mil metros quadrados de área construída, incluindo áreas de escritório, depósito e produção.

O diretor Antônio Marcos Schroth destaca que a aquisição da cristaleira traz novas oportunidades de mercado à Oxford. “Teremos uma nova marca em nosso portfólio, permitindo atuar em nichos de maior valor agregado e inclusive desenvolver novos produtos, além de copos e taças”. A empresa ainda avalia se manterá as instalações em Blumenau, ou se irá unificar a produção na sua atual unidade industrial de cristais em Pomerode.

Fonte: Comunicação Impulso,"Oxford compra Cristais Strauss". Consultado pela última vez em 8 de julho de 2022.

---

70 Anos de Cristal em Blumenau – Cristal em Casa

Em 1952, Ruth Hering foi passar as férias em uma cidade bávara (Baviera na Alemanha) chamada Oberammergau onde conhece o gerente de um hotel da cidade chamado Karl Strauss. A cidade não era produtora de cristal, mas à época a Baviera tinha algumas fábricas do produto.

Ruth retorna para o Brasil com Karl onde se casam. Sendo integrante da família Hering, Ruth convence os primos a montar uma operação de Cristal, para tanto importam algumas máquinas de lapidar cristal da Europa e começam a lapidar cristal importado da Alemanha em Blumenau.

Em 1955, Juscelino Kubitschek, presidente do Brasil à época, proíbe a importação de diversos itens, dentre eles o cristal, fazendo com que Karl fosse empenhado de levar a frente o desafio de trazer mão de obra especializada da Alemanha e montar uma fábrica completa de cristal. E assim aconteceu. Karl trouxe 8 especialistas em Cristal, desde técnicos especializados na montagem do forno até sopradores de cristal. Nascia a Cristais Hering.

Cristallerie Strauss

O casal Ruth e Karl Strauss tiveram um filho chamado Frederico Strauss. Ele foi estudar engenharia química na Alemanha, fazendo mestrado em química inorgânica. Aproveitou a oportunidade para trabalhar dois anos em cristaleiras europeias.

Chegando ao Brasil em 1981, ele trabalhou 2 anos na Cristais Hering e após reflexão com o pai, eles decidem sair da sociedade com os primos e montam a Cristallerie Strauss na Itoupava Central em Blumenau.

Frederico Strauss, engenheiro químico com mestrado em química inorgânica na Alemanha, trabalhou em diversas cristalerias européias, na Cristais Hering fundada por seu pai e pelos seus parentes maternos e foi fundador da Cristallerie Strauss a qual dirigiu até o fechamento em 2016.

O setor prosperou, à época existia também a Cristal Blumenau, mas todas as fábricas sofreram duro golpe com a abertura econômica promovida por Fernando Collor de Mello (1990-1992) que liberou a importação de taças, sendo imundado o mercado de peças de vidro e cristalite (peças de cristal que tem apenas 8% de PbO na fórmula e tem brilho e ressonâncias menores e que são feitas por máquina sem acabamento fino na haste e boca) sem que o público soubesse diferenciar o cristal do cristalite e do vidro.

Isso foi um duro impacto para as indústrias pois elas não tiveram tempo hábil para reduzir a produção e mão de obra para adequar à nova realidade de mercado, levando todas à falência – Cristais Hering 2008, Cristallerie Strauss 2016, Cristal Blumenau 2017.

Setor Cristaleiro em Blumenau chegou a empregar mais de 15 mil pessoas ao longo dos quase 70 anos de tradição do produto na cidade. Em um dos desfiles da Oktoberfest chegou a ser tema de um dos carros alegóricos.

A Cristallerie Strauss era reconhecida como a melhor fábrica da cidade. A sobrevida dela se deu em função das taças Sommelier e das taças de duas cores (overlay) que tem apelo comercial maior, com maior valor agregado.

Fonte: Cristal em Casa. Consultado pela última vez em 8 de julho de 2022.

Crédito fotográfico: Logo Strauss, imagem extraída do perfil da marca no Facebook. Consultado pela última vez em 8 de julho de 2022.

Cristallerie Strauss S.A. (Blumenau, Santa Catarina, 5 de agosto de 1983), mais conhecida como Strauss, é uma marca brasileira de cristais artesanais, fundada pelo alemão Karl Strauss e por seu filho, Frederico Strauss. Rapidamente, a Strauss se transformou em uma das principais marcas de cristais finos e feitos à mão, seguindo a tradição de confeccionar cristais à sopro, elevando o Brasil a níveis internacionais neste segmento. Em 2017, a Strauss foi adquirida por R$ 3,85 milhões pela, também catarinense, Oxford de São Bento do Sul que, a partir desse momento, passa a se posicionar como grupo Oxford, e não mais como Oxford Porcelanas. Todo o método de fabricação artesanal dos cristais Strauss continua o mesmo, assim como seus produtos únicos, referências no mercado nacional e mundial.

Strauss

Cristallerie Strauss S.A. (Blumenau, Santa Catarina, 5 de agosto de 1983), mais conhecida como Strauss, é uma marca brasileira de cristais artesanais, fundada pelo alemão Karl Strauss e por seu filho, Frederico Strauss. Rapidamente, a Strauss se transformou em uma das principais marcas de cristais finos e feitos à mão, seguindo a tradição de confeccionar cristais à sopro, elevando o Brasil a níveis internacionais neste segmento. Em 2017, a Strauss foi adquirida por R$ 3,85 milhões pela, também catarinense, Oxford de São Bento do Sul que, a partir desse momento, passa a se posicionar como grupo Oxford, e não mais como Oxford Porcelanas. Todo o método de fabricação artesanal dos cristais Strauss continua o mesmo, assim como seus produtos únicos, referências no mercado nacional e mundial.

Videos

Lapidações que transbordam elegância | 2019

Linha Cristal Strauss | 2021

Tradição que atravessa gerações | 2019

Taça oficial do Espumante Brasileiro | 2022

O florescer de uma nova coleção | 2022

Coleção Inverno 21 Sépia | 2021

A verdadeira perfeição artesanal | 2019

A arte de fabricar cristais | 2015

Cristal Overlay | 2019

Fabricação Strauss | 2019

Biografia Strauss

A Strauss nasceu na região conhecida como Vale Europeu, em Santa Catarina. Uma localidade formada por cidades com colonização europeia que ainda guarda características e tradições marcantes dos países desse continente. Uma dessas tradições é a fabricação artesanal do cristal a sopro. Surgida nesse cenário, a Strauss rapidamente se transformou em uma das principais marcas de cristais finos e feitos à mão, o que elevou o Brasil a níveis internacionais nesse segmento. Desde dezembro de 2017, passou a fazer parte do Grupo Oxford. Mesmo com a aquisição, todo o método de fabricação artesanal dos cristais Strauss continua o mesmo, assim como seus produtos únicos, referências no mercado nacional e mundial.

A verdadeira perfeição artesanal

Como um artista que monta sua tela e escolhe sua tinta, o mestre vidreiro colhe o cristal incandescente do refratário e começa a preparação para moldá-lo. Mais do que técnica, é preciso talento, paciência e inspiração. O artesão manuseia o material e, através do sopro, modela o bojo de uma taça. Depois, acontece a colocação da haste e da base. Por fim, o corte e o lixamento. E está pronta a sua tela. Ou, simplesmente, sua taça. Todo o processo é altamente especializado. Cada pessoa cuida de uma etapa da produção, de acordo com sua expertise.

E essa expertise que os faz artistas não é adquirida do dia para a noite. Um mestre vidreiro precisa de longos cinco anos de treinamento para aprender todas as fases de produção e conhecer todos os segredos da transformação de uma bola incandescente numa taça perfeitamente transparente, com forma impecável.

Se a peça for de cristal colorido, conhecido como overlay, o trabalho é ainda mais elaborado. Para confeccionar uma taça overlay são necessárias duas camadas de cristal, uma transparente e outra colorida. Unir as duas com uniformidade e beleza, é uma arte única.

A arte da lapidação

A lapidação das peças é outro espetáculo à parte. É a pincelada final que completa algumas dessas obras de arte. Certas lapidações podem demorar 40 minutos para serem executadas. E alguns modelos de taças podem levar até 6 horas para passar pelo processo todo de fabricação.

Tenha a mais absoluta certeza de que, ao ter em mãos os produtos Strauss, você está olhando para verdadeiras obras de arte, moldadas com o talento e o cuidado de um trabalho artesanal impecável.

A fábrica da Strauss, localizada em Pomerode (SC) pode ser visitada até às 11h da manhã. A fábrica fica localizada na Avenida 21 de Janeiro, número 3540, no Centro de Pomerode.

Porcelanas Strauss, a delicadeza e elegância da Bone Porcelain

A nobreza, a tradição e a elegância Strauss traduzidas em louças únicas feitas com a delicada Bone Porcelain, um tipo de porcelana que resgata técnicas milenares, mas que encantam os olhos até os dias atuais. Além de matérias-primas raras, que são selecionadas cuidadosamente, a Bone Porcelain apresenta composições que se destacam pela translucidez impecável, pela espessura afinada e pela cor branca mais brilhante, resultando, assim, em peças singulares e muito especiais. Além de todos estes atributos, o cuidado e precisão na queima fazem com que a Bone Porcelain se torne extremamente resistente, embora apresente um design mais fino e delicado. Além da versão Blanc, outras quatro opções de decorações exclusivas completam a coleção.

Fonte: Sobre a Strauss. Consultado pela última vez em 7 de julho de 2022.

---

Marca Strauss, do Grupo Oxford, lança coleção de porcelanas – Acontecendo Aqui

Tradição de luxo em cristais artesanais, a Strauss está fazendo sua estreia no segmento de porcelanas. A marca lança sua coleção de louças, produzidas com a delicada Bone Porcelain, caracterizada pela elegância.

As porcelanas Strauss entram no mercado de luxo com quatro decorações: Folies, Hera, Lumière e Mariè. Os aparelhos de jantar, de chá e de café são compostos por pratos rasos, fundos e de sobremesa, além das xícaras de chá e de café com pires. Toda a coleção dispõe ainda de itens que complementam à mesa, como sopeiras, travessas, saladeiras, leiteiras, bules e açucareiros.

“Queremos oferecer ao mercado o que há de mais valioso e sofisticado em porcelanas, valorizando a histórica tradição e nobreza da marca Strauss”, ressalta Irineu Weihermann, diretor superintendente do Grupo Oxford, do qual integra a Strauss.

A Strauss surgiu da tradição e imigração europeia, que trouxe para a região do Vale Europeu, em Santa Catarina, o ofício e a arte de se produzir o cristal artesanal a sopro. Rapidamente, a marca se transformou em uma das principais empresas de cristais finos e feitos à mão, o que elevou o Brasil a níveis internacionais nesse segmento. A empresa é conhecida por suas peças com lapidação artesanal extremamente luxuosas. Agora, traz a refinada linha de louças feitas com a delicada Bone Porcelain para completar a sua coleção.

Desde dezembro de 2017 a Strauss passou a fazer parte do Grupo Oxford, pertencente à WPA, holding das três famílias fundadoras da WEG. “Nesse momento, é indispensável mencionar o maior desejo com relação à valiosíssima marca Strauss: respeito a sua história de tradição e nobreza no segmento de luxo”, destaca Weihermann. O objetivo é preservar os seus valores, ao mesmo tempo em que se passa segurança ao mercado por conta de toda a seriedade e força do Grupo Oxford. Com a confiança de que todo o método de fabricação artesanal dos cristais Strauss continua o mesmo, assim como seus produtos únicos, que são referências no mercado nacional e mundial.

Fonte: Acontecendo Aqui. Consultado pela última vez em 8 de julho de 2022.

---

Oxford compra Cristais Strauss – Comunicação Impulso

A Oxford Porcelanas adquiriu a Strauss, uma das marcas mais tradicionais e valorizadas do mercado de cristais. A compra ocorreu na segunda-feira, na sede da cristaleria de Blumenau, através de leilão. O conjunto de bens foi aceito pela oferta mínima de R$ 3,85 milhões, com pagamento à vista de 25% do valor e o restante podendo ser parcelado em até 24 vezes.

Segundo o diretor-superintendente da Oxford, o negócio irá agregar mais valor ao segmento de cristais da empresa, considerando o histórico de valorização da Strauss, e permitirá ampliar a atuação no segmento de cristais. “Atualmente ele representa 5% do nosso faturamento. Com a incorporação da cristaleria, pretendemos elevar essa participação até 20%”, informa Irineu Weihermann.

O lote arrematado pela Oxford inclui dezenas de máquinas e fornos para a produção de cristais, móveis, equipamentos de informática, sucatas de veículos, a marca e o domínio strauss.com.br, além de um terreno de 65 mil metros quadrados, com pouco mais de 4 mil metros quadrados de área construída, incluindo áreas de escritório, depósito e produção.

O diretor Antônio Marcos Schroth destaca que a aquisição da cristaleira traz novas oportunidades de mercado à Oxford. “Teremos uma nova marca em nosso portfólio, permitindo atuar em nichos de maior valor agregado e inclusive desenvolver novos produtos, além de copos e taças”. A empresa ainda avalia se manterá as instalações em Blumenau, ou se irá unificar a produção na sua atual unidade industrial de cristais em Pomerode.

Fonte: Comunicação Impulso,"Oxford compra Cristais Strauss". Consultado pela última vez em 8 de julho de 2022.

---

70 Anos de Cristal em Blumenau – Cristal em Casa

Em 1952, Ruth Hering foi passar as férias em uma cidade bávara (Baviera na Alemanha) chamada Oberammergau onde conhece o gerente de um hotel da cidade chamado Karl Strauss. A cidade não era produtora de cristal, mas à época a Baviera tinha algumas fábricas do produto.

Ruth retorna para o Brasil com Karl onde se casam. Sendo integrante da família Hering, Ruth convence os primos a montar uma operação de Cristal, para tanto importam algumas máquinas de lapidar cristal da Europa e começam a lapidar cristal importado da Alemanha em Blumenau.

Em 1955, Juscelino Kubitschek, presidente do Brasil à época, proíbe a importação de diversos itens, dentre eles o cristal, fazendo com que Karl fosse empenhado de levar a frente o desafio de trazer mão de obra especializada da Alemanha e montar uma fábrica completa de cristal. E assim aconteceu. Karl trouxe 8 especialistas em Cristal, desde técnicos especializados na montagem do forno até sopradores de cristal. Nascia a Cristais Hering.

Cristallerie Strauss

O casal Ruth e Karl Strauss tiveram um filho chamado Frederico Strauss. Ele foi estudar engenharia química na Alemanha, fazendo mestrado em química inorgânica. Aproveitou a oportunidade para trabalhar dois anos em cristaleiras europeias.

Chegando ao Brasil em 1981, ele trabalhou 2 anos na Cristais Hering e após reflexão com o pai, eles decidem sair da sociedade com os primos e montam a Cristallerie Strauss na Itoupava Central em Blumenau.

Frederico Strauss, engenheiro químico com mestrado em química inorgânica na Alemanha, trabalhou em diversas cristalerias européias, na Cristais Hering fundada por seu pai e pelos seus parentes maternos e foi fundador da Cristallerie Strauss a qual dirigiu até o fechamento em 2016.

O setor prosperou, à época existia também a Cristal Blumenau, mas todas as fábricas sofreram duro golpe com a abertura econômica promovida por Fernando Collor de Mello (1990-1992) que liberou a importação de taças, sendo imundado o mercado de peças de vidro e cristalite (peças de cristal que tem apenas 8% de PbO na fórmula e tem brilho e ressonâncias menores e que são feitas por máquina sem acabamento fino na haste e boca) sem que o público soubesse diferenciar o cristal do cristalite e do vidro.

Isso foi um duro impacto para as indústrias pois elas não tiveram tempo hábil para reduzir a produção e mão de obra para adequar à nova realidade de mercado, levando todas à falência – Cristais Hering 2008, Cristallerie Strauss 2016, Cristal Blumenau 2017.

Setor Cristaleiro em Blumenau chegou a empregar mais de 15 mil pessoas ao longo dos quase 70 anos de tradição do produto na cidade. Em um dos desfiles da Oktoberfest chegou a ser tema de um dos carros alegóricos.

A Cristallerie Strauss era reconhecida como a melhor fábrica da cidade. A sobrevida dela se deu em função das taças Sommelier e das taças de duas cores (overlay) que tem apelo comercial maior, com maior valor agregado.

Fonte: Cristal em Casa. Consultado pela última vez em 8 de julho de 2022.

Crédito fotográfico: Logo Strauss, imagem extraída do perfil da marca no Facebook. Consultado pela última vez em 8 de julho de 2022.

Arremate Arte
Feito com no Rio de Janeiro

Olá, boa noite!

Prepare-se para a melhor experiência em leilões, estamos chegando! 🎉 Por conta da pandemia que estamos enfrentando (Covid-19), optamos por adiar o lançamento oficial para 2023, mas, não resistimos e já liberamos uma prévia! Qualquer dúvida ou sugestão, fale conosco em ola@arrematearte.com.br, seu feedback é muito importante. Caso queira receber nossas novidades, registre-se abaixo. Obrigado e bons lances! ✌️