Vassily Kandinsky se encantou com um quadro de Monet, quando tinha 30 anos, numa exposição com obras dos impressionistas franceses. O choque foi tanto que abandonou a carreira jurídica e se mudou para Munique, na época considerada um dos maiores centros de arte. Lá, começou seus estudos com Anton Azbe. Em alguns momentos, no entanto, tinha vontade de sair do ateliê e simplesmente levar o material de pintura par os parques e jardins públicos.
O próximo tutor foi Franz Stuck, na Academia de Artes de Munique, que treinou suas linhas e formas, desenhadas exclusivamente em preto e branco. Na época, Kandinsky conheceu uma jovem artista chamada Gabriela Munter e, logo depois, se divorciou de sua primeira esposa - e prima - Anna Chimyakina. Os dois novos amantes saíram pela Europa, pintando e participando de exposições. A partir daí, Kandinsky traz a cor para suas obras - a maioria pinturas do horizonte. As manchas cromáticas e as linhas escuras foram gradualmente se sobrepondo às imagens mais realistas - desenvolvendo assim o estilo pelo qual mais tarde ficaria conhecido.
Ao ser convidado para ensinar na famosa Bauhaus, voltou a se aprofundar nos elementos da pintura, de novo alterando seu próprio trabalho. Elementos geométricos ganharam espaço em suas telas, em especial o círculo - curvo, sensual. A paleta, por sua vez, ficou saturada de cores frias. Segundo o próprio artista, o romantismo é profundo e substancial como uma pedra de gelo onde queima o fogo. “Se as pessoas sentem apenas frio e não fogo, que pena para elas…”
Firmou-se como pioneiro da arte abstrata, inovando tanto na forma quanto no conteúdo.
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Fonte:
Vassily Kandinsky se encantou com um quadro de Monet, quando tinha 30 anos, numa exposição com obras dos impressionistas franceses. O choque foi tanto que abandonou a carreira jurídica e se mudou para Munique, na época considerada um dos maiores centros de arte. Lá, começou seus estudos com Anton Azbe. Em alguns momentos, no entanto, tinha vontade de sair do ateliê e simplesmente levar o material de pintura par os parques e jardins públicos.
O próximo tutor foi Franz Stuck, na Academia de Artes de Munique, que treinou suas linhas e formas, desenhadas exclusivamente em preto e branco. Na época, Kandinsky conheceu uma jovem artista chamada Gabriela Munter e, logo depois, se divorciou de sua primeira esposa - e prima - Anna Chimyakina. Os dois novos amantes saíram pela Europa, pintando e participando de exposições. A partir daí, Kandinsky traz a cor para suas obras - a maioria pinturas do horizonte. As manchas cromáticas e as linhas escuras foram gradualmente se sobrepondo às imagens mais realistas - desenvolvendo assim o estilo pelo qual mais tarde ficaria conhecido.
Ao ser convidado para ensinar na famosa Bauhaus, voltou a se aprofundar nos elementos da pintura, de novo alterando seu próprio trabalho. Elementos geométricos ganharam espaço em suas telas, em especial o círculo - curvo, sensual. A paleta, por sua vez, ficou saturada de cores frias. Segundo o próprio artista, o romantismo é profundo e substancial como uma pedra de gelo onde queima o fogo. “Se as pessoas sentem apenas frio e não fogo, que pena para elas…”
Firmou-se como pioneiro da arte abstrata, inovando tanto na forma quanto no conteúdo.
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Vassily Kandinsky se encantou com um quadro de Monet, quando tinha 30 anos, numa exposição com obras dos impressionistas franceses. O choque foi tanto que abandonou a carreira jurídica e se mudou para Munique, na época considerada um dos maiores centros de arte. Lá, começou seus estudos com Anton Azbe. Em alguns momentos, no entanto, tinha vontade de sair do ateliê e simplesmente levar o material de pintura par os parques e jardins públicos.
O próximo tutor foi Franz Stuck, na Academia de Artes de Munique, que treinou suas linhas e formas, desenhadas exclusivamente em preto e branco. Na época, Kandinsky conheceu uma jovem artista chamada Gabriela Munter e, logo depois, se divorciou de sua primeira esposa - e prima - Anna Chimyakina. Os dois novos amantes saíram pela Europa, pintando e participando de exposições. A partir daí, Kandinsky traz a cor para suas obras - a maioria pinturas do horizonte. As manchas cromáticas e as linhas escuras foram gradualmente se sobrepondo às imagens mais realistas - desenvolvendo assim o estilo pelo qual mais tarde ficaria conhecido.
Ao ser convidado para ensinar na famosa Bauhaus, voltou a se aprofundar nos elementos da pintura, de novo alterando seu próprio trabalho. Elementos geométricos ganharam espaço em suas telas, em especial o círculo - curvo, sensual. A paleta, por sua vez, ficou saturada de cores frias. Segundo o próprio artista, o romantismo é profundo e substancial como uma pedra de gelo onde queima o fogo. “Se as pessoas sentem apenas frio e não fogo, que pena para elas…”
Firmou-se como pioneiro da arte abstrata, inovando tanto na forma quanto no conteúdo.
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Vassily Kandinsky se encantou com um quadro de Monet, quando tinha 30 anos, numa exposição com obras dos impressionistas franceses. O choque foi tanto que abandonou a carreira jurídica e se mudou para Munique, na época considerada um dos maiores centros de arte. Lá, começou seus estudos com Anton Azbe. Em alguns momentos, no entanto, tinha vontade de sair do ateliê e simplesmente levar o material de pintura par os parques e jardins públicos.
O próximo tutor foi Franz Stuck, na Academia de Artes de Munique, que treinou suas linhas e formas, desenhadas exclusivamente em preto e branco. Na época, Kandinsky conheceu uma jovem artista chamada Gabriela Munter e, logo depois, se divorciou de sua primeira esposa - e prima - Anna Chimyakina. Os dois novos amantes saíram pela Europa, pintando e participando de exposições. A partir daí, Kandinsky traz a cor para suas obras - a maioria pinturas do horizonte. As manchas cromáticas e as linhas escuras foram gradualmente se sobrepondo às imagens mais realistas - desenvolvendo assim o estilo pelo qual mais tarde ficaria conhecido.
Ao ser convidado para ensinar na famosa Bauhaus, voltou a se aprofundar nos elementos da pintura, de novo alterando seu próprio trabalho. Elementos geométricos ganharam espaço em suas telas, em especial o círculo - curvo, sensual. A paleta, por sua vez, ficou saturada de cores frias. Segundo o próprio artista, o romantismo é profundo e substancial como uma pedra de gelo onde queima o fogo. “Se as pessoas sentem apenas frio e não fogo, que pena para elas…”
Firmou-se como pioneiro da arte abstrata, inovando tanto na forma quanto no conteúdo.
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