Tapetes Gabbeh (XVI dC, cordilheira de Zagros, Irã), conhecido como gava em curdo e luri e também é chamado de khersak ( خرسک ) em Bakhtiari, que significa literalmente "filhote de urso", é um tipo de tapete persa feito à mão. Originalmente confeccionado por mulheres das tribos Qashgai do sudoeste da Pérsia, um Gabbeh tem um design simples, com lã pura tingida naturalmente, finalizado com uma pilha grossa. Seus desenhos compõem um limitado padrão decorativo, principalmente uma mistura geométrica de objetos que lembravam animais, humanos (crianças) ou árvores (abstratos), grosseiramente amarrados com fios de lã natural fiados à mão e suas cores são criadas com corante vegetal natural. Com cerca de 2,5 cm de profundidade, os tapetes Gabbeh são os mais conhecidos do mundo e estão se tornando cada vez mais populares.
Biografia – Wikipédia
Os tapetes gabbeh ou gabba ( persa : گبه ) são uma variedade tradicional de tapetes persas. Gabbeh é conhecido como gava em curdo e luri e também é chamado de khersak ( خرسک ) em Bakhtiari, que significa literalmente "filhote de urso". Tradicionalmente um tapete de dormir, um gabbeh é um tapete feito à mão de qualidade grosseira e tamanho médio (90 x 150 cm, 3 por 5 pés ou maior) caracterizado por um design abstrato que se baseia em campos abertos de cor e uma diversão com geometria. Este tipo de tapete é popular entre as populações do Montanhas Zagros do Irã, incluindo curdos, Luri e Qashqai. O gabbeh geralmente é feito por mulheres.
Os tapetes Gabbeh são muito mais grossos e ásperos do que outros tapetes persas; às vezes, podem ter até 2,5 cm de profundidade. Na verdade, eles são mais uma variedade de kilim do que carpete. A palavra "gabbeh" vem do persa گبه , que significa cru, natural, sem cortes. Este é um tapete áspero e primitivo.
Os padrões Gabbeh são de um tipo muito básico, com apenas um número limitado de objetos decorativos, principalmente retangulares, que se assemelham principalmente a animais. No gabbeh, geralmente são usadas cores vivas, como amarelo e vermelho. Embora grandes campos de cores sólidas sejam usados em desenhos de gabbeh, a cor é variada (a cor varia em todo o tapete, com a aparência de zonas de cores diferentes).
Gabbehs são feitos de fio de lã natural fiado à mão e todas as cores são criadas com corante vegetal natural. Devido à sua relativa facilidade de produção (padrão menos preciso, pequeno número de nós por centímetro quadrado, etc.), um gabbeh é uma das variedades menos caras de tapete persa.
Na década de 1980, depois que o artista iraniano Parviz Tanavoli experimentou gabbehs tingidos com vegetais, Gholamreza Zollanvari começou a produzir tapetes em maior quantidade, empregando tecelões Qashgayi e Luri. O aumento da produção da família Zollanvari, incluindo a introdução de novos padrões, exerceu uma influência considerável nos mercados europeus de tapetes.
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
---
Gabbeh – Little Persia
Gabbeh é o nome de um tipo particular de tapete persa; um tapete Gabbeh tem um design simples, feito à mão com lã pura tingida naturalmente, finalizado com uma pilha grossa. Os tapetes Gabbeh foram originalmente feitos por mulheres das tribos Qashgai do sudoeste da Pérsia. Os desenhos originais eram muito básicos, com apenas um número limitado de padrões decorativos, principalmente uma mistura geométrica de objetos que lembravam animais, humanos (crianças) ou árvores (abstratos), grosseiramente amarrados com lã de cores vivas. O documento mais antigo que se refere aos tapetes Gabbeh data do século XVI dC.
Os tapetes Gabbeh não foram introduzidos comercialmente no Ocidente até os anos 80 porque se pensava que os Gabbehs eram muito grosseiros para valer a pena negociar; no entanto, recentemente seu valor artístico foi reconhecido. A textura lanosa natural de Gabbeh, espessura, design e preço competitivo, rapidamente se tornou popular em casas com interiores contemporâneos/modernos. Os tapetes Gabbeh são extremamente duráveis, geralmente de tamanho pequeno a médio e complementam bem os interiores modernos.
Devido a essa popularidade, outros países produtores de tapetes correram para produzir cópias de Gabbeh. Infelizmente, essas cópias falham em alcançar a pureza de design, textura, cores e construção do Gabbeh persa original.
Fonte: Little Persia. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
---
Gabbeh – World of Hugs
O que é um tapete “Gabbeh”? Os tapetes Gabbeh (às vezes soletrados como “gabba”) são tapetes persas tradicionais amplamente conhecidos por seus estilos geométricos e elementos narrativos/narrativos. A tradução farsi para “Gabbeh” (a língua oficial da Pérsia) é algo bruto, natural ou sem cortes.
Características dos tapetes Gabbeh
Os tapetes Gabbeh são geralmente mais grossos do que muitos outros tapetes persas, chegando a ter uma polegada de altura. Eles são feitos de fios de lã naturais e feitos à mão que são coloridos com corantes vegetais. Você pode identificar um tapete Gabbeh com base em suas tramas grosseiras, várias zonas geométricas de cores e imagens que descrevem histórias e paisagens.
Tipos de tapetes Gabbeh
Existem vários subtipos diferentes de tapetes Gabbeh. Esses incluem:
Básico – os tapetes Gabbeh básicos são simples em design e apresentam cores mais ousadas
Amalehbaft – Um tapete Gabbeh com uma trama mais justa e um estilo de design ainda mais simples do que os tapetes básicos Gabbeh
Kashkoli – Pêlos curtos e macios com uma trama apertada e uma densidade de nós mais alta que pode criar um belo brilho
Luribaft – Os tapetes Luribaft são conhecidos por seus designs sofisticados e intrincados
Baluch – tapetes Gabbeh que são tecidos planos que geralmente apresentam desenhos tribais
Sumak – Tapetes Gabbeh de tecido plano conhecidos por suas cores ricas e quantidade de detalhes
Como é feito o tapete Gabbeh
Os tapetes Gabbeh são tapetes de lã feitos à mão da cordilheira de Zagros, no Irã. Os desenhos geralmente contêm padrões retangulares que envolvem a imagem de um animal. Esses tapetes são relativamente mais fáceis de produzir do que outros estilos de tapetes persas e, portanto, podem ser mais acessíveis em alguns casos. A simplicidade dos desenhos e o menor número de nós encontrados nesses tapetes permitem que eles sejam produzidos com mais rapidez. Tenha em mente que os tapetes Gabbeh cresceram tanto em popularidade que as imitações e imitações se tornaram difundidas. Esses tapetes geralmente são de qualidade inferior, não tão macios, usam corantes químicos e podem se desgastar rapidamente.
Fonte: World of Hugs. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
---
Gabbeh – Enciclopédia de Tapetes
Gabbeh (da língua persa farsi; cru, natural, sem cortes) representa um tapete áspero e primitivo com padrões feitos principalmente por nômades Ghashghai da província farsi no sudoeste do Irã. Esses tapetes são provavelmente os tapetes artesanais mais conhecidos do Irã. São fabricados com lã fiada à mão, tanto no pelo como na urdidura, e os fios são tingidos com corantes vegetais. Os tapetes são muito mais grossos do que outros tapetes persas, às vezes até 2,5 cm de espessura.
Os padrões do tapete são de tipo simples, com apenas alguns elementos decorativos, principalmente objetos retangulares contendo animais. Durante as últimas décadas, os tecelões tiveram que atender às demandas do oeste e, portanto, recorreram ao uso de grandes campos de luz com padrões de chary nos tapetes Gabbeh.
Os tecelões da Índia agiram rapidamente para copiar esses tapetes, mas é preciso prestar atenção a isso, pois há uma grande diferença entre um tapete persa e um tapete Indo Gabbeh. Principalmente isso pode ser determinado pela qualidade da lã que é perceptível, a variante persa é muito mais macia. A variante persa também é muito mais durável e a qualidade é definitivamente melhor.
Atualmente, existem diferentes nomes dados aos tapetes Gabbeh, como Basic, Amalehbaft, Kashkooli, Luribaft, Sumak e Baluch Gabbeh. Um Gabbeh Kashkooli é um tapete com uma densidade de nós mais alta e uma pilha mais curta do que os tapetes Gabbeh comuns.
Especificações técnicas:
Pêlo: fio de lã
Trama: fio de lã, geralmente 2 tramas após cada carreira de nós
Urdidura: fio de lã
Nó: simétrico
Densidade do nó: 40 000 - 170 000 nós por m²
Fonte: Enciclopédia de Tapetes. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
---
Sobre os Tapetes Gabbeh
O tapete Gabbeh é um tapete típico das regiões do sul do Irã. Como quase todos os tapetes tradicionais da Ásia, sua origem está na cultura dos povos nômades que viviam na região. Ao contrário de outros tapetes orientais, os tapetes Gabbeh têm um design minimalista que foi recentemente descoberto por entusiastas de design de interiores. Vamos falar sobre esses tapetes de luxo!
As características dos tapetes Gabbeh
Como todos os tapetes orientais , os tapetes Gabbeh são feitos de lã e são feitos à mão pelas mulheres da população local. A produção desse tipo de tapete é particularmente difundida no sul do Irã, nas áreas habitadas pelas tribos Ghasghai. Em contraste com os tapetes que se espalharam pelas regiões da Pérsia, Turquia e outras partes do Irã, os tapetes Gabbeh têm uma aparência muito mais minimalista e uma estrutura grosseira. O termo Gabbeh em Farsi significa algo áspero e natural.
Os tapetes Gabbeh têm pouca decoração , muitas vezes representações estilizadas de elementos naturais, como plantas e animais. As tribos se inspiraram no ambiente ao escolher os elementos decorativos, por isso plantas, animais e símbolos geométricos podem ser vistos em tapetes tecidos há vários séculos.
Enquanto os tapetes persas eram produzidos com fios de lã muito finos , dando ao tapete uma estrutura compacta e rígida, os tapetes Gabbeh são feitos com fios de lã grossos, amarrados simetricamente ou assimétricos. Isso resulta em um carpete mais espesso e uma estrutura menos compacta.
O uso de fibras grossas reduz significativamente o tempo de processamento dos tapetes. Mesmo os maiores tapetes podem ser feitos em poucos dias, enquanto os tapetes persas mais elaborados podem levar meses para serem feitos.
Os tapetes Gabbeh são, portanto, macios e manejáveis, tanto que tradicionalmente também são usados como cobertores ou colchões. Em formatos menores, os tapetes Gabbeh também eram usados como selas ou como tecidos para uso dentro de tendas.
Quais são as vantagens de possuir um tapete Gabbeh?
Uma das vantagens mais óbvias de um tapete Gabbeh é a sua capacidade de ser um elemento decorativo e funcional na casa. Resistência e durabilidade são o que tornam os tapetes Gabbeh únicos entre os tapetes orientais.
Devido ao uso de fibras de lã mais grossas do que as usadas nos tapetes persas, o resultado é um tapete mais grosso e confortável. Um tapete Gabbeh pode ter até 2,5 centímetros de espessura e é particularmente quente. Ter um carpete grosso em casa ajuda a abafar o ruído e, portanto, é particularmente útil para pessoas que moram em casas de vários andares.
Os padrões tradicionais são feitos em cores vivas , geralmente com padrões geométricos ou listras de diferentes tonalidades. Já os modelos feitos nos últimos anos tendem a ser feitos em cores lisas ou com estampas bem básicas.
Por que decorar sua casa com um tapete Gabbeh?
Os tapetes Gabbeh são a escolha perfeita para quem quer mobilar a sua casa num estilo contemporâneo e minimalista, mas também quer trazer um pouco de cor e aconchego para o seu lar. Você pode escolher entre tapetes Gabbeh listrados com padrões geométricos que percorrem toda a superfície do tapete ou modelos de cores lisas com padrões distribuídos nas bordas.
A versatilidade deste tipo de tapete faz com que possa ser incorporado em uma ampla gama de projetos de design de interiores. Adapta-se perfeitamente a uma casa de estilo industrial, por exemplo, mas também a espaços decorados em estilo rústico ou eclético.
O tapete Gabbeh é perfeito para todos os quartos onde é necessário conforto e designs simples, mas impressionantes. Corredores, quartos de hóspedes e o quarto principal são quartos que podem ser mobiliados de forma simples com esse tapete. Um tapete Gabbeh também é perfeito para animar o quarto de uma criança e, ao mesmo tempo, dar-lhe um tapete confortável e quente para brincar. Os tapetes Gabbeh são igualmente adequados para mobiliar uma sala de estar exclusiva, talvez colocando o tapete em frente à lareira. Durante os meses de inverno, o tapete amplifica a sensação de calor da casa, enquanto no verão a capacidade isolante da lã garantirá o frescor.
Qual é o estilo de Gabbeh?
Este tapete é grosseiro e pouco desenvolvido. Os designs de Gabbeh são de natureza muito simples, com poucas formas ornamentais, principalmente retangulares que se assemelham principalmente a animais. Tons brilhantes como amarelo e vermelho são frequentemente empregados em Gabbehs.
O que é um tapete Gabbeh?
Um tipo específico de tapete persa conhecido como Gabbeh é conhecido por seu padrão simples, uso feito à mão de lã pura colorida organicamente e pilha profunda. As mulheres das tribos Qashqai do sudoeste da Pérsia criaram tapetes Gabbeh no início.
Os tapetes Gabbeh são de boa qualidade?
Os maiores Gabbehs persas incluem lã soberbamente macia, tons agradáveis e um design ou arte atraente. Claro, o gosto é individual, mas a maioria das pessoas opta por comprar tapetes notáveis e lindos.
Do que é feito um tapete Gabbeh
A lã fiada à mão serve como material de base e é colorida com pigmentos naturais derivados de plantas e minerais.
Fonte: Nodus Rug e Tap Persia. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
---
Por que você deve comprar um tapete Gabbeh feito à mão
Um tapete pode fazer ou quebrar toda a decoração do seu interior, o que torna necessário que você escolha o estilo, a forma, a cor e o tamanho certos. Tapetes Gabbeh feitos à mão à vendasão muito procurados entre os amantes de tapetes nos hemisférios oriental e ocidental. Isso porque eles podem ajudá-lo a obter uma decoração tradicional ou tribal com facilidade. Além disso, os tapetes Gabbeh se misturam facilmente com tons neutros e podem ajudar a criar um equilíbrio adicionando o tão necessário toque de cor ao ambiente. No entanto, há uma razão importante pela qual você deve hesitar em comprar um tapete Gabbeh para sua casa - o medo de acabar com algo que é 'muito ousado'. Mas estamos aqui para garantir que comprar um tapete Gabbeh feito à mão em promoção pode ser a decisão de decoração certa!
Os tapetes Gabbeh feitos à mão à venda são tradicionais, mas excêntricos
Se você deseja fazer uma declaração de estilo e deseja que sua decoração interior se destaque, não pense duas vezes ao escolher um tapete Gabbeh. Esses tapetes têm uma história interessante ligada à sua criação. Como tapetes tribais, os tapetes Gabbeh foram feitos pela primeira vez por membros da tribo para atender às suas necessidades diárias básicas. Por serem artesanais para fins domésticos, sua confecção é muito mais simples do que outrastapetes persas. A palavra 'Gabbeh' se traduz literalmente como 'incompleto' ou 'desfeito', e é assim que os tapetes se parecem. Seus padrões de design não são tão elaborados ou simétricos como outros tapetes orientais, tais como o tapetes Bokhara ou tapetes de suéter. O símbolo e os padrões dos tapetes Gabbeh são bastante assimétricos, o que é uma das principais razões pelas quais os tapetes são tão únicos. Os tapetes Gabbeh são originários do Irã e foram feitos pela primeira vez pelas mulheres das tribos que habitavam as regiões do sudoeste do Irã (anteriormente conhecidas como Pérsia). Não demorou muito para que a popularidade desses tapetes Gabbeh exclusivos aumentasse e a conversa sobre seu charme se tornasse comum entre os amantes de tapetes. Hoje, os tapetes Gabbeh à venda são fabricados em vários países asiáticos, incluindo Paquistão, Afeganistão, Índia e, claro, Irã. Os tapetes feitos no Paquistão foram renomeados como tapetes paquistaneses Gabbeh e são conhecidos por sua alta durabilidade e textura aveludada.
O processo de tecelagem dos tapetes Gabbeh
Tapetes feitos à mão são conhecidos por sua durabilidade e longevidade, e os tapetes Gabbeh não são diferentes! Os tapetes são feitos com lã de primeira qualidade. Esta lã é tingida com pigmentos 100% naturais extraídos de plantas e vegetais. A lã é fiada à mão antes de ser usada na fabricação de carpetes. Os tapetes Gabbeh não têm tanta densidade de nós quanto outros tapetes persas. Eles normalmente têm cerca de 50-15 nós por polegada quadrada. Cada nó é cuidadosamente amarrado ao lado do outro por artesãos habilidosos. Como todo o tapete é feito à mão e feito do zero, leva meses para ser concluído. A tarefa de fazer um tapete Gabbeh não é apenas demorada, mas também muito trabalhosa e requer habilidades especializadas. Apenas os mestres tecelões fabricam estes tapetes feitos à mão porque não há espaço para um único erro! Embora a densidade de nós não seja muito alta, você descobrirá que os tapetes Gabbeh online são muito mais grossos e grossos em comparação com outros tapetes persas e tapetes tribais. Eles normalmente têm 2,5 cm de profundidade, o que aumenta sua aparência e textura, tornando os tapetes mais macios, grossos e chiques.
Os padrões atraentes dos tapetes Gabbeh
Pode-se pensar que os tapetes Gabbeh vêm em estilos e padrões limitados. No entanto, há beleza e excelência ilimitadas escondidas em cada padrão de design. Os designs de padrões populares incluem uma colocação assimétrica de símbolos em toda a superfície do tapete em cores ousadas. Os símbolos comuns incluem animais, como veados, cabras e camelos, plantas, desenhos geométricos e pessoas. Os símbolos pictóricos são a razão pela qual os tapetes Gabbeh parecem altos e vocais. É como se o tapete contasse uma história antiga!
Dicas e truques de decoração de tapetes Gabbeh
Com o passar do tempo, os padrões de design dos tapetes Gabbeh se modernizaram, assim como as técnicas e truques de estilo. À medida que novas tendências de decoração de interiores surgem a cada ano, a colocação do tapete mudou. Muitos estilistas de interiores convencem os proprietários a experimentar novas técnicas e encontrar novas maneiras de tornar a decoração pop - adicionar um tapete Gabbeh à sala é uma dessas maneiras. Qual é a melhor maneira de colocar um tapete Gabbeh? Você provavelmente estaria pensando na técnica tradicional de 'tapete no centro'. Mas não vamos esquecer, a experimentação é o segredo para uma decoração de interiores surpreendente. Aqui está o que você pode experimentar com seu tapete Gabbeh feito à mão:
1. Pendure na parede
Sim, você pode definitivamente pendurar um tapete feito à mão na parede, mesmo que não seja uma peça antiga ou vintage! Os tapetes Gabbeh têm um padrão altamente simbólico e narram a história das tribos onde o tapete foi feito pela primeira vez. Devido aos símbolos, o tapete irradia uma aura intrinsecamente tradicional e uma rica vibração cultural. Às vezes, jogá-lo no chão embaixo de móveis enormes pode ser um erro.
2. Experimente a tendência de camadas de tapete
Camadas de tapete são um ótimo truque para usar um tapete pequeno demais para o seu espaço ou esconder manchas desagradáveis em um tapete grande, mas essas não são as únicas razões pelas quais se tornou uma tendência tão popular. Coloque seu tapete Gabbeh sobre um tapete de lã liso ou um tapete de juta e aproveite a vibe boho chic! Você também pode colocar dois ou mais tapetes Gabbeh juntos para um apelo tradicional e colorido.
3. Faça o tapete Gabbeh se destacar
Quando você investe em um tapete artesanal caro, é importante deixar a obra-prima brilhar mais do que o resto de seus itens de decoração. Quer pretenda fazê-lo pendurando o tapete na parede, colocando-o no hall de entrada ou tornando-o o ponto focal do chão da sua sala, certifique-se de que o tapete se alinha bem com o resto dos seus itens de decoração.
Fonte: Por que você deve comprar um tapete Gabbeh feito à mão. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
Crédito fotográfico: Qaleen. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
Tapetes Gabbeh (XVI dC, cordilheira de Zagros, Irã), conhecido como gava em curdo e luri e também é chamado de khersak ( خرسک ) em Bakhtiari, que significa literalmente "filhote de urso", é um tipo de tapete persa feito à mão. Originalmente confeccionado por mulheres das tribos Qashgai do sudoeste da Pérsia, um Gabbeh tem um design simples, com lã pura tingida naturalmente, finalizado com uma pilha grossa. Seus desenhos compõem um limitado padrão decorativo, principalmente uma mistura geométrica de objetos que lembravam animais, humanos (crianças) ou árvores (abstratos), grosseiramente amarrados com fios de lã natural fiados à mão e suas cores são criadas com corante vegetal natural. Com cerca de 2,5 cm de profundidade, os tapetes Gabbeh são os mais conhecidos do mundo e estão se tornando cada vez mais populares.
Biografia – Wikipédia
Os tapetes gabbeh ou gabba ( persa : گبه ) são uma variedade tradicional de tapetes persas. Gabbeh é conhecido como gava em curdo e luri e também é chamado de khersak ( خرسک ) em Bakhtiari, que significa literalmente "filhote de urso". Tradicionalmente um tapete de dormir, um gabbeh é um tapete feito à mão de qualidade grosseira e tamanho médio (90 x 150 cm, 3 por 5 pés ou maior) caracterizado por um design abstrato que se baseia em campos abertos de cor e uma diversão com geometria. Este tipo de tapete é popular entre as populações do Montanhas Zagros do Irã, incluindo curdos, Luri e Qashqai. O gabbeh geralmente é feito por mulheres.
Os tapetes Gabbeh são muito mais grossos e ásperos do que outros tapetes persas; às vezes, podem ter até 2,5 cm de profundidade. Na verdade, eles são mais uma variedade de kilim do que carpete. A palavra "gabbeh" vem do persa گبه , que significa cru, natural, sem cortes. Este é um tapete áspero e primitivo.
Os padrões Gabbeh são de um tipo muito básico, com apenas um número limitado de objetos decorativos, principalmente retangulares, que se assemelham principalmente a animais. No gabbeh, geralmente são usadas cores vivas, como amarelo e vermelho. Embora grandes campos de cores sólidas sejam usados em desenhos de gabbeh, a cor é variada (a cor varia em todo o tapete, com a aparência de zonas de cores diferentes).
Gabbehs são feitos de fio de lã natural fiado à mão e todas as cores são criadas com corante vegetal natural. Devido à sua relativa facilidade de produção (padrão menos preciso, pequeno número de nós por centímetro quadrado, etc.), um gabbeh é uma das variedades menos caras de tapete persa.
Na década de 1980, depois que o artista iraniano Parviz Tanavoli experimentou gabbehs tingidos com vegetais, Gholamreza Zollanvari começou a produzir tapetes em maior quantidade, empregando tecelões Qashgayi e Luri. O aumento da produção da família Zollanvari, incluindo a introdução de novos padrões, exerceu uma influência considerável nos mercados europeus de tapetes.
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
---
Gabbeh – Little Persia
Gabbeh é o nome de um tipo particular de tapete persa; um tapete Gabbeh tem um design simples, feito à mão com lã pura tingida naturalmente, finalizado com uma pilha grossa. Os tapetes Gabbeh foram originalmente feitos por mulheres das tribos Qashgai do sudoeste da Pérsia. Os desenhos originais eram muito básicos, com apenas um número limitado de padrões decorativos, principalmente uma mistura geométrica de objetos que lembravam animais, humanos (crianças) ou árvores (abstratos), grosseiramente amarrados com lã de cores vivas. O documento mais antigo que se refere aos tapetes Gabbeh data do século XVI dC.
Os tapetes Gabbeh não foram introduzidos comercialmente no Ocidente até os anos 80 porque se pensava que os Gabbehs eram muito grosseiros para valer a pena negociar; no entanto, recentemente seu valor artístico foi reconhecido. A textura lanosa natural de Gabbeh, espessura, design e preço competitivo, rapidamente se tornou popular em casas com interiores contemporâneos/modernos. Os tapetes Gabbeh são extremamente duráveis, geralmente de tamanho pequeno a médio e complementam bem os interiores modernos.
Devido a essa popularidade, outros países produtores de tapetes correram para produzir cópias de Gabbeh. Infelizmente, essas cópias falham em alcançar a pureza de design, textura, cores e construção do Gabbeh persa original.
Fonte: Little Persia. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
---
Gabbeh – World of Hugs
O que é um tapete “Gabbeh”? Os tapetes Gabbeh (às vezes soletrados como “gabba”) são tapetes persas tradicionais amplamente conhecidos por seus estilos geométricos e elementos narrativos/narrativos. A tradução farsi para “Gabbeh” (a língua oficial da Pérsia) é algo bruto, natural ou sem cortes.
Características dos tapetes Gabbeh
Os tapetes Gabbeh são geralmente mais grossos do que muitos outros tapetes persas, chegando a ter uma polegada de altura. Eles são feitos de fios de lã naturais e feitos à mão que são coloridos com corantes vegetais. Você pode identificar um tapete Gabbeh com base em suas tramas grosseiras, várias zonas geométricas de cores e imagens que descrevem histórias e paisagens.
Tipos de tapetes Gabbeh
Existem vários subtipos diferentes de tapetes Gabbeh. Esses incluem:
Básico – os tapetes Gabbeh básicos são simples em design e apresentam cores mais ousadas
Amalehbaft – Um tapete Gabbeh com uma trama mais justa e um estilo de design ainda mais simples do que os tapetes básicos Gabbeh
Kashkoli – Pêlos curtos e macios com uma trama apertada e uma densidade de nós mais alta que pode criar um belo brilho
Luribaft – Os tapetes Luribaft são conhecidos por seus designs sofisticados e intrincados
Baluch – tapetes Gabbeh que são tecidos planos que geralmente apresentam desenhos tribais
Sumak – Tapetes Gabbeh de tecido plano conhecidos por suas cores ricas e quantidade de detalhes
Como é feito o tapete Gabbeh
Os tapetes Gabbeh são tapetes de lã feitos à mão da cordilheira de Zagros, no Irã. Os desenhos geralmente contêm padrões retangulares que envolvem a imagem de um animal. Esses tapetes são relativamente mais fáceis de produzir do que outros estilos de tapetes persas e, portanto, podem ser mais acessíveis em alguns casos. A simplicidade dos desenhos e o menor número de nós encontrados nesses tapetes permitem que eles sejam produzidos com mais rapidez. Tenha em mente que os tapetes Gabbeh cresceram tanto em popularidade que as imitações e imitações se tornaram difundidas. Esses tapetes geralmente são de qualidade inferior, não tão macios, usam corantes químicos e podem se desgastar rapidamente.
Fonte: World of Hugs. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
---
Gabbeh – Enciclopédia de Tapetes
Gabbeh (da língua persa farsi; cru, natural, sem cortes) representa um tapete áspero e primitivo com padrões feitos principalmente por nômades Ghashghai da província farsi no sudoeste do Irã. Esses tapetes são provavelmente os tapetes artesanais mais conhecidos do Irã. São fabricados com lã fiada à mão, tanto no pelo como na urdidura, e os fios são tingidos com corantes vegetais. Os tapetes são muito mais grossos do que outros tapetes persas, às vezes até 2,5 cm de espessura.
Os padrões do tapete são de tipo simples, com apenas alguns elementos decorativos, principalmente objetos retangulares contendo animais. Durante as últimas décadas, os tecelões tiveram que atender às demandas do oeste e, portanto, recorreram ao uso de grandes campos de luz com padrões de chary nos tapetes Gabbeh.
Os tecelões da Índia agiram rapidamente para copiar esses tapetes, mas é preciso prestar atenção a isso, pois há uma grande diferença entre um tapete persa e um tapete Indo Gabbeh. Principalmente isso pode ser determinado pela qualidade da lã que é perceptível, a variante persa é muito mais macia. A variante persa também é muito mais durável e a qualidade é definitivamente melhor.
Atualmente, existem diferentes nomes dados aos tapetes Gabbeh, como Basic, Amalehbaft, Kashkooli, Luribaft, Sumak e Baluch Gabbeh. Um Gabbeh Kashkooli é um tapete com uma densidade de nós mais alta e uma pilha mais curta do que os tapetes Gabbeh comuns.
Especificações técnicas:
Pêlo: fio de lã
Trama: fio de lã, geralmente 2 tramas após cada carreira de nós
Urdidura: fio de lã
Nó: simétrico
Densidade do nó: 40 000 - 170 000 nós por m²
Fonte: Enciclopédia de Tapetes. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
---
Sobre os Tapetes Gabbeh
O tapete Gabbeh é um tapete típico das regiões do sul do Irã. Como quase todos os tapetes tradicionais da Ásia, sua origem está na cultura dos povos nômades que viviam na região. Ao contrário de outros tapetes orientais, os tapetes Gabbeh têm um design minimalista que foi recentemente descoberto por entusiastas de design de interiores. Vamos falar sobre esses tapetes de luxo!
As características dos tapetes Gabbeh
Como todos os tapetes orientais , os tapetes Gabbeh são feitos de lã e são feitos à mão pelas mulheres da população local. A produção desse tipo de tapete é particularmente difundida no sul do Irã, nas áreas habitadas pelas tribos Ghasghai. Em contraste com os tapetes que se espalharam pelas regiões da Pérsia, Turquia e outras partes do Irã, os tapetes Gabbeh têm uma aparência muito mais minimalista e uma estrutura grosseira. O termo Gabbeh em Farsi significa algo áspero e natural.
Os tapetes Gabbeh têm pouca decoração , muitas vezes representações estilizadas de elementos naturais, como plantas e animais. As tribos se inspiraram no ambiente ao escolher os elementos decorativos, por isso plantas, animais e símbolos geométricos podem ser vistos em tapetes tecidos há vários séculos.
Enquanto os tapetes persas eram produzidos com fios de lã muito finos , dando ao tapete uma estrutura compacta e rígida, os tapetes Gabbeh são feitos com fios de lã grossos, amarrados simetricamente ou assimétricos. Isso resulta em um carpete mais espesso e uma estrutura menos compacta.
O uso de fibras grossas reduz significativamente o tempo de processamento dos tapetes. Mesmo os maiores tapetes podem ser feitos em poucos dias, enquanto os tapetes persas mais elaborados podem levar meses para serem feitos.
Os tapetes Gabbeh são, portanto, macios e manejáveis, tanto que tradicionalmente também são usados como cobertores ou colchões. Em formatos menores, os tapetes Gabbeh também eram usados como selas ou como tecidos para uso dentro de tendas.
Quais são as vantagens de possuir um tapete Gabbeh?
Uma das vantagens mais óbvias de um tapete Gabbeh é a sua capacidade de ser um elemento decorativo e funcional na casa. Resistência e durabilidade são o que tornam os tapetes Gabbeh únicos entre os tapetes orientais.
Devido ao uso de fibras de lã mais grossas do que as usadas nos tapetes persas, o resultado é um tapete mais grosso e confortável. Um tapete Gabbeh pode ter até 2,5 centímetros de espessura e é particularmente quente. Ter um carpete grosso em casa ajuda a abafar o ruído e, portanto, é particularmente útil para pessoas que moram em casas de vários andares.
Os padrões tradicionais são feitos em cores vivas , geralmente com padrões geométricos ou listras de diferentes tonalidades. Já os modelos feitos nos últimos anos tendem a ser feitos em cores lisas ou com estampas bem básicas.
Por que decorar sua casa com um tapete Gabbeh?
Os tapetes Gabbeh são a escolha perfeita para quem quer mobilar a sua casa num estilo contemporâneo e minimalista, mas também quer trazer um pouco de cor e aconchego para o seu lar. Você pode escolher entre tapetes Gabbeh listrados com padrões geométricos que percorrem toda a superfície do tapete ou modelos de cores lisas com padrões distribuídos nas bordas.
A versatilidade deste tipo de tapete faz com que possa ser incorporado em uma ampla gama de projetos de design de interiores. Adapta-se perfeitamente a uma casa de estilo industrial, por exemplo, mas também a espaços decorados em estilo rústico ou eclético.
O tapete Gabbeh é perfeito para todos os quartos onde é necessário conforto e designs simples, mas impressionantes. Corredores, quartos de hóspedes e o quarto principal são quartos que podem ser mobiliados de forma simples com esse tapete. Um tapete Gabbeh também é perfeito para animar o quarto de uma criança e, ao mesmo tempo, dar-lhe um tapete confortável e quente para brincar. Os tapetes Gabbeh são igualmente adequados para mobiliar uma sala de estar exclusiva, talvez colocando o tapete em frente à lareira. Durante os meses de inverno, o tapete amplifica a sensação de calor da casa, enquanto no verão a capacidade isolante da lã garantirá o frescor.
Qual é o estilo de Gabbeh?
Este tapete é grosseiro e pouco desenvolvido. Os designs de Gabbeh são de natureza muito simples, com poucas formas ornamentais, principalmente retangulares que se assemelham principalmente a animais. Tons brilhantes como amarelo e vermelho são frequentemente empregados em Gabbehs.
O que é um tapete Gabbeh?
Um tipo específico de tapete persa conhecido como Gabbeh é conhecido por seu padrão simples, uso feito à mão de lã pura colorida organicamente e pilha profunda. As mulheres das tribos Qashqai do sudoeste da Pérsia criaram tapetes Gabbeh no início.
Os tapetes Gabbeh são de boa qualidade?
Os maiores Gabbehs persas incluem lã soberbamente macia, tons agradáveis e um design ou arte atraente. Claro, o gosto é individual, mas a maioria das pessoas opta por comprar tapetes notáveis e lindos.
Do que é feito um tapete Gabbeh
A lã fiada à mão serve como material de base e é colorida com pigmentos naturais derivados de plantas e minerais.
Fonte: Nodus Rug e Tap Persia. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
---
Por que você deve comprar um tapete Gabbeh feito à mão
Um tapete pode fazer ou quebrar toda a decoração do seu interior, o que torna necessário que você escolha o estilo, a forma, a cor e o tamanho certos. Tapetes Gabbeh feitos à mão à vendasão muito procurados entre os amantes de tapetes nos hemisférios oriental e ocidental. Isso porque eles podem ajudá-lo a obter uma decoração tradicional ou tribal com facilidade. Além disso, os tapetes Gabbeh se misturam facilmente com tons neutros e podem ajudar a criar um equilíbrio adicionando o tão necessário toque de cor ao ambiente. No entanto, há uma razão importante pela qual você deve hesitar em comprar um tapete Gabbeh para sua casa - o medo de acabar com algo que é 'muito ousado'. Mas estamos aqui para garantir que comprar um tapete Gabbeh feito à mão em promoção pode ser a decisão de decoração certa!
Os tapetes Gabbeh feitos à mão à venda são tradicionais, mas excêntricos
Se você deseja fazer uma declaração de estilo e deseja que sua decoração interior se destaque, não pense duas vezes ao escolher um tapete Gabbeh. Esses tapetes têm uma história interessante ligada à sua criação. Como tapetes tribais, os tapetes Gabbeh foram feitos pela primeira vez por membros da tribo para atender às suas necessidades diárias básicas. Por serem artesanais para fins domésticos, sua confecção é muito mais simples do que outrastapetes persas. A palavra 'Gabbeh' se traduz literalmente como 'incompleto' ou 'desfeito', e é assim que os tapetes se parecem. Seus padrões de design não são tão elaborados ou simétricos como outros tapetes orientais, tais como o tapetes Bokhara ou tapetes de suéter. O símbolo e os padrões dos tapetes Gabbeh são bastante assimétricos, o que é uma das principais razões pelas quais os tapetes são tão únicos. Os tapetes Gabbeh são originários do Irã e foram feitos pela primeira vez pelas mulheres das tribos que habitavam as regiões do sudoeste do Irã (anteriormente conhecidas como Pérsia). Não demorou muito para que a popularidade desses tapetes Gabbeh exclusivos aumentasse e a conversa sobre seu charme se tornasse comum entre os amantes de tapetes. Hoje, os tapetes Gabbeh à venda são fabricados em vários países asiáticos, incluindo Paquistão, Afeganistão, Índia e, claro, Irã. Os tapetes feitos no Paquistão foram renomeados como tapetes paquistaneses Gabbeh e são conhecidos por sua alta durabilidade e textura aveludada.
O processo de tecelagem dos tapetes Gabbeh
Tapetes feitos à mão são conhecidos por sua durabilidade e longevidade, e os tapetes Gabbeh não são diferentes! Os tapetes são feitos com lã de primeira qualidade. Esta lã é tingida com pigmentos 100% naturais extraídos de plantas e vegetais. A lã é fiada à mão antes de ser usada na fabricação de carpetes. Os tapetes Gabbeh não têm tanta densidade de nós quanto outros tapetes persas. Eles normalmente têm cerca de 50-15 nós por polegada quadrada. Cada nó é cuidadosamente amarrado ao lado do outro por artesãos habilidosos. Como todo o tapete é feito à mão e feito do zero, leva meses para ser concluído. A tarefa de fazer um tapete Gabbeh não é apenas demorada, mas também muito trabalhosa e requer habilidades especializadas. Apenas os mestres tecelões fabricam estes tapetes feitos à mão porque não há espaço para um único erro! Embora a densidade de nós não seja muito alta, você descobrirá que os tapetes Gabbeh online são muito mais grossos e grossos em comparação com outros tapetes persas e tapetes tribais. Eles normalmente têm 2,5 cm de profundidade, o que aumenta sua aparência e textura, tornando os tapetes mais macios, grossos e chiques.
Os padrões atraentes dos tapetes Gabbeh
Pode-se pensar que os tapetes Gabbeh vêm em estilos e padrões limitados. No entanto, há beleza e excelência ilimitadas escondidas em cada padrão de design. Os designs de padrões populares incluem uma colocação assimétrica de símbolos em toda a superfície do tapete em cores ousadas. Os símbolos comuns incluem animais, como veados, cabras e camelos, plantas, desenhos geométricos e pessoas. Os símbolos pictóricos são a razão pela qual os tapetes Gabbeh parecem altos e vocais. É como se o tapete contasse uma história antiga!
Dicas e truques de decoração de tapetes Gabbeh
Com o passar do tempo, os padrões de design dos tapetes Gabbeh se modernizaram, assim como as técnicas e truques de estilo. À medida que novas tendências de decoração de interiores surgem a cada ano, a colocação do tapete mudou. Muitos estilistas de interiores convencem os proprietários a experimentar novas técnicas e encontrar novas maneiras de tornar a decoração pop - adicionar um tapete Gabbeh à sala é uma dessas maneiras. Qual é a melhor maneira de colocar um tapete Gabbeh? Você provavelmente estaria pensando na técnica tradicional de 'tapete no centro'. Mas não vamos esquecer, a experimentação é o segredo para uma decoração de interiores surpreendente. Aqui está o que você pode experimentar com seu tapete Gabbeh feito à mão:
1. Pendure na parede
Sim, você pode definitivamente pendurar um tapete feito à mão na parede, mesmo que não seja uma peça antiga ou vintage! Os tapetes Gabbeh têm um padrão altamente simbólico e narram a história das tribos onde o tapete foi feito pela primeira vez. Devido aos símbolos, o tapete irradia uma aura intrinsecamente tradicional e uma rica vibração cultural. Às vezes, jogá-lo no chão embaixo de móveis enormes pode ser um erro.
2. Experimente a tendência de camadas de tapete
Camadas de tapete são um ótimo truque para usar um tapete pequeno demais para o seu espaço ou esconder manchas desagradáveis em um tapete grande, mas essas não são as únicas razões pelas quais se tornou uma tendência tão popular. Coloque seu tapete Gabbeh sobre um tapete de lã liso ou um tapete de juta e aproveite a vibe boho chic! Você também pode colocar dois ou mais tapetes Gabbeh juntos para um apelo tradicional e colorido.
3. Faça o tapete Gabbeh se destacar
Quando você investe em um tapete artesanal caro, é importante deixar a obra-prima brilhar mais do que o resto de seus itens de decoração. Quer pretenda fazê-lo pendurando o tapete na parede, colocando-o no hall de entrada ou tornando-o o ponto focal do chão da sua sala, certifique-se de que o tapete se alinha bem com o resto dos seus itens de decoração.
Fonte: Por que você deve comprar um tapete Gabbeh feito à mão. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
Crédito fotográfico: Qaleen. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
Tapetes Gabbeh (XVI dC, cordilheira de Zagros, Irã), conhecido como gava em curdo e luri e também é chamado de khersak ( خرسک ) em Bakhtiari, que significa literalmente "filhote de urso", é um tipo de tapete persa feito à mão. Originalmente confeccionado por mulheres das tribos Qashgai do sudoeste da Pérsia, um Gabbeh tem um design simples, com lã pura tingida naturalmente, finalizado com uma pilha grossa. Seus desenhos compõem um limitado padrão decorativo, principalmente uma mistura geométrica de objetos que lembravam animais, humanos (crianças) ou árvores (abstratos), grosseiramente amarrados com fios de lã natural fiados à mão e suas cores são criadas com corante vegetal natural. Com cerca de 2,5 cm de profundidade, os tapetes Gabbeh são os mais conhecidos do mundo e estão se tornando cada vez mais populares.
Biografia – Wikipédia
Os tapetes gabbeh ou gabba ( persa : گبه ) são uma variedade tradicional de tapetes persas. Gabbeh é conhecido como gava em curdo e luri e também é chamado de khersak ( خرسک ) em Bakhtiari, que significa literalmente "filhote de urso". Tradicionalmente um tapete de dormir, um gabbeh é um tapete feito à mão de qualidade grosseira e tamanho médio (90 x 150 cm, 3 por 5 pés ou maior) caracterizado por um design abstrato que se baseia em campos abertos de cor e uma diversão com geometria. Este tipo de tapete é popular entre as populações do Montanhas Zagros do Irã, incluindo curdos, Luri e Qashqai. O gabbeh geralmente é feito por mulheres.
Os tapetes Gabbeh são muito mais grossos e ásperos do que outros tapetes persas; às vezes, podem ter até 2,5 cm de profundidade. Na verdade, eles são mais uma variedade de kilim do que carpete. A palavra "gabbeh" vem do persa گبه , que significa cru, natural, sem cortes. Este é um tapete áspero e primitivo.
Os padrões Gabbeh são de um tipo muito básico, com apenas um número limitado de objetos decorativos, principalmente retangulares, que se assemelham principalmente a animais. No gabbeh, geralmente são usadas cores vivas, como amarelo e vermelho. Embora grandes campos de cores sólidas sejam usados em desenhos de gabbeh, a cor é variada (a cor varia em todo o tapete, com a aparência de zonas de cores diferentes).
Gabbehs são feitos de fio de lã natural fiado à mão e todas as cores são criadas com corante vegetal natural. Devido à sua relativa facilidade de produção (padrão menos preciso, pequeno número de nós por centímetro quadrado, etc.), um gabbeh é uma das variedades menos caras de tapete persa.
Na década de 1980, depois que o artista iraniano Parviz Tanavoli experimentou gabbehs tingidos com vegetais, Gholamreza Zollanvari começou a produzir tapetes em maior quantidade, empregando tecelões Qashgayi e Luri. O aumento da produção da família Zollanvari, incluindo a introdução de novos padrões, exerceu uma influência considerável nos mercados europeus de tapetes.
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
---
Gabbeh – Little Persia
Gabbeh é o nome de um tipo particular de tapete persa; um tapete Gabbeh tem um design simples, feito à mão com lã pura tingida naturalmente, finalizado com uma pilha grossa. Os tapetes Gabbeh foram originalmente feitos por mulheres das tribos Qashgai do sudoeste da Pérsia. Os desenhos originais eram muito básicos, com apenas um número limitado de padrões decorativos, principalmente uma mistura geométrica de objetos que lembravam animais, humanos (crianças) ou árvores (abstratos), grosseiramente amarrados com lã de cores vivas. O documento mais antigo que se refere aos tapetes Gabbeh data do século XVI dC.
Os tapetes Gabbeh não foram introduzidos comercialmente no Ocidente até os anos 80 porque se pensava que os Gabbehs eram muito grosseiros para valer a pena negociar; no entanto, recentemente seu valor artístico foi reconhecido. A textura lanosa natural de Gabbeh, espessura, design e preço competitivo, rapidamente se tornou popular em casas com interiores contemporâneos/modernos. Os tapetes Gabbeh são extremamente duráveis, geralmente de tamanho pequeno a médio e complementam bem os interiores modernos.
Devido a essa popularidade, outros países produtores de tapetes correram para produzir cópias de Gabbeh. Infelizmente, essas cópias falham em alcançar a pureza de design, textura, cores e construção do Gabbeh persa original.
Fonte: Little Persia. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
---
Gabbeh – World of Hugs
O que é um tapete “Gabbeh”? Os tapetes Gabbeh (às vezes soletrados como “gabba”) são tapetes persas tradicionais amplamente conhecidos por seus estilos geométricos e elementos narrativos/narrativos. A tradução farsi para “Gabbeh” (a língua oficial da Pérsia) é algo bruto, natural ou sem cortes.
Características dos tapetes Gabbeh
Os tapetes Gabbeh são geralmente mais grossos do que muitos outros tapetes persas, chegando a ter uma polegada de altura. Eles são feitos de fios de lã naturais e feitos à mão que são coloridos com corantes vegetais. Você pode identificar um tapete Gabbeh com base em suas tramas grosseiras, várias zonas geométricas de cores e imagens que descrevem histórias e paisagens.
Tipos de tapetes Gabbeh
Existem vários subtipos diferentes de tapetes Gabbeh. Esses incluem:
Básico – os tapetes Gabbeh básicos são simples em design e apresentam cores mais ousadas
Amalehbaft – Um tapete Gabbeh com uma trama mais justa e um estilo de design ainda mais simples do que os tapetes básicos Gabbeh
Kashkoli – Pêlos curtos e macios com uma trama apertada e uma densidade de nós mais alta que pode criar um belo brilho
Luribaft – Os tapetes Luribaft são conhecidos por seus designs sofisticados e intrincados
Baluch – tapetes Gabbeh que são tecidos planos que geralmente apresentam desenhos tribais
Sumak – Tapetes Gabbeh de tecido plano conhecidos por suas cores ricas e quantidade de detalhes
Como é feito o tapete Gabbeh
Os tapetes Gabbeh são tapetes de lã feitos à mão da cordilheira de Zagros, no Irã. Os desenhos geralmente contêm padrões retangulares que envolvem a imagem de um animal. Esses tapetes são relativamente mais fáceis de produzir do que outros estilos de tapetes persas e, portanto, podem ser mais acessíveis em alguns casos. A simplicidade dos desenhos e o menor número de nós encontrados nesses tapetes permitem que eles sejam produzidos com mais rapidez. Tenha em mente que os tapetes Gabbeh cresceram tanto em popularidade que as imitações e imitações se tornaram difundidas. Esses tapetes geralmente são de qualidade inferior, não tão macios, usam corantes químicos e podem se desgastar rapidamente.
Fonte: World of Hugs. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
---
Gabbeh – Enciclopédia de Tapetes
Gabbeh (da língua persa farsi; cru, natural, sem cortes) representa um tapete áspero e primitivo com padrões feitos principalmente por nômades Ghashghai da província farsi no sudoeste do Irã. Esses tapetes são provavelmente os tapetes artesanais mais conhecidos do Irã. São fabricados com lã fiada à mão, tanto no pelo como na urdidura, e os fios são tingidos com corantes vegetais. Os tapetes são muito mais grossos do que outros tapetes persas, às vezes até 2,5 cm de espessura.
Os padrões do tapete são de tipo simples, com apenas alguns elementos decorativos, principalmente objetos retangulares contendo animais. Durante as últimas décadas, os tecelões tiveram que atender às demandas do oeste e, portanto, recorreram ao uso de grandes campos de luz com padrões de chary nos tapetes Gabbeh.
Os tecelões da Índia agiram rapidamente para copiar esses tapetes, mas é preciso prestar atenção a isso, pois há uma grande diferença entre um tapete persa e um tapete Indo Gabbeh. Principalmente isso pode ser determinado pela qualidade da lã que é perceptível, a variante persa é muito mais macia. A variante persa também é muito mais durável e a qualidade é definitivamente melhor.
Atualmente, existem diferentes nomes dados aos tapetes Gabbeh, como Basic, Amalehbaft, Kashkooli, Luribaft, Sumak e Baluch Gabbeh. Um Gabbeh Kashkooli é um tapete com uma densidade de nós mais alta e uma pilha mais curta do que os tapetes Gabbeh comuns.
Especificações técnicas:
Pêlo: fio de lã
Trama: fio de lã, geralmente 2 tramas após cada carreira de nós
Urdidura: fio de lã
Nó: simétrico
Densidade do nó: 40 000 - 170 000 nós por m²
Fonte: Enciclopédia de Tapetes. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
---
Sobre os Tapetes Gabbeh
O tapete Gabbeh é um tapete típico das regiões do sul do Irã. Como quase todos os tapetes tradicionais da Ásia, sua origem está na cultura dos povos nômades que viviam na região. Ao contrário de outros tapetes orientais, os tapetes Gabbeh têm um design minimalista que foi recentemente descoberto por entusiastas de design de interiores. Vamos falar sobre esses tapetes de luxo!
As características dos tapetes Gabbeh
Como todos os tapetes orientais , os tapetes Gabbeh são feitos de lã e são feitos à mão pelas mulheres da população local. A produção desse tipo de tapete é particularmente difundida no sul do Irã, nas áreas habitadas pelas tribos Ghasghai. Em contraste com os tapetes que se espalharam pelas regiões da Pérsia, Turquia e outras partes do Irã, os tapetes Gabbeh têm uma aparência muito mais minimalista e uma estrutura grosseira. O termo Gabbeh em Farsi significa algo áspero e natural.
Os tapetes Gabbeh têm pouca decoração , muitas vezes representações estilizadas de elementos naturais, como plantas e animais. As tribos se inspiraram no ambiente ao escolher os elementos decorativos, por isso plantas, animais e símbolos geométricos podem ser vistos em tapetes tecidos há vários séculos.
Enquanto os tapetes persas eram produzidos com fios de lã muito finos , dando ao tapete uma estrutura compacta e rígida, os tapetes Gabbeh são feitos com fios de lã grossos, amarrados simetricamente ou assimétricos. Isso resulta em um carpete mais espesso e uma estrutura menos compacta.
O uso de fibras grossas reduz significativamente o tempo de processamento dos tapetes. Mesmo os maiores tapetes podem ser feitos em poucos dias, enquanto os tapetes persas mais elaborados podem levar meses para serem feitos.
Os tapetes Gabbeh são, portanto, macios e manejáveis, tanto que tradicionalmente também são usados como cobertores ou colchões. Em formatos menores, os tapetes Gabbeh também eram usados como selas ou como tecidos para uso dentro de tendas.
Quais são as vantagens de possuir um tapete Gabbeh?
Uma das vantagens mais óbvias de um tapete Gabbeh é a sua capacidade de ser um elemento decorativo e funcional na casa. Resistência e durabilidade são o que tornam os tapetes Gabbeh únicos entre os tapetes orientais.
Devido ao uso de fibras de lã mais grossas do que as usadas nos tapetes persas, o resultado é um tapete mais grosso e confortável. Um tapete Gabbeh pode ter até 2,5 centímetros de espessura e é particularmente quente. Ter um carpete grosso em casa ajuda a abafar o ruído e, portanto, é particularmente útil para pessoas que moram em casas de vários andares.
Os padrões tradicionais são feitos em cores vivas , geralmente com padrões geométricos ou listras de diferentes tonalidades. Já os modelos feitos nos últimos anos tendem a ser feitos em cores lisas ou com estampas bem básicas.
Por que decorar sua casa com um tapete Gabbeh?
Os tapetes Gabbeh são a escolha perfeita para quem quer mobilar a sua casa num estilo contemporâneo e minimalista, mas também quer trazer um pouco de cor e aconchego para o seu lar. Você pode escolher entre tapetes Gabbeh listrados com padrões geométricos que percorrem toda a superfície do tapete ou modelos de cores lisas com padrões distribuídos nas bordas.
A versatilidade deste tipo de tapete faz com que possa ser incorporado em uma ampla gama de projetos de design de interiores. Adapta-se perfeitamente a uma casa de estilo industrial, por exemplo, mas também a espaços decorados em estilo rústico ou eclético.
O tapete Gabbeh é perfeito para todos os quartos onde é necessário conforto e designs simples, mas impressionantes. Corredores, quartos de hóspedes e o quarto principal são quartos que podem ser mobiliados de forma simples com esse tapete. Um tapete Gabbeh também é perfeito para animar o quarto de uma criança e, ao mesmo tempo, dar-lhe um tapete confortável e quente para brincar. Os tapetes Gabbeh são igualmente adequados para mobiliar uma sala de estar exclusiva, talvez colocando o tapete em frente à lareira. Durante os meses de inverno, o tapete amplifica a sensação de calor da casa, enquanto no verão a capacidade isolante da lã garantirá o frescor.
Qual é o estilo de Gabbeh?
Este tapete é grosseiro e pouco desenvolvido. Os designs de Gabbeh são de natureza muito simples, com poucas formas ornamentais, principalmente retangulares que se assemelham principalmente a animais. Tons brilhantes como amarelo e vermelho são frequentemente empregados em Gabbehs.
O que é um tapete Gabbeh?
Um tipo específico de tapete persa conhecido como Gabbeh é conhecido por seu padrão simples, uso feito à mão de lã pura colorida organicamente e pilha profunda. As mulheres das tribos Qashqai do sudoeste da Pérsia criaram tapetes Gabbeh no início.
Os tapetes Gabbeh são de boa qualidade?
Os maiores Gabbehs persas incluem lã soberbamente macia, tons agradáveis e um design ou arte atraente. Claro, o gosto é individual, mas a maioria das pessoas opta por comprar tapetes notáveis e lindos.
Do que é feito um tapete Gabbeh
A lã fiada à mão serve como material de base e é colorida com pigmentos naturais derivados de plantas e minerais.
Fonte: Nodus Rug e Tap Persia. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
---
Por que você deve comprar um tapete Gabbeh feito à mão
Um tapete pode fazer ou quebrar toda a decoração do seu interior, o que torna necessário que você escolha o estilo, a forma, a cor e o tamanho certos. Tapetes Gabbeh feitos à mão à vendasão muito procurados entre os amantes de tapetes nos hemisférios oriental e ocidental. Isso porque eles podem ajudá-lo a obter uma decoração tradicional ou tribal com facilidade. Além disso, os tapetes Gabbeh se misturam facilmente com tons neutros e podem ajudar a criar um equilíbrio adicionando o tão necessário toque de cor ao ambiente. No entanto, há uma razão importante pela qual você deve hesitar em comprar um tapete Gabbeh para sua casa - o medo de acabar com algo que é 'muito ousado'. Mas estamos aqui para garantir que comprar um tapete Gabbeh feito à mão em promoção pode ser a decisão de decoração certa!
Os tapetes Gabbeh feitos à mão à venda são tradicionais, mas excêntricos
Se você deseja fazer uma declaração de estilo e deseja que sua decoração interior se destaque, não pense duas vezes ao escolher um tapete Gabbeh. Esses tapetes têm uma história interessante ligada à sua criação. Como tapetes tribais, os tapetes Gabbeh foram feitos pela primeira vez por membros da tribo para atender às suas necessidades diárias básicas. Por serem artesanais para fins domésticos, sua confecção é muito mais simples do que outrastapetes persas. A palavra 'Gabbeh' se traduz literalmente como 'incompleto' ou 'desfeito', e é assim que os tapetes se parecem. Seus padrões de design não são tão elaborados ou simétricos como outros tapetes orientais, tais como o tapetes Bokhara ou tapetes de suéter. O símbolo e os padrões dos tapetes Gabbeh são bastante assimétricos, o que é uma das principais razões pelas quais os tapetes são tão únicos. Os tapetes Gabbeh são originários do Irã e foram feitos pela primeira vez pelas mulheres das tribos que habitavam as regiões do sudoeste do Irã (anteriormente conhecidas como Pérsia). Não demorou muito para que a popularidade desses tapetes Gabbeh exclusivos aumentasse e a conversa sobre seu charme se tornasse comum entre os amantes de tapetes. Hoje, os tapetes Gabbeh à venda são fabricados em vários países asiáticos, incluindo Paquistão, Afeganistão, Índia e, claro, Irã. Os tapetes feitos no Paquistão foram renomeados como tapetes paquistaneses Gabbeh e são conhecidos por sua alta durabilidade e textura aveludada.
O processo de tecelagem dos tapetes Gabbeh
Tapetes feitos à mão são conhecidos por sua durabilidade e longevidade, e os tapetes Gabbeh não são diferentes! Os tapetes são feitos com lã de primeira qualidade. Esta lã é tingida com pigmentos 100% naturais extraídos de plantas e vegetais. A lã é fiada à mão antes de ser usada na fabricação de carpetes. Os tapetes Gabbeh não têm tanta densidade de nós quanto outros tapetes persas. Eles normalmente têm cerca de 50-15 nós por polegada quadrada. Cada nó é cuidadosamente amarrado ao lado do outro por artesãos habilidosos. Como todo o tapete é feito à mão e feito do zero, leva meses para ser concluído. A tarefa de fazer um tapete Gabbeh não é apenas demorada, mas também muito trabalhosa e requer habilidades especializadas. Apenas os mestres tecelões fabricam estes tapetes feitos à mão porque não há espaço para um único erro! Embora a densidade de nós não seja muito alta, você descobrirá que os tapetes Gabbeh online são muito mais grossos e grossos em comparação com outros tapetes persas e tapetes tribais. Eles normalmente têm 2,5 cm de profundidade, o que aumenta sua aparência e textura, tornando os tapetes mais macios, grossos e chiques.
Os padrões atraentes dos tapetes Gabbeh
Pode-se pensar que os tapetes Gabbeh vêm em estilos e padrões limitados. No entanto, há beleza e excelência ilimitadas escondidas em cada padrão de design. Os designs de padrões populares incluem uma colocação assimétrica de símbolos em toda a superfície do tapete em cores ousadas. Os símbolos comuns incluem animais, como veados, cabras e camelos, plantas, desenhos geométricos e pessoas. Os símbolos pictóricos são a razão pela qual os tapetes Gabbeh parecem altos e vocais. É como se o tapete contasse uma história antiga!
Dicas e truques de decoração de tapetes Gabbeh
Com o passar do tempo, os padrões de design dos tapetes Gabbeh se modernizaram, assim como as técnicas e truques de estilo. À medida que novas tendências de decoração de interiores surgem a cada ano, a colocação do tapete mudou. Muitos estilistas de interiores convencem os proprietários a experimentar novas técnicas e encontrar novas maneiras de tornar a decoração pop - adicionar um tapete Gabbeh à sala é uma dessas maneiras. Qual é a melhor maneira de colocar um tapete Gabbeh? Você provavelmente estaria pensando na técnica tradicional de 'tapete no centro'. Mas não vamos esquecer, a experimentação é o segredo para uma decoração de interiores surpreendente. Aqui está o que você pode experimentar com seu tapete Gabbeh feito à mão:
1. Pendure na parede
Sim, você pode definitivamente pendurar um tapete feito à mão na parede, mesmo que não seja uma peça antiga ou vintage! Os tapetes Gabbeh têm um padrão altamente simbólico e narram a história das tribos onde o tapete foi feito pela primeira vez. Devido aos símbolos, o tapete irradia uma aura intrinsecamente tradicional e uma rica vibração cultural. Às vezes, jogá-lo no chão embaixo de móveis enormes pode ser um erro.
2. Experimente a tendência de camadas de tapete
Camadas de tapete são um ótimo truque para usar um tapete pequeno demais para o seu espaço ou esconder manchas desagradáveis em um tapete grande, mas essas não são as únicas razões pelas quais se tornou uma tendência tão popular. Coloque seu tapete Gabbeh sobre um tapete de lã liso ou um tapete de juta e aproveite a vibe boho chic! Você também pode colocar dois ou mais tapetes Gabbeh juntos para um apelo tradicional e colorido.
3. Faça o tapete Gabbeh se destacar
Quando você investe em um tapete artesanal caro, é importante deixar a obra-prima brilhar mais do que o resto de seus itens de decoração. Quer pretenda fazê-lo pendurando o tapete na parede, colocando-o no hall de entrada ou tornando-o o ponto focal do chão da sua sala, certifique-se de que o tapete se alinha bem com o resto dos seus itens de decoração.
Fonte: Por que você deve comprar um tapete Gabbeh feito à mão. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
Crédito fotográfico: Qaleen. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
Tapetes Gabbeh (XVI dC, cordilheira de Zagros, Irã), conhecido como gava em curdo e luri e também é chamado de khersak ( خرسک ) em Bakhtiari, que significa literalmente "filhote de urso", é um tipo de tapete persa feito à mão. Originalmente confeccionado por mulheres das tribos Qashgai do sudoeste da Pérsia, um Gabbeh tem um design simples, com lã pura tingida naturalmente, finalizado com uma pilha grossa. Seus desenhos compõem um limitado padrão decorativo, principalmente uma mistura geométrica de objetos que lembravam animais, humanos (crianças) ou árvores (abstratos), grosseiramente amarrados com fios de lã natural fiados à mão e suas cores são criadas com corante vegetal natural. Com cerca de 2,5 cm de profundidade, os tapetes Gabbeh são os mais conhecidos do mundo e estão se tornando cada vez mais populares.
Biografia – Wikipédia
Os tapetes gabbeh ou gabba ( persa : گبه ) são uma variedade tradicional de tapetes persas. Gabbeh é conhecido como gava em curdo e luri e também é chamado de khersak ( خرسک ) em Bakhtiari, que significa literalmente "filhote de urso". Tradicionalmente um tapete de dormir, um gabbeh é um tapete feito à mão de qualidade grosseira e tamanho médio (90 x 150 cm, 3 por 5 pés ou maior) caracterizado por um design abstrato que se baseia em campos abertos de cor e uma diversão com geometria. Este tipo de tapete é popular entre as populações do Montanhas Zagros do Irã, incluindo curdos, Luri e Qashqai. O gabbeh geralmente é feito por mulheres.
Os tapetes Gabbeh são muito mais grossos e ásperos do que outros tapetes persas; às vezes, podem ter até 2,5 cm de profundidade. Na verdade, eles são mais uma variedade de kilim do que carpete. A palavra "gabbeh" vem do persa گبه , que significa cru, natural, sem cortes. Este é um tapete áspero e primitivo.
Os padrões Gabbeh são de um tipo muito básico, com apenas um número limitado de objetos decorativos, principalmente retangulares, que se assemelham principalmente a animais. No gabbeh, geralmente são usadas cores vivas, como amarelo e vermelho. Embora grandes campos de cores sólidas sejam usados em desenhos de gabbeh, a cor é variada (a cor varia em todo o tapete, com a aparência de zonas de cores diferentes).
Gabbehs são feitos de fio de lã natural fiado à mão e todas as cores são criadas com corante vegetal natural. Devido à sua relativa facilidade de produção (padrão menos preciso, pequeno número de nós por centímetro quadrado, etc.), um gabbeh é uma das variedades menos caras de tapete persa.
Na década de 1980, depois que o artista iraniano Parviz Tanavoli experimentou gabbehs tingidos com vegetais, Gholamreza Zollanvari começou a produzir tapetes em maior quantidade, empregando tecelões Qashgayi e Luri. O aumento da produção da família Zollanvari, incluindo a introdução de novos padrões, exerceu uma influência considerável nos mercados europeus de tapetes.
Fonte: Wikipédia. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
---
Gabbeh – Little Persia
Gabbeh é o nome de um tipo particular de tapete persa; um tapete Gabbeh tem um design simples, feito à mão com lã pura tingida naturalmente, finalizado com uma pilha grossa. Os tapetes Gabbeh foram originalmente feitos por mulheres das tribos Qashgai do sudoeste da Pérsia. Os desenhos originais eram muito básicos, com apenas um número limitado de padrões decorativos, principalmente uma mistura geométrica de objetos que lembravam animais, humanos (crianças) ou árvores (abstratos), grosseiramente amarrados com lã de cores vivas. O documento mais antigo que se refere aos tapetes Gabbeh data do século XVI dC.
Os tapetes Gabbeh não foram introduzidos comercialmente no Ocidente até os anos 80 porque se pensava que os Gabbehs eram muito grosseiros para valer a pena negociar; no entanto, recentemente seu valor artístico foi reconhecido. A textura lanosa natural de Gabbeh, espessura, design e preço competitivo, rapidamente se tornou popular em casas com interiores contemporâneos/modernos. Os tapetes Gabbeh são extremamente duráveis, geralmente de tamanho pequeno a médio e complementam bem os interiores modernos.
Devido a essa popularidade, outros países produtores de tapetes correram para produzir cópias de Gabbeh. Infelizmente, essas cópias falham em alcançar a pureza de design, textura, cores e construção do Gabbeh persa original.
Fonte: Little Persia. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
---
Gabbeh – World of Hugs
O que é um tapete “Gabbeh”? Os tapetes Gabbeh (às vezes soletrados como “gabba”) são tapetes persas tradicionais amplamente conhecidos por seus estilos geométricos e elementos narrativos/narrativos. A tradução farsi para “Gabbeh” (a língua oficial da Pérsia) é algo bruto, natural ou sem cortes.
Características dos tapetes Gabbeh
Os tapetes Gabbeh são geralmente mais grossos do que muitos outros tapetes persas, chegando a ter uma polegada de altura. Eles são feitos de fios de lã naturais e feitos à mão que são coloridos com corantes vegetais. Você pode identificar um tapete Gabbeh com base em suas tramas grosseiras, várias zonas geométricas de cores e imagens que descrevem histórias e paisagens.
Tipos de tapetes Gabbeh
Existem vários subtipos diferentes de tapetes Gabbeh. Esses incluem:
Básico – os tapetes Gabbeh básicos são simples em design e apresentam cores mais ousadas
Amalehbaft – Um tapete Gabbeh com uma trama mais justa e um estilo de design ainda mais simples do que os tapetes básicos Gabbeh
Kashkoli – Pêlos curtos e macios com uma trama apertada e uma densidade de nós mais alta que pode criar um belo brilho
Luribaft – Os tapetes Luribaft são conhecidos por seus designs sofisticados e intrincados
Baluch – tapetes Gabbeh que são tecidos planos que geralmente apresentam desenhos tribais
Sumak – Tapetes Gabbeh de tecido plano conhecidos por suas cores ricas e quantidade de detalhes
Como é feito o tapete Gabbeh
Os tapetes Gabbeh são tapetes de lã feitos à mão da cordilheira de Zagros, no Irã. Os desenhos geralmente contêm padrões retangulares que envolvem a imagem de um animal. Esses tapetes são relativamente mais fáceis de produzir do que outros estilos de tapetes persas e, portanto, podem ser mais acessíveis em alguns casos. A simplicidade dos desenhos e o menor número de nós encontrados nesses tapetes permitem que eles sejam produzidos com mais rapidez. Tenha em mente que os tapetes Gabbeh cresceram tanto em popularidade que as imitações e imitações se tornaram difundidas. Esses tapetes geralmente são de qualidade inferior, não tão macios, usam corantes químicos e podem se desgastar rapidamente.
Fonte: World of Hugs. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
---
Gabbeh – Enciclopédia de Tapetes
Gabbeh (da língua persa farsi; cru, natural, sem cortes) representa um tapete áspero e primitivo com padrões feitos principalmente por nômades Ghashghai da província farsi no sudoeste do Irã. Esses tapetes são provavelmente os tapetes artesanais mais conhecidos do Irã. São fabricados com lã fiada à mão, tanto no pelo como na urdidura, e os fios são tingidos com corantes vegetais. Os tapetes são muito mais grossos do que outros tapetes persas, às vezes até 2,5 cm de espessura.
Os padrões do tapete são de tipo simples, com apenas alguns elementos decorativos, principalmente objetos retangulares contendo animais. Durante as últimas décadas, os tecelões tiveram que atender às demandas do oeste e, portanto, recorreram ao uso de grandes campos de luz com padrões de chary nos tapetes Gabbeh.
Os tecelões da Índia agiram rapidamente para copiar esses tapetes, mas é preciso prestar atenção a isso, pois há uma grande diferença entre um tapete persa e um tapete Indo Gabbeh. Principalmente isso pode ser determinado pela qualidade da lã que é perceptível, a variante persa é muito mais macia. A variante persa também é muito mais durável e a qualidade é definitivamente melhor.
Atualmente, existem diferentes nomes dados aos tapetes Gabbeh, como Basic, Amalehbaft, Kashkooli, Luribaft, Sumak e Baluch Gabbeh. Um Gabbeh Kashkooli é um tapete com uma densidade de nós mais alta e uma pilha mais curta do que os tapetes Gabbeh comuns.
Especificações técnicas:
Pêlo: fio de lã
Trama: fio de lã, geralmente 2 tramas após cada carreira de nós
Urdidura: fio de lã
Nó: simétrico
Densidade do nó: 40 000 - 170 000 nós por m²
Fonte: Enciclopédia de Tapetes. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
---
Sobre os Tapetes Gabbeh
O tapete Gabbeh é um tapete típico das regiões do sul do Irã. Como quase todos os tapetes tradicionais da Ásia, sua origem está na cultura dos povos nômades que viviam na região. Ao contrário de outros tapetes orientais, os tapetes Gabbeh têm um design minimalista que foi recentemente descoberto por entusiastas de design de interiores. Vamos falar sobre esses tapetes de luxo!
As características dos tapetes Gabbeh
Como todos os tapetes orientais , os tapetes Gabbeh são feitos de lã e são feitos à mão pelas mulheres da população local. A produção desse tipo de tapete é particularmente difundida no sul do Irã, nas áreas habitadas pelas tribos Ghasghai. Em contraste com os tapetes que se espalharam pelas regiões da Pérsia, Turquia e outras partes do Irã, os tapetes Gabbeh têm uma aparência muito mais minimalista e uma estrutura grosseira. O termo Gabbeh em Farsi significa algo áspero e natural.
Os tapetes Gabbeh têm pouca decoração , muitas vezes representações estilizadas de elementos naturais, como plantas e animais. As tribos se inspiraram no ambiente ao escolher os elementos decorativos, por isso plantas, animais e símbolos geométricos podem ser vistos em tapetes tecidos há vários séculos.
Enquanto os tapetes persas eram produzidos com fios de lã muito finos , dando ao tapete uma estrutura compacta e rígida, os tapetes Gabbeh são feitos com fios de lã grossos, amarrados simetricamente ou assimétricos. Isso resulta em um carpete mais espesso e uma estrutura menos compacta.
O uso de fibras grossas reduz significativamente o tempo de processamento dos tapetes. Mesmo os maiores tapetes podem ser feitos em poucos dias, enquanto os tapetes persas mais elaborados podem levar meses para serem feitos.
Os tapetes Gabbeh são, portanto, macios e manejáveis, tanto que tradicionalmente também são usados como cobertores ou colchões. Em formatos menores, os tapetes Gabbeh também eram usados como selas ou como tecidos para uso dentro de tendas.
Quais são as vantagens de possuir um tapete Gabbeh?
Uma das vantagens mais óbvias de um tapete Gabbeh é a sua capacidade de ser um elemento decorativo e funcional na casa. Resistência e durabilidade são o que tornam os tapetes Gabbeh únicos entre os tapetes orientais.
Devido ao uso de fibras de lã mais grossas do que as usadas nos tapetes persas, o resultado é um tapete mais grosso e confortável. Um tapete Gabbeh pode ter até 2,5 centímetros de espessura e é particularmente quente. Ter um carpete grosso em casa ajuda a abafar o ruído e, portanto, é particularmente útil para pessoas que moram em casas de vários andares.
Os padrões tradicionais são feitos em cores vivas , geralmente com padrões geométricos ou listras de diferentes tonalidades. Já os modelos feitos nos últimos anos tendem a ser feitos em cores lisas ou com estampas bem básicas.
Por que decorar sua casa com um tapete Gabbeh?
Os tapetes Gabbeh são a escolha perfeita para quem quer mobilar a sua casa num estilo contemporâneo e minimalista, mas também quer trazer um pouco de cor e aconchego para o seu lar. Você pode escolher entre tapetes Gabbeh listrados com padrões geométricos que percorrem toda a superfície do tapete ou modelos de cores lisas com padrões distribuídos nas bordas.
A versatilidade deste tipo de tapete faz com que possa ser incorporado em uma ampla gama de projetos de design de interiores. Adapta-se perfeitamente a uma casa de estilo industrial, por exemplo, mas também a espaços decorados em estilo rústico ou eclético.
O tapete Gabbeh é perfeito para todos os quartos onde é necessário conforto e designs simples, mas impressionantes. Corredores, quartos de hóspedes e o quarto principal são quartos que podem ser mobiliados de forma simples com esse tapete. Um tapete Gabbeh também é perfeito para animar o quarto de uma criança e, ao mesmo tempo, dar-lhe um tapete confortável e quente para brincar. Os tapetes Gabbeh são igualmente adequados para mobiliar uma sala de estar exclusiva, talvez colocando o tapete em frente à lareira. Durante os meses de inverno, o tapete amplifica a sensação de calor da casa, enquanto no verão a capacidade isolante da lã garantirá o frescor.
Qual é o estilo de Gabbeh?
Este tapete é grosseiro e pouco desenvolvido. Os designs de Gabbeh são de natureza muito simples, com poucas formas ornamentais, principalmente retangulares que se assemelham principalmente a animais. Tons brilhantes como amarelo e vermelho são frequentemente empregados em Gabbehs.
O que é um tapete Gabbeh?
Um tipo específico de tapete persa conhecido como Gabbeh é conhecido por seu padrão simples, uso feito à mão de lã pura colorida organicamente e pilha profunda. As mulheres das tribos Qashqai do sudoeste da Pérsia criaram tapetes Gabbeh no início.
Os tapetes Gabbeh são de boa qualidade?
Os maiores Gabbehs persas incluem lã soberbamente macia, tons agradáveis e um design ou arte atraente. Claro, o gosto é individual, mas a maioria das pessoas opta por comprar tapetes notáveis e lindos.
Do que é feito um tapete Gabbeh
A lã fiada à mão serve como material de base e é colorida com pigmentos naturais derivados de plantas e minerais.
Fonte: Nodus Rug e Tap Persia. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
---
Por que você deve comprar um tapete Gabbeh feito à mão
Um tapete pode fazer ou quebrar toda a decoração do seu interior, o que torna necessário que você escolha o estilo, a forma, a cor e o tamanho certos. Tapetes Gabbeh feitos à mão à vendasão muito procurados entre os amantes de tapetes nos hemisférios oriental e ocidental. Isso porque eles podem ajudá-lo a obter uma decoração tradicional ou tribal com facilidade. Além disso, os tapetes Gabbeh se misturam facilmente com tons neutros e podem ajudar a criar um equilíbrio adicionando o tão necessário toque de cor ao ambiente. No entanto, há uma razão importante pela qual você deve hesitar em comprar um tapete Gabbeh para sua casa - o medo de acabar com algo que é 'muito ousado'. Mas estamos aqui para garantir que comprar um tapete Gabbeh feito à mão em promoção pode ser a decisão de decoração certa!
Os tapetes Gabbeh feitos à mão à venda são tradicionais, mas excêntricos
Se você deseja fazer uma declaração de estilo e deseja que sua decoração interior se destaque, não pense duas vezes ao escolher um tapete Gabbeh. Esses tapetes têm uma história interessante ligada à sua criação. Como tapetes tribais, os tapetes Gabbeh foram feitos pela primeira vez por membros da tribo para atender às suas necessidades diárias básicas. Por serem artesanais para fins domésticos, sua confecção é muito mais simples do que outrastapetes persas. A palavra 'Gabbeh' se traduz literalmente como 'incompleto' ou 'desfeito', e é assim que os tapetes se parecem. Seus padrões de design não são tão elaborados ou simétricos como outros tapetes orientais, tais como o tapetes Bokhara ou tapetes de suéter. O símbolo e os padrões dos tapetes Gabbeh são bastante assimétricos, o que é uma das principais razões pelas quais os tapetes são tão únicos. Os tapetes Gabbeh são originários do Irã e foram feitos pela primeira vez pelas mulheres das tribos que habitavam as regiões do sudoeste do Irã (anteriormente conhecidas como Pérsia). Não demorou muito para que a popularidade desses tapetes Gabbeh exclusivos aumentasse e a conversa sobre seu charme se tornasse comum entre os amantes de tapetes. Hoje, os tapetes Gabbeh à venda são fabricados em vários países asiáticos, incluindo Paquistão, Afeganistão, Índia e, claro, Irã. Os tapetes feitos no Paquistão foram renomeados como tapetes paquistaneses Gabbeh e são conhecidos por sua alta durabilidade e textura aveludada.
O processo de tecelagem dos tapetes Gabbeh
Tapetes feitos à mão são conhecidos por sua durabilidade e longevidade, e os tapetes Gabbeh não são diferentes! Os tapetes são feitos com lã de primeira qualidade. Esta lã é tingida com pigmentos 100% naturais extraídos de plantas e vegetais. A lã é fiada à mão antes de ser usada na fabricação de carpetes. Os tapetes Gabbeh não têm tanta densidade de nós quanto outros tapetes persas. Eles normalmente têm cerca de 50-15 nós por polegada quadrada. Cada nó é cuidadosamente amarrado ao lado do outro por artesãos habilidosos. Como todo o tapete é feito à mão e feito do zero, leva meses para ser concluído. A tarefa de fazer um tapete Gabbeh não é apenas demorada, mas também muito trabalhosa e requer habilidades especializadas. Apenas os mestres tecelões fabricam estes tapetes feitos à mão porque não há espaço para um único erro! Embora a densidade de nós não seja muito alta, você descobrirá que os tapetes Gabbeh online são muito mais grossos e grossos em comparação com outros tapetes persas e tapetes tribais. Eles normalmente têm 2,5 cm de profundidade, o que aumenta sua aparência e textura, tornando os tapetes mais macios, grossos e chiques.
Os padrões atraentes dos tapetes Gabbeh
Pode-se pensar que os tapetes Gabbeh vêm em estilos e padrões limitados. No entanto, há beleza e excelência ilimitadas escondidas em cada padrão de design. Os designs de padrões populares incluem uma colocação assimétrica de símbolos em toda a superfície do tapete em cores ousadas. Os símbolos comuns incluem animais, como veados, cabras e camelos, plantas, desenhos geométricos e pessoas. Os símbolos pictóricos são a razão pela qual os tapetes Gabbeh parecem altos e vocais. É como se o tapete contasse uma história antiga!
Dicas e truques de decoração de tapetes Gabbeh
Com o passar do tempo, os padrões de design dos tapetes Gabbeh se modernizaram, assim como as técnicas e truques de estilo. À medida que novas tendências de decoração de interiores surgem a cada ano, a colocação do tapete mudou. Muitos estilistas de interiores convencem os proprietários a experimentar novas técnicas e encontrar novas maneiras de tornar a decoração pop - adicionar um tapete Gabbeh à sala é uma dessas maneiras. Qual é a melhor maneira de colocar um tapete Gabbeh? Você provavelmente estaria pensando na técnica tradicional de 'tapete no centro'. Mas não vamos esquecer, a experimentação é o segredo para uma decoração de interiores surpreendente. Aqui está o que você pode experimentar com seu tapete Gabbeh feito à mão:
1. Pendure na parede
Sim, você pode definitivamente pendurar um tapete feito à mão na parede, mesmo que não seja uma peça antiga ou vintage! Os tapetes Gabbeh têm um padrão altamente simbólico e narram a história das tribos onde o tapete foi feito pela primeira vez. Devido aos símbolos, o tapete irradia uma aura intrinsecamente tradicional e uma rica vibração cultural. Às vezes, jogá-lo no chão embaixo de móveis enormes pode ser um erro.
2. Experimente a tendência de camadas de tapete
Camadas de tapete são um ótimo truque para usar um tapete pequeno demais para o seu espaço ou esconder manchas desagradáveis em um tapete grande, mas essas não são as únicas razões pelas quais se tornou uma tendência tão popular. Coloque seu tapete Gabbeh sobre um tapete de lã liso ou um tapete de juta e aproveite a vibe boho chic! Você também pode colocar dois ou mais tapetes Gabbeh juntos para um apelo tradicional e colorido.
3. Faça o tapete Gabbeh se destacar
Quando você investe em um tapete artesanal caro, é importante deixar a obra-prima brilhar mais do que o resto de seus itens de decoração. Quer pretenda fazê-lo pendurando o tapete na parede, colocando-o no hall de entrada ou tornando-o o ponto focal do chão da sua sala, certifique-se de que o tapete se alinha bem com o resto dos seus itens de decoração.
Fonte: Por que você deve comprar um tapete Gabbeh feito à mão. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.
Crédito fotográfico: Qaleen. Consultado pela última vez em 10 de fevereiro de 2023.