John Vincent Nicholson (Comanche, Texas, EUA, 1951), mais conhecido como John Nicholson, é um pintor estadunidense, radicado no Brasil. Mudou-se para o Rio de Janeiro no final dos anos 1970 e, devido à sua atuação como professor na Escola de Artes Visuais do Parque Lage na década de 1980, é considerado um dos mestres da chamada Geração 80. Sua obra de mais conhecida se chama "Grande Tela", com a participação de Luiz Aquila e Cláudio Kuperman.
Biografia - Itaú Cultural
Muda-se para o Rio de Janeiro em 1977 depois de estudar artes plásticas na Universidade de Houston e na Universidade do Texas, nos Estados Unidos.
Inicia a carreira de professor de pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage em 1980, ano em que participa de diversas mostras coletivas no Rio de Janeiro e produz, em conjunto com Luiz Aquila e Claudio Kuperman, a Grande Tela, gigantesco painel que representa um claro manifesto de afirmação da pintura.
Por causa de sua atuação como pintor e professor nesse período, Nicholson torna-se um dos mestres da chamada Geração 80, lançada no Brasil em exposição histórica realizada no Parque Lage, em 1984.
Sua pintura, inicialmente figurativa, se transforma a partir da mudança para o Brasil e da convivência com Luiz Aquila, companheiro de ateliê durante alguns anos, que passa a apoiá-lo na criação abstrata.
Suas obras, atualmente, expressam essa abstração através do uso da superposição de planos e das cores fortes da pop arte e do expressionismo abstrato.
Críticas
"John Nicholson mudou radicalmente o seu trabalho depois de uma ida aos Estados Unidos. Anteriormente, as suas pinturas destacavam-se por um intimismo recatado - cenas alojadas em interiores, manejadas com um lirismo frio, quase afastado. Mesmo as cores conviviam com este distanciamento. A pintura de John Nicholson tratava da LÍRICA do pequeno mundo - e de coisas banais. Era uma lírica da pequena cena e da trivialidade mundana. O processo de pintá-los era, de fato, orgânico aos temas propostos pelo artista. (...)Quando foi aos Estados Unidos, lugar que nasceu, Nicholson retomou as suas raízes. Quando jovem, no Museu do Texas, o artista trabalhava desembrulhando as caixas que guarneciam as obras dos expressionistas abstratos e que circulavam pelo país em exposições. A densidade dramática do expressionismo abstrato veio, de volta, à tona junto com outro tipo de recordação. Em Washington, visitou o memorial em homenagem aos soldados norte-americanos mortos na guerra do Vietnã. (...) A atual obra de Nicholson confluiu para estas duas experiências. As suas telas ganharam uma expessura corpórea e o frio Eu lírico - o eu que se debruçava sobre as coisas - rompeu-se para uma expressão mais forte, sombria e rigorosamente dramática. O LÍRICO transformou-se em DRAMA. Pintando em telas de grandes dimensões, Nicholson não só alterou o seu processo pictórico, mas buscou informá-lo do drama da guerra. Pode ser que haja uma espécie de exorcismo em sua atual pintura. (...)Na ironia final de Nicholson, o DRAMA vira uma espécie de CRÔNICA da arte" – Wilson Coutinho - 1987 (John Nicholson. Rio de Janeiro: Galeria de Arte Ipanema, 1987.)
Atividades Docentes
2003/04 – Curso de Desenho de Observação – Escola de Artes Visuais Parque Lage, Rio de Janeiro
1995-97 – Cursos de Desenho e Composição – Departamento de Arquitetura e Artes, Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro
1990/93 – Cursos sobre Aspectos de Desenho e Pintura Pós-Moderna Representacional – Escola de Artes Visuais Parque Lage, Rio de Janeiro
1980/86 – Cursos de Desenho e Pintura, inclusive Modelo Vivo – Escola de Artes Visuais Parque Lage, Rio de Janeiro
Exposições Individuais
2021 – John Nicholson – Espaço Blombô, São Paulo
2016 – “Cores da Europa” Patrícia Costa Galeria de Arte, Rio de Janeiro
2015 – “A Praia” – Parque das Ruínas, Rio de Janeiro
2015 – “A Praia” – Solar dos Jambeiros, Niterói/RJ
2014 – “As Quatro estações” Patrícia Costa Galeria de Arte, Rio de Janeiro
2010 – “Em volta do sofá” Patrícia Costa Galeria de Arte, Rio de Janeiro
2008 – Aquarelas e Óleos, Galeria do Porto – Angra dos Reis/RJ
2008 – “Aquarelas e óleos, simplesmente”: Solar Granjean de Montigny, PUC-RIO
2007 – Salon des Artistes Independents: Stand da Coleção Demenga, Espaço Champernet, Paris
2007 – Espaço Cultural Humberto Braga: Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro
2006 – “Prêt-à-Portrait”, Galeria Folic, Rio de Janeiro
2006 – Galeria Toulouse – Rio de Janeiro
2005 – Patricia Costa Galeria de Arte – Rio de Janeiro
2004 – Galeria do Centro Cultural Cândido Mendes (Ipanema) – Rio de Janeiro
2003 – Solar Grandjean de Montigny – Rio de Janeiro
2003 – SESC Petrópolis – Petrópolis, RJ
2002 – Museu Nacional de Belas Artes – Rio de Janeiro
2002 – LGC Arte Hoje – Rio de Janeiro
2001 – Demenga Galleries – Berlim
2000 – Demenga Galleries – Basiléia, Suíça
1998 – Casa França-Brasil – Rio de Janeiro
1998 – Geneva Art Fair, Demenga Galleries – Basiléia, Basel/Suíça
1997 – Centro Cultural Laura Alvim – Rio de Janeiro
1997 – Galeria Valu Oria – São Paulo
1996 – Museu da Inconfidência – Ouro Preto/MG
1995 – Paço Imperial – Rio de Janeiro
1994 – Galeria Paralelo 23- São Paulo, SP
1993 – Galeria do Centro Cultural Candido Mendes, Centro- Rio de Janeiro
1992 – Galeria do Centro Cultural Candido Mendes, Ipanema – Rio de Janeiro
1989 – Galeria Toulouse – Rio de Janeiro
1987 – Galeria Ipanema – Rio de Janeiro
1985 – GB Arte – Rio de Janeiro
1984 – Galeria Paulo Klabin – Rio de Janeiro
1983 – Galeria César Aché – Rio de Janeiro
1982 – Galeria Paulo Klabin – Rio de Janeiro
1981 – Galeria Divulgação e Pesquisa – Rio de Janeiro
Exposições Coletivas
2020 – Pinta Miami 2020, Galeria Patricia Costa – Edição Virtual da Feira de Arte Internacional
2014 – Coletiva da Coleção Demenga – Château Basset, Auvergne/França
2010 – 10 International Art Fair: Coleção Demenga, Monaco
2009 – “Americas”: Coleção Demenga, Galeria Demenga, Basel.
2008 – “Zoom in – Zoom out” – Centro Cultural Sergio Porto, Rio de Janeiro
2008 – “Zoom na Praia” – Centro Cultural Cândido Mendes de Ipanema, Rio de Janeiro
2008 – “Arte Brasileira sobre Papel – Um Panorama do Século XX” – Fundação Medeiros de Almeida- Embaixada do Brasil, Lisboa
2007 – Salon National des Beaux Arts, Art em Capital: Grand Palais, Paris
2007 – Coletiva do Salão dos Independentes, Espace Champernet, Paris
2003 – Cinco Anos da Galeria Oscar Seraphico – Galeria Oscar Seraphico,Rio de Janeiro
2003 – Pequenos Formatos – LGC ARTE HOJE, Rio de Janeiro
2003 – Arte Atemporal – Centro Cultural dos Correios, Rio de Janeiro
2003 – Conexão Petrópolis – Museu Imperial/Funarte, Petrópolis
2002 – Caminhos do Contemporâneo: 1952/2002 – Paço Imperial, Rio de Janeiro
2001 – Pintura Pincelada – Museu Imperial, Petrópolis
2001 – Cinco Pintores – Vila Rizo, Rio de Janeiro
2000 – Pinturas – 500 anos depois, no Rio – Espaço Cultural dos Correios/Toulouse, RJ
2000 – Pequenos Formatos –Centro Cultural Candido Mendes, Ipanema, Rio de Janeiro
2000 – Forty Years of Art – Demenga Galleries, Suíça
1998 – O Ar – Paço Imperial do Rio de Janeiro
1998 – Rio 2004 – São Conrado Fashion Mall
1997 – Republicando – Museu da República, Rio de Janeiro
1996 – Herança Hispana em América – The Florida Museum of Hispanic and Latin American Art, Miami, Florida.
1995 – Colagens Cariocas – Rio-Sul Shopping Center, Rio de Janeiro
1995 – Papel do Brasil – Cultural Palace of the Working People, Beijing, China
1995 – Desenhar – Galeria Toulouse, Rio de Janeiro
1995 – A Cor do Rio – Centro Cultural dos Correios, Rio de Janeiro
1994 – Dezoito – Centro Cultural Cândido Mendes no Centro, Pequena e Grande Galeria, Rio de Janeiro
1994 – Sob o Signo de Gêmeos – Galeria Saramenha, Rio de Janeiro
1994 – Panorama das Artes Plásticas Brasileiras – Museu de Arte Moderna de São Paulo
1994 – “Premio Gunther”, Museu de Arte Contemporânea de São Paulo
1993 – O Papel do Rio – Paço Imperial, Rio de Janeiro
1993 – A Caminho de Niterói: Acervo da Coleção João Satamini – Paço Imperial, RJ
1993 – Diferenças – Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro
1992 – EAV Processo n. 738765-2 – Escola de Artes Visuais Parque Lage, Rio de Janeiro
1991 – Acervo do Centro Cultural Cândido Mendes – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
1988 – Abolição – Galeria Ipanema, Rio de Janeiro
1988 – J´accuse – Galeria Realidade, Rio de Janeiro
1988 – Território Ocupado – Escola de Artes Visuais Parque Lage, Rio de Janeiro
1988 – Os Gatos – Galeria Ipanema, Rio de Janeiro
1986 – Panorama das Artes Plásticas Brasileiras – Museu de Arte Moderna de São Paulo
1986 – IX Salão Nacional de Artes Plásticas / Exibição “hors-concours” do Projeto “A Grande Tela” – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
1986 – A Velha Mania – Escola de Artes Visuais Parque Lage, Rio de Janeiro
1985 – Arte-Construção – Centro Empresarial, Rio de Janeiro
1985 – Trabalhos Recentes de Claudio Kuperman, Luiz Aquila, Charles Watson e John Nicholson – Galeria César Aché, Rio de Janeiro
1985 – Desenhos – Sala Sidney Milliet, FUNARTE, Rio de Janeiro
1985 – Professores do Parque Lage – Escola de Artes Visuais do Parque Lage, RJ
1985 – Pintando Mulheres – Galeria Divulgação e Pesquisa, Rio de Janeiro
1981 – V Salão Nacional de Artes Plásticas – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
1981 – Abertura da Temporada Musical – Sala Cecilia Meirelles, Rio de Janeiro
1981 – O Rosto e a Obra – Instituto Brasil-Estados Unidos, Rio de Janeiro
1980 – III Salão Carioca de Artes Plásticas
Projetos Especiais
2017 – “Primeira Coleção”, Galeria Modernistas, Santa Teresa, Rio de Janeiro
2012 – “A Escolha do Artista”, Galeria Patricia Costa, Rio de Janeiro
2008 – International Art Fair of Shanghai: Demenga Collection, Shanghai / China
2008 – “Art em Capital” – Grand Palais, Paris
2003 – Artefato Rio Casa Shopping – Sala Especial B.I.G. Arquitetos
2002 – International Art Fair of Dresden – Exposição no espaço da Demenga Galleries, Suíça
2001 – Art Affair – espaço da Demenga Galleries, Zurich, Suíça
2001 – Despintura Carrossel – Instalação – Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, Niterói
2000 – Afinidades Eletivas II: John Nicholson e Aloysio Carvão; Música: Mauro Senise – Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro
1998 – Geneva Art Fair – Exposição individual no espaço da Demenga Galleries, Suíça
1996 – Fachadas Imaginárias – Arcos da Lapa, Rio de Janeiro
1995 – Seminário Tempo e Estética: o Conceito de Tempo na Pós-Modernidade – Departamento de Filosofia, Universidade Estadual do Rio de Janeiro
1995 – O Rio lê mais – Jornal O Globo, Rio de Janeiro
1993 – Espaço Idéias – Sala de Márcia Muller, Rio de Janeiro
1989 – Celebrando o Natal – Rio Design Center, Rio de Janeiro
1989 – A Grande Tela (com Luiz Aquila e Claudio Kuperman) – Museu de Arte Moderna de São Paulo
1989 – A Grande Tela (com Luiz Aquila e Claudio Kuperman) – Centro Cultural Cândido Mendes de Ipanema, Rio de Janeiro.
Fontes:
JOHN Nicholson. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022. Acesso em: 24 de janeiro de 2022. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
Currículo do Artista - Galeria Patricia Costa, consultado pela última vez em 24 de janeiro de 2022.
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Biografia - Wikipédia
John Vincent Nicholson (Comanche, 1951) é um pintor estadunidense. Mudou-se para o Rio de Janeiro no final dos anos 1970 e, devido à sua atuação como professor na Escola de Artes Visuais do Parque Lage na década de 1980, é considerado um dos mestres da chamada Geração 80.
Nascido na cidade de Comanche, no Texas, estudou artes plásticas na Universidade de Houston e na Universidade do Texas nas décadas de 1960 e 1970. Radicando-se no Brasil em 1977, leciona pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage a partir de 1980, onde entra em contato com Luiz Aquila e Cláudio Kuperman. Com estes, produz a obra Grande Tela, manifestando a pintura da Geração 80. Foi professor de Cristina Canale, Adriana Varejão e Daniel Senise, entre outros.
A Grande Tela
É um gigantesco painel que representa um claro manifesto de afirmação da pintura. O painel foi resultado de um trabalho em conjunto com Claudio Kuperman e Luiz Aquila. Um óleo sobre tela, com 180,00 cm x 69,00 cm.
A obra foi exposta no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 1989. Também neste mesmo ano, no Centro Cultural Cândido Mendes de Ipanema, no Rio de Janeiro.
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 24 de Janeiro de 2022.
Crédito fotográfico: Society Rio-SP, publicado em 30 de setembro de 2019.
John Vincent Nicholson (Comanche, Texas, EUA, 1951), mais conhecido como John Nicholson, é um pintor estadunidense, radicado no Brasil. Mudou-se para o Rio de Janeiro no final dos anos 1970 e, devido à sua atuação como professor na Escola de Artes Visuais do Parque Lage na década de 1980, é considerado um dos mestres da chamada Geração 80. Sua obra de mais conhecida se chama "Grande Tela", com a participação de Luiz Aquila e Cláudio Kuperman.
Biografia - Itaú Cultural
Muda-se para o Rio de Janeiro em 1977 depois de estudar artes plásticas na Universidade de Houston e na Universidade do Texas, nos Estados Unidos.
Inicia a carreira de professor de pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage em 1980, ano em que participa de diversas mostras coletivas no Rio de Janeiro e produz, em conjunto com Luiz Aquila e Claudio Kuperman, a Grande Tela, gigantesco painel que representa um claro manifesto de afirmação da pintura.
Por causa de sua atuação como pintor e professor nesse período, Nicholson torna-se um dos mestres da chamada Geração 80, lançada no Brasil em exposição histórica realizada no Parque Lage, em 1984.
Sua pintura, inicialmente figurativa, se transforma a partir da mudança para o Brasil e da convivência com Luiz Aquila, companheiro de ateliê durante alguns anos, que passa a apoiá-lo na criação abstrata.
Suas obras, atualmente, expressam essa abstração através do uso da superposição de planos e das cores fortes da pop arte e do expressionismo abstrato.
Críticas
"John Nicholson mudou radicalmente o seu trabalho depois de uma ida aos Estados Unidos. Anteriormente, as suas pinturas destacavam-se por um intimismo recatado - cenas alojadas em interiores, manejadas com um lirismo frio, quase afastado. Mesmo as cores conviviam com este distanciamento. A pintura de John Nicholson tratava da LÍRICA do pequeno mundo - e de coisas banais. Era uma lírica da pequena cena e da trivialidade mundana. O processo de pintá-los era, de fato, orgânico aos temas propostos pelo artista. (...)Quando foi aos Estados Unidos, lugar que nasceu, Nicholson retomou as suas raízes. Quando jovem, no Museu do Texas, o artista trabalhava desembrulhando as caixas que guarneciam as obras dos expressionistas abstratos e que circulavam pelo país em exposições. A densidade dramática do expressionismo abstrato veio, de volta, à tona junto com outro tipo de recordação. Em Washington, visitou o memorial em homenagem aos soldados norte-americanos mortos na guerra do Vietnã. (...) A atual obra de Nicholson confluiu para estas duas experiências. As suas telas ganharam uma expessura corpórea e o frio Eu lírico - o eu que se debruçava sobre as coisas - rompeu-se para uma expressão mais forte, sombria e rigorosamente dramática. O LÍRICO transformou-se em DRAMA. Pintando em telas de grandes dimensões, Nicholson não só alterou o seu processo pictórico, mas buscou informá-lo do drama da guerra. Pode ser que haja uma espécie de exorcismo em sua atual pintura. (...)Na ironia final de Nicholson, o DRAMA vira uma espécie de CRÔNICA da arte" – Wilson Coutinho - 1987 (John Nicholson. Rio de Janeiro: Galeria de Arte Ipanema, 1987.)
Atividades Docentes
2003/04 – Curso de Desenho de Observação – Escola de Artes Visuais Parque Lage, Rio de Janeiro
1995-97 – Cursos de Desenho e Composição – Departamento de Arquitetura e Artes, Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro
1990/93 – Cursos sobre Aspectos de Desenho e Pintura Pós-Moderna Representacional – Escola de Artes Visuais Parque Lage, Rio de Janeiro
1980/86 – Cursos de Desenho e Pintura, inclusive Modelo Vivo – Escola de Artes Visuais Parque Lage, Rio de Janeiro
Exposições Individuais
2021 – John Nicholson – Espaço Blombô, São Paulo
2016 – “Cores da Europa” Patrícia Costa Galeria de Arte, Rio de Janeiro
2015 – “A Praia” – Parque das Ruínas, Rio de Janeiro
2015 – “A Praia” – Solar dos Jambeiros, Niterói/RJ
2014 – “As Quatro estações” Patrícia Costa Galeria de Arte, Rio de Janeiro
2010 – “Em volta do sofá” Patrícia Costa Galeria de Arte, Rio de Janeiro
2008 – Aquarelas e Óleos, Galeria do Porto – Angra dos Reis/RJ
2008 – “Aquarelas e óleos, simplesmente”: Solar Granjean de Montigny, PUC-RIO
2007 – Salon des Artistes Independents: Stand da Coleção Demenga, Espaço Champernet, Paris
2007 – Espaço Cultural Humberto Braga: Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro
2006 – “Prêt-à-Portrait”, Galeria Folic, Rio de Janeiro
2006 – Galeria Toulouse – Rio de Janeiro
2005 – Patricia Costa Galeria de Arte – Rio de Janeiro
2004 – Galeria do Centro Cultural Cândido Mendes (Ipanema) – Rio de Janeiro
2003 – Solar Grandjean de Montigny – Rio de Janeiro
2003 – SESC Petrópolis – Petrópolis, RJ
2002 – Museu Nacional de Belas Artes – Rio de Janeiro
2002 – LGC Arte Hoje – Rio de Janeiro
2001 – Demenga Galleries – Berlim
2000 – Demenga Galleries – Basiléia, Suíça
1998 – Casa França-Brasil – Rio de Janeiro
1998 – Geneva Art Fair, Demenga Galleries – Basiléia, Basel/Suíça
1997 – Centro Cultural Laura Alvim – Rio de Janeiro
1997 – Galeria Valu Oria – São Paulo
1996 – Museu da Inconfidência – Ouro Preto/MG
1995 – Paço Imperial – Rio de Janeiro
1994 – Galeria Paralelo 23- São Paulo, SP
1993 – Galeria do Centro Cultural Candido Mendes, Centro- Rio de Janeiro
1992 – Galeria do Centro Cultural Candido Mendes, Ipanema – Rio de Janeiro
1989 – Galeria Toulouse – Rio de Janeiro
1987 – Galeria Ipanema – Rio de Janeiro
1985 – GB Arte – Rio de Janeiro
1984 – Galeria Paulo Klabin – Rio de Janeiro
1983 – Galeria César Aché – Rio de Janeiro
1982 – Galeria Paulo Klabin – Rio de Janeiro
1981 – Galeria Divulgação e Pesquisa – Rio de Janeiro
Exposições Coletivas
2020 – Pinta Miami 2020, Galeria Patricia Costa – Edição Virtual da Feira de Arte Internacional
2014 – Coletiva da Coleção Demenga – Château Basset, Auvergne/França
2010 – 10 International Art Fair: Coleção Demenga, Monaco
2009 – “Americas”: Coleção Demenga, Galeria Demenga, Basel.
2008 – “Zoom in – Zoom out” – Centro Cultural Sergio Porto, Rio de Janeiro
2008 – “Zoom na Praia” – Centro Cultural Cândido Mendes de Ipanema, Rio de Janeiro
2008 – “Arte Brasileira sobre Papel – Um Panorama do Século XX” – Fundação Medeiros de Almeida- Embaixada do Brasil, Lisboa
2007 – Salon National des Beaux Arts, Art em Capital: Grand Palais, Paris
2007 – Coletiva do Salão dos Independentes, Espace Champernet, Paris
2003 – Cinco Anos da Galeria Oscar Seraphico – Galeria Oscar Seraphico,Rio de Janeiro
2003 – Pequenos Formatos – LGC ARTE HOJE, Rio de Janeiro
2003 – Arte Atemporal – Centro Cultural dos Correios, Rio de Janeiro
2003 – Conexão Petrópolis – Museu Imperial/Funarte, Petrópolis
2002 – Caminhos do Contemporâneo: 1952/2002 – Paço Imperial, Rio de Janeiro
2001 – Pintura Pincelada – Museu Imperial, Petrópolis
2001 – Cinco Pintores – Vila Rizo, Rio de Janeiro
2000 – Pinturas – 500 anos depois, no Rio – Espaço Cultural dos Correios/Toulouse, RJ
2000 – Pequenos Formatos –Centro Cultural Candido Mendes, Ipanema, Rio de Janeiro
2000 – Forty Years of Art – Demenga Galleries, Suíça
1998 – O Ar – Paço Imperial do Rio de Janeiro
1998 – Rio 2004 – São Conrado Fashion Mall
1997 – Republicando – Museu da República, Rio de Janeiro
1996 – Herança Hispana em América – The Florida Museum of Hispanic and Latin American Art, Miami, Florida.
1995 – Colagens Cariocas – Rio-Sul Shopping Center, Rio de Janeiro
1995 – Papel do Brasil – Cultural Palace of the Working People, Beijing, China
1995 – Desenhar – Galeria Toulouse, Rio de Janeiro
1995 – A Cor do Rio – Centro Cultural dos Correios, Rio de Janeiro
1994 – Dezoito – Centro Cultural Cândido Mendes no Centro, Pequena e Grande Galeria, Rio de Janeiro
1994 – Sob o Signo de Gêmeos – Galeria Saramenha, Rio de Janeiro
1994 – Panorama das Artes Plásticas Brasileiras – Museu de Arte Moderna de São Paulo
1994 – “Premio Gunther”, Museu de Arte Contemporânea de São Paulo
1993 – O Papel do Rio – Paço Imperial, Rio de Janeiro
1993 – A Caminho de Niterói: Acervo da Coleção João Satamini – Paço Imperial, RJ
1993 – Diferenças – Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro
1992 – EAV Processo n. 738765-2 – Escola de Artes Visuais Parque Lage, Rio de Janeiro
1991 – Acervo do Centro Cultural Cândido Mendes – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
1988 – Abolição – Galeria Ipanema, Rio de Janeiro
1988 – J´accuse – Galeria Realidade, Rio de Janeiro
1988 – Território Ocupado – Escola de Artes Visuais Parque Lage, Rio de Janeiro
1988 – Os Gatos – Galeria Ipanema, Rio de Janeiro
1986 – Panorama das Artes Plásticas Brasileiras – Museu de Arte Moderna de São Paulo
1986 – IX Salão Nacional de Artes Plásticas / Exibição “hors-concours” do Projeto “A Grande Tela” – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
1986 – A Velha Mania – Escola de Artes Visuais Parque Lage, Rio de Janeiro
1985 – Arte-Construção – Centro Empresarial, Rio de Janeiro
1985 – Trabalhos Recentes de Claudio Kuperman, Luiz Aquila, Charles Watson e John Nicholson – Galeria César Aché, Rio de Janeiro
1985 – Desenhos – Sala Sidney Milliet, FUNARTE, Rio de Janeiro
1985 – Professores do Parque Lage – Escola de Artes Visuais do Parque Lage, RJ
1985 – Pintando Mulheres – Galeria Divulgação e Pesquisa, Rio de Janeiro
1981 – V Salão Nacional de Artes Plásticas – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
1981 – Abertura da Temporada Musical – Sala Cecilia Meirelles, Rio de Janeiro
1981 – O Rosto e a Obra – Instituto Brasil-Estados Unidos, Rio de Janeiro
1980 – III Salão Carioca de Artes Plásticas
Projetos Especiais
2017 – “Primeira Coleção”, Galeria Modernistas, Santa Teresa, Rio de Janeiro
2012 – “A Escolha do Artista”, Galeria Patricia Costa, Rio de Janeiro
2008 – International Art Fair of Shanghai: Demenga Collection, Shanghai / China
2008 – “Art em Capital” – Grand Palais, Paris
2003 – Artefato Rio Casa Shopping – Sala Especial B.I.G. Arquitetos
2002 – International Art Fair of Dresden – Exposição no espaço da Demenga Galleries, Suíça
2001 – Art Affair – espaço da Demenga Galleries, Zurich, Suíça
2001 – Despintura Carrossel – Instalação – Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, Niterói
2000 – Afinidades Eletivas II: John Nicholson e Aloysio Carvão; Música: Mauro Senise – Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro
1998 – Geneva Art Fair – Exposição individual no espaço da Demenga Galleries, Suíça
1996 – Fachadas Imaginárias – Arcos da Lapa, Rio de Janeiro
1995 – Seminário Tempo e Estética: o Conceito de Tempo na Pós-Modernidade – Departamento de Filosofia, Universidade Estadual do Rio de Janeiro
1995 – O Rio lê mais – Jornal O Globo, Rio de Janeiro
1993 – Espaço Idéias – Sala de Márcia Muller, Rio de Janeiro
1989 – Celebrando o Natal – Rio Design Center, Rio de Janeiro
1989 – A Grande Tela (com Luiz Aquila e Claudio Kuperman) – Museu de Arte Moderna de São Paulo
1989 – A Grande Tela (com Luiz Aquila e Claudio Kuperman) – Centro Cultural Cândido Mendes de Ipanema, Rio de Janeiro.
Fontes:
JOHN Nicholson. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022. Acesso em: 24 de janeiro de 2022. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
Currículo do Artista - Galeria Patricia Costa, consultado pela última vez em 24 de janeiro de 2022.
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Biografia - Wikipédia
John Vincent Nicholson (Comanche, 1951) é um pintor estadunidense. Mudou-se para o Rio de Janeiro no final dos anos 1970 e, devido à sua atuação como professor na Escola de Artes Visuais do Parque Lage na década de 1980, é considerado um dos mestres da chamada Geração 80.
Nascido na cidade de Comanche, no Texas, estudou artes plásticas na Universidade de Houston e na Universidade do Texas nas décadas de 1960 e 1970. Radicando-se no Brasil em 1977, leciona pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage a partir de 1980, onde entra em contato com Luiz Aquila e Cláudio Kuperman. Com estes, produz a obra Grande Tela, manifestando a pintura da Geração 80. Foi professor de Cristina Canale, Adriana Varejão e Daniel Senise, entre outros.
A Grande Tela
É um gigantesco painel que representa um claro manifesto de afirmação da pintura. O painel foi resultado de um trabalho em conjunto com Claudio Kuperman e Luiz Aquila. Um óleo sobre tela, com 180,00 cm x 69,00 cm.
A obra foi exposta no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 1989. Também neste mesmo ano, no Centro Cultural Cândido Mendes de Ipanema, no Rio de Janeiro.
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 24 de Janeiro de 2022.
Crédito fotográfico: Society Rio-SP, publicado em 30 de setembro de 2019.
John Vincent Nicholson (Comanche, Texas, EUA, 1951), mais conhecido como John Nicholson, é um pintor estadunidense, radicado no Brasil. Mudou-se para o Rio de Janeiro no final dos anos 1970 e, devido à sua atuação como professor na Escola de Artes Visuais do Parque Lage na década de 1980, é considerado um dos mestres da chamada Geração 80. Sua obra de mais conhecida se chama "Grande Tela", com a participação de Luiz Aquila e Cláudio Kuperman.
Biografia - Itaú Cultural
Muda-se para o Rio de Janeiro em 1977 depois de estudar artes plásticas na Universidade de Houston e na Universidade do Texas, nos Estados Unidos.
Inicia a carreira de professor de pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage em 1980, ano em que participa de diversas mostras coletivas no Rio de Janeiro e produz, em conjunto com Luiz Aquila e Claudio Kuperman, a Grande Tela, gigantesco painel que representa um claro manifesto de afirmação da pintura.
Por causa de sua atuação como pintor e professor nesse período, Nicholson torna-se um dos mestres da chamada Geração 80, lançada no Brasil em exposição histórica realizada no Parque Lage, em 1984.
Sua pintura, inicialmente figurativa, se transforma a partir da mudança para o Brasil e da convivência com Luiz Aquila, companheiro de ateliê durante alguns anos, que passa a apoiá-lo na criação abstrata.
Suas obras, atualmente, expressam essa abstração através do uso da superposição de planos e das cores fortes da pop arte e do expressionismo abstrato.
Críticas
"John Nicholson mudou radicalmente o seu trabalho depois de uma ida aos Estados Unidos. Anteriormente, as suas pinturas destacavam-se por um intimismo recatado - cenas alojadas em interiores, manejadas com um lirismo frio, quase afastado. Mesmo as cores conviviam com este distanciamento. A pintura de John Nicholson tratava da LÍRICA do pequeno mundo - e de coisas banais. Era uma lírica da pequena cena e da trivialidade mundana. O processo de pintá-los era, de fato, orgânico aos temas propostos pelo artista. (...)Quando foi aos Estados Unidos, lugar que nasceu, Nicholson retomou as suas raízes. Quando jovem, no Museu do Texas, o artista trabalhava desembrulhando as caixas que guarneciam as obras dos expressionistas abstratos e que circulavam pelo país em exposições. A densidade dramática do expressionismo abstrato veio, de volta, à tona junto com outro tipo de recordação. Em Washington, visitou o memorial em homenagem aos soldados norte-americanos mortos na guerra do Vietnã. (...) A atual obra de Nicholson confluiu para estas duas experiências. As suas telas ganharam uma expessura corpórea e o frio Eu lírico - o eu que se debruçava sobre as coisas - rompeu-se para uma expressão mais forte, sombria e rigorosamente dramática. O LÍRICO transformou-se em DRAMA. Pintando em telas de grandes dimensões, Nicholson não só alterou o seu processo pictórico, mas buscou informá-lo do drama da guerra. Pode ser que haja uma espécie de exorcismo em sua atual pintura. (...)Na ironia final de Nicholson, o DRAMA vira uma espécie de CRÔNICA da arte" – Wilson Coutinho - 1987 (John Nicholson. Rio de Janeiro: Galeria de Arte Ipanema, 1987.)
Atividades Docentes
2003/04 – Curso de Desenho de Observação – Escola de Artes Visuais Parque Lage, Rio de Janeiro
1995-97 – Cursos de Desenho e Composição – Departamento de Arquitetura e Artes, Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro
1990/93 – Cursos sobre Aspectos de Desenho e Pintura Pós-Moderna Representacional – Escola de Artes Visuais Parque Lage, Rio de Janeiro
1980/86 – Cursos de Desenho e Pintura, inclusive Modelo Vivo – Escola de Artes Visuais Parque Lage, Rio de Janeiro
Exposições Individuais
2021 – John Nicholson – Espaço Blombô, São Paulo
2016 – “Cores da Europa” Patrícia Costa Galeria de Arte, Rio de Janeiro
2015 – “A Praia” – Parque das Ruínas, Rio de Janeiro
2015 – “A Praia” – Solar dos Jambeiros, Niterói/RJ
2014 – “As Quatro estações” Patrícia Costa Galeria de Arte, Rio de Janeiro
2010 – “Em volta do sofá” Patrícia Costa Galeria de Arte, Rio de Janeiro
2008 – Aquarelas e Óleos, Galeria do Porto – Angra dos Reis/RJ
2008 – “Aquarelas e óleos, simplesmente”: Solar Granjean de Montigny, PUC-RIO
2007 – Salon des Artistes Independents: Stand da Coleção Demenga, Espaço Champernet, Paris
2007 – Espaço Cultural Humberto Braga: Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro
2006 – “Prêt-à-Portrait”, Galeria Folic, Rio de Janeiro
2006 – Galeria Toulouse – Rio de Janeiro
2005 – Patricia Costa Galeria de Arte – Rio de Janeiro
2004 – Galeria do Centro Cultural Cândido Mendes (Ipanema) – Rio de Janeiro
2003 – Solar Grandjean de Montigny – Rio de Janeiro
2003 – SESC Petrópolis – Petrópolis, RJ
2002 – Museu Nacional de Belas Artes – Rio de Janeiro
2002 – LGC Arte Hoje – Rio de Janeiro
2001 – Demenga Galleries – Berlim
2000 – Demenga Galleries – Basiléia, Suíça
1998 – Casa França-Brasil – Rio de Janeiro
1998 – Geneva Art Fair, Demenga Galleries – Basiléia, Basel/Suíça
1997 – Centro Cultural Laura Alvim – Rio de Janeiro
1997 – Galeria Valu Oria – São Paulo
1996 – Museu da Inconfidência – Ouro Preto/MG
1995 – Paço Imperial – Rio de Janeiro
1994 – Galeria Paralelo 23- São Paulo, SP
1993 – Galeria do Centro Cultural Candido Mendes, Centro- Rio de Janeiro
1992 – Galeria do Centro Cultural Candido Mendes, Ipanema – Rio de Janeiro
1989 – Galeria Toulouse – Rio de Janeiro
1987 – Galeria Ipanema – Rio de Janeiro
1985 – GB Arte – Rio de Janeiro
1984 – Galeria Paulo Klabin – Rio de Janeiro
1983 – Galeria César Aché – Rio de Janeiro
1982 – Galeria Paulo Klabin – Rio de Janeiro
1981 – Galeria Divulgação e Pesquisa – Rio de Janeiro
Exposições Coletivas
2020 – Pinta Miami 2020, Galeria Patricia Costa – Edição Virtual da Feira de Arte Internacional
2014 – Coletiva da Coleção Demenga – Château Basset, Auvergne/França
2010 – 10 International Art Fair: Coleção Demenga, Monaco
2009 – “Americas”: Coleção Demenga, Galeria Demenga, Basel.
2008 – “Zoom in – Zoom out” – Centro Cultural Sergio Porto, Rio de Janeiro
2008 – “Zoom na Praia” – Centro Cultural Cândido Mendes de Ipanema, Rio de Janeiro
2008 – “Arte Brasileira sobre Papel – Um Panorama do Século XX” – Fundação Medeiros de Almeida- Embaixada do Brasil, Lisboa
2007 – Salon National des Beaux Arts, Art em Capital: Grand Palais, Paris
2007 – Coletiva do Salão dos Independentes, Espace Champernet, Paris
2003 – Cinco Anos da Galeria Oscar Seraphico – Galeria Oscar Seraphico,Rio de Janeiro
2003 – Pequenos Formatos – LGC ARTE HOJE, Rio de Janeiro
2003 – Arte Atemporal – Centro Cultural dos Correios, Rio de Janeiro
2003 – Conexão Petrópolis – Museu Imperial/Funarte, Petrópolis
2002 – Caminhos do Contemporâneo: 1952/2002 – Paço Imperial, Rio de Janeiro
2001 – Pintura Pincelada – Museu Imperial, Petrópolis
2001 – Cinco Pintores – Vila Rizo, Rio de Janeiro
2000 – Pinturas – 500 anos depois, no Rio – Espaço Cultural dos Correios/Toulouse, RJ
2000 – Pequenos Formatos –Centro Cultural Candido Mendes, Ipanema, Rio de Janeiro
2000 – Forty Years of Art – Demenga Galleries, Suíça
1998 – O Ar – Paço Imperial do Rio de Janeiro
1998 – Rio 2004 – São Conrado Fashion Mall
1997 – Republicando – Museu da República, Rio de Janeiro
1996 – Herança Hispana em América – The Florida Museum of Hispanic and Latin American Art, Miami, Florida.
1995 – Colagens Cariocas – Rio-Sul Shopping Center, Rio de Janeiro
1995 – Papel do Brasil – Cultural Palace of the Working People, Beijing, China
1995 – Desenhar – Galeria Toulouse, Rio de Janeiro
1995 – A Cor do Rio – Centro Cultural dos Correios, Rio de Janeiro
1994 – Dezoito – Centro Cultural Cândido Mendes no Centro, Pequena e Grande Galeria, Rio de Janeiro
1994 – Sob o Signo de Gêmeos – Galeria Saramenha, Rio de Janeiro
1994 – Panorama das Artes Plásticas Brasileiras – Museu de Arte Moderna de São Paulo
1994 – “Premio Gunther”, Museu de Arte Contemporânea de São Paulo
1993 – O Papel do Rio – Paço Imperial, Rio de Janeiro
1993 – A Caminho de Niterói: Acervo da Coleção João Satamini – Paço Imperial, RJ
1993 – Diferenças – Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro
1992 – EAV Processo n. 738765-2 – Escola de Artes Visuais Parque Lage, Rio de Janeiro
1991 – Acervo do Centro Cultural Cândido Mendes – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
1988 – Abolição – Galeria Ipanema, Rio de Janeiro
1988 – J´accuse – Galeria Realidade, Rio de Janeiro
1988 – Território Ocupado – Escola de Artes Visuais Parque Lage, Rio de Janeiro
1988 – Os Gatos – Galeria Ipanema, Rio de Janeiro
1986 – Panorama das Artes Plásticas Brasileiras – Museu de Arte Moderna de São Paulo
1986 – IX Salão Nacional de Artes Plásticas / Exibição “hors-concours” do Projeto “A Grande Tela” – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
1986 – A Velha Mania – Escola de Artes Visuais Parque Lage, Rio de Janeiro
1985 – Arte-Construção – Centro Empresarial, Rio de Janeiro
1985 – Trabalhos Recentes de Claudio Kuperman, Luiz Aquila, Charles Watson e John Nicholson – Galeria César Aché, Rio de Janeiro
1985 – Desenhos – Sala Sidney Milliet, FUNARTE, Rio de Janeiro
1985 – Professores do Parque Lage – Escola de Artes Visuais do Parque Lage, RJ
1985 – Pintando Mulheres – Galeria Divulgação e Pesquisa, Rio de Janeiro
1981 – V Salão Nacional de Artes Plásticas – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
1981 – Abertura da Temporada Musical – Sala Cecilia Meirelles, Rio de Janeiro
1981 – O Rosto e a Obra – Instituto Brasil-Estados Unidos, Rio de Janeiro
1980 – III Salão Carioca de Artes Plásticas
Projetos Especiais
2017 – “Primeira Coleção”, Galeria Modernistas, Santa Teresa, Rio de Janeiro
2012 – “A Escolha do Artista”, Galeria Patricia Costa, Rio de Janeiro
2008 – International Art Fair of Shanghai: Demenga Collection, Shanghai / China
2008 – “Art em Capital” – Grand Palais, Paris
2003 – Artefato Rio Casa Shopping – Sala Especial B.I.G. Arquitetos
2002 – International Art Fair of Dresden – Exposição no espaço da Demenga Galleries, Suíça
2001 – Art Affair – espaço da Demenga Galleries, Zurich, Suíça
2001 – Despintura Carrossel – Instalação – Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, Niterói
2000 – Afinidades Eletivas II: John Nicholson e Aloysio Carvão; Música: Mauro Senise – Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro
1998 – Geneva Art Fair – Exposição individual no espaço da Demenga Galleries, Suíça
1996 – Fachadas Imaginárias – Arcos da Lapa, Rio de Janeiro
1995 – Seminário Tempo e Estética: o Conceito de Tempo na Pós-Modernidade – Departamento de Filosofia, Universidade Estadual do Rio de Janeiro
1995 – O Rio lê mais – Jornal O Globo, Rio de Janeiro
1993 – Espaço Idéias – Sala de Márcia Muller, Rio de Janeiro
1989 – Celebrando o Natal – Rio Design Center, Rio de Janeiro
1989 – A Grande Tela (com Luiz Aquila e Claudio Kuperman) – Museu de Arte Moderna de São Paulo
1989 – A Grande Tela (com Luiz Aquila e Claudio Kuperman) – Centro Cultural Cândido Mendes de Ipanema, Rio de Janeiro.
Fontes:
JOHN Nicholson. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022. Acesso em: 24 de janeiro de 2022. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
Currículo do Artista - Galeria Patricia Costa, consultado pela última vez em 24 de janeiro de 2022.
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Biografia - Wikipédia
John Vincent Nicholson (Comanche, 1951) é um pintor estadunidense. Mudou-se para o Rio de Janeiro no final dos anos 1970 e, devido à sua atuação como professor na Escola de Artes Visuais do Parque Lage na década de 1980, é considerado um dos mestres da chamada Geração 80.
Nascido na cidade de Comanche, no Texas, estudou artes plásticas na Universidade de Houston e na Universidade do Texas nas décadas de 1960 e 1970. Radicando-se no Brasil em 1977, leciona pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage a partir de 1980, onde entra em contato com Luiz Aquila e Cláudio Kuperman. Com estes, produz a obra Grande Tela, manifestando a pintura da Geração 80. Foi professor de Cristina Canale, Adriana Varejão e Daniel Senise, entre outros.
A Grande Tela
É um gigantesco painel que representa um claro manifesto de afirmação da pintura. O painel foi resultado de um trabalho em conjunto com Claudio Kuperman e Luiz Aquila. Um óleo sobre tela, com 180,00 cm x 69,00 cm.
A obra foi exposta no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 1989. Também neste mesmo ano, no Centro Cultural Cândido Mendes de Ipanema, no Rio de Janeiro.
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 24 de Janeiro de 2022.
Crédito fotográfico: Society Rio-SP, publicado em 30 de setembro de 2019.
John Vincent Nicholson (Comanche, Texas, EUA, 1951), mais conhecido como John Nicholson, é um pintor estadunidense, radicado no Brasil. Mudou-se para o Rio de Janeiro no final dos anos 1970 e, devido à sua atuação como professor na Escola de Artes Visuais do Parque Lage na década de 1980, é considerado um dos mestres da chamada Geração 80. Sua obra de mais conhecida se chama "Grande Tela", com a participação de Luiz Aquila e Cláudio Kuperman.
Biografia - Itaú Cultural
Muda-se para o Rio de Janeiro em 1977 depois de estudar artes plásticas na Universidade de Houston e na Universidade do Texas, nos Estados Unidos.
Inicia a carreira de professor de pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage em 1980, ano em que participa de diversas mostras coletivas no Rio de Janeiro e produz, em conjunto com Luiz Aquila e Claudio Kuperman, a Grande Tela, gigantesco painel que representa um claro manifesto de afirmação da pintura.
Por causa de sua atuação como pintor e professor nesse período, Nicholson torna-se um dos mestres da chamada Geração 80, lançada no Brasil em exposição histórica realizada no Parque Lage, em 1984.
Sua pintura, inicialmente figurativa, se transforma a partir da mudança para o Brasil e da convivência com Luiz Aquila, companheiro de ateliê durante alguns anos, que passa a apoiá-lo na criação abstrata.
Suas obras, atualmente, expressam essa abstração através do uso da superposição de planos e das cores fortes da pop arte e do expressionismo abstrato.
Críticas
"John Nicholson mudou radicalmente o seu trabalho depois de uma ida aos Estados Unidos. Anteriormente, as suas pinturas destacavam-se por um intimismo recatado - cenas alojadas em interiores, manejadas com um lirismo frio, quase afastado. Mesmo as cores conviviam com este distanciamento. A pintura de John Nicholson tratava da LÍRICA do pequeno mundo - e de coisas banais. Era uma lírica da pequena cena e da trivialidade mundana. O processo de pintá-los era, de fato, orgânico aos temas propostos pelo artista. (...)Quando foi aos Estados Unidos, lugar que nasceu, Nicholson retomou as suas raízes. Quando jovem, no Museu do Texas, o artista trabalhava desembrulhando as caixas que guarneciam as obras dos expressionistas abstratos e que circulavam pelo país em exposições. A densidade dramática do expressionismo abstrato veio, de volta, à tona junto com outro tipo de recordação. Em Washington, visitou o memorial em homenagem aos soldados norte-americanos mortos na guerra do Vietnã. (...) A atual obra de Nicholson confluiu para estas duas experiências. As suas telas ganharam uma expessura corpórea e o frio Eu lírico - o eu que se debruçava sobre as coisas - rompeu-se para uma expressão mais forte, sombria e rigorosamente dramática. O LÍRICO transformou-se em DRAMA. Pintando em telas de grandes dimensões, Nicholson não só alterou o seu processo pictórico, mas buscou informá-lo do drama da guerra. Pode ser que haja uma espécie de exorcismo em sua atual pintura. (...)Na ironia final de Nicholson, o DRAMA vira uma espécie de CRÔNICA da arte" – Wilson Coutinho - 1987 (John Nicholson. Rio de Janeiro: Galeria de Arte Ipanema, 1987.)
Atividades Docentes
2003/04 – Curso de Desenho de Observação – Escola de Artes Visuais Parque Lage, Rio de Janeiro
1995-97 – Cursos de Desenho e Composição – Departamento de Arquitetura e Artes, Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro
1990/93 – Cursos sobre Aspectos de Desenho e Pintura Pós-Moderna Representacional – Escola de Artes Visuais Parque Lage, Rio de Janeiro
1980/86 – Cursos de Desenho e Pintura, inclusive Modelo Vivo – Escola de Artes Visuais Parque Lage, Rio de Janeiro
Exposições Individuais
2021 – John Nicholson – Espaço Blombô, São Paulo
2016 – “Cores da Europa” Patrícia Costa Galeria de Arte, Rio de Janeiro
2015 – “A Praia” – Parque das Ruínas, Rio de Janeiro
2015 – “A Praia” – Solar dos Jambeiros, Niterói/RJ
2014 – “As Quatro estações” Patrícia Costa Galeria de Arte, Rio de Janeiro
2010 – “Em volta do sofá” Patrícia Costa Galeria de Arte, Rio de Janeiro
2008 – Aquarelas e Óleos, Galeria do Porto – Angra dos Reis/RJ
2008 – “Aquarelas e óleos, simplesmente”: Solar Granjean de Montigny, PUC-RIO
2007 – Salon des Artistes Independents: Stand da Coleção Demenga, Espaço Champernet, Paris
2007 – Espaço Cultural Humberto Braga: Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro
2006 – “Prêt-à-Portrait”, Galeria Folic, Rio de Janeiro
2006 – Galeria Toulouse – Rio de Janeiro
2005 – Patricia Costa Galeria de Arte – Rio de Janeiro
2004 – Galeria do Centro Cultural Cândido Mendes (Ipanema) – Rio de Janeiro
2003 – Solar Grandjean de Montigny – Rio de Janeiro
2003 – SESC Petrópolis – Petrópolis, RJ
2002 – Museu Nacional de Belas Artes – Rio de Janeiro
2002 – LGC Arte Hoje – Rio de Janeiro
2001 – Demenga Galleries – Berlim
2000 – Demenga Galleries – Basiléia, Suíça
1998 – Casa França-Brasil – Rio de Janeiro
1998 – Geneva Art Fair, Demenga Galleries – Basiléia, Basel/Suíça
1997 – Centro Cultural Laura Alvim – Rio de Janeiro
1997 – Galeria Valu Oria – São Paulo
1996 – Museu da Inconfidência – Ouro Preto/MG
1995 – Paço Imperial – Rio de Janeiro
1994 – Galeria Paralelo 23- São Paulo, SP
1993 – Galeria do Centro Cultural Candido Mendes, Centro- Rio de Janeiro
1992 – Galeria do Centro Cultural Candido Mendes, Ipanema – Rio de Janeiro
1989 – Galeria Toulouse – Rio de Janeiro
1987 – Galeria Ipanema – Rio de Janeiro
1985 – GB Arte – Rio de Janeiro
1984 – Galeria Paulo Klabin – Rio de Janeiro
1983 – Galeria César Aché – Rio de Janeiro
1982 – Galeria Paulo Klabin – Rio de Janeiro
1981 – Galeria Divulgação e Pesquisa – Rio de Janeiro
Exposições Coletivas
2020 – Pinta Miami 2020, Galeria Patricia Costa – Edição Virtual da Feira de Arte Internacional
2014 – Coletiva da Coleção Demenga – Château Basset, Auvergne/França
2010 – 10 International Art Fair: Coleção Demenga, Monaco
2009 – “Americas”: Coleção Demenga, Galeria Demenga, Basel.
2008 – “Zoom in – Zoom out” – Centro Cultural Sergio Porto, Rio de Janeiro
2008 – “Zoom na Praia” – Centro Cultural Cândido Mendes de Ipanema, Rio de Janeiro
2008 – “Arte Brasileira sobre Papel – Um Panorama do Século XX” – Fundação Medeiros de Almeida- Embaixada do Brasil, Lisboa
2007 – Salon National des Beaux Arts, Art em Capital: Grand Palais, Paris
2007 – Coletiva do Salão dos Independentes, Espace Champernet, Paris
2003 – Cinco Anos da Galeria Oscar Seraphico – Galeria Oscar Seraphico,Rio de Janeiro
2003 – Pequenos Formatos – LGC ARTE HOJE, Rio de Janeiro
2003 – Arte Atemporal – Centro Cultural dos Correios, Rio de Janeiro
2003 – Conexão Petrópolis – Museu Imperial/Funarte, Petrópolis
2002 – Caminhos do Contemporâneo: 1952/2002 – Paço Imperial, Rio de Janeiro
2001 – Pintura Pincelada – Museu Imperial, Petrópolis
2001 – Cinco Pintores – Vila Rizo, Rio de Janeiro
2000 – Pinturas – 500 anos depois, no Rio – Espaço Cultural dos Correios/Toulouse, RJ
2000 – Pequenos Formatos –Centro Cultural Candido Mendes, Ipanema, Rio de Janeiro
2000 – Forty Years of Art – Demenga Galleries, Suíça
1998 – O Ar – Paço Imperial do Rio de Janeiro
1998 – Rio 2004 – São Conrado Fashion Mall
1997 – Republicando – Museu da República, Rio de Janeiro
1996 – Herança Hispana em América – The Florida Museum of Hispanic and Latin American Art, Miami, Florida.
1995 – Colagens Cariocas – Rio-Sul Shopping Center, Rio de Janeiro
1995 – Papel do Brasil – Cultural Palace of the Working People, Beijing, China
1995 – Desenhar – Galeria Toulouse, Rio de Janeiro
1995 – A Cor do Rio – Centro Cultural dos Correios, Rio de Janeiro
1994 – Dezoito – Centro Cultural Cândido Mendes no Centro, Pequena e Grande Galeria, Rio de Janeiro
1994 – Sob o Signo de Gêmeos – Galeria Saramenha, Rio de Janeiro
1994 – Panorama das Artes Plásticas Brasileiras – Museu de Arte Moderna de São Paulo
1994 – “Premio Gunther”, Museu de Arte Contemporânea de São Paulo
1993 – O Papel do Rio – Paço Imperial, Rio de Janeiro
1993 – A Caminho de Niterói: Acervo da Coleção João Satamini – Paço Imperial, RJ
1993 – Diferenças – Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro
1992 – EAV Processo n. 738765-2 – Escola de Artes Visuais Parque Lage, Rio de Janeiro
1991 – Acervo do Centro Cultural Cândido Mendes – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
1988 – Abolição – Galeria Ipanema, Rio de Janeiro
1988 – J´accuse – Galeria Realidade, Rio de Janeiro
1988 – Território Ocupado – Escola de Artes Visuais Parque Lage, Rio de Janeiro
1988 – Os Gatos – Galeria Ipanema, Rio de Janeiro
1986 – Panorama das Artes Plásticas Brasileiras – Museu de Arte Moderna de São Paulo
1986 – IX Salão Nacional de Artes Plásticas / Exibição “hors-concours” do Projeto “A Grande Tela” – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
1986 – A Velha Mania – Escola de Artes Visuais Parque Lage, Rio de Janeiro
1985 – Arte-Construção – Centro Empresarial, Rio de Janeiro
1985 – Trabalhos Recentes de Claudio Kuperman, Luiz Aquila, Charles Watson e John Nicholson – Galeria César Aché, Rio de Janeiro
1985 – Desenhos – Sala Sidney Milliet, FUNARTE, Rio de Janeiro
1985 – Professores do Parque Lage – Escola de Artes Visuais do Parque Lage, RJ
1985 – Pintando Mulheres – Galeria Divulgação e Pesquisa, Rio de Janeiro
1981 – V Salão Nacional de Artes Plásticas – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
1981 – Abertura da Temporada Musical – Sala Cecilia Meirelles, Rio de Janeiro
1981 – O Rosto e a Obra – Instituto Brasil-Estados Unidos, Rio de Janeiro
1980 – III Salão Carioca de Artes Plásticas
Projetos Especiais
2017 – “Primeira Coleção”, Galeria Modernistas, Santa Teresa, Rio de Janeiro
2012 – “A Escolha do Artista”, Galeria Patricia Costa, Rio de Janeiro
2008 – International Art Fair of Shanghai: Demenga Collection, Shanghai / China
2008 – “Art em Capital” – Grand Palais, Paris
2003 – Artefato Rio Casa Shopping – Sala Especial B.I.G. Arquitetos
2002 – International Art Fair of Dresden – Exposição no espaço da Demenga Galleries, Suíça
2001 – Art Affair – espaço da Demenga Galleries, Zurich, Suíça
2001 – Despintura Carrossel – Instalação – Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, Niterói
2000 – Afinidades Eletivas II: John Nicholson e Aloysio Carvão; Música: Mauro Senise – Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro
1998 – Geneva Art Fair – Exposição individual no espaço da Demenga Galleries, Suíça
1996 – Fachadas Imaginárias – Arcos da Lapa, Rio de Janeiro
1995 – Seminário Tempo e Estética: o Conceito de Tempo na Pós-Modernidade – Departamento de Filosofia, Universidade Estadual do Rio de Janeiro
1995 – O Rio lê mais – Jornal O Globo, Rio de Janeiro
1993 – Espaço Idéias – Sala de Márcia Muller, Rio de Janeiro
1989 – Celebrando o Natal – Rio Design Center, Rio de Janeiro
1989 – A Grande Tela (com Luiz Aquila e Claudio Kuperman) – Museu de Arte Moderna de São Paulo
1989 – A Grande Tela (com Luiz Aquila e Claudio Kuperman) – Centro Cultural Cândido Mendes de Ipanema, Rio de Janeiro.
Fontes:
JOHN Nicholson. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022. Acesso em: 24 de janeiro de 2022. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
Currículo do Artista - Galeria Patricia Costa, consultado pela última vez em 24 de janeiro de 2022.
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Biografia - Wikipédia
John Vincent Nicholson (Comanche, 1951) é um pintor estadunidense. Mudou-se para o Rio de Janeiro no final dos anos 1970 e, devido à sua atuação como professor na Escola de Artes Visuais do Parque Lage na década de 1980, é considerado um dos mestres da chamada Geração 80.
Nascido na cidade de Comanche, no Texas, estudou artes plásticas na Universidade de Houston e na Universidade do Texas nas décadas de 1960 e 1970. Radicando-se no Brasil em 1977, leciona pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage a partir de 1980, onde entra em contato com Luiz Aquila e Cláudio Kuperman. Com estes, produz a obra Grande Tela, manifestando a pintura da Geração 80. Foi professor de Cristina Canale, Adriana Varejão e Daniel Senise, entre outros.
A Grande Tela
É um gigantesco painel que representa um claro manifesto de afirmação da pintura. O painel foi resultado de um trabalho em conjunto com Claudio Kuperman e Luiz Aquila. Um óleo sobre tela, com 180,00 cm x 69,00 cm.
A obra foi exposta no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 1989. Também neste mesmo ano, no Centro Cultural Cândido Mendes de Ipanema, no Rio de Janeiro.
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 24 de Janeiro de 2022.
Crédito fotográfico: Society Rio-SP, publicado em 30 de setembro de 2019.