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Baume & Mercier

Baume & Mercier (Genebra, Suíça, 1830) é uma relojoaria de luxo suiça, fundada por William Baume & Paul Mercier. Conhecida mundialmente por seus cronógrafos e modelos de grandes complicações, a grife é uma das mais desejadas do mundo na relojoaria. Com precisão rara, os relógios da Baume & Mercier são tão interessantes no contexto da relojoaria, que mais parecem jóias, marcados pela autenticidade e criatividade, são admirados por colecionadores, apaixonados e seguidores de um estilo diferente e elegante, que adornam seus pulsos com modelos que fizeram parte da elite por gerações. A empresa ganhou dez prêmios Grand Prix e sete medalhas de ouro em exposições internacionais em todo o mundo. Em 1892, Baume ganhou uma competição realizada pelo Observatório Kew perto de Londres com um relógio de bolso cronômetro equipado com um movimento de turbilhão cuja precisão permaneceria inigualável por mais de dez anos. Atualmente, a empresa é uma subsidiária do conglomerado de luxo Richemont.

Baume et Mercier – Mundo das Marcas

A Baume & Mercier é considerada uma das marcas mais desejadas do mundo no universo dos relógios, presente em todos os ambientes, ou melhor, pulsos requintados do planeta. Seus relógios, que mais parecem jóias, marcados pela autenticidade e criatividade, são admirados por colecionadores, apaixonados e seguidores de um estilo diferente e elegante, que adornam seus pulsos com modelos que fizeram parte da elite por gerações.

A história

A história da tradicional marca tem suas origens em 1542 quando a família Baume criou a sua própria manufatura e começou a tradição na fabricação de relógios de luxo. Mas foi somente em 1830, que os irmãos Louis-Victor e Pierre-Joseph Célestin Baume fundaram a BAUME FRÈRES WATCH, no pitoresco vilarejo de Les Bois, na região montanhosa de Jura próxima a Berna na Suíça, passando a fabricar relógios com sua própria marca. Uma curiosidade: “baume” significa “caverna sob as rochas”, uma característica típica da paisagem de Jura.

Inicialmente o foco da empresa eram os relógios de bolso esmaltados e o conceito “Accept only perfection, only manufacture watches of the highest quality” (algo como “Aceito apenas perfeição, apenas fabricar relógios da mais alta qualidade”) traduzia perfeitamente o ideal dos irmãos. Desde o princípio, o objetivo da nova empresa era fabricar relógios tradicionais de alta qualidade, enriquecidos com os mais novos avanços tecnológicos disponíveis na época.

Mais de duas décadas depois, em 1851, os irmãos inauguraram a primeira subsidiária na cidade de Londres na Inglaterra, iniciando assim a internacionalização da marca, que nos anos seguintes venderia seus sofisticados relógios em mercados longínquos como Austrália, Nova Zelândia, Índia, Cingapura, Birmânia e até na África. Louis-Victor foi um verdadeiro visionário que já vislumbrava o interesse das mulheres em relojoaria e presenteou a sua filha Mélina com um relógio de bolso em ouro, em 1869.

Pouco depois, em 1876, quando a segunda geração da família assumiu o comando do negócio, a empresa já havia conquistado uma sólida reputação internacional por seus relógios simples, seus cronógrafos e modelos com grandes complicações, que incluíam repetidores de minutos, calendários e tourbillons.

Em 1912 William Baume, neto de um dos fundadores, conheceu Paul Mercier, o então responsável comercial da empresa Haas, famosos relojoeiros e joalheiros da cidade de Genebra. É difícil imaginar dois homens tão diferentes: William Baume era comedido, rigoroso e muito apegado à tradição de seu nome; Paul Mercier por sua vez era cheio de energia, dinâmico e um enamorado das artes. A associação foi oficializada no dia 26 de novembro de 1918, surgindo então a marca Baume et Mercier, que desde então se firmou como um das mais tradicionais fabricantes de relógios do mundo.

Já no ano seguinte os movimentos Baume & Mercier foram recompensados com o “Poinçon de Genève”, selo oficial de Genebra, a mais alta distinção da arte da relojoaria fina. Ainda neste mesmo ano teve início uma longa relação da marca com as mulheres, através da fabricação de relógios como se fossem verdadeiras joias. Essa estratégia foi de vital importância para a marca conquistar notoriedade, especialmente junto ao público feminino.

Após o término da Segunda Guerra Mundial, a marca lançou seu primeiro catálogo para o consumidor em 1946, e se concentrou na fabricação de relógios masculinos, femininos (como por exemplo, o modelo Marquise, aninhado em um bracelete de estilo entrelaçado, tão atraente quanto prático) e esportivos, introduzindo seu primeiro cronógrafo já em 1950.

Em 1971 ingressou na era eletrônica ao lançar no mercado o modelo de relógio Tronosonic. Dois anos mais tarde, a marca foi premiada com o Baden-Baden Golden Rose pelas suas criações femininas, como o relógio Galaxie, primeira joia em caixa assimétrica. Foi neste mesmo ano que ocorreu o lançamento do Riviera, um dos primeiros relógios esportivos de aço com um inovador desenho dodecágono (polígono com doze lados), sendo um dos modelos mais famosos da marca.

Pouco depois, a marca ganhou mais uma vez a distinção suprema da Rosa de Ouro com seu esplêndido modelo Stardust, dotado de um mostrador de ônix encravado com 138 diamantes. Lançado na década de 1980, o relógio Linea impôs-se rapidamente como um best-seller internacional. A doçura de suas linhas, o contorno sensual, o luxo afirmado, reatavam com uma visão reconciliada da mulher.

Em 1993, a Baume & Mercier foi adquirida pelo Vendôme Group (atual Grupo Richemont), passando a fazer parte, ao lado da Cartier e da Piaget, do núcleo relojoeiro desse conglomerado de luxo.

O relógio HAMPTON, modelo que veio literalmente perturbar os códigos relojoeiros existentes com a sua caixa retangular em aço, lançado em 1994, se tornou de imediato em um campeão internacional de vendas e se transformou em um dos ícones da marca suíça.

Inspirado em um relógio retangular em ouro rosa, criado pela marca em 1960, a coleção HAMPTON evoluiu com numerosas variações. De linhas curvas ou quadradas, sempre conseguiu preservar a sua identidade, uma mistura da tradição relojoeira e de design contemporâneo.

Outra linha de grande sucesso lançada nesta década foi a CLASSIMA, compostas por relógios redondos, com pulseiras de couro, que combinavam tradição e dinamismo com elegância simplista.

Nos anos seguintes a Baume & Mercier continuou surpreendendo o mercado com lançamentos de modelos como o Catwalk (confeccionados em aço com pulseira larga), em 1997; e CapeLand (com ares esportivo e aventureiro), em 1998.

Pouco depois, em 2002, a Baume & Mercier deu um passo a mais rumo à autonomia, com a abertura de suas próprias oficinas em Les Brenets, na região suíça de Jura. Isso representou uma verdadeira volta às origens em mais de um aspecto: o retorno da produção à região de Jura, berço da empresa Baume (embora a sede da empresa tenha permanecido em Genebra) e um retorno a um modo de fabricação usado pelos “Frères Baume” durante o século XIX, conhecido como établissage (ou gestão de projetos), porém combinado com toda uma série de modernas vantagens.

A linha Diamant, um verdadeiro luxo ao alcance das mãos, foi lançada no mercado em 2005. Pouco depois, em 2009, o HAMPTON, relógio ícone da Baume & Mercier, celebrou seu 15º aniversário com uma nova coleção dividida em três identidades diferentes: Classic, Manchette e Magnum.

Em 2015, a Baume & Mercier reforçou suas ofertas de relógios esportivos ao firmar uma parceria com a célebre fabricante americana de carros de corrida Carroll Shelby International. A marca passou então a oferece modelos de edição limitada Shelby Cobra, nomeados para homenagear esse carro esportivo clássico, em suas coleções Capeland e Clifton. Hoje em dia, com um toque essencialmente contemporâneo, a marca Baume & Mercier carrega em seu nome um toque de luxo, elegância, inovação e rigor “Swiss made”, sendo uma das maiores relojoarias do mundo suíço.

A alta qualidade

A empresa concebe e desenvolve seus relógios em seu estúdio de design interno, na sede da Baume & Mercier, perto da cidade de Genebra, e monta todos nas suas oficinas em Les Brenets, no coração da região de Jura. Durante a produção, as caixas montadas (selagem e acabamento) e os calibres automáticos ou de quartzo (precisão e reserva de marcha) são todos verificados individualmente para assegurar que cada relógio cumpra rigorosamente as especificações da Baume & Mercier. Cada relógio fabricado pela oficina de relojoaria em Les Brenets é submetido a uma série de verificações visuais e estéticas ao longo do processo de produção.

O símbolo da precisão

Em 1964 a empresa adotou a 21ª letra do alfabeto grego, Phi, como marca registrada da Baume & Mercier no dia 20 de outubro. Simbolicamente, Phi representa a proporção áurea de 1:1.618 que é popularmente usada na arte e na arquitetura para criar equilíbrio e proporção perfeitos no design. Além disso, este símbolo tem associação com o “número de ouro”, teoria da proporção e do equilíbrio tão perfeita que Leonardo da Vinci a batizou como “proporção divina”. A partir deste momento, todos os relógios da marca saiam de fábrica com a letra Phi gravada em seus mostradores.

Campanhas que fizeram sucesso

Em 2006, a marca lançou a campanha “Baume & Mercier & Me”, onde embaixadores celebridades como Meg Ryan e Kiefer Sutherland (2006), Kim Basinger e Gary Sinise (2007), Teri Hatcher e Ashton Kutcher (2008), Evangeline Lilly e David Duchovny (2009), e mais recentemente a estonteante Gwyneth Paltrow e Andy García, divulgavam não somente os preciosos e elegantes relógios da marca, como também o envolvimento da Baume & Mercier com projetos beneficentes.

Todos os direitos de imagem das celebridades, assim como dos fotógrafos da campanha, foram revertidos a favor de instituições beneficentes selecionadas por cada uma delas. As causas apoiadas pela campanha incluíam a pesquisa contra o câncer, a educação, o apoio a mulheres desfavorecidas e a luta contra a pobreza.

Em 2011 a marca inaugurou um novo capítulo em sua rica história ao lançar uma nova campanha publicitária. Realizada na região de East Hampton, em Long Island, com famílias reais, a campanha era composta por imagens que eram flashes da vida cotidiana. Expressando um estilo de vida e criada para transmitir autenticidade, as famílias irradiavam uma aura de emoções genuínas e um sentido vibrante de momentos da vida real, com a presença inequívoca da Baume & Mercier traduzida através do slogan “Life is about moments” (algo como “A vida é sobre momentos”).

A evolução visual

O logotipo da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Desde 1964 a marca adotou como símbolo em seu logotipo a letra Phi do alfabeto grego. O símbolo representa a constante busca da Baume & Mercier pelo equilíbrio simbolizado pela letra grega. Há alguns anos atrás a marca suíça apresentou um novo logotipo, que ganhou visual mais moderno e limpo, com novo design para o símbolo Phi e passou a conter a frase “Maison d’Horlogerie Geneve 1830”.

Dados corporativos

● Origem: Suíça

● Fundação: 1830 (empresa) e 26 de novembro de 1918 (marca)

● Fundador: Louis-Victor Baume, Joseph-Célestin Baume, William Baume e Paul Mercier

● Sede mundial: Genebra, Suíça

● Proprietário da marca: Baume & Mercier S.A.

● Capital aberto: Não (subsidiária da Compagnie Financière Richemont S.A.)

● CEO: Geoffroy Lefebvre

● Faturamento: Não divulgado

● Lucro: Não divulgado

● Presença global: 75 países

● Presença no Brasil: Sim

● Funcionários: 300

● Segmento: Relojoaria

● Principais produtos: Relógios

● Concorrentes diretos: Longines, Zenith, Maurice Lacroix, TAG Heuer, Bvlgari, Cartier, Hublot, Omega e IWC

● Ícones: A letra grega PHI

● Slogan: Life is about moments.

● Website: www.baume-et-mercier.com/pt/home.html

A marca no mundo

A Baume & Mercier está presente em mais de 75 países ao redor do mundo, produzindo mais de 200 mil relógios por ano, que são distribuídos através de 300 exclusivos revendedores. Os mercados mais importantes da marca encontram-se na Europa, especialmente na Itália, Espanha e França. Sua representante oficial no Brasil é a joalheria Vivara.

Você sabia?

O preço médio de cada relógio da marca suíça varia entre US$ 2.000 e US$ 5.000.

No ano de 2018, em um movimento ousado, o Grupo Richemont criou uma nova marca de relógios acessível batizada Baume, que como o próprio nome sugere é um desdobramento da conhecida Baume & Mercier. A nova marca apresenta relógios com materiais reciclados, atualizados e sustentáveis. A marca não usa materiais baseados em animais nem metais preciosos ou gemas extraídos da Terra.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Fonte: Mundo das Marcas, publicado em 18 de julho de 2006, atualizado em 18 de fevereiro de 2019. Consultado pela última vez em 5 de abril de 2022.

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Biografia Baume et Mercier — Wikipédia

História Paul Mercier e William Baume

A Baume & Mercier foi fundada como "Frères Baume" em 1830 pelos irmãos Louis-Victor e Célestin Baume, que abriram um comércio de relógios em Les Bois, um vilarejo no Jura Suíço. O fabricante suíço de relógios expandiu internacionalmente estabelecendo uma filial em Londres em 1921 sob o nome "Baume Brothers", o que levou à expansão no Império Britânico. Ao final do século XIX, a empresa tinha estabelecido uma reputação internacional e seus relógios tinham estabelecido recordes de precisão e ganho uma quantidade de competições de marcação de tempo.

Em 1918, o diretor da empresa William Baume fez uma parceria com Paul Mercier para fundar a "Baume & Mercier" em Genebra. A firma se tornou especializada na fabricação de relógios de pulso, modelos com "formas" particularmente não convencionais que não tinham o formato tradicional redondo. Em 1919, a Baume & Mercier recebeu o Punção de Genebra, o mais alto destaque internacional de todos os tempos para a excelência na fabricação de relógios.

Durante os "Roaring Twenties", a marca adotou a emancipação das mulheres. Nos anos 40, a Baume & Mercier lançou um número de coleções de modernos relógios femininos, mas notavelmente o Marquise.

Nos anos 70, a Baume & Mercier apresentou relógios modelados como os modelos Galaxie e Stardust. Em 1973, a Baume & Mercier apresentou o Riviera, um dos primeiros relógios esportivos de aço do mundo. Em 1988, o fabricante suíço de relógios se juntou ao grupo Richemont.

Atualmente, a marca oferece as coleções Clifton, Classima e Hampton para homens e mulheres, a coleção Capeland para homens e as coleções Linea e Promesse para mulheres. Em 2015, Baume & Mercier incrementou sua oferta de relógios esportivos ao firmar uma parceria com o prestigioso fabricante de carros de corrida Carroll Shelby International. A companhia oferece a edição limitada de modelos "Shelby Cobra" , concebido para carros esportivos, nas coleções Capeland e Clifton.

Embaixadores

Os embaixadores celebridades da Baume & Mercier incluíram Gwyneth Paltrow, Emmanuelle Chriqui, Andy Garcia, Gary Sinise, Ashton Kutcher, David Duchovny, Teri Hatcher, Kim Basinger, Evangeline Lily, e Kiefer Sutherland. A campanha "Baume & Mercier & Me" de endosso de celebridades foi usada para levantar dinheiro para caridade. Em dezembro de 2015, o ator, cantor e modelo chinês Chen Kun se tornou um famoso embaixador da Baume & Mercier, ao usar um relógio da coleção Clifton na sua campanha de apresentação.

Coleção atual

Os modelos atuais na coleção da Baume & Mercier:

Hampton – coleção de formato retangular vintage baseada nos relógios Baume & Mercier dos anos 40 no estilo Art déco

Capeland – coleção vintage cronógrafo

Classima – coleção minimalista de relógios clássicos

Linea – coleção feminina com pulseiras intercambiáveis

Clifton – coleção vintage baseada nos relógios Baume & Mercier dos anos 50

Promesse – coleção feminina elegante inspirada nos modelos da década de 1970, com moldura oval ao redor de um mostrador redondo

Precificação

Com um preço médio de venda entre 2.000 e 5.000 dólares, os relógios Baume & Mercier estão na faixa média do segmento do mercado de relógios de luxo.

Em 2016, Baume & Mercier passou a apresentar ofertas mais em conta, abaixo de 1.000 dólares ao lançar os modelos "My Classima", uma subcoleção da coleção de relógios clássicos Classima.

Coleções anteriores

Riviera – coleção de cronógrafos esportivos. Para comemorar o jogo perfeito acontecido em 29 de maio, 2010, Roy Halladay do Philadelphia Phillies comprou 60 cronógrafos Riviera Sport 8724 para cada um de seus colegas de time, todo o corpo de treinadores e todo o pessoal da sede do clube, para expressar seu apreço.

Diamant – coleção feminina apresentando uma assinatura "diamante oval"

Iléa – coleção feminina com 30 mm de diâmetro, apresentando um diamante descentralizado na coroa

Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 5 de abril de 2022.

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História Maison Baume e Mercier

A história da Baume & Mercier começa em 1830. Os irmãos Louis-Victor e Célestin Baume abriram um comptoir horloger (concessionária de relógios) em Les Bois, uma vila no Jura suíço.

O negócio dos irmãos Baume cresceu rapidamente e, fiel ao seu lema, “aceitar apenas a perfeição, fabricar apenas relógios da mais alta qualidade”, eles conquistaram uma excelente reputação através da criação de relógios excepcionais com as últimas inovações.

Expansão internacional

Consciente do potencial representado por novos territórios, a empresa montou uma sucursal em Londres sob o nome de “Baume Brothers”. Logo se expandiu por todo o Império Britânico. No final do século 19, a empresa já havia adquirido uma sólida reputação internacional como um relojoeiro inescapável.

Na época, a marca era mais conhecida por seus cronógrafos e modelos de grandes complicações. A empresa ganhou dez prêmios Grand Prix e sete medalhas de ouro em exposições internacionais em todo o mundo. Seus relógios demonstraram uma precisão rara. Em 1892, Baume ganhou uma competição realizada pelo Observatório Kew perto de Londres com um relógio de bolso cronômetro equipado com um movimento de turbilhão cuja precisão permaneceria inigualável por mais de dez anos.

"Aceite somente perfeição, fabricando somente relógios da mais alta qualidade".

Criatividade e vanguarda

No início da década de 1920, o diretor da empresa William Baume uniu forças com Paul Mercier. Juntos, eles fundaram a Baume & Mercier, Genebra, em 1918. A empresa logo se tornou uma das mais ativas no campo de relógios de pulso, oferecendo modelos de formas especiais notavelmente equilibrados.

Em 1919, recebeu a mais alta distinção internacional da época com a marca de qualidade “Poinçon de Genève”.

Durante os loucos anos 20 e durante todo o período Art Deco, a marca estabeleceu seu estilo e deixou uma marca indelével no design de relógios.

Paul Mercier sabia que era essencial para a marca viver em sintonia com seu tempo e abraçar a mudança.

A empresa percebeu a importância da emancipação das mulheres e passou a considerar seus desejos como uma fonte insaciável de inspiração.

No final da década de 1940, a Baume & Mercier lançou um de seus modelos de maior sucesso: o Marquise. Impulsionada por este impulso criativo, a marca cria uma série de relógios femininos requintadamente criativos e surpreendentemente modernos. Com isso, provou-se que os relógios femininos não são apenas interpretações miniaturizadas e simplistas de modelos masculinos.

Ao mesmo tempo, a Baume & Mercier foi se tornando conhecida entre um público em busca de novos produtos e lançou seus primeiros relógios de pulso com formas inovadoras. Esses relógios chiques e urbanos acompanharam os muitos momentos especiais da vida, incorporando uma arte de viver incutida com elegância inimitável.

Herança

Durante as décadas de 1950 e 1960, a empresa, constantemente em busca do equilíbrio simbolizado pela letra grega Phi – o atual logotipo da Baume & Mercier – lançou as bases do que hoje é considerado o arquétipo do relógio redondo tradicional. Assim, lançou vários cronógrafos equipados com funções como exibição de fases da lua ou data tripla.

Demonstrando constantemente sua criatividade, a Baume & Mercier apresentou relógios de formato inovador durante a década de 1970, como o Galaxie e o Stardust, que ganharam prêmios internacionais de prestígio, incluindo a Rosa de Ouro de Baden-Baden. Em 1973, a Baume & Mercier lançou o Riviera, um dos primeiros relógios esportivos de aço do mundo. Em 1988, a empresa se juntou ao grupo Vendôme, agora Richemont, e enriqueceu sua coleção com uma série de modelos de sucesso que se estabeleceram imediatamente como linhas emblemáticas da marca.

Criatividade e feminilidade

Paul Mercier sabia que era essencial para a marca viver em consonância com os seus tempos e aceitar a mudança. Durante os “Loucos Anos 20”, a marca aproveitou a importância da emancipação das mulheres e passou a olhar os seus desejos como uma fonte insaciável de inspiração. Nos anos 40, incrementando este profundo entendimento da feminilidade, a Baume & Mercier lançou um dos mais bem-sucedidos modelos: o Marquise. Este relógio de joalharia, aninhado num bracelete de estilo entrançado, era tão atraente quanto prático.

Estimulada por este momento criativo, a marca lançou um número de relógios de senhora requintadamente criativo e surpreendentemente moderno. Provou, assim, que os relógios de senhora não são interpretações meramente miniaturizadas e simplistas dos modelos masculinos. A feminilidade já era uma parte integrante dos valores da Baume & Mercier – revelando uma atitude decididamente moderna.

Classismo e modernidade

Durante os anos 1950 e 60 a empresa, buscando constantemente o equilíbrio simbolizado pela letra grega (Phi) – o logotipo atual da Baume & Mercier –, lançou as bases do que é agora considerado o arquétipo do relógio redondo tradicional. Lançou, assim, vários cronógrafos equipados com funções como as fases da lua ou os mostradores triplos de data, bem como a colecção de relógios redondos com um design simples e mostradores de minutos. Estes emblemáticos relógios Golden Fifties permitem agora que a marca regresse às suas raízes e se inspire no passado para criar coleções como Capeland e Classima, assim como a nova linha Clifton.

Qualidade de produção

Durante a produção, as caixas de relógios montadas (selagem e acabamento) e os calibres automáticos ou de quartzo (precisão e reserva de marcha) são todos verificados individualmente para assegurar que cada relógio cumpre rigorosamente as especificações da Baume & Mercier. Cada relógio fabricado pela Oficina de Relojoaria em Les Brenets é submetido a uma série de verificações visuais e estéticas ao longo do processo de fabrico.

E para garantir uma qualidade irrepreensível e constante, cada relógio acabado é submetido a uma verificação final e meticulosa antes de ser enviado para um dos nossos revendedores aprovados.

Fonte: Baume et Mercier e The Maison History. Consultado pela última vez em 5 de abril de 2022.

Crédito fotográfico: Logo Baume et Mercier. Consultado pela última vez em 5 de abril de 2022.

Baume & Mercier (Genebra, Suíça, 1830) é uma relojoaria de luxo suiça, fundada por William Baume & Paul Mercier. Conhecida mundialmente por seus cronógrafos e modelos de grandes complicações, a grife é uma das mais desejadas do mundo na relojoaria. Com precisão rara, os relógios da Baume & Mercier são tão interessantes no contexto da relojoaria, que mais parecem jóias, marcados pela autenticidade e criatividade, são admirados por colecionadores, apaixonados e seguidores de um estilo diferente e elegante, que adornam seus pulsos com modelos que fizeram parte da elite por gerações. A empresa ganhou dez prêmios Grand Prix e sete medalhas de ouro em exposições internacionais em todo o mundo. Em 1892, Baume ganhou uma competição realizada pelo Observatório Kew perto de Londres com um relógio de bolso cronômetro equipado com um movimento de turbilhão cuja precisão permaneceria inigualável por mais de dez anos. Atualmente, a empresa é uma subsidiária do conglomerado de luxo Richemont.

Baume & Mercier

Baume & Mercier (Genebra, Suíça, 1830) é uma relojoaria de luxo suiça, fundada por William Baume & Paul Mercier. Conhecida mundialmente por seus cronógrafos e modelos de grandes complicações, a grife é uma das mais desejadas do mundo na relojoaria. Com precisão rara, os relógios da Baume & Mercier são tão interessantes no contexto da relojoaria, que mais parecem jóias, marcados pela autenticidade e criatividade, são admirados por colecionadores, apaixonados e seguidores de um estilo diferente e elegante, que adornam seus pulsos com modelos que fizeram parte da elite por gerações. A empresa ganhou dez prêmios Grand Prix e sete medalhas de ouro em exposições internacionais em todo o mundo. Em 1892, Baume ganhou uma competição realizada pelo Observatório Kew perto de Londres com um relógio de bolso cronômetro equipado com um movimento de turbilhão cuja precisão permaneceria inigualável por mais de dez anos. Atualmente, a empresa é uma subsidiária do conglomerado de luxo Richemont.

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Our Maison | 2021

Historical Timeline | 2013

Baume et Mercier – Mundo das Marcas

A Baume & Mercier é considerada uma das marcas mais desejadas do mundo no universo dos relógios, presente em todos os ambientes, ou melhor, pulsos requintados do planeta. Seus relógios, que mais parecem jóias, marcados pela autenticidade e criatividade, são admirados por colecionadores, apaixonados e seguidores de um estilo diferente e elegante, que adornam seus pulsos com modelos que fizeram parte da elite por gerações.

A história

A história da tradicional marca tem suas origens em 1542 quando a família Baume criou a sua própria manufatura e começou a tradição na fabricação de relógios de luxo. Mas foi somente em 1830, que os irmãos Louis-Victor e Pierre-Joseph Célestin Baume fundaram a BAUME FRÈRES WATCH, no pitoresco vilarejo de Les Bois, na região montanhosa de Jura próxima a Berna na Suíça, passando a fabricar relógios com sua própria marca. Uma curiosidade: “baume” significa “caverna sob as rochas”, uma característica típica da paisagem de Jura.

Inicialmente o foco da empresa eram os relógios de bolso esmaltados e o conceito “Accept only perfection, only manufacture watches of the highest quality” (algo como “Aceito apenas perfeição, apenas fabricar relógios da mais alta qualidade”) traduzia perfeitamente o ideal dos irmãos. Desde o princípio, o objetivo da nova empresa era fabricar relógios tradicionais de alta qualidade, enriquecidos com os mais novos avanços tecnológicos disponíveis na época.

Mais de duas décadas depois, em 1851, os irmãos inauguraram a primeira subsidiária na cidade de Londres na Inglaterra, iniciando assim a internacionalização da marca, que nos anos seguintes venderia seus sofisticados relógios em mercados longínquos como Austrália, Nova Zelândia, Índia, Cingapura, Birmânia e até na África. Louis-Victor foi um verdadeiro visionário que já vislumbrava o interesse das mulheres em relojoaria e presenteou a sua filha Mélina com um relógio de bolso em ouro, em 1869.

Pouco depois, em 1876, quando a segunda geração da família assumiu o comando do negócio, a empresa já havia conquistado uma sólida reputação internacional por seus relógios simples, seus cronógrafos e modelos com grandes complicações, que incluíam repetidores de minutos, calendários e tourbillons.

Em 1912 William Baume, neto de um dos fundadores, conheceu Paul Mercier, o então responsável comercial da empresa Haas, famosos relojoeiros e joalheiros da cidade de Genebra. É difícil imaginar dois homens tão diferentes: William Baume era comedido, rigoroso e muito apegado à tradição de seu nome; Paul Mercier por sua vez era cheio de energia, dinâmico e um enamorado das artes. A associação foi oficializada no dia 26 de novembro de 1918, surgindo então a marca Baume et Mercier, que desde então se firmou como um das mais tradicionais fabricantes de relógios do mundo.

Já no ano seguinte os movimentos Baume & Mercier foram recompensados com o “Poinçon de Genève”, selo oficial de Genebra, a mais alta distinção da arte da relojoaria fina. Ainda neste mesmo ano teve início uma longa relação da marca com as mulheres, através da fabricação de relógios como se fossem verdadeiras joias. Essa estratégia foi de vital importância para a marca conquistar notoriedade, especialmente junto ao público feminino.

Após o término da Segunda Guerra Mundial, a marca lançou seu primeiro catálogo para o consumidor em 1946, e se concentrou na fabricação de relógios masculinos, femininos (como por exemplo, o modelo Marquise, aninhado em um bracelete de estilo entrelaçado, tão atraente quanto prático) e esportivos, introduzindo seu primeiro cronógrafo já em 1950.

Em 1971 ingressou na era eletrônica ao lançar no mercado o modelo de relógio Tronosonic. Dois anos mais tarde, a marca foi premiada com o Baden-Baden Golden Rose pelas suas criações femininas, como o relógio Galaxie, primeira joia em caixa assimétrica. Foi neste mesmo ano que ocorreu o lançamento do Riviera, um dos primeiros relógios esportivos de aço com um inovador desenho dodecágono (polígono com doze lados), sendo um dos modelos mais famosos da marca.

Pouco depois, a marca ganhou mais uma vez a distinção suprema da Rosa de Ouro com seu esplêndido modelo Stardust, dotado de um mostrador de ônix encravado com 138 diamantes. Lançado na década de 1980, o relógio Linea impôs-se rapidamente como um best-seller internacional. A doçura de suas linhas, o contorno sensual, o luxo afirmado, reatavam com uma visão reconciliada da mulher.

Em 1993, a Baume & Mercier foi adquirida pelo Vendôme Group (atual Grupo Richemont), passando a fazer parte, ao lado da Cartier e da Piaget, do núcleo relojoeiro desse conglomerado de luxo.

O relógio HAMPTON, modelo que veio literalmente perturbar os códigos relojoeiros existentes com a sua caixa retangular em aço, lançado em 1994, se tornou de imediato em um campeão internacional de vendas e se transformou em um dos ícones da marca suíça.

Inspirado em um relógio retangular em ouro rosa, criado pela marca em 1960, a coleção HAMPTON evoluiu com numerosas variações. De linhas curvas ou quadradas, sempre conseguiu preservar a sua identidade, uma mistura da tradição relojoeira e de design contemporâneo.

Outra linha de grande sucesso lançada nesta década foi a CLASSIMA, compostas por relógios redondos, com pulseiras de couro, que combinavam tradição e dinamismo com elegância simplista.

Nos anos seguintes a Baume & Mercier continuou surpreendendo o mercado com lançamentos de modelos como o Catwalk (confeccionados em aço com pulseira larga), em 1997; e CapeLand (com ares esportivo e aventureiro), em 1998.

Pouco depois, em 2002, a Baume & Mercier deu um passo a mais rumo à autonomia, com a abertura de suas próprias oficinas em Les Brenets, na região suíça de Jura. Isso representou uma verdadeira volta às origens em mais de um aspecto: o retorno da produção à região de Jura, berço da empresa Baume (embora a sede da empresa tenha permanecido em Genebra) e um retorno a um modo de fabricação usado pelos “Frères Baume” durante o século XIX, conhecido como établissage (ou gestão de projetos), porém combinado com toda uma série de modernas vantagens.

A linha Diamant, um verdadeiro luxo ao alcance das mãos, foi lançada no mercado em 2005. Pouco depois, em 2009, o HAMPTON, relógio ícone da Baume & Mercier, celebrou seu 15º aniversário com uma nova coleção dividida em três identidades diferentes: Classic, Manchette e Magnum.

Em 2015, a Baume & Mercier reforçou suas ofertas de relógios esportivos ao firmar uma parceria com a célebre fabricante americana de carros de corrida Carroll Shelby International. A marca passou então a oferece modelos de edição limitada Shelby Cobra, nomeados para homenagear esse carro esportivo clássico, em suas coleções Capeland e Clifton. Hoje em dia, com um toque essencialmente contemporâneo, a marca Baume & Mercier carrega em seu nome um toque de luxo, elegância, inovação e rigor “Swiss made”, sendo uma das maiores relojoarias do mundo suíço.

A alta qualidade

A empresa concebe e desenvolve seus relógios em seu estúdio de design interno, na sede da Baume & Mercier, perto da cidade de Genebra, e monta todos nas suas oficinas em Les Brenets, no coração da região de Jura. Durante a produção, as caixas montadas (selagem e acabamento) e os calibres automáticos ou de quartzo (precisão e reserva de marcha) são todos verificados individualmente para assegurar que cada relógio cumpra rigorosamente as especificações da Baume & Mercier. Cada relógio fabricado pela oficina de relojoaria em Les Brenets é submetido a uma série de verificações visuais e estéticas ao longo do processo de produção.

O símbolo da precisão

Em 1964 a empresa adotou a 21ª letra do alfabeto grego, Phi, como marca registrada da Baume & Mercier no dia 20 de outubro. Simbolicamente, Phi representa a proporção áurea de 1:1.618 que é popularmente usada na arte e na arquitetura para criar equilíbrio e proporção perfeitos no design. Além disso, este símbolo tem associação com o “número de ouro”, teoria da proporção e do equilíbrio tão perfeita que Leonardo da Vinci a batizou como “proporção divina”. A partir deste momento, todos os relógios da marca saiam de fábrica com a letra Phi gravada em seus mostradores.

Campanhas que fizeram sucesso

Em 2006, a marca lançou a campanha “Baume & Mercier & Me”, onde embaixadores celebridades como Meg Ryan e Kiefer Sutherland (2006), Kim Basinger e Gary Sinise (2007), Teri Hatcher e Ashton Kutcher (2008), Evangeline Lilly e David Duchovny (2009), e mais recentemente a estonteante Gwyneth Paltrow e Andy García, divulgavam não somente os preciosos e elegantes relógios da marca, como também o envolvimento da Baume & Mercier com projetos beneficentes.

Todos os direitos de imagem das celebridades, assim como dos fotógrafos da campanha, foram revertidos a favor de instituições beneficentes selecionadas por cada uma delas. As causas apoiadas pela campanha incluíam a pesquisa contra o câncer, a educação, o apoio a mulheres desfavorecidas e a luta contra a pobreza.

Em 2011 a marca inaugurou um novo capítulo em sua rica história ao lançar uma nova campanha publicitária. Realizada na região de East Hampton, em Long Island, com famílias reais, a campanha era composta por imagens que eram flashes da vida cotidiana. Expressando um estilo de vida e criada para transmitir autenticidade, as famílias irradiavam uma aura de emoções genuínas e um sentido vibrante de momentos da vida real, com a presença inequívoca da Baume & Mercier traduzida através do slogan “Life is about moments” (algo como “A vida é sobre momentos”).

A evolução visual

O logotipo da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Desde 1964 a marca adotou como símbolo em seu logotipo a letra Phi do alfabeto grego. O símbolo representa a constante busca da Baume & Mercier pelo equilíbrio simbolizado pela letra grega. Há alguns anos atrás a marca suíça apresentou um novo logotipo, que ganhou visual mais moderno e limpo, com novo design para o símbolo Phi e passou a conter a frase “Maison d’Horlogerie Geneve 1830”.

Dados corporativos

● Origem: Suíça

● Fundação: 1830 (empresa) e 26 de novembro de 1918 (marca)

● Fundador: Louis-Victor Baume, Joseph-Célestin Baume, William Baume e Paul Mercier

● Sede mundial: Genebra, Suíça

● Proprietário da marca: Baume & Mercier S.A.

● Capital aberto: Não (subsidiária da Compagnie Financière Richemont S.A.)

● CEO: Geoffroy Lefebvre

● Faturamento: Não divulgado

● Lucro: Não divulgado

● Presença global: 75 países

● Presença no Brasil: Sim

● Funcionários: 300

● Segmento: Relojoaria

● Principais produtos: Relógios

● Concorrentes diretos: Longines, Zenith, Maurice Lacroix, TAG Heuer, Bvlgari, Cartier, Hublot, Omega e IWC

● Ícones: A letra grega PHI

● Slogan: Life is about moments.

● Website: www.baume-et-mercier.com/pt/home.html

A marca no mundo

A Baume & Mercier está presente em mais de 75 países ao redor do mundo, produzindo mais de 200 mil relógios por ano, que são distribuídos através de 300 exclusivos revendedores. Os mercados mais importantes da marca encontram-se na Europa, especialmente na Itália, Espanha e França. Sua representante oficial no Brasil é a joalheria Vivara.

Você sabia?

O preço médio de cada relógio da marca suíça varia entre US$ 2.000 e US$ 5.000.

No ano de 2018, em um movimento ousado, o Grupo Richemont criou uma nova marca de relógios acessível batizada Baume, que como o próprio nome sugere é um desdobramento da conhecida Baume & Mercier. A nova marca apresenta relógios com materiais reciclados, atualizados e sustentáveis. A marca não usa materiais baseados em animais nem metais preciosos ou gemas extraídos da Terra.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Fonte: Mundo das Marcas, publicado em 18 de julho de 2006, atualizado em 18 de fevereiro de 2019. Consultado pela última vez em 5 de abril de 2022.

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Biografia Baume et Mercier — Wikipédia

História Paul Mercier e William Baume

A Baume & Mercier foi fundada como "Frères Baume" em 1830 pelos irmãos Louis-Victor e Célestin Baume, que abriram um comércio de relógios em Les Bois, um vilarejo no Jura Suíço. O fabricante suíço de relógios expandiu internacionalmente estabelecendo uma filial em Londres em 1921 sob o nome "Baume Brothers", o que levou à expansão no Império Britânico. Ao final do século XIX, a empresa tinha estabelecido uma reputação internacional e seus relógios tinham estabelecido recordes de precisão e ganho uma quantidade de competições de marcação de tempo.

Em 1918, o diretor da empresa William Baume fez uma parceria com Paul Mercier para fundar a "Baume & Mercier" em Genebra. A firma se tornou especializada na fabricação de relógios de pulso, modelos com "formas" particularmente não convencionais que não tinham o formato tradicional redondo. Em 1919, a Baume & Mercier recebeu o Punção de Genebra, o mais alto destaque internacional de todos os tempos para a excelência na fabricação de relógios.

Durante os "Roaring Twenties", a marca adotou a emancipação das mulheres. Nos anos 40, a Baume & Mercier lançou um número de coleções de modernos relógios femininos, mas notavelmente o Marquise.

Nos anos 70, a Baume & Mercier apresentou relógios modelados como os modelos Galaxie e Stardust. Em 1973, a Baume & Mercier apresentou o Riviera, um dos primeiros relógios esportivos de aço do mundo. Em 1988, o fabricante suíço de relógios se juntou ao grupo Richemont.

Atualmente, a marca oferece as coleções Clifton, Classima e Hampton para homens e mulheres, a coleção Capeland para homens e as coleções Linea e Promesse para mulheres. Em 2015, Baume & Mercier incrementou sua oferta de relógios esportivos ao firmar uma parceria com o prestigioso fabricante de carros de corrida Carroll Shelby International. A companhia oferece a edição limitada de modelos "Shelby Cobra" , concebido para carros esportivos, nas coleções Capeland e Clifton.

Embaixadores

Os embaixadores celebridades da Baume & Mercier incluíram Gwyneth Paltrow, Emmanuelle Chriqui, Andy Garcia, Gary Sinise, Ashton Kutcher, David Duchovny, Teri Hatcher, Kim Basinger, Evangeline Lily, e Kiefer Sutherland. A campanha "Baume & Mercier & Me" de endosso de celebridades foi usada para levantar dinheiro para caridade. Em dezembro de 2015, o ator, cantor e modelo chinês Chen Kun se tornou um famoso embaixador da Baume & Mercier, ao usar um relógio da coleção Clifton na sua campanha de apresentação.

Coleção atual

Os modelos atuais na coleção da Baume & Mercier:

Hampton – coleção de formato retangular vintage baseada nos relógios Baume & Mercier dos anos 40 no estilo Art déco

Capeland – coleção vintage cronógrafo

Classima – coleção minimalista de relógios clássicos

Linea – coleção feminina com pulseiras intercambiáveis

Clifton – coleção vintage baseada nos relógios Baume & Mercier dos anos 50

Promesse – coleção feminina elegante inspirada nos modelos da década de 1970, com moldura oval ao redor de um mostrador redondo

Precificação

Com um preço médio de venda entre 2.000 e 5.000 dólares, os relógios Baume & Mercier estão na faixa média do segmento do mercado de relógios de luxo.

Em 2016, Baume & Mercier passou a apresentar ofertas mais em conta, abaixo de 1.000 dólares ao lançar os modelos "My Classima", uma subcoleção da coleção de relógios clássicos Classima.

Coleções anteriores

Riviera – coleção de cronógrafos esportivos. Para comemorar o jogo perfeito acontecido em 29 de maio, 2010, Roy Halladay do Philadelphia Phillies comprou 60 cronógrafos Riviera Sport 8724 para cada um de seus colegas de time, todo o corpo de treinadores e todo o pessoal da sede do clube, para expressar seu apreço.

Diamant – coleção feminina apresentando uma assinatura "diamante oval"

Iléa – coleção feminina com 30 mm de diâmetro, apresentando um diamante descentralizado na coroa

Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 5 de abril de 2022.

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História Maison Baume e Mercier

A história da Baume & Mercier começa em 1830. Os irmãos Louis-Victor e Célestin Baume abriram um comptoir horloger (concessionária de relógios) em Les Bois, uma vila no Jura suíço.

O negócio dos irmãos Baume cresceu rapidamente e, fiel ao seu lema, “aceitar apenas a perfeição, fabricar apenas relógios da mais alta qualidade”, eles conquistaram uma excelente reputação através da criação de relógios excepcionais com as últimas inovações.

Expansão internacional

Consciente do potencial representado por novos territórios, a empresa montou uma sucursal em Londres sob o nome de “Baume Brothers”. Logo se expandiu por todo o Império Britânico. No final do século 19, a empresa já havia adquirido uma sólida reputação internacional como um relojoeiro inescapável.

Na época, a marca era mais conhecida por seus cronógrafos e modelos de grandes complicações. A empresa ganhou dez prêmios Grand Prix e sete medalhas de ouro em exposições internacionais em todo o mundo. Seus relógios demonstraram uma precisão rara. Em 1892, Baume ganhou uma competição realizada pelo Observatório Kew perto de Londres com um relógio de bolso cronômetro equipado com um movimento de turbilhão cuja precisão permaneceria inigualável por mais de dez anos.

"Aceite somente perfeição, fabricando somente relógios da mais alta qualidade".

Criatividade e vanguarda

No início da década de 1920, o diretor da empresa William Baume uniu forças com Paul Mercier. Juntos, eles fundaram a Baume & Mercier, Genebra, em 1918. A empresa logo se tornou uma das mais ativas no campo de relógios de pulso, oferecendo modelos de formas especiais notavelmente equilibrados.

Em 1919, recebeu a mais alta distinção internacional da época com a marca de qualidade “Poinçon de Genève”.

Durante os loucos anos 20 e durante todo o período Art Deco, a marca estabeleceu seu estilo e deixou uma marca indelével no design de relógios.

Paul Mercier sabia que era essencial para a marca viver em sintonia com seu tempo e abraçar a mudança.

A empresa percebeu a importância da emancipação das mulheres e passou a considerar seus desejos como uma fonte insaciável de inspiração.

No final da década de 1940, a Baume & Mercier lançou um de seus modelos de maior sucesso: o Marquise. Impulsionada por este impulso criativo, a marca cria uma série de relógios femininos requintadamente criativos e surpreendentemente modernos. Com isso, provou-se que os relógios femininos não são apenas interpretações miniaturizadas e simplistas de modelos masculinos.

Ao mesmo tempo, a Baume & Mercier foi se tornando conhecida entre um público em busca de novos produtos e lançou seus primeiros relógios de pulso com formas inovadoras. Esses relógios chiques e urbanos acompanharam os muitos momentos especiais da vida, incorporando uma arte de viver incutida com elegância inimitável.

Herança

Durante as décadas de 1950 e 1960, a empresa, constantemente em busca do equilíbrio simbolizado pela letra grega Phi – o atual logotipo da Baume & Mercier – lançou as bases do que hoje é considerado o arquétipo do relógio redondo tradicional. Assim, lançou vários cronógrafos equipados com funções como exibição de fases da lua ou data tripla.

Demonstrando constantemente sua criatividade, a Baume & Mercier apresentou relógios de formato inovador durante a década de 1970, como o Galaxie e o Stardust, que ganharam prêmios internacionais de prestígio, incluindo a Rosa de Ouro de Baden-Baden. Em 1973, a Baume & Mercier lançou o Riviera, um dos primeiros relógios esportivos de aço do mundo. Em 1988, a empresa se juntou ao grupo Vendôme, agora Richemont, e enriqueceu sua coleção com uma série de modelos de sucesso que se estabeleceram imediatamente como linhas emblemáticas da marca.

Criatividade e feminilidade

Paul Mercier sabia que era essencial para a marca viver em consonância com os seus tempos e aceitar a mudança. Durante os “Loucos Anos 20”, a marca aproveitou a importância da emancipação das mulheres e passou a olhar os seus desejos como uma fonte insaciável de inspiração. Nos anos 40, incrementando este profundo entendimento da feminilidade, a Baume & Mercier lançou um dos mais bem-sucedidos modelos: o Marquise. Este relógio de joalharia, aninhado num bracelete de estilo entrançado, era tão atraente quanto prático.

Estimulada por este momento criativo, a marca lançou um número de relógios de senhora requintadamente criativo e surpreendentemente moderno. Provou, assim, que os relógios de senhora não são interpretações meramente miniaturizadas e simplistas dos modelos masculinos. A feminilidade já era uma parte integrante dos valores da Baume & Mercier – revelando uma atitude decididamente moderna.

Classismo e modernidade

Durante os anos 1950 e 60 a empresa, buscando constantemente o equilíbrio simbolizado pela letra grega (Phi) – o logotipo atual da Baume & Mercier –, lançou as bases do que é agora considerado o arquétipo do relógio redondo tradicional. Lançou, assim, vários cronógrafos equipados com funções como as fases da lua ou os mostradores triplos de data, bem como a colecção de relógios redondos com um design simples e mostradores de minutos. Estes emblemáticos relógios Golden Fifties permitem agora que a marca regresse às suas raízes e se inspire no passado para criar coleções como Capeland e Classima, assim como a nova linha Clifton.

Qualidade de produção

Durante a produção, as caixas de relógios montadas (selagem e acabamento) e os calibres automáticos ou de quartzo (precisão e reserva de marcha) são todos verificados individualmente para assegurar que cada relógio cumpre rigorosamente as especificações da Baume & Mercier. Cada relógio fabricado pela Oficina de Relojoaria em Les Brenets é submetido a uma série de verificações visuais e estéticas ao longo do processo de fabrico.

E para garantir uma qualidade irrepreensível e constante, cada relógio acabado é submetido a uma verificação final e meticulosa antes de ser enviado para um dos nossos revendedores aprovados.

Fonte: Baume et Mercier e The Maison History. Consultado pela última vez em 5 de abril de 2022.

Crédito fotográfico: Logo Baume et Mercier. Consultado pela última vez em 5 de abril de 2022.

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Feito com no Rio de Janeiro

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